Sie sind auf Seite 1von 4

Turma NTE/CASTANHAL Tecnologias na Educao: ensinando e

aprendendo com as TIC's


Unidade II Tecnologia na Educao Atividade 2.5 Executando a atividade planejada..

Tutora: Sntia Maria dos Santos Valente. Alunos : Joo Carlos Corra Amador
Renata cunha Suelen Lameira

RELATRIO DE APLICAO DA ATIVIDADE MULTIDISCIPLINAR.

I OBJETIVO: O objetivo da atividade uma aplicao do uso das tecnologias no processo ensino/aprendizagem. Elaboramos uma aula multidisciplinar com um tema atual, envolvendo as disciplinas de matemtica, ingls e artes, e levamos nossos alunos ao laboratrio de informtica onde eles puderam executar a atividade envolvendo pesquisa, deduo lgica, traduo, aplicao dos conhecimentos adquiridos sem a necessidade de decorar frmulas ou qualquer assunto, mas desenvolvendo suas capacidades de buscar o conhecimento atravs de uma ferramenta com uma gama de possibilidades infinita, que a internet.

II METODOLOGIA APLICADA: Preparamos um Hipertexto, onde continha uma reportagem atual falando sobre petrleo. Os alunos deveriam coletar informaes da reportagem, traduzir o que estava em lngua estrangeira, calcular volumes, e falar sobre alguns pontos da cultura local. A navegao estava presente, e ao final os alunos precisavam abrir um documento do Word para salvar as resposta das atividades propostas. Este hipertexto foi publicado no Blog do Prof. Joo, www.matcomjoao.blogspot.com, foi montado duas equipes de 5 alunos em cada e usado dois computadores para o seu desenvolvimento.

III DESENVOLVIMENTO: Foram utilizados apenas 2 computadores, Participaram 10 alunos do ensino mdio. Foi solicitado aos alunos para acessarem o blog www.matcomjoao.blogspot.com e abrirem o teste contendo a atividade. Os alunos receberam a atividade com entusiasmo e a executaram com facilidade. Os alunos navegaram pelos links e exploraram os textos necessrios para executarem a atividades.

IV CONCLUSO: As duas equipes declararam que a atividade proposta foi de grande valia, pois, mostrou que possvel incluir a tecnologia na educao utilizando meios simplificados . Onde o aluno explora caminhos para obter as informaes que levam aos resultados para a resoluo da atividade proposta. Todos os alunos envolvidos na atividade se sentiram a vontade e entusiasmado pela nova metodologia aplicada. Alguns sugeriram at a execuo de avaliaes usando essa nova metodologia. A busca e a obteno do conhecimento passa a ser do prprio aluno, e o professor torna-se apenas o orientador na construo desse conhecimento. Em anexo uma das atividades respondidas.

ANEXO 1 ATIVIDADE RESPONDIDA POR UMA DAS EQUIPES. ALUNOS FLVIA, FABOLA, ANTNIA CLIA, SILMARA E ARTHUR

Atividades: 1) Sabendo-se que as dimenses de um barril de petrleo so aproximadamente: Altura = 135 cm e raio da base = 19,37 cm. E usando as frmulas calcule o volume em litros de: a) 2,4mil barris como foi informado pela CHEVRON. Clculo do volume de 1 Barril:

Portanto 2400 barris ter um volume de:


b) 2,7 mil barris e 3 mil barris como estimado pela ANP.

2)Aps traduzir o texto informado pela Empresa CHEVRON. R e s p o n d a a s s e g u i n t e s perguntas: a) A empresa CHEVRON tomou iniciativas para combater o incidente? Quais?

sim Sobre as iniciativas da empresa de resposta de emergncia, Chevron afirma veementemente que o seu pessoal foram treinados e preparados para lidar com um incidente potencial deste tipo e respondeu imediatamente a partir do momento da primeira notificao. A empresa reitera que os seus esforos combinados diminuiu muito o tamanho do brilho e parou a fonte de escoar o fluxo em apenas quatro dias de a primeira deteco.

b) Quando foi detectado o primeiro vazamento? No dia 21 de Novembro 2011 c) De acordo com as declaraes da empresa CHEVRON ainda h leo vazando de seus reservatrios? No, Chevron acredita que nenhum novo leo est vazando do reservatrio. d) Alm de leo o que a empresa CHEVRON produz?

A tecnologia est impulsionando nosso crescimento. Estamos nos focando em tecnologias que melhoram nossas chances de encontrar, desenvolver e produzir petrleo e gs natural. Tambm estamos investindo no desenvolvimento de tecnologias de energia emergentes, tais como encontrar maneiras melhores de fazer no alimentares baseados em biocombustveis, integrando tecnologia solar avanada em nossas operaes e expanso de nossos recursos energticos renovveis.

3 ) B a s e a d o n o link q u e n o s i n f o r m a s o b r e a s b e l e z a s d o R i o d e J a n e i r o , r e s p o n d a a s s e g u i n t e s perguntas: a) Quais os museus citados no link e onde ficam localizados?


o Museu de Arte Contempornea (MAC), eleito pela revista Conde Nash Traveller como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Construdo no Mirante da Boa Viagem e debruado sobre o mar, seu formato em taa um cone da idade. o Museu Imperial no centro da cidade, que no passado abrigava a corte durante o vero. Alm do museu, Petrpolis recheada de locais imperdveis, como a Casa de Santos Dumont; Catedral de So Pedro de Alcntara (de estilo ecltico neogtico); Avenida Koeler (com construes do final do sculo XIX); o Palcio Rio Negro; a Casa do Baro de Rio Branco; o Palcio da Princesa Isabel e o antigo hotel e cassino Quitandinha.

b) No link do Museu de Arte Contempornea, pesquise arquitetura do prdio e procure fazer uma descrio do mesmo.

sobre

Quem visita a praa de 2.500 m onde fica o Museu de Arte Contempornea de Niteri admira uma obra onde a tcnica d expressivo suporte arte. Foram necessrios cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, com 300 operrios se revezando em trs turnos. Para tanto, foram retiradas 5.500 toneladas de material em escavaes e consumidos 3.200.000 m de concreto, quantidade suficiente para levantar um prdio de 10 pavimentos.

Das könnte Ihnen auch gefallen