Sie sind auf Seite 1von 15

rede naCional das assessorias JurdiCas universitrias: histria, teoria e desaFios national network of legal adviced university: history,

theory and challenges


Sumaya Saady Morhy Pereira* Assis da Costa Oliveira**
Palavras-Chave: RENAJU Assessoria Jurdica Universitria Popular teoria das redes resumo: O presente artigo apresenta a histria da Rede Nacional das Assessorias Jurdicas Universitrias, com a finalidade de entender como se desenvolveu formao da identidade renajuana e as implicaes decorrentes no seu ativismo poltico e gesto interna. De forma complementar, procura-se debater a formao da Rede dentro da conjuntura poltico-social de fomento as denominadas redes de comunidades virtuais identitrias. Por fim, analisam-se os desafios que a Rede ter que enfrentar para assegurar seu processo de politizao e reforo da imagem pblica sem descuidar da manuteno de seus valores e gesto interna. KeY words: RENAJU Legal Adviced University networks theory abstraCt: This article presents the history of the Legal Adviced University National Network, in order to understand how it developed your identity formation and their activism implications in the political and internal management. Additionally, it aims to discuss the network formation among the political and social context to promote the so-called solidarity networks. Finally, it analyzes the challenges that the network will have to face to ensure the politicization process and enhancing the public image without neglecting the maintenance of its values and internal management.

introduo A Rede Nacional das Assessorias Jurdicas Universitrias (RENAJU) o objeto em anlise no presente estudo. Esta curiosidade cientfica surgiu em decorrncia de duas constataes: primeiro, que no existe, apesar da razovel longevidade da Rede, a sistematizao de sua histria, a ponto de garantir mnima percepo do desenvolvimento e condicionamentos que conferiram os cenrios e as estruturas apresentadas na atualidade e projetadas para o futuro; segundo, os ltimos acontecimentos produzidos na Rede, que tem colocado em questo (ou em reflexo) o ativismo poltico assumido, assim como a dificuldade de estabelecer as escolhas coletivas de conduo democrtica necessria unidade interna para o dilogo externo. Porm, antes de tudo, cabe uma introduo: o que a RENAJU? Esta pergunta que deve ser previamente respondida, para contextualizar o debate elaborado adiante. Em princpio, entende-se que a RENAJU uma rede materializada pela constituio de uma lista virtual de discusso e que congrega, como membros polticos, Assessorias Jurdicas Universitrias Populares (AJUPs) atualmente 23 de todo o Brasil. Todavia, este conceito ser resignificado ao longo do artigo.
* Mestra em Direito pelo Programa de Ps-Graduao em Direito da Universidade Federal do Par (UFPA). Professora Assistente I do curso de Direito da UFPA. Coordenadora do Ncleo de Assessoria Jurdica Popular Aldeia Kayap (NAJUPAK). Promotora de Justia do estado do Par. <<sumayamp@amazon.com.br>>. ** Bacharel em Direito pela UFPA. Estudante de especializao em Cincias Penais pela Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes. Membro fundador do NAJUPAK. Pesquisador integrante do Programa de Polticas Afirmativas para Povos Indgenas e Populaes Tradicionais (PAPIT). Advogado. <<assisdco@yahoo.com.br>>.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 152

27/11/2009 15:44:59

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

153

As AJUPs nasceram como novas propostas de interveno social do saber jurdico acadmico. A base existencial so os cursos de Direito, de onde se originaram totalidade das assessorias que compe a Rede, enquanto que o direcionamento operacional se liga as polticas de extenso e, de forma minoritria, pesquisa universitria, voltadas, principalmente, para o trabalho com grupos socioculturalmente vulnerabilizados atravs da educao popular em direitos humanos. Historicamente, o propsito central das AJUPs foi o desenvolvimento de nova gramtica cultura educacional jurdica, a partir da crtica ao modelo tradicional de extenso universitria. Neste sentido, as assessorias jurdicas se enquadram como servios legais que redefinem o papel da educao como ferramenta de acesso justia. Mas no somente isso, pois esta educao toma os direitos humanos como instrumentos jurdicos de reivindicaes e proposies polticas para a transformao social. Porm, o presente trabalho delimita sua interveno no mbito macro das AJUPs, na procura do reencontro com marcos histricos da Rede e problematizao de sua estrutura por meio das teorias das redes. Por fim, anuncia breves explicaes sobre a politizao das AJUPs e o impacto na constituio de sua identidade e gesto. 1 dez anos de renaJu: (em busCa das) memrias da rede Qual a idade da RENAJU? Qual seu percurso histrico? As perguntas, por mais simplrias ou bvias, no so to fceis de responder, sobretudo, no to fceis de serem precisadas. As doutrinas que abordam o ano de surgimento da RENAJU costumam polarizam em torno de dois perodos: 1996 e 1997. Para Nara Pereira (2006), o surgimento da RENAJU data de 1996, quando do perodo do Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED) em Niteroi/RJ, podendo este ... ser ento considerado um marco para a divulgao dos ideais da assessoria. (PEREIRA, 2006: 07) Por outro lado, para Carlos Bruno Aguiar (2004) e Ivan Furmann (2003) a criao da Rede data do ano de 1997, sem proceder a explicaes mais detalhadas do contexto de surgimento. Sem querer desmerecer os levantamentos realizados pelos autores citados, ciente de que a impreciso cronolgica se deve a falta de registros histricos sobre o percurso de vida da Rede, o certo que tal dualidade leva, ao menos, a indagao de (re)conhecer, afinal de contas, qual das duas datas a correta? Para tanto, se estabeleceu o mtodo de confrontao dos referentes dados com entrevistas realizadas com duas memrias vivas da Rede, ou seja, pessoas que possuem suas trajetrias de vida imbricadas no desenvolvimento da RENAJU. com base no material obtido nas entrevistas realizadas via correio eletrnico com Wladimir de Carvalho Luz1 e Jos Humberto de Ges Junior (Betinho),23 que se vislumbra a possibilidade de demarca como momento inaugural da RENAJU o ano de 1998, durante o ENED So Leopoldo/RS.
1 Membro do Servio de Apoio Jurdico Universitrio da Universidade Federal da Bahia (SAJU/BAHIA) desde 1996. Atualmente doutorando em Direito pela Universidade do Vale do rio dos Sinos (UNISINOS) e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). 2 Membro-fundador do Servio de Auxlio Jurdico Universitrio do Estado de Sergipe (SAJU/SE), vinculado a Universidade Federal de Sergipe, desde 1998. Atualmente, mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraba (UFPB) e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de Aracaju/SE, eleito para o binio 2008/2009. 3 Tambm no se poderia deixar de mencionar as contribuies recebidas de Luiz Otvio Ribas e Tiago Arruda Queiroz Lima.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 153

27/11/2009 15:44:59

154

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

Ainda assim, no de todo errado trabalhar o ano de 1996, pois ele tambm teve importncia para o que veio a ocorrer em 1998, substancialmente porque foi o ano de criao da Federao Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) e, com isso, de extino da Coordenao Nacional dos Estudantes de Direito (CONED). Com a extino da CONED tambm desapareceu a Coordenao de Assessoria Jurdica Universitria (CONAJU), estrutura ligada a CONED. A CONAJU tinha a finalidade de promover a difuso das prticas de Assessoria Jurdica Popular (AJP), possuindo, inclusive, boletins com informaes sobre como montar uma AJP. Era gerida por estudantes vinculados ao movimento estudantil tradicional, contando
[...] com uma diretoria de 12 representantes, sendo seis titulares, dois da regio Nordeste e os outros quatro das demais regies do pas, pois, na poca, o Nordeste concentrava o maior nmero de grupos de Ajup. Essa entidade era responsvel pela organizao do Encontro Nacional de Assistncia Jurdica Gratuita, pelo menos at 1992, que ocorria durante o Encontro Nacional de Estudantes de Direito. (RIBAS, 2008, p. 14)

Para a CONAJU, a definio de AJP/AJUP era a de apoio jurdico popular, ou seja, ... uma prtica de vanguarda ainda praticamente indita e que significa, entre outros, um remodelamento das relaes estabelecidas entre o profissional do Direito e a clientela que bate sua porta diariamente. (COORDENAO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA, s./d., p. 01) Luis Otvio Ribas (2008) argumenta que tal posicionamento denotava tmida aproximao com as fundamentaes da educao popular, pluralismo jurdico e cidadania, ainda que a principal fixao terica tenha sido a diferenciao tipolgica entre servios legais tradicionais e inovadores4 estabelecida por Celso Campilongo (2000) no incio da dcada de 90 - na qual se estabelecia o paradigma da assessoria como servio legal inovador, em dicotomizao antagnica com a assistncia jurdica popular, demarcada no campo tradicional. Nesse sentido, a assessoria jurdica popular [...] relaciona-se diretamente com os servios legais inovadores [...] viabilizando o ideal tico de justia no apenas atravs dos mecanismos estatais, mas, tambm, atravs das prticas informais e alternativas de juridicidade. (COORDENAO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA. s./d.,p.04.) A presena da CONAJU parece ser um tanto ambgua quando se busca compreender sua importncia para formao das atuais AJUPs. Por um lado, devido o fato de a Coordenao ser gerida por representantes diretamente ligados ao movimento estudantil tradicional, havia muitas crticas, por parte de membros do Servio de Assistncia Judiciria Universitria da Universidade Federal da Bahia (SAJU/UFBA)5 e do Servio de Assessoria Judiciria Uni4 Wladimir Luz especifica a tipologia de Celso Campilongo para o campo dos servios legais universitrios, consistindo naquele composto por entidades divididas entre as enquadradas no modelo inovador como o Servio de Apoio Jurdico Gratuito da Universidade Federal da Bahia (SAJU/UFBA) e o Servio de Apoio Jurdico Gratuito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU/UFRGS) e as pertencentes ao modelo tradicional nomeadamente includas no rol dos escritrios-modelo. Por outro lado, define, tambm, a tipologia dos servios legais militantes no qual convergem, no modelo inovador, organizaes no-governamentais (ONGs) de perfil combativocontestatrio, ... com forte atuao comunitria e em defesa dos Direitos Humanos ... (2006, p. 101) destacando, no rol de entidades, o Instituto de Apoio Jurdico Popular (IAJUP/Rio de Janeiro) e o Gabinete Avanado de Assessoria ao Movimento Popular (GAJOP/Pernambuco), e, no modelo tradicional, entidades voltadas exclusivamente para o atendimento de demandas individuais. Conferir: LUz, 2006, p. 98-102; LUz, 2008, p. 13-72. 5 Na Bahia, em 1963, os estudantes da Universidade Federal da Bahia iniciam atividade semelhante [ao do SAJU/ UFRGS], ocupando o abandonado poro ao lado do Auditrio Raul Chaves. A criao do SAJU/UFBA refletia uma insatisfao dos acadmicos com o ensino jurdico tradicional... (SAMPAIO OLIVEIRA, 2006, p. 117)

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 154

27/11/2009 15:45:00

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

155

versitria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU/UFRGS)6 nicas AJUPs ou SAJUs at ento existentes -,7 que entendiam ser espao que acabava reproduzindo os vcios de politicagem do movimento estudantil tradicional, alm de no possuir organicidade e fundamentao terica consistente. Por outro lado, no se pode negar que seu modelo e suas ideias influenciaram decisivamente a reformulao dos mesmos SAJUs. Conforme mencionado, entre 1995 e 1996 ocorrem as reestruturaes do SAJU/UFRGS e SAJU/UFBA, que serviram de base para a organicidade que as AJUPs apresentam at hoje. Primeiramente o SAJU/UFBA, em 1995, onde seus membros, aps as experincias obtidas em decorrncia dos projetos de extenso, encontros, seminrios e discusses sobre uma nova forma de atuao no Direito,
[...] constroem no SAJU um imaginrio da necessidade da superao da assistncia jurdica individual. criado o Ncleo Coletivo ou Ncleo de Assessoria Jurdica do SAJU, que pretendia atender as demandas coletivas, mediante a proposta da assessoria jurdica popular, sob a gide da extenso e pesquisa universitria. (SAMPAIO OLIVEIRA, 2006, p. 117)

O at ento Servio de Assistncia Judiciria Universitria renomeado para Servio de Apoio Jurdico Universitrio, com perfil de movimento estudantil, devido ser realizado por estudantes de forma organizada e autnoma, objetivando (...)proporcionar uma formao acadmica diferenciada, atravs da promoo da assessoria jurdica popular aos movimentos sociais e comunidades, utilizando-se do Direito como instrumento de libertao e emancipao social. (SAMPAIO OLIVEIRA, 2006, p.118-119) Quanto ao SAJU/UFRGS, a mudana ocorreu em 1996, a partir da consolidao do projeto de extenso denominado Acesso Justia, sob orientao da professora Luiza Helena Moll, desde o qual se passou a ter mais clareza sobre a atuao do SAJU/UFRGS no campo universitrio, influenciada pela concepo do Ncleo de Assessoria Jurdica Popular difundida na CONAJU. (LUz, 2008) Desse modo, pode-se perceber que a estruturao da CONAJU teve considerveis influncias sobre as mudanas organizacionais e ideolgicas ocorridas com os SAJUs existentes da poca.8 Trata-se, portanto, de dados que podem indicar aproximao dialgica entre as distintas instancias do movimento estudantil que, por trs do discurso que ressaltava mais as contrariedades e diferenciaes, tinha possibilitado o enriquecimento de ambos e a construo, no plano das AJUPs, de organicidade com fortes sustentabilidades tericas sobretudo nos marcos que embasaram a formao da CONAJU e a disponibilizao dos espaos do movimento estudan6 Fundado em 1950, quando um punhado de estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS resolveu criar uma secretaria do Centro Acadmico que prestasse assistncia jurdica, possibilitando-se a prtica jurdica. Era, ento, criado em 1 de setembro de 1950, o Servio de Assistncia Jurdica SAJU funcionando,a princpio, com poucos acadmicos, que voluntariamente se dispunham a nele atuar. (REVISTA DO SAJU apud LUz, 2008, p. 142). 7 Estranhamente, no se faz nenhuma referencia a existncia e participao, nesse perodo, do Ncleo de Assessoria Jurdica Comunitria da Universidade Federal do Cear (NAJUC/CE), criado em 1992, por iniciativa dos estudantes de Direito da UFC, por meio de convnio firmado entre UFC, OAB e Cmara Municipal de Fortaleza. Desse modo, se constituindo na terceira AJUP mais antiga do Brasil. 8 Sampaio Oliveira (2006) chega mesmo a afirma que no se deve pensar a relao, poca da reestruturao do SAJU/UFBA, entre movimento estudantil tradicional e SAJU como pura contraposio que indique negao entre si, mas antes como fenmenos que pertencem ao mesmo gnero (movimento estudantil), possuindo objetivos similares e, portanto, estabelecendo relao de complementaridade.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 155

27/11/2009 15:45:00

156

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

til tradicional para a difuso dos seus ideais aos demais estudantes de Direito do pas, conjuntamente com a construo dos primrdios da identidade renajuana. Depois da reestruturao dos SAJUs e a criao/extino da CONAJU, outro evento foi relevante para a constituio, em 1998, da Rede. Constitui-se no surgimento, em maro de 1996, da Rede Nacional dos Advogados Autnomos Populares (RENAAP),9 instituindo novo marco de organizao dos advogados populares no Brasil atravs da estruturao de espao que fomentava a criatividade, interao e autonomia, incrementada pela comunicao informatizada, minimizao da burocracia e descarte de laos institucionais ou formas hierrquicas de trabalho. Conforme observa Wladimir Luz, [...] tal tendncia organizacional criou fortes bases no campo da assessoria universitria, o que pode ser percebido na configurao atual da Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria (RENAJU). (2008, p. 227) Por fim, ainda explanando sobre a pr-histria da RENAJU, outras referncias necessrias do perodo foram os Encontros Nacionais de Assessoria Jurdica Universitria (ENAJU) que passaram a ocorrer ao longo da dcada de 90, dentro da programao dos ENEDs. Ainda hoje, este o principal espao de divulgao e multiplicao das prticas de AJUP, sendo o momento em que estudantes e grupos estudantis tomam conhecimento da Rede, das entidades existentes e de seus fundamentos terico-metodolgicos, passando a fomentar as prticas de AJUP em suas regies e universidades, abrindo novos campos de ao que so, posteriormente, amadurecidos nas experincias colhidas no Encontro da Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria (ERENAJU), de aspecto mais formador. Pois bem, foi justamente em um ENAJU ocorrido durante o ENED So Leopoldo/ RS, em 1998, que se teve a fundao da RENAJU com a presena dos seguintes membrosfundadores: SAJU/UFBA, SAJU/UFRGS, CAJU/CE10 e SAJU/SE.1112 O nome RENAJU foi colocado apenas de forma sugestiva e transitria, at que se tivesse a indicao de outro nome, fato este que nunca chegou a ocorreu. Devido a preocupao de no excluir das discusses pessoas que no estavam compondo nenhuma AJUP, em paralelo a criao da RENAJU (e de sua lista) fundou-se a lista Operadores Jurdicos, onde as pessoas sem entidades podiam tomar conhecimento dos fundamentos tericos e ideolgicos da AJUP atravs das discusses que se fariam nela e, desse modo, possibilitando o fomento de novas entidades ou, ao menos, de difuso dos ideais. 1.1 A Construo da Identidade Renajuana: Modelando o Corpo de um Ideal Inicialmente, o crescimento de entidades na Rede perpassou a incluso do NAJUC/ UFC, via articulao do CAJU/CE. Posteriormente, tem-se a fundao, em ordem cronolgica, das seguintes AJUPs: Centro de Assessoria Jurdica Popular de Teresina da Universida9 A articulao de advogados para a defesa das demandas populares nasce, em verdade, em dezembro de 1995, todavia com o nome de proteo jurdica do povo da terra. S em 1996 que se tem, de fato, a estruturao, no s terminolgica, como tambm organizacional, da RENAAP. 10 Centro de Assessoria Jurdica Universitria da Universidade Federal do Cear (CAJU/CE), criado em setembro de 1997. 11 Servio de Auxlio Jurdico Universitrio do Estado de Sergipe (SAJU/SE), criado em maio de 1998 e vinculado a Universidade Federal de Sergipe. 12 A maioria das datas de fundao das AJUPs mencionadas nesse artigo foi retirada de LVIA, 2006.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 156

27/11/2009 15:45:00

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

157

de Federal do Piau (CAJUINA/UFPI), fundado em 1999; e, Ncleo de Assessoria Jurdica Universitria Popular Negro Cosme da Universidade Federal do Maranho (NAJUP Negro Cosme), fundado em 2000. De certa forma, a lista dos Operadores Jurdicos teve mais sucesso que a da RENAJU, sendo que as prprias AJUPs fundadoras ou que se formavam no se identificavam como RENAJU nos espaos de atuao. Tal fato perdurou at o ENED Braslia/DF em 2000, quando houve deliberao coletiva para que o CAJU/CE e o NAJUC/CE construssem proposta de documento que estabelecesse os princpios, finalidades e critrios para a entrada, permanncia e excluso na Rede. No Encontro da Rede ocorrido na cidade de Aracaj/SE, em outubro do mesmo ano, 13 as duas entidades apresentaram minuta denominada Estatuto da RENAJU, cujo nome no obteve consenso da Assembleia Geral da RENAJU, pois o termo Estatuto desconfiguraria a Rede, que se tornaria uma Entidade. (RENAJU, 2006b) Assim, houve deliberao por unanimidade de que o documento fosse renomeado para Carta-Compromisso da RENAJU, composta por cinco artigos e que representou o primeiro movimento ps-fundao de vinculao e fortalecimento das AJUPs presentes (as sete at aqui descritas) na identidade renajuana. Posteriormente, ainda no mesmo ano, 2000, tem-se o surgimento do Servio de Assessoria Jurdica Popular da Universidade de Fortaleza/CE (SAJU/UNIFOR) e, no ano de 2001, a constituio do Servio de Assessoria Jurdica Universitria Popular da Universidade do Paran (SAJU/UFPR), totalizando leque de nove entidades pertencentes RENAJU. Neste perodo, que chega at 2005, a RENAJU funcionou como uma rede de discusso, intercmbio e difuso dos ideais de AJUP, objetivando resignificar a educao jurdica universitria a partir das atuaes locais de cada entidade. No havia a ideia de tomar posio conjunta, ou seja, de assumir aes enquanto Rede. Assim, quando algum membro tomava conhecimento de fatos que caracterizavam violaes a direitos ou era acionado para assinar carta de apoio ou repdio, tais informaes eram enviadas para a lista da RENAJU e as demais entidades se manifestavam individualmente, promovendo atos e eventos em suas universidades visando publicizar e conscientizar sobre os fatos, porm nunca lanando documentos coletivos ou agindo em nome da RENAJU. A lista Operadores Jurdicos continuou a ser usada, mesmo com a existncia da lista RENAJU. O nmero de pessoas includas naquela era muito maior do que a da lista da RENAJU, e tanto assim foi que, em 2005, na Plenria Final do VII ERENAJU, em Porto Alegre/RS, determinou-se pela simples mudana do nome da lista Operadores Jurdicos para RENAJU, de modo a acabar com a dualidade e permitir que, finalmente, houvesse a reunio de todas as pessoas que praticassem e discutissem AJUP dentro de uma nica rede, vindo a se configurar no segundo movimento de fortalecimento da identidade renajuana.
13 Na verdade, esse foi o II ERENAJU, mas s depois deste encontro que tais eventos da Rede passaram a ser denominados assim no sem alguma oposio de pessoas (e entidades) que acreditavam que o nome ERENAJU era esteticamente deficitrio. Com o passar do tempo, o nome foi sendo aceito por todos, vindo assim a se integrar no rol de eventos da Rede, dos quais faziam parte, tambm, o ENAJU e a Semana do SAJU/UFBA. O I ERENAJU ocorreu em 1999, em Salvador/BA, no que foi, deveras, a Semana do SAJU/BA; o segundo, ainda com o nome de Encontro da Rede, em Aracaj/SE, em 2000; o terceiro ocorreu em Fortaleza/CE, em 2001, j com o nome de III ERENAJU; o quarto em So Lus/MA, em 2002; o quinto em Curitiba/PR, em 2003; o sexto em Teresina/PI, em 2004; o stimo em Porto Alegre/RS, em 2005; o oitavo em Fortaleza/CE, em 2006; o nono em Curitiba/PR, em 2007; e, por fim, o dcimo em So Lus/MA, em 2008.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 157

27/11/2009 15:45:00

158

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

1.2. Da Identidade ao Sujeito Renajuano: O Ativismo Poltico da Rede O ano de 2005 tambm marca importante reviravolta nas aes da Rede que repercutem at hoje, configurando o nascimento de um terceiro movimento de fortalecimento da identidade renajuana, o qual se passa a denominar de processo de construo do sujeito coletivo RENAJU. No segundo semestre de 2005, a RENAJU e no mais uma ou algumas entidades foi convidada a participar do Seminrio Nacional Prticas Jurdicas Emancipatrias e o Ensino de Direito (Seminrio EMANCIPAR), organizado numa parceira entre os Ministrios da Educao (MEC) e da Justia (MJ), realizado em Braslia/DF, em novembro de 2005. O objetivo do Seminrio era debater os desafios contemporneos da assessoria jurdica universitria, bem como elaborar um plano de ao para fortalecer e potencializar o trabalho dessas assessorias em todo Brasil. (MEC, 2008) Plano de ao foi outro nome dado a ideia de formular edital de financiamento das prticas extensionistas de assessoria jurdica universitria. Assim, como desdobramento dos indicativos elencados no evento e sistematizados em seu relatrio final, MEC e MJ lanaram o Edital RECONHECER em 2006, cujos projetos selecionados iniciaram atividades ainda em 2006, com concluso em 2007. Fato que, desde a seleo das pessoas que iriam representar a RENAJU no Seminrio at a validao ou no, pela Rede, da proposta de Edital lanada e, concomitantemente, da possibilidade das entidades pertencentes Rede concorrerem a ele, tudo isso foi recortado por novo discurso de que era o momento da RENAJU comear a se posicionar enquanto Rede nos espaos pblicos nacionais e regionais aos quais era demandada a intervir. (RENAJU, 2005) Esta argumentao vai repercutir nas aes articuladas no VIII ERENAJU, realizado na cidade de Fortaleza/CE, em abril de 2006, quando, na Plenria Final, so aprovadas as seguintes medidas (RENAJU, 2006a): a) Apoio aos movimentos sociais que lutam contra todas as formas de opresso, devendo ser desenvolvido por meio de atuao em conjunto e de mltiplas formas, a exemplo de manifestaes pblicas e cartas abertas; b) Proposio de construo da Carta de Apoio ao MST e ao Movimento Passe Livre, alm de Carta UNE sobre extenso universitria; c) Aprovao da realizao de campanhas anuais, com temas a serem definidos dentro de cada ERENAJU, cujo tema 2006/2007 era Movimentos Sociais e Direito, com o desenvolvimento dos objetivos da campanha (de modo no obrigatrio) por cada entidade componente da Rede, e nos demais eventos em que a Rede se fizesse presente. Dentro do mesmo ERENAJU, tambm houve a integrao Rede das entidades NAJUP Direito nas Ruas/PE14 e Estao de Direitos/RN,15 passando a RENAJU a ser composta por onze entidades. Durante o decorrer do ano de 2006, tambm foi construda e aprovada a Carta de Repdio aos Atos de Violncia em Fortaleza, assinada em conjunto pelas onze entidades da Rede, devido ao brutal assassinato de adolescentes por policiais militares, e que reivindicava, no trecho final, apurao clere e transparente desses graves e tristes acontecimentos, esclarecendo os fatos e responsabilizando todos os envolvidos. (RENAJU, 2007a) Um pouco devido ocorrncia do fato motivador desta ltima Carta, acrescido pelos acalorados debates na sociedade sobre a reduo da maioridade penal e consequente crimiFundado em setembro de 2003 e vinculado ao curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Fundado em abril de 2004 e vinculado ao curso de Direito da Faculdade Mater Christi de Mossor (Rio Grande do Norte).
14 15

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 158

27/11/2009 15:45:00

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

159

nalizao da juventude, que no Ix ERENAJU, realizado na cidade de Curitiba/PR, em abril de 2007, foi proposto o tema da Campanha 2007/2008 como sendo Violncia, Infncia e Adolescncia. (RENAJU, 2007b) Alm disso, outra deliberao que fortaleceu a posio/atuao da Rede enquanto sujeito coletivo consistiu na produo da Carta Contra a Homofobia,16 Carta de Apoio a REPED17 e Carta ao Edital Reconhecer, assim como outra Carta endereada a Faculdade Mater Christii/RN para defender a manuteno da entidade Estao de Direitos/RN em contraposio aos intentos da Faculdade pelo seu fechamento. Tambm se deve mencionar que neste evento houve a deliberao para integrao Rede de nmero recorde de AJUPs. No total, dez AJUPs ingressaram na Rede, sendo elas: NAJUP Aldeia Kayap/PA, NAJUP Isa Cunha/PA, PAJE/CE, NAJUP/PUC/RS, SAJU/USP, NIJUC/RS, NAJUP/UCS/RS, CAJU/PASSO FUNDO/RS e NAJUP/GO.18 Passando a Rede a se constituir de 21 entidades. Durante o perodo posterior ao Ix ERENAJU a RENAJU tambm assinou, junto com outras entidades nacionais e regionais, a Carta endereada (em setembro de 2007) a Cmara de Vereadores de Curitiba/PR, referente s consequncias das alteraes no sistema de transporte coletivo previstas com a promulgao da nova lei do transporte pblico em trmite naquela casa. Outro fato importante, ocorrido ainda em 2007, foi a presena da RENAJU no Seminrio 180 anos do ensino do direito no Brasil e a democratizao do acesso justia, realizado em novembro, organizado pelo Ministrio da Justia (MJ) e Associao Brasileira de Ensino do Direito (ABEDI). Novamente, igual ao que houve no Seminrio EMANCIPAR, em 2005, a Rede foi convidada a comparecer para intervir no espao que viria a se tornar o bojo central das deliberaes que serviriam para a produo do segundo edital RECONHECER, lanado em 2008. Neste evento, as intervenes da Rede se mostraram, acima de tudo, fragmentadas ou plurais. Os pontos de unidade eram mnimos, impedindo os membros que a representavam de posicionarem suas falas pblicas enquanto discursos de consenso da Rede. Ao contrrio, a diversidade de opinies quanto poltica de editais, reforma universitria e ensino jurdico, entre outras coisas, demonstrou algo que se vinha percebendo desde a primeira interveno do sujeito coletivo RENAJU, ainda em 2005: a de que a demanda por seguidas escolhas polticas pela Rede foram marcadas por pluralidade/diversidade de ideias que poucas vezes (talvez nunca) tinham conseguido estabelecer consenso, o que acabava levando, muitas vezes, a choques, conflitos e crises internas quando as estratgias polticas e a disputa de poder passavam a no mais respeitar os valores democrticos que tanto prega a Rede. Talvez esta situao tenha ganhado seus contornos decisivos durante a realizao do x ERENAJU, na cidade de So Lus/MA, em maro de 2008. Antes de adentrar nesta questo, cabe mencionar alguns encaminhamentos importantes tomados na Plenria Final do Encontro e que tm relao direta com o fomento do sujei16 O bojo da Carta centrava-se na defesa do Projeto de Lei n. 122/06 que previa a criminalizao das prticas homofbicas e no repdio as manifestaes contrrias ao Projeto oriundas de alguns setores da sociedade civil, da Igreja e do Estado. 17 Rede Popular dos Estudantes de Direito (REPED), fundada em 2006, e composta por estudantes de direito de universidades pblicas e privadas que se aglutinam nesta Rede com o objetivo de estabelecer atividades em conjunto com diversos movimentos sociais, em especial aqueles que lutam pelo direito a terra. 18 Devido os limites do artigo, preferiu-se por no realizar maior detalhamento do histrico e terminologia destas AJUPs.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 159

27/11/2009 15:45:01

160

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

to coletivo RENAJU: a) Aprovao da Campanha anual 2008/2009 com o tema Universidade Popular; b) Construo da Carta de apoio ao MST depois confeccionada como Moo de Apoio e Solidariedade da Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria Jornada de Luta das Mulheres Camponesas19 e da Moo de Repdio ao REUNI; c) Definio da posio da RENAJU de ser contrria s polticas de editais geridas pelo governo federal e no participar mais de suas selees; d) Alterao do art. 4 da Carta Compromisso, passando a constar formalmente a necessidade das entidades pertencentes Rede de respeitarem os encaminhamentos elaborados nos encontros, com possibilidade de digresso mediante justificao pblica (via lista virtual). Ocorreu, tambm, a integrao de outras duas AJUPs no rol de membros da Rede, sendo elas: NEPE/UFSC e NAJUP Produzindo Direitos/UERJ. Totalizando 23 entidades. Alm disso, outra entidade, o CORAJE/PI, tambm foi convidada a ingressar na RENAJU, mas preferiu adiar tal insero formal, para analisar melhor as possibilidades e convenincias de sua relao com a Rede. A RENAJU completa 10 anos de existncia marcada por novos desafios e posturas que convergem para um reforo de sua presena pblica enquanto sujeito coletivo, dizer, enquanto Entidade (no mesmo significado rejeitado por seus membros em 2000). Quais as implicaes da nova interveno para a constituio da identidade renajuana? possvel manter a politizao da Rede respeitando a autonomia de cada AJUP? E como operacionalizar uma entidade cujo crescimento numrico no tem sido seguido pela melhoria de sua gesto e dilogo interno? 2 teoria das redes: aPortes Para (uma Possvel) teorizao da renaJu Tomando por base a dialtica marxista, necessrio compreender o conhecimento produzido sempre de forma totalizante e a ao humana como processo de totalizao. Por totalizao no se quer dizer algo que esgote a apreenso cognoscente sobre qualquer objeto, mas antes como [...] certa viso de conjunto... (KONDER, 1998, p. 36) ou estrutura onde os elementos (partes) estejam interligados (provisoriamente, porque de modo dialtico) a dimenses mais amplas e abrangentes que escapam a qualquer sntese pois a prpria sntese uma totalizao parcial do conjunto. No objetivando maiores delongas sobre o conceito de totalizao marxista, importanos sua utilizao para a justificao da interlocuo com a teoria das redes, que , em verdade, forma de buscar compreender o contexto histrico de constituio da RENAJU como algo totalizado, dizer, interligado em um conjunto mais amplo reflexo de conjunturas polticosociais desenvolvidas desde meados da dcada de 80 e que demarcam, na dcada de 90, outra forma de potencializar a ao poltica dos movimentos sociais, partidos polticos e ONGs em suas articulaes com organizaes populares: as redes. A ttulo de contextualizao, cabe mencionar que ao panorama de eficcia reivindicativa e de fortalecimento estrutural dos movimentos populares e novos movimentos sociais preconi19 Em referencia ao ato poltico feito por mulheres camponesas no dia 08 de maro, organizadas em torno da Via Campesina, nas instalaes da Carvoaria Industrial da Empresa Ferro Gusa Carajs. Conferir: RENAJU, 2008.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 160

27/11/2009 15:45:01

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

161

zados ao longo da dcada de 70 e no incio da dcada de 80, seguiu-se, no final da dcada de 80 e na primeira metade da dcada de 90, perodo de crise destes agentes polticos, o que no significou seus desaparecimentos ou enfraquecimentos, mas sim [...] uma rearticulao, interna e externa, de [...] (seus papeis) na sociedade. (GOHN, 2005, p. 111) Uma das estratgias de rearticulao do perodo de crise para revigoramento das aes coletivas foi insero de muitas organizaes da sociedade civil em amplas redes de reivindicao de direitos e resistncia poltica, adotando posies mais propositivas dentro dos marcos da institucionalidade existente preconizada pela redemocratizao do pas. Por meio da constituio de redes buscava-se ... a formao de identidades coletivas em torno de princpios ticos universalizveis, sem contudo eliminar as especificidades ou particularidades comunitrias, regionais, setoriais ou de outra natureza. (SCHERER-WARREN, 1996, p. 118) Em texto posterior, Ilse Scherer-Warren (2000) distingue as aes decorrentes da mobilizao entre manifestaes simblicas massivas, como respostas ao paradoxo (ps)moderno da excluso-incluso social (cuja expresso mais forte na atualidade so os Fruns Sociais Mundiais) e, por outro lado, as redes de comunidades virtuais identitrias, baseadas no intercambio solidarstico e na estratgia de aglutinao de foras. Quanto ao segundo ponto, no entendimento de Ilse Scherer-Warren (2000), as redes de comunidades virtuais identitrias possuem as seguintes caractersticas: referncias simblicas, de orientao tica e poltica para os sujeitos individuais e coletivos situarem-se e agirem em seus contextos sociais; canais de solidariedade, intensificados em circunstancias conjunturais em que os sujeitos so chamados a buscar solues ou a apoiar, estratgica e simbolicamente, iniciativas face a problemas que afetam o pblico-alvo do movimento de referncia; relativa autonomia de ao, isto , expresso de um conjunto de prticas sociais, intercmbios e cooperaes com sujeitos e associaes congneres ou receptivas a mobilizaes em decorrncia de uma afinidade tica e poltica; referncia de reconhecimento de uma condio de sujeito e de um lugar de pertencimento eticamente qualificado na sociedade contempornea, em contraposio a condies sistmicas de opresso, excluso ou aniquilamento dos sujeitos. Estas caractersticas denotam a compreenso das redes virtuais como espaos de articulao de atores e movimentos sociais e culturais a partir do objetivo central de se constiturem numa fora de presso e participao institucional mais ampla (e totalizante, no sentido marxista), [...] parte de um tecido social movimentista que envolve movimentos [sociais] propriamente ditos, ONGs e at certos espaos de representao institucional. (GOHN, 2006, p. 319) As marcas da teoria das redes na constituio e conduo da RENAJU nunca foram estabelecidas e teorizadas, apesar de esta ser uma rede virtual portanto, rede de comunidades virtuais identitrias que congrega diversidade de entidades distribudas pelo Brasil. As estratgias iniciais para a fundao da RENAJU acabam explicando somente de modo superficial os motivos para o uso do termo rede como visto no tpico anterior, nas influenciais advindas da RENAAP. Com isso, compreender a RENAJU, de forma terica e estruturalmente, enquanto rede possibilita sua insero analtica no aporte da teoria das redes. R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 161

27/11/2009 15:45:01

162

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

Neste sentido, uma primeira decorrncia da aproximao a constatao de que o sujeito coletivo renajuano se constituiu tardiamente (somente em meados de 2005), haja vista que sua existncia pr-requisito de identificao das redes, o que por muito tempo no foi reivindicado pelos atores polticos da RENAJU, sendo muitas vezes combatido como no exemplo da discusso sobre a denominao de Estatuto da RENAJU. Por segundo, tem-se que o sucesso ftico do crescimento de entidades que integram a Rede, a multiplicao do leque de atuaes e de insero da RENAJU nos espaos pblicos, apresentados desde meados de 2005, no deixam de transparecer aos olhos mais atentos como requisitos para o desenvolvimento do sujeito coletivo RENAJU. Em terceiro, a tendncia de reconhecimento da condio de sujeito est provocando no s crescente tenso dialtica com as trs outras caractersticas inerentes da Rede, mas, em verdade, a subordinao destas referenciais simblico, canais solidrios e relativa autonomia de ao para com a funo de sujeito coletivo da Rede. Fenmeno este representado, no plano do simblico, pelas recentes exigncias de constituio de identidade poltica para a Rede; no plano solidrio, no direcionamento aos movimentos sociais como pblico-alvo privilegiado para atuao com as AJUPs;20 e, por fim, no plano da autonomia, na modificao do artigo 4 da Carta-Compromisso da RENAJU, permitindo maior vinculao (e subordinao) de cada entidade-membro aos direcionamentos tomados nas assembleias da Rede. O sujeito coletivo RENAJU cresce na medida em que a Rede passa a adentrar em prticas e espaos de lutas pela cidadania e direitos humanos que transcendem as suas reivindicaes pontuais ou tradicionais. Esta transcendncia s possvel devido mediao daquilo que Ilse Scherer-Warren (1996) denomina de compartilhamento entre os atores da Rede de princpios ticos mnimos comuns, definidos na RENAJU dentro de sua Carta-Compromisso, principalmente nos seis incisos que compe seu artigo primeiro. Tal compartilhamento torna-se pressuposto para se pensar toda ao coletiva que pretenda ter a unidade poltica da Rede. Entretanto, somente vnculos ticos no parecem oferecer garantias de democracia na gesto do sujeito RENAJU na constituio de suas unidades ou ideias hegemnicas, principalmente com relao as suas definies identitrias. Com efeito, so as ideologias21 trazidas por cada AJUP, advindas de seus desenvolvimentos terico-metodolgicos e das aes e vinculaes histricas, o outro plo do contato dialgico-dialtico existente na e pela Rede, e que se tornou evidente no x ERENAJU, para o bem ou para o mal. A relao entre valores e ideologias na RENAJU remete a discusso mais ampla, a da politizao das AJUPs. a politizao, por derradeiro, o marco para se discutir o sujeito coletivo RENAJU e suas implicaes na construo da identidade renajuana. 3 suJeito Coletivo renaJu e Politizao das aJuPs
Sobre a defesa da estratgia de vinculao das AJUPs com os movimentos sociais conferir: LIMA, 2008 e DIEHL, SILVA, 2006. 21 Ideologia utilizada no sentido marxista-gramsciano, como conjunto de crenas, valores e ideais que fundamentam e legitimam as concepes de mundo. Desse modo, ope-se ao sentido do marxismo-ortodoxo, que entende ideologia como discurso de deturpao da realidade, escamoteador dos valores de explorao burgueses.
20

Defender a politizao das AJUPs trabalhar a percepo de sua no neutralidade

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 162

27/11/2009 15:45:01

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

163

poltica. Para alm da remio ao fato de autonomia poltica no significar isolamento ou abstinncia, a politizao mais bem representada pela nfase no compromisso com a luta social em parceria com os oprimidos e escolha do contedo poltico que fundamenta o servio jurdico, marcas que demarcam, por assim dizer, o recorte popular das AJUPs numa frase: a politizao a exigncia de conscincia de classe. No plano da Rede, o debate da politizao portanto, no politizao de cada entidade, mas sim da Rede, como coletivo invoca a necessidade de se construir projeto coletivo de mudana social, ou seja, proposta poltica da concepo de sociedade da RENAJU introduzido no bojo da necessidade de se definir sua identidade. Ora, compreendendo-se por identidade a somatria de prticas concebidas a partir de um referencial, (GOHN, 2006) definida, antes de tudo, pelos projetos (enquanto Rede, primeiramente, e no conjunto das prticas de cada AJUP, secundariamente) na qual ela se engaja, a meno a procura pela identidade da RENAJU deve ser condizente com o fato de sua somatria se constituir no somente tendo em vista a existncia da Carta-Compromisso que elenca srie de princpios e valores formalmente acatados por cada entidade mas, e fundamentalmente, pelas aes decorrentes do ativismo poltico da Rede, ou seja, as cartas, moes, campanhas e propostas defendidas nos espaos pblicos aos quais ela convidada a se manifestar enquanto Rede. Todos estes referencias contm contedos textuais que permitem encontrar elementos da identidade renajuana, no s tendo em vista os parceiros/direitos defendidos ou atos repudiados, mas, em especial, pela forma como argumentam suas defesas, dizer, as ideologias e valores que transmite aos endereados do ativismo poltico, o que invoca retorno interno destes valores e ideologias, ao serem apresentados e representados no sujeito coletivo como pertencentes ao conjunto de AJUPs que dela fazem parte. Depreende-se da a percepo de que este sujeito coletivo RENAJU consequncia e causa da instaurao de novas praticas polticas, abrindo espaos sociais de interlocuo at ento inditos, alm de revelar a capacidade e potencialidade de atuao coletiva em prol da defesa valores democrticos e dos direitos humanos. Mas ser mesmo isso? Ou melhor, essa (nova) atuao da RENAJU tem surtido efeitos? Tanto externa quanto, e principalmente, internamente? Afinal de contas: qual o impacto que todas essas cartas e moes tm para o pblico-alvo direcionado? Em que elas ajudam a pressionar o poder pblico ou privado, ou, ao menos, em que elas ajudam a difundir os fatos e os atores nelas imbricados, conjuntamente com a divulgao da posio da Rede? Qual a repercusso que as campanhas tm em cada AJUP? H, de fato, mobilizao em prol de melhor compreender o contedo das campanhas e promover aes para consolidao regional? E, por fim, pode-se falar em unidade poltica da Rede para tratar temas sociais relevantes? Os ltimos acontecimentos da Rede, particularmente as impresses retiradas do x ERENAJU, demonstram a extrema urgncia em debater tais perguntas e problematizar as consequncias da gesto deste sujeito, em paralelo prpria considerao de sua eficcia no retorno discusso sobre identidade renajuana. A condio de descentralizao administrativa que marca a gesto democrtica da Rede, cujos operadores so as diversas entidades em paridade poltica, vem sendo posto a prova pela necessidade cada vez maior de se estabelecer unidade ideolgica sobre pontos que se mostram no consensuais entre as AJUPs, como: reforma universitria, poltica de editais e educao jurdica. R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 163

27/11/2009 15:45:01

164

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

aqui, talvez, que fique mais ntida a separao entre valores e ideologias. Valores, entendidos como [...] centros significativos que expressam uma preferibilidade (abstrata e geral) por certos contedos [...] integrados num sentido consistente [...] , (FERRAz JNIOR, 2003, p. 112) formulaes cujo objetivo de integrao, representativas do consenso social. E, ideologias, conjuntos mais ou menos consistentes, ltimos e globais de avaliaes dos prprios valores. (FERRAz JNIOR, 2003) Ao contrrio do que possa parecer, so as ideologias que movimentam, contextualizam, limitam e hierarquizam os valores, enfim, que condicionam os valores. Mas que tambm, e esse o ponto-central, buscam a hegemonia de umas sobre as outras, (FERRAz JNIOR, 2003) opondose (ainda que dialogicamente) entre si, funcionando como mecanismos estabilizadores (dos valores) e de denuncias (de outras ideologias), ao mesmo tempo. A leitura dos relatrios de avaliao das AJUPs sobre o x ERENAJU, enviados para a lista virtual,22 possibilita a compreenso de que as avaliaes positivas ou negativas do Encontro esto encharcadas pelas ideologias condizentes a cada entidade, resultando numa diversidade de modos de alinhar os valores ticos mnimos da Rede e de projetar seu futuro. Refora, assim, constatao de que a gesto do sujeito coletivo RENAJU e a reflexo sobre a identidade renajuana devem ser pressupostas pelo reconhecimento de que a pluralidade de concepes ideolgicas que fundamenta e fundam os valores (ticos mnimos) da Rede, no podendo haver engajamento poltico que subestime a interlocuo necessria da busca das hegemonias ideolgicas, o que requer maneira (metodologicamente falando) de realizar tais aes sem enveredar por campos e posturas de cultura poltica mais presente no movimento estudantil tradicional, dizer, de modo a no cair nas vias falaciosas da politicagem. Essa condio de democratizao da Rede para os prximos perodos, no sentido de saber manejar as hegemonias e as formas de se chegar a elas para a demarcao dos novos passos identitrios do sujeito coletivo, de modo a no desrespeitar (e, assim, oprimir) as minorias que nele possam se estabelecer. Para tanto, dois aportes sero de extrema utilidade estratgica: o primeiro, a educao popular freireana, renovando os aportes da politizao dialgico-dialtica e das condies metodolgicas para discusses e decises coletivas; o segundo, o teso, no sentido de reaprender a lidar com as emoes solidrias e militantes, compreendendo por teso, conforme o Estatuto do Teso criado por membros da Rede em 2003, a paixo, o entusiasmo, a alegria, a motivao e a juventude necessrias construo de um mundo livre e igualitrio, onde a felicidade e a beleza sejam experienciais cotidianas, (RENAJU, 2003) reacendendo a postura do querer bem aos sujeitos com os quais se compartilham os ideais de AJUP, sem o qual, conforme observa Ademar Bogo, [...] no possvel construir a unidade poltica entre as pessoas e com as foras revolucionrias. (2006, p.14) 4 uma ConCluso Para tantas aberturas Em derradeiro, algumas consideraes finais a se fazer sobre os principais contedos arguidos. Primeiro, a histria da RENAJU estabelecida neste artigo no pretendeu esgotar os sentidos que ela teve (e tem) para os construtores mximos dela, as AJUPs e seus respectivos membros. Tratou-se, antes de tudo, de esforo de sistematizao que ganha justamente pela
22 Foram lidos os relatrios do NAJUP Aldeia Kayap/UFPA, NEPE/UFSC, PAJE/CE, SAJU/PR, NAJUP Isa Cunha/ UFPA e Projeto Justia e Atitude/PI.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 164

27/11/2009 15:45:01

REDE NACIONAL DAS ASSESSORIA JURDICAS...

165

parcialidade que assume. Outros fatos e, mesmo, retificaes a pontos aqui apresentados, podem e devem ser feitos, para o bem da prpria Rede. Segundo, a teoria das redes um aporte terico privilegiado para a compreenso da RENAJU, histrico e conjunturalmente. Seu uso, no entanto, se mostra limitado quando no confrontado ou enriquecido com outros aportes, como a das tipologias de AJP e da crtica a educao universitria (extenso, pesquisa e ensino). Devido s delimitaes de artigo, estas articulaes so provocaes para futuras pesquisas. Terceiro, a identidade renajuana e a consequente exposio sobre o sujeito coletivo RENAJU so responsabilidades polticas que pe a prova a capacidade da Rede de honrar internamente com aquilo que propaga em parceria com seus pblicos-alvos de atuao. A luta pelas hegemonias internas pressupe qualquer luta pelas hegemonias externas. Na verdade, componente tico e estratgico imprescindvel s entidades que se afirmam militante. REFERNCIAS
AGUIAR, Carlos Bruno Corra. Assessoria jurdica popular e a resignificao da cidadania. So Lus: Monografia apresentada ao curso de Direito da UFMA, 2004. CAMPILONGO, Celso Fernandes. Assistncia jurdica e advocacia popular: servios legais em So Bernardo do Campo. In: O direito na sociedade complexa. So Paulo: Max Limonad, 2000, p. 15-52. COORDENAO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA. Como criar um Ncleo de Assessoria Jurdica Popular. Belo Horizonte: Del Rey, AJUP, DCE UFMG, DADIREITO PUCMG, [s.d.]. BOGO, Ademar. A militncia do sculo XXI. Belm: MST-Par, 2006. DIEHL, Diego Augusto, SILVA, Rafaela Loureno da. Aspectos para uma perspectiva poltica de assessoria jurdica universitria. In: SERVIO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS. Revista do Saju: para uma viso crtica e interdisciplinar do direito. Porto Alegre: Faculdade de Direito da UFRGS, 2006, N.5, p.179-187. FERRAz JNIOR, Trcio Sampaio. Introduo ao estudo do direito: tcnica, deciso, dominao. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2003. FURMANN, Ivan. Assessoria jurdica universitria popular: da utopia estudantil ao poltica. Curitiba: monografia apresentada ao curso de Direito da UFPR, 2003. ______. Novas tendncias da extenso universitria em Direito: da assistncia jurdica assessoria jurdica. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. asp?id=6481&p=1>. Acesso em: 12 fev. 2007. GOHN, Maria da Glria. Movimentos sociais e educao. 6.ed.rev. So Paulo: Cortez, 2005. ______. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. 5.ed. So Paulo: Edies Loyola, 2006, p. 319. KONDER, Leandro. O que dialtica? 27.ed. So Paulo: Brasiliense, 1998. (Col. Primeiros Passos). LIMA, Tiago Arruda Queiroz. A assessoria jurdica popular como aprofundamento (e opo) do contedo poltico do servio jurdico. Fortaleza: mimeo, 2008. LVIA, Fernanda. Pr-Pesquisa AJUPs do Brasil: anotaes. Belm: mimeo, 2006. LUz, Wladimir de Carvalho. LUz, Wladimir de Carvalho. Formao da Assessoria Jurdica popular no Brasil. In: SERVIO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS. Edio especial, n.5. Revista do Saju: para uma viso crtica e interdisciplinar do direito. Porto Alegre: Faculdade de Direito da UFRGS, 2006, p.97-114. ______. Assessoria jurdica popular no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. MEC. Edital Reconhecer. Disponvel em: <http://portal. mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=view&id= 675&Itemid=303>. Acesso em: 20 mai. 2008. PEREIRA, Nara de Cerqueira. A RENAJU e a expanso dos ideais da assessoria jurdica popular universitria. In: GUIMARES, Thiago Dannilo Arago (org.). Projeto Cajuna: construindo cidadania. Teresina: CAJUINA, NUPEJU, UFPI, 2006. RENAJU. Estatuto do Teso. Curitiba: mimeo, 2003.

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166,jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 165

27/11/2009 15:45:02

166

Sumaya Saad Morhy Pereira e Assis da Costa Oliveira

______. Relatrio Plenria Final VII ERENAJU 25.03.05. Porto Alegre: mimeo, 2005. ______. Plenria Final VIII ERENAJU. Fortaleza: mimeo, 2006a. ______. Ata da Reunio da RENAJU em 14 de Outubro de 2000, na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Disponvel em: <http://orbita.starmedia.com/sajuba/renaju/ata_2renaju.htm>. Acesso em: 09 dez. 2006b. ______. Carta de Repdio aos Atos de Violncia em Fortaleza. Disponvel em: <http://www.cedecaceara.org.br/docs/ Carta_RENAJU. pdf>. Acesso em: 14 dez. 2007a. ______. Quem leva a culpa a maior vtima! Campanha nacional contra a criminalizao da infncia e adolescncia. Fortaleza: mimeo, 2007b. ______. Moo de Apoio e Solidariedade da Rede Nacional de Assessoria Jurdica Universitria Jornada de Lutas das Mulheres Camponesas. Disponvel em: <http://br.groups.yahoo.com/ group/paulofreire/message/ 616>. Acesso em: 01 jul. 2008. RIBAS, Luiz Otvio. Assessoria Jurdica Popular Universitria e Direitos Humanos: o dilogo emancipatrio entre estudantes e movimentos sociais (1988-2008). Porto Alegre: monografia apresentada ao curso de especializao em Direitos Humanos da Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. SAMPAIO OLIVEIRA, Murilo Carvalho. A formao diferenciada do Ncleo de Assessoria Jurdica do SAJUBA. In: SERVIO DE ASSESSORIA JURDICA UNIVERSITRIA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS. Revista do Saju: para uma viso crtica e interdisciplinar do direito. Porto Alegre: Faculdade de Direito da UFRGS, 2006, N. 5, p.115-123. SCHERER-WARREN, Ilse. Rede de movimentos sociais. 2.ed. So Paulo: Edies Loyola, 1996. ______. Sujeitos e movimentos conectados atravs de redes. Curitiba: Congresso Internacional de tica e Cidadania, 2000.

Artigo recebido dia 21 de maio de 2009 e aceito em 12 de junho de 2009

R. Fac. Dir. UFG, V. 33, n. 1, p. 152-166, jan. / jun. 2009

miolo revista 1.indd 166

27/11/2009 15:45:02

Das könnte Ihnen auch gefallen