Sie sind auf Seite 1von 4

O conceito econmico de falncia prende-se noo de que ela se constitua um estado de insolvncia, levando em considerao primordialmente a situao patrimonial

l do devedor. J o conceito jurdico leva ao entendimento de que o primordial para caracterizar a falncia no o estado de insolvncia, mas sim o prprio estado de falncia. Destaca Ruben Ramalho [2] que um dos melhores conceitos de falncia foi formulado por Amaury Campinho, no qual este aglutina tanto a noo econmica como a noo jurdica de falncia. Assim define-a: "Falncia a insolvncia do devedor comerciante que tem seu patrimnio submetido a um processo de execuo coletiva". A falncia, destarte, pode ser analisada por dois aspectos: o esttico e o dinmico. Estaticamente a situao do devedor empresrio que no consegue pagar pontualmente seu dbito, lquido, certo e exigvel (insolvncia). Dinamicamente um processo de execuo coletiva, institudo por fora da lei em benefcio dos credores. Perceba-se, ainda, que na falncia h uma presuno de insolvncia, que por seu turno diferente do inadimplemento, pois este um fato relativo prpria pessoa; enquanto a insolvncia um estado que diz respeito ao patrimnio. Para Sampaio de Lacerda, "A falncia se caracteriza como um processo de execuo coletiva, decretado judicialmente, dos bens do devedor comerciante ao qual concorrem todos os credores para o fim de arrecadar o patrimnio disponvel, verificar os crditos, liquidar o ativo, saldar o passivo, em rateio, observadas as preferncias legais" [3]. A Lei n 11.101/2005, conhecida como nova Lei de Falncias, fiel ao princpio de preservao da empresa, que lhe norteia, conduze-nos a formular o seguinte conceito de falncia (art. 75): " o processo que, pelo afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis, da empresa". 3. PROCESSO DE EXECUO

A falncia constitui-se um processo de execuo coletiva, onde todos os credores do falido, ressalvadas as excees previstas legalmente, acorrem a um nico juzo e em um nico processo executam o patrimnio do devedor empresrio. Diferencia-se, portanto, da execuo individual, onde so executados algum(s) bem(s) do devedor, visto que na falncia todo o patrimnio penhorvel do devedor comprometido pela execuo. E, ainda, na execuo temos um ou alguns credores determinados acionando o devedor, j na falncia temos todos os credores, ressalvadas as excees legais, executando coletivamente o patrimnio do falido.

4. FALNCIA DO DEVEDOR EMPRESRIO E DO DEVEDOR CIVIL


No pode ocorrer a falncia (submetida Lei n 11.101/2005) do devedor civil, somente aplicando-se tal instituto ao devedor empresrio (seja ele individual ou sociedade empresria), conforme se depreende do artigo 1 da referida norma. A insolvncia do devedor civil regida pelos Cdigos Civil e Processual Civil.

5. SOCIEDADES EMPRESRIAS NO SUJEITAS FALNCIA


A LFR enftica (art. 2) que no esto submetidos falncia e recuperao as seguintes pessoas jurdicas: a) empresa pblica e sociedade de economia mista; b) instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio, entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores. Note-se que o regime de excluso de algumas sociedades empresrias do regime falimentar j era uma realidade na vigncia da lei anterior, sendo apenas endossado pelo novel diploma normativo. Somente se sujeitam aos procedimentos de falncia e de recuperao, judicial ou extrajudicial, os empresrios (pessoa fsica ou jurdica sociedade empresria). Repise-se, contudo, que, nos termos do art. 2, algumas pessoas, apesar de serem consideradas empresrias, no podem ter a sua falncia decretada. So elas: a) as empresas pblicas; b) as sociedades de economia mista; c) as instituies financeiras pblicas ou privadas; d)

as cooperativas de crdito; e) os consrcios; f) as entidades de previdncia complementar; g) as sociedades operadoras de plano de assistncia sade; h) as sociedades seguradoras; i) a sociedades de capitalizao; j) outras entidades legalmente equiparadas s anteriores. As pessoas acima enumeradas permanecem sujeitas ao regime prprio de insolvncia de acordo com legislaes diversas, podendo a Lei n. 11.101/2005 ser aplicada apenas subsidiariamente (art. 197). Ressalve-se, ademais, que o fato das pessoas jurdicas enunciadas ao norte no estarem sujeitas LFR no significa que estas no possam ser liquidadas quando em crise, pois existem leis especficas que autorizam esta soluo, mas que ao mesmo tempo estabelecem procedimentos diferenciados para levar a liquidao a efeito. , por exemplo, nesse desiderato que a Lei n 6.024/1974 disciplina a interveno e a liquidao extrajudicial de instituies financeiras, dando poderes ao Banco Central do Brasil para intervir, ou at liquidar referidas pessoas jurdicas.

Alm do comerciante devedor, o art. 3o da LF, determina contra quem ainda pode ser iniciado em processo falimentar. Trata-se assim, dos sujeitos PASSIVOS na falncia: o esplio do devedor; menor comerciante(entre 18 e 21 anos); a mulher casada comerciante e ainda os proibidos de comerciar.

Obs.: Definies que lhe pode ajudar: ESPLIO DO DEVEDOR: esplio o nome que se d ao patrimnio do de cujus, aps concludo o respectivo processo judicial de inventrio e partilha. Quem responde pelas obrigaes no a pessoa do comerciante e sim o seu patrimnio. MENOR COMERCIANTE: como so introduzidos como relativamente incapazes, em princpio no podero falir, mesmo porque no esto capacitados para o exerccio do comrcio. Entretanto o menor com 18 anos pode Ter autorizao para comerciar, estando o sujeito nesse caso, falncia. Tem que se atendar que MULHER CASADA:com o advento da Lei 4121/62 (E.M.C), que concedeu-lhe o direito de comerciar sem outorga marital responde ela pelos seus atos, inclusive a de poder ser declarada falida, possuindo os mesmos atos obrigacionais dos homens (art. 5o , I da CF). OS PROIBIDOS DE COMERCIAR: elencados no art. 2o do Cdigo Comercial, caso essas pessoas venham a exercer o comrcio de maneira habitual, apesar da proibio que lhes pertinente, podero vir a ser sujeitos passivos de uma falncia, e tambm estaro, inevitavelmente, sujeitos s sanes previstas nos dispositivos que lhes probem o exerccio do comrcio.

Das könnte Ihnen auch gefallen