Sie sind auf Seite 1von 16

Laboratrio da Imagem

Mdulo II: Linguagem fotogrfica


Autoria: Karin Scarpa

Fazer uma foto no simplesmente apertar um boto. Voc pode tirar muito mais proveito de uma cmera, seja ela tradicional ou digital, se conhecer o seu funcionamento.

A CMERA
1- Tipos de cmera a) Cmera automtica (compacta) Elas tm este nome porque tem uma fotoclula que determina a abertura do diafragma, a velocidade do obturador, ou ambos. b) Cmera ajustvel (DSLR - Digital Single-Lens Reflex) Dispe de regulagens independentes para abertura do diafragma, velocidade do obturador e focalizao do assunto. Sua principal caracterstica o fato de poder trocar de objetivas (pode-se usar desde grandeangulares at super-teles). So as mquinas dos fotgrafos profissionais.

O percurso da luz e a formao da imagem

2- Componentes de uma cmera DSLR Objetivas A objetiva um acessrio da cmera formada por um conjunto de lentes e utilizada para focalizar a cena a ser fotografada. Ela responsvel pela angulao do enquadramento e pela qualidade ptica da imagem. Na prtica ela o elo de ligao entre o objeto a ser registrado e o sensor da cmera. A caracterstica que mais distingue uma objetiva de outra a distncia focal. Quando a imagem entra na cmera escura, ocorre sua inverso e desse ponto at o plano do filme (no nosso caso: sensor) que medimos a distncia focal de uma objetiva. Essa distncia focal da objetiva tambm controla a ampliao (tamanho da imagem produzida pelas lentes) e o ngulo de viso (a poro de cena inclusa na imagem). Uma objetiva de curta distncia focal (lente mais fina), desvia bastante os raios de luz, estes focam, portanto, bem perto da objetiva e formam uma imagem pequena do objeto focado. J uma objetiva de grande distncia focal (lente mais grossa), desvia pouco os raios de luz, portanto, maior ser a ampliao da imagem e mais longe das lentes ela se formar. Assim, quando utilizamos uma objetiva de grande distncia focal, teremos um ngulo de viso menor e, portanto, maior ser o tamanho relativo do objeto focalizado. J com uma objetiva de menor distncia focal

teremos um maior ngulo de viso e, portanto, a fotografia abranger uma maior poro de cena na qual o objeto focalizado aparecer com um tamanho relativo mais reduzido.

Tipos de Objetivas Como j dissemos, a principal caracterstica que distingue uma objetiva de outra a sua distncia focal. Neste sentido, existem trs tipos bsicos de objetivas: normal, teleobjetiva e grande angular. Normal - distncia focal = diagonal do fotograma. Num filme 35mm = 43mm aproximadamente 50mm formando um ngulo de viso semelhante ao olho humano = 46o.

Teleobjetiva - distancia focal > que a normal formando um ngulo de viso menor. Essas objetivas aproximam as cenas (aumentam o tamanho da imagem) e reduzem a quantidade de cena que ser includa no filme, permitindo trabalhos a longas distncias. A profundidade de campo bastante reduzida e tambm diminuda a sensao de perspectiva entre os planos da cena.

Grande-angular - distncia focal< que a normal, formando um ngulo de viso maior. Essas objetivas apresentam uma profundidade de campo maior em comparao a uma objetiva normal, alm do que perspectivas mais acentuadas, podendo, em alguns casos, distorcer os cantos da imagem.

Objetivas Zoom Essas lentes so construdas de modo a proporcionar uma variao de distncias focais sem prejuzo do foco ou do diafragma selecionado. So objetivas que no tm distncia focal fixa, dando ao fotgrafo uma grande agilidade na hora de enquadrar. Estas objetivas de distncia focal varivel so mais conhecidas como Zoom, por poderem trazer rapidamente objetos distantes para bem perto, so instrumentos pticos que prestam a vrias finalidades. Uma s unidade pode funcionar como uma grande angular, uma objetiva normal ou uma tele. Seu princpio de funcionamento decorre de alguns elementos pticos mveis entre si, que possibilitam mudar sua distncia focal e, portanto, o tamanho da imagem. As vantagens desse sistema so bvias especialmente no que diz respeito fotos jornalsticas ou esportivas. Sem mudar de objetiva e nem mesmo ter que refocar, o fotgrafo pode passar rapidamente da grande panormica de um estado de futebol para fotos prximas dos jogadores em campo.

Diafragma e Obturador Tanto o diafragma como o obturador da cmera controlam a quantidade de luz que vai compor a foto. Para se tirar uma fotografia preciso definir a quantidade de luz que se deixa passar para o filme e o tempo durante o qual essa luz passa. Estas so as duas variveis que determinam a exposio e designam-se abertura do diafragma e tempo de exposio. A abertura refere-se quantidade de luz que passa num dado instante para o filme, o tempo de exposio expressa o tempo durante o qual o filme recebe essa quantidade de luz. Podemos

obter a mesma exposio com diferentes combinaes de abertura e tempo de exposio: se se aumentar a abertura podese expor durante menos tempo e vice-versa.

Pela lente da cmera passam os raios de luz que formam a imagem fotogrfica. O diafragma fica na lente controlando a quantidade de luz que deve atingir o sensor. As primeiras cmeras s possuam uma abertura de diafragma, o que limitava seu uso aos dias de sol.

Hoje, o diafragma composto por lminas que se combinam para permitir a passagem de mais ou menos luz. A abertura medida em "f" e as opes mais comuns so: 22f, 16f, 8f, 5,6f, 4f, 2f ou 1f. Quanto maiores os valores de "f", menor o espao por onde a luz passar (e, portanto, menos quantidade de luz haver na foto). Os valores menores indicam que a abertura maior (entra mais luz).

O obturador o mecanismo que controla quanto tempo a luz ter para passar pelo espao dado pelo diafragma: podem ser segundos ou milsimos de segundo. Esse tempo representado com um "v" e parte de intervalos mais curtos (1/2v, 1/4v...) para os mais longos (1/125v, 1/250v, 1/500v). Quanto mais tempo o obturador der ao diafragma, mais luz entrar na cmera.

Se fizermos uma foto de um objeto em movimento com uma velocidade de obturao baixa (1/2v, 1/4v), a foto sair muito borrada, porque dentro daquele intervalo de tempo em que o diafragma ficou aberto aconteceu muita coisa. Mas isso no quer dizer que a foto ficou ruim. Esse efeito de "borro" pode ser usado para uma foto artstica.

O diafragma tambm determina outro fator: a profundidade de campo. Quanto mais fechado estiver, maior definio haver de imagens distantes. Se estiver mais aberto, colocar em foco os

objetos prximos e deixar o fundo embaado. Definimos isso como Profundidade de Campo, ou seja, a zona de nitidez na frente e atrs do objeto em foco. Na prtica: Pequenas aberturas = grande profundidade de campo Grandes aberturas = pequena profundidade de campo

Todas estas variveis de luz se destinam realizao de fotos artsticas, com efeitos visuais. Sempre que usarmos cmera no modo automtico, a prpria mquina medir (utilizando o fotmetro) a quantidade de luz presente e determinar os movimentos do diafragma e do obturador para obter uma foto padro, que capture o momento.

Exemplos de combinaes de diafragma e obturador:

Imagem super-exposta

Foto normal ou padro

Foto sub-exposta

Fotmetro Para medir a quantidade de luz que um objeto reflete para o interior da mquina precisamos de um aparelho chamado fotmetro. este aparelho que medir a quantidade de luz existente no ambiente a ser fotografado e nos dir que abertura de diafragma e que tempo de exposio deveremos utilizar. claro que ele medir a foto padro. Para fazermos uma foto diferente do normal devemos interpretar os dados do fotmetro e ento, fora do modo automtico, escolher os valores de abertura de diafragma e de tempo de exposio para

atingirmos o nosso objetivo. As cmeras modernas possuem 3 tipos de fotometragem:


o

o o

Spot ou Pontual Fotometragem feita bem no centro da lente atravs de um raio de 1. A 3. Ideal para reas de alto contraste onde a medio geral fica difcil. Central ou Average Essa medio leva em conta a zona central da imagem a ser capturada Matrix ou Matricial feita uma mdia das luzes em toda a rea a ser fotografada.

Sensor O sensor uma pea da cmera digital que transforma a luz em impulso eltrico. Esses impulsos passam por um chip (processador) e so transformados em sinais digitais. Nesse estgio so armazenados em cartes de memria. O sensor formado por minsculos sensores individuais chamados pixel (picture element) que captam luminosidade e cor. Um sensor de 3000 pixels por 2000 pixels forma uma foto de 6 milhes de pixels ou 6 megapixels.

Sensibilidade Representada nas mquinas pela sigla ISO, representava nos filmes, o quo sensvel eles eram luz. Por exemplo, um filme de ISO 100 necessitava de muita luz para ser sensibilizado. Assim, ele era ideal para reas externas de muita luz. Quando desejavase fotografar uma rea escura (com pouca luz) era necessrio utilizar um filme mais sensvel, com um ISO maior. Em compensao, quanto mais alta a sensibilidade do filme, mais gros ele forma na imagem (foto granulada). Nas mquinas digitas o ISO define a sensibilidade do sensor. Nas cmeras compactas essa sensibilidade definida automaticamente. J nas profissionais pode-se escolher o ISO a

ser utilizado. No caso da digital, imagens produzidas com um ISO alto no formam gros, mas sim rudos.

Carto de Memria Um dispositivo porttil que, introduzido no corpo da mquina, serve para armazenar as imagens antes de descarrega-las num computador para serem ento manipuladas e posteriormente impressas.

COMPOSIO FOTOGRFICA
Depois de aprendermos a usar os recursos da mquina fotogrfica como velocidade e tempo de exposio, devemos nos preocupar em compor uma foto. Composio a transferncia da realidade para uma tela bidimensional e esttica. importante o exerccio do olhar, para saber o

que incluir e o que retirar da imagem. Saber o momento certo de disparar o obturador, de congelar ou borrar o movimento. Para fazermos uma bela composio importante dominar o equipamento e conhecer algumas regrinhas bsicas da chamada boa composio (apresentadas abaixo). Contudo, importante lembrar que a boa ou tradicional composio nem sempre a melhor. Nem sempre expressa o desejo do fotgrafo. E para isso devemos alter-la, quebrando tais regrinhas. A fotografia uma expresso artstica e tanto na arte como na vida nem sempre seguir padres do o melhor resultado. Muitas vezes, subverte-los faz a diferena, compem uma verdadeira obra de arte. Afinal, a fotografia para ser boa deve ser capaz de expressar os desejos do artista, neste caso o fotgrafo. Regra dos Teros

Molduras Naturais

Contra-luz

Panormica

Paralelas

Textura

Das könnte Ihnen auch gefallen