Sie sind auf Seite 1von 5

DIAGRAMA DE FORA CORTANTE E MOMENTO FLETOR

CONCEITO DE VIGA Denomina-se viga a estrutura formada por uma barra, submetida a carregamentos contidos no plano da estrutura.

TIPOS DE APOIOS Apoio articulado fixo No permite deslocamento em nenhuma direo, permitindo entretanto um momento da viga em relao ao apoio. Neste tipo de apoio existem trs variveis indeterminadas (Foras em x, y e z).

Apoio articulado mvel Permite deslocamento em uma direo e um momento da viga em relao ao apoio. Neste tipo de apoio existem duas variveis indeterminadas (Foras em x e y).

Engaste perfeito No permite deslocamento em nenhuma direo e nem rotao da viga em relao ao apoio. Neste tipo de apoio existem duas variveis indeterminadas (Fora em y e momento).

TIPOS DE CARREGAMENTO Carga aplicada - Fora aplicada num ponto da viga.

Carga distribuda - Fora distribuda num determinado comprimento da viga. fornecida em N/m (Fora por comprimento)

Momento aplicado - Momento aplicado em um determinado ponto da viga. No tem origem em foras aplicadas.

TIPOS DE VIGA COM SOLUO BASEADA NAS EQUAES DA ESTTICA Viga em balano Viga apoiada em apenas uma das extremidades por um apoio do tipo engaste.

Viga simples Viga apoiada em uma das extremidades por uma apoio articulado fixo e na outra por um apoio articulado mvel.

Viga simples com balanos Viga simples que se prolonga alm de um ou dos dois apoios.

ESFOROS INTERNOS Quando se carrega uma viga normalmente surgem esforos internos constitudos por tenses normais e cisalhantes. Para determinar os valores destes esforos numa determinada seo da viga faz-se necessrio conhecer os valores da fora e do momento resistentes que esto atuando na

seo considerada. Sendo que estes so obtidos aplicando-se as equaes de equilbrio na seo.

Isolando a viga esquerda da seo, pode-se observar o surgimento de esforos que atuam na seo de forma a garantir o seu equilbrio:

Fazendo ento a somatria das foras verticais igual a zero obtm-se a fora cortante (Q) autante na seo:

Estendendo o raciocnio para o momento fletor (M) tem-se:

Para cargas distribudas pode-se considerar um carregamento (F) equivalente aplicado no centro de gravidade do diagrama de cargas distribudas(q). Ento:

=
til observar que a fora cortante de uma seo pode ser obtida derivando-se a equao de momento fletor desta. No exemplo de obteno dos esforos observa-se que Ra - F1 a derivada de Ra.x - F1.a em relao a x.

CONVENO DE SINAIS Ser adotada a seguinte conveno de sinais para o clculo de foras cortantes e momentos fletores:

DIAGRAMA DE FORA CORTANTE E MOMENTO FLETOR Sabendo-se calcular o valor do momento fletor e da fora cortante nas infinitas sees de uma viga torna-se possvel traar diagramas ou grficos que representem estes esforos. O diagrama de momento fletor representa valores positivos quando posicionado abaixo da linha de apoio do grfico e negativos quando acima. Esta conveno procura fazer uma associao entre a forma do diagrama e o formato que a viga adquire aps a deformao que o esforo causa na viga. O diagrama de fora cortante representa valores positivos quando posicionado acima da linha de apoio do grfico e positivos abaixo. Ento, para a viga a seguir seria feita a seguinte anlise:

Eq. 1 - Para x variando entre 0 e L/2, a equao do momento fletor M = Ra.x. Derivando obtm-se Q = Ra. Observa-se que neste intervalo o momento uma reta e a fora cortante constante. Eq. 2 - Para x1 variando entre L/2 e L, M = Ra.x1 - F.(x1-L/2) e Q = Ra-F Para o traado do diagrama de momento fletor substitui-se x por 0 e L/2 (dois pontos definem uma reta) na equao 1 e x1 por L/2 e L na equao 2. Para o traado do diagrama de fora cortante tm-se que na primeira seo Q constante e de valor Ra e na segunda seo Q igual a Ra - F ou -Rb. O resultado destes clculos o seguinte:

Posteriormente, os valores dos esforos internos encontrados sero utilizados para determinar a seo que a viga de possuir para resistir a estes esforos. Voltar

Das könnte Ihnen auch gefallen