Sie sind auf Seite 1von 3

10 Ano Biologia e Geologia Tema II A Terra um planeta muito especial A Terra, um planeta nico a proteger O Homem e as actividades por

or ele protagonizadas no tm respeitado as interaces entre os subsistemas terrestres, produzindo alteraes profundas, quer a nvel local quer a nvel global. por isso muito importante que todos tenhamos uma profunda conscincia sobre o funcionamento do nosso planeta, para que seja possvel mantlo habitvel. Com a realizao destes trabalhos pretende-se que desenvolvas as seguintes competncias:
Observar e interpretar dados. Utilizar fontes de informao de forma autnoma, pesquisando e organizando e tratando a informao. Utilizar diferentes formas para comunicar os resultados do seu trabalho. Realizar observaes de campo sobre possveis danos causados por fenmenos geolgicos em zonas prximas. Valorizar o meio natural e os impactes de origem humana. Apreciar a importncia da Geologia na preveno de impactes geolgicos e na melhoria da gesto ambiental. Tomar conscincia da necessidade de respeitar normas legais para diminuir situaes de risco. Adoptar atitudes a favor da reciclagem de materiais.

No final, devers dominar o seguinte conjunto de conceitos: Conceitos: poluio, crescimento populacional, recurso natural, recurso renovvel, recurso no renovvel, impacte ambiental, recurso energtico, recursos biolgicos recurso hdrico, aqufero, pegada ecolgica, risco geolgico, combustveis fsseis, recursos metlicos, recursos no metlicos, reciclagem, reas degradadas, desenvolvimento sustentvel, ordenamento do territrio, geomonumentos, geodiversidade.

TEMAS
A Recursos B Recursos C Recursos metlicos. D Recursos hdricos. energticos. metlicos e no renovveis.

Desenvolvimento do trabalho:
- Identificao do recurso - Modo de explorao - Variao do seu consumo ao longo dos anos nos diferentes pases - Consequncias da sua explorao

E Tratamento de Resduos.

Tipos de resduos Classificao dos resduos Modos de tratamento dos resduos Que tipo de tratamento de resduos, em Aveiro?

F Recuperao de reas degradadas

- Definir reas degradadas - Algumas causas da degradao - Impacto da existncia de reas degradadas e da respectiva recuperao - Exemplos de recuperao de reas degradadas em Portugal - Definir reas protegidas - Tipos de reas protegidas - Estabelecer critrios que distinguem as diferentes reas protegidas - Importncia da existncia de reas protegidas (porqu a necessidade de existncia destas reas?) - Identificar reas protegidas em Portugal.

G - Rede Nacional de reas protegidas

H Como tem evoludo a conscincia Nacional, a nvel Nacional e Mundial sobre o Ambiente.

- Identificar problemas ambientais escala global - Aspecto que levam a necessidade de pensar sobre os problemas ambientais de uma forma global; - Referncia a algumas conferncias e algumas personalidades que contriburam para o desenvolvimento desta conscincia - Impactos desta decises no dia-a-dia das populaes

2. O trabalho dever ser um trabalho escrito que dever seguir as orientaes apresentadas e detalhadamente a bibliografia consultada. *Introduo *Desenvolvimento Sempre que possvel apresentar dados estatsticos (em Aveiro, Portugal, Europa, Mundo) e o estudo de caso para cada subtema ou trabalho de campo local. *Concluso * Bibliografia (devidamente citada) Trabalho escrito, em suporte papel com 10 pginas no mximo (desenvolvimento do trabalho).

Letra Times New Roman, tamanho 12; margens 2/3; esp. entre linhas - 1,5.

Trabalho devidamente estruturado/organizado. (capa; contracapa, ndice; paginado, figuras,


tabelas e .. numeradas e referenciadas no texto).

3. O trabalho final ser apresentado a turma numa aula durante o 2 perodo (no final do estudo da Geologia).

Critrios de avaliao:

Trabalho escrito (linguagem correcta, rigor cientfico, referncia aos aspectos propostos,
bibliografia detalhada) 80%

Apresentao oral na aula (domnio do tema, linguagem utilizada e criatividade)

20%

Das könnte Ihnen auch gefallen