Sie sind auf Seite 1von 89

Monies para a Celebrao do Natal 2011

Monio Inicial: com grande alegria que vos anuncio o maravilhoso e extraordinrio acontecimento do Natal: Hoje nasceu o Salvador. Naquele Menino sem abrigo, nascido em Belm, no seio de uma famlia, Deus aproximou-se de mim, de todos e de cada um dos homens; e ns podemos encontr-lO agora, num hoje sem ocaso. Deus d-nos hoje, aqui e agora, a possibilidade de O reconhecer e acolher, como o fizeram outrora os pastores em Belm, para que nasa tambm na nossa vida e a renove, ilumine e transforme com a graa da sua presena!

Kyrie: Somente aqueles que se abrem ao Seu amor, so envolvidos pela luz do Natal! Confiemo-nos, pois, bondade, graa e misericrdia de Deus, que se manifestam na ternura deste Menino de Belm!

Kyrie (cantado) P- Exultemos no Senhor, queridos meus, e abramos o nosso corao alegria mais pura. Porque amanheceu o dia, que para ns significa a nova redeno, a felicidade eterna. Renova-se, assim, para ns, o elevado mistrio da nossa salvao que, prometido no comeo e realizado no final dos tempos, est destinado a durar pelos tempos sem fim (So Leo Magno, Homilia XXII). Com os Anjos e Pastores, demos glria a Deus, neste hino de louvor:

Glria cantado

Orao Coleta

Leituras: 1 LEITURA: Is 52, 7-10 (da Missa do Dia) 2 LEITURA: Tito 2, 11-14 (da Missa da noite) EVANGELHO: Lucas 2, 1-14 (da Missa da noite)

HOMILIA DE NATAL 2011 FRMULA MAIS BREVE

Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque no havia lugar para eles na hospedaria (Lc.2,7)! 1. O Filho de Deus vem ao mundo e no encontra abrigo, nos palcios e nas hospedarias do seu tempo, nem sequer tem a sorte de nascer em casa prpria ou alugada! Na verdade, s por amor, o Deus Altssimo, podia sujeitar-se ao desconforto de um sem-abrigo! Mas isto mesmo, a sua nua e crua fragilidade humana, que servir de sinal, aos pastores, ao grupo social dos sem-abrigo daquela poca: encontrareis um Menino recm-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura (Lc.2,12). Ele no se impe; jamais entra fora, mas, como uma criana, pede para entrar, ser ouvido, acolhido, cuidado com amor! 2. Primeiras testemunhas do nascimento de Cristo, os pastores encontram-se no s diante do Menino Jesus, mas de uma pequena famlia: me, pai e um filho recmnascido. Sem lugar na hospedaria, Jesus encontra, no calor humano e divino de Maria e Jos, o seu refgio mais seguro, a sua verdadeira tenda de abrigo, para acampar (Jo.1, 14) no meio de ns! O Filho de Deus entrou na histria dos homens atravs da famlia! Deste modo consagrou-a como caminho primrio e efectivo, do seu encontro com a humanidade. Fez da famlia, o primeiro abrigo, da vida e do amor!

3. O Natal - dizemo-lo vezes sem conta , por excelncia, a festa da famlia! Mas no o tanto, nem sobretudo, porque as famlias se renem nesta poca, mas primeiramente porque Jesus quis nascer e crescer numa famlia humana. Por um lado, uma famlia como todas e, como tal, modelo de fidelidade e de perseverana, de silncio orante e de dilogo paciente, de pureza de corao e de ateno concreta, comunho de vida e amor! Em suma, modelo de todos aqueles

valores que guardam a famlia como abrigo, que nos guarda a ns. Mas, ao mesmo tempo, a Famlia de Nazar nica, sagrada, porque absorvida pelo desejo de cumprir a vontade de Deus. Precisamente por isso, ela indica s famlias crists, que a luz e a presena do Deus Menino devem guiar e acompanhar a construo da famlia humana, como abrigo sagrado!

4. Sem Deus, sem o influxo e o reflexo do seu amor, a construo desta Casa de abrigo ameaa runas (cf. Sal.127,1)! Estas runas so hoje as runas da fome, disfarada de bem vestir, e da pobreza sbita ou envergonhada; so as runas do crdito mal parado e da usura dos mercados; so as runas da ganncia bancria e da arrogncia das agncias de rating; so as runas do desemprego, da droga, da injustia, da corrupo; e so as runas mais interiores de cada um, que nos bloqueiam: amarguras, maus humores, individualismos, rupturas e solides. Runas que nos levam a fecharmo-nos sobre ns mesmos, e que no nos deixam ver a luz do Salvador! Mas to grande e feliz, to inaudito, o anncio deste dia de Natal, que at as runas de Jerusalm - dizia-nos o profeta Isaas (Is.52,9) - so convidadas a entoar gritos de jbilo, a irromper em cnticos de alegria!

5. Queridos irmos e irms: neste Ano diocesano da famlia, nesta noite (neste dia) de Natal, a que nos desafiar a ternura deste Menino sem abrigo, envolto em panos, deitado numa Manjedoura? Ouvamo-lo h pouco: ensina-nos a renunciar impiedade de uma vida sem Deus, sufocada pelos desejos mundanos! E a vivermos, no tempo presente, com temperana, justia e piedade (Tit.2,12). O mesmo dizer, desafia-nos a vivermos com equilbrio, a ter um Natal, com bem menos, para ter um Natal melhor! Ensina-nos, a vivermos com sobriedade, a vivermos simplesmente, para que outros possam simplesmente viver! este o verdadeiro esprito do Natal! No esquea: A felicidade vem de dentro de casa. Neste Natal, viva mais a sua Casa, para que seja verdadeiramente Natal, a festa da famlia!

ORAO DOS FIIS NATAL 2011

P- Irmos carssimos: Nesta santa noite (neste santo dia) de Natal, o povo que andava nas trevas viu brilhar para ele uma grande luz. Vamos escutar as preces, em jeito de dilogo, respondendo cada um de vs, no final da palavra do leitor: Assembleia: Menino Jesus, d-nos a Tua Luz!

1.

Pela Santa Igreja, chamada a fazer brilhar a luz de Cristo a todos os povos: para que descubra novos caminhos de anncio, para os que andam mais distantes do caminho de Belm. Oremos.

2.

Pelos governantes, que vem desfazer-se em runas, os pilares de uma sociedade, sem valores: para que saibam escutar o grito das sentinelas, que advertem para novos rumos, nos caminhos da justia e da paz. Oremos.

3.

Pelas crianas, com as suas perguntas to desarmantes: para que encontrem nos seus pais ouvidos capazes do silncio e da escuta, do dilogo com Deus e da conversa em famlia. Oremos.

4.

Pelos jovens, necessitados de encontrar o sentido profundo da sua prpria vida: para que encontrem na famlia, na igreja e na escola, verdadeiras testemunhas da f, que os guiem para o encontro com Cristo, Sentido eterno do mundo. Oremos.

5.

Pelos casais, que buscam luz e orientao para sustentar os seus compromissos, na famlia e no trabalho: para que no desanimem perante as dificuldades, mas fixem os olhos na luz de Deus, que brilha e rebrilha sobre as trevas. Oremos.

6.

Pelas pessoas idosas, que procuram cumprir com dignidade a sua existncia terrena: para que abram os olhos esperana da salvao, que o Menino de Belm oferece a todos os Povos. Oremos.

7.

Por todos ns, especialmente pelos que mais sofrem as dificuldades e as incertezas da presente crise: para que o Prespio de Belm nos estimule a descobrir os valores tpicos do Natal, como sejam a paz na famlia, o calor da simplicidade, o valor da amizade e o sabor da partilha. Oremos.

P- Deus de bondade, que, nesta noite, fizestes nascer da Virgem Me o Salvador prometido h tantos sculos, escutai a nossa orao universal e, por vossa bondade, dai-nos a graa de O reconhecer em cada um dos nossos irmos. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

Liturgia Eucarstica

Pai-Nosso: Diz-nos So Joo, no evangelho deste dia de Natal: Veio ao que era seu e os seus no O receberam. Mas queles que O receberam e acreditaram no seu nome deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Como filhos, ousamos rezar

Rito da Paz: Diz o Bispo do Porto, em mensagem natalcia s famlias: Recebamolo ento, a Jesus, nas nossas vidas, para nos tornarmos em prespios vivos, em que Ele nasa e sorria a todos, casa a casa, escola a escola, hospital a hospital, trabalho a trabalho! E deixa um desafio: Aceite o presente de Deus e torne-se num presente para algum, para toda gente! Que este gesto acolha e transmita esse dom, essa prenda, que nos traz aquela Paz, que os Anjos anunciam, na noite de Natal.

Dicono: Saudai-vos na Paz de Cristo!

Bno do Prespio (s na Missa das 10h30)

P- Nestes dias, vem-se muitos prespios, que procuram refletir o que se passa no nosso mundo e que, por conseguinte, representam a guerra, a fome, o sofrimento, a solido, o trabalho humano! O nosso Prespio apresenta-nos Jesus sustentado pelas mos de Jos, mas com os olhos voltados para o Pai celeste. Ele quer acentuar o papel do pai de cada criana, na educao humana e da f dos filhos. Maria direcciona o nosso olhar para Jesus e lembra-nos que preciso escutar as crianas, que transportam com elas uma dose imaculada de inocncia. O abrigo que serve de cobertura ao prespio apresenta os valores fundamentais, para a edificao da famlia, para que esta se torne verdadeiro abrigo de vida e amor. Os cavacos lembram o calor da lareira, a chama do amor, fundamental famlia. O prespio est frente do altar, sugerindo a centralidade da Eucaristia, onde verdadeiramente Jesus nasce humildemente hoje e para ns e se torna vida em ns! Estamos e queremos estar entre essa multido de pessoas de boa vontade, que se dirigem para o Prespio e que reconhecem que Jesus, o Deus Menino, a personagem principal, no seio da Sagrada Famlia, onde nasce, vive e cresce. Por isso, vamos proceder bno do Prespio, para que aprendamos de Maria Imaculada e de Jos, a escutar e a contemplar o Menino.

Senhor, Deus, Pai Santo, Vs que tanto amastes o mundo, que entregastes Vosso Filho nico, nascido da Virgem Maria para nos salvar e nos reconduzir de novo a Vs, ns Vos pedimos que, com a vossa bno, + estas imagens nos recordem como Jesus quis revelar-se a ns, no seio de uma famlia, e sejam sinal da vossa presena e do Vosso Amor.

Pai bom, abenoai-nos tambm a ns, aos nossos amigos e s nossas famlias. Abri o nosso corao para que saibamos receber Jesus com alegria, fazer sempre o que Ele nos pede e v-lO em todos os que necessitam do nosso amor.

Ns vo-lo pedimos em nome de Vosso Filho muito amado, que veio para dar a Paz ao mundo e vive e reina pelos sculos dos sculos.

Bno Final: Missal, pgina 554

Beijo do Menino Jesus:

Pode visionar-se um pequeno filme de 6m, que conta a histria de um sem abrigo que encontra a famlia, na noite de Natal: Chama-se Momentos http://www.youtube.com/watch?v=1sgd6NuBq8w

AVISOS NATAL 2011

1.

Na Tera-feira, dia 27, h celebrao da Eucaristia, com bodas de ouro matrimoniais, s 11h00, na Igreja Antiga. Neste dia e na Quarta-Feira no h celebrao da Eucaristia, s 19h00.

2. 3.

Reunio de aclitos (mais jovens), quarta-feira, dia 28, s 21h00; Uma famlia. Uma viagem. Uma criana, que mudaria o mundo. Para sempre. So tpicos, para uma conversa, depois de ver o filme O nascimento de Cristo: quinta, dia 29 de dezembro, s 21h00 na cripta.

4.

Convidamos as famlias e os casais da pastoral familiar a participar na Eucaristia da Festa da Sagrada Famlia, na sexta-feira, dia 30 de dezembro, na Igreja da Sagrada Famlia, Paus Guifes. Preside celebrao Dom Pio Gonalo, Bispo Auxiliar do Porto. Coros de toda a Vigararia animam a parte musical da celebrao.

5.

No Sbado, dia 31, Vspera de Ano Novo, Missa s 16h30. No Domingo, 1, dia de Ano Novo, Missas s 10h30 e 19h00. Este tambm o Dia Mundial da Paz. Na sua Mensagem para este Dia o Papa aborda o tema: Educar os jovens para a justia e a paz.

6.

Votos de boas festas.

HOMILIA DE NATAL 2011 frmula mais longa

Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque no havia lugar para eles na hospedaria (Lc.2,7)! 1. O mais inesperado intruso do mundo nasce em Belm de Jud, um lugar predisposto e prescrito, para o nascimento do Messias! O Filho de Deus vem ao mundo e no encontra abrigo, nos palcios e nas hospedarias do seu tempo, nem sequer tem a sorte de nascer em casa prpria ou alugada! Na verdade, s por amor, o Deus Altssimo, podia sujeitar-se ao desconforto de um sem-abrigo! Mas isto mesmo, a sua nua e crua fragilidade humana, que servir de sinal, aos pastores, ao grupo social dos sem-abrigo daquela poca: encontrareis um Menino recm-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura (Lc.2,12). 2. Talvez nos tivssemos rendido mais facilmente, diante do poder, diante da sabedoria deste mundo; mas Deus no quer a nossa rendio; pelo contrrio, faz apelo ao nosso corao e nossa livre deciso de aceitar o seu amor! No Prespio, revela-se um Deus que "no , em primeiro lugar, poder absoluto, mas amor absoluto" (H. U. Von Balthasar). Ele no se impe; jamais entra fora, mas, como uma criana, pede para entrar, ser ouvido, acolhido, cuidado com amor! 3. Primeiras testemunhas do nascimento de Cristo, os pastores encontram-se no s diante do Menino Jesus, mas de uma pequena famlia: me, pai e um filho recmnascido. Sem lugar na hospedaria, Jesus encontra, no calor humano e divino de Maria e Jos, o seu refgio mais seguro, a sua verdadeira tenda de abrigo, para acampar (Jo.1, 14) no meio de ns! O Filho de Deus entrou na histria dos homens atravs da famlia! Deste modo consagrou-a como caminho primrio e efectivo, do seu encontro com a humanidade. Fez da famlia, o primeiro abrigo, da vida e do amor!

4. O Natal - dizemo-lo vezes sem conta , por excelncia, a festa da famlia! Mas no o tanto, nem sobretudo, porque as famlias se renem nesta poca, mas primeiramente porque Jesus quis nascer e crescer numa famlia humana. Por um lado, uma famlia como todas e, como tal, modelo de fidelidade e de perseverana, de silncio orante e de dilogo paciente, de pureza de corao e de ateno concreta, comunho de vida e amor! Em suma, modelo de todos aqueles valores que guardam a famlia como abrigo, que nos guarda a ns. Mas, ao mesmo tempo, a Famlia de Nazar nica, sagrada, porque absorvida pelo desejo de cumprir a vontade de Deus. Precisamente por isso, ela indica s famlias crists, que a luz e a presena do Deus devem guiar e acompanhar a construo da famlia humana, como abrigo sagrado!

5. Sem Deus, sem o influxo e o reflexo do seu amor, a construo desta Casa de abrigo ameaa runas (cf. Sal.127,1)! Estas runas so hoje as runas da fome, disfarada de bem vestir, e da pobreza sbita ou envergonhada; so as runas do crdito mal parado e da usura dos mercados; so as runas da ganncia bancria e da arrogncia das agncias de rating; so as runas da incerteza social e poltica; so as runas do desemprego, da droga, da injustia, da corrupo; e so as runas mais interiores de cada um, que nos bloqueiam: amarguras, maus humores, individualismos, rupturas e solides. Runas que nos levam a fecharmo-nos sobre ns mesmos, e que no nos deixam ver a luz do Salvador, a nica que nos pode descerrar as trevas e entrar pela nossa Casa dentro!

6. Mas to grande e feliz, to inaudito, o anncio deste dia de Natal, que at as runas de Jerusalm - dizia-nos o profeta Isaas (Is.52,9) - so convidadas a entoar gritos de jbilo, a irromper em cnticos de alegria! A escurido, que h dentro de ns e nossa volta, iluminada pelo resplendor do Natal. A luz brilha nas trevas!
(Jo.1,5),

entrou neste mundo, obscuro e cheio de runas! Deus veio at ns, fez-se

da nossa carne, fez-se um de ns, Deus connosco, para nos fazer um com Ele. Eis aqui o admirvel acontecimento do Natal, eis aqui um prodgio de alegria e de espanto, que s podemos celebrar e cantar!

7. Queridos irmos e irms: neste Ano diocesano da famlia, nesta noite (neste dia) de Natal, a que nos desafiar a ternura deste Menino sem abrigo, envolto em panos, deitado numa Manjedoura? Ouvamo-lo na segunda leitura: ensina-nos a renunciar impiedade de uma vida sem Deus, sufocada pelos desejos mundanos! E a vivermos, no tempo presente, com temperana, justia e piedade. O mesmo dizer, desafia-nos a vivermos com equilbrio, a ter um Natal, com bem menos, para ter um Natal melhor! Ensina-nos, a vivermos com sobriedade, a vivermos simplesmente, para que outros possam simplesmente viver! este o verdadeiro esprito do Natal! Como bem anuncia certa publicidade: a felicidade vem de dentro de casa. Neste Natal, viva mais a sua Casa. Que assim seja, para que seja verdadeiramente Natal, a festa da famlia!

Homilia na noite de Natal de 2010


(Liturgia da Palavra: textos da Missa da Meia-noite)

Isto vos servir de sinal: encontrareis um Menino recm-nascido envolto em panos e deitado na manjedoura! (Lc.2,12)

1. A est o primeiro Natal, o verdadeiro Natal, sem os adornos tpicos da poca, em simplicidade extrema, em humilde pobreza! Um cenrio real que, de alguma forma, est forosamente, de volta vida de muitas famlias, no contexto da grave crise, que a todos nos toca. No h aqui, no Natal primeiro, o exagero das prendas, mas o excesso do dom! No h aqui no Natal original a troca de presentes, mas uma excepcional permuta de dons, entre Deus e a humanidade: Ele d-nos o que Seu e toma o que nosso! Neste sentido, as dificuldades, as incertezas da prpria crise econmica, podem ser um estmulo, para descobrir o calor da simplicidade, da amizade e da solidariedade, valores tpicos do Natal! Despojado dos excessos do consumo, o Natal de 2010 pode converter-se numa oportunidade para acolher, como presente pessoal, a mensagem, que emana do mistrio do nascimento de Cristo: a simplicidade e a sobriedade, e a pobreza que parente da humildade!

2. Na verdade, o Natal mostra-nos que o sinal de Deus a simplicidade. O sinal de Deus o Menino! O sinal de Deus que Ele faz-se pequeno por ns. Este o seu modo de reinar! Ele no vem com o poder e as grandezas deste mundo. Ele vem como Menino - inerme e necessitado da nossa ajuda. No nos quer dominar com a fora. Tira-nos o medo da sua grandeza! O sinal de Deus a sua humildade! O sinal de Deus que Ele faz-Se pequeno; torna-Se Menino; deixa-Se tocar e pede o nosso amor. Nada mais quer de ns, seno o nosso amor, mediante o qual aprenderemos a entrar nos seus sentimentos, no seu pensamento e na sua

vontade. Deus fez-se pequeno, a fim de que ns pudssemos hoje compreend-Lo, acolh-Lo, am-Lo!

3. Quanto desejaramos ns, um sinal diverso, um sinal imponente e irrefutvel do poder de Deus e da sua grandeza! Mas o seu sinal convida-nos f e ao amor, e assim nos d esperana! Este Menino possui o poder e a Bondade. Convida-nos a tornarmo-nos semelhantes a Ele. E tornamo-nos filhos de Deus, semelhantes a Ele, se nos deixarmos plasmar por este sinal; se aprendermos, ns mesmos, a humildade e, deste modo, a verdadeira grandeza; se renunciarmos impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperana (Tit.2,11-14), se em vez da violncia usarmos as armas da verdade e do amor; se aprendermos a viver com Ele, e a praticar com Ele, a humildade da renncia e da sobriedade, que faz parte da essncia do amor!

4. Vivemos este Natal, como nos refere o Bispo do Porto, entre dificuldades acrescidas na vida econmica e profissional. Mas, quando celebramos o nascimento de Jesus, reforamos a convico de que Ele continua connosco, nascendo em cada acto de ateno aos outros. Natal isso mesmo: presena de Deus no mundo, como uma criana que nasce, um gesto que aproxima, um sorriso que anima: entre familiares que se renem, sem esquecer nenhum; entre vizinhos que se sadam e vencem indiferenas... tambm assim que Jesus gosta de ser reconhecido no mundo. S pode haver Natal na nossa vida, desde que o faamos tambm na vida dos outros! (Dom Manuel Clemente, Mensagem para o Natal de 2010). A todos e a cada um desejo, do corao de Deus, um Santo e feliz Natal!

Homilia no dia de Natal de 2010


(1 e 2 leitura: Missa da Meia-noite; Evangelho do dia: Jo.1,1-18)

Para os que habitavam na terra da escurido, uma luz comeou a brilhar! (Is.9, 1)

1. A palavra luz, que o profeta j v brilhar sobre a escurido, permeia toda a liturgia da Palavra, desta Missa de Natal. Aparece um outro aceno luz, no texto da carta de So Paulo a Tito: Manifestou-se a graa de Deus (2, 11). Na verdade, a palavra grega do novo testamento manifestou-se diz a mesma coisa que as palavras hebraicas do antigo testamento uma luz brilhou: trata-se, sempre e em todo o caso, da manifestao, da irrupo da luz divina, num mundo cheio de escurido e de problemas insolveis. Por fim, o Evangelho diz-nos que o Verbo era a luz verdadeira, que vindo a este mundo, ilumina todo o homem (Jo.1,9).Ontem escutvamos que os pastores foram cercados por uma grande luz (Lc.2,9)! Por outras palavras: onde aparece a glria de Deus, a irradia a luz pelo mundo. Deus luz e nEle no h trevas, dir mais tarde So Joo (1 Jo 1, 5). A luz , pois, fonte de vida. Mas luz significa sobretudo conhecimento e verdade, em contraposio escurido da mentira e da ignorncia. Deste modo, a luz faznos viver, indica-nos a estrada e o sentido da prpria vida. Alm disso, enquanto gera calor, a luz significa tambm amor. Onde h amor, levanta-se uma luz no mundo; onde h dio, o mundo permanece na escurido!

2. verdade: no estbulo de Belm, apareceu a grande luz que o mundo espera. Naquele Menino deitado na manjedoura, Deus mostra a sua glria a glria do amor, em que Ele mesmo Se entrega em dom e Se despoja de toda a grandeza, para nos conduzir pelo caminho do amor. Esta luz de Belm nunca mais se apagou. Ao longo dos sculos, envolveu homens e mulheres, cercou-os de luz. Onde

despontou a f naquele Menino, a desabrochou tambm a caridade a bondade para com todos, a carinhosa ateno pelos dbeis e os doentes, a graa do perdo. A partir de Belm, um rasto de luz, de amor, de verdade atravessa os sculos. Se olharmos os Santos vemos esta corrente de bondade, este caminho de luz que se inflama, sempre de novo, no mistrio de Belm, naquele Deus que Se fez Menino!

3. O verdadeiro mistrio do Natal o esplendor interior da luz de Deus, que irradia deste Menino. Deixemos que se comunique a ns esse esplendor interior, que acenda e incendeie no nosso corao a chama da bondade de Deus; e assim todos ns levemos, com o nosso amor, a luz ao mundo! No deixemos que esta chama luminosa se apague por causa das correntes frias do nosso tempo! Guardemo-la fielmente e demo-la aos outros!

4. Acolhamos, ento, o Natal de Cristo, como um acontecimento capaz de renovar a nossa existncia hoje. Que o encontro com o Menino Jesus nos transforme em pessoas, que no pensam s em si mesmas, mas que se abrem s expectativas e s necessidades dos irmos. Natal isso mesmo: presena de Deus no mundo, como uma criana que nasce, um gesto que aproxima, um sorriso que anima: entre familiares que se renem, sem esquecer nenhum; entre vizinhos que se sadam e vencem indiferenas... tambm assim que Jesus gosta de ser reconhecido no mundo (Dom Manuel Clemente, Mensagem para o Natal de 2010). Desta forma nos converteremos tambm em testemunhas da luz, que o Natal irradia sobre todos ns!

5. Irmos e irms: S pode haver Natal na nossa vida, desde que o faamos tambm na vida dos outros! (Ibidem). A todos e a cada um desejo, do corao de Deus, um Santo e feliz Natal!

HOMILIA NO NATAL DE 2009

Manifestou-se a ternura de Deus! (Tit.2,11; 3,4) 1. Acontece Natal, o nascimento de Deus no mundo! Vemos, ouvimos e lemos, e j sabemos, de h muito, como tudo se passou! Mas, no princpio, quando, pela calada da noite, tudo se deu, e assim sucedeu, ningum o previa ali ou o fazia assim! Nem profetas, nem magos, nem sbios, nem escribas, podiam adivinhar e, menos ainda, suportar a luz intensa daquela noite, tal o excesso de humildade e de novidade, de graa e de surpresa, com que Deus viera a este mundo! Mas quis Deus, sua maneira, naquela famlia pobre e desconhecida, naquela terra, sem nome e sem lugar para Ele, fazerse um de ns, e dizer assim, de um modo to breve como intenso, a palavra terna e eterna, do Seu imenso amor por ns! Por isso, pese embora a repetio anual, ou mesmo a sobrecarga comercial de cada Natal, h-de ser com admirao, sempre nova, que nos aproximamos do mistrio do nascimento de Deus! Foi afinal to nico e to original, aquele primeiro Natal de Jesus, que verdadeiramente o Natal nunca mais acabar! Porque o Natal no um simples sentimento ou ornamento; fermento, um impulso divino, que irrompe pelo interior da histria. Uma expectativa de semente lanada. Um alvoroo que nos acorda (Tolentino Mendona) para esse modo humano, to simples e to terno, de Deus se dizer a este mundo! 2. O Natal assim a festa do nascimento deste Deus humanado, que se oferece s nossas mos, como a mais frgil prenda, que alguma vez podamos acolher! Deus atrai-nos, precisamente assim, pela graa desta sua ternura. Na verdade, o Natal um mistrio de ternura! No Menino de Belm manifesta-se a ternura de Deus, fonte de salvao para todos os homens! (Tit.2,11-14). A ternura mesmo o principal atributo do amor de Deus, por ns! 3. A ternura queridos irmos , por isso, um dos caminhos mais belos do nosso encontro com o mistrio do Natal. Seguindo a Estrela da Misso, vivamos este Natal, como um desafio ternura: ternura na relao conjugal, ternura no afecto filial, ternura inter-geracional. Ternura em cada relao pessoal. Onde no houver ternura, dificilmente haver amor, na medida em

que a ternura exprime algumas das qualidades mais belas do amor: a bondade e a misericrdia. 4. Queridos irmos e irms: Jesus, continua a oferecer-se, na sua ternura, to divina quanto humana, mas continua tambm hoje a suplic-la, numa correspondncia ao amor, em cada pessoa, em cada circunstncia, sobretudo em tudo aquilo que haja de mais discreto, de mais desprovido, de mais pobre, e que, por isso mesmo, requeira mais a nossa ateno. a que o Natal acontece, diz-nos o Bispo do Porto, na sua mensagem. E concretiza: A comear nas famlias, que neste momento mais se sentem na dificuldade do dia-a-dia ou se ressentem de circunstncias mais dolorosas, em tudo aquilo que a condio humana tem de mais frgil e inseguro. Pois exactamente a, que Jesus nasce, como nasceu h dois mil anos. A que Jesus est, para ser reconhecido! E isso requer, da nossa parte, ajuda, presena, companhia, correspondncia total. A que o Prespio continua. A se ver, em, toda a luz, que o Natal no ornamento, fermento. Dentro de ns recria, amplia, expande a nossa prpria humanidade, na ternura do amor! 5. O nascimento de Deus no mundo, , assim, uma oferta da sua parte, para que na correspondncia dos nossos coraes, a festa autntica possa acontecer. Neste Natal de 2009, gostaria de desejar o Natal que o prprio Deus desejou ter connosco! Um Natal que nunca mais acabe! (Dom Manuel Clemente)! Irmos e irms, meus queridos: O Natal no ornamento. movimento. Teremos sempre de caminhar para o encontrar! Entre a noite e o dia, entre a tarefa e o dom, entre o nosso conhecimento e o nosso desejo, entre a palavra e o silncio que buscamos, uma Estrela nos guiar! (Tolentino Mendona)!

HOMILIA DE NATAL 2008 O Natal a maior festa do mundo. D-lhe uma estrela!
Espantosamente, este feliz anncio de Natal no tem qualquer fim religioso ou pastoral. Faz parte de uma, entre muitas, dessas campanhas de vendas, da poca do Natal, promovida por uma operadora de telemveis! Mas seria difcil dizer tanto, e to bem, numa frase to curta e bem pensada - quem sabe ?! - para uma sms, uma mensagem escrita, to no goto e ao gosto da nova gerao polegar! Mas, passe a publicidade - procuremos agora responder a to breve mensagem, com o alegre anncio do Natal cristo! 1. O Natal a maior festa do mundo. Sim. Pelo clima que o caracteriza, o Natal uma festa universal! Mesmo sem o olhar da f, como no sentir, nesta celebrao crist anual, algo de to extraordinrio e transcendente, algo de to ntimo e to comovente, que fala ao corao de todos os homens e mulheres de boa vontade? Basta pensar que o Natal a festa que canta o dom da vida! Ora, o abrao de um recm-nascido suscita normalmente sentimentos de ateno e de prontido, de comoo e de ternura, ou no fosse um beb a expresso mais tocante da dependncia total: nove meses de escurido no seio materno, as fraldas, a higiene diria repetida, a chupeta, a alimentao, os cuidados mdicos, o frio, o gatinhar, o soletrar e a aprendizagem gradual das palavras. S o amor capaz de sustentar a sua carncia radical! 2. Mas isto tudo ou por si s, no basta para assimilar plenamente o valor da festa do Natal. Ns celebramos um acontecimento central da nossa histria: Deus fez-se Homem. Este recm-nascido o Filho de Deus! No nos limitamos a comemorar o nascimento de um grande personagem; no celebramos, em abstracto, o mistrio do nascimento do Homem ou, em geral, o nascimento da vida; muito menos celebramos o princpio de uma grande estao! No Natal, recordamos algo de essencial para a f crist, uma verdade, que So Joo resume, no evangelho da Missa deste dia, nestes termos: O Verbo fez-Se carne (Jo.1,14). [Por outras palavras, Aquele que o Sentido eterno do mundo, tornou-se sensvel e compreensvel, visvel e audvel, aos nossos sentidos e nossa inteligncia: agora podemos toc-lo, ouvi-lo e contempl-lo. O Verbo no a explicao lgica da vida ou uma simples lei universal, que explica a origem, a harmonia e a beleza do mundo]. O Verbo, a Palavra do Sentido da Vida do Homem e do Mundo, Algum, uma Pessoa divina, que se interessa por cada pessoa humana: o Filho do Deus vivo, que se fez homem em Belm!

3. Estamos, portanto, diante de um acontecimento histrico, que So Lucas situa num contexto muito preciso: nos dias em que saiu o decreto do primeiro censo de Csar Augusto, quando Quirino j era governador da Sria (cf. Lc. 2, 1-7). Esta uma noite, datada historicamente, na qual se verificou um acontecimento de salvao, que Israel esperava h sculos. Na escurido da noite de Belm, acendeu-se realmente uma grande luz: o Criador do universo fez-se Carne, fez-se pessoa, unindose indissoluvelmente natureza humana, at ser realmente Deus de Deus, luz da luz e ao mesmo tempo homem, verdadeiro homem! 4. Um recm-nascido, que chora numa gruta miservel! Pensai: Deus sujeito a isto! Ser digno de Deus tornar-se assim uma criana indefesa? Numa cultura orgulhosa de si prpria, quase achamos normal que Deus se faa Homem. Mas no assim, ao tempo do nascimento de Jesus. A simples hiptese de Deus se revestir da carne humana, era muito mal vista, quer pela cultura grega, que desprezava o corpo como miservel, quer pelos judeus, para quem a ideia do Deus Altssimo habitar no meio de ns, era um escndalo de todo insuportvel. Todavia, na gruta de Belm, Deus revela-se, como humilde infante, vencendo assim a nossa presuno intelectual. Talvez nos tivssemos rendido mais facilmente, frente ao poder ou frente sabedoria deste mundo! Mas Deus no quer a nossa rendio; ele no nos esmaga com a potncia ou prepotncia de uma falsa divindade; antes apela ao nosso corao e nossa deciso livre de aceitar o seu amor por ns. 5. Meus queridos irms e irms: Voltemos ento ao princpio: O Natal a maior festa do mundo. D-lhe uma estrela! E que Estrela podemos oferecer ao Natal, para que seja de Cristo? Podia ser a Estrela da ternura, que luz e produz a energia alternativa do amor, para vencer as correntes frias do nosso tempo?! Podia at ser a Estrela cadente, que luz, mas no reluz, pois se inclina, para o cho e se desfaz, silenciosa, no servio humilde aos mais pequeninos?! E porque no havia de ser a Estrela Polar deste ano, So Paulo?! Como Ele, recebamos o dom daquela intensa luz que nos cria e recria em Cristo! E levemo-la por esse mundo fora, a arder bem dentro do nosso corao! Uma Estrela assim ir reencaminhar, com sentido novo, a mensagem j por todos sabida e recebida: O Natal a maior festa do mundo. D-lhe uma estrela!

Homilia nas Missas de Natal 2007 Hoje sobre ns resplandece uma grande luz: nasceu o Senhor! (Is.9,2; Lc.1,33) 1. As luzes do Natal cintilam, mais uma vez, sobre as nossas aldeias e cidades. tudo lindo demais: l fora as luzes, a msica, o rosto das pessoas que tm f e a boavontade dos no crentes, e, aqui, na Casa do Po, o incenso e o prego, to melodioso daquela misteriosa e antiga mensagem de um Menino nascido em Belm: Hoje sobre ns resplandece uma grande luz: nasceu o Senhor (Is.9,2; Lc.1,33)! Isto comove-nos tanto, e ainda hoje. Mas, ao mesmo tempo, surge-nos a pergunta inquietante: ser que o nosso mundo tem ainda ouvidos, para palavras to fortes, como redeno e salvao? Ser que h ainda lugar, neste nosso tempo, para a grande esperana, de um Deus Salvador?! De facto, o mundo onde nasceu a festa do Natal era dominado por um sentimento muito prximo do nosso. Os deuses antigos, de repente, deixaram de existir, desapareceram. Os homens deixaram de acreditar, naqueles que, para antigas geraes, tinham sido luz e dado sentido vida. Apagadas as velhas estrelas, tinha de encontrar novos luzeiros. Mas onde? 2. Um grande movimento corrente ofereceu-lhes o culto da luz invencvel, o culto do Sol. O homem primitivo que, nas longas noites do Outono, assistia ao enfraquecimento gradual da fora do Sol e chegada do Inverno, interrogava-se, cheio de medo: ser que o Sol doirado vai mesmo desaparecer? Ser que voltar? No ser vencido pelas foras da escurido, num destes anos, para no mais voltar? Assistir todos os anos ao reaparecimento do sol do Vero cimentava-lhes a certeza da vitria sempre renovada, do regresso sempre anunciado. a festa que celebra a esperana, ou melhor, a certeza de que a luz deste mundo era invencvel. Os cristos apropriaram-se do 25 de Dezembro, aniversrio do nascimento da luz invencvel, para festejar o nascimento de Cristo, verdadeira Luz do mundo. Com isto, diziam aos pagos: o Sol bom e ns temos tanta alegria nas suas vitrias como vs. Mas no tem nenhum poder em si mesmo. Ele existe e tem fora, porque Deus o criou. Ele um sinal da verdadeira luz, que Deus. Mas ainda no vos destes conta, de que h uma escurido e um frio, contra os quais o Sol impotente? Aquela escurido e aquele frio que vm das trevas que habitam o corao do homem: o dio, a injustia, a mentira, a crueldade e o desrespeito pelo homem?!... 3. Sentimos, de repente, como tudo isto actual. verdade que j no nos apoquenta o medo primitivo de podermos ficar sem a luz do Sol. Mas desapareceu o medo em si? Houve algum perodo da humanidade, em que o ser humano sentisse tanto medo do futuro como hoje? No temos ns medo da escurido, que vem do prprio homem, da escurido terrvel do ltimo sculo, que permitiu to grandes desumanidades?! Aparecem hoje novos medos, com o risco do aquecimento global

ou com a ameaa de uma guerra qumica. Temos medo que o bem se torne impotente no mundo. Receamos que no faa mais sentido tentar a via da verdade, da transparncia, da justia, do amor. Reina a sensao de que aumenta o poder das foras das trevas, e que o bem se torna cada vez mais impotente! Mais de perto e de modo pessoal, h ainda medos vizinhos: o medo assustador de no encontrar emprego ou o medo tremendo de o vir a perder, a qualquer hora; o medo de perder a esposa ou o marido, a qualquer momento; o medo de no ter quem venha a tomar conta de ns, na doena e na velhice, enfim, o medo terrvel do abandono familiar. No fundo, um sentimento algo idntico quele que teriam os homens primitivos, quando, no fim do Outono, assistiam luta que o Sol travava contra a morte. Conseguir vencer? Ser que o bem conserva o sentido e a fora no mundo? 4. A resposta sim. No prespio de Belm, temos o sinal que nos responde com alegria e que ressoa no evangelho desta noite de Natal: No temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que Cristo Senhor! De facto, no podemos recusar a esperana, diante do mistrio de um Deus, que se faz Menino. Este Menino, o Filho de Deus, colocado como sinal e garantia, de que no fim de tudo, Deus tem a ltima palavra, Ele que a verdade e o amor no meio dos homens. Por causa deste Deus, e s por causa dEle, que, por amor, se fez Homem, eu posso levantar-me, eu posso continuar a esperar, ainda que, pela minha vida, ou pelo momento histrico que estou a viver, aparentemente no tenha qualquer motivo para esperar. A grande esperana e certeza vm somente disto: no obstante todos os fracassos, a minha vida pessoal e a histria do mundo esto conservadas no poder indestrutvel do Amor de Deus (Spe Salvi, 35). Dito de outro modo, eu sou definitivamente amado(a) e acontea o que acontecer, eu sou esperado(a) por este amor (Ibidem, 3). Se Deus, nos deu o seu prprio Filho, como no h-de dar-nos com Ele todas as coisas? S uma tal esperana, pode dar-nos a coragem de agir e de continuar (Ibidem, 35) a amar, a sofrer e a lutar, neste mundo. bem verdade, que os mais singelos sinais de amor oculto e sacrificado, algum progresso humano ou cientfico no nosso mundo, pequenos xitos e consolaes na vida, servem de pequenas esperanas. Mas sem a grande esperana que deve superar tudo o resto, aquelas no bastam. Esta grande esperana s pode ser Deus, que abraa o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, no podemos conseguir. Precisamente o ser gratificado com um dom, faz parte da esperana. Deus o fundamento da esperana. No um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou at ao fim: a cada pessoa e humanidade, no seu conjunto (Spe Salvi, 31): o Deus, que, por amor de ns e para nossa salvao, se fez Homem, no Menino de Belm!

5. Irmos e irms: Com o Menino de Belm, entrou no mundo este poder frgil mas invencvel do amor divino. Nesse sentido, o Deus feito Menino a nica esperana do mundo. Que a sua Luz brilhe, no de modo intermitente, mas permanente, em todo o seu fulgor e esplendor, no corao e na vida de cada um de vs!

Homilia na Missa de Natal 2007 Missa do Dia (alternativa breve) 1. O Verbo fez-se Carne e habitou entre ns (Jo.1,14). Podamos dizer, de maneira talvez mais simples, usando uma antiga expresso do profeta Isaas: Deus tornou breve a sua Palavra, Ele abreviou-a para ns (Is 10,23; Rom 9,28). Sim. Deus tornou breve a sua Palavra! A palavra eterna de Deus foi abreviada, porque o prprio Filho de Deus a Palavra que se faz Carne, o Verbo, a razo amorosa que funda o sentido da vida e do mundo; esta Palavra eterna fez-se pequena, to pequena, a ponto de caber numa manjedoura, a ponto de se exprimir no rosto simples de um Menino. Dito de outro modo, Deus fez-se menino, para que a sua Palavra possa ser compreendida por todos ns. Deus no est mais longe. No mais um desconhecido. No inalcanvel, para o nosso corao e para a nossa mente. Fez-se Menino por ns e, com isto, dissolveu toda a ambiguidade acerca de Deus, do que para ns e do que faz por ns. o Filho de Deus. Fez-se nosso prximo. 2. Eu gostaria, talvez, de maneira tambm breve, de vos oferecer hoje uma imagem muito simples do que , no fundo, o mistrio do Natal. Para isso, recorro a uma pequena narrao do grande escritor russo Leon Tolstoi. Ele descreve-nos a histria de um certo Imperador, que pediu aos seus sacerdotes e sbios que lhe mostrassem Deus, para que O pudesse ver. Os sbios no foram capazes de satisfazer o seu desejo de ver a Deus. Ento um pastor, que estava a regressar do campo, ofereceu-se prontamente para assumir a dificlima tarefa dos sacerdotes e dos sbios. O Imperador aprendeu do Pastor, que os seus olhos no podiam, por si mesmos, ver a Deus. Mas ento o soberano quis pelo menos saber o que que fazia Deus. "Para poder responder a esta sua pergunta - disse o pastor ao soberano - devemos trocar as vestes". Com hesitao, mas estimulado pela curiosidade, o Imperador concordou; entregou as suas vestes reais ao Pastor e fez-se vestir com o hbito simples de um homem pobre. E eis que chega a resposta do pastor: " isto mesmo que Deus faz". De facto, o Filho de Deus verdadeiro deixou o seu esplendor divino: como diz So Paulo "...despojou-Se de Si mesmo, assumindo a condio de servo e tornando-se semelhante aos homens; aparecendo com a forma humana, humilhou-se a si mesmo... at morte de cruz". 3. Deus realizou connosco uma espcie troca sagrada: assumiu o que era nosso, para que pudssemos receber o que era seu, e deste modo tornar-nos semelhantes a Deus. no fundo esta a mensagem do Natal. Ela traz-nos alegria e esperana. Santo Agostinho tirou a concluso Levanta-te, Homem, pois por ti, Deus se fez Homem!

Homilia - Mensagem de Natal 2007 Hoje sobre ns resplandece uma grande luz: nasceu o Senhor! (Is.9,2; Lc.1,33) 1. A festa do Natal coincide, no nosso hemisfrio, com os dias do ano em que o sol termina a sua parbola descendente e comea a aumentar gradualmente o tempo de luz diurna, segundo o recorrente suceder-se das estaes. Isto ajuda-nos a compreender melhor o tema da luz que antecipa as trevas. um smbolo que recorda uma realidade que atinge o ntimo do homem: refiro-me luz do bem que vence o mal, do amor que supera o dio, da vida que derrota a morte. No por acaso, os cristos apropriaram-se do 25 de Dezembro, aniversrio do nascimento da luz invencvel, para festejar o nascimento de Cristo, que eles reconhecem como a verdadeira luz do mundo. Com isto, diziam aos pagos: o Sol bom e ns temos tanta alegria nas suas vitrias como vs. Mas no tem nenhum poder em si mesmo. Ele existe e tem fora, porque Deus o criou. Ele um sinal da verdadeira luz, que Deus. Este Astro de luz, que no conhece ocaso, comunica-nos a fora para seguir sempre o caminho da verdade, da justia e do amor! Jesus Cristo a Luz por excelncia, o Sol erguido sobre todas as trevas da histria. Essa Luz de Cristo no brilha, como as do Natal, de modo intermitente! uma luz sempre nascente e sempre permanente! Devemos, por isso, festejar o Deus verdadeiro, a fonte de todas as luzes, e no as criaturas, que sem Ele no teriam fora. 2. Mas isto no tudo, nem o mais importante. Ainda no vos destes conta que h uma escurido e um frio, contra os quais o Sol impotente? Aquela escurido e aquele frio que vm das trevas que habitam o corao do homem: o dio, a injustia, a mentira, a crueldade e o desrespeito pelo homem... O Natal faz pensar nesta luz interior, na luz divina, que nos volta a propor o anncio da vitria definitiva do amor de Deus, sobre o pecado e a morte. 3. Ao ver estradas e praas da cidade enfeitadas com luzes, resplandecentes, recordemos que estas luzes evocam outra luz, invisvel aos olhos, mas no ao corao. Enquanto as admiramos, ao acendermos as velas nas igrejas ou a

iluminao do prespio e da rvore de Natal nas casas, o nosso nimo se abra verdadeira luz espiritual, trazida a todos os homens de boa vontade. Mas porque a vida como uma viagem no mar da histria, com frequncia enevoada e tempestuosa, uma viagem na qual perscrutamos os astros que nos indicam a rota, para alcanar esta Luz de Cristo, precisamos tambm de luzes vizinhas, de pessoas que do luz recebida da luz d'Ele e oferecem, assim, orientao para a nossa travessia. Ora, as verdadeiras estrelas da nossa vida so as pessoas que souberam viver com rectido. Elas so luzes de esperana (Spe Salvi, 49). Como gostaria que os filhos fossem a luz dos olhos dos pais! E como seria belo se fossem, em primeiro lugar, os pais, essas estrelas de esperana a conduzir para a Luz de Deus, os seus filhos! E o Prespio estaria iluminado pela luz do amor, sem intermitncias, em cada famlia. 4. Mas, sem a grande esperana que deve superar tudo o resto, aquelas no bastam. Esta grande esperana s pode ser Deus, que abraa o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, no podemos conseguir. Precisamente o ser gratificado com um dom, faz parte da esperana. Deus o fundamento da esperana, no um deus qualquer mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou at ao fim: a cada pessoa e humanidade, no seu conjunto (Spe Salvi, 31). Com o Menino de Belm entrou no mundo este poder invencvel do amor divino. Nesse sentido, o Deus feito Menino a nica esperana do mundo. Que a sua Luz brilhe, sem ocaso, e em todo o seu fulgor, no corao e na vida de cada um de vs!

Pe. Amaro Gonalo

Homilia de Natal 2006 Uma famlia. Uma viagem. Uma criana, que mudaria o mundo. Para sempre. A publicidade ao mais recente filme sobre a Histria do Natal, no podia dizer, nem em mais, nem em melhores palavras, o essencial deste magnfico e prodigioso acontecimento que celebramos hoje, nesta(e) noite (dia) de Natal. Permitam-me seguir, de perto, as frases curtas de to sugestiva publicidade, para vos conduzir, por outro guio, verdadeira histria do Natal, de modo que, contemplando a Deus, visvel aos nossos olhos, aprendamos a amar o que invisvel! 1. Uma famlia O acontecimento do Natal toca as cordas mais belas do corao humano. Aqui se fala do mistrio do menino, da simplicidade, da humildade, da ternura e da pobreza. Mas a imagem de marca do Natal a de uma famlia simples, unida por um amor profundo e original entre Maria e Jos, tocada pelo dom e pelo mistrio divinos, visitada pela surpresa de um Menino, que o Filho de Deus. A famlia humana tornou-se, desde o Natal de Jesus, o lugar por excelncia da manifestao da Vida e do Amor que vm de Deus. Assim o Natal , para ns todos, a Festa da Famlia e uma bela Famlia torna-se para ns o maior presente de Deus! 2. Uma famlia Uma viagem O Natal a histria de uma grande viagem, que faz Deus descer do Cu Terra. O amor de Deus, por ns, vence todos os obstculos do orgulho humano: o Deus Altssimo acampa em Israel, que no passava de um gro de p, no meio das naes; escolhe um povo dominado, para o converter num pilar da histria. Prefere Belm, a mais pequena das cidades de Jud, fora do povoado, para o nascimento do Filho, e volta-se depois para Nazar, um lugar desprezvel. Mas esta viagem abissal de Deus, das suas alturas, at nossa pequenez, percorre outros caminhos humanos, de noite e de luz. Os humildes pastores vm primeiro e pressa a Belm, mas os sbios no ficaro excludos. A Sagrada Famlia, que fez a Viagem at Belm, logo depois do parto, ter de partir, em fuga, para o Egipto. O Natal assim a histria de uma viagem que nos abre novos caminhos. Deus veio do alto, para ficar connosco. Doravante, Ele j no est num longnquo alm. Deus est muito prximo, Homem feito igual a ns, Algum que nos toca e a Quem podemos tocar, Algum que nos acolhe e que ns podemos acolher... numa criana! 3. Uma famlia Uma viagem Uma criana

Deus to grande que Se pde fazer pequeno! Deus to poderoso que Se pde fazer inerme e vir ter connosco, como menino indefeso, para que O possamos amar. Assim, o Deus Todo-Poderoso, o Deus da Criao e da Histria, tornou-Se um de ns, para que ns pudssemos viver com Ele, tornarmo-nos semelhantes a Ele. Como sinal, escolheu o Menino no Prespio. Doravante, em todo o menino brilha a luz daquela proximidade de Deus, que devemos amar e qual nos devemos submeter em todo o menino, mesmo na criana ainda no nascida. 4. (Uma famlia Uma viagem Uma criana) que mudou o mundo Se verdade que nAquele Menino acontece a perfeita unio de Deus com o Homem e do Homem com Deus, ento tudo se transforma radicalmente. H aqui, no Natal, uma erupo, um acto pessoal de Amor divino, a partir do qual se abrem novos horizontes para o Homem. Deus est presente e bom. O mundo belo. Viver bom. E ser pessoa muito bom. Se um s corao humano a bater vale mais que todo o universo visvel em expanso (Pascal) ento o nascimento deste Menino, que o Filho Deus, um acto divino, de grandeza superior ao da Criao do Mundo. Deus excedeu-se na loucura do seu amor. E onde despontou a f naquele Menino, a desabrochou tambm a caridade, a bondade para com todos, a carinhosa ateno pelos dbeis e pelos doentes, a graa do perdo. 5. Uma famlia Uma viagem Uma criana que mudou o mundo, para sempre! A partir de Belm, um rasto de luz, de amor, de verdade e de salvao, atravessa os sculos, os mais tenebrosos e os mais luminosos. Mas esta salvao comea hoje e sempre em cada ser humano que nasce; est sujeita liberdade do Homem e portanto algo indexado nossa humana fragilidade. Mas apesar de tudo e acima de tudo, est este Jesus, que vem at ns. Contra a violncia espectacular deste mundo visvel, Deus ope e prope-nos, volta daquele Menino, uma nova famlia, um caminho humilde de regresso a Deus, como nossa casa, para mudar este mundo, com a fora invisvel do seu imenso amor, por ns!

Homilia na Solenidade do Natal 2005 Paz na terra aos homens, que Deus ama! 1. Paz na terra aos homens, que Deus ama! (Lc 2,14). Este o feliz anncio, entoado pelos Anjos quando, h mais de 2000 anos, nasceu Jesus Cristo. Ouvimo-lo ressoar, nos nossos coraes, sentimo-lo vibrar na alma, de modo nico e jubiloso, nesta noite santa de Natal. este o Evangelho da Paz, que nos chega da gruta de Belm. Esta a mensagem que vos queremos, mostrar e oferecer, no dom e no rosto de um Menino: Deus ama todos os homens e mulheres da terra, e d-lhes a esperana de um tempo novo, um tempo de graa e de paz! O amor de Deus, pelos Homens -nos revelado, v-se estampado na ternura e na graa deste Menino, o Verbo que se fez Carne (Jo.1,14). Cristo o fundamento da Paz Universal, da fraternidade entre os Homens. Pois no Filho nico de Deus, cada um redescobre a sua dignidade de filho do nico Pai, e por consequncia, a sua condio de irmo de todos os homens. Acolhida no mais ntimo do corao, essa filiao divina, reconcilia cada um com Deus e consigo mesmo e gera aquela sede de fraternidade, de amor e de paz, que capaz de afastar do corao do homem toda a tentao da violncia e da guerra. O Natal est, desde as origens, e por natureza, indissoluvelmente ligado a esta mensagem de amor e de reconciliao; no por acaso, ano aps ano, esta quadra natalcia reinventa, para fiis e homens de boa vontade, as mais autnticas aspiraes da humanidade, que se resumem, no anseio profundo pela Paz. Jesus, dom de Paz 2. Ao ouvirmos, novamente, o anncio feito pelos Anjos nos cus de Belm (cf. Lc 2, 14), celebramos e vivemos, hoje e aqui, em Eucaristia, no abismo da mesma pobreza e do mesmo escondimento, o mistrio da Encarnao, com a certeza de que este Jesus, Deus feito Homem, , de facto, a nossa paz (Ef.2, 14). Jesus um Dom de paz, oferecido a todos os homens, desde os pastores aos Magos, para os de perto e para os de longe. Desceu do Cu Terra, para restabelecer a ntima comunho do divino com o humano,

despertando na humanidade, a altssima vocao de ser uma nica famlia de irmos. A Paz de uma nica famlia humana 3. Neste [dia (noite) de] Natal, iluminados pelo esplendor da glria de Deus, que se reflecte no rosto de Cristo, a todos declaramos, uma vez mais, que a Paz possvel! Apesar de uma humanidade ferida pelo pecado do dio e da violncia, est aberta, no Prespio de Belm, a porta de uma casa comum, de uma humanidade nova, chamada por Deus, a comer do mesmo po, a formar uma nica famlia de irmos. Empenhar-se generosamente pela paz 4. A Paz , desde sempre e tambm hoje, para a humanidade inteira, a grande expectativa do Natal que celebramos; a prenda mais desejada. Corresponde a ns crentes, anunciar o evangelho da Paz, renunciando impiedade de uma vida, sem Deus, abraando a ternura do Menino, multiplicando gestos de Paz. Demos cara e corpo, vida e movimento, alma e corao, cor e harmonia, sinfonia da Paz! Votos de Paz 5. Deste modo, no teremos dvidas de que a chama luminosa da paz percorrer a sua estrada, acendendo a alegria, e derramando a luz e a graa no corao dos homens, sobre toda a superfcie da terra. Nestes dias, de encontro, de visita famlia, aos amigos, dai passos firmes no caminho da Paz. Como so belos, sobre os montes, os ps do Mensageiro que anuncia a Paz (Is.52,7)! Fazei descobrir, para alm de todas as fronteiras, rostos de irmos, rostos de amigos. Possais vs todos, iluminados pelo Prncipe da Paz, ver em cada um e fazer descobrir em todos, rostos de irmos e rostos de amigos! A todos renovo cordialmente os meus votos natalcios de Paz.

HOMILIA NA MISSA DE NATAL 2004 O Povo que andava nas trevas viu uma grande Luz! (Is.9,1-7: Missa da Noite) 1. A notcia chega em primeira mos aos Pastores da Judeia. Cercados pela luz da glria do Senhor, vencem o medo daquela magnfica noite e vo at Belm, cheios de alegria, procura do rosto do Salvador. Eles aceitam, sem estranheza nem protesto, a pobreza manifesta de um sinal: encontrareis um menino recm-nascido, envolto em panos e deitado na manjedoura (Lc.2,1-14: Missa da Noite). E, medida que o som da turba anglica celeste se dissipa, cresce neles o desejo e a pressa de chegar ao Prespio. Dizem uns para os outros: Vamos a Belm, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. E para l se dirigiram apressadamente e encontraram Maria, Jos e o Menino deitado na manjedoura (Lc.2,15-20: Missa da Aurora). Viram com os seus prprios olhos o que primeiro ouviram. A Palavra fez-se Carne! (Jo.1,14: Missa do Dia). No Prespio, a imagem do Menino era conforme Palavra que lhes tinham anunciado! Viram a sua glria; a glria que lhe vem do Pai, como Filho Unignito, cheio de graa e de verdade (Jo.1,1-17: Missa do Dia). Deitado na manjedoura, envolto em panos, Jesus afinal o Filho de Deus, o esplendor da sua glria e a imagem visvel (Heb.1,1-6: Missa do Dia) do ser e da razo de ser desse Deus, que jamais algum viu! Jesus Deus no meio de ns. Deus connosco. Deus para ns. Jesus verdadeiramente a realidade nova que supera tudo quanto a humanidade possa esperar (Inc.Myst. 1). 2. Carssimos irmos: Eis-nos chegados a Belm, pelos caminhos da Famlia de Nazar. Viemos e chegamos a Belm, porque hoje, como h dois mil anos, a luz do Natal, nos chama e nos atrai tambm a ns. A Luz do Menino Jesus, filho de Maria e de Jos, o Filho Unignito de Deus, cheio de graa e de verdade (Jo.1,17: Missa do Dia) brilha sobre as nossas trevas, chama-nos, para O ver, para O ouvir e para o poder tocar e sentir (I Jo.1,1-4), como chamou outrora os pastores, ao faz-los percorrer aquele longo caminho, at Belm. 3. Ele atrai-nos pela graa da sua ternura. Porque em Belm, na sua carne to dbil, no seu rosto de criana, que ainda no aprendeu a olhar o mundo, ns vemos reflectido todo o amor de Deus, a plenitude da graa e da verdade (Jo.1,1-17: Missa do Dia). Na sua Carne, que se pode tocar, est aquele amor, aquela ternura, aquela esperana confiada que s Deus capaz de dar. Na verdade, - carssimos irmos - o Natal um mistrio de ternura. Manifestou-se a ternura de Deus, fonte de salvao para todos os homens! (Tit.2,11-14: Missa da Noite). Como So Joo, tambm o Apstolo Paulo v o Prespio, no apenas com os olhos da f, que contemplam a sua glria, mas tambm pela ternura das suas

prprias mos, que tocam o mistrio da vida que estava junto do Pai que palpam, sentem e pressentem j como so belos os belos ps do mensageiro que anuncia a Paz (Is.52,7-10: Missa do Dia). 4. A ternura queridos irmos - assim um dos caminhos mais belos do nosso encontro com a Famlia de Nazar. Caminho que preciso percorrer, neste Natal, que queremos em Famlia e da Famlia, sem medo do tacto e do contacto, com o rosto e o corpo frgil de um recm-nascido. Vivamos este Natal, como um desafio ternura. Porque a ternura exprime, de facto, uma das qualidades mais belas do amor: a bondade e a misericrdia. por isso que a ternura o principal atributo do amor de Deus por ns. Ao manifestar-se a ternura de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens, Ele salvou-nos (Tit.3,4-7: Missa da Aurora). 5. Neste Natal, pedimos a Maria e Jos, que ajudem os nossos casais a no descuidar esta ternura, nas suas relaes pessoais. Porque a ternura, entre as pessoas, contemplao do ser amado, entrega generosa, revelao do corao, abertura intimidade. A ternura exprime o encantamento pelo outro. Onde no houver ternura, dificilmente haver amor. Neste Natal, pedimos ao Menino Jesus, que todas as crianas e todos os filhos experimentem a ternura dos seus pais e dos seus avs, capazes de lhes dizer num toque de amor: Tu s Meu Filho, eu Te gerei (cf. Heb.1,1-6: Missa do Dia). Neste Natal pedimos ao Menino Jesus, o Prncipe da Paz, Conselheiro Admirvel (Is.9,1-7; Missa da noite), que quebre o jugo da opresso, todos os gestos da violncia e todas os sinais da dureza do nosso corao, com aquela ternura, que s as crianas nos do, nos pedem e nos ensinam! Menino Jesus, d-nos o calor da tua ternura! Enche a nossa casa e o mundo inteiro, com a graa do teu amor. men.

Homilia de Natal 2003 No temais. Anuncio-vos uma grande alegria para todo o povo: Nasceu-vos hoje na cidade de David, um Salvador, que Cristo, Senhor! (Lc.2,9-10: Missa da Noite) 1. A notcia encheu de temor, de maravilha e de espanto, de encanto e de surpresa, os pobres pastores da Judeia. Eles eram afinal os primeiros convocados, testemunhas de um acontecimento grande e nico, cuja notcia chegaria aos confins da Terra (Sal.97,3: Missa do Dia). Correram, pressurosos, para o Prespio, escoltados pela multido do exrcito celeste. E viram confirmado o sinal: Um Menino, recm-nascido, envolto em panos e deitado na manjedoura! Quando O viram, comearam a contar o que lhes tinham anunciado sobre Aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os Pastores diziam (Lc.2,16-18: Missa de Aurora)! 2. As palavras dos pastores, pobre gente e marginal, sem prtica religiosa, suscitaram a admirao dos ouvintes. Estas palavras soariam hoje a muitos dos nossos gastos ouvidos, como um conto de fadas, a embalar meninos, com palavras de veludo. O quadro antigo do prespio parece-nos hoje mais um idlio, do que um drama. Mais uma poesia generosa de sentimentos, do que um encontro real e comprometedor entre Deus e os Homens. E, talvez por isso, nos resulte cada vez mais incmodo, falar hoje do Prespio, com a velha manjedoura. Falar de um Deus, que no acontece segundo os parmetros da nossa lgica medida e sabida. Falar de uma Me que Virgem. De uns Anjos que se encontram, pela noite, com os Pastores. De um homem como Jos, que sacrificou o romance do noivado pela loucura de uma Promessa. Tudo nos soa a um cenrio virtual, de lenda ou de mistificao, de que hoje temos mais medo do que temor, em nos abeirarmos. Mas so realidades que tm tanto de humano, como de divino; desenhadas, certo, numa linguagem antiga, mas que os mais novos e os mais simples bem e melhor entendem. Deste modo, os evangelhos nos dizem o Natal, como acontecimento, ocorrido em rude pobreza, em surpreendente humildade, em profunda humanidade. E, por isso mesmo, manifestao da graa de Deus (Tit.2,11:Missa da Noite; Tit.3,4:Missa da Aurora), Natal que no nos foi devido, nem merecido, mas que nos foi dado e realizado por Deus, quando, e como Ele prprio quis. 3. O Prespio, com o boi e o burro, os Anjos, a Nossa Senhora, o So Jos e o Menino, os Magos e os camelos, as luzes e a Estrela, afinal o quadro vivo e real de um

excntrico mundo, que, em Belm, regressa finalmente paz original, ao equilbrio ecolgico, pureza das coisas, ternura dos afectos, beleza do amor, ddiva presente da vida eterna. E o Menino, por ser verdadeiro Deus, o centro, o Verbo, (Jo.1,1-18: Missa do dia) a Palavra e o sentido de todas as coisas! 4. Desde a, desde o Natal do Senhor, tudo muda. Dentro de ns e nossa volta. E nada mais est perdido. Est tudo salvo, redimido uma vez que Aquele Jesus, no era um menino qualquer, nem um Deus feito por medida. Era Cristo, Senhor (Lc.2,10)! Desde ento e para sempre, no Menino Jesus, Deus mostra-se amante do nosso mundo, a eternidade abraa e desenlaa o nosso tempo, a nossa humana condio ganha grandeza e dimenso divina. So efeitos extraordinrios e revolucionrios, activos e retroactivos, do Natal de Jesus, que resistem a todos os defeitos do mundo e ao desgaste do tempo e que alcanam todos os imperfeitos humanos, a comear por aqueles que no O receberam (Jo.1,11). O Natal, o dom divino do Menino Deus, no nos , nem nunca nos ser negado, por coisa alguma, por pecado nenhum, por tristeza maior que ela seja. Pois no acontece Natal, por nossas mos. Mas pelo dedo de Deus. E os efeitos daquele admirvel mistrio, pelo qual o Verbo se fez Carne e habitou entre ns (Jo.1,14) so, de todo e para sempre, irreversveis. Por isso No temais. Anuncio-vos uma grande alegria para todo o povo: Nasceu-vos hoje na cidade de David, um Salvador, que Cristo, Senhor! 5. Irmos e irms: Ns acreditamos assim. Que o Natal a Festa de Deus que se fez Homem, para fazer, aqui e agora, o que sempre quis de ns: que fssemos homens autenticamente, filhos seus, irmos uns dos outros. S a partir daqui se poder dizer, sem invocar o santo nome de Deus em vo, tudo o mais, de que comum falar-se antes e no tempo de Natal. Neste Menino possvel a alegria. NEle o Amor torna-se a Palavra do Sentido. E a Paz, o dom que se faz dever. Tomai conta do Menino Deus. Sem medo dos afectos. Sem medo do excesso na troca de carcias, de beijos e abraos, dos meninos, com os meninos. E o Menino de Belm tornar reais e actuais os efeitos do seu Natal, no Natal feliz e santo de cada um.

Homilia no Natal de 2002 Disse-lhes o Anjo: No temais. Anuncio-vos uma grande alegria, para todo o Povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que Cristo Senhor. Isto vos servir de sinal: encontrareis um Menino recm-nascido envolto em panos e deitado numa manjedoira (Lc.2,10-12; Ev. Missa da Noite) 1. Aos pobres Pastores, dirigida a Palavra de um Anjo, que os ilumina com a glria deslumbrante de Deus. Ao serem cercados por uma grande Luz, eles enchem-se, pois, de grande temor. Este enorme resplendor da luz divina, certifica o anjo como mensageiro do cu. E com esta autoridade indiscutvel, que o Anjo lhes recomenda que no temam, mas que experimentem, jubilosos, a alegria que se lhes anuncia. E enquanto o Anjo se dirige a esta pobre gente atemorizada, imediatamente se une a Ele uma multido do exrcito celeste, que canta um hino de louvor, que glorifica a Deus nas alturas e proclama a Paz na terra, aos homens por Ele amados. Logo depois, diz o evangelho, os anjos afastaram-se dos pastores, em direco ao cu (Lc.2,15; Ev. Missa da Aurora). [Este canto imaginamos - foi provavelmente to belo e os pastores gostaram tanto de o ouvir, que tero ficado com pena de o concerto ter acabado e os intrpretes terem desaparecido por trs da cortina do cu. Mas talvez se sentissem agora um pouco mais aliviados interiormente. Desaparecera a luz anormal da glria divina, j no se ouve o som extraordinrio da msica celestial, encontram-se de novo na obscuridade normal da terra]. 2. Para trs, deixam todos os sinais da manifestao da glria celestial e dela s fica agora a pequena semente da palavra do anjo, que lhes tocara o corao e comea j a crescer neles, como expectativa, curiosidade e esperana. Vamos a Belm, para ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer (Ev. Missa da Aurora), dizem eles, os pastores. Eles querem ver no j a palavra do Anjo, com seu resplendor inicial, mas o contedo dessa palavra, a palavra que j no apenas algo dito, mas algo feito e acontecido, algo que se pode j no apenas ouvir, mas tambm ver: o Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. Mas - meu Deus - chegados l, que pobreza de sinal! Nem sequer o menino, mas simplesmente um menino. Como um qualquer. No um especial. No uma criana que irradia uma luz de glria, como o representaram tantos piedosos pintores. No. Um Menino que lhes aparece o menos glorioso possvel. Envolto em panos, de modo, que nem se pode mover. Est ali, como que atado, aqueles panos, com que o quiseram proteger. O prespio, no qual est deitado, to pouco qualquer coisa de bero majestoso, nada que lhes recorde, nem de perto nem de longe, a glria

celestial, que os anjos cantavam. Praticamente, ali no h nada digno de ser visto. Afinal a meta de toda aquela caminhada nocturna o que h de mais comum: Um Menino. Chega mesmo a desiludir, tal a sua pobreza. Algo verdadeiramente humano e to profano, que nem se distingue por nada; sem aurola, nem estrela na testa. Vale-lhes, aos pastores, o facto desse menino corresponder exactamente ao sinal prometido. E o sinal estava certo. Ali est, conforme o anunciado, um menino recm-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoira. E porque se pem a caminho, da luz para a obscuridade, do extraordinrio para o normal, da experincia excelsa de Deus, para o contacto delicado com o humano, da riqueza de l do alto, para a pobreza de c de baixo, que eles recebem a confirmao do sinal e encontram o Deus vivo e verdadeiro. Que no apenas esplendor e majestade. Mas humildade e proximidade. Que no apenas glria e divindade. Mas pobreza e humanidade. 3. E porque chegaram os pastores a perceber e a reconhecer este sinal? Porque o Senhor, o Deus das alturas, fez precisamente o mesmo caminho ao nascer: deixa para trs a sua glria divina e caminha para o mundo obscuro, para a pouca vistosidade daquele menino, para a pobreza daquele prespio. Atrs de si, o Filho de Deus deixa o luminoso panorama divino. E diante de si, tem a perspectiva sombria do pecado e da morte. Para trs, fica a bem-aventurana da Vida que estava junto do Pai. Pela frente, a difcil solidariedade com todos os que no conhecem a Deus, ou que no o querem conhecer, ou negam a sua existncia. At pelo simples facto deste Deus desaparecer na Sua glria divina, ao aparecer na nossa fragilidade humana. 4. Esta portanto a verdade do Natal de Deus e do Natal do Homem: para encontrar Deus, o cristo posto nas ruas e nas bocas do mundo, convidado a ser e enviado a estar com os pobres e simples. com estes que tem de se identificar. Com estes, os pobres, que vivem, porta a porta, com Deus. Com eles, bem mais curto o nosso caminho para Belm. [Se no tivermos o corao destes pobres e celebrarmos o natal, sem renunciar impiedade de uma vida sem Deus, seduzidos pelos desejos mundanos (cf.Tit.2,11-14: Missa da Noite) esgotados num Natal comercial e digestivo, sem justia nem moderao, faremos nascer hoje Jesus no Palcio de Herodes]! Irmos e irms: Apesar de toda a algazarra, que porventura nos possa desviar do caminho de Belm, hoje, 25 de Dezembro, Natal. E Natal to real e to verdadeiro, como h 2002 anos. Porque desde ento, Deus, empreendeu um caminho que O trouxe at ns e de uma vez para sempre. Agora, nada e ningum, impedir Deus de vir e permanecer junto de ns. Mesmo, se h algumas janelas cerradas, para a Luz, Jesus entra pela nossa casa dentro, at de portas fechadas. Pe-

se no nosso meio. E, sem falar ainda, e to pouco sem se mexer, diz-nos, do bero de Belm, neste primeiro dia de Natal, como outrora na tarde de Pscoa: A paz est convosco! 5. Este o Natal que desejo a cada um de vs. Um Natal em Paz, de modo que a contemplao do Menino Jesus, abra os coraes e nos ensine a todos, a perceber em cada instante, a presena deste Senhor Jesus, que enche e preenche a nossa vida, com a sua Luz e a sua Paz, a sua graa e a sua verdade!

Homilia inspirada em algumas reflexes de HANS URS VON BALTHASAR, T coronas el ao com Tu gracia, Encuentro Ediciones, Madrid 1997, 244ss.

ORAO DE NATAL (Este texto pode concluir a Homilia ou ser declamado noutro momento: durante o beijo ao Menino no ofertrio; ou at em vez da Orao dos Fiis...) Invoquemos, pois, a Jesus, para que venha e nos salve, para que tenhamos um Natal muito feliz, ainda que os tempos, por vezes, no sejam nada alegres. Quisera invoclo com as palavras de um poeta David Maria Turoldo, que num poema escrito para o Natal dizia assim: Vem de noite, Sabes bem que em nosso corao sempre de noite; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor! Vem no silncio, Pois j no sabemos sequer o que dizer; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor! Vem na solido, Pois cada vez estamos mais ss; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor! Vem, Filho da paz; Pois no sabemos o que a paz; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor! Vem consolar-nos, Pois cada vez estamos mais tristes; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor! Estamos longe, desencaminhados, No sabemos o que somos nem o que queremos; Vem, portanto, sempre e no deixes nunca de vir, Senhor!

Homilia na noite de Natal 2001 Is.9,1-6; Tit.2, 11-14; Lc.2,1-14: e/ou Lc.2, 15-20 (da Missa da Noite e/aurora) 1. Guardavam de noite os rebanhos. Eram pastores, sentinelas de vela, espera de muito pouca coisa. Nada sabiam das profecias que falavam do Messias e no tinham, por isso, grandes expectativas, para aquela noite de Natal! a esses, os mais simples e pobres de entre o Povo, que feito o anncio de uma grande alegria. Uma alegria extraordinria, que vai ao encontro das mais profundas aspiraes do corao. Uma alegria que destinada a todos. Uma alegria para todo o Povo. Uma alegria que total. Que supera as pequenas satisfaes imediatas e ultrapassa, de longe, as mais legtimas necessidades bsicas. Esta alegria tem um nome extraordinrio: Na cidade de David, nasceu-vos um Salvador. A alegria , de facto, o corao do Evangelho do Natal! 2. Surpreende-nos, todavia, a enorme desproporo entre a grandeza deste anncio de alegria e a pobreza do sinal que se d: isto vos servir de sinal: encontrareis um Menino recm-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura... Um Menino, um ser frgil, que no pode andar, nem mover-se, que precisa de tudo e de todos, que depende tambm dos seus pais. Um Menino que est num prespio e no num bero, porque nascido fora de sua casa, na pobreza mais extrema. E, todavia, este menino sinal de um Dom imenso. Um Menino nasceu para ns, um Filho nos foi dado. E, como se isto no bastasse para que abrssemos nossos olhos e nosso corao s maravilhas de Deus, o texto acrescenta: e de repente juntou-se ao anjo uma multido do exrcito celeste que louvava a Deus dizendo: Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Que fazem os pastores diante da desproporo entre a enormidade do anncio, que abarca o cu e a terra, e a pequenez do sinal, um Menino pobre, indefeso, que est num Prespio? Eles vo e vm. Vo depressa at ao prespio e regressam a contar que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. No discutem. No duvidam. No so incrdulos. No encolhem os ombros. No protestam por no entenderem, mas escutam o corao. Seu corao diz-lhes que se passa algo de anormal, algo que ultrapassa a inteligncia humana e crem na surpresa de Deus: Vamos a Belm, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. Uma gente to simples, como os Pastores, sabem que Deus maior do que ns, que Deus sempre nos surpreende. E depois de ver o Menino regressaram glorificando a Deus, por lhes ter aberto os olhos do corao. 3. Tambm a ns nos pode surpreender, nesta noite de Natal, a desproporo que h entre a grandeza do anncio religioso que ressoa na Igreja e a nossa vida diria,

sempre to montona, que parece no mudar nada, e que voltar, pela certa, aos problemas de sempre, uma vez passadas as festas natalcias. E ainda que, por momentos, nos deixemos encantar pela mgica atmosfera do Natal, no nos livraremos nunca do temor, da dvida e do medo. Que significa ento este anncio para uma realidade quotidiana to complexa, to retorcida e to mesquinha? Os pastores dizem-nos: Vinde. Dai um passo adiante. Ide e vede. Tende a coragem de crer, deixai-vos guiar pelo corao e escutai-o para que possais exclamar: Meu Deus, como sois grande no sinal deste Menino, como sois grande na minha vida, como sois grande, em tantos minsculos sinais da minha histria. Abri os meus olhos para que seja capaz de perceber estes pequenos sinais da minha f, do meu escondido caminho na Igreja, da minha simples caminhada na parquia. Abri meus olhos para que leia em tudo a vossa salvao, que sai ao meu encontro. Sei muito bem, Senhor, que a vossa grandeza sem fronteiras est aqui e vem precisamente agora nesta Eucaristia, no sinal pobre desta Hstia que comungo, no Po eucarstico que sinal da vossa presena viva, que enche o meu corao de Paz. 4. Abramos, pois, de par em par, nossos coraes f, esperana e caridade, que fazem que leiamos nos pequenos sinais de cada dia, o Dom infinito de Deus que vem at ns! E faz prespio no corao ferido de cada um! a precisamente que h-de reinar o Prncipe da Paz!

Homilia na Missa da Dia de Natal 2001 Is.52,7-10; Heb.1,1-6; Jo.1,1-5.9-14 (da Missa do Dia) Como so belos os ps do Mensageiro que anuncia a Paz, que traz a Boa Nova, que proclama a salvao! 1. A Liturgia que estamos a celebrar como o canto do sentinela que ala a voz e grita de alegria, diante do Menino, sinal do Deus que veio acampar junto de ns e iluminar as trevas deste mundo. A glria de Deus que Moiss tanto queria ver, o rei que o Povo idealizou, o Messias por que tanto esperou, simplesmente um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura, um ser frgil, que no pode andar, nem mover-se, que precisa de tudo e de todos, que depende tambm dos seus pais. Um Menino que est num prespio e no num bero, porque nascido fora de sua casa, na pobreza mais extrema. Veio ao que era seu e os seus no O receberam. E, todavia, este menino sinal de um Dom imenso. Um Menino nasceu para ns, um Filho nos foi dado. So Joo di-lo de outro modo: O Verbo fez-se Carne! A Palavra, que o prprio Deus, pela qual tudo foi criado, fez-se Homem, assumiu a nossa carne, a nossa fragilidade, a nossa debilidade, assumiu tudo aquilo que ns no gostaramos de ter. Esta a grande notcia, que vem da grande noite, na qual se faz ouvir o grito das sentinelas, que levantam a voz. E todas juntas soltam brados de alegria!... 2. Mas ns no podemos nem queremos, carssimos irmos, deixarmo-nos enganar pela magnificncia deste canto de alegria e de gozo. Esta atmosfera especial que cada ano se renova no Natal, no quer, ainda assim, negar a trgica espessura da nossa histria presente; nem to pouco a dureza das situaes que nos oprimem e nos tentam a perder a esperana. Faz-nos impresso seguir, por estes tempos, a histria de Jesus e acompanhar, de alma magoada, a desolao que atravessa a sua ptria de origem, a Palestina. Parece que todas as profecias de maldio lhe caram em cima e se tornou assustadoramente o epicentro da violncia no mundo. Por estes dias, ao olhar Belm, a poucos quilmetros da Cidade Santa, deparamos com um lugar vazio e nostlgico do Prncipe da Paz. O prespio foi assaltado pelos violentos e o seu cho sagrado est coberto de sangue, lembrando Raquel que chorava inconsolavelmente os seus filhos. No foi ainda no primeiro Natal do Terceiro Milnio que O encontrmos na Paz plena e na alegria de todos os que nEle crem. Ainda O vemos como em um espelho, alimentados, todavia, pelo incansvel hino da Esperana que Ele no deixa de nos segredar. No estamos aqui insisto - a celebrar o Natal para esquecer, para deixar, por um instante, a tristeza, a angstia que acompanha os nossos dias, a recordao da guerra no Afeganisto, na Palestina, a fome e o sofrimento na Somlia, os problemas do nosso pas, do nosso mundo e da nossa sociedade. No estamos aqui como se

nossa volta e tambm dentro de ns no houvesse um monto de obscuridade e vazio. Estamos aqui, sim, para escutar, na noite, o grito da alegria, para ouvir o que os sentinelas da histria viram, escutaram e falaram muito antes de ns; reunimonos aqui para ver, como os pastores, que a Luz brilha nas trevas. 3. Neste dia pede-se-nos que escutemos os gritos de alegria, que vejamos a incrvel mensagem do Natal, notcia de um Deus para ns, connosco e em ns. Vivamos o Natal muito para alm de uma qualquer emoo passageira, mais do que a habitual troca de palavras vazias, ou de presentes, por muito bonitos que eles sejam. Pedese-nos que vamos mais longe, muito para alm disto, que transcendamos todas estas coisas, para escutar e contemplar Deus que assumiu a nossa Carne. Deus partilha, no Menino, a nossa dificuldade de viver, para nos dar a todos a grande esperana, de que h algo que pode mudar, e que s Ele o poder fazer connosco de forma radical. Sabemos que na vida de tantos povos e de tantas pessoas a tristeza prevalece sobre a alegria e a angstia sobre a esperana. Mas, precisamente a estes homens e mulheres que se dirige o anncio natalcio, pois foi aos pastores, e foi aos pobres, que Cristo anunciou, em primeiro lugar, o Evangelho da Salvao. 4. Se quisermos, queridos irmos, Jesus entra hoje na nossa vida. E ns, como sentinelas na noite do mundo, podemos anunciar a mensagem da alegria e da paz e da esperana pelos inquietos caminhos da nossa Terra. Deus quer pr-se em nossas mos. preciso que saibamos abri-las conjuntamente com o nosso corao. Como so belos os ps do Mensageiro que anuncia a Paz, que traz a Boa Nova, que proclama a salvao! De facto, a paz hoje para a humanidade a grande expectativa do Natal. A humanidade aspira hoje sobretudo alegria da paz. Corresponde a ns crentes, com a eloquncia daquele amor feito de obras, convertermos cada dia em fermento proftico de um mundo reconciliado pelo amor e vivificado pela alegria divina (Joo Paulo II). Ento sim, o Menino, na sua fragilidade, aparecer diante de todos os povos, como Deus forte e Prncipe da Paz.

Homilia na Noite de Natal do ano 2000 Is.52,7-10; Tit. 2,11-14; Lc.2,1-14 1. Nesta noite, mais clara que o dia, deixamos o aconchego do lar familiar, atravessamos a fria luz das ruas, para nos encontrarmos agora juntos, aqui volta da manjedoura do Prespio, a evocar dois mil anos do nascimento de um Menino. E a provocar, volta do altar, novo parto de Cristo, nascido hoje para ns, no mistrio escondido da Eucaristia. Aqui nos reunimos, vindos de muitos lados a esta Igreja, como anjos a dar glria a Deus, como pastores que caminham para Belm, a Casa do Po. 2. So Lucas, em traos bem definidos, situa o nascimento do Menino, no quadro da histria universal dos povos, por altura do recenseamento decretado por Csar Augusto (Lc.2,1). No diz o dia, mas enquadra o Natal do Senhor, no preciso tempo em que Quirino era governador da Sria (Lc.2,2). Com um nome, dado por Jos, Jesus nasce de Maria, na manjedoura de Belm, envolto em panos, por no haver lugar para eles na hospedaria (Lc.2,7). sbrio, como vemos e ouvimos, o relato do nascimento de Jesus. E todavia o acontecimento aparece depois carregado de luz, pintado de anjos, acompanhado de pastores, cercado de medos logo dissipados, envolto em alegrias inesperadas. Nasceu um Menino, de Maria e Jos. Mas para ns. Um Filho foi dado luz, como Primognito de Maria. Mas a Luz dada ao Mundo, para todos. Pois Ele o Salvador. 3. esta a novidade e a surpresa de Jesus. Ele no apenas um homem bom. o Homem novo, o homem no seu melhor, a vida do homem na sua plenitude. Ele no apenas um profeta. a Palavra eterna de Deus, vinda a este mundo, o Verbo feito Carne viva (Jo.1,14) e em pessoa, no meio de ns. Ele no apenas e to s o melhor exemplo de virtudes. o Messias, o Salvador do Mundo. Jesus no , nem sequer, um especial mensageiro divino, mesmo o prprio Filho de Deus vivo (Mt.16,16). Jesus Deus no meio de ns. Deus connosco. Deus para ns. Jesus verdadeiramente a realidade nova que supera tudo quanto a humanidade possa esperar (Inc.Myst. 1). 4. Desde o seu nascimento que tudo mudou! Se naquele Menino se manifestou a ternura e a bondade de Deus (Tit.2,11), ento tudo o que Ele humanamente tocou, viveu, sentiu, assumiu e experimentou, se tornou grandioso e divino. A partir dEle, de Jesus Cristo, o Filho de Deus, sabemos que as nossas coisas no so pequenas, nem inteis. Sabemos que os nossos cansaos no so um vo suspiro, desde o momento em que o prprio Jesus os viveu e assumiu, ao nascer em Belm. Sendo Deus aquele Menino, Deus na nossa terra, Deus na nossa vida, Deus com um corao de carne, a bater segundo o ritmo humano, ento toda a terra que pisamos, toda a dor que sentimos, toda a angstia em que mergulha o nosso corao, toda a alegria que

vivemos e esperamos, esto divinizadas em Cristo, eternizadas em Deus, salvas por Jesus, fonte de salvao para todos os Homens (Tit.2,11). O corao do Homem, a vida do Mundo esto (a) salvos neste comrcio admirvel em que Deus assume o humano e nos d o divino. 5. A esta luz do Natal, entendemos bem melhor o convite alegria, to insistente na primeira leitura: Rompei todas em brados de alegria, runas de Jerusalm (Is.52,9)! Essas runas que vemos em ns, e nossa volta, as runas causadas pelo mal e pelo pecado, que so a desonra dos povos e das naes, as runas do sentido da vida que tantas pessoas tero perdido e no so capazes de recuperar, as runas internas da angstia, do medo, da desconfiana e da tristeza, essas runas podem entoar cnticos de alegria, porque Deus vem, est presente no seu Reino, com a consolao e a alegria que s Ele nos d. E tambm ns entoamos, nesta noite, cnticos de alegria porque a luz de Natal reconstri as nossas runas. Ainda que julguemos estar perdidos, Jesus encontra-nos. E ainda que nos sintamos muito longe dEle, Ele continua a vir para ns.

Hoje. Precisamente hoje, nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, Senhor! (Lc.2,11)

Homilia no Dia de Natal 2000 Is.52,7-10; Tit. 2,11-14; Jo. 1,1-5.9-14

1. Sem dia certo e hora marcada, o grande acontecimento que mudou a histria - e hoje solenemente celebramos - no tem data precisa. Mas tem lugar concreto e tempo definido. So Lucas situa o nascimento do Menino, na cidade de Belm, por ocasio do recenseamento, decretado por Csar Augusto, e quando Quirino era governador da Sria. Sabemos, com toda a certeza, que h dois mil e tal anos Jesus foi gerado, acolhido e amado, e que Maria e Jos lhe deram um nome. Neste dia, celebramos o comeo histrico do nascimento de Jesus Cristo. Tudo o que haveria de suceder depois, comeou nessa noite, em Belm, quase como comea ou deve comear qualquer vida humana: uma pequena e frgil criatura que se acolhe com alegria e que chamada amorosamente pelo seu nome. Duas tbuas e era um bero! Estaria Deus l dentro? Tudo escuro e alumiava. Fomos ver e l estava, diz Pedro Homem de Mello. 2. O acontecimento do Natal, inscrito e descrito no tempo, desenhado e projectado, por So Joo, no largo horizonte da hora de Deus e da sua eternidade. O Evangelista das alturas fala-nos de uma outra origem, mas ainda assim do mesmo Menino. Fala-nos daquela origem que remonta ao princpio absoluto. Aquele que assumira a nossa carne, e Jesus, estava desde sempre, desde o princpio, junto de Deus (Jo.1,2) e ele mesmo era Deus. Joo transmite-nos hoje o relato da origem por excelncia, do princpio de todas as coisas, porque tudo explica e razo de tudo quanto existe: Tudo se fez por meio dEle e sem Ele nada foi feito (Jo.1,3). Exclamava. Podemos dizer que se o nascimento de Belm faz que celebremos o aniversrio de Jesus, o prlogo de So Joo apresenta-nos o aniversrio do mundo, o seu carcter de mundo salvo, de mundo novo, aberto a um sentido, destinado plenitude, porque provem dAquele que o Logos, que o Sentido, a Palavra, o Verbo de Deus. A alegria pelo Menino que nasce em Belm evoca em Joo a alegria e o assombro por tudo que nasce, e por tudo o que nasceu desde o princpio do mundo, alegria por tudo o que foi criado e existe na terra e no cu. Como no princpio, Deus viu que tudo era bom (Gen.1,10)! 3. Se naquele Menino se manifestou a ternura e a bondade de Deus (Tit.2,11), se Ele era o Verbo de Deus e se fez Carne, ento tudo o que Ele humanamente tocou, viveu, sentiu, assumiu e experimentou, se tornou grandioso e divino. A vida humana tornou-se uma aventura divina. A partir dEle, o Filho de Deus, sabemos que as coisas da nossa vida no so pequenas, nem inteis, nem os nossos cansaos no so um vo suspiro, porque o prprio Jesus os viveu e assumiu, ao nascer em Belm.

Sendo Deus aquele Menino, - Deus na nossa terra, Deus na nossa vida, Deus com um corao de carne, a bater segundo o ritmo humano, - ento toda a terra que pisamos, toda a dor que sentimos, toda a angstia em que mergulha o nosso corao, toda a alegria que vivemos e esperamos, esto divinizadas em Cristo, eternizadas em Deus, salvas por Jesus, fonte de salvao para todos os Homens (Tit.2,11). O corao do Homem, a vida do Mundo esto (a) salvos neste comrcio admirvel em que Deus assume o humano e nos d o divino. 4. A esta luz do Natal, entendemos bem melhor o convite alegria, to insistente na primeira leitura: Rompei todas em brados de alegria, runas de Jerusalm (Is.52,9)! Essas runas que vemos em ns, e nossa volta, as runas causadas pelo mal e pelo pecado, que so a desonra dos povos e das naes, as runas do sentido da vida que tantas pessoas tero perdido e no so capazes de recuperar, as runas internas da angstia, do medo, da desconfiana e da tristeza, essas runas podem entoar cnticos de alegria, porque Deus vem, est presente no seu Reino, com a consolao e a alegria que s Ele nos d. 5. E tambm ns entoamos, neste dia, cnticos de alegria porque a luz de Natal reconstri as nossas runas. Ainda que julguemos estar perdidos, Jesus encontra-nos. E ainda que nos sintamos muito longe dEle, Ele continua a vir para ns. Hoje. Precisamente hoje, o Verbo se fez Carne e habitou entre ns! (Jo.1,14)

Homilia de Natal - Missa do Dia 1999 (Jubileu do Ano 2000) Rompei todos em brados de alegria! Dois mil anos de Cristo vivo, no Mundo e na Histria dos Homens so, para cristos e homens de boa-vontade, uma boa notcia. Ou, como dizia o Evangelho, na noite santa de Natal, uma grande alegria para todo o Povo (Lc.2.10) ! Para todo o povo, porque - como diz So Joo - o Verbo era a luz verdadeira que vindo a este mundo, ilumina todo o Homem! Alegria, portanto, para todos, todos os homens, para cristos e homens de boa vontade! 1. Alegria, diria, antes de mais, para ns, os cristos. Uma enorme e profunda e divina alegria, porque temos a experincia de um Deus que deixou de ser imaginvel e surpreendentemente se fez nossa medida. Temos e levamos connosco a notcia de um Deus que no se envergonhou de ns. Que se fez um de ns: O Verbo fez-se Carne. Ou se quiserem, a notcia de um Deus que se desfez da sua grandeza, para

chegar at ns e nos levar e elevar at Ele. De um Deus que Palavra eterna e se deixou dizer neste nosso tempo e nesta nossa pobre linguagem humana. De modo que o Seu abaixamento das alturas da sua divindade, pobreza da nossa pequenez, serviu ao engrandecimento e exaltao da nossa humanidade. Deus preferiu a nossa natureza humana dos Anjos. A qual dos anjos disse Ele alguma vez: Tu s Meu Filho? Eu hoje te gerei! E ainda Eu serei para Ele um Pai e Ele ser para mim um Filho. De modo que, naquele preciso momento e lugar, h dois mil anos e em Belm, o Verbo se fez Carne, o Pai nos enviou o seu Filho. E queles que O receberam e acreditaram no seu nome deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. E somo-lo, de facto! O que uma grande alegria para ns! 2. Alegria tambm para todos os homens de boa vontade, mesmo para aqueles que entendem o Natal como um passe de magia ou como uma histria de embalar meninos. Ainda assim o Natal, que, apesar das dvidas mais cegas, nada deve ao rigor da Histria, uma ptima notcia. Porque, mesmo fora do mbito da f, a apario do Salvador tornou-se fonte de mais humanidade, de maior sentido da nobreza e dignidade desta nossa condio humana. Ainda assim, a luz brilha nas trevas. O Menino, ainda que s plenamente acolhido na luz da f, pode tornar-se tambm para os no crentes um dom inestimvel de fraternidade, referncia obrigatria do pensamento e dos valores, quando se deseja e espera uma Humanidade reconciliada no amor. 3. O Natal , por isso, uma boa notcia, uma grande alegria para todo o Povo. Para o Povo de h dois mil anos. E para o povo do ano 2000. Porque o Natal no uma espcie de retorno infncia, mas sim um acontecimento que nos toca e interpela, precisamente hoje. No somos ns que, agora, no esforo da memria ou na luz da nossa imaginao, conseguimos chegar devotamente ao prespio de Belm de h dois mil anos. Mas, ao invs, Belm, Jesus, que desde h dois mil anos nasce, e nasce hoje para ns, e hoje chama nossa porta e nos toca e abenoa no seu amor. Assim como o Sol, ao nascer cada dia, se torna contemporneo do homem, voltando a ilumin-lo, a aquec-lo e tornando o homem mais agradecido, assim Cristo, o Sol nascente, nos ilumina e aquece, desde aquele dia e em cada dia, tambm em cada noite, da nossa vida humana, para descerrar as trevas do nosso corao. 4. Jesus menino nasce para ns hoje! Hoje, Jesus quer nascer no meio de ns, hoje e no h vinte sculos! O menino quer nascer na vida interior de cada homem, na histria da nossa cidade e de toda a humanidade, e este (re)nascimento , por certo e hoje o acontecimento mais importante da nossa vida! S faz falta que abramos os olhos, que nos fixemos neste Menino que, em silncio, sem fazer rudo, sem se impor, com a indiferena simples das crianas, vem at ns para nos manifestar o esplendor do rosto de Deus.

H um enorme jbilo, entre os Anjos, no Cu. Natal. Haja alegria para todos! Porque hoje Natal. Abri as portas, porque Deus est connosco. isso o Natal, hoje!

Homilia no Natal do Senhor de 1998 (princpios do ano de Deus Pai) Um Menino nasceu para ns. Um Filho nos foi dado! (Is.9,5) Esta a notcia que torna a noite mais clara que o dia! Esta a novidade que desperta o Anjo do Senhor para a exultao suprema, que acorda pastores temerosos e multiplica a alegria entre o povo simples. Esta a surpresa que move coros de anjos e comove a terra inteira. E afinal que graa tamanha, para um to simples Dom. Que desmedido contentamento, por uma to desconcertante surpresa. Um Menino nasceu para ns. Um Filho nos foi dado! Um Filho nos foi dado! Dado, no prespio, a Maria e a Jos. Dado, na noite de Natal, para todo o povo, dado, desde agora e para sempre, ao mundo, dado hoje a ns. Nasceu-vos, hoje, um Salvador, que Cristo, Senhor. No um Filho apenas. Nem um filho mais. o Filho, simplesmente. E o Filho nico. o Filho de Deus: Jesus, o Salvador. E este Jesus, no um Filho que Deus teve, como se antes no existisse. um Filho que Deus nos d, porque no Pai existe e gerado eternamente! Desde sempre, outro no o rosto de Deus, seno o de Pai, que se reflecte no Filho. De tal modo, que ningum to e s Pai como Deus . Porque desde sempre, no amor eterno e paterno de Deus, o Pai gera uma Vida, que o Filho. E o Filho acolhe uma vida que o Pai. Desde sempre, Deus diz uma s Palavra: querido Filho. E o Filho tem uma s resposta: Abba, Pai querido. Desde sempre, Deus tem um s amor: o Filho. E o Filho vive de um mesmo amor: o Pai. De tal modo que o Pai eternamente diz: Tu s meu Filho: eu hoje te gerei (Sal.2,7) e o Filho exclama: Eis-me aqui, Pai, para a fazer a tua vontade (He.10,7-9). Desde sempre, este Amor de Pai gera o Filho e o Filho gerado eternamente no seio do Pai. E agora, chegada a plenitude dos tempos, por graa deste eterno Amor, o Filho gerado eternamente no seio do Pai, faz-se Carne humana nas entranhas de sua Me. Um Menino, criado pelo leite da Me. O Filho, alimentado pela Palavra do Pai. Jesus verdadeiramente a realidade nova que supera tudo quanto a humanidade pudesse esperar (IM 11). Manifestava-se assim, no menino frgil, a bondade do Deus Forte. Manifestava-se, na histria dos homens, o Amor do Pai Eterno para com os seus filhos (cf. Tit.3,4-7; Is.9,5). Na verdade, uma s a fora, a chave e o poder da encarnao: Deus amou de tal modo o mundo que lhe enviou o seu Filho nico (Jo.3,16). Outro no era o desejo de Deus, no Natal do Filho, seno o de revelar o seu amor de Pai, por ns. De tal modo que quem o v o Filho, v o Pai (Jo.14,8). Este o sentido do Natal, desde h dois mil anos. Esta , por isso, a festa
Textos: 1: Is.9,2-7 (missa da meia noite); Tit.3,4-7 (Missa da Aurora); Evangelho: o da respectiva hora da celebrao. A homilia adapta-se a qualquer dos evangelhos.
1

da glria de Deus... que se reflecte em Cristo, Filho nico, cheio de graa e de verdade (Jo.1,14). Alegrai-vos pois, e acolhei este Amor do Pai no Filho. Porque queles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder se tornarem filhos de Deus (Jo.1,12). Alegrem-se o pai e a me. E alegrem-se os filhos. Alegremo-nos todos. Porque o Filho de Deus gerado no seio do Pai e dele nasce como ns de uma Me. E, desde ento, somos todos, nesse seio de amor infinito, filhos de um Deus Maior... que podem balbuciar, como o Filho, Menino recmnascido em Belm: Abba, Pai querido...

Homilia no Natal do Senhor 1997 ( ) E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez Homem! 1. Sei que a frase no soa aos ouvidos, com a ternura sentimental de tantas das melodias desta quadra natalcia. Sei que, dita assim, a novidade no serviria nunca para anncio de boas-festas, em nenhuma loja ou programa de televiso. Sei que poucos a escolheriam para mensagem no carto de Natal. E todavia, esta a novidade mais surpreendente da Histria. Esta toda a verdade do Mistrio do Natal do Senhor: o Filho de Deus, a Palavra Eterna do Amor do Pai, desceu das alturas e encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez Homem! Fez-se Menino. Deus-Menino. Eis, portanto, a notcia que verdadeiramente faz o Natal de ontem, de hoje e de sempre. E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez Homem! 2. Urge, ento, compreender o mistrio do Natal como a encarnao de Deus no nosso mundo, se queremos salvar a mstica humano-divina deste acontecimento, isto , se queremos manter acordada a f de um Deus assim: que, se fosse apenas Menino, no podia nunca ser o Salvador. E se fosse apenas Deus, sem ter tocado a carne Humana, to pouco nos poderia salvar... Na verdade, se a esfera deste mundo caduco que habitamos no foi tocada pela presena humana de Deus, que futuro lhe seria reservado? Se a estatura de barro deste Homem que somos no foi assumida pelo Verbo de Deus, que redeno poderamos ainda esperar? Em Jesus, Deus veio at ns, carregando s costas o pesado fardo da nossa histria e a desgraada herana da nossa pobre humanidade. Ele veio at ns, vestindo a pele e revestindo a carne frgil deste Homem que somos. No veio Deus a este mundo para deixar apenas uma mensagem humanista de que nos compreendia e nos pedia para sermos melhores, (outros o fizeram e fazem ainda) nem to pouco para exprimir votos de condolncia pela desgraa que sofremos. Mas veio, Deus feito Homem, solidarizar-se connosco, oferecendo toda a riqueza divina da sua pessoa a esta condio pobre do homem. J fomos criados imagem e semelhana dEle. Agora, somos recriados pelo sopro da vida divina, que nos dada de graa e de uma vez para sempre, pelo baptismo da regnerao e renovao do Esprito Santo (2 leit.). E encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez Homem!

Este esquema de homilia, adaptando-se a todas as possibilidades do Leccionrio, est pensada a

partir destas leituras: 1 : da Missa da Noite: Is.9,1-6; 2: da Missa da Aurora: Tit.3,4-7; Evangelho: 1. Da Noite: Lc.2,1-14; ou do Dia, (Jo.1,11-18), consoante a hora.

3. o Esprito Santo o artfice desta obra admirvel da Encarnao. Os relatos dos evangelhos so claros ao referirem a encarnao de Deus, como obra do Esprito, quer dizer, como o pice da doao de Deus ao mundo, como o mximo inimaginvel da expresso amorosa de Deus na nossa histria. O Natal no , neste sentido, quando um homem quiser. No o Natal que depende de ns. Somos ns, a nossa vida, o nosso futuro que depende do Natal, desse excesso e dessa loucura de Deus, que abraou e tomou a nossa condio para a libertar e redimir. Desejamos que, neste ano dedicado ao Esprito, o Natal seja acolhido, vivido e celebrado como festa da absoluta gratuidade de Deus. Deus olhou para ns e viu que precisvamos dEle. E sem lho pedirmos nem o merecermos, fez-nos a Visita. Entrou no nosso mundo e fez-se Dom num encanto de Menino. Um Menino nasceu para ns. Um Filho nos foi dado (Is.9,5). Ao nascer, rompeu a noite de todos os medos e fez brilhar a esperana do futuro novo que nEle comeou. Santo Natal.

Homilia de Natal - Missa da Meia Noite 1996 (?) Inspirada em C. Martini Anuncio-vos uma grande alegria para todo o Povo; nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que Cristo, Senhor. Isto vos servir de sinal: encontrareis um menino recm-nascido deitado numa manjedoura (Lc.2,10-11)... 1. H dois mil anos o acontecimento no foi notcia. Mas a notcia , para Lucas, um grande acontecimento. Tem data precisa, lugar determinado, pessoas identificadas. Foi por altura do recenseamento de Csar, quando Quirino era governador da Sria; Jos subiu a Belm, para se recensear, com Maria, que estava para ser Me. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar luz e teve o seu filho primognito. Hoje a notcia j no ser acontecimento. Os pormenores da gruta, do encanto dos pastores, da multido dos anjos e do menino deitado na manjedoura, correm o risco de tornar este acontecimento mais uma histria de embalar meninos, uma fantasia de crianas, um sonho de pequenos, um toque de magia, no dobrar de cada ano. Talvez andemos todos esquecidos de que, h dois mil anos, a histria da gruta e dos panos, da manjedoura e dos pastores, servia a frio a verdade da nossa indiferena e da nossa recusa, face ao calor da luz divina. 2. Sem querer estragar a poesia daquela noite, gostaria de ir convosco mais longe na contemplao do prespio de Belm: - Olhar para os panos que envolvem o menino e ver neles o sudrio do Crucificado, como se ao nascer, Jesus nos dissesse: Nasci hoje para vs e morrerei por vs... - Olhar para a gruta, onde o Menino nasceu e gemeu, por no haver lugar para eles na hospedaria e ouvir o grito do Menino que nos parece dizer: Chamo por ti, estou tua porta, quero entrar dentro de Ti. E mesmo que Me tenhas recusado tantas vezes, bato mais uma vez e hoje... precisamente hoje, peo-te que Me abras a porta do teu corao. - Olhar para cima e ouvir os anjos, como quem escuta uma notcia que vem do alto. Uma alegria que a voz humana no poderia nunca conter, contar ou cantar. Nasceuvos hoje, na Cidade de David, um Salvador, que Cristo, Senhor. Esta a mensagem que se ressoa hoje em todo o mundo e que acolhemos uma vez mais com alegria, com reverencia, com submisso e confiana, porque ilumina a nossa noite e derrete o gelo da nossa vida. - Olhar para a imagem singela do pobre Menino deitado na manjedoura no como uma luz de inspirao para poetas e pintores, mas como o nico sinal que Deus dar sempre de si mesmo. O nascimento do Menino a nossa salvao, porque nasceu para ns e o nosso Salvador! - Olhar, enfim, para a multido do exrcito celeste que louvava a Deus dizendo: Glria a Deus nas alturas e na terra paz aos homens por Ele amados, e entrar neste coro da paz oferecida a todos quantos se deixam amar por Deus...

3. Afinal, irmos, o cenrio do prespio no nos permite fantasiar ou relegar o Natal de Cristo, para as calendas do passado. Ele torna-se, por apelo eterno, um acontecimento de hoje. Hoje, nasceu-vos o Salvador. Hoje, Jesus quer nascer no meio de ns, hoje e no h vinte sculos! O menino quer nascer na vida interior de cada homem, na histria da nossa cidade e de toda a humanidade, e este (re)nascimento , por certo e hoje o acontecimento mais importante da nossa vida! Jesus chama, uma vez mais, nossa porta e hoje pede-nos que lhe arranjemos um stio na nossa vida. Chama com todo o seu amor, mas tambm valendo-se da insatisfao que, tantas vezes, percorre a nossa existncia vazia, superficial e contraditria; Jesus tambm hoje nos chama, atravs da pena sentida dos nossos pecados. Chama-nos, mediante essa nostalgia que sentimos do Natal, de quando ramos ainda crianas; Jesus chama-nos tambm pelo nosso desejo fundo de perdo, de limpeza, de transparncia, de honestidade; e chama-nos, enfim, atravs do nosso desejo de sermos melhores, de rezarmos mais, de nos abrirmos a todos os irmos, de amar a todos os povos... Se lhe abrimos a porta, Ele se tornar para ns porta da vida e da salvao. Ento seremos homens e mulheres autnticos, capazes de amar, de perdoar e de transmitir tambm ns aos outros este alegre anncio de salvao! Nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que Cristo, Senhor! (Lc.2,11).

Homilia de Natal - Missa do Galo 1995

Um Menino nasceu para ns. Um Filho nos foi dado! No silncio da noite, um parto de luz! Ali estava um beb. E o Messias que se esperava encontrar entre raios e troves, estava entre panos e reclinado numa manjedoira. Maria e Jos olhavam para ele e nada entendiam. Era aquilo, - aquele beb de carne branda - o que anjo anunciara e que o Povo havia esperado durante sculos? Rilke dirige-se num belssimo poema a esta Virgem da Noite de Natal e pergunta-lhe: Tinha-lO imaginado maior? Mas o que ser grande? Atravs de todas as medidas que Ele percorre, vai a magnitude do seu destino... A imensidade de ser Deus. Sim, o Deus que ecoa nas nvens faz-se benigno e, em ti, vem ao mundo! Mas eles no O entendiam. Adoravam-nO mas no O entendiam. Era Aquele beb o enviado para salvar o mundo? Deus era Omnipotente o Deus forte e o Menino s fragilidade! O Filho esperado era a Palavra, aquele Beb no sabia falar! O Messias prometido era o Caminho, mas este no sabia andar. O Messias viria como Conselheiro admirvel, mas esta criatura nem sequer sabia encontrar o peito da me. Ele ia ser a Vida, mas morreria se a Me no O alimentasse. Era a Luz das Naes mas tiritava de frio... Como podiam entend-lO? Maria olhava para Ele, como se o segredo estivesse escondido debaixo da pele. Mas debaixo da pele nem uma palavra de explicao. Havia s uma Carne mais dbil que a pele, e, atrs dos olhos s havia lgrimas, as pequeninas lgrimas de recm-nascido. Se Deus queria descer ao mundo, porque ousava entrar por esta porta estreita da pobreza? Se vinha salvar a todos, porque nascia nesta imensa solido? Afinal nem anjos, nem luzes, nenhum milagre espectacular acompanhara o prodgio daquela noite de silncio e mistrio! Apenas um sinal: envolto em panos e reclinado numa manjedoura, um Menino! Assustamnos a gruta e o estbulo? Mas que isto frente ao outro salto da infinitude ao tempo, da plenitude de Deus mortalidade do Homem? Sim, porque era homem, homem verdadeiro! Um beb! Um Menino! Um Menino que ria e chorava, mas que era Deus, a plenitude de Deus. O mundo que esperava dos seus lbios a revelao recebeu como primeira palavra um sorriso e o estalido de uma bolha em seus lbios rosados! Esta era na Verdade, a sua grande Palavra! Sim. Um Menino Deus! Para escndalo de inteligentes e gudio dos simples! Era Deus, o nosso Deus, o Deus connosco, o Deus para ns! Era sobretudo o nico Deus a quem os homens podiam amar. Ningum pode amar uma coisa que no possa abarcar com os seus braos! (Fulton Sheen). Era Deus em pessoa, um Deus acessvel, tocvel! O nico que nos humilhava com a sua grandeza, mas que nos fazia

grandes com a sua pequenez. Se Deus se fez Homem, ser Homem a maior coisa que se pode ser. (Ortega e Gasset) Desde o Silncio daquela noite em que a Palavra se fez Carne humana possvel proclamar que a glria de Deus o Homem vivo e que a Vida do Homem a contemplao de Deus. (Sto Ireneu) Do Deus Menino! Vinde, adoremos!

Homilia de Natal - Missa do Dia 1995 (a partir dos textos da Missa do Galo) Um Menino nasceu para ns. Um Filho nos foi dado! No silncio da noite, um parto de luz! Na gruta de Belm, uma Virgem deu luz o seu Filho primognito e envolveu-O em panos e reclinou-O numa manjedoura! Ali estava um beb. E o Messias que se esperava encontrar entre raios e troves, estava entre panos e reclinado numa manjedoira. Maria e Jos olhavam para ele e nada entendiam. Era aquilo, - aquele beb de carne branda - o que anjo anunciara e que o Povo havia esperado durante sculos? Rilke dirige-se num belssimo poema a esta Virgem da Noite de Natal e pergunta-lhe: Tinha-lO imaginado maior? Mas o que ser grande? Atravs de todas as medidas que Ele percorre, vai a magnitude do seu destino. A imensidade de ser Deus. Sim, o Deus que ecoa nas nvens faz-se benigno e, em ti, vem ao mundo! Mas eles no o entendiam. Adoravam-nO mas no O entendiam. Era Aquele beb o enviado para salvar o mundo? Deus era Omnipotente o Deus forte e o Menino s fragilidade! O Filho esperado era a Palavra, aquele Beb no sabia falar! O Messias prometido era o Caminho, mas este no sabia andar. O Messias viria como Conselheiro admirvel, mas esta criatura nem sequer sabia encontrar o peito da me. Ele ia ser a Vida, mas morreria se a Me no O alimentasse. Era a Luz das Naes mas tiritava de frio... Como podiam entend-lO? Maria olhava para Ele, como se o segredo estivesse escondido debaixo da pele. Mas debaixo da pele nem uma palavra de explicao. Havia s uma Carne mais dbil que a pele, e, atrs dos olhos s havia lgrimas, as pequeninas lgrimas de recm-nascido. Se Deus queria descer ao mundo, porque ousava entrar por esta porta estreita da pobreza? Se vinha salvar a todos, porque nascia nesta imensa solido? Afinal nem anjos, nem luzes, nenhum milagre espectacular acompanhara o prodgio daquela noite de silncio e mistrio! Apenas um sinal: envolto em panos e reclinado numa manjedoura, um Menino! Um Menino que ria e chorava, que era Deus, a plenitude de Deus. O mundo que esperava dos seus lbios a revelao recebeu como primeira palavra um sorriso e o estalido de uma bolha em seus lbios rosados! Esta era na Verdade, a sua grande Palavra! Sim. Um Menino Deus! Para escndalo de inteligentes e gudio dos simples! Era Deus, o Deus connosco, o Deus para ns! Era Deus em pessoa, um Deus acessvel, tocvel! Todavia, se Jesus fosse somente um Homem, mesmo que tivesse sido o maior e o mais puro dos filhos de Homem, ele no nos teria salvado, no nos teria dado a Vida que vem do alto e que destinada a no ter fim. Somente no caso de se ter realizado nEle o inaudito encontro da terra e do cu, que dada resposta necessidade universal da salvao e nos restituida a dignidade de homens novos, a graa de sermos nEle filhos de Deus.

Hoje, que a Palavra se fez Carne humana, podemos proclamar que a glria de Deus o Homem vivo e que a Vida do Homem a contemplao de Deus. (Sto Ireneu) Do Deus Menino! Vinde, adoremos!

Homilia na Noite de Natal - 1994 No temais! Anuncio-vos uma grande alegria para todo o Povo: nasceuvos hoje, um Salvador, que Cristo, Senhor! No temais! No vos tomeis de susto, mas de espanto! No vos perturbeis, mas deixai-vos maravilhar! No vos escondais, mas voltai-vos para a Luz! Nasceu-vos hoje um Salvador! No temais! Deixai-vos antes inebriar pela alegria do Dom. Um Menino nasceu para ns, um Filho nos foi dado. Saboreai o gozo supremo da mais inaudita surpresa. Numa manjedoira, envolto em panos, em Belm, a Casa do Po, h um Menino. Cristo, o Senhor, o Salvador do Homem. A notcia ecoa, por isso, l do alto, e ressoa no mais profundo do corao dos humildes. a boa nova de salvao. Na frgil humanidade, Deus dignou-se manifestar o seu Amor. Na carne sempre dbil, o nosso Deus quis habitar-nos. Ele no se envergonhou de ns. No nos deixou entregues nossa perdio. Na humildade do Prespio Deus fez-se Menino. Na sua manifestao de Amor, Deus nem podia ter ido mais longe. Fez-se um de ns, um connosco, um para ns! E, no Menino, despido de todas as coisas, o mundo contemplou o rosto de um Deus merc dos Homens. o rosto de um Deus feito homem como ns, afeito aos nossos limites de espao e tempo, de calor e frio, de fome e satisfao, de alegria e de choro. Mas o rosto de um homem que Deus, o rosto de uma humanidade divinizada, de um homem prximo que vem de longe, partiu do Eterno e abraou a nossa histria, tocou a nossa carne. um homem to homem, to pleno de humanidade, que s podia ser Deus. um Deus to Deus, to rico de amor, que para salvar o Homem s podia ser Homem... Se ali estivesse apenas o homem, estaria ainda e to s o rosto da nossa indigncia. Seria ainda um sinal e uma esperana para o Homem, mas no uma presena de Graa nem uma plenitude de salvao. o homem. Sim. verdadeiramente homem. Mas verdadeiramente Deus. Por isso ele detm em si todo o mundo ntimo da divindade, todo o mistrio da Trindade, todo o mistrio do tempo e da Eternidade. verdadeiramente homem. NEle o divino no se confunde com o humano. Permanece algo de essencialmente divino. Mas Cristo, ao mesmo tempo to humano! Graas a isso, todo o mundo dos homens, cada um de ns, encontra nEle a sua expresso diante de Deus. Quer dizer, ali est um Deus que se compraz no Homem, que se manifesta na Carne e d plenitude de vida e amor nossa humanidade. Mas tambm ali est um Homem que Deus, um homem que tocando a nossa humana condio, a introduz na plenitude da vida divina! E por isso est o homem diante de Deus. No diante de um Deus longnquo, inacessvel, mas de um Deus que est nEle: mais ainda, que Ele prprio.

No temais. Que diante do prespio, o excesso do Mistrio que se faz Luz, nos liberte do medo e nos encha de alegria. Deus viu a nossa dignidade to ferida pela fragilidade que a preencheu da sua plenitude. No Menino estamos em Deus. E Deus est em ns! Ele a Luz verdadeira, que vindo a este mundo ilumina todo o Homem! Vinde, adoremos!

Homilia no Dia de Natal 1994 Como so belos sobre os montes os ps do mensageiro que traz a boa nova, que proclama a salvao! (Is.52,7) Como so muitas e belas as palavras que dizemos, as mensagens que escrevemos, os votos que anunciamos! Como so de paz e esperana as vozes que levantamos no corao do mundo em runas! Como as palavras e os gestos raros puderam quebrar o silncio deste Inverno! So de muitas palavras os dias que vivemos! Ficam os desejos e sobra a esperana. Inventamos a alegria e estamos em festa. Afinal, s Deus nos parece calado e distante, proibido ou esquecido de falar, no ruido da Cidade, ou mudo e quieto na sua pacincia. S Deus parece preferir neste Natal o silncio aos gritos, os gestos s palavras. Mas Deus no se queda na sua eternidade nem mudo no seu silncio. Do eterno silncio de Deus, brotou a Palavra criadora do seu Amor, a palavra de esperana dos profetas, e por ltimo, o esplendor da sua glria, Jesus Cristo, seu Filho. Muitas vezes e de muitos modos Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias que so os ltimos falou-nos por seu Filho! (Heb.1,1-6) Ele que tem a Palavra! Ele a Palavra! Esse de quem fizemos quase e to s um Menino de Prespio, uma graa para crianas, Esse que nos dado ver, tocar e sentir na humana fragilidade de um beb acabado de nascer, esse o Filho de Deus. Ele prprio a Boa Nova da parte de Deus. Por Ele, o Amor se fez Palavra e nEle a Palavra se fez Carne. Do Eterno silncio de Deus, brotou a Palavra do Amor. Fez-se Menino e fez-se Homem. Na sua manifestao de Amor, Deus nem podia ter ido mais longe. Fez-se um de ns, um connosco, um para ns! E, no Menino, despido de todas as coisas, o mundo contemplou o rosto de um Deus merc dos Homens. Mas o rosto de um homem que Deus, o rosto de uma humanidade divinizada, de um homem to prximo que vem de longe, que sau do Eterno e abraou a nossa histria, tocou a nossa carne. E o Verbo se fez Carne e habitou entre ns! um homem to homem, to pleno de humanidade, que s podia ser Deus. um Deus to Deus, to rico de amor, to pleno de Vida, to cheio de graa, que s podia ser Homem como o Homem e Deus para salvar o Homem. Ele verdadeiramente Deus. Pois nEle estava a Vida e a Vida era a Luz dos Homens. Por isso o Menino de Belm detm em si todo o mundo ntimo da divindade, todo o mistrio da Trindade, todo o mistrio do tempo e da Eternidade. Deus revelou-se ao homem no que tem de mais divino, no que a sua Vida ntima; revelou-se no seu prprio mistrio.

Mas revelou-se na nossa humanidade. Fez-se Carne. Graas a isso todo o mundo dos homens, toda a histria da humanidade encontra nEle a sua expresso diante de Deus! Quer dizer, no Prespio, est um Deus que se compraz no Homem. Ali est tambm um Homem que Deus. Tocando a nossa humana condio, Deus revelou-nos o mistrio do Homem, ps a descoberto a nossa verdade mais profunda. Eis o homem diante de Deus. esta a espantosa maravilha de um Deus que fala e se revela na Encarnao do Filho de Deus. Deus no olhou ao facto de tal revelao o ir de certo modo ofuscar aos olhos do Homem, porque o homem no capaz de suportar o excesso do mistrio: o homem no quer ser invadido e subjugado. Por isso muitos o recusaram. O Homem nunca poderia imaginar um Deus assim. Queria-o o ver, e protestou pelo silncio de Deus. Mas quando Deus fala na medida do Homem, o Homem recusa-o porque o queria-o como Deus, sem um rosto to verdadeiramente humano. Veio ao que era seu e os seus no o receberam. Viram os olhos da Carne. No contemplaram o Verbo de Deus. Que diante do prespio, o excesso do Mistrio que se faz Luz, nos liberte do medo da nossa fragilidade e nos encha de alegria pela nossa grandeza. A todos ilumine na Verdade. Deus viu a nossa frgil humanidade to ferida que a preencheu da sua plenitude. Que da sua plenitude todos recebamos graa sobre graa!

Homilia de Natal 1993 Missa do dia de Natal (19h00) Na Missa do Galo e das 19h00 O Povo que andava nas trevas, viu uma grande Luz! Nesta noite fria e densa, viemos em busca de uma Luz, como peregrinos cercados de nevoeiro. Mergulhados na incerteza e atrados pela esperana fixamos o olhar sobre a Luz. Com dificuldade, pois no faltam aqui, acol e alm sinais de uma noite que parece interminvel. As trevas parecem querer dominar o mundo sob signo da injustia, da violncia, da desesperana, da angstia e do desnorte. nossa volta e dentro de ns o medo, a angstia e a incerteza tentam submergir na escurido. **** Na Missa do dia de Natal **** Em busca da Luz, viemos at ao Prespio de Belm contemplar a maravilha de um Deus feito Menino. Viemos para colocar a nossa humanidade sob o olhar de Deus e descortinar na pequenez do menino a grandeza de cada Homem. Deus fez-se Carne. O Eterno assumiu o nosso tempo e a divindade abraou a nossa fragilidade humana. Doravante o homem peregrino, cercado pela noite do medo e pelo nevoeiro da incerteza, tem diante de si a Luz do Mundo, sua medida, para caminhar na esperana e na alegria, para se libertar da escurido em que se via mergulhado. **** Em ambas **** Encheu-se, hoje, de Luz o nosso Templo, como sinal dAquela Luz que preenche de vida e de ternura, de claridade e de esperana o corao e a histria de cada um de ns. Essa Luz, Cristo. Esse sim, que vindo a este mundo, ilumina todo o Homem. Deus quis fazer connosco o caminho, revestir-se da nossa humanidade. No Menino de Belm contemplamos a verdade da nossa Humanidade, pe-se a descoberto o lado bom, terno e meigo e belo que h no mais profundo de cada um. S Luz deste Deus feito Menino ns podemos avaliar o mistrio da imensa dignidade com que a nossa Humanidade se revestiu. A nossa cultura e o nosso tempo ainda no perderam este sentido humano do Natal. Nestes dias, uma onda de humanidades varre os nossos comportamentos e desperta novas atitudes. Explode de ternura o nosso mundo, abrem-se caminhos de solidariedade, rasgam-se novos motivos de alegria e de esperana. Porqu? Porqu... o Natal, mesmo para os mais indiferentes, afina a sensibilidade humana e desencadeia este sentido de partilha, do afecto, da famlia e do amor? Porque uma Luz brilha no Alto e o fascnio desta Luz toca a todos. O Natal um acontecimento de

Luz que pe a descoberto a nossa verdade mais profunda. Se Deus se fez homem no Filho Jesus, deu a cada Homem uma dignidade mpar e fez de todos os Homens seus filhos e por isso irmos. Olhando o prespio, o homem v que a sua humanidade tem a medida de Deus. E a medida de Deus no homem a do amor, da doao, da partilha, da solidariedade, da ternura e da paixo por cada Homem. esta a verdade mais profunda que se descobre ao abrigo de um to grande claro de Luz. Jesus Cristo. Que esta onda de humanidade ultrapasse a poca natalcia e germine no corao de todos os filhos de Deus em atitudes novas. Que este dia e este tempo de plenitude animem a construo de uma humanidade diferente. Que a intensidade desta Luz nos faa ver quanto falta ainda a cada homem para ser Homem. Muito desejaria que neste Natal se apagassem as luzes que encandeiam e cegam. E se erguesse ento, como Astro da manh, no Alto da vida de cada um, a verdadeira Luz do Mundo que Cristo. Guiados por esta Luz, se multiplique em ns a alegria e aumente o nosso contentamento. Natal! Deus a est vestido de humanidade. Eis o homem inebriado de Deus. Alegrai-Vos! Nesta noite a Luz venceu as trevas! Aleluia. Porque um menino nasceu para ns, um Filho nos foi dado! Vinde, adoremos!

Missa do Galo - Noite de Natal 1992 1. Venho trazer-vos uma Boa-Nova, que ser de grande alegria para todo o Povo: nasceu-Vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que o Messias, Senhor! Que maravilha, neste mundo cansado da tragdia e do fracasso, ouvir-se hoje, da parte de Deus, a notcia jubilosa do nascimento do Salvador! Que alegria, para esta humanidade, j to perto do desespero e do sem-sentido, poder acolher a boa-nova da salvao, que eternamente se realiza, no hoje de cada instante, cada vez que a humanidade se abre contemplao de to grande mistrio! Faz-nos bem ouvir boas notcias! Sobretudo quando elas nos do uma certeza e uma esperana. A certeza de que Deus est to prximo do Homem que quis ser humano. A esperana de que o Homem, em Jesus Cristo, participa da Vida de Deus. Esta afinal a grande notcia. Talvez no tenha honras de primeira pgina, nesta Terra de letrados e bons pensadores. Mas ressoa no corao dos pobres e dos humildes como a maior novidade de sempre na histria da nossa humanidade. Deus, to perto do Homem, apaixonou-se pelo Homem, quis ser como Ele e com Ele, assumir as suas dores e alegrias, as suas angstias e esperanas, ao deixar-se fazer um de ns, na humildade provocante do prespio de Belm. E o homem, cada Homem, mesmo sepultado na sua misria ou prisioneiro da sua pobreza, templo de Deus, espelho do Menino pobre, predilecto de Deus, amado por Ele, procurado em primeiro lugar como objecto do seu amor imenso! Por isso este dia de alegria! No fica bem dar lugar tristeza no dia em que nasce a Vida. Ningum excludo da participao deste gozo; comum a todos a mesma razo para a alegria, porque Nosso Senhor, como a ningum encontrou isento de culpa, assim a todos veio libertar. Exulte o santo porque est perto da palma; goze o pecador, que convidado ao perdo; anime-se o gentio, pois chamado para a Vida! (S. Leo Magno).Deus tem Natal para todos! 2. Manifestou-se a graa de Deus que traz a salvao para todos os Homens! Carssimos amigos: o Natal este acontecimento de graa, de encontro de Deus com o Homem, do Homem com Deus. Mistrio de Comunho em que Deus nos d o que dEle e recebe o que nosso, e assim nos une a si e entre ns, num amor mpar e indissolvel, que jamais algum podia conceber! O Senhor Jesus no se envergonhou de ns! Quer-nos, como a mais ningum, e a ningum exclui do seu Amor. Todos os homens, perto ou longe de Deus, prximos ou afastados da Igreja, foram tocados pela vida de Deus, desde a encarnao de Jesus, e

por isso, foram salvos no seu Amor. Todos, sem excepo! Todos! Porque o mesmo Deus que tudo criou, nos salvou, ao vestir a nossa pele, ao carregar a nossa condio e ao elev-la dignidade divina, que O fez abraar a nossa humanidade. Gostaria, por isso nesta Noite, a primeira noite convosco, como proco, abrir o mistrio do amor de Deus a todos os homens de boa vontade e a todos anunciar esta predileco louca de Deus por cada um de ns. Loucura tal que fez descerrar nas trevas do mundo o brilho e a glria da Luz que vem do Alto. Hoje Natal! Hoje. Hoje mesmo! No celebramos, maneira de recordao, um acontecimento do passado, que ocorreu uma vez e passou; algo presente que , ao mesmo tempo, comeo de um futuro eterno que de ns se avizinha! (K. Rahner) Graas ao Natal temos acesso ao mistrio desse gigantesco salto de Deus no seio da Humanidade. No rosto visvel do Menino, que nos foi confiado como DOM, espelhase o amor de Deus por cada um de ns: Num gesto de arrojo divino, o Filho de Deus fez-se homem e ns podemos ver um Homem que Deus. E um Deus to solidrio com o Homem. E isso Natal! 3. Que ningum se julgue excludo desta Boa Nova e a ningum falte a alegria. Talvez, os mais pobres e carecidos, talvez esses estejam mais perto da humildade do prespio do que alguns de ns, demasiado grandes para contemplar o mistrio da pobreza de Deus que nos enriqueceu ao fazer-se um de ns. Alegrai-Vos! Nesta Noite a Luz venceu as trevas! Aleluia! Vinde, adoremos! Nasceu o nosso Salvador: Cristo, Senhor!

Homilia no Dia de Natal 1992 1. No princpio era o Verbo, o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus... E o Verbo fez-se Carne e habitou no meio de ns. E ns vimos a sua glria, glria que lhe vem do Pai, como Filho nico, cheio de graa e Verdade! Carssimos: Deus Palavra! Deus no mudo, indiferente nossa histria, alheio ao nosso mundo. Deus Palavra! Quer dizer, Deus fala, Deus comunica-se; Deus , em si mesmo, dilogo de amizade, de amor, de salvao. Deus - Palavra fez-se Carne. Do silncio eterno fez-se ouvir a Palavra, apesar das palavras e dos sinais, pelos quais Deus nos fora falando. Deus fez-se Carne. O Eterno assumiu o nosso tempo e a Divindade abraou a nossa fragilidade humana. Deus, Palavra eterna, fez-se Homem, para que compreendssemos a sua linguagem, e o mistrio da nossa pequenez mergulhasse na grandeza eterna do amor divino. No princpio da Criao, a Palavra de Deus tudo criou e disps em harmonia. A Palavra Criadora de Deus continuou na Histria. Deus falou a Abrao e Moiss. Falou pelos profetas. Foram apenas balbucios que prepararam o acampamento da Palavra de Deus no corao da nossa Humanidade. Na plenitude dos tempos, quando a histria estava amadurecida, segundo os desgnios de Deus, Deus falou-nos por seu Filho. Ele Palavra de Deus! S Cristo a Palavra! Em Cristo, Deus falou definitiva e plenamente ao Homem. NEle e por Ele, Deus disse tudo o que tinha a dizer de si mesmo. Cristo a Palavra do Pai, o eco nascido do silncio eterno para acordar na esperana os homens adormecidos na dor. Cristo, o homem-menino de Belm, veio do seio do Pai, brotou do seu amor eterno e ofereceu ao mundo o rosto do nosso Deus. O Verbo habitou no meio de ns! Literalmente, o evangelista diz que o Verbo armou a sua tenda, estabeleceu a sua morada no meio dos Homens. 2. Direis talvez ser difcil esta homilia. Mas quem h-de falar-Vos do Filho e do Pai, quem h-de falar-Vos do mistrio imenso, do encontro da humanidade com Deus e da divindade connosco seno eu? Afinal, do-nos um natal infantil, como festa dos pequenos, como mercado a explorar! E como maior o comrcio admirvel que se realiza nesta encarnao de Deus, que veste a pele da nossa fragilidade e assume a pequenez da nossa condio? Em Cristo, algo de Deus passa para o Homem e algo do Homem entra na esfera de Deus. A nossa humanidade, to marcada pelo pecado, vse agraciada pelo dom de Deus, recriada pelo seu amor. O Verbo assumiu o que era nosso. E ns fomos elevados dignidade divina. Ele d-nos o que dEle e recebe o que nosso! Tudo nos foi dado, de graa! Sem preo! A Luz brilhou nas trevas. Esta Luz era a Vida, a Vida plena, por que o homem tanto anseava. Veio ao que era seu e os seus no receberam esta Luz!

Na verdade, s a f podia descortinar nas palhinhas humildes do prespio a grandeza do nosso Deus! Os que nasceram de Deus, esses acreditaram! Acreditaram que a Paixo de Deus o Homem e o Homem Vivo! E que, por esta Vida, Deus desceu at ns. E S. Joo desabafa: E os seus no o receberam! o drama da Encarnao! A recusa de um homem livre colocado diante da Luz. Nela descobre o seu pecado mas tambm a graa! luz desta Luz alguns combateram pelas trevas ao descobrirem a sua pequenez. Mas luz desta Luz, tambm muitos perceberam o mistrio da graa e se abriram ao calor e ao claro de to intensa Luz. No prespio de Belm a dignidade do Homem, de cada homem, brilha como nunca, pois Deus abraou e redimiu e elevou a nossa pobre condio! 3. Tempo de Natal! Natal de novo! Para abrirmos os olhos e ficarmos espantados com a maravilha mpar que o Senhor nos oferece contemplar: todos os confins da Terra viram no prespio de Belm a salvao do nosso Deus! Para todos os Homens! E os que vivem na mais extrema pobreza compreendero melhor a alegria de esperar tudo de Deus. Eles, melhor do que ns, estaro mais prximos da pobreza do nosso Deus! Ir ao seu encontro celebrar, com eles a solidariedade de Deus connosco, em Jesus! Que a Boa Nova do natal a todos recrie na esperana e na alegria. Deus tem natal para todos. Aleluia! Nasceu o Senhor!

Homilia brevssima ou mensagem de Natal Carssimos: O acontecimento do Natal toca as cordas mais belas do corao humano. Aqui se fala do mistrio do menino, da simplicidade, da humildade e da ternura. Mas a imagem primordial do Natal a de uma famlia simples, unida por um amor profundo e original entre Maria e Jos, tocada pelo dom e pelo mistrio divinos, visitada pela surpresa de um Menino, que o Filho de Deus. A famlia humana tornou-se, desde o Natal, o lugar por excelncia da manifestao da Vida e do Amor que vm de Deus. Assim o Natal para ns a Festa da Famlia e a Famlia o mais belo presente de Deus! O nosso esforo humano apenas o de acolher, como Maria e Jos, a presena de Deus, que por meio deles nos dado a todos e para sempre. Que neste Natal de 2006 o amor, a unidade, a paz e a alegria na famlia, sejam o teu maior presente de Deus. Votos de Santo Natal em famlia. E nesta famlia que somos. Quando celebramos a Eucaristia, encontramo-nos em Belm, na casa do po. Cristo d-Se a ns, e assim nos une a todos, no seu Amor, na sua Alegria e na sua Paz.

OUTRAS HOMILIAS DE NATAL

CARLO MARIA MARTINI

Homilia para a Missa do Galo Cardeal Martini Contemplemos o prespio: Jesus est no centro A passagem do Evangelho de So Lucas que se l nesta noite de Natal um convite contemplao do prespio, com o relato do nascimento de Jesus. Mas este relato surpreende-nos. Pois Jesus no aparece nem uma s vez na primeira pessoa; no se fala dEle, como costuma fazer-se quando se trata de um menino, dizendo-se que muito bonito, ou simptico, ou que tem muita graa, ou que chora, ou que nasceu muito pobre. No se faz nenhum elogio dEle. Todavia Jesus o grande protagonista do relato, dEle que falar todo o evangelho e precisamente a partir desta passagem. Qualquer outro autor ter-nos-ia apresentado um protagonista descrevendo-o, desde todos os pontos de vista, obrigando-nos a imagin-lo. Mas o evangelho no o faz. O evangelho fala-nos de outros. Na primeira parte fornece-nos alguns dados sobre Jos, Maria e sua viagem; na segunda, fala-se dos pastores, de como, meia-noite estavam guardando o rebanho, e o que lhes sucede. E no meio destas duas cenas est Jesus. Jesus, um Menino, est no meio de tudo o que se move sua volta; ningum O ouve, quase ningum se d conta que est ali, mas est l, de verdade. o ncleo do mistrio de Jesus e Maria, a pedra-chave do que se passa com os pastores, Ele o centro de tudo. Jesus, esse Menino, o corao de tudo quanto sucede nessa noite de sonho, e Ele que lhe d sentido. Tudo est ali, junto dEle, tudo vem dEle, tudo se dirige para Ele. Tambm ns vemos e fazemos prespios nestes dias, sobretudo os mais pequeninos; prespios com muitas ou poucas figuras, simples ou elegantes, inclusive alguns at bem artsticos. Mas quando vemos o prespio, observamos que tudo gira volta de Jesus, que todas as figuras que o formam, ou vm dEle ou se dirigem para Ele, ou giram volta dele e Ele que lhes d sentido. Jesus , pois, o centro da representao; est ali silencioso; ningum O descreve, nem O louva, nem O admira, mas Ele quem d sentido a tudo o resto. Jos vai a Belm, onde o menino ir nascer; Maria protagoniza o facto admirvel de O dar luz, e logo O envolve em panos e O coloca na manjedoura; os pastores so iluminados em plena noite e dirigem-se para o Prespio, para envolver Jesus com a sua ternura. Jesus cala; no diz uma palavra, no se move; mas todos os que O rodeiam se movem e no param de falar dEle. Sucede j agora o que suceder depois da

ressurreio, quando se refere que Jesus veio, ps-se no meio deles e disse: A Paz esteja convosco (Jo. 20,9). Jesus ao nascer, ps-se no meio de tudo o que nos acontece, no meio da nossa vida, de todos os movimentos de todas as pessoas, mesmo daquelas que se movem por Ele e para Ele, sem o saberem. A todos Ele diz: A Paz esteja convosco. Jesus est no meio de ns Nestes dias, vem-se muitos prespios, que procuram reflectir o que se passa no nosso mundo e que, por conseguinte, representam a guerra, a fome, o sofrimento, a solido, o trabalho humano. Mas todos os prespios que fazemos tm como centro Jesus, porque no se pode pr de lado o Filho de Deus, longe de ns, mas sim em cada bocado da nossa existncia. Este o anncio que o Natal intenta relanar: Jesus est aqui, no meio de ns, nesta Eucaristia que estamos a celebrar, no meio da nossa cidade, cujo centro somos e fazemos, e por isso, nesta Eucaristia esto presentes todos os habitantes da cidade, porque Jesus est no meio deles. O Menino Jesus, que poderia parecer algo de insignificante entre os grandes sucessos do mundo, o sinal inconfundvel de que com Ele e nEle, tudo o que pequeno, dbil, pobre, exilado, recusado, ou marginalizado, o que realmente importa, o que ocupa o centro. Uma imagem nova de vida Desde o princpio, no Prespio, Jesus atrai todo o mundo para si, para a sua simplicidade e pobreza, com uma atraco que acabar na cruz, e que se concluir na humildade da Eucaristia, a partir da qual continua a atrair para si toda a humanidade. Todos ns somos, pois, enquanto vivemos, como que personagens do Prespio ideal, que represente todo o mundo, em cujo centro est Jesus. Personagens, que esto ali, volta do Senhor, para o honrar, sendo seus companheiros vivos, responsveis e activos, semelhana de Maria e de Jos, que O adoram, O envolvem em panos, O alimentam com amor, semelhana dos pastores que se apressaram a saud-lo. Estamos e queremos estar entre essa multido de pessoas de boa vontade, que se dirigem para o Prespio e que reconhecem que Jesus a personagem principal. Queremos e devemos ser protagonistas deste acto evanglico de nos tornar prximos, e para isso, como Jesus, escolhemos tudo o que dbil, ou frgil, ou pobre.

Ao meditar sobre o Prespio e sobre a nossa vida, como prolongamento deste nascimento, vemos que no so precisas grandes coisas, nem grandes acontecimentos, para estarmos felizes. Basta-nos partilhar da alegria de Maria e de Jos, da alegria dos pastores, que pode ser tambm a nossa, desde o momento, em que, em todos os bocadinhos da nossa vida, se esconde a presena misteriosa de Jesus, que nos chama a prestar cada vez mais ateno vida de cada dia, uma ateno que substitua todas as preocupaes e ansiedades que nos causam tantas coisas inteis e passageiras. Que descubramos aqui e agora a alegria, o trabalho, a misso que Jesus nos confia, em sua pequenez e pobreza, vindo viver entre os nossos braos e no nosso corao. Este o Natal que desejo a cada um de vs, que representais na grande famlia do Prespio, que desejo a todos os cristos e homens de boa vontade da nossa parquia. Um Natal em Paz, em que a contemplao do Menino Jesus abra os coraes dos homens e nos ensine a todos, a perceber em cada instante da nossa vida, a presena deste Senhor Jesus que a enche com a sua luz e a sua verdade.

Homilia para a Missa da Noite Cardeal Martini Natal significa nascimento. Dia de nascimento ou comemorao do nascimento. Nascimento de quem? Quando dizemos Natal, sem mais, sem nenhum apelativo, todos sabemos muito bem que nos referimos ao nascimento de Jesus, quele nascimento, que ns reconhecemos como o princpio de todo o nosso nascimento para a vida verdadeira, para vida de Deus. No nascimento de Jesus todos temos a esperana, a prenda, a promessa, a graa de uma vida nova. Assim, pois, a Igreja celebra todos os anos o Natal desde h 2002 anos e recorda sempre duas coisas: o acontecimento histrico do nascimento de Jesus, e o seu significado, os bens e os dons que com Ele recebemos. A segunda leitura, uma passagem da carta de So Paulo a Tito, faz uma meno especial destes dons. Aludindo ao que significa a vinda de Jesus ao mundo, escreve So Paulo: Manifestou-se a graa de Deus, fonte de salvao para todos os homens, ensinando-nos a renunciar impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperana, justia e piedade (Cf. Tito 2,11-14; Missa da Noite). 1. Manifestou-se a graa de Deus! O prespio, o nascimento de Jesus, d-nos antes de mais lies inesgotveis acerca do verdadeiro Deus, diria mesmo, que lies inditas. Porque -nos fcil imaginar Deus como algum grande, imenso, infinito, omnipotente, de quem esperamos sempre todos os bens. Mas, a verdade que, antes de Jesus vir ao mundo, o homem j conhecia estes atributos de Deus. Surpreendentemente, Jesus ensina-nos mais: que Deus no s grande, longnquo, imenso, eterno, mas tambm que Ele se uniu ao homem; que Deus no se limita a dar-nos tudo, mas que partilha tambm connosco as necessidades e sofrimentos do homem, a solido, o exlio, o fracasso, as dores, a pobreza. De Jesus Menino aprendemos, pois, que Deus tambm, e misteriosamente, pequenez: faz-se pequeno, simpatia, tem compaixo, solidrio connosco, em todas as nossas debilidades. O Menino diz-nos que se Deus grandioso, potente, extraordinrio, tambm tem algo, que no sabemos explicar, e a que chamaramos de humildade; este estar disposto a aceitar o ltimo stio, concretamente o prespio dos animais onde ningum se quereria nascido. Esta humildade radical de Jesus no prespio revela-nos aspectos desconhecidos de Deus: a sua disposio em encarnar-se no pobre, a dar-se a ns, sem reservas.

Aludi somente a algumas das inesgotveis lies sobre Deus que nos d o Menino Jesus, at porque nEle se escondem todos os tesouros da sabedoria e da cincia. Jesus, revelador do Pai Desde o instante em que Cristo nasce, o evangelho comea a apresentar-nos a sua figura humana, para que a levemos na nossa recordao, no nosso pensamento, na nossa memria, na nossa imaginao, e tambm para que, ao contempl-lO a Ele, Jesus o Senhor, conheamos o Incognoscvel, vejamos o Invisvel, imaginemos o Inimaginvel. Procurar outro conhecimento de Deus margem deste da carne de Jesus feito homem, o mesmo que fantasiar perigosamente, e assim cair na idolatria; inclusive algo como que reconhecer um Deus que falso e conhecer um Deus que no nos leva verdade do Deus de Jesus. Por isso, ns, com os pastores que ouviram e viram o que lhes foi anunciado, temos de escutar e adorar a Palavra feita carne, temos de convert-la no objecto da nossa contemplao, nesta Eucaristia, da nossa meditao pessoal, da leitura do evangelho, para depois a poder levar aos outros. Porque a Igreja o Povo dos que escutam, olham, contemplam, e se deixam incendiar por esta luz e a transmitem aos outros at ao final dos tempos. Assim, as lies de Jesus Menino so a verdadeira porta que nos leva ao conhecimento de Deus; olhando-O e amando-O aprenderemos a renunciar impiedade, quer dizer, a todos os falsos conhecimentos de Deus, de um deus que no se conhece como Pai, nem como amor, nem como misericrdia, nem como Deus prximo de ns. 2. Comeou a nova vida do homem O nascimento de Jesus tudo renova. E ns, que celebramos hoje o aniversrio do nascimento do Senhor Jesus, pensamos num novo modo de viver e desejmo-lo para ns e para todos os outros. Em que consiste este novo modo de viver? A resposta -nos dada por So Paulo na carta a Tito que foi proclamada nas leituras Tit. 2,11-14). A vida nova consiste em algumas atitudes que temos de eliminar e noutras que temos de cultivar ensina-nos a renunciar impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperana, justia e piedade. Com palavras mais afins nossa sensibilidade, poderamos dizer que o nascimento de Jesus nos ensina negativamente a renunciar impiedade. Impiedade no querer reconhecer Deus, como Pai, no ver nEle algum que nos ama paternalmente; , no fundo, a ausncia, na nossa vida, do conhecimento prtico de Deus, como Pai e como Amor. A impiedade a irreligiosidade, o viver como se Deus no existisse, num vazio total de valores consistentes e absolutos. Impiedade

tambm no respeitar os valores absolutos que tm em Deus o seu ltimo fundamento: os valores da autoridade, os valores da ptria, dos laos familiares, das leis. Impiedade , em definitivo, recusar as referncias ltimas. O nascimento de Jesus convida-nos a renunciar aos desejos mundanos, quer dizer, ao poder, ao xito, ao dinheiro, como fins absolutos da vida, que passam por cima da dignidade humana. Desafia-nos a viver com temperana, justia e piedade no tempo presente. Assim descreve o Apstolo, com poucas palavras, a nova vida que todos queramos viver e que desejamos que se converta na norma da humanidade. possvel esta vida nova? Perguntamo-nos: Pode-se viver assim neste mundo, nesta sociedade? Viver assim hora a hora? possvel viver, dia a dia, a justia, a sobriedade, a disciplina, a ordem, a familiaridade com Deus, inclusive nas desiluses e no vazio de Deus que parece que nos rodeia por todas as partes? So Paulo responde: Manifestou a graa de Deus. A nova vida um dom, uma ddiva generosa que Deus nos faz. No se trata simplesmente de um ideal que nos propomos e de que sabemos muito bem quo longe estamos. uma graa que se manifestou. E que traz a salvao para todos os homens. Todos podemos, pois, renunciar impiedade e aos desejos mundanos e viver com sobriedade, justia e piedade. A porta desta graa abriu-se, manifestou-se, apareceu no prespio de Belm. uma graa que nos ensina. A quem quer aprender do Menino e a fazer dele o seu Mestre.

O BOI E O BURRO Quando Jos e Maria se dirigiam para Belm, um anjo convocou todos os animais da terra, para decidir quais deles assistiriam ao nascimento do Menino Jesus e estariam no Prespio, ao lado da Manjedoura, que Lhe serviria de bero. Todos os animais estavam verdadeiramente emocionados e no havia um que no quisesse ter o privilgio de fazer parte do Prespio de Belm. Em primeiro lugar, rugiu o leo: Eu sou o rei de todos os animais. mais que justo que me seja permitido em primeiro lugar a mim, a estar ali. Defenderei o Menino e farei em pedaos, quem quer que Lhe tente fazer mal. O Anjo encolheu-se e disse: Demasiado violento. Ento apresentou-se a raposa: Eu vigiarei o Menino e no deixarei que lhe falte boa comida, todos os dias. Se for preciso, roubarei uma galinha todos os dias, para alimentar a sua famlia. O Anjo olhou com dureza para a raposa e disse: No quero um ladro. O pavo real adiantou-se, vaidoso, e disse: Abrirei minhas asas e decorarei o Prespio, com um estilo verdadeiramente adequado a um rei.A beleza do meu leque ser maior do que a do Templo de Salomo. O Anjo suspirou e disse: Demasiado orgulhoso. Um aps outro, os animais apresentaram as razes que lhes permitiriam ter acesso gruta do Prespio. As aves desceram, a pique, saindo e entrado, como flechas, e faziam muito rudo. O anjo disse-lhes: Demasiado barulhento. O pobre anjo sentia-se frustrado e pensou:

Porque ser que estes animais se parecem tanto com as pessoas?! O anjo olhou para ver se tinha esquecido algum e fixou-se ento em alguns animais do campo. Eram bem mais velhos e lentos e no tinham dito nada e nem sequer estavam no grupo. O boi e o burro foram chamados assembleia e o anjo perguntou-lhes que fariam pelo menino e sua me, nessa noite? Olharam um para o outro e no disseram nada. Por fim, disse o boi: Aprendemos h muito tempo a no fazer nada fora do lugar, a ser humildes e pacientes e a sofrer muito. De outra maneira, s teramos menos comida e mais tareia. Inclinaram a sua cabea e sacudiram o rabo. Ento o burro disse tranquilamente: Bom, podamos at mandar para longe as moscas, abanando os nossos rabos, e deste modo, ajudaramos ainda a arejar o curral. O anjo sorriu encantado: isso. Perfeito. Venham; temos de andar rapidamente. Esta a noite! Willi Hoffsuemmer

Is. 1, 3:

O boi conhece o seu dono, e o burro, o estbulo do seu senhor; mas Israel, meu povo, nada entende! Aos pastores foi dito que teriam encontrado o menino numa manjedoura para animais, que eram os verdadeiros habitantes do estbulo. Lendo Isaas (1,3) deduzimos que junto, manjedoura de Belm, estavam um boi e um burro, como smbolo dos judeus e dos pagos - portanto, de toda a humanidade - uns e outros, necessitam, ao seu modo, de um salvador: daquele Deus que se fez menino! (Bento XVI, Homilia de Natal 2006)

Bento XVI: Natal, festa que canta dom da vida CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008 Queridos irmos e irms: (...) Pelo clima que o caracteriza, o Natal uma festa universal. Inclusive quem no se professa crente, de facto, pode perceber, nesta celebrao crist anual, algo extraordinrio e transcendente, algo ntimo que fala ao corao. a festa que canta o dom da vida. O nascimento de uma criana deveria ser sempre um acontecimento que traz alegria: o abrao de um recm-nascido suscita normalmente sentimentos de ateno e de prontido, de comoo e de ternura. O Natal o encontro com um recm-nascido que chora numa gruta miservel. Contemplando-o no prespio, como no pensar em tantas crianas que ainda hoje vm a luz numa grande pobreza, em muitas regies do mundo? Como no pensar nos recm-nascidos no acolhidos e rejeitados, nos que no chegam a sobreviver por falta de cuidados e ateno? Como no pensar tambm nas famlias que desejaram a alegria de um filho e no vem realizada esta esperana? A crise, um estmulo Sob o impulso de um consumismo hedonista, infelizmente, o Natal corre o risco de perder seu significado espiritual para se reduzir a uma mera ocasio comercial de compras e troca de presentes. Na verdade, contudo, as dificuldades, as incertezas e a prpria crise econmica que nestes meses tantas famlias esto a viver, e que afecta toda a humanidade, podem ser um estmulo para descobrir o calor da simplicidade, da amizade e da solidariedade, valores tpicos do Natal. Despojado das incrustaes consumistas e materialistas, o Natal pode converter-se assim numa oportunidade para acolher, como presente pessoal, a mensagem de esperana que emana do mistrio do nascimento de Cristo. Tudo isso, contudo, no basta para assimilar plenamente o valor da festa do Natal. Ns sabemos que esta celebra o acontecimento central da histria: a Encarnao do Verbo divino para a redeno da humanidade. So Leo Magno, numa de suas numerosas homilias natalcias, exclama assim: Exultemos no Senhor, queridos meus, e abramos o nosso corao alegria mais pura. Porque amanheceu o dia que para ns significa a nova redeno, a antiga preparao, a felicidade eterna. Renova-se assim para ns, no ciclo anual, o elevado mistrio da nossa salvao que, prometido no comeo e realizado no final dos tempos, est destinado a durar sem fim (Homilia XXII).

Sobre esta verdade fundamental, So Paulo volta muitas vezes em suas cartas. Aos glatas, por exemplo, escreve: Mas, ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei... para que recebssemos a filiao adoptiva (4, 4). Na Carta aos Romanos ele manifesta as lgicas e exigentes consequncias deste acontecimento salvador: Se (somos) filhos, tambm herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, j que sofremos com ele, para ser tambm com ele glorificados (8, 17). Mas sobretudo So Joo, no prlogo ao quarto Evangelho, que medita profundamente sobre o mistrio da Encarnao. E por isso que o prlogo faz parte da liturgia do Natal desde tempos antigos: nele se encontra, de facto, a expresso mais autntica e a sntese mais profunda desta festa e do fundamento de sua alegria. So Joo escreve: Et Verbum caro factum est et habitavit in nobis e o Verbo se fez carne e habitou entre ns (Jo 1, 4). No Natal, portanto, no nos limitamos a comemorar o nascimento de um grande personagem; no celebramos simplesmente e em abstracto o mistrio do nascimento do homem ou em geral o nascimento da vida; tampouco celebramos s o princpio de uma grande estao. No Natal recordamos algo muito concreto e importante para os homens, algo essencial para a f crist, uma verdade que So Joo resume nestas poucas palavras: O Verbo se fez carne. Trata-se de um acontecimento histrico que o evangelista Lucas se preocupa por situar num contexto muito determinado: nos dias em que se emanou o decreto do primeiro censo de Csar Augusto, quando Quirino j era governador da Sria (cf. Lc 2, 1-7). , portanto, uma noite datada historicamente, na qual se verificou o acontecimento de salvao que Israel esperava h sculos. Na escurido da noite de Belm acendeu-se realmente uma grande luz: o Criador do universo se encarnou, unindo-se indissoluvelmente natureza humana, at ser realmente Deus de Deus, luz da luz e ao mesmo tempo homem, verdadeiro homem. Aquele que Joo chama em grego ho logos traduzido em latim como Verbum e em portugus o Verbo significa tambm o Sentido. Portanto, podemos entender a expresso de Joo assim: o Sentido eterno do mundo tornou-se tangvel aos nossos sentidos e nossa inteligncia: agora podemos toc-lo e contempl-lo (cf. 1 Jo 1,1). O Sentido que se fez carne no simplesmente uma ideia geral inscrita no mundo; uma palavra dirigida a ns. O Logos conhece-nos, chama-nos, guia-nos. No uma lei universal, na qual desenvolvemos algum papel, mas uma Pessoa que se interessa por cada pessoa singular: o Filho do Deus vivo, que se fez homem em Belm.

Para muitos homens, e de alguma forma para todos ns, isso parece lindo demais para ser verdade. Com efeito, aqui se nos reafirma: sim, existe um sentido, e o sentido no um protesto impotente contra o absurdo. O Sentido poderoso: Deus bom, que no se confunde com qualquer poder excelso e distante, ao que nunca se poderia chegar, mas um Deus que se fez prximo de ns e do nosso prximo, que tem tempo para cada um de ns e que veio para ficar connosco. Ento surge espontnea a pergunta: Como possvel uma coisa semelhante? digno de Deus fazer-se criana?. Para tentar abrir o corao a esta verdade que ilumina a existncia humana inteira, necessrio submeter a mente e reconhecer a limitao de nossa inteligncia. Na gruta de Belm, Deus mostra-se a ns como humilde infante para vencer a nossa soberba. Talvez nos tivssemos rendido mais facilmente frente ao poder, frente sabedoria; mas Ele no quer a nossa rendio; apela mais ao nosso corao e nossa deciso livre de aceitar seu amor. Fez-se pequeno para nos libertar dessa pretenso humana de grandeza que surge da soberba; encarnou-se livremente para nos fazer verdadeiramente livres, livres para O amar. Queridos irmos e irms, o Natal uma oportunidade privilegiada para meditar sobre o sentido e o valor da nossa existncia. Aproximar-se desta solenidade ajudanos a reflectir, por um lado, sobre o dramatismo da histria na qual os homens, feridos pelo pecado, esto permanentemente buscando a felicidade e um sentido satisfatrio da vida e da morte; por outro, exorta-nos a meditar sobre a bondade misericordiosa de Deus, que saiu ao encontro do homem para comunicar-lhe directamente a Verdade que salva e torn-lo participante da sua amizade e da sua vida. Preparemo-nos, para o Natal, portanto, com humildade e simplicidade, dispondo-nos para receber o dom da luz, da alegria e da paz que irradiam desse mistrio. Acolhamos o Natal de Cristo, como um acontecimento capaz de renovar a nossa existncia hoje. Que o encontro com o Menino Jesus nos transforme em pessoas que no pensam s em si mesmas, mas que se abrem s expectativas e s necessidades dos irmos. Desta forma nos converteremos tambm em testemunhas da luz, que o Natal irradia sobre a humanidade do terceiro milnio.

Homilia de Natal (Bento XVI)


O Verbo fez-Se carne (Jo 1, 14)

Queridos irmos e irms, com alegria que vos anuncio a mensagem do Natal: Deus fez-Se homem, veio habitar no meio de ns. Deus no est longe: est perto! Mais ainda, o Emanuel, Deus-connosco. No um desconhecido: tem um rosto, o rosto de Jesus!

Trata-se de uma mensagem sempre nova, que no cessa de surpreender, porque ultrapassa a nossa esperana mais ousada. Sobretudo porque no se trata apenas de um anncio: um acontecimento, um facto sucedido, que testemunhas credveis viram, ouviram, tocaram na Pessoa de Jesus de Nazar! Permanecendo com Ele, observando os seus actos e escutando as suas palavras, reconheceram em Jesus o Messias; e, ao v-Lo ressuscitado, depois que fora crucificado, tiveram a certeza de que Ele, verdadeiro homem, era simultaneamente verdadeiro Deus, o Filho unignito vindo do Pai, cheio de graa e de verdade (cf. Jo 1, 14).

O Verbo fez-Se carne. Fitando esta revelao, ressurge uma vez mais em ns a pergunta: Como possvel? O Verbo e a carne so realidades opostas entre si; como pode a Palavra eterna e omnipotente tornar-se um homem frgil e mortal? S h uma resposta possvel: o Amor. Quem ama quer partilhar com o amado, quer estar-lhe unido, e a Sagrada Escritura apresenta-nos precisamente a grande histria do amor de Deus pelo seu povo, com o ponto culminante em Jesus Cristo. ()

O Verbo fez-Se carne. A luz desta verdade manifesta-se a quem a acolhe com f, porque um mistrio de amor. Somente aqueles que se abrem ao amor, so envolvidos pela luz do Natal. Assim sucedeu na noite de Belm, e assim hoje

tambm. A encarnao do Filho de Deus um acontecimento que se deu na histria, mas ao mesmo tempo ultrapassa-a. Na noite do mundo, acende-se uma luz nova, que se deixa ver pelos olhos simples da f, pelo corao manso e humilde de quem espera o Salvador. Se a verdade fosse apenas uma frmula matemtica, em certo sentido impor-se-ia por si mesma. Mas, se a Verdade Amor, requer a f, o sim do nosso corao. E que procura, efectivamente, o nosso corao, seno uma Verdade que seja Amor? Procura-a a criana, com as suas perguntas to desarmantes e estimuladoras; procura-a o jovem, necessitado de encontrar o sentido profundo da sua prpria vida; procuram-na o homem e a mulher na sua maturidade, para orientar e sustentar os compromissos na famlia e no trabalho; procura-a a pessoa idosa, para levar a cumprimento a existncia terrena.

O Verbo fez-Se carne. O anncio do Natal luz tambm para os povos, para o caminho colectivo da humanidade. () Acreditar em Deus que quis compartilhar a nossa histria, um constante encorajamento a comprometer-se com ela, inclusive no meio das suas contradies; motivo de esperana para todos aqueles cuja dignidade ofendida e violada, porque Aquele que nasceu em Belm veio para libertar o homem da raiz de toda a escravido.

Queridos irmos e irms, o Verbo fez-Se carne, veio habitar no meio de ns, o Emanuel, o Deus que Se aproximou de ns.

Contemplemos, juntos, este grande mistrio de amor; deixemos o corao iluminar-se com a luz que brilha na gruta de Belm!

Boas-festas de Natal para todos!

AUDINCIA GERAL DO PAPA 21 DE DESEMBRO DE 2011

A saudao frequente na boca de todos nesses dias Feliz Natal! Boas festas natalcias!. Faamos isso de modo que, mesmo na sociedade de hoje, a troca de saudaes no perca seu profundo significado religioso, e a festa no seja absorvida pelos aspectos exteriores, que essas toquem as cordas do corao. Certamente, os sinais externos so bonitos e importantes, desde que no nos afastem, mas ajudem-nos a viver o Natal no seu sentido verdadeiro, sagrado e cristo, de modo que tambm nossa alegria no seja superficial, mas profunda. Com a liturgia do Natal, a Igreja apresenta-nos o grande mistrio da Encarnao. O Natal, de fato, no simplesmente o aniversrio do nascimento de Jesus, isso tambm, e mais do que isso, a celebrao de um Mistrio que marcou e continua a marcar a histria do homem - Deus veio habitar em meio a ns (cf. Jo 1,14), tornou-se um de ns; um mistrio que afeta a nossa f e a nossa existncia, um Mistrio que vivemos concretamente nas celebraes litrgicas, sobretudo na Santa Missa.

Qualquer um poderia se questionar: como poderia viver agora, este evento que aconteceu h tanto tempo? Como posso participar ativamente no nascimento do Filho de Deus que aconteceu h mais de mil anos atrs? Na Santa Missa de Natal, repetiremos no salmo responsorial: Hoje nasceu para ns o Salvador. Esse advrbio de tempo hoje, usado repetidamente em todas as celebraes de Natal, se refere ao evento do nascimento de Jesus e a salvao que a Encarnao do Filho de Deus traz.

Na Liturgia, este evento ulrapassa os limites de espao e de tempo e torna-se atual, presente e seu efeito contnuo, mesmo com o passar dos dias, dos anos

e dos sculos. Indicando que Jesus nasce "hoje", a Liturgia no usa uma frase sem sentido, mas destaca que este Nascimento entra e permeia toda a histria, e continua ainda hoje, a ser uma realidade na qual podemos alcanar justamente pela liturgia. Para ns que acreditamos, a celebrao do Natal renova a certeza de que Deus est verdadeiramente presente em meio a ns, ainda "carne" e no distante: mesmo estando com o Pai, est perto de ns. Deus, naquele Menino nascido em Belm, se aproximou do homem: podemos encontr-lo agora, em um "hoje" que no acabou.

Gostaria de enfatizar esse ponto, porque o homem contemporneo, o homem do "sensvel", que experimenta empiricamente, tem cada vez mais dificuldade de abrir seus horizontes e entrar no mundo de Deus.

A redeno da humanidade ocorre em um momento especfico e identificado na histria: no evento de Jesus de Nazar, mas Jesus o Filho de Deus, o prprio Deus que no apenas falou ao homem, mostrou-o sinais admirveis e guiou-o durante toda a histria de salvao, mas se fez homem e permaneceu homem. O Eterno entrou nos limites de tempo e espao, para permitir hoje o encontro com Ele.

Os textos litrgicos natalinos nos ajudam a compreender que os acontecimentos de salvao realizados por Cristo so sempre atuais, interessa a cada homem e a todos os homens.

Quando ouvimos ou pronunciamos, nas celebraes litrgicas que Hoje nasceu para ns o Salvador, no estamos usando uma expresso convencional vazia, mas entendemos que Deus nos oferece "hoje", agora, para mim, para cada um

de ns a oportunidade de reconhec-lo e acolh-lo, como fizeram os pastores em Belm, para que Ele possa nascer em nossas prprias vidas e as renove, ilumine, transforme-as com a sua Graa, com a sua Presena.

O Natal portanto, comemora o nascimento de Jesus em carne, da Virgem Maria - e inmeros textos litrgicos fazem reviver aos nossos olhos este ou aquele episdio - um evento eficaz para ns.

O Papa So Leo Magno, demonstrando o profundo significado da festa do Natal, convidava seus fiis com estas palavras: "Alegrai-vos no Senhor, meus queridos, e abramos nossos coraes para a mais pura alegria, porque raiou o dia para ns e isso significa a nova redeno, a antiga preparao, a felicidade eterna. renovada para ns o ciclo anual do alto mistrio de nossa salvao, que, prometido no incio e no final dos tempos, destinado a no ter fim" (Sermo 22, In Nativitate Domini, 2.1:PL 54,193). E, ainda So Leo Magno, em outra grande homilia natalina, afirmava: Hoje, o autor do mundo foi gerado do ventre de uma virgem: aquele que fez todas as coisas se fez filho de uma mulher que ele mesmo criou. Hoje, o Verbo de Deus apareceu revestido de carne, enquanto jamais foi visvel ao olho humano, tornou-se tambm visvel e palpvel. Hoje, os pastores escutaram das vozes dos anjos que nasceu o Salvador, na substncia do nosso corpo e da nossa alma "(Sermo 26, In Nativitate Domini, 6,1: Pl 54,213).

H outro aspecto que gostaria de mencionar brevemente: o evento de Belm deve ser considerado luz do Mistrio Pascal: um e o outro so partes da obra redentora de Cristo. A encarnao e o nascimento de Jesus nos convidam a voltar o olhar para a sua morte e ressurreio: o Natal e a Pscoa so da

mesma maneira festas de redeno. A Pscoa celebra-a como vitria sobre o pecado e sobre a morte: marca o momento final, quando a glria do HomemDeus brilha como a luz do dia. O Natal celebra-a como a entrada de Deus na histria fazendo-se homem para levar o homem a Deus: marca, por assim dizer, o momento inicial, quando se pode vislumbrar a luz da aurora. Mas, assim como a aurora precede a luz do dia, assim o Natal j anuncia a Cruz e a glria da Ressurreio. Assim como os dois perodos do ano no qual so colocados as duas grandes festas, pelo menos em algumas reas do mundo, pode ajudar a compreender este aspecto. De fato, enquanto a Pscoa acontece no incio da primavera, quando o sol vence o denso e frio nevoeiro e renova a face da terra, o Natal cai logo no incio do inverno,quando a luz e o calor do sol no podem despertar a natureza; as vezes, cercado pelo frio, sob a coberta, mas a vida pulsa e comea novamente a vitria do sol e do calor.

Os Padres da Igreja ligavam sempre o nascimento de Cristo luz de toda a obra redentora, que encontra seu ponto mais alto no mistrio Pascal. A Encarnao do Filho de Deus aparece no somente como princpio e condio da salvao, mas como a prpria presena do Mistrio da nossa salvao: Deus torna-se homem, nasce menino como ns, assume a nossa carne para vencer a morte e o pecado.

Dois textos significativos de So Baslio ilustram-no bem. So Baslio dizia aos fiis: "Deus assumiu a carne justamente para destruir a morte escondida nela. Assim como os antdotos de um veneno quando ingeridos eliminam seus efeitos, como a escurido de uma casa se desfaz luz do sol, assim a morte que dominava sobre a natureza humana foi destruda pela presena de Deus. Como o gelo, que permanece slido na gua durante a noite e reina a escurido, logo

se derrete ao calor do sol, assim a morte que reinou at a vinda de Cristo, apenas surge a graa de Deus Salvador, e levanta o sol da justia, foi tragada pela vitria(1 Cor 15,54), no podendo coexistir com a Vida" (Homilia sobre o nascimento de Cristo, 2: Pg 31,1461). E ainda So Baslio, em outro texto, convida : "Celebramos a salvao do mundo, o natal do gnero humano. Hoje foi apagada a culpa de Ado. Agora, j no devemos dizer: "s p em p te tornars" (Gen 3,19), mas: unido quele que veio do cu, ser admitido no Cu "(Homilia sobre o nascimento de Cristo, 6: Pg 31,1473).

No natal encontramos a ternura e o amor de Deus que se inclina sobre os nossos limites, sobre as nossas fraquezas, sobre os nossos pecados e se abaixa at ns. So Paulo afirma que Jesus Cristo mesmo sendo homem na condio de Deus... esvaziou-se, assumindo a condio de servo, tornando-se semelhante ao homem (Fil 2, 6-7).

Olhemos a gruta de Belm: Deus se abaixa at ser colocado em uma manjedoura, que j o preldio do abaixamento na hora de sua paixo. O pice da histria de amor entre Deus e o homem, passa pela manjedoura de Belm e o sepulcro de Jerusalm.

Queridos irmos e irms, vivamos com alegria o natal que se aproxima. Vivamos este maravilhoso evento: o Filho de Deus nasce ainda hoje, Deus est realmente prximo a cada um de ns e quer nos encontrar, quer nos conduzir a Ele. Ele a verdadeira luz que remove e dissolve as trevas que envolvem nossa vida e a vida da humanidade. Vivamos o Natal do Senhor contemplando o caminho do amor imenso de Deus que nos eleva a Ele por meio do Mistrio da Encarnao, Paixo, Morte e Ressurreio de Seu Filho, pois como afirma

Santo Agostinho em [Cristo] a divindade do Unignito participa da nossa mortalidade, a fim que ns possamos participar de Sua imortalidade (Epistola 187,6,20: PL 33,839-840).

Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistrio na celebrao da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali est presente de maneira real Jesus, verdadeiro Po que desceu do Cu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para nossa salvao.

Desejo a todos vocs e as vossas famlias uma celebrao de Natal realmente crist, de modo que tambm todas as felicitaes deste dia sejam expresses da alegria por saber que Deus est prximo a ns e quer percorrer connosco o caminho da vida. Obrigado.

Das könnte Ihnen auch gefallen