Sie sind auf Seite 1von 6

ANEXO III CONTEDO PROGRAMTICO Observao: Considerar-se- a legislao vigente at a data da publicao do Edital de Abertura de Inscries CONHECIMENTOS GERAIS

PARA TODOS OS CARGOS/ESPECIALIDADES LNGUA PORTUGUESA

Ortografia oficial. Acentuao grfica. Flexo nominal e verbal. Concordncia nominal e verbal. Regncia nominal e verbal. Pronomes: emprego,colocao e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuao. Sintaxe da orao e do perodo. Redao e correspondncias oficiais. Compreenso e interpretao de textos.

LEGISLAO APLICADA

Organizao Judiciria do Estado de Pernambuco (Lei Complementar n 100, de 21/11/2007, e alteraes posteriores): Diviso Judiciria. rgos do Poder Judicirio. Composio do Tribunal de Justia e funcionamento e atribuies.

Corregedoria Geral da Justia: composio, funcionamento e atribuies. Dos Servios Auxiliares da Justia. Dos Direitos e Deveres dos Serventurios. Incompatibilidades e Suspeies Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado de Pernambuco (Lei n 6.123, de 20/07/1968, e alteraes posteriores). Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judicirio do Estado de Pernambuco (Lei Estadual n 13.332, de 07/11/2007, e alteraes posteriores).

RACIOCNIO LGICO

Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lgica de relaes arbitrrias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictcios; deduzir novas informaes das relaes fornecidas e avaliar as condies usadas para estabelecer a estrutura daquelas relaes. Os estmulos visuais utilizados na prova, constitudos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lgica de uma situao, utilizando as funes intelectuais: raciocnio verbal, raciocnio matemtico, raciocnio seqencial, orientao espacial e temporal, formao de conceitos, discriminao de elementos. Em sntese, as questes da prova destinam se a medir a capacidade de compreender o processo lgico que, a partir de um conjunto de hipteses, conduz, de forma vlida, a concluses determinadas.

NOES DE INFORMTICA

Noes de hardware: Microcomputadores e perifricos de entrada e sada. Sistema Operacional MS Windows. Conceitos de Internet, Intranet, Internet Explorer e correio eletrnico. Pacote de aplicativos MS Office (word, Excel).

Conceitos de organizao de arquivos (pastas e diretrios), tipos de arquivos. Conceitos de proteo e segurana

CONHECIMENTOS ESPECFICOS ANALISTA JUDICIRIO - APJ - ESPECIALIDADE JUDICIRIA E ADMINISTRATIVA NOES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: Princpios Fundamentais. Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Direitos Sociais. Nacionalidade e Direitos Polticos. Organizao Poltico-Administrativa. Administrao Pblica. Servidores Pblicos. Poder Legislativo. Congresso Nacional. Processo Legislativo. Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria. Poder Executivo. Presidente e Vice-Presidente da Repblica. Poder Judicirio. Funes Essenciais Justia: Ministrio Pblico.

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Administrao Pblica: Caractersticas. Modo de Atuao. Regime Jurdico. Personalidade Jurdica do Estado, rgo e Agentes.

Servios Pblicos. Responsabilidade. Controle da Administrao. Princpios Constitucionais da Administrao Pblica. Poderes Administrativos: vinculados, discricionrio, hierrquico, disciplinar, regulamentar e de polcia. Atos Administrativos: Conceitos, requisitos, atributos, discricionariedade e vinculao. Classificao. Espcies. Anulao e revogao. Licitaes e Contratos Administrativos: Lei n 8.666, de 21/06/1993 e alteraes posteriores. NOES DE DIREITO CIVIL: Doutrina: conceito de lei: vigncia e aplicao da lei no tempo e no espao; integrao e interpretao da lei. Cdigo Civil: Das Pessoas: Pessoas Naturais. Pessoas Jurdicas: Pessoas Jurdicas de direito pblico e de direito privado. Domiclio Civil. Dos Fatos Jurdicos: Do negcio Jurdico: Requisitos de validade do negcio Jurdico: Dos atos jurdicos: lcitos e dos atos ilcitos. Requisitos de validade do ato jurdico. Ato Nulo e Ato anulvel. Da prescrio e decadncia. Responsabilidade Civil.

NOES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL:

Cdigo de Processo Civil: Noes de Jurisdio e da ao. Das partes e dos procuradores. Do Ministrio Pblico. Do Juiz. Dos auxiliares da Justia. Dos atos processuais. Da formao, da suspenso e da extino do processo. Do Proce3sso e do Procedimento: das disposies gerais. Da antecipao dos efeitos da tutela de mrito. Do Procedimento ordinrio: Da petio inicial. Da resposta do ru. Do julgamento conforme o estado do processo. Da revelia. Da sentena e a coisa julgada. Dos recursos. Do processo de execuo em geral: Das disposies gerais. NOES DE DIREITO PENAL: Crime e contraveno. Elementos do crime. Relao de causalidade. Crime tentado e crime consumado. Dolo e Culpa. Causas de excluso de culpabilidade. Erro. Coao irresistvel.

Obedincia hierrquica. Crimes contra a Administrao Pblica. Atos de improbidade praticados por agentes pblicos e sanes aplicveis. Efeitos da condenao penal. Crime de responsabilidade fiscal (Lei n 10.028, de 10 de outubro de 2000). Crimes de responsabilidade (Lei n 1.079, de 10 de abril de 1950 e Decreto-lei n 201/67). NOES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL: Aplicao da lei processual no tempo, no espao e em relao s pessoas. Sujeitos da relao processual. Ao penal: conceito, condies, pressupostos processuais. Ao penal pblica: titularidade, condies de procedibilidade. Ao penal privada: titularidade. Extino da punibilidade. Forma, lugar e tempo dos atos processuais. Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos.

Das könnte Ihnen auch gefallen