Sie sind auf Seite 1von 5

Calendrio - Hemisfrio Sul

A idia desse tpico fornecer um calendrio relativamente completo (muitos grupos possuem muitas datas diferentes) para que os seguidores da Tradio que participam dessa comunidade possam saber quando e por que celebrar nossas datas sagradas. As datas e as descries aqui postadas por mim so baseadas em informaes de organizaes srias tanto asatrur quanto odinistas. Eu tomei a liberdade de adicionar algumas informaes baseadas em meus conhecimentos e experincias.

Janeiro
Dia 9 Dia de recordar Raud O Forte. Raud era um fazendeiro na Noruega que foi levado morte por Olaf Tryggvason por sua lealdade ao Asatru. O mtodo utilizado foi uma cobra enfiada garganta abaixo de Raud. Suas terras foram ento confiscadas em nome do rei e seus monges. Erga um brinde em honra de Raud e de todos os seus companheiros que deram suas vidas ao invs de submeterem-se ao amor imposto pelo imprio krjsto.

Fevereiro
Dia 9 Dia de recordar de Eyvind Kinnrifi. Olaf o torturou at a morte colocando uma bacia de brasa ardente em seu estmago at que seu corpo explodisse. O crime de Eyvind foi sua firme lealdade aos Antigos Deuses. Um bom dia para refletir sobre a gentileza krjst. Dia 19 Freyfaxi: 1 Colheita. Celebrada com um Blot a Frey e um grande banquete dos jardins e dos campos.

Maro
Dia 9 Dia de recordar Oliver o Mrtir. Ele era um adepto do Asatr que persistiu em organizar sacrifcios, em segredo, para os Deuses e Deusas a despeito dos decretos de Olaf proibindo tais atividades. Trado por um informante, ele foi morto pelos homens de Olaf enquanto preparava o sacrifcio da Primavera na vila de Maerin, Noruega. Muitos outros homens cujos nomes esto perdidos para ns foram tambm assassinados, mutilados ou exilados por tomarem parte em tais sacrifcios. Dia 23 Aproximao do Inverno: Equincio de Outono; Vero e Inverno se equilibram por um momento e o frio e velho homem vence por enquanto. Prepare-se para noites mais longas e o surgimento eventual do frio e das trevas do Inverno. Faa um blot a Odin por inspirao para atravessar seu tempo pessoal de escassez, sempre que ele surgir. Essa a tradicional poca das festas de Outono e da Segunda Colheita. Dia 28 Dia de Ragnar Lodbrok. Ragnar foi um dos mais famosos e legendrios vikings. Nesse dia, no Ano Rnico de 1145, ele invadiu Paris. Isso aconteceu simplesmente num Domingo de Pscoa (haha). Hoje brinde a Ragnar e leia sua Saga.

Abril
Dia 9 Dia de recordar Jarl Hakon da Noruega: Como soberano da parte ocidental do domnio, Hakon restaurou o culto aos Antigos Deuses e baniu a religio estranha. Nesse processo, as pessoas comuns reconquistaram suas liberdades polticas as quais haviam sido anuladas com o jugo Kristo, e a chama de nosso Troth queimou com mais intensidade numa era de unio. Pode ser que a defesa

de nossos modos ancestrais feita por Hakon ajudou a encorajar a sobrevivncia de nossas tradies na Islndia, onde elas acabaram se tornando as sementes do Asatru moderno. Nesse dia, reflita sobre como as aes de um indivduo podem causar impactos sobre eventos relativos ao futuro da Nao Odinista. Dia 14 Noites de Inverno/Vetrablot: Noites de Inverno celebra a recompensa da safra e honra Freya e os espritos de fertilidade e proteo chamados Disir, que ela comanda (frequentemente as Disir so vistas como nossas ancestrais femininas). Glorifique Freya e derrame uma libao de cerveja, leite ou hidromel no solo como uma oferenda para as Disir e para a prpria Terra. Dia 22 Dia de Yggdrasil: Nesse dia ns percebemos o grande significado que a rvore do Mundo tem em nossa cultura, herana e espiritualidade nativas. da rvore da Vida que viemos, e ela acolhe, protege e nutre o Asatru hoje. Ela tambm oferecer refgio ao nosso povo quando chegar o Ragnarok. rvores so os pulmes bem como a alma de Midgard. Plante uma rvore hoje, Cuide dela e a proteja. Dia 30 Walburg: A data mais conhecida como Walpurgisnacht ou Vspera de Maio. Walburg uma Deusa de nosso povo que combina alguns atributos de Deusas mais conhecidas. Reflita nesse dia sobre Freya, Hel e Frigga como repositrios dos gloriosos mortos e voc ter uma idia da natureza de Walburg. Nesse dia, derrame um chifre de hidromel sobre a terra em homenagem aos nossos heris.

Maio
Dia 9 Dia de recordar Guthroth: Um dos menores reis das terras do alto, Guthroth teve a audcia de fazer um discurso em oposio a poltica de Olaf Tryggvasson, o qual, naquele momento estava ocupado matando pessoas que no queriam se tornar kristos. Por exercer seus direitos divinos de cultuar seus Deuses tribais, Guthroth foi capturado e sua lngua foi cortada. Use sua lngua para os Deuses hoje! Exalte-os e recite algum poema herico, conte a algum sobre as glrias dos Deuses e telefone para algum companheiro para se manter em contato. Dia 23 Banquete de Ullr: A festa de Ullr para celebrar a Caada e obter a sorte pessoal para o sucesso. Nesse dia armas so dedicadas a Ullr, Deus do Arco e Flecha. Se suas armas de caa forem abenoadas pela sorte do Deus da Caada, sua famlia e tribo dividiro as recompensas com um Blot e Banquete para Ullr. Dia 30 Celebrao dos Aesires: festa em honra aos Deuses dos Homens.

Junho
Dia 8 Dia de Lindsfarne: Nesse dia do Ano Rnico de 1043 (793 dc) trs barcos Vikings tomaram de assalto a Ilha de Lindsfarne, oficialmente dando incio a Era Viking. Brinde a esses bravos guerreiros que comearam a nobre resistncia invaso dos forasteiros nas Terras do Norte e buscaram a devida vingana pelo massacre dos Saxes por Carlos Magno. Dia 9 Dia de recordar Sigurd, o Volsung. Ele o modelo de heri Germnico. Sua conquista da Valkria Brunhild, a tomada vitoriosa do tesouro dos Nibelungos e o constante tema da Iniciao Odiniana que se desenvolve atravs de sua histria so partes inestimveis de nossa Herana Asatru, que fornecem vasto material para contemplao e inspirao para ao. Dia 21 Noite da Me: Sendo a noite antes do Solstcio de Inverno, nesse momento que nasce o

Novo Ano. Ns honramos o comeo do retorno de Sunna e a quebra do feitio do Inverno. Essa uma ocasio para honrar Thorr e Frey, celebrando um Blot, um Sumbel e um Grande Banquete. Acenda uma fogueira e salte sobre as chamas para sorte e purificao. Dia 22 Grande Banquete de Yule: Comeo do Ano Rnico Sagrado a Thorr e Frey. Dia 31 Dcima segunda noite: Culminam as tradicionais doze noites do Yule. Cada dia sendo um ms em miniatura. Reflita sobre a primeira metade do ano. Faa planos para o futuro e juramentos formais sobre o Martelo de Thor (ou qualquer outro objeto sagrado).

Julho
Dia 3 Encantamento do Arado: Essa a data de um ritual agrcola. Encontra referncia no poema Skrnisml da Edda. Gros e bolos so oferecidos para a fertilidade do solo, e o Pai Celeste e a Me Terra so invocados para esse fim. Pense profundamente sobre sua dependncia do solo, e esmigalhe sobre a terra um pedao de po enquanto clama por Odin, Frigga e os Espritos do Local para curar a Terra e proteg-la de qualquer mal. Dia 9 Dia de Unn, a de Mente Profunda. Ela foi uma poderosa figura da Laxdaela Saga, que emigrou para a Esccia para evitar a hostilidade do rei Harald Finehair. Ela estabeleceu dinastias nas ilhas Orkney e Faroe ao casar meticulosamente suas netas. Como colonizadora na Islndia ela continuou a exibir os traos que fizeram sua fama, fora de vontade, determinao para controlar, dignidade e um carter nobre. Em seus ltimos dias de vida, ela estabeleceu uma poderosa linhagem escolhendo um de seus netos como herdeiro. Ela morreu durante a celebrao do casamento, possivelmente atingindo seus objetivos e aprimorando seu orlog (e de seus descendentes) em Midgard. Ela recebeu um funeral tipicamente nrdico, cercada por seu tesouro e sua reputao pelos seus grandes feitos. Esse um dia para recordar e honrar nossas heronas. Dia 14 Thorrablot: O Banquete Para Thorr acontece em Julho. A fora do Sol comea a crescer nesse perodo, mas o frio tambm fica mais forte. Da metade de Julho at a metade de Agosto est o verdadeiro pico do Inverno no Hemisfrio Sul. Ento, no Banquete Para Thorr, ns saudamos o Trovejante por afastar as trevas, mas ns tambm precisamos pedir sua ajuda para nos proteger contra os gigantes do gelo cujo poder cresce com o frio e no so amigos dos humanos. Nesse perodo do ano gelado e de escassez, ns tambm precisamos ser fortalecidos pelo fogo da coragem de Thor e pelo trovo de sua gargalhada enquanto ele nos lembra que nossa bravura, poder e fora seus filhos Mdhi, Magni e Thrdhr so suficientes para fazer com que atravessemos pelas provaes do Inverno. Dia 29 Dia de Stikklestad: Olaf, O Gordo, foi morto na batalha de Stikklestad nesse dia do ano 1280 (Era Rnica). Olaf adquiriu sua reputao por matar, mutilar, torturar e exilar seus compatriotas noruegueses que no quiseram se converter ao kristianismo e sua opresso. Hoje honre os mrtires Asatruar que morreram ao invs de se submeter. Tambm honre os guerreiros que trouxeram justia a Olaf. Dia 31 Disablt e/ou lfablt: Sacrifcio para as Ancestrais Femininas ou Sacrifcio para os Elfos. Pedindo bnos como: proteo, sade e cura para estes seres. So louvadas as Dsir, Idises, Walkyras e Norns no Disablt, e/ou os Elfos (Alfr) no lfablt. Agosto Dia 2 Barri: Esse o dia em que celebramos a conquista da donzela Gerd por Ingvi Frey. Um casamento simblico do Deus Vanir da Fertilidade com a Me Terra. um festival de Fertilidade, da semente plantada e da terra arada. Para aqueles que praticam jardinagem esse o tempo de

plantar sementes dentro de casa, para mais tarde serem transplantadas para o jardim de vero. Dia 9 Dia de recordar Radbod: Nessa data ns honramos Radbod, um rei da Frsia que foi um alvo precoce dos missionrios kristos. Momentos antes da cerimnia de seu batismo ele perguntou ao clrigo qual tinha sido o destino de seus ancestrais que morreram em batalha sendo leais ao Asatru. Os missionrios responderam que os ancestrais pagos de Radbod estavam queimando no inferno ao que o rei respondeu: Ento eu prefiro viver l com meus ancestrais a ir para o cu com um bando de miserveis. O batismo foi cancelado, os estranhos foram expulsos e a Frsia continuou livre. Beba um chifre nesse dia em homenagem a Radbod. Dia 14 Banquete de Vali: Essa festa originalmente celebrava a morte de Hodur pelas mos de Vali. Esse festival do final do Inverno diz respeito ao triunfante retorno da luz do Sol sobre os escuros dias de Inverno. Hoje a tradicional celebrao da famlia. Tempo para a costumeira troca de cartes e presentes com os queridos. tempo de renovar votos de casamento e tambm uma ocasio especial para casamentos.

Setembro
Dia 9 Dia de recordar Herman, o Cherusci: Poucos mortais tiveram o privilgio de servir nosso folk como Herman, um lder da tribo chamada Os Cherusci. Ele derrotou trs legies romanas de Varu em 9 D.C. Ele bloqueou o avano romano nos pntanos do Mediterrneo. Herman era muito consciente de suas obrigaes no s como membro de sua tribo, mas tambm como um Asaman na verdade, os dois eram provavelmente inseparveis para ele. Setembro a poca ideal para homenage-lo, pois a batalha crucial pela qual ele lembrado aconteceu durante esse ms. Dia 23 Sigrblt (Ostara): equincio de primavera. Incio dos degelos, quando o mundo chora para o retorno do sol e sorri quando ganha cada vez mais poder. o fim do inverno e o comeo da estao do renascimento. Hoje ns honramos Frigga, Freya e Nerthus com um blt e um banquete. Derrame na Terra uma libao de hidromel; celebre o renascimento da natureza, do Asatr e das novas esperanas de nosso folk. Mesmo tratando-se de uma comemorao essencialmente agrcola, sob o nome de Sigrblt essa data era comemorada com sacrifcios para Odin, pedindo vitria nas viagens e batalhas que estariam por vir.

Outubro
Dia 8 Dia de recordar Erik, o Vermelho: Sade o destemido fundador de Greenland, que pai de Leif, fundador de Vinland. Erik permaneceu leal a Thor mesmo quando sua mulher abandonou os Deuses e se recusou a dormir com seu marido pago. Sade a memria de Erik hoje; erga um brinde em sua honra. Sem dvida ele tem calor suficiente nos sales de Hr para compensar a frigidez de sua esposa. Dia 9 Dia de recordar Leif Eriksson: Esse um dia em que at o governo dos U.S.A. admite que deva ser dedicado ao homem que chegou 500 anos antes de Colombo ao continente americano (Vinland). No deixe passar em branco, diga a todos que puder que as Amricas foram descobertas primeiro por bravos homens do Norte.

Novembro
Dia 9 Dia da Rainha Sigrid da Sucia, que organizou o compl para Olaf o Gordo, da Noruega, cair do governo e cessar a tirania do krjstianismo. Quando Olaf, o Quebra-regras foi rei da Noruega por trs anos, ele pediu a rainha Sigrid da Sucia em casamento. Ela aceitou, mas quando

ele insistiu para que ela abandonasse seus Deuses ancestrais ela respondeu, Eu no pretendo abandonar a minha f, e que a do meu povo de antes de mim. Nem devo eu fazer objeo a sua crena no deus de sua preferncia. Como sempre, a tolerncia pag teve como resposta imprecaes e agresses krjsts. O casamento fracassou, tirando de Olaf um poder poltico que poderia ter agilizado a krjstianizao da Escandinvia. Do jeito como ficou, a histria nos conta que os pagos se mantiveram por mais 300 anos nas Terras do Norte. Salve Sigrid, defensora do Asatr e mulher de inabalvel virtude! Dia 11 Banquete dos Einherjar: Os heris escolhidos para se sentar no salo de Odin so os Einherjar. Hoje ns honramos os mortos que deram suas vidas pela famlia e/ou por tudo que acreditavam ser certo e justo. Se voc tiver amigos e/ou familiares que morreram em combate, visite seus tmulos hoje, se isso no for possvel, beba uma libao em memria deles. Dia 20 Blt de Frigga: hoje ns nos alegramos no quente aconchego e no esplendor da Primavera. Um perodo tradicional para uma sada do Grupo para o campo, realizar um blt para honrar a Me de Todos e agradec-la pela sade e vitalidade da Famlia, do Grupo e da Tribo. Dia 23 Weyland Smith: dia de Weyland ou Vlundr. Relembra seu mito e vitria. Dia 30 Festa dos Vanir: celebrao aos deuses da terra e da natureza.

Dezembro
Dia 9 Dia de recordar Egill Skallagrimsson, skld, guerreiro, poeta e mago rnico. Odin era seu Deus, e o sangue de berserkers e metamorfos corria em sua famlia. Seu desejo por ouro e fama era insacivel, ainda que fosse apaixonadamente movido pelo amor de seus amigos e generosamente mo aberta para aqueles que caiam em suas graas. O mesmo crebro que fervia com fria guerreira tambm compunha poemas skldicos capazes de acalmar reis raivosos. Seria acidental o fato de Egill cultuar Odin, o grande solucionador de paradoxos e enigmas? Na verdade, todo seguidor da Tradio, mas especialmente aqueles devotados ao Deus Caolho da Batalha e da Magia, pode aprender muito com a vida desse homem magnfico. Dia 25 Mdsumarblt: solstcio de vero. Festa de Baldr. Esse o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Agora Sunna comea seu lento declnio, deslizando para as trevas que culminaro seis meses a partir daqui, no Yule. Identificando o Sol com o brilho de Baldur, ns celebramos em honra de ambos. Esse era o perodo tradicional das Allthings nos tempos antigos. 2012 = 2262 R.E

Das könnte Ihnen auch gefallen