Sie sind auf Seite 1von 16

A CRTICA DE PONTA-CABEA: SOBRE A SIGNIFICAO DE KANT NO PENSAMENTO DE FOUCAULT

Alexandre ALVES1

RESUMO: Este artigo pretende avaliar a relao que Foucault estabelece com a modernidade, tendo como fio condutor seu vnculo com o pensamento de Kant. Aborda-se, num primeiro momento, a leitura que Foucault faz de Kant na poca em que estava escrevendo As Palavras e as Coisas, observando uma tenso entre o projeto crtico e o antropologismo kantiano e, num segundo momento, interroga-se sua relao com Kant a partir de alguns de seus ltimos textos, nos quais Foucault procura uma ontologia do presente. PALAVRAS-CHAVE: Aufklrung; crtica; modernidade; arqueologia; genealogia; kantismo.

Introduo
Em 1984, um certo Maurice Florence assinou o verbete Michel Foucault para o Dictionnaire des Philosophes, editado pela PUF sob a direo do filsofo Denis Huisman. Neste verbete, para espanto daqueles que consideravam Foucault um autor na linha de frente do ps-modernismo, o pensamento de Foucault inscrito na descendncia da filosofia crtica kantiana:
Se Foucault se inscreve na tradio filosfica, na tradio crtica, que a de Kant, e se poderia chamar seu empreendimento Histria crtica do pensamento. Por esta ltima no se deveria entender uma histria das idias que seria, ao mesmo tempo, uma anlise dos erros que se poderia depois avaliar; ou uma decifrao dos

1 Professor Doutor da Universidade Paulista (Unip) e ps-doutorando no Departamento de Histria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Artigo recebido em mar/07 e aprovado em mai/07.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

25

equvocos aos quais elas esto ligadas e dos quais poderia depender o que ns pensamos hoje. Se por pensamento se entender o ato que pe, em suas diversas relaes possveis, um sujeito e um objeto, uma histria crtica do pensamento seria uma anlise das condies nas quais se formaram ou se modificaram certas relaes de sujeito a objeto, na medida em que estas so constitutivas de um saber possvel. (Huisman, 1984, I, p.944)

Na verdade, sob o pseudnimo de Maurice Florence, o prprio Foucault que escreve esta breve autobiografia (as iniciais M. F. permitiam identificar Foucault por trs de Maurice Florence). Neste texto, Foucault reivindica o legado da filosofia crtica e do kantismo e especifica sua prpria prtica da filosofia crtica.2 A Histria crtica do pensamento, reivindicada por Foucault, distingue-se da histria das idias tradicional por procurar as condies de possibilidade do pensamento a partir da anlise da constituio recproca do sujeito e do objeto e, deste modo, se reconhece como uma filosofia crtica ainda tributria do kantismo. Mas cabe interrogar qual o estatuto deste kantismo. Outros filsofos contemporneos, como Jrgen Habermas e John Rawls, tambm reivindicam a herana kantiana, mas numa perspectiva muito distinta de Foucault, defendendo a necessidade de valores e normas universais, encarnados na esfera pblica e nas instituies do Estado de direito. Foucault, porm, rejeita a idia de valores ou normais universal, alm de ter feito uma crtica radical do monstro frio, o estado moderno, em seus cursos sobre a biopoltica e a razo de Estado.3 Assim, preciso antes determinar que leitura Foucault faz de Kant, para entender qual o sentido desta filiao reivindicada. Tendo em vista o momento em que foi escrito o verbete para o Dictionnaire des Philosophes, parece claro que Foucault quer com esse gesto, de alguma forma reafirmar o projeto moderno reivindicando tambm para si a herana kantiana, que o primeiro projeto desta modernidade, contra um certo ps-modernismo para o qual a modernidade seria uma narrativa terminada. Mas qual interpretao Foucault faz da modernidade e do kantismo? Em que essa interpretao contribui para esclarecer o itinerrio de seu pensamento? So questes que s podem ser respondidas aps um exame cuidadoso da crtica que Foucault faz da modernidade, e o ponto de partida

2 O texto foi retomado nos Dits et crits (Foucault, 1994, IV, 631-636). 3 Nos cursos Dfendre la Socit; Scurit, Territoire, Population e Naissance de la Biopolitique, ministrados no Collge de France na dcada de 1970, Foucault realizou a crtica genealgica do Estado moderno, deslocando o eixo de suas pesquisas da micropoltica e do poder disciplinar para as tcnicas globais de governamentalizao da sociedade.

26

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

para este questionamento o vnculo que Foucault estabeleceu com Kant, desde o incio de sua obra at seus ltimos textos. Nesse sentido, significativo que Foucault tenha comeado sua obra fazendo uma interpretao da Antropologia de um ponto de vista pragmtico de Kant, e a tenha terminado, ou interrompido, por uma leitura renovada da filosofia crtica a partir de uma reflexo sobre o texto Was ist Aufklrung? de Kant. O enigma kantiano, como Foucault o chama numa de suas entrevistas, percorre seu pensamento de ponta a ponta, como um fio condutor subterrneo e pode ser considerado uma das suas vias de entrada. Evidentemente, no possvel tratar da recepo de Kant no pensamento de Foucault no mbito de um artigo. Esta seria uma tarefa de flego, assunto para toda uma tese. O que pretendemos aqui apenas dar algumas indicaes sobre a relao que Foucault estabelece no somente com a obra de Kant, mas com o prprio projeto da modernidade. Abordaremos, inicialmente, a leitura que Foucault faz de Kant na poca em que publicou As Palavras e as Coisas, observando uma tenso que se estabelece entre o projeto crtico e o antropologismo kantiano e em seguida interrogaremos sua relao com Kant a partir de alguns de seus ltimos textos, nos quais Foucault procura uma ontologia do presente.

Kantismo sem sujeito transcendental


Comecemos com uma resenha que Foucault fez do livro de Cassirer, A filosofia do esclarecimento,4 que na ocasio tinha sido traduzido pela primeira vez para o francs. Essa resenha foi publicada no mesmo ano em que As Palavras e as Coisas, 1966, relacionando-se com a problemtica desta obra, onde Kant uma referncia central. Foucault comea analisando o neokantismo de Cassirer:
Cassirer neokantiano. O que se designa por esse termo , mais que um movimento ou uma escola filosfica, a impossibilidade em que se encontrou o pensamento ocidental de superar o corte estabelecido por Kant: o neokantismo (neste sentido, todos ns somos neokantianos), a injuno sempre renovada de reviver este corte ao mesmo tempo para reencontrar sua necessidade e para tirar-lhe toda a medida. (Foucault, 1994, II, 546)

O corte estabelecido por Kant instaurou a modernidade como a poca da crtica permanente, qual tudo, sem exceo, tem que se submeter. No primeiro prefcio Crtica da Razo Pura, Kant diz:

4 O ttulo original Die Philosophie der Aufklrung, publicado em 1932, a traduo francesa, La philosophie des Lumires, foi publicada pela editora Fayard em 1966.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

27

A nossa poca a poca da crtica, qual tudo tem que se submeter. A religio, por sua santidade, e a legislao, por sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas ento suscitam contra elas justificadamente suspeitas e no podem aspirar ao sincero respeito, que a razo s concede a quem pode sustentar o seu livre e pblico exame. (Kant, 1997, p.5)

Segundo Foucault, a filosofia crtica de Kant instituiu o corte epistemolgico que funda a modernidade. Esse corte kantiano coincide com o que Foucault chama, nas Palavras e as coisas, de acontecimento entendido positivamente como fato discursivo, o acontecimento que deu origem modernidade localiza-se precisamente na curva entre os sculos XVIII e XIX, quando emerge uma nova configurao epistemolgica. Foucault tambm atribui a Cassirer a inveno de um mtodo, ao mesmo tempo transcendental e histrico, para abordar a histria das idias, mtodo que ele v como precursor da sua arqueologia. Este novo mtodo ope-se histria das idias tradicional, pois no busca a gnese das idias na psicologia dos sujeitos, no pressupe um ncleo interno de sentido e interdita procurar a causa das idias nas condies sociais e econmicas que lhes so exteriores. A emergncia das idias explicada atravs da autonomizao do seu campo terico de emergncia, ou seja, na busca pelas suas condies de possibilidade:
Cassirer procede segundo uma espcie de abstrao fundadora: de um lado, ele apaga as motivaes individuais, os acidentes biogrficos e todas as figuras contingentes que povoam uma poca: de outro lado, ele afasta ou ao menos deixa em suspenso as determinaes econmicas ou sociais. [...] Ele isola de todas as outras histrias (a dos indivduos, assim como a das sociedades) o espao autnomo do terico: e sob seus olhos se revela uma histria at ento muda. (Foucault, 1994, I, p.547-548)

A descoberta de uma histria at ento muda tambm o objetivo da arqueologia do saber, mtodo de investigao empregado nos primeiros livros de Foucault.5 As duas principais exigncias metodolgicas da arqueologia so: 1) purificar o campo discursivo dos elementos psicolgicos, da intencionalidade dos sujeitos considerados meros efeitos de superfcie e 2) autonomizar o discurso, separando-o e isolando-o do seu contexto scioeconmico e deixando de consider-lo como mero reflexo das infra-estruturas, como na teoria marxista da histria. A possibilidade de deixar entre parnteses as determinaes subjetivas e scio-econmicas, isolando do

Como diz Canguilhem: [...] o termo arqueologia diz bem o que ele quer dizer. a condio de uma outra histria, na qual o conceito de acontecimento conservado, mas onde os acontecimentos afetam conceitos e no homens (Ganguilhem, 1967, p.607).

28

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

processo histrico como um todo a dimenso da linguagem pura, envolve um pressuposto terico fundamental o de que o processo histrico no unitrio, mas constitudo de uma pluralidade de temporalidades irredutveis umas s outras. Isolar a dimenso do discurso puro seria uma operao semelhante reduo qumica dos elementos de uma mistura complexa, isolando somente um dos elementos para obt-lo em estado puro. Esta operao aplicada histria das idias, se bem sucedida, demonstraria que no h uma temporalidade nica, nem um ncleo nico de sentido a partir do qual as diferentes temporalidades pudessem ser hierarquizadas, haveria apenas uma absoluta disperso temporal, sem centro nem totalidade uma temporalidade atonal e aberta. Esta operao arqueolgica foi experimentada nas Palavras e as Coisas, que Foucault considerava um livro de trabalho, radicalizando o mtodo at ento empregado na Histria da Loucura e no Nascimento da Clnica onde ainda se pressupunha um centro de sentido na forma de uma estrutura unitria (a diviso trgica entre razo e desrazo no caso da Histria da loucura e a unidade do olhar mdico no caso do Nascimento da clnica). Isso explica porque, nas Palavras e as Coisas, so deixadas entre parnteses as dimenses concretas do sujeito e da sociedade: no se trataria de reduzir tudo linguagem, mas de cindir o tempo, marcando uma temporalidade interna ao prprio discurso, independente das determinaes extradiscursivas. Contudo, esse procedimento de autonomizao do terico configura um kantismo s avessas, ao qual se poderia aplicar a mesma expresso que Paul Ricoeur utilizou para caracterizar a antropologia de Lvi-Strauss: um kantismo sem sujeito transcendental. Ao autonomizar o campo discursivo da referncia ao sujeito constituinte, Foucault abandona a necessidade de um princpio transcendental, de forma que a arqueologia dispensa a necessidade de um ponto fixo ou de uma referncia absoluta em valores universais para pensar a historicidade dos discursos. Assim, poderamos questionar a vocao neokantiana reivindicada por Foucault, pensando na batalha permanente que Foucault travou contra todas as expresses da filosofia do sujeito.

O sono antropolgico da filosofia crtica


Segundo Foucault, Kant fundou a antropologia como analtica da finitude quando encontrou os limites do cogito cartesiano na finitude humana (que tanto a finitude da conscincia, que no pode saber tudo, quanto os prprios limites fsicos do corpo humano), reportando a possibilidade do conhecimento precisamente a esse limite. Antes do momento kantiano, a filo-

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

29

sofia colocava a questo do homem a partir do pensamento do infinito e da verdade como valor absoluto. No havia um questionamento sobre os limites do prprio conhecimento porque o conhecimento era considerado um dado prvio ao ato de conhecer. Nas metafsicas clssicas, o problema do conhecimento se colocava em termos de erros e iluses e a questo fundamental se colocava da seguinte maneira: como posso saber se meu conhecimento real ou se estou sendo enganado pelos meus sentidos, pela minha conscincia ou mesmo por um gnio maligno? A partir do momento em que o conhecimento problematizado a partir das faculdades humanas sensibilidade, entendimento e razo coloca-se naturalmente a questo dos limites do conhecimento e, por conseguinte, o conhecimento racional da realidade em si torna-se impossvel. Segundo Foucault, portanto, foi ao fundamentar a possibilidade do conhecimento na finitude humana, que Kant rompeu com a tradio metafsica e inaugurou o pensamento moderno. Mas, ao mesmo tempo, Kant mergulhou a filosofia crtica num novo sono dogmtico, substituindo o conhecimento absoluto da metafsica clssica pelo sujeito transcendental como novo absoluto. Como diz Foucault, este o enigma kantiano que, aps cerca de duzentos anos, enfeitiou o pensamento ocidental, tornando-o cego a sua prpria modernidade (Foucault, 1994, I, p.547). Foucault quer apreender o significado total do corte kantiano, em toda a sua radicalidade, mas quer, ao mesmo tempo, apreender o impensado da crtica kantiana, o seu momento dogmtico, que entorpeceu o pensamento moderno aprisionando-o na circularidade da analtica da finitude. Para esclarecer essa questo, voltemos um pouco atrs na cronologia da obra de Foucault. Quando defendeu sua tese de doutorado Histoire de la folie lge classique, em 1961, Foucault apresentou tambm uma traduo crtica da Antropologia de um ponto de vista pragmtico de Kant, at ento indita em francs (Kant, 1964), precedida de uma longa introduo onde eram criticadas as analticas da finitude. A traduo de Foucault foi publicada em 1964, estranhamente sem essa introduo. Essa Introduo fundamental para entendermos o papel da crtica kantiana na formulao da arqueologia. Comentando a Introduo de Foucault, Ricardo Terra afirma (Terra, 1998, p.146): A Introduction lantropologie de Kant o esboo parcial de uma obra que visaria criticar as antropologias filosficas contemporneas. Utilizando um mtodo simultaneamente estrutural e gentico, Foucault analisou as diversas verses da antropologia de Kant, associando-as elaborao das trs crticas kantianas e defendeu que as trs grandes questes crticas O que posso saber?, O que devo fazer? e O que me lcito esperar? esto relacionadas a uma quarta, O que o homem? (Terra, 1998, p.151-156). Se, como sabemos, as trs questes crticas se traduzem respectivamente como a procura do limite da ra-

30

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

zo, da extenso do entendimento e das fontes da sensibilidade, Foucault conclui que a quarta questo, O que o homem?, o seu complemento necessrio. Porm, desta maneira a filosofia crtica encarcerada no crculo formado pela analtica da finitude, pois o fundamento ltimo da crtica ele prprio emprico e, portanto, no crtico. Assim, para Foucault, constitui-se no interior do pensamento kantiano uma tenso no resolvida, entre crtica e antropologia, tenso entre a necessidade de criticar todo contedo de conhecimento, remetendo-o universalidade do sujeito transcendental e a necessidade oposta de fundamentar a crtica numa antropologia emprica, ou seja, no que o homem em sua essncia. Segundo Foucault, que discute aqui o problema do fundamento recproco da liberdade e da natureza em Kant:
[...] a Antropologia conhecimento do homem, em um movimento que o objetiva, no nvel de seu ser natural e no contedo de suas determinaes animais: mas ela conhecimento do conhecimento do homem, num movimento que interroga o sujeito sobre ele mesmo, sobre seus limites, e sobre aquilo que ele autoriza no saber que dele se tem. (apud Terra, 1998, p.157)

J est aqui delineado o crculo antropolgico no qual incide a analtica da finitude ao tentar fundamentar todo conhecimento na finitude do sujeito humano, confundindo o emprico e o transcendental, questo que Foucault desenvolve no captulo O homem e seus duplos, na segunda parte das Palavras e as coisas (Foucault, 1966, p.314-354). A partir desta interpretao do pensamento kantiano, Foucault enceta sua crtica s antropologias filosficas, ou seja, a todas as filosofias que pretendem dizer o que o homem em sua essncia. O contra-senso bsico querer que a antropologia absorva as prerrogativas da crtica, com a pretenso de fundar as cincias humanas partindo de um campo emprico. Perde-se assim a dimenso crtica do limite, fazendo valer como transcendental aquilo que, na verdade, emprico. Podemos ver como a tese sobre Kant forneceu a argumentao para a crtica foucaultiana das filosofias do sujeito, entendidas como um novo sono dogmtico que enfeitiou o pensamento moderno.

Crtica e ontologia do presente


Dando um salto na cronologia, notemos que mais de vinte anos depois da Introduo Antropologia de Kant, Foucault retoma a questo da filosofia crtica kantiana, para desta vez lhe dar um contedo mais positivo. Ressaltando a ligao estreita entre Kant e a modernidade, Foucault ressalta a permanncia desde Kant da obrigao da crtica, da crtica como atitude:

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

31

[...] se a filosofia moderna, tanto a do sculo XIX, como a do sculo XX, deriva em grande parte da questo kantiana Was ist Aufklrung?, isto , se admitimos que a filosofia moderna teve entre suas funes principais, a funo de se interrogar sobre o que foi este momento histrico no qual a razo pode aparecer sob sua forma maior e sem tutela, a funo da filosofia do sculo XIX consiste, ento, em perguntarmos o que este momento no qual a razo acede autonomia, o que significa a histria da razo e qual valor devemos conceder dominao da razo no mundo moderno atravs das trs grandes formas do pensamento cientfico, da aparelhagem tcnica e da organizao poltica. (Foucault, 1994, IV, p.438)

Em seu comentrio sobre o texto Was ist Aufklrung?, um dos opsculos de Kant sobre a filosofia da histria, Foucault esclarece o que entende por modernidade (1994, IV, p.562): Ao me referir ao texto de Kant, eu me pergunto se no poderamos considerar a modernidade mais como uma atitude do que como um perodo da histria [...] Um pouco, sem dvida, como o que os Gregos chamam de um ethos. Definindo o que entende por modernidade e colocando-se a si prprio como herdeiro desta modernidade e, portanto, do projeto do esclarecimento, Foucault delimita o mbito de seu prprio pensamento, rejeitando o rtulo de ps-moderno, com o qual Habermas o alcunhara (Habermas, 1990, p.225-249). Foucault reitera seu ponto de vista prprio, afirmando que (Foucault, 1994, IV, p.571): [...] o fio que pode nos ligar desta maneira Aufklrung no a fidelidade a elementos de doutrina, mas a reativao permanente de uma atitude, isto , de um ethos filosfico que se poderia caracterizar como crtica permanente de nosso ser histrico. O corte epistemolgico institudo com a crtica kantiana, de acordo com o ponto de vista de Foucault, no pode ser efetivamente superado porque a modernidade no pensada como uma poca, cujo fim poderia ser decretado, mas como uma atitude que, enquanto tal, no tem poca. A filosofia crtica tem na obrigao tica de reatualizar permanentemente a crtica como atitude, instituindo novas rupturas, seu correlato prtico necessrio. Alm disso, reconhecendo a filiao kantiana de seu projeto filosfico, Foucault pode dar legitimidade pesquisa arqueolgico-genealgica, pensada como uma crtica imanente da racionalidade no seu processo histrico de formao e transformao. Como tentamos demonstrar aqui, este fundamento kantiano da obra de Foucault est presente em toda a sua obra, desde a Introduo Antropologia de Kant at o ltimo curso sobre a parresa na Grcia Antiga (Foucault, 2004) e funciona como um fio condutor subterrneo para compreender o itinerrio de seu pensamento. Para Foucault, Kant est vinculado modernidade porque foi o primeiro filsofo a analisar filosoficamente um acontecimento histrico, a por o presente em questo, quando se perguntou em seu famoso texto de 1784: Quem somos ns? Quem somos ns enquanto Aufklrer, enquanto testemunhos desse sculo das Luzes? Comparemos com a questo cartesiana:

32

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

quem sou eu? Eu, enquanto sujeito nico, mas universal e no histrico? (Foucault, 1994, IV, 231). Qual este acontecimento que chamamos Aufklrung e que determinou, ao menos em parte, o que ns somos, o que ns pensamos e o que ns fazemos hoje? (Foucault, 1994, IV, 562). O tipo de interrogao filosfica inaugurado pela pergunta de Kant Was ist Aufklrung? problematiza a relao entre a historicidade do sujeito, o presente vivido, e a constituio de si mesmo como sujeito autnomo, como sujeito de seu prprio esclarecimento. O que est em questo para a crtica genealgica, portanto, sempre o presente. Nesse sentido, Foucault se ope a uma certa maneira de pensar o tempo, que v o presente como um momento crtico de uma deciso soberana, momento no qual tudo declina e tudo recomea. ainda assim que Lyotard, por exemplo, pensa o advento da ps-modernidade, como momento final da desvalorizao de todos os valores, do colapso das metanarrativas universais que legitimavam o ns moderno.6 Esse no o caminho de Foucault. Contra a idia ps-moderna do desmoronamento da razo e do fim das narrativas legitimadoras, Foucault afirma que outras formas de racionalidade se criam sem parar: a Razo est em perptua transformao. Para Foucault, essa forma de pensar traduz o que ele considera um dos hbitos mais nocivos do pensamento contemporneo:
A anlise do momento presente como sendo precisamente na histria aquele da ruptura, ou aquele da culminncia [sommet], ou o da consumao [accomplissement], ou o da aurora que retorna. A solenidade com a qual toda pessoa que produz um discurso filosfico reflete seu prprio momento me parece um estigma. Digo isso justamente por j ter acontecido comigo; digo alm do mais que, em algum como Nietzsche, isso se encontra sem parar, ou ao menos de maneira por demais insistente. Creio que preciso ter a modstia de dizer que, por um lado, o momento em que vivemos no esse momento nico, fundamental ou irruptivo da histria a partir do

6 Lyotard parte da filosofia negativa da histria de Adorno, para afirmar que a modernidade um projeto terminado, com o sbito colapso do seu horizonte de sentido e de todos os discursos universais que a legitimavam: O pensamento e a ao dos sculos XIX e XX so regidos por uma Idia (entendo Idia no sentido kantiano). Esta Idia a da emancipao. A sua argumentao , de fato, diferente conforme aquilo a que se chamam as grandes filosofias da Histria, as grandes narrativas nas quais se tenta ordenar a enorme quantidade de acontecimentos: narrativa crist da redeno do pecado admico pelo amor, narrativa aufklrer da emancipao da ignorncia e da servido pelo conhecimento e o igualitarismo, narrativa especulativa da realizao da Idia universal pela dialtica do concreto, narrativa marxista da emancipao da explorao e da alienao pela socializao do trabalho, narrativa capitalista da emancipao da pobreza pelo desenvolvimento tecnoindustrial. H entre estas narrativas matria para litgio e mesmo para diferendo. Mas todos situam os dados que os acontecimentos trazem no curso de uma histria cujo termo, mesmo permanecendo inatingvel, se chama liberdade universal, absolvio da humanidade inteira (Lyotard, 1987, p.38-39).

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

33

qual tudo termina e tudo recomea; preciso ter a modstia de dizer, ao mesmo tempo, que mesmo sem esta solenidade o momento em que vivemos muito interessante, e precisa ser analisado, decomposto e que, com isso, temos que nos colocar a questo: o que o hoje?. (Foucault, 1994, IV, 692)

Entre o tribunal da razo e a vontade de verdade: a noo de limite


No obstante essa interpretao original da relao entre crtica da razo e Aufklrung, o kantismo de Foucault no de forma nenhuma ortodoxo e o prprio estatuto da crtica em Foucault permanece problemtico, principalmente por no haver mais a separao kantiana entre as faculdades, constituindo uma crtica que ao mesmo tempo emprica e transcendental, pois os contedos histricos valem para ela como condio de possibilidade. uma crtica onde a noo de limite no se confunde com a negao ou com a contradio, o que a incompatibiliza com as abordagens ligadas dialtica hegeliana. Teremos ento que refletir agora sobre a divergncia sobre a noo de limite em Kant e em Foucault. Desde a Histria da Loucura, publicada em 1961, desponta na obra de Foucault a inteno de fazer uma crtica imanente da racionalidade ocidental a partir das distintas figuras que simbolizam os outros da razo. Desta forma, loucura, doena, morte, crime e sexualidade afiguram-se como experincias limites a partir das quais a razo ocidental constituiu negativamente sua identidade. No primeiro prefcio Histria da Loucura, Foucault afirma que pretende realizar uma histria da razo pelo avesso, fazer uma histria dos limites com os quais uma cultura rejeita algo que ser para ela o exterior (Foucault, 1972, p.9) e, numa entrevista desse mesmo perodo, esse projeto assim descrito:
Pareceu-me interessante tentar compreender nossa sociedade e nossa civilizao atravs de seus sistemas de excluso, de rejeio, de recusa, atravs daquilo que ela no quer, seus limites, a obrigao na qual ela se encontra de suprimir um certo nmero de coisas, de pessoas, de processos, o que ela deve deixar cair no esquecimento, seus sistemas de represso-supresso. (Foucault, 1994, II, p.158; grifo nosso)

A pesquisa arqueo-genealgica concebida, ento, como uma histria subterrnea da racionalidade, um inventrio documentado dos seus limites, cuja funo seria pr a descoberto as origens histricas da racionalidade aplicada ao homem enquanto objeto de saber e alvo de tcnicas polticas de dominao. Porm, esta crtica no se realiza mais a partir da figura kantiana do tribunal da razo, responsvel por delimitar as fronteiras e estabelecer o critrio que separa o uso legtimo do uso ilegtimo da razo. Mas

34

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

a crtica da razo, genealogicamente reformulada, abre mo de qualquer perspectiva transcendental ou inteno normativa, recusando-se a submeter o material histrico lgica abstrata do conceito. Na perspectiva genealgica, somente a partir da pesquisa histrica documental e emprica que a crtica imanente da racionalidade poder se realizar, evitando o risco de cair na abstrao. Para entender a distino entre a crtica foucaultiana da vontade de verdade e o tribunal da razo kantiano, teremos que nos reportar agora ao prefcio primeira edio da Crtica da Razo Pura de Kant, onde curiosamente comparece a metfora da genealogia, mas num sentido muito distinto do que a expresso, promovida a mtodo de investigao, adquirir a partir de Nietzsche. No prefcio edio de 1781 da Crtica da Razo Pura, Kant utiliza a metfora da genealogia para criticar a pretenso da rainha metafsica de ser uma cincia, mostrando que ela no deriva das mais altas faculdades humanas, mas do senso comum e do preconceito (Kant, 1997, A X):
Embora essa suposta rainha tivesse um nascimento vulgar, derivasse da experincia comum e, por isso, com justia, a sua origem tornasse suspeitas as suas exigncias, aconteceu, no entanto, que esta genealogia tinha sido imaginada falsamente e, assim, a metafsica continuou a afirmar as suas pretenses [...]. Kant contesta os foros de nobreza que a metafsica se atribui para legitimar sua pretenso verdade e universalidade, negando-lhe o estatuto de cincia. Noutro trecho do mesmo prefcio, surge a figura do tribunal da razo, responsvel por estabelecer o uso legtimo ou ilegtimo do conhecimento. A tarefa da razo, diz Kant, a do conhecimento de si mesma e da constituio de um tribunal que lhe assegure as pretenses legtimas e, em contrapartida, possa condenar-lhe todas as presunes infundadas; e tudo isto, no por deciso arbitrria, mas em nome das suas leis eternas e imutveis. Esse tribunal outra coisa no que a prpria Crtica da Razo Pura. (Kant, 1997, A XII)

Como vemos, Kant troca um absoluto por outro, substituindo o absoluto da metafsica pelo absoluto da cincia, mas no critica a prpria cincia como ideal, a vontade de verdade que se encontra por trs do ideal cientfico permanece inquestionada. Para suspender a legitimidade da prpria cincia, entendida como vontade de verdade, seria preciso abrir mo do princpio transcendental e invalidar a possibilidade mesma da constituio de um tribunal da razo. preciso, ento, esclarecer a especificidade da crtica kantiana da metafsica para depois confront-la com a crtica genealgica, que ao mesmo tempo herda e suplanta a crtica kantiana da razo. Kant criticou tanto a tradio racionalista, quanto a tradio empirista, por acreditarem na existncia de uma realidade em si mesma (a coisa-em-si) e fazer afirmaes sem fundamento sobre a essncia da realidade. Segundo

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

35

Kant, toda afirmao sobre a realidade em si mesma, sobre a sua essncia, uma afirmao metafsica e, portanto, um uso ilegtimo da razo, pois ultrapassa o limite da experincia possvel. Em vez de perguntar se o conhecimento deriva dos sentidos ou da razo, a filosofia transcendental deve se questionar sobre as condies de possibilidade do prprio conhecimento. Fundando a filosofia transcendental, Kant quis determinar as condies formais que tornam possvel o conhecimento e a experincia, tendo encontrado essas condies no sujeito universal. A filosofia transcendental no seria, ento, conhecimento de objetos, mas conhecimento sobre o modo como o objeto construdo por um sujeito para um conhecimento possvel, investigao sobre a natureza do prprio ato de conhecer. Para Kant, no se deve partir do objeto a conhecer, mas do sujeito que conhece, pois os objetos do pensamento no esto na prpria realidade, mas no intelecto legislador que prescreve suas leis realidade. Porm, esse sujeito no se confunde com a conscincia individual, ele remete unidade da razo humana, que se mantm una face multiplicidade dos objetos do conhecimento. Com a filosofia transcendental de Kant, a funo da filosofia deixa de ser a de especular sobre o supra-sensvel e passa a ser a de esclarecer a natureza do prprio entendimento humano. Desta forma, Kant pensava promover a metafsica ao estatuto de uma verdadeira cincia, conferindo a ela, atravs da doutrina das faculdades, os foros de nobreza que lhe faltavam. Para Foucault, a tarefa especfica da filosofia crtica seria a reflexo sobre os limites, mas a noo foucaultiana de limite rompe com a perspectiva transcendental e normativa de Kant. Em Kant, os limites so entendidos como a fronteira intransponvel do conhecimento (a da experincia possvel), que no poderia ser ultrapassada sob risco de ir alm das prerrogativas legtimas da razo humana. Contrariamente, Foucault pensa o limite como a transgresso necessria, como destruio de falsas evidncias e rompimento radical com hbitos institudos de pensamento. Da a divergncia de Foucault com Kant quanto ao sentido da noo de limite:
A crtica a anlise dos limites e a reflexo sobre eles. Mas, se a questo kantiana era de saber a quais limites o conhecimento deve renunciar a ultrapassar, me parece que a questo crtica hoje deve ser revertida em questo positiva: no que nos dado como universal, necessrio, obrigatrio, qual a parte do que singular, contingente e devida a obstculos arbitrrios. Trata-se, em suma, de transformar a crtica exercida na forma da limitao necessria numa crtica prtica na forma do ultrapassamento [franchissement] possvel. (Foucault, 1994, IV, p.574)

A noo de limite, portanto, vista por Foucault de forma oposta da filosofia transcendental de Kant. Foucault pe de cabea para baixo a crtica kantiana ao renunciar ao sujeito transcendental, substituindo as condies formais de possibilidade da experincia por condies histricas (e, portan-

36

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

to, sempre variveis e contingentes) de possibilidade. Foucault acrescenta que, na sua concepo, a crtica [...] no busca tornar possvel a metafsica enfim tornada cincia; ela busca relanar to longe e to largamente quanto possvel o trabalho indefinido da liberdade (Foucault, 1994, IV, p.574).

A genealogia como realizao da crtica


Gilles Deleuze foi um dos primeiros a reconhecer e dar importncia ao kantismo de Foucault, analisando sua arqueologia a partir de dois princpios transcendentais as visibilidades e os enunciados, o visvel e o dizvel. Porm, de acordo com Deleuze, Foucault de algum modo historiciza o transcendental, procura das condies histricas e reais da experincia e no somente de condies formais e abstratas:
No uma histria das mentalidades, nem dos comportamentos. Falar e ver, ou melhor, os enunciados e as visibilidades, so elementos puros, condies a priori sob as quais todas as idias se formulam num momento e os comportamentos se manifestam. Essa busca das condies constitui uma espcie de neo-kantismo caracterstico de Foucault. H, entretanto, diferenas essenciais em relao a Kant: as condies so as da experincia real, e no as de toda experincia possvel [...]; elas esto do lado do objeto, do lado da formao histrica, e no de um sujeito universal (o prprio a priori histrico); ambas so formas de exterioridade. (Deleuze, 1990, p.69)

Segundo Deleuze, Kant criticou as pretenses infundadas verdade, mas no a prpria idia de verdade, questionou as pretenses infundadas constituio da moral e da religio como valores absolutos, mas no a prpria moral e a prpria religio em si mesmas. A crtica kantiana seria um projeto inconcluso, pois ela acaba por legitimar a autoridade da cincia, do Estado e da religio sob os auspcios da razo prtica. Mesmo se Kant lhes interdita as justificativas transcendentes e o privilgio do absoluto, a obedincia aos valores estabelecidos continua sendo legitimada, mas agora a ttulo de norma da razo prtica. Segundo Deleuze, Kant teria se contentado em inventariar valores existentes e, assim, teria subtrado os valores crtica. A verdadeira herdeira da crtica kantiana da razo seria a genealogia dos valores de Nietzsche, que ao introduzir os conceitos de sentido e valor na filosofia teria retomado o projeto crtico kantiano sobre novas bases e com novos conceitos.7

7 Nietzsche nunca escondeu que a filosofia do sentido e dos valores deveria ser uma crtica. Kant no realizou a verdadeira crtica porque no soube colocar seu problema em termos de valores; este ento um dos principais mveis da obra de Nietzsche. [] a filosofia dos valores, tal como ele a instaura e a concebe, a verdadeira realizao da crtica, a nica maneira de realizar a crtica total, isto , de fazer a filosofia a marteladas (Deleuze, 1962, p.1).

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

37

A interpretao de Deleuze coincide com a de Foucault neste ponto, pois tambm para Foucault, Nietzsche teria sido aquele que realizou a verdadeira crtica imanente da razo. A genealogia nietzscheana seria o acabamento e a conseqncia lgica da crtica kantiana da razo. Parafraseando o que diz Marx sobre Hegel, poderamos dizer que a crtica estava de cabea para baixo, era ainda idealista, por isso era preciso recoloc-la sobre seus ps, faz-la operar ao revs. Ao se tornar histrica e emprica, a crtica obrigada a abrir mo do ponto fixo transcendental, ou seja, das condies abstratas, universais e formais (isso , vazias) que tornam possvel o conhecimento e a experincia, o que aproxima a crtica genealgica de um historicismo radical. A crtica deixa de ser idealista para orientar-se para a materialidade da histria, [...] ela genealgica na sua finalidade e arqueolgica no seu mtodo (Foucault, 1994, IV, p.574). A crtica arqueolgica em seu mtodo por tentar ser uma descrio pura de acontecimentos discursivos, uma anlise diferencial de discursos-objetos (Foucault, 1969, p.182), a partir da exterioridade, mantendo todo sentido e valor em suspenso, entre parnteses, como uma reduo fenomenolgica. Ela genealgica em sua finalidade por ser uma forma de desmistificar as pretenses da razo, denunciando o que est por trs dos valores fundamentais da cultura ocidental (razo, sujeito, autoridade, justia), seguindo o modelo da Genealogia da Moral de Nietzsche. Do ponto de vista tanto de Deleuze, quanto de Foucault, portanto, a genealogia nietzscheana seria a concluso lgica, o acabamento da crtica kantiana. Ao invs de submeter a anlise de toda a experincia possvel ao sujeito transcendental como ponto fixo no histrico, a genealogia suprime o privilgio do sujeito, a perspectiva transcendental, e passa a buscar as condies de possibilidade da experincia e do conhecimento na contingncia da histria. Ou seja, a genealogia no se contenta com as condies ideais ou formais de possibilidade do conhecimento, ela busca suas condies materiais, contingentes e concretas, pois para ela sujeito e objeto so plos do conhecimento que se constituem correlativamente, sem a referncia a normas universais. Foucault, portanto, faz a crtica caminhar do universalismo para o relativismo, do formalismo para o historicismo. Em vez de ser uma justificao transcendental dos valores estabelecidos, ela se torna demolio de dolos, desmistificao de ideais, pondo em questo o prprio valor da verdade a partir dos efeitos de poder de que os discursos de verdade so inseparveis. O objetivo de Foucault, portanto, o de criticar as racionalizaes polticas, desmontando suas pretenses atravs de uma complexa morfologia histrica das distintas formas da vontade de verdade. somente tornando-se capaz de questionar seus prprios efeitos de poder e de reconhecer a

38

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

mutualidade entre saber e poder, que a crtica poder se tornar imanente e reflexiva. por essa razo que a crtica redefinida por Foucault como uma atitude e no como proposio de valores universais e normas invariveis. A crtica, tal como formulada por Kant, tem a funo de conduzir o homem ao estado de maioridade, libertando-o das iluses transcendentais que o aprisionam. Podemos dizer que Foucault, sob o influxo da genealogia nietzscheana, submete o projeto crtico a uma metamorfose, que o desembaraa dos resduos transcendentais e idealistas que ele ainda carregava em Kant, mas mantendo a perspectiva emancipatria. A crtica genealgica ao mesmo tempo herda e suplanta a crtica kantiana da razo. Ela permanece ligada umbilicalmente ao projeto de autonomia da Aufklrung, superao do estado de minoridade e libertao dos diferentes pretendentes a tutores da humanidade, mas simultaneamente prope a autocrtica da modernidade e das conseqncias polticas do desenvolvimento da razo, da cincia e da tcnica, que permaneciam impensadas na filosofia transcendental kantiana. A crtica genealgica relana o empreendimento kantiano, introduzindo novos conceitos e mtodos de investigao, a fim de operacionaliz-lo para enfrentar os desafios de um presente em mutao. Conclumos que o kantismo de Foucault constitui uma tentativa de sntese entre o formalismo das condies de possibilidade e um historicismo radical, de modo que a crtica torne-se desmistificao e transgresso permanente, em vez de apenas legitimar o que j existe. Poderamos dizer que Foucault faz a crtica das polticas da verdade com Kant numa mo e Nietzsche na outra, procurando uma sntese (talvez impossvel) entre os dois lados. O kantismo de Foucault um kantismo para alm de Kant, que busca realizar uma avaliao de toda a herana da modernidade, centrada na figura da subjetividade fundadora e no discurso do homem como novo transcendental e centro de sentido. Trata-se de avaliar o custo da modernidade, as suas implicaes como escolha civilizacional, mas ao mesmo tempo descortinar as suas potencialidades no desenvolvidas de emancipao.
ALVES, Alexandre. The Critique turned upside-down: about the significance of Kant in Foucaults thought. Trans/Form/Ao, (So Paulo), v.30(1), 2007, p.25-40.

ABSTRACT: This paper intends to evaluate the relationship Foucault establishes regarding modernity, taking as guide-line his link with Kants thought. We approach, at a first moment, the interpretation Foucault gives from Kant in the period he was writing The Order of Things, remarking the tension between the critical project and the Kantian antropologism and, in a second moment, we question his relationship to Kant through some of his last texts, where Foucault is looking for an ontology of the present. KEYWORDS: Aufklrung; critique; modernity; archaeology; genealogy; kantianism.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

39

Referncias bibliogrficas
ALVES, Alexandre. Crtica e Genealogia: A recepo de Nietzsche na obra de Foucault, 2006. 286 f. Tese (Doutorado em Histria) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2006. CANGUILHEM, Georges. Mort de lhomme ou puisement du Cogito?. Critique, n.24, p.596-612, 1967. CASSIRER, Ernst. La philosophie des Lumires, Paris: Fayard, 1966. ________. Kant, Vida y Doctrina, Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1948. DELEUZE, Gilles. Foucault, So Paulo: Brasiliense, 1990. FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses, Paris: Gallimard, 1966. ________. Archologie du Savoir, Paris: Gallimard, 1969. ________. Histoire de la folie a lge classique, Paris: Gallimard, 1972. ________. Critique et Aufklrung. Bulletin de la Socit franaise de Philosophie, v. LXXXIV, p.23-45, 1990. ________. Dits et crits, 4 vol., Paris: Gallimard, 1994. ________. Discurso y Verdad en la Antigua Grcia. Barcelona: Paids, 2004. HABERMAS, Jrgen. O discurso filosfico da modernidade, So Paulo: Martins Fontes, 2003. HAN, Batrice. Lontologie manque de Michel Foucault, entre lhistorique et le transcendental, Grnoble: Jerme Millon, 2000. HUISMAN, Denis. Dictionnaire des Philosophes, 2 v., Paris: PUF, 1984. KANT, Immanuel. Antropologie du point de vue pragmatique, Paris, Vrin, 1964. ________. Resposta pergunta: Que Esclarecimento?, Textos Seletos, Petrpolis: Vozes, 1974, p.100-17. ________. Crtica da razo pura, Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997. LYOTARD, Jean-Franois. O ps-moderno explicado s crianas, Lisboa: Dom Quixote, 1987. TERRA, Ricardo Ribeiro. Foucault leitor de Kant: da antropologia ontologia do presente. Passagens, ensaios sobre a filosofia de Kant (Tese de Livre-docncia em filosofia), Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1998, p.145-60.

40

Trans/Form/Ao, So Paulo, 30(1): 25-40, 2007

Das könnte Ihnen auch gefallen