Sie sind auf Seite 1von 13

Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

NDICE

I- CALENDRIO ELEITORAL .............................................. 3 II- ENCONTRO DE DEFINIO DA TTICA ELEITORAL........... 3 III- INSCRIO DE PR-CANDIDATURAS A PREFEITO ............ 7 IV- PRVIAS ELEITORAIS ................................................. 8 VINSCRIO DE PR-CANDIDATURAS A VEREADOR .......... 9

VI- ENCONTROS DE DEFINIO DE CANDIDATOS ...............10 VII- RECURSOS ..............................................................11 VIII- FINANAS .............................................................11 IX- DISPOSIES FINAIS................................................12

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

I- CALENDRIO ELEITORAL
Art. 1: O calendrio para indicao, impugnao e aprovao das candidaturas do PT s eleies proporcionais e majoritrias de 2012 ser estabelecido, em cada municpio, pela respectiva Comisso Executiva Municipal (CEM), observadas as regras estatutrias, particularmente os artigos constantes dos Ttulos IV e V do Estatuto do PT, bem como as demais disposies deste Regulamento. 1: As Comisses Provisrias Municipais que no realizarem o PEDEX at 8 de abril de 2012 sero destitudas, devendo a instancia estadual correspondente nomear uma nova Comisso Provisria, na qual os membros anteriores no podero participar. 2: As novas Comisses Provisrias Municipais tero candidatos s eleies proporcionais e majoritrias de 2012, apenas quando autorizadas por 2/3 (dois teros) da Comisso Executiva Estadual correspondente. 3: Na hiptese prevista no pargrafo anterior as Comisses Provisrias Municipais tero a mesma competncia das Comisses Executivas Municipais. Art. 2: De acordo com o artigo 142 do Estatuto do PT, quando 1/3 (um tero), no mnimo, dos membros do Diretrio ou da Comisso Executiva Municipal apresentar proposta de apoio a candidato a Prefeito de outro partido, dever ser convocado o Encontro de Definio de Ttica Eleitoral antes da abertura de inscries a pr-candidatos majoritrios, para definir a poltica de alianas e a ttica eleitoral. Art. 3: Para efeito do disposto no artigo anterior, as CEMs devero definir, at o dia 30 de maro de 2012, a data final para apresentao de propostas de apoio a candidato de
outro partido. 1: O prazo previsto no caput deste artigo no se aplica s capitais e s cidades com mais de 200 mil eleitores, onde as propostas de apoio a candidato de outro partido devero ser apresentadas at 15 de janeiro de 2012. 2: A data final a ser definida dever ter ampla divulgao interna no Partido, sendo dela comunicados, no mnimo, todos os membros do Diretrio Municipal ou Comisso Provisria, bem como dever ser afixado comunicado na sede do Partido e noticiado no stio (site) do Partido na Internet ou em boletins impressos.

IIArt. 4:

ENCONTRO DE DEFINIO DA TTICA ELEITORAL

Caso seja apresentada proposta de apoio a candidato a Prefeito de outro partido, no prazo definido pela CEM (artigo 3), o Encontro de Definio de Ttica Eleitoral dever ser realizado, obrigatoriamente, aps intervalo mnimo de 28 (vinte e oito) dias contados da data final do prazo de apresentao das propostas a que se refere o artigo 2. ELEIO DE DELEGADOS A eleio dos delegados ao Encontro de Definio de Ttica Eleitoral dever ser realizada, no mnimo, 7 (sete) dias antes do Encontro correspondente. 1: A eleio dever ser realizada das 9 s 17 horas, de acordo com calendrio eleitoral aprovado pela CEM. 2: Nos municpios com menos de 1.000 (um mil) filiados aptos no ser necessria a realizao de eleio, sendo considerados delegados todos os filiados ao Partido at 1 (um) ano antes do respectivo Encontro.

Art. 5:

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

Art. 6: O nmero de delegados eleitos para o Encontro Municipal ser definido pelo Diretrio Municipal, no podendo ser inferior a 5 (cinco) vezes o nmero de membros do Diretrio Municipal. Art. 7:
I) II) III) IV) V) VI) Para a eleio dos delegados devero ser cumpridas as seguintes exigncias: As chapas de delegados devero ser preordenadas; Na composio final de delegaes ser estritamente observado o princpio da proporcionalidade. Os demais componentes da chapa passam a ser suplentes. Ser assegurado o registro de chapas incompletas, desde que o nmero de inscritos no seja inferior a 50% (cinquenta por cento) do nmero de vagas em disputa, S sero considerados vlidos os votos dados s chapas; As chapas inscritas devero, na sua composio, apresentar paridade de gnero.

Art. 8: A inscrio das chapas de delegados dever ser feita perante a CEM correspondente. 1: O perodo de inscrio ser definido pela CEM, devendo se estender por, no mnimo, 5 (cinco) dias teis e estar concludo, no mnimo, 14 (quatorze) dias antes da data do Encontro Municipal; 2: No ato de inscrio todos os componentes da chapa devero estar quites com as contribuies financeiras a que se refere o Captulo VIII do presente Regulamento; 3: As chapas inscritas no podero utilizar o nome, sigla ou smbolos do Partido dos Trabalhadores no nome da chapa. 4: S sero permitidas substituies de nomes nas chapas at 3 (trs) dias antes da eleio de delegados, e somente em caso de doena ou acidente grave, morte ou renncia; 5: As chapas devero indicar, no momento da inscrio, 3 (trs) de seus componentes para serem os responsveis pela mesma durante o processo eleitoral. Art. 9: At 3 (trs) dias teis aps o trmino do prazo de inscrio das chapas, qualquer filiado apto a votar poder apresentar por escrito, perante a CEM correspondente, impugnao ou contestao das chapas ou nomes inscritos, que dever estar motivada e acompanhada das provas em que se fundar, devendo o atingido ser imediatamente intimado para apresentar sua defesa em 2 (dois) dias teis. 1: Qualquer impugnao ou contestao apresentada aps o prazo previsto neste artigo dever ser considerada intempestiva. 2: O prazo final para julgamento das impugnaes ou contestaes ser de 5 (cinco) dias teis aps o trmino do prazo a que se refere o caput deste artigo; 3: Da deciso a que se refere o pargrafo anterior caber recurso Comisso Executiva Estadual (CEE), a ser apresentado em at 2 (dois) dias teis aps o fim do prazo para julgamento das impugnaes, que dever ser julgado na primeira reunio subseqente ao trmino do prazo de recursos. Art. 10: Por autorizao do IV Congresso Nacional do PT, o quorum para validade da eleio de 15% do nmero de filiados aptos a votar no municpio, calculado com base na relao de filiados a que se refere o artigo 14. Pargrafo nico: No tendo sido atingido o quorum previsto neste artigo, ser convocada nova eleio de delegados com as mesmas chapas inscritas, num prazo no inferior a 10 (dez) dias teis. Art. 11: No clculo de distribuio das vagas de delegados, as sobras sero preenchidas por ordem de maior frao das chapas.

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

1: Ser garantida chapa que obtiver a maioria absoluta dos votos vlidos a maioria absoluta das vagas de delegados. 2: Se o nmero de nomes inscritos de determinada chapa for inferior ao nmero de lugares que lhe foram atribudos na eleio, as vagas excedentes devero ser redistribudas entre as demais chapas, obedecido o princpio da proporcionalidade. Art. 12: de 1 (um) ano o prazo de filiao partidria para votar e ser votado na eleio de delegados, tendo como referncia a data de sua realizao; Pargrafo nico: O disposto no caput desse artigo no se aplica aos casos previstos no artigo 1, 1, quando sero considerados aptos os filiados com, no mnimo, 180 dias de filiao partidria na data de realizao da eleio de delegados. Art. 13: Todos os aspectos responsabilidade da CEM.
organizativos da eleio de delegados estaro sob

Art. 14: As listas de filiados aptos a votar sero elaboradas pela instncia nacional a partir
do Cadastro Nacional de Filiados, e nelas sero includos os filiados que atendam os critrios previstos no artigo 12. 1: A CEM dever comunicar SORG Estadual, com, no mnimo, 20 (vinte) dias de antecedncia, a realizao da eleio de delegados. 2: A CEM entregar aos representantes das chapas cpia da lista de filiados aptos a votar.

Art. 15: Para exercer seu direito de voto na eleio de delegados o filiado dever: a) Constar da lista de filiados a que se refere o artigo 14; b) Apresentar um documento de identificao, com foto; c) Estar em dia com suas contribuies financeiras partidrias. Art. 16: Os filiados, no dia da eleio, devero assinar lista de presena em folha prpria ao
lado de seu nome completo e do nmero do Cadastro Nacional de Filiao.

Art. 17: A votao ser secreta, em urna, assegurando-se s chapas a indicao de fiscais
para acompanhamento dos trabalhos de credenciamento, votao e apurao. Da cdula de votao devero constar os nomes das chapas inscritas, obedecida a ordem definida por sorteio, de acordo com modelo a ser aprovado pela instncia nacional. 2: A indicao dos fiscais dever ser apresentadas CEM at 3 (trs) dias antes da eleio. 3: Cabe ao fiscal, ao se apresentar no local da eleio, conferir a lista de presena e assinalar na ata o nmero de filiados votantes a qualquer momento. 4: um direito do fiscal estar ao lado da mesa ao longo do perodo de votao, verificando se as pessoas que assinam a lista de presena apresentam identidade oficial com foto e se seus nomes constam da relao de filiados aptos a participar. 5: Toda e qualquer ocorrncia que, a juzo do fiscal, esteja em desacordo com as regras definidas no presente Regulamento, poder ser registrada em ata, cabendo aos dirigentes locais contest-la, se assim o desejarem, registrando-a tambm em ata. 6: O cerceamento ao livre trabalho de fiscalizao acarretar a abertura de procedimento disciplinar contra o dirigente ou filiado responsvel.

1:

Art. 18: As urnas devero ser instaladas em locais conhecidos, previamente designados, de
fcil acesso e em quantidade suficiente, de forma a garantir a proximidade do domiclio do filiado e o exerccio do voto. 1: No ser permitida a existncia de urnas volantes.

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

2: Os locais de votao devem ser amplamente divulgados pela CEM at 5 (cinco) dias antes da eleio. 3: O critrio para definir a quantidade de locais de votao ser o seguinte:
Faixa 1 2 3 4 5 Critrio at 1.500 filiados aptos de 1.501 a 2.500 filiados aptos de 2.501 a 3.500 filiados aptos de 3.501 a 4.500 filiados aptos acima de 4.501 filiados aptos Quantidade de Locais de Votao 1 2 3 4 5

4:

Nos municpios com zonais a tabela acima refere-se a cada zonal.

Art. 19: Encerrada a votao, ser realizada a apurao, coordenada pela CEM, que
somente poder autorizar a abertura das urnas se tiver sido atingido o quorum, conforme o disposto no artigo 10 do presente Regulamento.

Art. 20: O resultado da eleio dever ser divulgado imediatamente aps a apurao, sendo afixado na sede ou em local previamente designado no Municpio, de acordo com a Ata Padro e formulrios, observados os modelos encaminhados pela Secretaria Nacional de Organizao. Art. 21: Aps a realizao da eleio, a CEM dever encaminhar ao respectivo Diretrio
Estadual cpia da lista de presena e da respectiva ata. Pargrafo nico: A documentao a que se refere esse artigo dever ser enviada por correio, via Sedex ou com aviso de recebimento.

Art. 22: At 3 (trs) dias teis aps a divulgao do resultado da eleio, qualquer filiado
poder apresentar, por escrito, perante a Comisso Executiva Estadual, impugnao ou contestao sobre a realizao ou resultado da eleio, que dever estar motivada e acompanhada das provas em que se fundar e que dever ser julgada na reunio subseqente ao trmino do prazo de apresentao dos recursos.

Art. 23: At 2 (dois) dias teis aps a divulgao do resultado, os responsveis de cada
chapa devero encaminhar CEM, a relao com os nomes completos de todos os delegados eleitos para o Encontro respectivo e seus suplentes, que, na ausncia dos delegados efetivos, sero convocados de acordo com a ordem estabelecida pela chapa. PROCESSO DOS ENCONTROS

Art. 24: A pauta dos Encontros versar exclusivamente sobre a poltica de alianas e a ttica
eleitoral.

Art. 25: Os Encontros podem ser realizados em um ou dois dias, de acordo com a
necessidade de discusso da pauta ou tradio de cada municpio.

Art. 26: O quorum para a instalao e validade dos Encontros de Delegados de 50% 1:
(cinqenta por cento) mais um dos delegados eleitos Para a verificao do quorum dever ser utilizada a lista de credenciamento.

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

2: Nos municpios onde no houver eleio de delegados, todos os filiados ao Partido at 1 (um) ano antes do respectivo Encontro podem dele participar e o quorum ser de, no mnimo, 15% dos filiados aptos a votar. 3: No tendo sido atingido o quorum previsto neste artigo, ser convocado novo Encontros de Delegados, no prazo nunca inferior a 10 (dez) dias teis. Art. 27: No ato do credenciamento os delegados devero apresentar um documento de
identificao com foto e devero assinar lista de presena em folha prpria.

Art. 28: Durante o perodo regular de credenciamento, comprovado o impedimento do delegado efetivo, atravs de carta assinada por ele, podero ser credenciados os suplentes na ordem definida pela respectiva chapa. Pargrafo nico: Os demais suplentes, na ordem definida pela respectiva chapa, sero credenciados na primeira hora aps o trmino do horrio previsto para credenciamento, sendo proibido, nesse mesmo perodo, o credenciamento de delegados efetivos. Art. 29: So observadores ao Encontro, com direito a voz e sem direito de voto:
a) b) c) d) os membros do respectivo Diretrio Municipal; os membros dos Diretrios Estadual e Nacional, filiados no municpio; o prefeito e o vice-prefeito do Partido no municpio; os vereadores do Partido no municpio.

Art. 30: Cpia da documentao dos Encontros dever ser entregue Comisso Executiva Estadual at 5 (cinco) dias aps a realizao do respectivo Encontro. Pargrafo nico: A documentao enviada por correio dever ser feita via Sedex ou com aviso de recebimento, devendo, no mesmo prazo, ser encaminhada por fax ou digitalizada para ser enviada por email no endereo eletrnico da SORG Estadual. Art. 31: At 3 (trs) dias teis aps a realizao do Encontro qualquer filiado poder
apresentar, por escrito, perante a Comisso Executiva Estadual, impugnao ou contestao sobre a realizao ou resultado do Encontro, que dever estar motivada e acompanhada das provas em que se fundar e que dever ser julgada na primeira reunio subseqente aps o trmino do prazo de apresentao dos recursos.

III- INSCRIO DE PR-CANDIDATURAS A PREFEITO


Art. 32: Quando a deciso do Encontro de Definio de Ttica Eleitoral deliberar por
candidatura prpria, rejeitando a proposta de apoio candidatura de outro partido, a CEM, no mximo at o dia 5 de maio de 2012, determinar a abertura do prazo de inscrio de prcandidaturas a Prefeito, que dever se estender por, no mnimo, 5 (cinco) dias teis.

Art. 33: Caso no haja proposta de apoio a candidato de outro partido, a CEM, no mximo at o dia 30 de abril de 2012, determinar a abertura do prazo de inscrio de prcandidaturas a Prefeito, que dever se estender por, no mnimo, 5 (cinco) dias teis. Art. 34: A CEM somente examinar pedido de inscrio de pr-candidatura a Prefeito
quando acompanhado do apoio subscrito de, no mnimo, 10% (dez por cento) do nmero de votantes no PED 2009, ou do PEDEX realizado no municpio. Pargrafo nico: O filiado poder subscrever pedido ou indicar mais de um nome para qualquer pr-candidatura.

Art. 35: No ato da inscrio o pr-candidato dever:

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

a. comprovar estar filiado ao Partido at o dia 07 de outubro de 2011; b. estar quite com as contribuies financeiras discriminadas no Captulo VIII deste Regulamento, inclusive dbitos passados; c. assinar o Compromisso Partidrio do Candidato Petista, que dever ser registrado em cartrio, para atestar, expressamente, que est previamente de acordo com as normas e resolues do Partido, tanto em relao campanha quanto ao exerccio do mandato, bem como com o contedo estabelecido neste Regulamento.

Art. 36: At 3 (trs) dias teis aps o trmino do prazo de inscrio dos nomes, qualquer
filiado apto a votar poder apresentar por escrito, perante CEM, impugnao ou contestao das pr-candidaturas inscritas, que dever estar motivada e acompanhada das provas em que se fundar, devendo o atingido ser imediatamente comunicado para apresentar sua defesa em 2 (dois) dias teis. 1: Qualquer impugnao ou contestao apresentada aps o prazo previsto neste artigo dever ser considerada intempestiva; 2: O prazo final para julgamento das impugnaes ou contestaes ser de 5 (cinco) dias teis aps o trmino do prazo; a que se refere o caput deste artigo; 3: Da deciso a que se refere o pargrafo anterior caber recurso Comisso Executiva Estadual (CEE), a ser apresentado em at 2 (dois) dias teis aps o fim do prazo para julgamento das impugnaes, que dever ser julgado na primeira reunio subseqente ao trmino do prazo de recursos.

IV- PRVIAS ELEITORAIS


Findo o prazo de inscrio, e havendo mais de um pr-candidato a Prefeito, ser realizada Prvia Eleitoral, observando-se um intervalo mnimo de 14 (quatorze) dias aps o fim do prazo de inscrio de pr-candidaturas, no podendo ultrapassar a data de 20 de maio de 2012. 1: O Diretrio Municipal poder, at 30 de maro de 2012, excepcionalmente, com votos de 2/3 de seus membros, deliberar pela no realizao de prvias. Neste caso, a escolha do candidato ocorrer no Encontro de Delegados, com votao em urna. 2: Na hiptese prevista no pargrafo anterior, a eleio de delegados dever ocorrer aps esta deciso; 3: Quando o Diretrio Municipal deliberar pela no realizao de prvias, o pedido de inscrio de pr-candidatura a Prefeito poder ser subscrito por, no mnimo, 10% dos delegados ao Encontro Municipal.

Art. 37:

Art. 38: de 1 (um) ano o prazo de filiao partidria para votar na Prvia Eleitoral, tendo como referncia a data de sua realizao. 1: O disposto no caput desse artigo no se aplica aos casos previstos no artigo 1, 1, quando sero considerados aptos os filiados com, no mnimo, 180 dias de filiao partidria na data de realizao da Prvia Eleitoral. 2: Para ser votado na Prvia Eleitoral o pr-candidato dever ter atendido todos os requisitos dos artigos 34 e 35. Art. 39: Havendo mais de dois candidatos e se nenhum deles obtiver mais de 50% (cinqenta por cento) dos votos vlidos, a CEM convocar segundo turno da Prvia Eleitoral, a ser realizado 14 (quatorze) dias aps a realizao do 1 turno. 1: Somente sero considerados vlidos os votos dados aos pr-candidatos, excludos os votos brancos e nulos; 2: No haver segundo turno em caso de desistncia expressa de um dos dois primeiros colocados.

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

3: No h quorum de validade para o 2 turno, sendo eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos vlidos, excludos os brancos e nulos. 4: Havendo empate no segundo turno, sero somados os votos dados aos candidatos no 1 e 2 turno e proclamado vencedor o que obtiver maior votao. 5: Ser utilizada no segundo turno da prvia a mesma lista de filiados utilizada no primeiro turno. Art. 40: O resultado da Prvia Eleitoral imperativo e ser homologado pelo Encontro
quando tiverem comparecido no mnimo de 15% dos filiados aptos a votar, calculado com base na relao de filiados a que se refere o artigo 14 do presente Regulamento. Pargrafo nico: No ser considerado vlido o resultado da Prvia Eleitoral quando mais de 50% (cinqenta por cento) dos votos forem brancos ou nulos, cabendo ao respectivo Encontro as decises correspondentes.

Art. 41: Antes da realizao das Prvias devero ser realizadas plenrias e discusses, com
ampla divulgao a todos os filiados.

Art. 42: As disposies estabelecidas nos artigos 13 a 22 do presente Regulamento,


referentes eleio de delegados, aplicam-se tambm Prvia Eleitoral.

V- INSCRIO DE PR-CANDIDATURAS A VEREADOR


Art. 43: O perodo de inscrio de pr-candidaturas a vereador dever ser iniciado at o dia 30 de abril de 2012, estendendo-se por, no mnimo, 14 (quatorze) dias. Art. 44: A CEM somente examinar pedido de indicao a pr-candidatura a vereador se
vier acompanhada de assinaturas ou votos favorveis de, no mnimo: a. 3 (trs) membros do Diretrio Municipal; ou b. 1 (um) Ncleo devidamente registrado junto respectiva direo municipal; ou c. 1 (um) Diretrio Zonal devidamente registrado junto respectiva direo municipal; ou d. 2,5% (dois vrgula cinco por cento) do total de filiados que participaram do ltimo Encontro realizado no municpio. Pargrafo nico: O filiado poder subscrever pedido ou indicar mais de um nome para qualquer pr-candidatura.

Art. 45: No ato da inscrio o pr-candidato dever: a. comprovar estar filiado ao Partido at o dia 07 de outubro de 2011;
b. estar quite com as contribuies financeiras discriminadas no Captulo VIII deste Regulamento, inclusive dbitos passados; c. assinar o Compromisso Partidrio do Candidato Petista, que dever ser registrado em cartrio, para atestar, expressamente, que est previamente de acordo com as normas e resolues do Partido, tanto em relao campanha quanto ao exerccio do mandato, bem como com o contedo estabelecido neste Regulamento.

Art. 46: Imediatamente aps o trmino do prazo para inscrio das pr-candidaturas, a CEM
dever divulgar a lista dos inscritos, aps o que, at 3 (trs) dias teis, qualquer filiado apto a votar poder apresentar por escrito, perante CEM, impugnao ou contestao das prcandidaturas inscritas, que dever estar motivada e acompanhada das provas em que se fundar, devendo o atingido ser imediatamente comunicado para apresentar sua defesa em 2 (dois) dias teis. 1: Qualquer impugnao ou contestao apresentada aps o prazo previsto neste artigo dever ser considerada intempestiva;

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

2: O prazo para julgamento das impugnaes ou contestaes ser de 5 (cinco) dias teis aps o fim do prazo de apresentao das mesmas; 3: Se for o caso, a CEM poder solicitar relatrio da Comisso de tica ou Comisso Especial ad hoc por ela indicada; 4: A deciso da Comisso Executiva Municipal ser adotada ad referendum do Encontro; 5: No Encontro, a CEM apresentar relatrio circunstanciado das impugnaes solicitadas, com sntese das razes das impugnaes, da defesa, bem como dos pareceres e decises; 6: O Encontro votar cada uma das impugnaes individualmente; 7: Ser considerada aprovada a impugnao que obtiver 3/4 dos votos vlidos, desde que as abstenes no ultrapassem 49% dos presentes.

Art. 47: Aprovado o nome do filiado na lista de candidatos, este s poder ser excludo:
a. por deciso de instncias superiores em grau de recurso; b. por vontade expressa do prprio pr-candidato; c. pela ocorrncia de fatos supervenientes, em caso de falta disciplinar ou tica, assegurado amplo direito de defesa.

VI- ENCONTROS DE DEFINIO DE CANDIDATOS


Art. 48: Os Encontros Municipais para definio dos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e
Vereadores sero realizados observando-se um intervalo mnimo de 14 (quatorze) dias aps a Prvia, quando houver, e no ultrapassando a data de 10 de junho de 2012.

Art. 49: A pauta dos Encontros dever conter, no mnimo, os seguintes pontos:
a. b. c. d. Diretrizes do Programa de Governo Municipal; Diretrizes de atuao legislativa; Poltica de alianas; Escolha de candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Art. 50: A eleio dos delegados ao Encontro de Definio de Candidatos dever ser realizada, no mnimo, 20 (vinte) dias aps o encerramento do prazo de inscrio de prcandidaturas a Prefeito, no ultrapassando a data de 27 de maio de 2012. 1: Nos municpios j tenham realizado eleio para o Encontro de Definio da Ttica Eleitoral, o novo Encontro ser composto pelos mesmos delegados eleitos para o primeiro; 2: Nos municpios com mais de um pr-candidato a Prefeito, a eleio de delegados ao Encontro de Definio de Candidatos ser realizada em conjunto com a Prvia Eleitoral. Art. 51: Quando o Encontro definir que o candidato a Vice-Prefeito seja do PT e haja mais
de uma candidatura vaga, caber ao Encontro Municipal escolher o candidato por voto secreto, sendo eleito aquele que obtiver o maior nmero de votos. Pargrafo nico: Havendo mais de 2 (duas) candidaturas, dever ser realizado segundo turno entre os dois mais votados, desde que nenhuma delas tenha atingido mais de 50% dos votos vlidos.

Art. 52: Quando o nmero de pr-candidatos a Vereador for menor ou igual ao nmero de vagas, a lista ser submetida para aprovao do Encontro, que poder delegar direo municipal a indicao de outros nomes para complementao das vagas.

10

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

Art. 53: Quando o nmero de pr-candidatos a Vereador for maior que o nmero de vagas, no havendo consenso dever ser garantida a proporcionalidade atravs de votao em chapas, para composio da lista de candidatos. Art. 54: As disposies estabelecidas nos artigos 6 a 23 do presente Regulamento, referentes eleio de delegados ao Encontro de Definio de Ttica Eleitoral, aplicam-se tambm eleio de delegados ao Encontro de Definio de Candidatos. Art. 55: As disposies estabelecidas nos artigos 25 a 31 do presente Regulamento,
referentes ao Encontro de Definio de Ttica Eleitoral, aplicam-se tambm ao Encontro de Definio de Candidatos. Pargrafo nico: Nos municpios onde o quorum no tenha sido atingido, a escolha dos candidatos ser de responsabilidade da Comisso Executiva Estadual.

VII- RECURSOS
Art. 56: Qualquer filiado poder fiscalizar a aplicao das normas do presente Regulamento,
podendo solicitar registro em Ata Padro, ou apresentar qualquer protesto ou denncia quanto aos procedimentos adotados, ou ainda, apresentar recurso perante as instncias superiores.

Art. 57: O recurso apresentado instncia superior dever tratar de indiscutvel conflito com
as normas previstas no presente Regulamento ou no Estatuto. 1: Recursos que forem apresentados fora do prazo devero ser considerados intempestivos, no devendo ser analisados no mrito. 2: Na instncia superior s sero reapreciados os recursos tempestivos, ou seja, aqueles que tiverem, j na instncia inferior, sido apresentados nos prazos estabelecidos no presente Regulamento.

Art. 58: O recurso instncia superior dever ser apreciado aps ter sido analisado e
decidido pelas instncias inferiores competentes, conforme as normas previstas no presente Regulamento. Pargrafo nico: Os rgos de direo devem apreciar, nos prazos estabelecidos no presente Regulamento, os recursos que lhe forem apresentados, sob pena de aplicao de medida disciplinar, a ser adotada pela instncia imediatamente superior.

VIII-

FINANAS

Art. 59: Todo filiado, obrigatoriamente, dever efetuar uma contribuio mnima ao Partido,
no valor definido pelo Diretrio Nacional. 1: Considera-se em dia o filiado que efetuar o pagamento de suas contribuies financeiras referentes ao ano de 2011. 2: Ressalvadas as contribuies decorrentes de dbito automtico em conta-corrente, a contribuio do filiado dever ser paga individualmente respectiva instncia zonal ou municipal, no mnimo 15 dias antes da Prvia, eleio de delegados ou Encontro Municipal. 3: O filiado com rendimento mensal varivel profissional liberal, autnomo, comerciante, pequeno ou mdio proprietrio ter sua respectiva contribuio, calculada, em mdia, sobre o valor anual.

11

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

Art. 60: Dirigentes partidrios e filiados ocupantes de cargos eletivos ou de confiana no Legislativo ou Executivo devero efetuar uma contribuio mensal ao Partido, de acordo com as resolues e instrues da SNF&P.

IX- DISPOSIES FINAIS


Art. 61: As atividades referentes ao processo eleitoral 2012 (eleies de delegados,
Encontros e Prvias) somente podero ser convocadas se as instncias correspondentes estiverem em dia com suas contribuies junto s respectivas instncias superiores.

Art. 62: As instncias partidrias devero manter em funcionamento suas respectivas sedes,
das 9h s 21h todos os dias que coincidirem com prazos estabelecidos no presente Regulamento, inclusive aos sbados, domingos ou feriados.

Art. 63: As omisses do presente Regulamento sero resolvidas pela Comisso Executiva
Nacional.

12

REGULAMENTO DAS PRVIAS E ENCONTROS 2012


Aprovado pelo Diretrio Nacional 02/12/2011 Alterado pela CEN 13/12/2011

Anexo Quadro resumo dos prazos e intervalos mnimos

13

Das könnte Ihnen auch gefallen