Sie sind auf Seite 1von 9

O que morre em ns e o que no morre

Somos muito mais do que apenas podemos ver e tocar fisicamente. A anatomia do ser humano vai muito alm da parte fsica, fato que no era ignorado pelas antigas e sbias formas de medicina egpcias, chinesas, indianas entre outras. Para a perfeita compreenso dos temas tratados no curso, iremos falar um pouco sobre os corpos ou veculos que formam o conjunto do ser humano, assim como o que anima ou d vida a esses veculos.

Corpo fsico nosso corpo de carne e osso e o veculo com o qual nos expressamos no mundo fsico. Esse corpo est sujeito ao tempo, isto , se deteriora com o passar do tempo e portanto chega o dia em que cessam suas funes biolgicas e o metabolismo. a morte desse veculo. Corpo vital a parte tetradimensional do corpo fsico, ou seja, um correspondente intimamente ligado ao corpo fsico que porm no visvel ao olho humano. O corpo vital tambm conhecido como aura, corpo etrico ou ainda, no oriente, lingan sarira. esse corpo que d vitalidade e calor ao corpo fsico e, quando comea a se deteriorar (pois tambm est sujeito ao tempo) o corpo fsico seguramente ir pelo mesmo caminho. Quando da morte do corpo fsico o corpo vital tambm se desintegra. Corpo astral o veculo com o qual nos expressamos no mundo astral ou mundo dos sonhos. Este veculo no est sujeito ao tempo, no morre e nem se desintegra quando ocorre a morte fsica. Este corpo ligado ao corpo fsico pelo cordo de prata, tambm chamado de fio da vida ou ainda Antakarana. um fio de energia que somente rompido no momento da morte fsica.

Com o corpo astral podemos atuar conscientemente fora do corpo fsico e visitar os diversos lugares do mundo astral ou mesmo do fsico. o que se conhece por desdobramento astral, projeo astral, sonho lcido, etc., o que, alis, ser tratado com detalhes no decorrer deste curso. Corpo mental o veculo com o qual nos expressamos no mundo mental, que tambm se encontra na quinta dimenso, por isso assim como o corpo astral no morre nem se desintegra quando ocorre a morte fsica. O corpo mental est relacionado aos nossos pensamentos e funcionalismos cerebrais. Acima citamos os veculos ou corpos que possumos. Abaixo veremos o que anima esses veculos, o que realmente somos internamente. Essncia, conscincia ou alma de fato o que temos de mais nobre. uma parte divina que se expressa nas diferentes dimenses atravs dos veculos acima citados. No oriente a Essncia tambm conhecida por Budhata. o que realmente somos, mas infelizmente est demasiada adormecida e aprisionada em nossos muitos defeitos psicolgicos (que tambm podemos chamar de eus) e dificilmente consegue se expressar. A essncia imortal. Em uma criana recm-nascida a Essncia se expressa livre dos defeitos psicolgicos, o que torna essas crianas belas, inocentes e adorveis. Infelizmente, com o passar dos anos, a Essncia volta a ser aprisionada nos eus, e aquela beleza espontnea vai se acabando. Quando dizemos que a Essncia volta a ser aprisionada, nos referimos ao fato de que quando nascemos estamos na verdade vindo de uma existncia anterior, na qual a Essncia j estava aprisionada pelos defeitos psicolgicos. Veremos isso com mais profundidade nas lies seguintes. Ego o conjunto de todos os nossos defeitos psicolgicos, tambm chamados de eus ou detalhes do ego. Apesar de ser de natureza inumana tambm o que somos. Como a Essncia aprisionada dificilmente se expressa, quem atua em ns quase na totalidade do tempo o ego. No grfico anterior vimos que temos: 3% de Essncia livre (porm adormecida) 97% de Essncia aprisionada nos diferentes eus

Os eus so como muitas pessoas vivendo dentro de ns, cada qual com suas vontades, opinies, desejos, pensamentos, etc. Cada uma dessas pessoas luta pela supremacia, para ser o comandante da mquina humana. Seria como se a mquina humana fosse um navio tripulado por muitas pessoas, as quais esto constantemente lutando entre si para ser o comandante e pilotar o navio. O ego pluralizado, o conjunto de muitssimos eus ou defeitos psicolgicos que foram

criados e so alimentados por ns mesmos. O ego no morre quando ocorre a morte do corpo fsico, segue vivendo na quinta dimenso. Quando a essncia retorna em um novo corpo fsico o ego torna a se reincorporar neste novo organismo e continua mantendo a essncia adormecida e aprisionada. No h nada de divino ou superior no ego. Sem sombra de dvida o ego a causa de nossos sofrimentos, inconscincia e limitaes. Felizmente o ego pode ser eliminado de ns e por ns mesmos, de forma voluntria e consciente.

Projeo astral I - primeiros passos


Nesta lio vamos comear a conhecer e entender um fenmeno que algo natural do ser humano e que ocorre conosco sempre que adormecemos. Trata-se da projeo ou desdobramento astral, que tambm conhecido como viagem astral ou ainda sonho lcido. A despeito de a pessoa aceitar isso ou no, ter conscincia disso ou no, o fato que esse fenmeno tem nos acompanhado desde que nascemos. O motivo de estudarmos esse tema o fato de que podemos desenvolver a capacidade de ter controle sobre a projeo astral. E qual a vantagem de se ter controle sobre a projeo astral? Como vimos na lio anterior, ns possumos um corpo astral e esse corpo o veculo utilizado para a nossa manifestao no mundo astral. Isso significa que se tivermos controle sobre a projeo astral poderemos atuar conscientemente no mundo astral, um mundo totalmente novo, onde o tempo no existe, e que guarda muitos segredos sobre ns mesmos, sobre o destino, sobre os mistrios da vida e da morte, do Universo e de toda a criao. Podemos tambm dizer que tudo o que existe no fsico existe tambm no astral, mas nem tudo que existe no astral existe no fsico. Para comear veremos como e porque ocorre o processo da projeo astral inconsciente. Todo ser humano necessariamente precisa dormir para que o organismo descanse e seja revitalizado para recuperar as energias gastas nas atividades normais do dia a dia. Por esse motivo impossvel uma pessoa permanecer muito tempo sem dormir. O corpo fsico precisa ser revitalizado para que continue a funcionar. Um exemplo muito comum disso o caso de pessoas que, pela necessidade inadivel de revitalizao do corpo fsico, adormecem ao volante de um veculo sofrendo e causando graves acidentes. O corpo vital o responsvel pela revitalizao do corpo fsico. Mas para que o corpo

vital desempenhe sua funo necessrio haver a separao ou desdobramento do corpo astral. Assim, ao adormecermos, literalmente samos do corpo fsico vestidos com o corpo astral. O problema que por estarmos com a conscincia adormecida, no nos damos conta deste processo, e por isso para ns tudo se passa como nada se passasse. Quando retornamos ao corpo fsico e acordamos, depois de ter decorrido o tempo suficiente para o organismo ser revitalizado, normalmente recordamos apenas de fragmentos de sonhos. Evidentemente que a clareza e a intensidade com que as recordaes so trazidas do mundo astral podem variar muito de pessoa para pessoa. Algumas conseguem recordar de muitos detalhes e outras podem simplesmente acordar sem lembrar de absolutamente nada. Nesta lio vimos uma introduo sobre o fenmeno da projeo astral. Na prxima lio sobre este tema iremos nos aprofundar um pouco mais e aprenderemos como conseguir experincias astrais conscientes, ter conscincia de que estamos no mundo astral e ter controle sobre nosso sonho, o que sem dvida aumenta enormemente nossas possibilidades.

Os sete centros da mquina humana


Nesta lio veremos algo sobre os sete centros que controlam a mquina humana. Este tema simples porm importantssimo, e compreend-lo fundamental para entender os temas que viro e, principalmente, para colocar em prtica as tcnicas de autoconhecimento e mudana interior. bom tambm ter em conta que este tema no tem relao alguma com os sete chacras principais do ser humano, pois os chacras so algo totalmente distinto dos centros que tratamos nesta lio. Nosso corpo possui determinados centros de controle que so responsveis por exercer determinadas funes fsicas e psicolgicas. So sete os centros que controlam a mquina humana, sendo dois centros superiores e cinco inferiores. Os dois centros superiores, que so o emocional superior e o mental superior, esto como desconectados do ser humano comum e corrente, fato devido nossa condio psicolgica e espiritual to limitada. O ser humano tem espantosas possibilidades de desenvolvimento interior, a ponto de conseguir ter uma ordem perfeita dentro de si, com todos os cinco centros perfeitamente equilibrados e harmoniosamente conectados aos outros dois centros superiores.

Uma criatura assim tem total domnio sobre si mesma, senhor de seus processos psicolgicos e de suas emoes. Os cinco centros inferiores todos os seres humanos os possuem, pois so indispensveis nossa existncia. Cada centro trabalha com o tipo de energia que lhe corresponde e o uso excessivo, que na verdade podemos chamar de abuso, de qualquer um dos centros esgota uma pessoa, podendo mesmo lev-la a um colapso de suas funes, o que modernamente chamado de stress. Estes centros so os seguintes: Centro intelectual: localizado no crebro este centro trabalha com a energia mental, e responsvel pelos processos do raciocnio e do pensar. Quando uma pessoa, por exemplo, est estudando ou raciocinando para resolver um problema, est utilizando energia do centro intelectual. Centro motor: localizado na parte superior da coluna vertebral (base do crnio), este centro controla os movimentos que fazemos. Por isso uma leso na coluna pode comprometer seriamente o controle dos movimentos do corpo. Centro emocional: um nico centro de controle que porm formado por dois pontos que se localizam um no corao e outro no plexo solar (regio do umbigo), e este centro trabalha com a energia emocional. Talvez voc j tenha percebido que diante de certos acontecimentos em nossa vida, s vezes sentimos uma sensao esquisita no corao ou um certo frio na barriga. Repare que essas sensaes so perceptveis justamente nos pontos que formam o centro emocional. Centro instintivo: este centro est localizado na base da coluna vertebral, e controla os instintos naturais do ser humano como o instinto de sobrevivncia, instinto materno, instinto sexual, etc. Centro sexual: localizado nos rgos sexuais trabalha com a energia sexual, que a energia mais poderosa de todas.

Infelizmente devido aos nossos j conhecidos defeitos psicolgicos, tambm chamados de ego, estes centros no trabalham corretamente, o que causa o mau funcionamento fsico e psicolgico da mquina humana. Isso como conseqncia traz enfermidades de todo tipo. O ego atua nestes centros a cada instante, abusando da energia destes centros, desgastando e controlando a mquina humana.

O mais incrvel de tudo que ningum sequer suspeita do que est ocorrendo em si mesmo, em seu prprio mundo interior, fsico e psicolgico. Apenas sofre as consequncias sem saber as causas. Mas a partir de agora isso comea a mudar. Como podemos comprovar a atuao dos defeitos psicolgicos em ns? Existe em ns um sentido que est atrofiado pelo desuso. Trata se da Auto-observao. Com esse sentido podemos perceber a atuao dos defeitos psicolgicos em cada centro e, percebendo isto, podemos elimin-los atravs do que chamamos morte psicolgica, tambm conhecida como morte mstica ou ainda morrer psicolgico. Os temas da Auto-observao e da Morte psicolgica sero explicados em detalhes nas prximas lies do curso, e so imprescindveis para o auto-conhecimento e a mudana interior.

O sentido da Auto-observao
Nesta lio aprenderemos sobre um precioso sentido que todos possumos, mas que infelizmente, pelo seu total desconhecimento e conseqente desuso, est atrofiado. Felizmente, conforme vamos voltando a usar este sentido, este vai novamente se desenvolvendo e como se fossemos abrindo gradualmente uma janela em ns mesmos, a qual por muito tempo permaneceu fechada e agora permite que um pouco de luz entre e ilumine nosso mundo interior, e dessa forma vamos conseguindo enxergar pouco a pouco tudo o que ali existe. Conforme mais exercitamos este sentido mais a janela se abre e conseqentemente mais luz entra, e assim vamos enxergando cada vez mais e mais coisas que at ento estavam ocultas e que nem remotamente suspeitvamos que existiam. Esse sentido chamado de auto-observao e compreender este tema bsico e fundamental. No possvel nos conhecermos a fundo sem utilizar o sentido da auto-observao. Mas afinal, o que vamos observar em ns? Atravs da auto-observao iremos ver e sentir o que se passa nos centros da mquina humana, nos cinco centros inferiores que estudamos na lio anterior. E como veremos nesta lio, nestes centros a todo instante algo est ocorrendo, e na maioria das vezes sem nosso conhecimento e muito menos consentimento. E como fazer a auto-observao? No h uma tcnica para se fazer a auto-observao. Simplesmente, conhecendo quais so os centros da mquina humana (intelectual motor emocional instintivo sexual), passamos a observ-los, ou seja, dirigimos nossa

ateno para estes centros a fim de percebermos quais sentimentos e pensamentos esto se manifestando ali. Para isso no necessrio parar de fazer o que estamos fazendo, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que se esteja. Praticando a auto-observao voc ver que este sentido nos permite ver e sentir extraordinariamente o que se passa dentro de ns e, ao mesmo tempo, ter total ateno no mundo exterior e ao que estamos fazendo. Na verdade, como a prtica lhe mostrar, se consegue ter muito mais ateno e concentrao no que estamos fazendo quando estamos em auto-observao. Agora que j estamos com nossa ateno dirigida para nossos centros, devemos observar o que est ocorrendo ali, sejam pensamentos ou sentimentos. Conforme vimos na lio anterior, os defeitos psicolgicos atuam nos centros da mquina humana, nutrindo-se da energia destes centros e causando muitos malefcios fsicos e psicolgicos. Quando dizemos atuam, isso significa que provocam, dependendo do centro e da natureza do defeito psicolgico, certos tipos de pensamentos, sentimentos, etc., s vezes incrivelmente amargos e dolorosos o suficiente para causar um profundo sofrimento. A ttulo de exemplo, relacionamos abaixo o que podemos observar de mais comum em cada um dos cinco centros da mquina humana: Centro Intelectual: pensamentos mrbidos e negativos, para com voc mesmo e para com as outras pessoas, como a ira, a luxria, a inveja, a cobia, a desonestidade, a traio, o roubo, a maledicncia, etc. Devemos tambm observar como os pensamentos mudam rapidamente. Pensamos a maior parte do tempo nas coisas que fizemos ou que vamos fazer, no que vimos na televiso, o que deveramos ter falado ou vamos dizer a fulano, enfim uma sucesso de pensamentos sem controle e normalmente ligados ao passado ou ao futuro. Toda essa confuso de pensamentos e imagens mentais so tambm causadas pelos defeitos psicolgicos e podem desgastar muito uma pessoa. Centro Motor: basicamente neste centro o que podemos observar so movimentos feitos mecanicamente, de forma automtica, sem ter ateno sobre eles. Um exemplo clssico quando dirigimos um carro e ao mesmo tempo estamos pensando em vrias outras coisas e, no entanto, continuamos a trocar as marchas, acelerar, frear, etc., tudo feito de forma automtica. Agora podemos nos perguntar: Por que uma pessoa ultrapassa um sinal vermelho sem se dar conta e provoca um acidente? Por que uma pessoa atravessa a rua sem perceber que um carro est vindo em sua direo e atropelada? Essas coisas s acontecem porque as pessoas no esto conscientes de seus movimentos, de seu centro motor. Precisamos nos esforar por fazer os movimentos com ateno.

Centro emocional: emoes negativas de todo o tipo como o dio (ainda que sutilmente disfarado), a inveja, o medo (no importa do que seja), a angstia, a ansiedade, a impacincia, o apego a coisas e pessoas, preocupaes, sentimentos exagerados, etc. Um mesmo defeito psicolgico pode atuar, por exemplo, primeiro no centro emocional, depois no centro intelectual e em seguida no centro motor. Por exemplo, quando algum diz algo que no gostamos. Ficamos bravos (centro emocional) e logo pensamos em reagir ou ficamos pensando em muitas coisas que deveramos ter falado, feito, etc. (centro intelectual). Podemos ficar mais identificados ainda com a situao e fazer gestos ou mesmo brigar. Observe neste exemplo que toda a mquina humana foi controlada pelo ego como se fosse uma marionete, passando a controlar primeiramente o centro emocional, depois o intelectual e por fim o centro motor. Se estivermos em auto-observao veremos que isso acontece a todo o momento. Centro Instintivo: neste centro o que observamos o exagero ou abuso de certos instintos naturais. Vejamos por exemplo o instinto materno, que faz com que naturalmente uma me zele pela sobrevivncia de seu filho. O abuso deste instinto seria expresso na forma de uma super-proteo por parte da me, fazendo com que ela cuide e se preocupe exageradamente com seu filho, mesmo quando este j possui idade suficiente para cuidar de si mesmo. Mais comum o abuso do instinto de sobrevivncia, que entre outras coisas, nos diz que devemos nos alimentar para sobreviver. Neste caso os defeitos psicolgicos atuam fazendo com que a pessoa se alimente em demasia, comendo muito mais do que necessita para sobreviver. o conhecido defeito da gula. Centro sexual: abuso das energias sexuais. A energia criadora do sexo infinitamente a mais poderosa que possumos e que o ego gasta bestamente vendo filmes, cenas, anncios, explicita ou implicitamente pornogrficos ou imorais, pensamentos mrbidos, conversas desonestas, etc. O abuso das energias sexuais leva, cedo ou tarde, impotncia sexual.

No comeo conseguimos nos auto-observar muito pouco, talvez algumas vezes por dia apenas. Isso varia de pessoa para pessoa, depende do quanto est atrofiado este precioso sentido. Porm, com a prtica, esse tempo de auto-observao vai gradualmente aumentando e passamos a nos autoconhecer cada vez mais, jogando mais luz em nosso interior e vendo como realmente somos interiormente. E quando estamos em auto-observao e percebemos a atuao de algum defeito

psicolgico, o que fazer para que este seja eliminado? No decorrer do curso aprenderemos, como j mencionado na lio anterior, a tcnica do morrer psicolgico, atravs da qual podemos eliminar cada defeito psicolgico que conseguimos perceber atuando em ns. Por isso desde j pratique muito a auto-observao, exercite e desenvolva este sentido porque dele depender sua mudana interior.

Das könnte Ihnen auch gefallen