Sie sind auf Seite 1von 6

Histologia do tubo digestivo

1 Consideraes gerais

Histologicamente, o tubo digestivo possui estruturas comuns. Seu lmen varia de dimetro, mas sua parede constituda de mucosa, submucosa, camada muscular e camada serosa. A Mucosa: revestimento epitelial + lmina prpria (tecido conjuntivo rico em vasos sanguneos e linfticos, e fibras musculares lisas, podendo ter glndulas e tecido linfide) + muscular da mucosa (camada interna circular + camada externa longitudinal). B Submucosa: tecido conjuntivo moderadamente denso rico em vasos sanguneos e linfticos, contm plexo nervoso submucoso (de Meissner) que serve para estimular a secreo; pode ter glndulas e tecido linftico. C Camada muscular: fibras circulares internas + fibras longitudinais externas + plexo nervoso mioentrico (de Auerbach) para estimular os movimentos propulsivos. D Serosa: delgada camada de tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguneos, linfticos, tecido adiposo. Revestida externamente por mesotlio (epitlio pavimentoso simples). Serosa: revestida por mesotlio. Adventcia: tecido conjuntivo frouxo contnuo com de rgos vizinhos, sem mesotlio. Funes do epitlio: 1 barreira semipermevel a meio externo e interno; 2 sntese e secreo de enzimas digestivas; 3 absoro de produtos da digesto; 4 secreo de hormnios para atividades do aparelho digestivo; 5 produo de muco para lubrificao e secreo. Presena de clulas de defesa, isoladas ou em ndulos, na lamina prpria e submucosa linfcitos, plasmcitos, macrfagos. Plasmcitos secretam IgA, que se liga a protenas para resistir s substncias digestivas.

A muscular da mucosa contrai tal camada independente e isoladamente do restante do tubo, isso facilita a absoro. As contraes da camada muscular, geradas e controladas pelos plexos nervosos, fazem mistura e progresso do alimento.

2 Esfago

Tubo que conecta boca ao estmago. A Mucosa: epitlio estratificado pavimentoso no-queratinizado (epitlio malpighiano) + lmina prpria + muscular da mucosa. A lmina prpria da regio prxima ao estmago tem glndulas crdicas esofgicas secreo de muco. Macroscopicamente branco-rosada com pregueamento longitudinal. B Submucosa: glndulas esofgicas. C Muscular: tero inferior m. liso; tero mdio m. liso + m. estriado esqueltico; tero superior m. estriado. D Adventcia na parte torcica; serosa na parte abdominal. A transio do epitlio esofgico para o gstrico (colunar) abrupta. No possui esfncteres anatmicos, so apenas funcionais.

3 Estmago

Dilatao excrina e endcrina do tubo digestivo, que continua digesto dos carboidratos, secreta fludo cido e adiciona aos alimentos, transformando-os, por ao enzimtica e contrao muscular, no quimo. Secreta pepsina (hidrlise de protenas) e lipase H trs reas histologicamente diferentes no estmago: crdia, corpo e fundo, e parte pilrica. O revestimento epitelial igual clulas prismticas secretoras de muco. A superfcie interna se caracteriza por invaginaes do epitlio de revestimento para a lmina prpria, formando depresses microscpicas fossetas gstricas. No fundo dessas fossetas, na lmina prpria, se abrem muitas glndulas pequenas, que so estruturalmente diferentes dependendo da regio considerada.

Submucosa tpica. Muscular - camada interna obliqua, mdia circular e externa longitudinal. Serosa (mesotlio). A Crdia: glndulas secretoras de muco e lisozima (enzima que agem contra parede das bactrias). Podem ter clulas parietais (secreo de HCl). B Corpo e fundo: lmina prpria completamente preenchida por glndulas gstricas ou fndicas ou fossetas (so tubulosas ramificadas). A distribuio dos tipos celulares diferente. O colo da glndula contm clulas fonte, clulas mucosas do colo, clulas oxnticas ou parietais. A base da glndula contm clulas parietais, principais ou zimognicas, e clulas enteroendcrinas. Clulas fonte: localizao basal; diviso constante, metade das filhas continuam como fonte, as outras migram para repor a superfcie ou para outras regies se diferenciando em parietais, mucosas do colo ou zimognicas. Clulas parietais ou oxnticas: principalmente no colo, possuem citoplasma eosinoflico (cido por mitocndrias usadas pela bomba de prtons). Secretam principalmente o cido clordrico e o cloreto de potssio. Nos humanos, produz o fator antianmico intrnseco, que se liga vitamina B12 sendo necessrio para sua absoro no leo. Deficincia de B12 causa m formao nas hemcias anemia perniciosa muito freqente em atrofia gstrica ou por causa auto-imune. O controle da secreo envolve vrios mecanismos: terminaes colinrgicas, histamina e gastrina produzidas pela mucosa gstrica. Clulas mucosas do colo: so poucas e apresentam muco diferente das clulas mucosa das fossetas e da superfcie. Clulas zimognicas ou principais: na base das glndulas, so basoflicas (RER sntese de protenas). Contm grnulos de pepsinognio (pr-enzima convertida em pepsina pelo ambiente cido) e produzem lipase em humanos. Clulas enteroendcrinas: em toda extenso do tubo digestivo existem clulas produtoras de vrios hormnios polipeptdicos. Exemplos ao longo do tubo digestivo clulas G do piloro secretam gastrina (secreo gstrica cida); clula S no intestino delgado, secretina (secreo pancretica de bicarbonato e gua); clulas I do intestino delgado, colecistocinina (secreo de enzimas pancreticas, contrao da vescula biliar). C Regio pilrica (antro gstrico): clulas mucosas e clulas G, que no coram por HE, produtoras de gastrina.

Fatores de proteo mucosa: 1 secreo de muco; 2 secreo de bicarbonato; 3 integridade epitelial; 4 fluxo sanguneo mucoso ( constante e permite manter a integridade tecidual, pois sempre fornece suporte para metabolismo das clulas).

4 Intestino Delgado

O intestino delgado a poro do tubo digestivo na qual ocorrem processos finais da digesto, absoro de nutrientes e secreo de hormnios. um rgo tubular com cerca de seis metros de comprimento, que dividido em trs pores com algumas caractersticas semelhantes, e outras prprias duodeno, jejuno e leo. Sua superfcie interna formada por pregas macroscpicas semilunares, circulares ou espirais so dobras de mucosa e submucosa. A superfcie da mucosa sofre evaginaes, de epitlio e lmina prpria, que se projetam para a luz vilosidades intestinais com aproximadamente 1,5 mm de comprimento. Os vilos tm aspecto foliado no duodeno, e digitiforme no leo. Nos pontos onde eles se inserem na superfcie da mucosa, h pequenos orifcios de desembocadura das glndulas intestinais, tambm chamadas de criptas correspondem a depresses abaixo da superfcie da mucosa. Elas possuem epitlio contnuo com o epitlio de revestimento dos vilos, sendo a renovao do epitlio intestinal o resultado de divises de clulas nas bases das glndulas. Cerca de 30 g/dia de epitlio renovado no intestino delgado, em cinco dias as clulas completam o ciclo de mitose na base da glndula at a descamao no topo da vilosidade. Os tipos celulares esto distribudos diferentemente entre vilosidades (clulas colunares absortivas, clulas caliciformes, clulas enteroendcrinas) e as criptas (clulas tronco, clulas caliciformes, clulas enteroendcrinas, clulas de Paneth). Clulas do intestino delgado, da mais para a menos comum: A Clulas absortivas/prismticas intestinais: sua superfcie apical possui 3000 microvilos (borda estriada); eles servem para absoro e contm enzimas em sua superfcie para a hidrlise de dissacardeos e dipeptdeos. Deficincias nas dissacaridases causam doenas em humanos.

B Clulas caliciformes: aumentam de nmero em direo ao leo, so produtores de muco lubrificante e protetor. C Clulas de Paneth: na poro basal das glndulas intestinais/criptas, secretam lisozima, que alm de proteger de invasores, regula a microbiota intestinal. D Clulas enteroendcrinas: secreo de hormnios polipeptdicos. Dois tipos: as do tipo aberto entram em contado com a luz do rgo e o contedo do tubo digestivo influencia seu funcionamento; no tipo fechado o pice est coberto por outras clulas. Elas formam um sistema complexo e eficiente de secreo local com atividade por via sangunea ou parcrina. E Clulas M: clulas epiteliais especializadas que recobrem ndulos linfticos das placas de Peyer do leo. Elas interiorizam antgenos na luz do leo e os transporta para linfcitos que migram para ndulos linfticos e linfonodos. Abaixo delas, a membrana basal no contnua para facilitar o trnsito de linfcitos entre espao entre duas clulas M e lmina prpria. Mecanismos de proteo da mucosa: IgA, junes oclusivas entre clulas de revestimento, linfcitos, plasmcitos, macrfagos. Lmina prpria: tecido conjuntivo frouxo + vasos sanguneos e linfticos + nervos + fibras musculares lisas = penetra vilos e faz movimentao necessria absoro. A submucosa do duodeno apresenta as glndulas duodenais com secreo alcalina, que alm de proteger, gera ambiente ideal para ao de enzimas pancreticas. A submucosa do tubo digestivo contm ndulos linfticos associados, que no leo que se agrupam e formam as placas de Peyer. Vasos sanguneos e linfticos esto presentes nos vilos e formam plexos na submucosa. Existe uma inervao intrnseca (plexos nervosos mioentrico e submucoso) e extrnseca (sistema nervoso autnomo parassimptico e simptico).

5 Intestino Grosso

O intestino grosso, com 1,5 m de comprimento, responsvel pela absoro de gua (mecanismo passivo, acompanhando o sdio transportado ativamente por

membranas basal e lateral das clulas), produo do bolo fecal e produo de muco lubrificante. Possui superfcie interna pregueada apenas na poro retal as colunas retais. O epitlio colunar prismtico apresenta borda estriada (microvilos), mas no h vilosidades intestinais. As glndulas intestinais/criptas so longas e possuem muitas clulas caliciformes e poucas clulas enteroendcrinas. H riqueza de linfcitos e ndulos linfticos variada e abundante microbiota. A camada muscular bem desenvolvida, apresentando uma camada de fibras circulares e outra de fibras longitudinais. As fibras da camada longitudinal externa se renem em trs faixas espessas anatomicamente, as tnias do colo. Cerca de dois cm acima do orifcio anal, o epitlio intestinal colunar simples gradualmente substitudo por epitlio estratificado pavimentoso; nesse local, a lmina prpria possui rico plexo venoso, que quando excessivamente dilatado e varicoso originas as hemorridas.

BIBLIOGRAFIA JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, Jos. Histologia Bsica. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen