Sie sind auf Seite 1von 3

11-01-2010 FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!!

FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!! FALTEI AULA ANTERIOR !!!!!

b.2) prazo 10 anos, prorrogveis art. 133 da Lei 9296 2. SOCIEDADES:

Personalizada: PJ Que surge no registro em trs lugares possveis Junta Comercial o que empresa; Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas Sociedade Simples; Ex: Sociedade de Dentistas. OAB Sociedade de Advogados Reg. no Conselho Secional da OAB No Personalizada: no tem personalidade jurdica, logo no registrada.

3. ESPCIES DE SOCIEDADES: 3.a. Sociedade Comum art. 986 a 990 do CC; No tem PJ Chamada sociedade de fato ou irregular Scios respondem ilimitadamente e solidariamente1 Credor Quando este vai acionar, ele pode atingir os scios? De acordo com a lei, inicialmente deve ser atingido o patrimnio especial2. Findo este, os scios podem ser atingidos Trata-se de benefcio de ordem. OBS: O scio que contratou diretamente no tem beneficio de ordem. Ex: Se determinado scio contratou, com seus dados, realiza compra. Para o outro scio que no realizou a compra, existe o benefcio de ordem. 3.b. Sociedade em Conta de Participao art. 991 e SS do CC. No tem personalidade jurdica. No h registro3; Existem dois tipos de scios: Scio OSTENSIVO - aparece perante terceiros - responde ilimitadamente perante 3 - realiza objeto social EX: Na compra do po de queijo da lanchonete, que no h indicao da origem, mas que se percebe que no pode ser produzido ali. Se encontrar vicio no produto responder a lanchonete. Scio PARTICIPANTE - No aparece para 3 - No responde perante 3 EX: Caso de Flats, em que algumas unidades so de empresrios. O empreendedor do conjunto de flats realizou contrato. STJ se posicionou entendendo que o empresrio no contratou com a marcenaria. Deve ser cobrado do empreendedor

1 2

Quando se fala solidariamente quer dizer entre os scios, no havendo prioridade entre eles. So os bens dos scios que foram destinados para o uso da atividade empresarial. 3 Esta sociedade pode ser registrada no cartrio de ttulos e documentos, porem no lhe confere PJ.

3.c. Sociedade em Nome Coletivo art. 1039 e SS do CC) Tem PJ. Tem registro. Ela pode ser sociedade empresria (reg. Junta Comercial4), ou sociedade simples (reg. no Cartrio de Registro Civil de PJ); Scios so necessariamente PF, respondem ilimitadamente pelas obrigaes; Credor H benefcio de ordem. 1 bens da PJ, 2 bens dos scios. 3.d. Sociedade Comandita Simples Art. 1045 e SS do CC. Tem PJ. J foi registrada. Ela pode ser sociedade empresria (reg. Junta Comercial), ou sociedade simples (reg. no Cartrio de Registro Civil de PJ)5; Dois tipos de scios Scio COMANDITADO Scio COMANDITRIO - responde ilimitadamente; - responde limitadamente; - administra; - no administra (somente investidor); OBS: Nas sociedades registradas h benefcio OBS: No pode atingir. de ordem, devendo atingir primeiro a PJ (art. OBS2: O incapaz poderia ser scio aqui (com 1024 do CC). Quando no houver mais bens, autorizao do juiz), pois no h prejuzo atingir o scio comanditado. patrimonial. OBS3: o servidor pblico6 poderia se. OBS: Teria sentido haver desconsiderao da personalidade jurdica? Somente teria se o scio comanditrio praticou atos que resultaram em danos. 3.e. Sociedade LIMITADA LTDA e.1. Nome empresarial: FIRMA INDIVIDUAL - empresrio individual ( o nome) Ex: B. Ramalho FIRMA (RAZO) SOCIAL DENOMINAO SOCIAL - NE7 composto pelos nomes dos - NE inventado; scios (patronimio, sobrenome); Ex: Coca-cola. Ex: Silva e Santos Comrcio de Bebidas. Utilizao: Utilizao: S. Nome Coletivo SA S. Comandita Simples LTDA LTDA

OBS: Se no houver LTDA ao fim do NE teremos responsabilidade ilimitada e solidria e dos administradores art. 1158 do CC OBS: Nome empresarial NE esta relacionado com registro. e.2. Capital Social (art. 1055 e 1081 a 1084 CC) O valor expresso em moeda nacional8. Ser a soma do que os scios se comprometeram a disponibilizar para a Sociedade; Pode ser composto por dinheiro, por bens (avaliao) e por idia. OBS: No pode mais ter idia como capital social.
4 5

Junta Comercial sinnimo de Registro Pblico de Empresas Mercantis. Esta distino depende da atividade realizada. 6 O servidor pblico no pode ser empresrio individual, nem administrador de sociedade. 7 Nome empresarial. 8 Ningum faz a verificao deste capital.

Pode ser dividido por cotas: o Iguais cotas de mil reais para tds scios; o 1 cota de mil para scio A. 1 cota de 7 mil para scio B. Cesso de Cotas: Em geral o contrato fala sobre o asssunto. o Se o contra social for omisso regra no art. 1057 CC; EX: Se um scio A quiser vender para B sua cota, no ser necessria a anuncia dos outros scios. EX2: Se scio B quiser passar para um terceiro, poder, no entanto, somente se no houver a oposio de scios que representem mais do capital social9;

e.2. Responsabilidade dos Scios

A- 75%; B- 25%, C- 15% necessrio mais de 25% para impedir. Logo, B e C no podero impedir se A quiser ceder suas cotas para terceiros.

Das könnte Ihnen auch gefallen