Sie sind auf Seite 1von 5

"Primeiro livro de Ado e Eva"

original

O PRIMEIRO LIVRO DE ADO E EVA I 1. Ao terceiro dia Deus plantou o jardim a leste da terra, no extremo leste do mundo, alm do qual, em direo ao levante, no se acha nada alm de gua que circunda o mundo inteiro e alcana os limites do cu. 2. E ao norte do jardim h um mar de gua, claro e puro ao paladar, como nada iguala; de maneira que, atravs de sua transparncia, pode-se olhar para as profundezas da terra. 3. E quando um homem lava-se nela, torna-se limpo por sua limpidez e branco por sua brancura, mesmo que ele estivesse escuro. 4. E Deus criou este mar de Seu prprio agrado, pois Ele sabia o que seria do homem que Ele iria fazer; assim, aps deixar o jardim por causa de sua desobedincia, nasceriam homens na terra, dentre os quais morreriam os justos cujas almas Deus faria ressurgir no ltimo dia; quando ento voltariam sua carne, banhar-se-iam na gua do mar e todos se arrependeriam de seus pecados. 5. Mas quando Deus fez Ado sair do jardim, Ele no o colocou na fronteira norte, para que no se aproximasse do mar de gua e ele e Eva se lavassem nele e se tornassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobedincia cometida. 6. Ento, novamente, quanto ao lado sul do jardim, no agradava a Deus permitir a Ado l habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, trar-lheia, no lado sul, o delicioso aroma daquelas rvores do jardim. 7. Por isso Deus no colocou Ado ali para que no aspirasse o doce aroma daquelas rvores, esquecendo sua desobedincia e encontrando alvio ao se deliciar com o aroma das rvores e assim se limpasse de sua desobedincia. 8. Novamente, tambm, porque Deus misericordioso e de grande piedade e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe, Ele fez nosso pai Ado habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra muito extensa. 9. E deus ordenou-lhe que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim. II 1. Mas quando nosso pai Ado e Eva saram do jardim, palmilharam o cho com seus ps sem saber por onde caminhavam .

2. E quando chegaram abertura dos portes do jardim e viram a terra vasta estendendo-se diante deles, coberta de pedras grandes e pequenas e de areia tiveram medo e tremeram, prostrando-se com suas faces no cho, acometidos pelo medo; e jaziam como mortos. 3. Porque haviam estado at ento na terra do jardim, belamente plantada com toda espcie de rvores e agora se viam numa terra estranha que no conheciam e nunca tinham visto. 4. E porque naquele tempo eles eram cheios de graa e de uma natureza luminosa e no tinham o corao voltado para as coisas terrenas. 5. Por isso Deus teve piedade deles; E quando Ele os viu cados defronte ao porto do jardim enviou Sua Palavra ao pai Ado e a Eva e ergueu-os de sua prostrao. III 1. Deus disse a Ado : "Eu ordenei os dias e os anos nesta terra e tu e tua descendncia devero habitar e caminhar nela, at se cumprirem os dias e os anos; Ento Eu enviarei a Palavra que te criou e qual tu desobedeceste, a Palavra que te fez sair do jardim e que te ergueu quando tu estavas cado". 2. "Sim, a Palavra que te salvar novamente quando os cinco dias e meio estiverem consumados". 3. Mas ao ouvir estas palavras de Deus, acerca dos grandes cinco dias e meio, Ado no entendeu o seu significado. 4. Pois Ado estava pensando que haveria somente cinco dias e meio para ele at o fim do mundo. 5. E Ado chorou e suplicou a Deus que lhe explicasse isto. 6. Ento Deus, em Sua Misericrdia por Ado, que fora feito segundo Sua prpria imagem e semelhana, explicou-lhe que estes eram cinco mil e quinhentos anos; e como o Um viria para salv-lo e sua descendncia. 7. Mas Deus fizera antes disso esta aliana com nosso pai Ado, nos mesmos termos, quando ele saiu do jardim e se encontrava junto rvore da qual Eva tomara do fruto e lho dera a comer. 8. Porquanto, ao sair do jardim, nosso pai Ado passou por aquela rvore e viu como Deus ento havia mudado sua aparncia para uma outra forma e como ela ressecara . 9. E aproximando-se dela Ado teve medo, tremeu e caiu; mas Deus, em Sua misericrdia, ergueu-o e ento fez esta aliana com ele.

10. E, novamente, quando Ado estava junto ao porto do jardim e viu o querubim, com uma espada de fogo fulgurante na mo, encolerizar-se e fitlo com desagrado, tanto ele quanto Eva ficaram com medo dele e pensaram que ele tencionava mat-los. Assim eles prostraram-se e tremeram de medo. 11. Mas ele apiedou-se deles e mostrou-lhes misericrdia; E, voltando-se, subiu ao cu e suplicou ao Senhor e disse : 12. "Senhor, Vs me enviastes para guardar o porto do jardim com uma espada de fogo". 13. "Mas quando Vossos servos Ado e Eva viram-me, prostraram-se e ficaram como mortos. meu Senhor, que devemos fazer com Vossos servos ?" 14. Ento Deus apiedou-se deles e mostrou-lhes misericrdia, e enviou Seu anjo para guardar o jardim. 15. E a Palavra do Senhor veio a Ado e Eva e ergueu-os. 16. E o Senhor disse a Ado: "Eu te disse que ao final dos cinco dias e meio Eu enviaria minha Palavra e salvar-te-ia". 17. "Fortalece pois teu corao e habita na Caverna dos Tesouros, da qual Eu te falei antes". 18. E quando Ado ouviu esta Palavra de Deus ele foi consolado pelo Deus que lhe tinha dito. Pois Ele lhe dissera como o salvaria. IV 1. Mas Ado e Eva choraram por terem de sair do jardim, a sua primeira habitao. 2. E, certamente, quando Ado olhou para sua carne, que estava alterada, chorou amargamente, ele e Eva, pelo que haviam feito. E eles caminharam e desceram docilmente para a Caverna dos Tesouros. 3. E ao chegarem Ado lamentou-se e disse a Eva : "Olha para esta caverna que ser nossa priso neste mundo. um lugar de castigo!" 4. "Que isto comparado com o jardim ? Que esta estreiteza comparada com o espao do outro?" 5. "Que esta rocha ao lado destas grutas? Que so as trevas desta caverna comparadas luz do jardim?" 6. "Que esta lpide de rocha suspensa para nos abrigar comparada misericrdia do Senhor que nos acolhia?"

7. "Que o solo desta caverna comparado terra do jardim? Esta terra, coberta de pedras e aquela plantada com deliciosas rvores frutferas?" 8. E Ado disse a Eva: "Olha para teus olhos e para os meus, que dantes viam anjos no cu louvando; e eles, tambm, sem cessar". 9. "Mas agora ns no vemos como vamos: nossos olhos so de carne; no podem ver da mesma maneira como viam antes." 10. Ado disse novamente a Eva: "Que nosso corpo hoje comparado ao que era em dias passados, quando habitvamos no jardim ?" 11. Aps isso, Ado no gostou de ter de entrar na caverna, sob a rocha suspensa, nem entraria nela jamais por vontade prpria. 12. Mas curvou-se s ordens de Deus e disse a si mesmo: "A no ser que eu entre na caverna serei novamente desobediente". V 1. Ento Ado e Eva entraram na caverna e permaneceram em p, orando em sua prpria lngua, desconhecida para ns mas que eles bem conheciam. 2. E enquanto oravam, Ado ergueu os olhos e viu acima de sua cabea a rocha e o teto da caverna que o cobria, de maneira que no podia ver nem o cu nem as criaturas de Deus. Ento ele chorou e golpeou pesadamente seu peito at que caiu e ficou como morto. 3. E Eva sentou-se chorando pois acreditava que ele estivesse morto. 4. Ento ela ergueu-se, estendeu suas mos a Deus pedindo-lhe misericrdia e piedade e disse: " Deus, perdoai-me o meu pecado, o pecado que cometi e no o volteis contra mim". 5. "Pois fui eu quem provocou a queda de Vosso servo, do jardim para este lugar perdido; da luz para esta escurido; E da morada da alegria para esta priso". 6. " Deus, olhai para este Vosso servo assim cado e ressuscitai-o de sua morte para que ele possa se lamentar e arrepender de sua desobedincia cometida atravs de mim". 7. "No leveis sua alma desta vez; mas deixai-o viver para que ele possa expiar sua culpa segundo a medida de seu arrependimento e fazer Vossa vontade antes de sua morte". 8. "Mas se Vs no o ressucitardes, ento, Deus, levai minha prpria alma para que eu esteja com ele; E no me deixeis neste antro s e abandonada pois eu no suportaria ficar s neste mundo, mas com ele somente".

9. "Pois Vs, Deus, fizeste cair uma sonolncia sobre ele e tomaste um osso de seu lado e restauraste a carne em seu lugar, por Vosso poder divino". 10. "E Vs me tomaste, o osso, e fizeste uma mulher, luminosa como ele, com corao, razo e fala; E de carne como ele mesmo; E Vs me fizeste semelhana de seu semblante, por Vossa misericrdia e poder". 11. " Senhor, eu e ele somos um e Vs, Deus, sois o nosso Criador, Vs sois Aquele que nos fez a ambos no mesmo dia". 12. "Portanto, Deus, dai-lhe vida para que ele possa estar comigo nesta terra estranha, enquanto ns morarmos nela por causa de nossa desobedincia". 13. "Mas se Vs no quiserdes dar-lhe vida, ento levai a mim, at a mim, como ele; Para que ns dois possamos morrer da mesma maneira". 14. E Eva chorou amargamente e caiu sobre nosso pai Ado, por causa de sua grande tristeza. ***

Das könnte Ihnen auch gefallen