Sie sind auf Seite 1von 11

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia

Douglas Ferreira Silva*, Rosana de Jesus Silva e Thiago Crepaldi Departamento de Cincias da Vida, Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal. E-mail: *dougferreira.bio@hotmail.com

____________________________________________________________________
Resumo (Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia). Frente a grande mobilidade das pessoas devido a globalizao, as ecolas deparam-se cada vez mais com uma diversidade cultural, a qual chamamos de multiculturalismo. O multiculturalismo um termo polissmico que engloba desde vises mais liberais ou folclricas, que tratam da valorizao da pluralidade cultural, at vises mais crticas, cujo foco o questionamento a racismos, sexismos e preconceitos de forma geral, buscando perspectivas transformadoras nos espaos culturais, sociais e organizacionais. O conceito de incluso e as aes que dele resultam tendem a refletir uma concepo pessoal, poltica, sociocultural e/ou institucional que se tem sobre a educao e sobre o tipo de sociedade que se deseja. A incluso ou a educao inclusiva no mais um nome para a educao especial. No olhar multicultural, no se pode conceber a incluso sem inseri-la em um processo mais amplo que questiona a excluso, que interroga sobre a formao das identidades e sobre a construo discursiva das diferenas. A coompreeno da necessidade de incluir dentro de uma perspectiva multicultural, contribuir para a eficcia da escola.

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia

Introduo
A preocupao com as diferentes vertentes da educao tem sido uma constante ao longo do pensamento pedaggico. Com o decorrer do tempo, a vida poltica social e educativa, sofreram alteraes impostas por fatores como os efeitos da globalizao, a criao da Unio Europeia e o desmoronar do Bloco Socialista, entre outros, que causaram um movimento migratrio indito de populaes (Gaspar, 2009). Segundo Cardoso (1996), a crescente mobilidade dos seres humanos na atualidade e a exigncia cada vez mais generalizada da necessidade de uma efetiva concretizao das intenes expressas nas Declaraes Universais dos Direitos Humanos e dos Direitos das Crianas, trazem para a praa pblica a necessidade de todos aprendermos a viver em conjunto, com outros grupos de culturas, atitudes e valores diferenciados. Diferentes etnias, grupos sociais, gneros e idades exigem que a diversidade seja encarada como um contributo positivo para a construo de sociedades democrticas, pluralistas e multiculturais, pelas quais todos ansiamos, onde a interao dinmica entre os seus elementos seja geradora de novos valores, normas, usos e costumes comuns. Neste caso, instituies de ensino estabelecem um papel fundamental na vida dos seus alunos, uma vez que tm a funo de prepar-los para exercer a cidadania. Tendo isto em vista, o argumento de Giseli & Ana (2008) afirma que sendo a escola inclusiva, esta poderia beneficiar-se da perspectiva multicultural, que questiona formas de ocultao das diferenas, de modo a desafiar preconceitos e processos de excluso de grupos socioculturais oprimidos, no contexto educacional. No olhar multicultural, no se pode conceber a incluso sem inseri-la em um processo mais amplo, que questiona a excluso e interroga sobre a formao das identidades e sobre a construo discursiva das diferenas. Para tanto, este trabalho abordar a concepo de multiculturalismo e escola inclusiva a partir dos seus conceitos, prticas, potenciais, benefcios, limites e bases legais, na tentativa de fazer uma ponte para criar uma educao inclusiva multicultural.

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia Multiculturalismo

A crescente mobilidade nos ltimos anos, devido a facilidade no acesso a determinados locais, como por exemplo Unio Europeia, vem transformando o espao cultural onde estamos inseridos. As constantes migraes e imigraes, sejam elas para fins econmicos, sociais ou mesmo culturais, tem tornando o espao de convivo cada vez mais diverso e heterognio. O multiculturalismo surge a partir do momento em que uma cultura, diferente da de um determinado local em especfico, inserida neste ambiente. Em outas palavras, o multiculturalimos encontrado onde h diversidades de culturas em uma mesma rea geogrfia e, que cada uma detas, seja caracterstica de um povo, diferentes. Com essa crescente troca de culturas, indispensavel que haja uma preparao da populao para acolher o diferente e enxerga-lo no como algo estranho, mas sim como mais uma possibilidade. Com as escolas no deve ser diferente. Elas devem estar atentas para as constantes diferenas dentro e fora de sala de aula e ainda mais para a comodidade de seus alunos. Devem atentar-se ainda para que seus alunos no sejam discriminados e ainda concieniza-los de tal diversidade, de modo que se respeitem e saibam conviver uns com os outros. Para isso, as escolas devem possuir um corpo admistrativo preparado que seja apto a lidar com essa situao; um corpo docente que seja capaz de quebrar essas barreiras culturais e ainda contar com a colaboro dos pais e principalmente dos alunos. Partindo de uma perspectiva intercultural crtica ou multiculturalismo crtico (McLaren, 2000; Canen, 1997,1999), pressupomos que preparar discentes e docentes para atuarem em sociedades cada vez mais multiculturais exigir pesquisas que avancem nas questes tericas e prticas envolvidas na formao de identidades multiculturalmente comprometidas, mobilizadas no desafio a discursos pretensamente "universais" que estereotipam, calam e interditam identidades plurais. Dizer que uma escola multicultural, necessariamente implica em dizer que ela seja inclusiva neste aspecto. Porm, no se pode dizer que toda escola inclusiva multicultural, pois uma coisa no necessariamente implica a outra. Ainda no contexto multicultural, de grande valia salientar que a diferena entre culturas deve ser tratada de forma bastante delicada, pois no se deve ferir a integridade
3

nao ou mesmo de uma mesma populao com costumes e tradies

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia dos alunos e muito menos dismerecer uma determidade cultura em favor da outra. O papel da escola ento ser ecumnica e no neutra. Deve abrangir e respeitar a diferena entre todos os alunos, mas sem dar preferncia a alguma em especfico. Insentivar os alunos a se conhecerem, ministrar palestras sobre diferenas tnicas, sociais e culruais, aperfeioar o corpo docente e concientizar os pais do alunos, so algumas das medidias que devem estar sempre presentes nas ecolas multiculturais.

Contexto, origens e prtica da educao inclusiva, de acordo com Stubbs (2008).

A educao como direito para todas as crianas foi reconhecida nos instrumentos internacionais desde a Declarao Universal dos Direitos do Homem em 1948. O movimento da Educao para Todos e instrumentos subsequentes salientaram que alguns grupos em particular so especialmente vulnerveis excluso. Alguns instrumentos evidenciam os direitos especficos de grupos, tais como mulheres, povos indgenas e pessoas com deficincia. O direito de ser educado dentro do sistema regular de ensino e de no ser discriminado, salientado em instrumentos mais detalhados tais como a Declarao de Jomtien, e a Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana. Contudo, o direito educao no implica automaticamente a incluso. Inicialmente o direito educao inclusiva foi claramente afirmado na Declarao de Salamanca e no Enquadramento para a Aco, que salienta que as escolas precisam de mudar e adaptar. A Conveno da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia estabeleceu a educao inclusiva como um direito legal. A importncia de um financiamento adequado destacada nas Normas das Naes Unidas sobre a Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficincia e noutros documentos sobre deficincia. Ainda existe um longo caminho a percorrer antes que a Educao para Todos se torne realidade e no ir funcionar a no ser que haja mais participao da populao, e empenho da mesma, e uma atribuio eficiente de recursos. A reduo da pobreza uma prioridade em conjunto com outros Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM). A Educao para Todos, e por conseguinte, a educao inclusiva, so problemas de desenvolvimento que iro evoluir, a no ser que sejam tomadas medidas simultneas para reduzir a pobreza.

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia A educao inclusiva tem diversas origens e influncias, que incluem: comunidades; activistas e defensores; movimentos de base profissional (qualidade na educao, melhoria e eficcia escolar, necessidades especiais, etc.); agncias internacionais governamentais e no governamentais, realidades da situao mundial e experincias prticas. Algumas tm influncias mais fortes que outras, mas todas tm uma contribuio a fazer, embora raramente trabalhem em conjunto. As perspectivas das populaes necessitam sempre de serem procuradas, mas as vozes da comunidade e dos ativistas raramente so ouvidas. A educao inclusiva no uma situao nova; as comunidades indgenas tendiam a ser mais inclusivas antes da era colonial.

Fig. 1 - Influncias no desenvolvimento da educao inclusiva.

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia Pr a educao inclusiva em prtica, por vrias vezes encarado, como uma mera introduo a tcnicas e mtodos especficos que permitam a aprendizagem individual das crianas. Estes mtodos tm o seu lugar e podem provocar um debate mais profundo sobre a educao inclusiva. Mas por si s, no vo encaminhar programas de educao inclusiva apropriados e sustentveis. Trs ingredientes essenciais foram propostos para desenvolver a educao inclusiva, os quais podem adaptar-se, crescer e sobreviver numa variedade de contextos: 1. Um forte enquadramento o comeo (valores, crenas, princpios e indicadores de sucesso); 2. Aplicao dentro do contexto e cultura locais a ideia (ter em considerao a situao prtica, uso de recursos e factores culturais); 3. Participao contnua e auto-reflexo crtica a primeira tentativa (quem dever ser envolvido, como, e quando). Uma vez juntos, estes trs ingredientes podem produzir um sistema educacional forte, localmente apropriado, flexvel e sustentvel que inclui todas as crianas. H vrias abordagens e ferramentas que podem ajudar na implementao da educao inclusiva tais como: anlise das barreiras e oportunidades, pesquisa ativa e baseada em imagens e uma lente que foca o gnero.

Escola Inclusiva, conforme Xavier & Canen (2008) e Stubbs (2008)

Incluir, na viso de muitos educadores, no considerado um conceito consensual ou uma tarefa fcil. Na verdade o verbo incluir, apesar de sua definio aparentemente simples - ato de relacionar, compreender, fazer tomar parte, inserir -, encerra mltiplas vises e prticas. No entanto, o conceito de incluso e as aes que dele resultam tendem a refletir uma concepo pessoal, poltica, sociocultural e/ou institucional que se tem sobre a educao e sobre o tipo de sociedade que se deseja. A incluso deve ser muito mais do que o acesso educao. Incluir significa possibilidade de acesso, ingresso, permanncia, participao, representao e sucesso escolar. Est muito alm da caridade, da benevolncia e do assistencialismo. A incluso deve ser uma ao de garantia de direitos constitucionais e educacionais a todos os
6

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia indivduos, independentemente de sua origem, classe social, cultura, etnia, gnero, sexualidade, religio, caractersticas psicofsicas, etc. Segundo Stubbs (2008), muitas pessoas assumem que a educao inclusiva apenas mais uma verso da educao especial, ou est relacionada apenas aos alunos com deficincia. Mas os conceitos e pressupostos principais que sustentam a educao inclusiva so em muitos aspectos, o oposto daqueles que baseiam a educao especial. A incluso ou a educao inclusiva no mais um nome para a educao especial. Envolve uma diferente abordagem para identificar e tentar resolver as

dificuldades que se levantam nas escolas ... a educao das necessidades especiais pode constituir uma barreira prtica de estratgias inclusivas nas escolas. (Ainscow, 2002).

A excluso leva a uma suposta, imposta e dolorosa invisibilidade. como se o excludo no existisse. Suas necessidades, sua cultura e sua realidade parecem distantes e irreais. Essa marcao entre identidade e diferena envolve todo um processo de hierarquizao e de classificao dos indivduos e dos grupos, estabelecido por meio de oposies binrias: eu/ele; ns/eles; normal/anormal; certo/errado; bons/maus; etc. Stubbs (2008) afirma que a educao inclusiva refere-se a um vasto leque de estratgias, atividades e processos que procuram fazer do direito universal para a qualidade uma realidade importante e apropriada para a educao. Reconhece que a aprendizagem se inicia no nascimento e continua ao longo da vida, e inclui aprender na sua casa, na sua comunidade, e em situaes formais, informais e no-formais. um processo dinmico que est em constante evoluo, consoante a cultura e o contexto.

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia Procura permitir s comunidades, sistemas e estruturas para o combate discriminao, celebrar a diversidade, promover a participao e ultrapassar as barreiras da aprendizagem e participao para todos. Todas as diferenas de acordo com idade, gnero, etnia, linguagem, situao de sade, situao econmica, religio, deficincia, estilo de vida e outras formas de diferenciao so reconhecidas e respeitadas. Promover o desenvolvimento para a incluso faz parte de uma estratgia mais abrangente, com o objetivo de criar um mundo onde exista paz, tolerncia, uso de recursos sustentveis e justia social e onde as necessidades bsicas e os direitos para todos se renem. Trata-se de alterar o sistema para se ajustar ao aluno, no de alterar o aluno para se ajustar ao sistema. Localiza o problema de excluso, no sistema, de forma firmemente enraizada, e no na pessoa ou nas suas caractersticas.

A ponte

A idia de educao inclusiva multicultural pressupe uma mudana na cultura organizacional da escola. preciso repensar as relaes sociais, as prticas pedaggicas e os currculos escolares para realizar a incluso, em uma perspectiva multicultural. Para tanto, necessrio que o trabalho pedaggico se encontre alicerado em um processo de conscientizao cultural (Canen, 1997), entendendo a escola como organizao multicultural (Canen & Canen, 2005a). Nesta viso, as diferenas no so vistas como deficits ou falhas, e sim como caractersticas que tendem a enriquecer o espao escolar. Da mesma forma, elas no se resumem s caractersticas psicofsicas dos sujeitos. Assim, valorizada toda diversidade cultural dos sujeitos que formam o espao escolar, tomando como ponto de partida a superao dos preconceitos, dos processos homogeneizantes, dos binarismos e dos congelamentos identitrios (Canen & Santos, 2006; Canen & Canen, 2005b; Canen & Xavier, 2005).

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia extensa a lista de elementos que podem ser considerados indispensveis para uma educao escolar eficaz, assim como so profundos e diversificados os aspectos que podem levar a uma compreenso consistente da problemtica, em razo da multiplicidade de significados do que seja uma boa educao ou uma escola de qualidade. Assim, s tm sentido falar em escola de qualidade ou escola eficaz se consideramos um conjunto de qualidades ou de aspectos envolvidos. Isso significa dizer, no entanto, que fundamental identificar e apontar elementos constituintes comuns de uma boa escola ou escola eficaz, identificando as similitudes a serem consideradas para essa qualificao, mesmo tendo em conta que as escolas de boa qualidade so produzidas em realidades e em condies objetivas bastante diferenciadas. De acordo com Benson (2000), h sete caractersticas que esto presentes numa escola de sucesso que, de forma genrica, so compreendidas ao nvel de: Viso ter uma compreenso comum dos objetivos, princpios e expectativas para todos os que pertencem e integram a comunidade educativa; Liderana ter um grupo de indivduos que se dedicam a apoiar a comunidade educativa e a alcanar essa viso; Elevados Padres Acadmicos descrever o que os estudantes precisam saber e ser capazes de fazer; Competncias Scio-Emocionais ajudar todos os que pertencem comunidade educativa a tornarem-se solidrios, participativos, produtivos e cidados responsveis; Parcerias entre Famlia, Escola e Comunidade incentivar todos os envolvidos na educao de uma criana para que participem de forma ativa, colaborativa, como iguais e como parceiros;

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia Desenvolvimento Profissional promover oportunidades consistentes e significativas para os adultos envolvidos no contexto escolar, de modo a que se comprometam com a aprendizagem contnua. Monitorizao Constante recolher e analisar os dados acerca dos estudantes, dos programas e do pessoal escolar.

Consideraes Finais
Em suma, a associao do multiculturalismo e da educao deve se ser num contexto mais amplo de forma que esta seja inclusiva. A coompreeno da necessidade de incluir dentro de uma perspectiva multicultural, contribuir para a eficacia. Esta ltima tem grande destaque, uma vez que far com que a escola atinja os objetivos previstos nos planos pedaggicos. A compreenso da natureza da instituio escolar e o sucesso de polticas para melhorar sua eficcia vo depender do abandono da viso burocrtica padronizada que temos da escola, e da procura do entendimento de que a escola trata-se de um sistema de identidade prpria e peculiar. Enfim, conceber, o multiculturalismo numa perspectiva de resistncia pode contribuir para desencadear e fortalecer aes articuladas a uma prtica social cotidiana no espao escolar em defesa da diversidade cultural, da vida humana, acima de qualquer forma discriminatria, preconceituosa ou excludente. Nesta perspectiva, cabe a todos ns, como profissionais da educao, efetuar uma reavaliao do modo como agimos nas nossas escolas, de forma a garantirmos aos nossos alunos, independentemente da sua origem, ou caractersticas, a possibilidade de colaborar na sociedade, para que esta seja cada vez mais justa e igualitria e feliz.

10

Multiculturalismo e Escola Inclusiva: uma ponte para a eficcia

Referncias
Ainscow, M & Booth, A. ( 2002) Index for Inclusion: Developing learning and participation in schools, Bristol: CSIE, p.13. See www.eenet.org.uk to access many of the translations. Benson, J. T. (2000). Caractersticas de Escolas Eficazes. Observatrio de Melhoria e da Eficcia da Escola. By Wisconsin Department of Public Instruction. Universidades Lusada (http://observatorio.por.ulusiada.pt). Canen, A. e Oliveira, A. M. A. de. (2002). Multiculturalismo e currculo em ao: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educao, n. 21, Set/dez , p. 61-74. Canen, A. G. & Canen, A. (2005a). Organizaes multiculturais. Rio de Janeiro: Cincia Moderna. CANEN, Ana & CANEN, Alberto Gabbay (2005b). Rompendo fronteiras curriculares: multiculturalismo na Educao e outros campos de saber. Revista Currculo sem Fronteiras, v. 5, n. 2, pp. 40 49. Canen, A. (1997). Competncia pedaggica e a pluralidade cultural: eixo na formao de professores? Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.102, p.89-107. ________. (1999), The Challenges of Conducting an Ethnographic Case Study of a United Kingdom Teacher Education Institution, Journal of Teacher Education, v. 50, n.1, pp. 50 - 56. ________. (2005). Pesquisando multiculturalismo e pensando multiculturalmente sobre pesquisa e formao docente: uma experincia de currculo em ao. In: REUNIO ANUAL DA ANPED,28, Caxambu, MG. Mclaren, P. e Giroux, H. (2000). Escrevendo das margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: Mclaren, P. Multiculturalismo revolucionrio: pedagogia do dissenso para o novo milnio. Porto Alegre: ed. ArtMed, p. 25-50. Pansini, F. & Nenev, M. (2008). Educao multicultural e formao docente. Currculo sem Fronteiras, v.8, n.1, pp.31-48. Stubbs, S. (2008). Educao Inclusiva: Onde existem poucos recursos. Ed. The Atlas Alliance. Oslo, Norway. Livro realizado em conjunto com a Norwegian Association of Disabled (NAD) e a Norwegian Association for Persons with Developmental Disabilities (NFU). Fundado pela Operation Days Work (ODW). Xavier, G. P. de M. & Canen, A. (2008). Multiculturalismo e educao inclusiva: contribuies da universidade para a formao continuada de professores de escolas pblicas no Rio de Janeiro. Pro-Posies, v. 19, n. 3 (57).

Anexos (vai ter??)


11

Das könnte Ihnen auch gefallen