Sie sind auf Seite 1von 2

RESUMO 1 Referente as fibras ticas multimodo, podem ser de 2 tipos: Fibra tica multimodo (com ndice degrau) - Foi

o primeiro tipo a surgir e tambm o mais simples. O ncleo constitudo de um nico tipo de material (plstico, vidro), ou seja, tem ndice de refrao constante, e tem dimetro varivel, entre 50 e 400 mm. Os raios de luz refletem em vrios ngulos, resultando em comprimentos de caminhos diferentes para o sinal. Isto causa o espalhamento do sinal ao longo da fibra e limita a largura de banda do cabo para aproximadamente 35 Mhz.km. Este fenmeno chamado disperso modal.
Fibra tica multimodo (com ndice gradual) - alterada para proporcionar ndices de refrao diferentes Os raios de luz viajam no eixo do cabo encontrando uma grande refrao, tornando baixa sua velocidade de transmisso. Os raios que viajam na direo do cabo tem um ndice de refrao menor e so propagados mais rapidamente. O objetivo ter todos os modos do sinal mesma velocidade no cabo, de maneira a reduzir a disperso modal. Essa fibra pode ter larguras de banda de at 500 Mhz Km.

Fibra Monomodo - A fibra monomodo vai um passo frente. O tamanho do ncleo permite que apenas um modo seja propagado atravs da fibra., conseqentemente diminuindo a disperso do pulso luminoso. A emisso de sinais monomodo s possvel com laser, podendo atingir taxas de transmisso na ordem de 100 GHz Km. Contudo, o equipamento como um todo mais caro que o dos sistemas multimodo. Essa fibra possui grande expresso em sistemas telefnicos. As fibras monomodo geralmente tem seu sistema de transmisso assincrona - com a luz sendo transmitida somente em uma direo exemplo do sistema utilizado pelas empresas de TV a cabo. O modo (multi ou mono) em que a fibra viaja depende da geometria da fibra, do perfil de ndice de refrao da fibra e do comprimento de onda da luz. Exemplificando: "Caso eu tenha uma rede de multi-modos e que em uma ponta eu tenho um conversor multi-modo, eu poderia colocar em outra ponta um conversor mono-modo para que, desse conversor mono para frente a minha fibra vire mono-modal??" Sim perfeitamente possvel, desde que se compreenda as limitaes e o "gargalo" que se forma num sistema que utilize essa soluo. O A Jato, (empresa de transmisso de internet por banda-larga), utilizava com frequncia essa soluo. Trabalhava com a banda para DownStream (ou simples acesso internet) em fibra monomodo - obtendo excelente

performance para navegao e download. J os acessos para Upload utilizavam banda estreita - fsicamente, havia uma converso de fibras multimodo - saindo da central, que se unia em monomodo na rede de via "pblica".

Das könnte Ihnen auch gefallen