Sie sind auf Seite 1von 6

A MULHER E A REVOLUO FRANCESA

Sabrina Rosa Drews Prof. Regina da Graas Figueredo Godinho Drehmer Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Histria (HID0019) Histria Moderna 30/07/2011 RESUMO O objetivo deste artigo demonstrar a participao feminina durante o perodo denominado Revoluo Francesa (1789-1799), A sua busca por cidadania, sua participao nas assembleias, a discriminao que sofreram por buscar seus objetivos, e apesar de todo o esforo no conseguiram alcanar o que pretendiam, porm sua presena incomodou os republicanos da poca. Palavras-chave: Revoluo Francesa; Participao Feminina; Cidadania. 1 INTRODUO Hoje em dia verificamos que as mulheres exercem todos os cargos pblicos, podem se destacar na sociedade atravs de seus mritos, mas nem sempre foi assim, estudaremos neste trabalho a luta das mulheres francesas pela cidadania no perodo da Revoluo francesa (17891799). Analisaremos a seguir que a revoluo empunhou a bandeira da igualdade, liberdade e fraternidade, a fim de libertar a sociedade dos preconceitos e discriminaes vigentes. No entanto foi negada s mulheres a liberdade poltica.

2 PENSAMENTO ILUMINISTA EM RELAO AS MULHERES As ideias filosficas sempre desempenharam papis fundamentais em processos revolucionrios, influenciando nas tomadas de decises e nos rumos a seguir. A filosofia iluminista, que em nome da razo propunha a construo de uma nova sociedade, serviu de base e fermento aos ideais revolucionrios.

2 Sobre a mulher os filsofos iluministas enfocam constantemente as diferenas fisiolgicas e intelectuais que separam radicalmente os dois sexos, para eles homem e mulher so seres complementares, mas, nesta relao os homens manifestam superioridade s mulheres. Assim no homem domina a razo e na mulher predomina o tero, que define sua personalidade, toda sua maneira de ser, de pensar e de agir. O novo modelo de virtude republicana pregava que a mulher deveria dedicar-se famlia, a austeridade, a transparncia, o amor, ptria e a cooperao com o bem comum em detrimento dos interesses particulares. Esta viso de inferioridade, fraqueza e submisso ao marido esto presentes nas obras de Rousseau (1712-1778) e Diderot (1713-1784). Para eles a virtude republicana para a mulher girava em torno da fraqueza, sensibilidade e outras caractersticas naturais do sexo feminino, portanto sua educao deve estar voltada para o lar e para os valores da maternidade. Um dos poucos pensadores iluministas que reconheceu que a mulher um ser humano igual ao homem foi o marqus e filsofo Condorcet (1743-1794). Por isso ela deveria ser tratada no mesmo patamar de igualdade com o homem.

3 PARTICIPAO DA MULHER NA REVOLUO Vista somente a partir de obras gerais, a Revoluo Francesa parece ter sido uma obra realizada exclusivamente por homens. No entanto a participao das mulheres neste episdio ocorreu desde o princpio. Durante a revoluo, a escassez de po e a carestia de gneros castigaram principalmente as donas de casa das classes populares, as mais desprotegidas nos momentos de crise de subsistncia. Sendo vtimas desta crise de abastecimento, da inflao e da desordem fiscal, essas mulheres das camadas inferiores da sociedade participaram de sublevaes e protestos em vrias cidades, desde os meados do sculo XVIII.

3 Quando o rei convocou os Estados Gerais em agosto de 1788, elas estavam presentes, lutando ao lado dos homens e mobilizando a populao para escolher bons representantes, mesmo sem direitos polticos. Algumas chegaram a arriscar suas vidas entrando para o exrcito, onde lutaram na guerra junto com seus maridos, pais e irmos, ou se alistaram sozinhas. Muitas se reuniram em clubes polticos mistos ou s de mulheres em Paris e nas provncias e frequentavam as galerias das assembleias para educarem-se politicamente e poder contribuir com as causas pblicas. As militantes procuraram agir com transparncia e racionalidade na administrao dos seus clubes polticos, em seus discursos nas assembleias. E a medida que suas prticas e discursos se aproximavam dos ideais de virtude republicanos, que eram basicamente masculinos, foram acusadas de estarem agindo como homens, querendo estar acima do que seu sexo podia ser. Mas sua inteno no era comportarem-se como homens, e sim, pensar e agir como membros de um povo soberano, independente do sexo, indivduos que estavam fazendo parte da reconstruo da nao. A presso que elas exerciam era to grande e constante que em 1793 foram impedidas de assistir as sesses do parlamento. No momento em que as militantes deixaram de ser apenas personagens barulhentas para se tornarem ameaa poltica, os governantes julgaram necessrio reprimi-las com o rigor da lei e a fora das armas.

4 REIVINDICAES FEMININAS As reivindicaes das mulheres podiam ser resumidas em dois aspectos: direito civil e cidadania poltica. Em matria de direitos civis, houve avanos relevantes no caminho da emancipao da mulher com a lei divrcio. No Antigo Regime a mulher era inteiramente tutelada por causa da sua inferioridade fisiolgica, moral e intelectual. Sem o acordo do marido ela no podia realizar nenhum ato jurdico nem dispor dos seus bens. Os casamentos eram arranjados, visando interesses s famlias, portanto o divrcio era uma reivindicao primordial.

4 No campo da cidadania poltica a participao das mulheres das classes populares foi um fenmeno que admirou os contemporneos. As cidads francesas levaram o ttulo a srio e fizeram atoas de cidadania. Elas tiveram uma participao vigorosa, principalmente nos primeiros anos, j na poca da Marcha para Versalhes, quando foraram o rei a voltar Paris, as ativistas comearam a partilhar da noo de que as classes populares eram depositrias da verdade revolucionria. Elas souberam aliar tradies as modernas marchas de reivindicaes, o direito a petio e a participao nas associaes populares. Atravs de vrias praticas elas souberam ocupar os espaos e aproveitar as oportunidades de atuao poltica surgidas na revoluo. Quem interpretou melhor as reinvindicaes femininas no campo poltico foi a lder feminina Marie Olympe de Gouges. Marie foi uma das mais atuantes lderes do feminismo popular. Participou intensamente dos movimentos polticos da revoluo, fazendo-se presente nas galerias da Assembleia Nacional, nos sales literrios, nos cafs e nas manifestaes de rua. No auge de sua militncia poltica, ela publicou, em setembro de 1971, a Declarao dos Direitos da Mulher e da Cidad, ela fez tudo isso com o intuito de sensibilizar os lideres revolucionrios a aplicarem s mulheres o princpio da igualdade jurdica proclamada pela revoluo. Porm em 3 de novembro de 1973 foi guilhotinada pelos prprios lderes revolucionrios, que no a queriam atrapalhando os ideias iluministas. Pressionados por vrios segmentos da sociedade, poca da conveno os deputados resolveram se pronunciar sobre o direito da mulher votar e ser votada para o parlamento. Nesta votao, quase a totalidade dos deputados foi contra a concesso de cidadania poltica ao sexo feminino, pois a maioria dos homens de qualquer tendncia poltica se sentia desconfortvel com a figura da mulher revolucionria, para eles as mulheres no pertenciam esfera pblica, e sim, ao domnio privado, seu papel era ser me e no militante. Condorcet (1743-1794), filsofo, matemtico e deputado durante a conveno, foi um dos poucos iluministas que defendeu a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Por isso quando

5 o parlamento francs negou s mulheres a cidadania poltica, ele protestou na imprensa dizendo que sem o menor escrpulo, privaram uma metade da espcie humana de seus direitos civis. Apesar de terem seus direitos negados pelo parlamento, o simples fato do assunto ter sido motivo de votao, e essa negao vir acompanhada de justificativas polticas e morais, atesta a importncia da militncia feminina.

5 CONCLUSO Vimos um lado pouco conhecido da Revoluo Francesa, a luta das mulheres por direito a cidadania. Elas lutaram contra dois adversrios, de um lado os costumes do Antigo Regime que as queriam somente dentro de casa e por outro contra os ideais iluministas que pregavam sua inferioridade fsica e intelectual, em uma luta dessas a derrota era praticamente certa desde o incio. Mesmo assim apesar de todas as intempries as mulheres no se ocultaram e achavam que a neutralidade perante a situao do pas era vergonhosa, por isso tinham o direito de intervir. Bem verdade que as mulheres s foram aceitas enquanto estavam servindo aos ideais iluministas, quando comearam a reivindicar seus direitos, foram suprimidas. A cidadania poltica feminina s foi alcanada em meados do sculo XX, com o final da Segunda Guerra Mundial. Mais de um sculo se passou, porm as mulheres da Revoluo Francesa foram fundamentais para que esta semente de cidadania pudesse germinar.

6 REFERNCIAS

HUNT, Lynn. Revoluo francesa e vida privada. In ARIS, Philippe; DUBY, Georges (Org.). Histria da vida privada. Traduo Denise Bottman e Bernardo Joffily. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. MARAND-FOUQUET, Catherine. A mulher no tempo da revoluo. Traduo Maria Melo. Portugal: Inqurito, 1993.

6 GODINEAU, Dominique Filhas da liberdade e cidads revolucionrias In DUBY, Georges e PERROT, Michele e FRAISSE, Genevive. Histria das mulheres no ocidente, vol 4, Do Renascimento Idade Moderna. (trad.) Porto, Ed. Afrontamento, 1994.

Das könnte Ihnen auch gefallen