Sie sind auf Seite 1von 14

Resumo de Histria Teste Intermdio

Contedos 8Ano O Expansionismo Europeu:


A Europa antes dos Descobrimentos martimos dos sculos XV e XVI A Europa vivia uma grande crise demogrfica, econmica e social. Com o fim desta crise a populao cresceu, aumentou a produo agrcola e artesanal e desenvolveram-se as trocas comerciais. Porm, com a falta de metais preciosos (ouro e prata) com que se cunhava a moeda prejudicou o comrcio, pelo que muitos reinos portugueses desejavam aceder ao ouro africano. Os comerciantes muulmanos que produtos orientais como especiarias, as secas ou os perfumes at aos portos do Mediterrneo.

O mundo Conhecido No incio do sculo XV, os Europeus consideravam o seu continente o centro do mundo. S conheciam o Norte de frica e a sia Menor. A costa africana era conhecida at ao cabo Bojador. Histrias fabulosas (Aves gigantes e profundezas do Inferno) faziam de parte do oceano Atlntico um Mar Tenebroso. Pensava-se que o continente africano se prolongava para sul, nunca acabando, impedindo a ligao entre os oceanos Atlntico e ndico.

O que Motivou os Portugueses a iniciar a Expanso? Muitos povos viviam isolados, sem conhecer as caractersticas e o modo de vida de outras regies. Portugal numa tentativa de encontrar solues para os problemas econmicos (devido sobretudo a escassez de ouro e de cereais) tomou a iniciativa de quebrar barreiras geogrficas e pr em contacto diferentes povos, iniciando uma expanso Europeia. Alm da motivao econmica outros factores levaram Portugal descoberta; Os Nobres, que exerciam funes militares, podiam dedicar-se guerra, adquirindo novas terras, cargos, ttulos e glria; Os burgueses desejavam encontrar novos produtos para desenvolver o comrcio e obter mais lucros;

O Povo tinha a esperana de melhorar as condies de vida; Muitos Portugueses movidos pela f crist, desejavam ir combater os Muulmanos, inimigos de longa data. Condies de Prioridade Portuguesa Os Portugueses tinham as melhores condies para partirem procura de novas terras. Portugal vivia em paz desde 1411; A existncia de uma longa costa e a proximidade do Mediterrneo, fizeram com que os portugueses desde cedo se dedicassem pesca e ao comrcio martimo, habituando-se a navegar e enfrentar os perigos do mar; Os portugueses conheceram inmeros instrumentos nuticos (bssola, astrolbio, quadrantes) e praticavam a navegao astronmica (Orientao pelos astros).

Conquista de Ceuta A conquista de Ceuta (1415) foi o incio da expanso portuguesa. Os portugueses interessaram-se pela conquista de Ceuta porque: As cidades Italianas abasteciam-se no porto de Ceuta de produtos orientais e de trigo trazidos pelos muulmanos atravs da rota do Levante. Estas mercadorias eram depois comercializadas na Europa. A localizao de Ceuta permitia a quem a conquistasse controlar as entradas e sadas do Mar Mediterrneo. Atacar cidades muulmanas era um meio de os nobres praticarem a guerra. De Ceuta partiam piratas marroquinos para atacar Portugal e Espanha. Na Pennsula Ibria existia o reino islmico de Granada. Os Castelhanos eram grandes interessados em Ceuta mas, Portugal antecipou-se.

Conquistas ou Descobertas Apesar de Ceuta ter sido um xito militar, no resolveu os problemas econmicos de Portugal, pois, os Muulmanos desviaram as rotas do comrcio para outras cidades, alm disso, como no ultrapassou os muros da cidade, no permitiu o acesso ao trigo. Ceuta tornou-se ma cidade Crist rodeada por inimigos, ou seja, os portugueses faziam grandes despesas em guerra para manter a cidade e como no tinham acesso s rotas comerciais, provocaram o aparecimento de duas correntes de opinio: A nobreza defendia que Portugal devia prosseguir as conquintas no Norte de frica, deste modo, podia dedicar-se guerra e obter ttulos. A Burguesia que prentendia chegar aos locais de origem do ouro e das especiarias e outra parte da Nobreza que praticava o comrcio defendia a navegao ao longo da costa Africana. A expanso Portuguesa variou, assim, entre as conquistas e as descobertas.

Arquiplago da Madeira

Embora as ilhas do arquiplago da madeira continuassem desertas j eram conhecidas., Espanha enviou uma frota ilha de Porto Santo em 1417. Em 1419, uma expedio Portuguesa comandada por Joo Gonalves Zarco e Tristo Teixeira ocupou a madeira. Estes navegadores com Bartolomeu Perestelo ocuparam Porto Santo em 1420. As ilhas foram organizadas em capitanias, sendo nomeada, para cada uma um capito donatrio (Os capites Donateias deste Arquiplago foram os seus descobridores) que tinha de as defender, povoar e explorar os seus recursos naturais. Aproveitava-se as plantas tintureiras, madeira e o aucar (cultura introduzida que se tornou a prinipal produo. Desenvolveram-se a pesca e a criao de gado.

Arquiplago dos Aores Diogo Silves, em 1427, ter encontrado a ilha de Santa Maria, depois a de S.Miguel e, sucessivamente as outras ilhas. Os Aores tambm se dividiram em capitanias no entanto o processo de ocupao foi mais lento, devido do que o da Madeira, pois, os Aores encontravam-se a uma grande distncia de Portugal Continental o que dificultou que o Arquiplago fosse povoado. Alguns povoadores foram de Portugal e outros do estrangeiro, principalmente da Flandres. Desenvolveram-se o trigo e as plantas tintureiras (urzela e pastel) bem como a pesca e a criao de gado. A situao geogrfica e os recursos naturais da Madeira e dos Aores deram-lhe grande importncia estratgica durante os sculos XV e XVI pois, era l que os barcos da rota da ndia faziam escala e se abasteciam de produtos frescos.

A descoberta da costa ocidental Africana Em 1434, Gil Eanes dobrou o cabo Bojador. Logo no ano seguinte, Gil Eanes e Afonso Baldeia chegaram ao que supunham ser o rio do Ouro e da trouxeram a primeira amostra de metal precioso. Em 1441, Nuno Tristo atingiu o cabo Branco. Continuando as viagens para Sul, na dcada de 1450, Diogo Gomes e outros navegadores alcanaram a Serra Leoa em 1460. Ao largo da costa foi Descoberto o arquiplago de Cabo Verde.

Contrato de Arrendamento a Ferno Gomes A partir da Serra Leoa as descobertas abrandaram devido morte do Infante D.Henrique mas tambm porque D. Afonso V se interessou pelas conquistas no norte de frica apoiado pela Nobreza. Os portugueses apoderaram-se de Alccer Ceguer em 1458 e de Arzila e Tnger em 1471, mas, os Muulmanos faziam muita presso e estas cidades eram isoladas. Quanto conquista da costa Africana, esta prosseguiu, mas de forma diferente. Em 1469, D. Afonso V arrendou a Ferno Gomes, o exclusivo comrcio da Guin, mediante o pagamento de

200 000 reais e a obrigao de descobrir cada ano 100 lgua de costa. Em 1471, os navegadores atingiram a Costa da Mina onde se encontrou ouro em abundncia. Continuaram as descobertas at ao cabo de Santa Catarina e ao largo encontraram-se a ilhas de S. Tom e Prncipe. A caravela foi a principal embarcao dos descobrimentos pois esta permitia bolinar (navegar contra ventos contrrio), era pequena e fcil de manobrar.

A Poltica Expansionista de D.Joo II Desde 1474 que D.Afonso V atribura a seu filho, futuro rei D. Joo II o encargo de superintender nos assuntos ultramarinos. O sonho do jovem era chegar ndia por mar. A primeira grande viagem realizada para atingir este objectivo foi realizada por Diogo Co, em 1483, chegou foz do rio Zaire. Numa segunda viagem atingiu a serra Parda. Duas outras viagens, uma por terra outra por mar, foram decisivas para os Portugueses conseguirem chegar ndia por via martima. - Pero da Covilh e Afonso Paiva, disfarados de mercadores, foram ao Oriente obter informaes sobre o comrcio na ndia e a navegao no Oceano ndico. - Bartolomeu Dias chefiou a expedio, por mar, que em 1488 conseguiu dobrar o cabo da Boa Esperana.

A Rivalidade Luso-Castelhana A rivalidade entre Portugal e Espanha, provocada pelas disputas sobre as terras descobertas, iniciou-se no sculo XIV, quando os dois pases reivindicaram a posse das ilhas Canrias. O conflito agravou-se com as tentativas de Castela de fazer comrcio na costa Africana. Em 1479, assinou-se o Tratado das Alcaovas que atribuiu a Portugal as terras a sul das Canrias, ficando estas ilhas a pertencer a Castela. O conflito reacendeu-se com a descoberta da Amrica por Cristvo Colombo em 1492. Este navegador props a D.Joo II atingir a ndia, navegando a Ocidente mas, o Rei Portugus recusou pois tinha informaes que lhe permitiam concluir que a rota pelo Oriente. Colombo, com o apoio de Castela, chegou s Antilhas (Amrica) em 1492, pensando ter atingido a ndia. Portugal, com base no Tratado das Alcovas, reivindicou a posse dessas terras, o que provocou um conflito com Castela. Em 1494, com a interveno papal, foi assinado um novo acordo O Tratado de Tordesilhas. Nesta Tratado constava a diviso do mundo em duas partes, separadas por um meridiano que passava a 370 lguas a ocidente das ilhas de Cabo Verde.

A chegada ndia Quando D. Joo II morreu em 1495, j estava nomeado o comandante da armada que deveria descobrir o caminho martimo para a ndia. A experincia e os conhecimentos nuticos dos Portugueses tinham-se desenvolvido, o que lhes permitia enfrentarem com mais confiana os perigos atlnticos. Vasco da Gama partiu de Lisboa em 1497 fazendo a primeira paragem em Cabo Verde e contando com a ajuda de um piloto muulmano que os conduziu a Calecute, Vasco da Gamo chegou ndia em 1498. Estava descoberto o caminho martimo para a ndia.

A chegada ao Brasil A presena portuguesa na ndia causou desconfiana, que temiam perder o monoplio do comrcio das especiarias. Sabendo disto, o rei sucessor de D. Joo II, D. Manuel I enviou ndia uma nova armada para impor o domnio portugus no Oriente. Era constituda por 13 navios e comandada por Pedro lvares Cabral. Pedro lvares Cabral chegou ao Brasil em 1500 aps um desvio para sudoeste quando a fim de encontrar ventos favorveis se desviou para ocidente a partir de Cabo Verde. Como nunca se verificou nenhuma tempestade que obrigasse a esta desvio, nem o aparecimento causou grande admirao aos portugueses, provvel que D.Joo II e D. Manuel I j tivessem informaes da existncia do Brasil, explicando assim a exigncia do rei aquando as negociaes do Tratado de Tordesilhas.

Os Portugueses na frica Negra O objectivo os Portugueses em frica era fazer o comrcio, o trfico de escravos foi o primeiro grande negcio. De Guin, os Portugueses traziam tambm malagueta, marfim, ouro, peixe, leos de baleia e lobos-marinhos. Levavam trigo, sal, tecidos, e objectos de adorno. O sistema de colonizao de Cabo Verde e S. Tom e Prncipe foi a diviso em capitanias. Com o clima seco e solo pobre, em Cabo Verde produzia-se sal, criava-se gado, e cultivava-se alguma cana-de-acar cujas plantaes eram trabalhadas por escravos. O clima quente e hmido de S.Tom permitiu que se desenvolve-se a cana-de-aucar, utilizando-se tambm mo-de-obra escrava.

A organizao do Comrcio At 1433, a navegao e o comrcio com frica eram livres, mas, a partir desta data o infante D.Henrrique obteve do rei o monoplio do comrcio. A parir de ento s com autorizao os particulares podiam l comerciar, mantendo-se o pagamento do quinto. Foi este infante quem criou a primeira feitoria, a feitoria de Arguim onde se armazenavam e trocavam as mercadorias levadas de Portugal pelos produtos africanos. O ouro chegava a esta feitoria transportado pelos escravos negros, que no regresso levavam as mercadorias adquiridas pelos seus senhores. Aps a morte do infante, D. Afonso V arrendou a explorao deste comrcio ao burgus Ferno Gomes. Foi criada a feitoria da Mina bem como outras feitorias ao longo da costa africana.

O Imprio Portugus no Oriente No oriente os Portugueses fizeram alianas com prncipes indianos, ou recorreram fora das armas, para se apoderarem do comrcio dos produtos do oriente (especiarias, sedas,

porcelanas e pedras preciosas). D.Manuel I nomeou governadores, para administrarem os territrios conquistados e defenderem os interesses de Portugal no oriente. D.Francisco de Almeida (1505-1509), primeiro governante da ndia, centrou a sua poltica no domnio dos mares mantendo estabelecendo um mar clausum (mar fechado). Afonso Albuquerque (1509-1515) assegurou o domnio dos mares e inaugurou uma poltica de conquista e construo de fortalezas. Muitas chefes locais obedeceram-lhe, os que no obedeceram viram as suas cidades destrudas. Os portugueses conseguiram ter o exclusivo do comrcio martimo oriental, ou seja, monoplio comercial. Goa, conquistada em 1510, tornou-se a sede da administrao do Imprio Portugus no Oriente.

A divulgao do Cristianismo As ordens religiosas, principalmente a Companhia de Jesus, fizeram de Goa a sede da cristandade no Oriente. Os missionrios construram estabelecimentos de ensino e foram um elemento de ligao entre ovos e culturas. A aculturao verificada ficou a dever-se aos Jesutas, embora os colonos e os militares tambm tenham dado o seu contributo.

Maios, Aztecas e Incas Quando os Espanhis chegaram Europa j l viviam diversos povos bem desenvolvidos. Os Maias na Amrica Central. Vivam organizados em cidades estado governadas por um reideus. Construram templos, pirmides e torres. chegada dos Europeus encontravam-se em decadncia, devido a guerras e esgotamentos de solos agrcolas. Os Azetecas no Vale do Mxico. Construram essencialmente palcios, templos e mercados. Desenvolveram a indstria txtil e a ourivesaria. No conheciam a moeda mas utilizavam certas quantidades de metal nas trocas comerciais. Os Incas, desenvolveram-se ao longo da costa ocidental da Amrica do Sul. Os incas governavam o maior Imprio da Amrica. Construram socalcos nas montanhas e canais para irrigar as terras. Foram excelentes agricultores. Apesar do ouro abundante, a sua maior riqueza eram os armazns espalhados por todo o imprio.

O Imprio Espanhol Em 1521 Fernando Corts apoderou-se do Mxico, auxiliado por povos inimigos dos aztecas. Em 1531 Francisco Pizarro e Diogo Almagro atacaram o Imprio Inca. Os espanhis ficaram a dominar uma grande parte da costa ocidental da Amrica do Sul e o territrio junto ao rio da Prata. Criaram, assim, um enorme imprio colonial retirando ouro e prata. A populao indgena americana diminuiu imenso devido guerra e aos trabalhos forados, mas sobretudo s novas doenas. Os missionrios espanhis conseguiram converter grande parte da populao ao Cristianismo.

Amerndios do Brasil Os amerndios que viviam no territrio mais tarde chamado Brasil eram relativamente poucos. Estavam organizados em tribos. Dedicavam-se caa, pesca e dos recursos da floresta. Praticavam a poligamia (Cada homem podia ter vrias mulheres) e muitas deles o canibalismo (Podiam comer carne Humano). As tarefas eram distribudas: as mulheres cozinhavam, cuidavam dos animais domsticos, faziam cestos, fiavam algodo e moam razes. Os homens caavam, pescavam, construam canoas, produziam fogo e lutavam. Andavam todos nus embora se enfeitassem com penas e pinturas na pele. Acreditavam em espritos bons e maus e veneravam os seus antepassados. A colonizao do Brasil Inicialmente os Portugueses no tinham interesse pelo Brasil apenas traziam de l pau-brasil e animais exticos. A coroa arrendou a explorao a um particular, Ferno de Noronha. D. Manuel I, comeou a desertar interesse pelo Brasil, e D.Joo II decidiu colonizar o Brasil, atravs de capitanias. Introduzindo o cultivo da cana-de-acar, aumentando o comrcio com Portugal. Os ataques dos ndio que recusavam a escravatura e o domnio colonial, a cobia de outros pases e rivalidades entre capites donatrios, levaram D.Joo III a criar um Governo-geral em 1548 que foi entregue a Tom de Sousa que tinha como funo dirigir a defesa a administrao e aplicar a justia. Os colonos foravam os ndios a trabalhar, o que indignou os Jesutas. Para os defender da escravatura, construram aldeias onde existiam igrejas, escolas e seminrios. Os colonos chegaram no entanto a atacar algumas aldeias.

As novas rotas do comrcio Intercontinental Existiam inmeras rotas comerciais que ligavam todos os continentes. Rota do Cabo Ligava Europa ndia Rotas do Extremo-Oriente que permitiram aos portugueses fazer comrcio na China, no Japo em Macau e em Timor Novas Rotas Atlnticas que possibilitaram a circulao dos produtos africanos, americanos e Europeus. Rota de Manila Ligava a Amrica s Filipinas.

A Dinamizao dos Centros Econmicos Europeus Lisboa e Sevilha tornaram-se Senhoras e Rainhas dos Oceanos. Em Portugal a Coroa detinha o monoplio do comrcio ultramarino. Organizou esse comrcio atravs da Casa da ndia controlada por um feitor que vendia as mercadorias vindas de diversos pontos do Imprio, adquiria os produtos que as armadas deviam transportar e organizava as viagens da rota do Cabo. Lisboa tornou-se uma das cidades mais prsperas e desenvolvidas da Europa mas, no era o ltimo destino das mercadorias. Estradas comerciais, principalmente martimas, ligavam Lisboa aos vrios mercados Europeus, destacando-se Anturpia onde Portugal estabelecendo uma feitoria. Os produtos eram depois distribudos por todo o Norte da Europa. Era tambm em Anturpia que Portugal adquiria trigo, tecidos e armas. A Espanha, a Itlia e a Alemanha eram outros dos destinos das mercadorias que saam de Lisboa. A Casa da Contratao, em Sevilha, controlava o comrcio da Amrica com Espanha, estando organizada de forma semelhante Casa da ndia. Os produtos americanos que saam de Sevilha eram distribudos por outros mercados Europeus. Abasteciam-se dos mais diversos produtos em Anturpia.

Circulao de Produtos e as suas repercusses no quotidiano A Poltica de Transporte Em Portugal no existia uma classe mdia capaz financeiramente de dominar o comrcio colonial. A burguesia no possua capital que esse comrcio exigia. Como o Reino mantinha uma estrutura feudal, os lucros foram parar s mos da nobreza e do clero. Faltando-lhes a mentalidade da burguesia, este lucros eram gastos em bens imveis e em luxos. Assim, o estado teve de permitir a interveno directa de comerciantes de outras nacionalidades no comrcio ultramarino. Os Portugueses tornaram-se transportadores de produtos do mercado internacional. Transportavam os produtos do Oriente e do Brasil para a Europa, vendendo-os a poderosos comerciantes que os distribuam pelas diversas praas europeias, obtendo grandes lucros. Eram igualmente estes comerciantes que abasteciam Portugal dos produtos que escasseavam no Pas, dificultando assim, o desenvolvimento do comrcio e das indstrias nacionais.

Repercusses no Quotidiano A circulao de produtos pelos diferentes continentes alterou o quotidiano das populaes de todo o Mundo. As paisagens e os hbitos alimentares dos povos sofreram grandes alteraes. Para a Amrica, Portugueses e Espanhis levaram trigo, algodo, a cana-de-acar, vinha, assim como o cavalo, a ovelha e o boi. Deste Continente os Europeus receberam o anans, o milho grosso, o cacau e o tabaco. O feijo, a batata, o tomate e a mandioca, assim como o peru viajaram para outros continentes. O caf originrio de frica, tornou-se uma das principais produes americanas. O uso de especiarias e acar vulgarizou-se. Da sia veio o ch e a banana enquanto l fi introduzidos o milho grosso, algumas rvores de fruto e o hbito de fumar.

O Renascimento e a Formao da Mentalidade Moderna


Os descobrimentos martimos permitiram a destruio de muitos mitos e valorizaram o Homem contribuindo, para a formao de uma nova maneira de ver mo Mundo: sem deixar de ser religioso, o Homem tornou-se centro das atenes e objecto de estudo antropocentrismo. Durante sculos o Homem tinha considerado que tudo era obra de Deus, e, como tal, s Deus deviria dedicar os seus estudos Teocentrismo. Esta nova viso de ver o Homem deu origem ao Renascimento, ou seja, o interesse pelo renascer da cultura clssica (Greco-Romana). Este movimento cultural surgiu em Itlia, nos finais da Idade Mdia, e difundiu-se pelo resto da Europa no sculo XV e XVI.

Focos de Difuso do Renascimento Vrios factores contriburam para que algumas cidades-estado italianas tivessem sido bero do Renascimento: Em Florena, Veneza, Gnova e Roma, Prncipes. Burgueses e Papas rivalizavam entre si para ter as maiores igrejas e palcios. Os grandes senhores financiavam as obras nas suas cidades e protegiam os artistas, tornando-se assim, mecenas. A Itlia conservava muitos vestgios e monumentos da antiguidade greco-romana, que recordavam um passado glorioso. Em Itlia existiam escolas e universidades de grande prestgio. Os Pases Baixo, regio de comrcio intenso muito desenvolvida, foi tambm um grande centro renascentista. O Humanismo O Humanismo foi um movimento cultural dentro do Renascimento que tinha como objectivo formar o Homem perfeito criticando a sociedade do tempo e dedicando-se ao estudo dos grandes autores e artistas greco-romanos estudando o grego e o romano. So chamados Humanistas todos os que estudaram as lnguas, os testos e os autores clssicos, criticando a sociedade do seu tempo e demonstrando um interesse especial em valorizar o Homem. Outra caracterstica do Humanismo foi o Individualismo. Cada indivduo no tinha receio de se assumir diferente dos outros e orgulhava-se das suas capacidades. Alguns Humanistas criaram uma comunidade de artes e de letras para trocarem obras entre si. Os Humanistas consideravam todas as obras clssicas um modelo a seguir. O facto de comunicarem em grego e em romano e de inicialmente escreverem as suas obras nestas lnguas facilitou a divulgao do movimento humanista pela Europa culta. Em Portugal, D.Joo II mostrou interesse pelas ideias humanistas, e enviou dezenas de bolseiros para um Colgios. Quando regressaram a Portugal tiveram um grande papel como Humanistas nomeadamente a nvel do Ensino criando o Colgio das Artes em Coimbra. Principais Humanistas: Maquiaval (Itlia), Erasmo de Roterdo (Pases Baixos), Shakespeare (Inglaterra), Cervantes (Espanha), Cames e Ferno Mendes Pinto (Portugal).

Alargamento da Compreenso da Natureza O Homem do Renascimento procurou conhecer a Natureza, analisando plantas e animais, estudando a anatomia humana e observando os outros. O homem do Renascimento valorizou a observao e a experincia, desenvolvimento vrios domnios: Na Astronomia defendeu-se a teoria que a Terra girava volta do Sol Heliocentrismo era o fim do Geocentrismo. Na Medecina a disseco de cadveres embora proibida permitiu um melhor conhecimento do corpo humano. Veslio estudou a circulao do sangue e Leonardo da Vinci dedicou-se a estudos anatmicos, matemticos etc. Na Matemtica, o portugus Pedro Nunes escreveu o Tratado da Esfera. Na Geografia, Duarte Pacheco Pereira escreveu o Esmeraldo de Situ Orbis. Na Botnica, Garcia da Orta estudou a aplicao medicinal das plantas. A imprensa descoberta por Gutenberg permitiu a multiplicao do nmero de exemplares de cada livro e a diminuio do seu custo, facilitando a divulgao de obras e ideias renascentistas.

A arte Renascentista Arquitectura A arte renascentista inspirou-se nas obras clssicas. Na arquitectura este movimento foi introduzido por Brunelleschi. So caractersticas da Arquitectura Renascentistas: Arcos de Volta Perfeitas, Pilastras e Colunas, Abbadas de Bero. Frontes, Cpulas e decorao com base em figuras mitolgicas e em elementos da Natureza. A arquitectura Renascentista tinha tambm como caractersticas a Horizontalidade (Predomnio de linhas horizontais) e a Racionalidade, ou seja a existncia de propores rigorosas conseguindo Harmonia e Equilbrio. Alm de Brunelleschi, salientaram-se Alberti, Bramante e Miguel ngelo.

A Pintura A pintura teve como objectivo fundamental a imitao da Natureza tal como os olhos a observam Naturalismo. Surgiu o nu e o retrato, reflexo do individualismo e do mecenato. O

retrato exprimia sentimentos (Alegria, tristeza) e aspectos da personalidade (Firmeza, bondade). Surgiu a pintura a leo e a racionalidade e a profundidade passaram a estar presentes. Na pintura destacaram-se Van Eyack, Leonardo Da Vinci, Botticelli Escultura Voltou-se representao do nu, s esttuas equestres sendo exemplo do realismo. Da escultura celebrizaram-se Donatello, Verrocchio e Miguel ngelo.

Persistncia do Gtico em Portugal O Manuelino A arquitectura Renascentista chegou tarde a Portugal e nunca se imps totalmente. Mantevese a tradio gtica, sobressaindo o estilo manuelino. Este estilo est relacionado com o perodo de riqueza faustosa do perodo das descobertas. O estilo Manuelino continuou o estilo gtico com o predomnio da verticalidade. Mas, neste estilo ao contrrio do gtico, apresentavam-se trs naves praticamente da mesma altura, cobertas por uma nica abbada e uma luz apenas iluminava as naves centrais e laterais. Na decorao Manuelina surgem motivos naturalistas e os smbolos de D.Manuel I.

O tempo das Reformas Religiosas Crise na Igreja: Contestao Viviam-se tempos difceis na Igreja. Os papas envolveram-se em conflitos com reis e imperadores por razes polticas enquanto o comportamento de muitos elementos do clero prejudicava o seu prestgio: Os papas preocupavam-se mais com os bens terrenos do que com a sua misso. Alguns membros do alto clero levavam uma vida de corrupo e de imoralidade O clero regular era pouco admirado pelos fiis devido sua vida excessivamente material. e ruptura Em 1514 o Papa Leo X mandou pagar indulgncias (Perdo dos pecados mediante o pagamento de determinada quantia) a fim de poder concluir as obras da Baslia de S.Pedro, em Roma. O monge alemo Martinho Lutero, contra as indulgncias, em 1517, afixou numa catedral as Noventa e cinco teses contra as indulgncias defendendo que s Deus poderia perdoar os pecados do Homem. Lutero foi excomungado o que provocou protestos contra a sua perseguio. Destes protestos derivou a designao de Protestantes, atribuda a todas as O Luteranismo; Calvinismo; Anglicanismo O alemo Lutero, excludo da Igreja dedicou-se a definir e a desenvolver a sua doutrina criando assim o Luteranismo. O Humanista francs Calvino difundiu a sua doutrina a partir da cidade-estado de Genebra. Este distinguia-se do Luteranismo porque defendia a predestinao, ou seja, cada pessoa marcado por Deus e nada se pode fazer para o modificar.

O ingls Henrique VIII desenvolveu o Anglicanismo que constituiu assim, um compromisso entre o Catolicismo (Cerimnias religiosas) e o Calvinismo (Predestinao) Luteranismo - Bblia como fonte de F - Salvao pela F - Celibato no obrigatrio - Rejeio da autoridade do Papa Calvinismo - Bblia como fonte de F - Salvao pela F e predestinao - Celibato no obrigatrio - Rejeio da autoridade do Papa Anglicanismo - Bblia como fonte de F - Salvao pela F e predestinao - Celibato no obrigatrio - Rejeio da autoridade do Papa (o Rei o chefe da Igreja) - Sacramentos: Baptismo e Eucaristia - Supresso da missa e substituio por cerimnias pomposas Catolicismo - Bblia e tradio como fontes de F - Salvao pela F e boas obras - Celibato obrigatrio - Aceitao da autoridade do Papa

- Sacramentos: Baptismo e Eucaristia - Leitura da Bblia, Sermo, Eucaristia

- Sacramentos: Baptismo e Eucaristia - Leitura da Bblia, Sermo, Eucaristia

- 7 Sacramentos - Missa e culto dos Santos e da Virgem

Rejeio do culto da Virgem e dos Santos

A unidade Religiosa Europeia j no era possvel. Os Cristos ficaram divididos em dois blocos religiosos: O catlico, a Sul e o protestante, a Norte.

A reaco Catlica Reafirmao da f e reforma interna Perante a diviso religiosa da Europa a Igreja Catlica iniciou um movimento chamado ContraReforma, que pretendia:

Reafirmar a sua f Reformar-se internamente Combater o Protestantismo Este movimento foi iniciado pelo Papa Paulo III, que reuniu os representantes mximos da Igreja no Conclio (Assembleia de Bispos Catlico em que se tratam assuntos de f) de Trento entre 1545 e 1563. Da reforma interna, que teve em vista moralizar e disciplinar o Cero salientamos as seguintes medidas: Criao de Seminrios para formar sacerdotes Proibio de Acumulao de cargos Manuteno do celibato dos sacerdotes Obrigao dos sacerdotes e bispos residirem nas suas parquias ou dioceses.

O combate ao Protestantismo e a expanso da F Para combater o Protestantismo e expandir a f, a igreja Catlica contou com o apoio: Da Companhia de Jesus que desempenhou um papel importante no ensino e na missionao. Da Inquisio (Tribunal da Igreja) para combater e punir as heresias e bruxarias. Do Index que era uma lista sob a forma de ndice, das obras proibidas, por serem consideradas contrrias aos ensinamentos da Igreja Catlica. A Companhia de Jesus, a Inquisio e o Index contriburam decisivamente para que a igreja catlica conseguisse quebrar o avano protestante e empenhar-se na expanso da f catlica nos territrios Recm-Descobertos.

O caso Peninsular A Inquisio como instrumento da Unidade Religiosa Em Espanha, os Reis Catlicos viram na inquisio uma nova arma de centralizao do poder real e conseguiram que esta instituio fosse restabelecia. Em Portugal, D.Manuel I expulsou os Judeus e os Mouros que no quiseram converter-se, passando os convertidos a serem designados cristos-novos. Pretendendo manter a pureza da f catlica, a Inquisio queria lutar contra tudo que fosse considerado um desvio supersties, feitiarias Mas os seus alvos preferidos na Pennsula Ibrica foram os cristos-novos. Estes elementos da sociedade no eram bem aceites pela nobreza, pois, ambos estavam interessados nas actividades comerciais, nem pelo resto da populao pois consideravam-nos Judeus. Era fcil encontrar denunciantes que entregavam os cristos-novos Inquisio, tendo sido muitas vezes torturados e condenados.

A Companhia de Jesus

A companhia de Jesus, estabelecida em Portugal, foi outra instituio relevante na ContraReforma. No ensino os Jesutas criaram estabelecimentos que preparavam os alunos para a universidade. Na missionao, ensinaram os povos locais a ler e trabalhar em ofcios; fundaram hospitais, seminrios e colgios onde ensinaram filosofia e teologia.

Rita Teixeira 9B N4 ESA

Das könnte Ihnen auch gefallen