Sie sind auf Seite 1von 12

GUIA DE INSTALAO

Roteador Wireless N Intelbras Modelo WRN 240 Parabns, voc acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurana Intelbras. O roteador Wireless N Intelbras WRN 240 fornece uma soluo completa para redes domsticas e de pequenas e mdias empresas. Com ele, possvel compartilhar o acesso internet e a arquivos e conectar diversos aparelhos. Sua instalao e gerenciamento podem ser feitos atravs do CD de instalao ou de interface web, de forma rpida e fcil. O roteador adota uma tecnologia de transmisso de alto desempenho com taxas de dados de at 150 Mbps, operando com dispositivos IEEE802.11n, IEEE802.11g e IEEE802.11b.

ndice
Conexo do roteador ............................................................. 4
Requisitos do sistema .......................................................................... 4 Requisitos ambientais para a instalao............................................... 4 Painel frontal ......................................................................................4 Painel posterior ...................................................................................5

Produto .................................................................................. 4

Instalao............................................................................... 6 Configurao ......................................................................... 7


Assistente de instalao ...................................................................... 7

Reset (padro de fbrica) ....................................................... 8 Informaes adicionais........................................................... 9 Termo de garantia ................................................................ 10

Conexo do roteador
Requisitos do sistema
Acesso internet banda larga (ADSL/cabo) ou rede interna. Modem ADSL/cabo com conector RJ45 (no ser necessrio se o roteador for conectado rede Ethernet). Protocolo TCP/IP instalado em cada equipamento conectado. Navegador web (Microsoft Internet Explorer 8.0, Mozilla Firefox 3.5 ou superiores).

Requisitos ambientais para a instalao


No deixe o roteador diretamente exposto luz solar ou perto de fontes de calor, forno micro-ondas ou ar-condicionado. No coloque o roteador em locais fechados ou muito apertados. Mantenha-o com no mnimo 5 cm de espao livre de cada lado. Instale o roteador em um local ventilado. Se for instalar em armrio ou rack, verifique primeiro se h ventilao.

Produto
Painel frontal

Painel frontal

O painel frontal do WRN 240 possui LEDs que indicam o status das conexes. Da esquerda para a direita, a tabela a seguir mostra a descrio dos LEDs do painel frontal do equipamento.

Nome Ao Apagado Aceso Aceso Piscando Apagado Piscando Apagado Apagado LAN Aceso Portas 1a4 Piscando Apagado Aceso Piscando Aceso Apagado

Descrio Sem alimentao. Alimentao ligada. Roteador inicializando. Operao normal. Erro de hardware. Sinal wireless ativado. Sinal wireless desativado. No h dispositivo conectado porta correspondente. H um dispositivo conectado porta correspondente, sem trfego de dados. H um dispositivo conectado porta correspondente, com trfego de dados. No h dispositivo conectado porta correspondente. H um dispositivo conectado porta correspondente, sem trfego de dados. H um dispositivo conectado porta correspondente, com trfego de dados. Um dispositivo wireless foi adicionado com sucesso rede atravs da funo WPS. O LED ir manter aceso por 5 minutos. A funo WPS est desativada.

Piscando Um dispositivo wireless no pode ser adicionado rede rapidamente atravs da funo WPS. Piscando lentamente Um dispositivo wireless est se conectando rede atravs da funo WPS. Esse processo ir durar cerca de 2 minutos.

Painel posterior

Painel posterior

O painel posterior contm as seguintes conexes (esquerda para a direita): Conector de alimentao: use somente o adaptador de alimentao fornecido com o roteador. Se outro adaptador for utilizado, poder provocar danos ao produto. Porta WAN (@) com conector RJ45: para conexo do roteador internet (cabo, modem xDSL, rede Ethernet, etc).
5

Quatro portas LAN 10/100 Mbps (1 a 4) RJ45: para conexo do roteador com os dispositivos de rede locais (computadores, atas, telefones ip, etc.). Reset: se pressionado por 5 segundos restaura as configuraes de fbrica. Conector SMA: para fixao da antena ao produto. Obs.: para mais informaes, consulte o manual do usurio disponvel em www.intelbras.com.br.

Instalao
Antes de instalar o roteador, certifique-se de que seu computador est acessando corretamente a internet atravs do servio banda larga. Se houver algum problema, contate seu provedor. Para a instalao do roteador, desligue o computador e o modem xDSL/Cabo e siga o procedimento: 1. Ajuste a posio da antena, normalmente a posio vertical a mais indicada; 2. Conecte os computadores, notebooks, telefones IPs e outros equipamentos que desejar nas portas LAN no roteador, utilizando cabo RJ45. Se desejar conectar apenas adaptadores ou placas wireless, esta etapa poder ser omitida; 3. Conecte o modem xDSL/Cabo porta WAN no roteador (acesso internet); 4. Conecte a fonte de alimentao ao roteador e, em seguida, ligue-a na tomada eltrica 110/220 V. O LED acender; 5. Ligue seu computador e modem cabo/xDSL.

Instalao fsica do roteador 6

Configurao
Aps conectar o roteador sua rede, ele dever ser configurado. Neste guia so apresentados os passos para configurar as funes bsicas do roteador. Para a configurao de outras funes avanadas, consulte o manual do usurio disponvel em www.intelbras.com.br.

Assistente de instalao
Para iniciar a instalao e configurao do roteador, insira o CD de instalao que acompanha o produto na unidade CD-ROM de seu computador. O assistente de instalao ir iniciar automaticamente. Caso isso no acontea, acesse o Explorer do Windows, clique na unidade correspondente ao CD-ROM e execute com um duplo clique no programa Assistente.exe. O assistente de instalao ir auxili-lo a instalar e a configurar o roteador.

Tela inicial do assistente

Clique em Iniciar e siga as orientaes de configurao do roteador disponvel no Assistente de instalao. Este assistente de instalao compatvel com os sistemas operacionais , Windows XP Windows Vista e Windows 7.
7

Aps instalar o roteador, siga o procedimento de login, para ter acesso s configuraes: 1. Acesse o roteador digitando http://10.0.0.1 no campo de endereo do navegador web;

Endereo no navegador

2. Em seguida, ser exibida a tela conforme a figura a seguir:

Autenticao

3. Para acessar seu roteador, preencha os campos com: Nome de usurio: admin Senha: admin 4. Em seguida, clique em OK. Para mais informaes sobre as configuraes avanadas via web, selecione a opo desejada ou consulte o manual do usurio disponvel em www. intelbras.com.br.

Reset (padro de fbrica)


H dois modos para redefinir as configuraes do roteador para o padro de fbrica: Reset: mantenha pressionado o boto Reset at que o LED do sistema pisque (aproximadamente 5 segundos). Solte o boto e aguarde o roteador reiniciar.
8

Padro de fbrica na interface web do roteador: na guia Sistema> Padro de fbrica. Obs.: certifique-se de que o roteador esteja ligado antes de completar a reinicializao.

Informaes adicionais
As redes wireless (IEEE 802.11 b/g/n) operam na faixa de frequncia de 2,4 a 2,5 GHz, que no necessita de liberao perante a Anatel para ser utilizada (faixa no homologada). Como o meio fsico utilizado nessas redes compartilhado por vrios tipos de transceptores, podem ocorrer problemas de interferncia quando esses dispositivos operarem na mesma frequncia e prximos uns aos outros. Sendo assim, dependendo da localizao dos dispositivos wireless dentro de casa ou no escritrio, estes podem interferir ou sofrer interferncia uns dos outros, podendo vir em alguns instantes a derrubar a conexo de rede. Quanto mais barreiras fsicas ou eletromagnticas houverem no caminho em que o sinal da rede estiver passando, mais interferncias podero ocorrer, diminuindo a velocidade e alcance da rede. Exemplos disso so os reservatrios de gua (como aqurios, bebedouros e aquecedores de gua), metais, vidros, paredes de concreto e fornos de micro-ondas. Dicas: 1. Mantenha uma distncia suficiente (pelo menos 1 m) entre os dispositivos que operam na mesma faixa de frequncia, a fim de evitar a interferncia de sinal entre os transmissores. 2. Evite um nmero excessivo de barreiras fsicas entre transmissores e receptores da rede wireless. 3. Se os dispositivos permitirem a troca de canal de operao, recomendado configur-los em canais diferentes uns dos outros. A Intelbras recomenda a utilizao do canal 11 para seus equipamentos de redes wireless.

Termo de garantia
Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentao deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, voc poder utilizar os benefcios que lhe so assegurados. ______________________________________________________________________ Nome do cliente: Assinatura do cliente: N da nota fiscal: Data da compra: Modelo: Revendedor: ______________________________________________________________________ Fica expresso que esta garantia contratual conferida mediante as seguintes condies: 1 Todas as partes, peas e componentes do produto so garantidos contra eventuais defeitos de fabricao que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 2 (dois) anos, sendo este prazo de 3 (trs) meses de garantia legal mais 21 (vinte e um) meses de garantia contratual, contado a partir da data de entrega do produto ao Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que parte integrante deste Termo em todo territrio nacional. Esta garantia contratual implica na troca gratuita das partes, peas e componentes que apresentarem defeito de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada nesse reparo. Caso no seja constatado defeito de fabricao, e sim defeito(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcar com estas despesas. Constatado o defeito, o Senhor Consumidor dever imediatamente comunicar-se com o Servio Autorizado mais prximo que consta na relao oferecida pelo fabricante - somente estes esto autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isto no for respeitado esta garantia perder sua validade, pois o produto ter sido violado. Na eventualidade do Senhor Consumidor solicitar o atendimento domiciliar, dever encaminhar-se ao Servio Autorizado mais prximo para consulta da taxa de visita tcnica. Caso seja constatada a necessidade N de srie:

10

da retirada do produto, as despesas decorrentes, transporte, segurana de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor. 4 A garantia perder totalmente sua validade se ocorrer qualquer das hipteses a seguir: a) se o defeito no for de fabricao, mas sim, ter sido causado pelo Senhor Consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundaes, desabamentos, etc.), umidade, tenso na rede eltrica (sobretenso provocada por acidentes ou flutuaes excessivas na rede), instalao/uso em desacordo com o Manual do Usurio ou decorrente do desgaste natural das partes, peas e componentes; c) se o produto tiver sofrido influncia de natureza qumica, eletromagntica, eltrica ou animal (insetos, etc.); d) se o nmero de srie do produto houver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho houver sido violado.

5 No sero cobertos pela Garantia do Produto: I - eventuais danos, seja qual for a origem, causados nos demais componentes do computador; II - O CD (quando acompanhar o produto). 6 Em caso de inutilizao do CD, o seu contedo poder ser baixado no site www.intelbras.com.br. Sendo estas condies deste Termo de garantia complementar, a Intelbras S/A reserva-se o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio. O processo de fabricao deste produto no est coberto pelo sistema de gesto ambiental da Intelbras. Todas as imagens deste guia so ilustrativas.
Internet Explorer, Windows, Windows XP Windows Vista e Windows 7 so marcas registradas ou mar, cas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos ou em outros pases ou regies. Firefox marca registrada da Mozilla Foundation.

Rodovia BR 101, km 213 - rea Industrial - So Jos/SC - 88104-800 Fone (48) 3281-9500 - Fax (48) 3281-9505 - www.intelbras.com.br

01/10 11

Intelbras S/A Indstria de Telecomunicao Eletrnica Brasileira

SUPORTE A CLIENTES Para informaes: (48) 2106 0006 Para sugestes, reclamaes e rede autorizada: 0800 7042767 suporte.inet@intelbras.com.br Horrio de atendimento Segunda a sexta-feira: das 8 s 20 h | Sbado: das 8 s 18 h

Das könnte Ihnen auch gefallen