Sie sind auf Seite 1von 20

FOTOGEOLOGIA

Introduo O mtodo lgico-sistemtico baseia-se na separao de faixas ou zonas homlogas com posterior interpretao de suas propriedades. Esse mtodo consiste em uma anlise inicial das propriedades das formas, principalmente de relevo e drenagem, sem considerar o significado geolgico dos mesmos. Tal metodologia permite que a fase posterior de foto-interpretao seja adotada como um meio de descoberta autnoma, sem idias pr-concebidas.

Metodologia Podemos dividir essa atividade da seguinte maneira: Foto-leitura; Foto-anlise e Fotointerpretao. A Foto-leitura consiste em um contato inicial com a imagem a ser interpretada. o reconhecimento do posicionamento das feies da superfcie terrestre, naturais ou artificiais, pelas suas feies na foto area. Atenta-se para as caractersticas de imagem: se uma fotografia area, a escala da foto, a vegetao, a drenagem, o relevo, entre outras. Exemplo:

Trao de foliao ou acamamento

Poste

rvore

A Foto-anlise o processo de separar qualquer objeto em suas partes ou elementos constituintes, ou o exame de um objeto para distinguir suas partes componentes separadamente ou em relao com o todo.

Trao de foliao ou acamamento

Vrios postes

A Foto-interpretao o estudo da imagem fotogrfica visando a descoberta e a avaliao, por mtodos indutivos, dedutivos e comparativos do significado, funo e relao dos objetos correspondentes s imagens.

Rede de Alta Tenso

Dobra(?)

Falha(?) Discordncia(?)

Falha(?) Discordncia(?)

ELEMENTOS DE FOTO-ANLISE E FOTOINTERPRETAO GEOLGICA FOTO-

Elemento Textural Um elemento textural a menor superfcie contnua e homognea, distinguvel na imagem fotogrfica e possvel de repetio, com formas e dimenses definidas. Exemplo: um elemento textural pode ser a imagem de uma rvore, ou de uma parte da rvore, dependendo da escala da foto; ou a imagem de uma parte de uma drenagem ou do relevo.

Elemento estrutural

Deve haver repetio dos elementos

Lineao As lineaes so estruturas retilneas ou levemente encurvadas (em arco), que se salientam positivamente (pequenas cristas) ou negativamente (sulcos, ranhuras ou depresses) no terreno. So importantes, principalmente, na anlise e interpretao do relevo (definio de direo e mergulho de camadas, foliaes, entre outras).

Existem dois tipos de lineaes: Em Feixe: possuem como caracterstica principal uma disposio paralela, de continuidade longitudinal. Em Srie ou Paralelas: mostra um arranjo mais paralelo que longitudinal, normalmente irregulares, desordenadas e mais espaadas.

Lineaes em feixe

Lineaes em srie ou paralelas

Alinhamento O alinhamento, de conceito similar ao da lineao, diferem na escala, ou seja, enquanto as lineaes normalmente variam de 3 a 10 milmetros de comprimento, os alinhamentos abrangem tamanhos superiores a 20 milmetros na escala da foto trabalhada.

Textura A textura o padro de arranjo dos elementos texturais e representa a imagem de conjunto dada pela disposio das menores feies que conservam sua identidade na escala da fotografia. Importante observar que as variaes na textura do relevo e da drenagem constituem a propriedade fundamental na anlise da imagem, pois permite separar feies com significados diferentes ou associar feies com o mesmo significado, dado por condies naturais.

Estrutura A estrutura a lei que exprime o padro de organizao no espao dos elementos texturais. Exemplo:

dependendo da escala

rvore = elemento textural floresta = textura reflorestamento = estrutura

Densidade A densidade de textura o inverso da distncia que separa os elementos texturais ou o maior ou menor nmero de elementos texturais por unidade de rea. Exemplo: uma rea com abundantes formas de micro relevo (aspecto spero), considerada como tendo uma densidade de textura de relevo alta, assim como uma regio com formas de relevo aplainada, com encostas lisas, considerada como tendo uma densidade de relevo baixa. O exame em conjunto da densidade de textura de relevo e drenagem, leva a caracterizao de importantes propriedades da rocha. Dessa forma, a densidade de relevo est diretamente relacionada, entre outros fatores, resistncia eroso da rocha, enquanto que a densidade de drenagem est relacionada, em uma proporo inversa, permeabilidade da rocha.

Grau de Estruturao O grau de estruturao refere-se a regularidade de organizao dos elementos texturais, podendo ser fracamente estruturada, quando a lei de ordenao mal definida, pouco regular ou pouco precisa; ou fortemente estruturada, em caso de disposio regularmente ordenada.

Ordem de Estruturao A ordem de estruturao qualifica a complexidade da organizao dos elementos ou a superposio de padres de organizao. Tem-se uma estrutura de primeira ordem quando apenas uma lei define o padro de ordenao (como por exemplo o padro em linha reta dos

elementos texturais), uma estrutura de segunda ordem quando duas leis definem o padro de ordenao e assim por diante. Exemplos:

Textura de drenagem com baixa densidade, disposio anelar, fracamente estruturada e de primeira ordem.

Textura de drenagem com mdia densidade, disposio anelar e radial, fortemente estruturada e de segunda ordem.

Textura de relevo com densidade mdia, disposio retilnea, fortemente estruturada (acima) e irregular e no estruturada (abaixo), e de primeira ordem.

Textura de relevo (cristas) com densidade baixa (cantos) e alta (centro),

fortemente estruturada e de primeira ordem. Quanto maior o grau e a ordem de estruturao dos elementos texturais em uma forma, menor a possibilidade dela ser casual.

Zonas Homlogas So agrupamentos de elementos texturais e estruturais com propriedades semelhantes. As zonas homlogas so separadas por limites definidos, quando coincidem com uma forma linear estruturada (por exemplo lineao, alinhamentos, quebras topogrficas); limites progressivos, quando as propriedades de uma zona homloga so substitudas

progressivamente pelas propriedades de outra zona homloga; limites envoltrios so marcados quando separa-se um conjunto de propriedades texturais e/ou estruturais sem que estas propriedades cubram toda a zona delimitada, ou quando existir elementos texturais ou estruturais diferentes dentro da zona homloga delimitada.

Limite definido

Limite progressivo

Limite envoltrio

DRENAGEM

A rede de drenagem, traada de forma sistemtica e uniforme, pode fornecer informaes de grande importncia, especialmente quanto estrutura geolgica da rea e variaes no estilo estrutural. No procedimento de extrao da drenagem, deve-se traar todos os elementos, desde a primeira ordem. Entende-se como de primeira ordem, os primeiros e menores sulcos de escoamento superficial, perenes ou no. Para realar as propriedades mais importantes a serem analisadas, interessante reduzir o calque (transparncia) em at 70% da drenagem originalmente traada.

A sistemtica na anlise e posterior interpretao da drenagem, consiste no traado das lineaes, dos alinhamentos, das assimetrias, da delimitao e classificao das zonas homlogas e interpretao. A indicao das lineaes e alinhamentos devem ser feitas com a cor apropriada (em feixe traadas na cor azul e em srie traadas na cor vermelha). No traado dos alinhamentos de drenagem, alm dos fundos de vale, alinham-se tambm as nascentes ou segmentos de drenagem, desde que existam pelo menos quatro elementos alinhados (traar em preto).

Alinhamentos de nascentes Alinhamentos de segmentos de drenagem

A assimetria de drenagem determinada pela diferena de densidade, extenso e angularidade entre os dois lados de um alinhamento negativo e que para ele convirjam. So classificadas como forte ( cor vermelha. ), moderada ( ), fraca ( ) nula ( ) e representadas na

A assimetria forte quando mostra diferenas de densidade, extenso e angularidade entre os dois lados do alinhamento; moderada quando a drenagem se diferenciar por apenas duas caractersticas e fraca quando se diferenciar somente com uma caracterstica. Quando as drenagens forem simtricas a simetria nula. A simbologia da assimetria marcada prximo ao alinhamento negativo, no sentido do fluxo das drenagens mais longas. A anlise de simetria s deve ser feita quando houver drenagem em ambos os lados de um determinado alinhamento.

Forte

Moderada

Fraca

Nula

As zonas homlogas devem ser separadas e classificadas segundo a densidade, a forma, a tropia e densidade de lineaes paralelas ou em srie, sendo classificadas cada uma dessas propriedades com as letras A (alta), M (mdia), B (baixa), N (nula). A densidade de drenagem dada pelo maior ou menor nmero de drenagens por unidade de rea. um parmetro relativo a cada rea de estudo. Podemos caracterizar a densidade como o inverso do espaamento entre tributrios, quanto menor o espaamento maior a densidade de drenagem. Classificamos como alta, moderada, baixa e nula.

Alta - A

Moderada - M

Baixa - B

Nula - N

A forma da drenagem reflete a expresso espacial do conjunto de elementos estruturais que compem a rede de drenagem. Conforme a geometria da drenagem ela pode se apresentar sob a forma de candelabro, retangular, sub-paralela ou dendrtica,

respectivamente classificadas como alta, moderada, baixa e nula

Alta - A

Moderada - M

Baixa - B

Nula - N

A tropia reflete a propriedade dos elementos de drenagem orientarem-se segundo tendncias ou direes. Uma tropia considerada alta quando existe um predomnio acentuado das lineaes em feixe sobre as lineaes em srie; a tropia moderada quando a quantidade dessas lineaes se equivalem; a tropia baixa quando as lineaes em srie predominam sobre as lineaes em feixe; a tropia nula lineaes em srie. caracterizada somente por

Alta - A

Moderada -M

Baixa - B

Nula - N

A densidade de lineaes em srie ou paralelas, a exemplo das outras propriedades, tambm so classificadas como Alta (A), moderada (M), baixa (B) e nula (N).

Exemplo de classificao de Zonas Homlogas

AABM

Densidade Forma Densidade de lineaes em srie Tropia

BBNB

RELEVO

Introduo Quando se faz foto-interpretao, nunca demais lembrar que a integrao das diversas feies e propriedades, quando analisadas em conjunto, fornece informaes sobre as diferenas litolgicas e as feies estruturais existentes. O clima tem grande influncia na maneira como as rochas aparecem nas fotografias areas. Em climas ridos e semi-ridos a foto-interpretao em qualquer tipo de rocha, muito facilitada, tendo em vista que os menores contrastes existentes so ressaltados em funo da ausncia do manto de intemperismo e, consequentemente, da vegetao (o uso da cobertura vegetal como propriedade foto-interpretativa no comum, porm, em determinados casos, ela pode ser utilizada para determinar diferentes tipos litolgicos). O relevo o resultado da resistncia eroso de determinado tipo de rocha frente ao intemperismo, portanto, o relevo depender da composio e estrutura da rocha e dos fatores climticos atuantes. Uma mesma litologia poder formar diferentes tipos de relevos, dependendo da composio da (s) rocha (s) encaixante (s).

V V V

V V V

V V V

Clima mido

V V

V V V

A pouco resistente B forma crista

C muito resistente B forma vale

Exemplo: uma rocha calcria em clima seco forma feies positivas, ao passo que em clima mido sua morfologia ondulada e, normalmente, apresenta feies crsticas como dolinas e sumidouros. A resistncia das litologias frente eroso depender, portanto, da composio mineralgica, granulometria, compactao e estrutura (macia, foliada, estratificada, etc) das

mesmas. Esses fatores influenciam tanto o intemperismo qumico, como a eroso mecnica, predominando um ou outro se o clima mais mido ou seco.

Sistemtica A sistemtica da anlise do relevo consiste no traado das lineaes, dos alinhamentos e das principais quebras, na verificao das assimetrias e na delimitao e classificao das zonas homlogas.

Lineaes As lineaes positivas so estruturas retilneas ou levemente encurvadas, contidas em um nico plano, que se salientam positivamente no terreno (cor marrom). As lineaes negativas so estruturas retilneas ou levemente encurvadas, contidas em um nico plano, que formam sulcos ou ranhuras no terreno.

As lineaes negativas em feixe (cor azul) so as que mostram um arranjo tanto longitudinal quanto paralelo, em faixas definidas e, via de regra, so paralelas s lineaes positivas. As lineaes em srie (cor vermelha) mostram um arranjo mais paralelo do que

longitudinal, normalmente so mais espaadas do que as anteriores e tambm as cortam nas mais diversas direes.

Lineaes em feixe

Lineaes em srie ou paralelas

Quebras Topogrficas As quebras topogrficas diferenciam-se das lineaes devido as suas sinuosidades e maior extenso longitudinal. As quebras negativas so as rupturas de declive cncavas e as quebras positivas so as rupturas de declive convexas. Desenvolvem-se por resistncia diferencial eroso e ou intemperismo (diferentes propriedades fsicas e qumicas).

As quebras negativas representam o limite entre as camadas mais e menos resistentes eroso e so chamadas de contatos foto-litolgicos. Seu valor e significado geolgico tanto maior quanto mais contnua for e tambm quanto maior for o seu paralelismo com uma quebra positiva. As quebras positivas representam nveis de maior resistncia eroso dentro de uma mesma unidade foto-litolgica e prestam-se mais a estudos estruturais.

+ -

+ -

+ quebra positiva (marrom) - quebra negativa (azul)

As quebras existentes no terreno podem ser agudas (linha de ruptura definida ou suaves (zona de ruptura ).

Alinhamentos Os alinhamentos so estruturas retilneas ou levemente encurvadas que se salientam positivamente, sob a forma de cristas (cor marrom), ou negativas, sob a forma de vales (cor azul feixe ou cor vermelha srie). Os alinhamentos, como as quebras topogrficas, so marcadas com trao contnuo, interrompido ou pontilhado, quando bem, moderadamente ou mal definidos.

Assimetria de Relevo Considera-se um relevo assimtrico quando as quebras negativas e positivas separam zonas de maior e menor declividade, ou com propriedades de relevo diferentes alternadamente. Pelo exame da imagem, podemos definir diferentes graus de assimetria e simetria: a. Fortemente simtrico: quando uma zona homloga horizontal a sub-horizontal se opem a uma zona homloga fortemente inclinada.

b. Moderadamente assimtrico: quando duas zonas homlogas justapostas possuem declives elevados e so visivelmente diferentes com relao a densidade de textura de relevo.

c. Assimetria baixa: quando as duas zonas homlogas justapostas apresentam declives aproximadamente iguais, mas se diferenciam na densidade de textura de relevo.

d. Assimetria nula (simtrica): quando as duas zonas homlogas possuem declives similares e no se diferenciam na textura de relevo

Zonas Homlogas As zonas homlogas de relevo so agrupamentos de elementos texturais e estruturais com propriedades semelhantes e so separadas por limites definidos, progressivos ou envoltrios. Para auxiliar na definio de uma zona homloga observam-se os diferentes elementos extrados da imagem atravs da foto-anlise de relevo, tais como lineaes, alinhamentos, quebras topogrficas, forma das encostas, densidade, tropia, textura. Outra propriedade, muitas vezes de difcil caracterizao e que pode auxiliar na separao das zonas homlogas, a tonalidade. Nas fotografias areas, a tonalidade pode variar do branco at o cinza escuro, quase preto. Essa diferena conseqncia de diversos fatores, entre os quais, a composio mineralgica e a quantidade de gua presente nas rochas. Minerais como o quartzo e o feldspato, refletem mais a luz incidente, enquanto que outros minerais, como o anfiblios e o piroxnio, tem comportamento oposto. As rochas que absorvem ou retm mais a gua em seu interior, geralmente so mais escuras, enquanto que as rochas mais porosas tendem a ter tons mais claros.

Classificao das Zonas Homlogas As zonas homlogas podem ser classificadas segundo a densidade, tipo ou forma das encostas e tropia. Essa classificao, conforme o predomnio de uma ou outra propriedade, levar as letras A (alta), M (moderada), B (baixa) e N (nula). Apesar das lineaes em srie poder auxiliar na separao das zonas homlogas, elas no sero classificadas na anlise do relevo.

a. densidade de relevo: a avaliao da quantidade de micro feies de relevo por unidade de rea. A densidade constitui um parmetro de elevada resoluo na definio de zonas homlogas de relevo.

Alta - A

Moderada - M

Baixa - B

Nula - N

b. Forma das encostas: constitui uma propriedade de relevo bastante til, embora muitas vezes de difcil caracterizao. As formas das encostas foram classificadas pelo tipo de perfil e desnvel dominantes apresentada pela zona homloga.

Alta - A

Moderada - M

Moderada - M

Baixa - B

Nula - N

H H Alta - A Moderada - M

H = desnvel da encosta = perfil topogrfico

c. tropia: a propriedade dos elementos estruturais ordenarem-se segundo uma tendncia ou direo. Uma zona da imagem possui tropia alta quando existir lineaes positivas e negativas (em feixe) com propores semelhantes e em grande quantidade. Uma tropia considerada como moderada quando houver um predomnio das lineaes negativas em feixe sobre as positivas, baixa quando essas lineaes forem poucas e nula, quando no existirem.

Alta - A

Moderada - M

Baixa - B

Nula - N

= lineao positiva = lineao negativa

Foto-interpretao No trabalho de foto-interpretao deve-se ter em mente que quanto maior o grau ou intensidade de uma determinada estruturao, maior a possibilidade da mesma no ser casual.

Lineaes a. as lineaes positivas representam traos de acamamento, corpos litolgicos ou diques resistentes, fraturas preenchidas. b. as lineaes negativas, quando paralelas s positivas e aos limites de zonas homlogas, representam traos de acamamento, algumas vezes pode representar uma foliao. c. as lineaes negativas, parcialmente oblquas s positivas e aos limites das zonas homlogas representam traos de foliao ou fratura. d. as lineaes transversais s positivas e aos limites das zonas homlogas representam traos de fratura, pequenos diques menos resistentes encaixante, entre outras.

Quebras a. as quebras topogrficas positivas so traos de corpos mais resistentes.

b. as quebras topogrficas negativas so traos de corpos menos resistentes, contatos litolgicos, falhas (cavalgamento).

Alinhamentos a. os alinhamentos positivos so traos de corpos mais resistentes, falhas preenchidas, diques. b. os alinhamentos negativos representam corpos menos resistentes, falhas, contatos litolgicos, fraturas.

Zonas Homlogas As zonas homlogas podem estar truncadas e deslocadas por traos transversais ou oblquos aos seus limites, o que pode representaria uma falha. O sentido do movimento aparente dado pelo prprio deslocamento dos limites da zona homloga ou pela flexo ou dragueamento desses limites ou dos traos de lineaes neles contidos.

Traos de Acamamento O reconhecimento do acamamento devido ao fato de que sucessivas camadas geralmente diferem nas suas caractersticas fsicas e qumicas. A topografia resultante raramente deixa de mostrar a forte influncia do acamamento. As lineaes de relevo, em arco ou retilneas, so interpretadas como traos de acamamento, e constituem a expresso da exposio de pequenas camadas mais resistentes ao intemperismo. a. camadas com alto mergulho produzem traos de acamamento retilneo, independente das formas de relevo, portanto, no sofrem desvios quando cruzam vales e colinas (regra dos Vs). b. camadas com mergulhos menores, mais suaves, ao cruzarem vales e colinas, do origem a traos em forma de arco e V. Nesse caso, o ngulo do V aponta a direo do mergulho e o traado do arco mostra que, quanto mais fechado esse arco, menor o mergulho da camada.

Traos de Foliao As lineaes de relevo, para serem interpretadas como trao de foliao, devero apresentar uma ou mais das seguintes propriedades:

a. devero ser paralelas umas s outras, pelo fato da foliao resultar de um esforo regional. b. Devero ser numerosas, principalmente porque o nmero de planos de foliao nas rochas pode ser muito grande, portanto, de se esperar que os traos de foliao tambm o sejam. c. Devero ser curtos, devido a semelhana entre os planos de foliao vistos nas rochas (no h propriedade que assegure a continuidade de um trao de foliao qualquer), consequentemente, no podero ser representados por vales e serras contnuas e muito longas.

Traos de Fratura Os traos de fratura normalmente no apresentam um paralelismo marcante, normalmente so multidirecionais (fato este que os distingue dos traos de foliao).

Das könnte Ihnen auch gefallen