Sie sind auf Seite 1von 11

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127.

Processos de Excluso e Incluso Social

Maria Cristina Campello Lavrador*

1. Introduo

A noo de excluso forjou-se na dcada de 70, por influncia da literatura francesa, dando relevo ao aumento da pobreza trazida pelo desemprego. Nessa poca, ganha uma maior visibilidade a pobreza nos pases ricos. No entanto, muitas vezes, o debate em torno da excluso no teve como objetivo combat-la, mas estabiliz-la, ou melhor, no se teve a preocupao de reduzir as desigualdades sociais, a finalidade era de administrar e controlar as conseqncias do liberalismo (Castel, 1998, p. 540). A temtica da excluso e da incluso social tem sido abordada por vrios autores e sob diversas perspectivas. O termo excluso geralmente utilizado para designar uma gama de pessoas e de situaes, como: idosos, deficientes, mulheres, crianas e jovens, negros, loucos, ndios, gays, minorias tnicas, desempregados, inempregveis, vagabundos, mendigos etc. Tambm considerado como sinnimo de pobreza, de marginalidade, de discriminao, de desigualdade, de injustia e de explorao social. ... Os excludos, termo que j portador da indeterminao que depois conservou: dois a trs milhes de doentes fsicos ou mentais, mais de um milho de invlidos idosos, trs a quatro milhes de inadaptados sociais (Castel, 1998, p. 540). Essa abundante e diversa utilizao do termo excluso tem, por um lado, trazido uma rica contribuio para a discusso e anlise de problemas cruciais vividos pela humanidade e, por outro lado, tem sido criticada devido a seu uso indiscriminado e impreciso para se referir a qualquer fenmeno social1. Entretanto, segundo Sawaia (1999a) esse carter ambguo, multifacetado e contraditrio do termo excluso efeito da prpria complexidade do processo scio-histrico da

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Ps-Graduao em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Esprito Santo. 1 ... donde a moda da noo de excluso, cuja indiferenciao vem recobrir uma infinidade de situaes infelizes sem tornar inteligvel seu pertencimento a um gnero comum (Castel, 1998, p. 32).

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. excluso/incluso social. Ambguo porque indeterminado, indiferenciado, impreciso e pode ser compreendido em mais de um sentido; multifacetado porque contm inmeras facetas e pode se referir a diversos assuntos e situaes; e contraditrio porque se refere lgica dialtica da negao, aquilo que pode ser contestado, recusvel. A autora v nisso uma positividade no sentido de que evita ou impede o monolitismo analtico que considera somente um dos aspectos de um fenmeno que amplo e diversificado, bem como pode propiciar anlises multidisciplinares. Abordaremos a temtica da excluso e da incluso social tendo como referncia, principalmente, os estudos de Castel (1998), de Foucault (1999b), de Forrester (1997) e de Santos (2000). Para designar os processos de excluso, Castel utiliza a noo de desfiliao com o intuito de enfatizar a ruptura das relaes de sociabilidade que podem chegar ao nvel extremo do isolamento social. Por sua vez, Foucault utiliza a noo de biopoder para se referir ao poder de fazer viver e deixar morrer, ou seja, o poder de gerir a vida, o direito de intervir para fazer viver, bem como o direito de intervir na maneira de viver e no como da vida, estabelecendo o que deve viver e o que deve morrer. A noo de pobreza estrutural globalizada de Santos, bem como as anlises de Forrester sobre a passagem da excluso eliminao, sero, tambm, fundamentais para nos dar pistas no sentido de problematizar a incluso excludente e alguns de seus efeitos.

2. A excluso como desfiliao

Vivemos numa poca em que inmeros impasses se colocam em relao excluso, como a instabilidade nas relaes de trabalho, o desemprego, o emprego provisrio, ocasional e de curta durao, chegando at a expulso de um nmero enorme de trabalhadores do mercado de trabalho. Castel (1994; 1998), nos fala da fragilidade do vnculo social, da indigncia assistida, de beneficirios de subvenes sociais, de endividados, de inempregveis, de desempregados de longa durao, de jovens a procura do primeiro emprego, de supranumerrios, de inteis para o mundo. O seu propsito tentar compreender o contemporneo em suas flutuaes instveis e incertas de fragilidade do status social e de debilidade econmica. Esses efeitos da degradao salarial caracterizam populaes invalidadas pela conjuntura, que no tm utilidade social nem reconhecimento pblico, os chamados inteis para o mundo. Esse fenmeno que atinge grandes parcelas da populao mundial ocorre em vrios pases, no s nos pases pobres, e uma das

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. conseqncias da precarizao das relaes de trabalho2. Encontram-se desfiliados, e esta qualificao lhes convm melhor do que a de excludos: foram desligados, mas continuam dependendo do centro que, talvez, nunca foi to onipresente para o conjunto da sociedade (Castel, 1998, p. 569). Essa noo de desfiliao3 caracterizada por um modo particular de dissociao social, de ruptura de vnculo social e de pertencimento, ou seja, de relaes sociais desprovidas de sentido, de projeto e de consistncia. Essa relevncia conferida a uma slida sociabilidade no nega e nem fecha os olhos para o aspecto econmico da desfiliao, tampouco desconsidera a insuficincia de recursos materiais, mas no os considera como determinantes.

A dimenso econmica no , pois, o diferenciador essencial, [...] ainda que os riscos de desestabilizao recaiam mais fortemente sobre os que so desprovidos de reservas econmicas. [...] O que se deve evidenciar so, sobretudo, as relaes existentes entre a precariedade econmica e a instabilidade social (Castel, 1998, p. 25).

A desfiliao seria resultado de um processo dinmico que, mais nitidamente, veio se construindo desde as dcadas de 60 e 70 devido precariedade das relaes de trabalho e crescente fragilidade relacional. As situaes de privao que caracterizam a desfiliao seriam um efeito da no-integrao pelo trabalho e da no-insero nas relaes sociais. Dessa forma, podemos falar de um eixo de integrao/no-integrao pelo trabalho, que vai da preservao de um emprego estvel ausncia de emprego, passando pelas formas intermitentes, sazonais e precrias de ocupaes; e de um outro eixo de insero/no-insero em uma sociabilidade scio-familiar, que vai dos slidos vnculos sociais ao isolamento social total, passando pela fragilidade de sociabilidade. Ento, a conjuno desses dois fatores eixo de integrao/no-integrao pelo trabalho e eixo de insero/no-insero em uma sociabilidade - traa quatro zonas diferenciadas socialmente, a saber: zona de integrao, zona de vulnerabilidade, zona de assistncia e zona de desfiliao.

Precarizao do trabalho ou do emprego ou precariedade da organizao do trabalho um termo que se refere a empregos ocasionais, de curta durao, com subcontratos ou ausncia de contrato, subqualificados, mal remunerados e sem proteo social (Castel, 1998). 3 ... o que chamei de desfiliao [...] no equivale necessariamente a uma ausncia completa de vnculos, mas tambm ausncia de inscrio do sujeito em estruturas portadoras de um sentido (Castel, 1998, p. 536).

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. Estar dentro da zona de integrao significa ter garantias de um trabalho permanente e estvel, bem como de suportes consistentes de sociabilidade. A zona de vulnerabilidade diz respeito precariedade do trabalho e fragilidade relacional de sociabilidade. A zona de desfiliao associa ausncia de emprego e isolamento social. As fronteiras entre essas zonas so porosas, permeveis e pode ocorrer um cruzamento entre os eixos de integrao/no-integrao e de insero/no-insero, ou seja, uma conjugao entre no-emprego 4 e forte sociabilidade, o que caracteriza a zona de assistncia, ou seja, daqueles que no perderam os vnculos sociais (Castel, 1994, p.30-1; Castel, 1998, p. 532). A zona de integrao e de desfiliao estariam em extremos opostos. Mas qual seria a diferena entre a zona de assistncia e a zona de desfiliao? Em ambas est presente o noemprego, o seguro, a insuficincia de recursos materiais. A diferena estaria na insero/no insero social. Nota-se que a zona de integrao se rompe cada vez mais, a zona de vulnerabilidade cresce e parte dela se desloca para as zonas de desfiliao e de assistncia. Contudo, essas zonas no so estticas, ao contrrio, explicitam os processos que levam os indivduos a circular por elas. Esse um dos motivos pelo qual o autor utiliza a expresso desfiliao em lugar de excluso5.

por isso que ao tema da excluso, hoje abundantemente orquestrado, preferirei o da desfiliao para designar o desfecho desse processo. [...] A excluso estanque. Designa um estado, ou melhor, estados de privao. Mas a constatao de carncias no permite recuperar os processos que engendram essas situaes (Castel, 1998, p. 26).

importante considerar que Castel realizou essa anlise partindo das situaes vivenciadas, particularmente, pela sociedade francesa. Mas algumas questes que no tm um apelo to forte nos seus estudos so mais prementes e cruciais em outras sociedades, incluindo a realidade brasileira, como a pobreza e a misria, que so algumas das conseqncias da precariedade das relaes de
Trata-se aqui dos que recebem seguro os segurados -, seja seguro-desemprego, subsdio aos pais separados, Renda Mnima de Insero (RMI). So os desempregados de longa durao, as famlias monoparentais, o jovem em busca de um primeiro emprego, os beneficirios da RMI. (Castel, 1994; 1998). Renda Mnima de Insero concerne ao conjunto da populao com mais de 25 anos e cuja renda se situa abaixo de um certo patamar (Castel, 1998, p. 552). 5 A questo social de hoje uma questo da sociedade inteira, a invalidao de alguns grupos sociais diz respeito a todo mundo. Trata-se de um continuum que envolve a desestabilizao dos estveis que se tornam precrios, desempregados etc. ... a excluso no uma ausncia de relao social, mas um conjunto de relaes sociais particulares da sociedade
4

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. trabalho e da ausncia estrutural de emprego que incidem sobre a pauperizao econmica de grandes contingentes populacionais. A fratura da sociabilidade, ao meu ver, no um ponto fundamental na nossa sociedade, ou pelo menos no o que mais atinge a populao empobrecida e a que vive na misria. Quando ele diz que a pobreza tradicional sobrevive; a desfiliao, hoje, alimentada por uma conjuntura nova (Castel, 1994, p. 47), isso pode, talvez, ser um aspecto que esteja presente nas camadas mdias e altas. Essa afirmao pode fazer mais sentido em se tratando de alguns pases europeus que ainda mantm uma poltica, mesmo que cambiante, de bem estar social e de proteo social. Ou, por outro lado, os Estados Unidos que ainda tm conseguido manter a empregabilidade, mas com reduo do valor do trabalho. Contudo, poderamos dizer que a tendncia, em nvel mundial, de que esse empobrecimento, que chega s raias da misria, se alastre cada vez mais. Vivemos uma poca em que h uma produo da pobreza em toda parte do mundo, uma pobreza estrutural globalizada (Santos, 2000, p.72). No mais uma pobreza local ou nacional, apesar de continuar mais concentrada nos pases j pobres. uma pobreza estrutural resultante do aumento do desemprego, da diminuio do valor mdio do salrio e da ausncia do poder pblico em promover aes de proteo social. , tambm, uma pobreza resultante da poltica implementada pelos atores globais - empresas e instituies mundiais e nacionais. Essa produo macia da pobreza aparece como um fenmeno banal. Uma das grandes diferenas do ponto de vista tico que a pobreza de agora surge, impe-se e explica-se como algo natural e inevitvel (Santos, 2000, p. 73). No Brasil, e em tantos outros pases perifricos, a pobreza tradicional ainda reina e se expande cada vez mais6. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) em um estudo sobre desenvolvimento, populao e pobreza no Brasil7, a populao brasileira de cerca de 170 milhes de pessoas, sendo que 54 milhes vivem em estado de pobreza e com um rendimento inferior a meio salrio mnimo, ou seja, com menos de R$ 100,00. Desses 54 milhes, estima-se que 49 milhes de brasileiros vivem com at meio salrio mnimo e que 5 milhes no tm nenhuma renda8.

tomada como um todo. No h ningum fora da sociedade, mas um conjunto de posies cujas relaes com seu centro so mais ou menos distendidas (Castel, 1998, p. 568-9). 6 A excluso social, assim, aparece como a face econmica do neoliberalismo globalizado na Amrica Latina e no Brasil e para ela no h nenhuma poltica assistencialista, porque, segundo Oliveira, as classes dominantes desistiram de integr-la quer produo, quer cidadania (Vras, 1999, p. 43). 7 Esse estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, realizada pela ONU (Organizao das Naes Unidas), sobre os mesmos temas no mundo todo. 8 Dados retirados da matria: Estudo aponta que 54 milhes vivem com at meio salrio mnimo. Folha Online, So Paulo, 03 dez. 2002. Disponvel em: <http://www.folha.uol.com.br/folha/>. Acesso em: 03 dez. 2002.

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127.

3. Da excluso eliminao

Foucault (1999b) distingue duas formas de ao sobre a vida e sobre a morte: o poder soberano e o poder de regulamentao ou biopoder. O soberano tinha direito de vida e de morte com relao a todos, o que significava que o poder soberano podia fazer morrer ou deixar viver. Os sditos podiam estar vivos ou eventualmente mortos, de acordo com as circunstncias da vontade soberana. No entanto, no sobre a vida que esse poder age, ou melhor, a ao que se d sobre a vida a de matar. No cabe ao poder soberano administrar a vida ou fazer viver. O direito sobre a vida se realiza no poder de matar. No sc. XIX evidencia-se uma outra forma de direito sobre a vida e a morte, que ganha a maior visibilidade, mas vem se constituindo desde meados do sc. XVII e possui na atualidade sutis e intensos efeitos. O poder de regulamentao funciona fazendo viver e deixando morrer. O biopoder somente pde se constituir em funo de uma tecnologia de poder que j se disseminava, ou seja, o poder disciplinar. Esse controle sobre o corpo individual se deslocou para um poder que incide sobre a vida de uma populao (Foucault, 1999b, p. 288-9.). Esses dois tipos de poder disciplinar e de regulamentao coexistem e se relacionam. As sociedades de normalizao ressoam o entrecruzamento entre a norma da disciplina e a norma da regulamentao. A biopoltica concebe a morte como algo permanente que corri, diminui e enfraquece a vida. Todos somos portadores da morte, enfim, todos somos alvo da necessidade desse controle sobre as possveis doenas, sobre o acidental, sobre o eventual, sobre o que desvirtua, sobre o que retiraria a vida do seu suposto equilbrio. A populao emerge assim como um problema poltico, econmico e cientfico, como um problema de poder. O que se quer o estabelecimento de uma regularidade atravs de mecanismos globais de controle. O biopoder quer fazer viver e deixar morrer. Seu alvo a regulamentao da vida, o controle de seus acasos e de seus desvios, ele produz o como se vive cotidiano. O poder tomou posse da vida. Ele vai do indivduo populao, do corpo espcie, do privado s cidades. A sensao de que o perigo est espalhado por toda a parte fortalece o exerccio do biopoder e de seus excessos. Todos querem garantir a prpria vida mesmo que isso implique na morte de outros. O outro que se quer matar perde o estatuto de cidadania, de humanidade e torna-se uma mera ameaa, um perigo eminente vida de alguns. O que acaba por justificar politicamente,

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. economicamente e socialmente a eliminao de muitos. Tirar a vida tambm multiplicar para alguns o risco de morte ou, pura e simplesmente, a morte poltica, a expulso, a rejeio etc (Foucault, 1999b, p. 306).

4. Concluso - a incluso excludente e alguns de seus efeitos

Tanto a ambigidade, a polissemia quanto a contraditoriedade da noo de excluso so o que possibilita pens-la como a dialtica excluso/incluso que pode ser utilizada para analisar diversas temticas e atravessar vrios campos de saber.

Enfim, o que queremos enfatizar ao optar pela expresso dialtica excluso/incluso para marcar que ambas no constituem categorias em si, cujo significado dado por qualidades especficas invariantes, contidas em cada um dos termos, mas que se constitui na prpria relao. A dinmica entre elas demonstra a capacidade de uma sociedade existir como um sistema (Sawaia, 1999b, p. 108).

A noo de excluso/incluso aponta, ao mesmo tempo, que elas no podem ser pensadas separadamente e que a excluso pressupe a sua negao, ou seja, a incluso como insero social perversa 9. O que torna delicado o uso da noo de incluso porque pode pressupor a legitimidade da ordem social desigual e segregante. Essa incluso excludente produz a falsa sensao de pertencimento que gera a culpabilizao individual pelo suposto fracasso, incapacidade, incompetncia, responsabilidade e vergonha
10

da sua prpria situao e de no estar

adequado s exigncias atuais. Bem como, produz e justifica segregaes, ao estabelecer variaes de graus de desvios a um padro, ora para toler-los em determinado lugar e em determinadas condies, em certo gueto, ora para apag-los no muro que jamais suporta a alteridade... (Deleuze & Guattari, 1996, p.45). Que tipo de sociedade estamos ajudando a construir? Como preservar e criar a potncia de resistncia sem deix-la ser capturada e sobrecodificada pelo capital?

Expresso utilizada por Sawaia (1999a, p. 8). Pois no h nada que enfraquea nem que paralise mais que a vergonha. [...] ela que cria o impasse, impede qualquer resistncia, qualquer desmistificao, qualquer enfrentamento da situao (Forrester, 1997, p. 12).
10

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. A sociedade exclui para incluir e esta transmutao condio da ordem social desigual, o que implica o carter ilusrio da incluso. Todos estamos inseridos de algum modo, nem sempre decente e digno, no circuito reprodutivo das atividades econmicas, sendo a grande maioria da humanidade inserida atravs da insuficincia e das privaes, que se desdobram para fora do econmico. (grifo nosso) (Sawaia, 1999a, p. 8).

A noo de incluso como processo de normalizao, de controle e de manuteno da desigualdade social foi apontada por Foucault (1999a, p. 114) quando afirmou que trata-se, portanto de uma incluso por excluso. Quando ele desenvolveu essa idia estava se referindo a um outro momento histrico, o da constituio da sociedade industrial, que exigia que o tempo do trabalhador fosse colocado no mercado para ser comprado em troca de um salrio. O controle se exercia para garantir que os mecanismos de produo pudessem usar o tempo de existncia dos homens, transformando esse tempo em tempo de trabalho. No se tratava mais da mera exclusorecluso dos marginais, da excluso-recluso dos indivduos do crculo social, mas sim de conectar os indivduos aos mecanismos de produo, de formao, de reformao ou correo. Ou seja, uma sociedade de seqestro que tinha como funo a incluso normalizadora que eficazmente produzia disciplinarizao e submisso nos corpos. Contudo, hoje outros impasses se impem para tentarmos compreender o contemporneo em suas flutuaes de retrao de sociabilidade e precariedade econmica como conseqncia da deteriorao salarial. Esse processo produz um enorme contingente de pessoas invalidadas pela conjuntura, os chamados inteis para o mundo, os suprfluos, os inempregveis. (Castel, 1998). J no se precisa mais do excessivo exrcito industrial de reserva, de um excedente de mode-obra, pois h inempregveis demais sobrando. A sociedade industrial e a condio operria, a sociedade salarial e a condio salarial esto passando por mudanas bruscas que indicam a necessidade da queima desse estoque excessivo da mercadoria mo-de-obra.

A situao, hoje, parece sugerir que esse exrcito industrial de reserva tornouse desnecessrio economicamente e da o termo excluso, pois no seria mais reserva e constituir-se-ia em estorvo (Vras, 1999, p. 46).

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. Mas, apesar da contemporaneidade nos colocar outros problemas, essa afirmao de Foucault incluso por excluso ainda pertinente. Porm ele mesmo, como vimos anteriormente atravs da noo de biopoder, retoma essa questo ampliando-a atravs da frmula fazer viver, deixar morrer
11

. Proposio que faz eco com a pergunta de Forrester: preciso merecer viver

para ter esse direito?(1997, p. 12-3). Uma pequena parcela da populao detm esse direito de viver, o resto da humanidade para merecer esse direito ter que provar que til, ou seja, rentvel economia de mercado. Paradoxalmente, esse direito vida passa pelo dever de ser empregvel, mas esto fechados os acessos ao emprego, ser que legal exigir o que no existe como condio necessria de sobrevivncia? (Forrester, 1997, p. 13). Talvez a morte da maioria dos outros os inteis para o mundo -, ganhe o significado de preservao da vida de alguns.

Ento, como um eco quela pergunta: Ser til viver quando no se lucrativo ao lucro?, ela prpria eco daquela outra: preciso merecer viver para ter esse direito?, surge o temor insidioso, o medo difuso, mas justificado, de ver um grande nmero, de ver o maior nmero de seres humanos considerados suprfluos. No subalternos nem reprovados: suprfluos. E por essa razo, nocivos. E por essa razo... (Forrester, 1997, p. 16).

Essa sentena ainda no foi enunciada, pois vivemos numa democracia. E se acontecesse de no estarmos mais numa democracia? [...] Da explorao excluso, da excluso eliminao, ou at mesmo a algumas inditas exploraes desastrosas, ser que essa seqncia impensvel? (Forrester, 1997, p. 17). Ao mesmo tempo, dado ao humano o poder de fabricar a vida e de tambm fabricar algo monstruoso. As formas de organizao do trabalho esto mudando, os nmeros de trabalhadores sem trabalho
12

aumentam. Poderamos dizer que a excluso assumiu a face da desumanidade, da

mortalidade dos suprfluos e dos inteis para o mundo, ... colocar fora de jogo aqueles que essa ausncia [de trabalho] logo reduzir condio de escravos, se j no o fez. Ou conduzir ao desaparecimento. eliminao (Forrester, 1997, p. 145). O que se quer matar um perigo, ou

... quanto mais voc deixar morrer, mais, por isso mesmo, voc viver (Foucault, 1999b, p. 305). Expresso utilizada por Hannah Arendt no livro Condio do homem moderno (Arendt citada por Castel 1998, p. 496).
12

11

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. melhor, os que se tornaram perigosos para a vida de uma parte da populao. A morte respaldada pelo biopoder coincide com a eliminao do que ameaa uma forma de vida.

O fenmeno da excluso de grandes parcelas da populao mundial presente em vrios pases, no s nos pases pobres, e fruto da precarizao13 das relaes de trabalho.

5. Referncia
CASTEL, R. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. Petrpolis: Vozes, 1998. ______. Da indigncia, excluso, a desfiliao: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: Sade e Loucura - Grupos e Coletivos, n4. So Paulo: Ed. Hucitec, 1994, pp.21-48. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil plats: capitalismo e esquizofrenia. vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. FORRESTER, V. O horror econmico. So Paulo: Unesp, 1997. FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro: Editora Nau, 1999a. ______. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999b. SANTOS, M. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. SAWAIA, B. Introduo: excluso ou incluso perversa. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da excluso - anlise psicossocial e tica da desigualdade social. Petrpolis: Vozes, 1999a, pp. 7-13. SAWAIA, B. O sofrimento tico-poltico como categoria de anlise da dialtica excluso/incluso. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da excluso - anlise psicossocial e tica da desigualdade social. Petrpolis: Vozes, 1999b, p. 97-118. VERS, M. Excluso social um problema brasileiro de 500 anos. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da excluso - anlise psicossocial e tica da desigualdade social. Petrpolis: Vozes, 1999, pp. 27-50.

13 Precarizao do trabalho ou do emprego ou precariedade da organizao do trabalho um termo que se refere a empregos ocasionais, de curta durao, com subcontratos ou ausncia de contrato, subqualificados, mal remunerados e sem proteo social (Castel, 1998).

10

In: BARROS,M.E.B.; ABDALA, M. (Orgs.). Mundo e Sujeito: aspectos subjetivos da globalizao. So Paulo: Paulus, 2005, p.115-127. WANDERLEY, M. Refletindo sobre a noo de excluso. In: Sawaia, B. (Org.). As artimanhas da excluso - anlise psicossocial e tica da desigualdade social. Petrpolis: Vozes, 1999, pp.16-26

Estudo aponta que 54 milhes vivem com at meio salrio mnimo. Folha Online, So Paulo, 03 dez. 2002. Disponvel em: <http://www.folha.uol.com.br/folha/>. Acesso em: 03 dez. 2002.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen