Sie sind auf Seite 1von 15

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

Domingo, 11 de Dez de 2011

RSS Feed

Incio Quem Somos Contato Movimentos em Luta Portugal Brasil Mundo Cultura Ideias & Debates Citando Flagrantes Delitos Cartunes Ver e Ouvir

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons


25 de Novembro de 2011 Categoria: Ideias & Debates Comentar | Imprimir A aceitao do mito do equilbrio natural corresponde ao triunfo absoluto da tradio. Por Joo Bernardo Desde h mais de um sculo que a extrema-esquerda prognostica com uma insistente regularidade a crise do capitalismo, e quanto mais revolucionrios se pretendem esses profetas, tanto mais anunciam que se trata da crise definitiva e derradeira. Apesar disso o capital tem-se acumulado e concentrado, a economia tem crescido e o sistema tem-se reforado e desenvolvido, o que no impede as habituais previses de se repetirem. Mas estes erros de ptica no se devem apenas ao facto de a generalidade dos revolucionrios tomar os desejos por realidades e construir as estratgias em cima de sonhos. Deve-se tambm a uma instabilidade inerente ao capitalismo.

O capitalismo o nico modo de produo a exigir a instabilidade, quando todos os sistemas econmicos anteriores procuraram garantir que as suas condies de funcionamento se conservassem inalteradas. Os antigos sistemas tendiam a reproduzir a mesma profisso nas mesmas famlias e os mesmos tipos de produo nos mesmos lugares, mas o capitalismo alterou decisivamente este panorama e instituiu como regra a mobilidade da fora de trabalho e a mutabilidade dos tipos de produo. Por isso o capitalismo no pode sobreviver nem desenvolver-se sem permanentes crises sectoriais e regionais, sem a ininterrupta adopo de novas tcnicas e novos sistemas organizativos, sem que estejam sempre a ser lanadas no desemprego multides de trabalhadores enquanto outras so absorvidas por novos ramos de actividade, sem a contnua deslocao de volumes muito considerveis de capital e a migrao de enormes vagas humanas, sem uma destruio que sempre acompanhada pela construo. A instabilidade, em vez de indicar qualquer crise geral do capitalismo, , pelo contrrio, um sintoma da sua vitalidade. Neste sistema a instabilidade no implica por si s um desequilbrio, porque o equilbrio pode restabelecer-se no tempo ou no espao, quero dizer, um desequilbrio pode ser compensado posteriormente ou noutro lugar por um desequilbrio em sentido contrrio. por isso que erram os profetas apressados, ao confundirem instabilidade com crise. Aquela confuso, porm, no desprovida de base social, porque um modo de produo que, para assegurar a vitalidade dos seus fundamentos, no pra de pr em causa as suas formas episdicas e de substitu-las por outras parece correr um risco grave. Ser que os explorados, educados a admitir a mutabilidade de todos os meios econmicos e de todas as condies de existncia, acabaro afinal por conceber a precariedade do prprio regime de explorao? E assim, ao mesmo tempo que uma corrente ideolgica proclama os valores do progresso e anuncia que a instabilidade faz parte das necessidades da vida, outra corrente insiste na necessidade de dotar a sociedade de uma ncora conservadora. As ideologias capitalistas tm oscilado entre estas duas perspectivas e, na generalidade dos casos, combinam-nas de formas variadas. Foi neste quadro que surgiu o mito da natureza.

1 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

A ideia de que a sociedade industrial rompeu o equilbrio da natureza baseia-se na suposio de que este equilbrio tivesse alguma vez existido. Os ecologistas, que conquistaram uma largussima expresso pblica e conseguiram um surpreendente poder de interveno na sociedade contempornea, admitem implicitamente, quando no o fazem explicitamente, um axioma fundamental o mito do equilbrio natural e da natureza como padro perante o qual devem avaliar-se as instabilidades econmicas. A tal ponto que as contradies sociais so sistematicamente apresentadas como contradies entre a sociedade e a natureza, ficando deste modo escamoteados o processo de explorao e as suas consequncias. Mas atribuir natureza um estado originrio de equilbrio e remeter para ela os postulados genricos de todos os demais equilbrios procurar a a justificao de ilusrias harmonias sociais e, portanto, alienar da sociedade os seus modos de funcionamento. A naturalizao constitui a forma suprema de reificao. A partir do momento em que um dado padro de ordem apresentado como natural ele torna-se eterno e indiscutvel. A aceitao do mito do equilbrio natural corresponde ao triunfo absoluto da tradio. Isto no seria de estranhar em ideologias conotadas clara e exclusivamente com a ala mais retrgrada do capitalismo. Mas perturbante verificar que a extrema-esquerda engoliu com isco, anzol e cana de pesca o mito da natureza e esta uma situao nova. At h poucas dcadas atrs a esquerda caracterizava-se pela nsia de acelerar o futuro e os amantes de relquias encontravam-se apenas entre os conservadores. Hoje a situao inverteu-se e da extrema-esquerda que mais vozes se erguem apelando para os factores histricos de estabilidade, enquanto a direita, mesmo quando se pretende conservadora, no tem o mnimo receio de abrir caminho a inovaes que liquidam os vestgios do passado. Alis, por que motivo a antiguidade de uma cultura ou de um comportamento colectivo apresentada como critrio em abono da necessidade da sua sobrevivncia, quando se podia com mais lgica argumentar que para algo que j dura h muito tempo teria chegado a altura de se extinguir? Um dos artifcios do multiculturalismo o de se insurgir contra a destruio de culturas, lnguas e modos de vida arcaicos, como se eles tivessem existido desde sempre e no tivessem resultado, por sua vez, da destruio de culturas e lnguas anteriores. Os multiculturalistas servem assim um duplo objectivo. Em primeiro lugar, num amplo plano estratgico, procuram manter a populao pobre fragmentada numa multiplicidade de minigrupos, precisamente quando o capital, por seu lado, se encontra globalizado mundialmente. Este um importante factor de fortalecimento do capital aquando dos confrontos sociais. Em segundo lugar, e no mbito mais reduzido dos seus interesses profissionais, os multiculturalistas, todos eles de extraco universitria, procuram conservar em vida as suas cobaias humanas, que lhes servem para fazer as teses e artigos sobre as culturas e lnguas em que se especializaram.

A natureza um mito porque ela no existe seno como objecto da aco humana. Se eu fosse definir os limites da natureza, usaria termos equivalentes aos da coisa em si de Kant, ou seja, daquilo que, mantendo-se exterior aco humana, no pode ser conhecido, porque o homem s pensa e conhece a sua prpria actuao. J desde os primrdios da humanidade esse mito foi desvendado. Os arquelogos que tm tentado reconstituir a base das concepes vigentes no neoltico e os pesquisadores que se dedicam anlise estrutural das narraes mitolgicas consideram que um dos elementos fundadores das ideologias arcaicas era a oposio entre a cultura humana e a natureza, entre o mundo civilizado e o espao selvagem. Aristteles inseriu-se numa longussima linhagem e, ao definir o homem como um animal social, estava realmente a defini-lo como um ser antinatural. O facto de Aristteles, para estudar o fenmeno da mudana, ter recorrido a analogias extradas da actividade artstica e artesanal indica que considerava a natureza como objecto de interveno. Enquanto princpio de mudana, a natureza, tal como ele a entendia, opunha-se por um lado ao acaso e por outro opunha-se tambm ao ofcio do arteso e do artista. Reciprocamente, os artistas e os artesos, embora se servissem dos mesmos materiais que a natureza, transmutavam-nos em formas diferentes; por isso, em vez de imitarem a natureza, entravam em concorrncia com ela. Nesta perspectiva, no sculo II antes da nossa era, numa poca em que as tcnicas haviam comeado a adquirir outra importncia, o filsofo estico Pantius de Rodes defendeu que a actividade manual dos seres humanos capaz de completar a natureza, criando como que uma nova natureza. E nos alvores da poca em que a cincia se tornou experimental, aquele clssico metodolgico que o Novum Organum de Bacon anunciou que a tcnica o homem acrescentado natureza, o que implicava, como observou Jean-Franois Revel, arguto comentador de questes filosficas, que a natureza sem a tcnica humana no seria a natureza. A todos os desequilbrios inerentes natureza devemos somar mais um, o da aco social, que, sendo sempre contraditria, s pode entender-se como um desequilbrio determinante de desequilbrios.

2 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

As sucessivas tecnologias no se limitaram a instaurar desequilbrios. Todas elas, enquanto materializao de dados sistemas de relacionamento social, surgiram para resolver desequilbrios mais ou menos agudos resultantes da apropriao social da natureza, inaugurando assim formas diferentes de desequilbrio. No estou a escrever aqui uma histria da tecnologia em vrios volumes, por isso cabe um nico exemplo, ilustrativo dos demais, sem excepo. O recurso ao carvo mineral no comeo da indstria capitalista, na passagem do sculo XVIII para o sculo XIX, uma fonte de energia muito poluente e a que hoje se atribuem to grandes culpas, surgiu para resolver um enorme desequilbrio provocado durante o regime senhorial, quando a madeira era o material empregue em praticamente todas as construes e todos os tipos de fabrico. Este uso extensivo da madeira como matria-prima provocou uma retraco to acentuada dos bosques e das florestas que na Gr-Bretanha a lenha teve de ser importada de pases distantes, atingindo preos incomportveis. O uso do carvo mineral veio solucionar a crise suscitada pelo uso da madeira na sociedade europeia pr-capitalista. A indstria moderna limitou-se inicialmente a resolver os desequilbrios insustentveis que haviam resultado das tecnologias e das formas de explorao que a precederam, e a partir de ento tem encontrado resposta aos desequilbrios que ela prpria criou, avanando para outras modalidades contraditrias e, por isso, desequilibradas. Nem sequer se deve julgar que a sociedade industrial atingiu uma potencialidade destruidora superior, em termos relativos. Bem pelo contrrio, pode definir-se como regra que quanto mais rudimentares forem os meios tcnicos empregues por uma sociedade tanto mais vastas sero as repercusses da sua aco sobre a natureza, por comparao com os resultados obtidos no plano da produo material. No faltam os estudos de sistemas econmicos tanto de povos pr-histricos como de povos contemporneos utilizando tecnologias arcaicas que confirmam esta regra. Limito-me a dois exemplos. Os grupos sociais nmadas que usavam instrumentos de pedra lascada no os voltavam a afiar quando o gume estava embotado, mas punham-nos de lado e talhavam outros instrumentos. Em prazos muitssimo breves, agrupamentos humanos diminutos conseguiam esgotar completamente pedreiras considerveis, estabelecendo-se ento junto a uma nova fonte de abastecimento, at que a tivessem consumido tambm, e assim sucessivamente. Como o mesmo sistema era aplicado s outras matrias-primas e aos alimentos, em pouco tempo se provocava a depredao de enormes territrios. Uma das tcnicas que os pequenos grupos itinerantes de colectores usavam para caar animais consistia em lanar fogo a uma floresta ou uma savana quando o vento fazia as chamas correr em direco a um precipcio, levando os animais a despenhar-se para fugir s chamas. Ficava assim queimada uma enorme rea e matava-se um nmero de animais superior s capacidades de consumo, porque, no sendo ainda conhecidos mtodos de conservao a longo prazo, a carne s era comida enquanto no apodrecia. Quando partia para outro lugar, esse pequeno grupo humano deixava atrs de si uma destruio incomparavelmente superior aos benefcios que retirara da caada. Podia somar interminavelmente exemplos, todos eles demonstrativos de uma regra nica, a de que, proporcionalmente ao nvel de produo pretendido, as tecnologias mais toscas so as que ocasionam efeitos secundrios mais considerveis e que perturbam reas mais vastas.

O mito do equilbrio natural inseparvel do mito do bom selvagem, do ser humano primitivo em harmonia com o meio circundante. A prpria concepo moderna de selvagem, elaborada por uma sociedade europeia possuidora de algumas tcnicas de produo bastante avanadas, resultou de uma distoro da capacidade de observao dos navegantes e colonizadores, que no conseguiam ver a considervel sofisticao daquela humanidade que abordavam pela primeira vez. Procurando nos outros apenas aquilo que eles mesmos possuam, os europeus chegaram, evidentemente, concluso de que os outros nada tinham, ou muito pouco, quando na realidade essas sociedades, embora mantivessem em formas simples certos mbitos de actividade que na Europa tinham atingido uma grande complexidade, haviam desenvolvido a complexidade de outros mbitos, que no ultrapassavam entre os europeus um estado rudimentar. Difundiu-se assim, para o bem e para o mal, a noo da existncia de selvagens em comunho com a natureza, em vez de se entender que essas pessoas actuavam tambm sobre a natureza, destruam-na e recriavam-na em moldes sem dvida diferentes dos europeus, mas nem por isso menos carregados de consequncias.

3 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

O mito do bom selvagem, continuado por antroplogos que curiosamente, no panorama poltico actual, gostam de se situar na esquerda, tem reforado as implicaes socialmente conservadoras do mito da natureza. Se a terra, me comum, fosse a fonte inesgotvel de uma tradio perene e imutvel, ento os homens e as mulheres pretensamente desprovidos de tcnica seriam os actores de uma vida exemplar. O tipo de racismo surgido nos pases germnicos com o romantismo, na passagem do sculo XVIII para o sculo XIX, introduziu uma alterao neste mito, entronizando como modelo da tradio no a gente de outras peles e outros narizes, mas aquela parte da populao europeia que fora relegada para o emprego de instrumentos arcaicos, ou seja, os camponeses. A noite dos tempos a ignorncia dos historiadores e a imutabilidade das tcnicas arcaicas a ignorncia dos comentadores triviais acerca das mutaes operadas. Quem procura na histria uma estabilidade que jamais existiu est a adulter-la para servir as convenincias polticas do presente. Pouco importa hoje aos entusiastas do arcasmo campons que desde as pesquisas de Lefebvre des Nottes e depois, noutra perspectiva, de Marc Bloch e dos seus seguidores, bem como de Haudricourt, se saiba que as tcnicas rurais, longe de se terem mantido imutveis, haviam sofrido numerosas adaptaes e mesmo, por vezes, remodelaes muitssimo profundas e relativamente rpidas, destinadas a resolver desequilbrios provocados pelas tcnicas anteriores e inaugurando assim desequilbrios novos. Numa obra dedicada ao regime senhorial europeu entre o sculo V e o sculo XV (ver as Referncias no final deste artigo) analisei detalhadamente as transformaes operadas nas tcnicas agrrias e o leitor muito interessado encontrar a abundantssima bibliografia. Mas servir para alguma coisa? de mitos que se trata, e estes so tanto mais slidos quanto mais cegamente resistem s demonstraes que os invalidam. Os camponeses europeus foram considerados pelo romantismo como estando imemorialmente apegados a tcnicas que, por comparao com as velozes mutaes difundidas na indstria, eram apresentadas como neutras, efectivamente no-tcnicas. Ilustrativo deste percurso ideolgico o caso de Ernst Moritz Arndt, um dos expoentes do racismo e nacionalismo romntico de conotao lingustica, que derivou da apologia do campesinato para a apologia da terra. A natureza era, para Arndt, uma totalidade orgnica, em que plantas, pedras e seres humanos estavam inter-relacionados, sem que uns fossem mais importantes do que os outros. E assim o solo e a raa eram apresentados como partes de um mesmo conjunto.

No crculo de intelectuais formado pelo romantismo germnico tornou-se um lugar-comum a ideia de que as florestas haviam moldado a maneira de pensar teutnica e, portanto, haviam condicionado as caractersticas cerebrais da raa, e Martin Bernal, historiador que se deteve nestas questes, referiu a insistente propenso dos romnticos para deduzirem o carcter de um povo a partir das paisagens da sua terra natal. Note-se que eles no estavam a escolher o factor geogrfico em detrimento do factor racial, mas a uni-los ambos num conjunto indiferenciado, porque a viso de dados panoramas naturais suscitaria uma dada linguagem, e uma dada linguagem corresponderia a uma dada estrutura cerebral. Mal comeava o sculo XIX, observou Peter Staudenmaier, e j estava solidamente estabelecida a relao mortfera entre o amor terra e o nacionalismo racista militante. Criou-se assim o mito da harmonia do campons com a natureza ou, em termos mais drsticos, da prpria integrao do campons na natureza, enquanto elemento natural. Cultivador de razes, ele mesmo seria uma raiz, fundamente implantada na terra me. Os ecologistas actuais, ao postularem o equilbrio natural e considerarem a indstria demonaca por haver introduzido o desequilbrio, espartilham-se possivelmente sem o saber com um par de conceitos que estruturou a dialctica da histria na obra principal de Spengler, um dos monumentos do pensamento de extrema-direita nas primeiras dcadas do sculo passado a cultura, que corresponderia a uma essncia orgnica e se definiria pela coeso interna, e a civilizao, que seria meramente exterior e adventcia, no ultrapassando o plano tcnico. Tratava-se para Spengler da oposio entre a vida e o artifcio, entre o orgnico e o mecnico. Cultura e civilizao, isto , o corpo vivo e a mmia de um ser animado!. Nestes termos, inevitavelmente, a civilizao representa a vitria da cidade. A civilizao liberta-se da origem rural e corre para a sua prpria destruio. Muito antes de se terem iniciado as lucubraes ecolgicas, bastou a utilizao daquele par de conceitos para que um dos clssicos do pensamento de extrema-direita chegasse principal concluso dos ecologistas. Vejamos outros fios desta histria. Referncias A frase de Francis Bacon e o comentrio de Jean-Franois Revel encontram-se em Jean-Franois Revel, Histoire de la Philosophie Occidentale de

4 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

Thals Kant, Paris: Nil, 1994, pg. 357. A obra minha referida Poder e Dinheiro. Do Poder Pessoal ao Estado Impessoal no Regime Senhorial, Sculos V-XV,. 3 vols., Porto: Afrontamento, 1995, 1997, 2002. O leitor dever consultar o verbete Tcnicas agrrias no ndice de Assuntos, no final de cada volume. A observao de Martin Bernal encontra-se na sua obra Black Athena. The Afroasiatic Roots of Classical Civilization, vol. I: The Fabrication of Ancient Greece 1785-1985, New Brunswick, Nova Jersey: Rutgers University Press, 1987, pg. 334. A passagem de Peter Staudenmaier est em Janet Biehl e Peter Staudenmaier, Ecofascism. Lessons from the German Experience, Edimburgo e San Francisco: AK Press, 1995, pg. 6. As citaes de Oswald Spengler so retiradas da edio espanhola do seu livro, La Decadencia de Occidente. Bosquejo de una Morfologa de la Historia Universal, Madrid: Espasa-Calpe, 1942-1944, vol. II, pg. 205, e vol. III, pg. 150. Esta srie rene os seguintes artigos: 1) a mitificao do campons 2) a agricultura familiar no fascismo 3) a agricultura familiar no nazismo Etiquetas: Capitalismo, Ecologia, Economia Comentrios 29 Comentrios on "O mito da natureza: 1) a mitificao do campons"

1. Neto em 25 de Novembro de 2011 13:38 Joo Bernardo, tenho a impresso que alm do mito da natureza, h outro mito colado neste, que seria o de mito da comunidade, tambm apreciado por diversos segmentos da esquerda. um conjunto comum, integrado e orgnico, um quase orgo s e homogneo. a comunidade seria a extenso do campons? 2. Joo Bernardo em 25 de Novembro de 2011 14:18 Neto, O mito da comunidade existiu sem dvida no romantismo alemo, que desenvolveu a noo da sociedade como organismo, contra a noo jacobina da sociedade como soma de pessoas. interessante que a noo orgnica da sociedade, nascida num meio politicamente conservador e que rapidamente gerou o nacionalismo germnico antinapolenico, tivesse poucas dcadas depois dado origem, com Marx e Engels, noo orgnica de classes sociais. Karl Mannheim escreveu um muito bom livro a este respeito: Conservatism. A Contribution to the Sociology of Knowledge, Londres e Nova Iorque: Routledge & Kegan Paul, 1986. No sculo XX essa noo de organismo social foi mantida pelos marxistas, desde que o social fosse dividido em classes, ou seja, as classes foram entendidas como organismos sociais; e essa noo foi renovada pelos fascistas para a entidade estatal como um todo, uma sociedade entendida como um organismo total, onde no havia lugar para dissidncias ou divergncias. Evitam-se muitas confuses se virmos que o neoliberalismo actual est, assim, nos antpodas do fascismo, pois considera que no existe sociedade e que tudo se resume a uma soma de indivduos que, enquanto agentes econmicos, so unidos pelo mercado. Nesta perspectiva o neoliberalismo situa-se na mais pura tradio jacobina. Nisto tudo, onde fica o mito da natureza? No romantismo alemo o mito da natureza e o mito da comunidade articularam-se num quadro ideolgico nico, mas no creio que esta conjugao seja obrigatria nem para a direita nem para a esquerda. No obrigatria, mas existe em vrios casos. No Brasil, por exemplo, o mito da natureza e a mitificao do campons, prosseguidos pelos agro-ecolgicos e pelos movimentos permeados pela agro-ecologia, parecem inseparveis do mito da comunidade, como se os camponeses e a terra, fundidos numa entidade nica, fossem por si s comunitrios, quero dizer, como se a comunidade fosse natural, fizesse parte da natureza. As consequncias prticas deste tipo de mitos podem ser estudadas no Cambodja de Pol Pot e dos seus Khmers Vermelhos. 3. Theo em 25 de Novembro de 2011 16:41 Che, parabns pelo texto. Aguardo ansioso os dois prximos. Lembrei de uma citao, at bem conhecida, enquanto o lia, que me parece muito boa por duas razes, a primeira de que trs uma relao inerente entre o homem e a natureza, no recaindo em sua separao e estranhamento (que leva, ao extremo, a entender a natureza como um palco de aes do homem, o que discordo em sentido forte) e que ao mesmo tempo tem imbuda um princpio de movimento, de processos complementares, de descobrimentos e novos entendimentos. Enfim, ela: O homem a natureza tomando conscincia de si prpria. - Reclus Abrao 4. Andr em 25 de Novembro de 2011 17:30 Meio complicado esse texto Ele desenvolve uma linha de argumentao (cara a certos marxismos) que deslegitima qualquer preocupao com o MA como preocupao do capital. Ele parte de uma premissa (razovel) de que a natureza no existe a no ser enquanto interao entre ser humano e seu meio, para a partir da legitimar as transformaes operadas pelo capital no meio como melhores que as transformaes pr-capitalistas (no estou citando-o textualmente); inclusive, para chegar a ele parte de um punhado de exemplos pra fazer uma generalizao que eles no autorizam - pode ser que o livro dele que ele cita desenvolva mais exemplos que o autorizem em relao realidade europeia, no o li, confesso.

5 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

E esse lance de modos de vida arcaicos difcil de engolir tambm, pra dizer o mnimo. uma viso progressista (no pior sentido do termo), novamente, muito cara a certos marxismos. 5. D.Carib em 25 de Novembro de 2011 18:02 Transferindo o debate que comeamos (eu e Andr) pelo Facebook para c O marxismo iluminista, isso fato. E sendo iluminista, tambm apegado ideia de progresso. Entretanto, o oposto disso ainda pior, e no movimento dialtico (teoria X prtica) de todos ns anticapitalistas no vi nada que consiga apontar para a superao. Os ps-modernistas so o que mais tm coragem se assumir uma postura anti-iluminista e com isso jogam inmeros povos ao isolamento e misria em troca da defesa do multiculturalismo. Isso s serve para promoo interna dentro do meio acadmico, pois na prtica esses mesmos povos defendidos, em sua maioria, querem as garantias dos direitos humanos e os benefcios do desenvolvimento (como a medicina, a eletrnica, etc.). Ou seja: a mais pura modernidade (e no ps nem pr). O capitalismo (e a modernidade) sim melhor que qualquer modo de produo anterior, e isso era muito claro para qualquer anti-capitalista at ento, porque se no fosse assim voc e muitos outros j morariam em uma comunidade que se propusera a reproduzir este modo de produo melhor que o capitalismo. S o capitalismo global, os outros modos nunca o foram, o que d a entender que possvel reproduzir estas experincias em espaos isolados. O que ningum, com toda razo, faz. Isso no significa defender a forma atual de desenvolvimento das foras produtivas porque ela definida pelas relaes de produo conflitantes , muito menos defender um retrocesso, como querem os ecolgicos e os multiculturalistas. Significa que temos que partir daqui pra frente, no para trs. 6. Marcelo Lopes de Souza em 25 de Novembro de 2011 20:44 1) Toda antipatia para com a pasteurizao cultural , necessariamente, sinnimo de multiculturalismo e ps-modernismo? Ou, perguntando o mesmo de outra maneira: ao reconhecer os limites e as armadilhas do ps-modernismo e do culturalismo, tenho, necessariamente, de saudar o papel civilizatrio da ocidentalizao do mundo, do desenvolvimento econmico (capitalista) etc.? (Ou seja: tenho de perpetuar o padro analtico de Marx a propsito das consequncias da dominao britnica na ndia?) 2) Toda crtica radical ao carter antiecolgico do capitalismo , necessariamente, prisioneira de iluses a propsito de um equilbrio natural? 3) Toda anlise crtica dos problemas ecolgicos e sociais associados ao desenvolvimento econmico e urbanizao capitalistas , necessariamente, urbanfoba, romntica e idealizadora de sociedades e/ou modos de vida no urbanos e pr-industriais? Minha resposta NO para todas essas questes. Por isso, mesmo compartilhando largamente as objees de Joo Bernardo ao multiculturalismo, ao ps-modernismo e ao tipo usual de ambientalismo contemporneo - e, em meio a tantas imbecilidades e imposturas que lemos diariamente, a voz dissonante de Joo extremamente til -, creio que o padro explicativo contido no texto simplifica demasiadamente o quadro. As tolices, idealizaes, conexes e cumplicidades que Joo aponta so reais; contudo, ao nos restringirmos a elas, deixamos de lado autores e correntes que, mesmo quando minoritrios (mas tambm no , em nossos tempos ps-modernos, minoritria a reflexo de Joo?), so dignos de nota (intelectual e politicamente), como Murray Bookchin e sua ecologia social, por exemplo. 7. Joo Bernardo em 26 de Novembro de 2011 02:33 Caro Marcelo, Neste artigo eu digo somente aquilo que l escrevi, no menos, mas tambm no mais. A chave deste artigo parece-me ser a afirmao seguinte: quanto mais rudimentares forem os meios tcnicos empregues por uma sociedade tanto mais vastas sero as repercusses da sua aco sobre a natureza, por comparao com os resultados obtidos no plano da produo material. Infelizmente a generalidade dos ecolgicos profundamente ignorante em tudo o que diz respeito histria das tcnicas. Quanto a Murray Bookchin, fao notar que citei o excelente livro de Janet Biehl e Peter Staudenmaier. Est indicado nas referncias. Mas os dois artigos seguintes mostraro onde quero chegar, certamente suscitando ainda mais indignao por parte dos leitores. 8. ricardo em 26 de Novembro de 2011 07:38 Cara, minha critica seria melhor lhe expor ao vivo mas penso que faltou destacar o quanto a ideia de comunismo de Marx(nas raras vezes q ele se aventura a esboar) romantina, naturalista, uma espcie de retorno (afinal revoluo vem disso..) a uma harmonia natural no me lembro a passagem exatamas vc deve se lembrar: [} de manh sou caador, de tarde poeta, de noite jardineiro algo desse naipe enfim o stirner deslocado para o comunismo no ? por paradoxal q seja, o individualismo integralo fim do estado, o anarquismo ora, nesse esquema, a economia simplesmente cumpre a funo de nos libertar das necessidades e emnacipar o indivduo de qualquer coero pode parecer ingnuo hj em dia, mas acho bom lembrar q esse o horizonte de Marxe q todo seu estudo do capital (capitalismo um termo inexistente at o fim do XIX) com vistas a radicalizar o liberalismo esquerdistas querem me bater qdo falo issomas tu sabe: quem inventou o esquema estrutura-superestrura? os iluministas liberais escoceses! (teoria dos 4 estgios)

6 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

enfim seu joo bernardo, fico por aqui por oraqqq dia nos trombamos pr conversar sobre isso molhando a palavra numa boa cerveja abrao PS: j leu ou conhece Luiz Alfredo Galvo? 9. Marcelo Lopes de Souza em 26 de Novembro de 2011 07:46 Prezado Joo: Espero que voc no tenha visto, pelo menos nas minhas palavras, indignao, pois indignao no houve. O que houve foi a tentativa de, camaradamente, pensar junto (dentro, inclusive, do esprito do excelente texto Pensar sobre as lutas, que o Passa Palavra publicou h alguns dias). Como conheo e aprecio os seus trabalhos h muitos anos, acredito que muito dificilmente voc suscitaria uma reao de indignao da minha parte. Na verdade, suas reflexes e provocaes - a comear por aquela a respeito da classe dos gestores - foram, isso sim, parte essencial da minha formao. Contudo, que montono e aborrecido seria (creio que at para voc) se concordssemos em tudo e o tempo todo, no verdade? 10. Joo Bernardo em 26 de Novembro de 2011 09:52 Ricardo, No, no conheo Luiz Alfredo Galvo, mas no me vou esquecer da sua indicao. Marcelo, De modo nenhum estava a pensar em voc nem no seu comentrio. Alis, eu disse que seriam os dois artigos seguintes a suscitar ainda mais indignao por parte dos leitores. Espere pela prxima semana e depois pela outra, e vai ver o que me ho-de chamar 11. Ruan em 26 de Novembro de 2011 15:53 Ante uma sociedade que se destri e se recria incessantemente surge o mito de uma natureza plena e imutvel a ser preservada, quando na verdade no existe natureza alguma. Dizer que existe natureza do mesmo plano psicolgico que afirmar a existncia de deus. Trata-se de criao de absolutos, espcie de ncoras existenciais. Ante uma existncia que se cria, se destri e se recria as pessoas vo se apegando a esses absolutos inventados, para terem a ideia de algo permanente. Se no deus, a natureza. Mas levei o seu raciocnio mais longe e v que poderia ser outras coisas mais: a condio feminina, o ser homem ou ser mulher, que hoje so anunciados em certos setores como uma espcie de ligao a algo eterno e para alm do campo humano. A raa em outras pocas, a lngua, a comunidade, ou o prprio humano, quando se apresenta a condio humana de forma deificada, a animalidade. Hoje natureza, condio feminina, animais so basicamente apresentados como entidades de base religiosa. 12. Z Debate em 26 de Novembro de 2011 16:20 Achei muito bacana o texto, muito elucidativo para muitas coisas, mas no vou engoli-lo todo, porque h nebulosidades Por exemplo: de fato, tnicas rudimentares podem ser mais devastadores, s que resta nos perguntarmos o que tcnicas rudimentares. Bernardo deu alguns exemplos primitivos, parece razovel, (embora eu duvide que a populao primeva conseguisse devastar algo em pequeno numero de pessoas, sei la, sinto que acreditar naqueles exemplos me precipitaria) Eu acredito que tcnicas rudimentares no se deve encaixar apenas em modelos de produo do PASSADO, mas tbm em tcnicas de produo do FUTURO. Hoje em dia temos um potencial de limpeza tecnologica do planeta muito grande, mas tbm temos uma produo quantitativa de obsoletos megaloexagerada posso considerar isso como rudimentar, mesmo com as tcnicas de ponta? A questo : qual modelo de produo nos interessa realmente? O atual em tecnologia de ponta est repleta de desastres ecologicos assim como humanos. E SABEMOS QUE MUITAS VEZES PODERIA-SE USAR TCNICAS MAIS SEGURAS, MAIS DESENVOLVIDAS E QUE S NO SO POR CAUSA DA IMPOSSBILIDADE TRAVADA PELO CAPITAL. Penso em algo do tipo: PRECISAMOS ENCONTRAR A TECNOLOGIA QUE NO SE SUBMETA AO CAPITAL, TENDO ELA UM ALTO DESENVOLVIMENTO OU SENDO TRADICIONAL, O QUE IMPORTA ESTA NOS SERVIR E NO A PRODUO EM SI - MAIS PRECISAMENTE;O CAPITAL 13. Carla em 26 de Novembro de 2011 19:30 Joo, a respeito da parte em que fala dos antroplogos que desejam preservar o seu objeto de estudo interessante a notcia abaixo: Jovens ndios questionam ritos com dor; antroploga defende tradio http://www.paulopes.com.br/2011/05/jovens-indios-questionam-ritos-com-dor.html 14. Leo Vinicius em 27 de Novembro de 2011 18:54 Concordo com o primeiro comentrio do Marcelo Lopes de Souza.

7 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

15. Carla em 27 de Novembro de 2011 19:16 Eu vejo que todo o discurso ecolgico est muito mais relacionado com a luta por poder dos ecocratas ou aspirantes a ecocratas que qualquer outra coisa. mais gente buscando uma fundamentao cientfica para controlar nossas vidas. O autor de Crime e Castigo criticava os socialistas da poca de serem somente capazes de amar uma humanidade abstrata mas incapazes de amar algum em particular, aos semelhantes. Tal raciocnio pode ser facilmente aplicado aos ecocratas que so capazes de amar o planeta ou a natureza, como queiram, mas incapazes de amar o prximo ou suas empregadas domsticas. 16. Lucas em 28 de Novembro de 2011 20:13 O texto e seu carter provocativo so muito bons, necessrios. De fato, h muita mitificao de conceitos relacionados natureza, ao campons, etc, e tais mitificaes possuem, como bem indica o texto, pressupostos ideolgicos. Apesar de concordar com tudo isso e com o teor geral do texto, tambm acho as objees do 1o comentrio de Marcelo Lopes de Souza fundamentais. necessrio irmos alm de conceitos pouco determinados para podermos conjugar o que interessa entre luta anti-capitalista e ecologia, sem com isso recair nos problemas j apontados pelo texto. Compartilho aqui um trecho de uma entrevista do antroplogo Eduardo Viveiros de Castro na publicao Rio Negro - Rio Babel que, embora no trate diretamente deste debate, me parece que joga ideias importantes para ele, apesar de vir uma rea to passvel de ser genericamente criticada como a antropologia. Se o ponto do texto de Joo Bernardo a relao inversamente proporcional entre progresso da tcnica e impacto sobre a natureza, o que em parte concordo, essa entrevista introduz mais variveis - perspectivas - (vale dizer que no mesma coisa que relativismo) nessa equao. O ponto de vista em que essa relao vale inteiramente especfico e no universal e, pode-se dizer, especfico de nosso progresso histrico e, portanto, dentre outras coisas, muito relacionado com onde estamos agora, o capitalismo, com tudo de necessrio e contigente que o fato de estarmos nele significa. * Trechos retirados da Entrevista dada por Viveiro de Castro ( Rio Negro Rio Babel). Sintonia socioambiental Eu diria que a sintonia dos ndios com a natureza no nem natural nem sobrenatural: antes, ela social, isto , mediada por formas especficas de organizao scio-poltica, uma vez que natureza natureza para uma sociedade determinada, fora da qual ela se reduz a uma abstrao vazia. De-socializar o saber indgena, isso , purifica-lo em laboratrio num sentido no real, mas metafrico do termo pasteuriz-lo , retirar as impurezas cosmolgicas contidas nele para liberar a sua substncia epistemolgica ativa expropri-lo teoricamente e, penso eu, inutiliz-lo praticamente. Eu no consigo deixar de dizer que valorizar as culturas indgenas porque estas constituem um reservatrio potencial de tecnologias teis para o desenvolvimento sustentvel da Amaznia uma instrumentalizao da nossa relao com esses povos, fruto de uma atitude utilitarista e etnocntrica , que aprece s admitir o direito de existncia dos outros se estes servirem a algo para ns e ,portanto, enfim, como um certo gosto amargo na boca que temos que dizer que as tecnologias indgenas so fundamentais para o desenvolvimento sustentvel da Amaznia. Parece que se assim no fosse , se os ndios no soubessem de nada interesante para ns, ento poderamos acabar com todos eles porque esto atrapalhando e tem gente que pensa exatamente isso. As relaes com a natureza no so nunca em se tratando de sociedades humanas relaes naturais, mas so sempre relaes sociais. () Esse aspecto fundamentalmente social das relaes entre sociedade e natureza, ao meu ver, est na origem mesma da reflexo cosmolgica indgena e, enquanto tal , ele contrasta de modo notvel com a concepo de natureza que projetada pela tradio filosfica e cosmolgica ocidental moderna. Se pudssemos caracterizar em poucas palavras o que seria uma atitude bsica de todas as culturas indgenas do continente, eu diria que as relaes entre uma sociedade e os componentes de seu ambiente so pensadas e vividas como relaes sociais, isto , como relaes entre pessoas. O saber indgena, se ele est fundado como o nosso em uma teoria instrumental das relaes de causalidade, est ao mesmo tempo visceralmente associado a uma imagem de universo que comandado por categorias diferentes das de causa e efeito: so as categorais da inteno e da agncia, isto , da vontade. um pensamento que supe uma experincia que a gente poderia chamar scio-mrfica do Cosmos, tomando-o como uma grande sociedade; de todos os seres que compe o universo como ligados a ns por relaes sociais. Em outras palavras: aquilo que para ns divide o mundo, a saber, o mundo da fsica e o mundo da semntica, o mundo da natureza e o mundo da cultura, o mundo dos bilogos e o mundo dos antroplogos sociais, no caso indgena, so ontologicamente co-extensivas , no h como separar-las ; elas so epistemologicamente idnticas , no h como distinguir uma da outra. A natureza no natural, isto , passiva, objetiva, neutra e muda, como o para ns; os humanos no tm monoplio da posio de agente e de sujeito. Ns no somos os nicos a conhecer algo que essencialmente ignorante de si mesmo que como ns concebemos a natureza -, enquanto temos o dom ou a maldio depende de como consideramos de, ao contrrio , sabermos que sabemos de alguma coisa enquanto que os animais, as plantas, as pedras no sabem de nada, e o que sabem alguma coisa no sabem que sabem- os pobres dos macacos, dos primatas superiores, que sabem alguma coisa, como admitimos, mas no sabem que sabem como ns sabemos e assim, portanto, ns somos naturalmente especiais. Esse o ponto : no saber indgena sobre a natureza, os humanos no so o nico foco da voz ativa do discurso

8 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

cosmolgico. Se eu fosse prosseguindo com esse contraste eu diria que a categoria que comanda as relaes entre homem e natureza na nossa tradio moderna a categoria da produo. Nessa tradio a produo concebida como um ato prometeico, herico, de subordinao da matria inerte inteno humana. Esse modelo talvez esteja enraizado na teologia da criao bblica, mas foi ter seu apogeu no sculo XIX, tanto esquerda quanto direita: a idia de que o trabalho a essncia do homem, de que viver produzir. Da se segue tudo o que vocs esto cansados de ouvir: desenvolvimento, crescimento, que o homem nasceu para produzir , nasceu para trabalhar idia infeliz. Ns sabemos que, de tanto produzir, ns vamos acabar desproduzindo tudo o que est ai. 17. Gustavo Vilella da Costa Galdino em 29 de Novembro de 2011 14:10 Bom dia. Eu concordo com o questionamento do Marcelo Lopes de Souza. Acho que o Joo faz uma crtica correta, mas que se enquadra apenas em uma parte do movimento ecolgico. Ele homogeneza um quadro que bem complexo. Pela minha experincia, que bem curta, j vi muita gente que pensa exatamente como ele colocou, por exemplo: acreditam que as comunidades tradicionais devem continuar sem eletricidade, pois, para essas pessoas, talvez seja mais charmoso viajar para um lugar que no possui esse tipo de benefcio. Faz-se necessrio refletir em como viver o ano inteiro sem lmpada (LUZ), sem geladeira, sem celular, sem computador, entre outros. Esse o tipo de corrente que acredita que a cultura no dinmica e que as mesmas tcnicas devem ser utilizadas depois de dezenas ou centenas de anos sem que passem por uma modernizao. Por outro lado, existe uma corrente que pensa de maneira diferente; vou dar outro exemplo pessoal: o projeto de extenso Razes e Frutos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acabou de ganhar um edital que propem a viabilizao de um projeto de gerao de energia eltrica dentro de uma comunidade caiara e ao mesmo tempo familiarizar a comunidade com tcnicas de comunicao (internet e vdeo). Ou seja, levar algumas tcnicas da modernidade urbana para uma comunidade tradicional. Mas na hora de ensinar essas tcnicas modernas tentamos nos aproximar da cultura tradicional. Um exemplo a produo de filmes que valorizem as suas prticas tradicionais (aquelas prticas que achamos positivas), como uma oficina de cestaria ou a pesca artesanal da lula. Eu no acredito que a cultura e as tcnicas tradicionais devam ser desvalorizadas e renegadas sem critrio, devemos nos conscientizar de que algumas prticas so positivas e outras negativas. Em um comentrio, o Joo fez crticas a agroecologia. Temos que refletir sobre isso, pois uma crtica bem colocada e boa parte do movimento pensa exatamente dessa maneira. Mas ao mesmo tempo um dos pontos fundamentais da agroecologia a interao entre tcnicas tradicionais com tcnicas modernas. bem contraditrio. Eu acredito que o Joo pecou por pegar uma caracterstica de parte do movimento e estender a todo o movimento. Ele simplificou algo que extremamente complexo. Abraos, Gustavo. 18. Alexandre em 29 de Novembro de 2011 19:48 Caro Joo Bernardo, Creio que entre os meios tcnicos que voc designou por rudimentares e aos atribui carter mais mais destrutivo e os meios tcnicos ditos avanados que vm supostamente corrigir os desequilbiros causados pelos primeiros e poupar a natureza de danos maiores subsistem algumas diferenas importantes. Em primeiro lugar, a relao que voc estabelece entre eles , aparentemente, a de sucesso cronolgica, aqueles viriam antes destes e estariam fadados superao; se a histria oferece dezenas de exemplos em abono a essa tese, o presente oferece outros tantos em apoio anttese. As duas modalidades tcnicas coexistem hoje e se articulam por vezes, em certos setores, em uma s cadeia de produo. Essa premissa cronolgica, evolucionista, to frequentemente associada ao discurso pr-tecnologia e amide contestada, a questo menos importante. O caso que a substiuio tecnolgica no se faz para superar desequilbrios, mas para ampliar a escala de explorao. A agricultura decerto o melhor exemplo disto. Essa ampliao da escala maximiza os danos da tecnologia nova a ponto de esta tornar-se infinitamente mais destrutiva que a tecnologia dita rudimentar. Se quiser uma imagem atual, convido-o a verificar os diferentes impactos ambientais causados pela presena de uma comunidade ribeirinha ou quilombola em uma floresta, mesmo que vivendo exclusivamente da extrao de madeira, e os impactos acarretados pela instaurao de uma monocultura. A qualidade da destruio, isto , o tipo de dano causado, perde toda importncia ante as ordens de grandeza em causa. Outro ponto decorrente deste: para as comunidades tradicionais, a explorao do meio ambiente est relacionada reproduo de seu modo de existir , noutros termos, sua relao com o meio-ambiente no pode ser enquadrada nos termos da relao sujeito-objeto que consubstancia a ideia mesma de propriedade. Por outro lado, a ampliao da escala de produo propiciada por uma diferente modalidade tecnolgica diz respeito antes reproduo do capital que a reproduo do modo de existir do capitalista que a empreende. Por fim, concordando embora com toda a parte inicial de seu texto e com a crtica aos usos que a antropologia tm feito do multiculturalismo, tomo a liberdade apenas de frisar que uma comunidade cuja modo de produo no segue o parmetro teconlgico atual no pode ser considerada um resqucio da histria; ela apresenta-se muitas vezes justamente como foco de resistncia mercantilizao de seu modo de vida e ao projeto de explorao do capital sobre a natureza. Note que no afirmo que tal comunidade siga conservando padres imutveis de produo - ela adota por vezes os novos modos de fazer, na medida em que tm acesso a eles, isto , na medida em que tm acesso aos meios de produo em que eles se materializam e na medida em que aderir a eles no signifique sua proletarizao. O que me parece que, muita vez, a apologia tecnologia e a relativizao (devida) histrica da ideia de comunidades tradicionais serve apenas a deslegitimar a luta poltica desses povos - que no se ajustam ao mundo do capital, ao projeto totalizante do capital - como uma reao conservadora ante a evoluo geral da vida, e, desse ponto de vista, no serve menos corrente de direita que valoriza a instalidade quanto o discurso defensivo dos multiculturalistas serve corrente de direita identificada ao conservadorismo. um abrao, alexandre

9 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

19. Joo Bernardo em 29 de Novembro de 2011 21:35 Em geral prefiro deixar os comentrios para os leitores e limitar-me a responder a perguntas e a corrigir erros flagrantes, se for o caso. O autor j tem o privilgio de se exprimir no artigo, convm que deixe espao para as objeces, e entre os textos de um e de outros o leitor formar a sua opinio. Mas o comentrio de Alexandre, que agradeo, pode considerar-se tanto objeces como perguntas; por isso vou responder-lhe o mais sinteticamente que conseguir. 1) Eu escrevi que proporcionalmente ao nvel de produo pretendido, as tecnologias mais toscas so as que ocasionam efeitos secundrios mais considerveis e que perturbam reas mais vastas. conveniente no esquecer o primeiro membro da regra: proporcionalmente ao nvel de produo pretendido. Os danos eventualmente provocados pelas tecnologias recentes, que em termos absolutos so maiores do que os provocados pelas tecnologias arcaicas, so menores proporcionalmente ao nvel de produo atingido. Alm disso, as tecnologias recentes tm tambm uma capacidade muito superior para corrigir tais danos. 2) Os sistemas de produo arcaicos sobrevivem hoje na medida em que foram integrados naquilo a que o marxismo estruturalista francs da minha juventude denominava formaes econmico-sociais, ou seja, foram integrados em estruturas que articulam mais de um modo de produo, mas em que o modo de produo capitalista ocupa o lugar determinante. Nessas estruturas, os modos de produo arcaicos cumprem invariavelmente o papel de reforar a extorso de mais-valia absoluta. O movimento ecolgico hoje o promotor de esquerda da mais-valia absoluta, cumprindo assim um papel muitssimo funesto. 3) Alexandre escreveu que para as comunidades tradicionais [...] sua relao com o meio-ambiente no pode ser enquadrada nos termos da relao sujeito-objeto [...]. A este respeito, duas observaes: a) Esta viso lrica das sociedades arcaicas baseia-se no estudo das formas ideolgicas produzidas por essas sociedades, isto partindo do princpio de que tais formas ideolgicas sejam bem estudadas e bem entendidas. E assim se comete o erro de comparar a realidade tecnolgica do capitalismo, por um lado, com, por outro lado, a ideologia que sociedades arcaicas produziram sobre a tecnologia. b) Quando chegarmos ao terceiro e ltimo artigo desta srie, os leitores tero oportunidade de ver como a tese expressa por Alexandre idntica que foi defendida pelos idelogos e prticos ruralistas do Terceiro Reich. E como sei que este tipo de afirmaes leva as pessoas a darem pulos de indignao, lembro o seguinte. Marcelo Lopes de Souza, num dos comentrios a este artigo, invocou elogiosamente o trabalho de Murray Bookchin. Ora, uma das melhores obras que conheo acerca da relao ntima entre o nacional-socialismo germnico e a ecologia a de Janet Biehl e Peter Staudenmaier, que cito nas referncias. Para quem no o saiba, Janet Biehl foi a mais ntima colaboradora de Bookchin. Mas isto fica talvez para o terceiro artigo, se os leitores tiverem a pacincia de l chegar. 4) Alexandre escreveu que muita vez, a apologia tecnologia e a relativizao (devida) histrica da ideia de comunidades tradicionais serve apenas a deslegitimar a luta poltica desses povos [..]. Com efeito, muitas vezes serve. Mas noutras no serve, e o meu caso. No entanto, se posso participar na defesa dessas lutas, analiso-as sob uma ptica diferente e atribuo-lhes um valor diferente do que fazem aqueles que encaram essas comunidades na perspectiva que eu estou aqui a criticar. As lutas sociais, pelo menos quando adquirem certo relevo, juntam sempre pessoas com perspectivas distintas. 20. Eu de um povo. em 30 de Novembro de 2011 05:24 Luta social, tambm se caracteriza por resistncia.Essas comunidades tradicionais ainda resistemAlem de qualquer teoria ou colonialidade existem, por que resistem.Por elas mesmas.isso tambm uma luta.Sabem viver assim.Nao vejo como conservadorismo essa valorizaao somente, essa resistencia e o valor que se prega a ela.Pode sim ser reformista a questao de tentar discutir uma imutabilidade, mas a mutaao pode ser de outras formas,para outros rumos porm. Uma comunidade tradicional tem poder de organizar tal diferenciaao local, transformar agregar e persistir apartir da, nao em carater de imutabilidade, mas de persistencia. A luta social, junta sempre pessoas com perspectivas distintas Gostei disso.A luta pode tabm ser distinta,mas contra o mesmo inimigo. E nessa luta, existe o intelectual, o politico opressor (tambm intelectual as vezes) e o povo. E na hora que a luta social explode por vontade dos intelctuais, do poltico e do povo oprimido o que morre sempre o povo,(e acho que ja vi muito isso)o verdadeiro oprimido que nao sabe de tanta teoria,mas por ela acaba pagando. Talvez possa ter sado um pouco do cerne da discussao E assim caminha a nossa ciencia, eu nao sei muito dela, mas deixo aqui meu comentrio. Pois eu gostaria mesmo era de ouvir a histria do povo, essa que nao vi no banco da escola. Acho que ele ainda v sua histria de forma distinta. Um bom texto! bem reflexivo. 21. ... em 30 de Novembro de 2011 18:28 O inimigo Oculto to oculto, que poderemos pensar ser ele um amigo a habitar nossos lares. Um livro que expandiu minhas idias, Joao Bernardo. Uma construao aprende-lo. 22. Jlio em 30 de Novembro de 2011 19:33 Caro Joo, pode por favor desenvolver mais, ou me indicar algum texto que o faa, a afirmao abaixo, feita no comentrio acima? Os modos de produo arcaicos cumprem invariavelmente o papel de reforar a extorso de mais-valia absoluta. O movimento ecolgico hoje o promotor de esquerda da mais-valia absoluta, cumprindo assim um papel muitssimo funesto. Brigado, um abrao 23. Joo Bernardo em 30 de Novembro de 2011 23:54 Caro Jlio, No cheguei a essa concluso graas leitura de nenhuma obra em especial, mas atravs do que vou lendo nas revistas de assuntos econmicos e nos prprios artigos dos defensores da ecologia. So muito raras as crticas de esquerda ecologia; no geral todos entram nesse barco, de tal modo que hoje ecologia se confunde com esprito cvico. Mas o meu argumento principal decorre do facto de a generalidade dos ecologistas fazer a apologia da economia domstica. Ora, a economia domstica caracteriza-se, entre outras coisas, por no contabilizar o trabalho como

10 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

um custo de produo. A utopia da mais-valia absoluta consiste na eliminao dos custos do trabalho, enquanto a mais-valia relativa resulta do aumento da produtividade, que exige os desenvolvimentos tecnolgicos aos quais os ecologistas so avessos. Tratei mais detalhadamente desta questo h muitos anos atrs, num livro intitulado O Inimigo Oculto. Ensaio sobre a Luta de Classes, Manifesto Anti-Ecolgico, (Porto: Afrontamento, 1979). Na internet encontra-se disponvel em vrios lugares um conjunto de extractos deste livro. Nunca averiguei se esses extractos reproduzem o pensamento original, mas no h razo para admitir que tal no suceda. No prximo artigo desta srie, que ser publicado dentro de poucos dias, abordo essa questo e indico outro livro meu em que ela est analisada mais extensivamente. 24. Roberto em 1 de Dezembro de 2011 04:20 Procurei o livro O Inimigo Oculto. Ensaio sobre a Luta de Classes, Manifesto Anti-Ecolgico na internet, mas no encontro em lugar algum, algum sabe onde encontrar ou tem em meio digital para disponibilizar? 25. Joo Bernardo em 1 de Dezembro de 2011 10:44 Roberto, Procurando com o meu nome e o inimigo oculto, encontrei rapidamente, alm dos inevitveis sites de livreiros, dois lugares onde existem extractos on-line: http://comunism0.wordpress.com/o-movimento-ecologico-e-hoje-o-inimigo-oculto/ http://cai.xtreemhost.com/cdc-galiza/inimigo.htm No procurei mais porque isto me pareceu suficiente. Espero que lhe seja til. 26. iraldo em 3 de Dezembro de 2011 23:04 Roberto, comprei o meu por encomenda pela livraria cultura. Veja se ainda possvel. saudaes! 27. Lucas Spin em 6 de Dezembro de 2011 13:25 Eu que no gostaria de viver no mundo socialista do Joo Bernardo. QUe a natureza seja objeto de uma ideologia da natureza intocada fato. Que os ecologistas mais puristas que defendem a lei do equilbrio entrpico das energias do mundo so uma elite que preferia ver o mundo conservado dentro de um aqurio, eu tambm entendo. Mas considerar que todas as formaes econmicas pr-capitalistas so fonte deliberao para a extrao de mais-valia ignorar (do alto do comodismo de um neo-iluminismo anti-social) que os principais movimentos de resistncia ao Capital esto se desenvolvendo junto s populaes dos ltimos territrios de reservas naturais e energticas da terra. Considerar quilombolas, indgenas, camponeses e a agroecologia a base do fascismo sintomtico de uma leitura ortodoxa da realidade, a partir de uma apologia do desenvolvimento das foras produtivas. se o Joao bernardo prefere cheirar fumaa de leo diesel e preferir a construo de mega-obras de infra-estrutura para terminar de uma vez por todas com o arcasmo das sociedades atrasadas, eu o convidaria para um passeio pelos canteiros de obras dos portos, represas e usinas e rodovias pelo mundo a fora que esto continuamente forando a proletarizao em massa de populaes que tinham ao menos sua subsistncia garantida, em alternativa a se obrigarem a vender sua fora de trabalho no mercado capitalista. S falta dizer que o chico mendes o fascista do sculo. 28. Joo Valente Aguiar em 6 de Dezembro de 2011 18:28 Eu creio que o contributo mais significativo deste artigo do Joo Bernardo situa-se no campo da desconstruo da tese do meio ambiente como se de uma relao de equilbrio e harmonia se tratasse. Penso que este o eixo central deste texto e a partir dele que se pode compreender a argumentao do autor. sobre a questo da mais-valia absoluta. inegvel que o ecologismo cai direitinho nas lgicas do seu incremento. Mas creio que tambm se relaciona ou se pode relacionar, se bem que em menor grau, com a mais-valia relativa. Aqui estou a pensar na apropriao que algumas grandes empresas do agro-negcio tm feito da retrica ecologista para se apresentarem como empresas ecologicamente sustentveis e amigas do ambiente. Ora, muitas dessas empresas tm a agricultura mecanizada e no utilizam mo-de-obra intensiva. E a publicidade institucional que difundem no me parece ser mto diferente da substncia de muitos dos argumentos ecologistas: utilizar os meios naturais de modo a no quebrar o equilbrio ecolgico (exemplo - renovar sustentavelmente os solos ou o stock de rvores de uma determinada rea para subsequente produo de madeira, mobilirio, etc.); produzir com qualidade e sem pesticidas (deixando intocada a relao da explorao). abrao 29. Joo Bernardo em 7 de Dezembro de 2011 01:19 Valente de Aguiar, Tens toda a razo. Quando escrevi que os ecolgicos promovem a mais-valia absoluta referia-me aos propriamente ditos, e quanto mais esquerda se julgam, pior. Mas os administradores das grandes empresas so demasiadamente inteligentes para no converterem tudo em estmulo mais-valia relativa. Alis, um desenvolvimento econmico pensado em termos de mais-valia absoluta insustentvel e o nico desenvolvimento sustentvel ocorre no quadro da mais-valia relativa. Para quem goste de exemplos prticos, dos pases que conheo a Sucia o que em maior grau entronizou a mais-valia relativa. tambm aquele que mais longe leva as consideraes ambientais.

11 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

Nome (*obrigatrio)

Email (*obrigatrio - no ser exibido)

Site

Comente!

Citando... William de Baskerville


No te fies nas renovaes do gnero humano quando delas falam as crias e as cortes. William de Baskerville, personagem do romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco (n. 1932).

Flagrantes Delitos
Falsear a histria Adriano Moreira, ministro do Ultramar durante o fascismo portugus, declarou que associ-lo reabertura do campo de concentrao do Tarrafal falsear a histria. Esse campo de concentrao estava situado no lugar de Cho Bom, concelho do Tarrafal, em Cabo Verde, que era naquela poca uma colnia portuguesa. E em 10 de Dezembro, Dia Universal dos Direitos Humanos, Adriano Moreira recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Mindelo, situada precisamente em Cabo Verde, agora independente. Ora, a Portaria n 18.539, de 17 de Junho de 1961, assinada por Adriano Moreira, decretou o estabelecimento de um campo de trabalho em Cho Bom, destinado aos nacionalistas africanos. Se no acreditar, clique aqui para ver o documento. Passa Palavra Leia outros Flagrantes Delitos

O Anzol (39)

Ver e Ouvir
(udio) Mobilizao contra obras da Copa no Rio de Janeiro Imagens do ato e encaminhamentos da greve da USP Re-reportagem sobre a inaugurao da ETEC Jornalista Roberto Marinho Represso greve com ocupao na Universidade Federal de Rondnia Estudante processa Facebook por violao de dados Greve dos operrios da Odebrecht em Recife Veja e oua outros "Em Directo"

Eventos

12 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

Comunique-nos os eventos que deseja anunciar para passapalavra@passapalavra.info 04, 11 e 18 DEZ, das 15h30 s 17h30, PT Lisboa Casa da Achada: Oficina - prendas sou eu que as fao 05, 12, 19 e 26 DEZ, 18h30, PT Lisboa Casa da Achada: ciclo A Paleta e O Mundo III 05, 12, 19 e 26 DEZ, 21h30, PT Lisboa Casa da Achada: ciclo Estrelas de Hollywood 11 DEZ, das 18h madrugada, BR So Paulo Lanamento do Livro Primeiras Prosas do Coletivo Sarau da Ademar - SARAU e FESTA 12 DEZ, 18h30 e 21h30, PT Lisboa Casa da Achada: ciclos A Paleta e O Mundo e Estrelas de Hollywood 13 DEZ, 21h, PT Lisboa Lx Factory: Era uma vez uma Palestina no contada 14 DEZ, das 14h s 17h, BR So Paulo Ato pblico: Cumpra-se: pelo cumprimento da sentena do caso Guerrilha do Araguaia da Corte Interamericana de Direitos Humanos 15 DEZ, 18h, PT Lisboa Casa da Achada: Livros das Nossas Vidas - O Doutor Jivago de Boris Pasternak, por Joo Rodrigues 09 a 28 JAN, BR Bahia 6 Estgio Interdisciplinar de Vivncia e Interveno 16 e 17 FEV, PT Lisboa Faculdade de Cincias Sociais e Humanas, UNL: colquio internacional Fordismo e Ps-Fordismo: Ciclos e Transformaes na Sociedade Contempornea 09 a 11 MAI, BR Goinia II Simpsio Nacional Marxismo Libertrio Para mais informaes sobre cada evento clique no respectivo link. Para um apanhado dos eventos de um dado ms clique aqui abaixo na etiqueta ("tag") desse ms.

Etiquetas
frica_do_Sul Anarquismo Arte Artes_plsticas

Bairros_e_cidades Burocratizao Calendrio_AGOSTO_2011 Calendrio_DEZEMBRO_2011 Calendrio_Novembro_2011

Calendrio_OUTUBRO_2011 Calendrio_SETEMBRO_2011 Capitalismo Censura Cesare_Battisti Cinema DEBATES_Por_Dentro_E_Por_Fora Desporto/esporte DOSSIS_TEMTICOS Ecologia

Economia Eleies

Ensino ESPECIAL_1_de_maio Exrcito_e_guerra Extrema_direita Extrema_esquerda Governos_nacionais_e_internacionais Greves Juventude Literatura

Mdia/comunicao_social Msica Marxismo Migrantes Nacionalismo Nunca_Antes_na_Histria_Deste_Pas

Ocupaes Outras_lutas Racismo Reflexes Religio

Represso_e_liberdades Revolues Sade Sexualidade Socialismo Teatro Trabalho_e_sindicatos Transportes Vigilncia

Comentrios recentes
Joo Bernardo on O mito da natureza: 2) a agricultura familiar no fascismo Rodrigo on O mito da natureza: 2) a agricultura familiar no fascismo Z on O mito da natureza: 3) a agricultura familiar no nazismo mayara on Relatos dos Atingidos pela Vale (PA, MA, TO) nem on A militarizao e a problemtica uspiana: 1 Parte

Ligaes Sugeridas
Ligaes Sugeridas

13 de 14

11/12/2011 22:28

O mito da natureza: 1) a mitificao do campons : Passa Palavra

http://passapalavra.info/?p=48913

Atualizaes
Dezembro 2011 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Nov

Estatsticas
Estimativa de acessos Hoje: 530 Ontem: 1194 (c) Copyleft: livre a reproduo para fins no comerciais, desde que o autor e o site passapalavra.info sejam citados e esta nota seja includa. Log in

14 de 14

11/12/2011 22:28

Das könnte Ihnen auch gefallen