Sie sind auf Seite 1von 2

Dolce stil nuovo Expresso criada por Dante que servia para designar a poesia da sua juventude e de outros

poetas contemporneos, reunidos em Florena nos fins do sculo XIII e princpios do XIV. O dolce stil nuovo caracteriza-se por uma nova concepo do amor, segundo a qual somente o corao nobre, lmpido, capaz do verdadeiro amor, e, em contrapartida, o amor apenas habita o corao nobre. Amor deve elevar os seres, platonicamente, de grau em grau at contemplao suprema das ideias puras. O amor entendido como um sentimento espiritual que transfigura os amantes pela viso de uma bem-aventurana. Medida Nova A escola clssica, mais exigente quanto modelao da matria potica do que a escola tradicional, introduziu o decasslabo (metro que d possibilidades mais amplas de expresso) e novos gneros de estrutura poemtica greco-latina ou italiana soneto, cano, sextina, cloga, elegia, ode, epitalmio, epigrama, epstola, oitava. Os humanistas passaram, ento, a empregar sistematicamente o verso decasslabo, denominado ento de medida nova, em oposio s redondilhas medievais, chamadas de medida velha.

Formas de inspirao clssica: A Alm de criarem o soneto, os humanistas italianos recuperaram outras formas, j cultivadas pela literatura grega e latina: - a cloga: composio geralmente dialogada, em que o poeta idealiza assuntos sobre a vida no campo. Suas personagens so pastores (clogas pastoris), pescadores (clogas pisctrias) ou caadores (clogas venatrias); - a elegia: poema de fundo melanclico; - a ode: composio pequena, de carter erudito, com elevao do pensamento, sobre vrios assuntos. As odes podem ser classificadas em pendricas (cantam heris ou acontecimentos grandiosos), anacrenicas (cantam o amor e a beleza), e satricas (celebram assuntos morais e / ou filosficos); - epstola: composio em que o autor expe suas idias e opinies, em estilo calmo e familiar. Pode ser doutrinria, amorosa ou satrica; - epitalmio: composio em honra aos recm casados, prpria para ser recitada em bodas; - cano: composio erudita, de longas estrofes, versos decasslabos por vezes entremeados com outros de seis slabas (hericos) e de carter amoroso; - epigrama: composio de 2 ou 3 versos com pensamentos engenhosos e de estilo cintilante; - sextilha: composio de seis estrofes de seis versos com uma forma muito engenhosa, em que as palavras finais dos versos de todas as outras, apenas com a ordem trocada; - ditirmos: canto festivo para celebrar o prazer dos banquetes.

Busca do amor platnico, elevado, espiritual / Neoplatonismo Seguindo a concepo platnica onde existem um mundo que percebemos com os sentidos, ilusrio e confuso, de sombras onde nada estvel ou permanente chamado Mundo dos Fenmenos e um outro mais elevado, espiritual e eterno, onde est a imutvel essncia de todas as coisas e acessvel somente atravs da razo chamado Mundo das Ideias, os autores clssicos buscavam um amor idealizado, espiritualizado e racional, que se aproximava da Verdade Absoluta. A partir da, o amor visto de uma forma distante, onde muitas vezes o ser amado no tem conhecimento da sua situao e o desejo aplacado pelo juzo. A filosofia de Plato exerceu grande influncia no Ocidente. At o sculo XV, apenas uma pequena parte de sua obra era conhecida. Em 1481, o humanista italiano Ficino traduziu todos os seus textos para o latim, colocando-o ao alcance dos intelectuais. Mas a leitura de Plato sofreu influncias das ideias crists que imperavam na poca. Com isso, o Mundo das Ideias, o reino da Verdade absoluta, passou a ser associado ao Cu cristo.

Das könnte Ihnen auch gefallen