Sie sind auf Seite 1von 6

Ana Carolina, Gabriela Tie, Las Ciampi, Masa Fernanda, Raphael

Jean-Paul Sartre

Campinas SP Liceu Salesiano N. S. Auxiliadora

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 Paris, 15 de Abrilde 1980) foi um filsofo, escritor e crtico francs, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais tm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas polticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distines e as funes oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e s no caso humano) a existncia precede a essncia, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas so o que so, sem se definir, e por isso sem ter uma "essncia" posterior existncia.

1905 a 1918: a formao do escritor


Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Sartre. Aps o nascimento de Jean-Paul, ele sofreu uma recada, devido a uma doena crnica, e retirou-se com a famlia para Thiviers, sua terra natal, onde morreu em 1906. Jean-Paul, rfo de pai, e ento com 15 meses, muda-se para Meudon com sua me, onde passam a viver na casa de seu avs maternos Schweitzer (pais de Anne-Marie). Aps o regresso de Anne-Marie, os quatro viveram em Meudon at 1911. O pequeno "Poulou", como Jean-Paul era chamado, dividia o quarto com a me. Em seu romance autobiogrfico "As Palavras" (Les Mots) confessa que desde cedo a considerava mais como uma irm mais velha do que como me. De sua primeira infncia ao fim da adolescncia, Sartre vive uma vida tipicamente burguesa, cercado de mimos e proteo. At os 10 anos foi educado em casa por seu av e por alguns preceptores contratados. Com pouco contato com outras crianas, o menino tornou-se, em suas prprias palavras, um "Cabotino" (arrogante) e aprendeu a usar a representao para atrair a ateno dos adultos com sua precocidade. Em 1911, a famlia Schweitzer mudou-se para Paris. Passa a ter acesso biblioteca de obras clssicas francesas e alems pertencentes ao seu av. Aps aprender a ler, Jean-Paul alterna a leitura de Victor Hugo, Flaubert, Mallarm, Corneille, Maupassant e Goethe, com os quadrinhos e romances

de aventura que sua me comprava semanalmente s escondidas do av. Sartre considerava serem essas suas "verdadeiras leituras", uma vez que a leitura dos clssicos era feita por obrigao educacional. A essas influncias, junta-se o cinema, que frequentava com sua me e que se tornaria mais tarde um de seus maiores interesses. Sartre conta em "As Palavras" que escrevia histrias na infncia tambm como uma forma de mostrar-se precoce. Suas primeiras histrias eram cpias de romances de aventura, em que apenas alguns nomes eram alterados, mas ainda assim faziam sucesso entre os familiares. Era incentivado pela me, pela av, pelo tio (que o presenteou com uma mquina de escrever) e por uma professora, a Sra. Picard, que via nele a vocao de escritor profissional. Aos poucos, o jovem Sartre passou a encontrar sua verdadeira vocao na escrita.

Apenas seu av o desencorajava da escrita e o incentivava a seguir carreira de professor de letras. Sem enxergar nele o talento que os demais viam, mas conformado com o fato de que seu neto "tinha a bossa da literatura", incentivou Sartre a tornar-se professor por profisso e escrever apenas como segunda atividade. Assim, Sartre atribui ao av a consolidao de sua vocao de escritor: "Perdido, aceitei, para obedecer a Karl, a carreira de escritor menor. Em suma, ele me atirou na literatura pelo cuidado que desprendeu em desviar-me dela". Em 1917 sua me casa-se novamente, com Joseph Mancy, que passa a ser co-tutor de Sartre. Livre da dependncia dos pais, Anne-Marie muda-se com Sartre para a casa de Mancy em La Rochelle. Nesta cidade litornea, Sartre toma contato pela primeira vez com imigrantes rabes, chineses e negros. Mais tarde ele reconheceria esse perodo como a raiz de seu anticolonialismo e o incio do abandono dos valores burgueses.

1921 a 1936: a formao do filsofo


Em 1921 retorna ao Liceu Henri IV, agora como interno. Encontra Paul Nizan e os dois tornam-se amigos inseparveis. De 1922 a 1924, ambos estudam no curso preparatrio do liceu Louis-le-Grand, onde se preparam para o concurso da cole Normale Superieure. Nessa poca despertou seu interesse pela filosofia. Sua primeira influncia importante foi a obra de Henri Bergson. Em 1924 ingressou na cole Normale Suprieure na mesma turma de Nizan, Daniel Agache e Raymond Aron. Msico e ator talentoso e sempre disposto a participar de brincadeiras e eventos sociais, Sartre torna-se muito popular entre os colegas. Os alunos da escola se dividem em grupos de afinidades religiosas ("ateus" e "carolas"), e faces polticas: Socialistas, comunistas, reacionrios, pacifistas. Sartre adere aos ateus e aos pacifistas e enquanto Aron e Nizan aderem aos crculos socialistas e comunistas e comeam a participar da vida poltica francesa. Sartre mantm o individualismo e o desinteresse pela poltica que conservaria at o fim da Segunda Guerra. No campo filosfico, alm de Bergson, passou a ler Nietzsche, Kant, Descartes e Spinoza. J na escola comea a desenvolver as primeiras ideias de uma filosofia da liberdade leiga, da oposio entre os seres e a conscincia, do absurdo e da contingncia que ele viria a desenvolver posteriormente em suas grandes obras filosficas. Seu principal interesse filosfico o indivduo e a psicologia. Em 1928 presta o exame de mestrado e reprovado. Durante o ano de preparao para a segunda tentativa, estuda com Nizan e Ren Maheu na Sorbonne. Conhece a namorada de Maheu, Simone de Beauvoir que mais tarde se tornaria sua companheira e colaboradora at o fim da vida. Na segunda tentativa do mestrado, Sartre passa em primeiro lugar, no mesmo ano em que Beauvoir obtm a segunda colocao. Sartre e Beauvoir no se casaram e mantinham uma relao aberta. Sua correspondncia repleta de confidncias sobre suas relaes com outros parceiros. Alm da relao amorosa, eles tinham uma grande afinidade intelectual. Beauvoir colaborou com a obra filosfica de Sartre, revisava seus livros e tambm se tornou uma das principais filsofas do movimento existencialista. Sua obra literria tambm inclui diversos volumes autobiogrficos, que frequentemente relatam o processo criativo de Sartre e dela mesma.

Entre 1929 e 1931


Sartre presta o servio militar e torna-se soldado meteorologista. Escreve alguns contos e comea a trabalhar em seu primeiro romance, "Factum sur la contingeance" (Panfleto sobre a contingncia), que depois viria a se chamar "La Nause" (A nusea). Embora tenha se candidatado ao cargo de auxiliar de catedrtico no Japo, ele nomeado professor de filosofia de um liceu em Havre onde permanece at 1936. Sartre ainda seria professor em Laon e Paris at 1944, quando abandonou definitivamente o magistrio. Em 1933, ele apresentado fenomenologia de Husserl por Raymond Aron, que havia retornado de um perodo como bolsista do Institut Franais em Berlim. Percebendo a semelhana dessa corrente sua prpria teoria da contingncia, Sartre fica fascinado e imediatamente comea a estudar a fenomenologia atravs de uma obra introdutria. Por sugesto de Aron, candidata-se mesma bolsa e, aprovado, permanece em Berlim entre 1933 e 1934. Durante esta viagem, estuda a fundo a obra de Husserl e conhece tambm a filosofia de Martin Heidegger. Publica em 1936 o artigo La Transcendence de l'go (A Transcendncia do Ego), uma crtica teoria do Ego Husserliana que por sua vez se baseava no Cogito cartesiano. Sartre desafia o conceito de que o ego um contedo da conscincia e afirma que ele est fora da conscincia, no mundo e a conscincia se dirige a ele como a qualquer outro objeto do mundo. Este um dos primeiros passos para livrar a conscincia de contedos e torn-la o "Nada" que mais tarde seria um dos conceitos-chave do existencialismo. De volta Frana, continua a trabalhar nas mesmas ideias e entre 1935 e 1939 escreve L'Imagination (A Imaginao), L'Imaginaire (O Imaginrio) e Esquisse d'une thorie des motions (Esboo de uma teoria das emoes). Volta ento suas pesquisas para Heiddegger e comea a escrever Ltre et le nant (O ser e o nada). Em 1938 publica o romance La Nause (A nusea) e a coletnea de contos Le mur (O muro). A nusea apresenta, em forma de fico, o tema da contingncia e torna-se seu primeiro sucesso literrio, o que contribui para o incio da influncia de Sartre na cultura francesa e no surgimento da moda existencialista que dominou Paris na dcada de 1940.

1939 a 1945: a gnese do intelectual engajado


Em 1939 Sartre volta ao exrcito francs, servindo na Segunda Guerra Mundial como meteorologista. Em Nancy aprisionado no ano de 1940 pelos alemes, e permanece na priso at abril de 1941. De volta a Paris, alia-se Resistncia Francesa, onde conhece e se torna amigo de Albert Camus (do qual j conhecia a obra e sobre quem j havia escrito um ensaio elogioso a respeito do livro O Estrangeiro). A amizade entre Sartre e Camus perdurar at 1952, quando os dois rompem a relao publicamente devido publicao do livro do Camus O Homem Revoltado no qual Camus ataca criticamente o Stalinismo. Sartre defendia uma relao de colaborao critica com o regime da URSS e permitiu a publicao de uma crtica desastrosa sobre o livro do Camus em sua revista Les Temps Modernes (crtica esta que Camus respondeu de maneira extremamente dura) e que foi a gota dgua para o fim da relao de amizade. Mas at o final da vida Sartre admirar Camus, como ele mesmo expressa nas entrevistas que teve com Simone de Beauvoir em 1974 - e que ela publicou postumamente.

Em 1943 publica seu mais famoso livro filosfico, L'tre et le Nant (O Ser e o Nada: Ensaio de Ontologia Fenomenolgica), que condensa todos os conceitos importantes da primeira fase de seu sistema filosfico. Sua participao na Resistncia no aceita por todos, e o filsofo Vladimir Janklvitch o reprova por sua "falta de engajamento poltico" durante a ocupao alem, e v em seus posteriores combates em prol da liberdade uma tentativa de se redimir por esta atitude. Em 1945, ele cria e passa a dirigir junto a Maurice Merleau-Ponty a revista Les Temps Modernes (Tempos Modernos), onde so tratados mensalmente os temas referentes literatura, filosofia e poltica. Alm das contribuies para a revista, Sartre escreve neste perodo algumas de suas obras literrias mais importantes. Sempre encarando a literatura como meio de expresso legtima de suas crenas filosficas e polticas, escreve livros e peas teatrais que tratam das escolhas que os homens tomam frente s contingncias s quais esto sujeitos. Entre estas obras destacam-se a pea Huis Clos (Entre quatro paredes) (1945) e a trilogia Les Chemins de la libert (Os caminhos da Liberdade) composta pelos romances L'age de raison (A idade da razo) (1945), Le Sursis(Sursis) (1947) e Le mort dans l'me (Com a morte na alma) (1949). No perodo mais prolfico de sua carreira escreve ainda vrias peas de teatro e ensaios. Na dcada de 1950 assume uma postura poltica mais atuante, e abraa o comunismo. Torna-se ativista, e posiciona-se publicamente em defesa da libertao da Arglia do colonialismo francs. A aproximao do marxismo inaugura a segunda parte da sua carreira filosfica em que tenta conciliar as ideias existencialistas de autodeterminao aos princpios marxistas. Por exemplo, a ideia de que as foras scioeconmicas, que esto acima do nosso controle individual, tm o poder de modelar as nossas vidas. Escreve ento sua segunda obra filosfica de grande porte, La Critique de la raison dialectique (A crtica da razo dialtica) (1960), em que defende os valores humanos presentes no marxismo, e apresenta uma verso alterada do existencialismo que ele julgava resolver as contradies entre as duas escolas. Considerado por muitos o smbolo do intelectual engajado, Sartre adaptava sempre sua ao s suas ideias, e o fazia sempre como ato poltico. Em 1963, Sartre escreve Les Mots (As palavras, lanado em 1964), relato autobiogrfico que seria sua despedida da literatura. Aps dezenas de obras literrias, ele conclui que a literatura funcionava como um substituto para o real comprometimento com o mundo. No ano de lanamento da obra Les Mots, recebe o Nobel de Literatura, que ele recusa, pois segundo ele "nenhum escritor pode ser transformado em instituio". Morre em 15 de abrilde 1980 no Hospital Broussais (em Paris).

O existencialismo de Sartre
Baseado principalmente na fenomenologia de Husserl e em 'Ser e Tempo' de Heidegger, o existencialismo sartriano procura explicar todos os aspectos da experincia humana. A maior parte deste projeto est sistematizada em seus dois grandes livros filosficos: O ser e o nada e Crtica da razo dialtica.

O Em-si
Segundo a fenomenologia e o existencialismo, o mundo povoado de seres Em-si. Um ser Em-si no tem potencialidades nem conscincia de si ou do mundo. Ele apenas . Os objetos do mundo apresentam-se conscincia humana atravs das suas manifestaes fsicas (fenmenos).

O Para-si
A conscincia humana um tipo diferente de ser, por possuir conhecimento a seu prprio respeito e a respeito do mundo. uma forma diferente de ser, chamada Para-si. o Para-si que faz as relaes temporais e funcionais entre os seres Em-si, e ao fazer isso, constri um sentido para o mundo em que vive. O Para-si no tem uma essncia definida. Ele no resultado de uma ideia pr-existente. Como o existencialismo sartriano ateu, ele no admite a existncia de um criador que tenha predeterminado a essncia e os fins de cada pessoa. preciso que o Para-si exista, e durante essa existncia ele define, a cada momento o que sua essncia. Cada pessoa s tem como essncia imutvel, aquilo que j viveu.

Liberdade em Sartre
Sartre defende que o homem livre e responsvel por tudo que est sua volta. Somos inteiramente responsveis por nosso passado, nosso presente e nosso futuro. Em Sartre, temos a ideia de liberdade como uma pena, por assim dizer. "O homem est condenado a ser livre". Para Sartre, nossas escolhas so direcionadas por aquilo que nos aparenta ser o bem, mais especificamente por um engajamento naquilo que aparenta ser o bem e assim tendo conscincia de si mesmo. Em outras palavras, para o autor, o homem um ser que "projeta tornar-se Deus". Segundo Artur Polnio, "se a vida no tem, partida, um sentido determinado [], no podemos evitar criar o sentido de nossa prpria vida". Assim, "a vida nos obriga a escolher entre vrios caminhos possveis [mas] nada nos obriga a escolher uma coisa ou outra". Assim, dentro dessa perspectiva, recorrer a uma suposta ordem divina representa apenas uma incapacidade de arcar com as prprias responsabilidades. Sartre no nega por completo o determinismo, mas determina o ser humano atravs da liberdade, no somos, afinal, livres para no ser livres. Afinal de contas, no Deus, nem a natureza, tampouco a sociedade que nos define, que define o que somos por completo ou nossa conduta. Somos o que queremos ser, o que escolhemos ser; e sempre poderemos mudar o que somos. o quem ir definir. Os valores morais no so limites para a liberdade. Em Paris, sob o domnio alemo, Sartre pde utilizar suas referncias para a liberdade. Organizavase a Resistncia Francesa. Sartre desejava participar do movimento, mas agindo a sua maneira. No chegou a pegar no fuzil. Sua arma continuava sendo a palavra. Nesta circunstncia, o teatro parecia-lhe o instrumento mais adequado para atingir o pblico e transmitir sua mensagem. Assim surgiu a primeira pea teatral de Sartre, As Moscas, encenada em 1943. Animado pelo xito de sua primeira experincia, em 1945 Sartre volta cena com a pea Entre Quatro Paredes, cujos personagens vivem os grandes problemas existenciais que o autor aborda em sua filosofia.

Limitao da liberdade
A liberdade d ao homem o poder de escolha, mas est sujeita s limitaes do prprio homem. Esta autonomia de escolha limitada pelas capacidades fsicas do ser. Para Sartre, porm, estas limitaes no diminuem a liberdade, pelo contrrio, so elas que tornam essa liberdade possvel, porque determinam nossas possibilidades de escolha, e impem, na verdade, uma liberdade de eleio da qual no podemos escapar.

Das könnte Ihnen auch gefallen