Sie sind auf Seite 1von 46

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS

Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

1.
1.1.

CARACTERIZAO BIOFSICA CONCELHO DE LAGOS


CONSIDERAES INICIAIS

AMBIENTAL

DO

De acordo com a metodologia definida para o desenvolvimento do Plano Municipal do Ambiente de Lagos, neste captulo pretende-se caracterizar a realidade do municpio de Lagos no que respeita aos aspectos que permitem caracterizar a componente biofsica e ecolgica assim como os sistemas de infraestruturas que servem o municpio. Neste sentido procedeu-se recolha de informao relevante relacionada com o municpio de Lagos e ao reconhecimento de alguns dos locais que o caracterizam. Paralelamente, foram efectuados contactos junto de diversas entidades com o objectivo de complementar e aferir os elementos coligidos. Dos contactos estabelecidos, assumiu particular importncia no mbito da recolha e anlise da informao obtida, a cooperao com a Comisso Municipal do Ambiente de Lagos, junto da qual foi possvel enquadrar os objectivos de elaborao do Plano Municipal do Ambiente com a realidade ambiental do municpio. De forma a sistematizar os elementos recolhidos, o presente captulo foi estruturado nos seguintes contedos temticos: Caracterizao biofsica de base; Sistemas ecolgicos, relativo caracterizao dos ecossistemas existentes, nomeadamente, reas sensveis e outras zonas de interesse conservacionista. Sistemas de infraestruturas, que contempla a caracterizao dos sistemas de abastecimento de gua e de tratamento de guas residuais e os sistemas de recolha e tratamento de resduos slidos. Qualidade do ambiente, com referncia avaliao da qualidade das guas superficiais e das guas costeiras e identificao preliminar de fontes poluentes.

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

1.2.
1.2.1.

CARACTERIZAO BIOFSICA DE BASE


CLIMATOLOGIA
O municpio de Lagos apresenta um clima mediterrnico temperado inserindo-se na Provncia Climtica do Algarve, onde os Veres so quentes e os Invernos muito suaves. O seu posicionamento litoral determina que pluviosidade anual no exceda os 350 a 500 mm, sendo usual a ocorrncia de cinco a seis meses secos. De acordo com a descrio apresentada em Geografia de Portugal (Orlando Ribeiro, 1994), na Provncia do Algarve a alternncia diria da brisa da terra e do mar frequente, embora a sucesso das estaes climticas seja regular.

1.2.2.

GEOLOGIA
Geomorfologicamente, o municpio de Lagos divide-se em dois grandes domnios, designadamente na Serra Algarvia e na Orla Algarvia. A Serra Algarvia uma zona essencialmente xistenta, situada a Norte de Baro de So Joo Bensafrim Monte Ruivo, ocupando 45% da rea total do municpio. constituda por alternncias constantes de xistos argilosos e grauvaques que funcionam do ponto de vista morfolgico como um conjunto homogneo, o que confere a esta parte Norte do municpio uma paisagem uniforme e montona. Sendo as rochas praticamente impermeveis, a rede de drenagem dendrtica, densamente ramificada com vales estreitos e encaixados enquanto que as vertentes se mantm abruptas e rectilneas. A Serra Algarvia, no seu conjunto, compe-se de uma srie de cabeos com cimos de formas arredondadas e suaves e com vertentes de declives acentuados, cobertos por vegetao rasteira dispersa. Dada a impermeabilidade dos terrenos, as guas de escorrncia superficial, impedidas de se infiltrarem, conduzem a um processo erosivo acelerado, com arraste aprecivel de partculas, e transformao em solos esquelticos. Por sua vez, a Orla Algarvia consiste numa zona calcria, situada a Sul da Serra algarvia, correspondente aos restantes 55% do municpio, e constituda por rochas meso-cenozoicas entre as quais sobressaem, pela sua importncia no relevo, os calcrios.

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

A Orla Algarvia divide-se em duas zonas distintas designadas por rea Planltica Central e Relevos Monoclinais do Litoral. A rea Planltica Central abrange toda a faixa central do municpio, apresentando cerca de 5 km de largura e mais de 10 km de comprimento. Apresenta uma morfologia com caractersticas de paisagem calcria, em que as formaes se apresentam irregularmente carsificadas superfcie, razo pela qual so criadas condies preferenciais infiltrao de guas de escorrncia superficial. Por sua vez, os Relevos Monoclinais do Litoral decorrem da disposio monoclinal das camadas, variando a sua inclinao entre os 10-20. Integrados na Orla Algarvia, foram identificados cinco sub-domnios ao longo da costa: Falsia entre Burgau e Senhora da Luz Esta falsia apresenta problemas associados sua evoluo, concretamente escorregamentos planares que vo ocorrendo sucessivamente ao longo da costa, com a consequente acumulao de blocos junto zona de rebentamento das vagas. Escarpa entre Atalaia Porto de Ms A estrutura monoclinal favorece a formao de uma cuesta culminada por bancadas calcrias mais resistentes, com declives entre 25 e 40. Esta escarpa desce suavemente desde 100 metros na zona da Atalaia, at cerca dos 50 m junto de Porto de Ms. So evidentes os fenmenos instabilizadores nesta escarpa, agravando-se contudo a sua mais rpida evoluo dada a presena dos efeitos dinmicos do mar na base da escarpa. Arriba entre Porto de Ms Ponta da Piedade - Lagos Talhada em formaes calcrias do Miocnico, constitui uma linha de arribas extremamente rendilhadas e praticamente verticais de onde sobressaem nveis mais resistentes e compactos, em contraste com a maior parte das formaes. Estas formaes, devido sua porosidade e diaclasamento, permitem o desenvolvimento de fenmenos de dissoluo crsica originando o aparecimento de cavidades que se desenvolvem em profundidade. Os referidos fenmenos so particularmente visveis junto Ponta da Piedade, onde ocorrem verdadeiras grutas marinhas. Os topos dos calcrios so atapetados por areias do Pliocnico. Trata-se de um troo da costa constitudo por arribas instveis que colocam problemas utilizao das pequenas praias e ocupao da parte superior.
@BCL@F00BAA3D
5

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Meia Praia Situa-se numa zona da costa protegida pela arriba da Ponta da Piedade, facto que favorece a deposio de partculas arenosas conduzindo formao de extensa faixa com cerca de 250 m de largura e 5 km de comprimento. O ravinamento com arrastamento partcula a partcula conduz progressiva eroso das formaes arenosas Pliocnicas.

Baixas Aluvionares Constituem zonas planas de costas baixas com declives inferiores a 2, passando nas zonas de montante a declives entre 2 e 5.

1.2.3.

SOLOS
No municpio de Lagos distinguem-se trs regies naturais de caractersticas pedolgicas distintas designadas por Serra, Barrocal e Litoral. De acordo com a descrio apresentada no Plano de Bacia Hidrogrfica das Ribeiras do Algarve (abrangendo a generalidade desta bacia hidrogrfica onde se inclui o municpio de Lagos), a topografia muito irregular que caracteriza a zona da Serra condiciona o processo de formao dos solos, uma vez que, ao favorecer os fenmenos de eroso, potencia a remoo do material superficial de textura mais fina. Por este motivo, a grande maioria dos solos da Serra so esquelticos, existindo igualmente uma grande proporo de afloramentos rochosos, na sua maioria de xistos ou grauvaques. Associada a este aspecto, verifica-se a ocorrncia localizada de manchas de solos, em vales encaixados ou junto a linhas de gua, constitudas por Solos de Baixas (Coluviossolos) ou Aluviossolos Modernos. A transio que se verifica entre as zonas da Serra e do Barrocal ntida e abrupta, uma vez que os solos que caracterizam o Barrocal (faixa intermdia entre a Serra e o Litoral) apresentam uma maior complexidade, sendo constitudos genericamente por formaes calcrias menos dobradas, mas com muitos afloramentos rochosos. Neste sentido, predominam nesta zona os Solos Mediterrneos Vermelhos ou Amarelos (como o caso do municpio de Lagos), os Solos Calcrios Vermelhos e os Solos Calcrios Pardos, de calcrios duros e de dolomites ou de margas, em manchas isoladas ou, como mais frequente, em complexos com afloramentos rochosos. Por sua vez, a transio que se verifica entre o Barrocal e o Litoral no ntida nem evidente, podendo ser encontrados solos comuns s duas (Solos Calcrios Vermelhos e Pardos, de calcrios friveis ou margas arenosas).

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

A zona do Litoral, topograficamente pouco acidentada e plana, apresenta ainda uma maior complexidade em termos das manchas de solos, sendo genericamente constituda por diversos tipos de solos: litlicos, mediterrneos, calcrios, aluviossolos, salinos, regossolos e pdzois.

1.2.4.

PAISAGEM
No mbito dos estudos de caracterizao efectuados para a elaborao do Plano Director Municipal de Lagos foram identificadas trs unidades de paisagem, designadas por Litoral, Barrocal e Serra, cuja descrio se apresenta de seguida. A unidade de paisagem Litoral contempla as arribas escarpadas da zona costeira enquanto que o Barrocal se refere s formaes calcrias carsificadas, com relevo ondulado, que se prolongam para o interior at cerca de 10 km, onde encontram as formaes de xistos e grauvaques. Nesta unidade de paisagem identificam-se zonas de agricultura extensiva. A paisagem agrcola apresenta sinais de abandono, verificando-se que o espao no compartimentado e que o solo se apresenta desprotegido e sujeito a fenmenos de eroso com consequente desertificao da paisagem. Por ltimo, a unidade de paisagem Serra corresponde s zonas do municpio que se desenvolvem 80 m acima da costa e que apresentam um relevo movimentado, por vezes, acidentado. Nesta unidade identificam-se manchas de sobreiro dispersas e desordenadas, no existindo povoamentos arbreos estveis. A florestao ecolgica e paisagisticamente necessria para regularizar os ribeiros e aumentar os recursos hdricos do municpio, servindo igualmente para criar um recurso ambiental de elevada importncia para a populao e para as actividades tursticas.

1.2.5.

RECURSOS HDRICOS SUBTERRNEOS


O principal sistema aqufero existente no municpio de Lagos designa-se por Almdena - Odixere e classificado como sendo de vulnerabilidade reduzida, por possuir uma taxa elevada de renovao de gua e grande volume de armazenamento. Este um aqufero crsico, livre a confinado, com uma rea total de 66 km2, embora existam algumas reas restritas que no apresentam interesse hidrogeolgico devido sua fragmentao e afectao por intruses magmticas. O aqufero Almdena -Odexere apresenta uma oscilao de caudais entre os 2 l/s e os 10 l/s, sendo a mediana 5,6 l/s e o mximo 50 l/s. A sua flutuao inter-anual e,

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

em geral, inferior a 3 metros (capacidade reguladora elevada), apresentando uma taxa de renovao entre os 16 e os 24 hm3/ano.

1.2.6.

RECURSOS HDRICOS SUPERFICIAIS


A rede hidrogrfica do Algarve constituda pelo sistema do rio Guadiana, no seu troo internacional inferior, e pelos cursos de gua que nascem nas serras do Algarve e desaguam directamente no oceano Atlntico e que se denominam ribeiras do Algarve. A regio que abrange as ribeiras do Algarve apresenta uma rea de 3.848 km2 e tem como principais cursos de gua, de Sotavento para Barlavento, as ribeiras de Almargem, Gilo, Quarteira, Alcantarilha, Arade-Odelouca, Odexere, Aljezur e Seixe. Esta rede hidrogrfica encontra-se em grande parte condicionada aos relevos da regio, onde se destacam as serras de Monchique e do Caldeiro. A orientao geral dos cursos de gua principais perpendicular costa, possuindo em geral uma reduzida extenso, inferior a 30 km. Os principais cursos de gua que atravessam o municpio de Lagos so a ribeira de Odixere, a ribeira de Bensafrim e a ribeira de Almdena. A ribeira de Odixere nasce na serra de Monchique, junto povoao de Marmelete e integra-se na sub-bacia do Alvor, no Barlavento Algarvio. Possui uma bacia hidrogrfica com uma rea de cerca de 160 km2 e a linha de gua principal tem um comprimento de aproximadamente 27 km. De acordo com os elementos constantes do PBH das ribeiras do Algarve, a ribeira de Odixere possui um declive relativamente acentuado, 1,8%, tratando-se de um curso de gua onde ocorrem cheias com alguma frequncia, nomeadamente quando se verificam precipitaes intensas. Ainda de acordo com o que se encontra referido no PBH, tal facto deve-se ao acentuado declive do trecho montanhoso, ao substrato rochoso que pouco permevel e extenso do trecho final que plano. Os seus principais afluentes na margem direita so o ribeiro de Corcino, com um comprimento de 10 km e uma bacia hidrogrfica com 43,3 km2, a ribeira de Barranco de Catofo, com um comprimento de 6 km e com uma bacia hidrogrfica com 5,8 km2, e a ribeira das Marias com um comprimento de 3,5 km e com uma bacia hidrogrfica de 6,0 km2.

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Na margem esquerda o seu principal efluente a ribeira do Aro, que possui um comprimento de cerca de 20 km e uma bacia hidrogrfica com uma rea de cerca de 52,5 km2. No troo inicial da ribeira de Odexere encontra-se localizada a barragem da Bravura. Esta barragem, que entrou em funcionamento em 1958, do tipo arco abbada, tem uma altura de 41 metros e um comprimento de coroamento de 150 metros. As principais caractersticas da albufeira da barragem da Bravura so as seguintes: Capacidade total de 34.825.000 m3. Capacidade til de 32.325.000 m3. NPA (Nvel Pleno de armazenamento) cota 84,1. NMC (Nvel de Mxima Cheia) cota 85. NME (Nvel Mnimo de Explorao) cota 61.

Os usos principais desta albufeira so o abastecimento pblico, a rega e a produo de energia. Como usos secundrios destaca-se a pesca, o contacto directo, os desportos aquticos sem motor e a navegao de embarcaes sem motor. A ribeira de Bensafrim, que constitui o principal curso de gua do municpio, nasce na freguesia de Bensafrim e desenvolve-se ao longo de 15 km. Possui uma bacia hidrogrfica com uma rea de cerca de 84 km2 e um declive mdio de aproximadamente 1%. Os seus principais efluentes da margem direita so o ribeiro do Barranco da Figueira, com um comprimento de 4 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 7,8 km2 , e a ribeira da Machada, com um comprimento de 7 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 10,5 km2. No que respeita aos principais efluentes da margem esquerda destaca-se a ribeira do Pinheiral, com um comprimento de 4,5 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 4,0 km2, o ribeiro do Barranco de Vale de Carros, com um comprimento de 3 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 4,0 km2 e o ribeiro da Corte do Bispo, com um comprimento de 6 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 6,3 km2. A ribeira de Almdena constitui o terceiro curso de gua de maior dimenso que atravessa o municpio de Lagos. Trata-se de um efluente da margem esquerda da ribeira de Vale Baro, o qual possui um comprimento de 11 km e tem uma bacia
@BCL@F00BAA3D
9

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

hidrogrfica com uma rea de cerca de 35 km2. O declive mdio desta linha de gua de cerca de 1,2%. Por ltimo destaca-se ainda a presena de duas linhas de gua com reduzida dimenso ambas com a nascente localizada no municpio de Lagos: o ribeiro de Barranco de Porto de Ms, que nasce no Monte do Almeida e desagua na praia de Porto de Ms, o qual possui um comprimento de 4 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 4 km2; a ribeira da Luz, que nasce na zona de Vale Verde e desagua na praia da Luz, que tem um comprimento de 2,5 km e uma bacia hidrogrfica com cerca de 4 km2.

1.2.7.

GUAS COSTEIRAS
O municpio de Lagos possui uma linha de costa com cerca de 15 km, distribuda por zonas porturias, zonas balneares designadas e por zonas no balneares. De acordo com a informao disponibilizada pelo Sistema Nacional de Informao de Recursos Hdricos (SNIRH), no municpio de Lagos existem actualmente 7 zonas balneares designadas, nomeadamente a Praia da Luz, a Meia Praia, a praia D. Ana, a praia de Porto de Ms, a praia da Batata, a praia do Cais da Solaria e a Praia de Lagos S. Sebastio. Apresentam-se em seguida as principais caractersticas das zonas balneares anteriormente descritas: Praia da Luz TIPO: Costeira/Arriba TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC (Plano Ordenamento da Orla Costeira): Tipo I ESTATUTO: Zona balnear designada Praia de Porto de Ms TIPO: Costeira/Arriba TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC: Tipo II ESTATUTO: Zona balnear designada Praia da D. Ana TIPO: Costeira/Arriba TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC: Tipo II

@BCL@F00BAA3D

10

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

ESTATUTO: Zona balnear designada Praia da Batata ou praia Formosa TIPO: Costeira/Arriba TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC: ESTATUTO: Zona balnear designada Praia do Cais da Solaria TIPO: Costeira/Areal extenso TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC: ESTATUTO: Zona balnear designada Praia de S. Sebastio TIPO: Costeira/Areal extenso TIPO DE SUBSTRATO: Areia CLASSIFICAO POOC: Tipo II ESTATUTO: Zona balnear designada De acordo com a classificao do POOC as praias classificadas como sendo do tipo I so praias urbanas com uso intensivo e as praias do tipo II so praias no urbanas com uso intensivo. As zonas no balneares so constitudas por zonas costeiras que no apresentam condies que permitam a sua utilizao pblica para a prtica balnear. Nestas condies encontram-se a praia do Camilo, a praia do Canavial, a praia do Pinho e a praia de So Roque.

1.3.
1.3.1.

SISTEMAS ECOLGICOS
CONSIDERAES INICIAIS
O Concelho de Lagos sobejamente conhecido como um destino turstico bastante atractivo, especialmente porque mantm grande parte da sua paisagem natural. Embora muito menos intervencionado do que a maior parte do Algarve por infraestruturas relacionadas com o turismo em massa, este Concelho, nos ltimos anos tem efectuado um enorme investimento nesta actividade econmica, o que resultou num aumento significativo das reas urbanas. Contudo, este processo natural de desenvolvimento constitui uma ameaa potencial para as reas pouco intervencionadas ainda existentes no municpio, criando uma necessidade premente de avaliar a sua condio ecolgica e respectivas tendncias, de modo a

@BCL@F00BAA3D

11

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

implementar medidas correctoras e/ou preventivas relativamente sua eventual destruio. A principal evidncia do valor ecolgico do Concelho de Lagos a existncia de diversas reas integradas na Rede Natura 2000 (Desenho 1, em Anexo). A maior, Stio Costa Sudoeste PTCON0012, encontra-se na sua regio Oeste, estando praticamente concentrada na Freguesia de Baro de So Joo (aproximadamente 2 644 ha), mas ocupa tambm cerca de 122 ha da Freguesia de Bensafrim. Por seu lado, na regio Este do Municpio, a Freguesia de Odixere abrange cerca de 410 ha do Stio Ria de Alvor (PTCON0058), enquanto que a Norte, na Freguesia de Bensafrim, esto includos cerca de 224 ha do Stio Monchique (PTCON0032). Foram tambm identificadas duas Zonas Importantes para as Aves (Important Bird Areas estatuto atribudo pela Birdlife International s regies do planeta com maior relevncia para a avifauna). Uma na regio Norte (PT050) que corresponde, em parte, ao Stio Monchique, ocupando uma maior extenso da Freguesia de Bensafrim (correspondente a 1587 ha) e outra no extremo Sul (Freguesias da Luz e de Santa Maria) designada por Ponta da Piedade (PT047), que est totalmente integrada dentro dos limites do Concelho (total de 727 ha). Adicionalmente, uma rea de 297 ha situada no Paul de Lagos, foi recentemente objecto de um estudo ecolgico rigoroso realizado entre 2002 e 2003 (SPEA 2004), da responsabilidade da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Apesar de actualmente j ser conhecido o elevado valor ecolgico desta rea, a sua situao futura incerta, uma vez que est apenas classificada como Reserva Ecologia Nacional (REN), no estando livre de ameaas de diferentes tipos. Embora Lagos contenha todos estes valores naturais, existem outras reas que nunca foram minimamente estudadas, mas que merecem especial ateno, uma vez que possuem habitats e espcies includas em legislao nacional e internacional, que lhes atribuem estatutos especiais de conservao. Para alm disso as prprias reas classificadas que o Concelho integra, nunca foram alvo de um estudo sistemtico e rigoroso. Este Municpio no uniforme em termos de habitats, possuindo uma grande diversidade dentro dos seus limites espaciais. De facto, pode considerar-se que, utilizando como termo de comparao todo o territrio nacional, Lagos uma regio com uma elevada biodiversidade. Um exemplo concreto consiste no facto de ter sido actualmente considerada como uma das zonas de Portugal com maior riqueza especfica de lepidpteros (borboletas diurnas). Uma vez que a nvel cientfico conhecido que este grupo faunstico um dos melhores indicadores de
@BCL@F00BAA3D
12

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

biodiversidade, torna-se evidente que o Concelho de Lagos extremamente importante tanto a nvel faunstico como florstico. Deste modo, para que se estabelea uma estratgia ambiental coerente para o futuro do Concelho de Lagos obviamente necessrio efectuar um estudo rigoroso, pormenorizado, com informao objectiva e funcional a respeito da sua situao ecolgica.

1.3.2.
1.3.2.1.

REAS CLASSIFICADAS EXISTENTES NO MUNICPIO DE LAGOS


Consideraes iniciais A primeira abordagem efectuada para caracterizar o concelho de Lagos em termos ecolgicos, consistiu na identificao das reas classificadas existentes no Municpio. Para tal recorreu-se a um Sistema de Informao Geogrfica (SIG), tendose sobrepondo os seus limites aos do Concelho. Aps a obteno desta informao, entre Maio e Junho de 2004 foi efectuado trabalho de campo especfico, no sentido de elaborar um inventrio preliminar das reas mais importantes do concelho, independentemente de se encontrarem integradas em reas classificadas ou no. O trabalho consistiu na prospeco de cada uma das freguesias do concelho de modo a identificar locais com elevado valor ecolgico, tendo sido dispendido em cada uma delas um perodo de tempo equivalente sua rea. Tendo em conta o elevado conhecimento que a equipa de trabalho possua acerca do municpio, a maior parte da prospeco foi direccionada a locais que, a priori, j se sabia que possuam um elevado potencial do ponto de vista ecolgico. No obstante, e para agradvel surpresa da equipa tcnica, foram identificados locais completamente desconhecidos at ento, que apresentaram caractersticas excepcionais do ponto de vista faunstico e florstico. Nesta fase foi possvel identificar dentro dos limites do Concelho 4 reas classificadas (Desenho 1, em Anexo) e 40 zonas de elevado interesse ecolgico (Desenho 2, em Anexo) com caractersticas e dimenses extremamente variveis. Nos pontos seguintes apresenta-se a descrio das reas identificadas.

1.3.2.2.

Stio Costa Sudoeste (PTCON0012) Localiza-se na extremidade Oeste do Municpio e abrange cerca de 2644ha da Freguesia de Baro de So Joo e, aproximadamente, 122ha da Freguesia de Bensafrim. de salientar que o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa

@BCL@F00BAA3D

13

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Vicentina (PNSACV), a ZPE Costa Sudoeste e a IBA com o mesmo nome (estas duas ltimas com limites quase idnticos aos do PNSACV) chegam aos limites Sudoeste do Concelho (Freguesia da Luz), embora no se estendam para o seu interior. Possui uma elevada biodiversidade a nvel de espcies e de habitats naturais, sendo muitos deles exclusivos desta rea. No total engloba 35 habitats naturais, 9 deles prioritrios. No que diz respeito flora o Stio da Rede Natura 2000 (em Portugal) que alberga o maior nmero de espcies prioritrias, de endemismos portugueses e de endemismos locais. Destacam-se Silene rothmalei, Ononis hackelii, Apium repens, Pilularia minuta, Avena hackelii, Biscutella vicentina, Cistus palhinhae, Diplotaxis vicentina, Centaurea vicentina e Hyacinthoides vicentina. A nvel faunstico uma zona extremamente importante para o Lince-ibrico (Lynx pardinus), especialmente nas zonas de contacto com a Serra de Espinhao de Co. Outro dado significativo a presena de populaes de Rato de Cabrera (Microtus cabrerae), das duas espcies de cgados autctones e ainda de Lagarto-de-gua (Lacerta schreiberi). Quanto ao grupo das aves, alberga uma diversidade notvel, especialmente ao nvel de espcies rupculas. Constitui um importante local de nidificao de Falco-peregrino (Falco peregrinus) e uma rea de passagem para aves planadoras e passeriformes migradores transarianos, durante a poca de migrao outonal. As zonas de planalto agrcola adjacentes costa so importantes para espcies esteprias fora do perodo reprodutor, com realce para o Siso (Tetrax tetrax), a Abetarda (Otis tarda) e o Alcaravo (Burhinus oedicnemus). De acordo com o Instituto da Conservao da Natureza (ICN) a proteco das linhas de gua atravs da interdio do corte da vegetao ribeirinha e a manuteno de corredores de ligao entre as manchas de habitats mais favorveis para a fauna, so duas das principais medidas de gesto deste Stio.

1.3.2.3.

Stio Monchique (PTCON0032) e IBA Serra de Monchique (PT0050) Localiza-se na extremidade Norte do Concelho (final da Serra de Espinhao de Co). O Stio Monchique engloba cerca de 224ha da Freguesia de Bensafrim, enquanto que a IBA abrange aproximadamente 1 587ha.

@BCL@F00BAA3D

14

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Segundo o ICN inclui importantes habitats naturais, alguns deles raros a nvel nacional, como por exemplo, formaes do tipo ripcola de cursos de gua temporrios em zonas mediterrnicas com Rhododendron ponticum, Salix spp. e outros (Habitat 92B0). A Serra de Espinhao de Co uma zona prioritria para o Lince-ibrico, sendo este, at h pouco tempo, o ncleo mais importante da espcie no Algarve. Constitui o ncleo principal da segunda populao mais significativa da guia de Bonelli (Hieeraetus fasciatus) em Portugal, com a particularidade de ser a nica na Europa a ocupar habitats florestais, nidificando em rvores. Existe aqui ainda uma importante populao de guia-cobreira (Circaetus gallicus). Faz tambm parte de um importante corredor migratrio de aves, que se deslocam, no incio do Outono, do Norte da Europa para frica, sendo um dos locais de descanso seleccionados pelas grandes rapinas que efectuam estas migraes, como por exemplo o Grifo (Gyps fulvus). O ICN refere que importante assegurar a manuteno da diversidade de vegetao desta regio, nomeadamente importantes locais de alimentao e manchas mais desenvolvidas que proporcionam bons abrigos. Salienta igualmente a necessidade de avaliar criteriosamente as grandes alteraes do uso do solo.

1.3.2.4.

Stio Ria de Alvor (PTCON0058) Localiza-se no extremo Este do Municpio, ocupando cerca de 410ha da Freguesia de Odixere. Este Stio o nico sistema lagunar costeiro relevante no Barlavento Algarvio, constituindo uma zona hmida protegida por um cordo dunar, onde afluem a ribeira do Farelo a Este e a ribeira de Odixere a Oeste. uma das zonas hmidas mais importantes do Algarve estando abrangida pela Conveno de Ramsar (relativa proteco de zonas hmidas). Possui pelo menos 16 habitats naturais includos no Decreto-Lei n. 140/99 de 24 de Abril, sendo dois deles prioritrios. Constitui um importante local de concentrao de aves aquticas e uma escala migratria das migradoras transarianas.

@BCL@F00BAA3D

15

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

1.3.2.5.

IBA Ponta da Piedade (PT0047) Localiza-se na extremidade Sul do Concelho, entre Burgau e Lagos, abrangendo as Freguesias de Santa Maria e da Luz, numa rea total de 727 ha, a maior parte da qual marinha. constituda por falsias calcrias onde nidifica Falco-peregrino, Corvo (Corvus corax) e Gralha-de-nuca-cinzenta (Corvus monedula), para alm de a estar estabelecida uma colnia de Garas-brancas (Egretta garzetta) e de Carraceiros (Bubulcus ibis). Esta zona bastante perturbada pelo turismo, sofrendo uma presso urbanstica constante em termos de novas construes.

1.3.2.6.

Outras zonas de elevado interesse ecolgico do concelho de Lagos FREGUESIA DE BARO DE SO JOO (LAGOS BS) Esta Freguesia a segunda maior do Concelho de Lagos e, de um modo geral, abrange dois tipos de habitats: o montado de sobro e o barrocal, ambos com dimenses aproximadamente equivalentes. O barrocal possui uma elevada diversidade florstica devido sua natureza calcria, enquanto as reas de montado de sobro so xistosas contendo, regra geral, um menor nmero de espcies de flora. Contudo, a sua riqueza avifaunstica muito superior do barrocal. As zonas de vales esto ocupadas por terrenos agrcolas que possuem caractersticas florsticas tanto das reas de xisto como das de natureza calcria. BS 01 Mata de Baro Zona imediatamente a Noroeste de vila (zona de piquenique) onde, no topo do monte, existe uma grande rea de Pinheiros-mansos (Pinus pinea) de mdio porte (cerca 2km2) cujo sub-bosque constitudo por matos de Tojoprateado (Ulex argenteus) e de Tojo-gatum (Stauraucanthus boivinii). Actualmente encontra-se desmatada. Nesta zona existe tambm uma grande rea de Accias (Acacia retinoides e outras espcies) e de outras espcies (sub-bosque inexistente) que se encontra em franca expanso.

@BCL@F00BAA3D

16

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

BS 02 Vale de Bordeira maioritariamente constituda por montado de sobro (Quercus suber) mais ou menos contnuo, onde o sub-bosque constitudo por matos de Estevinha (Cistus salvifolius) e de Esteva (Cistus ladanifer) nas reas mais abertas. Actualmente verifica-se a presena, nesta rea, de um casal reprodutor de guia de Bonelli, tendo sido a observados indivduos adultos na presente Primavera (2004). Possui uma grande diversidade de espcies de aves nidificantes (pelo menos 50), albergando a maior parte das espcies existentes no Concelho, tpicas deste tipo de habitats. Apresenta uma flora bastante interessante, especialmente a associada linha de gua (flora hidro-higrfila). BS 03 Zona de Vinha Velha constituda por montado de sobro com e sem matos, caracterizada por reas abertas, pouco declivosas com rvores velhas. A Toutinegra-do-mato (Sylvia undata) e a Cotovia-dos-bosques (Lullula arbrea) so espcies comuns. Em 2002, na quinta de Vinha Velha, foi encontrado morto um macho de guia de Bonelli, com cerca de 4 anos. Existe um ninho desta espcie, em utilizao, nas proximidades. possvel que pertena ao mesmo casal da zona BS 02. Adjacente a esta zona, para Este, encontra-se uma Zona de Caa Associativa. BS 04 Bosque "Lagoa de Rosa" constituda por montado de sobro denso e maduro. Trata-se de uma rea interessante, uma vez que existe a um depsito de areia no barrocal, onde se instalou um bosque com, pelo menos, 1 000 a 2 000 Sobreiros (Quercus suber). Este o nico bosque deste gnero no Concelho, possuindo uma boa diversidade de aves.

@BCL@F00BAA3D

17

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Est confirmada a existncia no local de Presena de Pombinhas (Linaria algarviana) e Epipactis lusitanica. BS 05 "Matos tipo barrocal" Os seus limites so difceis de definir, mas no sentido Noroeste chega Freguesia de Bensafrim, sendo que na direco Sudeste ultrapassa completamente os limites da Freguesia da Luz. Esta zona constituda por extensos matos de baixo porte, mais ou menos contnuos, ricos em orqudeas e outras espcies florsticas valiosas do ponto de vista conservacionista. Uma vez que esta rea muito pedregosa, as zonas de cultivo so reduzidas. As reas de sequeiro no cultivadas tambm possuem extensas colnias de orqudeas. A Toutinegra-do-mato relativamente comum, existindo a possibilidade de ocorrncia de um ou dois casais de Alcaravo ver BS 06. Existem aqui algumas manchas de zonas arenosas (charnecas arenticas) com Sobreiros, Pinheiros-mansos e Pinheiros-bravos (Pinus pinaster). Nesses locais a flora interessante, assim como algumas aves nidificantes, das quais so exemplo o Papa-figos (Oriolus oriolus) e o Bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes). BS 06 Culturas de sequeiro Trata-se de uma das maiores reas abertas do Concelho com predominncia de gramneas e outras herbceas. Caracteriza-se por ser um gnero de planalto de barrocal, relativamente pouco pedregoso. Foi observado um Alcaravo em poca reprodutora, a voar da zona BS 05 para dentro desta rea. possvel que nidifique nesta zona. Durante o Inverno de 2001 at ao ms de Maro foi observado nesta rea um casal de Peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus). Esta a zona do Concelho com melhores caractersticas para esta espcie (existem registos recentes de nidificao desta espcie em Silves e Portimo). Possui uma Flora interessante, especialmente na zona de contacto com a BS 05.

@BCL@F00BAA3D

18

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Imagem 1 Vista da Zona BS 05

BS 07 Montado de Sobro Inclui as reas BS 01-3, sendo que muitos outros locais do gnero poderiam ser identificados ao longo do decurso deste estudo. Trata-se de uma rea de montado de sobro muito extensa (>20 km2). Verifica-se a ocorrncia de casais reprodutores de guia-cobreira e de guia de Bonelli em toda esta rea, sendo espcies comuns a Toutinegra-do-mato e a Cotovia-dos-bosques. Na sua regio Oeste existem encostas e vales cobertas de Medronheiro (Arbutus unedo) e Esteva, formando grandes matagais tpicos da regio Sudoeste de Portugal. Existem observaes de Lince-ibrico (Lynx pardinus) nesta zona nos anos 90 e rumores muito recentes (Fevereiro de 2004) no seu extremo Este. Relativamente regio Este os bosques so mais ricos em Sobreiros, sobretudo nos vales, sendo que o Medronheiro tambm comum. BS 08 Vale de Bensafrim Esta zona constituda por reas agrcolas de carcter pouco intensivo, que se localizam entre a ribeira de Bensafrim e o barrocal adjacente, verificandose, esporadicamente, a existncia pequenas manchas de Sobreiros maduros.

@BCL@F00BAA3D

19

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Junto ao barrocal existem colnias extensas de Albarr-do-Per (Scilla peruviana) (nicas conhecidas pela equipa tcnica no Concelho) e de outras espcies florsticas interessantes. BS 09 Escarpas, afloramentos rochosos, culturas de sequeiro e matos Localiza-se no limite Norte do barrocal e muito importante do ponto de vista paisagstico. A Flora desta zona inclui quase todas as espcies protegidas e ameaadas do Barrocal lacobrigense. Grande parte desta rea situa-se na Freguesia de Bensafrim (onde se integram os seus limites Oeste), dando um carcter original Vila com o mesmo nome (ver BE 01). BS 10 Montado de sobro Situa-se, aproximadamente, 1,5km a Sul da Vila de Baro de So Joo e encontra-se separada das principais reas de montado da regio. um dos melhores locais onde se encontram zonas arenosas (charnecas arenticas) no interior do barrocal. constituda por um pequeno bosque de sobreiros maduros, com um subbosque interessante e onde ocorrem espcies florsticas raras e avifauna tpica deste habitat.
Imagem 2 Bosque de Sobreiros (Quercus Suber) na Freguesia de Baro de So Joo (BS 10)

@BCL@F00BAA3D

20

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

BS 11 Pequenas colinas calcrias Esta zona constituda por pequenas colinas calcrias, com bastante pedra, muito pouco cultivadas (pelo menos recentemente). Possivelmente faz parte de BE 05, mas parece separada desta e um pouco diferente. Localiza-se na mesma regio que BS 10, sendo mais ou menos contnua at ao limite do concelho na estrada que se dirige para Baro de So Miguel. Estas colinas localizam-se sempre do lado Este dessa estrada. uma zona importante para orqudeas e outras plantas protegidas. FREGUESIA DE BENSAFRIM (LAGOS BE) a maior das seis Freguesias do Concelho de Lagos e, tal como a de Baro de So Joo, pode dividir-se nos mesmos dois tipos principais de habitat. Contudo, as reas de montado de sobro desta Freguesia foram afectadas de forma mais massiva pelos recentes fogos florestais (Agosto e Setembro de 2003). Algumas das reas de barrocal encontram-se num excelente estado de conservao relativamente aos seus valores naturais. As linhas de gua mais expressivas so as ribeiras de Bensafrim, da Sobrosa e de Odixere, principalmente nos seus troos mais a montante. Estas trs ribeiras desaguam no Concelho, nas Freguesias localizadas mais a Sul. BE 01 Escarpas e afloramentos rochosos calcrios com matos e clareiras associadas Constitui o limite Norte do barrocal, que claramente sinalizado pela escarpa que domina a paisagem na periferia da Vila de Bensafrim. Esta rea estendese desde BS 09, a Oeste, at Colinas Verdes, a Este, dirigindo-se depois para Sul na direco de Odixere. Toda a rea muito valiosa para flora, sendo uma das mais importantes do concelho. Inclui uma ampla lista de espcies, vrias delas protegidas e emblemticas do barrocal do Barlavento Algarvio, incluindo numerosas colnias de orqudeas. A zona de Colinas Verdes provavelmente o melhor ponto do concelho para a observao de aves de rapina, devido panormica que proporciona e s correntes trmicas ascendentes originadas pela interaco entre o Vale da Sobrosa (quente) e a escarpa a existente. Uma prova deste fenmeno consiste na abundncia de Andorinhes (Apus spp.) e de outras aves que

@BCL@F00BAA3D

21

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

caam insectos em voo. Esta zona tambm bastante importante no Outono, durante a passagem das aves migradoras (especialmente rapinas). A guia-cobreira e a guia de Bonelli (ambas nidificantes no Concelho) podem ser vistos regularmente neste local e em BE 02. BE 02 Vale da Sobrosa e Ribeira da Sobrosa (Sul) A metade Sul deste vale rica em gua (mais do que a ribeira de Bensafrim), sendo que, normalmente, no Vero permanecem alguns pegos no seu curso. um local de nidificao regular de Borrelho-pequena-de-coleira (Charadrius dubius) no leito do rio de Chasco-ruivo (Oenananthe hispnica) e de Petinha-dos-campos (Anthus campestris) trs espcies escassas no Concelho. Tambm h a possibilidade de reproduo de Guarda-rios (Alcedo athis) e a Toutinegra-do-mato e a Cotovia-escura (Galerida theklae) so espcies comuns. No Inverno, com alguma regularidade, so vistos a caar nas pastagens deste vale e nos matos envolventes Tartaranho-azulado (Circus cyaneus) e Milhafre-real (Milvus milvus).
Imagem 3 Vista da Zona BE 01 (escarpa existente nos arredores de Bensafrim)

@BCL@F00BAA3D

22

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

BE 03 Ribeira de Odixere (Norte) Trata-se de uma zona particularmente interessante, uma vez que neste troo da ribeira de Odixere verifica-se a existncia de gua corrente ainda no ms de Junho, sendo que esta, em princpio, contnua ao longo do Vero. Parece tambm ser o stio do Concelho onde existem mais exemplares de Falsoalgodoeiro (Gomphocarpus fruticosus), a planta nutritiva da borboleta Monarca (Danaus plexippus). Consequentemente, esta borboleta abundante nesta rea. O potencial de ocorrer aqui a outra espcie do gnero (Danaus chryssipus) bastante elevado, considerando que a reproduo desta espcie est confirmada no Paul de Lagos, que se situa a apenas 4km a Sudoeste. No leito do rio existe uma vegetao palustre bem desenvolvida, sendo abundantes o Loendro (Nerium oleander), a Tabua-estreita (Typha angustifolia), o Junco (Juncus spp.), a Orelha-de-mula (Alisma plantagoaquatica) e a Erva-sapa (Lythrum junceum), entre outras. As suas margens so ocupadas por manchas de Amieiro (Alnus glutinosa) e Salgueiros (Salix spp). No troo que mais se aproxima da barragem da Bravura a vegetao torna-se mais densa, sendo composta por Medronheiros e matos de Esteva com alguns Sobreiros na zona adjacente. Ao longo de todo seu curso existem pequenas hortas, maioritariamente de citrinos ou hortalias, sendo que a ausncia quase total de moradias mantm a envolvente da ribeira com um carcter natural. Para alm disso, pequenos bosques de sobreiros espalham-se pelos montes deste vale, o que permite a existncia de um elenco avifaunstico considervel e tpico destes habitats, sendo ainda uma rea importante para a guia de Bonelli. So aqui observados regularmente indivduos desta espcie de todas as idades e, na rea central, existe um registo de caa e parada nupcial. BE 04 Montado de Sobro e habitats associadas Esta rea cobre uma superfcie que atinge mais de 25% do Concelho, dominando a Freguesia de Bensafrim e uma parte considervel de Baro So Joo. Os habitats associados ao montado incluem: matos dominados por Esteva; matos dominados por Estevinha, Carqueja (Pterospartum tridentatum) e Tojomolar (Genista tricanthos); linhas de gua dentro do montado com um elenco florstico valioso que inclui Salgueiros, Folhado (Viburnum tinus), Sanguinhodas-sebes (Rhamnus alaternus), Medronheiro, as orqudeas Erva-salepo
@BCL@F00BAA3D
23

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

(Orchis morio) e Epipactis lusitanica (habitat de grande diversidade para a avifauna); culturas de sequeiro com Sobreiros em baixa densidade (importante para algumas aves como a guia-cobreira e a Cotovia-dosbosques). Toda esta zona coberta por territrios de guia de Bonelli, sendo difcil estimar o seu valor ecolgico real. BE 05 Matos tipo barrocal no Vale de Bensafrim at ao Paul de Lagos Nesta ampla zona calcria, em pleno barrocal, existe um dos melhores e mais bem preservados exemplos de matos e cultivos de sequeiro existentes no Concelho. Neste vale existem pelo menos doze espcies de orqudeas e grandes populaes de Thymus camphoratus e Jacinto-azul-do-barrocal (Bellevallia hackelli), para alm de um elenco florstico extenso. Num inventrio recente foram registadas 171 espcies de plantas num s monte deste vale com apenas 40 ha. BE 06 Vale de Bensafrim um vale muito importante, que tem incio prximo da Vila de Espinhao de Co, nos limites de Concelho junto EN120. O habitat dominante o montado de sobro, que se inclui na zona BE 04. A partir da Vila de Bensafrim at ao Paul de Lagos, a ribeira de Bensafrim atravessa uma rea de barrocal muito valioso (BE 05), sendo que na sua envolvente existem terras agrcolas de baixa altitude. No seu leito e margens existe um elenco florstico diversificado, que est sujeito a inundaes peridicas (sobretudo entre Novembro e Abril). No troo do curso de gua que fica mais a Sul existem alguns pegos que, normalmente, se mantm ao longo do Vero e que sustentam diversas espcies faunsticas, como a Lontra (Lutra lutra) e vrios anfbios e borboletas (como Euphydryas aurina). FREGUESIA DA LUZ (LAGOS LU) Praticamente todo o territrio desta pequena Freguesia encontra-se dentro do barrocal. A parte mais a Norte engloba matos extensos, enquanto no Sul, estes mesmos terrenos de natureza calcria formam falsias com um elenco florstico semelhante ao do barrocal, mas distinto das regies mais interiores.

@BCL@F00BAA3D

24

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

LU 01 Ribeiras de "Almdena" e de Baro Estas duas linhas de gua juntam-se ainda nos limites do Concelho e desaguam na Boca do Rio, situada no Concelho vizinho de Vila do Bispo. O seu valor mais elevado devido importncia da zona hmida que envolve esta ribeira. Apesar da parte destas ribeiras que fica no Concelho de Lagos no contar com todas as espcies presentes no Concelho ao lado, existem aqui espcies faunsticas e florsticas valiosas, sobretudo as aquticas. LU 02 ETAR de Almdena O Cgado-mediterrnico (Mauremys leprosa) uma espcie abundante, nidificando aqui Pernilongo (Himantopus himantopus) 4 a 7 casais de modo regular e Borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius) 1 casal. Verifica-se tambm a presena invernal regular de Narceja-comum (Gallinago gallinago) e de Maarico-bique-bique (Tringa ochropus). LU 03 Falsias e arribas As falsias e arribas desta zona da costa, localizada entre a Luz e o Burgau, apesar de possuir um carcter costeiro, o seu substrato diferente do habitual, sendo calcrio e similar rea do barrocal. Caracteriza-se pela existncia de locais, nas arribas, com carcter bastante natural onde existem formaes arbustivas tpicas do barrocal, mas com plena influncia marinha. Como tal, o elenco florstico afigura-se interessante, possuindo um carcter diferente dos matos existentes apenas 1km para o interior. Embora estas falsias sejam menos imponentes e no possuam as colnias de aves nidificantes existentes nas falsias da Freguesia de Santa Maria e dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNCVSA) que chega ao limite Oeste da rea de estudo algumas das espcies florsticas e avifaunsticas so comuns a estes locais. Apesar desta zona se encontrar completamente dentro da IBA da Ponte de Piedade (PT047) est fortemente ameaada por construes.

@BCL@F00BAA3D

25

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Imagem 4 Vista da Luz e da zona LU 03 (falsia e arribas)

LU 04 Matos tpicos do barrocal Nesta zona da Freguesia da Luz as extensas manchas de matos existentes no Concelho esto aqui representadas de uma forma mais ou menos fragmentada. No entanto, existem algumas reas contnuas de tamanho considervel, cujo carcter natural se encontra muito pouco alterado. Na realidade estes matos so a continuao dos existentes em BS 05. Regra geral, estes matos contm bastantes pedras e o seu elenco florstico muito elevado e inclui quase todas as espcies de orqudeas existentes no barrocal do barlavento algarvio, Esparto Stipa tenacissima, Jacinto-azul-dobarrocal, Thymus camphoratus, Tojo-do-sul (Genista hirsuta subsp. algarbiensis) e Palmeira-an (Chamaerops humilis). A avifauna menos diversa, mas conta com algumas espcies importantes como o Noitib-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficolis), a Cotovia-escura, a Toutinegra-do-mato e o Picano-real (Lanius meridionalis). FREGUESIA DE ODIXERE (LAGOS OD) As regies Centro e Norte da Freguesia so quase completamente cobertas por montados de sobro e barrocal. Na maioria dos vales praticada agricultura extensiva, mais ou menos tradicional, sendo o vale da ribeira de Odixere o mais importante. No Sul do Concelho existem diversos tipos de habitats costeiros ao longo de toda a extenso da costa, que aqui se encontra mais ou menos intervencionada
@BCL@F00BAA3D
26

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

pelo Homem. Entre estes destacam-se sapais, bancos de areia e dunas em bom estado de conservao, o que lhe confere um elevado valor ecolgico. OD 01 Ribeira de Odixere (leito) constituda pela ribeira de Odixere, desde Cotifo (para montante) at Vila. No lado Sul da auto-estrada os terrenos dos vales so ainda mais baixos e hmidos. De um modo geral, pratica-se aqui uma agricultura variada e pouco intensiva tipo mosaico, onde se aproveita a abundncia de gua. Possui gua doce de um modo mais permanente do que a ribeira de Bensafrim devido existncia da barragem da Bravura a montante. A abundante vegetao palustre dever torna-la interessante para algumas espcies de anfbios, rpteis e aves. uma rea de reproduo da borboleta Monarca, existindo a abundantes indcios de presena de Lontra. OD 02 Ribeira de Odixere (rea sob influncia de mar e terras baixas adjacentes) A partir de Vila de Odixere (aproximadamente) a ribeira encontra-se sob influncia da mar, entrando na sistema do Esturio de Alvor, que recolhe vrias linhas de gua. Os terrenos em seu redor so pastagens ou culturas de sequeiro/regadio de carcter pouco intensivo. Nesta zona as terras so drenadas com valas, apresentando um aspecto tipo paul com pradarias de espcies halfilas. OD 03 Encosta com cerca de 200 azinheiras Quercus rotundifolia Zona composta por exemplares maduros de azinheira (Quercus rotundifolia), localizada na encosta Norte dos montes tipo barrocal que se encontram logo a Sul da auto-estrada no lado Este da Freguesia. Na mesma rea tambm existem alguns sobreiros. OD 04 Estrada Odixere Alfarrobeira Nesta zona existe uma pequena rea com sobreiros (onde nidifica Papafigos), algumas azinheiras e ainda uma linha de gua com algum grau de humidade. Neste local podero ocorrer Pombinhas (Linaria algarviana) e algumas orqudeas. Apresenta uma extenso reduzida (talvez com 200 sobreiros), sendo que algumas manchas de sobreiro se estendem para Sul, onde se misturam com pomares, pastagens e quintas.
@BCL@F00BAA3D
27

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Nesta zona existem outros locais deste gnero de igual ou maior importncia (charnecas arenticas). OD 05 Salinas abandonadas Zona composta por salinas abandonadas do lado Oeste da estrada Odixere Meia Praia (Este). S uma delas que possui gua, onde nidifica actualmente Pernilongo. Do lado Este desta estrada existem salinas cheias de gua onde ocorrem Borrelho-pequeno-de-coleira e Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina). Na zona adjacente existem pastagens tipo sapal (pradarias de espcies halfilas). Do lado direito da estrada at ao esturio existem pastagens extensas e baixas e, na zona adjacente, uma rea de sapal bastante rico. Nos limites desta zona existem cerca de 10 tanques de piscicultura plenamente funcionais. OD 06 Sapal Nos limites da mar em redor da ria de Alvor existem zonas de sapal em estado natural. Estas so muito valiosas ao nvel do Concelho, pois no existem em qualquer outro local. Mais a montante, sobretudo na zona entre a EN125, as salinas OD 05 e o limite do Concelho, existe um grande sapal alterado que, devido sua extenso e s aves aquticas que a alberga no Inverno, se torna bastante valioso. OD 07 Esturio de Alvor (parcialmente no concelho de Lagos) Zona muito importante para aves limcolas, gaivotas e andorinhas-do-mar invernantes e migradoras. Esta rea a mais importante do Concelho para o descanso e alimentao destes grupos. Este esturio e a sua zona envolvente um stio Ramsar (Conveno sobre Zonas Hmidas).

@BCL@F00BAA3D

28

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Imagem 5 Vista das Zonas OD 06 e OD 07 (Esturio de Alvor)

OD 08 Pinheiros em substrato arenoso Estas zonas so menos expressivas do que em SS 05, mas possuem valores naturais semelhantes. Os poucos locais deste gnero existentes na Freguesia devero ser cuidadosamente prospectados de modo a estimar correctamente a sua importncia. OD 09 Lagoa costeira Esta lagoa existe no limite Sudeste do concelho e formada pelo dique construdo para servir de plataforma para a estrada que se estende at desembocadura do esturio. Constitui uma autntica laguna costeira, separada do mar pelo cordo dunar correspondente a OD 10. frequentada por muitas aves aquticas (incluindo Gaivota-de-cabea-preta (Larus melanocephala), uma invernante escassa no Algarve, existindo contagens de 25 indivduos regulares) e as suas margens contm flora caracterstica do sapal (Limoniastrum monopetalum e Salicornia ramosissima) e das dunas. A circulao de viaturas e o estacionamento indevido das mesmas implica consequncias negativas nas suas margens.

@BCL@F00BAA3D

29

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

OD 10 Dunas Trata-se de um valiosssimo conjunto de dunas mveis que possuem um amplo elenco florstico. um excelente exemplo deste tipo de habitat apesar da sua zona mais a Este ter sido sujeita a alguns movimentos de terras nos ltimos anos. Possui caractersticas naturais nicas, apresentado diferenas relativamente a habitats similares na Ria Formosa e no PNSACV. Actualmente est sujeita a menos ameaas do que a sua continuao na Freguesia de So Sebastio. No entanto, a presso humana aqui considervel, verificando-se a prtica de motocross, passeios abundantes de ces, utilizao das dunas mais prximas da praia como casa de banho e estacionamento de automveis em locais pouco prprios para o efeito. Nidificam aqui Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), Chilreta (Sterna albifrons) e Calhandrinha (Calendrella brachydactyla). Nos seus limites a Oeste est confirmada a ocorrncia de Camaleo (Chamaeleo chamaeleon).
Imagem 6 Exemplo da zona OD 10

FREGUESIA DE SANTA MARIA (LAGOS SM) Esta Freguesia engloba as maiores e as mais valiosas falsias do Concelho. Os seus valores naturais so perfeitamente comparveis com os do PNCVSA e, surpreendentemente, ainda existem alguns quilmetros deste habitat num excelente estado natural.
@BCL@F00BAA3D
30

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Aqui a avifauna inclui espcies nidificantes em colnias considerveis, sendo que a flora igualmente interessante, contando com espcies do tpicas do barrocal e do litoral. A zona de Ponte da Piedade bastante singular e um local de grande importncia no que diz respeito ao carcter que imprime cidade de Lagos. No entanto, o estado das arribas nesta zona levanta preocupaes ambientais devido aos impactes causados pelo Homem e que se verificam actualmente. Tal como a Freguesia vizinha de So Sebastio conta com reas significativas de barrocal e da sua flora caracterstica. Parte do seu territrio tambm est ocupado pela cidade de Lagos. SM 01 Falsias, ilhus e SM 02 Praias rochosas Estas falsias so muito importantes para avifauna, existindo aqui colnias de Carraceiro (Bulbucus bis) com mais de 350 casais, de Gara-branca (Egretta garzetta) com mais de 40 casais e ainda 2 casais de Falco-peregrino (Falco peregrinus), cumprindo os critrios para a sua incluso na rede nacional de IBAs (IBA - Ponte da Piedade). Verifica-se ainda a ocorrncia de outras espcies cuja nidificao no Concelho exclusiva deste local: mais de 40 casais de Gralha-de-nuca-cinzenta (Corvus monedula); 1 casal de Corvo (Corvus corax); mais de 30 casais de Andorinho-real (Apus melba); vrios casais de Melro-azul (Monticola solitarius) e de Rabiruivo-preto (Phoenicurus ochrurus). Verifica-se ainda uma abundncia invulgar de Peneireiro (Falco tinnunculus), que nidifica noutras locais do Concelho, mas onde muito menos abundante. Outra espcie protegida, a Galheta (Phalacrocorax aristotelis), possivelmente, nidifica prximo da Atalaia. As praias rochosas nesta costa so, aparentemente, pouco frequentadas pelas pessoas. So locais importantes para algumas aves limcolas, nomeadamente para a sua alimentao e repouso, sobretudo nos perodos de migrao e durante o Inverno. As principais espcies que utilizam esta zona so o Maarico-galego (Numenius phaeopus) e a Rola-do-mar (Arenaria interpres).

@BCL@F00BAA3D

31

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Imagem 7 Vista das falsias que constituem a zona SM 01

SM 03 Arribas (topo das falsias aproximadamente 200m para o interior) Inclui reas de culturas de cereais e sebes com pequenas reas de matos. uma importante "buffer-zone" para as aves das falsias e como local de alimentao para algumas delas. Nidificam aqui Toutinegra-do-mato, Felosapoliglota (Hippolais poliglotta) e Pintarroxo (Carduelis cannabina), que acentuam o carcter natural da rea. tambm atractiva para o repouso e alimentao de passeriformes migradores trans-saharianos, sobretudo no Outono. Existem aqui grandes colnias de Orqudea-piramidal pyramidalis), Erva-vespa (Ophrys lutea) e outras orqudeas. SM 04 Escarpas (Luz) Esta rea consiste numa imponente escarpa calcria e rida em pleno barrocal, cujo comprimento de aproximadamente 2km, chegando ao mar e s falsias de SM 01 no seu ponto mais a Sul. No topo e encostas existem extensas colnias de orqudeas, sobretudo espcies do gnero Ophrys. A vegetao inclui vrios habitats protegidos, como os arrelvados vivazes neutrobasfilos de gramneas altas e os zimbrais-carrascais de Juniperus turbinata subsp. turbinata (= J. phoenicea) sobre calcrios. (Anacamptis

@BCL@F00BAA3D

32

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

FREGUESIA DE SO SEBASTIO (LAGOS SS) Uma grande parte da sua zona costeira dominada pela cidade de Lagos, mas no lado Este inclui as dunas da Meia Praia. Apesar destas estarem sujeitas a numerosas ameaas, ainda existem actualmente alguns locais em bom estado de conservao. No interior da Freguesia o barrocal o habitat mais expressivo. Existem diversas manchas, algumas de reduzidas dimenses, que apresentam uma grande diversidade biolgica, especialmente no que diz respeito a espcies florsticas. A ribeira de Bensafrim a linha de gua principal desta rea, sendo muito valiosa nos seus troos finais, sobretudo na zona dos sapais no Paul de Lagos. Este ltimo local , provavelmente, a rea que apresenta a maior biodiversidade de todo o Concelho. SS 01 Dunas da Meia Praia Esta rea possui uma elevada importncia ecolgica e deve ser considerada como parte de OD 10. Tem sido sujeita a enormes presses colocando em risco a sua viabilidade. Estas dunas podem ser divididas em trs ecossistemas distintos: - Dunas primrias embrionrias e Dunas brancas: Parece ser a rea sujeita a menos impactes, mas que incluem a existncia de bares na praia, a introduo de espcies de flora extica como o Choro (Carpobrotus edulis) e ainda o estacionamento em locais imprprios para o efeito. Este local inclui as seguintes espcies florsticas: Lrio-das-areias (Pancratium maritimum), Estorno (Ammophila arenaria), Linaria penunculata, Linaria munbyana subsp. pygmea (endemismo Algarvio exclusivo da Meia Praia e da Praia Grande em Armao de Pra) Silene nicaeensis, Cardo-martimo (Eryngium maritimum), Trevo-de-Creta (Lotus creticus) e Cyperus capitatus, entre outras; - Dunas mveis com vegetao baixa (Dunas cinzentas): Esto sujeitas a uma elevada presso devido existncia da estrada, da linha de caminho de ferro, de estacionamentos ilegais, do Bairro 1 de Maio e de outras construes. So ainda ameaadas por plantas invasoras como Cana-doreino (Arundo donax) e Nicotioana glauca. Encontra-se muito fragmentada, com reas pequenas e isoladas e outras mais ou menos contnuas. Entre as espcies florsticas nativas que a caracterizam contam-se Pycnocomon rutifolium, Ononis ramosissima e outras espcies ameaadas como o Allium subvillosum e a Linaria munbyana subsp. pygmea (na Europa,
@BCL@F00BAA3D
33

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

exclusiva da Meia Praia e da Praia Grande em Armao de Pra); nas dunas mais jovens existem, nas partes mais baixas, algumas manchas de Junco (Juncus sp.) e de Limonium monopetalum, entre outras. A existncia de bares de praia, a introduo de flora extica, o estacionamento ilegal de veculos e a construo turstica so as principais ameaas a este local. - Dunas fixas com vegetao arbustiva e arbrea: Grande parte desta rea encontra-se radicalmente alterada, pelo que as zonas que ainda apresentam um estado mais ou menos natural devem ser consideradas como prioritrias em termos de conservao. Possui um pequeno bosque de Pinheiro-manso que alberga uma flora valiosa.
Imagem 8 - Exemplo da zona SS 01

SS 02 Laguna de "Lagos" Trata-se de uma lagoa vestigial que se localiza na rea de sapal (que foi destrudo) no lado Este da zona da Foz da Ribeira de Bensafrim. Este local atravessado por diversas valas, dando-lhe um carcter de sapal com flora halfita associada. A rea que fica delimitada a Sul pela Praia de So Roque e a Norte por Albadeira encontra-se sujeita influncia da mar, fenmeno que no acontece noutras partes das dunas da Meia Praia. Esta zona constitu um vale pouco pronunciado e caracteriza-se, em termos paisagsticos, pelos seguintes elementos: - Hortas Situam-se em solo de dunas cinzentas (habitat prioritrio) e encontram-se praticamente abandonadas e delimitadas por canaviais (Arundo donax), sendo atravessada por algumas valas de drenagem
@BCL@F00BAA3D
34

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

sujeitas a influncia de mar. Esta zona seria ideal para a criao duma lagoa (laguna costeira) que, para alm de beneficiar um leque importante de flora e fauna (sobretudo aves aquticas), seria um contributo importante beleza desta zona; - Sapal Embora bastante degradado no lado Sul da estrada da Meia Praia, ainda conta com populaes de plantas caractersticas deste ecossistema. No lado Norte existe uma pequena plancie fluvial razoavelmente bem conservada, com pastagens salgadas e povoamentos de juncos Juncus spp. e espcies hlofitas. Esta rea fica parcialmente inundada no Inverno, poca em que atrai diversas espcies de aves aquticas; - Junto estrada da Meia Praia existe um monte que, na realidade, uma duna fixa que a nica no alterada por construes recentes, ainda existente no lado Norte da estrada. A flora aqui existente inclui diversas espcies protegidas; - Um bosque de pinheiros Pinus pinea e Pinus halepensis surge mais a montante, ficando junto ao limite a Norte da rea inundvel. SS 03 Zona de barrocal prximo da costa (Meia praia) rea onde ainda existem manchas com matos tpicos de barrocal, que incluem Tojo-do-sul e Thymus camphoratus. Ocorrem ainda reas extensas da gramnea Palha-de-Guin Hyparrhenia hirta, que constituem um habitat protegido importante para orqudeas. Durante o Vero de 2003 foi aqui observado camaleo. SS 04 Zona/s com substrato arenoso em pleno barrocal (charnecas arenticas). So compostas por manchas de Pinheiro-manso e Pineiro-bravo com subbosque, cujo elenco florstico inclui espcies importantes como as Pombinhas (Linaria algarviana) e Stauracanthus sp. SS 05 Pinheiros em substrato arenoso Estas reas ainda no foram intervencionadas pela construo civil e esto cobertas por uma extenso considervel de Pinheiro-manso e Pinheiro-bravo. O sub-bosque constitudo por Tojo-do-sul e Tojo-prateado e, provavelmente, ocorrem aqui espcies importantes como as Pombinhas (Linaria algarviana). Contudo, a nica visita ao local, em Junho de 2004, foi demasiado tardia para verificar a ocorrncia desta espcie.

@BCL@F00BAA3D

35

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

SS 06 Paul de Lagos Esta zona engloba diversos habitats e situa-se na plancie fluvial da ribeira de Bensafrim, no seu troo final. Para alm desta ribeira existem nascentes nas proximidades da povoao de Sargaal que fornecem uma grande quantidade de gua doce que acaba por se misturar mais a Sul, onde a influncia de mar notria, com a gua salgada proveniente do mar. provvel que esta zona apresente uma maior biodiversidade do que qualquer outra rea de dimenses equivalentes no Concelho de Lagos. sem dvida a rea do Concelho melhor conhecida no que diz respeito ao estado actual da sua flora e fauna, por ter sido objecto de um recente estudo realizado pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves). Verificou-se que a sua diversidade florstica e faunstica invulgarmente elevada para uma rea de dimenses to modestas (apenas 297ha). Foram aqui registadas 191 espcies de aves, o que coloca este local em p de igualdade com algumas das zonas hmidas mais valiosas de todo a Algarve. At presente data foram aqui inventariadas 374 espcies florsticas, 15 das quais so endmicas e 17 so protegidas por legislao nacional internacional, incluindo 12 espcies de orqudeas. Existe ainda uma grande variedade de plantas aquticas, entre as quais muitas halfilas.

1.3.3.
1.3.3.1.

SISTEMA DE INFRAESTRUTURAS
Sistemas de abastecimento de gua O municpio de Lagos integra, desde 2000, o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de gua - adutor poente (sistema em alta), cuja gesto da responsabilidade da guas do Algarve sendo, por isso, esta entidade que garante, de forma exclusiva, o fornecimento de gua ao municpio de Lagos. A situao actual do abastecimento de gua ao municpio de Lagos bastante satisfatria uma vez que a taxa de cobertura da populao elevada (da ordem dos 90%) e que o abastecimento fivel do ponto de vista quantitativo e qualitativo. As principais origens de gua do abastecimento de gua ao municpio de Lagos so a albufeira do Funcho e a albufeira da Bravura. A primeira oriem de gua assegura o abastecimento ao municpio de forma regular ao longo de todo o ano enquanto que a segunda origem de gua assegura apenas o reforo do abastecimento na poca alta, que vai de Abril a Outubro.

@BCL@F00BAA3D

36

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Estas origens de gua apresentam qualidade de gua inseridas na categoria A2 (albufeira do Funcho) e A3 (albufeira da Bravura) do Anexo I do Decreto-Lei n 236/98 de 1 de Agosto respeitante qualidade da gua superficial destinada produo de gua para consumo humano. No caso da albufeira do Funcho, a categoria A2 determinada pelo parmetro Mangans e no caso da albufeira da Bravura a categoria A3 determinada pelos parmetros microbiolgicos, o que fica neste ltimo caso a dever-se presena de suiniculturas na bacia hidrogrfica desta barragem. De acordo com a entidade que explora as Estaes de Tratamento de gua de Alcantarilha (associada barragem do Funcho) e Fontanhas (associada barragem da Bravura), as linhas de tratamento destinadas a assegurar a potabilizao da gua captada em ambas as origens de gua so adequadas. A entidade exploradora assegura o cumprimento dos objectivos estabelecidos para a qualidade de gua nos pontos de entrega em alta (seis reservatrios) procedendo a anlises dirias gua em obedincia Portaria n 316/03 de 16 Outubro. A gesto do sistema em baixa est a cargo do municpio, estando o sistema de abastecimento em baixa subdivido em quatro subsistemas: Lagos, Luz, Meia-Praia e Norte. De acordo com o contrato de concesso com a guas do Algarve, est previsto que o abastecimento de gua cubra 99% da populao no ano 2006, para o que ser necessrio construir novos reservatrios. Posteriormente, a partir do ano 2007, est previsto que o o sistema de abastecimento em alta conte com uma nova origem de gua, designadamente a albufeira de Odelouca, cuja construo foi suspensa por questes de carcter administrativo relacionadas com o impacte ambiental desta obra hidrulica.

1.3.3.2.

Sistemas de drenagem e tratamento de guas residuais O sistema de recolha, destino final e tratamento de guas residuais domsticas do municpio de Lagos constitudo por trs sistemas: Lagos, Baro de So Joo e Almdena. O sistema de Lagos constitudo por 5 subsistemas (Bensafrim, Odixere, MeiaPraia, Lagos-cidade e Luz) que confluem na ETAR de Lagos.

@BCL@F00BAA3D

37

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

A ETAR de Lagos foi dimensionada para 130 000 habitantes equivalente e possui tratamento tercirio. A descarga feita actualmente na ribeira de Bensafrim mas futuramente ser utilizado para rega dos campos de golfe. De acordo com os elementos prestados pela Cmara Municipal de Lagos, a ETAR de Lagos apresenta uma elevada eficincia de tratamento e o efluente descarregado cumpre com os objectivos definidos para a descarga de efluente em linhas de gua, sendo a sua qualidade controlada periodicamente. O sistema de Baro de So Joo constitudo por um emissrio e uma estao de tratamento de guas residuais dimensionada para 960 habitantes equivalentes. O tratamento feito em 4 lagunas, duas facultativas e duas de maturao. O sistema de Almdena semelhante ao sistema de Baro de So Joo, sendo a sua capacidade de tratamento de 1 260 habitantes equivalentes. Os sistemas de saneamento tramitaro, a curto prazo, para a Empresa Multimunicipal das guas do Algarve, S.A. Apesar de terem sido cumpridos os objectivos definidos para o municpio de Lagos no que respeita drenagem e tratamento de gua residuais, importa referir que a proliferao de habitaes em locais que no servidos pelas redes de saneamento (a designada segunda habitao que incide, fundamentalmente, em zonas quase sempre no intervencionadas de elevado valor natural) tem potenciado a utilizao de fossas spticas. A esta situao foram associados, pela Cmara Municipal de Lagos, alguns problemas ambientais relacionados com o mau funcionamento das fossas spticas, nomeadamente, a contaminao microbiolgica dos aquferos.

1.3.3.3.

Sistemas de gesto de resduos slidos O tratamento, valorizao e destino final dos resduos slidos urbanos (RSU) produzidos no municpio de Lagos est acometida ALGAR-Sistema Multimunicipal do Algarve, que compreende dois Subsistemas, designadamente do Barlavento e do Sotavento. O Subsistema do Barlavento, no qual se insere o municpio de Lagos, compreende as seguintes infraestruturas de transferncia e destino final dos resduos geridas pela ALgar: Aterro Sanitrio Multimunicipal do Barlavento, localizado em Porto de Lagos, no municpio de Portimo. Este aterro entrou em funcionamento em 1998 e tem

@BCL@F00BAA3D

38

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

uma vida til de 24 anos, servindo os municpios de Albufeira, Silves, Lagoa, Portimo, Monchique, Lagos, Vila do Bispo e Aljezur. Quatro Estaes de Transferncia (ET), localizadas em Rogil (Aljezur), Vila do Bispo, Paul (Lagos) e Pat de Cima (Albufeira), que servem os municpios que se localizam a maior distncia do aterro sanitrio.

A ALGAR ainda responsvel pela recolha dos resduos reciclveis nos ecopontos do Barlavento, sendo estes enviados para a estao de triagem nas instalaes do aterro sanitrio do Barlavento. Aos servios municipais est acometida a recolha de RSU, monos e resduos verdes e, cumulativamente, com a ALGAR a recolha de vidro e papel em determinadas situaes particulares. De acordo com as informaes prestadas pelos servios municipais, actualmente existem nove circuitos de recolha de RSU no municpio de Lagos. Estes circuitos funcionam com uma periodicidade varivel devido sazonalidade das quantidades de resduos produzidos. Assim, de uma forma geral, durante a poca baixa a recolha efectuada diariamente excepto ao domingo, enquanto que durante os meses de Julho e Agosto a recolha efectuada todos os dias. No Grfico 1 apresenta-se a evoluo da quantidade de RSU recolhidas no Municpio de Lagos nos ltimos 15 anos. Da anlise desta figura verifica-se que o aumento da produo de RSU neste perodo foi de 68,8%, o que corresponde a uma taxa mdia anual de 4,6%. A recolha de RSU no municpio de Lagos foi em 2003 de 18.263 toneladas. Considerando que a recolha de resduos slidos urbanos extensiva a toda a populao, em 2001 a capitao de RSU foi de 1,9 kg/hab.dia reportada populao residente neste ano (25.398 habitantes).

@BCL@F00BAA3D

39

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Grfico 1 Evoluo da Quantidade de RSU recolhidos no Municpio de Lagos nos ltimos 15 anos
20.000 18.000 16.000 RSU (Toneladas) 14.000 12.000 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0
1 989 1 990 1 991 1 992 1 993 1 994 1 995 1 996 1 997 1 998 1 999 2000 2001 2002 2003

Ano

O carcter turstico do municpio de Lagos determina que se assista a uma sazonalidade na produo de RSU, o que no ano de 2003 conduziu a uma relao entre a quantidade de resduos recolhidos no ms de maior produo e no ms de menor produo de 2,2. A composio fsica mdia dos RSU produzidos no municpio de Lagos revela que as fraces mais abundantes so os materiais fermentveis e o papel/carto correspondendo cada um a aproximadamente 25% do total de resduos. Seguem-se os finos (18%), os plsticos (13%) e o vidro (10%). Os componentes menos abundantes correspondem aos metais (4%), outros (4%) e txteis com 1%. No municpio de Lagos existe um servio domicilirio de recolha de monstros e resduos verdes. Este servio gratuito, pudendo os muncipes solicit-lo pessoalmente ou por telefone nas instalaes da C.M. Lagos ou atravs do Quiosque de Ambiente. Em 2003 foram recolhidos 1 527,1 toneladas de resduos verdes e 524,1 toneladas de monos. No Grfico 2 apresenta-se a evoluo das quantidades de resduos verdes e monos recolhidas nos ltimos 5 anos.

@BCL@F00BAA3D

40

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Grfico 2 Quantidade de Resduos Verdes e Monos recolhidos nos ltimos 5 anos

1800 Quantidade (toneladas)s 1600 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 1999 2000 2001 Anos 2002 2003

Monstros Verdes

Como anteriormente referido, apesar da responsabilidade da recolha dos resduos reciclveis seja da ALGAR, ainda existem no municpio, nomeadamente na cidade de Lagos, na zona dentro das muralhas, vidres cuja recolha do vidro neles depositado responsabilidade deste servio. Para alm do vidro, estes servios recolhem igualmente papel, no s nos diferentes edifcios da Cmara Municipal, como em situaes especficas de reparties pblicas que solicitam a colaborao desta entidade. No ano 2003 foram recolhidas 154 toneladas de vidro, e 1,6 toneladas de papel e carto. Na Tabela 1 apresentam-se as quantidades de vidro, papel e carto e embalagens recolhidas pela ALGAR nos ltimos 5 anos no municpio de Lagos.
Tabela 1 Evoluo da quantidade de reciclveis recolhidos (toneladas)
1999 Vidro Papel e carto Embalagens 206,3 99,4 41,8 2000 303,3 164,2 54,8 2001 364,5 201,6 71,3 2002 396,5 205,9 89,1 2003 428,51 235,18 96,9

Para o ano de 2003 a totalidade de vidro e papel e carto recolhidos selectivamente pelos servios municipais e pela ALGAR representam 31,8% e 5,1% dos RSU recolhidos de forma indiferenciada.

@BCL@F00BAA3D

41

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

1.3.4.
1.3.4.1.

QUALIDADE DO AMBIENTE
Caracterizao geral da qualidade das guas superficiais no municpio de Lagos A rede de monitorizao da qualidade da gua das ribeiras do Algarve iniciou o seu funcionamento em 1990. Presentemente so objecto de controlo regular pela CCDR Algarve, com base mensal, 21 estaes, incluindo albufeiras e 15 linhas de gua. No municpio de Lagos existem duas estaes de monitorizao da qualidade da gua, uma na ribeira de Bensafrim e outra na Albufeira da Bravura. A estao de Bensafrim encontra-se localizada a 9,2 km da foz e drena uma rea de cerca de 20,4 km2. A monitorizao da qualidade da gua iniciou-se em 1994, reportando os primeiros dados ao ano de 1995. Com o objectivo de efectuar a caracterizao da qualidade das guas superficiais no municpio, procedeu-se anlise dos dados disponveis no PBH das ribeiras do Algarve para o ltimo ano hidrolgico estudado (1996/97) bem como anlise dos dados de qualidade disponveis no SNIRH para o ano de 2003, de modo a dispor de dados recentes de caracterizao e ao mesmo tempo avaliar eventuais alteraes na qualidade da gua. Com base nos elementos disponveis no PBH para o ano hidrolgico de 1996/97, de acordo com os critrios estabelecidos para os diferentes usos definidos no DecretoLei n 236/98, de 1 de Agosto e de acordo com os critrios definidos pelo Instituto Nacional da gua para usos mltiplos, a classificao da qualidade da gua da ribeira de Bensafrim foi a seguinte: Usos mltiplos1: Classificada na classe E que respeita a guas extremamente poludas e inadequadas para a maioria dos usos devido concentrao do parmetro oxignio dissolvido. Aptido de gua para rega2 - gua compatvel com este uso. Aptido para vida pisccola3 gua no compatvel com este uso, devido concentrao dos parmetros nitritos e azoto amoniacal.

1 2

De acordo com os critrios estabelecidos pelo Instituto Nacional da gua. De acordo com os critrios estabelecidos no Anexo XVI do Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto. 3 De acordo com os critrios estabelecidos no Anexo X do Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto. @BCL@F00BAA3D

42

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Com base nos elementos disponveis no SNIRH para o ano hidrolgico de 2003/2004, de acordo com os critrios anteriormente referidos, a classificao da qualidade da gua da ribeira de Bensafrim, foi a seguinte: Usos mltiplos4: Classificada na classe C que respeita a gua com qualidade aceitvel , suficiente para irrigao, para usos industriais de gua potvel aps tratamento rigoroso. Permite a existncia de vida pisccola (menos exigente) mas com reproduo aleatria; apta para recreio sem contacto. Aptido de gua para rega5 - gua incompatvel com este uso, devido concentrao dos parmetros slidos suspensos totais e coliformes fecais. Aptido para vida pisccola6 gua compatvel com este uso, para os ciprindeos e salmondeos.

Pode concluir-se deste modo que entre o ano hidrolgico de 1996/97 e o ano hidrolgico de 2003/2004 houve uma melhoria global da qualidade da gua na ribeira em questo, subsistindo problemas no que se refere presena dos coliformes fecais. No que se refere albufeira da Bravura (destinada produo de gua para consumo humno e rega) de acordo com os dados disponveis no SNIRH, a qualidade da gua no perodo que decorreu entre 1995 e 1999 foi a que se apresenta na Tabela 2.
Tabela 2 Classificao da qualidade da gua de acordo com os critrios do INAG e do Decreto-Lei n 236/98, de 1 de Agosto
Critrios Anexo I do D.L. 236/98 (produo de gua para consumo humano) 1995 1996 1997 1998 1999
+

Anexo XVI do D.L. 236/98 (rega) Conforme Conforme Conforme Conforme Conforme
-2

INAG Classe D Classe B (NH4, Oxidabilidade, O.D., NO3 e Coliformes Fecais) Classe E (SST) Classe D (SST) Classe B (Coliformes fecais e totais, Estreptococos fecais e CQO)

A2 A2 A2 A2 A1

NH4

azoto amoniacal; O.D. Oxignio Dissolvido, NO3

nitrato; SST Slidos

Suspensos Totais

4 5

De acordo com os critrios estabelecidos no Instituto Nacional da gua. De acordo com os critrios estabelecidos no Anexo XVI do Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto. 6 De acordo com os critrios estabelecidos no Anexo X do Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto. @BCL@F00BAA3D

43

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Tabela de Classificao Qualitativa do INAG
Classe A Sem Poluio Classe B Fracamente Poludo Classe C Poludo guas consideradas como isentas de poluio, aptas a satisfazer potencialmente as utilizaes mais exigentes em termos de qualidade.

guas com qualidade ligeiramente inferior classe A, mas podendo tambm satisfazer potencialmente todas as utilizaes. guas com qualidade "aceitvel", suficiente para irrigao, para usos industriais e produo de gua potvel aps tratamento rigoroso. Permite a existncia de vida pisccola (espcies menos exigentes) mas com reproduo aleatria; apta para recreio sem contacto directo. guas com qualidade "medocre", apenas potencialmente aptas para irrigao, arrefecimento e navegao. A vida pisccola pode subsistir, mas de forma aleatria. guas ultrapassando o valor mximo da Classe D para um ou mais parmetros. So consideradas como inadequadas para a maioria dos usos e podem ser uma ameaa para a sade pblica e ambiental.

Classe D Muito Poludo Classe E Extremamente Poludo

1.3.4.2.

Caracterizao geral da qualidade das guas Costeiras do municpio de Lagos Para proceder classificao da qualidade das guas costeiras so utilizados os valores das anlises da poca balnear anterior. Para a classificao das guas balneares do municpio de Lagos utilizaram-se os dados disponibilizados pelo SNIRH. A metodologia de classificao utilizada define os seguintes valores - limite para os diferentes parmetros analisados, designadamente: Valores Mximos Recomendados (V.M.R.) Valores guia (G), valor da norma de qualidade que, de preferncia, deve ser respeitado ou no excedido. Valores Mximos Admissveis (V.M.A.) Valores imperativos (I), valor de norma da qualidade que no dever ser excedido.

Com base nestes valores e de acordo com o nmero de anlises realizadas ao longo da poca balnear, as guas balneares so classificadas em C (G), C (I), NC, Freq, NS ou INT de acordo com os critrios: C (G) Conforme, segundo os valores guias - Se 80% das anlises efectuadas so inferiores a G para os parmetros bacteriolgicos. C (I) Conforme, segundo os valores imperativos - Se 95% das anlises efectuadas so inferiores a I para os parmetros bacteriolgicos e fsicoqumicos. NC No conforme - Se mais de 5% das anlises efectuadas excedem I para os parmetros bacteriolgicos e fsico-qumicos.
44

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

Freq Se a frequncia da amostragem mnima no cumprida. NS Se no recolhida nenhuma amostra no decorrer da poca balnear. INT Se a prtica de banhos for interdita.

Esta classificao efectuada com base nos seguintes parmetros apresentados na Tabela 3.
Tabela 3 Classificao dos parmetros de caracterizao da qualidade da gua Parmetros Coliformes totais /100ml Coliformes fecais /100ml leos minerais mg/l Substncias mg/l Fenis mg/l tensioactivas VMR 500 100 0,3 mg/l C6H5OH 0,3 mg/l 0,005 mg/l VMA 10 000 2 000 Ausncia de manchas ou cheiro Ausncia de espuma persistente Ausncia de cheiro especfico; 0,05 mg/l

Em termos de divulgao dos resultados, utilizada a seguinte terminologia: Boa guas conformes com os valores guia para os parmetros coliformes totais e coliformes fecais: corresponde classificao C(G). Aceitvel guas conformes com os valores imperativos para os parmetros coliformes totais, coliformes fecais, leos minerais, substncias tensioactivas e fenis: corresponde classificao C(I). M guas no conformes com os valores imperativos para pelo menos um dos parmetros coliformes totais, coliformes fecais, leos minerais, substncias tensioactivas e fenis: corresponde classificao NC.

Na Tabela 4 sistematiza-se a classificao da qualidade das guas balneares para as praias do municpio de Lagos de acordo com os critrios definidos no Anexo XV qualidade das guas balneares, do Decreto-Lei 236/98, de 1 de Agosto.

@BCL@F00BAA3D

45

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente Tabela 4 Classificao das guas balneares das praias do municpio de Lagos
1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 Batata (Zona Balnear / Designad a) Cais da Solaria (Zona Balnear / Designad a) Qualidade da gua Bandeira Azul Qualidade Micolgica da Areia Qual. Microbiolgica Areia Qualidade da gua Bandeira Azul Qual. Areia Micolgica M M A A M A A A I A

A
M A M A B M B A A A B

Qual. Microbiolgica Areia D. Ana Qualidade da gua (Lagos) Bandeira Azul (Zona Qual. Micolgica Balnear / Areia Designad Qual. Microbiolgica a) Areia Qualidade da gua Luz Bandeira Azul (Zona Micolgica Balnear / Qual. Designad Areia Qual. Microbiolgica a) Areia Qualidade da gua Meia Praia Bandeira Azul (Zona Qual. Micolgica Balnear / Areia Designad Qual. Microbiolgica a) Areia Qualidade da gua Porto de Bandeira Azul Ms (Zona Micolgica Balnear / Qual. Designad Areia a) Qual. Microbiolgica Areia

B B

B B

B B

1.3.4.3.

Identificao das principais fontes poluentes no municpio No que se refere industria transformadora, a regio do Algarve caracteriza-se por possuir um tecido empresarial fraco, constitudo por unidades industriais de pequena/mdia dimenso, que se distribuem pelos sectores tradicionais, nomeadamente alimentao, madeira, cortia e minerais no metlicos. Destes, o sector alimentar o que mais contribui para a carga poluente produzida, destacando-se a transformao de cereais e de leguminosas, a transformao de produtos de pesca e da aquacultura e a produo de azeite.

@BCL@F00BAA3D

46

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

No municpio de Lagos a situao da indstria transformadora no difere muito da observada na restante regio, uma vez que, de acordo com os elementos disponveis no Anurio Estatstico da Regio do Algarve, segundo a CAE-REV2 em 31.12.2000 as principais indstrias transformadoras existentes eram as seguintes: Indstrias alimentares, das bebidas e do tabaco - 34 (21% do total das empresas transformadoras sediadas no municpio). Indstria da madeira e da cortia e suas obras - 27 (16,7% do total das empresas do sector da madeira e da cortia existentes no municpio). Indstrias metalrgicas de base e de produtos metlicos - 31 (19,2% do total das empresas deste sector existentes no municpio).

No tocante tipologia de efluentes produzidos por este tipo de instalaes, na ausncia de dados especficos relativos dimenso das empresas e ao cumprimento da legislao relativamente descarga de guas residuais, cumpre, nesta fase, fazer algumas consideraes gerais, seguidamente apresentadas. Sector alimentar, das bebidas e do tabaco Neste sector destaca-se a produo de vinho e de produtos vnicos. A produo das instalaes enquadradas nesta actividade difere, durante o ano, de acordo com dois perodos o das vindimas/vinificao (poca alta) e o do armazenamento e engarrafamento (poca baixa). As guas residuais produzidas resultam fundamentalmente, das operaes de prensagem da uva, da fermentao, das vrias lavagens (de tanques, cubas e outros equipamentos) e do engarrafamento. O efluente global produzido caracteriza-se por ser corado, com altos teores em slidos e matria orgnica biodegradvel. Sector da metalurgia de base e da fabricao de produtos metlicos Neste sector destacam-se, essencialmente, dois grandes tipos de instalaes: Instalaes enquadradas na fabricao de produtos de serralharia, normalmente de pequena dimenso, em que a processo produtivo inclui apenas operaes mecnicas (como corte, aparagem, dobragem, entre outras) e de soldadura. Estas empresas no produzem efluentes industriais. Instalaes que apresentam na sua linha de produo, independentemente da classe de actividade segundo a qual se encontram licenciadas, etapas de preparao e de tratamento de superfcies, operaes que incluem a produo de guas residuais industriais (como banhos saturados e guas resultantes da lavagem de produtos e instalao e da limpeza de cabines com cortina de gua,
47

@BCL@F00BAA3D

PEL-ELABORAO DO PLANO ESTRATGICO DO MUNICPIO DE LAGOS


Plano Estratgico do Municpio de Lagos Plano Municipal do Ambiente

por exemplo), com elevada carga em CQO e teores significativos de metais pesados. Sector da madeira e da cortia Neste sector destacam-se, como potenciais produtores de efluentes industriais, os subsectores da fabricao de painis de madeira e o subsector da preservao de madeiras, seguidamente sucintamente abordados. Fabricao de painis de madeira com lavagem de estilha No processo produtivo deste tipo de instalaes destaca-se a lavagem de estilha como operao responsvel pela produo de elevados caudais efluentes. De uma forma geral, as guas residuais produzidas apresentam elevados teores de slidos em suspenso e em CQO, podendo conter, dependendo do tipo de produtos utilizados na lavagem, substncias perigosas como o amonaco. Preservao de madeiras No processo de preservao de madeira so utilizados preservantes qumicos para proteger a madeira contra as influncias mecnicas, fsicas e qumicas, prevenindo-se desta forma o apodrecimento durante a exposio (no solo ou na gua), e/ou conferindo-se uma proteco contra trmitas ou organismos marinhos. Os produtos preservantes mais utilizados so compostos inorgnicos como arsenato de cobre e crmio e arsenato amoniacal de cobre e zinco, para alm de compostos orgnicos como pentaclorofenol (PCP) e creosato.

Os efluentes potencialmente produzidos por este tipo de instalaes so, fundamentalmente, os banhos saturados utilizados para o tratamento e, no caso do armazenamento de madeira recentemente tratada, os lixiviados produzidos. Embora como referido nesta fase do trabalho no se disponham de elementos precisos referentes s caractersticas dos efluentes produzidos pelas unidades industriais listadas, de acordo com a informao constante no PROTAL (Plano Regional de Ordenamento do Territrio do Algarve), no se verifica um problema generalizado de poluio com origem na indstria transformadora, encontrando-se grande parte ligada aos sistemas pblicos de esgotos.

@BCL@F00BAA3D

48

Das könnte Ihnen auch gefallen