Sie sind auf Seite 1von 2

Ajuste do dbito dos injetores Common Rail

Parte superior do formulrio

Avaliao do Usurio:

/1

Avaliar

Pior

Melhor

Parte inferior do formulrio

Reparador Diesel Escrito por Hailton Viana Junior Seg, 11 de Outubro de 2010 11:19 Os injetores CRI (Common Rail Injector) Bosch so os que apresentam mais possibilidades de ajuste do dbito de injeo Conforme a largura e a tabela de pontos de ajuste voc pode facilmente alterar a quantidade de dbito do injetor. No total, so cinco pontos de ajuste: Ajuste do dbito de plena carga - feito atravs do calo do curso da agulha do bico injetor; Ajuste do dbito de marcha lenta: feito atravs do calo da mola da agulha do bico injetor; Ajuste de carga parcial: feito atravs da arruela que ajusta a distncia do induzido na bobina; Ajuste da pr-injeo: feito atravs da arruela que ajusta o curso da esfera; e Ajuste da carga parcial: feito tambm atravs do calo da mola do induzido, porm este ajuste altera tambm a quantidade de retorno do injetor.

Note na tabela que sempre um ajuste causa uma pequena alterao em outro ponto, por isso preciso se estabelecer uma sequncia para que um ajuste no estrague o outro.

Para se realizar o ajuste do dbito do injetor primeiro temos que comprovar que a estanquiedade est dentro dos limites, caso contrario o trabalho ser em vo. Para realizao dos testes preciso utilizar um equipamento que simule a situao real do veculo, ou seja, uma bancada capaz de gerar a presso mxima de trabalho bem como o pulso de injeo idntico ao usado pelo veculo. No possvel realizar o ajuste apenas como o tradicional teste de bico. Deve-se ainda seguir uma tabela de procedimento de teste e valores nos quais os injetores devem ficar dentro dos limites estabelecidos Muito importante que alm dos injetores ficarem dentro desta tabela eles no podem ter uma diferena entre si maior que 5% do dbito de injeo. sempre aconselhvel que se substitua o bico injetor para realizao do ajuste do dbito do porta injetor, pois voc pode acabar tendo que desregular o porta injetor todo em funo de um bico com problemas de vazo. A experincia tem mostrado que em mdia a durabilidade de um bico injetor fica em torno de 100.000km a 150.000km. A recomendao para que o sistema trabalhe sempre sem ter problemas de se fazer uma manuteno preventiva a cada 100.000km. Nesta manuteno troca-se a esfera, o reparo, os orings e o bico injetor. Na prxima edio falaremos sobre reparo do porta injetor. At l.

Das könnte Ihnen auch gefallen