Sie sind auf Seite 1von 10

______ _ ARTIGO DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO: UMA ABORDAGEM

Thiago Gomes Eiro Resumo: A efetividade na prestao nos servios oferecidos pelas bibliotecas produto de um conjunto de fatores humanos, tecnolgicos e de planejamento. A adoo de ferramentas que permitam biblioteca melhorar seus servios/produtos a grande preocupao para tais instituies, exatamente neste ponto surgem servios com a finalidade de atingir cada usurio de forma personalizada e mais eficaz, como por exemplo, a Disseminao Seletiva da Informao (DSI) e a tecnologia Rich Site Summary (RSS). Tais servios so centrados na necessidade e interesse do usurio, capaz de antecipar e atender efetivamente cada indivduo de acordo com um perfil de interesse previamente mapeado. Este servio tende a ser uma alternativa para diminuir os efeitos do caos documental que se anuncia no futuro. Palavras-chave: Disseminao seletiva da informao. Servio de referncia. Rich Site Summary (RSS).

SELECTIVE DISSEMINATION OF INFORMATION: AN APPROACH


Abstract: The effectivity of services offered by libraries is the result of human, technologic and planning factors. The adoption of tools that allow the library to improve its services/products is the main concern of such institutions, in this exact point appear services with the purpose of reaching each user in a personalized and effective way, for instance, Selective Dissemination of Information (SDI) and Rich Site Summary (RSS) technology. These services are focused in the users needs and interests, so, capable to anticipate and attend each individual effectively, according to a previously interest profile surveyed. This service tends to be an alternative to reduce the effects of the documental chaos that the future announces. Keywords: Selective dissemination of information. Reference work. Rich Site Summary (RSS).

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

20

______
1 INTRODUO

ARTIGO

Disseminao Seletiva de Informao ou apenas DSI, a traduo do termo ingls Selective Dissemination Information ou SDI. Aparentemente trs palavras de simples entendimento que podem produzir um grande problema ou soluo. Duas leis de Ranganathan (1963), Poupe o tempo do usurio" e "Para cada leitor seu livro", ajudam a entender a Disseminao Seletiva da Informao, que pode ser um servio personalizado, de valor agregado e direcionado para a necessidade particular de cada usurio.

Nos dias atuais a disponibilidade das informaes foi, aparentemente, resolvida com os motores de busca (Google, Yahoo, Bing), porm algo estar disponvel no necessariamente implica esta acessvel. Disseminar ou apenas fornecer informao no mundo atual tornou-se uma misso at certo ponto rdua. Parece um antagonismo dizer que com a Internet, com o surgimento de processos eletrnicos de buscas, com bases de dados e demais ferramentas tecnolgicas disposio, fornecer algo desejado e de relevncia para uma pessoa seja cada vez mais difcil. exatamente na facilidade que surge a grande dificuldade, como utilizar toda a tecnologia disponvel a favor das bibliotecas? O mundo transformou-se numa grande redoma pulsante, faminta por informao e a estrutura clssica dos centros de informao e bibliotecas j no capaz de suprir tamanha demanda com a mesma rapidez e preciso desejada. neste cenrio, at certo ponto catico, que os centros de informao, representados principalmente por bibliotecas, desenvolvem seus servios visando satisfao de seu pblico. cada vez mais comum o surgimento de servios/produtos focados na particularidade de cada usurio, desenvolvidos a partir do conceito de segmentao de interesses. Atualmente os usurios continuam necessitando de servios/produtos personalizados e exatamente neste ponto que a DSI se apresenta como uma tendncia.

2 DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO (DSI)

Segundo Lima et al (2001) a Disseminao Seletiva da Informao, no algo precisamente novo. A DSI desenvolveu-se, de forma mais sistematizada, a partir da dcada de 50 e 60, atravs de Hans Peter Luhn, da IBM Corporation, com o objetivo de
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

21

______

ARTIGO

minimizar esforos dos cientistas na busca de informaes relevantes para o trabalho de pesquisa. Lunh (1961, p. 132) entende a DSI como aquele servio dentro de uma organizao que se refere canalizao de novos itens de informao, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos onde a probabilidade de utilizao, em conexo com o interesse corrente do usurio, seja alta.

Tal servio era prestado, principalmente, por bibliotecas especializadas. Os servios de DSI eram elaborados manualmente com base no acervo local de peridicos, para a produo de listas selecionadas de ttulos e artigos e a distribuio de resumos a poucos usurios. Segundo Almeida (2008, p. 36) com o surgimento de novas tecnologias o servio de DSI foi gradativamente incorporado aos formatos eletrnicos e aos sistemas informatizados, dessa forma as pesquisas bibliogrficas ganharam agilidade. Da por diante, as informaes passaram a ser distribudas a um nmero maior de usurios, que tinham seus interesses e necessidades previamente cadastradas. Para Nocetti (1980) o trabalho automatizado de DSI possui seis etapas:

Levantamento do perfil de interesse dos usurios descrio detalhada da qualificao, especialidade, necessidades e interesses dos usurios; Anlise e traduo dos perfis atribuio de descritores, palavras-chave e cdigos legveis pelo sistema, que representem os temas a serem recuperados; Arquivamento dos perfis armazenamento no sistema dos perfis dos usurios, para processamento automatizado; Recuperao da informao realizada por computador, pelo confronto dos perfis dos usurios com a base de dados; Controle de qualidade verificao realizada para teste dos resultados, a fim de identificar possveis erros de estratgia e de linguagem; Expedio aos usurios envio das listagens e ficha de avaliao, aps os controles de expedio

Para Bax et al (2004) um tpico servio de DSI tem por objetivo prover cada usurio, inscrito com uma lista peridica e personalizada, dos novos trabalhos que deram entrada na base de dados e que podem se constituir em subsdios para trabalhos em andamento ou interesses. Assim, cada usurio inscrito recebe um diferente conjunto de informaes referenciais, dependendo de seus interesses particulares, tal como definido previamente,
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

22

______

ARTIGO

em seu respectivo perfil de interesse. cada vez mais comum a idia do surgimento de um sistema de disseminao de informao automtico, esta uma situao cada vez mais real, no entanto, preciso rever algumas etapas do processo. Longo (1978, p. 104) afirma que o ponto crucial para o sucesso do servio de DSI baseiase na construo do perfil do usurio e mais precisamente no mtodo utilizado para a obteno de tais dados. Para a autora a coleta dos dados deve ser feita atravs de uma
entrevista pessoal com o usurio, na qual feita uma narrao por escrito de seu campo de atuao onde tambm so submetidas palavras-chave e referncias que melhor definam o seu interesse especfico

Aps estas tais seis etapas o centro de informao capaz de afirmar o que realmente interessante para seu usurio e o que no . Com o advento das bases de dados, o cruzamento de informaes tornou-se relativamente uma tarefa simples de ser executada, porm exatamente o ponto em que os problemas se apresentam.

A DSI torna-se atualmente, com o aumento da demanda de informao e com crescimento da tecnologia, um importante instrumento para o processo de gesto do conhecimento nas organizaes, sendo utilizada como uma ferramenta que oferece ao usurio praticidade e agilidade. Surge aliado ao conceito de DSI a tecnologia Rich Site Summary (RSS), com a finalidade de permitir notificar automaticamente os usurios sobre novos contedos na WEB, atravs do arquivotexto codificado conhecido como feed. O funcionamento desta tecnologia relativamente simples, basta o usurio possuir um leitor, tambm conhecido como agregador de contedo, dos feeds e neste leitor selecionar suas reas de interesse. Aps a seleo, o individuo, receber apenas aquelas informaes ou atualizaes de informaes, referentes somente rea selecionada previamente no leitor. O grande trunfo da DSI e do RSS reside no poder conferido ao usurio em decidir o que deseja ou no receber. A prtica da gesto do conhecimento, requer que a organizao crie mecanismos eficazes que proporcionem tanto a produo dinmica e contnua do conhecimento, como o seu registro e o compartilhamento (LIMA et al., 2001, p. 195). Dessa forma, a proposta de implantao de um servio de DSI, como um mecanismo de compartilhamento de informaes redireciona o foco da oferta para o foco da demanda dos usurios, em funo dos objetivos da organizao e se mantm atual com as novas tecnologias existentes. A DSI possui a caracterstica de antecipar as necessidades do usurio, facilitando as pesquisas, permitindo ao usurio ganhar tempo e obter um produto personalizado. A difuso do computador e mtodos eletrnicos alterou a estrutura do servio de disseminao seletiva da informao, permitindo inclusive a prestao deste servio de forma automtica, sem a necessidade de participao do homem.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

23

______

ARTIGO

3 PANORAMA 1: AS BIBLIOTECAS NO UTILIZAM O SERVIO DE DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO?

De acordo com Souto (2003, p. 31) a DSI, no final dos anos 90, j era utilizada em escala menor do que poderia ser e em contra partida o volume de informaes crescia exponencialmente, justificando a continuidade do servio. Segundo Funaro; Carvalho; Ramos (2000) o servio de DSI tem entre os pesquisadores um alto ndice de aceitao, j que muitos no dispem de tempo para efetuar a pesquisa bibliogrfica. Ento se funciona, barato e produz resultados positivos, por que as bibliotecas no utilizam o servio? Na realidade a questo que o avano rpido, das chamadas tecnologias informacionais e comunicacionais, provocaram uma mudana no foco dos centros de informao, com isso servios, ferramentas e tcnicas tidas como antigas foram relegadas para segundo plano. A criao de bibliotecas digitais, criao de taxonomias, ontologias, folksonomias, ideias ligadas arquitetura da informao e mais recentemente a questo dos repositrios institucionais tm consumido, quase que exclusivamente, a energia e direo dos pesquisadores da rea. O aparecimento, destes pontos, e mais especificamente, as bibliotecas digitais, geraram uma falsa impresso de que servios tradicionais sumiriam ou ficariam obsoletos, quando na realidade ocorreu exatamente o contrrio, o novo no substituiu inteiramente o antigo, mas sim tomou para si aspectos ainda vlidos e os aprimorou.

Segundo Cunha (1997) nas bibliotecas tradicionais, grande parte de suas atividades dependente do fator humano; nas digitais, essa dependncia amenizada e, como conseqncia, pode ocorrer maior otimizao dos recursos humanos. Assim, possvel que haja um ressurgimento da disseminao seletiva da informao (DSI ou SDI), pois, com a avalanche de informaes disponibilizadas via Internet, a filtragem de informao e a personalizao de sua disseminao tm enorme perspectiva de crescimento, considerando a impossibilidade humana de acompanhar o crescente volume de dados. Com a biblioteca digital, a DSI no ficar restrita aos documentos tradicionais, notadamente a livros e artigos cientficos; poder incluir, ainda, noticirio em linha das agncias de notcias, jornais, rdio e televiso, mercado das bolsas de valores, programao cinematogrfica, e futuros produtos informacionais ainda no disponveis no mercado. A Biblioteconomia e a Cincia da Informao foram contagiadas pelo vrus
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

24

______

ARTIGO

da alta tecnologia, gerando um novo enfoque para rea, porm passado o perodo contagioso percebeu-se que no seria possvel abandonar as sabedorias clssicas da rea e exatamente neste momento que h uma tendncia retro, onde centros de informao esto descobrindo nos servios antigos solues para os problemas modernos. Ento, a ideia que as bibliotecas no utilizam a DSI valida em partes, j que se constata que a utilizao de tais servios clssicos uma realidade cada vez mais presente e necessria.

4 PANORAMA 2: POR QUE UTILIZAR A DISSEMINAO SELETIVA DA INFORMAO?

Informao sem o devido tratamento no gera conhecimento, informao no utilizada se torna mais um objeto perdido na sociedade. exatamente isto que vem ocorrendo em inmeras bibliotecas, h a vontade da constituio de um servio de referncia mais rico e eficaz atravs da DSI, h a coleta dos dados dos usurios, no entanto, exatamente no momento da tabulao dos dados, na confeco dos dados que o processo se perde. O erro pode ter vrias causas: m estruturao do servio, interpretao errnea dos dados coletados. O servio de DSI extremamente til para a sistematizao de um servio de referncia baseado na qualidade e na credibilidade, inclusive para constituir no futuro um servio remoto ou eletrnico de referncia. A Web uma realidade cada vez mais viva dentro das bibliotecas e renegar a capacidade de prestao de servios fora do ambiente da biblioteca algo mortal para a vida til de uma biblioteca. Negar a interatividade possvel atravs dos meios de comunicao eletrnica (e-mail, chat, etc) estacionar a biblioteca no tempo. O servio de DSI antecipao fazer com que a biblioteca extrapole as barreiras fsicas tradicionais, possibilitando biblioteca deixar o perfil esttico e passivo possibilitando estar cada vez mais presente na vida de seus usurios, alcanar isso colocar em prtica a ltima lei de Ranganathan "A biblioteca um organismo vivo e est em constante evoluo".

O primeiro passo na constituio de um servio de Disseminao Seletiva de Informao o planejamento de como funcionar o servio e principalmente qual sua razo de existir e finalidade, sem as respostas para tais propostas o servio corre o risco de falhar. Planejar o servio e seu funcionamento muito mais que trabalh-lo teoricamente, os testes e simulaes de situaes tornam-se imprescindveis para a finalizao do servio. Segundo Souto (2003, p. 33) o servio de DSI deve levar em conta a interao do
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

25

______

ARTIGO

indivduo com o contexto para promover a diminuio do rudo e silncio, no SDI. Ento por que as bibliotecas no utilizam corretamente este servio? Esta uma pergunta que pode ser respondida pelo fato de as bibliotecas no estruturarem um servio prprio e adequado s caractersticas da biblioteca. As bibliotecas sofrem de uma sndrome de replicao de produtos e servios, sem o questionamento para que servem e se realmente so necessrios. Quantas bibliotecas possuem sumrios de peridicos, lista de novas aquisies de livros, bibliografias especializadas? Quase todas! Entretanto, quantas delas realmente avaliaram a necessidade de existncia de tais produtos e principalmente como modelaram tais produtos? cada vez mais comum bibliotecas tomarem para si modelos adotados por outras bibliotecas e implant-los sem um olhar crtico se determinado servio ou produto realmente atendero as expectativas da instituio.

Elaborar uma lista dos peridicos que entraram na biblioteca em determinado ms, qualquer profissional capaz de fazer, porm pensar esta mesma lista visando algo alm do que um conjunto de caracteres organizados alfabeticamente funo do profissional da informao. Este profissional tem o dever de transformar tal listagem em algo atrativo e que principalmente seja til e gere conhecimento.

Vejamos um exemplo de como funcionaria um servio simples de Disseminao Seletiva minimamente estruturada em uma biblioteca de direito: no ms de novembro a biblioteca recebe um livro composto por uma srie de artigos sobre as eleies brasileiras, esta biblioteca possui um sistema de agrupamento de usurios por reas e temas de interesse, dentro deste grupo foi identificado que 2 usurios esto interessados em temas sobre eleies brasileiras, ao se verificar isto a biblioteca envia um informativo, por e-mail, contendo informaes sobre o livro, autores que participam da obra, resumo do livro diretamente para as pessoas que se interessam pelo tema. Esta uma simulao simples de como poderia funcionar minimamente um servio de referncia apoiado pela DSI. No exemplo citado h um ganho de tempo para a biblioteca que identificou para quem aquela informao seria relevante, alertou o usurio sobre nova obra incorporada ao acervo, usou um mtodo rpido e seguro de comunicao e, principalmente, cria um servio especialmente preparado para cada tipo de usurio.

A DSI possui a caracterstica de unir processos automatizados com a interferncia e crtica humana, exatamente nesta crtica humana que o servio ganha valor e qualidade.
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

26

______

ARTIGO

A DSI um servio que est extremamente interligado com o servio de referncia, que mais diretamente dialoga e mantm contato com usurio, sendo o verdadeiro termmetro da biblioteca.

5 CONCLUSO

s vezes solues mirabolantes no so as melhores opes em se tratando de servios de uma biblioteca, o que realmente importante o resultado alcanado. As bibliotecas h vrios sculos vem lidando com problemas fsicos, humanos, financeiros, porm nunca deixaram de prestar servios e oferecer produtos com a melhor qualidade possvel. Qual o segredo? Criatividade e perseverana.

O futuro do mercado de informao continuar sendo uma incgnita por muito tempo, o panorama atual extremamente favorvel para a expanso de bibliotecas, centros de informao, arquivos como fontes importantes de apoio e confeco de produtos informacionais.

Porm at quando esse panorama perdurar? Est uma pergunta que possivelmente s as geraes futuras podero responder. Cabe ressaltar que o papel de intermedirio, h tanto tempo desempenhado por bibliotecas, tende a diminuir e a reside outra adaptao que tais rgos precisam levar em conta. Por isso o momento dos profissionais da informao tomarem para si a responsabilidade de partirem atrs de seus usurios com produtos mais atrativos, interessantes, fugindo da postura tradicional de inrcia. O momento de partir em busca de mais pessoas, recursos, conhecimento. a informao que vem movimentando e ditando as regras da sociedade. De acordo com Souto (2008, p. 39) no apenas o aumento da quantidade de informao que motiva o desenvolvimento de servios de disseminao seletiva de informaes [...]. A informao configura-se como fator de poder e como tal configura-se como um bem precioso e valioso. A era da informao est apenas comeando.

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

27

______
6 REFERNCIAS

ARTIGO

ALMEIDA, Robson Lopes de. Disseminao seletiva de contedos na web: a tecnologia RSS como proposta para a comunicao cientfica. 2008. 192 f. Dissertao (Mestrado) - Universidade de Braslia, Braslia, 2008. BAX, M. P. et al. Sistema automtico de disseminao seletiva de informao. In: IFLA MANAGEMENT AND MARKETING, 2004, So Paulo. Anais eletrnicos... So Paulo: USP, 2004. Disponvel em: <http://www.fernando.parreiras.nom.br/publicacoes/dsi_ifla.pdf>. Acesso em: 16 jul. 20. CUNHA, M. B. Desafios na construo de uma biblioteca digital. Cincia da Informao, v. 28, n. 3, p. 257-268, set./dez. 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v28n3/v28n3a3.pdf>. Acesso em: 16 jul. 20007. FUNARO, V. M. B. O.; CARVALHO, T.; RAMOS, L. M. S. V. C. Inserindo a disseminao seletiva da informao na era eletrnica. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 2000, Florianpolis. Anais eletrnicos... Florianpolis: [s.n.], 2000. Disponvel em: <http://snbu.bvs.br/snbu2000/parallel.html>. Acesso em: 16 jul. 2009. LIMA, M. P. et al. A disseminao da informao de maneira seletiva e eficaz no SERPRO. In: SANTOS, A. R. et al. Gesto do conhecimento: uma experincia para o sucesso empresarial. Curitiba: Champagnat, 2001. Cap. 7, p.195-232. LONGO, R.M.J. Disseminao seletiva da informao (SDI): "estado da arte" e tendncias futuras. Revista de Biblioteconomia de Braslia, v. 6, n. 2, p.101-120, jul./dez. 1978. LUNH, H. P. Selective dissemination of new scientific information with the AID of electronic processing equipment. American Documentation, v. 12, p. 131-138, 1961. NOCETTI. M. A. Disseminao seletiva da informao: teoria e prtica. Braslia: ABDF, 1980. 60 p. RANGANATHAN, S. R. The five laws of library science. 2nd. ed. Bombay: Asia Publishing House, 1963. 449 p. SOUTO, Leonardo Fernandes. Disseminao seletiva de informaes: discusso de modelos eletrnicos. 2003. 118 f. Dissertao (Mestrado) - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, 2003.

_____. Mediao em servios de disseminao seletiva de informaes no ambiente de bibliotecas digitais federadas. 2008. 238 f. Tese (Doutorado) - Universidade de So
___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

28

______
Paulo, So Paulo, 2008. Disponvel em:

ARTIGO

<http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_o bra=110077>. Acesso em: 16 jul. 2009.

Thiago Gomes Eiro Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Braslia (2006). Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade de Braslia. thiagoe@gmail.com

Recebido em: 21/12/2007 Aceito para publicao em: jan/2009

___________________________________________________________________________________________________________ Revista Digital de Biblioteconomia e Cincia da Informao,Campinas, v.7, n. 1, p. 20-29, jul./dez. 2009 ISSN: 1678-765X.

29

Das könnte Ihnen auch gefallen