Sie sind auf Seite 1von 30

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

AULA 03

ASSUNTO: Resoluo ANEEL n 296/98

111. (Indita) Nos termos da Resoluo ANEEL n 296/1998, as atividades complementares, vinculadas s atribuies da Agncia, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas considerando os seguintes princpios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e coordenao.

Comentrios:

ERRADO.

As

atividades

complementares,

vinculadas

atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas tendo em conta os seguintes princpios (art. 2):

As

partes

envolvidas talentos

devem e

comungar para

suas criar

habilidades, Cooperao

recursos

objetivos compartilhados, visando a proporcionar condies favorveis para que o desenvolvimento do mercado de energia eltrica ocorra com equilbrio entre os agentes e em benefcio da 1

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ sociedade Devero ser observadas a legislao em vigor, Legalidade especialmente as do setor de energia eltrica e, em particular, os regulamentos editados pela ANEEL Impe ao administrador pblico que s pratique o Impessoalidade ato para seu fim legal, excluindo do mesmo a promoo prpria, de autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas Tendo em conta padres de conduta compatveis Moralidade com a execuo de atividades relacionadas ao interesse pblico Mediante a adoo de rotinas visando a ampla Publicidade divulgao sociedade das decises adotadas e dos atos praticados

112.

(Indita)

As

atividades

complementares,

objeto

de

descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas por rgos delegados na forma do estabelecido na Resoluo ANEEL n 296/1998 e no Convnio de Cooperao que dever formalizado com a ANEEL. ser

Comentrios: 2
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ CERTO. por rgos As atividades com complementares, atribuies objeto para de o

descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas delegados, institucionais desempenho das mesmas, na forma do estabelecido nesta Resoluo e no Convnio de Cooperao que dever ser formalizado com a ANEEL (art. 4).

113. (Indita) As atividades de fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal, visaro, exclusivamente, a orientao dos agentes do setor de energia eltrica, bem como a preveno, identificao e realizao de aes corretivas relacionadas a condutas que contrariem as normas legais, os regulamentos e os dispositivos contratuais.

Comentrios:

ERRADO. As atividades de fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal, visaro, primordialmente, a orientao dos agentes do setor de energia eltrica, bem como a preveno, identificao e realizao de aes corretivas relacionadas a condutas que contrariem as normas legais, os regulamentos e os dispositivos contratuais (art. 6).

3
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

114. (Indita) As atividades de fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal tm o propsito de garantir o cumprimento dos contratos, das normas e dos regulamentos da explorao dos servios e instalaes de energia eltrica, bem como o atendimento aos consumidores pelos agentes setoriais, podendo, se for o caso, aplicar as penalidades de advertncia, suspenso e multa, tendo em conta os dispositivos contratuais e o regulamento especifico da ANEEL.

Comentrios:

ERRADO.

As atividades de fiscalizao dos servios e das

instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal tm o propsito de garantir o cumprimento dos contratos, das normas e dos regulamentos da explorao dos servios e instalaes de energia eltrica, bem como o atendimento aos consumidores pelos agentes setoriais, podendo, se for o caso, aplicar as penalidades de advertncia e multa (suspenso no), tendo em conta os dispositivos contratuais e o regulamento especifico da ANEEL (art. 6, I).

115. (Indita) A fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica no compreender as atividades tcnicas, comerciais, econmicas e financeiras realizadas por concessionrios, 4
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica.

Comentrios:

ERRADO. A fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica abranger as atividades Econmicas, Tcnicas, Comerciais e Financeiras (ETFC) realizadas por concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica (art. 6, 1).

116. (Indita) Quando da celebrao de convnios regulados pela Resoluo ANEEL n 296/1998 a ANEEL dar ampla publicidade aos consumidores e aos agentes setoriais locais, inclusive comunicando aos Poderes Executivo e Legislativo, Ministrio Pblico do Estado e do Distrito Federal.

Comentrios:

CERTO. A ANEEL dar ampla publicidade aos consumidores, por intermdio de suas entidades de representao, e aos agentes setoriais locais, inclusive comunicando aos Poderes Executivo e Legislativo, Ministrio Pblico do Estado e do Distrito Federal, quando da celebrao de convnios de que trata esta Resoluo (art. 23). 5
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

117. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal devero observar as caractersticas locais do mercado de energia eltrica, os contratos de concesso para explorao dos servios pblicos de energia eltrica.

Comentrios:

CERTO. Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal devero observar (art. 7): as caractersticas locais do mercado de energia eltrica; os contratos de concesso para explorao dos servios pblicos de energia eltrica; e, os regulamentos especficos da ANEEL.

118. (Indita) Os padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica prescindem da aprovao da ANEEL. Pois, os rgos delegados podero expedir instrues de modo a explicitar a aplicao dos respectivos padres.

6
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios:

ERRADO. Os padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica devero ser submetidos aprovao da ANEEL (art. 7, 1). Ademais, os rgos delegados podero expedir instrues de modo a explicitar a aplicao dos respectivos padres somente aps a aprovao da ANEEL (art. 7, 2).

119. (Indita) A apurao e soluo de queixas de consumidores abrangero as atividades de ouvidoria e apoio aos consumidores e usurios dos servios de energia eltrica, de forma a prevenir a ocorrncia de divergncias e resolver os conflitos decorrentes da ao reguladora e de fiscalizao no mbito dos servios de energia eltrica.

Comentrios:

CERTO. A apurao e soluo de queixas, de que trata o art. 5, inciso III, da Resoluo n 296/1998, abrangero as atividades de ouvidoria e apoio aos consumidores e usurios dos servios de energia eltrica, conforme regulamento especfico da ANEEL, de forma a (art. 8): prevenir a ocorrncia de divergncias; e, resolver os conflitos decorrentes da ao reguladora e de fiscalizao no mbito dos servios de energia eltrica. 7
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Convm destacar que por ocasio da apurao e soluo de divergncias, poder ser utilizado o instituto da audincia ou da consulta pblica (art. 8, pargrafo nico).

120. (Indita) A contrapartida do rgo estadual poder ocorrer por intermdio da remunerao do pessoal de seu quadro permanente, exceto de seus dirigentes e do pessoal comissionado.

Comentrios:

ERRADO. A contrapartida do rgo estadual e do Distrito Federal poder ocorrer das seguintes formas (art. 20, 2): Mediante a remunerao inclusive de do seus pessoal dirigentes de e seu do quadro pessoal

permanente, comissionado;

da alocao de recursos oramentrios e financeiros prprios; ou

do Tesouro Estadual respectivo.

121.

(Indita)

As

atividades

complementares,

vinculadas

atribuies da Agncia, objeto de descentralizao aos Estados e ao 8


Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Distrito Federal, sero executadas considerando, dentre outros, o princpio da cooperao, segundo o qual as partes envolvidas devem comungar suas habilidades, talentos e recursos para criar objetivos compartilhados, visando a proporcionar condies favorveis para que o desenvolvimento do mercado de energia eltrica ocorra com equilbrio entre os agentes e em benefcio da sociedade.

Comentrios:

CERTO.

As

atividades

complementares,

vinculadas

atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas tendo em conta os seguintes princpios (art. 2):

As partes envolvidas devem comungar suas habilidades, talentos e recursos para criar objetivos Cooperao compartilhados, do mercado visando de a proporcionar condies favorveis para que o desenvolvimento energia eltrica ocorra com equilbrio entre os agentes e em benefcio da sociedade. Devero ser observadas a legislao em vigor, Legalidade especialmente as do setor de energia eltrica e, em particular, os regulamentos editados pela ANEEL Impe ao administrador pblico que s pratique o 9
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Impessoalidade ato para seu fim legal, excluindo do mesmo a promoo prpria, de autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas Tendo em conta padres de conduta compatveis Moralidade com a execuo de atividades relacionadas ao interesse pblico Mediante a adoo de rotinas visando a ampla Publicidade divulgao sociedade das decises adotadas e dos atos praticados

122. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal ficaro dispensados de observar os regulamentos especficos da ANEEL.

Comentrios:

ERRADO. Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal devero observar (art. 7): as caractersticas locais do mercado de energia eltrica; os contratos de concesso para explorao dos servios pblicos de energia eltrica; e, 10
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ os regulamentos especficos da ANEEL.

123. (Indita) O apoio aos estudos visando regulao dos servios e instalaes de energia eltrica ser executado com o fim de subsidiar os processos de regulao tcnica e econmica, bem como subsidiar os processos de reajustes e revises tarifrias. No entanto, em funo da livre concorrncia, tal atividade no poder propor medidas de incentivo competio no mercado de energia eltrica.

Comentrios:

ERRADO. O apoio aos estudos visando regulao dos servios e instalaes de energia eltrica ser realizado com os seguintes propsitos (art. 10): Subsidiar os processos de reajustes e revises tarifrias para os servios de distribuio de energia eltrica; subsidiar a anlise dos programas anuais de incremento eficincia no uso e na oferta de energia eltrica e os de pesquisa e desenvolvimento tecnolgico do setor eltrico, estabelecidos pelos contratos de concesso de distribuio. subsidiar os processos de regulao tcnica e econmica, abrangendo coletas de dados e realizao de estudos relativos s atividades e servios prestados pelos agentes do setor de

11
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ energia eltrica que atuem na respectiva Unidade da

Federao; e sugerir medidas de incentivo competio no mercado de energia eltrica.

124. (Indita) O ato de outorga de autorizao para implantao de centrais geradoras termeltricas e daquelas que utilizem fontes renovveis complementares de energia compete exclusivamente ANEEL.

Comentrios:

CERTO. O ato de outorga de autorizao de competncia exclusiva da ANEEL (art. 11, pargrafo nico).

125. (Indita) A anlise de projetos e de estudos de viabilidade, de que trata o art. 5, inciso VIII, da Resoluo n 296/1998, visar, primordialmente, permitir a verificao das principais etapas necessrias ao cumprimento dos cronogramas previstos.

Comentrios:

12
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ ERRADO.

Atividade Anlise de projetos e de estudos (art. 13) Acompanhamento dos de Subsidiar o

Objetivo processo de aprovao

viabilidade desses estudos e projetos pela ANEEL.

Primordialmente, permitir a verificao principais etapas necessrias ao cumprimento dos cronogramas previstos.

programas de execuo de das projetos e obras (art. 14)

126. (Indita) A fim de auxiliar a realizao das campanhas educativas devero ser realizadas pesquisas de opinio pblica sobre os nveis de satisfao dos consumidores no que tange aos servios prestados pelas empresas concessionrias, permissionrias e demais agentes do setor.

Comentrios:

CERTO.

Para

subsidiar

realizao

das

campanhas

educativas devero ser realizadas, periodicamente, pesquisas de opinio pblica sobre os nveis de satisfao dos consumidores quanto aos servios prestados pelas empresas concessionrias,

13
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ permissionrias e demais agentes do setor, nas respectivas Unidades da Federao (art. 15, 2).

127. (Indita) Nos termos da Resoluo ANEEL n 296/1998, o rgo dos Estados e do Distrito Federal interessado em obter delegao para a execuo de atividades complementares vinculadas as atribuies da ANEEL dever solicitar credenciamento junto Agncia, independentemente de comprovao da sua capacitao tcnica e administrativa.

Comentrios:

ERRADO.

rgo

dos

Estados

do

Distrito

Federal

interessado em obter delegao para a execuo de atividades complementares vinculadas as atribuies da ANEEL, nos termos da Resoluo ANEEL n 296/1998, dever solicitar credenciamento junto referida Agncia, comprovando sua capacitao tcnica e administrativa (art. 16).

128. (Indita) Para comprovar a capacitao tcnica o rgo dever apresentar as seguintes informaes: ato constitutivo e regimento interno utilizado. 14
Prof. Anderson Luiz

da

organizao,

demonstrando

sua

estrutura

funcionamento; e sistema de gesto administrativa e financeira a ser

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios:

ERRADO.

Quantitativo e qualificao profissional do pessoal Comprovao da capacitao tcnica tcnico que ir atuar na execuo das atividades descentralizadas; e, Sistemas de suporte para acompanhamento,

execuo e informao inerentes s atividades descentralizadas que pretenda executar. Comprovao da capacitao administrativa Ato constitutivo e regimento sua interno estrutura da e

organizao,

demonstrando

funcionamento; e, Sistema de gesto administrativa e financeira a ser utilizado.

129. (Indita) As atividades descentralizadas sero desempenhadas em consonncia com as normas e os procedimentos da ANEEL, reputando os contratos de concesso, mediante convnio de cooperao a ser firmado entre a Agncia e o rgo Estadual credenciado.

15
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios:

CERTO. As atividades descentralizadas devero ser executadas em harmonia com as normas e os procedimentos da ANEEL, tendo em conta os contratos de concesso, mediante convnio de cooperao a ser firmado entre a ANEEL e o rgo Estadual e do Distrito Federal credenciado (art. 17).

130. (Indita) O convnio de cooperao a ser firmado entre a ANEEL e o rgo Estadual e do Distrito Federal credenciado dever conter clusulas estabelecendo o plano de atividades e metas, que conter, no mnimo, a especificao das metas a serem alcanadas, com seus respectivos planos de ao.

Comentrios:

CERTO. O Plano de Atividades e Metas (PAM), mencionado no art. 18, inciso I, da Resoluo ANEEL n 296/1998, conter, no mnimo, a especificao das metas a serem alcanadas, com seus respectivos planos de ao, onde devero estar descritos os produtos a serem obtidos, cronogramas, oramentos, desembolsos previstos, contrapartida do rgo estadual e do Distrito Federal, bem como os indicadores de desempenho para acompanhamento e avaliao dos trabalhos a serem executados (art. 19). 16
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

131. (Indita) Os recursos financeiros, repassados pela ANEEL, sero aplicados, prioritariamente, na execuo das atividades descentralizadas.

Comentrios:

ERRADO. Os recursos financeiros, repassados pela ANEEL, sero aplicados, exclusivamente, na execuo das atividades descentralizadas (art. 20, 5).

132. (Indita) Os programas de capacitao tcnica a serem elaborados pela ANEEL devero, sempre que possvel, prever a participao do pessoal das instituies envolvidas.

Comentrios:

CERTO. A ANEEL e os rgos delegados estruturaro seus programas de capacitao tcnica de pessoal em harmonia com o desenvolvimento do setor de energia eltrica e com as modernas tcnicas de gesto (art. 25). Esses programas de capacitao tcnica a serem elaborados, tanto pela ANEEL como pelos rgos delegados,

17
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ devero, sempre que possvel, prever a participao do pessoal das instituies envolvidas (art. 25, pargrafo nico).

133. (Indita) livre o livre acesso do pessoal do rgo delegado, s instalaes das concessionrias, permissionrias e autorizadas, bem como s informaes necessrias execuo das atividades descentralizadas.

Comentrios:

CERTO. Os concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica, e demais agentes setoriais, devero permitir o livre acesso do pessoal do rgo delegado, s suas instalaes e s informaes necessrias execuo das atividades descentralizadas (art. 21). Alm disso, a ANEEL assegurar o acesso e o repasse ao rgo delegado, das informaes necessrias execuo das atividades descentralizadas (art. 21, 1).

134. (Indita) Em decorrncia ao princpio da publicidade, aplicvel s atividades complementares, vinculadas s atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, as informaes que envolvam dados comerciais e econmico-financeiros dos agentes setoriais sero divulgadas, periodicamente, em jornais

18
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ de grande circulao na respectiva Unidade da Federao,

independentemente da anuncia dos agentes envolvidos.

Comentrios:

ERRADO. As informaes que envolvam dados comerciais e econmico-financeiros dos agentes setoriais, consideradas de carter reservado e confidencial, sero de uso restrito da ANEEL e do rgo delegado, sendo totalmente vedada sua divulgao a terceiros sem a prvia concordncia dos agentes envolvidos (art. 21, 2).

135. (Indita) A execuo das atividades descentralizadas ser fiscalizada pela ANEEL, que verificar, alm do disposto no respectivo convnio, se existe ampla publicidade de todos os atos praticados e decises adotadas.

Comentrios:

ERRADO. A ANEEL fiscalizar a execuo das atividades descentralizadas verificando, alm do disposto no respectivo convnio, se est existindo o seguinte (art. 22): ampla publicidade dos atos praticados e das decises adotadas, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas em lei;

19
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ celeridade processual e simplificao das relaes

mantidas entre o rgo, os consumidores e os agentes fiscalizados; e, participao dos consumidores e agentes fiscalizados nos processos vinculados s atividades descentralizadas.

136. (Indita) A ANEEL estimular os Estados a criarem rgo regulador e fiscalizador para a execuo das atividades relacionadas fiscalizao da prestao dos servios e instalaes de energia eltrica.

Comentrios:

CERTO.

ANEEL,

tendo

em

vista

importncia

da

descentralizao de suas atividades, conforme definida em legislao, incentivar os Estados e o Distrito Federal a criarem e implantarem rgo regulador e fiscalizador para a execuo das referidas atividades (art. 24).

137.

(Indita) e ao

Na

execuo Federal,

das

atividades vedada a

complementares, participao dos

vinculadas s atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados Distrito consumidores.

20
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios:

ERRADO. A ANEEL fiscalizar a execuo das atividades descentralizadas verificando, alm do disposto no respectivo convnio, se est existindo participao dos consumidores e agentes fiscalizados nos processos vinculados s atividades descentralizadas (art. 22, III).

138.

(Indita) no

princpio a

da

impessoalidade prpria, de

impe

ao ou

administrador pblico que s pratique o ato para seu fim legal, incluindo mesmo promoo autoridades servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas.

Comentrios:

ERRADO.

princpio

da

impessoalidade

impe

ao

administrador pblico que s pratique o ato para seu fim legal, excluindo do mesmo a promoo prpria, de autoridades ou servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas.

139. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal observaro, obrigatoriamente, as caractersticas locais do mercado de energia eltrica. 21
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios:

CERTO. Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal devero observar (art. 7): as caractersticas locais do mercado de energia eltrica; os contratos de concesso para explorao dos servios pblicos de energia eltrica; e, os regulamentos especficos da ANEEL.

140. (Indita) A fiscalizao dos servios de energia eltrica abranger as atividades financeiras realizadas por concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica.

Comentrios:

CERTO. A fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica abranger as atividades Econmicas, Tcnicas, Comerciais e Financeiras (ETFC) realizadas por concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica (art. 6, 1).

22
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

111. (Indita) Nos termos da Resoluo ANEEL n 296/1998, as atividades complementares, vinculadas s atribuies da Agncia, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas considerando os seguintes princpios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e coordenao.

112.

(Indita)

As

atividades

complementares,

objeto

de

descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas por rgos delegados na forma do estabelecido na Resoluo ANEEL n 296/1998 e no Convnio de Cooperao que dever formalizado com a ANEEL. ser

113. (Indita) As atividades de fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal, visaro, exclusivamente, a orientao dos agentes do setor de energia eltrica, bem como a preveno, identificao e realizao de aes corretivas relacionadas a condutas que contrariem as normas legais, os regulamentos e os dispositivos contratuais.

114. (Indita) As atividades de fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica, a serem executadas de forma descentralizada pelos rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal tm o propsito de garantir o cumprimento dos contratos, 23
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ das normas e dos regulamentos da explorao dos servios e instalaes de energia eltrica, bem como o atendimento aos consumidores pelos agentes setoriais, podendo, se for o caso, aplicar as penalidades de advertncia, suspenso e multa, tendo em conta os dispositivos contratuais e o regulamento especifico da ANEEL.

115. (Indita) A fiscalizao dos servios e das instalaes de energia eltrica no compreender as atividades tcnicas, comerciais, econmicas eltrica. e financeiras realizadas por concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia

116. (Indita) Quando da celebrao de convnios regulados pela Resoluo ANEEL n 296/1998 a ANEEL dar ampla publicidade aos consumidores e aos agentes setoriais locais, inclusive comunicando aos Poderes Executivo e Legislativo, Ministrio Pblico do Estado e do Distrito Federal.

117. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal devero observar as caractersticas locais do mercado de energia eltrica, os contratos de concesso para explorao dos servios pblicos de energia eltrica.

118. (Indita) Os padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica prescindem da aprovao da ANEEL. Pois, os rgos 24
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ delegados podero expedir instrues de modo a explicitar a aplicao dos respectivos padres.

119. (Indita) A apurao e soluo de queixas de consumidores abrangero as atividades de ouvidoria e apoio aos consumidores e usurios dos servios de energia eltrica, de forma a prevenir a ocorrncia de divergncias e resolver os conflitos decorrentes da ao reguladora e de fiscalizao no mbito dos servios de energia eltrica.

120. (Indita) A contrapartida do rgo estadual poder ocorrer por intermdio da remunerao do pessoal de seu quadro permanente, exceto de seus dirigentes e do pessoal comissionado.

121.

(Indita)

As

atividades

complementares,

vinculadas

atribuies da Agncia, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, sero executadas considerando, dentre outros, o princpio da cooperao, segundo o qual as partes envolvidas devem comungar suas habilidades, talentos e recursos para criar objetivos compartilhados, visando a proporcionar condies favorveis para que o desenvolvimento do mercado de energia eltrica ocorra com equilbrio entre os agentes e em benefcio da sociedade.

122. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do

25
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Distrito Federal ficaro dispensados de observar os regulamentos especficos da ANEEL.

123. (Indita) O apoio aos estudos visando regulao dos servios e instalaes de energia eltrica ser executado com o fim de subsidiar os processos de regulao tcnica e econmica, bem como subsidiar os processos de reajustes e revises tarifrias. No entanto, em funo da livre concorrncia, tal atividade no poder propor medidas de incentivo competio no mercado de energia eltrica.

124. (Indita) O ato de outorga de autorizao para implantao de centrais geradoras termeltricas e daquelas que utilizem fontes renovveis complementares de energia compete exclusivamente ANEEL.

125. (Indita) A anlise de projetos e de estudos de viabilidade, de que trata o art. 5, inciso VIII, da Resoluo n 296/1998, visar, primordialmente, permitir a verificao das principais etapas necessrias ao cumprimento dos cronogramas previstos.

126. (Indita) A fim de auxiliar a realizao das campanhas educativas devero ser realizadas pesquisas de opinio pblica sobre os nveis de satisfao dos consumidores no que tange aos servios prestados pelas empresas concessionrias, permissionrias e demais agentes do setor. 26
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

127. (Indita) Nos termos da Resoluo ANEEL n 296/1998, o rgo dos Estados e do Distrito Federal interessado em obter delegao para a execuo de atividades complementares vinculadas as atribuies da ANEEL dever solicitar credenciamento junto Agncia, independentemente de comprovao da sua capacitao tcnica e administrativa.

128. (Indita) Para comprovar a capacitao tcnica o rgo dever apresentar as seguintes informaes: ato constitutivo e regimento interno utilizado. da organizao, demonstrando sua estrutura e funcionamento; e sistema de gesto administrativa e financeira a ser

129. (Indita) As atividades descentralizadas sero desempenhadas em consonncia com as normas e os procedimentos da ANEEL, reputando os contratos de concesso, mediante convnio de cooperao a ser firmado entre a Agncia e o rgo Estadual credenciado.

130. (Indita) O convnio de cooperao a ser firmado entre a ANEEL e o rgo Estadual e do Distrito Federal credenciado dever conter clusulas estabelecendo o plano de atividades e metas, que conter, no mnimo, a especificao das metas a serem alcanadas, com seus respectivos planos de ao.

27
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 131. (Indita) Os recursos financeiros, repassados pela ANEEL, sero aplicados, prioritariamente, na execuo das atividades descentralizadas.

132. (Indita) Os programas de capacitao tcnica a serem elaborados pela ANEEL devero, sempre que possvel, prever a participao do pessoal das instituies envolvidas.

133. (Indita) livre o livre acesso do pessoal do rgo delegado, s instalaes das concessionrias, permissionrias e autorizadas, bem como s informaes necessrias execuo das atividades descentralizadas.

134. (Indita) Em decorrncia ao princpio da publicidade, aplicvel s atividades complementares, vinculadas s atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados e ao Distrito Federal, as informaes que envolvam dados comerciais e econmico-financeiros dos agentes setoriais sero divulgadas, periodicamente, em jornais de grande circulao na respectiva Unidade da Federao, independentemente da anuncia dos agentes envolvidos.

135. (Indita) A execuo das atividades descentralizadas ser fiscalizada pela ANEEL, que verificar, alm do disposto no respectivo convnio, se existe ampla publicidade de todos os atos praticados e decises adotadas.

28
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 136. (Indita) A ANEEL estimular os Estados a criarem rgo regulador e fiscalizador para a execuo das atividades relacionadas fiscalizao da prestao dos servios e instalaes de energia eltrica.

137.

(Indita) e ao

Na

execuo Federal,

das

atividades vedada a

complementares, participao dos

vinculadas s atribuies da ANEEL, objeto de descentralizao aos Estados Distrito consumidores.

138.

(Indita) no

princpio a

da

impessoalidade prpria, de

impe

ao ou

administrador pblico que s pratique o ato para seu fim legal, incluindo mesmo promoo autoridades servidores pblicos sobre suas realizaes administrativas.

139. (Indita) Na formulao de padres regionais de qualidade de servios de energia eltrica, os rgos delegados dos Estados e do Distrito Federal observaro, obrigatoriamente, as caractersticas locais do mercado de energia eltrica.

140. (Indita) A fiscalizao dos servios de energia eltrica abranger as atividades financeiras realizadas por concessionrios, permissionrios e autorizados de servios e instalaes de energia eltrica.

29
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONVNIOS, LICITAES E CONTRATOS EM EXERCCIOS (CESPE) P/ ANALISTA ADMINISTRATIVO (REA 2) DA ANEEL PROFESSOR: ANDERSON LUIZ GABARITO

111-E 121-C 131-E

112-C 125-E 132-C

113-E 123-E 133-C

114-E 124-C 134-E

115-E 125-E 135-E

116-C 126-C 136-C

117-C 127-E 137E-

118-E 128-E 138-E

119-C 129-C 139-C

120-E 130-C 140-C

BIBLIOGRAFIA

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito

Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito 30
Prof. Anderson Luiz

Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

www.pontodosconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen