Sie sind auf Seite 1von 2

Liderana e Motivao Organizacional Para comear nada mais logico do que refletir na seguinte pergunta: o que liderana?

? Bem, de uma maneira resumida, podemos dizer que um lder, algum que influencia os outros a atingirem suas metas, assim, quanto maior o numero de seguidores, maior sua influencia, e quanto mais bem-sucedida a realizao das metas, mas evidente sua liderana. Mas para entender bem , no devemos olhar em um contexto to bsico, devemos perceber o real significado de ser lder. Lideres tem viso, tem habilidade de conduzir, lideres so estrategistas, agarram oportunidades que os outros deixam de perceber, lideres so detalhistas, atenciosos as realidades fundamentais que podem realizar ou destruir o maior dos planos. Dentre todas essas definies de liderana, onde fica a motivao? Bem, dentre varias definies que podem ser apresentadas, a motivao uma espcie de energia ou uma tenso que pe em movimento o organismo humano, determinado um dado comportamento, ento o ato de liderar vem em busca dessa energia, de forma a aplica-la em beneficio da prpria pessoa e do grupo que ela esta inserida. Motivar pessoas e mant-las motivadas um desafio a ser enfrentado diariamente por gestores de qualquer organizao. E no um desafio qualquer, liderar uma equipe requer conhecimentos e habilidades, para que possa identificar em cada pessoa, tanto isoladamente como em equipe, seus pontos fortes, fracos e suas oportunidades de crescimento. Seres humanos so muito diferentes entre si na maneira de agir, pensar e expressar seus sentimentos, muitas vezes diferente de si mesmo no momento em que esta vivendo, devido a muitos fatores interferirem no seu estado fsico e psicolgico, e essas influencias refletem diretamente no desempenho do trabalho, e consequentemente no resultado final do grupo. Um individuo poder estar cercado de todas as qualidades necessrias ao desempenho do cargo, ter as ferramentas necessrias, ter um bom ambiente de trabalho. Mas isto no garantir que ele executar motivado sua tarefa. Diz um velho provrbio: "Pode-se levar um cavalo gua, mas no se pode lev-lo a beber". Lderes eficientes facilitam o desempenho fornecendo as coisas de que as pessoas precisam para desempenhar sua funo. Podem oferecer a seu pessoal treinamento adequado, ferramentas e equipamentos necessrios, oramento apropriado, pessoal de apoio, autoridade e informao suficientes

para que o pessoal faa um bom trabalho. Sem esses elementos, at mesmo as pessoas altamente motivadas no vo ter um bom desempenho. Assim, ao perceberem que a situao inibe em vez de auxiliar seu desempenho, perdem a motivao. Uma pessoa altamente motivada trabalhar para atingir metas de desempenho. Com habilidade e entendimento adequados de sua funo, essa pessoa ser altamente produtiva. Em uma sociedade de produo em massa, o empreendimento de motivar as pessoas a trabalhar no constitui uma tarefa fcil, visto que muitas obtm pouca satisfao pessoal dos seus empregos e causam pouco senso de realizao e criatividade. preciso, de incio, diferenciar necessidade, incentivo e motivao. As necessidades so os desejos sentidos pelo indivduo. So chamadas tambm de exigncias ou imperativos. Os incentivos so os objetos ou os comportamentos que satisfazem as necessidades. Nossa concepo antes de estudar o assunto:
A funo do lder no motivar pessoas, contratar pessoas motivadas e no atrapalh-las

Nossa concepo depois de estudar o assunto: A funo do Lder motivar as pessoas, contratando pessoas que esto dispostas aos desafios do universo do trabalho e ajuda-las em tudo o que for necessrio.

Das könnte Ihnen auch gefallen