Sie sind auf Seite 1von 3

Toda atividade profissional possui suas caractersticas, que expandem ou limitam os aspectos da vida daquele que se prope a adotar

determinada profisso. Neste sentido, a atividade policial um dos ofcios que mais exige cuidado e adaptao da vida afetiva, familiar e cotidiana de seus adeptos. Por isso, resolvemos fazer um pequeno guia para aqueles que no so policiais entenderem essas limitaes, e para os policiais que nos lem reforarem ideias que geralmente lhes so passadas desde o curso de formao. Os Dez Mandamentos do Policial so ensinamentos para cuidar da integridade do policial e daqueles que se relacionam com ele fora ou durante o desempenho de sua atividade profissional:

Policiais que frequentam locais vulnerveis incidncia de crimes esto se dispondo a correr riscos que podem ter fins trgicos. claro que as coisas podem ocorrer em qualquer local, porm, sabemos bem os bares, lanchonetes e outros estabelecimentos propcios presena de pessoas envolvidas com o crime. No agradvel sentar em uma mesa de bar ao lado de um suspeito preso em uma ocorrncia por voc prprio em outra ocasio. Por isso, independentemente do custo dos lugares que frequenta, procure sempre estabelecimentos onde a honestidade parece ser a caracterstica de seu pblico.

Todos ns possumos amigos, mas no necessariamente somos responsveis pelas suas trajetrias. Assim, perfeitamente possvel que um amigo de infncia enverede pelo ambiente do crime, e que passe a ter um estilo de vida incondizente com o que um policial pode admitir para sua prpria segurana. No se trata de elitismo, de ter amizades diferenciadas s por ter se tornado policial. Mas, no mnimo, preciso estabelecer limites para alguns tipos de amigos principalmente aqueles de ocasio.

Relacionamentos amorosos podem gerar srios problemas para policiais, a depender de quem seja a pessoa com quem est se relacionando. Considerando o fato de que a atrao amorosa no controlada racionalmente, ou que este controle tem certos limites, bem possvel que um policial se envolva com pessoas que, por sua personalidade ou ambiente familiar e de amizades (e at por seus relacionamentos amorosos anteriores) sejam problemticas para a convivncia. H casos em que esposas de policiais matam seus maridos por ter conseguido acesso a sua arma de fogo aps uma discusso. Policiais que se relacionam com traficantes de drogas etc.

Um professor financeiramente descontrolado ter que dar aulas a mais para tentar voltar estabilidade. Um policial, com arma de fogo disposio e investido de sua condio profissional, com todas suas prerrogativas, ter tentaes muito mais perversas para complementar sua renda. Certamente, esta no a nica fonte de corrupo de um policial, mas imprescindvel procurar gastar pouco para precisar de pouco, pois as solues que aparecero para seus problemas financeiros podem lhe gerar problemas judiciais e vitais. Mesmo com o geralmente parco salrio, preciso se manter na honestidade.

Nem sempre possvel estar observando tudo que est a sua volta. Existem momentos de relaxamento natural do corpo e do raciocnio. Mas o policial no pode se descuidar excessivamente, ou corre o risco de sofrer represlias em decorrncia do seu exerccio profissional. Se possui o hbito de portar arma de fogo, esta mxima ainda mais pertinente. Entrou em um nibus coletivo? Sentou em uma mesa de bar? Est sacando dinheiro no banco? Esteja sempre atento.

O policial geralmente se torna uma referncia para a segurana da comunidade em que reside. Assalto nas proximidades? Pede ao policial para resolver. Arrombamento em uma casa? Chama o policial para entrar e ver se h algum suspeito no interior da residncia. Esta utilidade, porm, acaba levando o policial a se considerar um xerife de rua, uma espcie de ordenador abusivo de qualquer problema que surja em sua comunidade: algo que levar seus prprios vizinhos a se incomodarem com a postura. As milcias so uma extenso desse papel irregular de ditador exercido por um policial.

comum ver policiais que se envolvem em ocorrncias policiais fora de servio como se de servio estivessem como se estivesse na companhia de uma guarnio, com rdio comunicador para requisitar apoio, fardado etc. Outros, fardados e de servio, excedem suas competncias e os limites legais, e abusam do poder que lhes atribudo. Para ser policial preciso exercer permanentemente a humildade e a discrio. A arrogncia e a petulncia podem ser fatais.

Pouca profisses so to estressantes quanto a atividade profissional. Por isso, se dedicar ao trabalho policial sem ter atividades secundrias de relaxamento e diverso

um tiro no p, que certamente trar problemas para a sade. Participe de atividades sociais no policiais, leia livros, assista filmes, jogue futebol, viaje, enfim, pratique atividades que lhe faam se despir da condio formal e tensa que a polcia nos impe.

verdade que as polcias no treinam adequadamente seus policiais. Por isso, precisamos nos pronunciar sempre sobre estas carncias, pressionar para que a zona de conforto dos responsveis por dotar os policiais de treinamento no se extenda. Enquanto esta deficincia est ocorrendo, porm, preciso no descuidar do preparo tcnico, mesmo que isso gere custos particulares. Erra consigo mesmo quem no treina por birra com a polcia. No o governador que enfrentar situaes de risco nas ruas. Estar apto para o servio policial diminuir os riscos de morte durante a atividade.

Uma coisa querer fazer o mal. Outra estar em um ambiente onde alguns elementos lhe levam a cometer um mal. No so raras as ocasies em que policiais tidos como pacficos e moderados acabam se deixando levar pelas circunstncias da ocorrncia, se envolvendo com os fatos, e chegam a abusar do uso da fora. O controle das emoes um dos grandes desafios da atividade policial, e deve ser exercitado cotidianamente, sob pena do policial se tornar uma bomba a explodir suas emoes sempre que se depara com ocorrncias provocativas.

Com todas essas limitaes e cuidados que o policial precisa ter, fica claro porque se justifica qualquer reivindicao de valorizao e reconhecimento dos profissionais de segurana pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen