Sie sind auf Seite 1von 4

Simulacros ps-modernos Helena Iracy Cerquiz Santos Neto

A arte e, consequentemente, a sensibilidade, para express-la e comunicar a relao do homem com o mundo, existem desde o homem das cavernas, h mais de trinta mil anos. Entenda-se aqui a palavra sensibilidade, na definio da Fayga Ostrower como um permanente estado de excitabilidade sensorial, sendo a sensibilidade algo que no ocorre unicamente com o ser humano. Neste vis, arte pode ser entendida como produto do embate homem/mundo em que o homem reflete e pe reflexo - a sua prpria existncia e constri formas em que, ao mesmo tempo, (se) descobre, inventa, figura e conhece a si prprio e ao mundo que o cerca. Arte e sociedade no se podem ignorar. Ningum continua a ser exatamente como era, depois de ter sido abalado por uma verdadeira obra de arte, declara Adolfo Sanchez Vzquez. Porm, a materialidade artstica e seu gesto de leitura varia histrica e ideologicamente. Da sociedade teocntrica ao hedonismo atual, vrias posturas e olhares estticos foram valorizados. Quem prenunciou todas as mudanas scio-culturais contemporneas foi Friedrich Nietzsche, considerado o profeta do ps-modernismo. Ele pregava que a essncia da situao intelectual ps-moderna complexa e ambgua. O ultrapassamento do perodo moderno ao ps-moderno no deve ser feito atravs de uma superao crtica, porque, de qualquer forma, esse ultrapassamento integra os intentos da modernidade. Se Deus est morto, como pregava Nietzsche, vtima da religiosidade que os fiis cultivaram na busca pela verdade resultando na falta de necessidade deste Deus, para alguns, a frase A modernidade morreu; viva a ps-modernidade! determina a mudana de pensamento no homem ocidental e afirma que o termo modernizao comeou a ser questionado, como expe Simon Schwartzman. E o que faz ns questionarmos a modernidade e sabermos que o que vivemos no mais isso justamente as indagaes: a) existe a certeza de que a razo resolver todos os problemas humanos? b) os problemas sero realmente resolvidos, com a garantia da inesgotabilidade do progresso cientfico? c) ser que o progresso cientfico nos trar, realmente, um futuro melhor?

DESCONFIANA E BOY BANDS

Jean-Franois Lyotard explica que talvez todas essas mudanas possam ser justificadas atravs de uma menor confiana que os ocidentais dos dois ltimos sculos colocaram no progresso geral da humanidade, sobretudo a partir do Iluminismo, a ideia de um progresso possvel - e inevitvel - ampliava o terreno das artes, das tecnologias e do conhecimento, alcanando a liberdade que seria aproveitvel humanidade. Mas, a nobre leitora ou o ilustre leitor h de convir que as quase sessenta milhes de vtimas da Segunda Guerra Mundial so uma resposta contundente a esses questionamentos. Alm disso, nossa insero no mundo tecnolgico-informacional favorece a incerteza e uma certa dose de niilismo, um desencantamento com um mundo, com a profisso... Afinal, no h mais cnones aos quais devemos confiar e investir. E no jornalismo, aonde esto os grandes ncoras? Os inesquecveis, os nossos dolos? Todos esto na alcova ou nem chegaram a existir algum dia? Enfim, como na famosa frase de Karl Marx, tudo o que slido desmancha no ar. Desta forma, o ps-modernismo ou modernidade tardia ou ainda alta modernidade, como alguns pesquisadores gostam de intitular, surge de uma mudana histrica que possibilita um capitalismo baseado na brevidade das mercadorias, produzindo uma sociedade consumista, descentralizada, dependente da tecnologia e da indstria cultural, permitindo boy bands de saltos altos, como Luiz Cavalcante j noticiou por aqui. Se as vanguardas j esto velhas, se transvanguardas algo insosso e o que importa o sucesso instantneo, mesmo que, como consequncia se tenha um esquecimento eterno depois de uma nica temporada, ento que se siga niilisticamente em frente, abarcando multides em um sucesso efmero.

GRISELDA E por falar em assuntos mais interessantes e convenientes, para que discutirmos aprofundadamente a violncia e a corrupo nacional se podemos termos um espetculo cinematogrfico na captura de Nem & traficantes afins e a retomada da Rocinha pelo Estado ou termos a foto de Lilia Cabral na pele da personagem Griselda na capa da revista Veja desta semana? O que discutir quando, por exemplo, a revista jornalstica com maior vendagem e alcance nacional faz de sua capa uma personagem de novela?

O pensamento ps-moderno desconfia das noes clssicas de verdade, de razo, de identidade e de objetividade, assim como os ideais iluministas das formas prontas e acabadas de explicao, de progresso universal ou de emancipao. O outro lado tambm um estilo de cultura que, muitas vezes, resulta numa arte sem profundidade e sem fundamentos, de maneira descentralizada, ecltica e pluralista, a que tanto Terry Eagleton denuncia. O ps-modernismo um movimento alicerado na insustentvel leveza de no crer nem na realidade nem na fico, num quase parafraseamento de Milan Kundera, o que abre caminho para que os simulacros ofertados pelos meios de comunicao de massa, os modelos computacionais e a tecnocincia transitem com livre acesso. Pelo menos o que afirma Jair Ferreira dos Santos. E a pergunto: se vivemos o vale-tudo, e a cabe tambm muito bem o conformismo e a apatia, ser que somos ps-modernos ou, ao deixarmos de lado as utopias da contra-cultura, estamos marcando o novo sculo de forma conservadorarevolucionria-pouco progressista, tomando como exemplos as situaes contraditrias das greves de estudantes na USP e na UNIR, em que na primeira situao quer-se a liberao do uso de maconha e, na segunda, um professor foi preso por policiais federais em flagrante abuso de poder prprio dos anos de chumbo? O termo vale-tudo, to utilizado atualmente, perigoso. Ao mesmo tempo que tudo vale, quer dizer tambm que nada vale, ento, temos uma situao que, alm de conservadora, pode fazer valer a voz do mais forte, como na situao da greve na UNIR. Gosto da fala da Maura Sardinha quando ela argumenta que, se h uma temtica, no o vale-tudo, mas o questionamento da linguagem e das formas de narrativas s quais nos prendemos e apreendemos o mundo. Isto pode ser um mote interessante para pesquisa em comunicao social.

CADA UM NA SUA Ao contrrio do otimismo modernista, o homem contemporneo absorveu um pessimismo corrosivo. No se cr mais que os grandes problemas da humanidade sero resolvidos num futuro prximo. Apenas se espera que possamos viver em cooperao (para que os problemas, se no forem extirpados, possam, ao menos, ser contornados), ao invs do perodo de conquista dos sculos anteriores. E isto pode ser feito tanto de forma saltitante e feliz, num modo alienado em um simulacro de liberdade, como em uma postura

crtica, o que gera mais responsabilidades ou ainda, por que no, unindo a desconfianacuriosa do jornalista sensibilidade artstico-criativa presente desde nossos antepassados com as pinturas da caverna francesa de Pech Merle ou pela existncia de nossa brasileirssima Luiza? Mas, se voc acreditar que duas ou trs sadas pouco, no h problema. A ps-modernidade justamente o momento em que todas as sadas ou fugas, se preferir o modo mais rpido e prtico, mas no menos doloroso so possveis. Escolha a sua.

Das könnte Ihnen auch gefallen