Sie sind auf Seite 1von 6

Parte superior do formulrio

Login:
Parte inferior do formulrio

Consultoria / Servios

PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMAT O Programa de Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo PPP Perfil Profissiogrfio Previdencirio CAT Comunicado de Acidente de Trabalho CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes LAUDOS ERGONMICOS EXAMES OCUPACIONAIS admisso, perdico, retorno ao trabalho, homologao de atestado, demissional PERICIAS MDICAS OUTRAS NORMAS REGULAMENTADORAS

PPRA PROGRAMA DE PREVENO DOS RISCOS AMBIENTAIS (NR 9) Objetivo: preservao da sade e da integridade dos colaboradores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DA SAUDE OCUPACIONAL Objetivo: Preservar a sade e a integridade dos trabalhadores, de forma individual e coletiva e, em funo dos resultados das avaliaes e do conhecimentos dos riscos ambientais existentes (PPRA), estabelecer medidas preventivas. PCMAT - O Programa de Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo PCMAT, institudo pela NR-18 do MTE e exigvel desde 1995, um programa gerencial que complementa o PPRA, especfico para as atividades relacionadas indstria da construo. Decompe o gerenciamento dos riscos a cada etapa da obra. obrigatrio a partir de 20 trabalhadores por obra. PPP PERFIL PROFISSIOGRFICO PREVIDENCIRIO um documento individual do colaborador, que reunir informaes administrativas, ambientais e de monitorao biolgica sobre suas condies de trabalho, a fim de que ele possa ter um

histrico sobre sua vida profissional, e com este documento ser mais fcil comprovar Previdncia Social as condies para sua habilitao a benefcios e servios previdencirios. LAUDOS ERGONMICOS (NR 17) A ergonomia tem alguns objetivos bsicos que so: possibilitar o conforto ao indivduo e proporcionar a preveno de acidentes e do aparecimento de patologias especficas para determinado tipo de trabalho. Alm da segurana, satisfao e o bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. A eficincia vir como resultado EXAMES OCUPACIONAIS (Admissional, Peridico, Retorno ao Trabalho, Mudana de Funo, Homologao de Atestado, Demissional) Atravs da anamnese, exame clnico e/ou interpretando os resultados de exames complementares, realiza o controle das condies de sade dos colaboradores e a deteco dos provveis danos em decorrncia do trabalho que executam, procurando desta forma instruir a administrao da empresa para possveis mudanas de atividades e assegurar a continuidade operacional e a produtividade. CAT Comunicado de Acidente de Trabalho A Comunicao de Acidente de Trabalho CAT o documento que registra o acidente do trabalho, a ocorrncia ou o agravamento de doena ocupacional, mesmo que no tenha sido determinado o afastamento do trabalho, sendo seu registro fundamental para a gerao de anlises estatsticas que avaliam o grau de acidentabilidade existente nas empresas e para a adoo das medidas preventivas e repressivas cabveis. CIPA Comisso Interna de Preveno de Acidentes A organizao da CIPA obrigatria nos locais de trabalho seja qual for sua caracterstica comercial, industrial, bancria, com ou sem fins lucrativos, filantrpica ou educativa e empresas pblicas - desde que tenham o mnimo legal de 20 empregados considerando o CNAE (Classificao Nacional de Atividades Econmicas) de cada empresa. A CIPA composta por representantes titulares do empregador e dos empregados e seu nmero de participantes deve obedecer s propores mnimas na NR 5. As empresas com numero de funcionrios abaixo do nmero mnimo, no tem obrigatoriedade de manter a CIPA, mas a administrao dever designar um responsvel pelo cumprimento das atribuies desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento para tal fim, conforme o disposto no item 5.21 da NR-5. PERICIAS MDICAS OUTRAS NORMAS REGULAMENTADORAS

Perguntas frenqentes
1.
O que so Normas Regulamentadoras? So normas relativas segurana e medicina do trabalho, aprovadas pela Portaria no 3.214, de 8 de junho de 1978 e que devem, obrigatoriamente, ser cumpridas pelas empresas privadas e pblicas que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho-CLT.

2.

O que PPRA? O Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, institudo pela NR-09 do MTE e exigvel desde 1995, um programa gerencial elaborado pela empresa, que deve abranger todos os seus trabalhadores. Contm as seguintes informaes: - antecipao e reconhecimento dos riscos; - cronograma de melhorias com prioridades e metas; - avaliao dos riscos; - medidas de controle utilizadas; - monitoramento da exposio; - registro e divulgao dos dados.

3.

Qual o Objetivo do PPRA? Estabelecer uma metodologia que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

4.

O que PCMSO? O Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO, institudo pela NR-07 do MTE e exigvel desde 1995, um programa de controle mdico de sade Ocupacional,

com viso individual e coletiva que traz todo um instrumental clnico-epidemiolgico. Tem como objetivo atuar na preveno, no rastreamento e no diagnstico precoce, tambm constatando doenas profissionais e danos irreversveis sade. Para cada trabalhador realiza e controla os exames obrigatrios admissional, peridico, de retorno, de mudana de funo e demissional..

5.

Qual o objetivo do PCMSO? Preservar a sade e a integridade dos trabalhadores, de forma individual e coletiva e, em funo dos resultados das avaliaes e do conhecimento dos riscos ambientais existentes (PPRA), estabelecer medidas preventivas

6.

O que deve ser feito primeiro: PPRA ou PCMSO? Embora a NR-7 e a NR-9 no citem qual programa deve ser desenvolvido primeiro, altamente recomendvel que o PPRA seja desenvolvido antes do PCMSO, pois o PPRA fornecer ao mdico coordenador do PCMSO informaes importantes sobre a existncia e dose de exposio de riscos ambientais a que os funcionrios esto submetidos, permitindo a correta monitorao dos eventuais problemas sade dos colaboradores.

7.

O que so riscos ambientais? Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos, biolgicos e ergonmicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores.

8.

Na prtica, que agentes de riscos so estes? Agentes fsicos: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e radiaes no ionizantes, bem como o infra-som e ultra-som. Agentes qumicos: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, produtos qumicos, absorvidos pelo organismo humano por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto; Agentes Biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros; Agentes Ergonmicos: postura inadequada, esforo fsico, movimentos repetitivos, entre outros.

9.

Quem est obrigado a fazer o PPRA? A elaborao e implementao do PPRA obrigatria a todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, no importando o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto uma grande empresa como um micro empresa, todos esto obrigados a ter PPRA, cada um com sua caracterstica e complexidade diferentes.

10. Quais as conseqncias se a empresa optar por no elaborar e implementar o PPRA e


PCMSO? A empresa pode ser multada pelo fiscal do trabalho da Delegacia Regional do Trabalho. Alm disso, a sade do trabalhador pode ficar exposta desnecessariamente e o empregador pode responder a procedimentos criminais e de indenizao civil.

11. Fiscalizao e penalidades.


(Captulo V da Ttulo II da CLT e Portaria 3214/78 - NR 28 ) A autoridade competente para executar a fiscalizao sobre Segurana e Sade no Trabalho o Agente de Inspeo do Trabalho do MTb ou seja, Engenheiro de Segurana do Trabalho; Mdico do Trabalho; Fiscais do Trabalho; Assistente Sociais e Agente de Higiene e Segurana do Trabalho. Ao Agente de Higiene e Segurana do Trabalho vetada a emisso do auto de infrao. As multas sero graduadas (UFIR) em funo do nmero de empregados da empresa e do ndice da infrao de acordo com a NR 28 - Anexo I.

12. Qual o valor das multas referentes ao PPRA?


9.1.1 - Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, (...) --- Multa: de 1.129 a 2.471 UFIR 9.2.1.1 - Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano,

uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento (...) --- Multa: de 1.129 a 2.471 UFIR 9.3.3 - O reconhecimento dos riscos ambientais dever conter os seguintes itens, quando aplicveis: a) a sua identificao; --- Multa: de 1.691 a 3.718 UFIR Quando o Agente de Inspeo do Trabalho constatar grave e iminente risco sade e/ou integridade fsica do trabalhador o estabelecimento, setor, mquina ou equipamento ser interditado. Esse procedimento ser, posteriormente, ratificado pela autoridade regional competente. OBS: VALORES PARA EMPRESAS COM NMERO DE FUNCIONRIOS ENTRE 1 E 500.

13. Qual o valor das multas referentes ao PCMSO?


7.3.1, alnea a: a) Compete ao empregador: garantir a elaborao e implemantao do PCMSO (...) --- Multa: de 676 a 1.646 UFIR b) 7.4.1, alnea c: O PCMSO de incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos seguintes exames mdicos: a) admissional --- Multa: de 1.015 a 2.471 UFIR b) peridico --- Multa: de 1.015 a 2.471 UFIR c) de retorno ao trabalho --- Multa: de 1.015 a 2.471 UFIR d) de mudana de funo --- Multa: de 1.015 a 2.471 UFIR e) demissional --- Multa: de 1.015 a 2.471 UFIR 7.4.6 - O PCMSO dever obedecer a um planejamento em que estejam previstas as aes de sade a serem executadas durante o ano, (...) --- Multa: de 676 a 1.646 UFIR

14. Multas na Reincidncia.


Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio para fraudar a lei, a multa ser no valor mximo, em UFIR: a)No cumprimento das normas de Segurana no Trabalho: 6.304 UFIR b)No cumprimento das normas de Medicina do Trabalho: 3.782 UFIR

15. Quais os tipos de exames ocupacionais e quando so realizados?


Admissional: realizado antes de o empregado ser contratado pela empresa, para se estabelecer as condies de sade do funcionrio neste momento, e evitar que futuramente alegue alguma doena pr-existente. Peridico: realizado anualmente na empresa, e se faz indispensvel para identificao de alteraes na sade do funcionrio quando comparadas a exames anteriores. Mudana de Funo: deve ser realizado sempre que o trabalhador ficar exposto a riscos ambientais diferentes em relao funo anterior. Retorno ao Trabalho: realizado quando o funcionrio ficar afastado do trabalho por mais de quinze dias, em licena mdica/tratamento de sade. Demissional: realizado na demisso e visa documentar as condies de sade do funcionrio neste momento. necessrio para que futuramente no alegue que foi demitido com problemas de sade, causados pelo seu trabalho.

16. O que so exames complementares?


So exames realizados em laboratrio que complementam as informaes que o mdico precisa para decidir sobre a aptido da pessoa que se submete a eles. So exemplo de exames complementares. Glicemia Hemograma Parcial de Urina Audiometria Espirometria, entre outros.

17. O que um Atestado de Sade Ocupacional ASO?


o Atestado de Sade Ocupacional. Um documento que geralmente so trs vias iguais, sendo uma para a Empresa, um para o Funcionrio e uma para Arquivo do Mdico do Trabalho, onde consta o resultado do exame ocupacional e complementar. O resultado poder ser: Apto para a funo, Apto para a funo com restries, Inapto temporariamente ou Inapto para a funo.

18. Onde deve ficar o PPRA e o PCMSO?


O PCMSO e o PPRA, bem como os Atestados (ASOs) devero ficar no estabelecimento para o qual foi elaborado, disposio imediata da fiscalizao, mas esses documentos no devem ser somente guardados espera dos agentes de fiscalizao, eles devem ser constantemente lidos e consultados para que suas metas e objetivos sejam plenamente alcanados.

19. Por quanto tempo preciso guardar esses programas?


Os programas devem ser guardados, no mnimo, por 20 (vinte) anos, e isto tambm abrange os Atestados de Sade Ocupacional (ASO).

20. Tendo vrias filiais, necessrio um PPRA e PCMSO para todas elas?
Sim, porque estes programas dizem respeito ao trabalhador e seu ambiente de trabalho. Desta forma, um funcionrio pode estar exposto a riscos ocupacionais importantes numa das sedes e estes serem inexistentes em outra.

21. E onde devo guardar os programas? Pode ser no escritrio central?


Como dito anteriormente, os programas bem como os ASOs, devero ficar no estabelecimento para o qual foi elaborado, disposio imediata da fiscalizao

22. O que PPP Perfil Profissiogrfico Previdencirio? Pra que serve?


O Perfil Profissiogrfico Previdencirio PPP, conforme modelo institudo pelo INSS, um documento histrico-laboral pessoal do trabalhador, com propsitos previdencirios para obteno de informaes relativas fiscalizao do gerenciamento de riscos e existncia de agentes nocivos no ambiente de trabalho. O PPP organiza e individualiza as informaes contidas em diversos setores da empresa ao longo dos anos, que em alguns documentos se apresentam de forma coletiva. composto de trs sees: uma administrativa, outra ambiental e outra biolgica. O PPP serve para comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, servindo de base para a concesso de aposentadorias especiais e benefcios por incapacidade motivado por doenas ocupacionais e ainda para orientar programas de reabilitao profissional.

23. Quem deve elaborar o PPP?


Empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produo, no caso de cooperado filiado; rgo Gestor de Mo de Obra OGMO, no caso de trabalhador avulso porturio; e Sindicato da Categoria, no caso de trabalhador avulso no porturio.

24. Qual o valor das multas referentes ao PPP?


Conforme o Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto 3048/99, com a nova redao dada pelos Decretos 4862/03 e 4882/03 em seu artigo 283, o valor da multa ser a partir de R$- 991,03. As infraes podem ser cumulativas. Estes valores podero ser diminudos ou majorados, constatada a existncia de atenuantes ou agravantes, no podendo ultrapassar R$- 99.102,12 (Valores em vigor desde 01/06/2003 conforme Portaria MPS n. 727, de 30.5.2003).

25. O que CIPA? Qual seu objetivo?


CIPA significa Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Seu objetivo "observar e relatar as condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos..." Sua misso , portanto, a preservao da sade e integridade fsica dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam servio para a empresa).

26. Que tipo de empresa est obrigada a ter CIPA?


A organizao da CIPA obrigatria nos locais de trabalho seja qual for sua caracterstica - comercial, industrial, bancria, com ou sem fins lucrativos, filantrpica ou educativa e empresas pblicas - desde que tenham o mnimo legal de 20 empregados considerando o CNAE (Classificao Nacional de Atividades Econmicas) de cada empresa. A CIPA composta por representantes titulares do empregador e dos empregados e seu nmero de participantes deve obedecer s propores mnimas na NR 5. As empresas com numero de funcionrios abaixo do nmero mnimo, no tem obrigatoriedade de manter a CIPA, mas a administrao dever designar um responsvel

pelo cumprimento das atribuies desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento para tal fim, conforme o disposto no item 5.21 da NR-5.

Normas Regulamentadoras
Home | Atendimento | Trabalhe Conosco | Localizao | Servios | Links / Parceiros

vidasaudepr.com.br - Direitos reservados (43)3523-2587


Sistema Desenvolvido por: http://www.abusarweb.com.br (43)3524-6066

Das könnte Ihnen auch gefallen