Sie sind auf Seite 1von 3

Reflexo - O Desempenho do Educador

A lei portuguesa, atravs do Decreto-Lei n. 241/2001, definiu de uma forma clara e concisa, o perfil geral de desempenho profissional dos educadores de Infncia e professores do Ensino Bsico e Secundrio. Posto isto, e devido dimenso deste documento, sendo este um ponto de partida para a interveno in loco do docente, achamos pertinente integrar o decreto de lei supramencionado no nosso porteflio. Tendo em conta que estamos a adquirir conhecimentos na rea de educao de Infncia e de 1 ciclo do Ensino Bsico e, como futuras docentes achamos imprescindvel analisar e reflectir os conceitos referenciados no decreto em questo, de forma a possibilitar meios para uma prtica pedaggica adequada. Porm, como este porteflio est introduzido na Unidade Curricular de Iniciao Prtica Profissional VI, na vertente de Educao de Infncia iremos focar a nossa anlise e reflexo no perfil do Educador de Infncia. Apesar deste decreto de lei no fazer referncia s orientaes exigidas aos educadores de infncia na valncia creche, este visa, essencialmente, orientar os educadores na vertente pr-escolar, no entanto, estes profissionais ficam igualmente habilitados para desempenharem as suas funes na faixa etria dos 0 aos 3 anos. No que concerne concepo e desenvolvimento do currculo, este definido pelo educador tendo como objectivo a construo de aprendizagens integradas por parte das crianas. Posto isto, achamos de extrema importncia que esta concepo e desenvolvimento fique a cargo do educador, na medida em que, o currculo dever ser elaborado segundo o grupo de crianas que o educador ir trabalhar. Assim sendo, este ter oportunidade as conhecer e elaborar o currculo tendo por base as caractersticas,

Reflexo - O Desempenho do Educador

necessidades e interesses do grupo. S assim, ser possvel proporcionar-lhes momentos de aprendizagens significativas. de salientar, que no apenas a nvel da execuo do currculo que o educador de infncia tem um papel activo, mas sim, em tudo o que est directamente relacionado com as crianas e o ambiente educativo que as circunda. Assim sendo, o educador tem autonomia para organizar todo o ambiente educativo, consoante ache mais adequado s aprendizagens e ao mtodo que pretende desenvolver com o seu grupo. Planifica tendo por base os interesses, ritmos e conhecimentos prvios das crianas, para que possa partir desse ponto e desenvolver, progressivamente, outros saberes, em diferentes reas, e mais organizados. Assume, de igual modo, a responsabilidade de desenvolver a autonomia, estimular a curiosidade, o desejo de aprender cada vez mais nas crianas. Promover a participao da famlia e da restante comunidade nas actividades desenvolvidas pelas, fomentando o trabalho e o esprito de entreajuda, entre outras competncias essenciais. Em suma, na nossa perspectiva, este decreto de lei fornece linhas orientadoras para o educador desenvolver, de forma significativa a sua prtica pedaggica. Tem como fundamentos, uma aprendizagem construtivista, em que a criana constri activamente as suas aprendizagens, sendo que o papel do educador baseia-se essencialmente em orientar estas novas construes de conhecimentos.

Reflexo - O Desempenho do Educador

Legislao Ministrio da Educao (2001). Perfil geral de desempenho profissional do educador de infncia e dos professores dos ensinos bsico e secundrio. Decreto-Lei n. 240/2001, de 30 de Agosto. Consultado em:

http://www.dgidc.minedu.pt/recursos/Lists/Repositrio%20Recursos2/Attachments/16/DL241_01.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen