Sie sind auf Seite 1von 14

VESTIBULAR UFMG 1.

997 TARDE PROVA DE FSICA

QUESTO 01 Na ltima Olimpada, o vencedor da prova dos 100 m rasos foi o canadense Donovan Bailey e o da maratona (42,2 km) foi o sul-africano Josia Thugwane. Os valores mais prximos para as velocidades mdias desses atletas so, respectivamente: A) 1,0 m/s e 0,5 m/s B) 10 m/s e 0,5 m/s C) 10 m/s e 5,0 m/s D) 50 m/s e 5,0 m/s

Soluo: Temos que fazer o clculo da velocidade mdia destes atletas, mas no temos o tempo que eles gastaram nestas provas. Ento o que fazer? Gritar, chorar, se desesperar? Ainda no, podemos comear pensando. Como esta uma prova de mltipla escolha, devemos olhar as opes de resposta. Percebemos que as opes A e D so extremamente fora de cogitao. Nestas opes, o corredor dos 100 metros rasos teria que ter feito uma velocidade mdia de 1,0 m/s! O que totalmente absurdo, pois capaz de uma tartaruga andar mais rpido. se ela tomar uma coca-cola. Esta a velocidade de uma pessoa andando. Voc deve saber disso pela experincia com as unidades, 1,0 m/s muito pouco pra quem ganha uma corrida de 100 metros rasos. Por outro lado, 50 m/s mais absurdo ainda. Esta velocidade muito alta! Imagine uma pessoa que corresse nesta velocidade. Ela daria conta de correr de um poste a outro em 1,0 segundo. Resta-nos, portanto, as alternativas B e C. Para descobrir qual das duas a correta, vamos agora analisar a velocidade do corredor da maratona. Ser que faz sentido uma pessoa correr numa maratona de 42,2 km a 0,5 m/s (apenas meio metro em 1,0 segundo)? Vamos fazer a conta. Vamos admitir que ele tenha feito uma velocidade dessas. Vamos ver quanto tempo ele demoraria para chagar ao fim do percurso:

d = v t t =

d 42.200m t = t = 84.400s = 23,44horas v 0,5s

Viu? Isso quase um dia! No faz sentido uma velocidade dessas. No existe esse tipo de maratona nas olimpadas. O problema quer que voc tenha a percepo da velocidade. A velocidade de 5,0 m/s totalmente coerente, pois ele terminaria a corrida em aproximadamente duas horas e 18 minutos. Agora existe coerncia. Resposta correta, portanto, opo C de caracol.

QESTO 02 A figura mostra trs engrenagens, E1, E2 e E3, fixas pelos seus centros, e de raios, R1, R2 e R3, respectivamente. A relao entre os raios R1 = R3 < R2. A engrenagem da esquerda (E1) gira no sentido horrio com perodo T1.

Sendo T2 e T3 os perodos de E2 e E3, respectivamente, pode-se afirmar que as engrenagens vo girar de tal maneira que A) T1 = T2 = T3, com E3 girando em sentido contrrio a E1.

B) T1 = T3 T2, com E3 girando em sentido contrrio a E1. C) T1 = T2 = T3, com E3 girando no mesmo sentido que E1. D) T1 = T3 T2, com E3 girando no mesmo sentido que E1.

Soluo: Se o ensino de fsica nas escolas brasileiras prezassem pela experimentao (pois a fsica uma cincia experimental por definio), ento voc teria visto isto em algum experimento. Agora no importa mais, claro que se voc tiver a oportunidade deve ver. Como responder a questo ento? Procurar no seu computador (crebro) uma memria de algum ensino de fsica que envolva engrenagens. O problema fala de Perodo. Vamos ver isso? Perodo o tempo que cada uma dessas rodas dentadas leva para dar uma volta completa em torno do seu prprio eixo, lembrou? Se as duas engrenagens pequenas possuem o mesmo raio, ento elas tero o mesmo perodo. Como a engrenagem do meio maior, obviamente ela vai demorar mais tempo, ou seja, seu perodo ser maior. Para voc perceber o sentido do movimento de cada uma, basta olhar com ateno. Se a primeira gira no sentido horrio, a segunda gira no sentido anti-horrio e a terceira novamente no sentido horrio. No tem como demonstrar isso. Observe e se convena. Basta olhar com ateno. Opo correta, portanto, letra D de duende. QUESTO 03 Uma bola rola sobre a superfcie de uma mesa at cair de sua extremidade com uma certa velocidade. A alternativa que melhor representa a trajetria da bola

Soluo: Brincadeira, n? Esta questo a realmente pra ningum zerar. Olha s a opo A. Depois que a bolinha sai da mesa ela ainda continua em linha reta durante vrios centmetros na escala da figura, isto acontece tambm na opo C mas esta ainda mais retardada pois a bolinha....gente, no d pra comentar isso. bvio demais que a opo correta a letra D. S vou dizer que depois que sai da mesa a bolinha j comea a cair, ela tem duas componentes de velocidade, uma na horizontal e outra na vertical. Vamos parar por aqui. Opo correta, letra D de danoninho.

QUESTO 04 Um pra-quedista, alguns segundos aps saltar do avio, abre seu pra-quedas. As foras que atuam sobre o conjunto pra-quedista/equipamentos so, ento, o seu peso e a fora de resistncia do ar. Essa fora proporcional velocidade. Desprezando-se qualquer interferncia de ventos, pode-se afirmar que,

A) a partir de um certo momento, o pra-quedista descer com velocidade constante. B) antes de chegar ao cho, o pra-quedista poder atingir velocidade nula. C) durante toda a queda, a fora resultante sobre o conjunto ser vertical para baixo. D) durante toda a queda, o peso do conjunto menor do que a fora de resistncia do ar. Soluo: A opo B ridcula, como que antes de chegar ao solo o pra-quedista pode ter velocidade nula, parar no ar? Isso coisa de beija flor n? Na opoC existe durante a queda uma fora resultante para baixo. Se isso fosse verdade, haveria uma acelerao para baixo e o sujeito se esborracharia no cho. E se o peso do conjunto (que a fora para baixo) fosse menor que a resistncia do ar, o nosso amigo pra-quedista voltaria e subiria ao invs de cair. Voc j viu isso? Creio que no, mesmo porque o problema diz para desprezar qualquer vento. A fora de resistncia do ar proporcional velocidade, sendo assim, o indivduo possui uma acelerao e sua velocidade aumenta na queda at que a fora pra cima seja equilibrada pela fora Peso para baixo. Quando isto acontece, ele passa a descer com velocidade constante. Resposta correta, portanto: letra A de abobrinha.

QUESTO 05 Um sistema hidrulico tem trs mbolos mveis, L, M e N com reas A, 2A e 3A, como mostra a figura.

Quantidade diferente de blocos so colocadas sobre cada mbolo. Todos os blocos tm o mesmo peso. Para que, em equilbrio, os mbolos continuem na mesma altura, o nmero de blocos colocados sobre os mbolos L, M e N podem ser, respectivamente, A) 1, 2 e 3 / B) 1, 4 e 9 / C) 3, 2 e 1. / D) 9, 4 e 1.

Soluo: O Princpio de Pascal diz que a presso que for feita em um ponto do lquido, ser transmitida integralmente todos os pontos do lquido. O mesmo no se pode dizer da fora, esta, proporcional s reas. Sendo assim, a opo A est correta, pois para a rea 2 que o dobro da primeira, dobrou o nmero de blocos, como eles so de mesmo peso dobrou a fora o que de se esperar do Princpio de Pascal como eu j disse. Desse modo, s podemos esperar que para a rea 3 o nmero de blocos seja triplicado. Opo correta, ento A de astronauta. QUESTO 06 Aps receber um impulso inicial, um foguete se afasta da superfcie da Terra com seus motores desligados. Desconsidere a resistncia do ar. O grfico que melhor representa o mdulo da acelerao do foguete em funo da distncia Terra, aps o desligamento dos motores,

Soluo: Aps serem desligados os motores, o foguete continua subindo por alguns instantes, mas logo vem abaixo sob a ao da acelerao da gravidade. Em relao distncia da Terra, esta acelerao diminui, pois a distncia aumenta. Quando mais distante da superfcie do planeta, menor ser a acelerao da gravidade e voc deve saber disso, pois estudou gravitao universal e leis de Newton. Muito bem, nessas condies, a opo A est descartada, pois a acelerao constante. As opes B e D tambm esto fora, pois a acelerao aumenta com a distncia. Observe o grfico da opo C, nele a acelerao vai diminuindo medida que a distncia aumenta. Opo correta, portanto: letra C de camelo.

QUESTO 07 Atira-se uma bola, verticalmente, para cima. A bola sobe e desce, caindo no mesmo ponto de onde foi lanada. Desprezando-se o atrito com o ar, pode-se dizer que

A) a energia cintica da bola 1/4 da energia cintica inicial quando ela, na subida, atinge a metade da altura mxima. B) a energia cintica da bola a mesma, tanto na subida quanto na descida, quando ela estiver na metade da altura mxima. C) a energia cintica da bola mxima quando ela atinge o ponto mais alto de sua trajetria. D) a energia potencial da bola mxima no ponto de partida. Soluo: Se no h atrito a questo muito simples, pois o atrito dissipa energia e isso deve ser levado em conta. De qualquer forma, a energia sempre se conserva. Quando a bola est na metade da altura mxima, significa que ela possui metade de energia cintica e metade de energia potencial gravitacional. A opo A j era. Quando a bola atinge o ponto mais alto da trajetria ela pra por um tempo infinitesimal (um tempo da ordem de 10-9 segundos). Isto imperceptvel mesmo para um equipamento de alta tecnologia. Mas se ela pra, ento sua velocidade zero e a energia cintica tambm . A nica energia a a potencial gravitacional que veio da transformao da energia cintica. A opo C j era. No ponto de partida a energia potencial mnima pois mnima ou zero a altura. Energia potencial gravitacional proporcional altura lembra? Pois , a opo D j era. S nos resta a opo B afirmando que a energia cintica da bola a mesma tanto na subida quanto na descida quando a bola estiver no meio da trajetria. Isto

verdade pois no ponto mdio da trajetria a energia se divide em metade cintica e metade potencial. Alm disso, podemos nos lembrar que no havendo atrito, nada de energia dissipada, mais uma maneira de ver que ela deve ser exatamente a metade na metade da trajetria. Resposta correta, portanto: opo B de bode.

QUESTO 08 O coeficiente de dilatao trmica do alumnio (Al) , aproximadamente, duas vezes o coeficiente de dilatao trmica do ferro (Fe). A figura mostra duas peas onde um anel feito de um desses metais envolve um disco feito do outro. temperatura ambiente, os discos esto presos aos anis.

Se as duas peas forem aquecidas uniformemente, correto afirmar que A) apenas o disco de Al se soltar do anel de Fe. B) apenas o disco de Fe se soltar do anel de Al. C) os dois discos se soltaro dos respectivos anis. D) os discos no se soltaro dos anis. Soluo: Primeiro voc deve entender que o disco so as partes inteiras, as menores circunferncias, como num disco de CD. Como o alumnio dilata quase o dobro do ferro, isto significa que seu coeficiente de dilatao superficial (porque estamos lidando com uma superfcie) maior. Isto significa tambm que como temos um anel dentro de um disco e vice versa, quando os dois forem aquecidos, o alumnio vai dilatar mais e no 1 caso o disco de ferro vai se soltar do anel e no 2 caso, o disco de alumnio vai forar o anel de ferro podendo at quebr-lo. Analisando as alternativas, percebe-se que apenas a opo B fornece uma sugesto lgica, todas as outras fogem lei da dilatao. O disco de alumnio no se solta, ele fica cada vez mais preso, pois ele dilata mais e aperta o anel de ferro. Apenas um disco se soltar portanto e isso elimina as possibilidades C e D. Sacou? Opo correta letra B de bode outra vez.

QUESTO 09 A figura mostra dois botijes A e B, de volumes VB = 2VA, isolados termicamente. Os dois recipientes contm um mesmo gs ideal e esto em comunicao atravs de um tubo onde existe uma vlvula.

Na situao inicial, a vlvula est fechada e as temperaturas, as presses e os nmeros de molculas, nos dois recipientes, esto assim relacionados: TA = TB; PA = 2PB; nA = nB. Num certo momento, a vlvula aberta. Depois de atingida a nova situao de equilbrio, tem-se A) TA = TB; PA = PB; B) TA = TB; PA = PB; C) TA = TB; PA = 2PB; D) TA = TB/2; Soluo: Nem preciso fazer clculos, eu evito isso. Nesse estgio do conhecimento a fsica pode ser entendida sem a matemtica. Mas isso, somente para quem no for enfrentar uma segunda etapa de fsica. Aqueles que vo prestar vestibular pra cincias exatas tm que saber tudo! Veja se no lgico que depois que a vlvula aberta, e o gs entrar no equilbrio todas as variveis termodinmicas cessam de atuar! Atingir o equilbrio significa exatamente isso, a temperatura no mais alterada nem a presso. A nica coisa bvia que vai acontecer, que o gs vai ocupar todo o volume que houver disponvel Como o volume B o dobro do A, ento nesse botijo teremos o dobro de molculas do gs ideal, de forma que a temperatura continua sendo igual, no h porque ela ser diferente e a presso, que era diferente agora ser igual, pis o sistema atingiu o maldito equilbrio, entendeu? Ento ta. Opo correta: Nossa! Novamente letra B de banquete. QUESTO 10 Uma batata recm-cozida, ao ser retirada da gua quente, demora para se esfriar. Uma justificativa possvel para esse fato pode ser dada afirmando-se que a batata tem A) alta condutividade trmica. B) alto calor especfico. C) baixa capacidade trmica. D) baixa quantidade de energia interna. Soluo: Se um sistema fsico possui alta condutividade trmica, isto significa que este sistema transfere energia trmica (calor) com facilidade e rapidez. Como a batata demora esfriar, significa que a alternativa A est furada. A opo D est descartada tambm. No correto falar em energia interna de uma batata. Se fosse de uma molcula tudo bem, mas de uma batata no faz sentido. Da mesma forma, a alternativa C tambm uma enganao, pois capacidade trmica a relao da quantidade de calor que um corpo precisa receber para nA = nB. nA = nB/2. nA = nB. nA = nB.

PA = PB;

elevar sua temperatura em 1 C. A capacidade trmica depende da quantidade de matria. Resta-nos a opo B que a correta, o calor especfico a entidade fsica responsvel por um corpo dissipar ou reter energia trmica com maior ou menor eficincia. O calor especfico depende apenas do material, e nunca da quantidade deste. Opo correta: letra B de bigode.

QUESTO 11 Um menino, balanando em uma corda dependurada em uma rvore, faz 20 oscilaes em um minuto. Pode-se afirmar que seu movimento tem A) um perodo de 3,0 segundos. B) um perodo de 60 segundos. C) uma freqncia de 3,0 Hz. D) uma freqncia de 20 Hz. Soluo: O perodo o tempo que uma onda demora para dar uma oscilao completa, ou seja, ir e vir. Se a corda oscila 20 vezes em 1minuto (60 segundos) isso significa que ela leva 3 segundos para dar uma oscilao completa, que o perodo. Pode-se chegar a esta concluso com uma simples regra de trs, voc sabe como e? Observe, mas lembre-se que eu estarei transformando 1 minuto em 60 segundos, pois a unidade padro de tempo na fsica o segundo e no o minuto. No podemos misturar as unidades.

20K oscilaes 60K segundos 1K oscilao x K segundos 20 x = 60 x = 60 x = 3segundos 20

Este o tempo para uma oscilao completa que 1 perodo. A frequncia, por sua vs, o inverso do perodo, o nmero total de oscilaes por unidade de tempo. Ateno ta? Isso diferente de perodo que o tempo de dar uma oscilao completa. Amarre uma pedra por um barbante fino e longo e deixe a oscilar. Ele vai e volta, certo? O tempo que ele demora pra ir e vir o perodo. O nmero de vezes que ele vai e volta em um segundo a frequncia. Voc capaz de calcular a frequncia desta oscilao descrita no problema? fcil, vamos chamar perodo de T e frequncia de f, veja:

f =

1 1 f = s 1 f = 0,33Hz T 3

Isso d uma dzima peridica, no importa, podemos dizer que a frequncia das oscilaes, ou seja o nmero de vezes que o pndulo oscila por segundo 0,33 vezes, ou um tero do caminho todo. Dessa forma, as opes que indicam a frequncia da oscilao esto erradas e a opo que indica um perodo de 60 segundos tambm. S nos resta a opo A, que indica corretamente o perodo. Esta a nica correta. Marcamos, portanto, letra A de aleluia!

QUESTO 12 Duas pessoas esticam uma corda, puxando por suas extremidades, e cada uma envia um pulso na direo da outra. Os pulsos tm o mesmo formato, mas esto invertidos como mostra a figura.

Pode-se afirmar que os pulsos A) passaro um pelo outro, cada qual chegando outra extremidade. B) se destruiro, de modo que nenhum deles chegar s extremidades. C) sero refletidos, ao se encontrarem, cada um mantendo-se no mesmo lado em que estava com relao horizontal. D) sero refletidos, ao se encontrarem, porm invertendo seus lados com relao horizontal. Soluo: Uma crista de onda (esquerda para direita) se encontra com um vale de onda (direita para esquerda). O que acontece? Elas se cancelam mutuamente, mas apenas no momento do encontro. Isto se chama interferncia destrutiva. Tem aluno que cisma que na interferncia destrutiva as ondas se cancelam pra sempre. Este pensamento herege, tome cuidado! As ondas se encontram, se cancelam apenas durante um intervalo de tempo muito pequeno no encontro, depois cada uma delas segue seu caminho normalmente. A mesma onda bonitinha. Voc deveria ter visto isso num laboratrio, voc nunca esqueceria, mas como eu j mencionei n, o povo que dita as leis da educao no preza por um ensino de qualidade e no investem em laboratrios. Caso voc tenha estudado em uma boa escola particular, pode ser que tenha visto isso. Nas escolas pblicas muito pouco comum haver laboratrio e quando h, nem sempre o professor est preparado para lidar com ele, fazer o que n? Viva o Brasil! Opo correta: letra A de abacate. QUESTO 13 Trs peixes, M, N e O, esto em um aqurio com tampa no transparente com um pequeno furo como mostra a figura.

Uma pessoa com o olho na posio mostrada na figura provavelmente ver A) apenas o peixe M. B) apenas o peixe N. C) apenas o peixe O. D) os peixes N e O.

Soluo: O lance aqui o seguinte: voc tem que fazer o prolongamento do raio que chega ao olho do observador, mas no esquecendo que quando o raio entra na gua ele sofre refrao, ou seja: muda de direo. Se voc traar a tal reta Normal superfcie do lquido, a reta Normal vai desviar da trajetria se aproximando da Normal. Observe a figura que eu fiz:

Observe que o raio se achega para a esquerda. O peixe N, estava na direo do raio de luz original, mas como ele entrou na gua e foi refratado, ento a refrao mudou a direo do raio incidente que chegado para a esquerda. Dessa forma, impossvel de ver o peixe N agora e muito mais impossvel ainda de ver o peixe. O peixe visto ser o primeiro, o M. Resposta correta, portanto: opo A de asteca.

QUESTO 14 Um feixe de luz do Sol decomposto ao passar por um prisma de vidro. O feixe de luz visvel resultante composto de ondas com A) apenas sete freqncias que correspondem s cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. B) apenas trs freqncias que correspondem s cores vermelha, amarela e azul. C) apenas trs freqncias que correspondem s cores vermelha, verde e azul. D) uma infinidade de freqncias que correspondem a cores desde a vermelha at a violeta.

Soluo: As opes B e C so ridculas. Todo mundo sabe que um raio de luz que passe por um prisma se decompe nas sete cores do espectro, que so as mesmas do arcoris, certo? Errado! Essas so apenas as cores que ns somos capazes de ver, ou que os nossos olhos so capazes de assimilar. Existe na verdade uma infinidade de cores, cada uma correspondendo a uma frequncia diferente, mas nossa mquina visual, no nos permite ver todas. Entre o vermelho e o violeta esto uma infinidade de cores. Muito cuidado com isso ta? Eu sei que muita gente boa marcaria opo A, mas quem freqenta a minha pgina no vai cometer esse erro. Falei? Opo correta: letra D de doninha.

QUESTO 15 Um professor apresenta a figura abaixo aos seus alunos e pede que eles digam o que ela representa.

Andra diz que a figura pode representar as linhas de campo eltrico de duas cargas eltricas idnticas; Beatriz diz que a figura pode representar as linhas de campo eltrico de duas cargas eltricas de sinais contrrios; Carlos diz que a figura pode representar as linhas de induo magntica de dois plos magnticos idnticos; Daniel diz que a figura pode representar as linhas de induo magntica de dois plos magnticos contrrios. Os alunos que responderam corretamente so A) Andra e Carlos. B) Andra e Daniel. C) Beatriz e Carlos. D) Beatriz e Daniel.

Soluo: O que acontece com duas cargas eltricas prximas uma da outra. As linhas de induo eltrica saem da carga positiva e vo para a carga negativa. O mesmo acontece para dois plos contrrios de ms. Nos livros de fsica aparecem estas figuras e seu professor tambm com certeza j desenhou no quadro. Andria e Carlos esto errados porque se as cargas fossem de mesmo sinal ou os plos de um m fossem de mesmo nome, jamais haveria tal configurao, pois as linhas de induo, tanto num caso quanto no outro se repeliriam. Opo correta ento: alternativa D de doido.

QUESTO 16 A figura mostra duas cargas positivas, Q e Qx, de massas desprezveis, colocadas sobre os braos de mesmo comprimento de uma balana nas distncias indicadas. A balana est em uma regio onde existe um campo r eltrico uniforme E na direo mostrada.

Para que a balana fique em equilbrio na horizontal, pode-se afirmar que o valor de Qx ser igual a A) Q/3.

B) Q. C) 3Q. D) 9Q. Soluo: O tringulo o fulcro (ponto de apoio) da balana. A setas para baixo, indicam o sentido do campo eltrico. Para que a balana se mantenha equilibrada necessrio haver uma resultantes de fora nula. Que fora estamos lidando aqui? Obviamente a fora eltrica entre cargas, uma vez que o problema afirmou que as massas das cargas so desprezveis. Mas, alm de lidarmos com a fora eltrica, temos uma barra horizontal que est suspensa pelo fulcro. Isso nos sugere que poder haver um Torque, que a fora que faz um sistema fsico girar. Como no caso da porta da sua casa, por exemplo. A porta sofre um torque, esse Torque depende de onde se faa a fora. Se ela for feita mais prximo da maaneta, o Torque ser maior. Se for feita do lado da dobradia, ento o Torque ser menor. Vamos montar a equao, indicarei o Torque pela letra grega (Tau) e o ngulo que aparece, ser o ngulo entre a fora e a distncia do elemento que provoca a fora (nesse caso a carga) e a distncia desta carga ao fulcro (ponto de apoio). Repare que as cargas so positivas e o sentido do campo eltrico para baixo. Isso nos diz que o sentido da fora eltrica, tambm para baixo, pois a fora que uma carga positiva sente ser sempre no sentido das linhas de induo desse campo. Se as cargas fossem negativas, elas experimentariam uma fora para cima, pois elas estariam indo no sentido da carga positiva que originou o campo. Nesse caso, as cargas positivas esto indo no sentido contrrio, pois elas esto sendo repelidas pela configurao positiva de cargas que forneceu o campo eltrico. D pra saber que foi uma linha de cargas, pois as linhas de induo so retinhas. De cara, j podemos eliminar as possibilidades A e B, pois como a carga Qx, est mais prxima do fulcro, isto significa que ela dever fazer uma fora maior para compensar a distncia. Por falar em distncia, quando formos fazer os clculos a distncia entre as cargas no vai nos servir de nada. Ns no poderemos aqui usar a expresso de Coulomb para a fora entre cargas, pois no chegaramos a lugar algum. Vamos usar ento a definio de fora eltrica a partir de campo eltrico. Voc se lembra? A condio de equilbrio ento que o torque de um dos lados seja igual ao torque do outro lado.Vamos aos nossos clculos agora.

x = Fx X x sen (90) = F X sen (90) Qx E X x = Q E X Qx X x = Q X Qx =


Qx = Q 24 10 1 Qx = Q 3 101 Qx = 3Q 8 10 2

Q X Xx

Muito bem, chegamos que a carga Qx deve ser o triplo da carga Q para que o equilbrio se mantenha e a resultante das foras seja nula. Este problema no trivial, ele d um certo trabalho. No tem problema voc olhar a soluo, mas agora voc deve refazer sozinho (a) para fixar a idia. Quando aparecer outro desse, no mnimo voc j estar mais sensibilizado (a) com o tipo de problema. Alternativa correta, portanto, opo C de caramujo.

QUESTO 17 A figura mostra uma parte de um circuito eltrico de um automvel contendo trs lmpadas sendo alimentado pela bateria. As resistncias das lmpadas L1, L2 e L3 so, respectivamente, R1 = 2 , R2 = 3 e R3 = 5 .

Chamando de i1, i2 e i3 as correntes eltricas nas lmpadas L1, L2, e L3, respectivamente, correto afirmar que A) i1 = i2 = i3. B) i1 = i2 i3. C) i1 > i2 > i3. D) i3 > i1 > i2. Soluo: O circuito composto por duas lmpadas no fio de cima e uma no de baixo. As duas lmpadas ce cima esto em srie, o resistor equivalente entre elas ser a soma das resistncia das duas lmpadas, ou seja:

Req. = R1 + R2 Req. = 2 + 3 Req. = 5 . Ento, agora ficamos com duas resistncias, cada uma de 5 em
paralelo. Isso no importa mais, o que temos que lembrar que se as resistncias esto em paralelo, ento a corrente ser distribuda igualmente entre eles. O fato de as lmpadas de cima estarem separadas, no interfere. O que vale a resistncia equivalente e esta de 5, igual de baixo. Cada lmpada ento receber a mesma corrente eltrica. A corrente no enxerga uma resistncia de 3 e outra de 2, ela enxerga uma resistncia total de 5, por isso, se distribui igualmente. assim que funciona. Opo correta, portanto, letra A de amm. QUESTO 18

r r Um eltron entra com uma velocidade v em uma regio onde existem um campo eltrico E e um campo r r magntico B uniformes e perpendiculares entre si, como mostra a figura. A velocidade v perpendicular aos dois campos.

O eltron no sofre nenhum desvio ao cruzar a regio dos campos. r r As foras eltrica, Fe , e magntica, Fm , que atuam sobre o eltron, nessa situao, so melhor representadas por

Soluo:Voc est consciente da nomenclatura? O sentido do campo magntico indicado por: que significa campo magntico entrando no plano da sua tela. O sentido do campo e eltrico dado pelas setas para baixo. Pois bem, o tal eltron (lembre-se que eltron tem carga negativa) vai perceber e sofrer influncia dos dois campos. Os dois campos vo, portanto, exercer fora no eltron. Vamos analisar cada uma destas influncias separadamente. Como o eltron responde ao campo eltrico? Tomando o sentido contrrio ao sentido das linhas de induo deste campo. O eltron vai ser atrado pelas cargas positivas que criaram este campo eltrico. Mas onde esto estas cargas? Veja bem, as linhas de induo saem das cargas positivas e vo para as cargas negativas. Isto sugere que acima da figura existe uma configurao de cargas positivas gerando este campo eltrico, por isso que as linhas de induo esto apontando para baixo. Mas agora cuidado, eu poderia simplesmente mandar voc decorar que quando um eltron entra em um campo eltrico ele vai sentir uma fora contrria ao sentido do deste campo. Mas eu quero que voc entenda a origem desta fora. As linhas de induo eltricas vo morrer onde mesmo? Nas cargas negativas que esto na parte de baixo da figura e no precisam aparecer porque isso mesmo que voc deve entender criatura! Ento j descobrimos que devido fora eltrica, o eltron ser desviado para cima, ou seja, atuar nele um vetor fora eltrica que aponta para cima. J podemos descartar as opes B e C correto? Agora vamos encontrar o sentido da fora magntica. Ela dada pela regra da mo direita, lembra? O polegar indica o sentido do vetor velocidade da carga e os demais dedos da mo direita indicam o sentido do campo magntico que entra no plano da tela. Faa isso agora! Coloque o dedo polegar apontando para o sentido do vetor velocidade da carga. Agora, os outros dedos sero esticados para frente como se voc fosse tocar com eles na tela. O sentido da fora magntica nesse eltron ser dado pelas costas da mo. E se a carga fosse positiva? A o sentido seria dado pela palma da mo. Esta regra tambm chamada de regra do tapa, pois se d um tapa com a palma ou com as costas da mo para indicar o sentido da fora magntica. Fez isso? Descobriu que o vetor fora magntica aponta para baixo? timo, agora s escolher a opo que mostra esta configurao. Voc capaz de dizer como ser o movimento desse eltron? simples, pois ele atravessa estes campos sem sofrer desvio. Atravessa em linha reta e ele est com velocidade constante. J descobriu? O movimento ser retilneo e uniforme (MRU), pois o somatrio das foras que atuam na partcula zero. Resposta correta: opo A de arapuca. Voc conhece uma arapuca?

QUESTO 19 A figura mostra um m e um aro circular. O eixo do m (eixo x) perpendicular ao plano do aro, (plano yz) e passa pelo seu centro. No aparecer corrente na espira se ela A) deslocar-se ao longo do eixo x. B) deslocar-se ao longo do eixo y. C) girar em torno do eixo x. D) girar em torno do eixo y.

Soluo: O fenmeno a induo magntica. Somente aparecer corrente eltrica na espira se houver movimento relativo entre ela e o m, ou seja: Ela pode se aproximar do m, ou o m pode se aproximar dela, ou os dois pode ter uma velocidade, desde que a velocidade relativa entre eles seja diferente. Somente em algum desses casos haver fluxo de linhas de induo magntica pela espira e aparecer uma corrente nela. Entendemos ento com isto que se o nmero de linhas de induo que atravessa o aro variar ento aparece uma corrente eltrica no aro. Se ela deslocar-se ao longo de x, haver fluxo, pois o nmero de linhas de induo dentro da espira varia. Se o anel deslocar-se ao longo de y, o mesmo acontece. Girar em torno de y, da mesma forma. A nica maneira a ela ficar como est ou ento girar em torno de x, somente assim no haver fluxo de linhas de induo magntica atravs do aro e no vai aparecer a corrente induzida. Opo correta, portanto: Letra C de carioca.

QUESTO 20 As ondas eletromagnticas, ao contrrio das ondas mecnicas, no precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultra-som, ondas de rdio, microondas e luz. Sobre essas ondas correto afirmar que A) luz e microondas so ondas eletromagnticas e as outras so ondas mecnicas. B) luz onda eletromagntica e as outras so ondas mecnicas. C) som onda mecnica e as outras so ondas eletromagnticas. D) som e ultra-som so ondas mecnicas e as outras so ondas eletromagnticas. Soluo: Basta o conhecimento desse assunto n? No existe problema para ser resolvido, apenas esto testando se voc j leu isso algum dia. Tanto o som, quanto o ultra-som, so produzidos pela vibrao de alguma coisa. Esta alguma coisa um meio material. Elas so ditas ondas mecnicas. As ondas de rdio so produzidas por vibrao de eltrons, assim como as microondas. A produo de luz de uma estrela, como o Sol muito complexa e ser abordado este assunto na parte de fsica moderna. Nestes trs ltimos casos, a onda eletromagntica, pois so produzidas por agentes dessa natureza. Ento olhe novamente as opes e marque a correta. Resposta: opo D de doido.

Gabarito Desta Prova

1 C

2 D

3 D

4 A

5 A

6 C

7 B

8 B

9 B

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B A A A D D C A A C D

Das könnte Ihnen auch gefallen