Sie sind auf Seite 1von 32

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 3

ndice
Lanamento : Ponta Guardian..........................................................1 Bombas Hypro.................................................. .................. ..........2-9 Selecionando a bomba certa...........................................................3 Bombas de Rolete.........................................................................4-6 Super Rotor................................................................................ ....7 Bombas Centrfugas......................................................................8-9 Pontas de Pulverizao..............................................................10-32 Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada...................11-15 Guia de Seleo da Ponta de Pulverizao...................................16 Pontas de Pulverizao Populares e Referncia Cruzada........... .17 ULD.................................................................................................18 LD......................................................... ..........................................19 Guardian.....................................................................................20-21 VP e TR.................................... .......................................................22 TwinCap........................................................................................ ..23 . XT...............................................................................................24-27 Norma ASAE S-572 Classificao dos Tamanhos de Gotas.......28 Tabelas de Vazo das Pontas e Respectivos Tamanhos de Gotas.......29-30 . Tabelas de pontas para aplicao em rea total........................................31-32 Lanamento : Bomba de Transferncia.................................................33

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 4

Bombas
Para certificar-se de que voc pode ajustar a bomba s suas necessidades, a Hypro fabrica cinco tipos de bombas: de rolete, centrfuga, de diafragma, turbina e bombas de pisto. Neste guia sero mostradas apenas as bombas de rolete e centrfugas.

www.hypropumps.com
2

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 5

Selecionando a Bomba Certa


Pelo fato de a bomba ser literalmente o "corao do sistema", consideraes importantes devem ser tomadas na seleo da bomba certa. Raramente existir apenas uma bomba para fazer o trabalho. Para fazer uma sbia escolha, o usurio precisar saber sobre os tipos de bombas, caractersticas da bomba e de vazo e presso requeridas pelo sistema e para a aplicao. A grande linha de bombas da Hypro pode ser dividida em duas categorias gerais: de "deslocamento positivo" e de "deslocamento no-positivo". Deslocamento Positivo Bombas de rolete, diafragma e pisto so de deslocamento positivo, isto , o fluxo do lquido diretamente proporcional rotao do eixo da bomba. Este fluxo positivo o motivo pelo qual todas as bombas de deslocamento positivo devem ter uma vlvula de alvio de presso entre a sada do lquido e a vlvula de corte. Deslocamento No-Positivo Bombas centrfugas e de turbina so de deslocamento no-positivo. Nestas bombas, um rotor cria uma fora centrfuga que distribui o lquido atravs do sistema, ao invs de capturar e descarregar um volume fixo de cada vez, como as bombas de rolete, pisto ou diafragma fariam. Desta forma, se a sada estiver fechada, o rotor simplesmente continuar a girar, sem causar danos ao sistema. por este motivo que as bombas centrfugas no requerem vlvulas de alvio especiais.

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 6

Bombas de Rolete
Deslocamento Positivo
As bombas de rolete da Hypro so as primeiras na escolha entre os fazendeiros em todo o mundo. Os roletes (de 4 a 8, dependendo do modelo) giram por dentro da carcaa para forar a o lquido a sair da bomba em direo s pontas de pulverizao. Bombas de rolete tm um baixo custo inicial e so extremamente versteis. So operadas eficientemente rotaes de TDP entre 540 e 1000 RPM e possuem uma extensa faixa de presso de at 300 PSI, com vazo de 7,6 a 280 L/min. Bombas de rolete so auto-escorvantes e facilmente adaptveis TDP ou transmisso de motores de combusto. Os materiais que compem especificamente selo, roletes e carcaa podem ser selecionados por compatibilidade a certos herbicidas, inseticidas, fungicidas e fertilizantes. Ferro Fundido - A bomba de rolete lder em pulverizao agrcola em todo o mundo. Indicada para a utilizao com inseticidas, herbicidas (que no contenham glifosato), fungicidas e fertilizantes em p.

www.hypropumps.com

Ferro Fundido

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 7

Ni-Resist alto teor de nquel proporciona maior resistncia corroso do que os modelos de ferro fundido. Para utilizao com inseticidas, herbicidas (que no contenham glifosato), fungicidas e fertilizantes lquidos.

Nquel Resistente

Silver Series XL - liga metlica especial que proporciona bomba a melhor resistncia corroso e est Pronta para o uso com Roundup. Para utilizao com inseticidas, herbicidas (incluindo os que contenham glifosato), fungicidas, fertilizantes lquidos ou em p, e cidos.
o o us a ra ta p u n d u p Pron m Ro co M a
a ad st r nd up r egi uma marca

Silver Series XL

Ro u

on sa nt o.

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 8

Bombas de Rolete
Comparaes
Obtenha vida til at 10 vezes maior com bombas da Hypro Srie Prata XL!
As trs bombas mostradas esquerda foram fotografadas aps serem testadas com uma mistura 30:1 de gua e Roundup. As bombas Ni-Resistentes e de Ferro Fundido indicam danos causados por corroso, mas a Serie Prata XL mostra as mesmas condies de quando nova aps mais de 1000 horas de uso.

www.hypropumps.com

As bombas de Ferro Fundido permaneceram 140 horas at apresentarem os danos. As bombas Ni-Resistentes permaneceram 332 horas at apresentarem os danos. As bombas Serie Prata trabalharam mais de 1000 horas e continuaram com a performance de novas
100%

Sada da Bomba

50%

Serie Prata Ni-Resistente Ferro Fundido

0% 150 300 450 600 850 1000

Horas
Roundup marca registrada da Monsanto. Srie Prata XL marca registrada da Hypro.

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 9

Super Rotor

Desenvolvido para aumentar a performance e a vida til da bomba. Bombas que contm o Super Rotor possuem vida til at duas vezes maior do que as que contm o rotor metlico (veja o grfico abaixo). O material em resina criado por processo trmico, durvel e apresenta excelente resistncia ao desgaste, oxidao e ataques qumicos, o que aumenta a vida til da bomba. O novo rotor flutuante projetado permite se alinhar automaticamente ao centro da cavidade da bomba, prevenindo o desgaste prematuro nas paredes da carcaa e do corpo da bomba, assim como do prprio rotor.

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 10

Bombas Centrfugas
Deslocamento No-Positivo
Nas bombas centrfugas, a soluo de pulverizao entra atravs do centro de um rotor que trabalha a velocidades de at 6000 RPM. A soluo de pulverizao forada a se deslocar para o orifcio de sada da bomba. esta fora centrfuga que move o lquido at as pontas de pulverizao. Tradicionalmente consideradas de baixa a mdia presso (0-190 PSI), as bombas centrfugas da Hypro podem deslocar lquidos a altas vazes (at 810 L/min). Por possurem pouca superfcie para sofrer desgaste e nenhuma vlvula interna, as bombas centrfugas so bastante durveis, de fcil manuteno e adaptadas para trabalhar com materiais abrasivos e corrosivos. Pelo fato das bombas centrfugas trabalharem a velocidades mais altas, a velocidade da TDP deve ser acrescida atravs de um sistema de engrenagem, correia, motor gasolina, ou motor hidrulico (a Hypro possui modelos especificamente desenvolvidos para cada tipo de aplicao). A vasta e verstil linha inclui modelos com resistentes carcaas de ferro fundido, polipropileno e ao inoxidvel, que toleram at os fortes herbicidas. Ferro Fundido bomba slida para aplicaes gerais.

www.hypropumps.com

Ferro Fundido 8

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 11

Polipropileno bomba leve que oferece excelente resistncia a qumicos corrosivos.

Polipropileno

Ao Inoxidvel ideais para utilizao com produtos qumicos corrosivos, incluindo Roundup e outras aplicaes de cidos. As bombas com carcaa de ao inox vm de fbrica com o selo de Carboneto de Silcio Life Guard.
o o us p a ra n ta o u n d u p Pro m R co M da
a ad st r nd up r egi uma marca

on sa nt o.

Ao Inoxidvel

Ro u

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 12

Pontas de Pulverizao
Positive Displacement
A Hypro oferece uma grande variedade de pontas de pulverizao desenvolvidas para pulverizao agrcola e de gramados. Estas pontas de alta qualidade so componentes essenciais para o sucesso de todos os produtores que aplicam herbicidas, inseticidas e fungicidas. Disponveis em poliacetal e Ao Inoxidvel. A Hypro tem o material adequado para a minimizao de desgaste e compatibilidade qumica requeridas.

www.hypropumps.com
10

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 13

Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada


Positive Displacement
Para um controle efetivo, o defensivo deve ser aplicado apropriadamente. A ponta de pulverizao provavelmente a menor e mais negligenciada parte de um pulverizador. Entretanto esta pea a grande responsvel pela preciso e eficincia na aplicao dos diferentes tipos de defensivos. Para selecionar a ponta correta para o trabalho, primeiro devemos ler totalmente a bula na embalagem do defensivo e procurar por informaes sobre tipos de pontas, taxas de aplicao, qualidade do jato e restries ambientais. Da...
a) Verifique que tipo de tcnica de pulverizao voc estar utilizando: rea total ou em faixa. b) Defina em funo do produto a aplicar, da condio do alvo e do clima qual a classe de tamanho de gotas mais adequada para a aplicao em questo. c) Verifique a velocidade do seu pulverizador. d) Selecione a taxa de aplicao na bula do defensivo. e) Determine a vazo (L/min) necessria para a ponta atravs da formula mostrada mais abaixo em "D", ou utilize a tabela de taxas de aplicao (L/ha) para a ponta desejada. f) Selecione o perfil do jato. g) Selecione o tamanho da ponta e a presso que proporcionem a vazo e a taxa de aplicao desejadas. h) Verifique as tabelas de qualidade de pulverizao para se certificar de que a ponta e a presso aplicada tenham criado o espectro (classe de tamanho) de gotas definido acima em "b".
11

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 14

Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada


A Tcnicas de Pulverizao: " Pulverizao em rea Total" quando todo o campo est sendo tratado. A faixa de aplicao de cada uma das pontas de pulverizao, ajustadas para cruzarem seus jatos, a distncia entre bicos na barra de pulverizao. A "Pulverizao em Faixa", ou "Dirigida" quando apenas as linhas plantadas ou as entrelinhas so tratadas. A faixa de aplicao de cada ponta de pulverizao a largura da faixa tratada dividida pelo nmero de pontas utilizadas para fazer aquela faixa. B Velocidade do Pulverizador: A velocidade de trabalho do pulverizador deve ser medida de forma precisa. Radares ou sensores ultra-snicos devem ser calibrados aps a instalao ou o reparo. Velocmetros devem ser calibrados sempre que a superfcie de trabalho mudar, assim como aps o cultivo. A velocidade pode ser determinada se for conhecido o tempo gasto para se percorrer uma distncia conhecida: Velocidade (Km/h) = Distncia (m) x 3,6 Tempo (s) Pulverizadores autopropelidos podem atingir velocidades de at 20 Km/h. Altas velocidades (12 a 20 Km/h) aumentam o rendimento do trabalho; j as velocidades baixas (8 a 12 Km/h) aumentam a penetrao na copa e diminuem a deriva.
12

www.hypropumps.com

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 15

Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada


C Taxa de Aplicao: Leia a bula do defensivo para determinar a taxa de aplicao de produto apropriada. Se surgir uma srie de taxas de aplicao aceitveis, escolha entre elas a que for mais conveniente para a sua situao. Por exemplo, taxas de aplicao inferiores a 150 L/ha aumentaro seu rendimento de trabalho, enquanto que as altas taxas de aplicao (superiores a 150 L/ha), so requeridas para uma boa cobertura em copas mais densas. D Vazo: Determine a vazo exata requerida pelas pontas a partir da frmula: L/min = L/ha x Km/h x espaamento entre bicos (cm) 60.000 ou leia as tabelas de aplicao nas pginas 31 e 32. E Padres de Distribuio: Jato Leque Plano Afilado As pontas de jato leque plano afilado so as mais comumente utilizadas em barras de pulverizao. Estas pontas produzem um jato de perfil triangular onde a maior parte da carga depositada imediatamente abaixo do bico. A sobreposio dos jatos das pontas leque ao longo da barra permitem uma distribuio uniforme abaixo dela.
13

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 16

Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada


Leque Uniforme Utilizado com pulverizadores costais ou outras aplicaes individuais. Estas Pontas distribuem a carga uniformemente ao longo de sua faixa aplicada. Leque Defletor Tambm conhecidas como pontas "bigorna" ou "flood", as pontas defletoras produzem ngulos maiores do que as pontas leque plano ,quando operadas a baixas presses (1 a 2 bar). Cone Cheio O corte transversal deste jato um crculo cheio. Ideal para aplicaes localizadas. Cone Vazio O corte transversal deste jato uma circunferncia vazia. Utilizado pulverizadores de barras tradicionais, quando necessria uma boa cobertura em copas adensadas. Jato Slido produz um fluxo reto da ponta de pulverizao para o alvo. Leque Excntrico forma um jato leque plano especificamente desenvolvido para aumentar o alcance da barra. F Vazo da Ponta e Presso de Servio: Utilize as tabelas de vazo contidas neste guia (pgs 31,32) para selecionar a ponta e a presso adequadas para produzir a vazo necessria aplicao.
14

www.hypropumps.com

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 17

Selecionando a Ponta de Pulverizao Adequada


G Qualidade da Pulverizao As caractersticas de performance mais importantes de uma ponta de pulverizao agrcola so o tamanho e a variao das gotas produzidas, ou a qualidade da pulverizao que elas produzem.
Qualidade do Spray* Muito fina Fina Mdia Grossa Muito Grossa Extremamente Grossa Tamanho de Gotas** (DMV) Pequeno Capacidade de Molhamento Excelente Muito Boa Boa Moderada Pobre (Baixa) Muito Pobre Melhor Utilizao Excees Boa Cobertura Maioria dos Produtos Herbicidas Sistmicos Herbicidas de Solo Fertilizantes Lquidos Potencial de Deriva Alto

Grande

Baixo

* Leia sempre a bula do pesticida para determinar a qualidade da pulverizao requerida. ** DMV = Dimetro Mediano Volumtrico.

H Desgaste e Compatibilidade
O grfico abaixo compara diferentes materiais de pontas e sua resistncia ao desgaste ao longo do tempo

Fonte: SGC UK LTD. Saint-Gobain AC France Agente: 2.5% de Kaolin em gua Presso de teste: 2,8 bar

15

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 18

Guia de Seleo das Pontas de Pulverizao


A tabela a seguir foi desenvolvida para simplificar a seleo correta da ponta de pulverizao para o agroqumico a ser aplicado. Parte-se do princpio da ocorrncia de condies ideais para pulverizao e deve ser utilizada em conjunto com as informaes do rtulo do fabricante.
Pr

De Solo emergentes
Contato Sistmicos

Contato

Sistmicos

Contato

Sistmicos

Excelente Excelente

Excelente

Boa

Excelente

Guadian
Excelente Excelente

Boa

Excelente

Boa

Boa

Excelente

www.hypropumps.com

Excelente Excelente

Boa

Excelente

Boa

Boa

Excelente

Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente

Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente

Excelente

Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente Excelente

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Boa

Excelente Excelente Excelente Excelente

Boa

Boa

Boa

Boa

Excelente Excelente Excelente Excelente

Excelente Excelente

Boa

Excelente

Boa

Excelente

Excelente Excelente

Excelente

16

COMAM_POCKET

5/3/07

11:16 AM

Page 19

Referncia Cruzada das Pontas de Pulverizao


A tabela a seguir compara as pontas de pulverizao comuns e suas utilizaes tpicas. Esta tabela pode tambm ser utilizada para decidir qual ponta de pulverizao da Hypro pode ser utilizada para substituir as pontas da TeeJet, Micron ou Magno.
PONTA ULD Ultra Lo-Drift MA TERIAL PRESSO (PSI)
Poliacetal
FAIXA DE
SUBSTITUI (TeeJet) SUBSTITUI (Micron)

SUBSTITUI (Magno)

15-115 AI
TD AD-IA

Ponta de pulverizao ideal para reduo de deriva. Cria gotas com ar incluso que reduzem significativamente a deriva. Tamanho compacto, o que reduz os riscos de quebra. GRD Guardian (Baixa Deriva) Poliacetal

15-115 TT DG
_ AD/ADGA

Conjunto capa + anel + filtro + ponta anti-deriva, com jato angulado em 20 para promover melhor cobertura/penetrao em copas densas. rea Total LD Lo-Drift (Baixa Deriva) Poliacetal

15-105 DG
_ AD/ADGA

tima ponta de pulverizao para reduo de deriva.


VP Presso Variada TR

15-70 Poliacetal Ao Inox 15-70 Utilizadas para pulverizaes em geral. Mantm ngulo de jato constante em largas faixas de presso de servio. Ideais para a utilizao com controladores automticos de presso.
Poliacetal Ponta de pulverizao para uso geral no especfico.

XR

XP

BD

F Fantip (Ponta Leque)

30-60

TP

XP

BD

Grande ngulo

DT DeflecTip (Defletora)

Aplicao Dirigida ou em Faixa

Poliacetal 10-60 Utilizada para garantir um largo perfil de jato afilado. A melhor ponta para aplicao de fertilizantes lquidos e para tratamento de solo. Poliacetal E Even (Leque Uniforme) 30-60 Produz jato com perfil uniforme. A melhor ponta para pulverizar em filerias ou nas entrelinhas, ou para aplicaes com pulverizadores costais em aplicaes dirigidas.

TF TK K

DF

TM DEFLETORA

E TPE

C/E

_ Poliacetal Capas TwinCap (Capa Dupla) Utilizada para aumentar a capacidade de cobertura da pulverizao, por possibilitar a utilizao de duas pontas de pulverizao ajustadas em um gulo de 60 entre leques. Permite o encaixe de qualquer ponta leque padro da Hypro, TeeJet, Micron ou Magno.

Tecnologia de leque duplo

TJ

2 XP

2 BD

17

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 20

Pontas de Pulverizao de Jato Plano ULD 120


Jato Leque Plano com Induo de Ar
A ULD Ultra Baixa Deriva, a ponta ideal para utilizao onde a preocupao com a deriva de extrema importncia.

www.hypropumps.com

Produz gotas com ar induzido que reduzem

significativamente a deriva
Jatos de grande ngulo (120), permitindo a diminuio

da altura de trabalho da barra para reduo da deriva


Tamanho compacto, chances reduzidas de quebra por

acidente
Projetada para garantir distribuio
Orifcios de Entrada do Lquido uniforme em todas as presses Composta por duas peas limpeza facilitada Entrada de ar Orifcio de entrada de ar largo, evitando virtualmente as chances de Cmara de mistura entupimento Padro de cores ISO e de tamanho possibilitam o encaixe da ULD em qualquer capa padro Moldado em poliacetal duro e resistente Disponvel como ponta livre ou soldada capa de engate rpido

Gotas com ar incluso

18

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 21

Pontas de Pulverizao de Jato Plano Lo-Drift 80 e 110


Jato Leque Plano Afilado com Pr-Orifcio
Lo-Drift a ponta original para a reduo de deriva, produzindo significativamente menos gotas finas do que uma ponta leque comum.
Classificao LERAP 3 estrelas para a ponta Lo-Drift cinza

(LD06F110) entre 2 e 3 bar de presso


Reduz significativamente a deriva, conseqentemente

ampliando a faixa operacional


Disponvel nas verses 80 e 110 Boa distribuio do jato sob presses normais (2 a 4 bar) Pr-orifcio removvel, torna fcil a limpeza Padro de cores ISO e de tamanho possibilitam o encaixe

do Lo-Drift em qualquer capa padro


Moldada em poliacetal duro e resistente Disponvel em PVDF cido-resistente - ideal para aplicao

de maturadores de algodo (adicionar o prefixo "90-" ao cdigo do produto)

19

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 22

Ponta de Pulverizao Guardian


Ideal para Aplicao de Herbicidas Ps-emergentes, Fungicidas e Inseticidas

www.hypropumps.com

As pontas de pulverizao Guardian esto prontas para atacar de qualquer ngulo. Ideal para aplicao de herbicidas psemergentes, inseticidas e fungicidas, o Guardian possui exclusiva inclinaode 20 do leque, permitindo o usurio ajustar o ngulo para frente, para trs ou alternadamente, afim de alcanar a melhor maneira de antingir o alvo. Produz um leque de pulverizao mais consistente e estvel, permitindo mais versatilidade em diferentes taxas de aplicao e velocidades. Kit completo FastCap, em uma s pea, desenhado para evitar a perda de pontas, capas, anis e filtros, alm da facilidade na instalao e manuseio mais seguro. ngulo grande de120, inclinado a 20 para aumentar a versatilidade de aplicaes Uma seta indica claramente a direo da inclinao para fcil instalao 20

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 23

Guardian
ngulo de ataque especfico para cada tipo de aplicao!

Vire o leque para trs para aplicaes gerais e para atingir plantas de folhas largas e horizontais

Vire o leque frente para atingir alvos verticais, plantas de folhas estreitas, e folhagem superior

Alterne as pontas para frente e para trs afim de criar um leque duplo para penetrao em folhagens densas

21

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 24

Pontas de Pulverizao de Jato Plano VP & TR


Jato Leque Plano Afilado de Presso Varivel
Capazes de distribuir consistentemente o melhor perfil de jato dentro da faixa de presso indicada, com preciso e durabilidade. Excelente distribuio do jato na faixa de 1 a 5 bar de presso Tamanho de gotas ajustvel de acordo com a presso administra a deriva sob presses baixas e apresenta boa cobertura sob presses mais altas Disponvel como ponta livre ou soldada capa de engate rpido (FastCap), completa, com ponta, capa e anel de vedao, j montados para facilitar a instalao Padro de cores ISO e de tamanho possibilitam o encaixe das pontas VP e TR em qualquer capa padro Moldada totalmente em Poliacetal duro e resistente (VP) ou com inserto em ao inoxdvel (TR)

www.hypropumps.com

22

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 25

TwinCap (Capa Dupla)

A capa dupla TwinCap uma capa de engate rpido que permite a variao do volume de gua e do tamanho das gotas por meio de duas pontas acopladas em seu interior, sendo ainda capaz de manter a taxa de aplicao.

Aumenta o potencial de aplicao para diferentes variedades de pontas, promovendo maior flexibilidade Aceita todas as pontas padro ISO Ajusta-se maioria dos corpos de bicos existentes Montagem fcil e rpida, no h necessidade de ferramentas Vem completa com anel de vedao Produzida em poliacetal rgido e durvel 23

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 26

No Possivel usar a Barra ?


Pontas XT so a melhor soluo

www.hypropumps.com
24

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 27

XT
A ponta XT (Boom X Tender - Extenso da barra) distribui um perfil de jato uniforme a uma distncia de at 6,10 m.

Ideal para aplicaes onde uma barra convencional no pode ser utilizada, devido a obstculos naturais ou artificiais, por exemplo: postes eltricos, defensas, cercas, rvores, etc. Excelente se utilizada como ltima ponta da barra para ampliar a largura de dessecao Disponvel tambm toda em poliacetal duro FC XT Produz gotas grossas, o que reduz a deriva Pontas moldadas precisamente em poliacetal duro com resistncia superior ao desgaste Corpo em ao inoxidvel usinado (que promove excelente durabilidade), com rosca macho padro (NPT) A linha XT produz uma faixa de 3,66 a 6,40 metros de alcance a uma faixa de presso entre 2 e 5 bar Disponvel nos tamanhos 010 a 215 Fcil de instalar, baixa manuteno Perfil de jato excntrico, com ngulo de 110 ou maior

25

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 28

XT
Cdigo Rosca Presso (bar) XT010 1/4" MNPT 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 2.00 3.00 4.00 5.00 Vazo (L/min) 3.3 4.0 4.6 5.2 6.5 7.9 9.1 10.2 7.8 9.5 11.0 12.3 13.9 17.0 19.6 21.9 26 32 37 41 54 66 76 85 69 85 98 110 4 135 164 189 213 188 229 264 295 214 260 301 337 342 418 482 539 609 750 867 961 1473 1800 2073 2318 1697 2090 2410 2705 6 90 109 126 142 125 153 176 197 142 173 201 224 228 279 321 359 406 500 578 641 982 1200 1382 1545 1131 1393 1607 1803 8 68 82 94 107 94 114 132 148 107 130 151 168 171 209 241 269 305 375 434 480 736 900 1036 1159 848 1045 1205 1352 Taxa de aplicao (L/ha) a 10 54 66 75 85 75 92 105 118 85 104 120 135 137 167 193 215 244 300 347 384 589 720 829 927 679 836 964 1082 12 45 55 63 71 63 76 88 98 71 87 100 112 114 139 161 180 203 250 289 320 491 600 691 773 566 697 803 902 14 39 47 54 61 54 65 75 84 61 74 86 96 98 119 138 154 174 214 248 275 421 514 592 662 485 597 689 773 16 34 41 47 53 47 57 66 74 53 65 75 84 85 105 120 135 152 188 217 240 368 450 518 580 424 523 602 676 18 30 36 42 47 42 51 59 66 47 58 67 75 76 93 107 120 135 167 193 214 327 400 461 515 377 464 536 601 20 27 33 38 43 38 46 53 59 43 52 60 67 68 84 96 108 122 150 173 192 295 360 415 464 339 418 482 541 Comprimento da linha (m) a 3 bar 3.66

XT020

1/4" MNPT

5.18

XT024

1/4" MNPT

5.48

XT043

3/8" MNPT

6.10

XT080

1/2" MNPT

6.40

www.hypropumps.com

XT167

3/4" MNPT

5.50

XT215

3/4" MNPT

6.10

(a) As taxas de aplicao mostradas nesta tabela so baseadas em testes a 3 bar de presso, utilizando linhas de pulverizao de comprimento correspondente - certifique-se de que o tamanho de gotas seja compatvel com o recomendado pelo fabricante.

26

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 29

XT
Aplicaes:
Pulverizao de pomares e vinhedos Controle de pragas e plantas invasoras em florestas Pulverizao em aceiros e pastagens Pulverizao nas linhas das cercas Umedecimento de solo para minimizar ao da poeira Pulverizao em rea total de fertilizantes em suspenso e nitrognio lquido Pulverizao em gramados e campos de golfe Pulverizao ao redor e sobre obstculos Controle de plantas daninhas Distribuio de produtos em grande quantidade e corretivos de solo

27

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 30

Classificao de Tamanho de Gotas ASAE S-572


O padro ASAE S-572 utiliza seis categorias de classificao de gotas: Muito Fina
Fina Mdia Grossa Muito Grossa Extremamente Grossa

Em muitos agroqumicos no h recomendaes de classes de gotas indicadas para se aplic-los. No futuro, todos os agroqumicos devero ter as classes de tamanho de gotas adequadas aos mesmos indicadas na bula.

www.hypropumps.com

Fina

A pulverizao apresenta uma reteno melhor no alvo, incluindo: Ao foliar no controle de plantas invasoras Ao de contato em fungicidas e inseticidas a classe de tamanho de gotas mais largamente utilizada na maioria das aplicaes Utilizada como padro pela maioria dos aplicadores, quando a classe de tamanho de gotas no definida no rtulo Utilizada para herbicidas residuais e de aplicao no solo

Mdia

Grossa

Muito Fina

Fina

Mdia

Grossa

Muito Grossa

28

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 31

Tabelas com Classes de Tamanho de Gotas e Vazo (LT/min)

Muito Fina

Fina

Mdia

Grossa Muito Grossa Extremamente Grossa

29

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 32

Tabelas com Classes de Tamanho de Gotas e Vazo (LT/min)

www.hypropumps.com

30

Muito Fina

Fina

Mdia

Grossa Muito Grossa Extremamente Grossa

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 33

Aplicaes em rea Total e Gramados


Faixa de Presso (bar) 2-4 2-4 1-4 1-4 Ponta e Filtro 01F80 01F110 TR01F80 TR01F110 (filtro malha 100) Tamanho das gotas a 3 bar F F VF VF Presso (bar) 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 Vazo (L/min) 0.231 0.283 0.327 0.365 0.400 0.432 0.462 0.490 0.516 0.346 0.424 0.490 0.548 0.600 0.648 0.693 0.734 0.775 0.849 0.917 0.462 0.557 0.653 0.730 0.800 0.864 0.924 0.978 1.033 1.131 1.222 0.577 0.707 0.816 0.913 1.000 1.080 1.155 1.225 1.291 1.414 1.528 0.693 0.849 0.980 1.095 1.200 1.296 1.386 1.470 1.549 1.697 1.833 0.924 1.131 1.306 1.461 1.600 1.728 1.848 1.960 2.066 2.263 2.444 4 km/h 69.3 84.9 98.0 109.5 120.0 129.6 138.6 147.0 154.9 103.8 127.2 147.0 164.4 180.0 194.4 207.9 220.2 232.5 254.6 275.0 138.6 167.1 195.9 219.0 240.0 259.2 277.2 293.4 309.9 339.4 366.6 173.2 212.1 244.9 273.9 300.0 324.0 346.4 367.4 387.3 424.3 458.3 207.9 254.7 294.0 328.5 360.0 388.8 415.8 441.0 464.7 509.1 549.9 277.2 339.3 391.8 438.3 480.0 518.4 554.4 588.0 619.8 678.8 733.2 6 km/h 46.2 56.6 65.3 73.0 80.0 86.4 92.4 98.0 103.3 69.2 84.8 98.0 109.6 120.0 129.6 138.6 146.8 155.0 169.7 183.3 92.4 111.4 130.6 146.0 160.0 172.8 184.8 195.6 206.6 226.3 244.4 115.5 141.4 163.3 182.6 200.0 216.0 230.9 244.9 258.2 282.8 305.5 138.6 169.8 196.0 219.0 240.0 259.2 277.2 294.0 309.8 339.4 366.6 184.8 226.2 261.2 292.2 320.0 345.6 369.6 392.0 413.2 452.5 488.8 Taxa de Aplicao(L/ha) at 50cm de espaamento entre bicos 8 km/h 34.6 42.4 49.0 54.8 60.0 64.8 69.3 73.5 77.5 51.9 63.6 73.5 82.2 90.0 97.2 104.0 110.1 116.3 127.3 137.5 69.3 83.6 98.0 109.5 120.0 129.6 138.6 146.7 155.0 169.7 183.3 86.6 106.1 122.5 136.9 150.0 162.0 173.2 183.7 193.6 212.1 229.1 104.0 127.4 147.0 164.3 180.0 194.4 207.9 220.5 232.4 254.6 275.0 138.6 169.7 195.9 219.2 240.0 259.2 277.2 294.0 309.9 339.4 366.6 10 km/h 27.7 33.9 39.2 43.8 48.0 51.8 55.4 58.8 62.0 41.5 50.9 58.8 65.8 72.0 77.8 83.2 88.1 93.0 101.8 110.0 55.4 66.8 78.4 87.6 96.0 103.7 110.9 117.4 124.0 135.8 146.6 69.3 84.9 98.0 109.5 120.0 129.6 138.6 147.0 154.9 169.7 183.3 83.2 101.9 117.6 131.4 144.0 155.5 166.3 176.4 185.9 203.6 220.0 110.9 135.7 156.7 175.3 192.0 207.4 221.8 235.2 247.9 271.5 293.3 12 km/h 23.1 28.3 32.7 36.5 40.0 43.2 46.2 49.0 51.6 34.6 42.4 49.0 54.8 60.0 64.8 69.3 73.4 77.5 84.9 91.7 46.2 55.7 65.3 73.0 80.0 86.4 92.4 97.8 103.3 113.1 122.2 57.7 70.7 81.6 91.3 100.0 108.0 115.5 122.5 129.1 141.4 152.8 69.3 84.9 98.0 109.5 120.0 129.6 138.6 147.0 154.9 169.7 183.3 92.4 113.1 130.6 146.1 160.0 172.8 184.8 196.0 206.6 226.3 244.4 14 km/h 19.8 24.2 28.0 31.3 34.3 37.0 39.6 42.0 44.3 29.7 36.3 42.0 47.0 51.4 55.5 59.4 62.9 66.4 72.7 78.6 39.6 47.7 56.0 62.6 68.6 74.1 79.2 83.8 88.5 97.0 104.7 49.5 60.6 70.0 78.2 85.7 92.6 99.0 105.0 110.7 121.2 130.9 59.4 72.8 84.0 93.9 102.9 111.1 118.8 126.0 132.8 145.5 157.1 79.2 96.9 111.9 125.2 137.1 148.1 158.4 168.0 177.1 193.9 209.5 16 km/h 17.3 21.2 24.5 27.4 30.0 32.4 34.6 36.7 38.7 26.0 31.8 36.8 41.1 45.0 48.6 52.0 55.1 58.1 63.6 68.7 34.7 41.8 49.0 54.8 60.0 64.8 69.3 73.4 77.5 84.9 91.7 43.3 53.0 61.2 68.5 75.0 81.0 86.6 91.9 96.8 106.1 114.6 52.0 63.7 73.5 82.1 90.0 97.2 104.0 110.3 116.2 127.3 137.5 69.3 84.8 98.0 109.6 120.0 129.6 138.6 147.0 155.0 169.7 183.3 18 km/h 15.4 18.9 21.8 24.3 26.7 28.8 30.8 32.7 34.4 23.1 28.3 32.7 36.5 40.0 43.2 46.2 48.9 51.7 56.6 61.1 30.8 37.1 43.5 48.7 53.3 57.6 61.6 65.2 68.9 75.4 81.5 38.5 47.1 54.4 60.9 66.7 72.0 77.0 81.6 86.1 94.3 101.8 46.2 56.6 65.3 73.0 80.0 86.4 92.4 98.0 103.3 113.1 122.2 61.6 75.4 87.1 97.4 106.7 115.2 123.2 130.7 137.7 150.8 162.9 20 km/h 13.9 17.0 19.6 21.9 24.0 25.9 27.7 29.4 31.0 20.8 25.4 29.4 32.9 36.0 38.9 41.6 44.0 46.5 50.9 55.0 27.7 33.4 39.2 43.8 48.0 51.8 55.4 58.7 62.0 67.9 73.3 34.6 42.4 49.0 54.8 60.0 64.8 69.3 73.5 77.5 84.9 91.7 41.6 50.9 58.8 65.7 72.0 77.8 83.2 88.2 92.9 101.8 110.0 55.4 67.9 78.4 87.7 96.0 103.7 110.9 117.6 124.0 135.8 146.6

1-8 1-7 1-7 1-5 1-5 1-5 1-5 2-4 2-4

ULD015F120 LD015F80 LD015F110 TR015F80 TR015F110 VP015F80 VP015F110 015F80 015F110 (filtro malha 100) ULD02F120 LD02F80 LD02F110 02F80 TR02F80 TR02F110 VP02F80 VP02F110 02F110 (filtro malha 100) ULD025F120 LD025F110 VP025F110 025F110 (filtro malha 100)

G M M F F F F F F

1-8 1-7 1-7 2-4 1-5 1-5 1-5 1-5 2-4

G M M M F F F F F

1-8 1-7 1-5 2-4

G M F F

1-8 1-7 1-7 2-4 1-5 1-5 1-5 1-5 2-4

ULD03F120 LD03F80 LD03F110 03F80 TR03F80 TR03F110 VP03F80 VP03F110 03F110 (filtro malha 100) ULD04F120 LD04F80 LD04F110 TR04F80 VP04F80 VP04F110 04F80 04F110 TR04F110 (filtro malha 50)

G G M M F F F F F

1-8 1-7 1-7 1-5 1-5 1-5 2-4 2-4 1-5

G G M M M M M M F

31

COMAM_POCKET

5/3/07

11:17 AM

Page 34

Aplicaes em rea Total e Gramados


Faixa de Presso (bar) 1-8 1-7 1-7 1-5 1-5 1-5 2-4 2-4 1-5 Ponta e Filtro ULD05F120 LD05F80 LD05F110 TR05F80 VP05F80 VP05F110 05F80 05F110 TR05F110 (filtro malha 50) ULD06F120 LD06F80 LD06F110 06F80 TR06F80 TR06F110 VP06F80 VP06F110 06F110 (Filtro malha 50 ) LD08F80 LD08F110 08F80 TR08F80 08F110 TR08F110 VP08F110 (Filtro malha 50) TR10F80 10F80 10F110 TR10F110 VP10F110 (filtro malha 50) Tamanho das gotas a 3 bar MG G G M M M M M F Presso (bar) 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 6.0 7.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 Vazo (L/min) 1.155 1.414 1.633 1.826 2.000 2.160 2.309 2.449 2.582 2.828 3.055 1.386 1.697 1.960 2.191 2.400 2.592 2.771 2.939 3.098 3.394 3.666 1.848 2.263 2.613 2.921 3.200 3.456 3.695 3.919 4.131 2.309 2.828 3.266 3.651 4.000 4.320 4.619 4.899 5.164 3.464 4.243 4.899 5.477 6.000 6.481 6.928 7.348 7.746 6.532 7.303 8.000 8.641 9.238 4 km/h 346.5 424.2 489.9 547.8 600.0 648.0 692.7 734.7 774.6 848.5 916.5 415.8 509.1 588.0 657.3 720.0 777.6 831.3 881.7 929.4 1018.2 1099.8 554.3 678.8 783.8 876.4 960.0 1036.9 1108.5 1175.8 1239.4 692.8 848.5 979.8 1095.4 1200.0 1296.1 1385.6 1469.7 1549.2 1039.2 1272.8 1469.7 1643.2 1800.0 1944.2 2078.5 2204.5 2323.8 1959.6 2190.9 2400.0 2592.3 2771.3 6 km/h 231.0 282.8 326.6 365.2 400.0 432.0 461.8 489.8 516.4 565.7 611.0 277.2 339.4 392.0 438.2 480.0 518.4 554.2 587.8 619.6 678.8 733.2 369.5 452.5 522.6 584.2 640.0 691.3 739.0 783.8 826.2 461.9 565.7 653.2 730.3 800.0 864.1 923.8 979.8 1032.8 692.8 848.5 979.8 1095.4 1200.0 1296.1 1385.6 1469.7 1549.2 1306.4 1460.6 1600.0 1728.2 1847.5 Taxa de Aplicao(L/ha) at 50cm de espaamento entre bicos 8 km/h 10 km/h 12 km/h 14 km/h 16 km/h 18 km/h 173.3 138.6 115.5 99.0 86.6 77.0 212.1 169.7 141.4 121.2 106.1 94.3 245.0 196.0 163.3 140.0 122.5 108.9 273.9 219.1 182.6 156.5 137.0 121.7 300.0 240.0 200.0 171.4 150.0 133.3 324.0 259.2 216.0 185.1 162.0 144.0 346.4 277.1 230.9 197.9 173.2 153.9 367.4 293.9 244.9 209.9 183.7 163.3 387.3 309.8 258.2 221.3 193.7 172.1 424.3 339.4 282.8 242.4 212.1 188.6 458.3 366.6 305.5 261.9 229.1 203.7 207.9 254.6 294.0 328.7 360.0 388.8 415.7 440.9 464.7 509.1 549.9 277.1 339.4 391.9 438.2 480.0 518.5 554.3 587.9 619.7 346.4 424.3 489.9 547.7 600.0 648.1 692.8 734.8 774.6 519.6 636.4 734.8 821.6 900.0 972.1 1039.2 1102.3 1161.9 979.8 1095.4 1200.0 1296.1 1385.6 166.3 203.6 235.2 262.9 288.0 311.0 332.5 352.7 371.8 407.3 439.9 221.7 271.5 313.5 350.5 384.0 414.8 443.4 470.3 495.7 277.1 339.4 391.9 438.2 480.0 518.5 554.3 587.9 619.7 415.7 509.1 587.9 657.3 720.0 777.7 831.4 881.8 929.5 783.8 876.4 960.0 1036.9 1108.5 138.6 169.7 196.0 219.1 240.0 259.2 277.1 293.9 309.8 339.4 366.6 184.8 226.3 261.3 292.1 320.0 345.6 369.5 391.9 413.1 230.9 282.8 326.6 365.1 400.0 432.0 461.9 489.9 516.4 346.4 424.3 489.9 547.7 600.0 648.1 692.8 734.8 774.6 653.2 730.3 800.0 864.1 923.8 118.8 145.5 168.0 187.8 205.7 222.2 237.5 251.9 265.5 290.9 314.2 158.4 193.9 224.0 250.4 274.3 296.3 316.7 335.9 354.1 197.9 242.4 279.9 313.0 342.9 370.3 395.9 419.9 442.6 296.9 363.7 419.9 469.5 514.3 555.5 593.8 629.9 663.9 559.9 626.0 685.7 740.7 791.8 104.0 127.3 147.0 164.3 180.0 194.4 207.8 220.4 232.4 254.6 275.0 138.6 169.7 196.0 219.1 240.0 259.2 277.1 293.9 309.8 173.2 212.1 244.9 273.9 300.0 324.0 346.4 367.4 387.3 259.8 318.2 367.4 410.8 450.0 486.1 519.6 551.1 580.9 489.9 547.7 600.0 648.1 692.8 92.4 113.1 130.7 146.1 160.0 172.8 184.7 195.9 206.5 226.3 244.4 123.2 150.8 174.2 194.7 213.3 230.4 246.3 261.3 275.4 154.0 188.6 217.7 243.4 266.7 288.0 307.9 326.6 344.3 230.9 282.8 326.6 365.1 400.0 432.0 461.9 489.9 516.4 435.5 486.9 533.3 576.1 615.8 20 km/h 69.3 84.8 98.0 109.6 120.0 129.6 138.5 146.9 154.9 169.7 183.3 83.2 101.8 117.6 131.5 144.0 155.5 166.3 176.3 185.9 203.6 220.0 110.9 135.8 156.8 175.3 192.0 207.4 221.7 235.2 247.9 138.6 169.7 196.0 219.1 240.0 259.2 277.1 293.9 309.8 207.8 254.6 293.9 328.6 360.0 388.8 415.7 440.9 464.8 391.9 438.2 480.0 518.5 554.3

1-8 1-7 1-7 2-4 1-5 1-5 1-5 1-5 2-4

MG C C C M M M M M

1-7 1-7 2-4 1-5 2-4 1-5 1-5

MG C C C C M M

1-5 2-4 2-4 1-5 1-5

C C C M M

2-4 1-5 1-5 1-5 2-4

15F80 TR15F80 TR15F110 VP15F110 15F110 (filtro malha 30)

VC C C C C

2-4 2-4

20F80 20F110 (30 mesh strainer)

VC C

32

Das könnte Ihnen auch gefallen