Sie sind auf Seite 1von 2

Reflexo Declarao de Salamanca

Atualmente, cada vez mais se fala em incluso, sendo esta temtica alvo de diversos estudos. No meu ponto de vista, para falarmos em incluso educacional temos antes de falar de falar de incluso social, tornando a sociedade mais consciente, sendo capaz de incluir e aceitar a diversidade. E o que uma sociedade inclusiva?, uma sociedade onde todos tm o mesmo valor, onde todos tm os mesmos direitos como cidados. A escola uma instituio que comporta o objetivo de desenvolver potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, tornando-os pessoas ativas na sociedades em que se inserem. Cabe, assim, escola conjuntamente com as diferentes reas de ateno pblica populao apelar consciencializao da incluso de alunos com deficincias, pois estes fazem parte da sociedade e, portanto, tm os mesmo direitos que os restantes. Assim foi num ato de garantir o direito de todos educao que surgiu a Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca no ano de 1994.Nesta conferncia reconheceu-se de que era urgente o ensino chegar a todas as crianas e que estas estivessem inseridas numa escola dita normal, deste modo segundo a UNESCO (1994, p.8) as crianas e os jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso s escolas regulares, que a elas se devem adequar atravs duma pedagogia centrada na criana, capaz de ir ao encontro destas necessidades. Da acordou-se a declarao onde constavam recomendaes que deveriam ser desenvolvidas pelos pases presentes na conferncia. Contudo, a meu ver a escola atual apresenta grandes falhas, uma vez que a igualdade de oportunidades requer um ensino de qualidade para todos, muitas das vezes no verificado.

Reflexo Declarao de Salamanca

, pois, necessria uma adequao das prticas pedaggicas respeitando as caractersticas prprias de cada um, ou seja a diversidade. Concluo, assim, que para a existncia de uma verdadeira incluso dever se tornar consciente este desafio para os educadores, mas tambm para a sociedade em geral.

Referncia : UNESCO (1994).Declarao de Salamanca e enquadramento da ao na rea das necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO. Disponvel em:http://redeinclusao.web.ua.pt/files/fl_9.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen