Sie sind auf Seite 1von 22

Marketing Direto e seus negócios

O QUE É MARKETING DIRETO

Ferramenta de marketing que atinge o nicho de mercado desejado segundo critérios de segmentação demográficos, psicográficos ou geográficos. A alta segmentação permite que a mensagem atinja diretamente o cliente real ou prospect.

O Marketing Direto tem sido uma ótima alternativa para as empresas atraírem novos clientes,

oferecendo, quando comparado com a mídia de massa: menor custo, maior eficácia no alcance do público-alvo previamente definido, oferta de ações direcionadas dos produtos para este público e menor dispersão da verba publicitária, com garantia de resultados mensuráveis. O Marketing Direto permite um contato direto com seu público e abre uma grande oportunidade de relacionamento, o que hoje pode ser considerada uma vantagem competitiva. "Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que utiliza uma ou mais mídias a fim de obter respostas e/ou transações mensuráveis, e em qualquer local"

DMA - Direct Marketing Association

Marketing Direto: estratégia de relacionamento Fazer comunicação dirigida é a essência do Marketing Direto que possibilita o desenvolvimento de ações de relacionamento focadas nos clientes preferenciais e potenciais.

Os Correios fazem parte da comunicação de sua empresa, o que exige flexibilidade e agilidade para acompanhar as transformações. Afinal, uma das principais características do mercado de comunicação é a sua vocação para mudança; mudam regras, tendências, abordagens e os Correios estão em sinergia com estas mudanças.

Como funciona?

O Marketing Direto possibilita a venda à distância por meio de catálogos, malas diretas ou serviços

on-line, proporcionando economia de tempo ao consumidor, que poderá fazer suas compras em sua

residência.

Procura-se cliente para relacionamento sério

Identificar aspreferências dos clientes é o primeiro passo para conquistar sua fidelidade e uma das principais características do Marketing Direto. O passo seguinte é manter essa relação com o envio de cartões de aniversário e de final de ano, brindes, convites, além de material com ofertas que caiam como uma luva no gosto do consumidor.

Como aumentar o número de clientes?

Descubra quem são os clientes potenciais (prospects) da sua empresa. Para tanto, basta adquirir no mercado uma lista. É para estas pessoas que sua empresa irá enviar a mala direta ou catálogo de produtos com características, utilidades, preços e formas de pagamento; além de informações, venda direta, contato, carta-resposta e outros. Assim, evitam-se desperdícios.

E depois?

Após o envio da mala direta, sua empresa poderá mensurar os resultados e, a partir das respostas obtidas, definir a melhor forma de contato com o cliente, além de avaliar se o retorno financeiro compensou o esforço de comunicação.

Para que serve?

-

Conquistar novos clientes;

-

Estimular o Tráfego no ponto de venda;

-

Ampliar canais de distribuição (vendas diretas);

-

Gerar pistas de venda;

-

Fidelizar clientes.

As vantagens

-

Recebimento de informações relevantes;

-

Comodidade nas compras;

-

Canal aberto entre empresa e cliente;

-

Tratamento especial e personalizado;

-

Reconhecimento de sua fidelidade;

Vantagens proporcionais à fidelidade.

O

que o Marketing Direto pode oferecer a você?

O

Marketing Direto permite a você focar seus esforços nas pessoas que se interessam pelos seus

produtos e reforçar o relacionamento com os seus clientes. A grande vantagem é que você pode acompanhar os resultados e avaliar o retorno de investimento na divulgação. Com estas informações na mão, fica fácil explorar o verdadeiro potencial dos seus consumidores.

· Fale com aquele público que interessa aos seus negócios;

· Mensure e acompanhe resultados;

· Utilize a linguagem certa para falar com um público específico;

· Economize na sua verba de comunicação, uma vez que você só fala com quem interessa;

· Reforce o relacionamento comercial com os clientes;

· Produza ações de comunicação com custos menores;

· Explore com maior eficiência o potencial de compra dos clientes.

COMO FAZER MARKETING DIRETO

Antes de iniciar sua ação de Marketing Direto é importante fazer um planejamento prévio. Para isso, confira as informações e dicas no menu ao lado para melhor definir seu público-alvo e, através de ações coordenadas, alcançar um direcionamento pertinente em sua campanha e ainda obter dados para mensurá-la.

Segmentação

Por que falar com todo mundo se você pode saber exatamente onde está o seu público? Saiba onde está o seu público O primeiro passo para que uma ação de Marketing Direto tenha sucesso é encontrar a resposta para a seguinte pergunta: quem é o seu cliente? Definir onde ele mora, o que mais gosta, como vive, suas necessidades, seu perfil de consumidor. Esse é o melhor caminho para encontrar quem vai trazer os melhores resultados para você.

Perfil Identifique algumas características que seu público-alvo precisa ter para comprar o seu produto, como renda familiar, grau de escolaridade e perfil sócio-econômico. Assim, é possível escolher dentro de um Database - DBM (Banco de Dados) aquelas

pessoas que podem trazer bons resultados para a sua ação.

Bairro Você deve ir aonde o seu cliente está. Que tal começar sabendo onde ele mora para chegar ao endereço certo?

Estilo de vida Conhecer as necessidades do seu público, saber qual é o seu estilo de vida, do que essas pessoas gostam, o que fazem, os seus hábitos de consumo e identificar o que existe em comum entre elas. Tudo isso é fundamental para que a sua ação de Marketing Direto acerte o alvo e alcance o sucesso.

Negócios

As empresas podem ser identificadas por setor, tamanho, salário e número de empregados. Alguns arquivos também podem trazer nomes e cargos individualmente. Avaliação de mailing lists (listas) Antes de comprar ou alugar as listas disponíveis no mercado, faça uma avaliação dos seguintes pontos importantes:

· De onde vêm os nomes?

· Desde quando os nomes estão no arquivo?

· Com que freqüência a lista é atualizada?

· Quando a lista foi atualizada pela última vez e por quem?

· Você pode selecionar certos nomes e/ou endereços de acordo com alguns critérios, como cargo, bairro, idade e sexo?

· Quanto isso vai custar?

· Quais são os seus direitos de atualização na lista?

· A lista está devidamente registrada sob as leis de proteção de informações?

· A lista abrange o seu grupo de público-alvo?

· A lista está disponível em arquivos de computador, CDs, disquetes?

· Qual é a porcentagem de postagem que retornou sem encontrar o seu destino?

Clientes Os seus clientes atuais são os seus melhores clientes. Por isso, se conhecê-los melhor, você pode oferecer mais e vender mais. Veja algumas sugestões para você conseguir as informações de que precisa:

· Consultar relatórios de outras vendas;

· Conferir pedidos anteriores;

· Respostas e anúncios;

· Concorrentes;

· Consultar serviços como, por exemplo, arquivos de lista telefônica;

· Pedidos por telefone;

· Elaborar questionário sobre o seu produto.

Mantenha uma boa relação com os seus clientes Você pode fazer muitas coisas para se aproximar ainda mais dos seus atuais clientes. Mas também não se esqueça daqueles antigos. Afinal de contas, eles já compraram o seu produto ou utilizaram o

seu serviço pelo menos uma vez. Para isso, é fundamental que você tenha um mailing (listagem) com nomes e endereços atualizados e siga algumas dicas importantes para chamar a atenção desse público:

· Faça up selling sempre que possível: ofereça produtos ou serviços mais caros ou sofisticados;

· Faça cross selling (venda cruzada): ofereça, juntamente com a oferta principal, outros produtos que possam interessar aos seus clientes;

· Faça campanhas de member get member: ofereça ao seu cliente uma recompensa por ter

recomendado a empresa a um amigo;

· Desenvolva uma ação para os clientes que pararam de comprar o seu produto e utilize a razão,

relembrando todos os benefícios oferecidos;

· Através de questionários preenchidos por clientes, você pode, entre outras coisas, desenvolver novos produtos.

Toda vez que abordar um cliente, vá direto ao ponto. Não perca a oportunidade de pedir mais informações sobre ele e sua opinião sobre os seus produtos ou serviços. À medida que você aumenta o seu conhecimento sobre eles, constrói um relacionamento mais sólido. Em Marketing Direto, isso se chama fidelização.

Banco de Dados

Sabe qual é o melhor lugar para encontrar o seu cliente?

Dados) Se você tem um produto ou serviço para um público específico, é desperdício dirigir uma comunicação para todo mundo. O Database – DBM (Banco de Dados) está aí para isso: fazer a sua empresa identificar quem interessa e ir direto ao assunto. E assim o retorno é muito maior e imediato.

DATABASE – DBM (Banco de

Como utilizar Existem vários programas com os quais você pode construir o seu Database – DBM (Banco de Dados). Pode ser simples, contendo apenas nomes e endereços com informações ligadas a hábitos de consumo, ou mais complexo, contendo,

por exemplo, até a situação financeira de cada cliente.

Caso suas necessidades sejam maiores, você provavelmente vai precisar dos serviços de um consultor ou de uma central que seja capaz de aconselhá-lo com relação ao tipo de Database – DBM

(Banco de Dados) que você precisa e, também, ajudá-lo na construção e manutenção do seu arquivo.

Como manter

É fundamental manter o seu Database Marketing – DBM (Banco de Dados) atualizado. Dê sempre a

seus clientes a opção de informá-los sobre qualquer mudança que tenha acontecido ou que esteja prestes a acontecer, especialmente endereços. E certifique-se de que qualquer mudança seja atualizada em seu sistema.

Mala Direta

Dessa forma, você aumenta o apelo de vendas da ação e cria uma expectativa muito maior. A criação de uma Mala Direta

Depois que você já identificou com quem quer falar e resolveu toda a parte estratégica da sua ação, chega a hora de realmente vender o seu produto. É agora o momento de seduzir o cliente, mostrar as vantagens do seu produto ou serviço, falar dos benefícios que só sua empresa pode oferecer. E isso você vai conseguir criando uma mala direta. Alguns recursos vão lhe ajudar a chegar aos melhores resultados. Não existem regras a serem seguidas. Afinal, não há nada como surpreender o seu cliente e, ao mesmo tempo, mostrar como seu produto é especial. Entretanto, algumas dicas muito úteis vão ajudar na criação da sua mala direta.

Envelope

O envelope deve conter o endereço do seu cliente. Você pode imprimir essa informação em uma

tarja na parte externa do envelope ou em uma carta ou cartão personalizado, que deverá permitir a

sua visualização através de uma janela no próprio envelope;

· Coloque o nome da sua empresa ou o logotipo no envelope. Assim, fica mais fácil o cliente se interessar pela mala direta;

· Faça um texto chamativo para o envelope, entusiasmando seu cliente a abri-lo.

Se você está oferecendo um desconto ou brinde, dê destaque a essa informação. Dessa forma, você aumenta o apelo de vendas da ação e cria uma expectativa muito maior.

Sabe qual é o melhor lugar para encontrar o seu cliente?

Correspondência

· Correspondências permitem um recurso que traz muito resultado: a personalização. Você trata seus clientes pelos seus próprios nomes;

· É uma opção de comunicação que requer baixo investimento;

· Para aumentar as chances de uma correspondência ser lida, vá direto ao ponto.

Folheto

· Você poderá detalhar todos os benefícios que seu produto e/ou serviço oferece e mostrá-los através de imagens (fotos ou ilustrações). Dar informações detalhadas, suas vantagens, a forma de aquisição, entre outros.

Quando uma mala direta traz várias peças (como folhetos, por exemplo), geralmente a correspondência é a primeira peça a ser lida. Portanto, coloque nela os principais benefícios que você quer comunicar, despertando ainda mais a curiosidade de quem lê. Demonstre também a utilização e os benefícios emocionais do que você está vendendo.

Mecanismos de respostas

· É através desta peça que você vai medir o sucesso da sua ação de Marketing Direto. Veja quantas opções você tem: uma peça separada dentro da mala direta, cupom picotado como parte da correspondência ou do folheto, uma carta-resposta, entre outras possibilidades.

· Procure disponibilizar um telefone, um número de fax ou até mesmo um endereço de Internet.

Pesquisas mostram que, quanto maiores as possibilidades de acesso do seu cliente à sua empresa, maior o retorno.

Pense no que você quer dizer e coloque na sua mala direta O conceito a ser usado depende do que você espera da sua empresa.

· Qual o posicionamento do seu produto ou serviço no mercado?

· O que você quer dizer para o seu cliente?

· O que é importante destacar nessa ação?

· Qual o problema a ser resolvido?

· Que tal começar a chamar a atenção do seu cliente com informações inusitadas e diferentes?

· Você tem argumentos para prender o interesse do cliente na sua mala direta?

· O que você pode fazer para despertar o desejo de aquisição do seu produto ou serviço?

· O cliente se interessou. Como ele pode adquirir o produto?

Criação

Por que contratar alguém para fazer tudo isso para sua empresa? Se você tem uma verba um pouco maior para suas ações, existe a opção de contratar uma agência de Marketing Direto. Você vai contar com equipes profissionais para planejar, criar, imprimir e analisar os resultados da sua mala direta. Para uma agência, a mala direta começa no briefing.

Você decidiu terceirizar a produção. Então, o primeiro passo é resumir e colocar no papel tudo aquilo que você quer para sua ação. Esse resumo é chamado de briefing. Não se esqueça: seja preciso e prático nas informações. Isso garante a criação de uma mala direta objetiva, correspondendo exatamente ao que você quer falar. Os profissionais que estarão trabalhando com você agradecem.

Veja abaixo um pequeno roteiro para você seguir na hora de passar as informações:

Criando o texto

Como escrever: a principal vantagem do Marketing Direto é que ele permite que você saiba com quem está falando. E assim pode falar do jeito certo. Um texto vendedor não deve conter somente as informações e pronto. É importante que traga um apelo emocional, que envolva e seduza o seu cliente.

Veja estas dicas para se fazer um bom texto de Marketing Direto:

• Utilize um texto leve, para que o cliente tenha a impressão de ler algo que foi realmente escrito para ele;

• Destaque os pontos principais do texto;

• Use subtítulos;

• Tenha sempre em mente como é importante ter um texto simples de ser lido.

O que escrever: sempre comece falando sobre o benefício mais importante para o cliente. Vai vender um carro para um pai de família? Fale do espaço interno. Uma conta de banco para um jovem? Explore a independência financeira. Depois, não se esqueça de argumentar tudo. Afinal, o mais importante nessa hora é manter a mensagem na mente do consumidor.

Criando o visual

Se você quer utilizar o Marketing Direto para chamar a atenção do consumidor, o layout (visual) da sua mala direta é a melhor maneira de se fazer isso:

• Utilize formatos diferenciados, surpreenda seus clientes, desenvolva peças inovadoras. Assim, você estará utilizando um grande poder criativo para chamar a atenção do seu público-alvo;

• Preste atenção na gramatura e no tipo do papel da mala direta. Um papel de qualidade baixa pode comprometer a imagem do seu produto ou serviço perante o cliente;

• Utilize imagens para vender ainda melhor o produto e/ou serviço.

Uma boa direção de arte também deixa a mala direta ainda mais bonita e agradável de se ver. E, por conseqüência, com mais apelo de vendas.

Produção

Planejei, desenvolvi, criei. E agora? Chegou a hora de produzir sua mala direta

Procure bons profissionais, recomendados pelo mercado, para evitar, ao máximo, a possibilidade de erro nesse momento final da criação. Não custa nada contar com um bom fotógrafo, um estúdio finalizador de qualidade e uma gráfica especializada.

Procure bons profissionais, recomendados pelo mercado, para evitar, ao máximo, a possibilidade de erro nesse momento final de criação. Não custa nada contar com um bom fotógrafo, um estúdio finalizador de qualidade e uma gráfica especializada.

Arte-final

· O texto está correto? Passou por uma última revisão gramatical?

· O layout (visual) tem algo que desagrada?

· As fotos têm boa qualidade?

· O formato está de acordo com o projeto?

· O arquivo de computador desenvolvido pelo estúdio finalizador não tem nenhum problema?

Essa é a última chance de fazer ajustes finais sem custos extras. Por isso, atenção redobrada!

Impressão

· A gráfica ofereceu um bom orçamento?

· Você pediu as provas de arte-final da gráfica?

· Qual o prazo dado para a entrega do material impresso?

Qualquer mudança feita nesse estágio do processo pode custar caro e comprometer grande parte do seu orçamento.

Impressão a laser

Pelo menos um elemento da sua mala direta terá de ser personalizado: o endereço. E isso é feito na

produção através da técnica de impressão a laser.

Mas você pode prever, na etapa de criação, partes do texto que sejam personalizadas. Como, por exemplo, a última data em que o usuário efetuou uma compra ou a oferta de um dos produtos da empresa que seja da preferência de seu cliente. Dessa forma, você demonstra como está próximo do seu cliente e como a venda do produto ou serviço está sendo feita exatamente para ele.

Está tudo produzido, qual é o próximo passo?

Manuseio e envio Estamos chegando ao final da produção da mala direta, que já está impressa, montada e colada. Chegou a hora de colocar os folhetos, correspondências e encartes de resposta no envelope e enviar pelos Correios.

Preste atenção nestes ítens para que tudo dê certo:

- Tenha sempre um "boneco final" da peça montado, ou seja,

a mala direta ainda não produzida. Esta será sua matriz para

evitar erros.

- Para verificar a qualidade do seu banco de dados, coloque o seu nome e os de algumas pessoas próximas a você que possam responder quando receberem a correspondência.

1, 2, 3, testando. Como conseguir respostas melhores para seu produto ou serviço. Que tal testar o tipo de mensagem ou oferta que tem melhor aceitação? Você pode descobrir como chegar a resultados cada vez melhores.

Produto ou serviço: ofereça produtos e/ou serviços diferentes e verifique quais deles vendem melhor através da mala direta.

Listagem: com listas diferentes, é possível saber qual delas se sai melhor, oferece mais resultados. Além de obter resultados mais precisos sobre a qualidade de cada uma.

Oferta: teste o preço do produto ou serviço.

Incentivos: envie algo que tenha a ver com a sua empresa. Por exemplo: uma etiqueta de couro de mala de viagens para quem está vendendo malas de couro. Compare os resultados com uma ação sem incentivos.

Época: fique atento à época em que seu cliente está mais propenso a consumir.

Conheça o seu cliente: se você conhece bem quem consome seus produtos ou serviços, vai saber como abordá-lo. Uma carta? Um folheto? Uma caixinha com brinde?

Faça um teste matriz

Divida sua listagem, o que permitirá fazer um número de testes diferentes ao mesmo tempo.

Exemplo:

teste A - mala direta com brinde X mala direta sem brinde teste B - mala direta com desconto X mala direta sem desconto

Compare os resultados de A e B e observe qual lista funcionou melhor (resultou maior número de respostas e menor custo por venda) e qual incentivo funciona mais.

Inclua um código específico na mala direta de cada grupo. Assim, você saberá mais facilmente qual trouxe mais respostas.

Logística e Entrega

Fulfillment (logística) representa toda a logística que está por trás de uma campanha de Marketing Direto. Este processo envolve a administração de materiais, como recebimentos, contagens e envio das peças. Também é responsável pelo manuseio de malas diretas, questionários, cartas personalizadas, envios

e recebimentos de produtos/amostras, impressão de cartas personalizadas, digitação de dados (formação de banco de dados) e controle de retorno de correspondências.

Resultados

Alguém me ligou? Alguém me escreveu? Os resultados estão chegando e você precisa monitorá-los. Uma ação de Marketing Direto não termina no envio da mala direta. É exatamente o próximo momento que torna essa ferramenta de comunicação tão especial: o acompanhamento dos resultados. Para isso, dê atenção aos itens abaixo e prepare-se para contar com o sucesso da sua ação.

· Você conta com profissionais que podem abrir todas as Cartas-Resposta, atender às ligações e processar todos os pedidos que sua empresa pode receber?

· Sua empresa tem estoque suficiente do produto para pronta-entrega?

· Todos na sua empresa estão preparados para responder as perguntas dos seus clientes em potencial?

Da mesma maneira que você contou com os Correios para enviar da melhor maneira possível as

suas malas diretas, conte com um profissional especializado em retorno a clientes, como uma empresa de telemarketing, por exemplo.

As respostas têm significados, é bom saber analisá-las.

· Siga estas duas equações abaixo e veja se os resultados valeram a pena.

Custo por resposta:

Divida o custo geral de seu investimento pelo número de respostas recebidas.

Custo por conversão:

Divida o custo de seu investimento pelo número de vendas efetivadas. Custo por conversão é o quanto você investe para converter um cliente potencial em cliente real.

O QUE OS CORREIOS PODEM ME OFERECER

Com a ajuda dos Correios, a sua mensagem será levada para onde quer que o seu público se encontre. Dê uma olhada nos links Mídia Postal ou Produtos dos Correios e veja o que os Correios podem fazer pelos seus negócios, com muita agilidade, flexibilidade e eficiência.

Mídia Postal

Mídia Postal - a solução completa para a comunicação da sua empresa Mídia Postal são produtos e serviços dos Correios para intermediar negócios e viabilizar relacionamentos entre empresas e seus clientes. Com ela você pode distribuir malas diretas segmentadas ou não, realizar pesquisas, prospectar clientes, desenvolver ações de fidelização, possibilitar respostas às campanhas, processar pedidos de compras, entregar produtos, operar

serviços financeiros. Permite, ainda, formatação de soluções conforme as necessidades do cliente.

A Mídia Postal é ferramenta indispensável para quem não pode perder oportunidades de falar

diretamente com o cliente e obter respostas.

Mídia Postal – Para cada ação um serviço sob medida

· MDP – MDP Domiciliária – Impresso Normal e Especial: Malas diretas, catálogos, promoções, ofertas, pesquisas, prospecção, fidelização etc;

· Serviços de Resposta: Capta pedidos de compra, retorno de pesquisas etc;

· Reembolso Postal, Sedex a Cobrar e e-SEDEX : Entrega de produtos e repasse de valores;

· Serviços Financeiros: Pagamentos de faturas, carnês etc;

· Emissão de carnês/documentos : Correio Híbrido;

· Logística Integrada;

· Serviços de Manuseio;

· Correios Net.

Flexibilidade: Os Correios sabem fazer o seu Marketing Direto

A Mídia Postal é um canal poderoso para abordar clientes de forma abrangente, sem dispersão.

Todo o conhecimento tecnológico, operacional e sociográfico dos Correios pode ser aplicado em

suas ações de relacionamento, prospecção/manutenção de clientes, envio de ofertas, processamento e entrega de pedidos, logística reversa e recebimento de pagamentos.

Criatividade é o limite

A Mídia Postal é uma das poucas mídias que despertam todos os sentidos de seus clientes: o cliente

vê, ouve, toca, respira e sente a sua marca. Com criatividade e planejamento as possibilidades são infinitas, restritas apenas pela sua imaginação.

O que fazemos?

Correios: o provedor de soluções para aquecer os seus negócios Agora você já sabe, Marketing Direto é a estratégia de relacionamento, fidelização e prospecção de novos clientes de forma segmentada, personalizada e mensurável.

E, para apoiá-lo, os Correios disponibilizam uma equipe especializada em oferecer as melhores soluções para sua empresa.

Correios: um grande parceiro Para os Correios, projetar a evolução do mercado e propor soluções inovadoras é mais que um desafio: é um compromisso com as empresas. Para isso, sua empresa tem à disposição toda nossa experiência e logística de distribuição, capilaridade, capacidade produtiva e rede de atendimento presentes em todos os municípios brasileiros.

Produtos inovadores Os Correios desenvolvem estudos de estratégias que resultam em soluções inovadoras, para melhorar a performance das empresas com seus clientes e alcançar públicos diversificados. Clique aqui.

Logística Integrada Para os clientes dos Correios, até mesmo as operações mais complexas se transformam em algo tão simples quanto esse gesto.

A Logística Integrada dos Correios assume desafios e enfrenta as dificuldades. Sua eficiência e

credibilidade fazem com que as operações realizadas sejam sempre uma das formas de demonstrar o quanto a empresa respeita seus clientes. Com um variado portfólio de soluções (Sedex, Sedex 10, Mala Direta, CEP Promocional, Malote etc.), os Correios realizam operações sem comparação no mercado. A distribuição anual de 117 milhões de livros didáticos, para mais de 170 mil escolas em todo o país, antes do início do ano letivo, é um bom exemplo. Viu só? Seja qual for o problema, os Correios resolvem.

Conheça no link Case , os seguintes trabalhos: “ TIM Sul” e “ Gestão de Brindes – Grupo Abril”. As operações executadas consistem na armazenagem de produtos, gestão de estoques, abastecimento, atendimento de pedidos, manuseio, entre outros, de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente. Integrando, dessa forma, ações diferenciadas aos serviços tradicionais da Empresa: transporte e distribuição.

Para o Marketing Direto, os Correios realizam fulfillment especializado, que contempla todas as

operações para atender os pedidos resultantes de determinada campanha, como: recepção do pedido, processamento, embalagem, distribuição, processamento de crédito, débito, faturamento, controle de estoques, atualização da database etc. Este processo pode ser perfeitamente agregado à logística dos Correios, mediante estudo específico para a sua necessidade.

Prêmio Correios de Marketing Direto

Os Correios instituiram o "Prêmio Correios de Marketing Direto", com o objetivo de incentivar o uso do Marketing Direto como mídia de venda, prospecção e fidelização de clientes; bem como valorizar a capacidade criativa das empresas, a profissionalização do setor e o uso da Mídia Postal como soluçao de relacionamento das empresas com seus clientes e, ainda, propiciar maior aproximação dos Correios com o mercado.

A viabilização do referido prêmio foi possível devido a uma parceria bem sucedida com a ABEMD

- Associação Brasileira de Marketing Direto. Esta parceria integra o Protocolo firmado entre as duas instituições, em setembro de 2002, para o desenvolvimento do Marketing Direto brasileiro. A ECT seleciona dentre os finalistas do Prêmio ABEMD aqueles que melhor utilizaram as ferramentas de Marketing Direto dos Correios. Veja os cases vencedores do Prêmio Correios de Marketing Direto de 2007

- FIAT

Case: Programa CRM Fiat

- HSBC

CASE: Aporte Previdência

- SulAmérica

CASE: Retenção de Clientes SulAmérica Auto

- VOLKSWAGEM

CASE: Você - WELCOME KIT

Qual a melhor solução para a sua empresa?

Qual o melhor produto para a sua empresa? Vantagens competitivas fazem toda diferença quando o assunto é a conquista e a fidelização de clientes. Os Correios têm uma linha completa de produtos e serviços, além de consultorias e orientações, para ajudar na escolha do produto e/ou serviço mais adequado.

Se precisar de ajuda, conte com a gente. Procure o Escritório de Consultoria e Negócios em Marketing Direto e as Gerências Comerciais presentes na maioria das capitais brasileiras. Lá você encontrará as soluções que sua empresa precisa. Clique aqui.

Produtos para diversas necessidades. Para cada situação, existe um produto dos Correios que se ajusta perfeitamente às suas expectativas.

Entrega de produtos em domicílio: Sedex ou e-Sedex; Encomendas com garantia de entrega até as 10 horas do dia útil seguinte: Sedex 10; Venda direta à distância, com encaminhamento, entrega de produtos na agência mais próxima ao CEP do destinatário, recebimento do pagamento e repasse do valor: Reembolso Postal e Sedex a cobrar; Pesquisas e pedidos de produtos: Carta ou Cartão-Resposta; Remessas de materiais por clientes: Envelope Encomenda-Resposta; Mensagens urgentes e de impacto: Telegrama.

Se você quiser saber mais sobre outros produtos como Mala Direta Postal, Mala Direta Postal Domiciliária, Impresso Especial e Impresso Normal, Clique aqui

Situações comuns

· Sua empresa acabou de abrir mais uma filial e poderá divulgar a novidade para seus clientes com a Mala Direta Postal;

· Você é novo no ramo de negócios de biscoitos, está preocupado com a concorrência de grandes

marcas e acha que não irá alcançar um volume de vendas que garanta a continuidade de sua produção. A melhor saída é utilizar a Mala Direta Postal Domiciliária, com uma pequena amostra dos seus biscoitos. Comece de forma seletiva ou aleatória pela sua cidade ou estado e ganhe novos clientes;

· Uma firma de importação que deseja impulsionar suas vendas poderá iniciar a divulgação através da Mala Direta Postal ou do Impresso Especial;

· Já para a entrega de produtos vendidos, os Correios têm a solução econômica e eficiente: SEDEX a cobrar, e-SEDEX e Reembolso Postal. E tudo com a rapidez e segurança na distribuição em todo País, que só os Correios têm.

Produtos dos Correios

Correios Entrega Direta Mala Direta Postal Mala Direta Domiciliária Postal Impresso Especial Impresso Normal DNE® - Diretório Nacional de Endereços CEP Promocional Serviços de Resposta Devolução Garantida Reembolso Postal Serviço de Encomenda Expressa Encomenda PAC Serviços Híbridos Telemáticos Soluções Financeiras CorreiosNet

CONHEÇA O MERCADO

A vantagem de divulgar a marca ao público-alvo em um mercado extremamente competitivo, com

uma significativa redução na dispersão da verba publicitária, de estreitar o relacionamento para fidelizar e atrair novos clientes e, ainda, obter resultados mensuráveis, faz com que cada vez mais as

empresas invistam em Marketing Direto. Essas variáveis têm proporcionado o fortalecimento e crescimento do segmento no mercado brasileiro.

Além de conhecer as etapas necessárias para uma ação de Marketing Direto bem sucedida, é importante conhecer o mercado no qual esse segmento está inserido. Confira no menu ao lado, artigos, tendências, cases, publicações, estatísticas e compreenda melhor o mercado.

Nossa palavra

No decorrer do projeto de elaboração de cada seção da página Marketing Direto dos Correios, nos deparamos com questões para reflexão: afinal o que é mais importante: relacionar-se bem com os melhores clientes ou buscar clientes em potencial?

Neste sentido, abrimos esta seção do site recomendando: ouça seu cliente, esteja sempre atualizado e converse com especialistas. Para facilitar, os Correios criaram o Escritório de Marketing Direto, composto por analistas capazes de orientar e encontrar a melhor estratégia para cada ação de Marketing Direto. Sua função é realizar consultorias e desenvolver projetos, palestras e eventos que mostrem as oportunidades de alavancar negócios. Além de fornecer

orientação na logística, distribuição e planejamento de campanhas para micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Isto é possível porque os Correios possuem a vocação centenária de comunicar e vêm desenvolvendo um importante papel no relacionamento empresa - cliente. Por isso, criaram a Mídia Postal.

A conclusão mais importante é que numa ação de Marketing Direto é imprescindível ter informação

sobre o cliente, levar mensagens relevantes - aproximar as pessoas daquilo que realmente querem - com ética, planejamento estratégico, táticas adequadas e principalmente operacionalização eficaz.

Enfim, tudo que é essencial em qualquer disputa de mercado, os Correios podem oferecer. Navegue em nosso site e veja você também porque tantas empresas estão mudando.

Tendências

Marketing de Relacionamento: mais um modismo ou uma realidade? Assistimos a uma transformação no relacionamento entre as empresas e seus clientes. Alertadas sobre a importância da inovação, a concorrência acirrada e a transformação das tecnologias em

commodities, as empresas estão se reestruturando de tal forma a extinguir o cargo de Gerente de

Marketing. Extinguir o cargo de Gerente de Marketing? Você deve estar pensando

impossível!

isso é

O Marketing não é apenas mais uma área da empresa, é uma filosofia empresarial orientada para o

mercado. Passa a ter dimensão estratégica e toda a empresa respira esta filosofia. Entendemos, então, que Marketing não é responsabilidade de uma área, é responsabilidade de toda a empresa.

E neste cenário, muitas empresas começaram a se perguntar: se eu sou orientado pelo mercado,

quem é o meu mercado? O que ele pensa? E perceberam o óbvio: o mercado é o cliente. Ou seja, é uma pessoa, e como toda pessoa, tem desejos e necessidades específicas. Pronto, chegamos na essência do Marketing. As lições de Kotler continuam sendo válidas. E neste aprendizado contínuo, percebemos também que mais importante que comunicar, é se relacionar. Descobrimos aí o Marketing de Relacionamento. Relacionar-se mandando uma oferta que atenda à necessidade daquela pessoa, lembrando do aniversário dela, enviando uma recompensa (presente) por ela ser cliente há tanto tempo. Enfim, transformando aquele frio processo de compra e venda em um relacionamento tangível.

E

esta estratégia está em expansão, pois tem se revelado eficiente na comunicação entre as empresas

e

seus clientes, fator essencial em uma economia interconectada e cada vez mais competitiva, que

mudou o foco de vantagem baseada no produto para a vantagem baseada no relacionamento.

Será que todos nós entendemos o impacto dessas mudanças no ambiente de negócios? Será que entendemos que todos na empresa são responsáveis pelo relacionamento com o cliente, e não apenas o call center? Que todos nós somos responsáveis pelas estratégias de Marketing e não apenas uma área? Muito mais do que modismo, o Marketing de Relacionamento é uma tendência que norteará as ações de todos nas empresas.

Mas, não cabe aos Correios desenvolver teorias. O nosso objetivo é informar e gerar discussões sobre os temas que promovam as mudanças e, principalmente, apoiar as ações de relacionamento desenvolvidas pelas pequenas, médias e grandes empresas.

Alexandre Case Gerente de Marketing Direto dos Correios

Artigos

Pequenas e médias empresas descobrem no Marketing Direto a chance para alavancar negócios

Com base no crescimento do Marketing Direto no Brasil (os investimentos aumentaram de R$ 1,4 bilhão para 1,9 bilhão em 2002 com relação a 2001), o número de pequenas e médias empresas que têm apostado no Marketing Direto para realizar as suas campanhas aumentou consideravelmente do ano passado para o primeiro quadrimestre de 2003. Segundo dados levantados pela Newdbase Database Marketing, empresa que atua no setor de banco de dados e listas para Marketing Direto, esse número aumentou cerca de 30%.

De acordo com Mônica Navarro, diretora de atendimento da Newdbase, o motivo desse crescimento

é simples: a relação custo-benefício para uma empresa de menor porte é muito maior numa

campanha de Marketing Direto do que numa campanha de Marketing de massa ou mídias segmentadas. "É uma questão de foco e direcionamento. Com isso, consegue-se identificar o perfil do público alvo do cliente e trabalhar a comunicação com um direcionamento pertinente a cada grupo de indivíduos, sem desperdiçar esforços e utilizando ações coordenadas nas modalidades de ferramentas de Marketing Direto, sejam elas realizadas através de mala-direta, e-mail marketing ou

telemarketing. Além disso, o ganho de eficiência e mensuração de resultados é muito maior e os custos menores, se comparado a outros canais", afirma a diretora.

Um exemplo claro de empresas de menor porte que realizaram campanhas de Marketing Direto com sucesso é o Buffet Crepe Suzete, que há mais de quatro anos fornece crepes (prato típico francês) para eventos organizados por empresas. O Buffet apostou no Marketing Direto para fidelizar e atrair clientes, através de uma campanha de e-mail marketing em alguns segmentos de empresas de São Paulo, focada nos executivos decisores de Marketing e RH.

O retorno da campanha foi excelente, no qual cerca de 10% das empresas que receberam o e-mail

marketing se interessaram pelos serviços e procuraram o Buffet. "Atualmente, o mercado está extremamente competitivo. Se você não buscar novas formas para atrair outros clientes e fidelizar os que já estão na casa, fica difícil sobreviver no mercado. A tendência é que cada vez mais as empresas invistam no Marketing Direto, pois o resultado é muito bom", afirma Paula Alves, sócia- proprietária do Buffet.

Cases

Confira nos links abaixo os cases de sucesso dos Correios, que viabilizaram para seus clientes um retorno rápido e eficiente de seus investimentos, através de boas estratégias de Marketing. Banco Santander

Fiat

Mastercard

Telemig Celular

C&A

Citibank

Brasil Telecom GSM General Motors do Brasil Cartões de Natal dos Correios

Milton Nascimento, by Reader's Digest Mala retrato do Brasil Real Internet Empresa

A esclerose múltipla não escolhe vítima

Ação Governo

Fundos para instituição carente

O Transporte clandestino coloca sua vida em risco

Novo sistema de ligações telefônicas Gestão de brindes Tim Sul FIAT automóveis GVT - Global Village Telecom Ltda HSBC Bank Brasil SA Losango promoções de vendas

Livros, publicações especializadas, sites

Marketing de Resultados - Abaete de Azevedo & Ricardo Pomeranzers Marketing Direto - Bob Stone Bom senso em Marketing Direto - Drayton Bird

Marketing Direto - Lester Wunderman

Database Marketing Estratégico - Rob Jackson & Paul Wang CRM - Customer Relationship Management - Ron Swift

O Revolucionário Marketing de Relacionamento com o Cliente

Fidelidade.com - Frederick Newell

One to One B2B Estratégia de desenvolvimento de clientes para o mundo business-to-business - Don Peppers, Martha Rogers, Ph.D. (Autores de O Gerente Um a Um) Desafios Gerenciais para o Século XXI - Peter Drucker Histórias de Sucesso em Marketing Direto - Bob Stone Marketing Direto - O que Realmente Funciona e Por Quê - Freeman F. Gorden Jr. Marketing Direto para o Varejo - Daniel Oscar Mac Adden Marketing Direto: Uma Estratégia de Lucros para Empresas e Clientes - Lester Wunderman

A Mágica do Marketing - Clóvis Tavares

Marketing de Incentivos - Silvana Torres Além do Ano 2000 - O Futuro do Marketing Direto - Jerry I. Reitman Respostas Rápidas em Marketing Direto - Lois K. Geller Diferenças entre CRM, Data Warehouse e Database Marketing

Sites Nacionais ABEMD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO ABT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TELEMARKETING AMI -ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MÍDIA INTERATIVA XPLOR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE USUÁRIOS DE SISTEMAS DE DOCUMENTAÇÃO ELETRÔNICA ABIGRAF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS GRÁFICAS ABA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ANUNCIANTES ABAP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE AMPRO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING PROMOCIONAL ADVB - ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DE VENDAS E MARKETING DO BRASIL CONAREC - CONGRESSO NACIONAL DAS RELAÇÕES EMPRESA CLIENTE

Sites Internacionais DMA - DIRECT MARKETING ASSOCIATION UPU - UNIVERSAL POSTAL UNION

Estatísticas

Nos Estados Unidos, cerca de metade da verba de comunicação é aplicada em ações de Marketing Direto. No Brasil, o investimento no setor ainda está em crescimento, alavancado, primeiramente, pelas empresas dos setores de telecomunicações, financeiros e editoras de jornais e revistas, que investem maciçamente no relacionamento com um pequeno grupo de grandes clientes e direciona para a mídia de massa os anúncios ao restante do target. Veja quadro a seguir:

os anúncios ao restante do target. Veja quadro a seguir: Essa tendência, que é mundial, vem

Essa tendência, que é mundial, vem atraindo investimentos também de outros setores econômicos, como o segmento de tintas, peças automotivas e hotelaria, e outros que vêm utilizando programas de fidelização de longo prazo.

O pequeno varejo é destaque no desenvolvimento do Marketing Direto, principalmente os

franqueados de grandes redes, que precisam desenvolver ações arrojadas com rapidez e eficácia em

sua área geográfica de atuação, com investimento proporcional ao seu capital. E o Marketing Direto

se revela como a estratégia ideal.

CONVERSE CONOSCO

Os Correios ofertam um conjunto de soluções para quem pretende desenvolver ações de Marketing Direto, além de contarem com uma excelente estrutura de atendimento.

Entre em contato conosco e veja como os Correios podem lhe ajudar. Trace sua estratégia e conte com nosso apoio, orientação e consultoria.

Agências de Marketing Direto

AGÊNCIA

TELEFONE

ENDEREÇO

SITE

CONTATO

   

Av.Prudente de

 

Presidente: Pablo Aguirre

Morais, 901 sala

(31) 3296-

1407

Bairro Cidade

Dir.Planejamento:

BASIC TRM

6975

Jardim Belo Horizonte - MG 30380-000

Gilbson Gomes Dir.Criação: Gabriel Campos

   

Praça Gerônimo

 

Dir. Planejamento: José Joaquim Alves de Campos Filho Dir. de Criação:

Control T

Marketing e

(11) 3681- 4980 / (11)

Comunicação

9623-3361

Conceição, 20 Osasco - SP - 06028-

040

Evanildo Nicoli / Will Lazário (Nicoli Publicidade)

   

Av. 9 de Julho, 5345 4? andar

 

Dir. Planejamento:

Copyright

(11) 3167-

Gustavo Dias Leite Dir. de Criação: Deyse Dias Leite

1760

São Paulo - SP

 

01407-200

   

Av. das Nações Unidas, 12.551 12? andar World Trade Center - Brooklin Novo São Paulo - SP

04578-900

 

Dir. Planejamento:

Datamidia FCBI

(11) 4503-

Patrícia Marinho Dirs. Criação: Marcelo Carnevale / Rui Piranda

9999

   
   

Av. Nove de Julho,

   

Fábrica

Comunicação

Dirigida

(11) 3709-

3933

5617

Itaim Bibi São Paulo - SP

- 14? andar

Dir. Planejamento:

Geraldo Araújo Dir. Criação: Cláudio Roca

01407-200

Grey Zest

(11) 3841-

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1340 9? andar

Dir. Planejamento e Atendimento: Isabela Malucelli Dir. Criação: Carlos Espinelli

7600

São Paulo - SP

04548-004

Interact

 

Av. Brig. Faria Lima, 1.811 - 15? andar - Jd. Paulistano Cep.: 01452-001 - São Paulo - SP

 

Dir. de Planejamento - Maria Luiza Piccioli Dir. de Criação - Jane Ciambelli

Resposta Direta

link

e Telemarketing

Ltda.

 
   

Av. Engo. Luis

   

Carlos Berrini,

(11)

550

Dir. Planejamento:

Le Pera

3345-

13? andar -

e Criação:

2500

Brooklin São Paulo - SP

Wanderley Doro

04571-000

   

3024-9014 Av.

 

Gerente de Planej.: Renato Sapiro Diretor de

(11)

Nações Unidas,

Ogilvy One

3024-

5777

Criação: Marco

9000

São Paulo - SP

Antônio de Almeida Presidente:

Antonio Carletto

05477-900

       

Dir. Planejamento:

Marcos

Rapp Collins

(11)

3077-

1371

Av. Juscelino

Kubitschek,

1726

4? e 5? andares

- Itaim Bibi São Paulo - SP

04543-000

Bittencourt /

Leonardo

D'Enfeld

Dir. Criação:

Mario Jorge de Oliveira / André Pasquali / Ana Azzar

   

Av. Prof. Manuel José Chaves, 277 Alto de Pinheiros Cep: 05463- 070 - São Paulo - SP

 

Dir. Criação:

Milton

Angeli/Fábio

RS Direct

Comunicação

Integrada

(11)30

95-

8850

Jardim Mello

Dir. de

Planejamento e

Operações:

Henrique Mello

   

Rua Geraldo

   

Dir. Planejamento:

Salem

(11)

5505-

3001

Flausino Gomes, 85

7? andar -

Brooklin São Paulo - SP 04575 060

Heleni Riquena

Dir. Criação:

Marcio Salem

   

R.

Leôncio

   

de Carvalho, 234 6? andar

Dir. Planejamento:

(11)

Luna Neide

Souza Aranha

3372-

 

Macedo

8799

São Paulo - SP 04003-

Dir. Criação:

Francisco Legnane

010

       

Dir. Presidente:

R.

Araporé,

Flávio da Costa

SUN-MRM

WORLDWIDE

(11)

3094-

655

São Paulo -

Salles

Vice-Presidente de

1603

SP 05608-

Planejamento/Aten

001

dimento: Henrique Leal

   

Av. Brig.

   

Dir. Planejamento:

Wunderman

(11)

3097-

7777

Faria Lima, 1355 - 19?

andar

São Paulo - SP 01452-

002

Karol Sapiro

Dir. Criação:

Eduardo Baffa