Sie sind auf Seite 1von 2

ONDAS SSMICAS Quando ocorre um movimento em uma falha, a energia liberada na forma de dois tipos de ondas ssmicas que

e irradiam para fora em todas as direes a partir do foco do terremoto. As ondas internas e as ondas de superfcie. - ONDAS INTERNAS - se propagam atravs do corpo slido da Terra As primeiras a chegar so chamadas de ondas primrias ou ondas P, com a maior velocidade. Logo em seguida, chegam as ondas secundrias ou ondas S. ONDAS PRIMRIAS longitudinais ou ONDAS P - ONDAS SECUNDRIAS transversais ou ONDAS S -

So as ondas ssmicas mais rpidas e podem Tem velocidade um pouco maior que a se propagar atravs de slidos, lquidos e metade daquelas das ondas Pe podem se gases. propagar apenas atravs dos slidos. So ondas do tipo compressionais ou empurra-empuxa e so similares as ondas sonoras pelo fato de moverem material para frente e para trs ao longo de uma linha, na mesma direo em que as prprias ondas esto se propagando. So ondas do tipo cisalhante, porque elas movem o material no sentido perpendicular trajetria de sua propagao, produzindo, portanto, tenso de cisalhamento no material atravs do qual elas se movem.

Como os lquidos e os gases no so rgidos, O material atravessado por uma ONDA P se no possuem fora de cisalhamento e as expande e se comprime e retorna a sua ONDAS S no podem ser transmitidas forma e tamanho originais, depois que a atravs deles. ONDA P passa. A velocidade das ONDAS P e S determinada pela densidade e elasticidade dos materiais atravs dos quais elas se propagam. Elas se propagam mais rapidamente por meio de rochas de maior densidade, e atravs de rochas com maior elasticidade. A elasticidade uma propriedade dos slidos, tais como as rochas, e significa que, uma vez que foram deformados pela aplicao de uma fora, eles retornam ao formato original quando a fora no est mais presente.

- ONDAS DE SUPERFCIE - se propagam ao longo da superfcie terrestre As ONDAS DE SUPERFCIE se propagam ao longo da superfcie do terreno, ou bem abaixo dele porque, como ondas no oceano, necessitam de espao livre para formar as ondulaes. Suas velocidades so um pouco menores que a das ONDAS S. Contrariamente aos solavancos violentos e tremores que as ondas internas causam, as ondas de superfcie geralmente produzem um movimento giratrio ou de balano, mas como uma experincia de estar em um barco.

ONDAS RAYLEIGH Movimento ondulante no cho.

ONDAS LOVE Sacode o cho para os lados.

Combinao das vibraes P e S contidas no Superposio de ondas S com vibraes plano vertical. horizontais.

TERREMOTO o ponto onde se inicia a ruptura e a liberao das tenses acumuladas chamado de hipocentro ou foco. Sua projeo na superfcie o epicentro, e a distncia do foco superfcie a profundidade focal.

Das könnte Ihnen auch gefallen