Sie sind auf Seite 1von 65

editorial

Agenda Cultural Lisboa


setembro 2011 / N. 249

paulo br aga director departamento de aco cultur al

edio

Cmara Municipal de Lisboa


vereAdorA do pelouro dA CulturA

Catarina vaz pinto


direCtor muNiCipAl de CulturA

Francisco motta veiga Agenda Cultural


direCtor

Francisco motta veiga


editorA exeCutivA

do outro mundo
Setembro o ms da rentre, ou melhor da reentrada, pois em 1499, Vasco da Gama, em glria, voltava a Lisboa da sua aventura indiana. De assinalar a viagem que nos despertou para o Outro e deu novos mundos ao mundo. No novo mundo, e por falar em glria, tambm em Setembro, mas de 1822, Pedro de Alcntara, prncipe regente do Brasil, em Santos, na margem do Ipiranga, mesmo sofrendo os efeitos dos temperos tropicais, gritou: Brasileiros, de hoje em diante nosso lema ser: Independncia ou morte. Estava assim constituda a maior nao lusfona. Parabenizemos o Brasil, certamente ser bonita a festa! Nesta Lisboa, encruzilhada de mundos e ida e volta de culturas, sedimentada em urbanidades cruzadas nasceu o festival todos. Fiel, por ora, ao seu territrio de gnese, a Mouraria, a edio deste ano apresenta uma programao envolvente e de integrao. O destaque vai para a Orquestra Todos, formao mito especial inspirada na Orchestra di Piazza Vittorio que actuou em Lisboa na primeira edio do festival. Ainda mortes e gritos, mas agora tudo a fingir. Est a a 5 edio do motelx, Festival internacional de Cinema de terror de lisboa. Medo para todos os gostos: sobrenatural, psicolgico, monstros, um manancial de gneros, tudo no Cinema So Jorge. Em terrenos mais aspiracionais, useless da experimenta 2011, bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade. A contradio formal, frutfera e polarizada o ponto de partida. useless uma provocao, uma premissa conceptual, uma reflexo dialctica sobre o ser e a utilidade e de que forma se relacionam com a inovao e criatividade. No ms do equincio e do incio do Outono boreal, a nica desculpa para mandriar ser a ler, ou reler, Alves Redol ou Manuel da Fonseca, lembrados pelo centenrio do seu nascimento.

paula teixeira
editor

luis Almeida dea


editorA de imAgem

Anabela becho
direCo de Arte

Jorge silva/ silva!designers


desigN

rute Figueira
CApA

Humberto mouco
CoordeNAo

madalena tavares
Copy desk

sara Ferreira
redACo

Ana Figueiredo Anabela becho Cristina engrcia isabel guedes rui Cintra tiago estvo
FotogrAFiA

Francisco levita Humberto mouco


relAes pbliCAs e publiCidAde iNstituCioNAl

raquel Antunes
CirCulAo e AssiNAturAs

rodrigo dmaso
publiCidAde

Ana proena Just media / 210 939 695


impresso

multiponto, s.A.
distribuio

JmtosCANo, ldA
tirAgem

45 000 exemplares
depsito legAl

40722/90
periodiCidAde

mensal
N. de registo de publiCAo peridiCA

iCs123619 todas as informaes para a Agenda Cultural devem ser enviadas at ao dia 5 de cada ms.
reColHA de iNFormAo

r. manuel marques, 4F, r/c edifcio utreque 1750-171 lisboa tel. 218 170 600 agenda.cultural@ cm-lisboa.pt www.agendalx.pt

ndice
agenda cultural lisboa SetemBro 2011 p.4 reportagem

Olhar a cidade
p.14 artes

p.76 todos

Trabalhos com texto e imagem


p.16 entrevista

TUDO FOI CAPTADO (MESMO OS MOVIMENTOS DO CABRITO)


ALEXANDRA DO CARMO
curadoria CATARINA ROSENDO

caminhada de culturas

Ana Vidigal
p.26 cincia

Noite europeia dos investigadores


p.30 cinema

MOTELx
p.32 entrevista

Joo Ferreira
p.40 dana

Violet
p.46 literatura

Ler Dom Quixote


p.48 entrevista

Helena Vasconcelos
inaugura 24. 09. 2011 18h00 patente 25. 09. 2011 > 22. 01. 2012
p.54 msica

Anna Calvi
p.56 entrevista

Miguel Azguime
p.64 teatro

O envelope
p.72 entrevista

Manuela Judce
p.82 visitas guiadas

As guas termais de Alfama


p.94 crianas

Anipop Kyuu-ti
p.116 bairro

O Bairro da S
p.120 paisagem
// GALERIA QUADRUM // R. ALBERTO OLIVEIRA, PALCIO DOS CORUCHUS 52 1700-019 LISBOA - PORTUGAL INFO/SERVIO EDUCATIVO - 218 17 05 34

Centro Cultural Fundao EDP


p.124 espaos

Lugar do Tempo
fotografia de lusa Ferreira exposio todos
p.126 futuro

Lisboa na mo

seco

setembro

Olhar a cidade
Ttulo
Texto a a

Gonalo Campos+ calada portuguesa


olhar a cidade
No final do curso de design Gonalo foi para Inglaterra, Itlia (Fabrica - centro de pesquisa da Benetton) e Frana. Tive oportunidade de aprender aquilo que a formao acadmica no nos d: o modo de construir uma marca, como lidar com o cliente, como comunicar eficazmente o que se faz. So aspectos importantes do design de hoje. Sobre os efeitos da crise no design, comenta: Comecei a trabalhar em 2008, portanto a crise foi sempre o que conheci, mas no pretexto para no se fazer as coisas. A calada portuguesa no se percebe. desconfortvel, demora tempo a ser aplicada, cara, escorregadia, parte os saltos s senhoras..., mas continuamos a us-la. Espalhmo-la pelos quatro cantos do mundo e um veculo de comunicao da nossa cultura. Gosto por ser um material nobre: a pedra. Se repararmos est por toda a Lisboa. uma das nossas riquezas, tem uma fora bruta e um dos materiais que mais gosto de trabalhar.

O regresso da experimenta design, este ano subordinada ao tema Useless, foi o pretexto para pedir a quatro designers, cujo trabalho est patente na edio deste ano, que identificassem objectos na cidade que surpreendem pelas suas caractersticas autor de design. local So objectos comuns, com que nos cruzamos todos os dias, mas capazes de despertar o olhar de profissionais que modelam o mundo nossa volta.
Reportagem ru i ci n t r a Fotografia h u m bert o mouco

setembro

olhar a cidade
Depois de uma passagem pela Fabrica (centro de pesquisa da Benetton), em Itlia, Pedro e Rita resolveram abrir o seu ateli em 2005. Cada vez mais o papel de um designer no apenas o de apresentar um desenho. o de delinear estratgias e propor solues integradas: produo, distribuio, logstica, etc. Hoje h uma gerao de empresrios que espera do designer essas valncias. O designer cada vez mais um parceiro. Ainda existem alguns telescpios de moedas nos miradouros de Lisboa. Trazem-nos memrias de infncia. Permitem emoldurar detalhes da cidade, representam um momento de contemplao. Uma paragem no dia agitado da cidade. Tm o seu qu de divino, pela localizao no topo das colinas, de viso dos deuses e at o seu qu de perversidade, de voyeurismo.

Pedrita+ telescpios de moedas

mesa Lisbonaire

Susana Antnio+ jardins portteis

setembro

olhar a cidade
Trabalha em design social e comunitrio, ao servio de grupos de idosos e crianas portadoras de deficincia que concebem e produzem peas que so comercializadas (projectos entregeraes da FCG e pick-it). Acabei o curso em 2006 e percebi que tinha de ser eu a construir o meu percurso e a encontrar o meu lugar no mundo do design. um objecto muito curioso [criado por Leonel Moura]. Muda a vivncia das pessoas com o espao pblico. De repente, tornou aquela zona do Cais do Sodr, uma zona essencialmente de passagem, num espao de convvio e fruio. um exemplo de como a introduo de um objecto numa paisagem pode alterar a experincia que as pessoas tm de um determinado espao.

mala Pick-it

10

seco

olhar a cidade
Designer desde 1996, tambm professor no ensino superior. Do comeo profissional com Marco Sousa Santos na Proto Design, ficou-me o gosto por uma certa simplicidade e clareza de meios. Ao longo do seu percurso trabalhou com muitos artesos: Latoeiros, carpinteiros, oleiros e ceramistas. H todo um conhecimento que est a desaparecer com essa gerao. um patrimnio irrecupervel. surpreendente esta relao. A rvore foi impondo uma forma a um objecto em ferro, criado pelo Homem para cumprir uma funo, para resistir e manter uma verticalidade. Vemos a natureza a operar uma transformao, a impor um conjunto de foras que contradiz a funo inicial. Causa-me um forte impacto a oposio de duas matrias, entre natural e artificial, uma humana outra viva. Remete para algumas preocupaes do meu trabalho: a questo da transformao e o aleatrio.

Fernando Brzio+ rvore e ferro

Ttulo
autor
local

Texto a a
banco Porco Bsaro
datas contactos

+ experimenta
A Experimenta Design, bienal de Lisboa, tem no ms de Setembro a sua nova edio subordinada ao tema useless. De 28 de Setembro a 27 de Novembro, exposies, intervenes urbanas, conferncias, debates ou cinema, em diversos locais da cidade, questionam a ideia do uso e do sem uso, do til e do intil, facultando novas percepes sobre o que produzimos e o que consumimos, porque o fazemos e como.
EXPOSIES Sidelines: Coleces Pessoais em Instituies Singulares Curadoria Emily King
30 Set a 27 Nov

Museu Geolgico

R. Academia das Cincias, 19 - 2


10h-17h (encerra Dom e Seg)

Useless? Uma Perspectiva Explodida Curadoria de Jonathan Olivares A Dor Errante Curadoria de Max Bruinsma e Hans MaierAichen
2 Out a 27 Nov

CONFERNCIAS, DEBATES E CINEMA Conferncias de Lisboa


28, 29, 30 Set e 1 Out: 15h-17h

COMUNIDADE CRIATIVA TANGENCIAIS 50 projectos diversos e independentes que se enquadram na temtica da bienal pela sua relevncia, inovao e lgica conceptual. PUBLICAES Useless Reader Its About Time Publicao simultnea de dois livros editados pelos crticos de design Frederico Duarte e Max Bruinsma, e com design de Ian Anderson, do colectivo The Designers Republic. SABER INOVADOR E INTERGERACIONAL

Teatro Tivoli
Open Talks

Av. da Liberdade, 182-88


28, 29, 30 Set: 11h-13h

MUDE Museu do Design e da Moda


R. Augusta, 24
Ter a Qui: 10h-20h, Sex, Sb 10h-22h (encerra Seg)

Museu de Farmcia Biblioteca Cames

R. Marechal Saldanha, 1 Lg. Calhariz, 17, 2Esq

10h-18h (encerra Sb, Dom)

Conduzidas por Hans Ulrich Obrist, Pedro Gadanho e Zo Ryan.

10h30-18h (encerra 1 e 3 Sb do ms e Dom)

Museu de So Roque
Lg. Trindade Coelho

Looking Through the Mountains Curadoria de Ed Annink e Hans Maier-Aichen


29 Set a 27 Nov

Antigo Tribunal da Boa Hora

R. Nova do Almada, 17-45 Ciclo de Cinema Programao de Ricardo Matos Cabo.

10h-18h (encerra Seg, Qui de manh)

Museu Arqueolgico do Carmo


Lg. Carmo
10h-18h (encerra Dom)

Antigo Picadeiro do Colgio dos Nobres/ Museus da Politcnica


11h-20h

Cinemateca

R. Barata Salgueiro, 39 PROJECTOS ESPECIAIS Action For Age: Intergeracionalidade Coordenado por Vincenzo Di Maria e Susana Antnio
2 Out a 27 Nov

R. Escola Politcnica, 56-8 Fernando Brzio: Desenho Habitado Curadoria Experimentadesign


29 set a 27 nov

Museu do Teatro Romano


Ptio do Aljube, 5
10h-13h/14h-18h (encerra Seg, Fer)

Servio Educativo

Museu das Artes Decorativas Portuguesas

Palcio Quintela
R. Alecrim, 70
10h-20h (encerra Seg)

Lg. Portas do Sol, 2

Fundao Calouste Gulbenkian


Av. de Berna 45A
Ter a Dom: 10h-18h

10h-17h (encerra Ter)

Utilitas Interrupta: Um ndice de Fracasso InfraEstrutural Curadoria de Joseph Grima


1 Out a 27 Nov

INTERVENES URBANAS Redundncia: A Utilidade da Repetio Curadoria Estdio R2


30 Set a 27 Nov

Fundao Arpad Szenes-Vieira da Silva


P. das Amoreiras Jardim das Amoreiras e Me dgua
Seg a Dom: 10h-18h (encerra Ter, Fer)

Praa da Figueira
Lounging Space
29 Set a 27 Nov

Retro-Future Curadoria de Eduarda Abbondanza, directora ModaLisboa e Francisco Rocha


29 Set a 27 Nov

Workshops, Visita jogo, Visitas orientadas, Conversas e visita temticas, Itinerrios criativos, Concursos de ideias, Oficinas Visitas guiadas e actividades disponveis em portugus, ingls e espanhol Destinatrios: 1 a 3 ciclos, Secundrio, Superior, Profissionais e adultos, Famlias
Seg a Sex: 10h-18h30

Todos os dias, 24h por dia

Antigo Tribunal da Boa Hora

R. Nova do Almada, 17-45


Dom a Qui: 10h-22h, Sex, Sb, vsperas de Fer: 10h-02h

Info: 925 128 222 / 210 993 045 edu@experimentadesign.pt

Antigo Tribunal da Boa Hora

R. Nova do Almada, 17-45


Dom a Qui: 10h-22h, Sex, Sb e vsperas de Fer: 10h-02h

14

artes trabalhos com texto e imagem


Joo penalva
centro de arte moderna
A nabela Becho

Pintor, bailarino (trabalhou com Merce Cunningham e Pina Bausch, entre outros), actor, escritor, tradutor, grfico, curador, cineasta e fotgrafo, Joo Penalva (Lisboa, 1949) , sobretudo, um contador de histrias. A viver em Londres h cerca de 40 anos, o artista tem circulado livremente entre as diversas reas, criando um universo diverso e plural, que recorrendo iluso e fico joga com os sentidos do espectador de uma forma inteligente e subtil. Depois da singular exposio pavlina e o dr. erlenmeyer (Chiado 8 Arte Contempornea, 2010), Penalva apresenta uma merecida retrospectiva no Centro de Arte Moderna (CAM), a sua maior exposio em Portugal at data. A mostra, com curadoria de Isabel Carlos, integra as mltiplas facetas do seu trabalho das ltimas dcadas, bem como duas obras inditas, ocupando todos os espaos expositivos do CAM. O ttulo trabalhos com texto e imagem remete para as referncias fundamentais da sua obra: o teatro, o cinema, a narrativa e o texto. Na obra de Joo Penalva, que representou Portugal na Bienal de Veneza em 2001, ler e ver so actos fundamentais, convocando em permanncia os mecanismos da percepo e da interpretao. A exposio seguir para a Kunsthallen Brandts, na Dinamarca, onde ser apresentada no prximo ano.
at 9 de outubro rua dr. nicolau de Bettencourt / 217 823 474 sumiko, 2009

16

17

artes

artes

Petit Plaisance (do cu vem o auxlio), 2011

A nabela Becho

entrevista

fr ancisco Levita

estilo Queen Anne

Ana Vidigal

No dia 21 de Setembro, Ana Vidigal (Lisboa, 1960) apresenta a sua primeira exposio na Galeria Baginski estilo Queen Anne. A artista ocupa as duas salas da galeria com uma nova srie de obras que aliam a pintura no sentido clssico do termo a trabalhos paralelos de cariz mais experimental. O sentido de humor presente nos ttulos e nos jogos de linguagem transmite ou confunde o sentido da obra, colocando ao espectador as mais diversas leituras. Os textos e as assemblages, que assumem um papel de interveno, aliam-se a elementos grficos de forte impacto visual. O humor e a ironia tm uma presena evidente no seu trabalho. De que fala a sua obra? O meu trabalho aborda sempre as questes da memria e do tempo. Na construo das minhas obras gosto de utilizar elementos que tm um tempo fsico ou emocional. Uns vou encontrando (por vezes guardo-os vrios anos at os usar), outros so-me dados por algum. So todo o tipo de objectos e de coisas que gosto de ir armazenando, mas no tenho esprito de coleccionista. Gosto de fazer jogos utilizando diversos elementos de diferentes contextos, do kitsch cultura erudita. A ironia muito importante, tal como rir de mim prpria.

O seu trabalho tem sido conotado com questes de gnero e com um certo activismo feminista. At que ponto tem essa conscincia ou preocupao? Percebo que se faa essa leitura, mas no foro nada. H realmente uma identificao porque eu utilizo nas colagens muitos elementos que tm a ver com esse universo feminino, como, por exemplo, imagens e frases de fotonovelas e de literatura de cordel. Mas no intencional, o espectador que, por vezes, j tem em si uma viso politizada e faz essa leitura. No me interessa levar as coisas para um lado mais srio, corremos o risco de nos tornarmos panfletrios e isso no me agrada nada. Trabalha regularmente com elementos que esto ligados sua intimidade ou intimidade de pessoas prximas de si. No tem receio dessa exposio? Tenho sempre muito cuidado. Na colcha de cartas [penlope, 2007], em que utilizei cartas de famlia, elas estavam fechadas dentro de sacos de plstico agrafados e a prpria carta tinha um agrafo; o espectador no tinha acesso ao texto. Na instalao que inclua babetes com textos de cartas [void, 2007], utilizei partes que podiam ser lidas por qualquer pessoa. H que respeitar sempre a barreira de privacidade dos objectos e dos elementos que estamos a utilizar. uma questo de pudor e de respeito.

18

19

artes

artes

Purificacin Garca
concurso bienal de fotografia paVilHo preto muSeu da cidade

Do Tcnico ao Terreiro do Pao


duarte pacheco inStituto Superior tcnico de liSBoa

A exposio rene as obras seleccionadas para o Concurso Bienal de Fotografia Purificatin Garca. O jri da VIII edio do concurso composto por Maria de Corral, Fernando Castro Flrez, Chema Madoz, Miguel von Hafe Prez, Vicente Todol e um representante da empresa Purificatin Garca escolheu 25 obras de entre as 476 apresen-

tadas por artistas residentes em Espanha e Portugal. Javier Nez Gasco com a fotografia pblico incondicional (na imagem), que captou no So Luiz Teatro Municipal durante a realizao do espectculo turbo-Folk, foi o vencedor. lvaro Negro e Aleix Plademunt venceram o segundo e o terceiro prmio, respectivamente. ab

A curta vida de Duarte Pacheco morreu aos 43 anos vtima de acidente de viao foi suficiente para legar ao pas uma obra impressionante. Em 1927, nomeado director do Instituto Superior Tcnico e orienta a construo dos edifcios do Instituto, em Lisboa, criando aquele que viria a ser o primeiro campus universitrio portugus. Nos cargos de

Ministro das Obras Pblicas e Comunicaes e Presidente da Cmara Municipal de Lisboa revoluciona o sistema rodovirio do pas e executa inmeras construes de obras pblicas. A presente exposio pretende dar a conhecer o gnio e a viso de Duarte Pacheco e a profunda transformao que introduziu no pas na primeira metade do sculo XX. lae

1 de setembro a 16 de outubro palcio pimenta campo Grande / 217 513 200

at 23 de novembro trio do pavilho central campus alameda

PINHEIRO CORRA, 1934. ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - NCLEO FOTOGRFICO

21

artes
inauguram A Galeria/Atelier
Vitor S Machado Escultura
8 set a 15 out Seg a Dom: 16h30-20h

o livro

Edifcio Central da Cmara Municipal de Lisboa

Lguas do Mundo: Imagens que nos Fazem Sonhar Colectiva de fotografia


6 set a 3 out Seg a Sex: 8h-20h

Allarts Gallery

Ana Cristina Dias Anos de Ouro Pintura


22 set a 15 out

Espao RC

Ricardo Casimiro Cntico Negro Cermica


16 set a 10 dez Sex e Sb: 14h-19h

III Exposio Internacional de Arte Naf de Lisboa Colectiva


at 17 set Ter a Sb: 10h-20h30

Ermida da Nossa Senhora da Conceio


lisboA NA ruA Vicente
10 set a 25 out Ter a Sex: 11h-17, Sb, Dom: 14h-18h

Art In Galeria

As Pessoas Que No Fazem Barulho So Perigosas Colectiva


29 set a 29 out

Arte Contempo

Espao Arte Tranquilidade

AdriAn PAci / cArlos MAci / EMMA cicEri / GiovAnni dE lAzzAri / MrciA dE MorAEs / vAsco ArAjo / vErA MotA
18 de Junho a 30 de Setembro de 2011 4 a Sbado / 14h s 20h
ORGANISMO FINANCIADO PARCEIRO PRODuO EXECutIVA COlAbORADORES APOIO INStItuCIONAl

Entre Dois Tempos, Parte 2 Colectiva de desenho, instalao e vdeo


15 set a 22 out Qui a Sb: 14h30-19h30

Joo Pedro Vale M Sorte Ter Sido Puta Joo Pedro Vale P-Town
2 set a 23 set Ter a Sex: 12h30-19h

JorNAdAs europeiAs do pAtrimNio pAtrimNio e pAisAgem urbANA O Palcio de S. Bento na Malha Urbana Fotografia
24 e 25 set: 10h-17h

Assembleia da Repblica

A Viso Em Apneia Escritos Sobre Artistas


Delfim Sardo Athena

Estaes de Metropolitano do Marqus de Pombal, Entre Campos e So Sebastio

Biblioteca de Belm

Apagar as Pginas Mal Escritas Pintura


1 a 30 set

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia


grANdellA Arte Universal Colectiva de pintura, fotografia, tapearia
5 set a 31 out

Professor universitrio, ensasta e curador, Delfim Sardo percorre neste livro nomes significativos da arte contempornea portuguesa, bem como alguns artistas internacionais. Atravs de um extenso conjunto de textos, o autor prope ao leitor a experincia da interpretao, sem nunca esquecer a importncia da relao fsica que as obras de arte estabelecem com o espectador. Uma obra interessante, escrita com mestria e conhecimento de causa. A B
Centro Cultural Casapiano Convento dos Cardaes

15 Aniversrio Da Companhia Do Chapit Fotografia


8 set a 8 out

Estdio

Olga Alves Pinturas a leo


15 set a 15 out
mp

919 962 864

Fbrica do Brao de Prata

Confinamento, Deslocao e Migrao Colectiva de fotografia


8 set a 2 out

Taita Cunha - Gestalt Pintura


APOIO GAlERIAS APOIO

Joana Villaverde Up Side Down/De Pernas para o Ar Desenho


8 set a 31 dez

at 2 set

Biblioteca Orlando Ribeiro


Paulo Fernando - LEau et les Rves Fotografia
3 a 29 set

Carlos Henriques Evocaes Pintura


a partir 27 set Seg a Sb: 10h-18h

A Propsito do Movimento Pintura


23 set a 8 out Seg a Sb: 14h30-17h30

Fabula Urbis

Telmo Alcobia - Vulpes et Corvus Gravura, tcnica mista


1 a 30 set Todos os dias: 10h-14h/15h-20h

22

23

artes
Fundao Calouste Gulbenkian
29 set a 17 nov

artes
Grfica Original Portuguesa Colectiva 2011
at 20 set Seg a Sex: 10h30-20h, Sb: 15h-20h

Labirintos Obras da Coleco do CAM Joo Penalva Trabalhos com Texto e Imagem Pintura, instalao
at 9 out

Exposio Colectiva Comemorativa do 17 Aniversrio


at 30 set Seg a Sex: 13h-20h, Sb: 15h-19h

Quadrado Azul

Fernando Lanhas Pintura


22 set a 10 nov Ter a Sb: 13h-20h

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Encontros com a Msica na Torre do Tombo Documental


at 24 set Seg a Sex: 10h-18h15, Sb: 9h30-12h15

Centro Cultural de Belm


CoNteNtores Antnio Ole
at 12 set Seg a Sex: 13h-17h30, Sb: 10h-17h30

Galeria Antiks Design


at 17 set Seg a Sb: 13h-22h

Carlos Henrich Noosfera Pintura, escultura

Hotel Tivoli

Miguel Palma - Mapa Vegetal/ Histria do Mundo Instalao


at 28 set Seg a Dom: 7h-24h

Galeria Quadrum
24 set

Alexandra do Carmo plAy Andr Guedes


8 a 17 set

Museu da Cidade

Round the Corner

prximo Futuro Instalaes no Jardim Instalao Chapus-de-Sol no Jardim Colectiva de desenho


at 30 set Ter a Dom: 10h-18h

Obras a Concurso na Bienal de Fotografia Purificacin Garca Colectiva de fotografia


1 set a 16 out

Paula Prates Ensaio Sobre a Runa Desenho


10 set a 1 out Seg a Sb: 11h-20h

Galeria de Arte Urbana

Bacalhoeiro

Tone Scientists
18 set Ter a Sex: 10h-19h, Sb e Dom: 14h-19h

Miguel Branco Escultura, pintura


28 set a 30 out

Sopro Projecto de Arte Contempornea

Joana Viegas - Lisboa que Amanhece Pintura


at 30 set

Chiado 8 Arte Contempornea

Ricardo Jacinto O Corredor Escultura, vdeo


at 14 out Seg a Sex: 12h-20h

A Rua Continua CREYZ, Vanessa Teodoro e Joo Maio Pinto (em co-autoria), YOUTH ONE, Jos Carvalho, RECAN, EIME e KEBEKUA Graffiti
Todos os dias

Instituto de Seguros de Portugal


Os Seguros em Portugal Da Fundao Modernidade Documental

Seg a Sex: 9h30-16h30

Galeria Baginski
21 set a out

Ana Vidigal - Estilo Queen Anne Miguel Palma Wishful + Thinking Instalao
at 4 set Ter a Sb: 11h-20h

Galeria Valbom

Ramiro Guerreiro - Resto Instalao


at 4 set Ter a Dom: 10h-13h/14h18h, encerra Fer

Roberto Santandreu Da Beleza Fotografia


15 set a 26 out Seg a Sb: 13h-19h30

Miguelangelo Veiga Aprs le dbut la fin, aprs la fin le dbut Pintura, instalao, desenho
8 set a 9 out Ter a Sb: 15h-20h

Carpe Diem

Galeria Carlos Carvalho Arte Contempornea


Susana Gaudncio Chamber of Execution Escultura, desenho, instalao vdeo

IMAGERIE - Casa de Imagens


Vera Lcia Carmo A Coleccionadora de Ausncias Fotografia
12 set a 7 out Seg a Sex: 14h-18h

Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea


Vik - Vik Muniz Instalao, pintura, fotografia
21 set a 31 dez

Trema Arte Contempornea

Retrospectiva de Pedro Cabrita Reis - One After Another, a Few Silent Steps
at 2 out Todos os dias: 10h-19h, Sb: 10h-22h

Javier Len Warp & Silence # Pintura Fernando Daza O Branco do Papel Pintura
24 set a 22 out

Colectiva de Vero
at 9 set Ter a Sex: 13h-19h30, Sb: 12h-19h

14 set a 29 out Seg a Sex: 10h-19h30, Sb: 12h-19h30

Influx Contemporary Art


O Sul o Novo Norte - Arte Contempornea Africana Colectiva de pintura, escultura, fotografia, vdeo
17 set a 29 out Qua a Sb: 14h-19h

Adrian Paci - Eletric blue Vdeo Carlos Maci - ST. provisria Pintura Emma Ciceri - Dimore nel numero Vdeo Giovanni de Lazzari Memorandum Desenho Mrcia de Moraes - deriva no azul Desenho Vasco Arajo Imprio Vdeo Vera Mota Acontecimento V Desenho
at 24 set Qua a Sb: 14h-20h

Culturgest

Pedro Reis De A a Z Instalao Hans Schabus - O Espao do Conflito Arquitectura


at 18 set Seg a Sex: 10h-18h, Sb, Dom, Fer: 14h-20h

Galeria Caroline Pags


Mafalda Santos - The Kappa Effect Pintura
at 17 set Seg a Sb: 15h-20h

Instituto Superior Tcnico

Duarte Pacheco - Do Tcnico ao Terreiro do Pao


at 23 nov Seg a Sb: 10h-20h

Galeria Diferena

Fundao Carmona e Costa

Desenhos do Acervo Colectiva


at 10 set Ter a Sb: 15h-20h

MUDE Museu do Design e da Moda


at 4 set

Pedro Cabrita Reis The Whispering Paper Desenho


at 8 out Qua a Sb: 15h-20h

M & M. MNAA e MUDE, Artes e Design NICO E MLTIPLO. 2 Sculos de Design


Ter a Qui e Dom: 10h-20h, Sex e Sb: 10h-22h

Galeria Joo Esteves de Oliveira


Regresso ao Acervo Colectiva de desenho, fotografia

Fundao Portuguesa das Comunicaes

Galeria Filomena Soares


Ins Botelho Inflectida Instalao Herbert Brandl Schnwetterstress Pintura
22 set a 12 nov

Museu Geolgico

ArteIlimitada no Museu Geolgico - Trabalhos de Desenho e Pintura


24 set a 30 out Ter a Sb: 10h-17h

continuam A Arte da Terra


Fado Colectiva de cermica
at 11 set Ter a Sb: 11h-20h, Dom: 11h-18h

Casa da Achada Centro Mrio Dionsio


Mrio Dionsio Vida e Obra Pintura, fotografia, desenho
at 25 set Seg, Qui, Sex: 15h-20h, Sb, Dom: 11h-18h

Instituto Cervantes de Lisboa


Jordi Socas Maremagnum Fotografia

O Voo do Bumerangue Colectiva de pintura, instalao, escultura e fotografia


at 10 set Ter a Sb: 10h-20h

Museu Nacional de Arte Antiga


Tentaes da Imaginao Olhares Cruzados
15 a 25 set

29 set a 26 out Seg a Qui: 11h-19h, Sex: 11h-14h30

Galeria Novo Sculo


1 a 15 set

Kgaleria

Colectiva de pintura e escultura Heitor Figueiredo Com Trastes


22 set a 15 out Ter a Sb: 14h-19h

Sanza-Hanza Colectiva de fotografia


16 set a 13 out Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 14h-19h

Confrontos: Bosch e o Seu Crculo


at 25 set

Alecrim 50 Arte Moderna e Contempornea

Casa de Artes e Cultura de Ponte de Sor


Rodrigo Oliveira - Uma Casa Com um Quadrado Parte Pintura
at 20 set Seg a Sb: 10h-18h

Repouso na Aco Colectiva de desenho


at 8 out Seg a Sex: 11h-19h

Esplendor Holands: O Retrato de Famlia de Pieter de Grebber


at 11 set

Antiga Cadeia do Aljube


A Voz das Vtimas Documental
at 5 out Ter a Dom: 10h-18h

Galeria Prova de Artista


Maria Lusa Sanz Pop Stop Pintura e grfica original
22 set a 22 nov

MAC Movimento Arte Contempornea


Fernando Pereira Continuao III Pintura
6 a 28 set

M & M. MNAA e MUDE, Artes e Design


at 2 out

Casual Lounge Caff

Coleccionar em Portugal. Doao Castro Pina


at 2 out Ter: 14h-18h, Qua a Dom: 10h-18h

Victor Branco De Terra e gua Pintura


at 11 set Ter a Sex: 12h-2h, Sb: 15h-2h, Dom: 15h-24h

museu dAs ComuNiCAes FPC Future Labs: Experincias Visuais de Futuro Exposio na rea das Tecnologias de Informao e Comunicao Vencer a Distncia Cinco Sculos de Comunicaes em Portugal Histria dos Correios e Telecomunicaes em Portugal Mala Posta Reconstituio do percurso do correio e passageiros numa estao de Muda do sc. XIX Casa do Futuro O impacto das novas tecnologias no nosso quotidiano e na sociedade actual
Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 14h-18h, ltima Qui: 10h-22h

at 23 set Seg: 15h-19h, Ter a Sb: 11h-19h30

Museu da gua da EPAL


Jorge Marn - O Corpo como Paisagem Escultura
at 16 set Seg a Sb: 10h-18h

Galeria Luis Serpa Projectos

Gabinete de Curiosidades #1 Colectiva


at 29 out Ter a Sb: 15h-19h30

Galeria Marz

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva


Margarida Lagarto Oficina
at 18 set Seg, Qua, Dom: 10h-17h, Qui, Sex, Sb: 10h-20h

Exposio Prmio EDP Novos Artistas 2011


at 18 set Qua a Sb: 12h-20h

Galeria Ratton

Rachel Korman Metasutra Desenho e Azulejo


at 16 set Seg a Sex: 10h-19h30

Museu Bordalo Pinheiro


Retratos em Barro Cermica
at 23 out Ter a Dom: 10h-18h

Info: 213 964 179 (Fundao Mrio Soares)

Giefarte

Appleton Square

Manuel Mateus Voids


at 17 set Ter a Sb: 15h-20h

Galeria 3+1 Arte Contempornea


Summer Calling Colectiva
at 17 set Ter a Sb: 14h-20h

Cristina Robalo - Ichtus Salso Desenho


at 10 set Seg a Sex: 11h-20h

24

25

artes
Museu do Combatente
Domingos Camponez Realidade e Eroso Pintura Conde Falco - Gente do Mundo Fotografia
at 25 set

artes
Museu Nacional de Histria Natural
Ins Gil Os Passageiros da Luz do Tempo A Nova Aliana Instalao vdeo, fotografia
at 11 set Ter a Sex: 10h-17h, Sb, Dom: 11h-18h

Vera Corts Agncia de Arte

Arte Ilimitada

Detanico & Lain Formas de Dizer Escultura, instalao, vdeo e desenho


at 10 set Ter a Sb: 14h-19h

Ver e Escutar Workshop de desenho


6 a 15 set Ter, Qui: 10h-13h

Ateli MF

Workshop de Desenho e Pintura para Azulejos


Ter, Qui: 10h30-12h, 18h30-20h

Curso de Ilustrao e Banda Desenhada


Seg, Qua: 16h30-18h30

Galeria Reverso

Curso de Fotografia Digital


Seg, Qua: 18h30-20h30

O Prazer de Fazer - A Jia ao Alcance da Mo


Ter: 9h30-13h30

Museu do Oriente
28 a 30 set mp at 21 set

Workshop de Batik Nvel I

Info: 919 809 131


iA

Em Torno da Pintura I Workshop de pintura


13 a 22 set Seg, Qua, Sex: 10h3012h30

Info: 912 576 393

Guerra do Ultramar 50 Anos Depois O Combatente Portugus no Sculo XX Histria da Aviao Militar
Seg a Dom: 10h-18h

Ateli Santa Rufina


Sb: 11h-13h

Workshop de Mosaicos Info: 934 188 287

Curso Avanado de Desenho e Pintura Anatmica/Figurativa


Seg, Qua: 20h30-22h30
iA

IADE Chiado Center


Qua: 19h30-21h

Nextart Centro de Formao Artstica


Cursos de Vero
set

Museu Nacional do Traje


at 19 nov

concursos Embaixada Lomogrfica de Lisboa


Dia da Rssia Concurso de fotografia
at 12 set

Em Torno da Pintura II Workshop de pintura


12 a 23 set Seg, Qua, Sex: 18h3020h30

Curso de Desenho de Modelo (Caras/Objectos) Info: 965 277 510

Info: 935 421 215

Trajes do Sculo XVIII Trajes do Sculo XIX Trajes do Sculo XX


at dez

Museu da Electricidade
Kakuma: O Renascer da Esperana Colectiva de fotografia
at 4 set

Museu do Oriente
at 18 set

Eu, Espao de Jogo, Apresentao do Meu Recreio I


2, 5, 8 e 12 de set
iA

Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes


Atelier de Pintura e Desenho
Ter, Qui: 18h15-19h30, Sb: 10h-11h30

Escola Superior de Artes Decorativas - ESAD


Decorao de Cena, Prticas Projectuais em Decorao de Interiores, Tcnicas de Exposio e Merchandising, Vitrinismo
Sb: 11h-18h
iA

Papel Art

IMAGERIE - Casa de Imagens


Workshop de Esttica Fotogrfica
17, 18 set

Cursos de Desenho, Pintura e Artes Decorativas


Seg a Sex: 9h-20h

Info: 912 223 331

Margarida Correia - New World Parkville Fotografia


at 18 set

Japo, O Paraso das Mascotes Brinquedos e Jogos da sia


at 9 out Ter a Dom: 10h-18h, Sex: 10h-22h

Info: www.lomography.com/ russian-passion

ARTlier cursos A Galeria/Atelier


iA

Curso de Restauro e Reciclagem de Mveis


Ter: 14h-17h, 18h30-21h, Qui: 14h-17h

Prmio EDP Novos Artistas 2011


at 18 set Ter a Dom: 10h-18h

Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administrao Tributria de Lisboa


Ter e Qui: 18h-20h

Curso de Laboratrio de Preto e Branco Workshop de Iniciao de Fotografia Digital


6, 8, 12, 13, 15, 20, 22, 26, 27, 29 set: 18h30-21h

Sociedade Nacional de Belas-Artes


Cursos Livres de Formao Artstica
iA

Espao Mouraria
Curso de Desenho
Qua e Sex: 18h-20h

Curso de Pintura de Vero


Seg e Qui: 14h30-16h30

Curso de Pintura
Seg: 16h30, 18h30, 20h30

Curso de Aguarela e Pastel Curso de Artes Decorativas


Seg: 14h-18h

Curso de Fotografia
Qua e Sex: 15h30-17h30
iA

Workshop de Fotografia Pinhole


25 set: 14h-18h

Viragem Lab

Museus da Politcnica
Pedro Portugal Gabinete da Politcnica O Importantrio Estetoscpico Instalao
at 18 dez Ter a Sex: 10h-17h, Sb e Dom: 11h-18h

Museu da Presidncia da Repblica

Encontros de Estado 1910-2010 O Tempo da Repblica Propaganda e Repblica


Ter a Dom: 10h-18h

Academia de Artes e Tecnologias

Arts & Crafts


Qui: 18h-20h

Workshop de Processos Alternativos


24 set, 1 out: 14h-18h
iA

Workshop de Tcnicas de Impresso de Preto e Branco


Sb, Dom

Curso de Arte do Azulejo


Seg e Qua: 18h-20h

Info: 939 067 111

Fbrica do Brao de Prata

Museu do Teatro Romano

Desenhar&Pintar Lx, Fotografar X, Cermica, Pintura em Azulejo Organizao: Modo B Info: 922 025 297
iA

Associao de Residentes de Telheiras


Pintura em Acrlico, leos e Aguarela Cursos
Ter: 15h15-19h30, Qua: 10h-12h

Curso de Escultura
Seg e Qua: 18h-20h
iA

Museu Nacional do Azulejo

Gasto de Brito e Silva RuinArte Fotografia


at 30 set Ter a Dom: 10h-18h

Centro de Recreio Popular do Bairro


Curso de Pintura Info: 966 037 222
Seg a Dom: 15h-23h

Invente a sua Jia Oficina de cermica com Isabel Sousa Carvalho Oficina de vitrofuso com Isabel Orfo
Sex, Sb: 20h-02h

Instituto de Artes e Ofcios - IAO

Ar.co Centro de Arte e Comunicao Visual


Desenho e Pintura 1 Parte: Desenho
5 a 9 set Seg a Sex: 10h-13h

O Tempo em (Re) construo. A Coleco de Cermica do CAM Fundao Calouste Gulbenkian Colectiva
at 16 out

Ateli de Arte Psicoterapia & Arte


Ateli de Arte
Qua: 20h-22h, Qui: 10h-12h

Clube Estefnia

Ptio da Gal

Ecos do Fado na Arte Portuguesa, Sculos XIX-XXI Pintura, escultura


at 17 set Seg a Dom: 10h-19h

Fotografia Analgica e Digital 1 Parte


5 a 9 set Seg a Sex: 10h-13h

Trao e Pintura de Azulejos e Modelao de Barro


Ter: 14h15-16h45

Info: 918 207 671

A Cermica Portuguesa da Monarquia Repblica


Ter: 14h-18h, Qua a Dom: 10h-18h

Vdeo
5 a 9 set Seg a Sex: 14h30-18h30

Ateli Chamote Fino

Info: 919 981 288

Workshop de Desenho e Pintura Info: 965 277 510 Desenhar Lisboa, Pintar Lisboa Cursos | Vrios horrios Info: 922 025 297 (Academia de Artes e Tecnologias) Fotografar Lisboa Cursos | Vrios horrios Info: 922 025 297

Tcnicas de Pintura Aplicadas Decorao, Douramento, Escultura em Madeira, A Arte de Estofar, Decorao de Encadernaes
iA

Instituto Portugus da Juventude


Desenho e Pintura Com Carlos Franco
Sb: 10h-13h

Info: 962 602 168

mp
eg iA go mp

Museu Nacional dos Coches


at 10 set

Travessa dos Lagares Mouraria

Ana Fonseca - Almacks #1 Instalao Os Carrinhos de Passeio dos Pequenos Prncipes


Ter a Dom: 10h-18h

Camilla Watson Dentro Fora / Inside Out Fotografia


Todos os dias

Desenho e Pintura 2 Parte: Pintura


12 a 16 set Seg a Sex: 10h-13h

Cursos de Cermica, Cursos de Pintura sobre Azulejo


Seg a Sex 14h-17h, 18h-21h, Sb: 10h-13h

Clube do Optimismo
Aulas de Pintura
Qui: 18h-20h
iA

Galeria Diferena
Curso de Gravura

Lapa Estao Cultural


Formao em Banda Desenhada Com Miguel Velez

Curso de Serigrafia
Ter, Qui: 18h-20h45 Qua, Sex: 16h30-19h30

entrada gratuita inscries Abertas grupos organizados marcao prvia

Info: 969 578 860

Fotografia Analgica e Digital 2 Parte


12 a 16 set Seg a Sex: 10h-13h
iA

Ateli Melcio
Qui, Sex

Escola de Artes Vera Santos Silva


Curso de Escultura
Sb: 15h-19h, Seg e/ ou Qua: 16h30-18h30, 18h30-20h30

Seg, Ter e Qui: 18h-20h, 21h-23h

> Contactos pg 110

Galeria Pedro Serrenho

Trem Azul

Cursos de Aguarela, Pintura e Escultura Info: 967 521 886

Maria Ins Pessanha - O Vizinho Mais Prximo / The Nearest Neighbor Desenho, escultura
at 30 set Seg a Sex: 10h-19h30, Sb: 14h-19h30

AnjoDesign - Design e Restauro


iA

Curso de Desenho e Pintura Geral


Dom: 9h-13h, Ter e/ ou Qui: 14h30-16h30, 16h30-18h30, 18h3020h30, 20h30-22h30

Workshops de Fotografia

esColA de belAs Artes Cursos de Desenho/ Pintura, Desenho de Corpo Humano (com modelo), Histria da Arte, Desenho e Geometria Descritiva Info: 966 091 109

Formao em Desenho Artstico Com Sara Antunes


Sb: 15h-18h

Museu Nacional do Azulejo

Oficinas de Pintura de Azulejo em Tcnica de Faiana


Ter: 14h15-17h15, Qua a Dom: 10h-12h30/ 14h15-17h15
mp go

Tiago Estvo

cincia Noite europeia dos investigadores


paVilHo do conHecimento Jardim Botnico tropical

A decorrer em vrias cidades europeias em simultneo, o evento Noite europeia dos investigadores tem como palcos em Lisboa o Pavilho do Conhecimento e o Jardim Botnico Tropical. A iniciativa, apoiada pela Agncia Nacional para a Cultura Cientfica e Tecnolgica, promove o convvio entre cientistas e o pblico de todas as idades, num ambiente informal e descontrado. No Jardim Botnico Tropical, em noite de festa, constam do cartaz debates, atelis e exposies vrias. No Pavilho do Conhecimento, tm lugar concertos de cientistas e das suas bandas de garagem, workshops de gastronomia molecular, conversas com investigadores (Pecha Kucha e Flash Talks), desenhos cientficos ao som do piano de Mrio Laginha e stand-up comedy com Bruno Nogueira e Rui Unas. Serve esta iniciativa para desmistificar a ideia de que os investigadores no se sabem divertir. A entrada gratuita e para todos. Informaes em: http://nei2011.eu/.

23 de setembro pc, parque das naes, alameda dos oceanos / Sex: 18h30-02h / 218 917 100 www.pavconhecimento.pt; JBt, largo dos Jernimos, Belm / 20h-24h / 213 616 340 / www2.iict.pt

28

29

cincia
Associao para a Promoo Cultural da Criana - APCC
Cursos de Astronomia e Microfoguetes
iA

cincia
Fundao Calouste Gulbenkian
Small is Beautiful: Economics as if People Mattered Conferncia
2 set: 18h

Museu de Cincia da Universidade de Lisboa


Exposio Histrica e Participativa de Longa Durao
Ter a Sex: 10h-17h, Sb, Dom: 11h-18h

Pavilho do Conhecimento - Cincia Viva


Na Mente de um Criminoso
17 set: 16h30

Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos


Vamos a Banhos? Ciclo de conferncias
19, 26 set: 18h
eg

Qualidade em Sade Conferncia


9 set: 10h30

tica e Territrio Conferncia


19 set: 14h30

Museu Nacional de Arqueologia

Tesouros da Arqueologia Portuguesa Exposio


Ter a Dom: 10h-18h

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia


CidAde uNiversitriA Centenrio da Repblica Ciclo de conferncias A Constituio de 1911 - A 1 Constituio Republicana Por Jorge Miranda
21 set: 18h30

Programa para a Internacionalizao das Cincias Sociais em Portugal Concurso


at 31 out

Antiguidades Egpcias Exposio


Ter a Dom: 10h-18h

Info: www.gulbenkian.pt

Museu Nacional de Histria Natural


at nov

Fundao Champalimaud
TEDxEDGES 11 Conferncia
1 out

Lagartagis Borboletrio Exposio A Aventura da Terra - Um Planeta em Evoluo Exposio Tudo sobre Dinossurios Exposio Minerais: Identificar e Classificar Exposio Ecossistemas e Biodiversidade Exposio Jias da Terra - O Minrio da Panasqueira Exposio 4 x Vida na Terra Exposio Coleces de Naturalista Exposio
Ter a Sex: 10h-17h, Sb, Dom: 11h-18h

1911 2011: Um Sculo de Constituies Republicanas Ciclo de conferncias A Constituio de 1911 Por Fernando Farelo Lopes, Ernesto Castro Leal
14 set: 18h

Gabinete de Estudos Olisiponenses


Lisboa Republicana: Espao e Memria (1910-1926) Exposio
at 30 set Seg a Sb: 10h-18h

A Constituio de 1933 Fernando Rosas, Antnio Costa Pinto


21 set: 18h
eg

Hemeroteca de Lisboa
Hemeroteca de Lisboa: Histria e Patrimnio Exposio documental
at 24 set Ter a Sex: 10h-19h, Seg, Sb: 13h-19h

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2011 Concertos de cientistas e das suas bandas de garagem Pecha Cucha de Cincia Com Rui Agostinho (Observatrio Astronmico de Lisboa) e Teresa de la Pea (Centro de Fsica Terica de Partculas, IST), entre outros Flash Talks Com os finalistas do concurso de comunicao de cincia Famelab Portugal (edies 2010 e 2011) Desenho cientfico Espectculo com o ilustrador Antnio Jorge Gonalves ao som do piano de Mrio Laginha Stand-up comedy Com Bruno Nogueira e Cientistas de P RAP cientfico Com Rui Unas SKIN Performance de arte e cincia de Ndia Duvall Gastronomia Molecular Workshops
23 set: 18h30-2h

TEDxEdges
Fundao cHampalimaud

Castelo de So Jorge
Ncleo Museolgico
Todos os dias: 9h-18h

Planetrio Calouste Gulbenkian

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Entre Mitos, Demnios e Monstros Curso
22 set a 27 out

A Descoberta do Universo
Ter, Qua: 11h, 14h30, Qui: 11h, 14h30, 16h, Sb: 15h, 16h, Dom: 11h30, 15h, 16h

Instituto de Investigao Cientfica Tropical


NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES 2011 Atelis, exposies
23 set: 20h-24h

Info: 213 904 485

Oceanrio de Lisboa

Tartarugas Marinhas. A Viagem Exposio


Seg a Dom: 10h-19h

IV Curso de Egiptologia
12 out a 21 dez
iA

Tecla Lisboa

Jardim Botnico Tropical

Bilogo por Uma Hora Palestra e visita guiada aos bastidores


mp

Histria do Patrimnio de Lisboa Curso


a partir de 19 set

Na Fundao Champalimaud, junto Torre de Belm, smbolo dos descobrimentos, novas revelaes se adivinham. Na sua 3 edio, a conferncia tedxedges, assemelha-se, em tudo, s internacionalmente famosas conferncias TED (Tecnologia, Entretenimento, Design). Sob a premissa de partilha de ideias e experincias, oradores credencia-

dos falam sobre temas como o empreendedorismo, a sade e a tecnologia. Promovendo um amplo intercmbio intelectual e intercultural de testemunhos, a tedxedges junta no mesmo auditrio empresrios, artistas, cientistas, gurus, militares, estudantes e muitos outros inspirados oradores. Mais informaes: http://tedxedges.com/register. te

Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa


ProfMat 2011 Conferncia
5 a 7 set
iA

Viagens e Misses Cientficas nos Trpicos (1883-2010) Exposio


at 31 dez Ter: 14h-17h, Qua a Dom: 10h-17h

Pra, Escuta e Olha: Biodiversidade Palestra


mp

Universidade Nova de Lisboa


Corporis Fabrica XI Exposio
26 a 29 set: 9h-18h

Palcio Foz

Fundao Arpad SzenesVieira da Silva


Gabinete de Anatomia Exposio
at 25 set Seg a Dom: 10h-18h

Liga para a Proteco da Natureza


Floresta, a Nossa Herana Global Concurso de fotografia
at 25 set

A Gnese da Actual Europa Ciclo de conferncias


9 set: 18h

eg iA mp

entrada gratuita inscries Abertas marcao prvia

> Contactos pg 110

1 de outubro, 9h Fundao champalimaud / avenida Braslia

Info: http://olhares.aeiou. pt/concurso/floresta-nossaheranca-global/

30

cinema

31

Hair extensions

motelx
5 festival internacional de cinema de terror de lisboa
cinema So JorGe
Isabel Guedes

Desconforto, tenso, suores frios e saltos na cadeira so sensaes inerentes ao motelx, o festival dedicado ao cinema de terror. Sem dogmas nem preconceitos, a programao plural percorrendo todas as variantes do gnero do sobrenatural ao gore, do terror psicolgico ao monster movie, das grandes produes aos independentes, do clssico ao experimental, do culto s novas tendncias. Estruturado nos mesmos moldes das edies anteriores, Servio de Quarto, a seco principal, traz dois nomes histricos John Landis e John Carpenter com os filmes burke & Hare e the Ward, respectivamente e destaca o cinema norte-americano do qual se salien-

ta stake land de Jim Mickle e o controverso the Woman de Lucky Mckee. Eli Roth, um dos mais aclamados realizadores contemporneos, o homenageado desta edio e Sion Sono, o novo senhor do terror nipnico, conhecido pelo seu estilo controverso e pelas suas performances de poesia avant-garde, o realizador em retrospectiva. O prmio Melhor Curta de Terror Portuguesa volta a distinguir a melhor curta das 12 em competio, seleccionadas entre 70 filmes candidatos. Bem-vindos plenitude do terror.
7 a 11 de setembro avenida da liberdade, 175 / 213 108 400 / www.motelx.org

32

33

cinema

cinema

Uivo (Howl) de Rob Epstein e Jeffrey Friedman

isabel guedes

O Queer o mais antigo festival de cinema de Lisboa. Em sua opinio, a que se deve este sucesso? Por um lado, um festival temtico que abrange um cinema que no entra no circuito comercial, fazendo do Queer lisboa a nica montra para o cinema queer em Portugal. Por outro, a qualidade da programao, que no pensada exclusivamente para um nicho de mercado, mas para o pblico em geral que gosta de cinema. E depois a crescente profissionalizao da nossa equipa, que nos tem solidificado e dado credibilidade. Este ano, o festival apresenta 84 filmes, divididos pelas seces competitiva e no competitiva. Para alm da temtica, quais os critrios de seleco? Procuramos um equilbrio entre a relevncia esttica e narrativa de um filme, a sua pertinncia poltica ou social; apresentamos temticas mais arrojadas como a intersexualidade; e aliamos a programao de ttulos novos a sesses retrospectivas que nos ajudem a compreender a trajectria do cinema queer. Pela primeira vez, o teatro aparece associado ao evento. Pode falar-nos sobre Silenciados, a pea a exibir? Depois de vermos o espectculo, achmos que era uma boa forma de celebrar o nosso 15

aniversrio, oferecendo aos nossos espectadores a oportunidade de ver uma outra expresso da cultura queer, neste caso, uma pea de teatro-dana. silenciados fala sobre a homofobia atravs da histria de cinco pessoas, assassinadas por causa da sua sexualidade. O que nos prendeu neste espectculo foi a forma como consegue abordar esta temtica, baseando-se em factos reais, sem cair no pedagogismo. O filme de abertura Howl sobre Allen Ginsberg, figura incontornvel no fenmeno da contra-cultura americana da dcada de 1950. Em seu entender, Ginsberg personifica o esprito do Queer Lisboa? O filme de abertura uma coincidncia feliz, pois Ginsberg o meu autor de eleio. Ele foi revolucionrio a vrios nveis. Foi o nome maior da gerao beat, assumindo-se como poeta, mas a sua influncia foi determinante na msica e nas artes performativas. E foi sempre um homem que no temeu transgredir, quer no seu trabalho elevando-o a outros patamares , quer enquanto voz activa da comunidade gay. Nesse sentido, sim, acho que Ginsberg, por esta qualidade de transgresso e de transversalidade, aliada a uma defesa de todas as liberdades, personifica em muito o esprito do nosso festival.

fr ancisco Levita

Joo Ferreira Queer lisboa


entrevista

34

35

cinema
estreias previstas Amor, Estpido e Louco
De Glenn Ficarra, John Requa, com Steve Carell, Emma Stone, Julianne Moore. Nesta comdia, Steve Carell interpreta um quarento que perde todas as razes para sorrir quando descobre que a mulher, com quem vive h mais de 25 anos, o traiu e quer divorciar-se. Desolado e desactualizado, introduzido no mundo dos flirts por Jacob, um conquistador incorrigvel que lhe ensina a arte da seduo. distante, tem de descobrir o paradeiro de Hansel e Gretel, misteriosamente desaparecidos. Uma tarefa que deve executar ao lado do Lobo Mau.

cinema
Dream House
De Jim Sheridan, com Daniel Craig, Rachel Weisz, Naomi Watts. Deixar a agitao de Nova Iorque para viver numa pacata cidade parecia ser a deciso certa para a famlia Atenton. Um refgio de sonho que depressa se transforma em pesadelo quando descobrem que a casa que habitam foi cenrio do assassinato de uma me e seus filhos, pelo marido. uma organizao secreta de assassinos.

Noite de Medo

Cave of Forgotten Dreams 3D

Assim o Amor

A morte de Carlos Gardel


solveig nordlund Solveig Nordlund adapta ao cinema o romance homnimo de Antnio Lobo Antunes, A morte de Carlos gardel. Para a realizadora, que gosta de fazer filmes que surpreendam intelectual e formalmente, a segunda incurso no universo do escritor, depois do documentrio Escrever, Escrever, Viver (2009). O filme conta a histria de Nuno, um toxicodependen22 de setembro carlosgardelfilme.blogspot.com

De Mike Mills, com Ewan McGregor, Christopher Plummer, Melanie Laurent. O argumentista e realizador Mike Mills dirige uma comdia dramtica, parcialmente autobiogrfica, protagonizada por Oliver, filho de Hal (Christopher Plummer) que, aos 75 anos, e depois da morte da mulher, decide sair do armrio e assumir a homossexualidade.

De Werner Herzog. A gruta de Chauvet, localizada no sul de Frana, uma das mais importantes do mundo. Para alm de conter restos fossilizados de muitos animais prhistricos, as suas paredes esto ricamente decoradas com pintura rupestre. Descoberta em 1994 pelo espelelogo que lhe deu o nome, acredita-se que permaneceu intocada entre 20.000 a 30.000 anos. Interdita ao pblico, Werner Herzog, usando tecnologia 3D, leva-nos ao seu interior e permite-nos, agora, conhecer este documento vivo da histria humana.

Os Famosos e os Duendes da Morte


De Esmir Filho, com urea Baptista, Ismael Caneppele, Henrique Larr. Esmir Filho estreia-se na realizao da sua primeira longa-metragem, vencedora do prmio melhor filme no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que conta uma histria contempornea em que a vida real dominada pela internet. Protagonizada por um jovem habitante de uma pequena cidade do interior do Brasil, inspirouse na experincia pessoal de Ismael Canappele, autor do livro msica para Quando as luzes se Apagam, que tambm participa no filme.

De Craig Gillespie, com Anton Yelchin, Colin Farrell, Christopher Mintz-Plasse. Sob a chancela da Disney, este remake do clssico do terror da dcada de 1980, Fright Night, conta com Colin Farrell no papel de Jerry Dandridge, um homem estranho cujo comportamento agua a curiosidade de Charley, o vizinho que descobre que ele um vampiro e est disposto a fazer da sua me e namorada as prximas vtimas.

A Nossa Vida

Colombiana

O Caador de Trolls

De Olivier Megaton, com Zoe Saldana, Michael Vartan, Callum Blue. Produzido por Luc Besson, um filme de aco protagonizado por uma assassina profissional disposta a vingar a morte dos pais, assassinados quando ela tinha nove anos.

O Guarda do Zoo

te que espera a morte no hospital. medida que o seu estado de agonia evolui, visitado pelos familiares mais prximos. Cada um evoca memrias obsessivas que se misturam com vivncias actuais. O pai, apaixonado pelo tango e por Carlos Gardel, percorre, simbolicamente, um rosrio de lamentaes e, delirante, confunde o icnico cantor com um imitador. IG

De Andr vredal, com Otto Jespersen, Hans Morten Hansen, Tomas Alf Larsen, Robert Stoltenberg. uma das grandes surpresas da temporada cinematogrfica. Apresentado no motelx Festival de terror de lisboa, um mockumentary noruegus que segue um grupo de estudantes que, na companhia de um caador, investiga a existncia de trolls, criaturas mitlogicas, principais responsveis pela morte de vrios ursos.

Cuidado com o que Desejas

De David Dobkin, com Ryan Reynolds, Jason Bateman, Leslie Mann. Dos mesmos argumentistas de A ressaca, esta comdia segue a aventura de dois amigos, invejosos da vida um do outro.

Um Dia

Capuchinho Vermelho: a Nova Aventura 3D


De Mike Disa, com (vozes) Hayden Panettiere, Patrick Warburton, Glenn Close. Na sequela de o Capuchinho vermelho, a menina, em treinos secretos numa terra

De Lone Scherfig, com Anne Hathaway, Patricia Clarkson, Jim Sturgess. Baseada no best-seller de David Nicholls, esta comdia romntica acompanha as vidas e amores de Dexter e Emma, dois amigos que se encontram uma vez por ano, ao longo de 20 anos, at que descobrem que foram feitos um para o outro.

De Frank Coraci, com Kevin James, Adam Sandler (voz), Cher (voz). Ele adorado por todos os animais do Zoo. Mas fora do seu ambiente de trabalho, o guarda Andrew tem srios problemas de relacionamento, principalmente com as mulheres. Disposto a mudar de emprego para alterar a situao, confrontado com a revelao de um segredo: os animais quebram o voto de silncio e ajudam Andrew a conquistar a mulher dos seus sonhos.

De Daniele Luchetti, com Elio Germasno, Isabella Ragonese, Raoul Bova Do mesmo realizador de meu irmo Filho nico, Daniele Luchetti dirige um drama que retrata a Itlia contempornea. Claudio, operrio da construo civil, vive o momento mais dramtico da sua vida quando a mulher morre durante o parto do seu terceiro filho. O filme, apresentado no Festival de Cannes, 2010, foi premiado na categoria de melhor interpretao masculina (Elio Germasno).

A Morte de Carlos Gardel

De Solveig Noderlung, com Rui Morisson, Carlos Malvarez, Teresa Gafeira, Celia Williams, Ruy de Carvalho, Joana de Verona.

One for the Money

The Killer Elite

De Gary McKendry, com Jason Statham, Clive Owen, Robert de Niro. Baseado no livro the Feather men de Ranulph Fiennes, este filme de aco expe a perseguio de ex-agentes das foras especiais britnicas por

De Julie Anne Robinson, com Katherine Heigl, Jason OMara, Daniel Sunjata. Recm-divorciada e desempregada, Stephanie obrigada a aceitar o trabalho de caadora de recompensas. O seu primeiro alvo Joseph, um ex-polcia, acusado de assassinato, e seu namorado no liceu.

Ag Cultural 150 * 230 + 3_cmyk_Layout 1 11/06/15 17:21 Page 1


37

Msicas, Jogos, Teatro, Dana, Instalao/Performance, Fotografia, Imagem, Gastronomia com Vida

cinema
Atelier 004

11
C A M I N H A D A D E C U LT U R A S

8, 9, 10 e 11 de Setembro Viajar pelo mundo sem sair de Lisboa

Intendente, Benformoso e Martim Moniz

Culin

rias

De Cameron Crowe. Banda emblemtica do movimento grunge, os Pearl Jam celebram 20 anos de carreira. Depois da remasterizao dos lbuns vs e vitalogy, este filmedocumentrio, dirigido por Cameron Crowe (Quase Famosos), um dos pontos altos da comemorao. pJ20 o resultado de 1 200 materiais inditos, 24 horas de entrevistas recentes com a banda e performances ao vivo.

Pearl Jam Twenty (PJ20)

de uma nao que procura chegar ao modelo poltico mais inalcanvel, o socialismo.

1960, so enviados, pela Unio Sovitica, numa nave espacial em direco ao espao.

Rubber - Pneu

Os Olhos de Jlia

Performance
Msicas
Dan
Fotograf ia e Imagem

De Guillem Morales, com Beln Rueda, Llus Homar, Pablo Darqui. Produzido por Guillermo del Toro e protagonizado por Beln Ruela, o filme narra a histria de uma mulher que padece da mesma doena degenerativa que cegou a sua gmea, morta recentemente. Com todos os indcios a apontarem para o suicdio, Jlia desconfia que a irm foi assassinada. Em busca da verdade, ao mesmo tempo que vai perdendo a viso, Jlia penetra num mundo obscuro, testemunhado por uma presena misteriosa.

De Quentin Dupieux, com Stephen Spinella, Roxane Mesquida, Jack Plotnick. Experimental, divertido, astucioso, magntico escreve a crtica francesa sobre este filme, escrito e dirigido por Quentin Dupieux, mais conhecido pelo pseudnimo Mr. Oizo. A histria, ambientada no deserto californiano, acompanha um pneu que, inexplicavelmente, ganha vida e, graas a poderes telecinficos, destri tudo o que deseja.

Spy Kids: All the Time in the World in 4D

As Serviais

De Robert Rodriguez, com Jessica Alba, Antonio Banderas, Danny Trejo. O cineasta Robert Rodriguez (de sin City, predadores) recorre a uma nova tecnologia, o 4D (permite sentir os cheiros do filme), para dirigir o quarto filme da franquia. Protagonizado por Jessica Alba e com participao especial de Antnio Banderas, a histria segue uma ex-espia obrigada a regressar ao activo para combater o vilo TimeKeeper, que quer congelar o tempo.

diferentes tcnicas cinematogrficas, uivo explora gneros e temas ainda hoje actuais: a definio de obscenidade, os limites da liberdade de expresso e a natureza da arte.

O ltimo Destino 5

De Steven Quale, com Emma Bell, Tony Todd, Arlen Escarpeta. O quinto filme da saga mantm a premissa de sempre: um grupo de adolescentes escapa da morte graas premonio de um deles. Mas a morte no desiste e repe a ordem natural das coisas, perseguindo e matando, horrivelmente, cada um deles.

De Tate Taylor, com Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer. Mississipi, dcada de 1960. Contra todas as probabilidades, trs mulheres, duas criadas negras e uma senhora branca, juntam-se na amizade e na construo de um projecto que quebra com todas as regras sociais vigentes.

Submarino

O ltimo Reduto

The Pool Boys

Sex and Zen 3D

De J. B. Rogers, com Mathew Lillard, Brett Davern, Efren Ramirez. Comdia protagonizada por dois primos que embarcam num negcio de prostituio, que s interrompido com a chegada dos pais de um deles.

Post Mortem

Jogos

Programa Benformoso
todoscaminhadadeculturas.blogspot.com
(programa sujeito a alteraes) Programa disponvel em

De Pablo Larran, com Alfredo Castro, Antnia Zegers, Amparo Noguera. Do mesmo realizador de tony manero, um drama que segue os dias antes e imediatamente depois do golpe militar que deps Salvador Allende, presidente do Chile, em 1973. Atravs de Mario Cornejo, funcionrio de uma morgue onde dactilografa os relatrios das autpsias, e apaixonado, no correspondido, por uma danarina de cabaret, testemunhamos o sonho

De Christopher Sun Lap Key, com Saori Hara, Vonnie Lui, Hiro Hayama. Censurado na China, o remake do ertico o tapete Carnal de oraes quer inaugurar um novo cinema pornogrfico, seriamente afectado pela pirataria, recorrendo ao 3D. Vinte anos depois do original, o produtor e o realizador de sex and Zen gastam mais de 2 milhes de euros para contar uma tpica histria de amor entre um estudioso e uma jovem rica. De Inna Evlannikova, Svyatoslav Ushakov, com (voz) Elena Yakovleva, Anna Bolshova, Yevgeny Mironov. Animao russa que homenageia os primeiros astronautas caninos no espao: Belka e Strelka, um rafeiro e um co de circo que, no dia 19 de Agosto de

De Richard Ayoade, com Craig Roberts, Sally Hawkins, Paddy Considine. Uma comdia com produo executiva de Ben Stiller, msica de Alex Turner, vocalista dos Arctic Monkeys, e realizao de Richard Ayoade, actor britnico de sries como the it Crowd. O filme, que marca a estreia de Ayoade na realizao de longas-metragens, conta a histria de Oliver, de 15 anos, disposto a perder a virgindade e a impedir que a me deixe o pai para casar com o vizinho do lado.

De Jonathan English, com Paul Giamatti, Kate Mara, Brian Cox. Filme pico que narra um dos mais violentos e cruciais perodos da histria da Inglaterra medieval, quando um grupo de bares se revolta contra a tirania do rei em defesa do castelo de Rochester.

The Ward

Uivo

Space Dogs 3D

De Rob Epstein, Jeffrey Friedman, com James Franco, Todd Rotondi, Jon Prescott. Lawrence Ferlinghetti estava na plateia que ouvia, atnita, a declamao de uivo pelo seu autor Allen Ginsberg, 30 anos, que o dedicava ao comunista Carl Solomon, internado num manicmio. Apreendido pela polcia de So Francisco sob a acusao de obra obscena, uivo acabaria por ser, mais tarde, absolvido pelo Supremo Tribunal Americano, vendendo milhes de exemplares. Seguindo uma estrutura no-linear e misturando

De John Carpenter, com Amber Heard, Mamie Gummer, Jared Harris. Dez anos depois de Fantasmas de marte, John Carpenter regressa com este filme de terror centrado numa jovem, internada num sanatrio, que se diz assombrada por uma antiga paciente. Desacreditada pela equipa mdica, ela tem de lutar pela sua vida e a das outras pacientes.

ciclos/ festivais
FITAS NA RUA
at 11 set

Esplanada do Parque Eduardo VII


Fuera do Cuadro De Mrcio Laranjeira. Felizes Juntos De Wong Kar-Wai.
3 set: 22h

Parceiros Media:

Apoio:

38

cinema
Jardim de Campolide
13h30, 8 out: 23h30

Mercrio De Sandro Aguilar. Playtime Vida Moderna De Jacques Tati.


4 set: 22h

Flor de Lis Basta uma Palavra para Mudar De Marco Antonio Ferraz, Anderson Corra.
28, 30 set, 3 out: 19h30, 29 set, 6 out: 21h30, 1, 4 out: 13h30, 2, 9 out: 15h30, 5 out: 17h30, 8 out: 11h30

De Frank Ripploh.
24 set: 21h

4 out: 18h30

Bairro Padre Cruz (Carnide)

O Castigo De Joo Martins. Histria Trgica com Final Feliz De Regina Pessoa. Por Favor Rebobine De Michael Gondry.
10 set: 22h

Antnia, o Filme De Tata Amaral.


28 set, 1, 7 out: 21h30, 29 set, 8 out: 15h30, 2, 5 out: 13h30, 4 out: 23h30, 6 out: 17h30, 9 out: 19h30

Arco da Praa de Espanha

O Homem da Cabea de Papelo De Lus da Matta Almeida, Pedro Lino. Roma De Federico Fellini.
11 set: 22h

Falco - Meninos do Trfico De Mv Bill, Celso Athayde.


28, 30 set: 23h30, 29 set, 3, 9 out: 17h30, 1, 8 out: 13h30, 4 out: 21h30, 6 out: 15h30, 7 out: 19h30

Queer Pop Panorama Queer Art Noites Hard Sesses Especiais Assume Nothing: Intersexualidade e Representao Visual Seco Competitiva: Melhor Documentrio Seco Competitiva: Melhor Longa-Metragem Prmio Do Pblico Para Melhor Curta-Metragem Info: www.queerlisboa.pt HistriAs do CiNemA ClssiCos s mAtiNs retrospeCtivA pedro HestNes CArtA brANCA A JeANpierre reHm HomeNAgem A grArd CAstello lopes retrospeCtivA ApiCHAtpoNg WeerAsetHAkul CiNemA portugus: primeirAs obrAs, primeirAs veZes

Tapologo De Gabriela, Sally Gutirrez Dewar.


11 out: 18h30

Ellas Cuentan De Olga Latorre.


18 out: 18h30

So Luiz Teatro Municipal

DESTE VIVER AQUI NESTE PALCO ESCRITO ANTNIO LOBO ANTUNES A Morte de Carlos Gardel De Solveig Nordlund. Antestreia
17 set: 18h30

Cinemateca Portuguesa

Jorge Salavisa Keep Going De Marco Martins.


26 set: 21h

Casa da Achada Centro Mrio Dionsio


FILMES DAS NOSSAS VIDAS CiNemA Ao Ar livre Filmes legendados em portugus. Bullit De Peter Yates. Escolha e apresentao de Joo Rodrigues.
5 set: 21h30

Um Contador de Histrias De Luiz Villaa.


29 set, 7, 9 out: 13h30, 30 set, 3, 8 out: 21h30, 1, 5 out: 15h30, 2 out: 11h30, 6 out: 19h30

cursos Externato Ergon


iA

7 Curso Geral de Cinema


Seg, Qua, Sex: 19h-21h

Olga De Jayme Monjardim.


29 set, 2, 5 out: 19h30, 30 set, 4 out: 15h30, 1, 8 out: 17h30, 7 out: 23h30, 9 out: 21h30

Restart

Culturgest

Realizao I
Seg, Qua, Sex: 9h-12h, 20h-23h

Gente ao Domingo De Robert Siodmak. Escolha e apresentao de Miguel Castro Caldas.


12 set: 21h30

B1 De Felipe Braga, Eduardo Hunter Moura.


30 set, 3 out: 13h30, 1 out: 23h30, 2, 4 out: 17h30, 5 out: 21h30, 7 out: 15h30, 8 out: 19h30, 9 out: 11h30

A Transbordar de Amor pelo Mido De Zachary Oberzan


9 set: 18h30

Realizao II
Ter, Qui: 19h - 23h

Geral de Audiovisuais
Ter, Qui: 9h-13h, 14h-18h

Outro Pas: Memrias, Sonhos, Iluses... Portugal 1974/1975 De Srgio Trfaut. Escolha e apresentao de Antnio Loja Neves.
19 set: 21h30

Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes da sesso, no limite dos lugares disponveis. Mximo: 2 senhas por pessoa.
eg

Cmara e Iluminao para Audiovisuais


Ter, Qui: 9h-13h, 19h-23h

Ps-Produo Audiovisual
Seg, Qua, Sex: 9h-12h, 13h-16h, 20h-23h

Cinema So Jorge

O Homem sem Passado De Aki Kaurismki. Escolha e apresentao de Manuel Mozos.


26 set: 21h30
eg

MOTELX 5 FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE TERROR DE LISBOA


7 a 11 set

Instituto Cervantes

Cinema City Classic Alvalade


MOSTRA DE CINEMA BRASILEIRO BRASIL QUOTIDIANO (BASEADO EM FACTOS REAIS)
28 set a 9 out

Servio de Quarto Culto dos Mestres de Terror Eli Roth Retro Sion Sono Quarto Perdido Prmio Motelx Info: www.motelx.org QUEER LISBOA 15 FESTIVAL GAY E LSBICO DE LISBOA
16 a 24 set

FESTIVAL FLAMENCO DE LISBOA Documentrios e Curtasmetragens Amiga Flamenca De Chari Mara Santos. Mujer Espaola De Mara Teresa del Pozo. Buenos Aires Flamenco De Giselle Mariani. Invernadero De Caroline Plante, Mariano Cruceta.
20 set: 18h30

Produo e Marketing Audiovisual


Seg, Qua, Sex: 9h-12h

Interpretao Cinema e Televiso


Ter, Qui: 19h-23h
iA

Sociedade Musical Ordem e Progresso

WORKSHOP SUPER 8 CURSO DE OUTONO Iniciao ao Cinema Formador: Laurent Simes


19 a 23, 26 a 30 set: 19h-22h
iA

Anjos do Sol De Rudi Lagemann.


28, 30 set, 7 out: 17h30 1, 4 out: 19h30, 2 out: 21h30, 3 out: 15h30, 5 out: 11h30, 6 out:

sesso AberturA Howl De Rob Epstein, Jeffrey Friedman.


16 set: 21h

SERIE: ESPACIO FEMENINO. BUSCANDO A OTRAS MUJERES Danza en Libertad. Las ltimas Devadasis De Ana Pinilla.
27 set: 18h30

eg iA

entrada gratuita inscries Abertas

sesso eNCerrAmeNto Txi Zum Klo

Princesa de frica De Juan Laguna.

> Contactos pg 110

40

dana violet
meg stuart / damaged goods
maria matoS teatro municipal
rui cintr a

Meg Stuart regressa a Lisboa com a sua ltima coreografia, estreada em Julho passado em Essen na Alemanha e que assinala o retorno da criadora explorao do movimento no seu estado mais livre e depurado. Meg Stuart nasceu em 1963 em Nova Orleans, estudou em Nova Iorque e radicou-se na Europa em 1994, ano em que fundou a sua companhia: Damaged Goods. No seu trabalho foi desenvolvendo um conjunto de parcerias, fazendo aproximaes a diferentes linguagens artsticas (nomeadamente ao teatro, performance e instalao) e reinventando outros modos de expresso coreogrficas. Embora radicada em Bruxelas, Meg Stuart e a sua companhia foram, ao longo dos anos, trabalhando em residncia em cidades como Zurique ou Berlim. violet, que a criadora define como o seu trabalho mais abstracto, um espectculo enrgico e vibrante, interpretado por cinco bailarinos, ao qual a msica de Brendan Dougherty (de cariz electrnica e de percusso) imprime grande intensidade. precisamente atravs da imposio desses padres energticos que Meg pretende pr em evidncia a fragilidade a que a corporeidade est sujeita.

15 a 17 setembro, 21h30 av. Frei miguel contreiras, 52 / www.teatromariamatos.pt / 218 438 800

JANINA ANDICK

42

43

dana

dana

Festival Flamenco de Lisboa 2011


coliSeu doS recreioS

La Place Mysterieuse
companhia de dana mademoiselle cinema
muSeu do oriente

A edio deste ano do Festival de Flamenco abre com um dos nomes maiores da cano andaluza, Estrella Morente (na imagem). Nascida em 1980, filha de Enrique Morente, outra das grandes vozes do Flamenco que o ano passado esteve presente neste mesmo festival, Estrella estreia-se aos 19 anos e rapidamente acolhida como revelao pelo domnio das tbuas e pelo timbre nico da sua interpretao. Nesta quarta edio do festival com o tema genrico mulheres, Estrella Morente interpreta canes do seu ltimo lbum intitulado, precisamente, mujeres. Dia 16 o programa continua com a participao de Maria Juncal, Esther Merino, Alejandra Gutkin e Marta Chasqueira. rc
15 de setembro, 21h30 rua das portas de Santo anto, 96 / 213 240 580 / www.coliseulisboa.com

Mademoiselle Cinema uma companhia japonesa de dana contempornea fundada em 1993 pela bailarina e coregrafa Naoko Ito, que descreve o seu trabalho como uma nostalgia virada para o futuro. As suas peas, s com mulheres, utilizam movimentos lentos, suaves, prximos do cho e remetem para atmosferas femininas inspiradas nas memrias e sensaes das suas bailarinas. la place mysterieuse, pea que apresenta no Museu do Oriente, passa-se em 1989, durante a queda do muro de Berlim. Reflete as ondas de choque que aquele evento teve em lugares to distantes como Tquio, acelerando a sucesso de acontecimentos e o frenesi das dcadas vindouras. rc
8 de setembro, 21h30 avenida Braslia, doca de alcntara (norte) / 213 585 200 / www.museudooriente.pt

44

45

dana
Casino de Lisboa
at 4 set: 23h
eg

dana
aulas/cursos Academia de Dana Danarte Associao ScioCultural Preservao da Mandinga e Stima Posio Centro Clnico e Pedaggico Diversidades
Dana Oriental
Sb: 12h

NOITES DE VERO Peres Brothers

Espao M/Studio ESMTC


Apresentao de ContactImprove/Pesquisa em Movimento
Sb: 22h30

efemride

Vozes em Conserto Academia de Canto e Performance

Coliseu dos Recreios

FESTIVAL FLAMENCO DE LISBOA Estrella Morente en Concierto Estrella Morente, interpretao.


15 set: 21h30

Ballet, Barra, Sevilhanas, Flamenco, Danas de Salo, Danas Orientais, Latino-Americanas, Jazz, Contemporneo, Teatro e Burlesco
iA

Ballet, Stretching, Dana Oriental, Kizomba, Havaianas, Capoeira, Funk Mayuka, Salsa, Street Dance e Percusso rabe
Seg a Sb

Chapit

CURSOS DE FIM DE TARDE Breakdance


Qui: 19h30-21h

Espao Mouraria INATEL


Ritmos Latinos e Africanos Oficina de dana. Info: 210 027 154

Dana, Expresso Corporal e Dramtica Info: 911 155 558

Xuventude de Galicia

Malabarismo
Ter: 19h30-21h

Dana Galega, Tango, Sevilhanas e Flamenco

Ter, Qui: 18h-19h

Maria Juncal e Outras Maria Juncal, Esther Merino, Marta Chasqueira e Alejandra Gutkin, interpretao.
16 set: 21h30

Academia Musical 1 de Junho de 1893


Dana do Ventre
Ter: 19h30-20h30, Qui: 22h-23h

Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes


Ter: 17h45-19h15

Tcnicas Circenses
Seg e Qua: 19h30-21h

Aulas de Danas de Salo

Sapateado Americano e Danas do Mundo


Ter: 19h30-21h

Estdio Bomba Suicida


Aulas de Dana Contempornea
Ter: 19h-20h, Sex: 19h-21h

conferncias Culturgest
Enfant Conversa com Boris Charmatz aps o espectculo.
21 set

Kizomba e Ritmos Africanos


Qui: 20h-21h

Cmara Lisboa Clube


Tango Argentino Info: 917 736 549 Curso de Forr

Clube Estefnia

Comunidade Hindu de Portugal


3 set: 21h

Salsa e Ritmos Latinos


Qui: 21h-22h

Casa do Brasil de Lisboa


Ter, Qui: 21h-22h

Cursos de Street Jazz, Dana Carcalla e Percusso rabe, Danas de Salo, Capoeira
Ter, Qui: 20h-22h

Info: 919 657 249

Forum Dana

Dana Indiana Bollywood Info: 919 443 462 (Amalgama Companhia de Dana)

Salsa
Dom: 20h30-21h30, Seg: 19h30-21h30

Aulas Regulares de Dana Contempornea e Ballet

Info: 914 625 757

Culturgest

Academia Recreio Artstico


Danas de Salo Brasileiras
Ter: 20h30-22h20

Info: 968 467 596 Curso de Samba de Gafieira e Bolero


Seg, Qua: 19h-20h30 (Iniciados), 20h30-22h (Avanados)

Conservatrio Nacional
Dana para Todos Info: 914 043 819
Seg e Sex: 18h30-20h

In Impetus

Romance-S Conversa com os artistas aps o espectculo.


29 set: 21h30

Dana Oriental
Seg: 18h30-19h30

Instituto Cervantes

Lapa Estao Cultural


Sevilhanas, Flamenco e Dana do Ventre
Ter: 19h

Enfant Boris Charmatz, coreografia; Eleanor Bauer, Nuno Bizarro, Matthieu Burner, Olga Dukhovnaya, Julien Galle-Ferr, Lnio Kaklea, Maud Le Pladec, Thierry Micouin, Mani A. Mungai e grupo de crianas de Rennes, intepretao.
21, 22 set: 21h30

Info: 933 309 614 (Roda de Choro de Lisboa) Tango Argentino


Ter: 20h-21h30

Info: 926 088 072 Capoeira


Ter, Qui: 18h30-20h30

Dana Livre - Escola de Dana

Info: 916 200 553

Casa da Comarca da Sert

Alunos de Apolo, Escola de Danas de Salo


Danas de Salo, Danas Tradicionais de Cabo Verde e Kizomba
Qui: 20h

Aulas de Danas Tradicionais Europeias


Seg, Ter: 20h-21h, 21h30-22h30

Ballet Clssico e Moderno, Barra de Cho, Modern Jazz, Hip-Hop, Ritmos Latinos, Danas de Salo, Danas Orientais, Dana Criativa, Sapateado, Sevilhanas, Flamenco
Seg a Sex: 9h-22h, Sb: 9h-14h

Aulas de Dana Contempornea


Qua, Qui, Sb

Lusitano Clube
Aulas de Forr
Ter: 20h-22h

Homenagem a Sosso Doukas-Schau


Mais conhecida como Madame Schau, Sosso Doukas-Schau (1911-1997), de nacionalidade grega, veio para Lisboa, no ano de 1931, como representante do Institut Jaques-Dalcroze, em Genve, cujos mtodos pedaggicos na dana rtmica ensinou durante 50 anos. Celebrando o centenrio do seu nascimento, a Cmara Municipal de Lisboa presta-lhe homenagem descerrando uma lpide no Salo de Festas dos Bombeiros Voluntrios Lisbonenses, local do seu trabalho.
Salo de Festas dos Bombeiros Voluntrios Lisbonenses; 22 de Setembro, 12h

FESTIVAL FLAMENCO DE LISBOA La Importncia de la Mujer Gitana en el Flamenco Conferncia por Beatriz Carrillo Reyes.
15 set: 18h30

Romance-S Compagnie 7273. Laurence Yadi e Nicolas Cantillon, coreografia e interpretao.


29, 30 set: 21h30

Aulas de Tango Argentino


Sex: 20h-21h30, 21h45-23h

Aulas de Bolero e Samba de Gafieira


Qui: 19h30-21h30

Info: 963 660 756

Casa do Flamenco
Seg a Qui: 19h-21h

Escola de Dana Projecto Latino

Info: 926 088 072

Maria Matos Teatro Municipal

Amalgama Companhia de Dana


I Curso Internacional de Dana de Vero Mahara
at 7 set

Aulas de Sevilhanas e Flamenco Info: 926 521 707

Violet Meg Stuart, coreografia; Alexander Baczynski Jenkins, Varinia Canto Vila, Adam Linder, Kotomi Nishiwaki e Roger Sala Reyner, interpretao.
15 a 17 set: 21h30

Casa de Lafes

Associao Cultural Companhia Clara Andermatt


Curso de Expresso Corporal Por Sofia Silva. Info: 919 657 249

Tango Argentino
Qui, Sex: 21h30

Roda de Casino, Ritmos Latino-Americanos, Sevilhanas, Danas de Salo, Africanas, Workshops de Tango Argentino, Danas Orientais, Sapateado
Seg a Sex: ps-laboral

Lx Dance - Escola de Dana e Bailado de Lisboa

Ballet, Jazz, Hip-Hop, Salsa, Barra no Cho, Dana do Ventre, Sevilhanas e Sapateado

eg iA

Info: 917 860 556

Info: 917 736 549 Aulas de Afro Contemporneo


Seg: 20h-21h

Escola Swing Cubanos


Cursos de Salsa e Merengue
Seg: 20h-23h

Museu Nacional de Etnologia


23 set: 21h30

entrada gratuita inscries Aberta

> Contactos pg 110

Baile Trad - Oficina de Dana

Museu do Oriente

12 a 16 set: 10h30-12h30

Info: 916 783 966

La Place Mysterieuse Companhia de Dana Mademoiselle Cinema.


8 set: 21h30

Associao de Residentes de Telheiras


Dana Escocesa
Ter, Qui: 19h45

c.e.m - Centro em Movimento

Info: 966 076 484

WORKSHOPS DE VERO Corpo Aberto


12 a 16 set: 19h-21h

Espao Eira 33
Qui: 18h-20h

Sociedade Portuguesa de Naturalogia


Dana Experimental
Ter: 11h-12h

Dana Contempornea para Seniores

Revolues em Dana II
19 a 23 set: 18h-22h

Corpo Aberto II
26 a 30 set: 19h30-21h

STEPS, Escola de Dana e Artes do Espectculo

Orientais, Tango, Salsa, Ritmos Latinos, Hip-Hop Info: 914 890 204

Voz do Operrio
Tango Argentino
Ter: 20h-21h45 (Iniciao), 21h1523h (Intermdios e Avanados)

Kizomba, Samba do P e Gafieira, Forr, Sapateado, Danas

Vendedores de Jornais F.C.


Qui: 20h-21h30

Aulas de Tango Argentino

Info: 914 113 312

46

literatura ler dom Quixote


So luiz teatro municipal
Lus A lmeida dEa

Monumental romance picaresco, impresso em duas partes, em 1605 e 1615, dom Quixote de la mancha narra as andanas de um velho e fantstico cavaleiro que, montado no Rocinante e acompanhado por Sancho Pana, seu prosaico escudeiro, realiza audazes actos de cavalheirismo destinados a provar o seu amor por Dulcineia. Esta obra-prima percorre, h 400 anos, uma trajectria inigualvel na histria da cultura ocidental inspirando todas as formas de arte: pintura, msica, dana, cinema. Ilustrada por Gustave Dor (na imagem), Candido Portinari, Salvador Dali, Lima de Freitas, Jlio Pomar. Convertida em pera por Jules Massenet, em poema sinfnico por Richard Strauss, em ciclo de canes por Maurice Ravel. Coreografada por Marius Petipa. Levada ao ecr por Pabst, por Orson Welles. A leitura permanece, no entanto, a melhor forma de a celebrar. Alvaro Garcia de Zuiga e Teresa Albuquerque programaram a sua leitura integral, um projecto quixotesco: 126 captulos em 126 sesses, s teras-feiras a cada duas semanas. Projecto que inclui comentrios, discusses, msica, teatro e filmes. Jos Lus Ferreira e Alnea Berlitz Iissilva sero os leitores da primeira sesso e Alvaro Garcia de Zuiga o comentador. Muitos outros se seguiro. Todos com Dom Quixote contra os moinhos de vento.

20 setembro, 21h rua antnio maria cardoso, 38 / 213 257 650 / www.teatrosaoluiz.pt

48

49

literatura

literatura

Helena Vasconcelos
o riso e o esquecimento
entrevista
lus almeida dea

A 22 de Setembro tem incio mais uma Comunidade de Leitores na Culturgest sob o ttulo O Riso e o Esquecimento. Porque escolheu o tema do Humor para estas seis sesses? Procuro, para alm de escolher livros que podem ser de autores portugueses ou estrangeiros, clssicos ou contemporneos, seleccionar um tema que um pretexto para a discusso. Para tentar descobrir como os livros se relacionam com o tema e para estabelecer pontes entre obras, autores e pocas. Gosto de puxar para os nossos tempos a leitura dos clssicos, trazendo-os para o nosso entendimento do mundo. Nesta altura nada melhor do que falar do humor e da ironia porque uma das poucas formas de sobreviver s grandes crises. As sesses destinam-se a quem j leu os livros escolhidos ou pretendem fomentar a sua leitura futura? Pretendem, fundamentalmente, que as pessoas percebam que a leitura no um acto passivo, mas que requer esforo. A ideia de ler para descontrair pode ser muito bonita, mas aqui as pessoas esforam-se, fazem leituras paralelas, investigam sobre a obra e o autor e querem discutir tudo isso. As sesses tm 15 dias de intervalo para que os participantes tenham tempo

de ler os livros escolhidos. Como decorrem as sesses? Fao uma introduo sobre a obra e o autor para estimular a discusso. Depois cada um expe a sua perspectiva da leitura e segue-se uma discusso. Estes leitores so muito atentos e no se cobem de dizer que no perceberam um aspecto ou outro da obra ou mesmo que no a apreciaram. Isto muito bom. um grupo muito especial. Existe j um ncleo duro que me acompanha desde h 10 anos. Mas no uma comunidade fechada. Os novos so muito bem recebidos e integrados. Esta comunidade existe para integrar no para excluir, nem para criar elites. S se forem elites que gostam de ler e que o fazem aqui com muita satisfao. Como v o futuro do livro e da leitura? A ideia que tenho que a leitura indispensvel. Pode ler-se de outra maneira, pode ser que se esteja a viver uma revoluo semelhante da descoberta da imprensa, mas acho que os escritores e a literatura no acabam. atravs da fico que melhor captamos o esprito da poca: o pensamento, a forma como se vive, a concepo que se tem do mundo. Arrisco-me a dizer que a leitura se tornou essencial para esta comunidade: ajuda-os a despertar o sentido crtico e a estabelecer elos de convivncia.

fr ancisco Levita

50

51

literatura

literatura

Jacqueline Kelly Marguerite a evoluo de Yourcenar


calpurnia tate
contraponto

Sidney Lumet
equus
mGm

de olhos abertos
relGio dGua

David Mouro-Ferreira
as quatro estaes
preSena

Foi na poesia, caracterizada pelas presenas constantes da figura da mulher e do amor, que o talento de David Mouro-Ferreira (1927-1996), poeta, romancista, crtico e ensasta, se desenvolveu com incomparvel mestria composicional. Considerado como um dos poetas do erotismo na literatura portuguesa, demonstrou domnio notvel na arte do conto e escreveu um romance que o consagrou como ficcionista (um Amor Feliz,

Grande Prmio de Romance da APE 1987). Foi, tambm, autor de poemas para fados, celebrizados por Amlia Rodrigues (maria lisboa, madrugada de Alfama). As Quatro estaes rene quatro contos perfeitos e depurados como trechos de msica de cmara, reeditados nos 15 anos da morte do poeta. Quatro breves e intensos retratos de mulher: Vera (Primavera); Wanda (Vero); Beatriz (Outono); Erika (Inverno).

Calpurnia Tate tem 11 anos e a nica rapariga de um conjunto de sete irmos. No Vero de 1899, na pequena cidade do Texas onde vive, passa muito tempo no rio com o av, um fervoroso naturalista, que a ensina a explorar o mundo sua volta e lhe d a ler um livro proibido: A origem das espcies. Premiado com a Medalha de Honra Newberry, este livro delicioso divulga a figura e obra de Darwin junto dos jovens leitores. Facto s por si relevante atendendo a que, paradoxalmente, nos EUA, um dos pases cientfica e tecnologicamente mais desenvolvidos, as teorias criacionistas tm ressurgido com um vigor alarmante. Apaixonada pelo mundo natural, Calpurnia descobre uma espcie de planta desconhecida qual o Instituto Smithsonian d o nome de Vicia Tateii, em honra da pequena investigadora.

Marguerite Yourcenar defende, neste conjunto de entrevistas que concedeu a Matthieu Galey, o conceito de escritor til: qualquer escritor til ou nocivo, um dos dois. nocivo se escrever uma porcaria, se deformar ou falsificar para obter um efeito ou um escndalo; se se conformar sem convico, com opinies em que no acredita. til se fizer aumentar a lucidez do escritor, se o desembaraar da timidez ou do preconceito, fazendo-o ver e sentir aquilo que no teria visto ou sentido sem ele. Estas conversas de vrios anos traam o retrato da existncia nmada da escritora, da infncia sem me, da influncia paterna, das primeiras leituras, dos autores que a marcaram e, por fim, dos livros teis que nos deixou: memrias de Adriano, A obra ao Negro ou o golpe de misericrdia.

A 8 de Setembro estreia Amadeus de Peter Shaffer, no Teatro Nacional D. Maria II. A propsito, recomendamos o filme equus, adaptado da sua polmica e escandalosa pea homnima, sobre o aterrador caso clnico de um jovem que, inexplicavelmente, cega seis cavalos. Rodado em 1977, com argumento do prprio dramaturgo, conta com um dos ltimos grandes desempenhos do lendrio Richard Burton e com um notvel elenco de secundrios: Colin Blakely, Joan Plowright, Harry Andrews. Realce para Peter Firth que, no papel do jovem perturbado, repete na tela o seu triunfo dos palcos londrinos. A realizao do veterano Sidney Lumet, sempre eficaz, alia o rigor elegncia. Destaque para o brilhante plano-sequncia de abertura que junta paciente, vitima e psiquiatra. lae

53

literatura
Assembleia da Repblica
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA Feira do Livro
24, 25 set: 10h-18h

Biblioteca Nacional de Portugal


Amato Lusitano (1511-1568) Mostra

Escrever Escrever

at 17 set Seg a Sex: 9h30-19h30, Sb: 9h30-17h30

Associao Portuguesa de Escritores


Leitura e Escrita
Seg: 18h

Caf Martinho da Arcada

Cursos de Escrita Criativa, Desformatar Atravs da Escrita, Escrever um Livro, Como Orientar Cursos de Escrita Criativa para Crianas e Jovens, Reviso de Textos, Escrita de Humor Info: 911 197 797

So Luiz Teatro Municipal

Facts and Fictions of Antnio Lobo Antunes Lanamento e conversa sobre autor e obra.
17 set: 15h

Ler Dom Quixote


20 set: 21h

Info: 213 950 681


eg

Convvios Poticos do Crculo Nacional dArte e Poesia Tertlia


Qui: 16h-18h

Espao Evo

Curso de Escrita Criativa Com Isabel Costa.


Ter: 18h30-20h
iA

Teatro Nacional D. Maria II

BelizArte
iA

Info: 213 973 717

Jornalismo e os Media Conferncias/debates

Casa da Achada - Centro Mrio Dionsio


Livros das Nossas Vidas Antonino Solmer l textos de Raul Brando e Herman Hesse.
2 set: 18h

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


Escritas do Portugus Exposio bibliogrfica no centenrio da reforma ortogrfica de 1911.
15 set a 14 out Seg a Sex: 9h-19h

Poesia e Contos Homosexualidade Seleco de textos de valter hugo me; coordenao de Rita Loureiro.
13 set: 19h
eg

Biblioteca Palcio Galveias

COMEMORAO DO CENTENRIO DO NASCIMENTO DE MANUEL DA FONSECA E ALVES REDOL Mostra bibliogrfica sobre os escritores Manuel da Fonseca e Alves Redol
15 a 30 set

At 15 Set
Seg a Sex: 11h-18h

Amigos de Mrio Dionsio: Alves Redol Participam Antnio Mota Redol, Constantino, personagem do livro infantil Constantino, guardador de vacas e de sonhos e Maria Alzira Seixo.
17 set: 16h

Livraria Cabeudos
9 set: 22h

Conta-me histrias Estranhes e Bizarrocos

Livraria P dos Livros


Clube de Leitura Crnica do rei-poeta Almutamid de Ana Cristina Silva.
24 set: 17h

A partir 16 Set
Ter a Sex: 10h-19h, Seg, Sb: 13h-19h

Encontros da ULLA Tertlias mensais dirigidas pela ULLA Unio Lusfona das Letras e Artes
24 set: 19h

Mrio Dionsio, Um Escritor Joo Caldas apresenta poemas de Mrio Dionsio por ele musicados.
23 set: 18h

eg iA

entrada gratuita inscries Abertas

Encontros da APP Tertlias mensais dirigidas pela Associao Portuguesa de Poetas


25 set: 15h30

Ciclo A Paleta e o Mundo Leitura integral da obra com projeces e comentrios.


Seg: 18h30

Palcio dos Marqueses de Fronteira

> Contactos pg 110

Centro Cultural de Belm

CidAde uNiversitriA CICLO DE CONFERNCIAS COMEMORATIVO DO CENTENRIO DA REPBLICA Os Acordos Ortogrficos - Historial, Polmicas e Dificuldades de Implementao Por Joo Malaca Casteleiro
15 set: 18h30

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia

Dia Vitorino Nemsio Pedro Lamares l ltima lio. Projeco do filme mau tempo no Canal (1989) de Jos de Medeiros.
18 set

CICLO DE CONFERNCIAS TRATADOS DE ARTE EM PORTUGAL Tratadstica Organizado por Ana Duarte Rodrigues. Comisso Cientfica: Rafael Moreira e Vtor Serro.
9 set: 9h30-18h

Portugus Et Cetera

Culturgest

Oficinas de portugus, cursos de portugus, lngua estrangeira e lngua materna Info: 969 056 067
iA

O Riso e o Esquecimento Comunidade de Leitores Ema de Jane Austen, por Helena Vasconcelos.
22 set: 18h30

Restart

CICLO DE CONFERNCIAS A POESIA E A LIBERDADE A Poesia Catal Como Eixo Fulcral da Conscincia da Nao - S. XX: O Sculo de Ouro da Literatura Catal Por Anna Cortils
19 set: 18h30
eg

Inscries at 15 Set

Curso de Escrita Literria Formadores: Possidnio Cachapa, Nuno Costa Santos, Joo Tordo e Margarida Fonseca Santos. Info: 213 609 450

msica

55

Anna Calvi
lux FrGil
ana figueiredo

Anna Calvi, a inglesa que conquistou a crtica e foi elogiada por msicos como Brian Eno e Nick Cave, sobe pela segunda vez a um palco portugus. Depois de uma estreia grandiosa no Optimus Alive11, a cantora actua este ms no Lux, naquele que o seu primeiro concerto de sala no nosso pas. Considerada uma das revelaes de 2011, Calvi editou em Janeiro o primeiro lbum homnimo, um trabalho que rene canes poderosas, com uma sonoridade que oscila entre o rock alternativo sedutor e o blues, aliadas a uma voz forte e segura. O disco foi produzido por Rob Ellis, colaborador de longa data de PJ Harvey. No incio deste ms tm lugar os Mercury Prize 2011 que contam precisamente com PJ Harvey e Anna Calvi entre as nomeadas para a categoria de Melhor lbum.
13 de setembro av. infante d. Henrique, armazm a, cais da pedra a St apolnia / 218 820 890 / www.luxfragil.com

56

57

msica

msica

Miguel Azguime
Festival msica viva
entrevista
ana figueiredo

Setembro marca o regresso do Festival msica viva, promovido pela Miso Music Portugal. Falmos com o director artstico Miguel Azguime, que nos explicou a relevncia do evento. Que balano faz destes 17 anos do Festival Msica Viva? O msica viva consolida-se e afirma-se desde 1992 no panorama nacional e internacional como um espao de excelncia da criao musical actual, ponto de convergncia da msica com a tecnologia. Ano aps ano o festival faz histria, redefine a tradio, questiona a criao do presente e especula sobre o futuro. No entanto, a instabilidade financeira em que vivemos, e que se sobrepe a um dfice de investimento na Cultura e na Arte, no possibilitam ainda que o festival tenha nem os meios adequados s suas exigncias e ao seu potencial, nem uma estabilidade assegurada, no obstante as provas dadas. Qual o papel do festival na criao musical nacional? Tem tido sempre um papel relevante. Foi desde a primeira edio um desafio aos criadores e aos intrpretes, uma oportunidade de execuo e de difuso, um ponto de encontro com o pblico, com profissionais e programadores, em especial estrangeiros: uma ponte para o

internacional. um lugar de aprendizagem e de experimentao para jovens compositores, uma sinergia de recursos e de oportunidades que incentivam a criao de novas obras, com encomendas vrias e a sua produo nas melhores condies artsticas e tcnicas. Considera que este evento se tem revelado o meio ideal de cativar o pblico para um gnero de msica menos comercial? O festival passar efectivamente a ser um dos meios ideais para cativar pblicos para msicas de criao, de pesquisa, Msica de Arte, quando tiver as condies adequadas para poder concorrer em termos de promoo com eventos de entretenimento musical. A escassez de oportunidades face ao mercado e s suas lgicas associadas promove um empobrecimento dos imaginrios individuais e colectivos, uma manipulao dos pblicos na construo do que veiculado hoje como msica; situao que merece uma interveno do Estado de forma a garantir uma verdadeira pluralidade de estticas e de escolhas. No obstante, o msica viva tem tido ao longo dos anos um papel importante na cativao de novos pblicos, dando a conhecer a msica de inveno e promovendo uma literacia musical e uma audio qualificada.

58

59

msica

msica

volta do Dia Mundial da Msica


lX ensemble
So luiz teatro municipal

Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Msica (1 de Outubro) o Teatro So Luiz d incio, j este ms, a uma programao especial Lx Ensemble - que vai ao encontro das diferentes formas de ser orquestra e que inclui vrios concertos. No fim do ms (30 de Setembro) os portugueses L.U.M.E. Lisbon Un-

derground Music Ensemble, que recuperam de maneira original a herana da Big Band, e os Coraes de Atum, quarteto de msicos que nos fazem chegar de forma divertida msica mais sria, so os grupos que sobem ao palco do So Luiz. Nos dias 1 e 2 de Outubro, outras msicas enchem as salas do teatro e as praas da cidade. A F

Six Organs of Admittance


maria matoS teatro municipal

30 de setembro a 2 de outubro r. antnio maria cardoso, 38 / 213 257 650 / www.teatrosaoluiz.pt

10 de setembro, 22h av. Frei miguel contreiras, 52 / 218 438 800 / www.teatromariamatos.pt

herv hette

Ben Chasny o homem por detrs dos Six Organs of Admittance, projecto seu, cuja formao pode incluir outros nomes ou simplesmente um solo. No Maria Matos precisamente a solo que se apresenta. Msico de excepo, um dos melhores guitarristas e compositores americanos, Chasny rene nos Six Organs of Admittance o som acstico

guitarras, percusso e voz com o elctrico, criando uma sonoridade singular, onde se encontram influncias do rock, do country e do psicadelismo nipnico. A Lisboa traz o aclamado disco Asleep on the Floodplain, editado pela Drag City, que por influncia de Ben Chasny ir reeditar internacionalmente o trabalho de Carlos Paredes, msico de quem f. af

61

msica
Festival de Cinema Gay e Lsbico de Lisboa
LISBOA NA RUA A ARTE DA BIG BAND Big Band da Nazar

Jardim de So Pedro de Alcntara

16 a 24 de Setembro de 2011, Cinema So Jorge, Lisboa, Portugal

1 set: 19h

Largo da Estao do Rossio


8 set: 19h

JorNAdAs europeiAs do pAtrimNio pAtrimNio e pAisAgem urbANA Paganinus


24 set: 17h30

Assembleia da Repblica

Pierre-Yves Artaud, Ana Telles


12 set: 21h

El Corte Ingls
15 set: 18h30

Solistas da Metropolitana

Workshop com Bertrand Dubedout


13 set: 14h30-17h30

Flausina LX

Big Band do Hot Clube de Portugal CLSSICOS NA RUA

Percurso Musical nos Espaos do Palcio


25 set: 10h-17h
eg

Alex Nowitz, Barbara Luneburg


13 set: 21h

Boris Chimp 504 Lost in Space Performance audiovisual


9 set: 22h

Workshop com Antnio de Sousa Dias


14 set: 14h30-17h30

Fontana Park Hotel


Ter: 19h-1h

Cais do Sodr/Jardins Mveis


Quinteto de Metais da Metropolitana
4 set: 19h

Auditrio da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa


Paula Teixeira e Ro Kiao Concerto de solidariedade a favor da Fidesco
24 set: 21h

Simo Costa, Joana S


14 set: 21h

FONTANA TIME TO MUSIC DJ Funk & Soul DJ 80s


Qua: 19h-1h

Chapit
Ter: 22h

Largo Cames
11 set: 19h

Quinteto de Metais da Metropolitana OUT JAZZ

Noites de Tertlia Onde o Fado Acontece Outras Quartas


Qua: 22h

Ensemble Escola de Jazz Luiz Villas-Boas & Hot Clube de Portugal + DJ


Qui: 19h-1h

Info: 911 528 974

Jardim da Tapada das Necessidades


3 set: 17h

Casa Fernando Pessoa


16 set: 18h30

Msicas do Outro Mundo


Qui: 22h

Soul & Blues com Cristina Castro Pereira + DJ


Sex: 19h-24h
eg

The Zany Dislexic Band + DJ Nel Assassin Filipe Melo Trio + DJ Mike Stellar
11 set: 17h

Solistas da Metropolitana Trio com piano

Jazz no Tanque
Sex: 22h

DJ Sessions
Sb: 22h

Casa de Lafes
Ter: 22h30

Roda de Choro de Lisboa

Sonhar o Mundo, frica aos Domingos


Dom: 22h

Fundao Calouste Gulbenkian

Mariana Norton e os Insolentes + DJ Gipsy


18 set: 17h

Centro Cultural de Belm

Karita Mattila, soprano; Martin Katz, piano Msica de cmara


17 set: 19h

Cinema So Jorge

Cais do Sodr Funk Connection + DJ Rui Murka


25 set: 17h

Carlos Guilherme e Orquestra de Bandolins da Madeira


2 set: 21h

Solistas da Metropolitana As Quatro Estaes de Vivaldi


16 set: 13h

Coro e Orquestra Gulbenkian Ainars Rubikis, maestro


29 set: 21h, 30 set: 19h

Campo Mrtires da Ptria


2 set: 18h

Lencastre/Fernandes Duo

Orquestra Metropolitana de Lisboa Concerto inaugural da temporada


10 set: 21h

Orquestra Metropolitana de Lisboa Descoberta da Amrica II


25 set: 18h

Goethe Institut

FESTIVAL CANTABILE
9 set: 19h, 10 set: 18h

Largo do Carmo/ Santa Justa

Santos & Pecadores


23, 24 set: 21h

Cine Theatro Gymnsio


Fado in Chiado
Seg a Sb: 19h

Hospital de Santa Maria


Orquestra Metropolitana de Lisboa Msica de Bailado Concerto a favor dos Hospitais Peditricos de Lisboa
30 set: 21h

Edio especial de Aniversrio!


Seco Competitiva|Sesses Especiais | Panorama|Queer Art Intersexualidade e Representao Visual | Queer Pop | Noites Hard Espectculo de Teatro Silenciados | Instalao Mansfield 1962

DJ Open Source feat Ricardo Pinto


9 set: 18h

Praa Eduardo Mondlane (Zona J)


DJ Stikup
16 set: 18h

John Abercrombie, guitarra; Marc Copland, piano


23 set: 21h

Info: 213 239 204

Clube Ferrovirio
Twin Shadow
1 set: 22h

OQuestrada
24 set: 21h

Arco da Rua Augusta


DJ Tiago Santos
23 set: 18h

FESTIVAL MSICA VIVA Sound Walk


9 a 14 set: 20h-24h

Convento da Madre Deus


FESTIVAL ROTA DAS ARTES The Swingle Singers
27, 28 set

Jardim da Estrela
2 set: 17h-22h

Largo do Martim Moniz


Mick Trovoada Trio
30 set: 18h

SondAr-te Electric Ensemble


9 set: 21h

Lump (live) & Manu (Dj set) AbztraQt


3 set: 18h-20h

Produo

Parceria Estratgica

Co-Produo

Festival Apoiado por

Apoio Institucional

Academia das Cincias de Lisboa


FESTIVAL ROTA DAS ARTES Shlomo Mintz, violino, Pavel Gomsiakov, violoncelo
25 set

Antnio de Sousa Dias, Les Phonognistes


10 set: 21h

Lady G Brown
4 set: 16h-21h

Culturgest

Quarteto de Cordas de Matosinhos, Orquestra de Altifalantes


11 set: 10h-24h

Abdullah Ibrahim
17 set: 21h30

Ambient Garden Jari


7, 14, 21, 28 set: 17h-21h

Antnio Zambujo
24 set: 21h30

Pisto
8 set: 17h-21h

Apoio Programao

Apoio Prmio da Competio

Companhia Area Oficial

Hotel Oficial

Televiso Oficial

Nara
11 set: 21h

Rdio Oficial

Parceiro Web

Apoios Privados

Agncia de Viagens Oficial

Restaurantes Parceiros

Parceiros Media

Armazns do Chiado
Jazz in Chiado 2011
Apoio a Eventos

Workshop com Pierre Couprie


12 set: 14h30-17h30

CICLO VINTE E SETE SENTIDOS Cloud Work-in-progress Instalao performance


14 set: 18h30

Selecta Alice & Mama Wena (Live set)


9 set: 17h-22h

Feromona
10 set: 21h-22h30

Poetry Slam
11 set: 19h-22h

ORGANIZADO POR: Associao Cultural Janela Indiscreta Informaes: info@queerlisboa.pt | www.queerlisboa.pt

2 set: 18h30

63

msica
Anonima Nuvolari
15 set: 20h-21h30

Soniculture vs Cosanostra (Dj set) Sonic Fresh Preparty


16 set: 17h-22h

Carlos Zngaro e Luo Chao-Yun


23 set: 21h30

Teatro do Bairro
3 Sex: 23h

Jazz pelo Hot Clube de Portugal

Escola Antnio Arroio


Ter, Qui: 20h-21h30

Aulas de Percusso rabe Baltazar Molina Info: 963 327 095


iA

Musicbox
TANK
29 set: 22h

Filho da Me e Tiago Gomes


17 set: 18h-21h

Teatro Nacional de So Carlos


CICLO DE HOMENAGEM A LISZT Orquestra Sinfnica Portuguesa, Coro do Teatro Nacional de So Carlos Concerto de abertura
10 set: 21h

O chef sugere: Dj Romanix


18 set: 16h-21h

MUV

Espao Evo

Tradivarius
22 set: 16h-18h

Boris Chimp 504 makes Contact with Mr. Gasparov Performance audiovisual
8 set: 23h30
eg

Aulas de Coro, Voz e Canto; Cursos de Instrumentos


Vrios horrios
iA

Cleymoore (live) & Manu (Dj set)


23 set: 17h-22h

Groove 4et
24 set: 18h-20h

Paos do Concelho

Massagens + Concerto meditativo GEO


25 set: 14h-18h

Nuno Incio, flauta; Stphania Manzo, harpa Recital de flauta e harpa


16 set: 13h

CICLO ALMA PORTUGUESA Orquestra Sinfnica Portuguesa


24 set: 18h

Fundao Calouste Gulbenkian

Matria Prima na Relva. Miguel S + HO


25 set: 18h-21h

FESTIVAL CANTABILE
8 set: 19h, 11 set: 12h, 11 set: 18h

Hip Hop pela Paz Projecto de desenvolvimento de integrao e educao para a cidadania atravs da cultura Hip-Hop
10 set: 21h
eg

Praa do Comrcio

Deestant Rockers (live), The Positronics, Manu (Dj set)


30 set: 17h-22h

Sunsets Pao Msica Msica ao vivo com programao de Rui Pregal da Cunha
Sex, Sb: 18h-21h

TMN ao Vivo
Peixe Avio
2 set: 22h

In Impetus

Aulas de Percusso rabe


Seg: 18h30-19h30

Info: 919 232 325

Liceu Cames

A GRANDE NOITE DAS COMPRAS


AS MELHORES MARCAS, PREOS ESPECIAIS E MUITA ANIMAO

Solistas da Metropolitana
16 set: 19h

Praa de Toiros do Campo Pequeno


Owl City
20 set: 19h30

cursos Academia Musical 1 de Junho de 1893


Aulas de Guitarra Com Ricardo Gouveia Aulas de Piano Com Andr Sousa Grupo Coral Com o maestro Joo Loureno
Ter: 21h-23h30
mp

Lapa Estao Cultural


Iniciao ao piano e violino, aulas de canto
Qua e Sb

Lusitano Clube
1 Dom: 22h30

Roda de Choro de Lisboa

So Luiz Teatro Municipal

Info: 964 672 217


mp

VOC EST NA GUEST LIST


PARTICIPE E FAA PARTE DO MUNDO VOGUE
PARCEIRO MEDIA PARTNER

Lux Frgil

Anna Calvi
13 set: 22h30

You Cant Win, Charlie Brown


15 set

LX ENSEMBLE VOLTA DO DIA MUNDIAL DA MSICA L.U.M.E.


30 set: 21h

Museu do Fado

Coraes de Atum
30 set: 23h30

Maria Matos Teatro Municipal


10 set: 22h

Six Organs of Admittance Joana S Inspirada na obra Alice de Lewis Carroll


30 set: 22h

Prmios Jovens Msicos 2009/2010 Concerto dos laureados


1 out: 17h30

Auditrio do Alto dos Moinhos

Cursos de Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Seminrio de Repertrios de Fado, Gabinete de Ensaios para Intrpretes Tambm para crianas Info: 218 823 478

Orquestrautopica
1 out: 21h

Concertos ntimos
2 out: 14h30

Aulas de Guitarra Portuguesa com Carlos Gonalves


mp

Primo Canto Associao Cultural


Curso de Canto
Seg a Sex: 18h-23h30

Info: 966 555 048

Orquestra Todos
2 out: 17h30

Mosteiro dos Jernimos

Casa Comarca da Sert


Aulas de Gaita-de-Foles
Qui: 18h45-20h15

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA Songs of Soul


23 set

Teclas Maestro - Centro de Estudos Musicais


iA

Sociedade Histrica da Independncia

As Cantigas Que Ns Gostamos de Ouvir Coordenao Comandante Jos Ferreira dos Santos
Seg e Qui: 14h30-18h
eg

Aulas de Flauta de Tamborileiro


Qui: 20h30-22h30
iA

Cursos de Msica, Canto e Instrumentos Musicais

Xuventude de Galicia

Dia 8 de Setembro a partir das 19h AV. DA LIBERDADE - CHIADO - PRNCIPE REAL - RUA CASTILHO

Museu Nacional de Arte Antiga


NOITES DO ATLNTICO Couple Coffee
8 set: 22h30

Concertato Associao Musical


Coro Regina Coeli de Lisboa iA at 30 Set

Aulas de Gaita-de-Foles, pandeireta e percusso, coro


iA
eg iA mp

Sociedade Portuguesa de Autores


Trios Franceses
15 set: 18h30

Museu do Oriente
HITT
17 set: 22h

entrada gratuita inscries Abertas marcao prvia

> Contactos pg 110

64

teatro o envelope
teatro dos alos
teatro meridional

rui cintr a

A escrita de Spiro Scimone (nascido em 1964) intensa e sempre eivada de um jogo permanente entre o satrico, o cmico e o trgico. As personagens so arrancadas do quotidiano e muitas vezes falam em dialectos cerrados como acontece em Nunzio, a pea em que se estreou como escritor em 1994. O Teatro dos Alos, estrutura nascida em 1996, teve a sua primeira experincia com Scimone em 2009 quando apresentou o saguo. O regresso a este autor faz-se com o envelope, texto estreado pela companhia em 2010 e que chega agora ao espao do Teatro Meridional. A pea remete para um universo burocrtico de ndole kafkiana, num intricado de processos que deixam entrever como estes mecanismos de complexificao da realidade, mais no so que uma forma sub-reptcia de maldade e de coero sobre o outro. Porm, nesse processo, marcado pelo absurdo e pelo grotesco, quem exerce essa violncia tambm apanhado no funcionamento autofgico da burocracia.
14 a 25 de setembro rua do acar, 64 / 218 140 825 / www.teatrodosaloes.pt

66

67

teatro

teatro

Cndida - uma histria portuguesa


andr murraas
teatro aBerto

Que cavalos so aqueles que fazem sombra no mar?


antnio lobo antunes
So luiz teatro municipal

Partindo da vida da cantora Cndida Branca Flor, nascida em 1949 e encontrada morta em 2001, em circunstncias no totalmente esclarecidas, Andr Murraas concebe uma pea onde mais uma vez se debrua sobre o mundo do espectculo e a solido dos seus protagonistas (lembremo-nos de sex Zombie - A vida de veronica lake, 2010, ou

o mais recente trs Homens ss, 2011). Cabe actriz Slvia Filipe encarnar Cndida, num monlogo onde se reflecte sobre a ascenso e queda de uma carreira, o abandono e a falta de amor de quem teve o amor de muitos. Co-encenao de Andr Murraas e Paulo Ferreira. Uma co-produo Cassefaz e Teatro Aberto. rc

A temporada do So Luiz abre este ano com o ciclo deste viver, Aqui Neste palco escrito dedicado obra de Antnio Lobo Antunes. Do ciclo fazem parte conferncias, leituras, a exibio do filme de Solveig Nordlund, A morte de Carlos gardel (ver seco Cinema) e tem como momento alto a estreia do espectculo Que Cavalos so Aqueles que Fazem som-

bra no mar?, baseado no romance homnimo do escritor. Com encenao de Maria de Medeiros, que interpreta ao lado do cavaleiro Gonalo Tvora Correia e do cavalo Pax, o espectculo traa a geografia pessoal de vrias personagens de uma famlia do Ribatejo, numa reflexo sobre a mudana e a morte. rc

14 de setembro a 2 de outubro praa de espanha / 213 880 089 / www.teatroaberto.com

15 a 18 de setembro, 21h rua antnio maria cardoso, 38 / 213 257 640 / www.teatrosaoluiz.pt

Henri perrot

69

teatro
estreiam Biblioteca Orlando Ribeiro Chapit
Drakula Companhia do Chapit. John Mowat, encenao; Jos Carlos Garcia, Jorge Cruz e Tiago Viegas, interpretao. Comdia sobre a busca desesperada do Conde drakula para recuperar a sua preciosa dentio. Co que Morre no Ladra Companhia do Chapit. John Mowat, encenao; Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas, interpretao. Histria em que o humor desenvolvido sobretudo em torno da temtica da morte. Cemitrio dos Prazeres Companhia do Chapit. John Mowat, encenao; Jorge Cruz e Tiago Viegas, interpretao. personagens grotescas e sinistras deambulam numa paisagem sem alma. so apresentados os trs espectculos e o pblico vota naquele que pretende assistir.
19 a 23 set: 22h

Culturgest

A Outra que Era Eu A partir de poemas de Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Samuel Coleridge; Vera Cunha, autoria; Snia Nunes e Vera Cunha, interpretao.
8, 9 set: 21h30

Your Brother. Remember? Zachary Oberzan, autoria, encenao e interpretao. o espectculo combina vdeos caseiros, excertos de filmes de Hollywood e representao.
7 a 9 set: 21h30

Teatro Meridional

Em ingls com legendas.

O Envelope Teatro dos Alos. Spiro Scimone, autoria; Ana Maria Vieira e Clelia Bettini, traduo; Jorge Silva, encenao; Bruno Huca, Daniel Martinho, Joo Brito e Lus Barros, interpretao.
14 a 25 set Qua a Dom: 22h

Largo Cames

Maratona de Robertos
10 set: 15h-19h

Info: 218 140 825

Stand Up Comedy Joo Cunha, autoria e interpretao.


10 set: 22h

Info: 213 942 810 (Museu da Marioneta)


eg

Teatro Nacional D. Maria II

H Lrica no Bivaque Simo Rubim, interpretao. espectculo de poesia e humor.


22, 29 set: 21h30

Maria Matos Teatro Municipal


Israel Teatro Praga. Pedro Zegre Penim, autoria e interpretao.
23, 24, 26 a 28 set: 21h30, 25 set: 18h

info: 917 276 419 Assim Tambm Eu Ns-Mesmos, Invenes Teatrais. Gustavo Rubim e Rita Baslio, autoria; Simo Rubim e Vanessa Agapito, encenao; Simo Rubim, Joo Marta e Vanessa Agapito, interpretao.
24, 30 set: 21h30

Espectculo em portugus e ingls com legendas.

So Luiz Teatro Municipal

Cinema S. Jorge

info: 917 276 419

Info: Email: toponimia@cm-lisboa.pt Tel. 217989457/59

Casa Conveniente

CICLO HEINER MLLER A Partir de A MquinaHamlet A partir da obra de Heiner Mller; Mnica Calle, autoria e encenao; Joana de Verona, interpretao.
19 a 25 set: 20h-24h

Info: 963 511 971

Casino de Lisboa

Bombas (ou Morrer Durante uma Semana) Susana Vidal, autoria; Carla Ribeiro, Maria Joo Garcia e Sara Castro, interpretao. primeira parte de uma trilogia que ao longo de seis meses ser apresentada ao pblico em diferentes espaos e formatos. bombas (ou morrer durante uma semana) comea com uma exploso, fragmentos de corpos, memrias, imagens, lixo, objectos, entulho, sangue...
2, 3 set: 21h30

Saturday Night Companhia Teatral Europeia. Matthew Lenton, autoria e encenao; Teresa Arajo, Gabriel Costa, Sandy Grierson, Flvia Gusmo e Lara Hubinont, interpretao. o teatro s. luiz associa-se ao projecto da Companhia teatral europeia: a utopia de criar um territrio de encontro para actores provenientes de diversos pases europeus.
22 a 24 set: 21h, 25 set: 17h30

Amadeus Peter Shaffer, autoria; Maria Joo Afonso, traduo; Tim Carroll, encenao; Miguel Moreira, Diogo Infante, Carla Chambel, Joo Lagarto, Rogrio Vieira, Manuel Coelho, Lus Lucas, Jos Neves e Martinho Silva, interpretao. A pea no s sobre mozart, mas tambm sobre salieri. em Amadeus, o teatro cruza-se com a msica e a fico histrica e so muitos os caminhos abertos pelo mpeto de vingana de um homem - Antonio salieri compositor da corte austraca no sculo xviii.
8 set a 6 nov Qua a Sb: 21h, Dom: 16h

Jornadas de Toponmia
Lugares de Memria da Repblica

Como Diz o Outro Frederico Pombares e Henrique Dias, autoria; Tiago Guedes, encenao; Bruno Nogueira e Miguel Guilherme, interpretao. Comdia que relata o dia-a-dia de dois amigos que trabalham juntos.
estreia 6 set Qua a Sb: 21h30, Dom: 17h

QUEER - 15 FESTIVAL DE CINEMA GAY E LSBICO DE LISBOA Silenciados Sudhum. Gustavo Del Rio, encenao.
17, 18 set: 21h

Comuna Teatro de Pesquisa

NOITES DE VERO
at 3 set

Fernando Pereira
Qui: 0h-0h45

Francisco Menezes
Sex: 0h-0h45

Comicdio Grupo de Comdia de Improviso. Alexandre Ferreira e Marco Pedrosa, direco arttista. Jogos teatrais construdos com a ajuda do pblico que sugere cenrios e personagens.
Qui: 21h30

Espectculo com legendas. DESTE VIVER AQUI NESTE PALCO ESCRITO Que Cavalos So Aqueles que Fazem Sombra no Mar? Antnio Lobo Antunes, autoria; Maria de Medeiros, adaptao e encenao; Maria de Medeiros e Gonalo Tvora Correia, interpretao.
15, 16 set: 21h

As Lgrimas Amargas de Petra Von Kant Rainer Werner Fassbinder, autoria; a partir da traduo de Yvette Centeno; Antnio Ferreira, encenao; Cludia Carvalho, Custdia Gallego, Diana Costa Silva, Ins Castel-Branco, Isabel Ruth e Paula Mora, interpretao. pea do incio dos anos 70 e adaptada ao cinema aborda a relao entre duas mulheres.
15 set a 6 nov Qua a Sb: 21h15, Dom: 16h15

Teatro Turim

Teatro Aberto

29 Setembro 2011 |Teatro Aberto - Lisboa

Aldo Lima
Sex: 0h-0h45
eg

Info: 964 112 568

Cndida - Uma Histria Portuguesa Grupo Cassefaz. Andr Murraas, autoria; Slvia Filipe, interpretao.
14 set a 2 out Qua a Sb: 21h30, Dom: 16h

No te Concedi a ti Natureza, a Deciso Deste Dia Daniel Gorjo, interpretao. discurso sobre a liberdade, a vida e a morte.
12 set a 3 out Seg a Sex: 18h-21h30, Dom: 20h-24h

71

teatro

DEVELOPING NEW MEDIA

VIDEO MAPPING

continuam Mosteiro dos Jernimos


A Minha Ptria a Lngua Portuguesa Fernando Pessoa, lvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares, textos; Nuno Miguel Henriques, interpretao.
Seg: 12h

Andrade, interpretao. Adaptao de um dos grandes clssicos do teatro de comdia do sculo xx. um famoso dentista leva uma vida dupla com uma jovem tatuadora convencendo-a que um homem casado e pai de filhos. tudo se complica quando esta pretende conhecer a verdadeira mulher do seu futuro marido.
Qua a Sex: 21h30, Sb: 17h, 21h30, Dom: 17h

Culturgest

No Gosto dos Crticos, No Gosto Conferncia por Jorge Silva Melo.


26 set: 18h30
eg

Sou - Movimento e Arte


Iniciao ao Teatro, Interpretao, Voz e Canto, Oficina Espectculo/Criao, Narrao Oral, Arte e Comunidade
iA

Espao Eira 33
Info: 912 555 100

Ateli de Pesquisa Teatral


Seg: 20h30-23h30

Teatro Bocage
Curso Livre de Representao Para seniores.

Info: 808 201 613

Teatro do Bairro Alto

Cliente: American Express | Casa da Msica, Janeiro de 2011 | Porto, Portugal.

Ela Teatro da Cornucpia. Jean Genet, autoria; Lus Miguel Cintra, traduo e encenao; Dinis Gomes, Lus Lima Barreto, Lus Miguel Cintra e Ricardo Aibo, interpretao. A aco gira em torno da fotografia oficial de um papa a ser feita por um fotgrafo profissional e da relao que surge entre os dois. A tnica recai sobre a questo ontolgica da imagem e da sua fragilidade, j que o sumo pontfice ele prprio uma representao (imagem) da igreja Catlica. neste plano filosfico que tudo se joga.
14 a 25 set Ter a Sb: 21h30, Dom: 17h

Info: 964 409 036

Fbrica do Brao de Prata

Seg a Qui: 19h-22h

cursos Academia Musical 1 de Junho de 1893


Curso de Teatro (Formao de Actores)
Seg, Qua: 21h30-23h30

Curso de Interpretao Para actores e estudantes de teatro.


Ter, Dom: 19h-23h

Workshop Teatro Snior


Seg: 20h-22h, Qui: 19h-21h

Workshop de Movimento
Qua: 19h-21h

Info: 918 388 878

Info: 912 449 909

Hangar - Espao Cultural


a partir 10 out Seg, Qua, Sex: 20h-23h30
iA

Curso de Formao de Actores

Teatro Multiculturas Residncia Artstica


Ter: 19h30-21h30

Curso de Teatro para No Actores Oficina Novos Talentos


Ter: 21h30-23h30

Act - Escola de Actores

Curso Livre Iniciao s Tcnicas do Actor, Curso de Formao Profissional de Actores, Curso Iniciao ao Teatro (Maiores 45 Anos) e Workshop Tcnica de Clown
iA

Info: 919 990 968

John Frey Studio for Actors


a partir 4 out Ter, Qui: 19h30-23h

Teatro Nacional D. Maria II

Info: 917 841 359


iA

ARTlier

Teatro Cinearte

Curso de Teatro
Ter: 19h30-21h30

D. Maria, a Louca A Barraca. Antnio Cunha, autoria; Maria do Cu Guerra, encenao; Maria do Cu Guerra e Adrito Lopes, interpretao. A corte portuguesa partiu em Novembro de 1807 para o brasil. Chegam em Fevereiro de 1808 baa de guanabara. o principe regente no autoriza o desembarque imediato de sua me, a rainha louca. durante os dois dias em que fica fechada, d. maria passa em revista o casamento, a morte do filho, a sujeio igreja e a sua aco pblica e privada.
a partir 3 set Qui a Sb: 21h30, Dom: 16h30

Instituto de Formao, Investigao e Criao Teatral


Formao de Actores Info: 214 432 995
iA

CURSO DE CULTURA TEATRAL - O TEATRO DO MUNDO OCIDENTAL EM DILOGO COM O TEMPO Mdulo III do Teatro Realista/Naturalista ao Teatro Modernista
8, 15, 22, 29 out, 5, 12, 19, 26 nov, 3, 10 dez
iA

Info: 210 027 154 (Fundao INATEL)


Qua: 11h-13h

Info: 939 067 111

Lapa Estao Cultural


Curso de Expresso Dramtica
Sex, Sb

Associao para a Promoo Cultural da Criana - APCC


Cursos de Expresso Dramtica
iA

CONVERSAS COM ARTISTAS Amadeus Conversa com o elenco de Amadeus aps o espectculo.
25 set
eg

Oficinas de Teatro

Curso de Teatro com Montagem Teatral


Seg, Qua: 19h-23h

Teatro Taborda
Ter, Sb
iA

Associao de Residentes de Telheiras


Teatroaparte
Dom, Seg: 21h30-23h20

Curso de Teatro com Montagem Teatral (3 Idade)


Seg, Qua: 17h-18h30

Clube de Teatro Jovem e Snior

Cais da Doca do Espanhol

Info: 925 167 089

Universidade Ibrica

Teatro Politeama

FILMES.DESIGN.VISUAIS.INTERACTIVIDADES.SISTEMAS

WWW.DUBVIDEO.NET

A Flor do Cacto Filipe La Fria, direco artstica; Rita Ribeiro, Carlos Quintas, Victor Espadinha, Joel Branco, Helena Rocha, Hugo Rendas, Patrcia Resende e Bruna

Barco Potico Poetas portugueses, autoria; Nuno Miguel Henriques, interpretao.


Ter: 11h

Sociedade de Instruo Guilherme Cossoul


Workshop Intensivo de Interpretao Com Rui S.
5 a 18 set: 20h-24h

Curso Intensivo de Falar em Pblico/Tcnica Vocal Por Nuno Miguel Henriques.


20, 21 out: 18h30-22h30
iA

Info: 808 201 613

Info: 918 645 652


iA
eg iA

entrada gratuita inscries Abertas

> Contactos pg 110

72

73

todos

todos

Orquestra Todos

lus almeida dea

Manuela Jdice

todos
entrevista

Como nasceu o Todos? A ideia nasceu em 2008 quando assumi funes como vereadora da Cmara Municipal de Lisboa tendo a cargo a rea das relaes internacionais. Entendi que estas relaes no se limitam cidade de Lisboa com outras cidades no estrangeiro mas tambm com os estrangeiros que habitam em Lisboa, no sentido dos lisboetas os conhecerem melhor e de eles viverem melhor a cidade. Pretendamos uma festa que deixasse marcas no territrio, que atrasse pessoas doutras zonas da cidade ao local e que permitisse uma melhor vivncia do espao, o que s se conseguia com o envolvimento das populaes. Esta a 3 edio consecutiva na Mouraria. Como se conquista o envolvimento da comunidade? Atravs de um trabalho do Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos e da Academia de Produtores Culturais que ao longo do ano vo contactando as populaes. Em 2010, por exemplo, tivemos conhecimento de um grupo de crianas paquistanesas e indianas que jogam crquete nas ruas da Mouraria. Fez-nos que perceber que tnhamos que envolver as populaes tambm atravs do desporto. Que marcas no territrio tem o Todos consolidado? A associao de moradores Renovar a Mouraria, um parceiro do todos, prope-se organizar

um festival anual nas mesmas datas reconhecendo as potencialidades do evento ao ponto de o querer assumir no futuro. Tambm por causa do todos, a comunidade do Bangladesh recorreu Cmara para levar a cabo as suas prprias iniciativas alargando-as a outras comunidades. Foi assim que na Praa Martim Moniz se celebrou o Dia da Lngua Nacional do Bangladesh. Os festejos terminaram no Clube Desportivo da Mouraria, um cruzamento indito num local onde tradicionalmente se reuniam apenas os alfacinhas enquanto que as comunidades estrangeiras imigrantes se confinavam aos seus nichos. Existe a ideia de expandir o Todos para outras zonas da cidade? Para o prximo ano estamos a pensar na zona do Poo dos Negros / Poiais de So Bento que tem tambm uma forte componente populacional imigrante e bons espaos para espectculos ao ar livre, alm de uma necessidade de revitalizao urbana. Realces na programao deste ano? A estreia da orquestra do todos que associa msicos estrangeiros residentes em Lisboa e o facto de termos como palco prioritrio a Rua do Benformoso, uma rua reputada como muito difcil. Atravs de uma programao diversificada procuramos retirar-lhe o estigma a que habitualmente surge associada.

humberto mouco

+ todos
O todos, projecto de cultura de proximidade com uma forte vertente intercultural, regressa pela terceira vez consecutiva Mouraria. Msica, jogos, teatro, dana, instalao, performance, fotografia e gastronomia fazem parte de uma programao que pretende juntar, numa festa de quatro dias, a populao do bairro (lisboetas de origem e comunidades estrangeiras), os residentes doutras zonas da cidade e os que, simplesmente, a visitam. Porque a Mouraria de todos e para todos.

Beco do Jasmim

Macondo Ainhoa Vidal, autoria. Espectculo de dana com a participao de habitantes do bairro e de Lisboa.
9 set: 19h30, 10, 11 set: 15h30, 19h30

Grupo Desportivo da Mouraria


Danas Populares e Tradies da ndia
8, 9 set: 18h30-20h30

Lado a Lado/Side by Side Exposio Instalao video


8 set: 21h, 9, 10 set: 21h, 23h, 11 set: 20h30

Maratn Flix Lozano, interpretao. Solo de dana.


10 set: 17h, 11 set: 15h30, 17h

Padhant Workshop de dana clssica indiana.


10 set: 16h30

Largo Residncias

Casa do Minho

Tano Brancamenta y La Miseria Deluxe Tango vadio


8 set: 21h

Dandiya Raas Workshop de dana popular indiana.


11 set: 16h30

Mr. Antnio Delux Set DJ dos hits do sculo passado


8 set: 22h30

Garba Workshop de dana popular indiana.


11 set: 18h

Esquina das Coisas Cludio Silva e Joana Craveiro, autoria e interpretao. Esquina das Coisas comea em casa e abre-se depois sobre a rua, os seus lugares e pessoas.
8 set: 21h, 9 set: 20h, 23h, 10 set: 11h, 16h30, 19h, 23h, 11 set: 15h, 16h, 17h, 18h, 19h

Rossio

Jaipur Maharaja Brass Band Fanfarra Indiana Ambulante


10, 11 set: 16h

Rua do Benformoso

Baile na Casa dos Amigos do Minho


11 set: 16h-20h

Igreja de So Domingos
Kouban Canto Litrgico Ortodoxo Russo Maiores de 6 anos
10 set: 16h

Luis Pavo Exposio de fotografia


8 a 11 set

Plano Sonoro Concerto de guitarras


8, 9 set: 15h30; 10, 11 set: 15h, 16h30, 18h30

Edifcio Amparo

World of Interiors Joo Galante e Ana Borralho, autoria. Performance onde o pblico confrontado com uma imagem inquietante: pessoas deitadas no cho, de olhos fechados e sem movimento aparente.
9, 10 set: 18h30-20h30, 11 set: 17h30-19h30

Largo do Intendente
Terrakota Concerto
9 set: 21h30

Largo dos Trigueiros


Pinhole para Todos Oficina de fotografia
10, 11 set: 15h-18h

CHAFAriZ As Formosas Ana Cloe, Mafalda Saloio, Miguel Fragata, Catarina Requeijo, Luclia Raimundo, Ricardo Gageiro, Nicolas Brites, Cludia Gaiolas, Paula Diogo, Letcia Liesenfeld, Mariana Lemos, Yola Pinto, Lus Godinho e Beniko Tanaka, interpretao. Catorze peas curtas entre o teatro de sombras, de objectos, de marionetas e a dana.
10 set: 15h-16h30, 17h-18h30, 11 set: 15h-16h30, 18h-19h30

Jaipur Maharaja Brass Band Fanfarra Indiana Ambulante


10 set: 11h, 11 set: 11h30

Arquivo Municipal de Lisboa/ Ncleo Fotogrfico

Edifcio Largo

Gypsy Connection Tradies ciganas da Andaluzia e Rajasto em encruzilhada


10 set: 21h30

Sonhos em Obras: Do Martim Moniz ao Intendente Visitas e oficinas.


8 set: 10h-21h, 9 a 11 set: 10h-24h 8, 9 set: 10h, 14h 10 set: 15h30, 11 set: 11h

TODOS Lus Pavo, Lusa Ferreira, Camilla Watson, Carlos Morganho e Cludia Damas Exposio fotogrfica
9, 10, 11 set: 10h-20h

vArANdAs TODOS Lus Pavo, Lusa Ferreira, Camilla Watson, Carlos Morganho e Cludia Damas Exposio fotogrfica
8 a 11 set

Orquestra Todos Msica do mundo


11 set: 17h

Praa do Martim Moniz


Petit Cirque a LIndienne Companhia Hippocampe Thtre. Teatro de marionetas.
10, 11 set: 12h, 15h

DJ MK Set de msica indiana


11 set: 18h

Info: 919 049 542

76

77

todos / fotografia de Carlos morganho

fotografia de Cludia damas

/ todos

Orquestra Todos
Instrumentistas de vrias culturas integram uma orquestra singular na busca de uma msica do mundo, que no estaria completa sem as sonoridades lusas. Primeira apresentao pblica no mbito do todos.
largo do intendente: 11 de setembro, 17h

As Formosas
O inslito, a magia, o humor e a potica do teatro vo percorrer a Rua do Benformoso. Na via pblica, numa janela, no mini-mercado, 14 peas curtas convidam os visitantes a conhecer esta artria nevrlgica da Mouraria.
chafariz da rua do benformoso: 10 e 11 de setembro

78

todos / fotografia de Camilla Watson

Exposio Todos
Os moradores do bairro foram convidados a deixarem-se fotografar, sozinhos, em famlia ou com amigos, numa tenda instalada no Largo do Intendente. As melhores fotografias do projecto imaginado por Lus Pavo em colaborao com Camilla Watson, Lusa Ferreira, Carlos Morganho e Cludia Damas, mostram-se no Largo do Martim Moniz, no Arquivo Municipal de Lisboa e nas varandas da Rua do Benformoso.
arquivo municipal de lisboa - ncleo fotogrfico: 9, 10, 11 de setembro, 10h s 20h

80

todos / fotografia de lus pavo

Jogos
A componente jogos surge pela primeira vez no todos. Para alm do ping pong na Rua da Mouraria venha aprender jogos de tabuleiro de todo o mundo mahjong, mancala, chaupar, mikado com aqueles que os sabem jogar.
sport clube do intendente: 10 e 11 de setembro, 15h s 19h

82

visitas guiadas As guas termais de Alfama


Jornadas europeias do patrimnio
muSeu da cidade
Cristina Engr cia

23 setembro, 10h, 14h30 campo Grande, 245 / 217 513 210

JOSHUA BENOLIEL, 1907. ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - NCLEO FOTOGRFICO

As Jornadas europeias do patrimnio, este ano sob o tema Patrimnio e Paisagem Urbana, decorrem de 23 a 25 deste ms e tm como objectivo sensibilizar os cidados para a importncia de salvaguardar a paisagem das cidades. Percursos temticos, actividades pedaggicas, exposies e visitas constam do vasto programa de actividades culturais acessvel gratuitamente ao pblico. Destacamos As guas termais de Alfama, um percurso pedestre pelas nascentes termais de Alfama, que pelas suas caractersticas, no sculo XIX, foram classificadas como guas minero-medicinais. A primeira referncia a um edifcio termal com nascentes de guas quentes e frias remonta ao sculo XI localizado prximo da Porta das Termas. A entrada encontrava-se situada junto ao actual n 17 da Rua S. Joo da Praa precisamente onde comea esta visita. Ao longo dos tempos as guas tiveram uma utilizao diversificada: indstrias ligadas ao tratamento de peles e ls, fabrico de sabo, produo oleira, abastecimento domstico e banhos com fins teraputicos, habitualmente designados por Alcaarias. Infelizmente, as nascentes foram abandonadas e actualmente encontram-se seladas. necessrio fazer marcao prvia.

23 SET.

PERCURSOS TEMTICOS

11H30 ZS TRS E COM TUDO UMA MARIONETA SE FAZ Oficina de construo de marionetas para escolas.
Museu da Marioneta (MP)

VISITAS

10H-17H30 VISITA ORIENTADA S GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA


Museu da Cidade

10H30 REGISTOS DE SANTOS EM ALFAMA Passeio pelo bairro destacando painis de azulejaria associados religiosidade popular.
Museu da Cidade (MP)

10H LISBOA DAS VILAS OPERRIAS Circuito pedestre pelas vilas operrias da Graa.

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural (MP)

24 SET.

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO

PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA

23 A 25 DE SETEMBRO ENTRADA LIVRE

10H, 14H30 AS GUAS TERMAIS DE ALFAMA Passeio pela rea das nascentes termais de Alfama.
Museu da Cidade (MP)

PERCURSOS TEMTICOS

10H30 VISITA GUIADA AO MUSEU DO TEATRO ROMANO


Museu da Cidade (MP)

14H30 O TEATRO ROMANO NA PAISAGEM DE OLISIPO Visita ao Museu e rea envolvente.

10H30 REGISTOS DE SANTOS EM ALFAMA Percurso pedestre no bairro destacando painis de azulejaria ligados religiosidade popular.
Museu da Cidade (MP)

10H LISBOA ORIENTAL, CIDADE CONTEMPORNEA A arte pblica e arquitectura contempornea do Parque das Naes.

15H30 PALCIO DO BEAU SJOUR Visita comentada


Gabinete de Estudos Olisiponenses (MP)

Museu da Cidade (MP)

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural (MP)

VISITAS

10H LOJAS DO CHIADO Percurso pedonal pela zona do Chiado.


Gabinete de Estudos Olisiponenses (MP)

10H17H30 VISITA ORIENTADA S GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA


Museu da Cidade

10H, 14H30 CERCA VELHA DE LISBOA Percurso pedestre ao longo do traado da Cerca Velha.
Museu da Cidade (MP)

9H3013H30, 14H3018H30 MEMRIAS DO FADO EM ALFAMA Workshop de construo de histrias digitais com figuras emblemticas do Bairro.
Museu do Fado (MP)

ACTIVIDADES PEDAGGICAS

15H NO TENHAM MEDO DE ALFAMA Percurso pelo bairro a partir do Largo do Chafariz de Dentro. Termina com uma visita cantada por Anita Guerreiro.
Museu do Fado (MP)

VISITAS

10H-17H30 VISITA ORIENTADA S GALERIAS ROMANAS DA RUA DA PRATA


Museu da Cidade

10H30 DESCOBERTA DAS MARIONETAS Visita orientada para escolas. 10H30 VISITA GUIADA AO MUSEU DO TEATRO ROMANO
Museu da Cidade (MP)

Museu da Marioneta (MP)

10H30 REGISTOS DE SANTOS EM ALFAMA Passeio pelo bairro destacando painis de azulejaria associados religiosidade popular.
Museu da Cidade (MP)

10H12H30, 14H17H A SUBIR E A DESCER A MADRAGOA VAIS CONHECER Peddy paper para famlias.
Museu da Marioneta

10H30 VISITA GUIADA AO MUSEU DO TEATRO ROMANO


Museu da Cidade (MP)

17H DESCOBRIR E DESENHAR LISBOA DA TORRE DE S. LOURENO Visita/ateli de desenho livre.


Castelo de S. Jorge (MP)

ACTIVIDADES PEDAGGICAS

15H UM MUSEU PARA SAIR DO BVIO Visita orientada para profissionais de turismo.
Museu da Marioneta (MP)

11H, 16H30 NA CIDADE COM RAFAEL BORDALO PINHEIRO Passeio pelos locais da cidade relacionados com a vida do artista.
Museu Bordalo Pinheiro (MP)

17H30 BENFICA: MAPA DE MEMRIAS Palestra sobre a evoluo histrica, paisagstica e patrimonial de Benfica.
Gabinete de Estudos Olisiponenses (MP)

9H3013H30, 14H3018H30 MEMRIAS DO FADO EM ALFAMA Workshop de construo de histrias digitais com figuras emblemticas do Bairro.
Museu do Fado (MP)

15H30 PALCIO DO BEAU SJOUR Visita Comentada.


Gabinete de Estudos Olisiponenses (MP)

ACTIVIDADES PEDAGGICAS

14H30 O TEATRO ROMANO NA PAISAGEM DE OLISIPO Visita ao Museu e rea envolvente.


Museu da Cidade (MP)

10H12H30, 14H17H ENIGMAS NO MUSEU Jogo para famlias.


Museu da Marioneta

25 SET.

10H3012H30 JARDINS ESCONDIDOS Oficina para famlias.


Museu da Marioneta (MP)

10H30, 14H30 DESCOBRIR E DESENHAR LISBOA DA TORRE DE S. LOURENO Visita/ateli de desenho livre para escolas.
Castelo de S. Jorge (MP)

15H NO TENHAM MEDO DE ALFAMA Percurso pelo bairro a partir do Largo do Chafariz de Dentro. Termina com uma visita cantada por Lusa Rocha.
Museu do Fado (MP)

PERCURSOS TEMTICOS

16H TERTLIAS DE OUTONO NO CASTELO

10H, 14H30 CERCA VELHA DE LISBOA Percurso pedestre ao longo do traado da Cerca Velha.
Museu da Cidade (MP)

Castelo de S. Jorge (MP)

EXPOSIO
Museu do Fado

19H ARTESO DE MEMRIAS

(MP) MARCACO PRVIA

87

visitas guiadas

O VERDE MOVIMENTO ALFACINHA NO PRA


SEMANA DA MOBILIDADE
NO PARQUE EDUARDO VII VENHA DE BICICLETA AO ENCONTRO DO AMBIENTE

Academia do Tempo Activo

Martim Moniz, junto Igreja da Sra. da Sade.


3, 17, 24 set: 9h30

das personagens que nele habitaram.


Todos os dias: 10h30, 14h30

Lisboa Fado Percurso a p por Alfama e Mouraria. Lisboa Muulmana Inclui Castelo de So Jorge, Santa Luzia, Largo do Chafariz de Dentro e Chafariz dEl Rei. Info: 934 801 212
mp

Mouraria - Da Sua Origem Actualidade Multicultural e Bairrista (900 Anos de Histria) Percurso pela Freguesia de S. Cristvo e S. Loureno Ponto de encontro: Largo Martim Moniz, junto Igreja da Sra. da Sade.
24 set: 10h

Histrias que Deixou Quem por Aqui Passou Episdios do sculo XII lembrados por D. Afonso Henriques.
Seg a Sex: 10h30, 14h30
e go mp

17 E 18 DE SETEMBRO JARDIM AMLIA RODRIGUES


WORKSHOPS, FITNESS, TAI CHI, CONCERTOS, CINEMA, TEATRO E MUITAS SURPRESAS.
WWW.VERDEMOVIMENTO.COM WWW.FACEBOOK.COM/VERDEMOVIMENTO
ORGANIZADORES

Aqueduto das guas Livres

A Rainha Refresca-se - Na Pista do Barroco Geo-Aqueduto Os Caminhos da Luz Do Aqueduto ao Palcio Marqus de Fronteira
Seg a Sb: 10h-18h
e go mp

Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia


Visitas guiadas ao Bairro Grandella
Ter: 16h
mp

Morcegos no Castelo Passeio nocturno de observao e identificao de vrias espcies de morcegos.


Sex, Sb: 20h30 pg

Info: 927 807 467 (Natuga)

c.e.m - Centro em Movimento


Sb: 15h-17h

Bode Expiatrio

Assembleia da Repblica
mp

Visitas guiadas ao Palcio


Seg a Sex, ltimo Sb

sustEntvEl com a sua prEsEna.

EstE fEstival mais

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA Visitas Livres ao Palcio de S. Bento
24, 25 set: 10h-17h

Casablanca Percurso-aventura pela Lisboa dos anos 40. JANTARES MISTRIO Crime no Clube Literrio (1942) Baile Mistrio na Casa dos Tvoras (1755) O Desaparecimento de Aleister Crowley (1917) Quem Roubou o Penalty? (2007)
Todos os dias: 19h30-21h

Passeios guiados pela Mouraria Info: 918 030 169

Centro Cultural de Belm

VISITAS ESPECTACULARES Bastidores - Uma Visita Intimidade do Centro de Espectculos do CCB


Ter, Qui, Dom: 10h30 Dom: 11h (em ingls)

Palcio de S. Bento: Um Patrimnio com Histria


24, 25 set: 10h, 12h, 15h

Quem Matou o FMI?


Sb: 20h30

Info: 968 581 898


mp

Palcio de S. Bento: Vi(r) ver o Parlamento


24, 25 set: 11h, 14h, 16h

VISITAS MONUMENTAIS CCB para l do Trao, o Espao entre Ns - O Habitar da Escala Humana no Projecto Arquitectnico do CCB
Ter, Qui, Dom: 10h30 Dom: 11h (em ingls)

Pao do Lumiar, local da ltima morada de Cesrio Verde. Lisboa Arte Nova Percurso pela Avenida Almirante Reis e Baixa Pombalina onde se encontram elementos Arte Nova. Lisboa de Cames Partindo da vida e obra do poeta, a visita comea no Largo Cames e termina no Ptio do Tronco. Lisboa dos Aguadeiros Percurso pelo bairro da Bica onde os aguadeiros de Lisboa, na sua maioria galegos, escolheram viver. Lisboa de Ea de Queirs Percurso com incio na Rua da Escola Politcnica e fim no Largo Baro de Quintela. Rota Galega a Santo Amaro Os sculos XVI e XVII ficaram marcados pela chegada a Lisboa de muitos galegos em busca de trabalho. A grande devoo a Santo Amaro f-los construir uma ermida no alto do monte. Lisboa Setecentista Passeio pela Baixa Pombalina e pelas memrias do nascimento de um estado moderno aps o terramoto de 1755.
Marcaes para Out: Seg a Sex: 10h-17h

Casa do Alentejo
mp

Jogos Tradicionais
24 set: 14h30-17h, 25 set: 10h30-13h30

Visitas Guiadas Casa do Alentejo

centro de congressos do Estoril e fiartil


Faa parte e participe no maior evento de sustentabilidade do pas. Viva esta experincia e desfrute das actividades, conferncias, dicas e exposies que temos para si. Descubra como cada um dos seus gestos poder fazer a diferena e contribuir para um mundo mais sustentvel.

28 DE sEtEmBro a 2 DE outuBro

Malabarismo e Animao de Rua


24, 25 set: 15h-17h
eg

VISITAS PERFORMTICAS CCB - O Corpo em Percurso


Qua, Sex: 10h30-17h Dom: 10h30-17h (famlias)

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves

Associao Renovar a Mouraria

O FUTURO MAIS FCIL COM A AJUDA DE TODOS.

ORGANIZAO

SpONSORS

Mouraria - Da Sua Origem Actualidade Multicultural e Bairrista (900 Anos de Histria) Percurso pela Freguesia do Socorro Ponto de encontro: Largo Martim Moniz, junto Igreja da Sra. da Sade.
3 set: 10h

20 MINUTOS COM ARTE, CONVERSAS HORA DE ALMOO Negcios da China, Portugal e a Porcelana Chinesa, Breve Viagem pelo Mobilirio da CMAG, Relaxe com a Pintura Naturalista, Um Pintor, um arquitecto, um coleccionador
Qua a Sex: 12h-14h30

Confiquatro - Desportos Naticos


PASSEIOS LIVRES E TEMTICOS Rota do Sol Entre Pontes De Lisboa at Barra Fortes da Barra do Tejo Por esse Rio Acima Passeios vela no Esturio do Tejo.
mp

As Descobertas na CMAG Seniores.


Qua a Sex: 12h-14h30
eg go mp

pARCEIROS

MEDIA pARTNER

pARCEIROS DE COMUNICAO

TV OFICIAL

China Lisboeta: Uma Viagem aos Locais onde Vive a Comunidade Chinesa Ponto de encontro: Largo

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural

Castelo de So Jorge

Descoberta do Castelo A histria do Castelo e

ITINERRIOS TEMTICOS DE LISBOA Lisboa de Cesrio Verde Visita ao ncleo antigo do

ITINERRIOS TEMTICOS PARA ESTUDANTES Lisboa Medieval Inicia no Castelo de So Jorge e termina na S. Lisboa Pombalina Percurso pela Baixa da cidade. Smbolos de Lisboa Explora o significado, origem e evoluo da simbologia olisiponense. Cores da Cidade Parte descoberta e descodificao das cores dominantes na cidade. Lisboa do Fado O fado, os fadistas e os poetas que o inspiraram. Lisboa de Ea de Queirs Percurso com incio na Rua da Escola Politcnica e trmino no Largo Baro de Quintela, acompanhado pela obra do autor. Lisboa de Jos Cardoso Pires Percorre a zona de Arroios, entre o Largo do Leo

89

visitas guiadas
e a Alameda D. Afonso Henriques, onde o autor teve as suas primeiras vivncias na capital. Lisboa de Jos Rodrigues Miguis Percurso com incio no Miradouro de Santa Luzia e trmino no Largo Cames que visita locais emblemticos da obra do escritor. Lisboa de Lus de Cames Partindo da vida e obra do poeta, a visita comea no Largo Cames e termina no Ptio do Tronco. Lisboa de Fernando Pessoa Da casa onde Pessoa nasceu, no Largo de So Carlos, at ao Martinho da Arcada, onde tomou o ltimo caf, em Novembro de 1935. Lisboa de Cesrio Verde Inicia na S e termina no Teatro So Carlos. Lisboa do Santo Condestvel/D. Nuno lvares Pereira O percurso comea no Limoeiro e termina no Largo do Carmo. Lisboa do 25 de Abril Comea no Terreiro do Pao e termina no Largo do Carmo. Felicitas Iulia Olisipo Lisboa na Antiguidade Percurso pela Lisboa romana. Lisboa no Incio do Sculo XX: da Monarquia ao Estado Novo Passeio pela histria e arte que comea no Campo Pequeno e termina no Marqus de Pombal. Lisboa de Ferno Lopes O percurso comea no Largo das Portas do Sol e termina no Largo do Carmo. Jos Saramago e o Memorial do Convento Passeio desde o Rossio at Fundao Jos Saramago, na Casa dos Bicos. A Lisboa de Wenceslau de Moraes Viagem pelas recordaes do escritor, marinheiro e diplomata portugus. Lisboa e a Inquisio A Inquisio foi instituda em 1536 por D. Joo III. A sede do Tribunal do Santo Ofcio situava-se no Rossio de onde partiam os condenados. Lisboa do Limoeiro ao Aljube A visita d a conhecer as antigas prises do Limoeiro e do Aljube. Lisboa e o Estado Novo Num percurso desde o Instituto Superior Tcnico at Igreja de Nossa Senhora de Ftima encontram-se exemplos notveis da arquitectura modernista nacional. Lisboa Barroca A Lisboa e os artistas no reinado de D. Joo V. Lisboa Aromas e Eruditismo Palcos de escndalos e de tertlias, os cafs do corao da Lisboa romntica e burguesa eram locais eleitos dos intelectuais e artistas. Destinatrios: alunos do 1 ao 3 Ciclo.
Seg a Sex
eg iA mp go

Fundao Calouste Gulbenkian

OS LUGARES DA ARTE O Livro como Objecto de Arte: nos Palcios, nos Mosteiros, nas Oficinas
6 set: 15h

Trs Tiros que Abalaram a Monarquia Ponto de encontro no Caf Gelo (Rossio).
Ter, Qui: 11h, 15h
mp

DOMINGOS COM ARTE Exposio Joo Penalva - Trabalhos com Texto e Imagem
11 set: 12h

Jardim Botnico da Ajuda

Descoberta da Coleco: Arte, Representao e Identidade


18, 25 set: 12h
eg

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA O Jardim Botnico da Ajuda, um Miradouro Sobre a Cidade Visita guiada.
25 set: 16h
eg mp

UMA OBRA DE ARTE HORA DE ALMOO Auto-Retrato de Artur Rosa


16 set: 13h15

Arcdia de Joo Penalva


30 set: 13h15
eg

Junta de Freguesia dos Prazeres

Pelas Ruas dos Prazeres Ponto de encontro: Largo Dr. Jos de Figueiredo.
18 set: 15h
eg

VISITAS COMENTADAS Bastidores do Teatro Cames Teatro Cames Visita ao Convento Convento das Trinas do Mocambo Exposio e Ateli cones sobre o Vidro Museu Nacional de Etnologia A Glorificao de S. Sebastio Igreja de S. Sebastio Msica na Rdio TSF Aromas e Eruditismo Percurso pelos Cafs do Rossio e Chiado Largo do Chiado Exposio Fernando Conduto Galeria da Cordoaria Nacional Visita Estufa Fria Visita ao Museu Museu da Marioneta Exposio Aparies Galeria BES Exposio Coleco FLAD Fundao Arpad SzenesVieira da Silva Marcaes para Outubro Info: visitas.comentadas@ cm-lisboa.pt

ENCONTROS AO FIM DA TARDE Exposio Joo Penalva - Trabalhos com Texto e Imagem
30 set: 17h
eg

Lisboa Autntica

Fundao Portuguesa das Comunicaes


Do Museu ao Bairro da Madragoa Visita guiada.
ltimo Sb: 10h30
mp

Luz de Lisboa: Do Nascer ao Pr-do-Sol Ponto de encontro: Miradouro das Portas do Sol. Visita em ingls e portugus.
17 set: 6h20
mp

Lisboa Gastronmica: Passeio e Cultura Ponto de encontro: Ginjinha do Rossio.


24 set: 11h
mp

Gabinete de Estudos Olisiponenses


Seg a Sex: 10h, 15h
eg go mp

Palcio do Beau Sjour Visita guiada ao Palcio.

Lisboa Operria: Ptios e Vilas Ponto de encontro: Miradouro da Graa.


10 set: 10h

Gare Martima de Alcntara


Painis de Almada Negreiros
eg mp

Lisboa Aristocrtica: Stima Colina Ponto de encontro: Largo do Rato, junto Pastelaria 1800.
3 set: 10h

Seg a Sex: 10h-17h

Hemeroteca Municipal
Bairro Alto - Capital do Jornalismo Portugus Ponto de encontro no trio da Hemeroteca.
Qua: 15h
mp

Lisboa Moura: Cerca Moura Ponto de encontro: Casa dos Bicos.


11 set: 10h

Lisbon Walker - A Cidade Passo a Passo


Lisboa, Cidade Velha
4 set: 14h30 11 set: 14h30

Ermida N. Sra. da Conceio

LISBOA NA RUA Passeios Psicogeogrficos Com Nelson Guerreiro, Joo Abel e Jos Sarmento Matos.
17 set, 1, 15 out: 17h30

Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa


Seg: 10h30
e mp

Lisboa, Cidade de Espies Lisboa Lendas & Mistrios


18 set: 14h30

O Terramoto de 1755
25 set: 14h30

Ponto de encontro na Praa

91

visitas guiadas
do Comrcio na esquina com a Rua do Arsenal. Info: 963 575 635

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Visitas Temticas ao Monumento e Acervo Museolgico
mp

Mosteiro de So Vicente de Fora


Visitas Temticas ao Monumento e Acervo Museolgico
mp

Mulheres de Naya Exerccio de Inventrio: a Propsito de Duas Doaes de Olaria Portuguesa


Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
eg mp

Museu do Oriente
Conhecer o Museu Desenhando Visita e oficina.

Ter a Dom: 10h-18h

Todos os dias: 10h-17h

Museu Nacional de Arte Antiga


Coleccionar em Portugal. Doao Castro Pina e M & M. Mude/MNAA. Artes e Design Visita s exposies.
4 set: 11h30

Museu Nacional de Histria Natural

Tardes no Museu Visita guiada s exposies permanentes, seguida de lanche.


Sb, Dom: 16h

MUDE - Museu do Design e da Moda


Visitas Guiadas s Exposies
mp

Descobrir Segredos das Aves nas Cidades Observao e identificao de aves.


1 Sb: 10h

Quintas Noite Visita guiada s exposies permanentes, seguida de jantar.


Qui: 19h30, 20h30

Info: 213 921 808


mp

Museu da gua da EPAL


Galeria do Loreto - Troo Patriarcal / So Pedro de Alcntara Visitas guiadas.
Qua, Sb: 11h, 15h, Sex: 13h
mp

Confrontos: Bosch e o seu Crculo Visita exposio.


4, 18 set: 15h30, 11, 18, 25 set: 11h30, 7, 14, 21 set: 15h30

Museu Antoniano
Conhecer o Museu Antoniano Info: 217 513 214
go mp

Ter a Sex: 10h, 14h

Coleccionar em Portugal. Doao Castro Pina e M & M. Mude/MNAA. Artes e Design Confrontos: Bosch e o seu Crculo Esplendor Holands: O Retrato de Famlia de Pieter de Grebber
Ter, Qua a Sex
go mp

Grvidas, Mams e Bebs Passeiam no Jardim Botnico Visita que percorre o Jardim Botnico, mostrando as espcies vegetais relacionadas com a gestao.
3 Sb: 13h30

VISITAS ORIENTADAS GERAIS Presena Portuguesa na sia


Sb: 16h

Deuses da sia
Dom: 16h
mp

Info: 917 779 357


mp

Museu de Arte Popular


Conhea o MAP Visita ao edifcio. Info: 968 902 260

10 OBRAS DE REFERNCIA A Pintura. Manufactura dos Gobelins, Oficina de Cozette, 1739


28 set: 18h
eg

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva


Visitas Guiadas ao Museu e s Oficinas de Artes e Ofcios e de Restauro
Seg, Qua a Sex: 10h-17h
go mp

Museu Nacional do Azulejo


Visitas Comentadas, Gerais ou Temticas
Ter: 14h-17h30, Qua a Sex: 10h-12h30, 14h-17h30
go mp

Circuito da Classe A descoberta de plantas notveis do Jardim Botnico em 30 minutos. Circuito do Arboreto Percurso que mostra as coleces de palmeiras, araucrias e cicadceas do Jardim Botnico. Circuitos Saber Mais Sobre Quatro percursos de dez minutos para conhecer quatro plantas de destaque em quatro zonas especficas.
Todos os dias: 10h, 11h30, 14h, 15h30
mp

VISITAS ORIENTADAS TEMTICAS De Armazm a Museu O Budismo no Museu do Oriente O Hindusmo no Museu do Oriente O Cristianismo no Oriente Hindusmo, Budismo e Cristianismo O Oriente no Feminino Sendas da Palavra
Ter a Dom: 10h-18h
mp

Museu da Presidncia da Repblica


Visitas Orientadas
mp

Ter a Sex: 10h-13h, 14h-18h

Museu Nacional do Teatro

Museu Rafael Bordalo Pinheiro


Ter a Sex: 10h, 14h
go mp

Museu da Cidade

VISITAS ORIENTADAS Conhecer o Museu da Cidade Histria da Cidade de Lisboa Histria do Azulejo
Ter a Sex: 10h, 14h

Museu Nacional de Etnologia


Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
eg go mp

Peas de Teatro: As Coleces do Museu Visita guiada exposio.


Seg a Sex
eg go mp

Conhecer o Museu Rafael Bordalo Pinheiro

RESERVA VISITVEL Galerias da Amaznia

Museu de So Roque

Info: 217 513 214


go mp

Ter: 15h30, Qua a Dom: 11h30-15h30


eg pg

Cenografia - A Arte de Vestir o Palco Visita temtica para alunos do Secundrio.


eg mp

Visitas Igreja e ao Museu de S. Roque


Ter, Qua, Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
e go mp eg

Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea


Percursos Transversais Visitas guiadas s exposies.
Sb, Dom: 16h30
eg pg

Galerias da Vida Rural


Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
eg go mp

Museu Nacional do Traje e da Moda


Ter: 14h-18h, Qua a Sex: 10h-18h
mp

Qui: 19h, Sb: 16h30, Dom: 10h, 11h30


pg

Visita s Exposies do Museu

Ter: 14h30, Qua a Dom: 10h30-14h30


eg pg

1 MS/1 PEA Paramento Litrgico Vermelho Festivo


7, 14, 21, 28 set: 13h30
eg mp

Pinturas Cantadas: Arte e Performance das

SaoJorge_Insero_AgendaCultural_150x230_2011 1

7/21/11 6:57 PM

93

visitas guiadas
SANTOS CONVIDA So Joo Crisstomo
18 set: 14h
eg mp

Parque Florestal de Monsanto

Museu do Teatro Romano

Conhecer o Museu do Teatro Romano Visita Ter a Sex: 10h, 14h Info: 217 513 214
go mp

Percursos Pedestres Combatelaser Paintball Electrnico Info: 968 297 047 (Aco Natura) Peddy Paper O jogo parte de Campolide, atravessa o Aqueduto e termina em Monsanto. Info: 218 452 689/90 (PapaLguas)
mp

Rota sobre Rodas Verso ciclvel da Rota da Biodiversidade que liga o Parque Florestal de Monsanto ao Rio Tejo.
25 set: 10h
mp

Tapada da Ajuda

Natuga
Jean Rouch e Damour . Foto CFE-DR

Pelos Jardins com Histria Passeio de um dia a p pelas mais belas zonas verdes do centro de Lisboa.
Dom: 9h

Passeio Saudvel Passeio guiado pelo Parque Florestal de Monsanto.


Sb: 10h

O Mundo Inaudvel dos Morcegos Passeio nocturno num jardim de Lisboa onde se podem identificar vrias espcies de morcegos.
Seg, Qua, Sb: 21h

Passeio Nocturno Percurso pedonal e de lazer com observao de alguns pontos da natureza.
3 set: 19h

11 dias para partilhar um retrato vivo e cinematogrfico do estado do mundo e da linguagem do documentrio.
11 dias para partilhar um retrato vivo e cinematogrco do estado do mundo e da linguagem do documentrio. Com uma nova directora, Anna Glogowski, o DOCLISBOA regressa cidade de 20 a 30 de Outubro, oferecendo os melhores documentrios portugueses e internacionais, lmes inditos e retrospectivas e homenagens a grandes nomes do cinema do real. Cinquenta anos aps o incio da luta armada dos povos colonizados por Portugal, um programa original de grande relevncia poltica: uma retrospectiva histrica sobre as guerras de libertao das colnias portuguesas em frica. Um resgate das obras cinematogrcas mais signicativas, lmadas junto dos Movimentos de Libertao, cuja raridade trar reexo, descobertas, e emoo. Jean Rouch (1917-2004), etnlogo e cineasta, ser homenageado com uma mostra que promete ser a maior retrospectiva do autor jamais realizada no pas. A obra do realizador francs inuenciou o cinema moderno e a prpria Nouvelle Vague. Outra retrospectiva ser dedicada ao realizador alemo Harun Farocki, um dos mais conceituados realizadores contemporneos, artista e terico dos media, autor de uma vasta obra em lme e vdeo, profundamente politizada. Os documentrios mais relevantes do ano, portugueses, e internacionais curtas e longas - estaro presentes nas vrias competies, e na seco Investigaes. Mais uma vez, a seco Riscos reunir lmes recentes que estabelecem a ponte entre a co, o ensaio e o cinema do real e o Heart Beat celebrar a relao entre a msica e o documentrio.
Organizao: Parceiros Institucionais: Co-Prod uo:

Pelos Recantos de Lisboa Passeio a p do Mercado da Ribeira ao Bairro Alto.


Seg, Ter: 9h30

Visita Biodiversidade Para conhecer o Espao Biodiversidade, situado na zona vedada do Parque de Monsanto.
3, 17 set: 10h, 14h30, 4, 18 set: 14h30, 24 set: 15h

Lisboa Atravs dos Tempos Percurso pelas ruas e bairros da cidade onde se encontram vestgios de vrias civilizaes.
Ter, Qui, Sb: 9h
mp

Geopedal Passeio que d a conhecer locais do Parque Florestal de Monsanto denominados por Geomonumentos.
10 set: 10h

Padro dos Descobrimentos


Visita ao Padro
e go mp

Espeleologia Monsanto em Profundidade Visita mina de gua Teresa Saldanha e Sousa.


10, 11 set: 14h30

rotAs Auto-guiAdAs Incio e fim: Espao Monsanto Rota da gua - PFM Zona Norte Percurso de 6 km, com paragem em locais de interesse geolgico e histrico. Rota Verde e Rota Verde Seis Pedreiras Percursos de 5 a 8 km, com passagem em locais de interesse botnico e histrico. Rota Azul e Rota Azul Parque da Pedra Percursos de 5 a 8 km para observao de fauna, flora e vestgios histricos de antigas estruturas militares. Rotas de Ascenso Caminhos ou trilhos marcados no terreno que ligam pontos estratgicos do Parque. Rotas de Travessia - PFM Zona Norte Zona Sul Caminhos ou trilhos que ligam a zona norte zona sul do PFM. Maiores de 12 anos
mp

Percurso Tapada da Ajuda Os recantos da Tapada, a sua histria, a arquitectura dos seus edifcios e a sua paisagem. Percurso Natureza Os espaos verdes da Tapada, incluindo a Reserva Botnica. Percurso Agronmico As reas agrcolas, florestais e jardins da Tapada. Info: 939 322 788
mp

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA A Evoluo da Paisagem da Tapada da Ajuda Visita guiada.
23 set: 16h

Quintas e a Evoluo da Paisagem Urbana de Lisboa Palestra.


24 set: 10h
eg mp

Tapada das Necessidades


4 set: 15h

Visita Tapada Info: 213 932 122 (Junta de Freguesia dos Prazeres)
eg

Tcharan Eventos

Parque das Naes


Comboio de Passeio Telefrico
Seg a Sex: 11h-19h, Sb, Dom, Fer: 10h-20h Seg a Dom: 10h-19h

Paos do Concelho
Visita ao Edifcio
Dom: 11h

Miradouro sobre Rodas Num percurso de bicicleta o visitante conhece os principais miradouros do Parque.
11 set: 10h

JANTARES MISTRIO A Morte do Artista Noite de Gangsters Os Rsticos


iA

Palcio Nacional de Belm


Visitas Orientadas
Sb: 10h, 11h30, 14h30, 16h, Dom: 14h30, 16h

gua dAntigamente Passeio pedestre que d a conhecer o percurso da gua entrada de Lisboa e inclui a travessia do Aqueduto das guas Livres.
17 set: 14h30

Tejo Bike Aluguer de bicicletas.


Todos os dias: 12h-18h

Teatro Nacional D. Maria II


Visitas Guiadas
Seg: 11h30
mp

Info: 218 919 333

Projecto +Skillz

Teatro da Trindade

Info: 213 614 660 (Museu da Presidncia da Repblica)


mp pg

Percurso Rota da Biodiversidade


18 set: 14h30

Bairro Alto Percurso pelas lojas tradicionais e colectividades do Bairro Alto.


ltimo Sb: 17h

O Trindade de Portas Abertas Visita com Joaquim Paulo Nogueira.


ltimo Sb: 12h
go mp

Panteo Nacional

De Igreja a Panteo Visita orientada ao monumento.


pg

A Grande Volta de Monsanto Percurso de bicicleta em ritmo de passeio que tem incio e fim no Espao Monsanto.
24 set: 10h

Rede de Artistas
3 Sb

Passeios Fotogrficos Passeios Desenhos


3 Dom
eg
e eg iA go mp pg

Sentir o Panteo Visita sensorial que d a conhecer o monumento. Destina-se a invisuais.

escolas entrada gratuita inscries Abertas grupos organizados marcao prvia pblico em geral

O doclisboa nanciado pela Secretria de Estado da Cultura

> Contactos pg 110

94

crianas Anipop kyuu-ti


muSeu do oriente

Fundada em 2003, a Anipop - AJACJ (Associao Juvenil de Animao e Cultura Japonesa) estabeleceu como objectivo divulgar e promover a animao e a cultura japonesas (elegendo como elementos de culto o anime - desenho animado japons -, o seu antecedente, a manga - BD japonesa-, ou ainda as verses sucedneas actuais relacionadas com os videojogos). A associao promove o evento Anipop kyuu-ti que chega agora sua nona edio e que este ano tem lugar no Museu do Oriente. A iniciativa tornou-se j numa oportunidade de conhecer as novidades recentes no domnio da animao japonesa. Alm disso pode-se frequentar workshops diversos - destacando-se, entre outros, os atelis de desenho, de animao 2D e de efeitos especiais -, visitar exposies ou assistir ao concerto do convidado deste ano, o cantor pop japons HITT. Tal como acontece na cultura japonesa, tambm aqui o tradicional se mistura com o contemporneo, havendo oportunidade para contactar com artes tradicionais como o origami (arte de dobrar papel em formas de animais), o Furoshiki (arte de embrulhar objectos em seda para os transportar ou oferecer como presente) ou frequentar aulas de japons. Ao longo de trs dias h ainda lugar para concursos, passatempos diversos e muita animao.
16 a 18 de setembro avenida Braslia, doca de alcntara (norte) / 213 585 200 / www.museudooriente.pt

Rui Cintr a

96

97

crianas

crianas

Um baile
marta silva e fliX lozano
maria matoS teatro municipal

MOTELx
Workshop lobo mau
cinema So JorGe e muSeu da marioneta

Marta Silva e Flix Lozano so bailarinos e professores de dana, ligados SOU Movimento e Arte, associao cultural sediada nos Anjos que se dedica formao e produo artstica nas diferentes artes, mas com especial nfase nas performativas. No dia 18 de Setembro, os dois bailarinos vo colocar o seu saber e experincia ao servio de quem quei-

ra passar pelo Jardim do Bairro das Estacas, junto ao Maria Matos, para dar um pezinho de dana. Pelo meio pode conviver, refrescar-se com limonada ou simplesmente dar lngua at voltar a ensaiar mais uns passinhos quando os msicos arrancarem mais uns acordes. Um domingo bem passado, que de aproveitar enquanto o Outono no chega. rc

Como j aconteceu em edies anteriores, o motelx, Festival internacional de Cinema de terror de lisboa, promove uma seco dedicada aos mais jovens. O desafio deste ano, elaborado em parceria com o Museu da Marioneta, consiste em assistir ao filme noruegus the troll Hunter (no Cinema S. Jorge, dia 6, s 11h) e conceber ao longo das

quatro tardes seguintes, no espao do museu, os mais terrveis trolls que a imaginao possa criar (orientado por especialistas que percebem destas coisas). O ateli dirigido a jovens dos 13 aos 16 anos e o resultado final ser apresentado ao pblico nos dias 10 e 11 de Setembro no S. Jorge. rc

18 de setembro av. Frei miguel contreiras, 52 / 218 438 800 / www.teatromariamatos.pt

6 a 9 de setembro inscries atravs do e-mail museudamarioneta@egeac.pt ou pelo telefone213 942 810

98

99

crianas
artes A Galeria / Atelier
Ateli de Artes Plsticas 4-12 anos
Todos os dias: 16h-19h
mp

crianas
A Arte Est Dentro de Ns 11-14 anos
Seg, Ter, Qui: 18h-19h30, Sb: 11h30-13h

Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves


Corta, dobra e cola 8-12 anos
mp

Diviso de Galerias e Atelis


Oficinas Pedaggicas 4-6 anos
mp eg

In Impetus

Aulas de Pintura Maiores de 10 anos


Dom: 10h-13h

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Histria da Aviao Militar Exposio permanente Maiores de 5 anos

Museu Nacional de Etnologia

Panteo Nacional

Ilustra a Magia dos Contos, Viver os 4 Elementos 11-14 anos


Seg, Ter, Qui: 18h-19h30

5 a 9 set: 9h30-13h, 14h-17h30

Academia Novas Letras


Artes Plsticas Atelis 5-12 anos
mp

Anima os Teus Heris Curso Escher 12-16 anos


Sex: 11h30-13h, 15h-16h30

Centro de Estudos e Formao Profissional CENFOP


Pintura e Expresso Artstica 6-11 anos
Sb: 10h30-12h
mp

Escola de Artes Vera Santos Silva


Iniciao s Artes Plsticas 6-12 anos
Dom: 15h-18h

Jardim Botnico da Ajuda


Ateliers de Origami 6-12 anos Info: 962 852 277
mp

Todos os dias: 10h-17h

at out: sb, dom

12-14 anos
Dom: 15h-19h, Ter, Qui: 16h30-18h30
iA

Seg, Qua, Sex: 17h-18h30

Famlia Criativa Maiores de 3 anos (famlias)


Seg: 18h-19h30, Ter, Qui: 16h30-19h30, Sb: 10h-13h
mp

Mrito Prprio

Anabela Cardoso Oficina de Cermica


Histrias e Azulejos; Histria e Roda de Oleiro Oficinas
Sb: 15h-17h

Pintura, Desenho, Artes Plsticas 7-11 anos


Seg a Sex

Chapit

Info: 917 180 648


mp

Associao de Artesos da Regio de Lisboa


Roda a Quatro Mos Atelis de cermica e escultura 2-5 anos
Sb: 10h30-12h30, 14h-16h

proJeCto biodiverCidAde Oficina de Cor As Cores da Luz: Construo de um Arco-ris


24 set: 10h30-12h30

Espao Instvel

Contos a Pincel Leitura do conto e ateli de realizao plstica 4-10 anos


Dom: 16h-17h30

Ateli de Pintura e Desenho 7-11 anos


Sb: 10h-13h
mp

Clube de Optimismo
Ter: 16h30-18h, Sb: 11h-12h30
mp

Apopsi

Ateli de Design e Estamparia 5-10 anos


mp

Ateli de Artes Plsticas 6-12 anos

Museu da Mscara Visita guiada e ateli de expresso plstica 4-10 anos


Sb: 16h-17h30
mp

As Nossas Bandeiras ao Longo da Histria Atelier pedaggico Maiores de 6 anos Construo de um Avio Militar Atravs do Origami Maiores de 6 anos Peddy-paper no Forte do Bom Sucesso (sc. XVIII) Jogo de pistas 10-12 anos Estudo Acompanhado das Exposies e Observao das Cores Ateli de expresso plstica 6-12 anos
mp

Moinhos e Modos, Panelas Cantoras, Modelao: Criar Formas Oficinas de expresso plstica 4-12 anos
Ter: 14h, Qua a Sex: 10h, 14h
e go mp eg

Descoberta do Panteo Peddy-paper Maiores de 8 anos


Ter a Sex

Viagem no Panteo Jogo de perguntas e respostas


Ter a Sex
mp

Museu do Oriente

Rua do Salitre, 185, 1 D


Curso de Histria da Arte 6-12 anos
Sb: 10h-12h

Evento Anipop Kyuu-Ti Evento que tem como principal objectivo divulgar a cultura de animao japonesa e que inclui actividades variadas, espectculos e um bazar.
16 set: 14h-24h, 17 set: 10h-1h, 18 set: 10h-23h
pg

Info: 911 061 601


iA

Rosrio Villalobos Atelier

Minimundo

Cantinho do Artista Ateli de expresso plstica 18 meses-5 anos


Sb: 17h30-18h30

Info: 927 383 139

Museu da Presidncia da Repblica

Atelis e Workshops de Pintura, Desenho, Fotografia, Ilustrao, Escrita Criativa, Arte 8-16 anos Info: 934 776 886
mp

Museu das Crianas


Exposio Sentidos e Emoes 4-11 anos
go mp pg

Artlier

Pintura com Histria 7-12 anos


Qua: 16h30-18h
mp

Cermica Atelis de olaria, modelao e azulejaria Pintura em T-shirts


mp

Colmeia Clube

Espao Monsanto

Body Painting 6-12 anos


mp

Pintura e Desenho Maiores de 8 anos


Ter: 17h-19h, Sb: 15h30-17h30

ACADEMIA DOS PEQUENOS TALENTOS Oficinas Pedaggicas


Sb: 10h, 14h30, Dom, Fer: 14h30

Todos os dias: 10h-18h

Info: 936 969 949

Ateli de Cermica Chamote Fino


Ateli de Cermica
Qua: 14h-16h
mp

Art Clinic
Baby Art 1-5 anos
Sb: 10h-13h

Cermica Criativa Maiores de 8 anos


Sex: 17h-19h

A Magia da Arte 5-10 anos


Seg, Qua, Qui, Sex: 15h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30

Ateli Ponta Seca

Pintura em Tecido Maiores de 10 anos


Seg: 15h-17h

Ateli Infantil Actividades de artes plsticas


mp

Rabiscos da Natureza Ateli 3-5 anos Natureza Articulada Ateli 6-10 anos
mp

Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva


Visitas Guiadas ao Museu e s Oficinas Atelis de pintura de azulejo, papel marmoreado, gravao de pele, douramento e madeiras
Seg a Sex
mp

Museu da Electricidade
Mos no Cho, Ps na Parede 6-12 anos
3 set: 15h30

No Bosque dos Passarinhos 4-10 anos Frente a Frente Com um Presidente Como se Faz Uma Bandeira 4-12 anos Outras Viagens 10-14 anos
Ter a Sex
e mp

Tutor Time

Sbados de Manh Artes plsticas, natureza, msica e psicomotricidade 18 meses-3 anos


Sb: 10h-12h

cincia Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos


Atelis de FriAs Estrias da Histria da Cidade de Lisboa 6-12 anos
5 a 9 set Seg a Sex: 9h-17h

Atelier Cria a tua Instalao Artstica 6-10 anos


4 set: 11h, 10 set: 15h30

Um Museu por Explorar! Actividades ldicopedaggicas


Sb, Dom: 10h, 14h30

Oficina de Mos 9-13 anos


Seg a Sex: 16h30-18h30

Brincar a Ser Diferente 5-10 anos


Seg, Ter, Qua, Sex: 16h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30, Sb: 10h-11h30

Pintura em Azulejo Maiores de 10 anos


Qui: 17h-19h
mp

Espao Yoga Restelo


Atelis de Expresso Criativa 5-12 anos
Sb: 10h-13h
mp

Atelier Desenhar a luz 6-10 anos


11, 18 set: 11h, 17 set: 15h30

Museu de So Roque

Ateli Semearte
Seg a Sb

Workshops de expresso plstica Info: 918 678 502


mp

O Museu Oficina - Vero 2011


5 a 7 set: 9h30-16h30
iA

Museu Nacional do Azulejo

A Brincar Construmos o Passado Ateli de arte 6-12 anos


Sb: 10h-12h30, 15h-17h30
go mp eg iA

A Aventura dos Descobrimentos Portugueses


5 a 9 set Seg a Sex: 9h-17h
iA

Culturgest

A Cara do Era Uma Vez 5-10 anos


Ter, Qui: 16h30-18h

Frias de Vero - Oficinas 4-6 anos, 7-10 anos, 11-14 anos


5 a 9 set
mp

Fundao Musical dos Amigos das Crianas


Oficina de Artes 5-12 anos
Sb: 10h-13h
mp

Museu Coleco Berardo


FRIAS DE VERO Olhares Inventados 7-12 anos

Pintura de Azulejos, Modelao, Desenho Vista Maiores de 3 anos


e mp

H Animais no Museu? Ateli 3-5 anos


Ter, Qua e Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
e go mp eg iA

Casa da Amrica Latina


Viajando pela Amrica Latina
Seg a Sex: 10h-18h30
e pg mp

Descoberta dos Cinco Sentidos 5-10 anos


Seg, Sex: 16h30-18h, Qua, Sex: 18h-19h30

Casa da Achada Centro Mrio Dionsio


Com Jornais Fazer Papagaios Maiores de 6 anos

5 a 9 set: 9h30-17h30

4 set: 15h30-17h30

D Vida ao Teu Boneco 8-11 anos


Seg: 16h30-18h, Qua: 16h30-19h30, Sex: 18h-19h30

Arte Postal para Pequenos e Grandes Maiores de 6 anos


11, 18, 25 set: 15h3017h30

OFICINAS DE EXPRESSO ARTSTICA Realizadores de documentrios


out

Desenhos em Movimento 7-12 anos


5 a 9 set: 9h30-17h30
mp At Qua anterior semana de realizao da actividade

Museu Nacional dos Coches

Ateli de Stencil, Ateli de Douramento, Ateli de Pintura


mp go e

Oficina das Cores

Luz, Sombra Aco?!


nov

Objectos (In)teis?
dez
iA

Design e Moda, Iniciao Pintura, Iniciao ao Desenho Atelis Maiores de 7 anos


mp

Castelo de So Jorge
Jogos em Famlia Maiores de 5 anos
1 Dom: 11h
mp

100

101

crianas
CENFOP - Centro de Estudos e Formao Profissional
Filosofia Ateli 5-12 anos

crianas
Museu Nacional de Arqueologia
Os Homindeos e os Primeiros Instrumentos Oficina
mp

CSI - Cincia Sob Investigao 8-14 anos


Sb, Dom: 10h-17h

Seg, Qua, Sex: 10h-11h30, 15h-16h30, Sb: 11h-12h30

Museu Nacional dos Coches

Pavilho do Conhecimento Cincia Viva


5 a 9 set
iA

Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes


Construir o Futuro Oficinas pedaggicas Maiores de 3 anos
pg e mp

De Tudo se faz um Coche, Caa ao Tesouro, Peddypaper, Safari no Museu, Quem Quem?
mp go e

Terra, Ar, gua e Fogo! Frias

Frias com Cincia ATL de Vero 6-11 anos


at 9 set: 9h-18h
mp

O Estranho Caso do Misterioso Mestre, H Mistrios no Carmo, Exploradores no Museu, Com as Mos na Arqueologia, O Dia em que a Terra Tremeu 7-12 anos Com as Mos na Arqueologia, As Runas da Igreja do Carmo e o Museu Arqueolgico 3 ciclo e secundrio
mp

SBADOS EM FAMLIA Sesses de cinema Fantasia de Walt Disney


3 set: 15h

Aulas de Culinria BabyChef 5-7 anos


Ter: 17h-18h

c.e.m - Centro em Movimento


O Corpo 10-14 anos
Seg: 17h30-18h30

Junta de Freguesia do Beato


Ballet Maiores de 4 anos
iA

Mary Poppins de Robert Stevenson


10 set: 15h

SuperChef 5-12 anos


Qua: 17h-18h

Seg, Qua, Sex: 19h-20h

Valiant Os Bravos do Pombal de Gary Chapman


17 set: 15h

JuniorChef 8-12 anos


Qui: 17h-18h
mp

Dana Infantil 4-9 anos


Ter: 18h15-19h

Trllfljten- A Flauta Mgica de Ingmar Bergman


24 set: 15h

Centro Clnico e Pedaggico Diversidades


Dana Criativa
Sb
mp

Junta de Freguesia de So Nicolau


Dana Criativa 6-10 anos
Qua: 18h-19h

Museu Nacional de Histria Natural

Sala DAula

Oficina ArtePOSTcom 6-12 anos


Sb: 15h-17h
pg e go mp

Oficina Passa a Mensagem 6-12 anos


mp

Oficinas e Laboratrios Pedaggicos, Laboratrios Experimentais, Planetrio, Fins-desemana... Com a Famlia, Noite no Museu
e go pg mp

Pentculo Expo Academia de Estudos

Artes Plsticas para Avs e Netos 6-9 anos


Seg a Sb

Atelier Filmar o Mundo Com Olhos de Ver 6-12 anos


24 set: 11h30
mp

dana Academia de Dana Danarte

Info: 967 693 016 (Mquina Agradvel)


mp

Culturgest

at 20 Set

Cursos Intensivos de Word e Excel Raciocinar aos Sbados Ateli 8-14 anos
Sb: 10h30-12h30

Oficina do Auto-Retrato 10-13 anos


Seg a Sex

Cinema So Jorge

Torre de Belm

Oceanrio

Jardim Botnico da Ajuda

A Casa do Vasco Exposio


Todos os dias: 10h-19h

Agir Precoce Ateli 5-9 anos


mp

Os Campees do Jardim, Noo de Espcie, O Sabor e os Cheiros, A Planta, O Herbrio, As Plantas Oficinais, rvores de Folha Estreita e rvores de Folha Larga, Os Jardins Botnicos e a Conservao da Biodiversidade Oficinas
e mp

Na Onda Com o Vasco Actividades didcticas 5-10 anos (famlias)


Sb, Dom: 10h30-12h, 15h30-17h

Pequenos Lderes Ateli 7-15 anos


mp

8-14 anos
Sb, Dom: 10h30, 15h30

Info: 914 340 016

Mrito Prprio

Matemtica Divertida, Sade 7-11 anos


Seg a Sex
mp

Museu de Cincia da Universidade de Lisboa


Cincias Experimentais, Desafios e Jogos Matemticos, Origami Oficinas Planetrio
Ter a Sex: 10h-17h
mp

Museu da Electricidade
Sb, Dom; 11h, 16h

Laboratrio de Invenes A Magia do Electroman Maiores de 7 anos


Dom: 11h30

Arca de No, Memrias de Uma Tartaruga, Era Uma Vez um Pinguim, Histrias do Fundo do Mar, Vila Natureza Actividades ldicopedaggicas Maiores de 4 anos Arca de No, Volta Ao Mundo em 80 Minutos, Baleias Vista, Histrias do Fundo do Mar, Vila Natureza Actividades ldicopedaggicas Maiores de 6 anos Pra, Escuta e Olha: Biodiversidade, Arca de No, Mergulhar na Matemtica, Cinco Oceanos na Palma da Mo, Vila Natureza, Na Rota dOs Lusadas, Relaes Biticas nos Oceanos, De Grau a Grau, Terra em Fria, Planeta Casa Actividades ldicopedaggicas Maiores de 10 anos
e

CeNtro de eduCAo AmbieNtAl de moNsANto Sesses Temticas A Floresta, a Conservao da Natureza, a gua, a Energia, os Resduos, o Consumo Sustentvel, o Ambiente na Cidade Atelis de Reutilizao e Reciclagem Percursos Ambientais e Actividades 6-14 anos
go mp

Quercus - Associao Nacional de Conservao da Natureza

Descoberta da Torre de Belm Jogo de pistas 6-13 anos O Enigma da Terra Jogos de pistas 6-13 anos Uma Aventura na Torre Jogo de pistas 6-8 anos H Piratas na Torre! Atelier 3-6 anos
at set Ter a Sex: 10h, 11h30, 14h, 15h30
mp

MOTELX Workshop Lobo Mau e exibio do filme TheTroll Hunter 13-16 anos
6 set: 11h

Cursos de Ballet, Sevilhanas, Flamenco, Hip-Hop, Dana Criativa, Danas Orientais, Karat e Judo Info: 938 514 529
mp

Enfant De Boris Charmatz Maiores de 6 anos


21, 22 set: 21h30

Lapa - Estao Cultural


Aulas de Dana Contempornea
Sb
iA

Dana Livre - Escola de Dana


Expresso Corporal e Artstica Oficinas 6-10 anos
Qua: 14h-17h

Museu Nacional do Azulejo


Atelis de Dana 6-12 anos
mp

Colmeia Clube
mp

Academia Talentos Vista

Workshop de Fotografia Actividade para pais e filhos

Danas de Salo, Hip-Hop, Dana Contempornea 4-14 anos


Seg, Qua: 18h-18h45

Dana Criativa Maiores de 5 anos


Qua: 17h-18h

Museu do Oriente

Museu da Marioneta

MOTELX Workshop Lobo Mau Recriao de trolls inspirados no filme the troll Hunter 13-16 anos
6 a 9 set: 14h-17h
mp

Amalgama, Companhia de Dana


Dana
mp

Latin Girls 8-14 anos


Ter e Qui: 17h-17h45

Sb: 11h-12h

Capoeira 5-11 anos


Ter e Qui: 18h-19h

Sbados em Oficinas: Mo de Semear Da mostarda aos coentros uma viagem de cores, cheiros e sabores 6-12 anos
10 a 24 set: 15h-17h
mp

at 5 Set ou 19 Set

Art!ist Academia de Dana, Teatro e Performance

Dance Spot

cinema/ fotografia Arquivo Municipal de Lisboa Ncleo Fotogrfico

circo Armazm 13
Circo para Crianas Workshop semanal de actividades circenses
Sb: 11h30-13h

Artist Kids Ballet, HipHop, Dana Moderna, Sapateado 3-12 anos

Hip-Hop, House, New Style, Dana, Ballet, Sevilhanas


mp

Oficina das Cores

Dana Criativa, Hip-Hop, Dana do Ventre Maiores de 6 anos


mp

Escola de Dana Ana Khler

Sou - Movimento e Arte


Iniciao Dana 12-17 anos Dana Criativa 3-11 anos Hip-Hop 6-12 anos
mp

Ateneu Comercial de Lisboa

Info: 935 250 077

Runas e Museu Arqueolgico do Carmo


Atelis Casas Anti-Monstros, A Dana das Esculturas, Monstros aos Molhos, As Andanas dos Bichos 4-5 anos Arquitectar no MAC, Esculturas de Pedra e de Ar 6-10 anos

Atelis de FotogrAFiA lbum Animado 3-5 anos Retrato Qumico, Caixa dos Segredos 6-10 anos
mp

Capoeira Infantil, Ballet, Hip-Hop, Afro Kids Info: 966 509 624
mp

Ballet Maiores de 3 anos Sevilhanas Kids, Hip-Hop Kids e Dana Tradicional Irlandesa Maiores de 7 anos Info: 961 268 279
mp

Qui: 17h30-18h30

culinria Just4teens
Workshop Cupcakes Maiores de 6 anos
25 set: 10h30-12h30
mp

Castelo de S. Jorge

Cinemateca Portuguesa - Cinemateca Jnior


Programa Especial ATL Sesses de cinema e atelis temticos 4-12 anos
iA go e mp

Danas com Histria Da Galharda Gavotte na Corte de D. Manuel I Maiores de 5 anos (famlias)
18 set: 11h
mp

Espao Eira 33

Aulas de Dana Contempornea 6-10 anos


Sb: 10h30-12h30
mp

festas de aniversrio Academia Talentos Vista


3-14 anos
mp

LittleChef

Sb, Dom: 10h30-15h30

5 a 14 set: 10h30, 14h30

CRIANAS NA COZINHA Workshops de Culinria 3-12 anos


Sb: 11h-12h30

103

O
Zo na

crianas
A Piscina dos Bebs
At aos 12 anos
mp

ZER
de E m

Helen Doron Early English


4-9 anos
mp

NexGym
3-17 anos
mp

Poneilndia
3-13 anos
mp

Sb: 16h-22h30, Dom: 15h-18h

Todos os dias

Todos os dias

Sb, Dom, Fer

iss

R es

e d u zi d

as

NCleo museolgiCo 6-12 anos


Sb, Dom: 15h-18h
e go mp

Castelo de So Jorge

LittleChef
Sex, Sb e Dom
mp

Oceanrio
4-12 anos
mp

The Little Gym


At aos 10 anos
Sb, Dom
mp

Todos os dias

Minimundo
At 6 anos
mp

Party4Fun

Centro Cultural de Belm


4-12 anos
mp

Todos os dias

Menos Poluio - Mais Oxignio Respirar Melhor - Viver Mais Lisboa

Sb, Dom: 11h, 15h

Info: 936 969 949

Animao de Festas de Aniversrio Pinturas faciais, jogos tradicionais, modelagem de bales


mp

Torre de Belm
4-10 anos
mp

Sb, Dom

Mosteiro dos Jernimos


4-10 anos
mp

Clube de Optimismo
4-12 anos
mp

Info: 960 335 197

Sb e Dom: 14h-16h30

ginstica/ desporto Academia Talentos Vista


Aulas de Taekwondo 4-14 anos
Ter, Sex: 18h15-19h

[1Fase] circulao restringida a veculos mais poluentes anteriores a Julho 1992 dias teis das 8h s 20h
(Excepto Residentes, Transportes Pblicos, Veculos Histricos)

Av. da Liberdade/Baixa

Informaes 808 20 32 32

Pavilho da Ajuda
4-12 anos
Sb, Dom
mp

Sb, Dom, Fer: 10h30, 15h

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


5-14 anos
mp

Complexo Desportivo do Alto Lumiar


4-12 anos
mp

Todos os dias: 10h3018h

Pavilho do Conhecimento Cincia Viva


Sb, Dom, Fer
mp

A Piscina dos Bebs


mp

Sb, Dom

A partir dos 3 anos

Natao, Hidroterapia

Museu das Crianas


Sb, Dom
mp

Complexo Desportivo Boavista


4-12 anos
mp

Piscina de Alfama Museu da Marioneta


5-12 anos
mp

4-12 anos
mp

Art!ist Academia de Dana, Teatro e Performance


Judo 3-12 anos

Sb, Dom

Sb, Dom

Sb, Dom

Complexo Desportivo do Casal Vistoso


4-12 anos
mp

Piscina da Ameixoeira Museu Nacional dos Coches


4-12 anos
mp

Centro Ol Mam

4-12 anos
mp

Sb, Dom

Sb, Dom

Sb, Dom

Massagem para Bebs At aos 12 meses Babyoga 6 semanas-22 meses


Ter a Qui: 10h-19h30, Sex: 10h-18h, Sb: 10h-13h
mp

Culturgest
5-12 anos
go mp

Piscina do Oriente
4-12 anos
Sb, Dom
mp

Sb, Dom

Museu Nacional de Histria Natural


mp

Dana Livre Escola de Dana


3-14 anos
mp

Sb, Dom, Fer

Museu Nacional do Traje & Parque Botnico do Monteiro-Mor


At aos 15 anos
mp

Piscina de Penha de Frana


4-12 anos
mp

Chapit

Ateli de Capoeira 4-12 anos


Qui: 17h30
mp

Sb, Dom

Espao Monsanto
Jogos ao ar livre 6-12 anos
mp

Piscina do Rego Museu do Oriente


Sb, Dom, Fer: 10h-13h, 15h-18h

Clnica Alquimus

4-12 anos
mp

Sb, Dom

Sb, Dom, Fer: 14h30

5-12 anos Info: 213 585 299


mp

Piscina do Restelo
4-12 anos
mp

Galeria Pedro Serrenho


Sb, Dom, Fer
mp

Massagem para Bebs 0-12 meses Massagem para Crianas 1-7 anos Programa de Massagem nas Escolas 4-12 anos
mp

Sb, Dom

Museu da Presidncia da Repblica


At aos 12 anos
mp

Ginsio Clube Portugus


Maiores de 3 anos
Sb, Dom, Fer
mp

Piscina do Vale Fundo


4-12 anos
mp

Dance Spot
mp

Sb, Dom: 10h, 14h30

Massagem para Bebs, Judo

Sb, Dom

104

105

crianas
Espao Yoga Restelo
Babyoga
mp

crianas
o cd The Little Gym
Ginstica para Bebs e Crianas 4 meses-12 anos Vrios horrios
iA mp

Ginsio Clube Portugus


Aikido, Ginstica, Judo, Esgrima, Tiro com Arco, Capoeira, Futebol Maiores de 4 anos
Seg a Sex: 16h30, Sb: 9h30-14h

Jardinagem Escola de Jardinagem


Jardim do Saber A Descoberta dos Aromas Maiores de 6 anos
Seg a Sex: 9h30-12h30

Hip-hop, Dana Clssica 6-14 anos


Seg a Sex: 16h30

Baby Gym 1-3 anos


Ter, Qui: 16h, Sb: 9h30-12h30
mp

Vendedores Ambulantes e Quiosques no Princpio do Sculo XX, O Foral Manuelino e Lisboa dos Descobrimentos, A Bandeira Municipal de Lisboa: Histria e Smbolos Actividades temticas sobre a vida quotidiana da cidade de Lisboa. Maiores de 6 anos Explorar a Cidade Ateli Maiores de 6 anos
mp go

Conta-me Histrias Dana Quando Chegares ao Fim Bons Conselhos de Amigos Animais Maiores de 3 anos
11 set: 11h

Maiores de 6 anos Classes Preparatrias 7-9 anos Curso Oficial Maiores de 10 anos
mp

Lapa Estao Cultural


Coral de Crianas Sb: 11h-12h
iA

Canta-me Histrias A Onda Todas as idades


17 set: 17h

Academia Novas Letras


Msica para bebs 18 meses-3 anos
Seg, Qua, Sex: 9h30-12h30

Maria Matos Teatro Municipal

Conta-me Histrias A Sara Tem um Grande Corao Maiores de 3 anos


18 set: 11h

Marta Silva e Flix Lozana Um Baile Famlias Concerto/ performance


18 set: 17h

Canto e Colocao de Voz 5-12 anos


mp

Minimundo
mp

Gymboree

Play & Learn: Msica, Artes, School Skills, Sports, Mommy and Baby Fitness Programas de desenvolvimento infantil 0-5 anos
iA

Ouvir e Mexer, Mos Verdes, Ritmos da Natureza, Livres pela Escola Programas de Sensibilizao Ambiental 3-12 anos
mp eg

Centro Cientfico e Cultural de Macau


A Escrita Chinesa Maiores de 6 anos
mp

Comemoraes do Dia da Paz Conta-me HistriasComo se Faz a Paz? Maiores de 3 anos


21 set: 18h
eg

Kindermusik Msica para Bebs At 3 anos


Qua: 18h30, Sb: 11h

Castelo de S. Jorge

Msicas para Reis Cavaleiros e Princesas Maiores de 5 anos (famlias)


11 set: 11h
mp

Percusso Criativa
mp

Quinta do Z Pinto

Centro Europeu de Lnguas


mp

Celebrao do Outono Famlias


24 set: 15h
eg

Info: 936 969 949

Peter and the Wolf

Echo European Cities of Historical Organs

The Happiest Baby on the Block, Baby Signs Workshops 0-24 meses

Hipdromo do Campo Grande


Aulas de Equitao Info: 914 642 332

Junta de Freguesia do Beato


Escolinha de Futebol 6-14 anos
Ter: 18h-19h, Sb: 10h-12h

Escola de Tnis 6-20 anos


Ter: 18h-19h, Sb: 11h-12h
iA

O conto musical, de Prokofiev, pedro e o lobo apresentado pela ECHO organizao europeia que procura informar e educar o pblico sobre o instrumento histrico que o rgo num CD onde os diferentes sons do rgo representam cada uma das personagens da histria. Uma forma singular de ir ao encontro dos mais jovens e de lhes mostrar a sonoridade nica do rgo. Narrado em portugus, por Armando Possante e interpretado pelos organistas Roberto Antonello e Maurizio Crozi, o disco pode ser adquirido em www.echo-organs.org. af

Passear na Seara, Trabalhos na Horta, Pneis, Construo de Espantalhos, Jogos Tradicionais, Sementeira das Culturas de Outono/Inverno Info: 968 495 699 quintazepinto@gmail.com
mp

Estudo Ldico da Lngua Inglesa

Centro Cientfico e Cultural de Macau

Museu das Crianas


Msica no Museu D R Mi Msica dAqui e dAli Ateli de msica 3-8 anos
mp

Conta-me Histrias Um Lobo Culto Maiores de 3 anos


25 set: 11h

Instrumentos Musicais Chineses Maiores de 6 anos


mp

Centros Helen Doron Early English


Helen Doron Early English Ensino de ingls 3 meses-14 anos
mp

Mrito Prprio
Alemo, Ingls 7-11 anos
Seg a Sex
mp

Centro Clnico e Pedaggico Diversidades

Museu do Fado

Bebfonias e C Msica para bebs (famlias)


Sb: 14h30, 15h30
mp

Fado Menor 6-10 anos S Fadista quem Quer 6-15 anos


mp go

letras Academia Talentos Vista


Aulas de Ingls 3-14 anos
Seg, Qui: 18h15-19h

Chapit

Oficina das Cores


Filosofia, Ingls Maiores de 6 anos
mp

PROJECTO BIODIVERCIDADE Oficina de estmulo leitura Estrias Dentada Famlias


10 set: 10h30-12h30

Clave e Som, Escola de Msica

Museu da Msica

Pentculo Expo Academia de Estudos

Arquivo Municipal de Lisboa

Junta de Freguesia dos Mrtires


Aulas de Karat 6-12 anos
Ter e Qui: 18h-19h

Maiores de 13 anos
Ter e Qui: 19h-20h
iA

Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso


Teoria e Prtica de Esgrima Workshop Maiores de 8 anos Info: 927 383 139
mp

NexGym

Just4Teens

Just4Babies 10 meses-3 anos


Ter e Qui: 10h-12h

Karat, Dodgeball 3-17 anos Confidence Builders Aulas de Grupo Pre-K 3-6 anos
mp

Museu do Oriente
Yoga para Todos Info: 213 585 299
mp

Poneilndia

Minimundo

Oficina do Beb 18 meses-3 anos


Seg a Sex: 9h-13h, 14h-18h

Sb: 10h30-11h30, Qua, Sex: 13h-14h

Aulas de Equitao, Eventos nas Escolas, MiniCursos, Passeios de Pnei


mp

A Revoluo Republicana de 5 de Outubro de 1910, O Terramoto de 1755 e a Reconstruo de Lisboa, A Restaurao da Independncia de Portugal em 1640, A Revoluo de 25 de Abril, Santo Antnio de Lisboa Actividades temticas assinalando efemrides da Histria de Portugal em Lisboa. Maiores de 6 anos Lisboa no Tempo de D. Afonso Henriques, Lisboa e o Aqueduto no Tempo de D. Joo V, Lisboa em Meados do Sculo XIX, D. Joo I e a Revoluo de 1383-85, Os

Cinema City Classic Alvalade

Cursos Intensivos de Ingls, Francs, Lngua Gestual Info: 914 340 016
mp

Iniciao Musical 4-6 anos Cursos de Piano, Teclado, Flauta, Guitarra, Acordeo, Violino, Violoncelo Maiores de 6 anos
mp

As Minhas Primeiras Leituras no Cinema Sesses de leitura com o actor Paulo Patrcio Bebs e crianas
Dom: 11h
eg

Sala DAula
mp

Mandarim e Cultura Chinesa

Club Clnica das Conchas


Sb
mp

Curso de Msica para Bebs

LnguaGest

Ingls, Francs, Alemo, Espanhol e Italiano Cursos de lnguas A partir dos 3 anos

msica Academia de Amadores de Msica


Sesses Musicais Para Bebs
Sb: 11h, 12h

Concertato Associao Musical


Coro Infantl/Juvenil Regina Coeli de Lisboa 6-16 anos iA de 1 Set a 30 Out

Livraria Cabeudos

Conta-me Histrias Sou O Maior Maiores 3 anos


4 set: 11h

Do Fundo do Ba Oficina de Gaita-de-Foles Maiores de 6 anos O Que Aconteceu no Museu da Msica Conto musical Maiores de 6 anos Msica em Midos, Brincar aos Clssicos Ateli 5-16 anos Como se Classificam os Instrumentos Workshop Maiores de 6 anos Do Fongrafo ao Leitor mp3: A Evoluo do Fonograma Ateli Maiores de 9 anos A Msica Portuguesa em 57 Minutos Workshop Maiores de 12 anos
e go mp

Iniciao Musical, Expresso e Movimento 3-6 anos Iniciao Instrumental

107
TEMPORADA 2011-2012 | 20 ANOS TOCAR O FUTURO DIRECO ARTSTICA CESRIO COSTA

crianas
Museu Nacional do Azulejo
Concertos de Piano Comentados Maiores de 3 anos
mp

SETEMBRO
DOMINGO 4, 19H00, TAPADA DAS NECESSIDADES DOMINGO 11, 19H00, LARGO DE CAMES CLSSICOS NA RUA QUINTETO DE METAIS DA METROPOLITANA PAQUITO DRIVIERA | TOM JOBIM | PEREZ PRADO

15 A 17 DE SETEMBRO SOLISTAS DA METROPOLITANA CICLO DE MSICA DE CMARA

O Cavaleiro Maiores de 6 anos Auto da Barca do Inferno Maiores de 12 anos Falar Verdade a Mentir Maiores de 10 anos
mp go

Moremind - Centro de Estudo e Explicaes


O Sto dos Brinquedos Teatro e oficina 6-12 anos
mp

Oficina das Cores


mp

Expresso Dramtica Maiores de 6 anos

Oficina da Pessoa

Oceanrio
Sb: 9h
DOMINGO 25, 17H00, CINEMA SO JORGE ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA CLAUDIO CONSTANTINI BANDONON JESS MEDINA DIRECO MUSICAL ASTOR PIAZZOLLA | DANIEL SCHVETZ | ARTURO MRQUEZ | EDUARDO ANGULO SEXTA-FEIRA 30, 21H00 CONCERTO POR UMA CAUSA [A FAVOR DOS HOSPITAIS PEDITRICOS DE LISBOA] ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA CHRISTIAN LUDWIG DIRECO MUSICAL PIORTR ILICH TCHAIKOVSKI SUITE DE BAILADOS

Concerto para Bebs At 3 anos

Info: 218 861 799 (Companhia de Teatro O Sonho)

Museu das Crianas

Oficina das Cores


Msica Maiores de 6 anos
mp

Casa do Brasil

DESCOBERTA DA AMRICA

Oficina de Teatro 10-15 anos


Sb: 10h30-12h

Crinabel Oficina de Msica


Cursos de Msica 6-12 anos Info: 917 687 025
mp

Marco Borggreve

Vou Construir o Meu Teatro Oficina teatral


e

Info: 213 943 350/964 693 527

SBADO 10, 21H00, CCB

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA KARI KRIIKKU CLARINETE CESRIO COSTA DIRECO MUSICAL JEAN SIBELIUS | MAGNUS LINDBERG | SCOTT JOPLIN | GEORGE GERSHWIN

CONCERTO INAUGURAL DA TEMPORADA DO CCB

Sala DAula

Um Sapato Especial, A Aventura dos 5 Sentidos, O Reino de Pernas pr Ar, Que Rica Alimentao! Histria da Carochinha Contos animados e encenados 3-7 anos Era Uma Vez a Cincia! Viagem ao Corpo Humano, Cincia com Bales, Brincar com a Matemtica Contos animados e encenados 4-10 anos Histrias do Outro Lado do Mundo Oficina 4-10 anos
mp

Sonhos de Palco Curso de interpretao 5-11 anos


Sb: 10h30-12h

Expresso Teatral e Dramtica, Laos de Amor Workshops (famlias)


mp

Oficinas de Teatro
Curso de Teatro 8-15 anos
sb: 9h-13h

Info: 925 167 089


iA

Palcio de Laguares
Crescer Teatrando Oficina de teatro 4-12 anos
iA

mais info em www.metropolitana.pt

Msica para Pais e Bebs Oficina 0-5 anos


Sb e Dom

Escola de Dana Ana Khler


Teatro Kids 3-6 anos Teatro Teens 7-12 anos Info: 961 268 279
mp

Sou Movimento e Arte


Cursos de Msica 3-9 anos Info: 927 340 852
mp

Sala-Estdio Os PapaLguas
A Menina da Pele Corde-Rosa Teatro
set

Museu Nacional dos Coches


mp go e

Espao Instvel
Sb: 11h-12h30
mp

Teatro de Sombra Chinesa

Oficina de Teatro 6-10 anos

teatro Act Escola de Actores


Workshop Teatro e Movimento para Jovens
Sb

Museu Nacional de Etnologia

Teatro da Manga Curta Cursos


at 9 set
mp

Estao Elevatria a Vapor dos Barbadinhos


Workshop de Artes Performativas
5 a 9 set

Ramayana: o Rapto de Sita Oficina de expresso dramtica 8-12 anos


Ter: 14h, Qua: 10h, 14h
e go mp eg

Sou - Movimento e Arte


Expresso Dramtica 6-12 anos Info: 927 340 852
mp

Art!ist Academia de Dana, Teatro & Performance

6-16 anos Info: 938 238 565


iA

Teatro Musical 3-12 anos Art!ist Colgio Musical, Fame Aulas de teatro e musical para adolescentes

Museu Nacional do Teatro

Liga dos Amigos

Das Coisas Nascem as Coisas Oficina teatral 4-12 anos


Sb: 10h-13h
mp

Peas de Teatro: As Coleces do Museu Vista guiada exposio Cenografia: A Arte de Vestir o Palco Visita temtica
mp

Teatro-Estdio Lanterna Mgica


Ateli de Fantoches e Teatro de Bonecos, Workshops de Interpretao Maiores de 6 anos O Capuchinho Vermelho, D. Pasteleiro Pastelo, O Natal do Robot, O Natal de Ritinha, O Natal de Pinquio, O Natal dos Trs Porquinhos, Uma Aventura Na Floresta, A Cigarra e a Formiga, Histrias do Av Sapato Teatro
e go mp

Artlier

Teatro para Crianas 7-12 anos


Qui: 17h-18h30

Museu do Oriente Mrito Prprio


Teatro 7-11 anos
Seg a Sex

Auditrio do GCDT do BES


Salada de Contos Maiores de 4 anos Antes de Comear Maiores de 6 anos

DOMINGOS EM FAMLIA Dos Ps Cabea Famlias e crianas a partir dos 4 anos


4 a 18 set: 11h-12h30
mp

Iniciao ao Teatro 7-11 anos


Sb: 14h-17h
mp

at 12 Set

Seg a Sex: 10h30, 14h30

108

109

crianas
Teatro Politeama
O Stio do Pica-Pau Amarelo Musical
Sb e Dom: 15h
pg e

crianas
Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes MUDE Museu do Design e da Moda
Re-design Visita-jogo 5-10 anos

Museu Nacional de Arqueologia

Teatropia&co

Workshop de Iniciao ao Teatro Maiores de 7 anos


Ter: 18h-20h

Info: 914 606 748

Do Passado ao Futuro, Internet Segura, Casa do Futuro, Exploradores do Futuro, Futuro em Construo, Cidade Fantasma, Cidades Criativas, Viso Estereoscpica Visitas guiadas
Seg a Sex: 10h-18h, Sb: 14h-18h, ltima Qui: 10h-22h
mp

1 Sb: 15h

eNsiNo bsiCo Design Aqui Mo Visita-jogo 1 ciclo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Antiguidades Egpcias com Dramatizao, Tesouros da Arqueologia Portuguesa, Religies da Lusitnia, Quinta do Rouxinol, Vaso Campaniforme Visitas orientadas

Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros

Do Passado, Pelo Presente, At ao Futuro Visitas guiadas e sesso de sensibilizao Maiores de 6 anos
e mp

Departamento de Proteco Civil

CRESCER NA SEGURANA A Segurana em Casa, na Rua e nos Espaos Pblicos 5-10 anos
Seg a Sex: 9h-12h, 14h-16h30
go mp

Bibliotecas Municipais Actividades

Museu de So Roque

visitas guiadas Castelo de So Jorge


Visitas em Famlia Descoberta do Castelo Visita guiada ao castelo incluindo o Ncleo Museolgico Maiores de 5 anos ltimo Dom: 11h (famlias)

Diz-me Como Te Sentas Dir-te-ei Quem s Visita-jogo 2 ciclo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Museu Nacional do Azulejo


e mp

Visitas guiadas Igreja e ao Museu


Ter, Qua e Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
mp go e eg

Jardim Zoolgico
Sbados Selvagens Maiores de 4 anos
at nov

Histrias sobre Azulejos Visita guiada exposio

Gabinete de Estudos Olisiponenses

Em Torno do Palcio do Beau Sjour Visita temtica ao interior do Palcio e do Jardim 4-7 anos
Seg a Sex: 10h-14h
mp eg

3 ciclo 1 Problema 1001 Solues Visita-jogo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h

Museu Nacional dos Coches

Visitas Guiadas, Visitas a Grupos com Necessidades Especiais


mp go e

Vamos Conhecer a Capela de So Joo Baptista Visitas-jogo 6-12 anos


Ter, Qua, Sex: 10h-12h30, 14h-17h30, Qui: 14h-17h30
e go mp eg

Museu Nacional do Azulejo


Outros Olhares Programa para cegos Maiores de 3 anos
e mp

eNsiNo seCuNdrio Codex Universalis Visita-jogo


Ter a Sex: 10h30, 12h, 14h
mp

Museu Nacional de Etnologia

Psicogym

Ateliers temticos Vero 5-12 anos


at 16 set Seg a Sex: 9h-18h
iA

Centro Cientfico e Cultural de Macau


Visitas Guiadas Maiores de 6 anos
mp

Jardim Botnico da Ajuda

Visita Geral, Plantas de Todo o Mundo, Da Alga Laranjeira


Seg a Dom
e mp

Museu Nacional de Arte Antiga


Coleccionador Por um Dia: Escolher, Organizar, Mostrar Visita-jogo 6-12 anos
4 set: 15h30

Centro Cultural de Belm

VISITAS PEDAGGICAS Uma Leitura Transversal ao Edifcio Da Ideia Concretizao Uma janela sobre o rio, sobre a histria Um edifcio que uma cidade
Seg a Dom: 10h30-17h
mp

Mercado 31 de Janeiro

Vamos Todos ao Mercado Visita guiada e actividade ldica no mbito da Educao Alimentar Maiores de 8 anos
Ter a Sex: 9h30-12h
e mp

Museu e Companhia Visita-jogo


Ter, Qua, Sex
go mp

Exposio Pinturas Cantadas: Arte e Performance das Mulheres de Naya, Exerccio de Inventrio: A Propsito de Duas Doaes da Olaria Portuguesa, Reservas Galerias da Vida Rural, Reservas Galerias da Amaznia Visitas guiadas aos vrios espaos expositivos do Museu Maiores de 4 anos
Ter: 14h-17h, Qua: 10h-17h
e go mp eg

Oceanrio

Visitas Guiadas Exposio e aos Bastidores 6-10 anos (famlias)

Actividades Temporrias
hemeroteca

Reinventar a Ilustrao
Seg a Sex
e mp

Pentculo Expo Academia de Estudos

Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa


Seg: 10h30
e mp

Nas Bibliotecas
cames natlia correia penha de frana

Actividades ldicas e culturais com visitas a museus e castelos


mp

Actividades Permanentes
Setembro a Junho
e eg iA go

Bibliotecrio por um dia


e mp

outros Altamente
Jogos Educativos para Crianas
Sb: 10h-13h

Na Biblioteca
palcio galveias

Museu Nacional de Histria Natural

Diviso de Promoo e Comunicao Cultural

Moremind - Centro de Estudo e Explicaes

ITINERRIOS TEMTICOS PARA ESTUDANTES Os Smbolos de Lisboa Visitas guiadas Maiores de 5 anos
mp

ExperimentaDesign
Visitas-Jogo Maiores de 6 anos
Seg a Sex
mp

Caa ao Tesouro em Belm, Peddy Paper: Viagem pela Histria de Lisboa - Do Chiado ao Castelo Jogos Maiores de 6 anos Reprter Divertido, Detectives da Histria, Banda Desenhada, Arte e Cincia Oficinas Maiores de 6 anos Info: 917 727 683
mp

Visitas Livres, Orientadas e Animadas, Visitas ao Jardim Botnico


e go pg mp

Museu do Oriente

Museu da Marioneta

Brinquedos e Jogos da sia Visita orientada exposio Famlias com crianas a partir dos 6 anos
25 set: 11h30- 12h30
mp

escolas entrada gratuita inscries Abertas grupos organizados

Visita Guiada Biblioteca


e mp

Fiadeiras de Histrias
Ter a Sex
e

6-12 anos
mp

Visita As Ruas tm nome Atelier Encontro com o Texto Jornalstico


e mp

> Contactos pg 110

O Museu aos Pedaos Visita e actividade 3-6 anos O Grande Livro das Mil e Uma Lendas Visita e actividade 3-10 anos Exploradores no Museu Visita e actividade 7-11 anos Viagem ao Mundo das Marionetas Visita e actividade 12-14 anos
mp e

at 19 Set

Assembleia da Repblica

Museu da Presidncia da Repblica


Palcio em Aberto Visita temtica Sb: 10h-17h (famlias)
mp

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMNIO PATRIMNIO E PAISAGEM URBANA Espao Jovem O Parlamento Explicado aos Midos
24, 25 set: 10h-17h

Sb (famlias com crianas at 10 anos) [MP] Ler em Famlia At aos 5 anos

Na Biblioteca
hemeroteca

Clube Roda dos Livros


mp

Nas Bibliotecas
belm cames david mouroferreira maria keil natlia correia olivais/bedeteca orlando ribeiro palcio galveias penha de frana so lzaro

Nas Bibliotecas
orlando ribeiro penha de frana

Arquitectos Por Um Dia


24, 25 set: 10h-13h, 14h30, 17h

Oficina para famlias


mp

> contactos
Academia de Amadores de Msica r. Nova da trindade, 18, 2 esq.; 213 425 022; www.academiaam.com Academia de Artes e Tecnologias r. teixeira de pascoaes, 21 A b Academia das Cincias de Lisboa r. da Academia das Cincias, 19; 213 219 730 Academia de Dana Danarte r. prof. simes raposo, 8 A; 217 147 244; www.dancarte.pt Academia - Instituio de Formao de Audiovisuais p. duque da terceira, 4, 2; 213 240 264 Academia de Msica da Graa trav. de so vicente, 15, 1 dto.; www.academia-de-musica2010.blogspot.com Academia Musical 1 de Junho de 1893 lg. Jlio Castilho, 3; 217 524 263; academialumiar.blogs.sapo.pt Academia Novas Letras Av. maria Helena vieira da silva, 42 A; 217 541 015; www.novasletras.com Academia Recreio Artstico r. dos Fanqueiros, 286, 1; 218 874 354; academia-recreioartistico.blogspot.com Academia Talentos Vista r. lvaro benamor, lt. 8, lj. 8A; www.talentos-avista.pt Academia do Tempo Activo r. saraiva de Carvalho, 354, 1 dto.; 213 909 217; academia-tempo-activo.planetaclix.pt A Galeria/Atelier r. Filipe Nery, 36; 918 972 966 Alecrim 50 Arte Moderna e Contempornea r. do Alecrim, 48/50; 213 465 258; www.alecrim50.pt Allarts Gallery r. da misericrdia, 30; 217 951 034; allartsgallery.com Altamente Centro de Estudos r. gaivotas em terra, lt. 3.17.02 g; 216 082 880; www.altamente.pt Alt Fabrik r. rodrigues Faria, 103, ed. 1, piso 3 Alunos de Apolo, Escola de Danas de Salo r. silva Carvalho, 225; 213 885 366; www.alunosdeapolo.com Amalgama, Companhia de Dana r. Jos de mello e Castro, 9, 1 dto.; 919 443 462; amalgamando.blogspot.com Anabela Cardoso Oficina de Cermica C. de s. vicente, 62-66; 917 180 648 Anfiteatro Keil Amaral parque Florestal de monsanto; 218 820 090 AnjoDesign Design e Restauro r. toms da Anunciao, 100b; 213 886 420 Antiga Cadeia do Aljube r. Augusto rosa, 40 Apopsi, Atelier de Design e Estamparia r. Jos dias Coelho, 24; 213 648 763 Appleton Square r. Accio paiva, 27, r/c; 210 993 660; www.appletonsquare.pt Aqueduto das guas Livres C. da Quintinha, 6, a Campolide; 218 100 215 Ar.Co Centro de Arte & Comunicao Visual r. de santiago, 18; 218 801 010; www.arco.pt Armazm 13 r. gomes pereira, 11; armazem13.cia-and.com/blog Armazns do Chiado r. do Carmo; 213 210 600; www.armazensdochiado.com Arquivo Contemporneo do Ministrio das Finanas lg. do terreiro do trigo Arquivo Municipal de Lisboa r. b ao bairro da liberdade, lt. 3 a 6 - 1; 213 807 100; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arquivo Municipal de Lisboa - Ncleo Fotogrfico r. da palma, 246; 218 844 060; arquivomunicipal.cm-lisboa.pt Arquivo Nacional da Torre do Tombo Al. da universidade; 217 811 500; antt.dgarq.gov.pt Art Clinic Av. Antnio Augusto Aguiar, 38, r/c esq.; 917 800 208; www.artclinic.pt Arteilimitada - Escola de Artes Visuais C. da estrela, 128, Anexo A; 213 954 401; www.arteilimitada.com Arte Contempo r. dos Navegantes, 46 A; 213 958 006; www.artecontempo.org Art in Park Av. da repblica, 41; 915 047 641 Art!ist Academia de Dana, Teatro & Performance r. da manuteno, 45; 218 689 416; www.artist-ac.com ARTlier r. Campo de ourique, ptio do paiol, Casa 8; 939 067 111; artlier.blogspot.com A Arte da Terra r. Augusto rosa, 40; 212 745 975; www.aartedaterra.pt Assembleia da Repblica palcio de s. bento; 213 919 625; www.parlamento.pt Associao dos Artesos da Regio de Lisboa r. de entrecampos, 66 A; 217 962 497; aarl.pt Associao de Artistas Comunitrios Independentes r. do sol a santa Catarina, 24A; 213 466 173; www.aaci.org.pt Associao Cultural Companhia Clara Andermatt r. luz soriano, 67, 1; 21 347 03 33 www.clara-andermatt.com Associao Cultural Nova Acrpole Av. Antnio Augusto de Aguiar, 17, 4 esq.; 213 523 056; www.nova-acropole.pt Associao de Gravura gua-Forte r. de santo Amaro estrela, 41, r/C esq, 213956295, www.agua-forte.com Associao Mais Cidadania r. do teixeira, 13; 211 937 977; www.maiscidadania.eu Associao Para a Promoo Cultural da Criana APCC r. lagares de el-rei, 21 A, 1 esq.; 218 429 730; www.apcc.org.pt Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos r. barros Queirs, 20, 2; 218 885 342; www.amigosdoscastelos.org.pt Associao Portuguesa de Escritores APE r. de so domingos lapa, 17; 213 971 899; www.triplov.com Associao Renovara Mouraria 922 191 892; www.renovaramouraria.pt Associao de Residentes de Telheiras ART r. prof. mrio Chic, 5; 217 568 103; www.artelheiras.pt Associao Scio-Cultural Preservao da Mandinga e Stima Posio r. de santo Antnio da glria, 38; 213 422 640; mandinga7posicao. blogspot.com Ateli de Arte Psicoterapia & Arte r. dos Correeiros, 205, 2; 918 207 671; arte-psicoterapia.planetaclix.pt Ateli de Cermica Chamote Fino C. da Quintinha, 17 A Atelier Cru r. da rosa, 237; 918 914 927; ateliercru.wordpress.com Ateli Melcio trav. sargento Ablio, Ateli 5 Ateli MF r. santo Antnio dos Capuchos, 33 b; 218 822 919 Ateli Ponta Seca Av. infante santo, 56, 2 dto.; 914 533 353; ponta-seca.blogspot.com Ateli Santa Rufina C. Conde de penafiel, 9 A/b; 213 225 727/8 Ateli Semearte r. dr. Joo de barros, 7, r/c dt. Atelier Rosrio Villalobos r. sampaio bruno, 2 Ateneu Comercial de Lisboa r. das portas desanto Anto, 110; 213 246 060; www.ateneu.designetico.org ATL Carnide Centro r. dos txis palhinhas, Carnide Aula Magna Al. da universidade; 210 113 406; www.ul.pt Auditrio do Alto dos Moinhos estao de metropolitano do Alto dos moinhos; 213 500 115; www.metrolisboa.pt Auditrio da Escola Superior de Enfermagem parque das Naes, Av. d. Joo ii, lote 4.69.01 Auditrio do GCDT do BES r. d. lus i, 27; 213 907 192 Avenida 211 Av. da liberdade, 211

103 400; cinemasaojorge.pt Cineclube Cine-Reactor 24i Av. 5 de outubro, 21, 1; 927 875 773; www.cine-reactor24i.com Cinemateca Jnior palcio Foz, p. dos restauradores; 213 462 157 Cinemateca Portuguesa r. barata salgueiro, 39; 213 596 200; www.cinemateca.pt Cine-Theatro Gymnsio r. da misericrdia, 14, 2; 210 121 012; www.graopara.pt Clave e Som, Escola de Msica lg. santa brbara, 3 b; 213 150 886; www.claveesom.com Clnica Alquimus r. Agostinho loureno, 337 A; 218 492 280 Club Clnica das Conchas r. lus pastor macedo, 27 C; 217 507 000; www.clinicadasconchas.pt Club Rubik r. do Jardim do tabaco, 94; 912 720 500 Clube Estefnia r. Alexandre braga, 24 A; 213 542 318 Clube Ferrovirio de Portugal r. de sta. Apolnia, 59; 218 134 656 Clube do Optimismo trav. da escola Arajo, 36 A/b; 213 158 277; www.clubedooptimismo.pt Clube Portugus Artes e Ideias lg. raphael bordallo pinheiro, 29, 2; 213 230 091; www.artesideias. com Coliseu dos Recreios r. das portas de santo Anto, 96; 213 240 585; www.coliseulisboa.com Colmeia Clube r. de moscavide, lote 4.34.01A Comuna Teatro Pesquisa p. de espanha; 217 221 770 Complexo Desportivo Alto do Lumiar (Campo de Futebol) Junto Av. santos e Castro, lt.2; 218 170 137 Complexo Desportivo do Boavista (Pavilho e Piscina) r. das Azleas; 218 170 053 Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Pavilho e Piscina) r. Joo silva, 218 170 107 Comunidade Hindu de Portugal Al. mahatma gandhi; 217 576 524; www.comunidadehindu.org Concertato Associao Musical Av. Cidade de loureno marques, pcta. A, mdulo 4; 218 531 157; www.reginacoeli.lusoweb.com Confiquatro Desportos Naticos r. Jos dias Coelho, 36 b; 213 627 984/5; www.confiquatro. pt Conservatrio Nacional r. dos Caetanos, 29; 213 425 922; www.em-conservatorio-nacional.com Contentores P28 933 858 779; www.pavilhao28.com Convento dos Cardaes r. do sculo, 123 Convento da Madre Deus r. da madre deus, 4; 218 147 747 Cordoaria Nacional r. da Junqueira, 342; 213 637 635 Crinabel lg. Conde baro 1-8; 213 943 350; www.crinabel.org Cristina Guerra Contemporary Art r. de santo Antnio estrela, 33, 919 099 245 Culturgest r. do Arco do Cego; 217 905 155; www.culturgest.pt

d Dana Livre Escola de Dana r. marqus da Fronteira, 76; 213 894 190; www.dancalivre.com Dance Spot r.Fernando vaz, 10 b; 214 003 877; www. palcoplural.com Deliart Caf Av. duque de loul, 5A Departamento de Proteco Civil r. Cardeal saraiva; 217 825 240 Discoteca W r. maria lusa Holstein, 13; 213 636 830 Diviso de Promoo e Comunicao Cultural r. manuel marques, 4 F, r/c; 218 170 600 e Edifcio Central da Cmara Municipal de Lisboa Cp. grande, 25; 808 203 323 El Corte Ingls Av. Antnio Augusto de Aguiar; 213 711 700; www. elcorteingles.pt Embaixada Lomogrfica r. da Assuno, 15; 213 421 075 Ermida Nossa Senhora da Conceio trav. do marta pinto, 21; 213 637 700; www. ermidabelem.com Escola Antnio Arroio r. Coronel Ferreira do Amaral; 218 160 330; www.antonioarroio.org Escola de Artes Vera Santos Silva Campo grande, 2, 4 dto.; 217 937 251; escoladeartesverasantossilva.blogspot.com Escola de Dana Ana Khler r. lus pastor de macedo, lt 25A; 217 150 738; www.edak.pt Escola de Dana Projecto Latino 917 860 556; www.projectolatino.com Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa r. saraiva de Carvalho, 41; 211 148 900 Escola de Jardinagem Quinta Conde dos Arcos, Av. dr. Francisco lus gomes; 218 550 690 Escola de Jazz Lus Villas-Boas trav. da gal 36, 1 dto.; 213 619 740; www. hotclubedeportugal.org Escola M/Studio ESMTC r. da estefnia, 173; 965 443 174 Escola Secundria D. Dinis r. manuel teixeira gomes; 218 310 190 Escola Superior de Artes Decorativas ESAD r. Joo de oliveira miguens, 80; 218 814 696 Escola Swing Cubanos mercado da ribeira; 966 076 484 Escola Tcnica Psicossocial de Lisboa - ETPL lg. do poo, 6; 217 572 784 Escrever Escrever p. lus de Cames, 36, 3 dto; 210 962 158; www.escreverescrever.com Espao A Brincar urb. vale de Alcntara, lotes 4 a 6, bairro da liberdade; 218 170 650 Espao Alkantara C. marqus de Abrantes, 99, 213 152 267; www.alkantara.pt Espao Arte Tranquilidade r. rodrigues sampaio, 95 Espao Atmosferas r. da boavista, 67; 218 016 982 Espao Avenida r. rosa Arajo, 13 Espao Azul r. da vitria, 73, 3; 213 421 215; www.next-art.net Espao Cultural Hangar r. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www.inimpetus.org Espao Cultural das Mercs r. Cecilio, 94; www.jf-merces.pt Espao Eira 33 r. Camilo Castelo branco, 33, 1; 213 530 931; eira33.blogspot.com Espao Evo r. das Canastras, 40; 218 880 838; www.evoe.pt Espao Farmcia Av. da liberdade, 219; 938 658 154 Espao Instvel C. de santana, 168, r/c F; 218 861 875 Espao Lua Cheia r. de barcelona, lt. 128 C/v, b padre Cruz; 211 548 979; www.luacheia.pt Espao Mouraria INATEL r. da mouraria, 64, 4; 210 027 154; www.inatel.pt Espao Municipal da Flamenga r. Ferreira de Castro; 218 311 220 Espao Monsanto est. do barcal, monte das perdizes, parque Florestal do monsanto; 218 170 200 Espao RC C. de s. vicente, 57-59; rcceramica.blogspot.com Espao de Yoga e Terapias do Restelo pcta. das torres do restelo, lt. 1527; 213 011 475; www.yogarestelo.com Espaos do Desenho r. da Fbrica do material de guerra, 1; www.drawingspaces.com Estdio do Restelo Av. do restelo; 213 010 461 Estrela Hall r. da estrela, 10; 213 961 946; www.lisbonplayers.com.pt Estdio r de s. Filipe Nery, 55; estudiopml.blogspot.com Estdio Bomba Suicida r. dos Caetanos, 26; 213 427 605; bombasuicida. blogspot.com Eu Dano r. do vale Formoso, 94, 3 esq.; 919 455 062 Europa Bar r. Nova do Carvalho, 28; 213 421 848; www.europabar.pt ExperimentaDesign r. Cidade do lobito, Atelier 3; 210 993 045; www.experimentadesign.pt Estao Elevatria a Vapor dos Barbadinhos r. da Alviela, 12 Externato Ergon Av. 5 de outubro, 21; 213 155 734; www.externatoergon.net f Fbrica do Brao de Prata r. da Fbrica do material de guerra, 1; 965 518 068; bracodeprata.net Fbrica Features r. garrett, 83, 4, 21 32 56 765, fabricafeatures-lisboa.blogspot.com Fabula Urbis r. de Augusto rosa, 27; 218 885 032 Faculdade de Cincias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Av. de berna, 26 C; 217 908 300; www.fcm.unl.pt Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Al. da universidade; 217 920 000; www.fl.ul.pt Faculdade de Medicina Dentria Cidade universitria, 217 922 600; www.fmd.unl.pt Faculdade de Medicina Veterinria de Lisboa Av. da universidade tcnica; 213 652 800; www.fmv.utl.pt Flausina LX Calada dos barbadinhos, 54 b Fnac Chiado Armazns do Chiado, r. do Carmo, 2; 213 221 800; www.fnac. pt Fnac Colombo C. C. Colombo, lj. A, 103; 219 404 700; www.fnac.pt Fontana Park Hotel r. eng vieira da silva, 2; 210 410 600; www.fontanaparkhotel. com Forum Dana lxFactory, r. rodrigues Faria, 103; 213 428 985; www.forumdanca.pt Fundao Arpad Szenes-Vieira da Silva p. das Amoreiras, 56; 213 880 044; www.fasvs.pt Fundao Calouste Gulbenkian Av. de berna, 45 A; 217 823 700; www.gulbenkian.pt Fundao Carmona e Costa r. soeiro pereira gomes, lt. 1, 6 A e d; 217 803 003; www.fundacaocarmona.org.pt Fundao Champalimaud Av. braslia; www.fchampalimaud.org Fundao Millennium BCP r. Augusta, 96 Fundao Musical dos Amigos das Crianas r. d. lus i, 19, 1; 213 959 147; www.fmacmusica.org Fundao Portuguesa das Comunicaes Museu das Comunicaes r. do instituto industrial, 16; 213 935 000; www.fpc.pt g Gabinete de Estudos Olisiponenses palcio do beau sjour, est. de benfica, 368; 217 701 100; geo.cm-lisboa.pt Galeria 111 Campo grande, 113; 217 977 418; www.111.pt Galeria 3+1 Arte Contempornea r. Antnio maria Cardoso, 31; 210 170 765; www.3m1arte.com Galeria Antiks Design r. mouzinho da silveira, 2; 213 141 279; www.antiksdesign.com Galeria de Arte Perifrica Centro Cultural belm, lj. 3; 213 617 100; www.arteperiferica.pt Galeria Art Lounge r. Antnio enes, 9 C; 213 146 500; www.artlounge.com.pt Galeria de Arte Urbana C. da glria e lg. da oliveirinha; gau-lisboa.blogspot.com Galeria Arthobler r. rodrigues Faria, 103; www.arthobler.com Galeria Baginski r. Capito leito, 51-53; 213 970 719; www.baginski.com.pt Galeria Caroline Pags r. tenente Ferreira duro, 12, 1 dto.; 213 873 376; www.carolinepages.com Galeria Corrente dArte Av. d. Carlos i, 109; 213 941 722; correntedarte.blogspot.com Galeria Diferena r. so Filipe Neri, 42, c/v; 213 832 193 Galeria da Direco-Geral da Administrao da Justia Av. d. Joo ii, 1.08.01 d/e (Campus de Justia) Galeria Esperana r. da esperana, 24; 916 720 981 Galeria Filomena Soares r. da manuteno, 80; 218 624 122; www.gfilomenasoares.com Galeria Graa Brando r. dos Caetanos, 26, 213 469 183, www.galeriagracabrandao.com Galeria Joo Esteves de Oliveira r. ivens, 38, 213 259 940; www.jeogaleria.com Galeria Luis Serpa Projectos r. tenente raul Cascais, 1-b; 213 977 794; www.galerialuisserpa.com Galeria Monumental Campo dos mrtires da ptria, 101; 213 533 848 Galeria +Skillz r. teixeira, 13, 936 666 174 Galeria Marz r. reinaldo Ferreira, 20A; 218 464 446; www.marz.biz Galeria Novo Sculo r. de o sculo, 23 A/b; 213 427 712 Galeria Palcio Galveias Campo pequeno; 217 803 043 Galeria Palpura r. Alberto villaverde Cabral, 2, lj A; 213 019 751; www.palpura.pt Galeria Pedro Cera r. do patrocnio, 67 e; 218 162 033; www.pedrocera.com Galeria Pedro Serrenho r. Almeida e sousa, 21 A; 213 930 714; www.galeriapedroserrenho.com Galeria Prova de Artista r. toms ribeiro, 115, lj 1; 213 199 551; provadeartista-blog.blogspot.com Galeria Quadrum r. Alberto oliveira, palcio dos Coruchus, 52; 218 170 534 Galeria Ratton r. Academia das Cincias, 2C, 213 460 948, www.galeriaratton.blogspot.com Galeria Reverso r. da esperana, 59-61; 213 951 407; www.reversodasbernardas.com Galeria das Salgadeiras r. das salgadeiras, 24; 213 460 881; www.salgadeiras.com Galeria de So Mamede r. da escola politcnica, 167; 213 973 255; www. saomamede.com Galeria Tapearias de Portalegre r. da Academia das Cincias, 2 J; 213 421 481 Galeria Valbom Av. Conde valbom, 89 A; 217 801 110; www. galeriavalbom.com Galeria Z do Bois r. da barroca, 59; 213 430 205; www.zedosbois.org Gare Martima de Alcntara estao martima de Alcntara, edifcio

b Baslica dos Mrtires r. serpa pinto, 10 d; 213 462 465; www.paroquiadosmartires.pt BES Arte e Finana p. marqus de pombal, 3; 213 597 358; www.bes. pt Biblioteca Arquitecto Cosmelli SantAnna lg. de so mamede, 7; 213 928 090; biblioteca@f-saomamede.pt Biblioteca de Belm r. da Junqueira, 295/7; 213 616 620/9; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Cames lg. do Calhariz, 17, 2 esq.; 213 422 157; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Palcio Galveias Campo pequeno; 217 803 020; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca David Mouro-Ferreira r. padre Abel varzim, 7d; 218 536 337; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca do ISCTE-IUL Av. das Foras Armadas, edif. ii; 217 903 024; biblioteca.iscte.pt Biblioteca Maria Keil r. maria Jos da guia, 8; 217 589 280; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Nacional de Portugal Cp. grande, 83; 217 982 000; www.bnportugal.pt Biblioteca Natlia Correia Centro social polivalente r. rio Cavado, b padre Cruz; 217 141 535; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Olivais/Bedeteca de Lisboa palcio do Contador-mor, r. Cidade do lobito; 218 507 100; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Orlando Ribeiro Antigo solar da Nora est. de telheiras, 146; 217 549 030; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Palcio Galveias Campo pequeno; 217 803 020 Biblioteca Penha de Frana C. do poo de mouros, 2; 218 160 750; blx.cm-lisboa.pt Biblioteca Por Timor r. de so bento, 182-184; 213 905 702 Biblioteca-Museu Repblica e Resistncia Cidade Universitria r. Alberto sousa, 10 A, 217 802 760; republicaresistencia.cm-lisboa.pt Espao Grandella est. de benfica, 419; 217 712 310; republicaresistencia.cm-lisboa.pt BL Gallery r. Azedo gneco, 67 b; 213 962 171; www.bristol-lisboa-gallery.com Bode Expiatrio r. de so Ciro, 41 A; 213 943 460; www.bode-expiatorio.com Book.it r. Ferreira borges, 82; 213 903 774 Botequim da Graa largo da graa, 79-80; 218 888 511; www.facebook.com/botequim Bssola Criativa Centro de Estudos e Artes Av. lvares Cabral, 63 A; 214 054 891; www.bussolacriativa.com c Caf Martinho da Arcada p. do Comrcio, 3; 218 879 259 Caf-Teatro Santiago Alquimista r. de santiago, 19; 218 884 503; www.santiagoalquimista. com Cais da Doca do Espanhol Alcntara Caixa Econmica Operria r. da voz do operrio, 64; 218 862 836 CAMa Centro de Artes da Marioneta Convento das bernardas, r. da esperana, 152 Cmara Lisboa Clube Av. do brasil, 155 H; 218451352; www.clclube.pt Co Solteiro Teatro r. poo dos Negros, 120; 963 908 526 Carpe Diem Arte e Pesquisa r. de o sculo, 79; 210 966 274; carpediemartepesquisa.wordpress.com Carlos Carvalho Arte Contempornea r. Joly braga santos, lt F, r/c; 217 261 831; www.carloscarvalho-ac.com Casa da Achada Centro Mrio Dionsio r. da Achada, 11, r/c; 218 877 090; www. centromariodionisio.org Casa dos Aores r. dos Navegantes, 21; 213 966 035; www.casadosacores.org Casa do Alentejo r. das portas de santo Anto, 58; 213 405 140; www.casadoalentejo.pt Casa da Amrica Latina Av. 24 de Julho, 118 b; 213 955 309; www.casamericalatina.pt Casa do Artista est. da pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net Casa do Brasil r. luz soriano, 42; 213 400 000; www.casadobrasil.info Casa da Comarca da Sert r. da madalena, 171, 3; 218 872 154; casacomarcaserta.webnode.com Casa Conveniente r. Nova do Carvalho, 11; 963 511 971; www.casaconveniente.pt Casa do Coreto Lua Cheia r. Neves da Costa, 45; www.luacheia.pt Casa Fernando Pessoa r. Coelho da rocha, 16; 213 913 270; casafernandopessoa.cm-lisboa.pt Casa do Flamenco r. dos Anjos, 61 b; www.casadoflamenco.com Casa da Imprensa r. da Horta seca, 20; 213 420 277 Casa de Lafes r. da madalena, 199, 1; 218 872 065; casa-de-lafoes. org Casa do Minho 217 584 742 Casa da Morna r. rodrigues Faria, 21; 213 646 399; www.casadamorna.com.pt Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves Av. 5 de outubro, 6; 213 540 823; www.cmag-ipmuseus.pt Casa-Museu Medeiros e Almeida r. rosa Arajo, 41; 213 547 892; www.casa-museumedeirosealmeida. pt Casino de Lisboa Al. dos oceanos; 218 929 000; www.casinolisboa.pt Castelo de So Jorge 218 800 620; www.castelodesaojorge.pt Casual Lounge Caff r. bartolomeu dias, 148 b; 213 019 024; www.casuallounge.com CCPE - Centro de Criatividade Pr-Ensino Av. 5 de outubro, 23, 1; 210 967 875; www.ccpe.com. pt c.e.m Centro em Movimento r. dos Fanqueiros, 150, 1; 218 871 917; www.c-e-m.org Centro Cientfico e Cultural de Macau r. da Junqueira, 30; 213 617 796; www.cccm.mctes.pt Centro Clnico e Pedaggico Diversidades r. egas moniz, 43 A; 931 674 311; www.centrodiversidades.com Centro Comercial Atrium Saldanha p. duque saldanha; 213 170 850; www.atriumsaldanha.pt Centro Comunitrio de Telheiras r. prof. mrio Chic; 217 572 736 Centro Cultural de Belm p. do imprio; 213 612 400; www.ccb.pt Centro Cultural de Carnide lg. das pimenteiras, 6; 217 121 330 Centro Cultural Casapiano r. dos Jernimos, 7A; 213 616 650 Centro de Estudos e de Formao Profissional CENFOP r. Filipe Folque, 46, 4; 213 561 683; www.cenfop-sea.com.pt Centro Estudos e Imagem r. silva e Albuquerque, 9, 3 dto. Centro Europeu de Lnguas Av. padre manuel da Nbrega, 3A; 218 407 425; www.cel.pt Centro Galego de Lisboa r. Jlio Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com Centro Nacional de Cultura r. Antnio maria Cardoso, 68; 213 466 722; www.cnc.pt Centro Portugus de Serigrafia Sede r. dos industriais, 6; 213 933 260; www.cps.pt Centro de Recreio Popular do Bairro C. dos mestres, r. 7; 966 037 222 Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Administrao Tributria de Lisboa Av. Joo xxi, 76; 217 610 075 Centros Helen Doron Early English Av. lvaro Cunhal, 1b; 217 551 870; www.helendoron.pt Chapit Costa do Castelo, 1/7; 218 855 550; www.chapito.org Chiado 8 Arte Contempornea lg. do Chiado, 8; 213 237 346; www.culturgest.pt Cinema City Classic Alvalade Av. de roma, 100; 218 413 040; www.cinemacity.pt Cinema So Jorge Av. da liberdade, 175; 213

> contactos
infante; 213 969 551 Giefarte r. da Arrbida, 54 bC; 213 880 381 Ginsio Clube Portugus p. ginsio Clube portugus, 1; 213 841 580; www.gcp.pt Glria Live Music Club r. do Ferragial, 36 A; 218 001 622; www.glorialivemusic.com Goethe-Institut Campo dos mrtires da ptria, 37; 218 824 519; www.goethe.de Grupo Desportivo da Mouraria tv. da Nazar, 21, 1; 218 870 058 Gymboree Al. dos oceanos 1.02.1.1i; 218 949 034; www.gymboree.pt

h Hangar - Espao Cultural r. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www.inimpetus.org Helen Doron Early English Learning Center Av. lvaro Cunhal 1b; 217 551 870 Hemeroteca Municipal de Lisboa r. de so pedro de Alcntara, 3; 213 246 290; hemerotecadigital.cm-lisboa.pt Hipdromo do Campo Grande Campo grande; 217 817 410 Hotel Tivoli Av. da liberdade, 185; 213 198 977 i IADEChiadoCenterr.doAlecrim,70;213475993IgrejadoLoretor.damisericrdia,2;213258800IgrejaMadreDeusr.madrededeus,4IgrejadeMarvila r. direita de marvila, 9 A; 218 681 303 Igreja de Santa Engrcia (Panteo Nacional) Campo de santa Clara; 218 854 820/38 Igreja de Santos-o-Novo lg. santos-oNovoIgrejadeS.Domingoslg.des.domingos;213428275 IgrejadeSoFranciscodeAssis r.lopes,38;218122776 IgrejadeSoVicentedeForalg.desovicente IMAGERIE Casa de Imagens r. das Francesinhas, 21A; 969 304 076; www.imagerieonline.com Imprensa Municipal de Lisboa est. de Chelas, 101; 218 161 420 Influx Contemporary Art r. Fernando vaz, 20 b; 918 501 234; www.influxcontemporary.com In Impetus r. de Campolide, 27 A; 213 157 815; www.inimpetus.org Inovergo r. Julieta Ferro, 10, lj 29; 960 363 504; www.filmesdamente.com Instituto de Artes e Ofcios IAO r. particular r. saraiva de Carvalho, 207; 213 964 502; www.iao.ual.pt Instituto Cames Av. da liberdade, 270; 213 109 100; www.instituto-camoes.pt Instituto Cervantes de Lisboa r. de santa marta, 43F; 213 105 020; lisboa.cervantes.es Instituto de Formao, Investigao e Criao Teatral r. santiago, 19; 218 884 503; www.ifict.org Instituto Francs de Portugal Av. lus bvar, 91; 213 111 400; www.ifp-lisboa.com Instituto Ibrico do Patrimnio r. da Fbrica do material de guerra, 1; 210 967 349; www.iipatrimonio.org Instituto Portugus da Juventude vila de moscavide, 47, 101; 218 920 800; juventude.gov.pt Instituto de Seguros de Portugal Av. da repblica, 76; 217 903 100; www.isp.pt Instituto Superior Tcnico Av. rovisco pais, 1; 21 841 76 22; www.100.ist.utl.pt J Jardim Botnico dAjuda C. da Ajuda; 213 622 503; www.jardimbotanicodajuda.com Jardim Botnico dAjuda C. da Ajuda; 213 622 503; www. jardimbotanicodajuda.com Jardim Botnico Tropical lg. dos Jernimos; 213 609 665; www2.iict.pt/jbt Jardim Vasco da Gama r. vieira portuense (belm) Jardim Zoolgico est. de benfica, 158-160; 217 232 900; www.zoo.pt Junta de Freguesia do Beato r. de xabregas, 67, 1; 218 681 107; www.jf-beato.pt Junta de Freguesia dos Mrtires r. vitor Cordon, 22; 213 428 562 Junta de Freguesia da Pena r. do saco, 1A; 218 820 110; www.jf-pena.pt Junta de Freguesia dos Prazeres r. maestro Antnio taborda, 49; 213 932 122 Junta de Freguesia de Santa Catarina lg. dr. Antnio de sousa macedo, 7; 213 929 800; www.jfsantacatarina.pt Junta de Freguesia de So Nicolau r. da prata, 59, 1; 213 460 840; www.jf-saonicolau.pt Just4Teens Azinhaga dos barros, 27, lj. 1; 218 003 949; www.just4teens.pt k l
Kgaleria r. da vinha, 43-A, 213 431 676 Kunsthalle Lissabon r. rosa Arajo, 7-9; 918 156 919; www.kunsthalle-lissabon.org

o -Ch r. lus Augusto palmeirim, 18; 218 492 756 Oceanrio de Lisboa esplanada d. Carlos i; 218 917 002; www.oceanario.pt Oficina das Cores r. dos lusadas, 85; 213 641 231 Oficina de Msica r. Fernando magalhes, 20, 1 e Oficina da Pessoa Av. 5 de outubro, 122, 3 dto; 217 957 393 Oficinas de Teatro r. sto. Antnio dos Capuchos, 2 b, 1 dto Ol Mam r. Fernando lopes graa, 12 C; 217 580 301 Orquestra Metropolitana de Lisboa trav. da gal, 36; 213 617 320; www.metropolitana.pt p Paos do Concelho p. do municpio; 213 236 200; www.cm-lisboa.pt Padro dos Descobrimentos Av. braslia; 213 031 950; www.padraodosdescobrimentos. egeac.pt Palcio Burnay r. da Junqueira; 213 616 340 Palcio Foz p. dos restauradores Palcio da Independncia lg. de so domingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt Palcio de Laguares r. professor sousa da Cmara, 156 Palcio dos Marqueses de Fronteira lg. so domingos de benfica; 217 782 023 Palcio Nacional da Ajuda lg. da Ajuda; 213 637 095; www.pnajuda.imc-ip.pt Palcio Nacional de Belm C. da Ajuda; 213 614 600; www.presidencia.pt Palcio Quintela r. do Alecrim, 70 Palcio Valadares lg do Carmo, 32; 210 993 913 Panteo Nacional Cp. de santa Clara; 218 854 820 Papa Lguas r. Conde de sabugosa, 3 F; 218 452 689 Papel Art r. Anselmo braancamp Freire, 14; 912 223 331 Parque Desportivo Municipal de S. Joo de Brito Av. do brasil; 218 405 725 Parque Florestal de Monsanto espao monsanto, est. do barcal, monte das perdizes; 218 170 200; lisboaverde.cm-lisboa.pt Ptio da Gal p. do Comrcio; www. museudofado.pt Parque das Naes www.parquedasnacoes.pt Paula Cabral Art Gallery r. do sculo, 171; 213 426 014 Pavilho da Ajuda C. da tapada; 218 170 143 Pavilho do Conhecimento Cincia Viva Al. dos oceanos, lt. 2.10.01; 218 917 100; www.pavconhecimento.pt Pentculo Expo Academia de Estudos r. de moscavide, lt. 4.34.01m; 210 995 338; www.pentaculo.pt Pente 10 trav. da Fbrica dos pentes, 10; 213 869 569; www.pente10.com Perve Av. de Ceuta, lote 7, lj. 1; www.pervegaleria.eu Piscina de Afama C. do Casco, 39; 218 170 873 Piscina da Ameixoeira r. prof. Adelino plama Carlos; 218 170 306 A Piscina dos Bebs ed. gonalves Zarco, doca de Alcntara Norte; 213 907 033; www.apiscinadocas.com Piscina do Oriente r. Cmara reis; 218 170 124 Piscina da Penha de Frana C. poo dos mouros, 8; 218 170 103 Piscina do Rego r. Cardeal mercier; 218 170 309 Piscina do Restelo r. Anto gonalves; 218 170 309 Piscina Vale Fundo r. Felix bermudes; 218 170 121 Planetrio Calouste Gulbenkian p. do imprio; 213 620 002; planetario.marinha.pt Plataforma Revlver r. da boavista, 84, 3; 213 433 259; www.artecapital.net/plataforma.php Plural Entertainment r. rosa Arajo, 12, 1; 219 528 500 Pe-te a Pau - Espao Cultural r. pau da bandeira, 50b; 964 672 217; poe-teapau.blogspot.com Plo Tecnolgico de Lisboa edif. xxi Carnide, www.90-10.wordpress.com Poneilndia pq. das Naes, r. das musas, 3.07.01; 219 175 984; www.poneilandia.pt Portugus Et Cetera r. dos douradores, 11, 1, sala 3; 969 056 067; www.portuguesetcetera.com Praa das Flores Galeria p. das Flores, 48A; 966 178 781 Praa de Toiros do Campo Pequeno 217 998 450; www.campopequeno.com Primo Canto Associao Cultural r. da mouraria, 64, 1; 966 555 048; primocanto.com.sapo.pt Pro.Dana r. de so domingos lapa, 8; 213 979 937; www.prodanca.com.pt Projecto + Skillz r. do teixeira, 13; 211 937 976; www.bairroaltoe.com Psicogym Av. do brasil, 33, 1 A; 211 571 144; psicogym.pt q Quadrado Azul lg. dos stephens, 4; 213 476 280; www.quadradoazul.pt Quercus Associao Nacional de Conservao da Natureza, Centro Associativo do Calhau bairro do Calhau, parque Florestal de monsanto; 217 788 474; www.quercus.pt Quinta Pedaggica dos Olivais r. Cidade lobito; 18 550 930; quintapedagogica.cm-lisboa.pt Quinta do Z Pinto r. de Campolide; 968 495 699; quintadozepinto.blogspot.com r Rede de Artistas 965 277 510 Reitoria da Universidade de Lisboa Al. da universidade; 217 967 624; www.ul.pt Restart r. Quinta do Almargem, 10, belm; 213 609 450; www.restart.pt Round The Corner r. Nova da trindade, 9F a 9g; 213 219 365; roundthecornertt.blogspot.com Runas e Museu Arqueolgico do Carmo Convento do Carmo, lg. do Carmo; 213 478 629 Rosrio Villalobos Atelier r. sampaio bruno, 2; 934 776 886; www.rvatelier.com s SAL Sistemas de Ar Livre 265 227 685; www.sal.pt Sala dAula Av. da repblica, 41, 6 e; 217 957 083; www.saladaula.com Sala-Estdio Os Papa-Lguas r. prof. santos lucas, 36A; 210 970 654; www.teatropapaleguas.net So Luiz Teatro Municipal r. Antnio maria Cardoso, 38; 213 257 650; www.teatrosaoluiz.pt Sociedade Filarmnica Unio e Capricho Olivalense r. Alferes santos sasso; 962 932 277 Sociedade de Geografia de Lisboa r. das portas de santo Anto, 100; 2134 25 401; www.socgeografialisboa.pt Sociedade Histrica da Independncia lg. de sodomingos, 11; 213 241 470; www.ship.pt Sociedade de Instruo Guilherme Cossoul Av. d. Carlos i, 61-1; 213 973 471; www.guilhermecossoul.pt Sociedade Musical Ordem e Progresso r. do Conde, 77, 1 Sociedade Nacional de Belas-Artes r. barata salgueiro, 36; 213 138 510; www.snba.pt Sociedade Portuguesa de Autores Av. duque de loul, 31; 213 594 400; www.spautores.pt Sociedade Portuguesa de Naturalogia r. do Alecrim, 38, 3; 213 463 335; www.spn.eco-gaia.net Sopro Projecto de Arte Contempornea r. das Fontainhas, 40; 213 618 756; www.sopro.pt Sou Movimento e Arte r. maria, 73; 211 547 790; www.sou.pt STEPS, Escola de Dana e Artes do Espectculo r. dos Caminhos de Ferro, 90; 210 150 893; www.steps.pt Supremo Tribunal de Justia p. do Comrcio; 213 218 900; www.stj.pt t Tapada da Ajuda C. da tapada; 213 653 553; www.espacosdatapada.com Tapada das Necessidades lg. das Necessidades; 213 912 600 Tcharan Eventos trav. dos Fornos, 15, 1 dto; 914 107 158; www.tcharan.com Teatro Aberto p. de espanha; 213 880 086; www.teatroaberto.com Teatro Armando Cortez est. da pontinha, 7; 217 110 890; www.casadoartista.net Teatro do Bairro r. luz soriano, 63 Teatro do Bairro Alto r. tenente raul Cascais, 1 A; 213 961 515; www. teatro-cornucopia.pt Teatro Bocage r. manuel soares guedes, 13 A; 214 788 120; www.teatrobocage.com Teatro Cames pq. das Naes, passeio de Neptuno; 218 923 470 Teatro Casa da Comdia r. s. Francisco de borja, 22; 213 959 417; www.filipecrawford.com Teatro Cinearte lg. de santos, 2; 213 965 360/275; www. abarraca.com Teatro Comuna p de espanha; 217 221 770; www.comunateatropesquisa.pt Teatro-Estdio Mrio Viegas lg. do picadeiro; 213 257 641/652; www. companhiateatraldochiado.pt Teatro da Luz lg. da luz; 217 120 600 Teatro Maria Vitria parque mayer; 213 475 454; www.teatromariavitoria.com Teatro Meridional r. do Acar, 64 beco da mitra poo do bispo; 218 689 245 Teatro Multiculturas Residncia Artstica C. marqus de Abrantes, 115; 213 943 530 Teatro Nacional D. Maria II p. d. pedro iv; 213 250 800; www.teatro-dmaria.pt Teatro Nacional de So Carlos r. de serpa pinto, 9; 213 253 000; www.saocarlos. pt Teatro Politeama r. das portas de sto. Anto, 109; 213 245 500; www.teatro-politeama.com Teatro Taborda Costa do Castelo, 75; 218 854 190; www.egeac.pt Teatro da Trindade lg. da trindade, 7A; 213 420 000; www.teatrotrindade.inatel.pt Teatro Turim est. de benfica, 723 A; 217 606 666; www.teatroturim.com Teatro Villaret Av. Fontes pereira de melo, 30; 213 538 586; www.teatrovillaret.com Teatropia&co r. ilha terceira, 30, 3 Tecla Lisboa Av. Almirante reis, 106, 4 Teclas Maestro Centro de Estudos Musicais shopping Center mouras, r. silva tavares, 7, lj. 27; 217 593 267; www.teclasmaestro.pt The Little Gym r. 1 r. direita de palma, 4b; 217 269 464; www.thelittlegym.pt Thirdhouse Lisbon trav. so Joo da praa, 36; 914 444 867; www.thirdhouselisbon.tumblr.com Torre de Belm Av. braslia; 213 620 034 TMN ao Vivo r. da Cintura, Armazm 65, Cais do gs, santos; www.armazemf.com Trem Azul r. do Alecrim, 21 A; 213 423 140; www.tremazul. com Trema Arte Contempornea r. do Jasmim, 30; 218 130 523; www.trema-arte.pt Tutor Time r. das musas, 1; 218 933 080; www.tutortime.pt T-Xperience r. Castilho, 14 C, 7; 919 270 691; www.t-xperience.com u Universidade Ibrica Av. da repblica, 6, 7 esq.; 213 163 232; www.universidadeiberica.com Universidade Catlica Portuguesa palma de Cima; 217 214 130; www.ucp.pt Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias Cp. grande, 376; 217 515 500; www.ulusofona.pt Universidade Nova de Lisboa Campus de Campolide; 213 715 600; www.unl.pt v Vendedores de Jornais FC r. das trinas, 55; 964 859 049 Vera Corts Agncia de Arte Av. 24 Julho, 54, 1e; 213 950 177 Viragem Lab r. de santa marta, 73 A; 213 580 733; www.viragem-lab.com.pt Vitrina da Academia Danas do Mundo r. visconde de santarm, 71 b; 213 579 196; www.dancasdomundo.eu Voz do Operrio r. voz do operrio, 13; 218 862 155; www.vozoperario.pt Vozes em Conserto r. Joo menezes, 4A; 218 400 213; www.vozesemconserto.com W
Who Galeria r. luz soriano, 71; 213 242 760; www.who.pt

Lanterna Mgica Teatro de Animao b. do Alvito; 213 616 820; www.artyfantasia.com Lapa Estao Cultural r. pau da bandeira, 50 b; 964 672 217; poe-teapau.blogspot.com Liceu Cames p. Jos Fontana; 213 190 380; www.escamoes.pt Liga dos Amigos r. marechal saldanha, 28; 213 431 164; ligadosamigoslx. blogspot.com Linguagest r. dos Correeiros, 70, 3; 218 878 122; www.linguagest.com Lisboa Autntica 917 666 254 Lisboa Ginsio Clube r. dos Anjos, 63; 213 154 002; www.lgc.pt Lisbon Walker r. dos remdios, 84; 218 861 840; www.lisbonwalker.com LittleChef Av. maria Helena vieira da silva, 46 A; 217 524 547; www.littlechef.pt Livraria Cabeudos r. Comandante Cousteau, lt. 4.04.01, lj. A; 218 005 184; www.cabecudos.com Lugar dos Sonhos r. embaixador teixeira de sampaio, 4; 213 909 274; www.lugardossonhos.com.pt Lupa - Luis Pavo r. rafael Andrade, 29; 218 126 845; www.lupa.pt Lusitanio Clube r. so Joo da praa, 81, r/c; 218 869 472; lusitano-clube.blogspot.com LuxFrgil Av. infante d. Henrique, Armazm A, Cais da pedra a st. Apolnia; 218 820 890; www.luxfragil.com Lx Dance - Escola de Dana e Bailado de Lisboa p. da Alegria, 27-31; 213 466 183; www.escolalxdance.com LxFactory r. rodrigues Faria, 103; 213 143 399; www. lxfactory.com

m MAP Design Loja/Galeria/Atelier r. rosa damasceno, 17A; 218 490 099 Makala Movimento Multicultural r. do Forno do tijolo, 48A; 916 773 285; sites.google.com/site/makalaarteekultura Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei miguel Contreiras, 52; 218 438 800; www.teatromariamatos.pt Mercado 31 de Janeiro r. eng. vieira da silva; 213 501 327 Mercado de Campo de Ourique r. Coelho da rocha; 213 962 272 Mercado do Bairro Alto r. da Atalaia; 213 470 641 Mercado de Santa Clara Campo de st Clara; 218 868 884 Mrito Prprio r. professor mrio Chic, 2g Metropolitano de Lisboa (Metro) Av. barbosa du bocage, 5, 21b; 213 500 115; www.metrolisboa.pt MI Galeria de Arte r. Conde sabugosa, 21b; 218 488 675; www.galeriami.com Minimundo r. Armindo rodrigues, 7A; 217 524 227; www.minimundo.pt Mdulo Centro Difusor de Arte C. dos mestres, 34A; 213 885 570 Moremind Centro de Estudo e Explicaes r. ricardo Jorge, 11, 2; 218 472 193 Mosteiro dos Jernimos p. do imprio; 213 620 034; www.mosteirojeronimos.pt Mosteiro de So Vicente de Fora Cp. de santa Clara; 218 810 500; www.patriarcado-lisboa.pt Movimento Arte Contempornea MAC r. do sol ao rato, 9C; 213 850 789; www.movimentoartecontemporanea. com MUDE Museu do Design e da Moda r. Augusta, 24; 218 886 117; www.mude.pt Museu da gua da EPAL r. do Alviela, 12, a sta. Apolnia; 218 100 215; museudaagua.epal.pt Museu Antoniano lg. de santo Antnio da s, 24; 218 860 447 Museu Arqueolgico do Carmo lg. do Carmo; 213 478 629 Museu de Arte Popular Av. braslia; 213 011 282; museuartepopular.blogspot.com Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundao Ricardo do Esprito Santo Silva lg. das portas do sol, 2; 218 814 600; www.fress.pt Museu do Banco Portugal Av. Almirante reis; 213 130 650; www.bportugal.pt Museu da Carris r. 1 de maio, 101-103; 213 613 087; museu.carris.pt Museu do Centro Cientfico e Cultural de Macau r. da Junqueira, 30; 213 617 570, www.cccm.pt Museu da Cidade Campo grande, 245; 217 513 200; www.museudacidade.pt Museu de Cincia da Universidade de Lisboa r. da escola politcnica, 56; 213 921 808; www.mc.ul.pt Museu Coleco Berardo Arte Moderna e Contempornea p.do imprio; 213 612 878; www.museuberardo.com Museu do Combatente Forte do bom sucesso, Av. braslia; 969 562 064; www.ligacombatentes.org.pt Museu das Crianas Jardim Zoolgico de lisboa; 213 976 007; www.museu-dascriancas.eu Museu da Electricidade Av. braslia, edifcio Central tejo; 210 028 120; www.edp.pt Museu do Fado lg. do Chafariz de dentro, 1; 218 823 470; www.museudofado. egeac.pt Museu Geolgico/INETI r. da Academia das Cincias, 19; 213 463 915; e-geo.ineti.pt/museugeologico Museu de Marinha p. do imprio; 213 620 019; museu.marinha.pt Museu da Marioneta Convento das bernardas, r. da esperana, 146; 213 942 810; www.museudamarioneta.pt Museu Militar de Lisboa lg. do museu de Artilharia; 218 842 568; www.geira.pt/mmilitar Museu da Msica estao do metropolitano Alto dos moinhos, r. Joo de Freitas branco; 217 710 990; www.museudamusica.imc-ip.pt Museu Nacional de Arqueologia p. do imprio; 213 620 000; www.mnarqueologia-ipmuseus.pt Museu Nacional de Arte Contempornea Museu do Chiado r. serpa pinto, 4; 213 432 148; www.museudochiado-ipmuseus.pt Museu Nacional de Arte Antiga r. das Janelas verdes; 213 912 800; www.mnarteantiga-ipmuseus.pt Museu Nacional do Azulejo r. da madre de deus, 4; 218 100 340; mnazulejo.imc-ip.pt Museu Nacional dos Coches p. Afonso de Albuquerque; 213 610 850; www.museudoscoches.pt Museu Nacional de Etnologia Av. ilha da madeira; 213 041 160; www.mnetnologia-ipmuseus.pt Museu Nacional de Histria Natural r. da escola politcnica, 56-58; 213 921 800; www.mnhn.ul.pt Museu Nacional do Teatro est. do lumiar, 10; 217 567 410; museudoteatro.imc-ip.pt Museu Nacional do Traje e da Moda lg. Jlio de Castilho; 217 567 620; museudotraje.imc-ip.pt Museu do Oriente Av. braslia, doca de Alcntara; 213 585 200; www.museudooriente.pt Museu da Presidncia da Repblica palcio Nacional de belm, p. Afonso de Albuquerque; 213 614 660; www. museu.presidencia.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Cp. grande, 382; 218 170 667; www.museubordalopinheiro.pt Museu do Regimento de Sapadores Bombeiros Av. lusada; 218 171 450; www.rsblisboa.com.pt Museus da Politcnica r. da escola politcnica, 56; 213 921 810 Museu de So Roque lg. trindade Coelho; 213 235 065; www.museu-saoroque.com Museu do Teatro Romano ptio do Aljube; 218 820 320; www.museuteatroromano.pt Musicbox r. Nova do Carvalho, 24; 213 430 107; www.musicbox.com MUV r. da moeda, 1; www,facebook.com/pages/muv n Natuga r. prior Coutinho, 42; 927 807 467; www.natuga.net Negcio r. de o sculo, 9, porta 5; 213 430 205; www.zedosbois.org NexGym r. lus pastor de macedo, 1b; 210 366 165; www.nexgym.eu Nextart r. da vitria, 73 2; 213 421 215; www.next-art.net Ncleo Arqueolgico da Rua dos Correeiros r. Augusta, 96; 211 131 842 Ncleo de Arte Fotogrfica NAFIST pavilho da seco de Folhas do instituto superior tcnico; www.nucleoartefotografica.com

X Xuventude de Galicia r. Jlio de Andrade, 3; 218 853 680; www.juventudedagaliza.com

> equipamentos municipais

arquivo
Arquivo Municipal de Lisboa r. b ao bairro da liberdade, lotes 3-6, piso 1 213 807 100/1/2 seg a sex: 9h30-17h Ncleo Arco do Cego r. Nunes Claro, 8 A 218 411 170 seg a sex: 9h30-17h Ncleo Fotogrfico r. da palma, 246 218 844 060 ter a sex: 10h-18h 1, 3 sb: 10h-17h arquivomunicipal. cm-lisboa.pt Videoteca lg. do Calvrio, 2 213 610 220/1 seg a sex: 10h-17h

A partir 16 set seg a sb: 10h 30-18h encerra 3, 4 , 10, 11, 17, 19 set blx.cm-lisboa.pt Gabinete de Estudos Olisiponenses estrada de benfica, 368 217 701 100 seg a sex: 9h-18h geo.cm-lisboa.pt Gabinete de Referncia Cultural Av. da repblica, 21 213 567 800 reservado a actividades com estabelecimentos de ensino especial e regular, entidades para deficientes e outras instituies culturais. seg a sex: 10h-19h
mp

Benfica estrada de benfica, 723-725 C (fte. igreja) Quinta das Conchas entrada da Quinta das Conchas (lumiar, Al. das linhas de torres) Bela Vista r. Ferreira Castro (espao municipal da Flamenga) Marvila Zona J Chelas, p. dr. Fernando Amado, 568/571 (junto ao campo de jogos) Praa Oriente Av. d. Joo ii (fte. ao Centro Comercial vasco da gama) Maria Keil r. maria Jos da guia, 8 217 589 280 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir 16 set seg a sb: 10h 30-18h encerra 3, 4 , 10, 11, 17, 19 set blx.cm-lisboa.pt Natlia Correia Centro social polivalente r. rio Cvado b. padre Cruz 217 141 535 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir de 16 set seg a sb: 10h-18h encerra 3, 4 , 10, 11, 24, 26 set blx.cm-lisboa.pt Olivais/Bedeteca r. Cidade do lobito 218 507 100 At 15 set seg a sex: 10h-17h A partir 16 set seg a sb: 10h-19h encerra 3, 4 , 10, 11, 17, 19 set blx.cm-lisboa.pt Orlando Ribeiro/ Fonoteca Antigo solar da Nora estrada de telheiras 217 549 030 At 15 set seg a sex: 13h-19h A partir de 16 set ter a sex: 10h-19h seg, sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt

Palcio Galveias Campo pequeno 217 803 020 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir de 16 set ter a sex: 10h-19h seg, sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt Penha de Frana C. do poo dos mouros, 2 218 160 750 At 15 set seg a sex: 13h-19h A partir 16 set seg a sb: 10h-19h encerra 3, 4 , 10, 11, 24, 26 set blx.cm-lisboa.pt Por Timor r. de so bento, 182-184 213 905 702 At 15 set seg a sex: 13h-19h A partir de 16 set seg a sb: 10h30- 18h encerra 3, 4 , 10, 11, 24, 26 set blx.cm-lisboa.pt Quiosque Jardim da Estrela Jardim da estrela 213 904 198 At 15 set seg a sex: 13h-18h A partir de 16 set ter a sb: 13h-17h blx.cm-lisboa.pt Repblica e Resistncia Cidade Universitria r. Alberto de sousa, zona b do rgo 217 802 760 At 15 set seg a sex: 10h-17h30 A partir de 16 set ter a sex: 10h-20h seg, sb: 13h-20h Grandella estrada de benfica, 419 217 712 310/329 seg a sex: 10h-17h30 blx.cm-lisboa.pt So Lzaro r. do saco, 1 218 852 672 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir 16 set seg a sb: 10h 30-18h encerra 3, 4 , 10, 11, 17, 19 set blx.cm-lisboa.pt

galerias
Galeria Palcio Galveias Campo pequeno 217 803 043 ter a sex: 10h-19h, sb, dom: 14h-19h Galeria Quadrum r. Alberto oliveira, palcio dos Coruchus, 52 218 170 534 ter a sex: 10h-19h, sb, dom: 14h-19h

wMuseu da Marioneta Convento das bernardas r. da esperana, 146 213 942 810 ter a dom: 10h-13h/ 14h-18h www.museudamarioneta.pt Museu do Fado lg. do Chafariz de dentro, 1 218 823 470 ter a dom: 10h-18h www.museudofado.egeac.pt Museu do Regimento de Sapadores de Bombeiros Av. lusada 213 924 796 seg a sex: 10h-12h/14h-18h www.rsblisboa.com.pt Museu do Teatro Romano ptio do Aljube, 5 visitas temticas orientadas (servio de Animao e pedagogia: 217 513 200) ter a dom: 10h-13h/ 14h-18h encerra Fer www.museuteatro romano.pt Museu Rafael Bordalo Pinheiro Campo grande, 382 218 170 667 ter a dom: 10h-18h encerra Fer www.museubordalo pinheiro.pt

monumentos
Castelo de So Jorge 218 800 620 Ncleo museolgico Ncleo Arqueolgico todos os dias: 9h-18h www.castelosaojorge.pt Padro dos Descobrimentos Av. braslia 213 031 950 ter a dom: 10h-18h www.padraodos descobrimentos.egeac.pt

blx.cm-lisboa.pt Hemeroteca r. so pedro de Alcntara, 3 213 246 290 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir de 16 set ter a sex: 10h-19h seg, sb: 13h-19h blx.cm-lisboa.pt Itinerantes/ Mveis 21 817 05 44 seg a sex: 14h-18h Carnide lg. das pimenteiras (fte Junta de Freguesia de Carnide) Encarnao Al. da encarnao (junto igreja da encarnao) Alto da Serafina r. da igreja, 7-9 (junto ao caf Cantinho doce ii) Olaias r. Amrico duro, 3 (fte. esquadra da psp) Alameda Afonso Henriques Al. Afonso Henriques (junto ao parque infantil) Campo de Ourique r. toms Anunciao, 4345 (Jardim tefilo braga) Benfica -Fonte Nova estrada de benfica, 503 (r. paulo renato fte. ao 1g, Centro Comercial)

bibliotecas
Belm r. da Junqueira, 295 213 616 620 At 15 set seg a sex: 10h-17h A partir de 16 set seg a sb: 10h30- 18h encerra 3, 4 , 10, 11, 24, 26 set blx.cm-lisboa.pt Cames lg. do Calhariz, 17, 2 esq. 213 422 157 At 15 set seg a sex: 11h-18h A partir 16 set seg a sb: 10h 30-18h encerra 3, 4 , 10, 11, 17, 19 set blx.cm-lisboa.pt Casa Fernando Pessoa r. Coelho da rocha, 16-18 213 913 270 seg a sb: 10h-18h casafernandopessoa. cm-lisboa.pt David Mouro-Ferreira r. padre Abel varzim, 7 d Casal dos machados 218 536 337 At 15 set seg a sex: 11h-18h

museus
MUDE, Museu do Design e da Moda r. Augusta, 24 218 886 117 ter a Qui, dom: 10h-20h, sex, sb: 10h-22h www.mude.pt Museu Antoniano lg. de santo Antnio da s, 24 218 860 447 visitas temticas guiadas (servio de Animao e pedagogia: 217 513 200) todos os dias: 10h-13h/ 14h-18h encerra Fer Museu da Cidade palcio pimenta Campo grande, 245 217 513 200 visitas temticas orientadas (servio de Animao e pedagogia: 217 513 200) ter a dom: 10h-13h/ 14h-18h encerra Fer www.museudacidade.pt

teatros
Maria Matos Teatro Municipal Av. Frei miguel Contreiras, 52 218 438 800 www.teatromariamatos.pt So Luiz Teatro Municipal r. Antnio maria Cardoso, 38 213 257 650 www.teatrosaoluiz.pt Teatro Taborda Costa do Castelo, 75 218 854 190 www.egeac.pt

116

117

bairro

bairro

(...) Na parte que abateu no terramoto, muram-me as construes rectas, iguais, crescidas, Afrontam-me, no resto, as ngremes subidas, e os sinos dum tanger monstico e devoto (...)
Cesrio Verde

o bairro da s
TI AGO ESTEVO

Bairro tpico situado na zona mais antiga da cidade, remonta a 1150, com a tomada de Lisboa aos mouros por D. Afonso Henriques. Bairro da S Catedral, smbolo da arquitectura medieval religiosa; da Casa dos Bicos, edifcio

quinhentista, futura Fundao Jos Saramago; do Chafariz dEl Rei, um dos mais monumentais e antigos da cidade; da Cadeia do Aljube e das memrias repressivas da ditadura. Local de festas populares e de turistas, de colectividades e de fadistas, imortalizado por Cesrio Verde no poema Noite Fechada.

ARMANDO SERDIO 1969. ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA - NCLEO FOTOGRFICO

118

119

bairro
a oliveira de Jos saramago prima pasta

bairro
sabores de itlia
Abriu em 2008, no Dia dos Namorados, pela mo do chefe Ranjan Ghimire, natural do Nepal. A especializao na cozinha italiana deveu-se a quatro anos passados na Alemanha em restaurantes italianos, onde comeou por lavar pratos e onde cedo descobriu a paixo por pastas e pizzas. Mais tarde viria a aprofundar saberes e sabores em Itlia. Na sua diversificada ementa, evidenciam-se o dueto di pesce alla griglia (gambas e lulas grelhadas) e o tagliatelle al Funghi (cogumelos e natas). A irresistvel gastronomia italiana num dos mais tpicos bairros da cidade.
rua da padaria, 12 segunda a domingo, domingo s Jantar

memorial de uma obra

Um ano aps a morte do escritor Jos Saramago, as suas cinzas foram depositadas debaixo de uma oliveira transplantada da sua terra natal, Azinhaga do Ribatejo, para o passeio do Campo das Cebolas. Colocada frente Casa dos Bicos (futura sede da Fundao Jos Saramago), a centenria rvore relembrada na sua obra, As pequenas memrias, como a oliveira que dava sombra entrada. Gozando da sua sombra, num banco de jardim em mrmore, relembram-se as palavras do escritor: As rvores so muito tmidas, s crescem quando no estamos a olhar para elas. que lhes d vergonha.
rua dos Bacalhoeiros

pois, caf

ustria na s
Ideia original de duas amigas austracas, residentes em Lisboa, o Pois, Caf inaugura em Abril de 2005. Situado em prdio pombalino, antigo armazm de especiarias e chs, faz do seu espao paragem obrigatria para todos aqueles que sobem a encosta, rumo a Alfama ou ao Castelo. Espao acolhedor, propcio para uma leitura e um caf pela manh, um brunch pelo comeo da tarde e um ch em folha com uma fatia de Apfelstrudel (strudel de ma) ou Sachertorte (bolo de chocolate com doce de alperce) pelo incio da noite. Pois, Caf, pois na S.
rua So Joo da praa, 93 tera a domingo: 11h-20h

m. murteira antiguidades

tesouros com histria

No trajecto da S Catedral para o Museu de Artes Decorativas Portuguesas, no Largo das Portas do Sol, notria a quantidade de antiqurios existentes. Remontando a 1990, o antiqurio M. Murteira Antiguidades, exibe peas predominantemente dos sculos XVII e XVIII. Criteriosamente dispostas em prateleiras e nas paredes, pratas, porcelanas, esculturas e arte sacra abrilhantam o espao de arquitectura pombalina. Das peas a evidenciar, um batente de porta romano em bronze (Sc. I A.C.) e um desenho a lpis de Henri Matisse (1939).
rua augusto rosa 19-21 segunda a sbado: 10h-13h, 15h-19h

fabula urbis

livros sobre lisboa


Inaugurada a 21 de Maro de 2007 (Dia Mundial da Poesia), distingue-se por ser um espao vocacionado para a literatura sobre Lisboa. A caminho do Castelo de So Jorge, compreende uma livraria, uma galeria/espao de convvio e uma editora. Orgulha-se de ser a livraria com o maior nmero de ttulos sobre Lisboa nas mais diversas reas e em inmeros idiomas. Realiza com periodicidade exposies, tertlias e recitais. Disponibiliza o seu piano a quem queira e saiba tocar, profissional ou amador. Da sua actividade de editora, destacamos o pormenorizado mapa de Alfama para venda ao pblico.
rua de augusto rosa, 27 segunda a domingo: 10h-14h, 15h-20h

lusitano clube

Forr, tango e samba


Tendo como lema Instruir para Construir, o Lusitano Clube, agora com 105 anos de vida, desde sempre um espao de cultura e desporto. Passados os anos de glria do associativismo, e uma fase complicada, o Clube ganha flego e renasce muito devido clebre Roda de Choro. As matins danantes, do Bailarico Gingo juntam assduos pares de danarinos, num salo centenrio onde impera o Forr, o Tango e o Samba, e onde o esprito revivalista lembra a figura do antigo malandro carioca.
rua So Joo da praa, 81, r/c 1 domingo do ms: 19h30-22h

120

paisagem

121

rui cintr a

Centro Cultural Fundao edp


amanda levete

Um projecto de Amanda Levete vem inscrever-se na zona ribeirinha de Belm, integrando-se na paisagem, estabelecendo um dilogo directo com o rio e promovendo a continuidade entre equipamentos adjacentes, como o Museu da Electricidade, o novo Museu dos Coches e o CCB. O novo Centro Cultural da Fundao EDP pretende ser um edifcio de linhas futuristas, dinmico e polivalente que visa suprimir carncias ao nvel de rea expositiva e de espao de auditrio do actual Museu da Electricidade.

122

123

paisagem

paisagem

Amanda Levete tem vindo a tornar-se numa referncia da nova arquitectura britnica. A escolha do seu nome para a expanso do Museu Victoria & Albert reala sobretudo a sua capacidade de elaborar propostas que integram a vivncia do espao, a liberdade de circulao e a reinterpretao dos seus limites e fronteiras. Este princpio presidiu tambm concepo do projecto para o novo centro da Fundao EDP. Uma seleco de elementos-chave: o rio, a luz, o relvado, a calada portuguesa, tornaram-se pontos de partida inspiradores para a concepo de um edifcio que pretende tirar partido, por um lado da sua localizao estratgica, a vizinhana do CCB e do Novo Museu dos Coches e a complementaridade com o Museu da Electricidade j existente, e por outro, a sua integrao na paisagem. Este aspecto manifesta-se na relao do edificado

com o rio, onde a escadaria da entrada principal se estende at ao limite da gua, at ficar submersa. E tambm na possibilidade de circulao pedonal pelo tecto do edifcio, como rea de lazer e de recriao, permitindo o ascender do olhar sobre o rio e sobre a zona adjacente Ajuda/Belm. Outro dos conceitos evocados prende-se com a sua democraticidade, um espao aberto com grande liberdade de movimento e circulao, apostando na horizontalidade e fluidez entre interior e exterior, aspectos que os autores associam cultura e cidadania. A possibilidade de influenciar o comportamento, as emoes e o estado de esprito de quem percorre um determinado espao continua a ser, para Levete, a principal premissa de orientao do seu trabalho.

124

125

espaos

espaos

Lugar do Tempo
rua francisco metrass, 14 b
SeGunda a Sexta: 11H-20H, SBado: 10H-15H
ana figueiredo

fr ancisco levita

O Lugar do Tempo uma pequena oficina de relojoaria que encerra grandes relquias. O espao abriu h cerca de trs anos, em Campo de Ourique, pela mo de Pedro Machado. Foi o regresso ao bairro onde nasceu e onde passou parte da infncia. Designer grfico de profisso, Pedro sempre teve uma paixo por relgios e a compra e venda destes objectos foi algo que foi acompanhando esse gosto. Trabalhou na Rssia, numa grande empresa relojoeira e mais tarde, j em Portugal, durante 10 anos, com um mestre relojoeiro. A abertura do seu prprio espao foi uma consequncia natural. Hoje no Lugar do Tempo dedica-se principalmente compra, venda e restauro de relgios antigos e de coleco. Como um grande amante de antiguidades arranjou ainda espao para outras preciosidades, canetas de tinta permanente, rdios e telefones, que tambm restaura nesta oficina onde o tempo sempre uma mais-valia.

126

127

futuro

futuro
lisboa roteiro turstico a planiFicao e o arranJo GrFico de JoS eSpinHo, Que tamBm aSSina oS deSenHoS Juntamente com leonildo diaS e Joo Velez.

Lisboa na mo

A nabela Becho

humberto mouco

A cartografia tem sido desde h muitos sculos fundamental para o desenvolvimento das sociedades, permitindo ao Homem chegar mais longe e conquistar o Mundo. Basta pensar na epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Sendo uma representao simblica de um determinado espao geogrfico, o mapa pode assumir o papel do melhor amigo de um ser desorientado descoberta de uma cidade desconhecida. Mostramos-lhe aqui duas verses de mapas da nossa querida Lisboa. O primeiro data de 1963, integra o guia lisboa roteiro turstico e foi editado pela Cmara Municipal de Lisboa (Direco dos Servios Centrais Seco de Propaganda e Turismo). O segundo representa a tecnologia de ponta dos mapas urbanos. O nome desvenda o conceito: Crumpled City mapas macios para selvas urbanas. A coleco conta j com mapas de 12 cidades, entre as quais Lisboa. Esquea a dificuldade de tentar dobrar um mapa pelas suas marcas originais, os mapas Crumpled City podem (e devem) ser amachucados e guardam-se facilmente na mala ou no bolso. Impressos segundo uma tecnologia e num material que os torna nos mais leves e resistentes mapas disponveis no mercado, so macios, ultra-leves, indestrutveis e 100% prova de gua. Incluem sugestes de monumentos, museus e galerias de arte, bem como de locais cuidadosamente seleccionados para tornar inesquecvel a sua visita.

128

futuro

crumpled city So preciSoS apenaS 2 SeGundoS para aBrir e FecHar eSte mapa inoVador.

humberto mouco

Das könnte Ihnen auch gefallen