Sie sind auf Seite 1von 87

Direito Constitucional 31 (BADESC/SC-ADVOGADO-2010) Considerando o estatuto constitucional do Ministrio Pblico, analise as afirmativas a seguir. I.

Os membros do Ministrio Pblico gozam da garantia da vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, no podendo perder o cargo, salvo por sentena transitada em julgado, ou por deciso do Conselho Nacional do Ministrio Pblico em processo administrativo, garantido o contraditrio e a ampla defesa. II. Algumas das vedaes previstas na Constituio aos membros do Ministrio Pblico so: o exerccio de atividade poltico partidria; o exerccio, ainda que em disponibilidade, de qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e a participao em sociedade comercial, na forma da lei. III. So funes institucionais do Ministrio Pblico, dentre outras, o exerccio do controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar respectiva, e a requisio polcia judiciria de diligncias investigatrias e de instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 32 (BADESC/SC-ADVOGADO-2010) Considerando o direito fundamental de privacidade assegurado no art. 5o da Constituio Federal de 1988, assinale a alternativa correta. a) A quebra de sigilo de movimentaes financeiras do indivduo pode ser decretada por ordem judicial, por deliberao das comisses parlamentares de inqurito e pelo ministrio pblico, nas investigaes de sua competncia. b) A interceptao das comunicaes telefnicas pode ser decretada por ordem judicial em processo de natureza penal, civil ou administrativa, na forma da lei. c) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador. vedado o ingresso durante a noite, salvo no cumprimento de mandado judicial de busca e apreenso, na forma da lei.

d) A Constituio s permite a interceptao das comunicaes telefnicas nos casos de investigao de crimes de terrorismo, trfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra a administrao pblica, por ordem judicial, na forma de lei complementar. e) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. 33 (BADESC/SC-ADVOGADO-2010) Considerando os critrios de classificao das constituies quanto sua origem, estabilidade e extenso, correto afirmar que a Constituio Federal de 1988 : a) promulgada, rgida e sinttica. b) outorgada, semi-rgida e analtica. c) promulgada, rgida e analtica. d) outorgada, semi-rgida e sinttica. e) promulgada, flexvel e analtica. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 5 34 (BADESC/SC-ADVOGADO-2010) As alternativas a seguir apresentam caractersticas do sistema federativo brasileiro, exceo de uma. Assinale-a. a) Repartio constitucional de competncias entre a Unio, Estadosmembros, Distrito Federal e Municpios. b) Atribuio de autonomia constitucional aos Estados membros, Distrito Federal e Municpios, podendo tais entes federativos organizar seus poderes executivo, legislativo e judicirio, na forma de suas constituies regionais. c) Participao dos Estados-membros na elaborao das leis federais, atravs da eleio de representantes para o Poder Legislativo Federal. d) Possibilidade constitucional excepcional e taxativa de interveno federal nos Estados-membros e no Distrito Federal, para manuteno do equilbrio federativo. e) Indissolubilidade da federao, sendo vedada a aprovao de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa de Estado. 35 (BADESC/SC-ADVOGADO-2010) Considerando a competncia constitucional do Supremo Tribunal Federal, analise as afirmativas a seguir. I. Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente a ao em que todos os membros

da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados. II. Qualquer cidado pode propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, desde que demonstre interesse jurdico na soluo da questo constitucional subjacente, podendo ser condenado no dcuplo das custas o autor da ao considerada temerria. III. No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 8 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) O direito de propriedade garantido pela Constituio Federal, devendo a propriedade urbana ou rural atender a sua funo social, definida esta igualmente para ambas. b) Viola a garantia constitucional de acesso jurisdio a taxa judiciria calcada sem limite sobre o valor da causa. c) A imunidade prevista no artigo 150, VI, d, da Constituio Federal de 1988 abrange filmes e papis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos. d) Nos processos perante o Tribunal de Contas asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. e) A garantia da irretroatividade da lei, prevista no artigo 5, XXXVI, da Constituio Federal de 1988, no invocvel pela entidade estatal que a tenha editado. 9 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) No que tange competncia constitucional dos entes da Federao, incorreto afirmar que:

a) competente o Municpio para fixar o horrio de funcionamento de estabelecimento comercial. b) inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre consrcios e sorteios, inclusive bingos e loterias. c) compete aos Estados e ao Distrito Federal legislar, concorrentemente com a Unio, sobre direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico, urbanstico, limitando-se competncia da Unio, nesses casos, estabelecer normas gerais. d) a lei federal hierarquicamente superior lei estadual, somente no prevalecendo se houver norma constitucional estadual no mesmo sentido. Igualmente, a lei estadual hierarquicamente superior lei municipal, e s no prevalece se houver norma na Lei Orgnica municipal no mesmo sentido. e) mediante lei complementar, pode a Unio Federal autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias de sua competncia privativa. 10 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) Conforme jurisprudncia dos Tribunais Superiores, a fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. b) Conforme a Constituio Federal, ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, assegurado que seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 20 c) Conforme a jurisprudncia dos Tribunais Superiores, inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prvia aprovao em concurso pblico destinado ao seu provimento, em cargo que no integra a carreira na qual anteriormente investido. d) Conforme a Constituio Federal, o servidor pblico ocupante de cargo efetivo no pode ser exonerado ad nutum, com base em decreto que declara a desnecessidade do cargo. e) Conforme jurisprudncia dos Tribunais Superiores, possvel lei estadual criar cargos em comisso que possuam atribuies meramente tcnicas. 11 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) Ofende o princpio da livre concorrncia lei municipal que impede a instalao de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada rea.

b) Segundo jurisprudncia dos Tribunais Superiores, as concessionrias de servio de telefonia no possuem exclusividade para editar listas ou catlogos telefnicos, pois se o tivessem haveria violao ao princpio da livre concorrncia. c) A fixao de horrio de funcionamento para o comrcio dentro da rea municipal pode ser feita por lei local, visando ao interesse do consumidor e evitando a dominao do mercado por oligoplio. d) Entre os princpios gerais da atividade econmica est o da defesa do meio ambiente, lato sensu, ou seja, abrangendo a noo de meio ambiente natural, cultural, artificial e laboral. e) Segundo Jurisprudncia dos Tribunais Superiores, inconstitucional lei que assegura gratuidade dos transportes pblicos urbanos aos que tm mais de 65 anos, por ferir os princpios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrncia, princpios gerais da atividade econmica. 12 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) As normas constitucionais definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. b) As normas constitucionais podem ter eficcia plena, contida e limitada. c) As normas constitucionais de eficcia plena so aquelas que desde a entrada em vigor da Constituio produzem, ou podem produzir, todos os efeitos essenciais, relativos aos interesses, comportamentos e situaes, que o legislador constitucional, direta e normativamente, quis regular. d) As normas constitucionais de eficcia contida so aquelas que apresentam aplicao indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre os interesses, aps uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade. e) As normas constitucionais programticas so de aplicao diferida e no de aplicao ou execuo imediata. 13 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a alternativa correta. a) O Supremo Tribunal Federal no est submetido s deliberaes do Conselho Nacional de Justia, pois o regime poltico disciplinar dos seus Ministros regido por normas especiais. b) Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa, financeira e normativa. c) O Conselho Nacional de Justia no integra o Poder Judicirio, cabendo-lhe, apenas, o controle da atuao administrativa

e financeira desse poder, bem como o controle do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes. d) Aos juzes so asseguradas algumas garantias, que se destinam a efetivar a independncia da atividade judicial. A garantia da inamovibilidade excepcionada quando presente o interesse pblico, e o ato de FGV BADESC/SC-Advogado-2010 21 remoo do magistrado deve fundar-se em deciso por voto de maioria simples do respectivo tribunal, com reviso obrigatria do Conselho Nacional de Justia. e) Conforme a Constituio Federal, so rgos do Poder Judicirio: o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia, o Superior Tribunal de Justia, os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais, os Tribunais e Juzes do Trabalho, os Tribunais e Juzes Eleitorais, os Tribunais e Juzes Militares, os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios, sendo obrigatrio o ingresso de seus membros por meio de concurso pblico. 14 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) So caractersticas do princpio republicano: eleies peridicas para Chefe de Estado e Chefe de Governo, cidadania, soberania, diversas esferas de distribuio de poder, observncia dos direitos fundamentais implcitos e explcitos, observncia dos princpios sensitivos. b) O princpio da indissolubilidade do vnculo federativo no Estado Federal Brasileiro tem como finalidades bsicas a unidade nacional e a necessidade descentralizadora. c) O princpio republicano impede que prevalea a prerrogativa de foro, perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, mesmo que a prtica delituosa tenha ocorrido durante o perodo de atividade funcional, se sobrevier a cessao da investidura do indiciado, denunciado ou ru, no cargo, funo ou mandato, cuja titularidade se qualifica como o nico fator de legitimidade constitucional apto a fazer instaurar a competncia penal originria do STF. d) Como corolrio do princpio federativo, a Unio, os Estados membros, o Distrito Federal e os Municpios, no Brasil, so autnomos e possuidores da trplice capacidade de auto-organizao e normatizao prpria, auto-governo e auto-administrao. e) A garantia constitucional de imunidade recproca entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios corolria do princpio federativo.

15 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a alternativa correta. a) inadmissvel a requisio de hospitais municipais pela Unio, em situao de normalidade institucional, sem a decretao de Estado de Defesa ou Estado de Stio. b) A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. possvel a Unio, para manter a integridade nacional, intervir nos Estados-membros, no Distrito Federal e nos Municpios. c) possvel Estado-membro intervir em Municpio de outro Estadomembro apenas se o territrio do Municpio em questo for limtrofe ao seu, e se esse Municpio formar com Municpios do Estado interventor o que se denomina regio metropolitana. d) Alguns direitos e garantias podem ser suspensos quando da decretao do Estado de Defesa, como o direito de petio, o direito de acesso ao Poder Judicirio, o direito ao sigilo das correspondncias e o direito de reunio. e) Para decretar o Estado de Defesa e o Estado de Stio, o Presidente da Repblica deve ouvir, com carter vinculativo, os Conselhos da Repblica, da Defesa Nacional e o Conselho Nacional de Justia. 16 (TJMS JUIZ DE DIREITO 2008) Assinale a alternativa correta. a) O controle concentrado de constitucionalidade, no Brasil, feito privativamente pelo Supremo Tribunal Federal. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 22 b) A clusula de reserva de plenrio, prevista na Constituio Federal, condio de eficcia jurdica, como regra, da declarao jurisdicional de inconstitucionalidade dos atos do Poder Pblico, e deve ser observada por todos os Tribunais no controle difuso. c) No Brasil, o controle de constitucionalidade preventivo de projeto de lei feito exclusivamente pelo Chefe do Poder Executivo, por intermdio do veto jurdico. d) No sistema brasileiro, o controle repressivo de constitucionalidade exercido exclusivamente pelo Poder Judicirio. e) A resoluo do Senado Federal que suspende a execuo da lei ou ato normativo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, ter efeitos erga omnes e ex tunc.

29 (MEC DOCUMENTADOR 2009) As alternativas a seguir apresentam alguns rgos do Poder Judicirio, exceo de uma. Assinale-a. a) Supremo Tribunal Federal. b) Comisso Parlamentar de Constituio e Justia. c) Conselho Nacional de Justia. d) Tribunais dos Estados. e) Juzes Eleitorais. 30 (MEC DOCUMENTADOR 2009) Compete ao Ministro de Estado, nos termos da Constituio Federal, entre outras, as seguintes atribuies: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 58 I. Expedir instrues para a execuo das leis, decretos e regulamentos. II. Referendar os atos emanados e decretos assinados pelo Presidente da Repblica. III. Apresentar ao Presidente da Repblica relatrio anual de sua gesto no Ministrio. IV. Exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgos e entidades da administrao federal na rea de sua competncia. Assinale: a) se somente as atribuies I e II estiverem corretas. c) se somente as atribuies II e IV estiverem corretas. b) se somente as atribuies III e IV estiverem corretas. d) se somente as atribuies II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as atribuies estiverem corretas. 41 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) O Poder Constituinte Originrio tem por caractersticas ser: a) incondicionado e irrestrito. b) permanente e limitado. c) primrio e condicionado. d) autnomo e restrito. e) ilimitado e transitrio. 42 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) Esto em desacordo com o sistema de repartio de competncias adotado pela Constituio Federal/88: a) poderes delegados para a Unio. b) poderes remanescentes para os Estados. c) poderes definidos indicativamente para os Municpios. d) reas comuns de atuaes paralelas da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios.

e) setores concorrentes entre Unio e Estados. 43 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) A respeito dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, assinale a afirmativa correta. a) A Constituio Federal/88 assegura o direito vida, admitindo, no entanto, a pena de morte em caso de guerra declarada pelo Presidente da Repblica, devidamente autorizado pelo Senado Federal. b) Somente o cidado tem legitimidade para a propositura da ao popular, podendo o autor ficar sujeito ao pagamento das custas judiciais. c) Nos casos de desapropriao em que o bem de produo urbano no cumpre a sua funo social, a indenizao poder ser em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica. d) A pena de banimento, vedada pela Constituio Federal/88, impede a expulso do estrangeiro, mesmo que seu procedimento o torne nocivo convivncia e ao interesse nacional. e) As associaes s podero ter suas atividades suspensas por deciso judicial transitada em julgado. 44 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) Incumbe Polcia Civil, de acordo com as disposies constitucionais vigentes, a funo de: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 81 a) polcia administrativa. b) polcia ostensiva. c) polcia executiva. d) polcia judiciria. e) polcia repressiva. 45 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) Considere as seguintes afirmativas sobre o tema Administrao Pblica: I. O direito de greve do servidor pblico civil ser exercido nos termos e nos limites definidos em Lei Complementar. II. Quando houver compatibilidade de horrios, no vedada a acumulao remunerada de dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, em consonncia com a Constituio Federal/88. III. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta.

d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 46 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) No se constitui pressuposto formal do estado de defesa: a) a especificao das reas abrangidas pelo decreto do Presidente da Repblica. b) a prvia manifestao do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional. c) a determinao, no decreto do Presidente da Repblica, do tempo de sua durao, que no poder ser superior a 30 (trinta) dias. d) a existncia de grave e iminente instabilidade institucional que ameace a ordem pblica. e) a indicao de medidas coercitivas, dentre as discriminadas na Constituio Federal. 47 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) A Lei Maior determina competir ao Poder Pblico a organizao, nos termos da lei, da seguridade social, com observncia obrigatria de determinados objetivos, entre os quais, no se inclui: a) universalidade da cobertura e do atendimento. b) eqidade na forma de participao no custeio. c) diversidade da base de financiamento. d) seletividade na prestao dos benefcios e servios. e) carter centralizado da gesto administrativa. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 82 48 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) No que concerne ao dever do Estado de efetivar a educao, a Constituio Federal/ 88 prev expressamente a garantia de: a) ensino fundamental facultativo e gratuito, inclusive para todos que no tiveram acesso na idade prpria. b) progressiva universalizao do ensino mdio gratuito. c) atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, obrigatoriamente na rede regular de ensino. d) oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educador. e) atendimento ao educando, na educao infantil, por meio de programas suplementares de transporte e alimentao. 49 (POLCIA CIVIL/RJ INSPETOR 2008) A Constituio Federal/88 prev que nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica, observados os

seguintes preceitos constitucionais, exceo de um. Assinale-o. a) a liberdade de pensamento b) o direito de resposta c) a inviolabilidade intimidade d) a liberdade de ao profissional e) a liberdade religiosa 41 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A respeito do poder constituinte derivado, assinale a afirmativa incorreta. a) O procedimento que deve ser adotado para a reforma do texto constitucional est necessariamente previsto na prpria Constituio. b) A aprovao de uma emenda constitucional depende dos votos favorveis de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, obtidos em dois turnos de votao em cada uma delas. c) As chamadas clusulas ptreas da Constituio estabelecem limitaes materiais ao poder constituinte derivado. d) vedada a aprovao de emenda constitucional que altere o regime constitucional da previdncia social, tal como institudo no art. 201 e seguintes da Constituio de 1988. e) Norma aprovada pelo poder constituinte derivado est sujeita ao controle judicial de constitucionalidade. 42 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) As alternativas a seguir apresentam alguns direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, previstos na Constituio de 1988, exceo de uma. Assinale-a. a) Estabilidade. b) Licena paternidade. c) Irredutibilidade de salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. d) Participao nos lucros. e) Assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e prescolas. 43 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A respeito do sistema de controle de constitucionalidade das leis previsto na Constituio de 1988, analise as afirmativas a seguir: I. O controle incidental de constitucionalidade das leis, no Brasil, exercido exclusivamente pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinrio.

II. Podem propor ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, dentre outros legitimados, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado ou do Distrito Federal, e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. III. A deciso do Supremo Tribunal Federal que declarar a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade de lei em sede de controle concentrado tem efeito vinculante em relao aos rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica federal, estadual e municipal. IV. pressuposto de admissibilidade da ao declaratria de constitucionalidade a existncia de controvrsia judicial relevante sobre a aplicao do dispositivo legal cuja constitucionalidade se discute. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 92 Assinale: a) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 44 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A respeito do princpio constitucional da presuno de inocncia, assinale a alternativa correta. a) Probe que rus no condenados por sentena transitada em julgado sejam submetidos priso cautelar. b) Determina que todos os rus condenados pena privativa liberdade tenham direito progresso de regime prisional. c) Determina que a priso de rus ainda no condenados por sentena definitiva s possa ser decretada excepcionalmente, em casos de necessidade concretamente demonstrada. d) No se aplica aos acusados de crimes hediondos, os quais devem necessariamente responder ao processo sob custdia cautelar. e) Apenas os rus que se declararem culpados em interrogatrio judicial podero ser condenados pena privativa de liberdade. 45 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) No competncia do Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente: a) a homologao das sentenas estrangeiras e a concesso do exequatur s cartas rogatrias, que podem ser conferidas pelo regimento interno a seu Presidente.

b) a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados. c) o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio. d) nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o VicePresidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica. e) a extradio solicitada por Estado estrangeiro. 46 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A respeito da possibilidade de acumulao remunerada de cargos pblicos prevista na Constituio, assinale a alternativa correta. a) permitida a acumulao de dois cargos de professor, desde que haja compatibilidade de horrios, sendo que a remunerao no pode ultrapassar, nos Estados, o subsdio pago aos desembargadores do Tribunal de Justia. b) vedada a acumulao de dois cargos de professor, ainda que se verifique compatibilidade de horrios. c) permitida a acumulao de dois cargos de professor com outro tcnico ou cientfico, desde que haja compatibilidade de horrios, sendo que a remunerao no pode ultrapassar, nos Estados, o subsdio pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 93 d) Os profissionais de sade podem acumular at dois cargos, desde que haja compatibilidade de horrios. A restrio constitucional no se aplica aos empregos em fundaes pblicas. e) permitida a acumulao de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico, desde que haja compatibilidade de horrios, sendo que a remunerao, nos Estados, no pode ultrapassar o subsdio mensal do Governador. 47 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A constituio de 1988 prev, em caso de priso em flagrante delito, que a autoridade policial, a quem for apresentado o preso, tomar, dentre outras, as seguintes providncias: a) informar ao preso, antes de tomar seu depoimento, o direito de permanecer calado, advertindo-o de que seu silncio pode ser interpretado em seu prejuzo.

b) informar ao preso seus direitos, dentre os quais o de permanecer calado e o de ser assistido por advogado, e comunicar a priso imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. c) comunicar a priso imediatamente ao juiz competente, ao Ministrio Pblico, defensoria pblica e Ordem dos Advogados do Brasil. d) relaxar imediatamente a priso, se for ilegal, ou decretar sua priso cautelar, se presentes os requisitos legais. e) conduzir imediatamente o preso que no possuir advogado presena do juiz competente, e este lhe designar advogado dativo para acompanhar o interrogatrio policial. 48 (POLCIA CIVIL/RJ OFICIAL DE CARTRIO 2008) A respeito da composio e atribuies do Conselho Nacional de Justia, analise as afirmativas a seguir: I. integrado exclusivamente por membros do Poder Judicirio e presidido por um Ministro do Supremo Tribunal Federal. II. Julga os recursos especiais interpostos das decises definitivas proferidas pelo Superior Tribunal de Justia. III. Zela pela autonomia do Poder Judicirio e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias. IV. Conhece das reclamaes contra os membros do Poder Judicirio, podendo determinar a remoo, disponibilidade e aposentadoria de juzes, bem como a perda do cargo pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Assinale: a) se somente a afirmativa III estiver corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 11 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Com relao ao tema Direitos e Garantias Fundamentais analise as afirmativas a seguir: I. Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei.

II. No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. III. Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 12 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Com relao ao tema Defesa do Estado e das instituies democrticas: estado de defesa e estado de stio analise as afirmativas a seguir: I. O estado de defesa poder ser decretado para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional, declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira. II. O estado de stio poder ser decretado em casos de comoo grave de repercusso nacional, ou quando o pas for atingido por calamidades naturais de grandes propores. III. Enquanto durar o estado de stio podero ser impostas restries difuso de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, independentemente de licena da respectiva Mesa. Assinale: a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente a afirmativa III estiver correta. e) se nenhuma afirmativa estiver correta. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 106 13 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente s vedaes e garantias dos juzes, assinale a afirmativa incorreta. a) Os juzes gozam da garantia da inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma da Constituio. b) Aos juzes vedado exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos cinco anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao.

c) Aos juzes vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio. d) Os juzes gozam da garantia da vitaliciedade. A vitaliciedade no primeiro grau s ser adquirida aps dois anos de exerccio. e) Aos juzes vedado dedicar-se atividade poltico-partidria. 14 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente ao controle de constitucionalidade, assinale a afirmativa correta. a) As decises definitivas de mrito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas aes diretas de inconstitucionalidade e nas aes declaratrias de constitucionalidade produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais rgos do Poder Judicirio, mas no administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. b) Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade, dentre outros, Governador de Estado, o Procurador-Geral da Repblica, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, dois teros dos membros do Senado Federal ou da Cmara dos Deputados. c) A smula vinculante ter por objetivo a validade, a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. d) A matria constante de proposta de smula vinculante rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta enquanto no for modificada a composio do Supremo Tribunal Federal. e) Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal em face da Constituio Federal ou das Constituies Estaduais. 15 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente ao Poder Legislativo, assinale a afirmativa incorreta. a) A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal e o Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. b) As deliberaes de cada Casa do Congresso Nacional e de suas Comisses, salvo disposio constitucional

em contrrio, sero tomadas por maioria dos votos, presente qualquer quantidade de seus membros c) Aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas so, dentre outras coisas, da competncia exclusiva do Congresso Nacional. d) Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. e) As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 107 16 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Assinale a afirmativa incorreta. a) Em caso de impedimento do Presidente e do VicePresidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados, e o do Supremo Tribunal Federal. b) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. c) O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. d) O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentarse do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. e) O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. 17 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Os rgos apresentados nas alternativas a seguir esto includos no art. 144 da Constituio como responsveis pelo exerccio da preservao da ordem pblica e

da incolumidade das pessoas e do patrimnio, exceo de um. Assinale-o. a) Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. b) Polcia Ferroviria Federal. c) Polcias Civis. d) Foras Armadas. e) Polcia Federal. 18 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Com relao ao tema Segurana Pblica analise as afirmativas a seguir: I. Os municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. II. s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. III. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 108 19 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, no lhe cabendo processar e julgar, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal. b) o Presidente da Repblica, nas infraes penais comuns. c) o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio. d) a extradio solicitada por Estado estrangeiro. e) a homologao de sentenas estrangeiras e a concesso de exequatur s cartas rogatrias. 20 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Com relao ao tema Poder Judicirio analise as afirmativas a seguir:

I. Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil. II. A competncia dos tribunais estaduais ser definida na Constituio Federal, sendo apenas a lei de organizao judiciria de iniciativa do Tribunal de Justia. III. O Tribunal de Justia no poder constituir cmaras regionais, devendo funcionar de forma centralizada, a fim de assegurar igualdade de acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 21 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente aos partidos polticos, assinale a afirmativa incorreta. a) assegurada aos partidos polticos autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento e para adotar os critrios de escolha e o regime de suas coligaes eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculao entre as candidaturas em mbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidria. b) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: I carter nacional; II proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes; III prestao de contas Justia Eleitoral; IV funcionamento parlamentar de acordo com a lei. c) Os partidos polticos tm direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. d) Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, devero coletar assinaturas de pelo menos 3% (trs por cento) dos eleitores regulamente inscritos na justia eleitoral de no mnimo 7 (sete) Estados ou Territrios para que seus estatutos possam ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral e os partidos sejam como tal reconhecidos pela lei eleitoral.

e) vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 109 22 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Assinale o cargo que no privativo de brasileiro nato. a) Carreira diplomtica. b) Ministro de Estado da Defesa. c) Ministro do Superior Tribunal de Justia. d) Presidente da Cmara dos Deputados. e) Oficial das Foras Armadas. 23 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente aos Direitos e Garantias Fundamentais, assinale a afirmativa incorreta. a) livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. b) assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. c) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. d) livre a criao de associaes e a de cooperativas, na forma da lei, sujeitas prvia autorizao estatal, sendo porm vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. e) as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado. 24 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente ordem social, assinale a afirmativa incorreta. a) A assistncia sade pode ser exercida pela iniciativa privada, desde que previamente autorizado seu funcionamento pelo Ministrio da Sade e submetidas s regras de concesso pblica contidas na Constituio. b) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. c) A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justia sociais. d) A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de contribuies sociais determinadas na Constituio.

e) A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. 25 (SECRET. ADM/AP DELEGADO 2010) Relativamente organizao do Estado, assinale a afirmativa incorreta. a) A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. b) A autonomia federativa assegura aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, autorizar ou proibir seu funcionamento, na forma da lei. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 110 c) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si. d) Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. e) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. 79 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007) A mobilizao nacional pode ser decretada pelo e Presidente da Repblica em caso de: a) relevante interesse b) ameaa institucional. c) calamidades. d) investimento pblico. e) agresso estrangeira. 80 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007)

No controle incidenter tantum de constitucionalidade, os tribunais podem modular temporalmente os seus efeitos, observado o quorum de: a) trs quintos. b) um tero. c) dois teros. d) dois quintos. e) quatro quintos. 81 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007) vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda e ou suspenso s no se dar nos casos de: a) deficincia mental b) sursis da pena c) condenao em pena pecuniria. d) condenao em pena restritiva de direitos. e) prdigos. 82 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007) Os territrios federais integram a Unio, e sua reintegrao ao Estado de origem ser regulada em lei: a) complementar. b) ordinria. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 134 c) delegada. d) complexa. e) mista. 83 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007) Conceder-se- hbeas-data: a) para assegurar a integridade moral do cidado. b) quando o responsvel pela ilegalidade for autoridade pblica. c) para proteger o direito lquido e certo no amparado e por habeas corpus. d) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. e) quando o responsvel pela ilegalidade for agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. 84 (SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2007) O Brasil uma repblica, a indicar o governo como: a) sistema. b) forma. c) regime.

d) paradigma. e) modelo. 79 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Em face da crise financeira internacional e da ameaa de recesso no Brasil, o Presidente da Repblica sanciona Lei Federal que estabelece iseno no ICMS, em operaes referentes circulao de produtos farmacuticos. A esse respeito, correto afirmar que: a) a lei inconstitucional, pois as isenes tributrias no podem ser estabelecidas em face de produtos especficos. b) a lei incua, pois os produtos farmacuticos j tm iseno do ICMS. c) a lei constitucional, pois somente a Unio pode criar isenes fiscais para todos os entes da federao. d) a lei inconstitucional, uma vez que a Unio se encontra vedada de instituir isenes tributrias sobre os tributos de competncia dos demais entes da federao. e) a lei inconstitucional, na medida em que d tratamento discriminatrio entre os diversos setores da atividade econmica. 80 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) O Congresso Nacional, por meio de emenda Constituio, autorizou os Estados a institurem um novo tributo, voltado modernizao dos servios de segurana pblica, e estabeleceu que ele poderia ser cobrado imediatamente aps sua instituio por lei. A partir da hiptese apresentada, assinale a afirmativa correta. a) O tributo seria constitucional, uma vez que houve expressa autorizao constitucional para que os Estados criassem o referido tributo. b) O tributo seria inconstitucional, pois a emenda que autorizou sua instituio viola o princpio da anterioridade tributria, considerado clusula ptrea pelo STF. c) O tributo somente poderia ser institudo se tambm houvesse a aprovao de uma emenda Constituio dos Estados. d) A emenda seria inconstitucional, pois a Constituio Federal estabelece de forma exaustiva os tributos que

podem ser institudos pelos Estados, no sendo possvel a ampliao do rol de tributos, ainda que por emenda Constituio. e) O tributo inconstitucional, pois viola o princpio da anualidade tributria, considerado clusula ptrea pelo STF. 81 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Na esfera das competncias legislativas concorrentes, estabelecidas pelo artigo 24 da Constituio Federal, analise as afirmativas a seguir: I. A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais no exclui a competncia suplementar dos Estados. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 140 II. Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero competncia legislativa plena, para atender a suas peculiaridades. III. A supervenincia de lei federal sobre normas gerais suspende integralmente a eficcia da lei estadual. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 82 SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) So assegurados o contraditrio e a ampla defesa: a) apenas aos litigantes em processos judiciais. b) aos acusados em geral e aos litigantes, tanto em processos judiciais como em administrativos. c) apenas aos acusados em processos criminais. d) aos litigantes e acusados apenas em processos judiciais. e) aos acusados em processos judiciais e administrativos, quando demonstrarem necessidade financeira. 83 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Ao estabelecer que a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio nenhuma leso ou ameaa a direito, o inciso XXXV, do artigo 5, da Constituio Federal est: a) conferindo aos juzes em geral o poder de controle concentrado de constitucionalidade. b) conferindo a todos os membros do Judicirio o poder de derrogar uma lei que lese ou ameace um

direito fundamental. c) conferindo aos juzes e tribunais o controle difuso de constitucionalidade. d) conferindo apenas aos tribunais o controle difuso de constitucionalidade. e) conferindo tanto aos juzes de primeira instncia, como aos tribunais, apenas o controle concentrado de constitucionalidade. 84 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no mbito federal, seja no estadual. a) O poder regulamentar confere ao chefe do Executivo a atribuio para criar direitos e obrigaes, dentro de sua respectiva esfera de competncia. b) O poder regulamentar confere ao chefe do Executivo a competncia legislativa exclusiva para reparar inconstitucionalidades realizadas pelo legislador ordinrio. c) O poder regulamentar confere ao chefe do Executivo a competncia para assegurar a fiel execuo da Constituio. d) O poder regulamentar uma forma atpica de competncia legislativa conferida ao chefe do Executivo para suprir omisses do Poder Legislativo. e) O poder regulamentar confere ao chefe do Executivo a competncia para assegurar a fiel execuo das leis, no podendo inovar o mundo jurdico. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 141 85 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Assinale a alternativa que indique a quem compete privativamente a cobrana judicial e extrajudicial da dvida ativa do Estado do Rio de Janeiro. a) Procuradoria Geral do Estado. b) Defensoria Pblica do Estado. c) Ministrio Pblico Estadual. d) Consultoria da Receita Estadual. e) Advogados credenciados pela Receita Estadual. 86 (SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA/RJ FISCAL DE RENDAS 2009) Com relao ao art. 5, inc. LV, da Constituio Federal, segundo o qual aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, assinale a alternativa correta.

a) O administrado tem o direito de mentir no processo administrativo. b) A aplicao de sano por verdade sabida legtima. c) A falta de participao de advogado na apresentao de defesa do acusado fator de invalidao de processo administrativo. d) invlida a exigncia legal de depsito prvio do valor da multa como condio de admissibilidade de recurso administrativo. e) O interessado tem sempre o direito participao em processo meramente preparatrio de processo administrativo. 79 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) Em relao aos direitos e garantias fundamentais da Constituio Federal assinale a afirmativa incorreta. a) Os direitos e garantias fundamentais visam, entre outros, a proteger o direito vida, o direito segurana, os direitos sociais, mas no o direito propriedade. b) A Constituio Federal admite a pena de morte em circunstncias excepcionais. c) O Brasil se submete jurisdio do Tribunal Penal Internacional (TPI). d) Os brasileiros naturalizados no tm a mesma proteo conferida aos brasileiros natos. e) Atribui-se lei a regulamentao do direito greve. 80 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) Em relao aos direitos e garantias fundamentais expressos da Constituio Federal, analise as afirmativas a seguir: I. os direitos e garantias expressos na Constituio Federal constituem um rol taxativo. II. todos os tratados e convenes internacionais de direitos humanos internalizados aps a EC-45/2004 sero equivalentes s emendas constitucionais. III. as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. Assinale: a) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 81 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) No que concerne competncia legislativa concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, conforme o art. 24 da Constituio Federal, ante a inexistncia

de Lei Federal, o Estado do Rio de Janeiro, no exerccio de sua competncia suplementar (CF, art. 24, 2), por meio de Lei Estadual X, introduziu normas gerais de determinada matria. Supervenientemente, a Unio, por meio da Lei Federal Y, introduziu normas gerais da mesma matria da Lei Estadual X, o que resultou em: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 163 a) inconstitucionalidade da Lei Federal Y. b) suspenso da eficcia da Lei Estadual X no que for contrria Lei Federal Y. c) ab-rogao da Lei Estadual X. d) derrogao da Lei Estadual X no que for contrria Lei Federal Y. e) inconstitucionalidade superveniente da Lei Estadual X. 82 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) Com relao s competncias do STF, analise as afirmativas a seguir: I. o STF processa e julga originariamente as causas e os conflitos entre Estados Federados. II. o STF processa e julga originariamente os litgios entre Estado estrangeiro e Estado Federado. III. o STF processa e julga originariamente os conflitos de atribuies entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 83 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) No possui legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade: a) a mesa da Cmara dos Deputados. b) a mesa do Senado Federal. c) a mesa do Congresso Nacional. d) a mesa da Cmara Legislativa do Distrito Federal. e) a confederao sindical de mbito nacional. 84 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) No que concerne competncia tributria dos entes federados, analise as afirmativas a seguir: I. a Unio no poder, em nenhuma hiptese, instituir impostos que tenham fato gerador ou base de clculo prprios de impostos de competncia estadual.

II. o Distrito Federal poder instituir contribuio para o custeio do servio de iluminao pblica. III. os Municpios, em nenhuma hiptese, podero instituir taxas com base de clculo prpria de impostos. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 164 85 (SECRETARIA DE ESTADO/RJ FISCAL DE RENDAS 2010) No que concerne possibilidade de instituio de regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, prevista no art. 145, pargrafo nico da Constituio Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: I. ser opcional para o contribuinte. II. no podero ser estabelecidas condies de enquadramento diferenciadas por Estado. III. a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico de contribuintes. Assinale a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 61 (Secretaria do Estado de Administrao Auditor da Receita Estadual/ AMAP-2010) Com relao ao tema Poder Constituinte e emenda Constituio, analise as afirmativas a seguir. I. Podem propor emenda Constituio: (i) o Presidente da Repblica; (ii) um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; (iii) o Presidente do Supremo Tribunal Federal; e (iv) mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

II. A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. III. Determinados temas previstos na prpria Constituio no podem ser objeto de proposta de emenda constitucional que os pretenda abolir. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 62 (Secretaria do Estado de Administrao Auditor da Receita Estadual/ AMAP-2010) Da redao original da Constituio de 1988 constavam as seguintes garantias fundamentais, exceo de uma. Assinale-a. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 180 a) Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. b) A todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. c) O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado. d) A lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. e) A prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei. 63 (Secretaria do Estado de Administrao Auditor da Receita Estadual/ AMAP-2010) Em relao ao Poder Judicirio, assinale a afirmativa incorreta. a) A lei que dispuser sobre o Estatuto da Magistratura dever ser de iniciativa do Supremo Tribunal Federal e ter o status de lei complementar. b) Compete privativamente aos tribunais de justia propor ao Poder Legislativo respectivo a criao ou

extino dos tribunais inferiores. c) So rgos do Poder Judicirio, dentre outros, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais e Juzes Militares. d) A Constituio estabelece que no ser promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao cartrio sem o devido despacho ou deciso. e) Na apurao de antiguidade, o tribunal somente poder recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois teros de seus membros, conforme procedimento prprio, e assegurada ampla defesa, repetindose a votao at fixar-se a indicao. 64 (Secretaria do Estado de Administrao Auditor da Receita Estadual/ AMAP-2010) Relativamente ao Sistema Tributrio Nacional, assinale a alternativa correta. a) Somente a Unio, os Estados e o Distrito Federal podero instituir impostos, taxas e contribuies de melhoria. b) Em casos de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia, investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional permitido Unio instituir emprstimos compulsrios, desde que mediante lei ordinria, vedada a edio de medida provisria. c) A Constituio autoriza que lei complementar institua um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observadas determinadas disposies constitucionais, tais como o fato de que esse regime ser opcional para o contribuinte. d) As contribuies sociais e de interveno no domnio econmico institudas pela Unio no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao ou importao. e) As taxas podero ter base de clculo prpria de impostos. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 181 65 (Secretaria do Estado de Administrao Auditor da Receita Estadual/ AMAP-2010) Com relao ao tema Finanas Pblicas, analise as afirmativas a seguir. I. O Banco Central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros, bem como conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional. II. A Constituio determina que lei complementar dispor sobre as operaes de cmbio realizadas por rgos

e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios bem como sobre a compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional. III. As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. Assinale: a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se somente a afirmativa I estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 61 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Com relao ao tema Poder Constituinte e Emenda Constituio, analise as afirmativas a seguir. I. A proposta de emenda constitucional exige um quorum qualificado para sua aprovao. A emenda constitucional ser considerada aprovada aps discusso e votao em dois turnos pelo Senado Federal, devendo obter trs quintos dos votos dos seus membros em cada turno de votao. II. So temas que no podem ser objeto de proposta de emenda constitucional que os pretenda abolir: (i) a forma federativa de Estado; (ii) os direitos e garantias individuais; (iii) a separao dos Poderes; (iv) o voto direto, secreto, universal e peridico; e (v) as regras constitucionais relativas ao controle de constitucionalidade. III. A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 62 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010)

Assinale a alternativa que reproduz uma garantia constitucional que pertence ao rol de direitos e garantias individuais constante do art. 5 da Constituio. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 201 a) obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho. b) Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio. c) O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos. d) livre a criao, fuso, incorporao e extino de partidos polticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os preceitos previstos no art. 17, da Constituio. e) So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. 63 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Relativamente ao Poder Judicirio, assinale a afirmativa incorreta: a) Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios e do Superior Tribunal de Justia ser composto de membros do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. b) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. c) So rgos do Poder Judicirio, dentre outros, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais, os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. d) Conforme as respectivas categorias da estrutura judiciria nacional, o subsdio dos Ministros dos Tribunais Superiores corresponder a noventa e cinco por cento do subsdio mensal fixado para os Ministros do

Supremo Tribunal Federal e os subsdios dos demais magistrados sero fixados em lei e escalonados em nvel federal e estadual. e) O nmero de juzes na unidade jurisdicional ser proporcional efetiva demanda judicial e respectiva populao. 64 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Com relao ao tema Sistema Tributrio Nacional, analise as afirmativas a seguir. I. Compete Unio instituir impostos, dentre outras hipteses, sobre renda e proventos de qualquer natureza, grandes fortunas (nos termos de lei complementar) e propriedade territorial rural. II. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos, dentre outras hipteses, sobre transmisso causa mortis e doao de quaisquer bens ou direitos, sendo suas alquotas mximas fixadas pelo Senado Federal. III. Compete aos Municpios instituir impostos, dentre outras hipteses, sobre propriedade predial e territorial urbana, transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 202 65 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados determinados princpios. Assinale a opo cujo contedo no corresponde aos princpios constantes do art. 170, da Constituio. a) Soberania nacional, propriedade privada, funo social da propriedade, livre concorrncia, busca do pleno emprego. b) Propriedade privada, livre concorrncia, defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado

conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao. c) Soberania nacional, propriedade privada, funo social da propriedade, livre concorrncia, vedao ao tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras que tenham sua sede e administrao no pas. d) Funo social da propriedade, livre concorrncia, defesa do meio ambiente, busca do pleno emprego, reduo das desigualdades regionais e sociais. e) Soberania nacional, livre concorrncia, defesa do consumidor. 66 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Com relao s entidades da Administrao Pblica Indireta, correto afirmar que: a) as autarquias quanto ao nvel federativo podem ser federais, estaduais, distritais e municipais e quanto ao objeto podem classificar-se, entre outras, em culturais, corporativas e previdencirias. b) as fundaes pblicas podem desempenhar atividades relativas assistncia mdica e hospitalar e no esto submetidas Lei Federal 8666/93. c) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista podem revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, de acordo com o Decreto-Lei 200/67. d) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, desempenham atividades de carter econmico e seus empregados concursados podem acumular seus empregos com cargos ou funes pblicas, desde que haja compatibilidade de horrio. e) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista que explorem atividade econmica esto sujeitas ao regime prprio das empresas privadas, no entanto, os litgios entre os empregados e as entidades decorrentes das relaes de trabalho, no se submetem Justia do Trabalho. 67 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) O poder de sustao do Congresso Nacional em relao aos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar uma funo do controle: a) administrativo. b) poltico. c) de legalidade. d) externo. e) normativo.

FGV BADESC/SC-Advogado-2010 203 68 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Com base na Lei Federal 8666/93, considere as seguintes afirmativas: I. Se, aps a publicao do aviso de um edital de licitao na modalidade concorrncia, a Administrao resolve suprimir a exigncia de um determinado documento, a publicao dever ser renovada para cincia dos interessados, devendo ser mantida a data da realizao do certame. II. As situaes de inexigibilidade de licitao indicadas nos incisos do art. 25 da Lei de Licitaes so exaustivas, no podendo ser ampliadas, j que constituem uma exceo regra geral de licitao prvia para contrataes da Administrao Pblica. III. A ausncia de interessados em participar de uma Tomada de Preos justifica, por si s, a contratao por dispensa de licitao, modificadas as condies previamente estabelecidas no edital. IV. Os documentos necessrios habilitao podero ser apresentados pelos licitantes por qualquer processo de cpia autenticada por cartrio competente ou por servidor da Administrao, ou publicao em rgo da imprensa oficial. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente a afirmativa IV estiver correta. e) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. 69 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) No que tange aos Recursos Administrativos cabveis dos atos decorrentes da licitao, correto afirmar que: a) os recursos contra a habilitao ou inabilitao de licitantes podero ter efeito suspensivo em razo da faculdade discricionria da Administrao. b) o prazo para interposio de recurso no caso de revogao da licitao efetuada na modalidade convite ser de 2 (dois) dias teis. c) os licitantes habilitados somente podero exercitar a faculdade recursal se forem desclassificados nas fases de julgamento das propostas tcnicas e das propostas de preo, nas licitaes do tipo melhor tcnica e tcnica e preo.

d) o prazo para interposio de recurso ter incio a partir da intimao do ato ou lavratura da ata, ainda que os autos do processo no estejam com vista franqueada ao interessado. e) a intimao dos interessados quanto ao ato de julgamento das propostas deve ser, em qualquer hiptese, cumprida mediante publicao na imprensa oficial, a fim de que no se restrinja o direito de recurso. 70 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) So servidores pblicos, exceto: a) os servidores trabalhistas ocupantes de emprego pblico. b) os servidores estatutrios ocupantes de cargo pblico. c) os servidores das empresas concessionrias de servios pblicos. d) os servidores sujeitos ao estatuto especial da pessoa federativa correspondente. e) os servidores temporrios contratados para atenderem necessidade temporria de excepcional interesse pblico. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 204 71 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Tcio realizou contrato de emprstimo com Mvia, no valor de R$ 350.000,00 reais para aquisio de um imvel avaliado em R$ 800.000,00. Com o intuito de garantir o negcio, ofertou o referido bem em hipoteca. Foram lavradas duas escrituras pblicas na mesma data, uma de compra e venda, sendo adquirente Tcio, outra de hipoteca, tendo ambas sido registradas no ofcio imobilirio competente. O prazo para pagamento do emprstimo foi avenado em cinco anos, incidindo juros legais e correo monetria pelos critrios do ndice IGP-M, da Fundao Getlio Vargas. Ao final do prazo contratual, Tcio concluiu o pagamento das parcelas devidas e postulou de Mvia o comparecimento ao cartrio para efetivao da escritura declaratria de pagamento e liberao da hipoteca que gravava o imvel. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir: I. ocorreu a extino da hipoteca, pelo pagamento das prestaes do emprstimo;

II. o emprstimo pode ser declarado nulo por ausncia de interveno do pai de Tcio; III. o prazo para o emprstimo colide com o prazo mximo para o registro da hipoteca previsto no Cdigo Civil; IV. o contrato de emprstimo lei entre as partes e no pode gerar hipoteca; V. sendo valor do bem muito superior ao emprstimo que gerou a hipoteca existe proibio legal para a sua instituio. Assinale: a) se somente as afirmativas II, III, IV e V forem verdadeiras. b) se somente as afirmativas II, IV e V forem verdadeiras. c) se somente as afirmativa I, II e III forem verdadeiras. d) se somente as afirmativas II e IV forem verdadeiras. e) se somente a afirmativa I for verdadeira. 72 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Tlio, auditor do Estado do Amap, designado para atuar na fiscalizao de empresa comercial sediada no Estado. Ao analisar os bens da empresa, verifica que sobre vrios deles pende clusula de usufruto, sendo beneficiria a genitora do principal scio da empresa e que os mesmos esto colocados, provisoriamente, sob a guarda da empresa, que percebe os seus frutos. A propriedade est registrada no nome do principal scio da empresa. Tlio, reporta tal situao ao seu supervisor e indaga-lhe sobre a regularidade de tal situao e sua consequncia em eventual irregularidade constatada na empresa. A respeito do enunciado acima analise as afirmativas a seguir: I. a existncia de usufruto no torna o bem indisponvel, podendo responder por dvidas do proprietrio do bem; II. o usufruto direito real que no necessita de registro, em se tratando de bens mveis; III. a existncia de bens em usufruto utilizados pela empresa constituem ato regular; IV. o usufruto pode ser extinto, pela morte da usufruturia; V. a percepo de renda, pelo usufruturio, pela utilizao do bem sujeito a usufruto regular. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 205 Assinale: a) se somente as afirmativas II, III, IV e V forem verdadeiras.

b) se todas as afirmativas forem verdadeiras. c) se somente as afirmativas I, II e III forem verdadeiras. d) se somente as afirmativas II e IV forem verdadeiras. e) se somente a afirmativa I for verdadeira. 73 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Caio, visitando a cidade de Macap, admirou-se com a beleza da Praa Baro do Rio Branco e da Praa So Sebastio, locais aprazveis onde a populao local realiza atividades dirias, unindo cidados jovens, com outros mais experimentados pela vida. As praas abrigam atividade do Municpio, em prol da comunidade. Os eventos ali realizados so gratuitos, mas a presena de vendedores ambulantes somente ocorre mediante autorizao do Municpio de Macap, por meio do pagamento de dinheiro, depositado nos cofres pblicos, cujo valor destinado manuteno do local. Diante do exposto acima, analise as afirmativas a seguir: I. as praas, como bens pblicos, somente podem ser utilizadas gratuitamente; II. a atividade dos ambulantes, como vendedores de mercadorias, no pode ser autorizada pelo Municpio, em praas; III. a populao utiliza as praas, em regra, sem gerar qualquer contribuio pecuniria ao poder pblico municipal; IV. sendo bens de uso especial, as praas podem ser cercadas e fechadas ao uso da coletividade; V. o Municpio pode regular as atividades na praa, determinando o uso gratuito ou remunerado das atividades ali realizadas. Assinale: a) se somente a afirmativa I for verdadeira. b) se somente as afirmativas I e IV forem verdadeiras. c) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. d) se somente as afirmativas II, IV e V forem verdadeiras. e) se somente as afirmativas III e V forem verdadeiras. 74 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Fbio adquiriu, por escritura pblica devidamente registrada no ofcio imobilirio competente, imvel urbano constitudo por apartamento, com cento e vinte metros

quadrados, em prdio residencial, com habite-se outorgado pelo municpio de Macap, tendo utilizao regular do bem, sem ofender direitos de vizinhos ou terceiros. Tendo em vista presso do movimento dos sem-teto, o Prefeito da cidade resolve despejar todos os proprietrios do prdio ocupado por Fbio, aduzindo necessidade social e propondo a desocupao voluntria, sem pagamento de qualquer indenizao. Diante de tais circunstncias, sobre o direito de propriedade, analise as seguintes afirmativas: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 206 I. absoluto e no caso descrito permitiria a defesa pelo proprietrio do bem, notadamente judicial; II. relativo, mas no caso concreto, o proprietrio estaria resguardado pela lei civil; III. permite-se a desapropriao, por interesse social, mediante prvia indenizao; IV. a requisio do bem particular somente pode ocorrer mediante perigo pblico iminente, o que no o caso; V. o proprietrio tem o direito de usar, gozar e dispor da coisa, defendendo-a das agresses injustas. Assinale: a) se somente as afirmativas II, III, IV e V forem verdadeiras. b) se somente as afirmativas III e IV forem verdadeiras. c) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. d) se somente as afirmativas I, II e V forem verdadeiras. e) se somente a afirmativa III for verdadeira. 75 (SECRETARIA DO ESTADO DE ADMINISTRAO/AP FISCAL DA RECEITA 2010) Tcio filho menor, com dez anos de idade, de Mvia e de Tlio. Em 2005, Mvia veio a falecer de problemas no parto do seu filho Nero, que sobreviveu, sem sequelas de sade. No ano de 2007, Tlio preso, pelo crime de trfico de substncias entorpecentes, sendo condenado a vinte e cinco anos de priso. O Ministrio Pblico iniciou procedimento para determinar a perda do poder familiar do cnjuge sobrevivente que veio a ser acolhido pelo Juiz. Diante de tais fatos, houve a nomeao

de tutor, no caso, Valeska, tia dos menores, pessoa sem filhos, que aquiesceu com o encargo. Os menores possuem bens, inclusive imveis. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: I. na ausncia de indicao de tutor pelos pais ou em testamento, cabe ao Juiz a nomeao; II. correta a indicao de um nico tutor para os irmos rfos; III. a ausncia de filhos fato impeditivo para a curatela ou motivo de escusa; IV. ao assumir a tutela, o tutor no mais deve se reportar ao Juiz quanto aos bens do menor, que administra, livremente; V. o tutor poder aceitar, em nome dos tutelados, heranas ou legados, sem autorizao judicial. Assinale: a) se somente as afirmativas II, III, IV e V forem verdadeiras. b) se nenhuma afirmativa for verdadeira. c) se somente as afirmativas I e II forem verdadeiras. d) se somente as afirmativas I, II e V forem verdadeiras. e) e somente a afirmativa III for verdadeira. 26 (Secretaria de Estado de Receita e Controle do Mato Grosso do Sul) O art. 37, VII, da Constituio, que assegura o direito de greve na administrao pblica, norma de eficcia: a) plena. b) relativa. c) absoluta. d) contida. e) limitada. 27 (Secretaria de Estado de Receita e Controle do Mato Grosso do Sul) Quanto origem, as Constituies so: a) rgidas e flexveis. b) escritas e analticas. c) escritas e democrticas. d) democrticas e outorgadas. e) democrticas e promulgadas. 28 (Secretaria de Estado de Receita e Controle do Mato Grosso do Sul) A quebra ilegal de sigilo bancrio e fiscal afronta direitos civis: a) da personalidade. b) patrimoniais. c) coletivos. d) difusos. e) individuais homogneos.

29 (Secretaria de Estado de Receita e Controle do Mato Grosso do Sul) O ato por meio do qual se comunica, aos destinatrios, que determinada lei foi criada : a) a sano. b) a promulgao. c) a outorga. d) a publicao. e) o registro. 30 (Secretaria de Estado de Receita e Controle do Mato Grosso do Sul) Considera-se uma lei anterior Constituio e com esta incompatvel: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 220 a) ineficaz. b) revogada. c) inconstitucional. d) constitucional. e) vlida at revogao expressa por outra lei de igual estatura. 26 (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/ANGRA DOS REIS AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2010) Nas alternativas a seguir, as afirmativas so corretas e a segunda vincula-se primeira, EXCEO DE UMA. Assinale-a. a) Os Estados Federados podero instituir regies metropolitanas e microrregies. As regies metropolitanas so dotadas de personalidade enquanto as microrregies so rgos. b) Os Municpios dispem de competncia privativa sobre os temas de interesse local. hostil Constituio a lei do Estado que fixa o tempo de espera em fila de banco. c) A competncia suplementar dos Municpios se exerce para regulamentar as normas legislativas federais e estaduais. A supervenincia de lei federal ou estadual contrria municipal suspende a eficcia desta. d) No existe superioridade hierrquica das leis federais sobre as leis estaduais. H inconstitucionalidade tanto na invaso de competncia da Unio pelo Estado-membro como na hiptese inversa. e) No h hierarquia entre os entes que compem a Federao. Mas pode-se falar em hierarquia de interesses, em que os mais amplos (da Unio) devem preferir aos mais restritos (dos Estados).

27 (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/ANGRA DOS REIS AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2010) O poder de reformar a Constituio est sujeito, conforme a Constituio Federal de 1988 a) a restries temporais, sendo vedadas emendas durante o perodo de quatro anos de promulgao do texto constitucional. b) iniciativa popular de proposta de emenda, composta de, no mnimo, dois teros do coeficiente eleitoral. c) ao voto favorvel de trs quintos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, e em dois turnos de votao em cada uma. d) reapresentao, na mesma sesso legislativa, de proposta de emenda nela rejeitada ou tida por prejudicada. e) a restries de ordem material que se exaurem no respeito ao direito adquirido, coisa julgada e ao ato jurdico perfeito. 28 (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/ANGRA DOS REIS AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2010) Da disciplina constitucional sobre o Poder Legislativo, seus membros e suas comisses, infere-se que a) as comisses parlamentares de inqurito da Cmara dos Deputados e do Senado Federal possuem poderes prprios das autoridades policiais e judiciais. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 224 b) a imunidade material do Deputado Federal idntica do Vereador, com alcance em todo o territrio nacional. c) o Vereador possui imunidade parlamentar em sentido material, mas no lhe atribuda a imunidade formal ou processual. d) o Vereador possui imunidade parlamentar em sentido material e tambm em sentido formal ou processual, desde que na circunscrio do Municpio. e) as comisses parlamentares de inqurito da Cmara dos Deputados e do Senado Federal podem ser criadas por prazo indeterminado. 29 (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/ANGRA DOS REIS AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2010) A proteo constitucional dos direitos humanos decorre do respeito dignidade humana e preleciona que

a) o direito vida e liberdade s pode ser condicionado e limitado por interesse da coletividade, jamais por outros interesses individuais, ainda que dignos de tutela jurdica. b) apenas o direito vida absoluto e ilimitado; logo, todos os outros direitos humanos podem sofrer limitaes e condicionamentos por interesses individuais ou coletivos. c) em virtude do direito liberdade, os direitos humanos so suscetveis de renncia plena e limitao temporria. d) a autonomia privada das associaes no est imune incidncia dos princpios constitucionais que asseguram o respeito aos direitos humanos de seus associados. e) em decorrncia da proteo constitucional do direito vida, a pena de morte apenas poderia ser introduzida por meio de emenda constitucional ou de processo de reviso constitucional. 30 (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/ANGRA DOS REIS AUDITOR FISCAL DA RECEITA 2010) Considere as afirmativas abaixo: I. Admite-se mandado de segurana contra leis que concedem isenes fiscais, mas no contra os decretos que fixam tarifas. II. Tratando-se de caso de urgncia, permitido impetrar mandado de segurana por telegrama ou outro meio eletrnico de autenticidade comprovada, desde que observados os requisitos legais. III. No cabvel mandado de segurana contra lei ou ato normativo em tese, admitindo-se, todavia, que seja impetrado contra lei ou decreto de efeitos concretos. IV. O mandado de segurana abrange todo e qualquer direito subjetivo pblico sem proteo especfica, ou seja, no amparado por habeas corpus ou mandado de injuno. V. O mandado de segurana no pode ser impetrado para a defesa de interesses no caracterizveis como direito subjetivo. Esto corretas somente as afirmativas a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II, III e V. e) II, IV e V. 27 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO ARQUIVOLOGISTA 2008) (ANULADA) A respeito do regime constitucional de estabilidade de servidores pblicos, assinale

a afirmativa incorreta. a) A estabilidade assegurada aos servidores nomeados para o cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. b) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. c) A estabilidade ser adquirida aps trs anos de efetivo exerccio no cargo. d) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. e) Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. 28 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO ARQUIVOLOGISTA 2008) No processo de eleio dos membros da Mesa do Senado Federal, no correto afirmar que: a) so eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleio para o perodo imediatamente subseqente. b) a eleio ser feita em escrutnio secreto, exigida maioria de votos e presente a maioria da composio do Senado. c) as bancadas partidrias, para fins do clculo de proporcionalidade, so consideradas pelos seus quantitativos data da diplomao. d) enquanto no eleito o novo presidente, os trabalhos do Senado sero dirigidos por seu suplente. e) dever ser assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado. 29 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO ARQUIVOLOGISTA 2008) Em relao s sesses conjuntas, correto afirmar que: a) sero pblicas, mas podem ser secretas se assim o determinar o presidente. b) sero abertas somente com a presena mnima de 1/5 (um quinto) da composio de cada Casa do Congresso. c) seu prazo de durao poder ser prorrogado por proposta do presidente ou a pedido de qualquer congressista. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 264 d) ter a durao de 6 (seis) horas e se iniciar na parte da tarde.

e) no recinto da sesso conjunta, somente ser admitida a presena de funcionrios em servio no plenrio com expressa autorizao do presidente. 30 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO ARQUIVOLOGISTA 2008) Analise as afirmativas abaixo: I. Compete ao Primeiro-Secretrio da Mesa do Senado assinar os autgrafos dos projetos e emendas a serem remetidos Cmara dos Deputados. II. O Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Senado tem a atribuio exclusiva de substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos. III. ao Presidente da Mesa do Senado que cabe a atribuio de convocar Suplente de Senador. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se apenas a afirmativa III estiver correta. 27 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO EDITOR DE TV 2008) A respeito dos princpios fundamentais consagrados na Constituio Federal, sob os quais se organiza o Estado Brasileiro, analise as afirmativas a seguir: I. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. II. Dentre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil esto o de construir uma sociedade justa e solidria, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e socializar a propriedade dos meios de produo. III. A Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. IV. So alguns dos princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais: a prevalncia dos direitos humanos, o exerccio da hegemonia poltica na Amrica Latina e o repdio ao terrorismo e ao racismo. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 266

Assinale: a) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se apenas a afirmativa I estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 28 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO EDITOR DE TV 2008) No integra o estatuto constitucional da liberdade de expresso: a) a proibio de criminalizao de quaisquer manifestaes expressivas. b) a liberdade de expresso de atividade artstica, independentemente de censura ou licena. c) a preservao do sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. d) a liberdade de manifestao do pensamento, observada a vedao do anonimato. e) a garantia do direito de resposta proporcional ao agravo. 29 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO EDITOR DE TV 2008) No processo de eleio dos membros da Mesa do Senado Federal, no correto firmar que: a) so eleitos para mandato de dois anos, vedada a reeleio para o perodo imediatamente subseqente. b) a eleio ser feita em escrutnio secreto, exigida maioria de votos e presente a maioria da composio do Senado. c) as bancadas partidrias, para fins do clculo de proporcionalidade, so consideradas pelos seus quantitativos data da diplomao. d) enquanto no eleito o novo Presidente, os trabalhos do Senado sero dirigidos por seu Suplente. e) dever ser assegurada, tanto quanto possvel, a participao proporcional das representaes partidrias ou dos blocos parlamentares com atuao no Senado. 30 (SENADO FEDERAL ANALISTA LEGISLATIVO EDITOR DE TV 2008) Analise as afirmativas abaixo: I. Compete ao Primeiro-Secretrio da Mesa do Senado assinar os autgrafos dos projetos e emendas a serem remetidos Cmara dos Deputados. II. O Primeiro Vice-Presidente da Mesa do Senado tem a atribuio exclusiva de substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos. III. ao Presidente da Mesa do Senado que cabe a atribuio de convocar Suplente de Senador. Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se somente a afirmativa III estiver correta. 56 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) As seguintes matrias so da competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, exceo de uma. Assinale-a. a) zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas b) proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia c) proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural d) planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes e) preservar as florestas, a fauna e a flora 57 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade, sero julgados: a) pelo Senado Federal. b) pela Cmara dos Deputados. c) pelo Congresso Nacional. d) pelo Supremo Tribunal Federal. e) pelo Conselho da Repblica. 58 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) O deputado e o senador perdero seus mandatos nas hipteses a seguir, exceo de uma. Assinale-a. a) no comparecimento, em cada sesso legislativa, tera parte das sesses ordinrias da casa a que pertencer, salvo licena ou misso por esta autorizada b) adoo de conduta incompatvel com o decoro parlamentar c) perda ou suspenso de seus direitos polticos d) ter contra si oferecida denncia criminal, perante o Supremo Tribunal Federal, por crime inafianvel e) tornar-se proprietrio, controlador ou diretor de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico 59 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008)

As comisses permanentes e temporrias do Congresso Nacional e de suas casas legislativas: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 268 a) na sua composio devem respeitar a representao proporcional de partidos e blocos parlamentares que participam da respectiva casa legislativa. b) no podem convocar Ministros de Estado para prestar informaes, pois tal prerrogativa exclusiva das Comisses Parlamentares de Inqurito. c) podem ser dissolvidas por deliberao do Presidente da respectiva casa legislativa. d) As comisses permanentes tm atribuio apenas de discutir projetos de lei, ficando a votao reservada ao Plenrio da respectiva casa legislativa. e) As comisses temporrias s funcionam durante o recesso do Congresso Nacional e tm atribuio de apreciar. 60 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) No ser objeto de deliberao a proposta de emenda constitucional tendente a abolir: a) o sistema educacional pblico e gratuito. b) a ordem econmica fundada na soberania nacional, na propriedade privada e no princpio da dignidade da pessoa humana. c) a forma federativa do Estado. d) a proteo da famlia e dos direitos da criana e do adolescente. e) a proteo ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as futuras geraes. 61 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) A respeito do processo legislativo na Constituio Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: I. O Presidente vetar projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, se consider-lo, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico. O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. II. O veto presidencial pode ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, em votao conjunta e escrutnio secreto. Rejeitado o veto, o Presidente do Congresso Nacional, na mesma sesso, promulgar a lei. III. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora

de lei. As medidas provisrias vigoram imediatamente, mas perdero sua eficcia desde sua edio, se no forem convertidas em lei pelo Congresso Nacional, no prazo previsto na Constituio. IV. vedada a edio de medidas provisrias sobre matria pertinente organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, carreira e garantia de seus membros. Sobre tal matria, o Presidente deve requerer previamente delegao ao Congresso Nacional. A delegao ter a forma de resoluo, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio. V. O processo legislativo compreende a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas III, IV e V estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 269 62 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) Assinale a alternativa em que as duas afirmativas estejam corretas. a) S por deliberao do Presidente ser submetida a apoiamento a proposio apresentada em plenrio. O quorum para aprovao do apoiamento de um dcimo da composio do Senado. b) A deliberao do Senado ser na mesma sesso, aps a matria constante da Ordem do Dia, nos requerimentos em que se pretenda incluir matria urgente pendente de parecer. O mesmo suceder se for solicitada a realizao de sesso deliberativa extraordinria. c) Depois de lida perante o Plenrio, a proposio ser objeto de deciso da Mesa no caso de ter por objeto a retificao de ata. O mesmo ocorrer no caso de ter por objeto esclarecimentos sobre atos da administrao interna do Senado. d) Aps a deliberao do Plenrio, haver manifestao das comisses competentes para estudo da matria. O requerimento de voto de censura ser submetido apreciao das comisses. e) Toda proposio apresentada ao Senado ser publicada, na ntegra, no Dirio do Senado Federal. Cada proposio, salvo emenda, ter curso prprio.

63 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) Cmara dos Deputados e ao Senado Federal, em sesso conjunta, no cabe: a) discutir e votar o Oramento. b) dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da Repblica eleitos. c) delegar ao Presidente da Repblica poderes para legislar na forma do art. 68 da Constituio. d) inaugurar a sesso legislativa. e) eleger membros do Conselho da Repblica. 66 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO ADMINISTRAO 2008) As comisses temporrias do Senado Federal: a) sero internas, externas e parlamentares de inqurito. b) so criadas, quando externas, por qualquer comisso do Senado. c) podem ser internas, externas e mistas. d) s podem ser criadas, quando externas, em dois turnos de votao. e) classificam-se em internas, externas, oramentrias e parlamentares de inqurito. 51 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Nos termos da Constituio Federal/88, aplicam-se aos servidores ocupantes de cargos pblicos os direitos sociais enunciados nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. a) durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais b) adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas na forma de lei complementar c) proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei d) salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei e) remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em 50% (cinqenta por cento) do normal 52 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) (ANULADA) A Lei Maior prev que Unio, aos Estados e ao Distrito Federal compete legislar, concorrentemente, sobre a seguinte matria: a) diretrizes e bases da educao nacional. b) defesa civil. c) propaganda comercial. d) atividades nucleares de qualquer natureza.

e) direito penitencirio. 53 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) No (so) fundamento(s) da Repblica Federativa do Brasil: a) pluralismo poltico. b) dignidade da pessoa humana. c) valores sociais da livre iniciativa. d) diviso dos Poderes do Estado. e) valores sociais do trabalho. 54 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) (ANULADA) Com relao ao comrcio interestadual, a competncia para legislar : a) comum Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. b) concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 272 c) exclusiva dos Estados e do Distrito Federal. d) remanescente dos Estados e do Distrito Federal. e) privativa da Unio. 55 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) (ANULADA) A respeito das normas constitucionais que estatuem o regime jurdico dos membros do Congresso Nacional, analise as afirmativas a seguir: I. Desde a expedio do diploma, os membros do Congresso Nacional no podero ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Nesse caso, os autos sero remetidos dentro de quarenta e oito horas Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a priso. II. A incorporao s Foras Armadas de Deputados e Senadores, embora militares, depender de prvia licena da Casa respectiva, salvo em tempo de guerra. III. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistiro durante o estado de stio, s podendo ser suspensas mediante o voto de dois teros dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatveis com a execuo da medida. Assinale: a) se apenas a assertiva I estiver correta. b) se apenas a assertiva II estiver correta. c) se apenas a assertiva III estiver correta. d) se apenas as assertivas I e II estiverem corretas. e) se apenas as assertivas I e III estiverem corretas. 56 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008)

Caio, deputado federal, contrata Semprnio, matador profissional, para liquidar seu desafeto Tcio, tambm deputado federal. O pistoleiro executa o crime. Posteriormente, o matador preso e confessa o crime, indicando ainda a participao de Caio como mandante do crime doloso contra a vida. Assinale a alternativa correta. a) Caio e Semprnio devero ser julgados pelo Tribunal do Jri. b) Caio e Semprnio devero ser julgados pelo Superior Tribunal de Justia. c) Caio dever ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal e Semprnio pelo Tribunal do Jri. d) Caio dever ser julgado pelo Superior Tribunal Eleitoral e Semprnio pelo Superior Tribunal de Justia. e) Caio e Semprnio devero ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal. 57 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Relativamente aos princpios de direito processual penal, analise as afirmativas a seguir: I. O juiz poder aumentar a pena do ru condenado que tiver, durante o processo, fornecido padres grficos deliberadamente falsos de modo a impedir que os peritos policiais descobrissem que a falsificao era proveniente do punho do ru. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 273 II. A prova ilcita no admissvel, devendo ser descartada pelo juiz, salvo quando constitui a nica fonte de prova, caso em que poder ser considerada para efeito de condenao de um criminoso. III. O Supremo Tribunal Federal j firmou posio no sentido de que os princpios do contraditrio e da ampla defesa se aplicam a todos os procedimentos administrativos, inclusive no inqurito policial. IV. O princpio do juiz natural uma garantia constitucional que somente poder ser excepcionada mediante deciso da maioria dos integrantes do tribunal ao qual estiver submetido o juiz. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se nenhuma afirmativa estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 58 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008)

Mvio anuncia um roubo dentro de um nibus em que h dez passageiros, dentre eles um delegado de polcia, um policial militar, um juiz de direito, um bacharel em direito e seis pessoas do povo, sem atividades relacionadas rea jurdica. Dessas dez pessoas, as que tm o dever de prender Mvio em flagrante so: a) o policial militar e o bacharel em direito. b) as pessoas sem vinculao com a rea jurdica. c) o policial militar, o juiz de direito, o bacharel em direito e o delegado de polcia. d) o policial militar, o juiz de direito e o delegado de polcia. e) o policial militar e o delegado de polcia. 59 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Em relao responsabilidade do agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, correto afirmar que: a) no h nenhuma responsabilidade criminal possvel. b) o agente responde apenas pelos atos praticados. c) o agente ser punido com a pena do crime consumado, reduzida de 1/3 a 2/3. d) no obstante a desistncia ou o impedimento da produo do resultado, o agente responder pelo crime tal como se ele tivesse sido consumado. e) se trata de hiptese de erro de tipo, que exclui a responsabilidade penal, salvo se inescusvel. 60 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Relativamente aos crimes previstos na parte especial do Cdigo Penal, analise as afirmativas a seguir: I. isento de pena quem comete qualquer dos crimes contra o patrimnio (previstos no ttulo II da parte especial do Cdigo Penal), em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal, salvo quando h emprego de grave ameaa ou violncia pessoa ou o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 274 II. O crime de induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa s punvel se a vtima morre ou sofre ao menos leso corporal de natureza grave. III. No punvel a participao de particular nos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao em geral.

IV. No punvel a conduta do funcionrio pblico que, por indulgncia, deixa de levar ao conhecimento da autoridade competente quando outro funcionrio cometa infrao no exerccio do cargo. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas. d) se nenhuma afirmativa estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 61 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Assinale afirmativa incorreta. a) O Tribunal de Contas aprecia, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta. b) Prescrevem em 5 (cinco) anos as aes pessoais contra a Fazenda Pblica Federal, Estadual, Distrital e Municipal, contado o prazo da data do ato ou fato de origem. c) A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. d) Os recursos administrativos, como regra, produzem efeito suspensivo e, assim, fica suspensa a eficcia do ato impugnado at deciso final do recurso. e) A Administrao, como regra, pode anular seus prprios atos ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade. 62 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) O deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede, configura: a) reconduo. b) redistribuio. c) aproveitamento. d) reintegrao. e) remoo. 63 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Analise as afirmativas abaixo: I. O poder regulamentar se caracteriza pelas restries que impe liberdade e propriedade, impedindo a fruio de alguns direitos. II. No regime punitivo dos servidores pblicos fundamental que o administrador aplique sano proporcional gravidade da infrao. III. A penalidade de demisso do servio pblico no pode ser aplicada ao servidor antes que este tenha sido

punido previamente com sano menos grave. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 275 Assinale: a) se nenhuma afirmativa estiver correta. b) se somente a afirmativa III estiver correta. c) se somente a afirmativa II estiver correta. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 64 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) No que se refere ao processo administrativo geral, regido pela Lei 9.784/99, correto afirmar que: a) os atos administrativos com vcio de legalidade no podem ser convalidados, em razo do princpio da segurana jurdica. b) nele no h incidncia dos princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. c) indispensvel a motivao nos atos que imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. d) seu andamento no pode resultar de impulso, de ofcio, do rgo administrativo, exigindo sempre a iniciativa do interessado. e) no h impedimento atuao do servidor que o preside, ainda que tenha interesse direto ou indireto na matria discutida. 65 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Assinale a afirmativa correta. a) Situam-se na administrao indireta as organizaes sociais e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico. b) A administrao indireta das pessoas federativas constituda de entidades dotadas de personalidade jurdica prpria. c) Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico e sempre se destinam prestao de servios pblicos. d) As sociedades de economia mista s podem explorar atividade econmica com autorizao expressa em decreto do Chefe do Executivo. e) invivel a participao de pessoas do setor privado no capital social das sociedades de economia mista. 66 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Assinale a alternativa em que duas afirmativas estejam corretas.

a) S por deliberao do Presidente ser submetida a apoiamento a proposio apresentada em plenrio. O quorum para aprovao do apoiamento de um dcimo da composio do Senado. b) A deliberao do Senado ser na mesma sesso, aps a matria constante da Ordem do Dia, nos requerimentos em que se pretenda incluir matria urgente pendente de parecer. O mesmo suceder se for solicitada a realizao de sesso deliberativa extraordinria. c) Depois de lida perante o Plenrio, a proposio ser objeto de deciso da Mesa no caso de ter por objeto a retificao de ata. O mesmo ocorrer no caso de ter por objeto esclarecimentos sobre atos da administrao interna do Senado. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 276 d) Aps a deliberao do Plenrio, haver manifestao das comisses competentes para estudo da matria. O requerimento de voto de censura ser submetido apreciao das comisses. e) Toda proposio apresentada ao Senado ser publicada, na ntegra, no Dirio do Senado Federal. Cada proposio, salvo emenda, ter curso prprio. 67 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO POLCIA LEGISLATIVA FEDERAL 2008) Cmara dos Deputados e ao Senado Federal, em sesso conjunta, no cabe: a) discutir e votar o Oramento. b) dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da Repblica eleitos. c) delegar ao Presidente da Repblica poderes para legislar na forma do art. 68 da Constituio. d) inaugurar a sesso legislativa. e) eleger membros do Conselho da Repblica. 24 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Assinale a alternativa correta. a) Empresas pblicas podem ter personalidade jurdica de direito pblico quando prestam servios pblicos. b) Sociedades de economia mista podem ter a sua instituio autorizada por decreto do Chefe do Executivo. c) Fundaes governamentais no podem assumir a forma de entidade autrquica. d) Agncias reguladoras so autarquias de regime especial e tm personalidade jurdica de direito pblico. e) Os servios sociais autnomos integram a administrao indireta como entidades especiais.

25 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Em relao aos contratos administrativos correto afirmar que: a) podem sofrer alterao unilateral de natureza quantitativa ou qualitativa. b) no podem ser celebrados por empresas pblicas e sociedades de economia mista. c) s podem ser rescindidos se houver inadimplemento de obrigaes por parte do contratado. d) so formalizados por instrumento escrito, salvo quando se tratar de compra de bens mveis. e) nulos no conferem ao particular o direito indenizao pelo que j tiver executado anteriormente declarao de nulidade. 26 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) A Constituio Federal assegura aos servidores pblicos os seguintes direitos, exceo de um. Assinale-o. a) direito livre associao sindical b) direito de greve, que ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica c) a acumulao remunerada de quaisquer cargos pblicos, desde que haja compatibilidade de horrios d) reviso geral anual da remunerao e) irredutibilidade de subsdio e de vencimentos 27 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) A respeito da estrutura e atribuies do Poder Legislativo, assinale a alternativa correta. a) Os Senadores so eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. b) Compete exclusivamente ao Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 278 c) Compete exclusivamente ao Senado Federal autorizar o Presidente da Repblica a declarar a guerra e a celebrar a paz. d) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes no Senado Federal sero tomadas pelo voto de dois teros de seus membros. e) Compete exclusivamente Cmara dos Deputados fixar os subsdios dos membros das casas legislativas,

do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. 28 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) No perde o mandato o Senador: a) que, aps a expedio do diploma, aceitar emprego remunerado em sociedade de economia mista. b) que perder os seus direitos polticos. c) que permanecer em licena por perodo superior a 6 (seis) meses. d) que sofrer condenao criminal em sentena definitiva e irrecorrvel. e) quando o decretar a Justia Eleitoral. 29 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Assinale a alternativa correta, no que diz respeito sesso conjunta da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. a) A sesso conjunta no pode ser suspensa por convenincia da ordem. b) Se, ao trmino da sesso conjunta, tiver sido iniciada votao, esta s ser ultimada na prxima sesso. c) A sesso conjunta ter a durao de 4 (quatro) horas. d) Apenas o Presidente pode propor a prorrogao do prazo de durao da sesso conjunta. e) Uma vez prorrogada a sesso conjunta, vedada nova prorrogao. 30 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) O Senado Federal, durante as sesses legislativas ordinrias, reunirse- anualmente: a) de 1 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. b) de 2 de fevereiro a 15 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. c) de 15 de fevereiro a 17 de julho e de 15 de agosto a 20 de dezembro. d) de 1 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 20 de dezembro. e) de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. 51 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Sobre a organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, assinale a afirmativa incorreta. a) A Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios.

b) Os Estados e o Distrito Federal possuem autonomia poltica, e os municpios detm apenas autonomia administrativa e financeira. c) Os Territrios Federais no possuem autonomia poltica e integram a Unio. d) Braslia a Capital Federal. e) A federao brasileira indissolvel e a forma federativa do Estado Brasileiro constitui clusula ptrea da Constituio. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 279 52 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) A Constituio Federal prev a participao popular na criao, incorporao, fuso e desmembramento de municpios, da seguinte forma: a) consulta prvia s populaes dos municpios envolvidos, mediante plebiscito. b) necessidade de aprovao de lei federal de iniciativa popular. c) consulta posterior s populaes dos municpios envolvidos, mediante referendo. d) necessidade da aprovao de lei estadual de iniciativa popular. e) eleio direta dos novos prefeitos e vereadores dos municpios recm criados. 53 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) No matria da competncia comum da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios: a) zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas. b) proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. c) proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural. d) planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas, especialmente as secas e as inundaes. e) preservar as florestas, a fauna e a flora. 54 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) A Constituio Federal probe a pena de morte no Brasil, exceto na hiptese de: a) condenao por crime de terrorismo. b) em caso de decretao de estado de stio. c) condenao por crimes hediondos, na forma da lei. d) condenao por crime de tortura. e) em caso de guerra declarada. 55 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008)

A respeito do catlogo de direitos fundamentais da Constituio Federal de 1988, analise as afirmativas a seguir: I. O princpio da legalidade estabelece que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei. II. inviolvel a liberdade de crena. Ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa, salvo se a invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa fixada em lei. III. Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido. IV. Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. V. A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 280 Assinale: a) se apenas as afirmativas I, IV e V estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas I, III e V estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 56 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) (ANULADA) Assinale a afirmativa incorreta. a) Embora seja uma prerrogativa estatal, o poder de polcia no permite a imposio de restries propriedade, para no ser ofendido o princpio da reserva legal. b) Decretos e regulamentos editados no exerccio do poder regulamentar no podem conter comandos normativos, que so privativos de lei. c) As razes sobre as quais se funda o administrador para praticar atos decorrentes do poder discricionrio no esto sujeitas apreciao judicial, por serem privativas da Administrao. d) A ofensa a normas restritivas decorrentes do poder de polcia no acarreta a aplicao de sanes administrativas, a menos que haja m-f por parte do infrator.

e) O poder regulamentar tem por fim complementar as leis e permitir a sua execuo, sendo exercido pelo Chefe do Poder Executivo por meio de decretos e regulamentos. 57 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Em matria de agentes pblicos, no correto afirmar que: a) a exonerao de servidor estatutrio sem estabilidade no prescinde de processo administrativo em que lhe seja assegurada a oportunidade de rebater as razes administrativas. b) Estados e Municpios no podem adotar o regime especial de servidores temporrios, nem o regime trabalhista, ressalvada, neste ltimo caso, a hiptese de lei especfica autorizadora. c) convenes coletivas, ainda que delas participe representante da respectiva pessoa federativa, no podem fixar vencimentos dos servidores pblicos. d) cabe a incidncia de correo monetria no pagamento com atraso dos vencimentos dos servidores pblicos, no se configurando qualquer fato ofensivo Constituio. e) se o servidor foi aprovado em concurso e nomeado, tem direito adquirido posse, independentemente de documento formal a ser custodiado pelo rgo administrativo. 58 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Em relao aos rgos pblicos correto afirmar que: a) so reparties internas das pessoas de direito pblico, s quais a ordem jurdica atribui personalidade jurdica. b) no tm capacidade de ser parte em processos judiciais em virtude da ausncia de personalidade jurdica. c) de natureza colegiada s produzem externamente a sua vontade com os votos da totalidade de seus membros. d) s podem conter, em seus respectivos quadros, servidores estatutrios, dotados ou no de estabilidade. e) so compartimentos internos das pessoas de direito pblico destitudos de personalidade jurdica, mas dotados de competncia especfica. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 281 59 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Assinale a afirmativa incorreta. a) O princpio da supremacia do interesse pblico prevalece, como regra, sobre direitos individuais, e isso porque leva em considerao os interesses da coletividade; b) O tratamento isonmico por parte de administradores pblicos, a que fazem jus os indivduos, decorre basicamente dos princpios da impessoalidade e da moralidade.

c) O princpio da razoabilidade visa a impedir que administradores pblicos se conduzam com abuso de poder, sobretudo nas atividades discricionrias. d) Constitui fundamento do princpio da eficincia o sentimento de probidade que deve nortear a conduta dos administradores pblicos. e) Malgrado o princpio da indisponibilidade da coisa pblica, bens pblicos, ainda que imveis, so alienveis, desde que observadas certas condies legais. 61 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Consoante os termos do art. 59 da Constituio brasileira, as seguintes normas esto compreendidas no regular processo legislativo: a) resolues e decretos. b) medidas provisrias e estatutos. c) leis programticas e leis delegadas. d) decretos legislativos e resolues. e) leis complementares e leis suplementares. 64 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) Determinado parlamentar apresenta projeto de emenda constitucional, aduzindo ser necessrio abolir o habeas corpus tendo em vista o esgaramento social provocado pela violncia urbana. Como tcnico legislativo, ocorre a solicitao para apresentar breve estudo sobre a questo. Em termos constitucionais, podese afirmar sobre o tema em foco que: a) no pode ser apresentada a emenda, por ferir direitos individuais. b) diante da violncia urbana, existe possibilidade de limitao de quaisquer direitos. c) a emenda poder ser apresentada em termos, desde que seja limitada a criminosos considerados extremamente perigosos. d) no poder ser apresentada a emenda, por ferir a democracia. e) poder ser apresentada a emenda, por no ferir qualquer restrio constitucional quanto ao tema. 65 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) A Constituio Federal possui um regime em que organiza a iniciativa das leis, significando que confere legitimidade concorrente ou exclusiva a pessoas, comisses ou rgos para determinados assuntos. Nessa linha, quando o tema atinente

ao Estatuto da Magistratura, pode-se afirmar que: a) h iniciativa concorrente entre o Presidente da Repblica, o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 282 b) ocorre a iniciativa exclusiva do STF e dos Tribunais Superiores. c) o Presidente da Repblica e o Presidente do STF possuem iniciativas concorrentes. d) o Presidente do STF e o Presidente do Congresso Nacional podem propor projeto sobre o assunto, conjunta ou separadamente. e) somente o Presidente do STF pode propor projeto de lei nesse tema. 66 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) O art. 163 da Constituio brasileira determina a edio de lei para regulamentar os gastos pblicos, denominada de lei de responsabilidade fiscal que alguns autores indicam como influncia de pases unitrios, como a Nova Zelndia. A lei em foco tem natureza de lei: a) regulamentar. b) complementar. c) delegada. d) reforada. e) provisria. 67 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) O processo legislativo confere aos cidados poder de iniciar o processo legislativo. Trata-se da lei de iniciativa popular. Consoante o texto constitucional, tal projeto deve preencher os seguintes requisitos: a) subscrio de um por cento do eleitorado nacional, distribudo por pelo menos cinco estados e com pelo menos trs dcimos por cento dos eleitores em cada um deles. b) subscrio de, no mnimo, de um milho de eleitores, divididos por dez estados da federao, proporcionalmente. c) subscrio de dez por cento do nmero total de eleitores do pas, divididos por, no mnimo, vinte estados da federao, em proporcionalidade. d) subscrio de cinco por cento do eleitorado nacional, distribudo por, pelo menos, quinze estados, e cinco dcimos de eleitores por estado.

e) subscrio de vinte por cento do eleitorado nacional, distribudo por dez estados sem limite por cada estado. 68 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) No sistema bicameral brasileiro, tendo iniciado projeto de lei ordinria no Senado Federal, remetido Cmara dos Deputados e sofrido emendas, retornando Casa iniciadora poder o projeto: a) sofrer rejeio total das emendas e ser remetido para sano presidencial. b) passar por novas emendas e ser devolvido Cmara dos Deputados. c) ser emendado, aprovado e remetido sano presidencial. d) no sofrer emendas porque a Cmara dos Deputados soberana em tema de lei ordinria. e) tramitar por procedimento sumrio, sem ir a plenrio. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 283 69 (SENADO FEDERAL TCNICO LEGISLATIVO PROCESSO LEGISLATIVO 2008) O Senado Federal atua, alm do plenrio, em inmeras comisses, algumas permanentes e outras temporrias. A Comisso de Constituio, Justia e Cidadania uma das Comisses Permanentes. Entre suas atribuies especficas encontra-se: a) opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matrias que lhe forem submetidas pelo Plenrio. b) emitir resolues para suspender leis declaradas inconstitucionais, que sero encaminhadas para publicao imediata. c) no poder emendar projetos considerados parcialmente inconstitucionais. d) no opinar, mesmo com despacho da Presidncia, sobre emendas de redao. e) opinar sobre requerimentos de voto de censura, inclusive quando o tema interessar s relaes exteriores do Pas. 41 (TCM/RJ Auditor 2008) O Poder Executivo publicar, aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria at: a) 60 dias.

b) 120 dias. c) 90 dias. d) 30 dias. e) 150 dias. 42 (TCM/RJ Auditor 2008) vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, salvo autorizaes especficas, no mbito oramentrio, abrangendo aquelas a seguinte rubrica: a) pessoal civil. b) pessoal militar. c) servios operacionais. d) obras pblicas. e) servios de terceiros. 43 (TCM/RJ Auditor 2008) A vinculao de receitas de impostos a rgo, fundo, ou despesa defesa, salvo quanto repartio do produto da arrecadao do seguinte tributo: a) IPTU. b) ISS. c) IOF. d) II. e) CIDE. 44 (TCM/RJ Auditor 2008) A abertura de crdito extraordinrio, para atender a despesas, como comoo interna, ser realizada, especialmente, mediante: a) lei delegada. b) decreto legislativo. c) medida provisria. d) decreto executivo. e) resoluo. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 287 45 (TCM/RJ Auditor 2008) Os recursos provenientes para a realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social no pode ter como fonte as contribuies sobre: a) receita. b) folha de salrio. c) faturamento. d) concurso de prognstico. e) lucro. 46 (TCM/RJ Auditor 2008) Na organizao de distritos, o Municpio deve observar a legislao:

a) estadual. b) local. c) complementar. d) nacional. e) federal. 47 (TCM/RJ Auditor 2008) A majorao de alquota do IPTU deve observar o princpio da anterioridade: a) mxima. b) mdia. c) mnima. d) diferida. e) antecipada. 48 (TCM/RJ Auditor 2008) O princpio do oramento bruto tem como escopo impedir que se incluam na lei oramentria, quanto a determinado servio pblico, os saldos: a) positivos. b) negativos. c) positivos contbeis. d) negativos contbeis. e) positivos ou negativos. 49 (TCM/RJ Auditor 2008) A empresa de pequeno porte deve ter tratamento diferenciado perante a ordem econmico-social, sendo aquela que aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta superior a: a) R$ 160.000,00. b) R$ 240.000,00. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 288 c) R$ 200.000,00. d) R$ 220.000,00. e) R$ 180.000,00. 50 (TCM/RJ Auditor 2008) O princpio da concordncia prtica, adotado no mbito da hermenutica constitucional, avaliado: a) a posteriori. b) ex nunc. c) a priori. d) ex tunc. e) a fortiori. conseqncia da rigidez constitucional: a) o princpio do Estado Democrtico de Direito.

b) o princpio da Supremacia da Constituio. c) a inalterabilidade do texto constitucional. d) o controle concentrado da constituio. e) a presena, em seu texto, de normas fundamentais. 2 (TCM/RJ Procurador 2008) A via de exceo para o controle de constitucionalidade prpria: a) do controle difuso. b) do controle concentrado. c) do controle concentrado e difuso. d) do controle feito pelo Magistrado, ex officio. e) da ao popular. 3 (TCM/RJ Procurador 2008) Mutao constitucional : a) o mesmo que reforma da constituio. b) o mesmo que emenda da constituio. c) o processo no-formal de mudana de constituio flexvel. d) o processo no-formal de mudana de constituio rgida. e) o processo formal de alterao do texto constitucional. 4 (TCM/RJ Procurador 2008) A Federao dota seus membros de trplice capacidade, a saber: a) auto-organizao, autonormatizao e autogoverno. b) autogoverno, auto-administrao e autofinanciamento. c) auto-organizao, autogoverno e auto-administrao. d) auto-organizao, autonormatizao e automanuteno. e) auto-arrecadao, autogoverno e autogerenciamento. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 298 5 (TCM/RJ Procurador 2008) Assinale a alternativa que apresente corretamente o princpio bsico para distribuio de competncia pelas Unidades da Federao. a) Princpio da isonomia. b) Princpio da autonomia das unidades da federao. c) Princpio da autogesto. d) Princpio da reserva da lei. e) Princpio da predominncia do interesse. 6 (TCM/RJ Procurador 2008) competncia administrativa dos municpios: a) manter o servio postal. b) conceder anistia. c) manter programa de educao pr-escolar, com colaborao das demais entidades da federao. d) organizar e manter os servios oficiais de estatstica. e) classificar, de forma indicativa, as diverses pblicas. 7 (TCM/RJ Procurador 2008) O direito ao sigilo de comunicao : a) restrito s comunicaes telefnicas.

b) fundamental, podendo, entretanto, ser quebrado no caso das comunicaes telefnicas, quando houver ordem judicial. c) abrangente de todo o tipo de comunicao. d) relativo, podendo ser quebrado no caso de instruo processual. e) relativo, podendo ser quebrado no caso do preso. 8 (TCM/RJ Procurador 2008) A respeito do ato jurdico perfeito, correto afirmar que: a) encerra um direito adquirido. b) o mesmo que ato consumado. c) est compreendido no direito adquirido. d) um direito exercido. e) est sujeito a produzir efeitos no futuro. 9 (TCM/RJ Procurador 2008) O critrio adotado pelo direito brasileiro para atribuir a nacionalidade : a) o do jus soli, com excees. b) o do jus sanguinis, com excees. c) o do jus soli, sem excees. d) o do jus sanguinis, sem excees. e) critrio misto: jus soli e jus sanguinis. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 299 10 (TCM/RJ Procurador 2008) Segundo a Constituio, tm competncia tributria: a) as pessoas administrativas. b) as pessoas jurdicas. c) as pessoas pblicas. d) as pessoas polticas. e) os entes personalizados. 11 (TCM/RJ Procurador 2008) As hipteses a seguir constituem excees regra da no-vinculao da receita dos impostos, exceo de uma. Assinale-a. a) destinao de recursos para aes e servios pblicos de sade b) destinao de recursos para realizao da atividade tributria c) destinao de recursos para prestao de garantia ou contragarantia Unio e pagamento de dbitos com esta d) destinao de recursos para operaes de crdito por antecipao de receita e) destinao de recursos para manuteno e recuperao das rodovias 12 (TCM/RJ Procurador 2008) Possuem competncia mltipla em nosso sistema jurdico: a) a Unio e os Estados. b) a Unio e o Distrito Federal.

c) os Estados e os Municpios. d) a Unio e os Municpios. e) os Estados e o Distrito Federal. 13 (TCM/RJ Procurador 2008) Os crditos que no dependem de autorizao legislativa e da indicao da fonte de recursos so os: a) extraordinrios. b) adicionais. c) oramentrios. d) especiais. e) suplementares. 14 (TCM/RJ Procurador 2008) O sistema de controle interno das contas pblicas ocorre no mbito: a) do Executivo Federal. b) do Legislativo Federal. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 300 c) do Judicirio Federal. d) da atividade administrativa de cada um dos poderes. e) da atividade administrativa nas trs esferas da Federao. 15 (TCM/RJ Procurador 2008) A natureza da atividade dos Tribunais de Contas : a) consultiva. b) punitiva. c) jurisdicional. d) executiva. e) tcnica. 16 (TCM/RJ Procurador 2008) No que tange ao controle dos atos administrativos, analise as assertivas a seguir: I. A apreciao das contas e dos contratos municipais pelo Tribunal de Contas do Municpio, que as aprovou, no inibe a atuao do Poder Judicirio para o exame de sua legalidade e constitucionalidade, uma vez que as Cortes de Contas no exercem jurisdio. II. O controle da Administrao Pblica, considerado um princpio fundamental desta, indispensvel execuo das atividades administrativas do Estado e deve ser exercido em todos os nveis e em todos os rgos. III. Nos processos perante o Tribunal de Contas asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. Assinale: a) se somente as assertivas I e II estiverem corretas.

b) se todas as assertivas estiverem corretas. c) se somente as assertivas I e III estiverem corretas. d) se somente as assertivas II e III estiverem corretas. e) se nenhuma assertiva estiver correta. 17 (TCM/RJ Procurador 2008) No que se refere interveno do Poder Pblico na propriedade privada, correto afirmar que: a) aps a Constituio Federal de 1988, a Constituio cidad, e a dimenso dada por ela ao princpio da funo social da propriedade, no h necessidade de o poder Pblico notificar o proprietrio do bem objeto de estudos para sua preservao por motivos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico, pois tal ato discricionrio do Poder Pblico, e o interesse pblico prevalece sobre o particular. b) baseado em sua competncia constitucional, um Municpio pode desapropriar, para fins de reforma agrria, rea rural situada em seus limites territoriais que no esteja cumprindo sua funo social. c) com base no princpio federativo e no princpio da preponderncia dos interesses, possvel Municpio desapropriar e limitar administrativamente bem do Estado, se provado o interesse local. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 301 d) vedado ao Poder Pblico Municipal realizar desapropriao de imvel urbano que no esteja cumprindo sua funo social, com pagamento mediante ttulos da dvida pblica, sob pena de violao do inciso XXIV do artigo 5 da Constituio Federal. e) a lei estabelece o procedimento para a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, prevendo a justa e prvia indenizao em dinheiro ao proprietrio do bem desapropriado. 18 (TCM/RJ Procurador 2008) Determinado cidado, objetivando impugnar, na esfera administrativa, um ato que, ao seu sentir, lhe causou gravame ilegtimo, poder apresentar reclamao, como regra, no prazo de: a) 1 ano. b) 4 anos. c) 3 anos. d) 5 anos. e) 2 anos. 19 (TCM/RJ Procurador 2008)

No que tange ao processo administrativo disciplinar, analise as assertivas a seguir: I. O processo administrativo disciplinar composto de fases. Sindicncia a fase do processo administrativo preliminar que determina se o funcionrio pblico sofrer sano ou no pelo cometimento de falta funcional. II. A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. III. No processo administrativo disciplinar, as provas so produzidas durante a fase denominada de inqurito administrativo; tal fase compreende instruo, defesa e relatrio. Assinale: a) se todas as assertivas estiverem corretas. b) se somente as assertivas I e II estiverem corretas. c) se somente as assertivas I e III estiverem corretas. d) se somente as assertivas II e III estiverem corretas. e) se nenhuma assertiva estiver correta. 20 (TCM/RJ Procurador 2008) Sociedade de economia mista, prestadora de servio pblico, pode ser acionada para responder pela prtica de ato ilcito absoluto, perante o Poder Judicirio, no prazo de: a) 1 ano. b) 2 anos. c) 5 anos. d) 4 anos. e) 3 anos. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 302 21 (TCM/RJ Procurador 2008) No que se refere ao regime previdencirio dos servidores pblicos, correto afirmar que: a) nos casos de invalidez permanente de servidor titular de cargo efetivo, seus proventos sero proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrentes de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei. b) a lei aplicvel concesso de penso aquela vigente na data da designao do dependente pelo seguradoservidor. c) excepcionalmente, a lei poder estabelecer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. d) a mulher que renunciou aos alimentos na separao judicial no tem direito penso previdenciria por

morte do ex marido, mesmo que comprovada a necessidade econmica superveniente. e) em regra, os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo ou em comisso em que se deu a aposentadoria ou que serviu de base para a concesso de penso. 22 (TCM/RJ Procurador 2008) No que tange licitao, assinale a alternativa correta. a) O Municpio do Rio de Janeiro competente para legislar sobre normas especficas de licitao, podendo, de acordo com a sua discricionariedade, dispensar o procedimento licitatrio, em casos especficos, desde que eles estejam expressamente previstos, taxativamente, na norma municipal. b) Na inexigibilidade de licitao, sequer vivel a realizao do certame. Na dispensa da licitao, ela poderia ser realizada, mas a critrio do administrador, pois no exigida. c) Os limites e valor de cada modalidade de licitao, previstos no Estatuto dos Contratos e Licitaes, podem ser adequados aos interesses do Municpio, que, com base em sua competncia constitucional, pode normatizar em sentido diverso do estabelecido na lei nacional. d) A licitao dispensada quando h a realizao de contrato de programa entre consrcio pblico e entidade de administrao direta ou indireta, visando prestao de servio pblico de forma associada, na forma prevista no instrumento do consrcio pblico ou em convnio de cooperao. e) Na modalidade concurso, os princpios da impessoalidade e do julgamento objetivo ficam mitigados, pois prevalece a anlise subjetiva dos trabalhos intelectuais apresentados. Por tal motivo, essa modalidade de licitao foi declarada inconstitucional pela Corte Maior. 23 (TCM/RJ Procurador 2008) O Municpio do Rio de Janeiro exigiu a demolio de prdio particular ameaado de ruir. Tal ato: a) encontra fundamento no poder de polcia dos Entes Federados. b) encontra fundamento no poder discricionrio dos Entes Federados. c) abusivo por violar o direito de propriedade. d) emulativo, por atentar ao domnio privado. e) configura auto-executoriedade indireta defesa em lei. 24 (TCM/RJ Procurador 2008) Analise as assertivas a seguir: FGV BADESC/SC-Advogado-2010

303 I. O Poder Pblico Municipal foi condenado em ao de responsabilidade civil pelos danos causados por seu servidor a terceiros. Caber ao regressiva em face do servidor, ao esta cujo prazo prescricional de trs anos e em que se verificar se a conduta do servidor foi culposa lato sensu. II. A Prefeitura do Rio de Janeiro tem o dever de realizar, rotineiramente, as podas das rvores existentes nas ruas da cidade. Aps um temporal de vero, inmeros galhos caram sobre veculos estacionados na rua X, localizada no municpio. No caso, o poder Pblico Municipal responsvel pelos danos causados. III. Professores servidores pblicos municipais, reivindicando maiores salrios, entraram em greve pelo tempo de 15 dias. Tal conduta gerou uma srie de danos aos estudantes da rede municipal de ensino e seus familiares. direito liquido e certo dos muncipes receberem indenizao pelos danos gerados pela paralisao dos servidores municipais. Assinale: a) se todas as assertivas estiverem corretas. b) se somente as assertivas I e II estiverem corretas. c) se somente as assertivas I e III estiverem corretas. d) se somente as assertivas II e III estiverem corretas. e) se nenhuma assertiva estiver correta. 25 (TCM/RJ Procurador 2008) Assinale a assertiva correta. a) O servidor pblico estvel s perder o cargo: a) em virtude de sentena judicial transitada em julgado; b) mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; c) mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada a ampla defesa. b) Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor pblico estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at o seu adequado aproveitamento em outro cargo, num prazo mximo de cinco anos. c) A aprovao e a classificao em concurso pblico conferem ao candidato, em regra, apenas a expectativa de direito nomeao. No entanto, se o candidato aprovado for nomeado, tem direito subjetivo posse e complementao do processo de investidura; se a participao e aprovao do candidato em alguma etapa do concurso pblico decorreram de concesso de medida liminar em ao

judicial, no h para o interessado direito subjetivo nomeao. d) vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, nos casos especificados pela Constituio Federal. Tal proibio estende-se a empregos e funes e abrange autarquias e fundaes pblicas, excluindo-se dessa vedao as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. e) Para a aquisio da estabilidade, o servidor pblico nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, deve cumprir o requisito temporal, trs anos, e ter seu desempenho aprovado por comisso de avaliao. Cumprido o lapso temporal, a ausncia da avaliao pela Administrao Pblica, no entanto, afasta a presuno de estabilidade no cargo. 26 (TCM/RJ Procurador 2008) A respeito da natureza jurdica dos institutos, correto afirmar que a concesso de servio pblico, a concesso de servio precedido da execuo de obra pblica e a permisso de servio pblico so: a) contrato administrativo, procedimento administrativo complexo e ato administrativo, respectivamente. b) procedimento administrativo, contrato administrativo e ato administrativo, respectivamente. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 304 c) todas contratos administrativos. d) todas atos administrativos discricionrios. e) todas atos administrativos vinculados. 27 (TCM/RJ Procurador 2008) No que tange ao ato administrativo, analise as afirmativas a seguir: I. A Teoria Monista admite que atos administrativos eivados de vcios sanveis sejam convalidados pela Administrao Pblica, com base em seu poder de autotutela. II. Os atos administrativos vlidos se extinguem pela revogao, que tem efeitos ex tunc. III. Com a caducidade do ato administrativo, decorrente da declarao de sua nulidade pelo Poder Judicirio, h a perda dos efeitos deste ex tunc. Assinale: a) se todas as afirmativas estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se nenhuma afirmativa estiver correta. 28 (TCM/RJ Procurador 2008)

A assertiva que os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio encontra respaldo, essencialmente: a) no princpio da eficincia. b) no principio da moralidade. c) no princpio da impessoalidade. d) no princpio da unidade da Administrao Pblica. e) no princpio da razoabilidade. 29 (TCM/RJ Procurador 2008) Por meio do Decreto 00000, de 25 de maro de 2008, a Prefeitura do Rio de Janeiro cria a rea de proteo do ambiente cultural (APAC) do Bairro Y. Nesse diploma alguns imveis esto gravados sob a denominao preservao; outros, tombamento. O proprietrio de um bem tombado pelo decreto municipal soube do gravame por meio de um fiscal, que embargou as obras de mudana na fachada que estava realizando no imvel. Indignado, o proprietrio do bem tombado pretende propor ao em face do Poder Pblico Municipal, requerendo a declarao de nulidade do dito decreto em relao ao seu imvel. No entanto, dever ficar atento ao prazo prescricional de tal ao, que de: a) 1 ano. b) 20 anos. c) 5 anos. d) 15 anos. e) 2 anos FGV BADESC/SC-Advogado-2010 305 30 (TCM/RJ Procurador 2008) A gesto associada de servios pblicos estabelecida entre Municpios configura um: a) protocolo. b) convnio. c) acordo de programa. d) consrcio. e) contrato de programa. 31 (TCM/RJ Procurador 2008) Assinale a alternativa correta. a) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio, financeiro,

oramento, juntas comerciais, sistema monetrio e de medidas, ttulos e garantias dos metais, poltica de crdito, cmbio, seguro e transferncia de valores. b) Lei complementar dispor sobre finanas pblicas, dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo Poder Pblico, concesso de garantias pelas entidades pblicas, bem como emisso e resgate de ttulos da dvida pblica. c) A competncia da Unio para emitir moeda ser exercida pelo Banco Central e pela Caixa Econmica Federal. d) O Banco Central poder conceder, direta ou indiretamente, emprstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer rgo ou entidade que no seja instituio financeira. e) O Banco Central poder comprar ttulos de emisso do Tesouro Nacional com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros/ contudo, no poder vend-los, mas sim emprest-los a pessoas privadas a ttulo de emprstimo pblico, restituveis em no mximo dez anos. 34 (TCM/RJ Procurador 2008) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, em relao Receita Pblica, assinale a afirmativa incorreta. a) As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico. Neste ltimo caso, no sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. b) Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao. c) A concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria da qual decorra renncia de receita dever estar acompanhada, entre outros, de estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois seguintes. d) A renncia de receita compreende anistia, remisso, subsdio, crdito presumido, concesso de iseno em carter no geral, alterao de alquota ou modificao de base de clculo que implique reduo discriminada de tributos ou contribuies, e outros benefcios que correspondam a tratamento diferenciado.

e) O Poder Executivo de cada ente colocar disposio dos demais Poderes e do Ministrio Pblico, no mnimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas oramentrias, os estudos e as estimativas das receitas para o exerccio subseqente, inclusive da corrente lquida, e as respectivas memrias de clculo. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 306 35 (TCM/RJ Procurador 2008) Em relao s despesas, assinale a afirmativa incorreta. a) A Lei Complementar 101/00, que alterou a Lei 4320/64, classifica as despesas em despesas correntes e despesas de capital. b) Para os fins da Lei Complementar 101/00, considera-se adequada com a lei oramentria anual a despesa objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que, somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio. c) Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios. d) A prorrogao de despesa criada por prazo determinado no considerada como aumento de despesa, desde que a prorrogao no ultrapasse o perodo de doze meses. e) As despesas correntes abrangem as despesas de custeio e as transferncias correntes. 40 (TCM/RJ Procurador 2008) Em relao receita pblica, assinale a alternativa correta. a) Segundo a melhor doutrina, a receita originria pode ser considerada a que tem origem no patrimnio do particular, pelo exerccio do poder de imprio do Estado, enquanto a receita derivada a que tem origem no prprio patrimnio pblico, em que o Estado atua como empresrio por meio de um acordo de vontades, e no com seu poder de imprio, por isso no h compulsoriedade na sua instituio. b) Para a doutrina moderna, ingresso e receita so sinnimos, pois em ambos o dinheiro recolhido entra nos cofres pblicos e em ambas as situaes incorporam-se ao patrimnio do Estado. c) O princpio da anualidade oramentria aquele que determina a cobrana do tributo no primeiro dia do

exerccio seguinte quele em que a lei que instituiu ou majorou o tributo foi publicada. d) Segundo a Constituio de 88, cabe lei complementar dispor sobre emisso e resgate de ttulos da dvida pblica. e) O texto constitucional brasileiro em vigor prev que as dvidas pblicas interna e externa, incluindo as autarquias, so reguladas por lei ordinria, bem como a concesso de garantias pelas entidades pblicas. 41 (TCM/RJ Procurador 2008) Em relao despesa pblica, assinale a afirmativa incorreta. a) Empenho de despesa ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. b) Liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. c) O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps regular liquidao. d) vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. e) Despesas de capital so voltadas para a manuteno de servios j criados ou para a realizao de obras de conservao de bens imveis. 42 (TCM/RJ Procurador 2008) Com base na Constituio e na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a afirmativa incorreta. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 307 a) Se um dirigente de rgo pblico iniciar a execuo de um projeto que no foi includo na lei oramentria anual, estar ele contrariando dispositivo previsto expressamente na Constituio de 88. b) O Banco Central poder comprar e vender ttulos de emisso do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. c) De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, os Municpios podem contribuir para o custeio de despesas de outros entes da Federao, desde que, por exemplo, exista convnio, acordo, ajuste, conforme dispuser a legislao. d) obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constante de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente.

e) vedado a um banco estatal conceder emprstimo ao ente federado que o controla, bem como probe instituio financeira controlada de adquirir, no mercado, ttulos da dvida pblica para atender a investimentos de seus clientes. 44 (TCM/RJ Procurador 2008) Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei 4320/64, assinale a afirmativa correta. a) No integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. b) O Anexo de Metas Fiscais, quando elaborado, no conter a avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior. c) As despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e as receitas que as atendero no constaro da lei oramentria anual. d) A atualizao monetria do principal da dvida mobiliria refinanciada poder superar a variao do ndice de preos prevista na lei de diretrizes oramentrias ou em legislao especfica. e) Consideram-se receita corrente as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e outras receitas tambm correntes, ressalvadas as dedues que a prpria lei prev. 45 (TCM/RJ Procurador 2008) Em relao receita pblica, assinale a afirmativa incorreta. a) O supervit do oramento constitui receita corrente. b) As operaes de crdito so consideradas receitas de capital. c) A receita tributria considerada como receita corrente. d) A receita se classificar nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. e) Atualmente, segundo a doutrina moderna, ingresso e receita so expresses sinnimas. 46 (TCM/RJ Procurador 2008) De acordo com o Cdigo Civil, assinale a assertiva correta. a) No considerada empresrio a pessoa fsica ou jurdica que inicia sua atividade sem a inscrio prvia perante o Registro Pblico de Empresas Mercantis, a cargo da Junta Comercial. b) O estabelecimento empresarial representado pelo local em que o empresrio exerce sua atividade. FGV BADESC/SC-Advogado-2010

308 c) O empresrio rural, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, dever, sempre, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede. d) O Cdigo Comercial de 1850 foi parcialmente revogado pelo Cdigo Civil, mantendo-se vigentes os dispositivos relativos ao comrcio martimo. e) As obrigaes contradas por pessoa impedida legalmente de exercer atividade prpria de empresrio so nulas. 47 (TCM/RJ Procurador 2008) A respeito do nome empresarial, assinale a alternativa correta. a) A sociedade em comandita por aes pode adotar firma ou denominao, integradas pela expresso comandita por aes. b) A sociedade em conta de participao pode adotar firma ou denominao, integradas pela expresso em conta de participao. c) A razo social equivale denominao. d) A sociedade annima pode adotar o nome de seu fundador em sua razo social. e) So espcies de nome empresarial: firma individual, firma coletiva, razo social e denominao. 48 (TCM/RJ Procurador 2008) (ANULADA) Em relao teoria da desconsiderao da personalidade jurdica das sociedades, analise as afirmativas a seguir: I. Implica a anulao ou desfazimento do ato constitutivo da sociedade. II. aplicada quando comprovado o desvio de finalidade praticado pelo administrador de sociedade em comum. III. O Cdigo Civil permite que o juiz estenda os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes aos bens particulares dos scios nos casos de desvio de finalidade ou confuso patrimonial. IV. A desconsiderao da personalidade jurdica prescinde do encerramento da liquidao da pessoa jurdica. Assinale: a) se apenas as assertivas III e IV estiverem corretas. b) se apenas as assertivas II e IV estiverem corretas. c) se apenas as assertivas II e III estiverem corretas. d) se apenas as assertivas I e III estiverem corretas. e) se apenas a assertiva III estiver correta. 49 (TCM/RJ Procurador 2008) A respeito do contrato de alienao fiduciria em garantia, assinale a afirmativa incorreta.

a) No caso de inadimplemento de obrigao garantida por alienao fiduciria em garantia, o credor fiducirio somente poder vender a coisa a terceiros, se autorizado judicialmente, hiptese em que deve aplicar o preo da venda no pagamento de seu crdito e das despesas decorrentes da cobrana, e entregar o saldo remanescente, se houver, ao devedor fiduciante. b) O credor fiducirio detm a posse indireta do bem objeto do contrato. c) O credor fiducirio pode requerer a converso do pedido de busca e apreenso em ao de depsito, se o bem alienado fiduciariamente no for encontrado, ou no se achar na posse do devedor. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 309 d) A constituio do direito real decorrente do contrato de alienao fiduciria em garantia depende do registro da avenca no rgo competente. e) O direito real que decorre do contrato de alienao fiduciria em garantia a propriedade fiduciria. 50 (TCM/RJ Procurador 2008) Analise as assertivas a seguir: I. O faturizado responde junto ao faturizador pelos prejuzos causados em caso de inadimplemento da obrigao contrada pelo devedor. II. De acordo com o Cdigo Civil, o contrato de alienao fiduciria em garantia somente pode ter por objeto coisa infungvel. III. Considera-se leasing financeiro o contrato pelo qual o arrendante adquire de terceiros certos bens de produo com o objetivo de entreg-lo ao arrendatrio, que, no prazo contratual fixado, se obriga ao pagamento de prestaes peridicas, com o direito de optar pela compra do bem, renovao do contrato ou devoluo do bem. IV. Em contrato de arrendamento mercantil, nula a clusula que dispe sobre a possibilidade de indexao em moeda estrangeira. Assinale: a) se apenas as assertivas I e III estiverem corretas. b) se apenas as assertivas II e IV estiverem corretas. c) se apenas as assertivas I e IV estiverem corretas. d) se apenas as assertivas II e III estiverem corretas. e) se apenas as assertivas III e IV estiverem corretas. 19 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008)

A Constituio da Repblica, em seu art. 1, determina que a Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal, tem como fundamento(s): a) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) a garantia do desenvolvimento nacional. c) a erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais. d) a prevalncia dos direitos humanos. e) a promoo do bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo ou qualquer outra forma de discriminao. 20 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) Acerca do poder constituinte institudo, correto afirmar que, a partir da vigente Constituio da Repblica, ele poder ser exercido no mbito: a) da Unio, exclusivamente. b) da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, exclusivamente. c) da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. d) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, exclusivamente. e) dos Municpios, exclusivamente. 21 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) A Constituio da Repblica, em seu art. 5, dispe acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos. Entre esses direitos, firma o texto constitucional o princpio do acesso ao Poder Judicirio, segundo o qual no se pode excluir da apreciao judicial qualquer leso ou ameaa de direito. Acerca desse princpio, correto afirmar que: FGV BADESC/SC-Advogado-2010 326 a) pode ser condicionado ao prvio esgotamento da instncia administrativa. b) assegura o direito de pleitear prestao jurisdicional sempre que algum direito for lesado ou ameaado. c) pode ser limitado por lei. d) pode estar condicionado impetrao de recurso, com efeito suspensivo, na via administrativa. e) est condicionado, no prprio texto constitucional, ao pagamento de taxas judicirias. 22 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) A respeito do tema da interpretao constitucional, assinale

a afirmativa correta. a) Pelo princpio da unidade da Constituio, as normas constitucionais devem ser interpretadas em conjunto, para evitar possveis contradies com outras normas da prpria Constituio. b) O princpio da concordncia prtica estabelece que a Constituio, para manter-se atualizada, deve ser interpretada no sentido de tornar sempre atuais os seus preceptivos, os quais devem acompanhar as condies reais dominantes numa determinada situao. c) O princpio da fora normativa da Constituio estabelece que os bens jurdicos, constitucionalmente protegidos, devem ser coordenados com vistas resoluo dos problemas concretos. d) O princpio do critrio da correo funcional estabelece que, se a Constituio prope criar e manter a unidade poltica, os pontos de vista, incumbidos de interpretar as suas normas, diante dos problemas jurdicoconstitucionais, devem promover a manuteno de tal unidade. e) O princpio da legalidade coincide com o da reserva legal, ambos expostos no art. 5, XXXIX, da CRFB/88. 23 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) competncia do Supremo Tribunal Federal: a) a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo. b) processar e julgar originariamente os mandados de segurana contra ato de Ministro de Estado. c) julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais de Justia dos Estados. d) processar e julgar originariamente o conflito positivo de competncia entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal Superior Eleitoral. e) julgar, em grau de recurso, as causas decididas pelos juzes federais e pelos juzes estaduais no exerccio da competncia federal da rea de sua jurisdio. 24 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) No que concerne aos direitos polticos, correto afirmar que: a) eles se classificam em positivos e negativos, sendo exemplo desta ltima classificao a elegibilidade. b) no poder ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir o sufrgio. c) so inelegveis no territrio de jurisdio do titular o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, at o

terceiro grau, ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. FGV BADESC/SC-Advogado-2010 327 d) o cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado hiptese de perda dos direitos polticos. e) a lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, cabvel a sua aplicao eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia. 25 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) correto afirmar que competncia do Tribunal de Contas da Unio: a) fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe apenas de forma indireta, nos termos do tratado constitutivo. b) aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio. c) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em trinta dias a contar de seu recebimento. d) julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, exceto as das fundaes. e) as decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa no tero eficcia de ttulo executivo. 26 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) Acerca da decretao da interveno, assinale a afirmativa incorreta. a) No caso da interveno federal para garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao, a decretao depender de solicitao do Poder Legislativo ou Executivo coacto ou impedido, ou de requisio do Supremo Tribunal Federal, se a coao for exercida contra o Poder Judicirio. b) Ocorrer no caso de desobedincia ordem ou deciso judiciria, de requisio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia ou do Tribunal Superior Eleitoral. c) Ser de provimento pelo Supremo Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Republica,

na hiptese dos princpios constitucionais sensveis, e no caso de recusa execuo de lei federal. d) O decreto de interveno, se couber, nomear o interventor e ser submetido apreciao do Congresso Nacional ou da Assemblia Legislativa do Estado no prazo de vinte e quatro horas. e) A Unio no intervir nos Municpios localizados em Territrio Federal exceto quando deixar de ser paga, sem motivo de fora maior, por trs anos consecutivos, a dvida fundada. 27 (TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICPIOS DO PAR AUDITOR 2008) Em matria de competncia constitucional, assinale a alternativa correta. a) Cabe ao Congresso Nacional dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. b) Cabe ao Congresso Nacional processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. c) Compete privativamente Cmara dos Deputados eleger membros do Conselho da Repblica. d) Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. e) da competncia exclusiva do Congresso Nacional fixar, por proposta do Presidente da Repblica, limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 45 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa que apresente corretamente os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. a) soberania, cidadania, direito de resposta, acesso informao e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa b) soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico FGV BADESC/SC-Advogado-2010 349 c) soberania, cidadania, prevalncia dos direitos humanos, acesso informao e pluralismo poltico d) soberania, cidadania, bem-estar social, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo poltico

e) soberania, cidadania, autonomia, independncia e dignidade da pessoa humana 46 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa que complete corretamente a proposio a seguir: Os servios notariais e de registro, de acordo com o art. 236, caput, da Constituio Federal so exercidos em carter _____. a) permanente b) pblico c) precrio d) privado e) pblico e privado 47 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa correta. a) ilimitada a competncia tributria que a Constituio Federal concede aos entes tributantes. b) Os Estados e Municpios, excepcionalmente, podem aumentar tributo por meio de ato administrativo desde que devidamente motivado. c) Os entes tributantes podem instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios uns dos outros desde que pela alquota mnima. d) Pode a Unio instituir iseno de tributo que no seja de sua competncia desde que o faa por meio de lei federal. e) Os entes estatais no podem instituir impostos sobre livros e jornais. 48 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa que apresente corretamente princpios constitucionais. a) isonomia, inviolabilidade do direito segurana e reserva legal b) isonomia, reserva profissional e devido processo legal c) liberdade de expresso, reserva profissional e ampla defesa d) inviolabilidade do direito segurana, contraditrio e associao em condomnio e) juiz natural, contraditrio e amplo exerccio da vontade 49 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa que apresente corretamente direitos sociais. a) educao, sade e previdncia privada b) educao, assistncia aos silvcolas e trabalho c) sade, assistncia aos desamparados e lazer d) trabalho, moradia e liberdade de expresso e) moradia, liberdade de expresso e proteo infncia FGV BADESC/SC-Advogado-2010 350

50 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a opo falsa. a) H trs sistemas de controle de constitucionalidade: o poltico, o jurisdicional e o misto. b) Os sistemas constitucionais conhecem dois critrios de controle da constitucionalidade: o difuso e o concentrado. c) O controle de constitucionalidade pelo critrio difuso da exclusiva competncia do Supremo Tribunal Federal. d) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. e) O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil um dos legitimados para o ajuizamento da ao direta de inconstitucionalidade. 51 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Assinale a alternativa verdadeira. a) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. b) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis exclusivamente a brasileiros. c) O prazo de validade de concurso pblico ser de at cinco anos. d) Ao servidor pblico civil vedada a associao sindical. e) Os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Legislativo. 52 (TJAM SERVIOS NOTARIAIS E DE REGISTRO 2005) Analise as proposies a seguir: I. O Congresso Nacional se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. II. Os governadores tm legitimidade para propor emenda Constituio Federal. III. A separao dos Poderes uma das clusulas ptreas. IV. O Conselho Nacional de Justia no rgo do Poder Judicirio. Assinale: a) se somente as proposies I e II forem verdadeiras. b) se somente as proposies I e III forem verdadeiras. c) se somente as proposies I e IV forem verdadeiras. d) se somente as proposies I, II e III forem verdadeiras. e) se somente as proposies II, III e IV forem verdadeiras.

Das könnte Ihnen auch gefallen