Sie sind auf Seite 1von 2

DECORE Declarao Comprobatria de Percepo de Rendimentos Decore, criada pelo CFC atravs da Resoluo n 872, de 23 de maro de 2000.

. Documento contbil destinado a fazer prova de informaes sobre percepo de rendimentos, em favor de pessoas fsicas. O formulrio da Decore dever ser obtido por meio eletrnico atravs do site do CRCSC www.crcsc.org.br, sendo seu uso obrigatrio pelos contabilistas.

O que voc precisa saber Quem pode expedir a Decore? Somente os contabilistas devidamente registrados e em situao regular no CRCSC. Ser tambm considerado contabilista regular, aquele que apresentar parcelamento de seus dbitos. Quanto a emisso da Decore? Ser emitida em duas vias, sendo a primeira destinada ao beneficirio (instituio financeira, consrcio, etc). Para validade na sua emisso, dever apresentar em sua primeira via a etiqueta auto-adesiva, denominada DHP (Declarao de Habilitao Profissional), fornecida pelo CRCSC e devidamente assinada pelo contabilista que a emitiu. Quanto ao arquivamento da segunda via da Decore? A segunda via conter a nmero da etiqueta (DHP) utilizada na primeira via, devendo ficar arquivada pelo contabilista, por prazo de 05 (cinco) anos, acompanhada da memria de clculo, quando o rendimento for decorrente de mais de uma fonte pagadora e, fundamentada em documentos idneos, que comprovem a veracidade das informaes. Esta segunda via dever ficar de posse do contabilista para posterior averiguao perante a fiscalizao do CRCSC. Documentos que podem fundamentar a emisso da Decore? 1) - Retirada de pr-labore: escriturao no livro dirio. 2) - Distribuio de lucros: escriturao no livro dirio; demonstrativo da distribuio. 3) - Honorrios (profissionais liberais/autnomos): escriturao no livro caixa; DARF do Imposto de Renda Pessoa Fsica (carn leo) com recolhimento regular; ou RPA ou Recibo com o contrato de prestao de servios.

4) - Atividades rurais, extrativistas, etc.: escriturao no livro caixa ou no livro dirio; nota de produtor; recibo e contrato de arrendamento; recibo e contrato de armazenagem; recibo e contrato de prestao de servio de lavrao, safra, pesqueira, etc. 5) - Prestao de servios diversos ou comisses: escriturao no livro caixa; escriturao do livro ISSQN; RPA com contrato de prestao de servio ou com declarao do pagador; DARF do Imposto de Renda Pessoa Fsica (carn leo), com recolhimento regular. 6) - Aluguis ou arrendamento diversos: contrato (particular ou pblico); escriturao no livro caixa, se for o caso; DARF do Imposto de Renda Pessoa Fsica (carn leo), com recolhimento regular. 7) - Rendimento de aplicaes financeiras: Extrato bancrio ou resumo de aplivaes; 8) - Venda de bens imveis, mveis, valores mobilirios, etc.: Contrato de compra e venda, nota fiscal ou escritura, etc. 9) - Vencimento de funcionrio pblico, aposentado e pensionistas: Documento da entidade pagadora. Nota: - Quando o RPA for aceito para comprovao do rendimento, este dever possuir em seu verso declarao do pagador atestando o pagamento do valor nele consignado ou, se for o caso, acompanhado do respectivo contrato de prestao de servios. - Quando a DECORE referente ao exerccio anterior for expedida, o contabilista poder utilizar-se da Declarao de Imposto de Renda do ano correspondente. - Quando eventualmente a DECORE for expedida com base em informao salarial, a mesma somente ser fornecida aos empregados de clientes do contabilista, baseada na folha de pagamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen