Sie sind auf Seite 1von 36

Conceitos em Ecologia: o

estudo de Populaes, Comunidades e Ecossistemas.


Prof. Francisco Soares Santos Filho, D.Sc. UESPI

Conceitos bsicos
Populao o conjunto de seres da mesma espcie que vivem na mesma rea geogrfica, ao mesmo tempo.

Conceitos bsicos
Comunidade Biolgica ou Biocenose conjunto de populaes que
vivem na mesma rea geogrfica, ao mesmo tempo.

Conceitos bsicos
Ecossistemas sistemas formados pela interao entre bitopo e biocenose.

Estudo da Populao

Tpicos do estudo de populaes


Densidade n de ind. por unidade de rea ou de volume. Ex.: 2 hab./km2. Obs.: Nem sempre possvel calcular densidade, especialmente de microorganismos. Medidas de Densidade Absoluta Contagem total utilizada para humanos, animais vertebrados e plantas (fitossociologia). Mtodos de Amostragem Mtodo das Parcelas usado para estudo da vegetao. As parcelas tem rea regular conhecida e devem ser plotadas aleatoriamente.

Tpicos do estudo de populaes


Mtodos de Amostragem Coleta e Recaptura usado para estudo da ecologia animal. As parcelas tem rea regular conhecida e devem ser plotadas aleatoriamente.

Tpicos do estudo de populaes


Densidade relativa coleta de amostras que representam uma relao constante com a populao total. Variveis usadas: contagem de bolos fecais; armadilhas de captura; ndices de cobertura vegetal; percentual de iscas consumidas, etc.

Atributos demogrficos de uma populao


Natalidade refere-se ao nmero de nascimentos em uma populao. Est atrelada a dois fatores: Fertilidade e Fecundidade que medem a performance de nascimentos bem sucedidos. Mortalidade refere-se ao nmero de bitos numa populao. s vezes confundido com longevidade, mas nem sempre se morre por senilidade. Imigrao n de organismos que chegam a uma determinada populao; Emigrao n de organismos que partem de determinada populao.

Tempo de vida: longevidade


Longevidade fisiolgica longevidade de uma populao em condies timas. A mortalidade de ser por senescncia. Longevidade ecolgica longevidade emprica dos indivduos abaixo de condies determinadas. A mortalidade ocorre por causas diversificadas. RECRUTAMENTO a transio e o conjunto das fases do ciclo de vida. Compreende sementes, plntulas, organismos jovens, etc.

Crescimento populacional

dN = rm . N dt
dN/dt taxa real de crescimento populacional; rm taxa instantnea de crescimento; N tamanho da populao. r taxa instantnea de crescimento;

r=

-k

- potencial bitico ou taxa mxima de crescimento populacional;


k perdas (predatismo, parasitismo, etc.)

O modelo de crescimento exponencial. N=tamanho da populao; N0= tamanho inicial; r = taxa de crescimento; T = tempo.

Conceito de indivduo
Pressupostos apontam para a falsa informao que cada indivduo de uma espcie igual a outro. Cada indivduo pode ser: 1) Unitrio apresenta forma altamente determinada. (Genets). 2) Modular o zigoto forma uma unidade em construo denominada mdulo, que sucedem a construo de outras unidades (ou mdulos) (Ramets).

Tabela de vida
Tabelas criadas pelos demgrafos para avaliar o perodo de vida de um grupo de organismos nascidos na mesma poca. Podem ser de dois tipos:

Tabela esttica ou vertical baseada num transecto da populao por tempo definido;
Tabela de coorte ou horizontal baseada no estudo de um conjunto de seres da mesma idade (coorte) durante toda sua vida.

Regulao das populaes


Tipo genrico Fatores exgenos Fatores denso-dependentes Natureza Predao Alimento Parasitismo Predao e alimento Espao Clima Tempo disponvel Esgotamento pituitrio Enfermidade de choque Aumento dos gentipos inviveis Ruptura gentica Retroao gentica

Fatores endgenos

Fatores denso-independentes

Componentes genticos

Interao social Disperso

Mudanas na biologia reprodutiva Competio Disperso denso-regulada

Metapopulaes
definida como um conjunto de populaes conectadas por indivduos que se movem entre elas. favorecida em razo da fragmentao de habitats, mas pode ocorrer em habitats contnuos, dependendo do comportamento da espcie em relao a distribuio espacial.

Modelo de metapopulaes de Levins. Os crculos representam os habitats disponveis; as manchas, os ocupados pela espcie e as linhas, o movimento de disperso.

Estudo das Comunidades

Propriedades das Comunidades


A) Presenas de muitas espcies em determinada rea; B) Recorrncia da comunidade no tempo e no espao; C) Presena de mecanismos homeostticos (estabilidade dinmica / steady state).

Propriedades das Comunidades


Atributos mensurveis:

a) Composio especfica; b) Diversidade (riqueza e equitabilidade); c) Formas de crescimento;


d) Estrutura espacial (estratificao, zonao); e) Associaes trficas; f) Dinmica temporal (ciclos diurnos, sazonais e sucessionais); g) Fenmenos de interdependncia (simbiose sensu latu).

A Natureza da Comunidade
A comunidade real ou uma mera abstrao dos eclogos? Esta pergunta respondida por trs escolas de eclogos: 1) Escola de Clements-Tansley as comunidades so unidades discretas da vegetao (com mecanismos internos de controle homeosttico); 2) Escola de Gleason a comunidade vista como uma coleo de populaes que apresentam as mesmas exigncias em relao ao meio; 3) Escola de Wisconsin defende um meio termo entre as outras escolas. Encara a vegetao como um continuum (mudana ordenada e gradual de uma comunidade ao longo de um gradiente ambiental).

A Natureza da Comunidade

a) b) a) b)

Evidncias sobre a natureza da comunidade. Os critrios em nvel de associao so de dois tipos: Similaridade / Dissimilaridade; Continuidade / Descontinuidade. Os critrios em nvel auto-ecolgico so: Relaes de distribuio; Relaes dinmicas.

A natureza da comunidade
Similaridade / Dissimilaridade se a associao representa comunidades, elas coexistem em grupos de stands similares entre si, mas claramente diferentes de outros stands de uma segunda associao. Continuidade / Descontinuidade se as associaes so unidades naturais, os contatos entre stands das duas associaes devem ser claros e descontnuos. Na natureza, trs tipos de contatos (ectonos) so encontrados: definido, difuso e em mosaico.

A natureza da comunidade
Relaes de distribuio se os stands que compem uma comunidade so similares, todas ou muitas de suas espcies tm distribuio similares. Existem vrios ndices de similaridade na literatura que podem ser usados para comparar duas comunidades entre si. Relaes dinmicas se a associao uma unidade natural, as populaes das diferentes espcies que a compem devem estar unidas em uma rede organizada por inter-relaes obrigatrias.

ndices de similaridade
ndice de Jacard a SJ =
a representa o n de espcies comuns a duas comunidades (X e Y);

a+b+c ndice de Srensen 2a


SS=

b representa o nmero de espcies presentes apenas numa comunidade X;


c representa o nmero de espcies presentes apenas numa comunidade Y.

2a + b + c

Estudo do Ecossistema

Componentes do Ecossistema
FATORES ABITICOS Temperatura; gua; Luz; Presso; pH; Salinidade; etc.
FATORES BITICOS Produtores; Consumidores; Decompositores.

Componentes do Ecossistema
PRODUO O ecossistema sobrevive graas energia disponibilizada pelo nvel dos produtores, especialmente em razo dos processo de fotossntese: CO2 + H2O energia C6H12O6 + H2O Existem outros processos de produo menos significativos; A produo que advm dos auttrofos denominada Produo Primria.

Componentes do Ecossistema
CADEIA ALIMENTAR

PRODUTOR

CONSUMIDOR

DECOMPOSITOR

Componentes do Ecossistema
CADEIA ALIMENTAR Ao longo da cadeia alimentar o volume de energia vai paulatinamente reduzindo, ao ponto que os ltimos nveis trficos exibem pouqussimo volume energtico; Generalizao de Kozlovski a disponibilidade de energia para o nvel trfico seguinte em mdia 10% do que estava disponvel para o nvel anterior;
Fluxo de matria e energia so diferentes: fluxo de matria cclico; o de energia acclico.

Ciclo da Matria
Ciclo da gua

Ciclo do Oxignio Ciclo do Carbono Ciclo do Fsforo


Ciclo do Enxofre Ciclo do Nitrognio

Ciclo do Fsforo

Ciclo do Enxofre

Ciclo do Nitrognio

www.oficinacientifica.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen