Sie sind auf Seite 1von 6

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

Trabalho realizado por: Eduardo Martins N.11 3.E

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

Introduo
Este trabalho foi desenvolvido no mbito da disciplina de Fsico-qumica com o intuito de dar a conhecer um pouco da cincia que envolve a oxidao e reduo e trocas de electres que se do entre diferentes materiais e que mostram como se d a decomposio e a conservao de determinados alimentos, ou materiais.

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

Dicionrio cientfico

Oxidante: a espcie qumica que, numa reaco qumica, recebe electres, isto , reduzida, provocando a oxidao da outra espcie. O oxidante o que recebe electres. Redutor: a espcie qumica que, numa reaco qumica, cede electres, isto , oxidada, provocando a reduo da outra espcie qumica. O redutor o que cede electres. Reaco redox: so as reaces de transferncia de electres. Ambas possuem uma forma oxidada e uma forma reduzida. Um oxidante e um redutor. Oxidao: reaco que envolve a perda de electres. Reduo: reaco que envolve o ganho de electres.

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

Reaces que envolvem a presena de oxignio


Alimentos: Ma: como sabemos, os alimentos como a ma, se deixados expostos depois de
abertos comeam de certa forma a degradar-se, oxidando. Tudo isso se resume ao simples facto de que os elementos qumicos presentes na ma em contacto com o oxignio presente no ar, reagem e h troca de electres. Quanto mais escura se vai tornando a parte exposta, mais oxidada ficar essa rea. O oxignio um dos reagentes que normalmente est quase sempre presente nas reaces, e que contribui para a oxidao dos alimentos e materiais.

Imagem de um alimento oxidado devido presena de O2

Materiais: Ferro: O ferro (do latim ferrum) um elemento qumico, smbolo Fe, de nmero
atmico 26 (26 protes e 26 electres) e massa atmica 56 u. temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado slido.

Como se pde ver na imagem acima, o oxignio um reagente que vai facilmente ao encontro dos agentes qumicos presentes tanto nos alimentos, como nos materiais. Este em contacto com os agentes qumicos do ferro, foi ao longo do tempo oxidando-o. As trocas de electres desfizeram o equilbrio que antes havia, originando assim o xido de ferro ou (ferrugem) presente. Observao: qualquer agente qumico que entre em contacto com outros, dar origem a novos elementos. Exemplo do ferro com oxignio que d origem a xido de ferro a (ferrugem).

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

REACES

Experincia: (gua + magnsio) d origem a xido de magnsio + hidrognio.


Mg + H2O ---> MgO + H2) O magnsio um elemento qumico muito sensvel quando exposto ao oxignio. S para que se veja, basta lanar um pouco de agua sobre magnsio e ver atentamente que o que est a acontecer no exacto momento uma reaco, uma reaco bem visvel pois agua e magnsio dao origem a uma reaco do tipo explosivo, basicamente d origem a chamas, e proporcional as quantidades de magnsio que houverem na reaco.

Oxidao
Equao geral:

2 NaCl 2 Nao + Cl2o


Em cada oxidao h uma perda de electres, o que equivale a dizer que um elemento aumentou o seu nmero de oxidao. Cloreto: 2Cl 2 Clo + 2 e Neste caso o cloreto perde 2 electres.

Reduo
Em todas as redues h um ganho total de electres, o que significa que um elemento diminui seu nmero de oxidao. Sdio: Na+ + e Nao Neste caso o sdio ganha 1 electro.

Escola Profissional Do Perptuo Socorro Data:02/01/2012

Concluso
Com este trabalho a ideia principal da oxidao e reduo exposta o mais simples possvel. Com este trabalho pretende-se transmitir a realidade das mudanas de aspecto dos alimentos e materiais e as suas composies. Em todos os seres vivos, plantas, animais e at materiais existem reaces qumicas. Sem elas, nada existiria. No haveria oxignio, nem nada se poderia transformar. Assim pretende-se dar a conhecer este trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen