Sie sind auf Seite 1von 12

Motores | Automao | Energia | Transmisso & Distribuio | Tintas

Motores de Induo Trifsicos Linha M

www.weg.net

Motores de Induo Trifsicos Linha M


Os motores linha M (Master) se destacam pela flexibilidade do seu projeto eltrico e mecnico, adequando-se aos mais rgidos requisitos operacionais em diversas aplicaes. Oferecem ainda maior facilidade para que modificaes sejam implementadas para torn-los intercambiveis em relao aos motores existentes. O resultado deste desenvolvimento inovador um produto flexvel, com alto padro de rendimento, adequado aos requisitos das normas internacionais vigentes e alinhado com as tendncias do mercado mundial. Isso atesta o comprometimento da WEG com seus clientes e com o meio ambiente, trazendo solues em produtos e processos cada vez mais otimizados.

Com a utilizao de modernos softwares desenvolvidos em parceria com universidades da Europa, Estados Unidos e Brasil, que garantem a preciso no projeto, pode-se obter o mximo em desempenho destes motores. O projeto otimizado, a qualidade dos materiais empregados e o controle de todas as fases do processo de fabricao, habilitam os motores WEG para aplicaes em diversos segmentos, tais como: minerao, saneamento, cimento, petroqumico, siderrgico, acar e etanol, celulose e papel entre outros. Os motores linha M possibilitam a escolha do motor mais adequado a aplicao ou as condies de instalao. Para atender os mais exigentes mercados mundiais, a WEG tem seu sistema de qualidade certificado pelo Bureau Veritas Quality Institute de acordo com os requisitos da norma ISO 9001 e ISO 14001. Os motores linha M so certificados tambm por reconhecidas entidades certificadoras, entre elas o CSA do Canad, PTB da Alemanha e a Baseefa do Reino Unido.

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Caractersticas Construtivas
Os motores da linha M so fabricados em diferentes configuraes em relao ao mtodo de refrigerao e grau de proteo. Desta forma, a configurao do motor pode ser definida de forma a melhor se adequar s condies de operao e do ambiente. Os motores com tamanhos de carcaa IEC 280 a 560 so fabricados com carcaa de ferro fundido ou em chapas de ao soldadas. Nos tamanhos IEC 630 e acima, as carcaas so fabricadas em chapas de ao soldadas. Principais caractersticas construtivas: Grau de proteo IP23, IP24(W), IP55(W), IP56(W), IP65(W) g Rotor Gaiola Anis (bobinado) Porta-escovas fixo ou motorizado g Mancais Deslizamento lubrificado a leo (com labirinto taconite) Rolamento lubrificado a graxa (com labirinto taconite), a leo ou sistema oil mist.
g

Vantagens na utilizao dos motores da linha M. Rendimento elevado g Baixo nvel de rudo g Manuteno simples e reduzida g Flexibilidade para atendimento de intercambiabilidade com motores existentes.
g

Potncias at 50.000 kW Tenses de 220 a 13.800 V Rotao de 3.600 a 300 rpm

Nomenclatura
M
LINHA DO MOTOR M - Linha Master TIPO DO ROTOR G - Gaiola A - Anis (bobinado) SISTEMA DE REFRIGERAO A - Aberto auto-ventilado - IP23W P - Aberto auto-ventilado - IP24W D - Auto-ventilado, entrada e sada de ar por dutos T - Ventilao forada, entrada e sada de ar por dutos V - Ventilao forada, ventilao em cima do motor e sada por dutos F - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar em cima do motor R - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar em volta do motor I - Ventilao forada no circuito interno e externo de ar, trocador de calor ar-ar W - Trocador de calor ar-gua L - Trocador de calor ar-gua, ventilao forada no circuito interno de ar CARCAA ABNT / IEC (280 a 1800) FURAO DOS PS ABNT / IEC (S, M, L, A, B, C, D, E)

560

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Refrigerao
Os motores linha M oferecem sistemas de refrigerao, que variam de acordo com o tipo de mquina a ser acionada, aplicao e ambiente onde sero instalados.

g g g g g

Totalmente fechado Trocador de calor ar-ar IC 0611 IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGF, MAF

g g g g g

Totalmente fechado Trocador de calor ar-gua IC 37A81(W) IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGW, MAW

g g g g g g

Totalmente fechado Ventilao independente Trocador de calor ar-gua IC 37A86(W) IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGL, MAL

g g g g g g

Totalmente fechado Ventilao independente Trocador de calor ar-ar IC 0666 IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGI, MAI

g g g g g

Totalmente fechado Auto-ventilado por dutos IC 31 IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGD, MAD

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Refrigerao
g g

g g g

Totalmente fechado Ventilao independente por dutos IC 37 IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) MGT, MAT

g g g g

Aberto (Auto-ventilado) IC 01 IP23 - IP24(W) MGA, MAA

g g g g

Aberto (Auto-ventilado) IC 01 IP23 - IP24(W) MGP, MAP

g g g g g g

Aberto Ventilao independente IC 06 IP23 sem dutos IP24(W) com dutos MGV, MAV

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Fabricao
Carcaa Fabricada em chapa de ao soldado ou em ferro fundido, o componente estrutural do motor, alojando, suportando e protegendo a parte magntica ativa do motor. De construo robusta proporciona excelente rigidez ao motor e baixos nveis de vibrao.

Carcaa

Estator a parte ativa magntica esttica do motor. constitudo por um ncleo prensado de lminas de chapas de ao e onde, em suas ranhuras, as bobinas que formam o enrolamento do estator, so alojadas. O ncleo do estator montado diretamente na carcaa.

Usinagem

Bobinagem O processo de bobinagem adotado pela WEG especialmente projetado e especificado para a tenso e a aplicao a que o motor se destina. As bobinas dos motores de baixa e alta tenso so confeccionadas com fio de cobre retangular, pr-formadas e completamente isoladas com fita porosa de mica. Tambm so utilizadas no processo de bobinagem, fitas condutoras e semicondutoras, que envolvem as bobinas, garantindo a sua resistividade.

Bobinagem

Rotor

Rotor o componente rotativo do motor eltrico. Basicamente composto pelo eixo e por um ncleo prensado de chapas de ao. Nas ranhuras do ncleo montada a gaiola ou so alojadas as bobinas do rotor, no caso dos motores de anis. A gaiola pode ser de alumnio injetado ou fabricada em cobre ou lato. O dimensionamento do rotor feito considerando-se o conjugado exigido na partida e as condies de operao do motor. Na fabricao do eixo so utilizados os materiais ABNT 1040/45, 1524 ou 4140H tratados termicamente. Sistema de isolamento O sistema de isolamento WEG MICATHERM baseado no processo Vacuum Pressure Impregnation (VPI), desenvolvido em conjunto com os mais renomados fornecedores de materiais isolantes em todo o mundo. Utilizando resinas epxi especiais, este sistema garante a perfeita isolao da bobinagem dos motores em um processo com completa iseno de emisso de gases nocivos atmosfera. O processo VPI por muitos anos tem mostrado sua eficincia e confiabilidade em mquinas eltricas girantes nas mais variadas aplicaes. O sistema de isolamento aplicado em mquinas de baixa e alta tenso que utilizam bobinas pr-formadas com tenso de 380 a 15.000 V.

Impregnao a vcuo (VPI)

Balanceamento A WEG possui equipamentos que permitem realizar o balanceamento em at 3.600 rpm. Balanceadores computadorizados, permitem o balanceamento acurado dos rotores. Como consequncia, os motores WEG apresentam nveis de vibrao muito reduzidos. O balanceamento padro feito em dois planos, porm a WEG pode efetuar balanceamento em trs planos, quando necessrio ou quando especificado pelo cliente.

Balanceamento

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Aplicaes
Motores de gaiola Devido a versatilidade de projeto e excelentes condies de operao, os motores da linha M so utilizados nos mais diversos segmentos da indstria, para acionamento de mquinas ou equipamentos que requeiram torque varivel ou constante tais como ventiladores, bombas, trituradores, correias transportadoras, compressores, laminadores, misturadores e outros. Motores de anis Os motores de anis so normalmente aplicados em cargas que possuem elevada inrcia ou alto conjugado resistente na partida. Tambm so utilizados quando h limitaes de corrente de partida no sistema de alimentao. So utilizados para acionamento de cargas como: moinhos de bolas, moinhos de cimento, ventiladores, exaustores, laminadores e picadores, aplicados na indstria de cimento, minerao, siderurgia entre outras. Podem ser fornecidos com porta-escovas levantveis (motorizado) ou porta-escovas fixos, conforme a exigncia da carga ou de operao. Os motores de anis com porta-escovas levantvel (motorizado) apresentam vantagens importantes em termos de manuteno, pois permitem que as escovas permaneam em contato com os anis coletores somente durante a partida, minimizando o desgaste das escovas e anis coletores, aumentando assim o intervalo de manuteno. Motores verticais Os motores da linha M com construo vertical so projetados e fabricados para atender as solicitaes dos clientes para aplicaes em bombas, britadores, misturadores e outros. Podem ser fornecidos com mancais de rolamentos de esferas, rolos ou de contato angular, lubrificados graxa ou leo. Dependendo da aplicao, notadamente quando sujeitos a altas cargas de empuxo axial, podem ser fabricados com mancais de rolamentos lubrificados a leo ou mancais de deslizamento. Motores para atmosferas explosivas Para as aplicaes em atmosferas explosivas a WEG fabrica motores com caractersticas de segurana especficas, aptos a operar em locais onde produtos inflamveis so manuseados, processados ou armazenados, preservando a vida humana e garantindo a manuteno do patrimnio. Os motores da linha M com tipo de proteo Ex-e (segurana aumentada), Ex-n (no-acendvel) e proteo Ex-p (pressurizado), atendem as exigncias das normas nacionais e internacionais, sendo testados e aprovados por rgos certificadores reconhecidos mundialmente.

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Exemplos de Aplicaes

Fornecimento: 9.900 HP, 13.200 V, 8 polos, carcaa 900 Aplicao: Ventiladores

Fornecimentos: 9.000 kW, 6.600 V, 8 polos, carcaa 900 Aplicao: Exaustor

Fornecimento: 2.000 kW, 11.000 V, 4 polos, carcaa 560 Aplicao: Bombas de gua

Fornecimento: 6.500 kW, 11.000 V, 6 polos, carcaa 900 Aplicao: Moinhos de bolas

Fornecimento: 1.250 cv, 4.160 V, 6 polos, carcaa 560 Aplicao: Bomba

Fornecimento: 12.000 kW, 6.000 V, 4 polos, carcaa 800 Aplicao: Compressor centrfugo

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Acessrios e Especialidades
Os motores linha M podem ser fornecidos com os acessrios e especialidades listados a seguir, conforme solicitao do cliente. Na especificao do motor importante informar WEG os acessrios e especialidades que deseja incluir no motor.

Acessrios g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos enrolamentos do estator g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos mancais g Sensores de temperatura tipo termopares e termistores g Resistncia de aquecimento (para desumidificao) g Escova para aterramento do eixo em todos os motores acionados por inversor de frequncia ou quando solicitado pelo cliente g Sistema motorizado de levantamento de escovas g Sensores de vibrao g Acessrios para mancais Termmetro Termmetro para leo Fluxostato para leo Unidade hidrulica para lubrificao e refrigerao do leo Sistema para injeo de leo sob presso para partida e parada do motor (Hydrostatic Jacking) g Capacitores para correo do fator de potncia ou proteo contra surtos de tenso g Para-raios para proteo contra surtos de tenso g Transformadores de corrente (TC) para medio ou proteo diferencial g Sensores de temperatura para entrada e sada de ar (ventilao) g Termmetro para ar (ventilao) g Indicadores de posio ou velocidade (encoder ou tacogerador) g Acessrios para trocador de calor ar-gua Fluxostato para gua Visor de fluxo de gua Termmetro para gua Sensor de vazamento de gua g Placa para ancoragem e chumbadores g Atenuador de rudo g Catraca de no reverso de rotao g Sobre-base g Outros acessrios sob consulta

Especialidades g Forma construtiva g Pintura especial g Isolamento classe H g Nvel de vibrao reduzido g Nvel de rudo reduzido g Grau de proteo IP56 / IP56W / IP65 e IP66W g Mancais hidrodinmicos g Mancais de rolamento lubrificados a leo g Previso de lubrificao de mancais por nvoa de leo (Oil-Mist) g Eixo especial: Ponta de eixo cnica Dupla ponta de eixo Eixo oco Eixo com gola Material diferente do padro g Material da gaiola do rotor Cobre Lato g Caixa de ligao principal modificada g Caixa de ligao principal adicional g Caixa de ligao adicional para neutro ou acessrios g Motores para rea de riscos Ex-n (No-acendvel) Ex-e (Segurana aumentada) Ex-p (Pressurizado)

Termmetro

Pt-100 no mancal

Eixo cnico labirinto taconite

Mancal hidrodinmico

Sistema de pressurizao para rea classificada

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Laboratrio de Ensaios
Os motores WEG so ensaiados de acordo com as normas NBR 5383, IEC 60034, NEMA MG 1 e API em moderno laboratrio. Capacitado para testar motores de baixa e alta tenso com potncia de at 20.000 kVA e tenses at 15.000 V, o laboratrio de ensaios WEG possui controles de alta preciso e sistemas de monitoramento dos ensaios totalmente informatizados. Os ensaios so divididos em trs categorias: ensaios de rotina, tipo e especial. Os ensaios de rotina so realizados em todos os motores. Alm dos ensaios de rotina, os ensaios de tipo e especiais so normalmente realizados em um de uma srie de motores iguais ou por solicitao do cliente.

Ensaios de rotina g Medio da resistncia hmica a frio g Ensaio a vazio g Ensaio de rotor bloqueado g Teste de tenso aplicada g Medio da resistncia de isolamento

Ensaios de tipo Todos os ensaios de rotina g Medio da vibrao a frio g Medio do conjugado mximo g Ensaio de elevao de temperatura g Ensaio em carga com tenso constante
g

Ensaios especiais Medio do nvel de rudo g Medio da tenso do eixo g Ensaio de sobrevelocidade g Ensaio de vibrao g Levantamento de curvas
g

Surge test

Laboratrio de teste

Sala de controle

10

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

www.weg.net

Assistncia Tcnica
A WEG disponibiliza para seus clientes servios de assistncia tcnica, responsveis por todo o suporte psvenda. Fazem parte destes servios o atendimento de consultas em geral e atendimento em campo, incluindo diagnstico, comissionamento de mquinas e planto 24h. Disponibiliza ainda sua rede de assistncia tcnica autorizada, presente em todo o Brasil e no mundo. Os manuais fornecidos junto com os equipamentos, proporcionam informaes rpidas e precisas relativas a instrues de segurana, instalao e manuteno. A assistncia tcnica dispe de uma equipe treinada e experiente, apta as mais diversas situaes de campo e suporte remoto, utilizando equipamentos de ltima gerao, trazendo confiabilidade aos resultados.

Servios
A WEG, lder no mercado de motores e geradores, oferece tambm servios de reviso, recuperao e repotenciao em mquinas eltricas de mdio e grande porte executado na fbrica ou no campo, inclusive de outras marcas, conforme segue:
g g

g g

Motores e geradores de corrente contnua at 10.000 kW; Motores de induo trifsicos (gaiola ou anis) at 50.000 kW (baixa, mdia e alta tenso); Motores sncronos (com ou sem escovas) at 50.000 kW (baixa, mdia e alta tenso); Turbogeradores at 62.500 kVA; Hidrogeradores at 25.000 kVA.

Quando executa servios de reparos, a WEG predispe da mesma tecnologia e processos utilizados na fabricao de mquinas novas.

Partes e Peas
Para o pronto atendimento ao cliente como tambm a rede de assistncia tcnica, a WEG possui uma equipe de vendas de partes e peas atendendo todo o Brasil, como tambm o mercado externo.

Motores de Induo Trifsicos - Linha M

11

WEG Equipamentos Eltricos S.A. Jaragu do Sul - SC Fone (47) 3276-4000 - Fax (47) 3276-4030 So Bernardo do Campo - SP Fone (11) 2191-6800 - Fax (11) 2191-6849 energia@weg.net www.weg.net www.youtube.com/wegvideos @weg_wr

Cd: 50009359 | Rev: 16 | Data (m/a): 07/2011 - Sujeito a alteraes sem aviso prvio. As informaes contidas so valores de referncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen