Sie sind auf Seite 1von 27

Dicas de Contabilidade 2011

Contedo
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Introduo ............................................................................................................................. 2 O que contabilizar?............................................................................................................. 2 Cdigos de contas ................................................................................................................. 3 Como registar nas contas? .................................................................................................... 5 Contas comeadas por 6, 7 ou 8. .......................................................................................... 7 Contas comeadas por 1, 2, 3, 4 e 5...................................................................................... 9 Formas de apresentar os movimentos................................................................................ 14 Exemplos de exerccios ....................................................................................................... 20 Os acrscimos e os diferimentos......................................................................................... 25 Notas finais ...................................................................................................................... 27

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 1

Dicas de Contabilidade 2011


1. Introduo
Devem considerar estas dicas no como o suficiente para conseguir aprender contabilidade mas, sim alguns atalhos que podero utilizar como complemento da aprendizagem. Os registos na contabilidade so um mundo sem fim. As dicas que aqui deixo servem apenas de base e no devem ser consideradas como regra estanque. Na contabilidade, tudo possvel: creditar contas que por natureza seriam s para debitar, fazer movimentos de correco fora das regras estipuladas, etc. Mas, para fazer os movimentos bsicos (que nos ensinam no 1 ano) estas dicas podero ajudar.

2. O que contabilizar?
Todos sabemos que quando abrimos uma actividade, uma empresa, temos de ter contabilidade para podermos obter mapas e listagens, sejam para apresentar Finanas para que consigam verificar os impostos que pagamos, sejam para apresentar no banco para saber se nos emprestam dinheiro, sejam para analisarmos e sabermos como est a sade da empresa. Esses mapas e listagens s so possveis de obter porque registmos num determinado local (programa, livro) todos os factos relacionados com a nossa actividade (ou quase todos!) Mas, para que todos saibam analisar os dados das actividades, esses registos tm regras e mapas iguais para todos. Conseguem compreender que, se cada entidade registasse os factos sua maneira, a confuso estaria instalada. Essas regras vm da Comunidade Europeia, so transpostas para o nosso pas pela CNC Comisso de Normalizao Contabilstica e chamamse SNC Sistema de Normalizao Contabilstica. a CNC que define os procedimentos a adoptar nas entidades que tenham contabilidade. Assim, um Francs consegue perceber as contas do Espanhol ou do Portugus e at do Americano. No vou debruar-me sobre normas ou sobre casos complicados. O meu objectivo ensinar a base da contabilizao e desenvolver os casos mais comuns. O resto, ficar para depois. Voltando ao registo dos factos relacionados com a nossa actividade, que factos afinal que precisamos de registar? Ora, todos os que digam respeito aos bens da empresa, ao seu patrimnio, aos seus direitos e obrigaes. O que se pretende que, no final, os nossos mapas sejam um espelho da nossa empresa. Ento contabilizar o qu? Registar factos da empresa num programa ou livro. Elaborado por Cristina Cardoso ( Verso 1.0) Pgina | 2

Dicas de Contabilidade 2011


Assim, acho que a melhor forma de ensinar comear pelo fim, pelo objectivo: obter mapas que demonstrem a verdadeira imagem da empresa: os seus bens, os seus direitos, as suas obrigaes e os seus resultados. Os mapas mais comuns e que vamos ouvir falar nesta unidade (e noutras unidades) o BALANO e A DEMONSTRAO DE RESULTADOS. Mas antes de passarmos aos mapas, vamos a:

3. Cdigos de contas
Para podermos contabilizar os factos, necessitamos de cdigos, algo que identifique cada facto de forma a podermos fazer o registo, seja em livro, seja em programa. E para que cada empresa no crie os seus cdigos prprios, colocando em causa a igualdade dos mapas entre as empresas, foi publicada a Portaria n. 1011/2009 de 9 de Setembro (que podemos utilizar em exames e P-Folios) que define os cdigos que poderemos utilizar para registar os factos das empresas. E agora, iremos chamar o nome correcto a esses cdigos: CONTAS. Poderemos observar vrias curiosidades nesses cdigos/contas, se olharmos para o quadro resumo da pgina 6149 dessa portaria (Peguem na portaria e acompanhem!): Esto formadas por grupos com uma conta-ttulo (1,2,3,4,5,6,7 e 8) e dentro de cada uma dessas contas-ttulo, existem outras contas em que o primeiro dgito sempre igual contattulo do mesmo grupo. Malta, s temos 8 grupos de contas para trabalhar! S!!! Poderemos observar que esses grupos tm ttulos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Meios Financeiros Lquidos Contas a receber e a pagar Inventrios e Activos Biolgicos Investimentos Capital, Reservas e Resultados transitados Gastos Rendimentos Resultados

Como exemplo, o grupo 1 chama-se Meios financeiros lquidos e contm s contas comeadas por 1.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 3

Dicas de Contabilidade 2011


Poderemos comparar cada grupo a uma famlia: a me que se chama 1 tem quatro filhas: a 11, 12,13 e 14. As contas com um s dgito so contas-me. H! Ento registamos os factos na me NO!!!! Coitada da me! Nada de registar em contas-me! O papel das contas-me dizer: registem abaixo sff, que eu criei uma filha para esse efeito!). As contas me servem de ttulo e para totalizarem os registos de cada filha! Se eu registo 100 numa filha A da conta me 1 e 50 numa filha B da conta me 1, a conta me 1 soma 150 (soma das filhas). Ok, ento se no posso fazer registos em contas com um dgito, fao ento na 11 ou na 12 ou na 13 ou na 13. Espera! Vamos ver primeiro se alguma das filhas decidiu ser me tambm! Vamos ver o quadro das contas completo! Na pgina 6150 da Portaria:

Sim, v-se a conta me 1 Meios Financeiros lquidos e as filhas 11, 12, 13 e 14.epamas a 14 desdobra-se em 141 e 1411. Como ? Facil! Se as contas ainda tm mais filhas por baixo, ento registamos nas filhas sempre! Ou seja:

Se precisarmos de fazer um registo na conta 11, podemos faze-lo porque a conta 11 no tem mais contas associadas (contas comeadas por 11) mas, se quisermos fazer um registo na conta 14, no podemos porque ela vai dizer registem abaixo sff, que eu criei uma filha para esse efeito!

Ora, no caso, se pretendermos registar na 14 um Derivado (que nem me vou dar ao trabalho de explicar o que ), optamos pela 141, mas, como a conta 141 tambm tem filhas, ento s poderemos escolher a 1411 ou 1412 para registar.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 4

Dicas de Contabilidade 2011


E agora poderemos deixar as mes e as filhas e comear a chamar Contas e subcontas! Ou seja, as contas-me que no podem ter registos so as contas, e, as contas filhas so as subcontas, ok? Outro exemplo: preciso de fazer um registo na conta 6 e o cdigo de contas mostra que a conta 6 desdobra-se em (s parte da 6):

Quer dizer que terei de escolher sempre uma conta filha. Vou pensar: Que tipo de registo ? Electricidade? Ento 6241! Publicidade? Ento 6222. Terei sempre de escolher a subconta correspondente ao facto que quero registar mas, nunca registarei numa conta que serve de ttulo (conta me)!

4. Como registar nas contas?


Como j vimos, na contabilidade iremos registar factos em contas, mas como? Para explicar a movimentao vou comear pelo fim: o que queremos obter? Mapas para anlise. Ok! E o que que os mapas tm a ver com o registo nas contas? Porque vamos fazendo registos de entrada e sada nas contas e no final esses mapas vo s mostrar o saldo das contas! Saldo? Sim, o saldo a diferena entre as entradas e sadas de valores que registei nas contas.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 5

Dicas de Contabilidade 2011


Por exemplo: registei uma entrada na conta 11- Caixa no valor de 100 e depois registei uma sada de 25 na mesma conta 11-Caixa, logo, o meu saldo 100-25 = 75! E so esses 75 que vo aparecer nos mapas finais. Vou mostrar: Conta 11 Entrada de dinheiro 100

Sada de dinheiro 25 Saldo = 75

Saldo = entradas-sadas, ou seja, 100 25 = 75 E se agora eu dissesse para substituirmos a palavra entrada por DBITO e a palavra sada por CRDITO? Faria muita diferena? Nem por isso. Conta 11 Dbito 100

Crdito 25 Saldo = 75

Mas o que o DBITO E O CRDITO? Ser um tipo de registo nas contas, ora se regista a dbito, ora se regista a crdito. Mas uma coisa certa, para cada facto que eu registar, o valor que debitar em alguma conta terei de creditar noutra ou noutras e vice-versa. Ou seja para decorar que NO H DEBITO SEM CREDITO! Se vou debitar a conta 11 por 100, ento preciso de creditar outra ou outras conta(s) no valor de 100. Por outro lado, se resolver creditar uma conta por 200, ento preciso de debitar alguma(s) outra(s) conta(s) por 200. A regra TOTAL DOS REGISTOS A DBITO = TOTAL DOS REGISTOS A CRDITO Se esta regra no for cumprida, ento est tudo mal. Os registos esto errados. No precisaremos de definies de dbito ou crdito para trabalhar mas sim de perceber a sua utilidade e para isso vamos l para o fim: os mapas que queremos ter no final de cada ano. Ano? Sim, as contas das empresas so apresentadas anualmente, ou seja, vamos precisar de fazer os mapas pelo menos uma vez por ano. Obviamente que h gestores que pretendem analisar as contas mensalmente, por isso, emitimos os mapas sempre que preciso mas, as contas finais das empresas sero sempre anuais. Ento que mapas me interessam para perceber o registo nas contas? BALANO e A DEMONSTRAO DE RESULTADOS. Iremos comear com o mapa mais fcil: A DEMONSTRAO DE RESULTADOS.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 6

Dicas de Contabilidade 2011


5. Contas comeadas por 6, 7 ou 8.
Esse ttulo.Demonstrar resultados.demonstra resultados.RESULTADOS! Isso mesmo. Temos as empresas para qu? Para ter lucro, certo? Para ter resultados! Ento esse mapa s vai demonstrar como se chegou ao resultado. No vai mostrar as dvidas da empresa, o dinheiro e os bens que tem, nada! S mostra RESULTADOS. O modelo deste mapa tambm faz parte da legislao que podemos levar para os Exames/PFolios. Trata-se da Portaria n. 986/2009 de 7 de Setembro. Na pgina 6008 encontramos o modelo:

Ento: Na Demonstrao de Resultados s colocaremos saldos das contas de resultados, ou seja, as contas 6,7 e 8! 6. Gastos 7. Rendimentos 8. Resultados

Ento o resultado ser contas 7 6 = 8! Sim, Rendimentos menos os gastos igual ao resultado!

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 7

Dicas de Contabilidade 2011


Se os Rendimentos forem maiores que os gastos, ento tenho LUCRO Se os Rendimentos forem menores que os gastos, ento tenho PREJUZO! Se estivermos um pouco atentos ao mapa, at reparamos que as contas 7 apresentam-se com o sinal + e as contas 6 com o sinal -. Grande ajuda esta Em caso de dvida, no exame poderemos consultar esta demonstrao e verificar se no nos enganmos no raciocnio. Como ser fcil de prever, no final de cada ano as empresas colocam os saldos de cada uma das contas nesta demonstrao e assim podem verificar os seus resultados antes mesmo de fazer o lanamento de apuramento de resultados (que explicarei mais tarde). Ento tudo o que registar nas contas 7 rendimento, ok. Mas registado a dbito ou crdito? QUALQUER AUMENTO NUMA CONTA 7 REGISTADO A CRDITO. Por excluso de partes, as diminuies so registadas a dbito! Contas 7 Dbito Diminuies

Crdito Aumentos

QUALQUER AUMENTO NUMA CONTA 6 REGISTADO A DBITO. Por excluso de partes, as diminuies so registadas a crdito! Contas 6 Dbito Aumentos

Crdito Diminuies

Um exemplo: Gastei 50 em electricidade. Hummisto aumenta os gastos na empresa vou aumentar os gastos, logo, vou aumentar a conta 6, ento para registar a dbito! Outro exemplo: Vendi 20 de mercadorias. H! Vou aumentar as minhas vendas, os meus rendimentos! Ento conta 7! Aumentar uma conta 7? Ento para creditar! Se, depois de registar a venda, o cliente me devolvesse as peas que teria de diminuir a venda, logo, debitar.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 8

Dicas de Contabilidade 2011

7 6

AUMENTA

CRDITO DBITO

AUMENTA

Lucro ou Prejuzo

8
Resumo: se sempre! Contas comeadas por 6: so sempre gastos e em 99% dos casos debitam-se sempre Contas comeadas por 7: so sempre rendimentos em 99% dos casos creditam sempre. creditam-se

6. Contas comeadas por 1 2, 3, 4 e 5. 1,


Se a Demonstrao de Resultados s contempla as 6, 7 e 8, ento o resto vai resto, para o BALANO! Poderemos encontrar o modelo do ontrar Balano na mesma portaria da Demonstrao de Resultados: Portaria n. 986/2009, na pgina 6007. Como ser compreensvel, se um mapa s contempla as restantes contas, esse mapa tantes ser um pouco mais complexo. Mas, com calma chegamos l: O Mapa Balano est dividido em 3 grupos de contas: As contas do ACTIVO, as contas do , PASSIVO e as contas dos CAPITAIS PRPRIOS.

Elaborado por Cristina Cardoso oso

( Verso 1.0)

Pgina | 9

Dicas de Contabilidade 2011


Um dos conceitos que teremos de aprender : ACTIVO Um activo um recurso: a) Controlado por uma entidade como resultado de acontecimentos passados; e b) Do qual se espera que fluam benefcios econmicos futuros para a entidade.

D para perceber? Confuso.Um recursocontrolado pela empresaque resultou de um acontecimento passado e do qual se espera que fluam benefcios econmicos futuros. Bem, por exemplo, este ano comprei uma mquina para o sector produtivo da minha empresa. E isso resultou de acontecimentos passados: eu de facto decidi investir numa mquina antes de a comprar! Por outro lado, se a comprei, minha e controlada por mim e realmente espero ter benefcios futuros com a mquina: irei usa-la na minha produo, logo vou vender mais.e quando no a utilizar mais at a vendo! Sim, definitivamente, a compra da minha mquina um ACTIVO! Este exemplo para perceberem que um INVESTIMENTO UM ACTIVO! Qual o grupo de contas de investimento? 4! REGRA: AS CONTAS 4 INVESTIMENTO SO ACTIVO.

Se continuarmos a histria, tambm podemos concluir que as mercadorias que compramos para vender, tambm so activo! (no vou repetir a histria que decidi comprar, etc., etc.) REGRA: AS CONTAS 3 INVENTRIOS SO ACTIVO

Estendendo a histria a outras contas: REGRA: AS CONTAS 1 MEIOS FINANCEIROS LIQUIDOS SO ACTIVO.

Sobram as contas 2 e 5: Contas 2- CONTAS A RECEBER E A PAGAR Este grupo de contas ser o nico a desmembrar: 2 - CONTAS A RECEBER SO ACTIVO 2 - CONTAS A PAGAR SO PASSIVO

A definio de Passivo tambm das que precisamos perceber: PASSIVO Um passivo uma obrigao presente da entidade, proveniente de acontecimentos passados, cuja liquidao se espera que resulte num exfluxo de recursos da entidade que incorporam benefcios econmicos. Elaborado por Cristina Cardoso ( Verso 1.0) Pgina | 10

Dicas de Contabilidade 2011


O nosso exemplo: O investimento que fiz ao comprar a mquina, gerou na altura uma dvida ao fornecedor da mquina que, irei pagar mais tarde. Hum.temos o acontecimento passado (pois comprei a mquina) fiquei com uma obrigao e espero liquidar a dvida mais tarde o que ir originar uma sada (exfluxo!) de dinheiro das minhas contas bancrias. De facto, a minha dvida um PASSIVO! Por fim, as contas 5: So as contas do CAPITAL PRPRIO So os recursos originrios dos scios da entidade, ou, decorrentes das suas operaes. Corresponde ao patrimnio lquido. Bah! Confuso!!! mais fcil perceber: entre outras coisas, onde est registado o Capital inicial para constituio da empresa bem como os resultados acumulados dos anos anteriores. Onde esto os resultados da empresa? H! Apurei-os na Demonstrao de Resultados, esto na 8! Ok. Lembremo-nos que a 8 no desapareceu. Ser mais fcil ainda perceber:

ACTIVO = PASSIVO + CAPITAL PRPRIO


OU

CAPITAL PRPRIO = ACTIVO - PASSIVO


Vemos ento que todas as restantes contas 1,2,3,4 e 5 vo para o BALANO e distribuem-se entre ACTIVO, PASSIVO E CAPITAL PRPRIO. E a movimentao, ou seja, o registo do dbito e crdito como ? Regra: As contas do ACTIVO DEBITAM-SE PELOS AUMENTOS e por excluso de partes, creditam-se pelas diminuies As contas do PASSIVO E CAPITAL PROPRIO CREDITAM-SE PELOS AUMENTOS e debitam-se pelas diminuies.

Em esquema:

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 11

Dicas de Contabilidade 2011

ACTIVO
CAPITAL PROPRIO

AUMENTA

DBITO

AUMENTA

CRDITO

PASSIVO

AUMENTA

CRDITO

Agora que j explormos as regras de movimentao de todas as contas, poderemos fazer um quadro resumo:

As que entram no BALANO (1,2,3,4 e 5):

Elaborado por Cristina Cardoso oso

( Verso 1.0)

Pgina | 12

Dicas de Contabilidade 2011


E as que entram na DEMONSTRAO DE RESULTADOS (6, 7 e 8):

Sendo:

De propsito, no inclu a 8 no Balano. Na realidade, ela entra em ambos os mapas mas, quando fizermos o apuramento de resultados e encerramento de contas iro perceber como ela se movimenta.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 13

Dicas de Contabilidade 2011


7. Formas de apresentar os movimentos
H muitas formas de demonstrar um registo na contabilidade. Tomando como exemplo o lanamento: O cliente pagou uma factura por transferncia bancria no valor de 100 No caso, precisamos de demonstrar uma entrada no banco e uma sada do cliente. Estamos a funcionar com contas do Activo (conta 1 e conta 2 clientes), e sabemos que as contas do activo debitam-se pelos aumentos e creditam-se pelas diminuies. O registo seria: DBITO NA CONTA 12- Depsitos Ordem no valor de 100 CRDITO NA CONTA 21 Clientes no valor de 100 Verificao: O total registado a dbito est igual ao total dos registos a crdito? Sim, debitei 100 e creditei 100, ento, no falta nada. Poderia apresentar este lanamento de vrias formas: D12..100 C21..100 Ou De 12..100 A 21100 Ou 12 A 21.100 Sendo sempre o DE a conta a debitar e o A a conta a creditar. No 1 Ano, ensinam-nos que o registo pode ser feito no Livro-Dirio ou no Livro-Razo. Sem me pronunciar acerca destes termos, apenas demonstro como se faz: Registo no Livro-Dirio: Data Dez Dez Operao Pagto. factura Pagto. factura Conta 12 21 Nome Depsitos ordem Clientes Valor Dbito Crdito 100,00 100,00

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 14

Dicas de Contabilidade 2011


Registo no Livro-Razo: So os chamados Ts. Tal como o nome indica, um T uma forma de separar os dbitos e crditos em cada conta. Nome da conta DBITOS CRDITOS

1) Coloca-se o nome da conta em cima do T. 2) Regista-se do lado esquerdo, o valor que queremos registar a dbito dessa conta e no lado direito, o valor que queremos registar a crdito dessa conta.

Conta ABC

DBITOS na conta ABC

CRDITOS na conta ABC

No princpio, poderemos habituar-nos a colocar a letra D e C em cada T at ficar automtico. O mesmo exemplo que referi do pagamento do cliente, em T seria apresentado assim:

Como poderemos verificar, teremos de criar um T para cada conta diferente que utilizarmos. A ttulo de informao, poderia tambm mostrar o movimento, indicando as contas que esto a ser utilizadas:

No exemplo, estou a mostrar no T da conta 12 que, debitei a debitei por 100 e que a contrapartida (para que os dbitos fiquem iguais aos crditos) foi um crdito (a) na conta 21. No T da conta 21 estou a indicar que a creditei por 100 e a sua contrapartida foi um dbito na conta 12 (de).

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 15

Dicas de Contabilidade 2011


Esta informao adicional poder ser muito til quando utilizamos o mesmo T para muitos movimentos, dado que precisamos sempre de saber qual foi a contrapartida de cada movimento. Imaginemos que seguidament tinha pago o valor de 75 de electricidade por cheque. seguidamente 1 Pensamento: se paguei, uma sada do banco, logo, crdito na conta banco no valor de 75 , 75 2 Pensamento: Preciso de um dbito para contrabalanar! Electricidade um custo, logo, GASTO, conta 6 6. Pegando no Livro-Dirio que j tnhamos comeado, vamos expressar o movimento: Data Dez Dez Dez Dez Operao Receb. Factura Receb. Factura Pagto. Electricidade lectricidade Pagto. Electricidade Conta 12 21 6241 12 Nome Depsitos ordem Clientes FSE: Electricidade Depsitos ordem Valor Dbito 100,00 75,00 175,00 75,00 175,00 Crdito 100,00

Total dos dbitos igual ao total dos crditos, como ditam as regras

O mesmo registo feito nos Ts que tambm j tnhamos, ser:

A informao a azul facultativa, mas ajuda a perceber cada um dos movimentos. Para ajudar, nformao tambm poderamos apresentar essa informao com um nmero de lanamento:

Elaborado por Cristina Cardoso oso

( Verso 1.0)

Pgina | 16

Dicas de Contabilidade 2011


1) Recebimento do cliente no valor de 100. Vamos colocar uma informao adicional: A conta clientes j tinha um saldo devedor de 200 anterior ao pagamento do cliente e o banco estava com um saldo positivo de 500. A conta de Resultados Transitados tinha um saldo credor no valor de 700. 2) Pagamento da electricidade no valor de 75

Saldo inicial:

(1)

12- Depsitos Ordem 500 75 100

(2)

Saldo inicial:

21 - Clientes 200 100

(1)

(2)

6241 - Electricidade 75

E se agora quisssemos saber o saldo de cada conta? Fcil:

Saldo = dbitos - crditos


Ento, o saldo da conta 12-Depsitos Ordem : 500+100-75 = 525 devedor porque o dbito maior. Saldo da conta 21 clientes, seria 100 devedor (200-100) Saldo da conta 6241 seria: 75 devedor O saldo da conta 56 apresentava o valor de 700 credor E se nos pedissem onde colocaramos estes valores nos mapas Balano e DR? Ora, temos saldos nas contas 12, 21, 56 e 6241 (contas 1, 2, 5 e 6 relembrem l atrs!). Contas 12 iria para o ACTIVO (Balano) no valor do seu saldo: 525 Conta 21 Como uma dvida minha empresa, ento ACTIVO (Balano) no valor do saldo 100. Conta 56: uma conta 5, logo, do Capital Prprio (Balano). Conta 62: um gasto para a Demonstrao de Resultados no valor de 75 (que o saldo). Se acharam aqui confuso, voltem l atrs parte das contas que entram em cada mapa. E como ficaria garantido que o ACTIVO = PASSIVO+CAPITAIS PRPRIOS no Balano? 1) Se eu fizesse o apuramento de resultados ( anular saldos das 6 e 7 por contrapartida da 81)

Transferia o saldo das minhas contas 6 (neste caso s temos 1) para a conta de Resultados.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 17

Dicas de Contabilidade 2011


Como o saldo da 6 estava devedor (a dbito), terei de o creditar para o transferir. Debitava a conta de resultados (Se em cima creditei, preciso de um debito). As minhas contas 6 ficariam a zeros e a conta 81 mostrava o resultado: um prejuzo no valor de 75.

Claro que se tivesse feito movimentos nas contas 7 de valor superior a 75, o resultado seria positivo. Mas, no momento, fazemos de conta que a empresa apenas fez aqueles 2 movimentos e nem sequer tinha Capital inicial .

Depois de fazermos a Demonstrao de Resultados, passvamos para o Balano:

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 18

Dicas de Contabilidade 2011

E agora, se nos pedissem para fazer o balancete destes saldos? Balancete? Sim. Balancete.balanar.Debito = Credito. BALANCETE CONTAS 12 21 56 62 DESIGNAO Depsitos Ordem Clientes Res. Transitados FSE Movimento Dbito Crdito 600,00 75,00 200,00 100,00 700,00 75,00 Saldo Dbito 525,00 100,00 75,00 Crdito

700,00

875,00

875,00

700,00

700,00

L esto os saldos que vo para os mapas!

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 19

Dicas de Contabilidade 2011


8. Exemplos de exerccios
1) Vendi a pronto 10 de produtos da minha loja. O cliente pagou em dinheiro. A palavra PAGOU resolve logo metade do meu lanamento: A palavra do grupo de contas 1 - Meios financeiros lembra dinheiro, no? Como estamos a falar de empresas, ento, os factos que provavelmente irei registar neste grupo sero relacionados com entradas e sadas de dinheiro. So os meios financeiros que a empresa ter. H! Gosto deste grupo! Se registar muitos DEBITOS neste grupo sinal que est a entrar muito dinheiro na minha empresa! ptimo! No irei gostar muito de registar CRDITOS neste grupo pagamentos. , sinal que ando a fazer muitos

GOSTO DE DEBITAR CONTAS COMEADAS POR 1! SO ENTRADAS!

NO GOSTO DE CREDITAR CONTAS COMEADAS POR 1! SO SADAS!

Ento, se o exerccio diz que o cliente PAGOU em dinheiro ento eu recebi! Ok, j sei o dbito! entrada em Caixa dbito de Caixa! Agora terei de descobrir o crdito para contrabalanar: Se vendi, ento gerei um rendimento para a minha empresa, uma 7! Vou creditar a 7. At porque as 7 creditam-se pelos aumentos e eu estou a aumentar os meus rendimentos. Em T: 11 - Caixa 10 71 - Vendas 10

Em Dirio: Data Operao Conta 11 71 Caixa Vendas Nome Valor Dbito 10,00 Crdito 10,00

00-00-00 Venda n 1 00-00-00 Venda n 1

Agora com a variante do IVA: Elaborado por Cristina Cardoso ( Verso 1.0) Pgina | 20

Dicas de Contabilidade 2011


2) Vendi a pronto 10 de produtos da minha loja ao qual acresce o IVA taxa de 23%. O cliente pagou em dinheiro. Este exemplo igual ao anterior mas acresce o IVA. Teremos sempre um recebimento por caixa e um rendimento mas, com que valores? A venda de 10 mas acresce 23% de IVA, logo 10,00 x 23% = 2,30 (valor do IVA) . logo: o O cliente pagar 10,00+2,30 = 12,30, logo vamos receber 12,30. Dbito de caixa de 12,30 O valor do IVA 2,30 O rendimento continua a ser de 10 porque o IVA um imposto que a empresa recebe do 10 cliente e que ter de entregar ao Estado. Sendo o IVA um imposto que o cliente pagou e que a empresa ter de entregar ao Estado, esto no ser gasto da empresa. No poder ser uma conta 6 mas sim, uma conta corrente com o Estado que reflecte os valores a receber e a pagar do Estado. Digamos que a empresa um mero intermedirio que entrega ao Estado o IVA que empresa facturou aos seus clientes, deduzindo o IVA das facturas que recebeu dos seus fornecedores. s Assim, o IVA registado numa conta 243 que reflectir os valores a pagar e/ou a receber do Estado. No caso, o IVA para entregar ao Estado, logo ser registado a crdito d 2433 IVA so, da liquidado. Regra. Todas as facturas emitidas aos clientes tero IVA a liquidar ao Estado ou seja, o valor Estado, do IVA sempre registado a c crdito em IVA LIQUIDADO. Voltando ao nosso exemplo, o registo em Dirio seria: lo, Data Operao Conta 11 71 2433 Nome Caixa Vendas IVA Liquidado Valor Dbito 12,30 Crdito 10,00 2,30 12,30 12,30

00-00-00 Venda n 1 00-00-00 Venda n 1 00-00-00 Venda n 1

Total dos dbitos igual ao total dos crditos, como ditam as regras Em Ts seria: 11 - Caixa 12,30 71 - Vendas 10,00 2433 - IVA Liquidado 2,30

Elaborado por Cristina Cardoso oso

( Verso 1.0)

Pgina | 21

Dicas de Contabilidade 2011


3) Vendi a pronto 10 de produtos da minha loja com IVA includo taxa de 23%. O cliente pagou em dinheiro. Neste caso, indica-se que os 10 j incluem o IVA. Ou seja, os 10 contm o valor do meu rendimento (no caso rdito) e o IVA. Temos de os separar. Como valor achar o valor do IVA? 2 Formas: 1) 10,00/123%= valor do rendimento Valor do rendimento x 23% = valor do IVA 10,00 / 123% = 8,13 - o valor do rendimento ( venda) conta 71 8,13 x 23% = 1,87 - ser o valor do IVA a liquidar ao Estado conta 2433. 2) Outra forma regra de 3 simples: Se 10 .123% X 100% para sabermos o valor do rendimento. X x 23% ser o valor do IVA O recebimento 10.

Registo no dirio: Data Operao Conta 11 71 2433 Nome Caixa Vendas Iva Liquidado Valor Dbito 10,00 Crdito 8,13 1,87 10,00 Registo nos Ts: 11 - Caixa 10,00 71 - Vendas 8,13 2433 - IVA Liquidado 1,87 10,00

00-00-00 Venda n 1 00-00-00 Venda n 1 00-00-00 Venda n 1

Verificar sempre se os totais dos dbitos esto iguais aos totais registados a crdito. Nota: em caso de dvida, preencher os Ts com os valores bvios: entrada em caixa dbito na conta caixa. Verificar depois o que tm de creditar para fique dbito = crdito. Se em vez de pagar a pronto, pagasse mais tarde, substitumos a conta 11-Caixa por 21Clientes

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 22

Dicas de Contabilidade 2011


4) Comprei 500 de mercadoria ao fornecedor XPTO que tenciono pagar dentro de 30 dias. A factura chegou acrescida de IVA no valor de 115. No caso, estou a comprar mercadorias para depois vender. O registo a efectuar quando compramos mercadorias : Dbito da conta 31 Compras Regra: Se compramos para vender, ento utilizamos a conta 31 Compras. Mas, no vou j pagar a factura. Venderam-me a crdito, logo, no poderei movimentar Caixa ou Banco mas, registo a factura numa conta corrente em nome do fornecedor de modo a que consiga controlar as minhas dvidas. uma obrigao, logo ser um Passivo, conta 2 que se credita para aumentar. Tambm informam que a factura tem IVA no valor de 115. Ser um IVA que poderei deduzir ao pagamento do IVA que tiver de efectuar. IVA liquidado - IVA dedutvel = IVA a pagar ou a receber. Regra. Todas as facturas recebidas dos fornecedores que tenham IVA para deduzir, o valor do IVA sempre registado em IVA DEDUTIVEL. Assim, os movimentos a efectuar so: 31 - Compras 500,00 22 - Fornecedores 615,00 2432 - IVA dedutvel 115,00

Verificar se o total dos dbitos = ao total dos crditos. Em relao valorimetria de existncias: Se o inventrio permanente indica que cada vez que movimentamos o nosso armazm temos de efectuar movimentos contabilsticos. Vamos pensar: onde irei colocar fisicamente as mercadorias depois de as comprar? Num armazm para mais tarde vender. Vamos dar um nome ao nosso armazm: Armazm 32. Ento, no caso, comprei e registei na conta 31. Irei agora transferir as compras que fiz para o meu armazm 32. 31 - Compras 500,00 500 32 Mercadorias 500

A conta compras fica anulada, passando o saldo das nossas mercadorias para conta 32 o nosso armazm.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 23

Dicas de Contabilidade 2011


S quando a mercadoria for vendida que terei de apurar o Custo das mercadorias vendidas. No faria sentido registar um rendimento e no ter o custo associado. Por isso, ao registar a venda, irei dar sada da mercadoria do armazm 32 (creditando) e debitar um gasto na 61. (Vejam os 2 critrios de valorimetria que existem nos apontamentos. No quero aqui aprofundar questes mas apenas dar dicas para conseguirem perceber os apontamentos que nos deram na UC.) Regressando ao assunto, quando chegasse a hora de pagar a factura do meu fornecedor, sairia dinheiro do banco (credito) e baixaramos a nossa dvida (debito da 221) 5) Comprei uma mquina para a fbrica no valor de 12.300 (j com IVA includo). Irei pagar dentro de 30 dias. As mquinas e equipamentos que no se destinam a venda e so para uso da empresa e que tenham uma durabilidade superior a um ano do registadas em Activo Fixo. So investimento. No seria justo comprarmos uma mquina e registar todo o custo no ano de aquisio. Imagine-se que a empresa no tinha tido grandes vendas. Ora, registar um gasto neste valor poderia provocar resultados negativos (prejuzo) na empresa. Assim, o gasto registado de acordo com a vida til da mquina e medida que a mquina vai depreciando. Assim, registamos nas contas 4 (no caso 43) o valor de compra da mquina e depois vamos registando a sua depreciao (gasto) de acordo com a sua vida til.

43 - Activo Fixo Tangvel 10.000,00

271 - Fornecedores de investimentos

12.300,00

2432 - IVA dedutvel 2.300,00

Como poderemos observar, j no vamos considerar a conta fornecedores, que deixamos para as aquisies relativas s compras de mercadorias e outros bens e servios de consumo. Utilizaremos a conta 271 Fornecedores de Investimento, porque estamos a efectuar um investimento (conta 4). O IVA tambm dedutvel, logo, registado na devida conta de IVA dedutvel. Para registar a depreciao anual da mquina (imaginemos que durasse 5 anos), registamos um gasto (conta 6) por crdito da 438 (depreciaes acumuladas).
64 - Gastos de depreciao 438 - Depreciaes acumuladas

2.000,00

2.000,00

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 24

Dicas de Contabilidade 2011


9. Os acrscimos e os diferimentos
SAI DO ANO O QUE NO DO ANO! ENTRA NO ANO O QUE DO ANO! No final de cada ano, as empresas tm de verificar se as contas desse ano esto completas, ou seja, se esto nas contas todos os rendimentos e gastos da empresa, as suas obrigaes, etc. O objectivo que o resultado de cada ano reflicta os factos ocorridos nesse ano e no esteja influenciado com valores de outros anos. O caso mais comum a renda que se costuma pagar em Dezembro e que diz respeito ao ms de Janeiro do ano seguinte. Tambm comum pagar-se um seguro que diz respeito a um perodo do ano e outro perodo do ano seguinte. Tambm comum receber-se a factura dos telefones em Janeiro do ano seguinte e no final de contas as chamadas foram efectuadas em Dezembro. Assim, teremos de ter o cuidado de verificar se todos os custos e proveitos do ano so efectivamente desse ano e verificar que haver custos para entrar no ano que estamos a encerrar. ACRSCIMOS: ENTRA NO ANO O QUE DO ANO! Acrscimos: Tal como o nome indica, vamos acrescer nas contas do ano o que falta no ano. O exemplo dos telefones cuja factura s chega em Janeiro. Imagine-se que esperamos uma factura de 50 + IVA em Janeiro relativa s chamadas de Dezembro. Se estamos a contabilizar em Dezembro, ento teremos de ACRESCER esse valor nas contas de Dezembro. Como? O nosso objectivo registar em Dezembro o gasto de 50 de telefones, logo, gasto = conta 6 e conta 6 para debitar pelos aumentos. Como ainda no temos a factura e nem pagmos, o nosso crdito s poder ser: 2722 Devedores e credores por acrscimo de gastos. Em relao ao IVA, no h qualquer registo a efectuar em Dezembro dado que o IVA s poder ser dedutvel quando recebermos a respectiva factura, em Dezembro.
6262 - Comunicao 2722 - Credores por acrscimos de gastos

50,00

50,00

Reparem que a prpria conta 2722 diz CREDORES POR ACRSCIMOS .: para creditar! E essa conta fica com o saldo credor espera que a factura chegue para anular o saldo, ou seja, quando fossemos contabilizar a factura em Janeiro, no poderamos registar novamente o gasto (que era de Dezembro). Registaramos a dbito da 2722 em vez da conta 6. Elaborado por Cristina Cardoso ( Verso 1.0) Pgina | 25

Dicas de Contabilidade 2011


E se detectssemos que faltava nas contas uma indemnizao de um seguro a nosso favor relativo a um sinistro que tinha ocorrido em Novembro? Iramos registar esse rendimento (conta 7 crdito) e debitaramos a conta 2721 Devedores por acrscimos de rendimentos. A conta diz: DEVEDORES POR ACRSCIMOS : para debitar! No precisamos de decorar mas pensar: Se vou registar (acrescer s contas) um gasto que s chega no ano seguinte, debito o gasto (6: dbito, lgico!). A contrapartida crdito! S poder ser a 2722 Credores por acrscimos. Se vou registar (acrescer s contas) um proveito (rendimento/rdito) que s chega no ano seguinte, credito o rendimento (7:credito, lgico!) e a contrapartida tem de ser um dbito! S poder ser a 2721 Devedores por acrscimos. ENTRA NO ANO O QUE DO ANO!

DIFERIMENTOS: SAI DO ANO O QUE NO DO ANO! Facto inverso quando chegam num determinado ano, documentos com gastos que se referem ao ano seguinte: Por exemplo: o pagamento do seguro em 01/09/2010 que se refere ao perodo de 1/09/2010 a 31/08/2011, no valor de 1.000. Como o nosso objectivo que no fique em gasto do ano o que no desse ano, ento teremos de separar os dois perodos: O que vai de 01/09/2010 at 31/12/2010 e o que vai de 01/01/2011 a 31/08/2011. fcil: vamos ver quantos dias (ou meses) do seguro se refere a 2010 e quantos dias (ou meses) do seguro se refere ao ano de 2011. Verificamos que temos 4 meses de 2010 e 8 meses de 2011. Dividimos os 1000 por 12 meses e multiplicamos por 4 e sabemos o valor do gasto de 2010. O resto, de 2011, ou seja, 8 meses. Registamos o gasto de 2010 e DIFERIMOS o valor para 2011. 6263 - Seguros 400,00 281 - Gastos a reconhecer 800,00
Contas 1 (Caixa ou Banco)

1.200,00

A prpria conta 281 chama-se: Gastos a reconhecer, logo, remete-nos para o pensamento: um gasto que s vou reconhecer no ano seguinte.

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 26

Dicas de Contabilidade 2011


No ano seguinte, a conta 281 apresentar um saldo de 800 que irei creditar por dbito da conta 6263 Seguros (gasto) para que o gasto seja reconhecido nesse ano (2011). O mesmo raciocnio para os rendimentos: se o rendimento se refere ao ano seguinte, ento no contabilizado em rendimentos mas sim em 282 Rendimentos a reconhecer. No ano seguinte que ser registado na 7.

ACRSCIMOS: ENTRA NO ANO O QUE DO ANO! DIFERIMENTOS: SAI DO ANO O QUE NO DO ANO!

10.

Notas finais

Propus-me elaborar estas dicas no intervalo de dias entre o 1 e 2 semestre (2010/2011). Infelizmente o 2 semestre j comeou e no poderei, por agora, continuar estas dicas. Falta explicar um processamento de salrios, o apuramento do IVA, o apuramento de resultados, o encerramento das contas e outros movimentos mais comuns. Fica a promessa que o farei mais tarde mas, para j, acho que se perceberem bem esta movimentao das contas e com a ajuda dos apontamentos que tm, chegaro l. De qualquer forma, em caso de dvida mandem e-mail criscard999@gmail.com colocando no assunto DICAS DE CONTABILIDADE para eu distinguir no meio de tantos e-emails. Agradeo que me avisem caso detectem alguma falha. No tive tempo de fazer uma reviso a este documento. Farei mais tarde e enviarei uma nova verso em caso de alteraes. S peo um favor: faam a UC!

Elaborado por Cristina Cardoso

( Verso 1.0)

Pgina | 27

Das könnte Ihnen auch gefallen