Sie sind auf Seite 1von 7

POLUIO ATMOSFRICA INDUSTRIAL - PERFIS TECNOLGICOS DE EQUIPAMENTOS DE CONTROLE

Capulli, Domenico Eng. Qumico Allevato, Monica Eng. Qumico Capmetal Ind. e Com. Ltda.

I) INTRODUO: A mobilizao mundial em torno da questo ambiental reflete a tomada de conscincia da sociedade a cerca da qualidade de vida no planeta. A presso exercida pelos grupos sociais reflete-se diretamente sobre aes tcnicas junto aos sistemas produtivos no sentido de alcanarmos uma atividade econmica sustentvel sob o ponto de vista da preservao do equilbrio ecolgico. A iniciativa do GAMAPAR (Grupo Avanado de Meio Ambiente do Paran) complementa o elenco de aes de conscientizao ambiental no sentido de universalizar as experincias acumuladas pelas empresas militantes no segmento de sistemas de controle antipoluente. Neste contexto a Capmetal Tecnologia em Controle Antipoluente Atmosfrico apresenta sua experincia e um breve perfil das tecnolgicas aplicveis no controle de emisses atmosfricas poluentes. II) ESPECIFICIDADES DOS POLUENTES ATMOSFRICOS De forma multi setorial a atividade Empresarial lana mo de processos produtivos, onde a partir de matrias primas distintas obtm-se a manufatura de produtos com valor comercial. Entretanto a maioria destes processos provocam a gerao de resduos e rejeitos dentre os quais temos o ar de processo que normalmente contamina-se pelo arraste e/ou incorporaes de substncias alheias a sua composio natural provocando o desequilbrio atmosfrico. Os agentes contaminantes na sua maioria so substncias nocivas ao ser humano e a natureza, no s pelas suas caractersticas fsico-qumicas como tambm pela concentrao presente nos volumes emitidos para o ambiente externo do processo fabril. Numa anlise simplista os poluentes atmosfricos podem ser classificados em: Material particulado: - So substncias slidas finamente divididas com faixas granulomtricas na faixa de 500 mcron a 0,1 mcron. Gases: - So substncias no estado gasoso na temperatura e presso ambiente, tem como caractersticas fundamentais um elevado nvel de vibrao molecular e o fenmeno da expanso continua ocupando o volume que o contm. As substncias odorferas incluem-se nessa classificao. Vapores: - So substncias lquidas na temperatura e presso ambiente, que sofreram uma ao trmica ou de presso (flash) capaz de vaporiza-las. Fumos: - So partculas slidas em geral com dimetros menores que 1 mcron, resultantes da condensao de vapores, podendo ser formados tambm pela volatilizao de matrias orgnicas slidas ou por reaes qumicas.

Nvoas: - So partculas lquidas (gotculas), comumente com dimetro entre 0,1 e 100 microns, resultantes da condensao de vapores, da disperso mecnica de lquidos, conseqente de operaes ou ocorrncias como a nebulizao, borbulhamento, etc. Como exemplos, podemos citar nvoas de tintas pulverizada, de cido sulfrico, de leo de resfriamento de centros de usinagem, etc. Como caractersticas importantes na anlise dos Sistemas de Controle de Poluio Atmosfrica temos: a) A propriedade do ar atmosfrico (mistura de gases) de diluir-se continuamente, indicando a necessidade de captao localizada e pontual na fonte de emisso poluente. b) Os elevados volumes manipulados nos processos industriais, com altas taxas de emisso continua; fator que requer um seqestro dinmico dos poluentes, pois h impedimento tcnico de armazenamento. c) O elevado nvel de vibrao molecular normalmente exacerbado por aes trmicas. d) Normalmente h contaminaes por agentes poluentes diversos ou seja, ar atmosfrico contaminado por material particulado, vapores e gases de forma simultnea. III) PERFIL DAS TECNOLOGIAS As fronteiras do domnio tecnolgico no segmento de sistemas de controle de poluentes atmosfricos tem sua taxa de expanso aritmtica face ao crescimento exponencial dos problemas. As dificuldades do pleno domnio tecnolgico residem basicamente nas caractersticas citadas no tpico anterior, ou seja: Necessidade de tratamento em fluxo face a impossibilidade de armazenamento para tratamento, devido aos elevados volumes manipulados. Contaminao por agentes mltiplos. Elevada agitao molecular dificultando o seqestro dos contaminantes para meios mais estveis.

Num breve comparativo com os sistemas de tratamento de efluentes lquidos constata-se a distncia que separa as disponibilidades tecnolgicas, isto ocorre em parte pela maior facilidade de manipulao dos lquidos bem como pelos menores volumes envolvidos nos processos, face a maior densidade dos lquidos. Numa rpida anlise das tecnolgicas constantes no Handbook of Air Pollution Control nas edies da dcada de 60 e dos tempos atuais constata-se a ausncia de novos princpios tecnolgicos, fato que reflete a dificuldade no desenvolvimento de inovaes neste segmento de tecnologia de ponta. A seguir apresentamos de forma tpica as Rotas Tecnolgicas disponveis a nvel mundial: a) Controle de Material Particulado a.1) Ciclones e Multiciclones: So construes normalmente metlicas de formato espiralado e cnico onde atravs da acelerao centrfuga da fluxo com partculas de densidade distintas promove-se a separao de poeiras de granulometria elevada ( > 15 microns) do fluxo de ar. Trata-se de aparato tradicional de baixo custo e reduzida manuteno que tem aplicao como unidade de pr-tratamento para remoo de particulados grosseiros ou tratamento global em situaes de que a faixa granulomtrica da emisso esteja compatvel com o limite de coleta dos ciclones e multiciclones.

a.2) Filtros de Mangas (Bag House) Trata-se de equipamento com estrutura metlica externa que abrigam conjunto de mangas filtrantes constitudas de feltros especficos aplicao. Recentes desenvolvimentos dos feltros filtrantes permitem aplicaes temperatura de at 180 C de forma continua bem como sistemas de remoo de Wall Cake mais eficientes (Jet Pulse). Entretanto, persistem as dificuldades de manuteno operacional e elevadas perdas de carga com o conseqente elevado consumo de energia. Como fator favorvel temos a possibilidade de recuperao de materiais seco. a.3) Precipitadores Eletrostticos Baseados no princpio de aquisio de carga eltrica diferenciada pelas substncias temos trs tcnicas bsicas, fundamentadas no mesmo princpio. Os sistemas de atrao eletrosttica baseiam-se na induo de carga eltrica aos poluentes e sua conseqente atrao por campos opostos. As tcnicas desenvolvidas Cotrell, Hyashi, Penny apresentam formas distintas de arranjos nas seqncias da atrao eletrostticas. As vantagens do sistema a elevada eficincia na captao de particulados submicromtricos de baixa resistividade eltrica. Entretanto o elevado custo de investimento, as grandes dimenses fsicas, inadequao para gases (odores) e correntes com elevados percentuais de vapor dgua, ou de substncias combustveis so fatores bastante limitantes.

b) Controle de Gases Orgnicos (combustveis) Trata-se de emisses gasosas normalmente induzidas por processos trmicos em que uma ao complementar de combusto favorecida. Aplica-se queimadores de gases (flare) e conversores termo-catalticos para oxidao trmica (queima) de produtos orgnicos vaporizados. Equipamentos de combusto trmica de resduos vaporizados alcanam ndices relevantes de eficincia na aplicao para elevadas concentraes de cargas orgnicas (derivados de carbono) poluentes. Temos como fatores restritivos consumo elevado de energia, poluio trmica, envenenamento de leitos catalticos, inadequao para emisses contendo vapor dgua devido a incremento energtico para calor vaporizao. Outra rota para seqestro de contaminantes o do princpio de absoro de vapores orgnicos e odores em poros superficiais de compostos de elevadas reas especficas como carvo ativado, aluminatos, etc. Trata-se de arranjos filtrantes com reduzidas taxas de filtragem, onde condies restritas de temperatura ( < 40 C) e umidade ( < 50%) provocam oscilaes fortes nos ndices de eficincia. Tem-se limitaes de aplicao pela necessidade de sistema de regenerao do leito de absoro saturado de elevado custo alm da peridica e onerosa substituio do meio filtrante. c) Controle de Fumaas e Nvoas Caracterizadas por se constituir de partculas poluentes submicromtricas aquecidas que em concentrao expressivas provocam opacidades poluentes ( > 20% densidade).

Empregam-se mantas e estruturas (Demisters) que provocam os movimentos desordenados impactantes (movimento Browniano) favorecendo a coalescncia e aglutinao dos poluentes. As mantas fabricadas em tecidos polimricos e as estruturas formadas por tranados plsticos, metlicos ou cermicos apresentam desempenho adequado quando tecnicamente projetados, tem como fator negativo elevada perda de carga (presso), custo reposio do meio e manuteno, alm da aplicao restrita. d) Controle de Gases e Vapores Historicamente aplicam-se cmaras de sedimentao mida (Air Washer) e torres de lavagem de gases que atravs do uso de um lquido promove o seqestro dos poluentes com os quais mantm contato atravs de chicanas, anteparos, expanses, fluxos contracorrentes e anis de enchimento; ou seja lana-se mo de artifcios para maximinizar contato entre os fludos em fases distintas. Outro aspecto importante a reduo da temperatura dos gases e vapores como um prcondicionante para tratamento, esta necessidade fundamenta-se na teoria da amplitude de vibrao molecular, em que o nvel de excitabilidade dos gases sofre incrementos expressivos com a elevao da temperatura (aumento da velocidade de expanso dos gases). As primeiras idias de lavadores de gases baseavam-se no borbulhamento dos gases em leito esttico de lquido (Lavadores Hidrostticos), entretanto a elevada energia dos gases, normalmente incrementadas por altas temperaturas, provocavam a travessia da lamela lquida com pouca interao retendo apenas os particulados grosseiros com eficincia muito reduzida para gases. O prximo desenvolvimento foi o uso de cmaras horizontais de expanso com circuito hidrulico recirculante por bomba centrfuga com a incluso de aspersores de lquidos, chicanas e defletores; com isso houve um discreto aumento de eficincia. Neste aparato temos que apenas parcelas da vazo de lquido interage com a totalidade dos gases. Partiu-se ento para o uso de torres verticais de lavagem contracorrente, onde a totalidade da vazo lquida interage com a vazo dos gases em sentidos opostos. Entretanto a necessidade de reduzidas velocidades internas dos gases poluentes e um tempo de contato (tempo de residncia) elevado implica em instalaes com alturas superiores a oito metros, sendo o dimetro da torre de lavagem funo da vazo de gases a ser processada. Em aplicaes de tratamento de gases poluentes com reduzida ou isenta carga de material particulado usa-se anis de enchimento (anis de Rasching, Pall) que aumentam substancialmente a rea de contato dos gases com o lquido recirculante. Finalmente temos o desenvolvimento do sistema venturi que consiste na construo de garganta (regio constrita) onde o lquido injetado em alta velocidade promove a depresso em ramal aferente onde aspira-se os gases poluentes. Em seguida a mistura tem contato intimo na passagem pela garganta desaguando numa cmara de expanso separao. Referido equipamento mais compacto e com eficincia comparvel aos da torre de enchimento; graas ao aumento da eficincia de contato dos gases com o lquido. e) Controle Concomitante de Material Particulado, Gases, Vapores, Fumaas, Odores e Nvoas Como resultado da atividade industrial temos na realidade emisses poluentes compostas de mltiplas formas de contaminantes. Nestas situaes utilizam-se os equipamentos para coleta de partculas como primeiro estgio (ciclone, filtros manga) ou diretamente lavadores de gases, exceto os de enchimento. Entretanto a seleo e projeto de uma aplicao deve levar em conta particularidades do processo fabril em questo, que podero contra indicar o uso de um equipamento largamente empregado em processo semelhante. f) Capmetal e Seu Domnio tecnolgico Precipitadores Hidrodinmicos Precipitadores Hidrotubociclnicos

Recebendo a bagagem tecnolgica da Lacron Engenharia, e fundada em 1979, a CAPMETAL tem atuao especializada no segmento de equipamentos de controle de emisses poluentes atmosfricos, onde licenciada exclusiva da patente dos Precipitadores Hidrodinmicos e Hidroturbociclnicos. A experincia acumulada no desenvolvimento de prottipos, ensaios e aplicaes de campo, proporcionam posio impar de domnio tecnolgico. Os Precipitadores Hidrodinmicos e Hidroturbociclnicos despontam no panorama mundial como a mais recente evoluo tecnolgica no que concerne a princpios e fundamentos de equipamentos de controle de emisses poluentes atmosfricos. Sob as premissas bsicas de necessidade de equipamento que promovam eficiente contato entre os gases poluentes e um lquido de seqestro associada a necessidade do tratamento em fluxo, nos induziu ao desenvolvimento da centrifugao multiventuri onde atravs de ao mecnica e fsico-qumica alcana-se os efeitos de: Resfriamento isoentalpico dos gases poluentes Induo de energia cintica no lquido de seqestro Contato gs/lquido em venturis sob elevada acelerao dinmica (velocidade x presso) Captao eficiente de poluentes mltiplos e concominantes atravs dos efeitos a seguir: . Carreamento de partculas . Condensao forada de nvoas e vapores . Solubilizao e neutralizao de odores e gases

Os Precipitadores Hidrodinmicos caracterizam-se pela construo externa tipo figura 8, que abriga em um de seus lbulos um rotor de centrifugao multiventuri que dispe de paletas com inclinao especfica capaz de promover aspirao (depresso) das emisses poluentes. Em seguida e de forma concomitante h asperso de lquido por motobomba centrfuga que a induz na direo da periferia do referido rotor. A mistura gs poluente - lquido de seqestro ento obrigada a subdividir-se em pores homogneas onde h quebra da coeso dos poluentes com aumento expressivo da probabilidade de contato. As mltiplas perfuraes tipo venturi, responsveis pela subdiviso da mistura, proporciona um efetivo contato entre os fludos pela passagem da mistura em regies constritas (venturis) com elevao da presso de contato favorecendo o carreamento de material particulado, condensao de nvoas e vapores e a solubilizao / neutralizao de gases e odores de forma simultnea. A seguir a mistura ejetada pelo rotor multiventuri recebe outro ataque lquido formando uma zona turbilhonar no espao anular do Precipitador Hidrodinmico. A continuidade do fluxo submete os fludos a uma regio de expanso onde ocorre a separao do lquido que retorna ao tanque de recirculao, sendo o ar tratado descarregado no ambiente externo. No que concerne a neutralizao qumica dos gases os Precipitadores Hidrodinmicos comportamse como reatores qumicos gs - lquido com elevado grau de converso das reaes de neutralizao. Os Precipitadores Hidrodinmicos so fabricados em ao inoxidveis ou materiais adequados agresso do meio no que concerne aos aspectos de corroso e resistncia mecnica. O lquido recirculante ao atingir ndices de saturao deve ser submetido as tcnicas convencionais de tratamento como sedimentao, extrao de sobrenadante, floculao, correo ph, etc. A tecnologia dos Precipitadores Hidrodinmicos proporciona efetivas trocas trmicas e de massa aplanado seu campo potencial de aplicao como o resfriamento esoentalpico de grandes ambientes, umidificao, oxigenao de lquidos com elevada demanda qumica ou biolgica de oxignio, sistemas de condicionamento de ar e torres de resfriamento dentre outros. Outra tecnologia desenvolvida e patenteada a dos Precipitadores Hidroturbociclnicos onde atravs do uso de turbina de centrifugao lquida obtm-se o eficiente controle de poluentes

atmosfricos. Trata-se de construo de turbina especial envolvida em voluta e acoplada a um Hidrociclone de separao ar - lquido. Atravs da turbina que promove a centrifugao dos gases poluentes aspirados e o lquido recirculante. A mistura experimenta um efetivo contato onde ocorre o encharcamento e arraste de partculas, condensao de vapores e solubilizao dos gases. Os Precipitadores Hidroturbociclnicos atingem maiores valores de presso e so indicados para situaes de emisses poluentes com concentraes reduzidas, gases inorgnicos ou como unidade de pre-condicionamento para os Precipitadores Hidrodinmicos em situaes adversas de elevadas concentraes, distribuio granulometrica dispersa, controles de gases e vapores orgnicos aquecidos ou controle de odores concentrados. Campo de Aplicao: A flexibilidade operacional aliada caracterstica multipropsito permitem um largo espectro de aplicao nos mais distintos campos da atividade fabril. A seguir de forma no limitativa elecamos algumas aplicaes dos Precipitadores Hidrodinmicos e Hidroturbociclnicos distintos campos da atividade empresarial. a) Indstrias qumicas orgnicas e inorgnicas . Emisses gasosas de reatores de processo, misturadores, dispersores, estufas de secagem, postos de carregamentos de lquidos, secadores (Spray Dry). b) Indstrias farmacuticas . Drageadoras, compressoras de comprimidos, moinhos de martelo e granuladores, estufas de secagem, misturadores Sigma, duplo cone e "V ", postos de pesagem de matria-prima, Spray Dry (secadores). c) Indstrias de tintas e pigmentos . Dispersores e misturadores, moinhos de bola, posto pesagem e manipulao, laboratrio de ensaios. d) Indstrias siderrgicas e fundio . Alto forno, forno de espera, forno cubilot, forno cadinho, forno arco eltrico, setor de preparao de eletrodos para fornos, panelas de inoculao de elementos de liga, laminao, setor de galvanoplstia cubas de zincagem fogo, sistemas de fundio por Shell Moding, areia verde, etc. e) Indstria metalrgica . Setor de rebarbao de fundidos, jateamento de areia, granalha de ao, esferas de vidro, esmerilhamento, soldagem, pintura, galvanizao e decapagem qumica. f) Indstria mecnica . Setores de tornos de usinagem, fresas, corte, injeo, oficina de matrizes, afiadores de ferramentas, prensas de estampo (hidrulicas e excntricas), extrusoras, centros de usinagem por controle numrico.

g) Indstria eletro-eletrnica . Prensagem de baquelite, injeo de termoplsticos, soldagem de circuitos, gravao qumica de circuitos impressos, sala silk screen. h) Indstria de embalagem metlicas . Estufas litogrficas de secagem, mquinas de soldagem setor de rotogravuras. i) Indstria alimentcia . Misturadores de massas, silos de alimentao, fornos de queima e secagem, torradores, Spray-Dry, digestores de farinha de carne e pescado.

j)

Indstria de cermica . Misturadores de massa, mquinas de asperso de fritas, depsitos de carvo, geradores de gs, fornos de queima, prensa de estampo.

k) Indstria txtil e tecelagem . Umidificao e resfriamento interno dos filatrios, "cozinha"ou oficina de cores, tinturaria. l) Setor de utilidades . Caldeiras de gerao de vapor e fludo trmico; . Grupos geradores de energia eltrica; . Incineradores; . Odores em estaes de tratamento de efluentes (E.T.E). . Exausto anti-incndio de cozinhas industriais; . Insuflamento de ar filtrado em subestaes; . Cabines de pintura, limpeza de peas, jateamento para manuteno; . Gases cidos do banco de baterias de estaes telefnicas.

m) Setor agro-industrial . Umidificao e resfriamento controlado de estufas de cultivo; . Descarga de silos de armazenamento RJ/MAIO/92 Autorizada reproduo desde que indicada a fonte: Capmetal Indstria e Comrcio Ltda. Tecnologia em Controle Ambiental Rua Idalina Senra, 45 - So Cristvo Rio de Janeiro - RJ - CEP 20941-090 Tel: (021) 3860 1261, 2589-3819Fax.: (021) 2589 0225 capmetal@uol.com.br www.capmetal.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen