Sie sind auf Seite 1von 15

INTRODUO. Este trabalho tem como objetivo mostrar um breve relato do desenvolvimento da Arte Barroca no Brasil.

Este estilo da arte foi criado na Europa no sculo XVII, e que chegou ao pas atravs dos colonizadores europeus. Em especial, ser comentada apenas sobre seu perodo no Brasil. No decorrer, pode-se perceber como geralmente ocorreu a Arte Barroca, que acabou tendo traos particulares brasileiros. A expresso artstica Barroca teve aproximadamente 200 anos de atividades, sendo que no Brasil durou 60 anos a mais do que na Europa. A Arte Barroca era intimamente ligada a Igreja, muito luxuosa, exuberante e rica, e como o Brasil na poca era uma colnia rica, o estilo se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, principalmente por Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde tambm surgiram os artistas Barrocos brasileiros mais importantes e mais conhecidos. O texto cita tambm, as fases pelas quais o estilo Barroco passou durante seu perodo no Brasil, trazendo varias imagens como exemplos e mostrando algumas das obras de grande expresso da Arte Barroca.

A ARTE BARROCA. A palavra barroca tem um significado que representa bem as caractersticas deste estilo. Significa " prola irregular" ou "prola deformada" e representa de forma pejorativa a idia de irregularidade. A arte barroca surgiu no sculo XVII, na Itlia, mas no tardou a espalhar-se para outros pases da Europa como: a Holanda, Blgica, Frana e a Espanha e pases do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. Ela est intimamente ligada decadncia da Igreja Catlica, que perdeu numerosos fiis para o nascente protestantismo, e utilizou a esttica do barroco como principal arma de persuaso e afirmao da f. O barroco foi interpretado de vrias maneiras atravs do mundo. Suas manifestaes estticas foram diferentes na Itlia e na Holanda, onde surgiu quase que simultaneamente. No Mxico, a influncia das culturas pr-colombianas foi muito grande. Em pleno sculo XVII, na contramo das idias que acompanharam o Renascimento, acreditava-se que a f deveria ser movida pela emoo e no pelo pensamento. A arte - a servio da Igreja - tinha como principal objetivo provocar a surpresa, o deslumbramento e o fervor das multides. Claramente associada ao catolicismo, a arte barroca evoca a religio em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expes ricos ornamentos espirais ou florais e todo entalhado com figuras de anjos e imagens sacras revestidas de uma fina pelcula de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, coberto por uma esmerada pintura realista, representa geralmente um cu em perspectiva, que aumenta a sensao de profundidade no ambiente. Alm disso, o barroco apresenta caractersticas regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu. A personalidade forte de alguns artistas do perodo tambm um grande diferencial dentro desse estilo artstico que deixava campo aberto subjetividade.

Suas principais caractersticas so a teatralidade das obras, o dinamismo, a urgncia, o conflito e o forte apelo emocional. Na busca da emoo, para provocar o observador, o artista abusa da verossimilhana das cenas retratadas, da a importncia tambm na observao da natureza. O artista para atingir esses efeitos lana mo principalmente de cores, texturas, jogos de luz e sombra, diagonais e curvas, bem como o domnio do uso do espao. O contraste entre o claro e o escuro d resultados interessantes: intensifica a expresso dos sentimentos e altera os padres de beleza idealizada. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste perodo so rebuscadas, detalhistas e expressam as emoes da vida e do ser humano. A arte a servio da Igreja. Evocando a religio em cada detalhe.

BARROCO EUROPEU. As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens no so to centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinmica, valorizando o movimento. Os temas principais so: mitologia, passagens da Bblia e a histria da humanidade. As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a tcnica da perspectiva. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoes, principalmente o sofrimento. Os traos se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilizao da cor dourada. Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velzquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt Vermeer e o flamengo Rubens.

BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco portugus, porm, com o tempo, foi assumindo caractersticas prprias. A grande produo artstica barroca no Brasil ocorreu nas cidades aurferas de Minas Gerais, no chamado sculo do ouro (sculo XVIII). Estas cidades eram ricas e possuam uma intensa vida cultural e artstica em pleno desenvolvimento. As cidades so: Vila Rica (atual Ouro Preto), Mariana, Sabar, Congonhas do Campo e So Joo del Rey. Mas bem antes j tinham sido construdas na Bahia as primeiras igrejas barrocas. O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o sculo XVIII, perdurando ainda no incio do sculo XIX. O barroco brasileiro claramente associado religio catlica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regies enriquecidas pelo comrcio de acar e pela minerao, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. J nas regies onde no existia nem acar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regies mais ricas. na antiga capital Salvador - principal centro econmico da regio mais rica do pas - que se concentrava o intercmbio comercial entre a metrpole e a colnia: de l zarpavam as riquezas nacionais em direo a Portugal e para l se dirigiam os comerciantes europeus que traziam consigo os produtos, os costumes e a gente do Velho Continente. Frutos dessa riqueza, monumentos de grande valor histrico e quase mil casares seculares localizam-se no chamado centro velho de Salvador - o Pelourinho -, tombado pela Unesco como patrimnio histrico da humanidade em 1983. O Barroco se espalhou praticamente por todos os estados brasileiros, mas foi nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco que teve a sua maior expresso artstica, com mais afluncia, mais exuberncia e riqueza. Em So Paulo, se comparado arte de Minas Gerais, pode-se considerar um tanto quanto pobre. No

estado de Gois, o Barroco bem modesto, pela falta de pessoas competentes nesta rea e pelo fato do ouro ter tido apenas escassos 20 anos na regio. O Mato Grosso uma regio pobre em arte Barroca, em virtude das condies locais, materiais e emocionais. E no Sul, apesar de se afirmar que no exista arte Barroca, a verdade que existem alguns remanescentes barrocos bem modestos, raros, mas muito belos. O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antnio Francisco de Lisboa tambm conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte carter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabo, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixo, na Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Atade e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decorao das igrejas em Salvador como, por exemplo, Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos, a da Ordem Terceira de So Francisco e o Convento de So Francisco de Assis, cujo interior revestido de talha dourada lhe rendeu o ttulo de "igreja mais rica do Brasil".

OBRAS BARROCAS. 1) MOSTEIRO SO BENTO RIO DE JANEIRO. O projeto inicial da igreja do Mosteiro atribudo ao arquiteto militar Francisco de Frias Mesquita, tendo sido provavelmente elaborado entre 1617 e 1618. A parte mais antiga do conjunto o frontispcio com suas trs arcadas, que foram levantados entre 1666 e 1669, juntamente com o coro. O interior da igreja revestido de talha de madeira dourada, em estilo barroco, datando de 1717 o incio de sua colocao. A nave central ladeada por 8 capelas laterais dedicadas ao Santssimo Sacramento, Nossa Senhora da Conceio, Nossa Senhora do Pilar, Santo Amaro, Santa Gertrudes, So Loureno, So Brs e So Caetano. Ao fundo, domina a capela-mor, com o coro onde os monges cantam diariamente o Ofcio Divino e o grande altar da titular da igreja, Nossa Senhora do Monserrate. Na entrada da capela-mor v-se o atual altar-mor, onde o celebrante principal oferece diariamente o santo sacrifcio da Missa.

1.1)Nossa Senhora do Monserrate A imagem de Nossa Senhora do Monserrate est esculpida em alto relevo, e as imagens do corpo da igreja, de poca posterior, vieram a combinar com ela. Os olhos do menino Jesus eram de ovos de passarinho pintados de esmalte, mas foram recentemente substitudos por outros de vidro.

Esta imagem esta dentro do Mosteiro de So Bento. 1.2) So Bento e Santa Escolstica As imagens dos dois irmos gmeos, ele, patriarca dos monges e ela, matriarca das monjas do Ocidente, esto colocadas tambm no grande altar da capela-mor da igreja abacial, ladeando a imagem de Nossa Senhora do Monserrate. A duas imagens, de So Bento e de Santa Escolstica, foram esculpidas por Frei Domingos da Conceio, cerca do ano 1676. A Santa Abadessa traz numa das mos o bculo, smbolo de sua posio de me e guia espiritual, e na outra a Regra de So Bento, que at os dias de hoje seguida por monges e monjas no mundo inteiro.

2) DECORAO INTERNA DA IGREJA SO FRANCISCO DE ASSIS, DE OURO PRETO. Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho criador do projeto para a igreja de So Francisco, em Ouro Preto, por exemplo, bem como a sua realizao, expressam uma obra de arte plena e perfeita. Desde a portada, com um belssimo trabalho de medalhes, anjos e fitas esculpidos em pedra-sabo, o visitante j tem certeza de que est diante de um artista completo.

3) PINTURAS DE MANUEL DA COSTA ATAIDE. O Mestre Atade pintou vrias igrejas de Minas Gerais com um estilo prprio e bem brasileiro. Usava cores vivas e alegres e gostava muito do azul. Atade utilizava tanto a tinta a leo (que era importada da Europa) como a tmpera. Os pintores da poca nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam ento suas prprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e leo de baleia, clara de ovo, alm de extratos de plantas e flores. E claro criavam suas prprias receitas que eram mantidas em segredo. Talvez por isso que se diz que no existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da poca do barroco.

4) IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSARIO. A imagem de Nossa Senhora do Rosrio, com seguro estimado em US$ 3 milhes foi tombada no dia 9 de agosto de 2000 pelo Iphan. A escultura que foi tombada pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan), trata-se de uma imagem policromada de 90 centmetros representando Nossa Senhora do Rosrio. A escultura pertence ao colecionador paulista Renato Whitaker, que a comprou do empresrio mineiro Plcido Gutierrez nos anos 80. Foi feito no fim do sculo 19 por Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, quando este trabalhava na construo do altarmor da Igreja de So Francisco, em Ouro Preto. .

ALEIJADINHO Aleijadinho (Antnio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (no h registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-deobras portugus. Iniciou sua vida artstica ainda na infncia, observando o trabalho de seu pai que tambm era entalhador. H de se ter muito cuidado em atribuir a Aleijadinho a autoria de tantas obras de arte. Em cada gnero talhado pelo Mestre h diversas caractersticas prprias de seu risco: propores, marcas de golpes do cinzel, nmero de dobras nas vestimentas. Suas obras foram marcadas pelo equilbrio, harmonia e serenidade. So desta poca a Igreja So Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercs e Perdes (as duas na cidade de Ouro Preto). Aleijadinho dava um tom mais expressionista s suas obras de arte. deste perodo o conjunto de esculturas Os Passos da Paixo e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artstico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabo, considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro. Caractersticas da escultura de Aleijadinho: Olhos espaados * Nariz reto e alongado * Lbios entreabertos * Queixo pontiagudo * Pescoo alongado em forma de V.

Ultima Ceia imagens em madeira policomada, esculturas de Aleijadinho, esto no Santurio de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.

Detalhe do busto do Profeta Daniel, em Pedra sabo, por Aleijadinho, no Santurio de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG.

CONSIDERAES FINAIS. Com tudo que foi visto e apresentado sobre a Arte Barroca, pode-se concluir que este estilo esta basicamente voltado para a religiosidade, uma arte muito rica e fascinante, se caracteriza pela preocupao e cuidando em cada detalhe, por tentar transmitir uma sensao de sagrado, utilizando o uso da esttica para atrair a f, e demonstra a emoo do povo e de toda a sociedade em geral da poca. Foi de grande importncia na historia da arte brasileira, com muitas obras executas e criadas por artistas do pas, e tambm pelo fato de estar inserida no perodo de colonizao e descoberta do ouro nos principais estados do pas. Porem, o Barroco no foi assim representado, com tanta riqueza em todo o pas, em algumas regies as condies no davam suporte para isso, determinando um outro tipo de construo Barroca, com uma expresso mais modesta, se ouro, mas com o mesmo intuito na f.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS: Caractersticas dos Estilos; Robert Ducher Ed. Martins Fontes. 2 Edio, 2001. Barroco, Alma do Brasil. Ed. Fundao Biblioteca Nacional, RJ - 1997. http://faroldasletras.no.sapo.pt/artebarroca.htm 16:45 25/03/2006 http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/arte_barroca.htm 16:52 http://www.cidadeshistoricas.art.br 16:58 25/03/2006 25/03/2006 25/03/2006

http://www.suapesquisa.com.br/barroco 17:00 http://www.osb.org.br/ 00:52 28/03/2006 http://www.ouropreto.com.br 15:02 29/03/2006

http://www.historiadaarte.com.br/barrocobrasileiro 08:35 30/03/2006 http://www.aleijadinho.com 09:25 30/03/2006

http://www.starnews2001.com.br/aleijadinho 10:26 30/03/2006

Das könnte Ihnen auch gefallen