Sie sind auf Seite 1von 11

1

FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS

ANTONIA JANE ARCANJO

A IMPORTNCIA DA LEITURA NAS AULAS DE LNGUA INGLESA

Barreiras 2011

ANTONIA JANE ARCANJO

A IMPORTNCIA DA LEITURA NAS AULAS DE LNGUA INGLESA

Artigo cientfico apresentado FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS, como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Ensino de Lngua Inglesa. Orientador: Prof. Especialista Murillo da Silva Neto

Barreiras 2011

A IMPORTNCIA DA LEITURA NAS AULAS DE LNGUA INGLESA


Antonia Jane Arcanjo1

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discutir a importncia da leitura nas aulas de Lngua Inglesa, defendendo que essa habilidade deve estar presente no ensino de forma integrada s demais habilidades de linguagem. Sinaliza a necessidade de focar o ensino de Lngua Inglesa no multilinguismo e no desenvolvimento das habilidades orais, bem como, na compreenso do texto, utilizando informaes desenvolvidas pelo prprio aluno, visando seu conhecimento sistmico e de mundo. Discute ainda, a importncia de estabelecer metodologias que transformem o ensino de leitura e interpretao de textos em ingls em conhecimento significativo, deixando de ser imposio ou mais uma tarefa a ser cumprida. Para a efetivao do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliogrfica acerca do ensino de lngua inglesa, particularmente, no que tange leitura. Espera-se que este trabalho contribua para uma nova viso a respeito da leitura nas aulas de lngua Inglesa. Palavras-chave: Lngua inglesa; Habilidades de leitura, Conhecimento prvio.

INTRODUO

A sociedade atual, com sua economia globalizada em ascendncia, proporciona a todo o momento o contato com vrias lnguas estrangeiras. E neste cenrio, a Lngua Inglesa assume papel de destaque, sendo possvel encontrar palavras e expresses dela incorporadas a outros idiomas, como o caso do nosso. Segundo Crystal (2001), h no mundo mais de 400 milhes de falantes nativos da Lngua Inglesa e cerca de um bilho e meio de falantes dessa lngua em todo o mundo, o equivalente a um quarto da populao mundial. Schtz (2003) corrobora tais consideraes ao estimar que cerca de 75% de toda comunicao internacional por escrito, 80% da informao armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do contedo da internet estejam escritos em ingls.
1

Licenciada em Letras Vernculas pela UNEB, professora de Lngua Portuguesa do Municpio de Barreiras-BA. e-mail- jaine_arcanjo@hotmail.com.

Neste sentido, o objetivo deste estudo bibliogrfico apresentar uma anlise acerca da importncia da leitura nas aulas de Lngua Inglesa baseado na necessidade de um aprofundamento terico proporcionado pelos momentos de reflexo a respeito do tema proporcionados pelo Curso de Ps-graduao em Lngua Inglesa da FINON- Faculdade do Noroeste de Minas e mediante demandas observadas na prtica docente. Diante disto, urge a necessidade de repensar o ensino de Lngua Inglesa, particularmente a leitura, pois, como afirma Silva (1992), esta impulsiona a descoberta, a elaborao e a difuso do conhecimento. Alm disso, os alunos convivem com a lngua inglesa diariamente quando jogam jogos, compram produtos, ouvem msicas, assistem propagandas e lem material escrito em ingls. No entanto, vale lembrar que ensinar ingls nas escolas pblicas, bem como qualquer outra disciplina, tem se tornado cada vez mais difcil nos ltimos anos. O considervel desinteresse dos alunos e a m formao docente fazem com que a aula de ingls represente um momento sem utilidade prtica onde o professor ensina sempre a mesma coisa, dando a sensao de que no se avana na aprendizagem de ingls. Acredita-se assim que o uso reflexivo da leitura em lngua materna possa ser estendido s aulas de Lngua Inglesa, possibilitando a explorao dos conhecimentos lingsticos, discursivos, scio-pragmticos e culturais dos alunos, promovendo o acesso s diferentes manifestaes culturais, no somente s culturas falantes do ingls.

A LEITURA NAS AULAS DE LNGUA INGLESA

Segundo Chastain (1976), no incio do sculo XX o principal objetivo da aprendizagem de uma lngua estrangeira moderna era simplesmente a leitura. A lngua era ensinada atravs de mtodos, usando gramtica e traduo. Portanto, dava-se prioridade a palavra escrita, enquanto as habilidades de audio e fala eram praticamente ignoradas. Porm, com a revoluo do ensino de lngua estrangeira moderna trazida pelo mtodo audiolingual, no final da dcada de 40 e meados de 50, a situao se inverteu completamente. A fala passou a ser considerada a habilidade mais importante nas aulas de lngua estrangeira, antes dedicadas, quase inteiramente, a exerccios udio-orais em que a leitura e a escrita eram omitidas. Troike (1976). Mais tarde, como expe Paiva (2001), ao contrrio do que se pensava, percebeu-se que a leitura facilitava a aprendizagem da lngua estrangeira e no tinha efeitos negativos

sobre a pronncia devendo, portanto, ter um papel mais amplo no ensino da lngua estrangeira desde o estgio inicial de sua aprendizagem. Surgiria assim o multilinguismo, ou seja, a habilidade de um falante utilizar diversas lnguas em sua comunicao social. Genese & Cloud (1998, p. 63), discutem a importncia do multilingismo. Dizem eles:
O sucesso nos negcios no depende apenas da habilidade de se comunicar, mas de uma compreenso astuta das vises e valores dos outros. Promover a competncia em outras lnguas e culturas como parte da educao bsica uma questo de sobrevivncia econmica.

Embora as mudanas nas formas de comunicao e o avano da tecnologia estejam cada dia mais acessveis, eles no diminuem a necessidade de competncia lingstica. Ao contrrio, competncia em vrias lnguas permite que as pessoas tirem maior proveito dos avanos tecnolgicos, expandindo seu mundo. Alm disso, a comunicao leva maior compreenso intercultural e tolerncia. Assim, a leitura torna-se um dos componentes mais relevantes no ensino de Lngua Inglesa. Alm disso, a leitura a maior fonte de exposio ao idioma em contextos como o do Brasil, onde h pouco contato com falantes nativos. sabido que a preocupao com a leitura nas aulas de Lngua Inglesa recente. Esta passou a ocupar um lugar de destaque e hoje, reconhece-se que a habilidade da leitura talvez a mais importante a ser desenvolvida em aulas de lngua estrangeira, sendo fundamental para o aperfeioamento das outras habilidades e para a expanso do conhecimento. Paiva (2001, p.27) afirma que:
A idia em questo nos ltimos anos a de que a compreenso da lngua estrangeira deve preceder a exigncia de produo da lngua em sala de aula. Portanto, quanto mais o aluno for exposto forma escrita e ao discurso falado, mais rapidamente ir assimilar o sistema da nova lngua, isto , desenvolver a sua competncia nessa lngua.

A partir desta elucidao, possvel entender que o foco maior da leitura em lngua estrangeira tornar o aluno um leitor independente. Desta forma, o aluno deve ser capaz de compreender o contedo na lngua estrangeira, ao invs de apenas transformar tudo em lngua portuguesa. imprescindvel ento, levar em conta a realidade dos leitores considerando suas habilidades mais particulares, inclusive sociais. S assim pode-se conhecer a capacidade de leitura dos diferentes leitores e propor formas de estimular as habilidades sem desrespeitar o processo de aprendizagem destes.

As leituras devem ser desenvolvidas, tendo em vista o contexto: na medida em que este varia, mudam-se as perspectivas. Isso faz com que se leia um mesmo texto de vrias maneiras, conforme a inteno. Kleiman (1998) afirma que o ensino estratgico de leitura consiste na modelagem de estratgias metacognitivas e estratgias cognitivas que podem ser alcanadas atravs do aprendizado de tcnicas de leitura que servem de apoio ao leitor na interpretao do texto. Os Parmetros Curriculares Nacionais (2002) corroboram tais consideraes ao destacarem algumas dessas tcnicas como o skimming, scanning, prediction entre outros. Assim, para que haja a criao do gosto pela leitura e conscientizao de sua importncia para a vida em sociedade- antes dos alunos se defrontarem com os textos escritos- o professor sensibiliz-los para a leitura. sua tarefa fazer entender que ler estar diariamente exposto a uma grande variedade de textos em lngua inglesa, tais como outdoors, instrues contidas em manuais ou embalagens, CDs e etc. Para tanto, importante que o professor contribua na familiarizao dos alunos com um repertrio diversificado de textos em Lngua Inglesa e oportunize situaes de contato com falantes nativos ou situaes de leituras significativas, utilizando, se possvel, espaos interativos de comunicao, como a internet. Ao fazer isso, estimula a criticidade do aluno, bem como a pluralidade de conceitos trabalhados num nico texto. Afinal, leitor competente no aquele que l de forma unidimensional, mas sim aquele que vai a busca do significado global daquilo que l. Assim, de certo modo, ele cria o significado com base no seu conhecimento da lngua e do mundo.

ENSINANDO LEITURA NAS AULAS DE INGLS

A leitura est diretamente ligada linguagem de qualquer natureza e, em especial, linguagem verbal, o processo pelo qual um sujeito leitor atribui significados a um determinado texto. Lopes (1996) destaca a importncia da leitura desenvolvida nas aulas de ingls pela sua influncia no contexto social e por atender as necessidades peculiares de cada estudante. Os Parmetros Curriculares Nacionais tambm reconhecem a importncia da leitura e recomendam a nfase no ensino da Leitura em Lngua Inglesa, ao considerarem que o foco

na leitura pode ser justificado pela funo social das lnguas estrangeiras no pas e tambm pelos objetivos realizveis tendo em vista as condies existentes. (PCNs, 1998, p.21) No entanto, para que tal perspectiva se concretize, a escola precisa assumir a tarefa de formar leitores e a responsabilidade de organizar projetos educativos que viabilizem a intermediao da passagem do leitor de textos facilitados para o leitor de textos de complexidade real. Para Holdens & Rogers (2002, p. 69) ...uma maneira de preparar atividades de leitura pensar em trs estgios possveis: atividades de preparao para a leitura, atividades de leitura e atividades aps a leitura.... Neste sentido Paiva (2001, p. 28) comenta:
Formar leitores algo que requer condies favorveis, principalmente, prtica da leitura. Para isso, a escola deve possuir uma biblioteca em que sejam colocados disposio dos alunos, inclusive para emprstimos, livros e textos em lngua estrangeira e salas de aula com um amplo acervo de livros e de outros materiais de leitura. Atendidos esses requisitos bsicos, o professor deve organizar momentos de leitura livre em que tambm ele prprio leia, criando um ambiente agradvel, onde todos falam sobre o que leram, organizando assim uma situao de troca de conhecimentos e experincias.

necessrio tambm que esse trabalho continue aps os momentos de aula, caso contrrio, a iniciativa no far efeito perene. Para que isso ocorra, preciso dispor de vrias atividades de leitura a serem realizadas com os alunos, entre elas, o estmulo leitura autnoma, silenciosa e a leitura colaborativa. Estas atividades devem ser subsidiadas pelo professor que l com e para a classe e que durante a leitura, tira as dvidas dos alunos, principalmente em relao aos textos mais complexos que se distanciam do nvel de autonomia dos alunos; contribuindo assim, para o entendimento do sentido do texto e para a compreenso crtica. Tambm so inmeras as vantagens de aprofundar os conhecimentos de uma lngua estrangeira por intermdio da msica. Ela um forte componente motivador, pois, desperta sentimentos, alm de cumprir funes didticas importantes na fixao da pronncia e poder ser introduzida como atividade de leitura por meio de trabalhos interdisciplinares. Alm disso, os Parmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 32) sugerem que o professor no desenvolvimento da aula de leitura em Lngua Inglesa:
[...] primeiro estabelea objetivos para a leitura, a fim de que o nvel de compreenso a ser alcanado seja definido, em seguida, que divida o trabalho em trs fases: a pr-leitura, onde o conhecimento prvio do aluno ativado; a leitura, onde o leitor aplicar as estratgias de leitura aprendidas e a ps-leitura, onde o leitor dever refletir sobre as idias do autor de forma crtica.

Segundo Fulgncio & Liberato (2001), a leitura o resultado da interao que ocorre entre o leitor e o texto, no apenas a decodificao de palavras ou letras. Assim, conclui-se que o ensino de leitura em Lngua Inglesa deve privilegiar o conhecimento prvio do aluno, pois atravs dele que o leitor participa ativamente da construo do significado em conjunto com as informaes deixadas pelo autor no texto. Portanto, a leitura no se constitui em habilidade de decodificar palavras, mas sim na habilidade de compreender o significado do texto escrito. um processo seletivo e, ao mesmo tempo, um jogo de adivinhao psicolingstico que envolve uma interao entre pensamento e linguagem. (PAIVA, 2001, p. 25). por meio dela que se obtm informaes, que se entra em contato com as novas descobertas, que se aprende a regular os comportamentos do homem em seu convvio social. Genese & Cloud (1998) salientam que os especialistas em desenvolvimento da linguagem reconhecem agora que as habilidades ler, escrever, falar e ouvir se desenvolvem de forma interdependente e progressiva com o desenvolvimento intelectual. Desta maneira, o som de uma lngua no pode estar divorciado de sua aprendizagem. Assim, quanto maior for o conhecimento dos professores, maior ser a habilidade do aluno em utilizar a linguagem em diferentes situaes. Portanto, necessrio que o aluno seja preparado para reconhecer e utilizar diversos tipos de textos em Lngua Inglesa, tornando-se cada vez mais capaz de aplicar este conhecimento em seu cotidiano.

CONSIDERAES FINAIS

Embora sendo perceptvel que existe uma grande crise da leitura na sociedade atual, principalmente nas instituies escolares, imprescindvel saber que a leitura e a escrita, fatores fundamentais para o desenvolvimento do indivduo, so processos que podem ser estimulados e cultivados. Por essa razo, este artigo procurou demonstrar a importncia do estmulo leitura em lngua estrangeira, a fim de formar leitores crticos capazes de extrair informaes; avaliar os contedos que lem e exercerem sua cidadania. Para tanto, necessrio se faz penetrar no universo do leitor iniciante, para compreender seus interesses e descobrir suas motivaes para a leitura de textos em lngua estrangeira.

Mesmo sabendo que muitos alunos no tm acesso a uma vivncia interativa com falantes de Lngua Inglesa, preciso criar estratgias que levem o aprendizado para alm da sala de aula, algo que faa parte do seu dia a dia, preferencialmente. Do contrrio, todo contedo se resumir ao exato espao fsico e tempo de durao da aula. Diante disso, possvel concluir que no existe uma estratgia perfeita que possa orientar o aluno a adquirir o hbito de ler durante a vida toda, mas h muitas que, interligadas prtica educativa, oferecem resultados satisfatrios se empregadas de maneira adequada realidade da qual o leitor faz parte. Enfim, muitos so os motivos para incentivar o gosto pela leitura em lngua estrangeira, por meio da qual se pode desenvolver a imaginao, enriquecer o vocabulrio, a interao social, o acesso crtico a informaes globais, adquirir novas experincias e ampliar o conhecimento de mundo.

10

REFERNCIAS

ALENCAR, Marcelo. Revista educao. Ed Segmento, ano 26, n 228, p. 46, abril/2000. ALMEIDA, Rubens Queiroz de. As palavras mais comuns da lngua inglesa. So Paulo: Novatec, 2002. BRASIL, Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. PCN+ Ensino Mdio: Orientaes Educacionais complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: MEC/Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2002. ________. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: lngua estrangeira. Braslia: MEC/SEF, 1998. BRUNIERA, Celina. Explique que a lngua tem vida. Revista Nova Escola. So Paulo: Abril, ano XIII, n 159 janeiro 2003. CHASTAIN, K. Developing Second Language Skills: Theory to Practice. Boston: Houghton Mifflin Company, 1976. CRYSTAL, David. How Language Works. Penguin: London, 2001. FULGNCIO, Lcia e LIBERATO, Yara. Como facilitar a leitura. So Paulo: Contexto, 1992. GENESE, Fred & CLOUD, Nancy. Multilinguism os basic. Educational Leadership. 55, n. 6. Mar. 1998. HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da lngua inglesa. So Paulo: Special Book Services Livraria, 2001. KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. Campinas: Pontes, 9 edio, 2004. LOPES, MOITA, L. P. Percepo do processo de ensino-aprendizagem de leitura em ingls: um estudo etnogrfico. Anais da ANPOLL. Recife: UFPE, p. 297-308, 1990. MOREIRA, Maria Amlia Qulhas. A aquisio de vocabulrio por intermdio da leitura. Disponvel em http://www.cefetpr.br/deptos/dacex/mariamelia. Acesso em 6 de fev. 2011. MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO. Viagens de leituras. Cadernos da TV escola. Braslia: Secretaria da Educao, 1996. ORLANDI, E.P. As Histrias das Leituras. Leituras: teoria e prtica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984. v.

11

PAIVA, V.L.M.O. O lugar da leitura na aula de lngua estrangeira Vertentes. n. 16 julho/dezembro 2000. p.24-29. ROCCO, Maria Thereza Fraga. A importncia da leitura e o papel da escola nesse contexto. So Paulo: FD, 1994. Disponvel em www.google.com.br. Acesso em 10 de fev. 2011. SMITH, Frank. Leitura significativa. Traduo Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul Ltda., 1999. SCHTZ, Ricardo. O ingls como lngua internacional. English Made in Brazil. Disponvel em:<http://www.sk.com.br/sk-ingl.html>. Acesso: 19 de fev de 2011. SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler. 6 ed. So Paulo: Cortez, 1992. TOTIS, Vernica Pakrauskas. Lngua Inglesa: Leitura. So Paulo: Cortez, 1993. TROIKE- SAVILLE, Muriel. The ethnography of communication: an introduction. Oxford: Blackwell, 2a edio, 1989. ZILBERMAN, Regina. Leitura: Histria e Sociedade. So Paulo: Srie Idias, 1988: Disponvel em www.crmariocovas.sp.gov.br. Acesso em 01 de mar. 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen