Sie sind auf Seite 1von 152

1.

Introduo
1.1 Desenvolvimento dos Navios-Tanque 1.1.1 Navios Petroleiros Muito antes, em 1861, o embarque de leo era feito em navios convencionais dentro de barris. O Elizabeth Watts foi o primeiro petroleiro, vela, a cruzar o Atlntico, da Filadlfia a Londres, com petrleo transportado em barris. O Atlantic foi o primeiro navio a transportar leo em seus pores (1863) e j possua casco de ferro. Essas embarcaes eram de madeira e, portanto, no eram adequadas para transporte de produtos inflamveis. Como praticamente no se conheciam os riscos dessa carga para o ser humano, a falta de segurana era muito grande. O primeiro navio que se pode chamar de navio-tanque foi o Zoroaster, construdo em 1878. Em 1886, foi construdo o Gluckauf, cuja utilizao era especificamente o transporte de petrleo e que j possua dispositivos de segurana de um petroleiro.

Projeto dos primeiros navios petroleiros

-4-

No sculo 20, consolidou-se a indstria do petrleo e, paralelamente, a navegao a servio dessa indstria. Durante a 1 Guerra Mundial, verificou-se a importncia do transporte de petrleo pelo mar. Da em diante, os estaleiros passaram a introduzir em seus projetos de navios-tanque importantes modificaes e a antepara longitudinal que era colocada no plano diametral foi substituda por duas anteparas longitudinais, da surgindo os tanques centrais e laterais.

Diagrama de um petroleiro de 1950

No final de 1941, os Estados Unidos entraram na 2 Guerra trazendo transformaes radicais no mundo do petrleo quando foram construdos navios do tipo T2, com 16.500TPB (toneladas de porte bruto). A necessidade de transportar maiores quantidades de carga levou construo de grandes petroleiros como os VLCCs e ULCCs. Nos petroleiros atuais, as acomodaes, as praas de mquinas e casas de bombas so situadas totalmente r, ficando o convs principal para os tanques de carga, tanques de resduos e de lastro e seus apndices. Alguns possuem bomba de carga instalada em cada tanque, ficando na casa de bombas, principalmente, o sistema de lastro.

-5-

Evoluo dos navios-tanque

Algumas cargas qumicas, pelo tipo de construo dos tanques e sistema de carga, podem ser transportadas em determinadas espcies de navios petroleiros. O transporte de petrleo e derivados, devido presena de gases inflamveis e txicos, feito sob rigorosas normas internacionais, mormente as convenes SOLAS e MARPOL, que tm recebido constantes emendas com o objetivo de cobrir todas as situaes de riscos identificadas nessa atividade. A qualificao e o treinamento das pessoas envolvidas passaram a ser mais exigentes para aumentar a segurana operacional e da preveno da poluio conforme o STCW 95 em seu Captulo V. A construo de navios de casco duplo foi desenvolvida com o propsito de evitar poluio do meio ambiente nos casos de coliso e encalhe. O Cdigo Internacional de Gerenciamento para Segurana Operacional e Preveno da Poluio (ISM Code) passou a ser obrigatrio a partir de 1 de julho de 1998 para todos os navios-tanque de 500 GRT ou mais e traz medidas que envolvem as tripulaes e o pessoal da empresa em terra para atingir seus objetivos. No Brasil, a 2 Guerra Mundial mostrou a necessidade de uma indstria nacional de explorao, refino e transporte de petrleo, apesar da promessa dos pases aliados de manter o abastecimento interno. No perodo de 1939 a 1945, com o afundamento de vrios navios mercantes na costa brasileira, acarretando prejuzos com a perturbao da importao de derivados de petrleo, ficou clara a necessidade da auto-suficincia em petrleo, seu transporte e refino de leo cru para o bem da segurana interna da nao.

-6-

Em 13 de maro de 1949, o presidente Dutra sancionou a lei n 650 autorizando crditos especiais ao Conselho Nacional do Petrleo (CNP), viabilizando projetos e materiais para a construo de refinarias e compra de navios-tanque. Em 25 de abril de 1950, pelo decreto n 28.050, foi criada a Frota Nacional de Petroleiro FRONAPE, subordinada ao CNP. Em 03 de outubro de 1953, com a lei n 2004, foi criada a Petrleo Brasileiro S/A PETROBRAS, qual a FRONAPE foi anexada. Hoje, por questes administrativas, a PETROBRAS criou a subsidiria TRANSPETRO, atualmente com 56 navios, num total de mais de 3.000.000 de TPB, quando foram construdos navios modernos, aumentando o desenvolvimento tecnolgico da empresa. H projeto para a construo de 22 navios para renovao e modernizao da frota que contar com unidades da mais alta tecnologia. Em 21 de abril de 2006, com a plataforma P-50 j em operao, foi anunciada ao mundo a auto-suficincia do Brasil em petrleo.

1.1.1.1 Tipos de navios petroleiros Os navios para transporte de petrleo e seus derivados, de acordo com o tipo de carga a transportar, esto divididos em: Navio de leo cru Oil tankers; Em geral navios de grande porte, tipo VLCC (very large crude carriers), destinados ao transporte de leo cru em grandes lotes dos terminais de produo at aos portos onde esto as grandes refinarias.

Navio de leo cru (DP com BLS)

Navio de derivados claros e escuros Product tankers (Navio de Produto);

-7-

Os navios que transportam claros ou limpos so navios menores dedicados ao transporte de produtos destilados como a gasolina, o querosene e o leo diesel, que so cargas que contm poucos resduos. Os navios que transportam escuros ou sujos so navios similares em tamanho aos de produtos claros e se destinam ao transporte de leos combustveis pesados e outros produtos residuais. Os navios transportadores de produtos claros e escuros podem alternar seu tipo de carga, de claro para escuro ou vice-versa e at transport-los simultaneamente, quando devem ser seguidos os procedimentos corretos de limpeza dos tanques que suportem essa troca. Conforme a Conveno MARPOL, o navio-tanque designado no IOPP Certificate (International Oil Pollution Prevention Certificate) como navio transportador de produtos claros e escuros so proibidos de transportar leo cru, enquanto o navio transportador de leo cru somente poder transportar produtos claros e escuros se em seu IOPP ele estiver claramente identificado como transportador de leo cru e produtos.

Navio de produto

Navios Dedicados; So navios empregados apenas para o transporte de determinado tipo de produto, como, por exemplo, o betume, ou como navios de estocagem ou aliviadores de plataformas. De acordo com o tamanho em TPB (tonelada de porte bruto) e conforme o Tanker Handbook, esto divididos em: General Purpose Mdium Range Large Range 1 (LR1) Large Range 2 (LR2)
-8-

16.500 a 24.999 25.000 a 49.999 45.000 a 79.999 80.000 a 159.999

Very Large Crude Carrier (VLCC) Ultra Large Crude Carrier (ULCC)

160.000 a 320.000 Mais de 320.000

Os VLCCs e ULCCs transportam grandes quantidades de leo cru. Os demais, por serem menores e de menores calados, so mais versteis na sua utilizao.

ULCC Jahre Viking

Os LR1 e LR2 esto divididos em transportadores de produtos claros e transportadores de produtos escuros. Os navios de claros costumam ser de menos do que 50.000TPB e podem possuir tanques revestidos (pintados) e sistema de carga que permitem o carregamento de at 12 produtos diferentes. Os LR2 com mais de 100.000TPB so normalmente utilizados para transportar leo cru, podendo alternar para produtos escuros desde que equipados com adequado sistema de limpeza de tanques. Os VLCCs esto divididos em trs tipos: leo cru. Navios petroleiros convencionais de grande porte exclusivamente para o transporte de leo cru em tanques centrais e laterais. Navios combinados Navio combinado um navio-tanque projetado para transportar leo cru ou carga slida nos pores. Os dois tipos principais so os Oil/Bulk/Ore (OBO) e os Ore/Oil (O/O) OBO Ore/Bulk/Oil Carrier O navio OBO capaz de carregar em seu mximo deadweight quando aplicado no comrcio como navio de minrio com carga de minrio de alta concentrao. Tambm classificado para transportar outros tipos de carga seca, tais como gro e carvo.
-9-

Seus pores se estendem de um lado ao outro, ocupando toda a boca do navio. Em alguns casos, esses pores podem ser laterais. Possuem tanques elevados e inferiores, alm de possurem duplo fundo. O leo ou a carga seca so transportados nos pores. O leo pode ser transportado tambm nos tanques elevados ou nos tanques laterais, se houver. Tanques laterais para resduos oleosos so normalmente instalados a r dos pores de carga. Lastro segregado pode ser carregado nos tanques elevados ou nos inferiores e nos tanques de duplo fundo. As redes de carga e lastro so instaladas no duto da quilha ou em dois tneis localizados em ambos os bordos da linha de centro e separados pelo fundo duplo.

Navios para leo cru (OBO Ore/Bulk/Oil Carrier)

Os navios transportadores de leo cru e minrio (O/O Ore/Oil Carrier) Os navios O/O so projetados para carregar em seu mximo deadweight quando aplicado no comrcio como um navio-tanque e tambm quando carregando minrio de alta concentrao. Este navio no normalmente designado para carregar cargas leves. O minrio transportado somente nos pores centrais enquanto que o petrleo pode ser carregado tanto nos centrais como nos laterais. Os tanques so construdos estendendo-se at aproximadamente a metade da boca do navio. Os tanques laterais convencionais so ligados s anteparas dos pores, reforando as sees longitudinais e permitindo laterais lisas nos pores centrais. Os pores so construdos sempre sobre duplos fundos e possuem escotilhas inteiras, com um sistema de selagem similar ao dos navios OBO, que possibilitam o carregamento e a descarga do minrio quando retiradas. As redes de carga so normalmente instaladas nos tanques laterais enquanto que as redes de lastro so instaladas nos tanques de duplo fundo. Quando as redes de carga passam atravs de tanques de lastro permanente, a possibilidade de poluio causada por falha na rede deve sempre ser lembrada.

- 10 -

Diagrama de um O/O

Navio transportador de leo cru e minrio (O/O Ore/Oil Carrier)

1.1.2 Navios Qumicos O transporte de cargas qumicas teve incio com o rpido crescimento das indstrias qumicas aps a 2 Guerra Mundial.

- 11 -

As cargas eram transportadas em navios de carga seca em frascos ou tambores e, quando havia maiores quantidades, estas eram transportadas a granel, nos duplo-fundos desses navios. Com o aumento da demanda de produtos qumicos no mundo, ficou evidente a necessidade de um novo tipo de navio para essa finalidade. O primeiro navio qumico saiu da converso do petroleiro americano do tipo T-2 que havia sido construdo para a guerra. Na converso, foram colocadas anteparas para proporcionar mais e menores tanques alm da instalao de sistemas de redes e foram adicionadas mais bombas de carga. A primeira converso desse tipo foi feita em 1948 no R.E. Wilson de 9.073 GRT. Alm dos navios convertidos, que eram navios qumicos relativamente grandes, navios menores especialmente projetados para o transporte de cidos, como o cido sulfrico, foram construdos no incio dos anos 1950, com tanques fabricados com ligas de ao, portanto, reforados para suportar cargas com densidades superiores a 2kg/litro. Pelo alto grau de pureza e sensibilidade das cargas qumicas, sujeitas a contaminao, foram desenvolvidas tcnicas para o revestimento dos tanques de ao doce. O primeiro navio qumico especialmente projetado foi o noruegus M/T Lind, entregue em 1960, e que tambm foi o primeiro a vir equipado com tanques de ao inoxidvel.

Navio qumico

- 12 -

Diagrama de um navio qumico

Os navios qumicos modernos possuem grande nmero de tanques e so projetados para transportar uma grande variedade de cargas. Para isso, os tanques so divididos em tanques de ao inoxidvel, tanques revestidos com pintura epxi ou silicato inorgnico de zinco. Cada tanque est equipado com bombas de profundidade e sistema segregado de redes. Um sistema de lastro segregado instalado para garantir que o lastro no contaminar a carga. Os navios qumicos so engajados em dois tipos de comrcio: dedicated ou parcel trade. Viagem dedicada (dedicated service) usualmente significa que o navio est dedicado para certos tipos de produtos e transportam a mesma carga a cada viagem. Isto pode significar menor custo, uma vez que pode no ser necessrio preparar os tanques para receber a carga seguinte, o que tambm significar menos riscos operacionais pelo menor manuseio do sistema de limpeza e condicionamento dos tanques.
- 13 -

Navios engajados em viagens parceladas (parcel service), manuseiam vrios lotes em menores quantidades para vrios portos. Estas viagens podem necessitar de operaes simultneas de descarregamento, lavagens de tanques e carregamento, o que envolve maiores riscos operacionais pelo constante manuseio das cargas, sistema de limpeza e condicionamento de tanques, alm de que os horrios so diversos e podem ser, muitas vezes, adversos, necessitando de uma tripulao bem-treinada e descansada.

1.1.3 Navios Transportadores de Gases Liquefeitos a Granel (navios de gs) O transporte de gs por navios teve incio no final dos anos 20, transportando butano e propano em vasos de presso na temperatura ambiente. O desenvolvimento de tcnicas de refrigerao e de metais resistentes a baixas temperaturas possibilitou o transporte de gases liquefeitos a temperaturas inferiores temperatura ambiente. Por volta de 1959, navios semipressurizados entraram em operao e gases liquefeitos puderam ser transportados a uma presso menor, conseguida atravs da diminuio da temperatura do produto. Por volta de 1963, navios totalmente refrigerados para LPG, LNG e alguns gases qumicos entraram em operao transportando a carga presso atmosfrica. Os tipos de navios para transporte de gases liquefeitos so conhecidos, geralmente, pelo tipo de carga que esto autorizados a transportar. Navios para LPG Gs liquefeito de petrleo; Navios de LEG Gs etileno; Navios de LNG Gs natural liquefeito; Navios de Cloro; Navios LEG/LPG/Qumicos.

Navio de gs - GLP

- 14 -

Diagrama de um navio para GLP

1.2 Tipos de Carga 1.2.1 Petrleo O petrleo uma mistura de compostos orgnicos que so constitudos, em sua maioria, de hidrocarbonetos associados a pequenas quantidades de nitrognio, enxofre e impurezas diversas, mas que no alcanam 5%. A composio do petrleo varia de acordo com a formao geolgica do solo do qual extrado. encontrado em jazidas terrestres e nas plataformas continentais, ou seja, nos rios e oceanos. Dependendo do tipo de petrleo, os leos bsicos extrados tero composio qumica diversa e caractersticas bem definidas e sua classificao, segundo a sua base, constituda de: PARAFNICOS: constitudos, em sua maior parte, por hidrocarbonetos de cadeia aberta; NAFTNICOS: predomina em sua composio o ciclopetano, como hidrocarboneto em cadeia fechada, sendo a matria prima ideal para a composio de lubrificantes; AROMTICOS: sua caracterstica a predominncia do benzeno em sua composio. Hidrocarboneto o nome comum dado s substncias compostas somente por elementos de hidrognio e carbono. O petrleo cru, ou simplesmente petrleo no estado natural, a mistura de hidrocarbonetos associados a pequenas quantidades de enxofre, nitrognio, oxignio e impurezas diversas. Os componentes dessa mistura, nas condies ambientais de temperatura e presso, so substncias que, em funo do nmero de tomos de carbono que constituem suas respectivas molculas, so gases, lquidos ou slidos. Cada um dos hidrocarbonetos constitudos do petrleo recebe a denominao da frao de petrleo e cada uma dessas fraes tem propriedades fsicas e qumicas distintas.
- 15 -

O processo inicial utilizado nas refinarias para separao dos componentes da frao de leo cru a destilao. Esse processo se aplica para a separao dos hidrocarbonetos mais leves dos mais pesados, entre seus pontos moleculares. Para um composto com um grande nmero de tomos de carbono, utiliza-se um processo denominado craqueamento, quando essas molculas so divididas e tm seus tomos reorganizados. As impurezas presentes no leo cru, tais como o enxofre, oxignio e outras, so indesejveis nos produtos, da a necessidade da eliminao destas durante o processo de refino. Os produtos escuros, assim chamados devido ao seu aspecto, so tambm conhecidos como sujos devido aos resduos e sedimentos que deixam nas anteparas e fundo dos tanques. Esses produtos so descarregados temperatura ambiente ou aquecidos de acordo com as especificaes de cada produto. Os produtos claros (gasolina automotiva, gasolina de aviao, querosene, querosene de aviao, leo diesel, leo combustvel, etc.) so assim chamados devido ao seu aspecto e cor. So tambm chamados de limpos por no deixarem sedimentos e praticamente nenhuma borra no fundo do tanque. No precisam ser aquecidos e so descarregados temperatura ambiente. Os produtos claros so muito sensveis e, portanto, sujeitos a contaminao. leo significa o petrleo em qualquer forma, incluindo leo cru, leo combustvel, resduos oleosos, sobras e produtos refinados, exceto os petroqumicos. Os tipos de petrleo so definidos como: PETRLEO (petroleum): leo cru ou petrleo bruto e seus derivados lquidos; PETRLEO CIDO (sour crude oil): leo cru que contm aprecivel quantidade de sulfeto de hidrognio (gs sulfdrico) e/ou mercaptans. Nota: nos manuais de segurana da PETROBRAS, o leo considerado cido quando o teor de H2S superior a 5,4 g/m3 ou excede 6.000 ppm; PETRLEO NO-VOLTIL (non-volatile petroleum): petrleo cujo ponto de fulgor, determinado pelo mtodo de teste em vaso fechado, igual ou maior do que 60C; PETRLEO VOLTIL (volatile petroleum): petrleo cujo ponto de fulgor, determinado pelo mtodo de teste em vaso fechado, menor do que 60C. Exemplos de produtos transportados por petroleiros: leo cru, gasolina, leo diesel, QAV (querosene de aviao), nafta, leo combustvel, etc.

1.2.2 Produtos Qumicos As cargas transportadas pelos navios qumicos esto listadas no IMO Bulk Chemical Codes (IBC Code). Alm dessas cargas, este tipo de navio tambm pode transportar vrios outros produtos lquidos que no so considerados como produtos
- 16 -

qumicos, tais como: sucos de frutas, gua, leos vegetais e animais, produtos claros derivados do petrleo e leos lubrificantes. Um navio qumico pode transportar produtos qumicos perigosos e todas as cargas transportadas por um navio de produtos, porm, um navio de produtos est limitado a transportar derivados de petrleo e cargas qumicas que no estejam identificadas no cdigo IBC como perigosas. As cargas dos navios qumicos podem ser divididas em quatro grupos distintos: Petroqumicos; lcool e carboidratos; leos animais, vegetais e gorduras; e Produtos qumicos inorgnicos. As cargas petroqumicas so produtos orgnicos derivados totalmente ou parcialmente do leo cru, do gs natural ou da hulha (carvo), tais como: Solventes; Aromticos; Produtos refinados. Os lcoois e os carboidratos so produtos produzidos a partir da fermentao, tais como: Licores; Vinhos; Melao. leos vegetais, animais e gorduras so produtos derivados de sementes de plantas e da gordura de animais, inclusive de peixes, tais como: leo de soja; leo de algodo; leo de girassol; Sebo; leo de baleia. Os produtos qumicos inorgnicos so produtos que no tm origem orgnica, tais como: cido sulfrico; cido fosfrico;
- 17 -

cido ntrico; Soda custica. A maioria das cargas dos navios qumicos pertence ao grupo dos petroqumicos. PRODUTOS
PHENOL SODIUM HYDROXIDE SOLUTION ACRYLONITRILE METHYL ALCOHOL ACETIC ACID SULPHURIC ACID TOLUENE DIISOCYANATE NITRIC ACID PALM OIL ETHYLENE GLYCOL METHYL ETHYL KETONE CARBON TETRACHLORIDE ETHYLENE DICHLORIDE FURFURAL ACETONE TOLUENE BENZENE XYLENE

SINNIMOS SIGLAS
CAUSTIC SODA SOLUTION ACN METHANOL SFA TDI

MEK CTC EDC

TOL BNZ

Cargas transportadas por navios qumicos

1.2.3 Gases Liquefeitos De maneira geral, o gs liquefeito a forma lquida de uma substncia que na temperatura ambiente e presso atmosfrica seria um gs. definido pelos cdigos de gs da IMO como uma substncia que tem presso de vapor superior a 2.8bar na temperatura de 37.8 oC As cargas transportadas pelos navios gaseiros esto relacionadas no IMO Gas Carrier Code (IGC Code). Estas cargas esto divididas em quatro grupos, quais sejam: Gs liquefeito natural, GLN (Liquefied natural gas, LNG); Gs liquefeito de petrleo, GLP (Liquefied petroleum gas, LPG); Gs eteno liquefeito, ETENO LIQUEFEITO (Liquefied ethylene gas, LEG); Gases qumicos e outras substncias (Chemical gases and certain other substances). O GLN um gs natural liquefeito que tem suas impurezas removidas e seu principal componente o metano. O gs liquefeito de petrleo (GLP) o nome comum dado aos gases do petrleo, principalmente o propano e o butano. Este gs produzido a partir do leo cru
- 18 -

processado nas refinarias como um subproduto de plantas de produtos qumicos, de fontes naturais de gs ou do leo cru nas plataformas de produo. O gs eteno liquefeito produzido do craqueamento do GLP. Os gases qumicos formam um grupo de gases liquefeitos produzidos atravs de processo qumico, tais como: o cloro, a amnia e o monmero de cloreto de vinila (VCM). Outras substncias, como o xido de propileno e o acetaldedo, so substncias que se encontram na faixa entre um gs liquefeito e um produto qumico e so transportadas em navios de gs. Os gases podem ser liquefeitos por dois processos: Liquefao por remoo do calor; Liquefao por pressurizao. A liquefao de gases em navios que no so totalmente pressurizados feita pela remoo do calor. O calor removido da carga at sua liquefao chamado de calor latente de condensao. Cargas autorizadas para navios transportadores de gs liquefeito, conforme os cdigos de gs da IMO e o respectivo tipo de navio transportador: PRODUTOS
Acetaldehyde Ammonia anhydrous Butadiene Butane Butylenes Chlorine Propane Propylene Methane

TIPO DE NAVIO
2G 2PG 2G 2PG 2G 2PG 2G 2PG 2G 2PG 1G 2G 2PG 2G 2PG 2G

1.3 Terminologia e Definies ACOLCHOAMENTO (padding): introduo e manuteno do tanque de carga e sistema de redes associadas com gs inerte, outro gs, vapor ou lquido, o qual separa a carga do ar atmosfrico; ADIABTICA: a variao em volume de lquido ou gs sem perda ou ganho de calor envolvido; ADMINISTRAO: o governo do pas no qual o navio est registrado. AGENTE OXIDANTE: um elemento ou composto capaz de adicionar oxignio ou remover hidrognio. AGENTE REDUTOR: um elemento ou composto capaz de remover oxignio ou adicionar hidrognio;
- 19 -

AIR-LOCK: uma rea de separao usada para manter reas adjacentes com uma presso diferencial, como por exemplo, "air lock" do compartimento de motores eltricos de um navio de gs que usado para manter a segregao de presso entre uma zona de perigo de gs sobre o convs exposto e o compartimento de motores eltricos que deve ser pressurizado e sem perigo de conter gs. ANALISADOR DE OXIGNIO: um instrumento usado para medir a concentrao de oxignio, em percentual por volume. ANALISADOR DE OXIGNIO (Oxygen Analyser/Meter): instrumento para determinar o percentual de oxignio numa amostra da atmosfera de um tanque, tubulao ou compartimento; ANESTESIA: a perda total de sensibilidade e conscincia ou perda de fora ou tato sobre uma rea limitada da pele; PROVA DE EXPLOSO ("Explosion Proof"): um equipamento eltrico definido e certificado como sendo prova de exploso quando est encerrado em um invlucro capaz de reter no seu interior a exploso de uma mistura de gs de hidrocarboneto com ar ou de outra qualquer mistura gasosa inflamvel. Deve ser capaz, tambm, de impedir a ignio de uma mistura inflamvel fora do invlucro, seja por centelha ou chama resultante de exploso interna, seja por elevao da temperatura do invlucro em conseqncia de exploso interna. O equipamento deve ser capaz de funcionar a uma temperatura externa tal que a atmosfera inflamvel circundante no possa ser por ela inflamada; REA DA CARGA: aquela parte do navio que contm o sistema de armazenamento da carga, casa de bombas de carga e de compressores e inclui a rea do convs sobre o comprimento e a boca total do navio, que fica acima do sistema de armazenamento da carga. REA DE RISCO (Hazardous Area): uma rea em terra que, para fins de instalao e uso de equipamento eltrico, considerada perigosa. Tais reas de risco so classificadas em ZONAS DE RISCO, em funo da probabilidade da presena de uma mistura de gases inflamveis; REA PERIGOSA (Dangerous Area): uma rea num petroleiro que, para os fins de instalao e uso de um equipamento eltrico, considerada perigosa. aquela na qual o vapor de carga pode estar presente, contnua ou intermitente, em concentraes suficientes para criar uma atmosfera inflamvel ou uma atmosfera perigosa para as pessoas. ATERRAMENTO (Earthing ou Grounding): a ligao eltrica de um equipamento ao corpo principal da terra para garantia de que ele seja mantido no mesmo potencial da terra. A bordo de um navio, a ligao feita estrutura metlica principal do navio, que est com o mesmo potencial da terra devido condutividade do mar; ATMOSFERA DEFICIENTE DE OXIGNIO: uma atmosfera que contm menos do que 21% de oxignio. AUTO-IGNIO (Auto-Ignition): a ignio de material combustvel, no iniciada por fogo ou por centelha, quando a temperatura do material tiver sido elevada at um ponto em que uma combusto espontnea ocorra e se mantenha;
- 20 -

AUTO-REAO: a tendncia que um produto qumico tem de reagir com ele mesmo, comumente resultando em polimerizao ou decomposio; BARREIRA PRIMRIA: uma estrutura interna projetada para conter a carga quando o sistema de armazenamento da carga tiver uma barreira secundria. BARREIRA SECUNDRIA: o elemento externo de um sistema de armazenamento da carga que resiste ao lquido. projetada para proporcionar conteno temporria de um vazamento de lquido atravs da barreira primria evitando assim a queda da temperatura da estrutura do navio a um nvel seguro. BLEVE (Boiling Liquid Expanding Vapour Explosion): significa exploso de vapor expandido de um lquido em ebulio. associado ruptura de um vaso de presso que contm gs liquefeito e est submetido a um incndio. BLS: Bow Loading System Sistema de Carregamento pela Proa; BOIL-OFF: o vapor produzido acima da superfcie da carga lquida devido evaporao causada por ingresso de calor, ou ento o vapor produzido acima da superfcie de um lquido em ebulio. BOMBA DE PROFUNDIDADE: um tipo de bomba de carga centrfuga comumente encontrada a bordo de navios gaseiros. A fora motriz , em geral, um motor eltrico montado no topo do tanque de carga e que aciona, atravs de um eixo de transmisso longo, a bomba que est localizada no fundo do tanque. A rede de descarga envolve o eixo de acionamento e os mancais do eixo so resfriados com a prpria carga lquida que est sendo bombeada. BOMBA DE RECALQUE (Booster Pump): uma bomba usada para aumentar a presso de descarga de uma outra bomba (bomba de carga principal). BOMBA SUBMERSVEL: um tipo de bomba de carga centrfuga comumente instalada em navios gaseiros e terminais, no fundo de um tanque de carga, ou seja, com o motor acionador, impelidor e mancais totalmente submersos quando o tanque contm a carga lquida a granel. BORRIFO DE GUA: a gua dividida em pingos grossos atravs de dbito obtido por meio de esguicho especial; BTW (Butterworth): um dos fabricantes das Mquinas de Jato Rotativo. CALOR ESPECFICO: a relao entre a capacidade trmica de uma substncia e aquela da gua. Para um gs, o calor especfico em presso constante maior do que em volume constante. CALOR LATENTE DE FUSO: a quantidade de calor necessria para mudar o estado fsico de uma substncia de slido para lquido sem variar a temperatura. CALOR LATENTE DE VAPORIZAO: a quantidade de calor necessria para mudar o estado fsico de uma substncia de lquido para vapor sem variar a temperatura. CARGA INIBIDA: uma carga que contm inibidor;

- 21 -

CATALISADOR: uma substncia que inicia ou varia a velocidade de uma reao sem que seja quimicamente alterada; CAVITAO: um processo que ocorre dentro do impelidor de uma bomba centrfuga quando a presso na entrada do impelidor cai abaixo da presso de vapor do lquido que estiver sendo bombeado. As bolhas de vapor que so formadas entram em colapso, com uma fora de impulso considervel nas regies de maior presso no impelidor. Alm do rudo caracterstico, pode haver avaria no impelidor. CCC: Centro de Controle de Carga; CCM: Centro de Controle de Mquinas; CENTELHA INCENDIRIA: uma centelha com temperatura e energia suficientes para produzir a ignio de um gs inflamvel. CIANOSE: uma descolorao azulada da pele, particularmente prximo face e extremidades, que ocorre, usualmente, quando o sangue no adequadamente oxigenado pelos pulmes; CERTIFICADO DE CONFORMIDADE (Fitness): um certificado emitido pela Administrao de um pas, confirmando que a estrutura, equipamentos, acessrios, arranjos e materiais utilizados na construo de um navio de gs cumprem com os cdigos de gs da IMO. Esta certificao pode ser emitida, em nome da Administrao, por Sociedades Classificadoras aprovadas. CERTIFICADO DE DESGASEIFICAO (Gas Free Certificate): certificado emitido por uma pessoa responsvel autorizada atestando que, na ocasio em que um tanque, compartimento ou recipiente foi inspecionado, estava na condio de desgaseificado para uma finalidade especfica; CHAMA ABERTA (Naked Lights): chama ou fogo ao ar livre, cigarros, charutos, cachimbos ou outros artigos de fumantes quando acesos ou quaisquer outras fontes de ignio no-protegidas, equipamentos eltricos ou outros equipamentos capazes de produzir centelhas quando em uso, e lmpadas eltricas desprotegidas; CICLO DE RELIQUEFAO TIPO CASCATA: um processo por meio do qual o boil-off dos tanques de carga condensado em um trocador de calor, no qual o lquido circulante um gs refrigerante tal como o Freon 22. O gs refrigerante passa atravs de um condensador convencional que resfriado com gua do mar. CO2: Dixido de Carbono; COEFICIENTE DE EXPANO CBICA: o aumento fracionado em volume para 1oC de aumento na temperatura; COFFERDAM: um espao que isola duas anteparas ou conveses de ao que so adjacentes. Este espao pode ser um espao vazio ou um tanque de lastro. COMBUSTO ESPONTNEA: a inflamao de um material realizada por reao qumica (exotrmica), produzindo calor dentro do prprio material sem exposio a uma fonte externa de ignio.

- 22 -

CONDICIONAMENTO DA CARGA: significa a manuteno da quantidade de carga sem perdas indevidas, o controle da presso dos tanques de carga dentro dos limites de projeto e da temperatura de carga que se deseja. CONDIO DE INERTE (Inert Condition): condio em que o teor de oxignio em qualquer ponto da atmosfera de um tanque foi reduzido a 8% ou menos, em volume, pela adio de gs inerte; COW: Crude Oil Washing Limpeza de tanques com a prpria carga; CRIOGENIA: o estudo do comportamento dos materiais em temperaturas muito baixas. DENSIDADE DO LQUIDO: a massa por unidade de volume de uma substncia sob condies especficas de temperatura e presso. DESGASEIFICAO: a introduo de ar fresco em um tanque, compartimento ou recipiente para remover gs txico, inflamvel ou inerte, ao nvel exigido para um propsito especfico, como por exemplo: entrada de pessoas, trabalhos a quente, etc.; DESGASEIFICADO ou LIVRE DE GS (Gas Free): um tanque, compartimento ou recipiente considerado como desgaseificado ou livre de gs quando nele houver sido introduzida uma quantidade de ar suficiente para baixar o teor de qualquer gs inflamvel, txico ou inerte at o nvel exigido para uma finalidade especfica, como, por exemplo, trabalho a quente, entrada de pessoas etc.; DETECTOR DE ABSORO QUMICA (toxmetro): um instrumento usado para deteco de gases ou vapores txicos que trabalha sob o princpio de uma reao entre o gs e o agente qumico que existe no aparelho; DETENTOR DE CHAMAS (corta-chamas): um dispositivo usado nas redes de suspiros a fim de impedir a passagem das chamas para dentro de espaos fechados; DOMO DO TANQUE: a extenso ascendente de uma parte do tanque de carga; EEBD: Emergency Escape Breathing Device Mscara de Fuga; EFEITO DE FORMAO DE ONDAS: so formaes de ondas que podem ocorrer na superfcie do lquido em um tanque de carga em decorrncia dos movimentos do navio; EFEITO TXICO AGUDO: efeito no homem resultante da exposio de curta durao a altas concentraes de compostos ou vapores txicos; EFEITO TXICO CRNICO: o efeito cumulativo sobre uma pessoa ocasionado por exposies prolongadas a baixas concentraes ou por exposies intermitentes a altas concentraes de compostos ou vapor txico; EFEITO TXICO SISTMICO: o efeito de uma substncia ou seu vapor sobre aquelas partes do corpo humano com o qual ele no est em contato. Isso pressupe que a absoro tenha ocorrido; ENDOTRMICO: um processo que acompanhado por absoro de calor.
- 23 -

EQUIPAMENTO APROVADO: equipamento resultante de um projeto que tenha sido testado e aprovado por uma autoridade apropriada tais como a administrao ou Sociedade Classificadora. Esta autoridade deve ter certificado esse equipamento como sendo seguro para uso em uma atmosfera perigosa especfica; EQUIPAMENTO DE RESPIRAO TIPO FILTRO: um aparelho que consiste de mscara e filtro substituvel, atravs do qual o ar txico succionado pelo esforo de respirao do usurio, sendo os elementos txicos absorvidos. EPI: Equipamento de Proteo Individual; ESD: Emergency Shutdown Parada de Emergncia; ESPAO DE PORO ou PORO: o espao fechado pela estrutura do navio na qual est situado o sistema de armazenamento da carga. ESPAO ENTRE BARREIRAS: o espao entre uma barreira primria e uma barreira secundria de um sistema de armazenamento de carga, mesmo que parcialmente ou completamente ocupado por isolamento ou outro material. ESPAO OU ZONA COM PERIGO DE GS: um espao ou zona dentro da rea da carga que no preparado ou equipado com arranjos aprovados para assegurar que sua atmosfera seja mantida em condies seguras durante todo o tempo, ou um espao fora da rea da carga atravs do qual passa tubulao que possa conter produtos lquidos ou gasosos, exceto se forem instalados arranjos aprovados para evitar qualquer escapamento de vapor do produto para o interior da atmosfera deste espao. ESPAO SEGURO OU SEM PERIGO DE GS: um espao no-designado como espao com perigo de gs. EXOTRMICO: o processo que acompanhado por evoluo de calor. EXPLOSMETRO (Explosimeter): um instrumento para medir a composio de misturas de gs de hidrocarbonetos/ar que, em geral, d o resultado sob a forma de percentual do limite inferior de inflamabilidade (LII); FAIXA INFLAMVEL (Flammable Range): a faixa de concentraes de gs de hidrocarbonetos no ar entre os limites inferior e superior de inflamabilidade. Misturas compreendidas entre tais limites so capazes de inflamar-se e de queimar-se; FAIXA INFLAMVEL OU EXPLOSIVA: a faixa de concentraes de gs combustvel no ar, na qual a mistura inflamvel. a faixa entre o LII e o LSI. FISPQ: Folha de Informao de Segurana de Produto Qumico; GS DE HIDROCARBONETOS (Hydrocarbon Gas): um gs composto exclusivamente de hidrocarbonetos; GS DE PETRLEO (Petroleum Gas): gs que se desprende do petrleo. Os hidrocarbonetos so os componentes principais dos gases de petrleo, mas estes podem tambm conter, em pequena escala, outras substncias tais como sulfeto de hidrognio (gs sulfrdico) ou alcanos de chumbo. (Nota: alcano um hidrocarboneto da srie CnH2n+2);
- 24 -

GS INERTE (Inert Gas): um gs ou mistura gasosa, como a dos gases das chamins dos navios, que contm um teor de oxignio insuficiente para manter a combusto de hidrocarbonetos; GS LIQUEFEITO: um lquido que tem uma presso de vapor saturado que excede a 2,8bar absolutos na temperatura de 37,8 graus centgrados, bem como outras determinadas substncias especificadas nos cdigos da IMO. GS LIQUEFEITO DE PETRLEO (GLP): consiste principalmente de butano e propano, que podem ser embarcados separadamente ou como mistura de ambos. GS NATURAL LIQUEFEITO (GNL): um gs cujo principal constituinte o metano. HIDRATOS: so substncias cristalinas e brancas como a neve, formadas em certas presses e temperaturas por hidrocarbonetos que contm gua. a interao entre a gua e os hidrocarbonetos. H2S: Gs Sulfdrico ou Sulfeto de Hidrognio; ICS: International Chamber of Shipping Cmara Internacional de Navegao; IGS SGI: Inert Gas System Sistema de Gs Inerte; IMO: International Maritime Organization Organizao Martima Internacional; INDICADOR DE GS COMBUSTVEL (Explosmetro): um instrumento destinado deteco de uma mistura de gs combustvel com ar e que, usualmente, mede sua concentrao em funo do limite inferior de inflamabilidade (LII ou LIE). Um nico instrumento no apresenta confiabilidade para todos os vapores combustveis; INERTIZAO (inerting): a introduo de gs inerte em um espao a fim de reduzir o teor de oxignio a um nvel em que a combusto no pode ser mantida, obtendo-se a condio de inerte; INFLAMVEL: o que capaz de entrar em ignio e queimar no ar. O termo "gs inflamvel" usado para indicar uma mistura de vapor e ar dentro da faixa inflamvel; INGESTO: o ato de introduzir uma substncia dentro do corpo humano atravs do sistema digestivo; INIBIDOR DE CARGA: uma substncia usada para prevenir ou retardar a deteriorao da carga ou uma reao qumica potencialmente perigosa. Uma carga que contm um inibidor uma carga inibida. INIBIDORES DE HIDRATOS: so aditivos para certos gases liquefeitos capazes de baixar as temperaturas nas quais os hidratos so formados. Os mais comuns so: metanol, etanol, isopropil lcool, etc. INTRINSICAMENTE SEGURO (Intrinsically Safe): um circuito eltrico ou parte dele intrinsecamente seguro se qualquer centelha ou qualquer efeito trmico produzido em operao normal (isto , pelo fechamento ou abertura de circuito) ou acidentalmente (como, por exemplo, por curto-circuito ou falha de aterramento) incapaz, sob condies de testes prescritas, de produzir ignio de uma determinada mistura de gases.
- 25 -

ISGOTT: International Safety Guide for Oil Tankers & Terminals Guia Internacional de Segurana para Petroleiros e Terminais; ISOTRMICAS: so as mudanas que um gs sofre atravs de uma srie de variaes de presso e/ou volume, sem mudar sua temperatura. LIMITE DE TOLERNCIA ou TLV (Threshold Limit Value - TLV): a concentrao mdia ponderada em tempo de uma determinada substncia qual trabalhadores em geral podem ficar expostos, repetidamente, dia aps dia, numa jornada normal de trabalho de oito horas, ou 40 horas semanais, sem sofrer conseqncias prejudiciais sade. LQUIDOS CORROSIVOS: so lquidos que corroem os materiais normais de construo a uma taxa muito excessiva. Geralmente eles causam srios danos ao tecido humano e aos olhos; LQUIDOS DE GS NATURAL: so fraes lquidas encontradas em associao com o gs natural. Os mais tpicos so: etano, butano, propano e pentanos adicionais. LQUIDO GERADOR DE ESPUMA (Foam Concentrate ou Foam Compound): o lquido bsico concentrado recebido do fornecedor a fim de ser diludo e processado para produzir espuma; LOT: Load on Top Carregamento sobre Carga Remanescente; MANIFOLD: conjunto de tubulaes (tambm chamadas redes) para recebimento de carga dos terminais e distribuio nos tanques do navio. Tambm por onde a carga dos tanques bombeada para os terminais nas operaes de descarregamento; MQUINAS DE JATO ROTATIVO: equipamento que ganha movimentos circulares sob a presso do lquido que est sendo utilizado sobre ele, lanando este lquido em fortes jatos constantes. Destina-se lavagem de tanques e operaes COW; MARPOL: International Convention for the Prevention of Pollution from Ships Conveno Internacional para Preveno da Poluio Martima por Navios; MARVS: o ajuste mximo permissvel da vlvula de alvio de presso de um tanque de carga. MSDS: Material Safety Data Sheet Ficha de Informao de Segurana do Produto; NEBLINA DE GUA: so gotculas muito finas de gua, geralmente, debitadas em presses muito altas atravs de um esguicho de neblina; NORMAM: Normas da Autoridade Martima; OCIMF: Oil Companies International Marine Forum Forum Martimo Internacional das Companhias de Petrleo; ODME: Oil Discharge Monitoring Equipment - Equipamento de Monitorao da Descarga de Misturas Oleosas, ou simplesmente, Monitor de Lastro;

- 26 -

ODORIZANTE: um composto de odor desagradvel que adicionado ao GLP para prover um cheiro caracterstico. Para esse propsito comumente so usados compostos de enxofre (Ethyl Mercaptan). OPERAO DE CARGA: significa qualquer operao a bordo do navio que envolva o manuseio da carga lquida ou vapor de carga incluindo a transferncia de carga; PERMISSO PARA TRABALHO (Work Permit): um documento emitido por uma pessoa responsvel, permitindo que um determinado trabalho seja feito durante um perodo de tempo especificado em uma rea definida. PERXIDO: um composto formado pela combinao qumica de vapor ou lquido de carga com o oxignio da atmosfera ou de outra fonte. Estes compostos, em alguns casos, podem ser altamente reativos e instveis e constituem um risco potencial. PETRLEO (Petroleum): leo cru (ou petrleo bruto) e seus derivados lquidos; PETRLEO CIDO (Sour Crude Oil): leo cru contendo aprecivel quantidade de sulfeto de hidrognio (gs sulfdrico) e/ou mercaptans (nota: nos manuais de segurana da PETROBRAS, o leo considerado cido quando o teor de H2S superior a 5,4g/m3 ou excede 6.000ppm); PETRLEO NO-VOLTIL (Non-volatile Petroleum): petrleo cujo ponto de fulgor, determinado pelo mtodo de teste em vaso fechado, igual ou maior do que 60C; PETRLEO VOLTIL (Volatile Petroleum): petrleo cujo ponto de fulgor, determinado pelo mtodo de teste em vaso fechado, menor do que 60C; PICOS OU ONDAS DE PRESSO: um fenmeno gerado em um sistema de tubulao quando existe qualquer variao na taxa de fluxo do lquido na linha. O pico de presso pode ser perigosamente elevado se a variao na taxa de fluxo muito rpida e as ondas de choque resultantes podem avariar o equipamento de bombeio e causar ruptura das tubulaes e dos equipamentos associados. PLANTA DE GS INERTE (Inert Gas Plant): equipamento instalado especialmente para produzir, resfriar, purificar, pressurizar, monitorar e controlar o fornecimento de gs inerte para o sistema dos tanques de carga; POLIMERIZAO: a unio qumica de duas ou mais molculas de um mesmo composto para formar uma molcula maior de um novo composto chamado de polmero. Por esse mecanismo, a reao pode tornar-se autoconduzida, fazendo com que o lquido torne-se mais viscoso e at mesmo formar uma substncia slida. Usualmente, essa reao exotrmica. PONTO DE EBULIO: a temperatura na qual a presso de vapor de um lquido igual presso ao qual o lquido est submetido. Esta temperatura varia com a presso. PONTO DE CONDENSAO (Ponto de Orvalho): a temperatura na qual o vapor d'gua est presente em um gs saturado e comea a condensar. PONTO DE FLUIDEZ (Pour Point): a mais baixa temperatura na qual um petrleo permanece fluido;
- 27 -

PONTO DE FULGOR (Flashpoint): a mais baixa temperatura na qual um combustvel lquido libera vapor suficiente para formar, prximo superfcie do lquido, uma mistura inflamvel com o ar. PPM: Parte por Milho; PRESSO CRTICA: a presso de vapor saturado na temperatura crtica, ou seja, a presso mnima necessria para liquefazer um gs naquela temperatura. PRESSO PARCIAL: a presso exercida por um dos constituintes da mistura vapor/gs como se os demais constituintes no estivessem presentes. Geralmente essa presso no pode ser diretamente medida, porm, pode ser obtida por anlise do gs ou do vapor e calculada pelo uso da lei de Dalton. PRESSO DE VAPOR: a presso exercida pelo vapor acima do lquido em uma dada temperatura; PRESSURIZAO ADICIONAL DE GS INERTE (Topping up): introduo de gs inerte em um tanque j em condio de inerte, com o objetivo de elevar a presso no tanque a fim de evitar qualquer entrada de ar; pH: um indicador arbitrrio da acidez de uma soluo. Sua faixa prtica varia de 0 a 14. O pH 7 indica neutralidade absoluta. O pH 1 representa acidez elevada (cido sulfrico) enquanto que o pH 13 alcalinidade elevada (soda custica); PURGA (Purging): introduo de gs inerte no interior de um tanque j na condio de inerte com o objetivo de: (1) reduzir ainda mais o teor de oxignio existente, e/ou (2) reduzir o teor de gases de hidrocarbonetos a um nvel abaixo do qual no possa haver combusto, se, subseqentemente, for introduzido ar no tanque; QAV: Querosene de Aviao; ROLLOVER: o fenmeno em que a estabilidade de duas camadas estratificadas de lquido perturbada por uma variao em suas densidades relativas, resultando em uma mistura espontnea e rpida das camadas e, no caso de gases liquefeitos, acompanhada por um aumento na evoluo do vapor. SBT: Segregated Ballast Tanks Tanques de Lastro Segregado; SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (Sistema de Conteno de Carga): o arranjo para conter a carga incluindo, se instalado: as barreiras primria e secundria, isolamento associado, espaos entre barreiras e estruturas que forem necessrias para suportar esses elementos. SISTEMA DE DISTRIBUIO DE GS INERTE (Inert Gas Distribution System): conjunto de tubulaes, vlvulas e acessrios existentes com a finalidade de distribuir gs inerte da planta de gs inerte para os tanques de carga, de expelir gases para a atmosfera e de proteger os tanques contra presso ou vcuo excessivos; SISTEMA DE GS INERTE (Inert Gas System - IGS): uma planta de gs inerte e um sistema de distribuio de gs inerte, juntamente com os dispositivos para evitar fluxo
- 28 -

regressivo dos gases da carga para os compartimentos de mquinas, os instrumentos de medio fixos ou portteis e os dispositivos de controle; SISTEMA HERMTICO PARA GASES (Vapour Lock System): equipamento adaptado nos tanques que permite a medio e amostragem da carga sem desprendimento de gases/presso; SISTEMA DE SUSPIRO DOS TANQUES: o sistema de redes e vlvulas associadas instaladas para evitar presso anormal e/ou vcuo excessivos nos tanques de carga; SMPEP: Ship Marine Pollution Emergency Plan Plano de Emergncia do Navio para Combate a Poluio por leo; SOLAS: International Convention for the Safety of Life at Sea Conveno Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar; SOLUBILIDADE: a quantidade mxima da substncia que se dissolver em uma dada quantidade de gua, em determinada temperatura. Ela expressa em nmero de gramas da mesma por 100 gramas de gua. Quando se trata de lquido dissolvendo-se em outro lquido, usa-se o termo MISCIBILIDADE. SOPEP: Ship Oil Pollution Emergency Plan Plano de Emergncia do Navio para Combate a Poluio por leo; STCW: Standards of Training Certification and Watchkeeping Conveno Internacional sobre Normas de Treinamento de Martimos, Expedio de Certificados e Servio de Quarto; STS: Ship to Ship Transfer Transferncia de Navio para Navio; SUBLIMAO: a transformao de slido em gasoso sem que haja a fuso (naftalina). A importncia da sublimao que poder existir sobre o slido vapor suficiente para combusto. Neste caso, o ponto de fulgor poder ser menor do que o ponto de congelamento; SULFETO DE FERRO PIROFRICO (Pyrophoric Iron Sulphide): sulfeto de ferro capaz de ter uma rpida oxidao exotrmica, com incandescncia quando exposto ao ar, incandescncia essa que capaz de inflamar misturas combustveis de ar/gs de hidrocarbonetos; SURTO DE PRESSO EM TUBULAO (Pressure Surge): um aumento sbito na presso de um lquido numa tubulao, gerado por uma brusca reduo da velocidade do fluxo; TELA CORTA-CHAMAS: um dispositivo porttil ou fixo, feito de uma ou mais malhas de arame resistentes corroso, usado para impedir que centelhas penetrem por aberturas do convs ou para impedir, por um curto perodo de tempo, a passagem das chamas, embora permitindo a passagem do gs; TEMPERATURA CRTICA: a temperatura acima da qual um gs no pode ser liquefeito apenas por presso.

- 29 -

TENDNCIA HIGROSCPICA: a tendncia de uma substncia para absorver a umidade do ar; TOMADAS DE CARGA: flanges das redes que recebem os mangotes ou braos nos terminais para as operaes com a carga; TOP ou TOPS (Topping Off): operao de completar o carregamento de um tanque at uma ulagem determinada; TXICO (Toxic): venenoso para a vida humana; TRABALHO A FRIO (Cold Work): trabalho que, ao ser executado, no possa gerar uma fonte de ignio; TRABALHO A QUENTE (Hot Work): trabalho envolvendo fontes de ignio ou temperaturas suficientemente altas capazes de causar a ignio de uma mistura de gases inflamveis. Inclui qualquer trabalho que exija uso de soldas, de equipamentos de queima ou de solda, de maaricos, de certas ferramentas movidas por energia externa, de equipamento eltrico porttil que no seja intrinsecamente seguro ou que no esteja encerrado em recipiente certificado como prova de exploso, de equipamentos de jato de areia ou de motores a combusto interna; TUBO DESLIZANTE (Slip Tube): um dispositivo de medio restrito, usado para determinar a interface do lquido com o vapor durante a tomada das ulagens dos tanques semi ou totalmente pressurizados. ULAGEM (Ullage): distncia vertical entre a superfcie de um lquido e o teto (ou uma marca de referncia) do tanque em que ele est contido; UEL: Upper Explosivity Limit Limite Superior de Explosividade; VLVULA DE VCUO/PRESSO (Pressure/Vaccuum Relief Valve - P/V Valve): dispositivo que possibilita o fluxo de pequenas quantidades de misturas de vapor, ar ou gs inerte, fluxo este conseqente de variaes trmicas num tanque de carga; VECS: Vapour Emission Control System Sistema de Controle da Emisso de Vapor. VENENO: uma substncia muito txica que, se inalada, ingerida ou absorvida atravs da pele, produz um efeito srio ou fatal.

1.4 Regras e Regulamentos O transporte de petrleo, produtos qumicos e gases liquefeitos regulamentado, internacionalmente, observando-se critrios de segurana e preveno da poluio atravs de convenes adotadas pela Organizao Martima Internacional (IMO). O resultado esperado que no ocorram acidentes que possam acarretar leso s pessoas, danos propriedade, poluio do meio ambiente e interrupes de processo. Os requisitos dessas convenes so suplementados por recomendaes, especificaes e cdigos adotados pela IMO. As convenes adotadas para o transporte seguro de petrleo, cargas qumicas e gases liquefeitos por navios so:
- 30 -

1. Conveno Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS) 1974, como emendada; 2. Conveno Internacional para a Preveno da Poluio por Navios, 1973, como modificada pelo Protocolo 1978 (MARPOL 73/78), como emendada; 3. Conveno Internacional sobre Normas de Treinamento de Martimos, Expedio de Certificados e Servio de Quarto, como emendada. Todos os navios de 500GRT ou superior devem cumprir o Cdigo ISM (Cdigo Internacional de Gerenciamento para Operaes Seguras e Preveno da Poluio), que parte integrante da Conveno SOLAS, compondo o Captulo IX. Os mais importantes cdigos e padronizaes referentes ao transporte de produtos qumicos por navios so os Cdigos IBC e BCH. Estes cdigos contm regras especficas para a construo e equipamentos de navios qumicos, assim como para o manuseio e transporte de produtos. Alm disso, os navios qumicos devem possuir um Manual de Procedimentos e Arranjos (P & A Standards), cujo manual aprovado pelas Sociedades Classificadoras e contm detalhamentos de toda a planta de carga, alm de procedimentos especficos operacionais. Para os navios transportadores de gases liquefeitos, os cdigos e padronizaes para o modelo, construo e outras medidas de segurana so encontrados nos Cdigos de Gs da IMO (IMOs Gas Carrier Codes).

1.5 Regulamentos Nacionais Exemplos Code Federal Regulations (CFR USA); NORMAM 01 Cap. 5 Seo I: Transporte de Cargas Perigosas; Regras das Sociedades Classificadoras: ABS, BV, DNV, LR, etc.

- 31 -

2 Caractersticas das Cargas


2.1 Fsica Elementar O conhecimento das propriedades fsicas e qumicas das cargas transportadas por navios-tanque e dos perigos e aes a serem tomadas em caso de emergncia necessrio para o transporte e manuseio seguros dessas cargas. Transformaes qumicas so as transformaes de materiais estudadas no campo da qumica. Aprender a produzir o fogo talvez tenha sido a primeira transformao qumica realizada pelo homem. Ao tentar queimar determinadas rochas e minerais, o homem percebeu que alguns deles se transformavam, pelo calor, em novos materiais como, por exemplo, os minrios de cobre. A argila depois de cozida perdia gua e endurecia, fato que permitiu a fabricao de tijolos e utenslios para armazenar gua e alimentos. Transformao significa mudana, alterao, modificao. Quando se pretende estudar um corpo ou um conjunto de corpos a fim de verificar se ele est se transformando, deve-se isolar esse corpo ou conjunto de corpos para melhor estud-lo, constituindo-se, desta forma, um sistema. Quando, em um dado momento, damos a descrio completa de um sistema, estamos definindo o estado dele naquele momento. Cor, cheiro, brilho, sabor, dureza, volume, forma, massa e temperatura so algumas observaes usadas para a descrio que define o estado do sistema. Quando descrevemos completamente um sistema em dois momentos diferentes, chamamos a primeira descrio de estado inicial e a segunda de estado final. Se observarmos alguma diferena ao compararmos os estados inicial e final, dizemos que o sistema se transformou. Vejamos, por exemplo, o que acontece com o acar de cana quando ele aquecido em uma panela durante o tempo necessrio para queim-lo. Antes do aquecimento, o estado inicial da poro de acar apresenta-se como um slido branco, com sabor doce, inodoro e solvel em gua. No estado final, depois que o acar ficou completamente queimado, teremos um slido preto, amorfo, com sabor amargo, inodoro e insolvel em gua. Nas transformaes qumicas, os materiais que constituem o sistema antes e depois da ocorrncia da transformao no so os mesmos.

a) Estados de Agregao Os estados de agregao so tambm denominados estados fsicos ou fases da matria, que so: slido, lquido e gasoso. No estado slido, a fora de coeso maior do que a fora de repulso fazendo com que o corpo apresente forma prpria e volume constante. No estado liquido, as foras de coeso e de repulso so aproximadamente iguais, fazendo com que o corpo no tenha forma prpria, embora mantenha o volume constante. No estado gasoso, a fora de coeso menor do que a de repulso, o que faz com que o corpo no tenha forma prpria nem volume constante. As mudanas de estados fsicos so:
- 32 -

Fuso (slido para lquido); Vaporizao (lquido para gasoso); Condensao ou liquefao (gasoso para lquido); Solidificao (lquido para slido); Sublimao (slido para gasoso e vice-versa).

b) Ponto de fuso e ponto de ebulio So propriedades fsicas freqentemente usadas para identificar os vrios materiais puros. J sabemos que os materiais so encontrados em trs estados fsicos que so definidos pela temperatura em que eles se encontram. A gua encontrada normalmente no estado lquido, porm, conhecemos o gelo que a gua no estado slido e o vapor dgua que a gua no estado gasoso. Quando colocamos gelo em um copo, depois de algum tempo, o gelo derrete transformando-se em gua na sua forma lquida. Essa mudana de estado fsico recebe o nome de fuso. A fuso do gelo ocorre quando o ambiente fornece calor suficiente para que o gelo passe para o estado lquido. A temperatura na qual ocorre a fuso de uma substncia pura recebe o nome de ponto de fuso. Qualquer que seja a quantidade ou a procedncia de uma substncia pura, seu ponto de fuso ser sempre o mesmo. O ponto de fuso serve tambm para classificar os materiais em duas categorias: as substncias e as misturas. A fuso de material slido puro ocorre em temperatura constante e os materiais que se comportam dessa maneira recebem o nome de substncias puras ou simplesmente substncias. A sacarose, o oxignio, o ferro e a vitamina C so exemplos de substncias. Quando os materiais slidos so misturas, a temperatura ao final da fuso diferente da temperatura no incio dessa transformao. Elas se caracterizam por apresentar uma faixa de temperaturas onde ocorre a fuso. O ponto de fuso, sozinho, no suficiente para diferenciar as substncias das misturas. Existem misturas chamadas eutticas, que apresentam temperatura constante durante a fuso. O ponto de ebulio outra propriedade usada para identificar substncias, particularmente, no estado lquido. Ao aquecer um lquido, quando ele atinge uma determinada temperatura, comea a ferver, ou seja, entra em ebulio transformando-se em vapor. Essa transformao fsica do lquido em vapor chamada de vaporizao. A temperatura na qual ocorre a ebulio de um lquido chamada de ponto de ebulio. A gua pura, por exemplo, ao nvel do mar, entra em ebulio a temperatura de 100C. Nas mesmas condies, se dois materiais puros tm pontos de ebulio diferentes, ento, eles so materiais. Diferenciar materiais lquidos por meio da comparao de seus pontos de ebulio uma importante aplicao dessa propriedade. Quando um material lquido constitudo de uma nica substncia, sua ebulio ocorre em uma nica temperatura, como por exemplo, a gua, a acetona, o ter, etc.
- 33 -

Quando os materiais lquidos so misturas, a temperatura ao final da ebulio diferente da temperatura no incio dessa transformao. As misturas se caracterizam por apresentar um faixa de temperatura onde ocorre a vaporizao, enquanto que as substncias mantm uma nica temperatura durante essa mudana de estado fsico. Existem misturas lquidas chamadas misturas azeotrpicas, cujas misturas apresentam ponto de ebulio constante, como o lcool comprado em supermercados, que contm 96% da substncia lcool etlico e 4% de gua. O ponto de fuso e o ponto de ebulio so duas importantes propriedades que, se analisadas em conjunto, servem para caracterizar e classificar os diferentes materiais.

Estado de agregao ilustrado em um diagrama de temperatura e presso. Um gs (A) pode ser liquefeito pela remoo de calor ou pelo aumento da presso

c) Densidade absoluta do lquido uma propriedade fsica empregada quando o ponto de fuso e o ponto de ebulio no puderem ser usados para caracterizar as substncias e diferenci-las das misturas. Qualquer poro, de qualquer material, possui massa e tem volume. Quando estabelecemos a razo entre a massa e o volume da poro de um determinado material, essa razo recebe o nome de densidade ou massa especfica desse material. A expresso matemtica da densidade : densidade = massa / volume.
- 34 -

importante notar que, quando temos volumes iguais de materiais diferentes, o material de maior densidade apresenta maior massa. Isto significa que a massa e a densidade so grandezas diretamente proporcionais. Quando temos massas iguais de materiais diferentes, o material de menor densidade apresenta o maior volume, o que significa dizer que a densidade e o volume so grandezas inversamente proporcionais.

d) Densidade relativa do lquido a relao entre o peso de um volume de uma substncia na temperatura t1 e o peso de igual volume de gua doce em uma temperatura t2. A densidade relativa inclui o efeito do deslocamento do ar. Apresentamos a seguir algumas densidades relativas da gua: 4C = 1000; 15C = 0,9982; 20C = 0,9913.

e) Densidade do vapor o peso do vapor comparado com o peso de igual volume de ar, ambos em condies normais de temperatura e presso. Assim, a densidade de 2,9 significa que o vapor 2,9 vezes mais pesado que igual volume de ar, sob as mesmas condies fsicas.

f) Presso de vapor a presso exercida pelo vapor na superfcie do lquido a uma determinada temperatura. expressa como presso absoluta.

g) Presso parcial a presso exercida por um dos constituintes da mistura de gs e vapor como se os demais constituintes no estivessem presentes. Geralmente essa presso no pode ser medida diretamente, porm, pode ser obtida pela anlise do gs ou vapor e calculada utilizando-se a lei de Dalton.

h) Viscosidade A coeso molecular a causa do atrito interno, isto , da resistncia ao deslocamento de camadas de molculas lquidas uma sobre as outras. Como a viscosidade traduz de certo modo uma resistncia ao escoamento, pode ser expressa e medida pelo tempo que o lquido leva para escoar-se pelo gargalo de um frasco de dimenses pr-estabelecidas, ou seja, pelo tempo no qual se escoa um dado volume. Assim, o grau de viscosidade tem o nome do idealizador do frasco ou viscosmetro. Nos Estados Unidos, usa-se o Saybolt Seconds Universal (SSU), para viscosidades mdias e Seconds Saybolt Furol (SSF), para viscosidades altas. Na indstria de automvel, a viscosidade dos leos dada em unidades SAE (Society of Automotive Engineers). A viscosidade de muitos lquidos diminui com o aumento da temperatura.
- 35 -

2.2 Qumica Elementar 2.2.1 Estrutura dos Hidrocarbonetos O leo cru uma mistura de um grande nmero de diferentes molculas de hidrocarbonetos. Estas molculas so chamadas de leves ou pesadas de acordo com o nmero de tomos de carbono que as formam. O petrleo cru, ou petrleo no estado natural, a mistura de hidrocarbonetos associados a pequenas quantidades de enxofre, nitrognio, oxignio e impurezas diversas. As impurezas presentes no leo cru tais como o enxofre, nitrognio, oxignio e as outras impurezas so indesejveis nos produtos, da a necessidade da eliminao destas durante o processo de refino. Os componentes dessa mistura, nas condies ambientais de temperatura e presso, so substncias que, em funo do nmero de tomos de carbono que constituem suas respectivas molculas so gases, lquidos ou slidos. Cada um dos hidrocarbonetos constitudos do petrleo recebe a denominao da frao de petrleo. Cada uma dessas fraes tem propriedades fsicas e qumicas distintas. As molculas muito leves como as do metano, butano e propano so gases sob condies atmosfricas normais. As molculas muito pesadas como as do asfalto so slidas sob condies atmosfricas normais. As molculas intermedirias tais como as do leo diesel so lquidos sob condies atmosfricas normais.

Representao da estrutura dos hidrocarbonetos

O processo inicial utilizado nas refinarias, para separao dos componentes da frao de leo cru, a destilao. Esse processo se aplica separao dos hidrocarbonetos mais leves dos mais pesados, entre seus pontos moleculares. Para um composto com grande nmero de tomos de carbono, utiliza-se um processo denominado craqueamento, quando essas molculas so divididas e tem seus tomos reorganizados. Gasosos Lquidos Slidos at 6 tomos de carbono, por molcula; at 25 tomos de carbono, por molcula; mais do que 25 tomos de carbono, por molcula.

- 36 -

2.3 Propriedades fsicas do petrleo, produtos qumicos e gases liquefeitos transportados por navios a) Ponto de Fulgor a mais baixa temperatura na qual um lquido libera vapor suficiente para formar uma mistura inflamvel com o ar, prximo superfcie do lquido ou dentro de um aparelho especfico usado para sua determinao atravs de teste de laboratrio.

b) Volatilidade No estado lquido, as molculas de uma substncia esto muito mais prximas da outra do que no estado gasoso, causando por isso uma atrao maior entre as molculas. O fato de existir uma maior atrao entre as molculas de um lquido no impede que elas se movimentem, umas em relao s outras, nem que vibrem continuamente. Algumas delas possuem energia de movimento suficiente para escapar da superfcie do lquido. A esse fenmeno dado o nome de evaporao. Existem lquidos cuja taxa de evaporao muito grande, ou seja, evaporam com muita facilidade, tais como o ter, a acetona e a gasolina. Quando um lquido evapora facilmente, dizemos que um lquido muito voltil. Se comparado com o ter, por exemplo, lquidos como a gua e o mercrio so considerados de baixa volatilidade.

c) Presso de vapor saturado a presso na qual o vapor est em equilbrio com o lquido a uma determinada temperatura.

d) Relao entre presso de vapor e temperatura O conjunto de molculas de um lquido que evapora exerce presso em todas as direes inclusive sobre a superfcie do prprio lquido. Essa presso recebe o nome de presso de vapor do lquido a uma determinada temperatura. Lquidos distintos tm presso de vapor diferente a uma determinada temperatura. temperatura de 25C, a maioria dos lquidos evapora lentamente. Se colocarmos 100ml de gua num recipiente, cobrirmos este recipiente com uma placa de vidro e mantivermos a temperatura da gua constante durante vrias horas, observaremos que, aps esse intervalo de tempo, o volume do lquido praticamente no variar e que a presso de vapor da gua depois desse mesmo intervalo de tempo permanecer constante, apesar de a evaporao prosseguir. A explicao desse fenmeno que h sempre um certo nmero de molculas que esto evaporando enquanto outras retornam ao estado lquido. O fato do volume do lquido manter-se constante e o espao acima dele estar saturado de molculas na fase gasosa quer dizer que existe um vaivm ininterrupto de molculas passando de uma fase outra.
- 37 -

Estabelece-se uma situao de equilbrio entre o lquido e seu vapor. No se observa nenhuma transformao macroscpica porque os dois fenmenos ocorrem ao mesmo tempo e com a mesma velocidade. Quando a temperatura de um lquido aumenta porque o calor fornecido aumentou a energia cintica mdia das molculas do lquido. Isso faz crescer o nmero de molculas que deixam a fase lquida e passam para a fase gasosa, de modo cada vez mais rpido medida que aumenta a temperatura. Nesse caso, a presso de vapor aumentar rapidamente. A presso de vapor de um lquido s depende da temperatura em que ele se encontra. A uma dada temperatura, a presso de vapor do lquido torna-se igual presso atmosfrica. Nesse momento, o lquido comea a ferver e essa temperatura conhecida como temperatura de ebulio desse lquido. Desse modo, a temperatura de ebulio de um lquido a temperatura na qual a presso de vapor desse lquido torna-se igual presso atmosfrica. Considera-se como ponto de ebulio de um lquido puro a temperatura em que a presso de vapor do lquido se iguala presso atmosfrica ao nvel do mar, isto , vale 1atm ou 760mmHg. A presso atmosfrica varia na razo inversa da altitude. Por causa disso, a temperatura de ebulio de um lquido varia de lugar para lugar.

e) Inflamabilidade a capacidade dos gases de uma substncia ou mistura entrar em ignio e queimar quando misturados com o ar em determinadas propores. Se houver falta ou excesso de gs, a mistura no queima. As propores que limitam a possibilidade de queima so expressas percentualmente em volume de gs no ar e denominadas de limite inferior de inflamabilidade (LII) e limite superior de inflamabilidade (LSI). Esses limites variam em funo dos diversos componentes dos gases das cargas. Para o petrleo, na prtica, a faixa varia de um valor mnimo do LII de cerca de 1% em volume de gs no ar at um valor mximo do LSI de cerca de 10% em volume de gs no ar.

f) Limite Inferior de Inflamabilidade ou Explosividade (LII ou LIE): a concentrao de um gs de hidrocarboneto no ar abaixo da qual no existe hidrocarboneto suficiente para suportar uma combusto.

g) Limite Superior de Inflamabilidade ou Explosividade (LSI ou LSE): a concentrao de um gs de hidrocarboneto no ar acima da qual no existe ar suficiente para suportar e propagar a combusto.

- 38 -

h) Faixa Inflamvel ou Explosiva aquela faixa limitada pelas concentraes mxima (LSI ou LSE) e mnima (LII ou LIE) de vapor no ar que formam misturas inflamveis (explosivas).

Comportamento dos lquidos inflamveis

- 39 -

Faixas de explosividade e limites

i) Temperatura de Auto-Ignio (temperatura de ignio autgena) a mais baixa temperatura a qual um slido, lquido ou gs necessita ser elevado para causar uma combusto auto-sustentada sem ser iniciada por uma chama ou centelha.

j) Combusto espontnea a combusto que acontece quando a caracterstica do material causa produo de calor (exotrmico), reaes qumicas e ignies que ocorrem sem ajuda de chama, centelha ou calor excessivo.

l) Reatividade

- 40 -

Possveis reaes fsicas ou qumicas que podem ocorrer durante o manuseio e transporte de determinadas cargas tornando-se num risco adicional.

m) Toxicidade. Efeito de uma substncia ou seu vapor ao corpo humano por contato ou por absoro pela pele, pulmo ou estmago, produzindo manifestaes indesejveis imediatas ou tardias.

n) Corrosividade So lquidos que corroem os materiais normais em um grau excessivo. Usualmente tambm causam srios riscos para o tecido humano e para os olhos.

o) Limite de Odor a mais baixa concentrao de gs ou vapor, comumente expressa em ppm, por volume no ar, que uma pessoa pode perceber pelo odor. um parmetro que relaciona homem com a carga.

p) Sensibilidade ao Odor a facilidade que um produto tem de ser contaminado por odores estranhos. um parmetro que relaciona uma carga com outra carga. Alguns produtos so muito sensveis a odores estranhos, usualmente aqueles provenientes de cargas anteriormente transportadas no mesmo tanque. Exemplos: glicis, leos animais e vegetais, melao, etc.

2.3.1 Amostras So necessrias as coletas de amostras das cargas para anlise em laboratrio das propriedades qumicas e fsicas das cargas. Nos navios qumicos, essas amostras so coletadas a bordo depois de iniciado o carregamento e quando a quantidade no tanque est em cerca de 1 p no fundo do tanque, que a quantidade suficiente para mergulhar o saca-amostras. No caso dos petroleiros, a quantidade de petrleo no tanque bem maior, chegando a um ou dois metros, dependendo do que foi estabelecido entre o pessoal do navio e do terminal. Nos navios de gs, essas amostras so retiradas em garrafas que resistem a altas presses e baixas temperaturas quando so conectadas atravs de mangueiras aos pontos de amostragem instalados nos domos dos tanques.
- 41 -

Essa retirada de amostras necessria para se saber que a carga chegou ao tanque dentro de sua correta especificao e, caso positivo, o carregamento ser continuado. No porto de destino, antes do descarregamento, so retiradas amostras para se saber se a carga chegou dentro da especificao que foi entregue a bordo no porto de origem.

- 42 -

3 Toxicidade e Outros Perigos


3.1 Toxicidade das Cargas em Geral e seus Efeitos Produtos qumicos diferentes afetam o corpo humano de diversas maneiras. A definio de venenoso e a classificao de veneno no so uniformes em todo o mundo. Podemos definir como veneno uma substncia que prejudicial ao ser humano ou ao ambiente. Uma substncia classificada como veneno se existir o risco de morte ou dano corporal srio aps a ingesto, inalao ou contato com a pele. A intoxicao pode ocorrer durante as exposies crnicas quando o trabalhador se expe continuamente a baixas concentraes de vapores durante longos perodos. Essa exposio, geralmente, ocorre durante o manuseio normal das cargas. A exposio aguda advm da exposio por curtos perodos a concentraes elevadas de vapores da carga, geralmente, decorrentes de acidentes. A toxicidade de uma substncia , usualmente, expressa em termos de valores da dose letal (LD50) e, s vezes, da concentrao letal (LC50). Esses valores so obtidos atravs de testes com animais e representam as doses, expressas em mg/kg de peso corporal, em que morrem 50% dos animais submetidos s sries de testes. Estes nmeros do uma indicao aproximada do grau de toxicidade de uma substncia. Vrias espcies de animais tm sensibilidades diferentes, o que proporciona alguns problemas na aplicao do resultado para o ser humano. Na indstria, o efeito de uma exposio prolongada a baixas concentraes de uma substncia de fundamental importncia e expresso em TLV.

3.2 Perigo de Incndio Para que um incndio tenha incio, necessrio haver, simultaneamente, os trs elementos que constituem o chamado tringulo do fogo, que so: Oxignio; Combustvel; Fonte de ignio.

Tringulo do fogo - 43 -

Portanto, oxignio e fontes de ignio devem ser eliminados dos tanques quando material inflamvel estiver presente na forma de vapor da carga. O vapor da carga e as fontes de ignio devem ser eliminados do convs e de outras reas com perigo de gs onde houver oxignio. Quando um vapor inflamvel misturado ao oxignio, uma mistura explosiva pode estar se formando. O petrleo gera facilmente vapores inflamveis, sendo estes vapores o maior fator do incio de incndios.

Faixa explosiva em relao concentrao de oxignio e dos gases de hidrocarbonetos - 44 -

A volatilidade a capacidade de um lquido evaporar-se, ou seja, gerar vapor ou gs e depende da temperatura e da estrutura molecular do lquido em questo, podendo gerar gases pelo aquecimento, agitao ou escoamento. A volatilidade do petrleo e seus derivados definida pelo seu ponto de fulgor. Produtos com ponto de fulgor acima de 60C so considerados no-volteis e os com ponto de fulgor abaixo desse valor so considerados volteis. O ponto de fulgor (flash point) a mais baixa temperatura em que um lquido libera gs suficiente para formar uma mistura gasosa inflamvel prxima da superfcie do lquido. Esta temperatura determinada em laboratrio com aparelhagem padro e uso de procedimentos determinados. A temperatura de auto-ignio a temperatura mnima para a qual necessrio elevar um slido, lquido ou gs para que se inicie o processo de combusto espontnea sem a presena de uma fonte externa de ignio. As faixas de inflamabilidade do petrleo e seus derivados situam-se entre um LII de 1% e um LSI de 10% em volume de gases de hidrocarboneto na atmosfera. As fontes de ignio advm de: Calor direto; Centelhas; Energia qumica; Energia eltrica; ou Descargas eletrostticas. Para evitar incndios em navios-tanque, devem ser seguidos certos comportamentos, entre os quais: manter fontes de ignio fora da rea da carga, uma vez que pode ocorrer presena de gases inflamveis; evitar que gases inflamveis entrem em espaos onde existam fontes de ignio como os espaos das acomodaes, as praas de mquinas, cozinhas, refeitrios, etc. A introduo de gs inerte nos tanques de carga reduz o oxignio a um nvel onde no haver mistura inflamvel. Esse valor no deve ser superior a 8% de oxignio por volume. Ficando a superfcie do lquido coberta por um colcho de gs inerte pressurizado, evitar o contato da carga com o oxignio do exterior evitando incndio. Um perigo adicional na indstria do petrleo a formao de sulfeto de ferro pirofrico. Em uma atmosfera livre de oxignio, onde esteja presente o H2S (gs sulfdrico ou sulfeto de hidrognio) ou, especificamente, quando a concentrao de sulfeto de hidrognio exceder a de oxignio, os xidos de ferro, comumente conhecidos como ferrugem, podem ser transformados em sulfeto de ferro (FeS). Quando o sulfeto de ferro exposto ao ar, ele se oxida, voltando condio de xido de ferro, com a formao de enxofre livre ou de gs dixido de enxofre (SO2). Essa oxidao pode ser acompanhada por uma considervel gerao de calor, de tal forma que algumas partculas podem tornar-se incandescentes. Essa oxidao exotrmica (que libera calor), acompanhada de incandescncia, denominada oxidao pirofrica. O
- 45 -

sulfeto de ferro pirofrico pode produzir calor suficiente para causar a ignio de misturas inflamveis de hidrocarbonetos. Antes da introduo de plantas de gs inerte em navios, esse risco no era considerado, uma vez que a atmosfera dos tanques de carga de navios convencionais, sem sistema de gs inerte, possui oxignio suficiente para evitar a formao do sulfeto de ferro pirofrico. O emprego de sistemas de gs inerte em navios petroleiros aumentou a possibilidade da formao de depsitos pirofricos, porm, enquanto os tanques permanecerem inertizados, no haver perigo de ignio causada por reao exotrmica pirofrica. O perigo reside em permitir o ingresso de ar em atmosferas inertizadas de forma no-controlada. Dessa forma, imperativo que os tanques sejam mantidos inertizados e, quando for necessria a sua desgaseificao, essa operao deve ser realizada de forma controlada, no admitindo a passagem da atmosfera do tanque pela faixa de mistura inflamvel. No caso de ocorrer incndio durante as operaes com navios de gs, o mtodo mais efetivo de controlar um incndio em cargas de gs eliminar a fonte de vazamento do gs. As principais fontes de emisso de vapores inflamveis esto, de alguma forma, ligadas aos tanques de carga ou s redes de carga. As mais provveis fontes de vapores inflamveis encontradas a bordo podem ser as seguintes: Vazamentos atravs de bombas; Flanges mal-apertados ou gaxetas inadequadas; Mangotes com furos ou ruptura por excesso de presso; Vlvulas de alvio de presso; Bocas de ulagem ou de lavagem dos tanques abertas durante as operaes de carregamento, limpeza ou antes do incio da descarga. O uso de gs inerte nos tanques de carga permite reduzir o teor de oxignio no permitindo que se forme uma mistura inflamvel. Tambm pode ser usado para cobrir uma superfcie de carga inflamvel dentro de um tanque, formando uma camada de material inerte e evitando que o oxignio entre em contato com o vapor inflamvel da carga. Remover os materiais inflamveis dos navios-tanque normalmente no possvel, o que os torna presentes em quase todas as atividades relacionadas. Gases dos navios-tanque, misturados com o ar em determinadas propores, podem entrar em ignio e queimar e, para eliminar riscos de incndio ou exploso em um navio-tanque, necessrio impedir que uma fonte de ignio e uma atmosfera inflamvel estejam presentes simultaneamente num mesmo lugar. Como pode haver a possibilidade de escape de gases inflamveis para outras reas, necessrio que todos colaborem para que se mantenham sob controle todas as fontes de ignio da rea da carga e para que esses gases no invadam espaos onde
- 46 -

naturalmente existem fontes de ignio, tais como: o espao das acomodaes, os espaos de mquinas, cozinha, refeitrios, etc. Pessoalmente, todos devem cumprir as regras existentes a bordo relativas ao fumo, conduo de fsforos e isqueiros, ao uso de luzes desprotegidas, ao uso de fiaes eltricas ou outros equipamentos que possam gerar calor ou centelhas em determinadas reas, colaborando para evitar incndios.

3.3 Perigos sade 3.3.1 Efeitos txicos Os principais perigos sade so: Contato com pele; Ingesto do lquido; Inalao; Compostos de chumbo contidos na carga. O contato com a pele causa irritao e dermatites, uma vez que o produto remove a oleosidade natural que protege a pele. A ingesto de lquidos de petrleo causar grande desconforto estomacal e nuseas. Inalar gs de petrleo pode causar narcose, que uma depresso do sistema nervoso central. Os sintomas incluem dor de cabea e irritao dos olhos com diminuio dos reflexos e da noo de responsabilidade e com tontura semelhante embriaguez. Inalar esses gases em altas concentraes pode levar paralisia, insensibilidade e morte. O odor de misturas de gases de petrleo muito varivel e, em alguns casos, pode inibir o sentido do olfato. A inibio do olfato mais provvel e particularmente sria se a mistura contiver o gs sulfdrico (H2S). O gs sulfdrico ou sulfeto de hidrognio (H2S) um gs mais pesado que o ar, incolor e com odor caracterstico de ovo podre. altamente txico e corrosivo, podendo ser fatal mesmo quando inalado em baixa concentrao. Gases de hidrocarboneto so provenientes do petrleo e derivados e possuem hidrognio e carbono em sua composio. Certas cargas podem emanar vapores capazes de: Excluir o oxignio do ambiente; Formar uma mistura explosiva quando misturados com o ar atmosfrico; Intoxicar por inalao ou por absoro pela pele; Determinadas cargas podem ser corrosivas para o tecido humano e at para a estrutura do navio e seus equipamentos.
- 47 -

Lquidos corrosivos podem tornar-se inflamveis e produzir gases inflamveis por reao a certos tipos de materiais. No caso de ser necessrio prestar primeiros socorros a algum, siga tambm as seguintes recomendaes que no constam das folhas de informao: No socorra uma vtima se no estiver em segurana para fazer isso; No tente fazer mais do que o necessrio; No demore em chamar algum e informe o comandante; No entre em espaos confinados a no ser que seja um membro treinado da equipe de resgate. Cumpra os procedimentos de segurana previstos. Considere que, mesmo havendo oxignio, o vapor de certas cargas em concentrao suficiente pode excluir o oxignio mesmo no sendo txico, podendo causar asfixia.

3.3.2 Deficincia de Oxignio A quantidade de oxignio contido no ar atmosfrico de aproximadamente 21% por volume. Nos espaos confinados, h grandes chances deste percentual ser inferior em razo dos contaminantes respiratrios que podem ser encontrados nestes ambientes, cujos contaminantes podem ser mais pesados do que o ar, formando bolses que se constituem em risco de vida para as pessoas desavisadas. Os contaminantes respiratrios podem ser relacionados como: Vapores da carga (gs sulfdrico, vapores de hidrocarbonetos); Partculas em suspenso; Fumaa de soldas; Nvoas de tintas; Combusto, etc.; Tambm pode haver deficincia de oxignio causada por: Oxidao exposta; e Presena de gs inerte, etc. Em certas condies, alguns gases podem descender, tornando a rea do convs perigosa devido a: Presena de gases em concentraes prejudiciais; Deficincias de oxignio.

- 48 -

Nestas condies, todas as operaes no-essenciais devem ser paradas e somente o pessoal necessrio deve permanecer no convs para tomar as precaues pertinentes. O sintoma da deficincia de oxignio a asfixia. As pessoas reagem de forma diferente ante a deficincia de oxignio, porm, se o percentual de oxignio cair a menos do que 16% por volume, qualquer pessoa sofrer as graves conseqncias resultantes dessa deficincia.

3.3.3 Toxicidade do Gs Inerte O principal perigo associado ao gs inerte o baixo teor de oxignio que contm, porm, nele tambm pode haver gases txicos. Sendo um gs incolor e mais pesado do que o ar, pode formar bolses invisveis em espaos inferiores dos compartimentos que no possuam ventilao ou extrao. Antes de entrar nesses espaos necessrio cumprir procedimentos especficos que, entre outros, indicar que a ventilao e/ou extrao devem ser acionadas, ou os dois, se houver.

3.4 Perigos ao Meio Ambiente


3.4.1 Poluio 3.4.1.1 Poluio Marinha Significa a introduo, pelo homem, direta e indiretamente, de substncias ou de energia no meio marinho, incluindo os esturios, sempre que a mesma provoque ou possa vir a provocar efeitos nocivos, tais como: danos aos recursos vivos e vida marinha, riscos sade do homem, entrave s atividades martimas, incluindo a pesca e as outras utilizaes legtimas do mar, alterao da qualidade da gua do mar no que se refere a sua utilizao e deteriorao dos locais de recreio. (UNCLOS 1982- United Nations Convention Lake, Ocean and Sea).

3.4.1.2 Poluio Ambiental Decorre da presena, lanamento ou liberao nas guas, no solo ou no ar, de qualquer forma de matria ou energia, com intensidade, quantidade, concentrao ou caractersticas em desacordo com os padres de qualidade ambiental estabelecidos por legislao, ocasionando interferncia prejudicial biota e aos usos preponderantes das guas, ar e solo.

3.4.2 Navios-Tanque, transporte ambientalmente correto e seguro O transporte por navios-tanque utiliza poucos recursos naturais e causa pequena degradao ambiental. Os gases poluentes emitidos pelas chamins desses navios so
- 49 -

em quantidade bem menores do que os de veculos de transporte terrestre, embora as emisses de gases de carros e caminhes sejam bastante controladas. O monxido de carbono da exausto dos navios cerca de 1/10 do que emitido por veculos motorizados, e a proporo quanto a hidrocarbonetos de cerca de 1/8. O trfego martimo no agride tanto o meio ambiente, uma vez que no h construo de rodovias, trilhos de trem, aeroportos ou a poluio sonora provocada pelos mesmos. No existe exausto de gases sobre as propriedades, no ocorre a destruio de florestas e h pouco distrbio de hbitats naturais.

3.4.3 Poluio Operacional e Poluio Acidental A poluio operacional aquela causada por emisses para o meio ambiente resultantes de atividades normais das empresas, cujas emisses so controladas e devem obedecer a nveis aceitveis internacionalmente. A poluio operacional leva o trabalhador exposio ocupacional crnica que pode trazer efeitos malficos em longo prazo sua sade, principalmente, se as medidas de controle no forem seguidas. A acidental a poluio resultante de acidentes que ocorreram por motivos noprevistos e que devem ser investigados para que se possam tomar medidas que venham a evitar sua repetio. A poluio acidental pode causar exposio aguda do trabalhador, trazendo danos imediatos a sua sade. A emisso acidental de vapor da carga em velocidade menor do que a emisso operacional certamente formar uma nuvem densa de vapor que, sendo mais pesada do que o ar, poder retornar para a rea da carga e adjacncias, tornando-se um srio risco sade e um risco de incndio. A poluio causada por navios normalmente resulta de: coliso, encalhe, vazamento operacional, descarte indevido de lixo, limpeza de tanques e descargas noautorizadas para o mar, etc. Desse modo, a poluio da atividade martima s ocorrer se os procedimentos operacionais no forem cumpridos, se os equipamentos no receberem sua correta manuteno para que no falhem e se as pessoas no estiverem devidamente treinadas e conscientes das suas responsabilidades na execuo das diversas tarefas a bordo.

3.5 Perigos da Reatividade Especial considerao deve ser dada possibilidade de produtos qumicos sofrerem reaes fsicas e qumicas durante o manuseio e transporte, fazendo com que seja criado um risco adicional. Uma reao qumica pode produzir calor acelerando a reao, pode causar a liberao de grande volume de vapor e/ou aumento de presso, bem como pode causar a formao de vapores inflamveis e prejudiciais. Em princpio, os maiores perigos decorrentes de uma reao qumica so aqueles perigos relativos a incndios e riscos sade.
- 50 -

Os principais tipos de reao que devem ser levados em considerao so: Auto-reao; Reao com o ar; Reao entre produtos; Reao com a gua. Reao com a luz; Reao com o calor; e Com outros materiais.

3.6 Perigos de Corrosividade Determinadas cargas podem ser corrosivas para o tecido humano e at mesmo para a estrutura do navio e seus equipamentos. Os lquidos corrosivos podem tornar-se inflamveis e produzir gases inflamveis se tiverem contato com certos tipos de materiais. Prticas de trabalho seguro devero ser seguidas para evitar o contato com cargas corrosivas e roupas de proteo adequadas devero ser usadas, alm de serem tomadas precaues adicionais durante o manuseio destas cargas. Para determinadas cargas corrosivas, os tanques e o sistema de carga so fabricados com material especial.

3.6.1 Perigos do Gs Liquefeito As cargas de gs liquefeito so transportadas no seu ponto de ebulio ou muito prximos a este. Este ponto de ebulio varia na faixa de 162C para o metano e 0C para o butano. As baixas temperaturas das cargas, se em contato com a pele, podem provocar queimaduras destruindo a pele e o tecido quando em contato direto com a carga ou vapor. Podem tornar o ao quebradio se a carga entrar em contato abrupto com ele. Nas operaes de carregamento, a temperatura das paredes internas do tanque no deve estar diferente da temperatura da carga em mais de 15 C por ocasio do carregamento. Esses gases vaporizam facilmente porque esto temperatura de ebulio. Estes vapores podem ser inflamveis, txicos ou ambos e em determinada concentrao podem excluir o oxignio e causar asfixia, independente de serem txicos ou no. Misturas explosivas podem ser produzidas quando certas quantidades de vapores das cargas estiverem misturadas no ar. Os vapores de algumas cargas podem ser txicos quando inalados ou quando absorvidos pelo corpo atravs da pele. Alguns vapores podem ser custicos e podem danificar o tecido humano.
- 51 -

Os vapores de algumas cargas podem ser reativos e a reatividade acontece por diversas maneiras. Todas as informaes sobre as cargas so encontradas nas MSDS de cada produto (FISPQ Folha de Informao de Segurana de Produto Qumico) As informaes contidas devem ser seguidas por todos para que possam se proteger da agressividade inerente s caractersticas das cargas que sero transportadas.

- 52 -

4 Controle dos Perigos


4.1 Folhas de Informao de Segurana da Carga (MSDSFISPQ) As informaes relativas s cargas que sero manuseadas so essenciais para a segurana do navio e da tripulao. Essas folhas devem ser mantidas em local pblico, antes do carregamento dessas cargas, para o conhecimento de todas as pessoas. As cargas no devero ser recebidas se no houver suficientes informaes disponveis para um manuseio e transporte seguro e essas informaes so fundamentais para o plano de carregamento do navio. Todas as pessoas envolvidas nas operaes devero familiarizar-se com as cargas estudando as MSDS ou outras folhas de informaes fornecidas pelos terminais. As aes a serem tomadas nas emergncias so facilmente identificadas nestas folhas.

- 53 -

Pgina 01/08 da MSDS da Amnia - 54 -

4.2 Mtodos de Controle dos Perigos dos Navios-Tanque Os principais perigos que envolvem as diversas atividades dos navios-tanque podem ser divididos nas seguintes categorias: incndio, sade, meio ambiente, reatividade e corrosividade. Para a preveno dos perigos sade, devem ser tomadas as seguintes precaues: Controle rigoroso nas entradas em casa de bombas, tanques de carga e lastro, espaos vazios e outros espaos confinados, cumprindo os procedimentos especficos para entrada e permanncia em espaos confinados; Usar roupas de proteo adequadas s tarefas; Descontaminar as roupas utilizadas em contato com as cargas depois do uso; Monitorar continuamente a atmosfera dos espaos onde h servios em andamento contra vapores de petrleo e gases txicos. O sistema mecnico de ventilao da casa de bombas deve ser capaz de manter o ar em movimento durante todo o tempo em que estiver funcionando e os dampers flaps com comando a distncia - devem estar funcionando corretamente para no obstruir o ar para o espao. O sistema de ventilao dos tanques de carga reduz o risco do vapor da carga ir para as reas sem risco de gs. Durante o manuseio das cargas, o vapor dessas cargas formado na superfcie do lquido direcionado para a atmosfera atravs das linhas de ventilao at as torres de ventilao. Esse sistema inclui vlvulas de vcuo e presso e vlvula de alvio de alta velocidade.

- 55 -

Sistema de ventilao de tanque de carga - 56 -

Desgaseificao a substituio de vapores da carga, gs inerte e outros quaisquer gases que possam existir em determinado compartimento com ar fresco. Isto pode ser conseguido atravs da ventilao ou extrao com sistemas fixos instalados ou com a utilizao de ventiladores portteis. Tanto os sistemas fixos quanto os portteis podem ser usados como ventiladores ou exaustores.

Os ventiladores portteis (sirocos) so, geralmente, instalados nas bocas de lavagens de tanques e podem ser eltricos, hidrulicos ou pneumticos. Para a utilizao de ventiladores eltricos na rea da carga necessrio que este seja intrinsicamente seguro e cuidados adicionais referentes fiao e etc. sejam tomados. Os pneumticos funcionam com o ar comprimido proveniente de uma fonte externa que alimenta a rede de ar do convs do navio. Os hidrulicos utilizam as redes de gua do sistema de lavagem de tanques.

Utilizao de ventiladores portteis (sirocos) - 57 -

Antes que as pessoas entrem em qualquer tanque, a atmosfera deve ser verificada para se saber o teor de oxignio, de hidrocarboneto e de gs txico. Somente ser considerado o espao livre de gs se o teor de oxignio for de 21% por volume. Havendo vapores txicos provenientes da carga, o valor aceito dever ser inferior ao TLV verificado na MSDS do produto. A nica maneira de se saber se a atmosfera segura atravs de instrumentos recentemente calibrados e verificados para uma correta operao, caso contrrio, esta atmosfera deve ser considerada Imediatamente Perigosa para a Vida ou Sade (atmosfera IPVS). Se a atmosfera no puder ser verificada ou se no se tiver certeza de que segura, deve ser considerada IPVS e um equipamento de respirao autnoma deve ser utilizado. Para se evitar incndio, reatividade e corrosividade, podem ser tomadas as seguintes precaues: Inertizao; Medidas de preveno eletricidade esttica; Colcho de nitrognio sobre a carga (padding); Segregao da carga; Segregao do sistema de redes; Uso de inibidores para evitar a polimerizao; Uso de agentes de secagem; Compatibilidade dos materiais; Revestimento e material dos tanques compatveis com os produtos.

4.2.1. O Gs Inerte O gs inerte utilizado nos tanques de carga tornando-os seguros para proteger a carga contra polimerizao, oxidao e umidade e para evitar a entrada de ar (oxignio), evitando incndio e exploso, porm, esses tanques, nessa condio de inerte, nunca sero seguros para a sade. A inertizao feita substituindo-se o vapor da carga com gs inerte at que a concentrao do vapor da carga esteja abaixo do LIE (Limite Inferior de Explosividade). Para assegurar que o procedimento de inertizao est em perfeito desenvolvimento, so necessrias verificaes regulares da atmosfera do tanque. Esta verificao feita medindo-se o teor de oxignio e do vapor da carga com equipamentos calibrados e testados atravs de tubos de amostragem instalados nos tanques. O gs inerte produzido a bordo pelo tratamento das descargas de caldeiras ou plantas de gerao de nitrognio ou gs inerte que funcionam a diesel. O gs inerte
- 58 -

oriundo das caldeiras no pode ser utilizado em navios qumicos uma vez que contm impurezas que certamente contaminaro a carga.

Gerador de gs inerte (diesel)

Sistema de gs inerte proveniente de caldeira

- 59 -

4.2.2 Eletricidade Esttica O fenmeno da eletricidade esttica outra forma de manifestao da eletricidade de forma diferente das correntes eltricas em materiais condutores. Quando dois materiais diferentes so colocados em contato um com o outro, em determinadas condies, se desenvolver em cada um deles uma carga eltrica. Estas cargas so de mesma intensidade, porm, de sinais contrrios. Portanto, o somatrio dessas cargas nulo. As cargas eltricas assim geradas do origem a cargas eltricas estticas. Quando dois materiais carregados eletrostaticamente so separados, desenvolvese entre os dois um campo eltrico. Os eltrons existentes no material negativamente carregado tentaro saltar para o outro positivamente carregado a fim de neutralizar este campo magntico. Como em um navio-tanque sempre haver a possibilidade de ocorrer vazamento de lquido ou vapor da carga, devem-se considerar todas as medidas para evitar descargas eletrostticas que podem ocorrer aps o acmulo de cargas eltricas durante determinadas operaes, com o objetivo de evitar os principais riscos operacionais em navios-tanque, que so o incndio e a exploso, uma vez que essas descargas podem ter energia suficiente para iniciar uma combusto em uma atmosfera inflamvel. O risco eletrosttico estar sob controle se todos os objetos metlicos forem mantidos interligados eletricamente e aterrados corretamente estrutura do navio. Diversas operaes em navios-tanque podem produzir o acmulo de cargas eltricas e os cuidados tm que ser observados. Durante as medies manuais, quando se utilizam trenas metlicas, estas devem estar aterradas estrutura do navio. Durante as medies de temperatura atravs de termmetros manuais ou na retirada de amostras quando se utilizam saca-amostra, os cabos utilizados para introduo desses equipamentos no tanque devem ser de fibra natural, evitando-se cabos sintticos. Se forem utilizados mangotes, estes devem estar testados para verificar sua continuidade eltrica, assim como antes da utilizao de mangueiras para operaes de lavagem de tanques com mquinas portteis de jato rotativo. Alm disso, antes da introduo dessas mangueiras nos tanques, estas j devem estar conectadas nas tomadas da rede de suprimento de gua para lavagem. Se forem utilizados cabos para arriar essas mquinas portteis, estes tambm devem ser de fibra natural. As fitas metlicas ou outros dispositivos utilizados para garantir a continuidade eltrica entre flanges de redes, principalmente da rede de gs inerte cujas redes possuem revestimento interno, devem estar preservados e efetivamente interligando esses flanges. Na possibilidade de utilizao de bombas pneumticas soltas no convs em situao de emergncia para aspirao de produtos resultados de derrames acidentais, estas devem ser aterradas convenientemente estrutura do navio. Nas operaes com produtos claros, geralmente acumuladores de eletricidade esttica em razo da sua baixa condutividade eltrica, por navios no-equipados com sistema de gs inerte, cuidados especficos so indicados:
- 60 -

1. O fluxo nas redes de enchimento de cada tanque no deve exceder a velocidade de 1 metro por segundo; 2. Somente aps o piso do tanque estar coberto com a carga e a agitao do lquido provocada pelo enchimento inicial tiver cessado, poder ser autorizado aumento de vazo conforme previsto no plano de carga e acordado com o terminal. No deve ser permitida a introduo no tanque de qualquer equipamento ou objeto metlico durante pelo menos 30 minutos aps o carregamento do tanque. A eletricidade esttica pode ser gerada por: Escoamento de lquidos atravs de redes e tubulaes; Introduzir materiais slidos ou no-miscveis em meio lquido; Respingos de carregamentos ou de mquinas de limpeza giratrias e esguichos; Agitao do lquido em uma superfcie slida; Vigoroso atrito e subseqente separao de alguns materiais sintticos.

4.2.3 Padding O padding (acolchoamento) um procedimento que consiste em ocupar e manter o espao vazio acima da carga contida em um tanque e sistemas de redes associadas com gs inerte, outro gs, vapor ou lquido com o objetivo de evitar incndios, separando a carga do ar atmosfrico. Para as cargas que apresentam maior risco de incndio, o padding deve ser mantido durante a viagem atravs da planta de gs inerte ou do sistema de ampolas de gs inerte existente em determinados tipos de navios-tanque, como os navios qumicos.

- 61 -

Padding (colcho de gs inerte)

4.2.4 Segregao das Cargas O carregamento de determinadas cargas pode ser feito em tanques adjacentes ou no e, para isso, a tabela de segregao de cargas deve ser consultada. A segregao e separao da carga so fundamentais para a segurana do navio e isto pode ser conseguindo atravs de cofferdams, outros espaos vazios, casas de bombas, etc. Alguns navios possuem tanques de lastro segregado e estes tanques so utilizados exclusivamente para lastro limpo. Para estes tanques, um sistema independente de redes e bombas instalado com o objetivo de evitar a contaminao da carga. Os navios qumicos so desenhados de forma que cada tanque de carga tenha a sua linha de carga independente desde o manifold at cada tanque.

- 62 -

4.2.5 Inibidores e Catalisadores Os inibidores so substncias usadas para evitar qualquer reao qumica. Os catalisadores so substncias usadas para iniciar uma reao qumica ou mudar a velocidade da reao sem que ela seja quimicamente modificada. A catalisao que reduz a velocidade da reao conhecida como catalisao negativa. Os inibidores adicionados s cargas lquidas no inibiro possveis reaes do vapor da carga contido no espao vazio do tanque.

4.2.6 Condicionamento da Carga A atmosfera no tanque de carga e, em alguns casos nos espaos adjacentes, algumas vezes, necessita de ateno especial. O condicionamento da carga feito para que ela seja mantida dentro da especificao na qual foi recebida e para que esta chegue ao porto de destino dentro desta especificao. Isto pode ser alcanado atravs da inertizao, do padding, da secagem, cujo procedimento ou procedimentos escolhidos devem ser mantidos durante toda a viagem. Antes do carregamento, a secagem do tanque, algumas vezes com hidrognio, pode ser necessria para determinados tipos de cargas, principalmente as cargas higroscpicas, pois estas podem sofrer alteraes na ocorrncia de umidade.

4.2.7 Material e Revestimentos dos Tanques de Carga O material de fabricao dos tanques, tubulaes, vlvulas, bombas e demais acessrios tm que ser compatveis com a carga a ser transportada e com a temperatura na qual esta carga tiver que ser transportada. O ao doce o material com o qual, normalmente, os tanques dos navios qumicos so fabricados e esse material resistente maioria dos produtos qumicos, porm, por serem propensos ferrugem, esses tanques se tornam imprprios para estas cargas em razo da dificuldade de ser realizada uma limpeza eficaz, o que poder levar contaminao da carga. Para superar essa dificuldade, os tanques fabricados em ao doce so revestidos, internamente, com tintas resistentes a determinados grupos de carga qumica. O fabricante da tinta utilizada fornece uma lista dos produtos qumicos (coating resistance list) com os quais a tinta compatvel e esta lista deve ser estritamente seguida. Muitos navios-tanque para produtos qumicos esto divididos com tanques de pintura e tanques em ao inoxidvel. A pintura pode ser em epxi fenlico modificado ou silicato inorgnico de zinco. Os tanques de ao inoxidvel podem ser folheados (constitudos de uma camada de ao inox de cerca de 2mm, conhecida como CLAD) ou de uma chapa slida de ao inoxidvel.

- 63 -

Materiais dos tanques de carga

Os tanques em ao inoxidvel so resistentes maioria dos produtos qumicos, porm, mesmo assim, fornecida uma lista de compatibilidade a determinados grupos de produtos qumicos. Para que as caractersticas do ao inoxidvel sejam mantidas, necessrio que o manuseio do tanque pelos tripulantes seja adequado, de acordo com os procedimentos especficos do fabricante ou procedimentos adicionais da companhia, se houver. H situaes em que se faz necessrio recuperar a camada de ao inoxidvel quando, aps testes efetuados na superfcie da chapa, essa recuperao indicada. Esse teste obedece a procedimentos especficos previstos pelos manuais da companhia e deve ser efetuado de acordo com a agressividade e freqncia da carga transportada no tanque ou entre 12 e 18 meses do ltimo teste. Se o teste indicar a necessidade de recuperao do revestimento em ao inoxidvel, o processo utilizado ser a passivao, tcnica que se constitui em manter o tanque, durante pelo menos duas horas, em contato com uma loo de cerca de 13,5% de cido ntrico e gua.

- 64 -

Tipos de revestimentos dos tanques dos navios qumicos

- 65 -

5 Equipamentos de Segurana e Proteo Individual


5.1 Instrumentos de Medio de Segurana Os equipamentos de medio podem ser pessoais, portteis ou fixos. A utilizao dos equipamentos de medio de gases a nica maneira de se conhecer a composio da atmosfera do tanque. Os equipamentos de medio de gases so os indicadores portteis de oxignio, indicadores portteis de gs combustvel e indicadores de gs txico (tubos de absoro qumica).

Detector multigs (%LIE CO ppm %02 H2S ppm)

LPM Servios Martimos Ltda

CLC Anjos

Minidetectores para O2, CO E H2S - 66 -

Todo navio de gs est equipado com um sistema fixo de deteco de gases que atuar quando a concentrao de vapor chegar a 30% em volume do LIE (Limite Inferior de Explosividade). Este sistema proporciona controle automtico para proteger contra a ocorrncia de altas concentraes de gases inflamveis, sendo fundamental para a segurana do navio.

5.2 Dispositivos Especiais de Combate a Incndio Os tripulantes embarcados em navios-tanque devem possuir, pelo menos, um treinamento bsico de combate a incndio, conforme o STCW 95, e devem estar familiarizados com os sistemas de combate a incndio instalados a bordo, quais sejam: gua (jato slido, spray ou neblina); Espuma; Halon; CO2; Vapor; e P qumico; de vital importncia combater o incndio utilizando os procedimentos corretos de combate, considerando o tipo de fogo de acordo com a classe de incndio. Os trs principais mtodos de combate a incndios so: Abafamento (remoo do oxignio); Resfriamento (diminuio da temperatura); e Quebra da reao em cadeia (inibio do processo de queima). Especificamente em navios de gs, a gua nunca dever ser aplicada num tanque de gs liquefeito em chamas, uma vez que ela fornecer uma fonte de calor adicional, o que acarretar uma vaporizao mais rpida do lquido, aumentando, desse modo, a taxa de combusto. De qualquer modo, a gua o principal agente extintor para o combate a incndio em um gs liquefeito. A gua um excelente agente de resfriamento para superfcies expostas radiao ou para combate direto ao incndio. Ela deve ser usada na forma pulverizada como uma proteo radiao ou para desviar uma nuvem de vapor noinflamada das fontes de ignio. Em algumas circunstncias, a gua pode ser usada para apagar um jato ou coluna de gs em chamas. Todo navio de gs tem instalado um sistema fixo de borrifo de resfriamento para preveno de incndio e proteo da tripulao cobrindo as estruturas dos tanques de convs e redes, superestruturas e acomodaes.

- 67 -

Os navios de 500GT ou mais devem possuir uma conexo internacional e ter facilidades para que essa conexo possa ser utilizada em um ou outro bordo do navio. A finalidade possibilitar a conexo com o sistema de gua de outro navio ou instalaes de terra, independente do sistema que utilize para que possa receber ajuda no caso de falha no sistema de bordo. Os procedimentos corretos de combate a incndio em cargas lquidas perigosas so obtidos nas folhas de informao de segurana dos produtos (MSDS).

5.3 Equipamentos de Respirao, Evacuao, Fuga e Escape Nos espaos confinados, tais como: tanques de carga, tanques de resduos, tanques de combustveis, cofferdams, fundos duplos ou qualquer espao similar, devem ser ventilados para garantir uma atmosfera segura para as pessoas se estas precisarem entrar nestes espaos. Estes espaos somente podero ser liberados para pessoas entrarem para qualquer tipo de inspeo ou trabalho sem um equipamento de respirao autnomo aps uma declarao de livre de gs (gas free) ser emitida.

5.3.1 Proteo Respiratria Nos navios-tanque, so usados, basicamente, quatro tipos de proteo respiratria: Respirador purificador de ar para proteo das vias respiratrias contra gases emanados de produtos qumicos; Respirador de aduo de ar tipo linha de ar comprimido para proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao IPVS e em ambientes confinados; Mscara autnoma de circuito aberto ou fechado para proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao IPVS e em ambientes confinados; e Respirador de fuga.

5.3.1.1 Respirador Purificador de Ar utilizado para proteo das vias respiratrias contra gases emanados de produtos qumicos. So mscaras com filtros substituveis acoplados, capazes de filtrar os contaminantes respiratrios de determinada atmosfera onde haja oxignio suficiente para as pessoas que funcionam durante a respirao normal do usurio. O tipo de filtro deve ser escolhido de acordo com a concentrao IPVS, expressa em ppm, do gs ou gases txicos existentes na atmosfera. Para isso, existem filtros para um nico tipo de gs ou para mais de um tipo de gs. Esses filtros so adequados somente para concentraes de gs relativamente baixas e, uma vez utilizados, no h meio seguro de se avaliar a capacidade restante do filtro.
- 68 -

Para exemplificar, vejamos o tipo de filtro especificado para atmosferas com H2S (cido sulfdrico): O respirador indicado o filtro qumico 9000 B2 com mscara facial inteira (full face), desde que se satisfaam as seguintes condies: A concentrao de H2S seja menor do que 100ppm (seu valor IPVS); A concentrao de oxignio seja maior do que 18 % ao nvel do mar. Se estas condies no puderem ser atendidas e o ambiente for considerado IPVS, um respirador adequado dever usado.

Modelo ilustrativo de mscara facial inteira com filtro para mais de um tipo de gs txico

5.3.1.2 Respirador de Aduo de Ar Tipo Linha de Ar Comprimido utilizado para proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao IPVS e em ambientes confinados. A maioria dos conjuntos de mscaras de ar comprimido pode ser usada na verso linha de ar (ALBA Air Line Breathing Apparatus), por meio da qual o cilindro de ar comprimido e a vlvula redutora de presso so colocados fora da atmosfera contaminada e conectados mscara facial e vlvula de controle por uma mangueira de ar. custa da reduo de seu raio de ao e da necessidade de um cuidado adicional na conduo da mangueira de ar, o usurio aliviado do peso e do volume do cilindro de ar, e sua autonomia operacional pode ser prolongada pela mudana no arranjo dos cilindros pelo uso de grandes cilindros de ar de fornecimento contnuo.

- 69 -

Ilustrao de um respirador de eduo de ar tipo linha de ar comprimido

5.3.1.3 Mscara Autnoma de Circuito Aberto ou Fechado utilizada para a proteo das vias respiratrias em atmosferas com concentrao IPVS e em ambientes confinados. Na verso porttil (SCBA Self-Contained Breathing Apparatus), o usurio carrega o ar em um cilindro de ar comprimido a uma presso inicial entre 135 e 200bar. A presso reduzida na sada do cilindro para cerca de 5bar e alimentada para a mscara facial, conforme exigido pela respirao do usurio atravs de uma vlvula de demanda que fornece uma ligeira presso positiva no interior da mscara. A sua autonomia depende da capacidade do cilindro de ar e da demanda respiratria. O indicador e o alarme so em geral os dispositivos que iro alertar quanto diminuio do suprimento de ar.

Equipamento autnomo de proteo respiratria

- 70 -

5.3.1.4 Respirador de Fuga utilizado para a proteo das vias respiratrias contra agentes qumicos em condies de escape de atmosferas IPVS ou com concentrao de oxignio menor que 18 % em volume.

Respirador de fuga EEBD

Aparelhos de respirao de curta durao podem ser fornecidos nas acomodaes para cada tripulante ou para inspeo de espaos confinados no-contaminados e isentos de gs, como segurana contra uma eventual atmosfera impura. Estes conjuntos consistem em um pequeno cilindro de ar comprimido e um capuz de polietileno que pode ser rapidamente colocado sobre a cabea. Sua durao est limitada a 15 minutos, com pouco esforo, e os conjuntos devem ser usados unicamente para fins de fuga.

5.3.2 Equipamentos de Resgate As casas de bombas dos navios-tanque so equipadas com arranjos permanentes para resgate de pessoas acidentadas nestes espaos, que constam de cabos capazes de iar uma pessoa em um cinto trava-quedas ou em uma maca atravs de um sistema de iamento, podendo ser manual, pneumtico ou outro meio aprovado. A tripulao deve participar dos treinamentos especficos de resgate em casa de bombas para que possam atuar de maneira eficiente ajudando a salvar a vida de uma pessoa acidentada.

5.4 Roupas e Equipamentos de Proteo Roupas e equipamentos de proteo devem ser usados adicionalmente ao aparelho de respirao autnoma nas ocasies em que for necessrio entrar numa rea onde haja possibilidade de contato com a carga. Esta roupa fabricada com material resistente maioria dos produtos qumicos, hermtica quando fechada e as luvas e botas integram a prpria roupa de modo que se constituem em uma nica pea.
- 71 -

Particularmente para os navios de gs, esto disponveis trajes completos de proteo contra gases, com presso positiva, que incluem normalmente capacete, luvas e botas. Estes trajes tambm podem ser resistentes s baixas temperaturas e solventes e so particularmente importantes nas entradas e permanncia em ambientes que contenham gases txicos, tais como: amnia, cloro, xido de eteno, VCM ou butadieno.

5.5 Ressuscitadores Este equipamento proporciona uma respirao rica em oxignio para auxiliar na recuperao de pessoas vitimadas por deficincia de oxignio ou por gases txicos. Os equipamentos modernos so suficientemente portteis para serem levados aos espaos confinados, visando dar o tratamento imediato a um ferido. Consistem de uma mscara facial, cilindro com oxignio pressurizado e controles automticos para evitar danos vitima e dar alertas audveis no caso de obstrues no conduto de ventilao.

5.6 Precaues e Medidas de Segurana 5.6.1 Avaliao da Atmosfera do Tanque As atmosferas dos tanques de carga devem ser avaliadas nas seguintes situaes: Imediatamente antes da entrada de pessoas; Para garantir a condio gas free (livre de gs) imediatamente antes de iniciar reparos, entrada em estaleiros ou diques secos; Durante as operaes de inertizao, desgaseificao e purga; Para controle da qualidade da atmosfera nos casos de carregamento em que houve mudana de carga. Uma avaliao com o uso de equipamentos apropriados a nica maneira segura de se conhecer a qualidade do ar em um tanque de carga. O olfato nunca ser um avaliador eficiente desta atmosfera, uma vez que certos gases, como o gs sulfdrico, podem at inibir o olfato confundindo uma pessoa desavisada. A avaliao da atmosfera do tanque busca encontrar a natureza dos gases existentes, a inflamabilidade, a toxicidade, a reatividade e possvel deficincia de oxignio. Os valores seguros que devem ser encontrados antes de uma entrada devem ser de: 21% de oxignio por volume; 1% do LII (limite inferior de inflamabilidade) de gases de hidrocarbonetos; Concentraes de gases txicos menores do que o TLV verificado nas MSDS.

- 72 -

As medies para avaliao da atmosfera de tanques e outros espaos confinados devem ser tomadas em vrios pontos para que se garanta que no existem bolses de gases txicos ou deficincia de oxignio em pontos isolados. Cuidados adicionais devem ser observados aps as lavagens de tanques quando for necessrio remover manualmente resduos slidos. Em geral, essa operao pode liberar mais vapores de hidrocarbonetos para a atmosfera do tanque tornando-a IPVS, motivo pelo qual o processo de desgaseificao deve ser contnuo. Deve ser considerada a possibilidade da ocorrncia de contaminantes respiratrios atravs de possveis fraturas em anteparas de tanques adjacentes e atravs de linhas conectadas ao espao considerado. No caso das linhas, estas devem ter suas vlvulas fechadas ou seus flanges bloqueados, como for apropriado. O sistema de gs inerte para um tanque selecionado para trabalhos ou inspees deve ser desligado. necessrio que um certificado de gas free seja emitido por um qumico qualificado antes que se iniciem os trabalhos programados em um tanque de carga ou outros espaos confinados onde se suspeita que a atmosfera possa ser IPVS. Adicionalmente a esse certificado, para trabalhos a quente, uma permisso para trabalho (PT) dever ser emitida, uma vez que esta permisso relaciona cuidados necessrios para a execuo segura da tarefa que ser realizada, atuando de forma preventiva a acidentes do trabalho. Tanto o certificado quanto a permisso para trabalho (PT) devem ser revalidados a cada dia em que o trabalho for executado, ou a intervalos menores, obedecendo a procedimentos existentes de interesse dos envolvidos ou a regras de autoridades locais.

5.6.2 Acomodaes As acomodaes destinadas a todas as pessoas embarcadas esto localizadas na superestrutura do navio, que um local seguro e fora da rea da carga. A superestrutura para as acomodaes projetada de tal modo que seja capaz de minimizar a possibilidade de entrada de vapores da carga nestes espaos. Os acessos superestrutura, as aspiraes de ar ou outras aberturas para as acomodaes no podem ser pela rea da carga. As vigias e janelas que do para a rea da carga so do tipo lacrado para impossibilitar que sejam abertas. Todas as portas, vigias e janelas devem ser mantidas fechadas durante as operaes de carga. Sistemas mecnicos de ventilao e de ar-condicionado fornecem ar para as acomodaes. Estes sistemas devem ser parados ou operados em circuito fechado caso haja qualquer possibilidade de o vapor da carga ser aspirado para dentro das acomodaes. Em geral, preventivamente, antes das operaes, os sistemas de ventilao e ar-condicionado so colocados para funcionar em circuito fechado. As aspiraes de ar para as acomodaes e para a praa de mquinas obedecem a regras relativas s distncias mnimas dos espaos das descargas de gases perigosos. Tambm os acessos para as acomodaes ou para a praa de mquinas obedecem a regras relativas a distncias mnimas da antepara frontal da superestrutura.
- 73 -

Para que os aspectos de segurana mencionados funcionem como uma barreira de segurana, essencial que todos sigam estas prticas de segurana operacional.

Arranjo geral de um navio-tanque

5.6.3 Preveno a Incndio Prevenir incndio a nica maneira de evitar a difcil e perigosa tarefa de combatlo. Considerando que evacuar as pessoas de bordo de um navio em chamas, para que equipes externas combatam o fogo, como ocorre em terra, pode ser uma tarefa impossvel pela prpria atividade em que se encontrar a embarcao, a tripulao deve estar consciente da realidade de que o que resta as brigadas de incndio do navio atuarem de maneira rpida e eficaz. Desse modo, necessrio que todos estejam conscientes e treinados para manter um correto comportamento preventivo em todas as situaes em que se encontrar o navio, quer esteja navegando ou fundeado, operando, em reparo ou em qualquer outra situao. Atitudes preventivas que devem ser tomadas por todas as pessoas embarcadas: proibido fumar a bordo, exceto no local claramente identificado; Proibido qualquer forma de chama aberta; Proibido o uso de fsforos e isqueiros na rea da carga; Somente devem ser usados equipamentos eltricos fixos do tipo aprovado; Todos os equipamentos eltricos, tais como: motores, lmpadas portteis, lanternas e quaisquer outros equipamentos devem ser do tipo aprovado; Todas as operaes com a carga devem ser paradas na ocorrncia ou previso de tempestades com raios; Os espaos das acomodaes devem ser mantidos com presso positiva;
- 74 -

Cuidados especiais devem ser tomados durante as tarefas de soldagem, furaes, esmerilhamento, bater ferrugem e qualquer outro que haja possibilidade de centelhamento; Mantenha os caminhos das fiaes eltricas protegidos; Evite derrame de lquidos inflamveis e descarga de vapores da carga; Nos tanques de carga, devem ser eliminados o oxignio e as fontes de ignio, permanecendo to somente a carga; Nos locais onde h oxignio, elimine qualquer chance de fontes de ignio em rea onde possam ocorrer vapores da carga; Evite acumular trapos oleosos e outros materiais inflamveis; Utilizar tinta alumnio em reas com ferrugem pode gerar calor; Evite a eletricidade esttica conforme j exemplificado.

- 75 -

6 Preveno da poluio
6.1 Causas da Poluio pela Atividade Martima A poluio do meio ambiente marinho por navios quando em viagem pode ocorrer como resultado de: Colises e encalhes; Operaes de transferncia de carga ou combustveis em viagem; Operaes normais de limpeza de tanques; Deslastro; Expanso trmica de determinados produtos. A poluio do meio ambiente marinho por navios, quando no porto, pode ocorrer como resultado de: Vazamentos por mangotes ou braos de carregamento; Transbordamento de tanques (overflow); Falha de equipamentos; Falhas operacionais.

6.2 Preveno da Poluio pela Atividade Martima A Organizao Martima Internacional (IMO) o rgo responsvel pelo controle da poluio. A IMO conseguiu esse controle adotando a International Convention for the Prevention of Pollution from Ships, cuja conveno comumente conhecida como MARPOL. O anexo I da MARPOL contm regras relativas ao controle da poluio do mar por leo enquanto que o Anexo II contm regras relativas ao controle da poluio por cargas lquidas nocivas transportadas por navios ou resultados das lavagens de tanques dessas cargas. Para prevenir os perigos da poluio do meio ambiente, as seguintes recomendaes devem ser observadas:

6.2.1 Petroleiros 6.2.1.1 Quando em Viagem Todos os procedimentos para descarga de resduos oleosos no mar oriundos da praa de mquinas e lavagens de tanques devem ser observados conforme estabelecido pelas regras da Conveno MARPOL, principalmente no que se refere ao separador de gua e leo e ao monitor de lastro (ODME).
- 76 -

A maioria dos navios transportadores de leo cru deve possuir: Um sistema de limpeza com leo cru para minimizar os resduos oleosos nos tanques; Tanques de lastro segregado; Tanques dedicados para lastro limpo.

6.2.1.2. Quando no Porto Estando o navio no porto, os seguintes cuidados devem ser providenciados: Os movimentos do navio devem ficar limitados por uma boa amarrao. Durante as descargas, quando o navio subir pela diminuio do calado, a amarrao deve ser corrigida para que os cabos no solequem, afastando o navio do cais ou terminal, o que pode ocasionar esforos nos mangotes ou braos de carregamento. Cuidados adicionais devem ser tomados quando atracado em terminais instalados em canais estreitos, onde h passagem de outros navios, onde a interao poder ocasionar o movimento de navio atracado acarretando danos amarrao. Todas as linhas de carga, conexes, drenos e vlvulas devem ser mantidas sob observao, principalmente no incio das operaes de carregamento e descarregamento; Bandejas devem ser instaladas nos pontos onde podem ocorrer vazamentos, como na rea de conexo de mangotes; Na maioria dos navios, essas bandejas j vm instaladas e possuem um sistema de dreno para um tanque pr-determinado e este sistema deve ser operado de maneira eficiente para evitar transbordamento da bandeja; O enchimento do tanque deve ser rigorosamente acompanhado, por todos os meios disponveis, para evitar transbordamento dos tanques; Todos os embornais devem estar fechados e lacrados para evitar que possveis derrames escapem do convs para o mar; Todas as vlvulas e flanges cegos instalados devem ser verificados imediatamente antes de se iniciar a operao; Vlvulas que no sero usadas devem ser lacradas o melhor possvel; Descargas do costado que no sero utilizadas devero ser fechadas por duas vlvulas ou flangeadas. Devem ser observadas regras relativas necessidade de lacres; Se ocorrer derrame, a operao deve ser paralisada e todas as pessoas envolvidas devem ser informadas.

- 77 -

6.2.2 Navios Qumicos 6.2.2.1 Quando em Viagem e Quando no Porto Os navios qumicos, para descarte dos resduos de carga provenientes dos tanques de resduos (slop tanks), devem obedecer s regras da Conveno MARPOL, Anexo II. Este anexo, para efeito do descarte desses resduos, divide as cargas nocivas dos navios qumicos em quatro categorias: A, B, C e D. As cargas relacionadas na categoria A representam maior perigo de poluio enquanto que as cargas relacionadas na categoria D representam mnimos perigos de poluio. Significado de cada categoria: (a) Categoria A: substncias lquidas nocivas que se forem descarregadas no mar, resultantes da limpeza de tanques ou de operaes de deslastro, representariam um grave risco aos recursos marinhos ou sade humana, ou de causar srios danos s atividades de lazer ou a outros usos legtimos do mar e que justificam, portanto, a adoo de medidas antipoluio rigorosas; (b) Categoria B: substncias lquidas nocivas que se forem descarregadas no mar, resultantes da limpeza de tanques ou de operaes de deslastro, representariam um risco aos recursos marinhos ou sade humana, ou de causar danos s atividades de lazer ou a outros usos legtimos do mar e que justificam, portanto, a adoo de medidas antipoluio especficas. (c) Categoria C: substncias lquidas nocivas que se forem descarregadas no mar, resultantes da limpeza de tanques ou de operaes de deslastro, representariam um pequeno risco aos recursos marinhos ou sade humana, ou risco de causar pequenos danos s atividades de lazer ou a outros usos legtimos do mar e que exigem, portanto, a adoo de medidas antipoluio especficas. (d) Categoria D: substncias lquidas nocivas que se forem descarregadas no mar, resultantes da limpeza de tanques ou de operaes de deslastro, representariam um reconhecvel perigo para os recursos marinhos ou sade humana, ou de causar danos mnimos s atividades de lazer ou a outros usos legtimos do mar e que exigem, portanto, alguma ateno nas condies operacionais. Informaes detalhadas podem ser encontradas em regras especficas do Anexo II da MARPOL que tratam de: Categorizao e listagem das substncias lquidas nocivas; Outras substncias lquidas; Descarga de substncias lquidas nocivas; Diretrizes para a classificao das substncias lquidas nocivas; Lista de substncias lquidas nocivas transportadas a granel; Lista de outras substncias lquidas.
- 78 -

Todas as operaes a bordo envolvendo carga, lastro e abastecimento devem ser executadas de acordo com as regras de preveno da poluio aplicveis. Os navios possuem um Manual de Procedimentos e Arranjos Procedures and Arrangements (P&A) Manual, onde esto contidas informaes sobre os equipamentos existentes a bordo e procedimentos que devem ser cumpridos para evitar a poluio. Cumprir os procedimentos desse manual assegura o cumprimento das regras mencionadas. As operaes de transferncia de carga, lastro ou limpeza de tanques so situaes em que poder ocorrer poluio e todos os cuidados devem ser tomados para evitar derrames acidentais. Para que se possa evitar a poluio durante estas operaes, medidas preventivas devem ser tomadas, tais como: Acompanhamento dos nveis dos tanques de carga, de resduos e de lastro; Verificao do estado dos mangotes e braos de carregamento e suas conexes; Acompanhamento das condies operacionais das bombas, vlvulas e juntas; Verificao da vedao das tampas das aberturas de convs (bocas de lavagem, bocas de medio, domos dos tanques, elipses, etc.); Vedao dos embornais; Alarmes de nvel; Paradas de emergncia; e Uma boa comunicao entre as pessoas envolvidas deve ser estabelecida antes que qualquer operao se inicie. O pessoal de servio deve estar presente durante todo o tempo da operao, fazendo inspees regulares na rea da carga, casas de bombas, na amarrao do navio, cumprindo procedimentos existentes para evitar a poluio.

6.2.3 Navios de Gs 6.2.3.1 Quando em viagem e quando no porto Todas as operaes envolvendo carga, lastro e abastecimento devem ser efetuadas em acordo com as regras aplicveis relativas poluio. Durante as operaes de transferncia de carga, devem ser tomados todos os cuidados para evitar derrame de lquidos e emisso de vapores. A preparao para as operaes de transferncia de carga deve incluir procedimentos que objetivem a preveno da poluio do ar e do mar. Estes procedimentos devem incluir:
- 79 -

Inspeo dos mangotes flexveis e braos rgidos, vlvulas e juntas; Inspees nos sistemas de controle da carga e instrumentao; Inspees quanto vedao dos flanges, vlvulas, conexes e tampas das aberturas de convs; O pessoal de servio deve estar presente durante todo o tempo da operao fazendo inspees regulares na rea da carga, casas de bombas, na amarrao do navio, cumprindo procedimentos existentes para evitar a poluio. Todos os eventos, para qualquer tipo de navio, onde aplicvel, devero ser lanados no Livro de Registro de Carga ou Livro de Registro de leo.

6.2.4 Poluio Atmosfrica A poluio do ar pode ser causada por gs inerte, vapores de hidrocarbonetos ou qualquer outro vapor de carga encontrado na atmosfera, proveniente de: Suspiros ou ventilao de tanques carregados; Purga ou operaes de desgaseificao; Carregamento ou lastro dos tanques de carga. Os vapores de hidrocarbonetos se formam sobre a superfcie do leo. Uma mistura de vapor da carga e ar se forma durante as operaes de carregamento, lastro, desgaseificao e limpeza de tanques. Os gases de hidrocarboneto, os gases qumicos e o gs inerte podem ser considerados gases poluentes do ar. Normalmente, no so tomadas aes contra a poluio da atmosfera no mar, a no ser as necessrias precaues de segurana, tais como: Boa comunicao; Comunicao segura entre navio e terminal. Alguns terminais possuem um sistema de controle da emisso de vapores, que consiste na coleta do vapor formado durante a operao de carregamento para o terminal, atravs da linha de retorno de vapor do navio na qual conectado um mangote do terminal.

6.3 Medidas a Serem Tomadas em Caso de Derrames Imediatamente, ao verificar qualquer vazamento ou deficincia em equipamento onde haja possibilidade de vazamento, o oficial de servio deve ser informado; O pessoal da empresa em terra deve ser informado imediatamente;
- 80 -

Iniciar os procedimentos de conteno do derrame.

6.4 SOPEP SMPEP A conveno MARPOL prev, para a maioria dos navios-tanque, que seja implementado um Plano de Emergncia do Navio para Combate a Poluio SOPEP ou SMPEP. SOPEP: Ship Oil Polutions Emergency Plan SMPEP: Ship Marine Polutions Emergency Plan O objetivo deste plano orientar as pessoas a agir de acordo com as diversas situaes de derrames acidentais inesperados e deve conter, pelo menos: Os procedimentos que devem ser seguidos para se informar uma poluio acidental; Uma relao de autoridades ou pessoas a serem contatadas nos casos de acidente de poluio; Descrio das aes a serem tomadas pelos tripulantes para controlar a poluio. A tripulao faz exerccios mensais simulando situaes de poluio. Nos acidentes de derrame de leo no convs, a tripulao utiliza os materiais que fazem parte do kit SOPEP, que constitudo por rodos, vassouras, ps e serragem, alm de mantas absorventes e produtos qumicos dispersantes. Todos os esforos devem ser feitos para evitar que o leo que derramou v para o mar, quando podem ser utilizadas bombas pneumticas convenientemente instaladas que aspiram o leo derramado e o descarregam nos tanques de resduos e/ou direcionam o leo para tanques pr-determinados, abrindo-se as vlvulas chamadas spill valve.

6.5 Relacionamento Navio-Terminal Para que as condies de segurana sejam garantidas durante o tempo todo em que o navio estiver atracado nos terminais, necessrio que sejam cumpridas todas as normas e procedimentos de segurana, que a comunicao seja eficiente e garantida por mais de um meio de comunicao e que a cooperao entre o navio e o terminal seja a melhor possvel. As informaes sobre a carga e como ela vai ser movimentada e distribuda deve ser do conhecimento tanto do navio quanto do terminal, que trocam essas informaes logo que os operadores do terminal embarcam para discusso da carta inicial com o imediato do navio. Depois de atracado o navio, a amarrao s dever ser efetivada aps este estar definitivamente posicionado em relao aos braos de carregamento, de maneira que no venha a se deslocar exigindo novo posicionamento.
- 81 -

Os cabos de ao ou espias devem ser suficientes e constitudos de lanantes, traveses e espringues em quantidade e bitola adequada para que o navio permanea imobilizado nesta posio, evitando que passeie quer seja para vante, para r ou para fora da plataforma qual estiver atracado, o que poder acarretar acidentes srios com a conexo dos braos com risco de incndio, exploso e poluio e suas conseqncias, principalmente se ocorrer durante a transferncia de carga. Deve ser deixado pendurado, pelo lado de mar, um cabo de ao adequado, na proa e na popa, para que o navio possa ser retirado do terminal caso ocorram determinadas emergncias, tanto a bordo quanto em terra. As escadas de prtico e de portal devem ser recolhidas e guardadas no convs, como for adequado. No sero permitidas pequenas embarcaes a contrabordo, mesmo a servio, sem a prvia autorizao do terminal, em acordo com o navio. Todo o equipamento de combate a incndio do navio deve ser disposto prximo ao manifold, pronto para uso, com extintores portteis posicionados e as mangueiras de incndio pressurizadas ou prontas para serem pressurizadas. Os canhes de espuma mais prximos do manifold devem permanecer direcionados para este. As pessoas estranhas que precisam vir ao navio por interesses legtimos de trabalho a bordo tm acesso permitido, porm controlado e, portanto, devem identificar-se no portal e seguir para falar com a pessoa de seu interesse a bordo somente depois de autorizada e orientada com relao segurana operacional e proteo do navio (cdigo ISPS), quando receber um crach com todas as informaes necessrias que deve ser lido atentamente. Durante as operaes nos terminais, fumar s ser permitido no salo de fumantes. Determinadas operaes em viagem tambm limitam o fumo a este salo. Pessoas bbadas ou drogadas devem ser conduzidas de maneira segura aos responsveis a bordo para o tratamento que julguem adequados. Devem ser previstas aes para condies de mau tempo, quando devero ser estabelecidas situaes de parada da operao e at a desatracao do navio, conforme a gravidade. Todos os embornais devem estar bujonados e bombas pneumticas devem ser instaladas para utilizao em emergncia de derrame de lquido no convs, de forma a evitar que o derrame atinja o mar. Para operaes com carga txica ou corrosiva, as pessoas de servio devem portar equipamentos de alerta de gases e roupas de proteo contra respingos qumicos, inclusive culos de proteo. De forma a evitar que os gases da carga entrem no espao das acomodaes, todas as portas e vigias devem ser mantidas fechadas para que a presso interna se mantenha positiva, no permitindo que gases emanados do convs ou do terminal invadam esses espaos, o que poder acarretar risco de incndio, intoxicao ou desconforto pela caracterstica da carga que est sendo manuseada. Antes de ser iniciada a transferncia, obrigatoriamente feita uma inspeo de segurana operacional pelo representante do terminal em conjunto com um representante do navio, quando seguida a lista de verificao especfica para cada tipo de navio,
- 82 -

indicada pelo ISGOTT. No Brasil, os representantes dos terminais da TRANSPETRO, em todos os portos, so os profissionais integrantes do Grupo de Inspeo e Acompanhamento Operacional Navio e Terminal GIAONT, cujo grupo constitudo de experientes comandantes ou chefes de mquinas oriundos da atividade de transporte martimo de petrleo, produtos qumicos e gases liquefeitos, ou de outra atividade de similar importncia na rea de inspees de navios.

- 83 -

7 Operaes de Emergncia
7.1 Medidas para Situaes de Emergncia O planejamento e a preparao so essenciais para que o pessoal possa enfrentar com sucesso emergncias a bordo de navios-tanque. As seguintes informaes devem ser rapidamente disponibilizadas: Tipo, quantidade e disposio da carga; Localizao de outras substncias perigosas; Plano de arranjo geral; Dados de estabilidade; Localizao dos equipamentos de combate a incndio e instrues de uso. Em situaes de emergncia, devem ser seguidos os procedimentos existentes no sistema de gesto da empresa, que deve incluir: Acionar o alarme; Localizar e informar a localizao, a natureza da emergncia e os possveis perigos; Parar qualquer tarefa relacionada operao; Retirar qualquer embarcao que esteja a contrabordo do navio; Organizar pessoas e equipamentos. O tripulante que descobrir a emergncia deve acionar o alarme e informar o oficial de servio que, por sua vez, alertar a equipe de emergncia. As pessoas que se encontrarem nas proximidades devero tomar aes apropriadas tentando controlar o incidente at que a equipe de emergncia chegue e assuma as aes. Todos os tripulantes devem conhecer seguramente a localizao de todos os equipamentos de segurana, tais como: Equipamentos de respirao autnoma; Roupas de proteo; Lanternas portteis do tipo aprovado; Instrumentos de medio de gases; Caixa de primeiros socorros; Equipamentos de resgate. Todos os equipamentos existentes a bordo, necessrios numa emergncia, devem ser mantidos em boas condies operacionais, prontos para uso, considerando que seu
- 84 -

uso e funcionamento corretos sero capazes de diminuir a conseqncia da emergncia, que pode significar perdas, quais sejam: leso s pessoas, danos propriedade, poluio do meio ambiente e interrupes de processos. Dentre esses equipamentos, devem ser considerados, alm dos j descritos acima, os sistemas de alarme, sistemas de comunicao e os planos de arranjos do navio. Caso a emergncia ocorra estando o navio em um terminal, devem ser disponibilizados rebocadores em ateno na proa e na popa, prontos para manobrar.

7.2 Estrutura Organizacional A organizao de emergncia dos navios estabelece a implementao de procedimentos especficos para serem seguidos nas diversas situaes de emergncia que podem ocorrer, de modo que a ao seja rpida e eficaz. Geralmente a estrutura bsica de uma organizao de emergncia composta de quatro equipes, onde cada equipe deve ser liderada por um oficial. 1. Equipe de Comando Esta equipe liderada pelo comandante, que atuar como coordenador geral da emergncia. 2. Equipe de Combate a Emergncia Sua funo a de combater a emergncia no local onde esta ocorreu e geralmente liderada pelo imediato; 3. Equipe de Apoio Esta equipe tem a funo de suprir necessidades da equipe de combate a emergncia, incluindo prestar socorro. liderada por um oficial; 4. Equipe de Mquinas ou Grupo Tcnico O chefe de mquinas lidera essa equipe que tem como principal funo fornecer materiais, equipamentos e energia necessrios para as demais equipes. Todas as pessoas a bordo devem saber com clareza suas tarefas nas situaes de emergncia e participar ativamente dos exerccios realizados, de modo a tornarem-se aptos a reagir corretamente nas emergncias reais.

7.3 Alarmes O alarme geral de emergncia, que consiste de sete ou mais sinais sonoros curtos seguidos de um longo, ser soado nas seguintes situaes de emergncia: Incndio; Coliso;
- 85 -

Abandono; Encalhe; Homem ao mar; Rompimento de mangotes; Grandes derrames de carga ou escape de vapor; E todas as situaes de emergncia que precisem de aes de emergncia. Existem ainda outros alarmes que so instalados para avisar as pessoas sobre falhas operacionais ou situaes que possam representar riscos operacionais, como as descritas a seguir: Altas concentraes de vapores txicos ou inflamveis; Condies inaceitveis nos tanques de carga ou sistema de carga; Condies inaceitveis nos sistemas auxiliares de carga; Falhas nas plantas de carga ou sistemas auxiliares da planta; Falhas nos sistemas da praa de mquinas e espaos de mquinas; Descarga de CO2 para a praa de mquinas ou casa de bombas; Alto nvel de oxignio do gs inerte; Alto nvel de resduos nas descargas fora de borda. Qualquer pessoa que se deparar com uma emergncia dever dar o alarme e passar todas as informaes relevantes imediatamente.

7.4 Procedimentos de Emergncia A tabela-mestra do navio especifica os detalhes dos sinais de emergncia e todas as pessoas a bordo devem conhecer e identificar os diferentes sinais de alarme, assim como estar familiarizado com suas tarefas nas situaes de emergncia para agir de acordo quando soar o alarme. Os planos de segurana e os planos de incndio do navio mostram a localizao e detalhes de todos os equipamentos que sero usados nas emergncias e todas as pessoas devem saber sua localizao e estar familiarizadas com seu uso. Esses equipamentos devem estar sempre em boas condies de funcionamento e prontos para serem usados. Os corretos procedimentos de emergncia para acidentes envolvendo produtos qumicos perigosos so encontrados nas MSDS dos produtos.

- 86 -

7.5 Primeiros Socorros Na MSDS, tambm so encontrados os procedimentos de primeiros socorros e todas as pessoas devem estar familiarizadas com eles. Um servio mdico deve ser chamado. Caso ocorra respingo ou vazamento de produto nos olhos ou na pele, os chuveiros de emergncia instalados no convs devem ser utilizados. Para a maioria dos produtos, o correto tratamento lavar o local com gua doce corrente durante cerca de 15 minutos e retirar a roupa atingida. Caso ocorra sintoma por exposio ao vapor, o tratamento para a maioria das cargas remover a vtima para ar fresco e fazer respirao artificial se a respirao tiver parado ou estiver irregular. Se ocorrer ulcerao produzida pelo frio, esta deve ser tratada com imerso em gua morna. Determinadas cargas como a acrilonitrila pode causar intoxicao grave que deve ser tratada com o antdoto especfico para esse produto, existente a bordo. Todas as pessoas a bordo devem estar instrudas e treinadas em tcnicas de ressuscitao boca a boca e primeiros socorros bsicos.

- 87 -

8 Equipamentos de Carga e Operao de Navios Petroleiros


8.1. Equipamentos de Carga 8.1.1 Conteno e manuseio da carga do petroleiro 8.1.1.1 Tanques de carga Os tanques de carga constituem a parte comercial do navio, uma vez que neles so transportadas as cargas previstas em contratos. O acesso de pessoas ao interior dos tanques feito atravs do domo do tanque, quando devero ser cumpridos os rigorosos procedimentos para entrada em espaos confinados. No interior do tanque, so encontradas as escadas de acesso que iniciam nos domos e cuja utilizao deve ser cuidadosa, usando-se os corrimos. Muitas vezes, mais seguro descer de costas, segurando-se nos corrimos.

Domo de tanque de carga acesso

No interior dos tanques, podem ser encontrados os seguintes equipamentos, dependendo da utilizao do navio e da carga que est autorizado a transportar: Serpentinas de lato-alumnio para aquecimento; Bomba de carga; Rede de enchimento e rede de descarga; Sensores de temperatura e presso, geralmente em trs posies verticais; Sensor de nvel muito alto; Bias flutuantes dos medidores de nvel de lquido; Mquina de jato rotativo fixa; Aos tanques, tambm esto ligados no convs principal: Rede de gs inerte;
- 88 -

Postes de ventilao para sada dos gases; Sonda de medio de nvel tipo radar ou de fita perfurada com bia flutuante; Vlvulas de presso e vcuo (PVs); Bocas de medio manual de nvel (ullage) e retirada de amostras; Bocas de lavagem para as mquinas de jato rotativo portteis; Pontos de coleta de amostra de gases.

8.1.1.2 Casas de Bombas O acesso casa de bombas localiza-se por ante a vante da superestrutura. A casa de bombas forma uma separao (cofferdam) entre os tanques de carga e a praa de mquinas e est localizada abaixo do convs principal e nelas esto instalados os equipamentos necessrios para o manuseio da carga. Para a maioria dos petroleiros, podem ser encontrados os abaixo relacionados: Bombas de carga (geralmente quatro); Bomba alternativa a vapor para drenagem; Sistemas de dreno; Edutores para limpeza de tanques; Trocador de calor (aquecedor); Bombas de lastro (geralmente duas); Edutores de lastro (geralmente dois); Redes e vlvulas diversas; Equipamentos do monitor de lastro (ODME); Alarmes de CO2; Difusores de descarga de CO2; Sensores de gases; Sensores de incndio.

8.1.1.3 Tanques de Lastro Segregado Os tanques de lastro segregado possuem sistema totalmente independente de redes e bombas para garantir que o lastro permanea totalmente separado do sistema de leo da carga e de leo combustvel, evitando contaminaes. Nas emergncias, poder
- 89 -

ser feita a interligao entre esse sistema e o de carga atravs de um carretel existente somente para essa finalidade, porm, somente depois de autorizada pelo comandante.

Carretel de interligao dos sistemas de carga e lastro

8.1.1.4 Tanques de Resduos Os tanques de resduos (slop tanks) destinam-se a receber resduos de lavagens de tanques, resduos da praa de mquinas e outros resduos. O resduo deste tanque deixado decantar para que a gua, sendo aspirada pelo fundo do tanque, possa ser descarregada, atravs do monitor de lastro, sem que polua o meio ambiente marinho. Em outras situaes, pode ser descarregado para instalaes em terra durante as operaes no terminal.

8.1.1.5 Cofferdam O cofferdam um espao isolado entre duas chapas de ao adjacentes, pertencentes a outros compartimentos. Esse espao pode ser um espao vazio ou ser utilizado para lastro. Em alguns navios, dividem dois tanques de carga de forma que possam ser transportadas cargas reativas em cada tanque. Caso haja vazamento nas anteparas desse tanque, esse espao receber o vazamento impossibilitando que chegue ao tanque adjacente.

8.1.1.6 Peak Tanks Os peak tanks so tanques estruturais, projetados com a finalidade de preservar a integridade dos tanques de carga por ocasio de coliso frontal ou de popa. Pode ser utilizado para lastro ou, no caso do peak de r, servir como reserva de gua doce, embora
- 90 -

no sejam classificados como tanques de aguada de consumo, por no atenderem plenamente a regras especficas.

8.1.1.7 Tanques Profundos (deep tanks) So tanques estruturais destinados ao armazenamento de leo combustvel. So equipados com serpentinas de aquecimento para diminuir a viscosidade.

8.1.2 Sistema de Redes 8.1.2.1 Redes de Carga Nas operaes de carregamento, so as redes de carga que levam a carga que vem do terminal atravs dos braos ou mangotes, conectados s tomadas de carga no manifold do navio, para os tanques de carga. Durante as descargas, so as bombas do navio, que esto instaladas na casa de bombas, que aspiram a carga dos tanques e, atravs das redes, levam a carga para o manifold, que de l seguem para o terminal atravs dos seus mangotes ou braos que esto conectados s tomadas no manifold, nas crossovers.

8.1.2.2 Crossovers As crossovers so redes transversais do manifold, possibilitando que o navio possa operar tanto por bombordo quanto por boreste.

Manifold de um navio com BLS (sistema de carregamento pela proa)

- 91 -

8.1.2.3 By-Pass (contorno) So redes de retorno, normalmente posicionadas entre a aspirao e a descarga de alguns equipamentos que no possuem controle de rotao, com a finalidade de regular a presso ou a vazo.

8.1.2.4 Vlvulas So equipamentos que se destinam ao bloqueio de trechos de uma mesma seo de redes. Podem ser de vrios tipos, de acordo com a finalidade: globo; gaveta; agulha; esfera; borboleta; diafragma, etc.

8.1.3 Bombas As principais bombas utilizadas em petroleiros so as bombas centrfugas e as bombas de mbolo ou alternativas.

8.1.3.1 Bombas centrfugas As bombas centrfugas podem ser de eixo horizontal, eixo vertical e eixo inclinado. As de eixo horizontal so as mais comuns e aplicveis a todos os fins.

Bomba centrfuga de eixo horizontal

As bombas de eixo vertical so mais aplicadas devido a particularidades no sistema, como economia de espao.

- 92 -

Bomba centrfuga de eixo vertical

As bombas de eixo inclinado so aplicadas em condies especiais pois seu rotor trabalha no meio da veia lquida. Atualmente, as bombas centrfugas esto sendo largamente utilizadas, mesmo para o servio com fluidos muito viscosos, como o caso das bombas de carga dos modernos navios petroleiros, que so todas do tipo centrfuga. As bombas centrfugas apresentam algumas caractersticas peculiares que as diferenciam dos outros tipos de bombas, por exemplo: Abrindo-se mais a vlvula de descarga sem alterar a velocidade de rotao da bomba, tem-se uma diminuio da presso de descarga. Inversamente, estrangulando-se a descarga, se obtm um aumento na presso do fluido descarregado; Se a vlvula de descarga da bomba fechada completamente, continuando a bomba em movimento, a presso na caixa da bomba subir at atingir um determinado valor, denominado presso de fechamento, na qual ficar constante. A partir dessa presso de fechamento, o rotor continuar a revolver o fluido, porm, sem promover aumento de presso. importante notar que toda a energia mecnica transmitida pelo rotor ao fludo, se transformar em calor e o fluido se aquecer e terminar vaporizando-se na bomba, que perder a aspirao e sofrer avarias conseqentes do atrito entre os anis de desgaste;

- 93 -

Aumentando-se a velocidade de rotao da bomba, mantendo-se a abertura constante da vlvula de descarga, haver um aumento de presso de descarga. Inversamente, diminuindo-se a velocidade da rotao, haver uma diminuio de presso. SUBMERGNCIA: a situao relativa entre uma bomba e a superfcie livre do lquido no local de onde a bomba ir aspirar. Pode ser submergncia positiva, como no exemplo abaixo:

Submergncia positiva

SUBMERGNCIA POSITIVA: uma bomba estar em condies de submergncia positiva quando ela estiver em nvel mais baixo do que a superfcie livre do lquido a bombear. Neste caso, o corpo da bomba se encher do lquido pela ao da gravidade to logo sejam abertas as vlvulas que ponham o corpo da bomba em comunicao com o lquido. Portanto, uma bomba centrfuga que esteja em condies de submergncia positiva, no necessita de escorva para poder entrar em funcionamento.

SUBMERGNCIA NEGATIVA: na submergncia negativa, a bomba est em um plano mais elevado do que o da superfcie livre do lquido a ser bombeado. Teoricamente, o limite mximo de submergncia negativa em que uma bomba de qualquer tipo (centrfuga ou de deslocamento positivo) pode trabalhar, se a superfcie do lquido estiver sujeita somente presso atmosfrica normal e nenhum artifcio for empregado, ser a correspondente a uma altura de 10,33 metros, ou seja, a altura dgua equivalente presso de uma atmosfera. Praticamente, essa altura reduzida a um valor de 60% a 40%.

- 94 -

Submergncia negativa

ESCORVA DA BOMBA: Nas bombas centrfugas de pequeno porte, a escorva pode ser feita atravs de um copo com vlvula colocado na prpria caixa da bomba, enchendo-se esse copo seguidamente com o fluido que vai ser bombeado, utilizando-se balde, mangueira ou outro qualquer meio para o enchimento. Nas bombas de maior porte, a escorva feita por uma outra bomba do tipo de deslocamento positivo, porm de muito menores dimenses. Para evitar que o corpo da bomba fique vazio quando ela for parada, a vlvula de admisso da bomba deve ser sempre uma vlvula de reteno.

8.1.3.2 Bombas de mbolo ou Alternativas Nas bombas de mbolo ou alternativas, o rgo que produz o movimento do lquido um mbolo que se desloca com movimento alternativo retilneo dentro de um cilindro.

- 95 -

Bomba de mbolo ou alternativa

Descrio do funcionamento bsico: No curso de aspirao, o movimento do mbolo tende a produzir vcuo. A presso do lquido no lado da aspirao (maior do que zero) faz com que a vlvula de admisso se abra e o cilindro se encha. Enquanto isso acontece, a vlvula de recalque mantm-se fechada pela prpria diferena de presso. No curso de recalque, o mbolo fora o lquido, empurrando para fora do cilindro, atravs da vlvula de recalque. Mantendo-se neste curso, fechada a vlvula de admisso devido diferena de presso.

- 96 -

8.1.4 Dreno e Stripping dos Tanques Os sistemas de drenagem dos petroleiros atuais so: Bomba de dreno; Sistema self-stripping; Sistema vcuo-stripping; Bombas auto-escorvveis; Edutor. No self-stripping, o tempo de descarga pode ser reduzido significativamente em virtude da utilizao das bombas de carga em toda a sua capacidade. A drenagem dos tanques feita com a prpria bomba de carga, aspirando de um extrator de gs no qual feito vcuo por meio de um sistema de ejetores, acionados a vapor, fazendo com que o lquido flua do tanque para o extrator, evitando que a bomba perca a aspirao. PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA SELF-STRIPING: Extrator de gs ou cuba; Vlvula de controle de fluxo; Ejetor; Vlvula de retorno.

Sistema self-stripping - 97 -

Sistema self-stripping

SISTEMA VCUO-STRIPPING: este sistema mais recente no Brasil que o selfstripping e sua eficincia similar. Basicamente, a diferena entre os dois sistemas reside no fato de que a extrao do ar arrastado devido ao baixo nvel no tanque de carga para o tanque separador (por onde a bomba aspira) realizada por intermdio de uma bomba de vcuo e no por sistemas de ejetores, conforme o self-stripping. Atualmente este sistema um dos mais utilizados nos navios de produtos escuros, como, por exemplo, os da classe Piquete, Bicas e Camocim.

Sistema vcuo-stripping - 98 -

Bombas de vcuo

BOMBA AUTO-ESCORVVEL: so bombas providas de equipamentos na aspirao impedindo que a mesma entre em cavitao. Devido presso interna no corpo da bomba, a vlvula de escorva se mantm fechada, enquanto a vlvula de descarga da bomba estar aberta efetuando a descarga do produto. Quando o nvel no interior da bomba comear a baixar, a vlvula de descarga da bomba comea ento a ser fechada, proporcionalmente, o que ocasiona a perda de presso no corpo da bomba e conseqentemente a abertura da vlvula de escorva que se manter aberta e o lquido recirculando desta para a aspirao da bomba, at que tenha o seu corpo cheio. Assim, com a vlvula de escorva fechada e a vlvula de descarga aberta, efetuado o processo de descarga. Todo esse processo ser repetido at que seja concluda a drenagem. EDUTOR: os edutores, muito simples de operar, so considerados os equipamentos mais eficientes na drenagem de tanques de carga durante as fainas de limpeza (lavagem de tanques). A condio principal para a eficincia dos edutores que a presso de alimentao seja mantida na faixa recomendada pelo fabricante (geralmente 11 kg/cm2) e no exista contrapresso na descarga. No incio da aspirao temos, em geral, ar na cmara de mistura, conforme mostrado na figura abaixo.

Difusor - 99 -

O fluido de alimentao, em alta velocidade, transfere parte de sua energia cintica para as partculas de ar e, desse modo, arrasta-as consigo. Em seguida, a mistura dirigida para um bocal divergente onde a velocidade de escoamento reduzida para a velocidade normal na rede de descarga e a presso aumenta. medida que o ar arrastado na rede de aspirao, a presso torna-se mais negativa e o fluido que se quer aspirar forado pela presso atmosfrica a subir em direo ao edutor. Finalmente, quando o fludo alcana a cmara de mistura, ele passa a ser arrastado em direo descarga e temos o edutor funcionando em regime normal. Os sistemas de dreno empregados a bordo dos navios-tanque objetivam que a descarga resulte em um mnimo de remanescente, ou seja, que o mximo de carga seja descarregado.

8.1.5 Medies dos Nveis das Cargas nos Tanques A maioria dos navios petroleiros utiliza sondas radar para a medio do espao vazio dos tanques de carga. A unidade mede a ulagem atravs de sinal de radar refletido na superfcie do lquido. Esse equipamento envia um sinal eletrnico que lido no controle de carga com as informaes obtidas, podendo tambm informar a temperatura da carga e a interface.

Esquema de uma sonda radar e Sonda radar no convs

Tambm podem ser utilizadas sondas automticas que funcionam com uma bia flutuante guiada por cabos de arame presos ao fundo do tanque e suspensas por uma fita de ao perfurada que gira um controle mecnico que informa altura do espao vazio em metros. Em alguns projetos esto conectadas a um sistema eletrnico de maneira que a leitura tambm possa ser feita no controle de carga.

- 100 -

Esquema de ulagem medida por flutuao

Equipamentos portteis tambm so utilizados e podem informar a ulagem, temperatura e interface. Esses equipamentos so instalados e operados manualmente em locais apropriados e permitem sua utilizao mesmo em tanques pressurizados com gs inerte, o que garantir a atmosfera segura nos tanques.

Medidor multifuno - 101 -

8.1.7 Aquecimento da Carga A viscosidade de algumas cargas tem que ser mantida em determinados nveis para uma adequada estocagem e facilitar o manuseio da carga melhorando o trabalho das bombas contribuindo para o aumento da vazo. Isto conseguido controlando-se a temperatura do leo atravs do sistema de aquecimento de carga do navio que utiliza o vapor das caldeiras que enviado para as serpentinas instaladas no interior dos tanques.

Entrada das serpentinas de vapor no tanque

Disposio das serpentinas no interior do tanque

- 102 -

Alguns navios de produto utilizam gua quente proveniente de trocadores de calor instalados nas casas de bombas que aquecem a gua utilizando o vapor das caldeiras.

Aquecedor de carga na casa de bombas

Essa gua quente enviada s serpentinas instaladas no interior dos tanques ou a trocadores de calor menores instalados no convs, para cada tanque, quando a carga recirculada atravs desse trocador de calor, fazendo o aquecimento da carga.

Trocador de calor instalado no convs de um navio de produto

Cuidados especiais devem ser tomados para que vazamentos de vapor ou de gua das serpentinas utilizadas no ocorram, o que acarretar contaminao da carga.
- 103 -

8.2 Operao de Carga 8.2.1 Carregamento Durante todo o tempo da operao de carregamento, devem ser cumpridos todos os procedimentos de segurana operacional. O Plano de Carga, previamente preparado pelo imediato e aprovado pelo comandante, indica que as vlvulas de enchimento devem ser abertas de acordo com a seqncia prevista. O carregamento deve ser iniciado lentamente para que se possa ter tempo de corrigir anormalidades inesperadas, para s ento solicitar aumento de vazo at o limite acordado com o terminal. A quantidade da carga embarcada dever ser monitorada periodicamente pelo sistema de medio de tanques, que controla o enchimento, prevenindo transbordamento. O controle de presso dos tanques feito conforme o sistema do navio, que pode ser aberto ou fechado. A descarga de gases dos tanques para a atmosfera controlada, como for necessrio, atravs das vlvulas de presso e vcuo (P/V). Para navios equipados com sistema de gs inerte (SGI), a operao de carregamento s poder ser iniciada se o teor de oxignio estiver com 8% em volume ou inferior, alm da presso do tanque estar positiva a limites pr-estabelecidos. Durante a operao, depois de estabilizadas todas as variveis (vazo, presso, volume, temperatura), o pessoal de servio deve acompanhar, pelo menos, as seguintes condies: A casa de bombas deve estar com sua atmosfera segura, mantendo-se o sistema de ventilao e/ou exausto em operao contnua; A vigilncia do convs deve ser contnua para que sejam garantidas ao e informao imediata no caso de anormalidades. O lado de mar tambm deve ser inspecionado para verificar se no h leo na gua. Um homem deve estar nas proximidades do manifold durante todo o tempo. A condio da amarrao do navio deve ser acompanhada e os cabos devem ser solecados ou tensionados de acordo com a necessidade, considerando-se as alteraes de calado ou variaes de mar. Os cabos de segurana tambm devero ser suspensos ou arriados durante essa verificao. Cuidado absoluto nas manobras com cabos durante as operaes devem ser tomados para que o navio no saia da posio, o que poder provocar acidentes srios nas conexes dos braos ou mangotes. Caso haja acmulo de gua represada no convs, este dever ser drenado como melhor for conveniente, garantindo-se que, se houver resduo oleoso, este no v para o mar. Para maior segurana operacional, a comunicao entre o navio e o terminal deve ser garantida, quando deve ser acordado um meio de comunicao principal e outros alternativos para cobrir falha eventual do primeiro. Todos os eventos significativos relativos operao devem ser registrados em formulrios prprios, tanto pelo navio quanto pelo terminal.

- 104 -

8.2.2 Viagem com o Navio Carregado Durante o transporte da carga em viagem, para os navios equipados com gs inerte, a presso dos tanques deve ser verificada periodicamente e, se for necessrio os tanques devero ser ventilados com gs inerte para manter o teor de oxignio mximo de 8% e a presso positiva.

8.2.3 Descarregamento Durante todo o tempo da operao de descarregamento, devem ser cumpridos todos os procedimentos de segurana operacional. O plano de carga, previamente preparado pelo imediato, indica que as vlvulas de descarga devem ser abertas de acordo com a seqncia prevista. Se o descarregamento do navio implicar movimentao de lastro, essa operao tambm dever estar definida no plano de descarga. As operaes de descarga provocam a entrada de ar (oxignio) no espao deixado pela carga no interior dos tanques formando uma atmosfera inflamvel. Todos os cuidados devem ser tomados para que nenhum tipo de ignio possa ser levado para a rea da carga. Nenhum trabalho a quente poder ser realizado e sero exigidos comportamentos seguros relativo ao fumo e ao uso de equipamentos no aprovados. Para os navios equipados com sistema de gs inerte (SGI), o teor de gs inerte nos tanques deve ser mantido em 8% por volume ou inferior. Caso isso no possa ser garantido a operao no poder ser continuada. Ao trmino da descarga, o mnimo de remanescente de carga deve ser deixado nos tanques. Para que isso seja possvel, cuidados so tomados de maneira que o navio esteja em condies favorveis de trim pela popa e sem banda. Ao trmino da drenagem as vlvulas devem ser fechadas evitando retorno da carga para o tanque.

8.2.4 Viagem em Lastro Os navios-tanque possuem determinado nmero de tanques designados para lastro. Alguns projetos prevem tanques especificamente para lastro, constituindo um sistema de lastro segregado, o que garante que a carga no ser contaminada. Em situaes especiais, caso o sistema segregado de tanques de lastro no seja suficiente, os tanques de carga podero ser utilizados para lastro. Neste caso, esse lastro poder estar sendo enviado para tanques sujos, o que resultar em mistura oleosa e cuidados especiais devero ser tomados para sua descarga. O tanque de resduos (slop tanks) receber os resduos oleosos dos tanques de carga que foram lastrados alm de resduos oleosos dos prprios tanques de lastro. Estes resduos decantaro e a gua limpa ser descarregada para o mar atravs do monitor de lastro, que no permitir que quantidades no-aceitveis de leo contaminem o meio ambiente marinho ou sejam descarregadas para instalaes em terra. Os tanques de resduos podero receber carga sobre o resduo remanescente, caracterizando uma operao LOT (Load On Top), que o carregamento de tanques
- 105 -

parcialmente carregados ou que continham resduos, para posterior descarga. Esse tipo de operao requer cuidados especiais que incluem amostragens para que se controle a especificao do produto. Na chegada aos portos de carregamento, o navio dever ter somente lastro limpo uma vez que o carregamento obriga a descarga do lastro para que toda a carga possa ser embarcada para uma condio de carga total. Alguns carregamentos parciais, quando h carga em trnsito, podem ser previstos sem descarga de lastro. Muitas vezes o porto de destino exige que o lastro seja substitudo em alto-mar e h portos onde o deslastro no permitido.

8.2.5 Limpeza de Tanques As limpezas de tanques so feitas com a utilizao de mquinas de limpeza, chamadas de mquinas de jatos rotativos. Essas mquinas que podem ser do tipo fixas ou portteis, podem utilizar gua ou leo cru, dependendo do tipo de limpeza que se pretende fazer. Quando utiliza leo cru, caracteriza uma operao conhecida como COW e somente podem ser utilizadas as mquinas fixas.

Mquinas de jato rotativo

A limpeza de tanques realizada para troca de produtos, para lastro limpo, docagem ou outra situao que requeira a desgaseificao do tanque. Algumas vezes, nas lavagens com gua, so acrescentados produtos qumicos para aumentar a eficincia nas limpezas, assim como tambm gua quente poder ser empregada. A gua obtida de um aquecedor de gua que parte integrante do sistema de limpeza de tanques. As mquinas de jato rotativo so movimentadas pelo acionamento das bombas, quando recebem o lquido pressurizado, o que faz com que a mquina gire em movimentos de rotao e translao e, desse modo, o lquido que est sendo empregado,
- 106 -

aps um ciclo completo, atinge todos os espaos do tanque. Alguns projetos prevem mquinas fixas programveis. O tempo para um ciclo completo cerca de 60 minutos e o tempo total de uma lavagem depende do tipo de resduo que o tanque contm. Para os navios equipados com gs inerte as mquinas empregadas so do tipo fixa. As lavagens de tanques, preferencialmente, s devem ser efetuadas em atmosfera no-explosiva, motivo pelo qual a atmosfera deve estar inertizada, muito rica ou muito pobre. Para os navios equipados com gs inerte, a lavagem dever ser realizada numa atmosfera inerte, com um teor mximo de oxignio de 8%, e com presso positiva no interior dos tanques. Para os navios sem sistema de gs inerte instalado, as lavagens de tanques, preferencialmente, devero ser realizadas numa atmosfera muito pobre, quando ventilao prvia do tanque dever ser realizada para essa finalidade. Navios que no tm SGI instalado utilizam mquinas de jato rotativo portteis, cujas mquinas so conectadas a uma das extremidades de mangueiras especficas. A outra extremidade dessa mangueira ser conectada rede de lavagem ou rede de incndio. Somente depois de conectada na rede escolhida que a mquina poder ser introduzida no tanque atravs da boca de lavagem, como forma de evitar eletricidade esttica. Para melhor eficincia, a mquina trabalhar em trs posies distintas: prximo ao fundo, no meio e prximo ao topo do tanque, manobra esta realizada manualmente pela tripulao. Lavagens de tanques com gua resultam em mistura oleosa cuja mistura, normalmente, ser transferida para o tanque de resduos (slop tank). Depois de decantada, essa mistura poder ser descarregada para o mar, atravs do monitor de lastro (ODME - Oil Discharge Monitoring Equipment), ou ser descarregada para os terminais, que devem possuir instalaes de recepo de misturas oleosas de naviostanque. A limpeza de tanques pode ser realizada em circuito aberto e em circuito fechado. No circuito aberto, a gua de limpeza aspirada diretamente do mar e, aps jateada no tanque atravs das mquinas rotativas, enviada para o tanque de resduos para posterior descarga, normalmente para o mar. No circuito fechado, a gua aspirada do slop de boreste e, aps jateada no tanque atravs das mquinas rotativas, descarregada para o slop de bombordo. Os dois tanques de resduos so interligados por uma rede de nivelamento (balance valve), situada na parte inferior dos tanques, para garantir que a gua que aspirada do slop de BE no contenha leo, j que o leo, por ser mais denso que a gua, ficar na superfcie da mistura oleosa. Toda e qualquer descarga de misturas oleosas de navios obedecem a regras previstas pela Conveno MARPOL.

8.2.6 Crude Oil Washing (COW) Os navios que transportam leo cru so dotados de um sistema de limpeza de tanques que utiliza a prpria carga, cuja operao chamada de lavagem com leo cru, e conhecida pela sigla em ingls COW, que significa Crude Oil Washing. O objetivo
- 107 -

evitar o acmulo de resduos existentes no leo cru no fundo e nas anteparas dos tanques de carga, facilitando limpeza posterior do tanque com gua e, ao mesmo tempo, contribuindo para a descarga mxima do leo. O sistema utiliza as mesmas mquinas fixas de limpeza de tanques com gua.

Mquina fixa de limpeza

A operao COW pode ser efetuada de trs maneiras distintas: Circuito aberto; Circuito semi-aberto; e Circuito fechado. No circuito aberto, o leo utilizado para a lavagem descarregado diretamente para o terminal. No circuito semi-aberto o leo descarregado para um tanque de recebimento de resduos (slop tank) e para o terminal, ao mesmo tempo. No circuito fechado o leo descarregado apenas para o tanque de resduo de recebimento (slop tank de bombordo) e passa atravs da rede de nivelamento dos tanques de resduos para o tanque slop de boreste, sendo novamente aspirado e jateado no tanque que est sendo lavado. Para realizar uma operao COW, necessrio que a rede de COW seja pressurizada at alcanar presso suficiente para movimentar as mquinas de jato rotativo e jatear as paredes laterais, teto e fundo com presso capaz de soltar as partculas que estejam fixadas. Normalmente essa presso de 10 kg, correspondente presso de trabalho das redes. A rede de COW deve ser pressurizada gradualmente, com inspeo visual para detectar possveis vazamentos. Sendo esta operao considerada especial pela IMO, dada a sua complexidade e riscos, os inspetores de segurana operacional dos terminais acompanham o incio e o trmino desta operao, auxiliando para que todos os riscos sejam avaliados e controlados.
- 108 -

8.2.7 Uso do Gs Inerte O gs inerte usado nos tanques de carga dos petroleiros para deslocar a atmosfera inflamvel e prevenir a entrada de oxignio com o objetivo principal de evitar incndio e exploso. O gs inerte fornecido deve ter um teor de oxignio nunca superior a 5% por volume e o teor mximo de oxignio aceito nos tanques de 8%, por volume. Durante as operaes de descarregamento de um petroleiro convencional, necessrio estabelecer uma comunicao dos tanques em operao com a atmosfera a fim de evitar vcuo excessivo o que poderia causar srias avarias. Desse modo, o produto ao ser descarregado tem seu lugar ocupado pelo ar atmosfrico que, misturado aos gases do produto, forma uma mistura altamente inflamvel. Nos navios modernos, equipados com sistema de gs inerte, o ar atmosfrico que supriria os tanques de carga substitudo pelo gs inerte que injetado nos tanques de maneira forada. Para suprir as variaes na taxa de descarga, a capacidade do Sistema de Gs Inerte pelo menos 25% maior que a capacidade de descarregamento. Se, durante uma operao de descarga a vazo exceder a capacidade do sistema de gs inerte em suprir de gs inerte o espao deixado pela carga, a vazo de descarga deve ser reduzida de forma que a presso positiva no interior do tanque seja mantida. A maioria dos navios utiliza os gases oriundos da queima de leo combustvel nas caldeiras para inertizar os tanques de carga. Esses gases so direcionados atravs de ventiladores para uma torre de lavagem, onde so resfriados e eventuais resduos so retidos.

Torre de lavagem

Existe tambm um caixo de selagem no convs que atua atravs do nvel de gua dentro da torre de lavagem, para impedir o retorno do gs inerte para a praa de mquinas. Aps a lavagem, o gs inerte direcionado para os tanques que se deseja inertizar.
- 109 -

Ventiladores do gs inerte

Logo aps o tanque de selagem existe uma vlvula de no-retorno na rede do SGI, para evitar que o gs inerte retorne para a praa de mquinas. Essa vlvula de noretorno deve sofrer inspeo e manuteno peridicas, pois o retorno de gs inerte para a praa de mquinas poder ocasionar acidente grave se o gs for inalado. Por isso, tambm importante que o nvel da gua dentro do tanque de selagem esteja correto.

Tanque de selagem e vlvula de no-retorno

Alguns navios possuem uma planta de vapor pequena devido reduzida quantidade de equipamentos que operam com vapor. O volume de gases de descarga dessas caldeiras no seria satisfatrio para atender s necessidades de bordo com relao pressurizao de seus tanques de carga com gs inerte, principalmente durante a operao de descarga pois, como sabemos, a capacidade volumtrica do sistema de gs inerte deve ser pelo menos 25% maior que a capacidade mxima de
- 110 -

descarregamento, com o intuito de garantir a pressurizao dos tanques de carga com gs inerte durante a operao de descarga. Outros navios mais modernos possuem apenas caldeiras para aquecimento de leo trmico, sem gerao de vapor dgua atravs de caldeiras. Em vista disto, torna-se imperiosa a montagem de um equipamento gerador de gs inerte. Tais equipamentos normalmente queimam diesel para gerar o gs inerte, sendo, portanto, mais fcil obter um baixo teor de oxignio, e so de mais fcil manuteno.

Gerador de gs inerte

Ventiladores de um gerador de gs inerte

No entanto, so muito mais dispendiosos, pois necessitam consumir combustvel especificamente para gerar o gs inerte que em outros navios conseguido atravs da queima normal de combustvel pelas caldeiras de gerao de vapor dgua. Os navios dotados com SGI possuem um sistema para alvio dos gases dos tanques de carga, para evitar que uma sobrepresso ou vcuo excessivo venha a ocasionar avaria e at rompimento dos tanques.
- 111 -

Os principais componentes do sistema de alvio de gases so:

1 VLVULA PRESSO-VCUO (PV) Possui duas derivaes, uma para alvio do excesso de presso e outra para entrada de ar no caso de vcuo excessivo. As presses de abertura para alvio de presso e para admisso de ar em caso de vcuo so reguladas em mm/hg e normalmente so marcadas prximo s vlvulas PV.

Vlvula presso-vcuo (PV)

Logo aps a abertura e o alvio ou admisso de ar, a vlvula retorna posio original, sendo por isso de fundamental importncia que as vlvulas estejam sempre perfeitamente reguladas e atuando livremente, o que requer uma manuteno permanente das mesmas.

2 - VACUUM-BREAKER O vacuum-breaker um componente do sistema de alivio de gases que atua como um complemento da vlvula PV, regulada com presses superiores s da PV, e que atua em caso de falha destas. composto de um tanque com lquido no interior, em um nvel que corresponde s presses de abertura para alivio de gases ou admisso de ar em caso de vcuo. O nvel dgua deve estar sempre correto.

- 112 -

Vacuum-breaker

Em caso de presso ou vcuo excessivo, o selo dgua se rompe, liberando a presso dos tanques de carga e igualando a presso dos tanques presso ambiente, sendo portanto o ltimo recurso para evitar avarias nos tanques de carga por presso ou vcuo excessivo. Para que o vacuum-breaker atue, necessrio que os tanques de carga estejam com a vlvula individual de ligao com a rede principal do SGI aberta, pois, se isolado, o nico meio de alivio de gases do tanque ser a vlvula PV individual de cada tanque. As vlvulas de admisso normalmente possuem cadeado ou outro meio de trancamento.

3 - POSTES DE VENTILAO (VENT-POST) Todo navio seja ou no dotado de SGI, possui poste de ventilao em cada tanque, cuja altura calculada de acordo com o produto e vazo de operao.

- 113 -

Postes de ventilao (vent-post)

Em navios que operam em circuito fechado, o vent-post utilizado basicamente para alivio de gases durante a inertizao dos tanques. Em navios que no possuem SGI, o vent-post deve ser usado durante as operaes de carga e descarga para o alvio de gs ou admisso de ar. As bocas de ulagem devem ser utilizadas somente nas medies dos tanques. Para operar com segurana com o vent-post aberto, necessrio que uma tela corta-chama em boas condies esteja colocada prximo extremidade do vent-post.

8.2.8 Purga e Desgaseificao A desgaseificao o deslocamento de vapores de hidrocarboneto ou gs inerte com ar. Nos navios equipados com gs inerte, aps a descarga, o gs remanescente composto por uma mistura de vapor de hidrocarboneto e gs inerte. Nos navios noequipados com gs inerte, aps a descarga, o gs remanescente uma mistura de vapor de hidrocarboneto e ar. A desgaseificao normalmente feita mecanicamente atravs de ventiladores portteis (sirocos) ou fixos. Os ventiladores do sistema de gs inerte tambm podem ser utilizados para este fim.
- 114 -

Siroco

Em um tanque inertizado, no haver atmosfera explosiva. Precaues devem ser tomadas para que durante a desgaseificao a atmosfera do tanque no fique dentro da faixa explosiva. A fuligem contida no gs inerte cria um perigo adicional numa atmosfera explosiva. A desgaseificao de um tanque no-inertizado levar a atmosfera do tanque para dentro da faixa explosiva por algumas vezes. O navio deve possuir equipamentos para monitorar o teor de oxignio, a explosividade e a toxidez da atmosfera do tanque. A purga consiste da ventilao do tanque com gs inerte, o que prevenir contra a formao de atmosfera explosiva. Nesse caso, a atmosfera estar segura contra incndio, porm, no segura para as pessoas. Para o acesso de pessoas, o gs inerte dever ser expulso pela introduo de ar fresco do exterior atravs dos sirocos.

8.2.9 Limpeza de Tanques e Desgaseificao para Reparos Antes da entrada de pessoas nos tanques de carga, a atmosfera dever ser avaliada para se verificar o teor de oxignio, de hidrocarbonetos e de gases txicos. O teor de oxignio dever ser de 21% por volume e teor de gases de hidrocarboneto deve ser menor do que 1% do LIE. Em algumas situaes, aps a lavagem de tanques, pode ser necessria a remoo manual de resduos slidos, o que acarretar a gerao de mais hidrocarbonetos e, inclusive, gerao de H2S. Precaues adicionais devem ser tomadas, tais como manter a ventilao contnua e o uso de minidetectores de H2S. Antes de se iniciar trabalhos dentro de tanques, deve ser expedido, por um qumico qualificado, um certificado de gas free (livre de gs). O fornecimento de gs inerte deve ser interrompido e levar em considerao que as anteparas adjacentes e redes no interior do tanque podem representar fontes adicionais geradoras de gases de hidrocarboneto e, por esse motivo, precaues devem ser tomadas.
- 115 -

Prioritariamente, antes da deciso de entrar em um tanque de carga, qualquer que seja a sua situao, deve ser solicitada uma Permisso para Trabalho especfica para Entrada em Espao Confinado, uma vez que um tanque de carga identificado como espao confinado. Caso seja realizado trabalho a quente neste tanque, necessria uma Permisso para Trabalho a Quente, alm da permisso para espao confinado.

- 116 -

9 Equipamentos de Carga e Operao de Navios Qumicos


9.1 Equipamentos de Carga 9.1.1 Tipos de Navios e seus Arranjos O projeto de um navio qumico baseado no projeto de um petroleiro convencional. Os navios-tanque qumicos podem ser chamados de navios qumicos, navios de cargas parceladas e navios de produto ou uma combinao dessas utilizaes. Os navios qumicos esto autorizados a transportar os produtos qumicos perigosos identificados pelos cdigos de produtos qumicos da IMO. Os navios de produto transportam derivados de petrleo tais como nafta, gasolina, querosene, lcool, leos lubrificantes e outros.

Navio qumico

Um navio qumico pode transportar produtos qumicos perigosos e todas as cargas transportadas por um navio de produtos, porm, um navio de produtos est limitado a produtos e cargas qumicas que no estejam identificadas nos cdigos como perigosas. Os navios de carga parcelada, normalmente um navio para produtos qumicos, possui um grande nmero de tanques, totalmente individuais, podendo ser segregado dos demais, o que permite que o navio transporte uma grande variedade de carga em pequenos lotes a cada viagem. Os navios de produtos possuem menos e maiores tanques do que os qumicos de carga parcelada e o material de revestimento dos seus tanques menos sofisticado.

- 117 -

9.1.2 Arranjo Geral Na rea do convs principal, alm da superestrutura, chamada rea dos tanques de carga, so encontrados os tanques de carga, os tanques de resduos (slop tanks), casa de bombas, cofferdams e outros espaos vazios. Os tanques de carga e os slops esto segregados das outras partes do navio atravs dos cofferdams, espaos vazios, casas de bombas da planta de carga, outras casas de bombas, tanques vazios ou tanques de combustveis. Espaos e zonas com perigo de gs so espaos ou zonas, dentro da rea da carga, onde pode ocorrer vazamento de gs e que no esto equipados com sistemas aprovados para garantir que sua atmosfera seja mantida em condies seguras durante o tempo todo. Espao seguro de gs um espao que no faz parte da rea com perigo de gs. Nos planos do navio, estas reas so identificadas como espao com perigo de gs e espao seguro de gs. O Centro de Controle da Carga (CCC) normalmente instalado a r da rea da carga e possui viso desta rea atravs de grandes vigias retangulares. Ainda so encontrados navios cujo CCC est instalado a meia-nau, s proximidades do manifold de carga.

Manifold de um navio qumico

A planta de carga, formada pelos sistemas de manuseio da carga, est instalada na rea da carga, completamente separada dos espaos das acomodaes, espaos de mquinas e de outros espaos livres de gs. Quando a planta de carga est instalada fora da rea da carga, precaues de construo e operacionais so tomadas para prevenir que a carga ou vapor da carga vaze para as reas livres de gs.
- 118 -

Nas reas com perigo de gs, so proibidos trabalhos a quente, uma vez que h o risco de vazamento de carga ou gs da carga e, para as reas seguras de gs, devem ser cumpridos determinados procedimentos de forma a no permitir que os gases invadam esses espaos. Os projetos dos sistemas de ventilao dos tanques de carga reduzem o risco do vapor da carga invadir os espaos livres de gs. As aspiraes de ar do exterior para as acomodaes e para a praa de mquinas devem respeitar distncias mnimas das sadas das ventilaes dos sistemas da rea com risco de gs. Tambm os acessos para as acomodaes ou para a praa de mquinas respeitam distncias mnimas em relao antepara frontal das acomodaes. Os navios qumicos devem ter casas de bombas de carga localizadas no convs principal ou abaixo do convs principal, algumas vezes possuem os dois. Nessas casas de bombas de carga esto instaladas tanto as bombas de carga como as redes do sistema de carga. Devem possuir permanentemente instalado um sistema de resgate de pessoas para o caso de pessoas acidentadas neste espao. As casas de bombas de carga possuem um sistema de ventilao mecnica instalado que, quando em funcionamento, possui capacidade suficiente para manter a atmosfera desses espaos em movimento de modo que possa prevenir a formao de bolses de gases txicos ou inflamveis ou de gases inertes, eliminando os riscos atmosfricos nesses espaos. Espaos onde no necessria entrada regular e, normalmente classificados como espaos confinados, tais como os cofferdams, duplos fundos e outros espaos com risco atmosfrico, devem receber ventilao para garantir atmosfera segura quando for necessria a entrada de pessoas nesses espaos. Geralmente essa ventilao feita com ventiladores portteis que funcionam com ar comprimido ou so hidrulicos funcionando com gua do sistema de lavagem de tanques. Os acessos a esses espaos na rea da carga devem ter suficiente largura para permitir que pessoas utilizando equipamento de respirao autnomo, equipado com garrafas de ar respirvel, entrem e saiam utilizando escadas sem que fiquem presos no acesso e que seja possvel iar atravs dele uma pessoa ferida do fundo desses espaos. A segregao e separao de carga e espaos fundamental para a segurana do navio-tanque.

9.1.3 Capacidade de Sobrevivncia e Localizao dos Tanques Os cdigos de navios qumicos dividem os navios qumicos em trs tipos de navios, Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3, de acordo com o valor do perigo oferecido pela carga a ser transportada. O navio do Tipo 1 um navio qumico destinado ao transporte de produtos considerados de maior perigo segurana e poluio, e os navios do Tipo 2 e Tipo 3, para produtos progressivamente de menor perigo. Cargas como o dodecilfenol e o fsforo so transportadas nos navios do Tipo 1, por apresentarem altssimos riscos segurana e poluio. A maioria das cargas comuns dos navios qumicos transportada por navios do Tipo 2 e do Tipo 3.
- 119 -

A diviso pela IMO dos navios em tipos est baseada na capacidade de sobrevivncia do navio a danos causados por coliso ou encalhe combinada com a localizao dos tanques de carga em relao a esses danos.

Capacidade de sobrevivncia Configurao dos tanques

9.1.4 Equipamentos e Instrumentao Os tanques existentes na rea da carga so os tanques de carga, os tanques de resduos e os tanques de lastro segregado. Alguns tipos de navios qumicos possuem pequenos tanques cilndricos instalados horizontalmente no convs principal.

- 120 -

Navio qumico com tanque de convs deck tank

Os tanques de resduos so utilizados para receber o resduo de lavagens de tanques e resduos da carga. Os tanques de carga podem ser utilizados como tanques de resduos assim como tambm os tanques de resduos podem ser utilizados como tanques de carga. Os tanques de lastro segregado so equipados com um sistema de bombas independente do sistema de carga para garantir que no haja contaminaes. Em algumas situaes, os tanques de carga podem ser utilizados como tanques de lastro, respeitando-se tempos limite de permanncia desse lastro para que o revestimento dos tanques no seja danificado. Os mais comuns equipamentos fixos dos tanques de carga so as redes de descarga, as redes de ventilao e as redes de enchimento (drop lines). A principal finalidade da rede de descarga enviar a carga para o manifold atravs das bombas de carga. As redes de enchimento so utilizadas para o carregamento do tanque. A principal finalidade das redes de ventilao liberar o vapor do tanque de carga para as torres de ventilao. A quantidade de vapor da carga pode ser regulada pelas vlvulas de liberao de vcuo e presso, conhecidas como vlvulas PVs, instaladas nas redes de ventilao.

- 121 -

Vlvulas PV

Os pontos de sada dos vapores so projetados de maneira a evitar a entrada de gua nos tanques de carga e, ao mesmo tempo, direcionar a descarga de vapores para a atmosfera. Estas sadas so equipadas com telas corta-chamas ou vlvulas de alta velocidade. So diversos os tipos de vlvulas usados nos sistemas de manuseio de carga dos navios-tanque. Os navios-tanque so equipados com mangotes de carga. Estes mangotes constituem a parte fraca do sistema de manuseio de carga e sua incorreta operao aumenta o perigo de incndio, poluio e danos sade.

- 122 -

Mangotes de carga para produtos qumicos

Ilustrao da correta operao com mangotes de carga - 123 -

9.1.5 Material de Construo e Revestimento dos Tanques Todo o material usado na construo dos tanques, nas redes associadas, vlvulas e bombas devem ser resistentes aos tipos de cargas e s temperaturas de servio para transporte dessas cargas. O ao carbono o material normal para a construo de um navio-tanque qumico e resistente maioria dos produtos qumicos. Porm, como est propenso ao aparecimento de ferrugem, isso o torna inaceitvel para transportar cargas qumicas.

Fundo de um tanque de carga revestido com silicato inorgnico de zinco. Presena de corroso e serpentinas de gua quente fixadas no piso do tanque

A presena de ferrugem dificulta as fainas de lavagem de tanques e tambm pode contaminar a carga. Para evitar a contaminao da carga e a obter uma superfcie lisa nas estruturas dos tanques, os tanques de carga dos navios qumicos construdos em ao doce so sempre pintados internamente com tintas especiais que resistem a determinados grupos de produtos qumicos. Atualmente ainda no existe pintura capaz de resistir a todos os tipos de produtos qumicos transportados por navios e as listas de resistncia da tinta a produtos qumicos fornecidas pelos seus fabricantes devem ser rigorosamente seguidas.

- 124 -

Teto e anteparas de um tanque revestido com tinta epxi

A maioria dos navios tanques possui seus tanques divididos entre tanques revestidos com pintura e tanques de ao inoxidvel. Os tanques de ao inoxidvel podem ser construdos com chapas slidas de ao inoxidvel ou ter as chapas de ao doce revestidas com uma camada de ao inoxidvel de cerca de 2 milmetros de espessura, conhecida como clade.

Acesso de um tanque de carga em ao inoxidvel 316 L - 125 -

O ao inoxidvel resistente a quase todos os produtos qumicos e somente ser inoxidvel e resistente corroso se for apropriadamente manuseado e, por isso, as instrues dos armadores ou dos fabricantes devem ser estritamente seguidas pelo pessoal do navio.

9.1.6 Bombas de Carga As principais bombas de carga instaladas a bordo de navios qumicos so principalmente do tipo centrfugas. Estas bombas podem ser bombas de profundidade instaladas dentro dos tanques ou nas casas de bombas. A fora motriz dessas bombas pode ser gerada atravs de sistema hidrulico ou por motor eltrico instalado no convs.

Descarga de uma bomba submersvel sistema hidrulico FRAMO

Os sistemas de bombas de carga dos navios qumicos so projetados de maneira a minimizar a quantidade de resduos remanescentes da carga aps as descargas. Essas bombas so instaladas dentro de pocetos, para onde a carga corre j ao final da descarga. Os tanques possuem leve inclinao em direo aos pocetos para facilitar ainda mais a drenagem mxima do lquido. Alm das bombas principais de descarga, h um sistema porttil independente, geralmente hidrulico, para descarga de um tanque cuja bomba tenha parado de funcionar.

- 126 -

Bomba de emergncia (porttil) sistema hidrulico FRAMO

Controle de bombas de um moderno sistema hidrulico FRAMO

- 127 -

Bombas de profundidade em que a fora motriz um motor eltrico

9.1.7 Sistema de Aquecimento da Carga Algumas cargas qumicas precisam ser aquecidas pelo sistema de aquecimento do navio. A principais razes para isso so: prevenir a solidificao de certas cargas como o fenol e manter a viscosidade abaixo de certos nveis durante a descarga como no caso do sebo ou melao. Os meios de aquecimento so atravs do vapor, gua quente ou leo trmico. Na utilizao de serpentinas de aquecimento, deve ser garantido que a carga no entrar no sistema, indo parar nas caldeiras ou praas de mquinas atravs de vazamentos nas serpentinas de aquecimento de carga.

Sistema de aquecimento com serpentinas internas - 128 -

Aquecedor de carga no convs trocador de calor

Trocador de calor que utiliza gua quente para o aquecimento da carga

- 129 -

9.1.8 Lavagem de Tanques e Sistema de Reteno de Resduos O que resulta de uma lavagem de tanques com gua uma mistura chamada de resduos (slop). Os tanques destinados a receber esse tipo de mistura so chamados de tanque de resduos (slop tank), que esto instalados na rea da carga. Os resduos podem ser armazenados nos tanques de resduos ou nos prprios tanques de carga. Quando h lavagem de diferentes tanques, onde havia diferentes tipos de carga, os resduos podem ser incompatveis entre si e devem ser tomados cuidados quando se optar por transferi-los para um mesmo tanque de resduos.

9.1.9 Sistema de Gs Inerte O gs inerte um gs oriundo da combusto nas caldeiras ou de geradores de gs inerte que adicionado aos tanques de carga com a finalidade de prevenir incndios, uma vez que reduz o comburente (oxignio) para nveis inferiores a 8%, eliminando um dos lados do tringulo do fogo. O gs inerte um gs ou mistura de gases que no contm oxignio suficiente para permitir que ocorra a combusto de hidrocarbonetos. O gs inerte utilizado nos tanques de carga dos navios qumicos com o objetivo de proteger a carga contra a polimerizao, a oxidao e a umidade e, tambm, para substituir o oxignio, prevenindo contra incndio e exploso. A composio do gs inerte produzido por um sistema gerador de gs inerte tem a seguinte composio, aproximadamente: OXIGNIO > 0,5 % NITROGNIO > 84 % DIXIDO DE CARBONO > 15 % MONXIDO DE CARBONO E OUTROS GASES > 0,5 % O nitrognio entregue a bordo dos navios qumicos em garrafas pressurizadas ou na sua forma lquida. As garrafas pressurizadas de nitrognio compem um sistema interligado de garrafas com derivaes para a rea da carga e distribuio aos tanques pelas redes do sistema de ventilao. Em alguns terminais, o gs inerte ou nitrognio enviado aos tanques do navio atravs da rede de carga e mangote conectado para carregamento para a purgao do tanque antes de iniciar o carregamento. Aps estar o tanque carregado, novamente enviado nitrognio ao tanque para formar um colcho de nitrognio sobre a carga (padding), o que manter o tanque pressurizado evitando entrada de oxignio. Durante a viagem, caso a presso fique abaixo do limite esperado, a presso ser completada com o nitrognio do navio oriundo da planta ou das baterias de garrafas de nitrognio existentes.
- 130 -

9.1.10 Instrumentao Todos os equipamentos eltricos instalados ou os manuais usados na rea com perigo de gs so aprovados para operarem em atmosfera inflamvel. Cada tanque est equipado com um meio de medio que indique o nvel de lquido no tanque. Para algumas cargas, o tanque de carga deve ter meios de medio da temperatura e um pr-determinado nvel alto da carga no tanque. O nvel do lquido no tanque de carga pode ser medido por sistema aberto, restrito ou fechado. Os cdigos de produtos qumicos definem os sistemas de medio de acordo com o tipo de carga transportada. O tipo de medidor que deve ser usado est relacionado construo do equipamento e quantidade de vapor da carga qual o usurio est exposto. Os sistemas abertos so usados para medir o nvel de lquidos de moderada toxicidade e vapor de inflamabilidade limitado ao do vapor do petrleo. O sistema restrito usado para medir produtos de relativa toxicidade e volatilidade, porm, cujo contato com a pele no seja venenoso. Os sistemas fechados so para medio das cargas de maiores perigos.

Tipos de trenas de medio de ulagem

9.2 Operao de Carga 9.2.1 Informaes da Carga As informaes relativas s cargas que sero manuseadas so essenciais para a segurana do navio e da tripulao. Essas folhas devem ser mantidas em local pblico, a bordo, antes do embarque dessas cargas, para conhecimento de todas as pessoas. As cargas no devero ser recebidas se no houver disponveis suficientes informaes para um manuseio e transporte seguro e essas informaes so fundamentais para o plano de carregamento do navio.
- 131 -

Todas as pessoas envolvidas nas operaes devero familiarizar-se com as cargas estudando as MSDS ou outras folhas de informaes fornecidas pelos terminais. As aes a serem tomadas nas emergncias so facilmente identificadas nestas folhas.

9.2.2 Planos de Carga Durante todo o tempo da operao de carregamento, devem ser cumpridos todos os procedimentos de segurana operacional. As operaes de carga dos navios qumicos devem ser efetuadas com base em um plano de carga previamente executado pelo imediato e aprovado pelo comandante. O cumprimento seqencial e correto das aes previstas no plano de carga garantir que a operao seja segura e eficiente. Em razo da particularidade do navio qumico estar apto a transportar grande nmero de produtos diferentes em pequenas parcelas, podem ocorrer operaes simultneas de carga, descarga e lavagens de tanques. Num mesmo terminal, tanques que acabaram de ser descarregados so segregados, lavados e condicionados para uma nova carga. Essas operaes so cuidadosamente planejadas entre o navio e o terminal, quando so levadas em considerao as informaes sobre a carga, os sistemas do navio e facilidades oferecidas pelo terminal e pelo prprio porto. Na preparao do plano de carga de um navio qumico so considerados regras e regulamentos como SOLAS, MARPOL (anexo II) e Cdigo IBC, que contribuem fortemente para a segurana da operao e preveno da poluio. de grande importncia considerar a rotao entre os portos de carregamento e descarregamento, quando deve ser levado em conta o calado permitido em cada porto ou terminal. Tambm devero ser verificadas durante todo o tempo as condies de estabilidade e esforos estruturais que o navio sofrer aps cada operao e deve-se considerar a necessidade de lastrar ou deslastrar tanques. A distribuio da carga nos diversos tanques do navio planejada considerando-se a inflamabilidade, a toxicidade e a reatividade das cargas que, de acordo com essas caractersticas, podero ser distribudas de forma segregada para eliminar qualquer chance de contaminao umas com as outras. Essas mesmas caractersticas podem significar agressividade da carga ao revestimento dos tanques. A resistncia desse revestimento a essas cargas deve ser consultada nos manuais dos fabricantes da tinta utilizada como revestimento interno das chapas que formam os tanques. Aps as descargas, durante a viagem, efetuada a limpeza dos tanques quando considerado qual ser a prxima carga e os procedimentos de limpeza escolhidos sero adequados a condicionar os tanques a receber esta carga. importante que, depois de lavados, sejam efetuados testes nas chapas dos tanques pelo prprio pessoal do navio, seguindo os mesmos critrios que sero adotados pelas firmas inspetoras que faro as inspees de tanques no terminal de carregamento, de modo que possam ser evitadas reprovaes de tanques e conseqente limpeza adicional.

- 132 -

Os resduos de limpeza so lanados diretamente ao mar atravs da rede de resduos, ou sero mantidos no tanque de resduo para descarte nas instalaes em terra, cumprindo rigorosos procedimentos da MARPOL, Anexo 2.

9.2.3 Carregamento Durante as operaes de carregamento, todo o pessoal de servio dever estar protegido com roupas apropriadas de acordo com o recomendado nas MSDS do produto. Assim que o navio estiver convenientemente atracado e amarrado, o pessoal de terra autorizado a embarcar e dever seguir para o escritrio do navio a fim de discutir, com o imediato, detalhamentos de como dever ocorrer a operao, contidos no plano de carregamento. Depois de autorizados pelo imediato, os representantes das firmas inspetoras faro inspees nos tanques quanto limpeza, quando diversos testes podero ser efetuados para determinar existncia de cloretos, oleosidade e outros resduos apenas identificados em testes rigorosos, algumas vezes realizados em laboratrio. A existncia de resduos, se no detectados e por isso no removidos, poder ser prejudicial carga embarcada. Antes de iniciar o carregamento de tanques que recebero cargas que apresentam grande risco de incndio, estes tanques sero purgados com nitrognio, normalmente proveniente do terminal pela rede de carregamento dos tanques, para que o ar seja removido e a atmosfera que ficar sobre a carga no seja inflamvel, formando um colcho de gs inerte (padding). Durante a viagem, dever ser mantido esse colcho de nitrognio sobre esta carga. O navio usar sua planta de nitrognio ou utilizar o nitrognio armazenado em garrafas mantidas a bordo para essa finalidade. Para garantir que as conexes sejam feitas corretamente, cada tomada de carregamento no manifold do navio receber uma identificao com o nome da carga que ser carregada por esta tomada, de forma que os mangotes ou braos de carregamento possam ser conectados corretamente e carreguem o tanque com a carga conforme foi programado. As cargas que apresentam grandes riscos sade so carregadas utilizando as redes de retorno de vapor, quando este vapor perigoso retornar, em circuito fechado, para o terminal. A conexo para a rede de retorno de vapor est instalada no manifold, em ambos os bordos. Durante o carregamento, so colhidas amostras para anlise em laboratrio, de maneira que se comprove que a carga est dentro da especificao esperada. Sempre que necessrio, as condies de trim, banda e estabilidade devem ser corrigidas, podendo ser feitas manobras com lastro para isso. Durante o carregamento, o pessoal de servio deve acompanhar a operao durante todo o tempo, fazendo rondas pelo convs para verificar a ocorrncia de vazamentos ou outras anormalidades. A ulagem de cada tanque deve ser acompanhada para se verificar a quantidade de lquido e a velocidade de enchimento dos tanques. necessrio, para evitar transbordamentos, que as ulagens dos tanques estejam diferentes entre si para que estes no atinjam a altura prevista ao mesmo tempo, o que poder acarretar transbordamentos.
- 133 -

Dessa maneira, a vlvula de cada tanque poder ser fechada de maneira segura e sem pressa. Prximo ao top (quando o lquido atinge o nvel previsto), deve-se pedir ao terminal que reduza a vazo de enchimento para que a vlvula seja fechada com segurana. Ulagem um termo originalmente em ingls (ullage) que significa a altura em metros da boca de medio no convs (boca de ulagem) at a superfcie do lquido de um tanque. Top uma expresso em ingls que significa que o nvel do lquido atingiu a ulagem pr-estabelecida no plano de carregamento. A condio da amarrao do navio deve ser acompanhada para verificar se as espias no esto ficando brandas ou com tenso excessiva, fazendo-se as correes necessrias. Todos os eventos ocorridos durante a operao devem ser registrados em livros apropriados.

9.2.4 Descarregamento Durante as operaes de descarregamento, todo o pessoal de servio dever estar protegido com roupas apropriadas, de acordo com o recomendado nas MSDS do produto. Antes do incio da operao de descarga, sero retiradas amostras da carga de cada tanque e das linhas de carga para que sejam analisadas e seja comprovado que no sofreram contaminao durante a viagem. O navio deve identificar as tomadas do manifold com a carga correspondente ao tanque que ser descarregado, para que o terminal possa conectar os mangotes ou braos de carregamento sem enganos. A descarga dos tanques ser realizada de acordo com a seqncia prevista no plano de descarga e acordado com o terminal. Os tanques que contiverem cargas que apresentem grande risco de incndio devero descarregar simultaneamente com a introduo de gs inerte ou nitrognio, para manter o tanque com presso positiva evitando qualquer entrada de ar no tanque. Durante o descarregamento, deve ser corrigidas, sempre que necessrio, as condies de trim, banda e estabilidade, podendo ser feitas manobras com lastro para isso. O pessoal de servio deve acompanhar a operao de descarga durante todo o tempo, fazendo rondas pelo convs para verificar a ocorrncia de vazamentos ou outras anormalidades. Os nveis dos tanques devem ser acompanhados para verificar se a carga est efetivamente descarregando. Deve-se considerar que, mesmo durante a descarga, quando houver grupos de tanques alinhados descarregando ao mesmo tempo, algum dos tanques pode est sendo carregado atravs da prpria bomba de descarga, devido grande contrapresso existente no conjunto de redes interligadas. Prximo ao trmino da descarga de cada tanque, a rotao da bomba deve ser diminuda para facilitar o esvaziamento mximo do lquido e o sistema de dreno deve ser utilizado.

- 134 -

A condio da amarrao do navio deve ser acompanhada para verificar se as espias no esto ficando brandas ou com tenso excessiva, fazendo-se as correes necessrias. Todos os eventos ocorridos durante a operao devem ser registrados em livros apropriados.

9.2.5 Limpeza de Tanques e Desgaseificao As limpezas de tanques so necessrias para que a prxima carga a ser embarcada no encontre quaisquer resduos da carga anterior no tanque e venha a sofrer contaminaes por esses resduos. Para essas limpezas, so utilizadas as mquinas de jatos rotativos que podem ser do tipo fixas ou portteis. Preventivamente, para evitar eletricidade esttica, as mquinas portteis s devem ser introduzidas nos tanques depois de conectadas rede de limpeza. Se forem utilizados cabos para auxiliar a arriar estas mquinas, s devero ser utilizados cabos de fibra natural. Todos os equipamentos utilizados para a limpeza de tanques devem estar apropriadamente aterrados estrutura do navio para evitar acmulo de eletricidade esttica. A continuidade eltrica das mangueiras de limpeza e dos mangotes utilizados deve ser garantida atravs de testes prvios e todas as redes devem estar interligadas apropriadamente com fitas metlicas. Durante essas operaes, as pessoas envolvidas ficam expostas a respingos de lquidos e a vapores, sendo necessrio que, alm dos EPIs mnimos obrigatrios, utilizem roupas apropriadas de proteo contra produtos qumicos. Os procedimentos de limpeza so escolhidos de acordo com o resduo existente e a prxima carga a ser embarcada. Poder ser utilizada gua quente, gua do mar, gua doce, vapor dgua, gua destilada ou simplesmente ventilao. No processo de limpeza, podero ser utilizados detergentes adicionados gua, normalmente gua doce. Em outras situaes, podem ser utilizados solventes, como o metanol ou o benzeno, que so pulverizados nos tetos, anteparas e fundo dos tanques. Roupas de proteo apropriadas, inclusive de proteo respiratria, devero ser utilizadas pelas pessoas que faro esta operao. A lavagem de tanques de navios qumicos envolve fases distintas que so divididas em: Pr-lavagem; Lavagem; Enxge; Desgaseificao; Drenagem; Secagem;
- 135 -

Inspeo e teste. A PR-LAVAGEM: a pr-lavagem necessria para a remoo mecnica dos resduos no tanque e acompanhada de drenagem simultnea. Normalmente, efetuada com o navio atracado e ainda operando com outros tanques, imediatamente aps a descarga do tanque em que se faz necessria a pr-lavagem. O mtodo empregado depender do tipo de resduo contido no tanque e poder ser utilizada gua quente ou fria atravs das mquinas de jato rotativo que normalmente sero colocadas em uma nica posio, no centro do tanque. Os resduos de determinadas cargas, caso no sejam pelo menos parcialmente retirados, podero dificultar o processo de lavagem posterior. A pr-lavagem muito empregada aps descargas de certos leos vegetais e, se no for efetuada, o leo secar formando uma pelcula em todo o tanque, tornando-se de difcil remoo. A LAVAGEM: na lavagem (propriamente dita), que a continuao da prlavagem, pode ser utilizada gua do mar e so utilizadas tcnicas que podem incluir o uso de detergentes capazes de agir quimicamente no resduo, facilitando sua remoo. Tambm pode ser usada gua quente ou fria. As mquinas de limpeza so instaladas de maneira que possam ser arriadas ou suspensas em trs posies diferentes dentro do tanque, normalmente prximo ao fundo, no centro e prximo ao topo do tanque. Para facilitar essas posies, as mangueiras utilizadas so marcadas a bordo a cada metro, a partir da extremidade onde ser conectada mquina. O ENXGE: o enxge tem por finalidade remover os resduos dos produtos qumicos utilizados na limpeza e outros resduos que ainda podem permanecer no tanque. feito com gua doce atravs das mquinas rotativas ou, se for indicado, simplesmente pulverizada com bombas portteis caso a gua doce armazenada a bordo no seja suficiente para uso em abundncia. Esta operao emprega um tripulante que descer em um espao confinado e os procedimentos para tal devem ser cumpridos. Os procedimentos de pr-lavagem, lavagem e enxge devem ser feitos tambm em todas as redes do tanque, at o manifold, com a realizao da recirculao nestas redes, com simples manobras de abertura e fechamento de vlvulas, do lquido com que o tanque est sendo lavado e drenado pela bomba. Muitas vezes necessrio lavar, tambm, as redes do sistema de ventilao, nas sees que vo dos domos dos tanques at as vlvulas PVs e essa operao totalmente manual. A DESGASEIFICAO: a desgaseificao necessria uma vez que um tanque estar lavado e enxaguado no significa que esteja livre de gs e ser necessrio que o pessoal entre nos tanque para inspees e testes. Alguns navios esto equipados com ventiladores fixos. Os navios equipados com gs inerte podero usar os ventiladores da planta de gs inerte para esse fim. Na falta de sistemas fixos ou por simples opo, podero ser utilizados ventiladores portteis, movidos a gua ou ar comprimido que so instalados nas bocas de lavagem de tanques. Estes ventiladores so equipados com traquias que so tneis de material plstico que vo desde o ventilador at o fundo do tanque. Podem ser utilizados tambm como exaustores. Quando ventilando, o ar atmosfrico entra pelo ventilador, atravessa o tnel indo at o fundo e saindo pelo domo do tanque. Quando em exausto, o ar atmosfrico entra pela boca do tanque, aspirado pela extremidade da traquia e sai pelo prprio exaustor.
- 136 -

A DRENAGEM: a operao de drenagem necessria para que se consiga deixar o tanque totalmente vazio. A operao de drenagem se inicia com a utilizao do sistema de dreno (stripping) que um processo que utiliza ar comprido atravs do sistema de redes que compe o projeto das bombas de carga. Ao final, sempre restar alguma quantidade de gua no poceto da bomba e at em volta dele, quando podero ser utilizadas bombas portteis pneumticas que sero instaladas no convs, s proximidades do tanque, para aspirao dessa gua que ser descarregada no convs. No deve ser esquecido que as redes ficam com resduos de gua da lavagem e esta gua deve ser expulsa atravs de sopro de ar comprimido (blow) tanto para dentro dos tanques quanto para as tomadas do manifold. A SECAGEM: como determinadas cargas no toleram a umidade, neste caso, os tanques devero ainda ser secos com a ajuda de trapos de boa qualidade (para no deixar resqucios) at que fiquem completamente enxutos. A ventilao tambm poder ser usada para melhorar a secagem. INSPEO E TESTE: para garantir que o tanque ser aprovado pelas rigorosas inspees que podero ser realizadas no terminal de carregamento, o imediato deve fazer inspees visuais em busca de resduos que possam reprovar o tanque. Alm da inspeo visual, devero ser efetuados testes de acordo com as exigncias relativas carga a ser embarcada. A desgaseificao tem por objetivo deslocar o vapor da carga, gs inerte ou outros gases com o ar atmosfrico. Podem ser usados ventiladores fixos ou portteis, que so movidos com gua, ar comprimido, vapor ou leo hidrulico. Durante a desgaseificao, a atmosfera dos tanques deve ser verificada regularmente, medindo-se o percentual de oxignio e o valor em ppm dos vapores da carga ou outros gases txicos. Os tanques de carga somente sero considerados livres de gs quando o oxignio estiver em 21% por volume e no contiver vapores de carga superiores ao seu TLV.

9.2.6 Resduos e Descarga de Resduos Resduos (slops) so considerados todos os resduos provenientes das lavagens de tanques, misturas oleosas das casas de bombas e praas de mquinas ou do tanque de resduos. Os navios qumicos so equipados com tanques especficos, na rea da carga, que fazem parte do conjunto de tanques de carga, para receber os resduos gerados a bordo. Porm, qualquer tanque de carga pode ser nomeado para essa finalidade. A descarga dos resduos de limpeza de tanques, cumprindo determinadas condies exigidas por regras internacionais, pode ser feita diretamente para o mar utilizando-se a rede de resduos submersa instalada s proximidades do manifold para essa finalidade, ou devem ser enviados aos tanques de resduos e mantidas a bordo para serem descarregadas para instalaes em terra. Todo descarte de resduos cumpre as imposies da Conveno MARPOL 73/78, Regra 5 Descarga de Substncias Lquidas Nocivas. Todas as movimentaes de resduos a bordo devem ser registradas no Livro de Registro de Carga (Cargo Record Book).
- 137 -

10 Equipamentos e Operao de Navios de Gs


10.1. Equipamentos 10.1.1 Sistema de Conteno de Carga So chamados de sistema de conteno da carga os tanques onde a carga de fato contida e que ficam dentro de um poro que faz parte da estrutura do navio. So chamados de: TANQUES INDEPENDENTES; TANQUES DE MEMBRANA; TANQUES DE SEMIMEMBRANA; TANQUES INTEGRAIS; e TANQUES COM ISOLAMENTO INTERNO. TANQUES INDEPENDENTES: so totalmente auto-sustentados, no formam parte do casco do navio e nem contribuem para sua resistncia. So construdos em trs diferentes tipos de tanques, chamados de Tipo A; Tipo B e Tipo C e podem ter as formas prismticas, esfricas ou cilndricas. As principais caractersticas dos tanques independentes prismticos dos tipos A e Tipo B, so: Possuem superfcie plana; A presso no espao de vapor mxima de 0,7bar; Transportam cargas normalmente refrigeradas ou prximas presso atmosfrica por volta de 0,25bar; Possui barreira secundria para cargas abaixo de 10C.

- 138 -

Navio para GLP totalmente refrigerado Tanque independente auto-sustentado prismtico do tipo A

Tanque prismtico auto-sustentado tipo B

- 139 -

Os tanques independentes esfricos do tipo B so vasos de presso fabricados em ao carbono com presso de projeto de 17,5bar.

Navio para GNL/ETHYLENE/GLP com tanque independente auto-sustentado esfrico do tipo B

Os tanques independentes cilndricos do tipo C so fabricados em ao carbono com presso de projeto mxima de 6bar.

Navio para GLP semipressurizado com tanque independente auto-sustentado cilndrico do tipo C

TANQUES DE MEMBRANA: no so auto-sustentados como os tanques independentes, porm, so sustentados pela estrutura do navio atravs do isolamento trmico. A presso manomtrica de vapor de projeto no dever exceder a 0,7bar.

Tanque de membrana - 140 -

Tanque de membrana TECNIGAZ

Sistema de membrana GAZ TRANSPORT - 141 -

TANQUES DE SEMIMEMBRANA: no so auto-sustentados na condio de carregado. So formados por camadas de chapas muito finas (membranas), das quais uma parte se apia na estrutura do casco. So projetados, tambm, para suportar as expanses e contraes trmicas. A presso de projeto no deve ser superior a 250mbar. So utilizados em navios transportadores de GNL e atualmente em navios transportadores de GLP totalmente refrigerados.

Tanque de semimembrana

TANQUES INTEGRAIS: fazem parte da estrutura do navio e esto sujeitos s mesmas influncias e esforos que atuam sobre o casco. Suportam presses de at 0,250bar, podendo, em casos de estrutura reforada, chegar a valores mais altos, porm abaixo de 0,700bar e a temperatura aceitvel no pode ser menor do que 10C.

Tanque integral

- 142 -

TANQUES COM ISOLAMENTO INTERNO: so tanques integrais com material de isolamento trmico na parte interna do tanque, ficando a carga em contato com o isolamento. Estes tanques so suportados pela estrutura do chapeamento interior adjacente. Permitem transporte de cargas totalmente refrigeradas de at 55C.

10.1.2 Tipos de Navios de Gs De acordo com a carga a transportar, os navios de gs podem ser divididos em cinco diferentes categorias: Navios de GLP; Navios de LEG; Navios de GNL; Navios de Cloro; Navios de LEG/GLP. De acordo com a condio de transporte, os navios de gs podem ser divididos em trs categorias distintas: Navios totalmente pressurizados; Navios semipressurizados; Navios totalmente refrigerados. TOTALMENTE PRESSURIZADOS: so os mais simples de todos os navios gaseiros em termos de sistemas de armazenamento e equipamentos de manuseio de carga, pois transportam suas cargas temperatura ambiente. Os tanques de carga so independentes, tipo C, ou seja, vasos de presso fabricados em ao carbono com presso tpica de projeto de 17,5bar, que corresponde presso de vapor do propano na temperatura de 45OC. H navios em operao com presses de projeto superiores, de at 20bar. Geralmente, este tipo de navio no utiliza isolamento trmico nos tanques de carga ou planta de reliquefao. Em virtude das presses de projeto, os tanques de presso so extremamente pesados, por isso, os navios totalmente pressurizados tendem a ser pequenos, com capacidade mxima de carga de cerca de 4.000m3 e so utilizados para transportar, principalmente, GLP e amnia. O lastro transportado em tanques de fundo-duplo e laterais. Em razo de esses navios utilizarem sistemas de armazenamento do Tipo C, no h a necessidade de barreira secundria e o poro do tanque de carga pode ser ventilado com ar.

SEMIPRESURIZADOS: so similares aos totalmente pressurizados medida que eles incorporam tanques do Tipo C, porm, neste caso, os tanques de carga so projetados, tipicamente, para uma presso de trabalho mxima de 6bar. Em termos de tamanho do navio, estes alcanam at 8.000m3 e so utilizados para transportar
- 143 -

principalmente GLP. Comparado aos navios totalmente pressurizados, possvel uma reduo na espessura do tanque devido presso reduzida, porm, ao custo da instalao de uma planta de refrigerao e isolamento trmico do tanque. Os tanques desses navios so construdos com aos capazes de suportar temperaturas de at 10oC. Eles podem ter formas cilndricas, esfricas ou bilobular.

TOTALMENTE REFRIGERADOS: transportam suas cargas aproximadamente presso atmosfrica e so projetados, em geral, para transportar grandes quantidades de GLP e amnia. A configurao mais utilizada o tanque independente com simples blindagem lateral, sendo o prprio tanque uma unidade prismtica do Tipo A, livremente erguido, capaz de resistir a uma presso mxima de trabalho de 0,7bar. Os tanques so construdos com aos resistentes s baixas temperaturas para permitir o transporte a temperaturas de at 48C. Variam em tamanho de 10.000m a 100.000m3. Um tpico navio de GLP, totalmente refrigerado, teria at seis tanques de carga, cada tanque montado com uma antepara longitudinal central para melhorar a estabilidade. Os tanques so normalmente apoiados em calos de madeira e so fixados ao casco em apenas uma das extremidades para permitir expanso e contrao, bem como evitar o movimento do tanque sob condies de cargas estticas e dinmicas. Os tanques tambm so dotados de calos antiflutuantes. Em razo das condies de transporte a baixa temperatura, este navio dever possuir planta de reliquefao e isolamento trmico. O navio de gs totalmente refrigerado est limitado no tocante flexibilidade operacional. Entretanto, aquecedores de carga e bombas booster so freqentemente usados para permitir a descarga em instalaes de armazenamento pressurizadas. Quando existirem tanques do Tipo A, necessria uma barreira secundria completa. Os pores dos tanques de carga devero ser inertizados quando estiverem transportando cargas inflamveis. O lastro carregado nos tanques de duplo fundo e nos tanques laterais ou superiores.

10.1.3 Arranjo Geral de um Navio de Gs A rea da carga segregada das outras partes do navio. O sistema de manuseio da carga completamente separado dos espaos das acomodaes, espaos de mquinas e de outros espaos livres de gs. Espaos com perigo de gs ou zonas com perigos de gs so espaos ou zonas dentro da rea da carga que no esto equipados com sistemas aprovados para garantir que sua atmosfera seja mantida em condies seguras durante todo o tempo e, por esse motivo, provvel que possa conter vapores da carga. As aspiraes de ar do exterior para as acomodaes e para a praa de mquinas devem respeitar distncias mnimas das sadas das ventilaes dos sistemas da rea com risco de gs. Tambm os acessos para as acomodaes ou para a praa de mquinas respeitam distncias mnimas em relao antepara frontal das acomodaes. Os acessos existentes na rea com perigo de gs, para um espao seguro de gs, dentro do convs aberto, devem ser feitos atravs do air lock. As portas do air lock devem possuir fechamento automtico e no pode ter nenhum tipo de gancho ou outro
- 144 -

dispositivo pelo qual essa porta possa ser mantida aberta. Um alarme sonoro e visual avisar pelos lados interno e externo do air lock quando as duas portas forem abertas ao mesmo tempo. Os espaos livres de gs, dentro da rea da carga, possuem ventilao contnua para manter esses espaos com presso positiva. Se esta presso positiva cair, todo o equipamento eltrico que no seja certificado como seguro dever ser desalimentado.

Compartimento dos compressores e AIRLOCK

10.1.4 Capacidade de Sobrevivncia e Localizao dos Tanques Os cdigos de gs da IMO dividem os navios de gs em quatro categorias: navios do tipo 1G, 2G, 2PG e 3G, que representam os valores dos perigos da carga a ser transportada. Um navio do Tipo 1G um navio de gs para transportar produtos que apresentam maiores perigos segurana e de poluio e os tipos 2G, 2PG e 3G para transportar produtos progressivamente de menores perigos. Os navios do tipo 1G so exigidos para cargas de maiores perigos tais como o cloro. A maioria das cargas comuns, tais como GNL, GLP e etileno, deve ser transportada em navios tipo 2G ou 2PG. Os navios do tipo 3G so autorizados a transportar somente nitrognio e gases refrigerantes. Essa diviso em grupos tem como base a capacidade de sobrevivncia do navio a avarias causadas por coliso ou encalhe e a capacidade do tanque de conter a carga aps essas avarias.
- 145 -

10.1.5 Equipamentos de Carga e Instrumentao 10.1.5.1 Tanques, redes e vlvulas Todos os materiais instalados dentro dos tanques, como as redes e os equipamentos que contm carga lquida e vapor, devero ser resistentes s agressividades das cargas. Essa resistncia do material carga deve ser pelo menos a sua temperatura de servio e ser de material compatvel com a carga. Todas as conexes e acesso de pessoas ao tanque de carga so feitos na rea do domo do tanque. Os gaseiros normalmente so dotados de redes de vapor e lquido diretamente de cada tanque para o manifold, onde so conectadas s crossovers. As redes de lquido so montadas diretamente ao fundo do tanque e as de vapor ao topo.

Domo do tanque acesso e redes

Nos navios semi-refrigerados ou totalmente refrigerados a rede de vapor ligada ao compartimento de compressores de carga para a reliquefao e para posteriormente ser enviada ao tanque atravs da rede de condensado. O sistema de redes fixas normalmente encontrado nos tanques de carga contempla: Rede de amostras; Rede de vapor; Rede de condensado; Rede de dreno (stripping); Rede de descarga; Rede de lquido; Rede de borrifo;
- 146 -

Rede de ventilao. Para a retirada de amostras, existem normalmente 3 ou 4 pontos de diferentes posies no interior do tanque de carga. A monitorao da atmosfera do tanque e a retirada de amostras so feitas atravs dessas redes de amostragem.

Pontos de amostragem no domo do tanque

A rede de vapor tem por finalidade levar o boil-off para a planta de reliquefao ou para terra atravs da crossover. A finalidade da rede de condensado levar o gs reliquefeito da planta de reliquefao para o tanque de carga. A rede de spray usada para retirar o remanescente de lquido de carga do poceto da bomba por meio de presso. Essa rede tambm utilizada para levar vapor aquecido da carga, do compressor de carga para o poceto da bomba para vaporizar o remanescente da carga lquida. O principal propsito da rede de descarga levar a carga lquida do tanque de carga para a crossover por meio da bomba de carga. A finalidade da rede de lquido levar a carga lquida de terra para o tanque de carga atravs da crossover. A finalidade da rede de borrifo borrifar carga lquida dentro do tanque durante o resfriamento (cooling-down) do tanque. O propsito da rede de ventilao levar o vapor da vlvula de segurana do tanque de carga para a sada da ventilao. Os Cdigos dos Navios de Gs exigem que os gaseiros tenham em suas redes de lquido e vapor dos tanques, da descarga das bombas e nas crossovers, duas vlvulas globo em srie, uma manual e uma remota, sendo que a remota tambm deve poder ser
- 147 -

atuada no local e tenha um dispositivo de fechamento automtico em emergncia (ESD), exceto para as vlvulas de segurana. As mais usadas so esfera, globo, reteno e borboleta, movimentadas por atuadores hidrulicos ou pneumticos.

Vlvula de esfera

Redes do tanque de carga - 148 -

10.1.5.2 Sistema de proteo (alivio de presso e proteo contra vcuo) Todos os tanques de carga devem ser equipados com um sistema de alivio de presso. A IMO estabelece regras para a proteo do tanque de carga contra vcuo excessivo. As vlvulas de alvio de presso e os sistemas de proteo contra vcuo protegem automaticamente o tanque contra presso excessiva ou vcuo excessivo que possam ocorrer dentro do sistema de manuseio de carga.

Vlvula de segurana

10.1.5.3 Bombas e sistemas de descarga As bombas instaladas em navio de gs liquefeito so centrfugas. Podem ser do tipo submersvel ou bombas de profundidade. Nos navios totalmente pressurizados, as bombas de carga podem ser montadas no convs principal. Alm das bombas principais de descarga, existem arranjos alternativos de descargas para o caso de falha no sistema principal de descarga, que consistem de descarregar atravs da presso de vapor, bombas de emergncia ou edutores. Normalmente so instaladas bombas de profundidade operadas eletricamente ou hidraulicamente por um motor instalado no convs. Uma ou duas bombas de recalque (booster pump) so instaladas no convs, ou no compartimento de compressores de carga, na posio vertical ou horizontal. Podem ter suas descargas interligadas em srie por redes e vlvulas. A presso de trabalho deve ser de 22,5bar.

- 149 -

Bomba de profundidade dentro do tanque acionada por motor eltrico no convs

Sistema hidrulico de acionamento da bomba - 150 -

10.1.5.4 Aquecedores e Vaporizadores da Carga Quando ocorre descarga de produto refrigerado para tanques de terra pressurizados, freqentemente necessrio aquecer a carga pelo aquecedor de carga do navio porque os tanques de terra e material das redes no suportam baixas temperaturas. Mais comumente utilizada a gua do mar como meio de aquecimento pelo aquecedor de carga. Muitas vezes necessrio utilizar a bomba de recalque (booster pump) para auxiliar na descarga para tanques de terra pressurizados. O vaporizador usado para manter a presso no tanque de carga durante a descarga. A gua do mar mais comumente usada como meio de aquecimento pelos vaporizadores.

10.1.5.5 Sistema de reliquefao e controle de boil-off. O calor sempre transferido de uma mais quente para uma rea relativamente mais fria. A temperatura da carga aumentar se esta carga estiver a uma temperatura mais fria que o meio ambiente. Quando a temperatura da carga aumenta, a presso do tanque tambm aumenta. Como pode haver a possibilidade do aquecimento da carga, deve haver meios de controlar o aumento de presso de vapor no tanque. Os mtodos de controle da presso de vapor nos tanques incluem: Direcionar o boil-off da carga para ser usado como combustvel de caldeiras, turbinas a gs ou motor principal; Direcionar o boil-off da carga para a planta reliquefao onde esse vapor ser reliquefeito; Resfriar a carga lquida em trocadores de calor; Resfriar a estrutura interna do tanque e, desse modo, tambm a carga.

10.1.5.6 Compressores de carga Os compressores so o corao da planta de reliquefao. So do tipo verticais e isentos de leo, de dois estgios, tipo mbolo de dupla ao, com vedao mbolo/camisa do tipo labirinto, resfriados por glicol ou gua doce. So operados por motores eltricos e protegidos por interruptores de baixa e alta presso e diferencial de leo. Tambm so protegidos da entrada de lquido por um vaso de compensao que os pra automaticamente.

- 151 -

10.1.5.7 Sistema de gs inerte O gs inerte usado nos tanques de carga, e espaos vazios para deslocar o ar de modo a prevenir incndio e exploso. O gs inerte comumente produzido nos navios de gs por gerador de gs inerte que queima leo. A composio do gs inerte produzido tem a seguinte composio, aproximada: Oxignio > 0,5 %; Nitrognio > 84 %; Dixido de carbono > 15 %; Monxido de carbono e outros gases > 0,5 %. Instrumentao. Todo o equipamento eltrico instalado ou usado em espaos com perigo de gs ou zonas com perigo de gs devem ser aprovados para operao em atmosferas inflamveis. Cada tanque de carga est equipado com sistemas que possam indicar o nvel, a presso e a temperatura da carga. O nvel do lquido, normalmente, medido por sistema de bia flutuante no meio lquido. Cada tanque est equipado com um sistema capaz de alarmar nvel alto de lquido no tanque, cujo nvel estabelecido em percentual de enchimento do tanque, com a finalidade de evitar transbordamento do tanque. Todos os tanques tambm possuem instalado um sistema fixo de deteco de gases que alarmar sempre que a concentrao de vapores atingir 30% do limite inferior de explosividade (LIE). A amostragem e anlise de gs, de diferentes partes do navio, so realizadas de forma seqencial e continua. O sistema fixo de deteco de gases controla a proteo automaticamente, evitando a concentrao de gases inflamveis, que muito alta e que fundamental para a segurana do navio de gs. Um sistema fixo de deteco de gs consiste em uma srie de sensores, mdulos de alarme e unidades de medida localizado no CCC ou no passadio, monitorando continuamente a concentrao de gases nas seguintes reas: Passadio. Entrada do ar-condicionado. Compartimento de p qumico seco. Compartimento de Compressores. Air lock do Comp. Motores Eltricos. Comp. Motores Eltricos. Air lock do Castelo de Proa.
- 152 -

Espaos vazios do tanque de carga.

10.2 Operao de Navios de Gs 10.2.1 Controle Ambiental dos Tanques O controle ambiental dos sistemas de conteno de carga e dos espaos vazios dos navios de gs conseguido por meio do sistema de redes instaladas para essa finalidade. Quando forem previstas mudanas de carga, o controle ambiental dos tanques normalmente feito atravs das seguintes operaes: Aquecimento; Inertizao; Desgaseificao; Purga; e Resfriamento. O aquecimento utilizado nas seguintes situaes: Vaporizar a carga lquida no poceto da bomba aps a descarga; Aquecer o tanque antes de inertizao e desgaseificao para evitar condensao e formao de gelo. O aquecimento feito drenando-se o vapor frio do topo do tanque de carga e transferindo-se para o compressor, onde o vapor aquecido pela compresso e reenviado ao poceto da bomba ou ao fundo do tanque. Durante o processo de aquecimento, a temperatura e a presso do tanque devem ser acompanhadas e mantidas a nveis aceitveis. A inertizao primariamente feita para prevenir a presena de vapor inflamvel e misturas no tanque e redes e realizada adicionando-se gs inerte em lugar do vapor da carga at que a concentrao deste vapor seja inferior ao LEL. Para um procedimento correto, necessrio que a atmosfera do tanque seja verificada regularmente, medindo-se o percentual de oxignio e o vapor da carga atravs dos tubos de amostragem. A atmosfera de um tanque ou espao vazio inertizado segura contra perigo de incndio, porm, perigosa para a sade. O gs inerte utilizado proveniente da planta de gs inerte do prprio navio A desgaseificao tem por objetivo substituir o vapor da carga ou de gs inerte introduzindo ar no tanque e redes. Uma correta operao requer verificao regular da atmosfera do tanque, observando-se o percentual de oxignio ou o valor em ppm do vapor da carga ou do gs inerte. O tanque ou espao vazio s ser considerado gas-free (livre de gs) quando contiver um volume de oxignio de 21% e quando o vapor da carga ou gs inerte estiver dentro do TLV aceitvel.
- 153 -

A purga tem por objetivo preparar os tanques de carga e suas redes para receber a carga seguinte. feita para reduzir o teor de oxignio e a umidade no tanque introduzindo-se nitrognio ou gs inerte da planta de gs inerte do navio. Em alguns casos, pode ser necessrio purgar o tanque com o vapor da carga a ser carregada aps a inertizao com nitrognio ou gs inerte. necessria a verificao regular da atmosfera do tanque durante a operao de purga, o que feito medindo-se o percentual de oxignio e acompanhando a temperatura do ponto de orvalho. O resfriamento do tanque e redes realizado antes do carregamento para prevenir indesejvel choque trmico quando o lquido frio chegar ao tanque. realizado introduzindo-se a carga lquida, lentamente, no tanque pela rede de resfriamento ou pelo sistema de borrifo (spray line system). A carga lquida tende a vaporizar quando introduzida em um tanque aquecido, deste modo, trocando calor com a atmosfera do tanque e da prpria antepara do tanque. Uma correta operao de resfriamento verificada pela leitura da temperatura dos sensores instalados no tanque e suas anteparas. O resfriamento estar completo quando a temperatura da atmosfera do tanque e suas anteparas estiver mais baixa e aceitvel em relao temperatura da carga a ser carregada.

- 154 -

BIBLIOGRAFIA

AICHINGER, Ernesto Cristiano. Qumica 1. So Paulo: EPU, 1979 BAPTIST, C. Tanker Handbook for Deck Officers. 7th ed. Glasgow, 1991 ICS/OCIMF/IAPH. International Safety Guide for Oil Tankers and Terminals ISGOTT. 4th ed. London, 1996 International Chamber of Shipping, Tanker Safety Guide (Chemicals), International Chamber of Shipping, Tanker Safety Guide (Liquefied Gas), SIGTOO, Liquefied Gas Handling Principles on Ships and Terminals, IMO, International Convention for the Safety of Life at Sea 74/78, como emendada, London, 2004 IMO, International Convention on Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers (STCW 1978/1995) IMO, International Convention for the Prevention of Pollution from Ships 73/78 (MARPOL 73/78), London IMO, Code for the Construction and Equipment of Ships Carrying Dangerous Chemicals in Bulk (BCH Code), como emendada IMO, International Code for the Construction and Equipment of Ships Carrying Dangerous Chemicals in Bulk (IBC Code), como emendada IMO, Code for the Construction and Equipment of Ships Carrying Liquefied Gases in Bulk (GC Code) IMO, International Code for the Construction and Equipment of Ships Carrying Liquefied Gases in Bulk (IGC Code), como emendada ICS. Safety in Oil Tankers. London, 1997 ICS. Safety in Chemicals Tankers. London, 1997 ICS. Safety in Liquefied Gas Tankers. London, 1997 HATLEN, O. Inert Gas Plants IGS Operation. Oslo, 1984 ICS/OCIMF. Clean Seas Guide for Oil Tankers. 4th ed. London, 1994 ICS/OCIMF. Ship to Ship Transfer Guide (Petroleum). 3rd ed. London, 1997 IMO, Crude Oil Washing Systems. London,1983 IMO, Inert Gas Systems. 31st ed. London, 1990 IMO, Model Course 1.01 Tanker Familiarization, London, 2000 edition
- 155 -

Das könnte Ihnen auch gefallen